BRPI0707496A2 - métodos de completar um poço, e de produzir hidrocarbonetos - Google Patents

métodos de completar um poço, e de produzir hidrocarbonetos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707496A2
BRPI0707496A2 BRPI0707496-4A BRPI0707496A BRPI0707496A2 BR PI0707496 A2 BRPI0707496 A2 BR PI0707496A2 BR PI0707496 A BRPI0707496 A BR PI0707496A BR PI0707496 A2 BRPI0707496 A2 BR PI0707496A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
well
technologies
completion
technical aspects
technical
Prior art date
Application number
BRPI0707496-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruce A Dale
Scott R Clingman
Charles S Yeh
Darren F Rosenbaum
Marcus Asmann
Janette Mendez-Santiago
Original Assignee
Exxonmobil Upstream Res Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Exxonmobil Upstream Res Co filed Critical Exxonmobil Upstream Res Co
Publication of BRPI0707496A2 publication Critical patent/BRPI0707496A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B43/00Methods or apparatus for obtaining oil, gas, water, soluble or meltable materials or a slurry of minerals from wells
    • E21B43/14Obtaining from a multiple-zone well
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B43/00Methods or apparatus for obtaining oil, gas, water, soluble or meltable materials or a slurry of minerals from wells

Abstract

METODOS DE COMI'LETAR UM POçO, E DE PRODUZIR HIDROCARBONETOS é descrito um método de completar um poço. O poço pode ser um poço de produção ou um poço de injeção. Em uma configuração o método inclui identificar aspectos técnicos associados com um poço; selecionar uma tecnologia para dirigir cada aspecto técnico; definir critérios para cada tecnologia selecionada, para determinar quando desenvolver a tecnologia selecionada no poço, no qual cada tecnologia selecionada permanece dormente até que os critérios sejam alcançados; e integrar as tecnologias em um perfil de completação de poço armazenado na memória e utilizado no desenvolvimento das tecnologias para um poço. O método proporciona a capacidade de dirigir de maneira pró-ativa aspectos técnicos para reduzir retrabalhos de intervenções para um poço.

Description

"MÉTODOS DE COMPLETAR UM POÇO, E DE PRODUZIRMDROCARBONETOS"
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Este Pedido reivindica o benefício do Pedido ProvisórioNúmero 60/772.067, depositado em 10 de fevereiro de 2006.
FUNDAMENTO
Esta seção tem a intenção de introduzir o leitor a diversosaspectos da técnica, os quais podem ser associados com as configuraçõestomadas como exemplo da presente invenção, as quais são descritas e/oureivindicadas abaixo. Acredita-se que esta discussão seja útil no fornecimentoao leitor de informação para facilitar um melhor entendimento de aspectosparticulares da presente invenção. Conseqüentemente, deveria ser entendidoque estas descrições devem ser lidas a esta luz, e não necessariamente comoadmissões de técnica precedente.
A produção de hidrocarbonetos tais como petróleo e gás, temsido realizada por inúmeros anos. Para produzir estes hidrocarbonetos a partirde uma formação ou bacia de sub-superfície, um ou mais poços podem serdistribuídos acima da formação de sub-superfície para proporcionar acesso àformação de sub-superfície. Nos poços, ferramentas e equipamentos que sãogenericamente instalados em um poço durante uma fase de completação, sãoutilizados para produzir hidrocarbonetos a partir dos poços. Nesta fase, asferramentas e equipamentos são utilizados de maneira ativa para gerenciar oescoamento de hidrocarbonetos a partir da formação de sub-superfície para asub-superfície. Conseqüentemente, utilizando estas ferramentas eequipamentos, companhias produzem hidrocarbonetos a partir das reservasnas formações de sub-superfície. Além disto, pode também ser desejávelinjetar água, fluidos de tratamento, ou outros materiais para o interior do poçoutilizando as ferramentas e equipamentos indicados acima na fase decompletação.Uma vez que a demanda por hidrocarbonetos continua acrescer, desafios adicionais são encontrados no desenvolvimento deformações de sub-superfície. Por exemplo, para produzir hidrocarbonetos apartir de algumas formações de sub-superfície, completações de intervalolongo e/ou tecnologia multilateral pode ser utilizada para proporcionar acessoa diversas formações de sub-superfície com um único poço. A utilização deuma completação de intervalo longo pode reduzir custos de desenvolvimentoe justificar acesso a certas formações de sub-superfície. Em particular, acompletação de intervalo longo pode justificar acesso a formações de sub-superfície localizadas em áreas remotas com em ambientes de águasprofundas.
Contudo, poços com completações longas de diversosintervalos tipicamente encontram um número de aspectos técnicos que podemlimitar ou interromper a produção dos hidrocarbonetos a partir da formaçãode sub-superfície. Isto é, a profundidade estendida destes poços aumenta aprobabilidade de encontrar aspectos técnicos diversos enquanto operando opoço durante um período de tempo. Estes aspectos técnicos podem reduzir aprodutividade, provocar dano mecânico ao equipamento de sub-superfície/superfície e terminar a produção para o poço.
Se dados estão disponíveis, estes aspectos técnicos específicospodem ser compensados nas fases de projeto e planejamento. Com estaabordagem, cada aspecto técnico é dirigido tipicamente de maneiraindividual. Infelizmente, o pessoal que projeta uma completação poderequerer dados precisos para dirigir os aspectos técnicos que podem serencontrados durante a vida do poço. A falta de dados e/ou incertezas naprecisão dos dados impossibilita predições confiáveis, muitas vezesresultando em projetos de completação que limitam produção ou requeremintervenções repetidas com retrabalhos para manter um certo nível deprodução. Isto é, completações típicas de poço podem não reagir a problemasencontrados durante sua operação, o que resulta em confiar em uma estratégiade poço que utiliza intervenções curativas ou retrabalhos para dirigirproblemas com o poço.
Algumas técnicas relacionadas a projetar arquiteturas decompletação furo discutidas. Por exemplo, o Pedido de Patente U.S. Número2002/0177955 divulga um método e aparelho para realizar planejamento depoço e projeto de nível genérico, tal como profundidade de poço, ângulo,posição, divergência, etc. A Patente também divulga a utilização dedispositivos de controle de entrada de escoamento e válvulas para permitir aintervenção do operador se um evento, tal como uma ruptura de gás devaocorrer. Contudo, a Patente falha em divulgar a utilização de tecnologias quedirigem de maneira pró-ativa aspectos do furo de poço permanecendodormentes até que necessárias, e falha em ensinar a seleção e utilização deuma variedade de tecnologias de furo de poço para dirigir a pluralidade deaspectos técnicos que podem e surgem em completações de poço.
Conseqüentemente, existe a necessidade por um método oumecanismo que possa aprimorar a operação de um poço, manipulando aomesmo tempo os diversos aspectos técnicos, enquanto reduz potenciaisintervenções e retrabalhos. Também, o método ou mecanismo pode ser pró-ativo ao invés de reativo, instalando inicialmente tecnologia na completação,para possibilitar uma resposta automatizada ou instantânea a aspectos técnicos
durante operação do poço.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em uma configuração, um método de completar um poço édivulgado. O método inclui identificar aspectos técnicos associados com umpoço. Então, uma tecnologia é selecionada para cada aspecto técnicoidentificado, para dirigir no mínimo um dos aspectos técnicos. Além disto, umconjunto de critérios é definido para cada tecnologia selecionada, paradeterminar quando empregar a tecnologia selecionada no poço, uma vez quecada tecnologia selecionada pode permanecer dormente até que o conjunto decritérios seja alcançado. Finalmente as tecnologias são integradas em umperfil de completação de poço, e utilizadas no desenvolvimento dastecnologias para o poço produzir hidrocarbonetos. Alguns dos aspectostécnicos incluem: a presença de água no furo de poço, formação de uma pontede areia, a ruptura de uma peneira de areia primária e a presença dehidrocarbonetos no poço. O poço pode ser um poço de produção ou um poçode injeção.
Em uma segunda configuração, um método de completar umpoço é divulgado. O método inclui identificar no mínimo três aspectostécnicos associados com um poço; identificar no mínimo três tecnologias, noqual cada uma das tecnologias se dirige, no mínimo, um dos aspectostécnicos; definir critérios para cada uma das tecnologias para determinarquando empregar a tecnologia específica no poço; e integrar as tecnologiasem um perfil de completação de poço para o desenvolvimento das tecnologiasno poço, no qual no mínimo uma das tecnologias permanece dormente até queos critérios sejam alcançados para aquela tecnologia específica. O poço podeser um poço de produção ou um poço de injeção.
Em uma terceira configuração, um método de produzirhidrocarbonetos é divulgado. O método inclui identificar aspectos técnicosassociados com um poço; determinar uma ou mais tecnologias para dirigircada aspecto técnico; criar um perfil de completação de poço que inclui astecnologias para dirigir a pluralidade de aspectos técnicos; e produzirhidrocarbonetos a partir do poço com base no perfil da completação do poço.O perfil de completação do pulso pode ser armazenado na memória de umdispositivo baseado em processador.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
O que precede e outras vantagens da presente técnica pode setornar evidente quando da leitura da descrição detalhada a seguir e quando dereferência aos desenhos, nos quais
A figura 1 é um poço tomado como exemplo, de acordo comcertos aspectos das presentes técnicas;
A figura 2 é um fluxograma tomado como exemplo de umperfil flexível de completação de poço de acordo com aspectos das presentestécnicas;
A figura 3 é um fluxograma tomado como exemplo da criaçãodo perfil flexível de completação de poço da figura 2 de acordo com aspectosdas presentes técnicas;
A figura 4 é uma configuração tomada como exemplo de umacompletação de poço baseada em um perfil flexível de completação de poçode acordo com certos aspectos das presentes técnicas; e
A figura 5 é uma configuração tomada como exemploalternativo de uma completação de poço baseada em um perfil flexível decompletação de poço, de acordo com certos aspectos das presentes técnicas.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Na descrição detalhada a seguir, as configurações específicasda presente invenção serão descritas em conexão com suas configuraçõespreferenciais. Contudo, na extensão em que a descrição a seguir é específicapara uma configuração particular ou uma utilização particular das presentestécnicas, esta é projetada para ser somente ilustrativa e meramente forneceuma descrição concisa das configurações tomadas como exemplo.
Conseqüentemente, a invenção não está limitada às configurações específicasdescritas abaixo, mas, ao invés disso, a invenção inclui todas as alternativas,modificações e equivalentes que caiam dentro do verdadeiro escopo dasreivindicações anexas.
Algumas configurações das presentes técnicas são relativas aum método e mecanismo para aprimorar completações de poço dehidrocarbonetos para facilitar operações de poço. Operações de poço podemincluir produção de hidrocarbonetos, operações de injeção e outras atividadesconhecidas daqueles de talento na técnica. Sob alguns aspectos das presentestécnicas, o projeto de uma configuração de completação é gerenciado comoum perfil de completação de poço que leva em consideração aspectos técnicospotenciais no ambiente de produção durante a vida do poço. Isto é, o perfil decompletação do poço é utilizado para aprimorar a produção, injeção, ou outrasatividades, projetando uma completação do poço para levar em consideraçãoos diversos aspectos técnicos esperados impactar estas atividades.
Conseqüentemente, ferramentas podem ser desenvolvidas para o interior deum poço e permanecerem dormentes até que eventos específicos ativem asferramentas. As ferramentas fornecem um mecanismo flexível para gerenciaro poço em uma base de pé por pé. Como resultado deste método pró-ativo,intervenções e retrabalhos podem ser reduzidos para aprimorar a operação dopoço.
As presentes técnicas podem utilizar diferentes tipos decompletações de poço, tais como uma completação de furo aberto ou umacompletação de furo revestido para acessar uma formação de sub-superfície.Com uma completação de furo revestido uma coluna de revestimento deprodução é ajustada adjacente à formação de sub-superfície. Então, a colunade revestimento de produção é perfurada para fornecer um trajeto deescoamento de fluido a partir da formação de sub-superfície para a coluna derevestimento de produção. A coluna de revestimento de produção suporta asparedes do furo de poço e controla escoamento de fluidos através deperfurações específicas. Alternativamente, com uma completação de furoaberto, nenhuma coluna de revestimento de produção é colocada adjacente àformação de sub-superfície. Como resultado, a completação de furo abertopode experimentar mais aspectos técnicos, uma vez que ela não fornece omesmo nível de controle de entrada de escoamento de fluido e suporte de furode poço como uma completação de furo revestido. Conseqüentemente, paraclarificar aspectos das técnicas presentes, uma completação de furo aberto éutilizada para finalidades tomadas como exemplo como discutido abaixo nafigura 1.
Voltando agora para os desenhos e fazendo referênciainicialmente à figura 1, um poço tomado como exemplo 100 de acordo comcertos aspectos das presentes técnicas está ilustrado. No poço 100 tomadocomo exemplo, um furo de poço 102 penetra na sub-superfície 104 até umaformação da sub-superfície 66. Como pode ser apreciado, a formação de sub-superfície 66 pode incluir diversas camadas de rocha que podem ou nãoincluir hidrocarbonetos ou zonas de fluidos, as quais são referidas de maneiracoletiva como zonas. Neste exemplo, a formação de sub-superfície 106 incluiuma primeira zona 108, uma segunda zona 110, uma terceira zona 112, umaquarta zona 114 e uma quinta zona 116.
Diversas colunas de revestimento podem ser instaladas no furode poço 102 para fornecer acesso à formação de sub-superfície 106. Porexemplo, uma coluna de revestimento de sub-superfície 120 pode serinstalada a partir da sub-superfície 104 até uma localização especifica abaixoda sub-superfície 104. Dentro da coluna de revestimento de sub-superfície120, uma coluna de revestimento intermediária ou de produção 122 pode serutilizada para fornecer suporte para paredes do furo de poço 102. A coluna derevestimento de produção 122 pode se estender para baixo até umaprofundidade próxima à formação de sub-superfície 106. As colunas derevestimento de sub-superfície de produção 120 e 122 podem ser cimentadasem uma posição fixa dentro do furo de poço 102, para fornecer suporteadicional.
Em algumas configurações das presentes técnicas,equipamentos e ferramentas podem ser conectados a partir da sub-superfície104 até posições perto da formação de sub-superfície 106. Como umexemplo, o poço 100 pode incluir uma árvore 124 localizada sobre o furo depoço 102 na sub-superfície 104. A árvore 124 pode ser acoplada a diversasferramentas 126a-126d por meio de uma tubulação de produção ou coluna detrabalho 128 e um cabo de controle 130. A tubulação de produção 128 podese estender através das ferramentas 26 ou ser acoplada a ferramentasespecíficas 126. Esta conectividade pode ser baseada na configuraçãoespecifica das ferramentas 126 utilizadas no furo de poço 102. De maneirasimilar, o cabo de controle 130 pode ser conectado a uma ou mais dasferramentas 126 para fornecer sinais de controle e dados de sensoriamentopara monitorar equipamento (não mostrado) que rastreia as condições dentrodo furo de poço 102.
Outro equipamento também pode ser utilizado para gerenciardiversas zonas dentro do furo de poço 102. Por exemplo, obturadores taiscomo o obturador 136 pode ser utilizado para isolar o anel do furo de poço deoutras zonas dentro do furo de poço 102. Em uma maneira similar, umaválvula de segurança 132 também pode ser utilizada para bloquear oescoamento de fluido a partir de um ponto específico até a sub-superfície 104.Em particular, a válvula de segurança 132 pode ser utilizada para impedir oescoamento anormal de fluidos quanto a alcançar a sub-superfície 104. Isto é,a válvula de segurança 132 pode controlar o escoamento de fluidos natubulação de produção 128 enquanto sendo controlada por meio de sensores(não mostrado) ou o cabo de controle 130.
Uma vez que completações de furo aberto genericamente têmtaxas de produção mais elevadas com custos de perfuração e completaçãomais baixos, estes tipos de completações são freqüentemente utilizados paradesenvolver formações de sub-superfície. Contudo, as completações de furoaberto não são projetadas para gerenciar ao mesmo tempo diversos aspectostécnicos que o poço poderia dirigir durante seu tempo de vida.Genericamente, os aspectos técnicos de completações de furo aberto sãodirigidos quando eles ocorrem através de ações curativas tais como retrabalhoou intervenção, e não são avaliadas de maneira pró-ativa para determinarsoluções técnicas para aspectos técnicos potenciais que podem serencontrados ao mesmo tempo.
O problema com completações de furo aberto é aindacomposto acessando formações de sub-superfície com uma completação deintervalo longo. Como observado acima, estas completações de poçotipicamente encontram diversos aspectos técnicos devido ao comprimento e àcomplexidade da completação. Diferentemente de completações de zona curtaúnica/intervalo único, completações de intervalo longo podem acessardiversas zonas de hidrocarbonetos com um único poço, tal como o poço 100.Devido ao seu comprimento ou geologia complexa, as completações deintervalo longo podem encontrar diversos aspectos técnicos que limitam taxasde produção e/ou conduzem a numerosas intervenções/retrabalhos durante otempo de vida do poço. Os aspectos técnicos presentes em uma completaçãode intervalo longo podem incluir produção de areia, irrupção precoce de água,irrupção precoce de gás, escoamento cruzado e/ou outros problemas similares.Como resultado, o poço pode ter produtividade reduzida, dano mecânico a umequipamento de sub-superfície/superfície e/ou uma perda de produção.
Por exemplo, o poço 100 pode produzir areia durante suaoperação. A produção de areia pode resultar em dano de equipamento de sub-superfície, enchimentos, desabamentos do furo de poço 102. Como resultado,ação curativa tal como um retrabalho ou intervenção pode ser realizado paralimpar o poço antes que a produção a partir da formação de sub-superfície106 seja retomada. Este problema é ainda complicado com o poço estando emuma localização remota tal como um ambiente de águas profundas oulocalização remota, o que também aumenta o custo das ações curativas.
Além disto, as ações curativas podem apenas fornecer umasolução parcial para o aspecto técnico. Por exemplo, em adição à produção deareia, um poço pode experimentar irrupção de água no poço. A irrupção deágua pode resultar em uma outra ação curativa para tamponar o intervalo ouzona que está produzindo água. Esta ação curativa pode incluir estabeleceruma ponte tampão dentro de uma peneira de areia dentro do furo de poço 102.Contudo, esta ponte tampão pode simplesmente retardar a água da zona deproblema, uma vez que o anel do furo de poço permanece em comunicaçãocom a zona de produção de água, se o anel não entrou em colapso. Se aszonas de perturbação não podem ser controladas ou fechadas, a produtividadedo poço está comprometida, uma vez que o equipamento na sub-superfíciepode estar limitado pela quantidade de água, gás ou areia que ele podeprocessar. Nesta situação, o excesso de areia pode danificar o equipamento,ao mesmo tempo em que o excesso de água pode tornar o poço nãoeconômico, uma vez que a produção de petróleo pode ter que ser reduzida.Como tal, produção de areia e irrupção de água em uma completação de furoaberto pode resultar em duas ou mais intervenções para solucionar oproblema, ou pode mesmo resultar em um abandono do poço.
Uma outra abordagem para gerenciar aspectos técnicos dentrode uma porção do furo de poço 102, válvulas de controle de escoamento edispositivos de isolamento zonal podem ser utilizados para gerenciar oescoamento de fluidos indesejados de uma zona específica. Estes dispositivosfornecem controle em escala grande ou em escala macro, de água ou gásfechando ou limitando a água e gás das zonas apropriadas. Isto é, as válvulasde controle de escoamento e dispositivos de isolamento zonal bloqueiam todauma zona para impedir o escoamento de água ou gás a partir daquela zona oulimitam o escoamento de água ou de gás a partir daquela zona. Comoresultado, o petróleo ou gás a partir destas zonas específicas da formação desub-superfície pode ser perdido ou a produção pode ser limitada de maneirasevera.
Para dirigir estes diferentes aspectos as presentes técnicasfornecem um mecanismo que adapta de maneira pró-ativa o perfil decompletação do poço para dirigir diversos aspectos técnicos sem intervençãode operador, como discutido em maior detalhe na figura 2. A figura 2 é umfluxograma tomado como exemplo de um processo de completação de poçode acordo com aspectos das presentes técnicas. Neste fluxograma que égenericamente referido pelo numerai de referencia 200, diversos aspectostécnicos podem ser identificadas para um poço, tal como o poço 100 da figura1. Então, um perfil de completação de poço pode ser desenvolvido para opoço, para dirigir os aspectos técnicos em uma maneira pró-ativa. Emparticular, o perfil da completação do poço pode ser utilizado paradesenvolver diversas tecnologias dentro do poço, para operar o poço em umamaneira eficiente.
O fluxograma começa no bloco 202. No bloco 204 aspectostécnicos que são preditos ou esperados estar presentes são identificados. Aidentificação de aspectos técnicos pode estar baseada em testemunhosamostra de poço que são fornecidos a partir do furo de poço 102, ferramentasde modelagem, experiências similares com outros poços, ou uma combinaçãodestas técnicas. Os aspectos técnicos identificados podem incluir colocação decascalhos, operação confiável de peneira, a irrupção de água ou gás,confiabilidade de peneira, deterioração de escoamento, controle deescoamento, isolamento e/ou intervenção zonal. Com os aspectos técnicosidentificados, um perfil de completação do poço pode ser criado comomostrado no bloco 206.
O perfil de completação do poço pode incluir selecionar umaou mais tecnologias para dirigir cada um dos aspectos técnicos. Deveria serobservado que a uma ou mais tecnologias podem estar disponíveis para dirigirum aspecto técnico. Aspectos técnicos são problemas que são específicos pornatureza, porém incluem incerteza quanto a sua oportunidade, localização emagnitude durante o tempo de vida de um poço. Aspectos técnicos podem serdirigidos genericamente por um aparelho sistema ou processo particular,chamado uma tecnologia. Exemplos de tecnologias que se dirigem aspectostécnicos estão mostrados abaixo na tabela 1.
Tabela 1 - Aspectos técnicos e tecnologias
<table>table see original document page 13</column></row><table><table>table see original document page 14</column></row><table>Das tecnologias disponíveis da Tabela 1, uma ou maistecnologias podem ser selecionadas como parte do perfil de completação depoço que está discutido ainda mais na Figura 3. Também deveria serobservado que estas tecnologias podem ser incorporadas em um perfil flexívelde completação de poço para produção, injeção, outras operações ou algumascombinações delas. Com base nas tecnologias selecionadas, diversascombinações das tecnologias podem ser integradas juntas em uma base decaso a caso, para projetar um perfil de completação de poço que aprimoraprodutividade ao mesmo tempo em que reduz o potencial paraintervenções/retrabalhos.
Nos blocos 208 e 210 as diversas soluções técnicas do perfil decompletação de poço podem ser desenvolvidas para produzir oshidrocarbonetos a partir do poço. No bloco 208 as tecnologias selecionadasque representam as soluções técnicas podem ser desenvolvidas emlocalizações específicas do furo de poço. Então, no mínimo algumas dastecnologias selecionadas podem ser utilizadas para produzir hidrocarbonetos apartir do poço, como mostrado no bloco 210. Conseqüentemente, o processotermina no bloco 212.
De maneira benéfica, as presentes técnicas fornecem ummecanismo pró-ativo para dirigir diversos aspectos técnicos sem intervençãodo operador. Nas presentes técnicas o projeto de uma completação éconfigurado para adaptar de maneira pró-ativa o perfil da completação depoço para mudanças no ambiente de produção, tais como incertezasgeológicas/de reservatório, tal como água precoce ou irrupção de gás, porexemplo. Isto é, o perfil de completação do poço pode ser desenvolvido paraintegrar diversas tecnologias para dirigir aspectos técnicos durante ainstalação de projeto de produção, a partir da completação de poço.Gerenciando a produção de hidrocarbonetos a partir da formação de sub-superfície 106 como um perfil de completação de poço, intervenções eretrabalhos podem ser reduzidos ou eliminados para o poço. Contudo, deveriaser observado que as presentes técnicas são completamente compatíveis comtécnicas de intervenção padrão conhecidas daqueles de talento na técnica taiscomo, por exemplo, um módulo de intervenção submarina (SIM), algumasconfigurações das quais estão divulgadas na Patente U.S. Número 6.488.093.
Além disto, como observado na Tabela 1, as tecnologiasselecionadas podem ser ativas ou permanecerem dormentes até que certoscritérios sejam alcançados para ativar a tecnologia. Isto é, ferramentas queincorporam as tecnologias podem ser desenvolvidas em, ou adjacentes ao furode poço 102 para proporcionar tecnologias selecionadas que se dirigemaspectos técnicos específicos esperados ou preditos ocorrer durante a vida dopoço. Algumas destas tecnologias podem ser tecnologias ativas que realizama função especifica para as quais elas foram projetadas para realizar. Comoum exemplo de tecnologias ativas, um dispositivo de controle de entrada deescoamento é uma tecnologia ativa, porque ele gerencia o escoamento defluidos a despeito de seus ajustamento ou configuração. Também uma válvulade segurança é uma tecnologia ativa que opera em diversas configurações erealiza sua função especifica quando ela está instalada.
Contudo, algumas das ferramentas podem estar dormentesporque as ferramentas incluem tecnologias que permanecem inativas oudormentes até que certos critérios sejam alcançados, como observado acima.Por exemplo, peneiramento redundante é uma tecnologia que permanecedormente porque as peneiras de areia redundantes não estão ativamentefiltrando areia dos fluidos dentro do fiiro de poço. A tecnologia se torna ativasomente quando a peneira de areia primária é rompida ou danificada, e aspeneiras redundantes são utilizadas para filtrar a areia de fluidos da formaçãode sub-superfície. De maneira similar, para a tecnologia de trajeto alternativo,tubos de contorno não são utilizados até que uma ponte seja formada forçandoo fluido a escoar através dos tubos de contorno para acessar o espaço de anelabaixo da ponte que não está obturado com areia ou cascalho. Como tal, ostubos de contorno permanecem dormentes até que a pressão aumente paraforçar o fluido a escoar através dos tubos de contorno. A criação do perfil decompletação flexível de poço está ainda mais explicada na figura 3.
A figura 3 é um fluxograma tomado como exemplo da criaçãodo perfil flexível de completação de poço da figura 2 de acordo com certosaspectos das técnicas presentes. Neste fluxograma, que é genericamentereferido pelo numerai de referência 300, os diversos aspectos técnicos podemser identificados para um poço, tal como o poço 100 da figura 1. Então, umatecnologia, que pode ser uma ferramenta ou processo, pode ser desenvolvidapara cada aspecto técnico específico durante uma fase de projeto dacompletação do poço. As tecnologias selecionadas são analisadas paradeterminar se as tecnologias integradas podem ser combinadas para aprimorara produção do poço.
O fluxograma começa no bloco 302. Nos blocos 304-310 um
primeiro aspecto técnico pode ser dirigido por uma tecnologia selecionada.No bloco 304 um primeiro aspecto técnico é identificado em uma maneirasimilar ao bloco 204 da figura 2. No bloco 306 uma ou mais tecnologiaspodem ser identificadas para dirigir o aspecto técnico. Deveria ser observadoque a uma ou mais tecnologias podem ser disponíveis para dirigir o aspectotécnico como discutido acima na Tabela 1. A partir das tecnologiasdisponíveis, uma ou mais tecnologias podem ser selecionadas para solucionaro primeiro aspecto técnico como mostrado no bloco 308. A seleção de umatecnologia pode estar baseada no conhecimento genérico do aspecto técnico.Por exemplo, irrupção de água pode ser esperada, porém o momento elocalização específicas não são conhecidos. Conseqüentemente, o perfilflexível de completação de poço pode utilizar este conhecimento genéricopara dirigir o problema em uma maneira pró-ativa sem intervenção dooperador. Com a primeira tecnologia selecionada, critérios podem serestabelecidos para ativar a tecnologia selecionada como mostrado no bloco310. A ativação da tecnologia pode estar baseada na introdução a partir de umsensor, um sinal a partir de um dispositivo de monitoramento, uma respostaautomática a certas condições no furo de poço, ou qualquer combinação delas.
Como mostrado nos blocos 312-316, um outro aspecto técnicopode ser analisado, o qual é similar à discussão dos blocos 304-310 acima. Nobloco 312 um outro aspecto técnico pode ser identificado. Então, uma ou maistecnologias podem ser identificadas para dirigir o aspecto técnico no bloco314. No bloco 316 uma outra tecnologia é selecionada para dirigir o aspectotécnico.
No bloco 308 as tecnologias anteriormente selecionadas sãocomparadas à tecnologia selecionada atualmente para o outro aspecto técnico,para determinar se as tecnologias são compatíveis. As tecnologiasanteriormente selecionadas podem ser a primeira tecnologia, outrastecnologias anteriormente selecionadas neste processo ou outras tecnologiasinstaladas dentro do furo de poço. Isto é, algumas tecnologias podem não serprojetadas para interagir uma com a outra. Como um exemplo específico, nacompletação de obturadores de cascalho de furo aberto, a utilização de umobturador convencional para isolamento de zona pode ser inadequado compeneira de contorno externo devido à sua geometria complexa.Conseqüentemente, modificações das tecnologias podem ser realizadas paraassegurar um projeto compatível e confiável. Se as tecnologias sãoincompatíveis, então uma outra tecnologia é selecionada no bloco 316.Contudo, se as tecnologias são compatíveis, então os critérios para ativar atecnologia selecionada são restabelecidos no bloco 320, que pode ser similar àdescrição do bloco 310.
Uma vez que uma outra tecnologia tenha sido selecionada parao outro aspecto técnico, uma determinação é feita se outros aspectos técnicosdevem ser dirigidos, como mostrado o no bloco 322. Se um outro aspectotécnico deve ser dirigido, então um outro aspecto técnico é identificado nobloco 312. Contudo, se nenhum outro aspecto técnico deve ser dirigido, operfil flexível de completação de poço pode ser economizado, como mostradono bloco 324. O salvamento do perfil flexível de completação de poço podeincluir armazenar o perfil da completação de poço na memória de um sistemabaseado em processador, tal como sistema de computador ou banco de dados,por exemplo. Conseqüentemente, o processo termina no bloco 326.
Com base nas tecnologias selecionadas no perfil flexível decompletação de poço, diversas combinações de tecnologias podem serintegradas juntas para dirigir qualquer número de aspectos técnicos para umacompletação de poço. Estas tecnologias selecionadas podem ser integradas emuma base caso a caso, para projetar uma completação de poço que aprimoraprodutividade ao mesmo tempo que reduz o potencial para intervenções ouretrabalhos por um operador. Isto é, a completação flexível de poço gerencia aprodução de hidrocarbonetos como um perfil de completação de poço pormeio de um único evento ou aspecto durante a vida do poço.Conseqüentemente, devido à flexibilidade do perfil de completação de poço, onúmero potencial de configurações que podem ser utilizadas juntas estálimitado pelas tecnologias disponíveis.
Como um exemplo genérico, diversas tecnologias podem sercombinadas com base nos aspectos técnicos a serem dirigidos na completaçãodo poço. Estas diversas configurações estão mostradas abaixo na Tabela 2para uma completação de poço
Tabela 2 - Exemplos de perfis de completação de poço
<table>table see original document page 19</column></row><table><table>table see original document page 20</column></row><table>
Como mostrado na Tabela 2, um conceito flexível de poçopode incluir diversos aspectos técnicos a serem dirigidos. Com base nosaspectos técnicos, diferentes tecnologias que são referenciadas por númerosde referência de tecnologia da Tabela 1 são selecionados para serem incluídoscomo parte do perfil de completação de poço. Conseqüentemente, estasconfigurações tomadas como exemplo integram as tecnologias para gerenciara produção de hidrocarbonetos em uma maneira eficiente a partir do poço.
Como um exemplo específico, durante a fase de projetocontrole de areia, instabilidade de xisto, erosão de peneira, deterioração deescoamento da torta de filtro e irrupção de água podem ser os aspectostécnicos identificados para o poço. Com base nestes aspectos técnicos, astecnologias associadas podem incluir trajeto alternativo, processo deobturador de completação, peneiramento redundante, processo de remoção detorta de filtro, polímeros que incham e obturador que incha. Destastecnologias selecionadas, trajetos alternativos, dispositivo de peneiramentoredundante, polímero que incha e obturador que incha, são tecnologiasdormentes, enquanto o processo de obturador de completação e processo deremoção de torta de filtro são tecnologias ativas, utilizadas dentro do poço.
De maneira vantajosa, o perfil de completação flexível nãorequer conhecimento preciso dos aspectos técnicos, tais como a localização edetalhes específicos a respeito do aspecto técnico. Aliás, a natureza adaptávelda completação flexível de poço utiliza as tecnologias selecionadas quandocertos critérios são alcançados. Isto é, a tecnologia selecionada podepermanecer dormente até que um evento satisfaça os critérios estabelecidospara a tecnologia selecionada. Como resultado, atividades corretivas taiscomo retrabalhos e intervenções podem ser reduzidas ou eliminadas para opoço específico.
Além disto, a presente técnica fornece um mecanismo flexívelpara gerenciar um poço em porções específicas de uma zona ao invés de emtoda a zona. Por exemplo, a presente técnica pode bloquear porções de umazona que está produzindo água ou gás, ao mesmo tempo em que retém acapacidade de produzir petróleo dentro das porções remanescentes da zona.
Esta funcionalidade pode ser proporcionada utilizando uma tecnologia talcomo polímeros que incham, por exemplo, que se ativa automaticamente combase em certos critérios que são detectados ou estão presentes dentro do furode poço 102. Desta maneira, as reservas a partir da zona podem serrecuperadas, ao mesmo tempo em que impede u reduz a produção de água ougás. Configurações tomadas como exemplo de uma completação de poçobaseada no perfil de completação de poço está discutida em maior detalhe nasfiguras 4 e 5.
A figura 4 é uma configuração tomada como exemplo da umacompletação de poço de acordo com certos aspectos das presentes técnicas.Nesta configuração 400, diversas tecnologias, tais como trajeto alternativo,polímeros que incham, dispositivos de controle de entrada de escoamento epeneiramento redundante são utilizadas para dirigir três aspectos técnicospotenciais associados com as zonas 108-116. Como observado acima,algumas destas tecnologias podem permanecer dormentes até que certoseventos ativem as tecnologias durante a operação do poço.
Na figura 4 os fluidos a partir da formação da sub-superfície106 podem escoar a partir das zonas 108-116 através de ferramentas 404 e406 para o interior da tubulação de produção 128 no intervalo decompletação. Como discutido acima na figura 1, o obturador de produção 136pode vedar o anel formado entre a coluna de revestimento de produção 122 ea tubulação de produção 128 do intervalo de completação. Para este exemploas zonas 108, 112 e 116 são camadas de rocha que incluem hidrocarbonetos epodem ser referidas como zonas alvo de produção. Além disto, as zonas IlOe114 são camadas de rocha que não incluem hidrocarbonetos, e estas camadaspodem formar zonas barreira ou zonas tampão. Como tal, os hidrocarbonetosnas zonas alvo 108, 112 e 116 podem escoar através das ferramentas 404 e406 para o interior da tubulação de produção 128.
A tecnologia de trajeto alternativo é desenvolvida dentro dofuro de poço 102 como parte das ferramentas 402a, 402b e 402c, que podemser referidas coletivamente como as ferramentas 402. Como observado acimana Tabela 1, a tecnologia de trajeto alternativo inclui tubos de contornoexternos ou internos adjacentes à peneira de areia para fornecer um trajetoredundante para lama contornar pontes anelares. Cada uma das ferramentas402 inclui um tubo de contorno 410 com diferentes bocais tal como bocais412a, 412b e 412c. Durante colocação de obturador de cascalho, asferramentas 402 podem permanecer dormentes quando o fluido, tal comolama de cascalho, escoa através do anel entre as peneiras 404a-404b e asparedes do furo de poço 102, as ferramentas 402 podem ser ativadas por meioda formação de uma ponte de areia no anel que força a lama de cascalhoatravés do tubo de contorno 410 e bocais 412a, 412b e 412c. Como tal, asferramentas 402 podem incluir uma tecnologia dormente que é colocadadentro de uma completação de poço, porém não utilizada até que pontes deareia sejam formadas dentro do furo de poço 102.
Uma outra tecnologia que pode ser desenvolvida no interior dofuro de poço 102 pode ser tecnologia de peneiramento redundante. Atecnologia de peneiramento redundante se dirige aspectos de confiabilidadede peneira de areia e pode ser desenvolvida como peneiras redundantes dentrode ferramentas 404a e 404b, que podem ser referidas de maneira coletivacomo ferramentas 404. Novamente como observado acima na Tabela 1, asferramentas 404 fornecem peneiras de areia redundantes para melhorar aconfiabilidade e a longevidade de peneiras de filtração de areia que podem serdanificadas por erosão. Cada uma das ferramentas 404 inclui uma primeirapeneira de areia 414 adjacente às paredes do furo de poço 102 e uma segundapeneira de areia 416 ao longo do trajeto de escoamento 418 a partir daprimeira peneira de areia 414 até a tubulação de produção 128. Com estatecnologia a primeira peneira de areia 414 está ativa porque ela impede queareia escoe para o interior da tubulação de produção 128, porém, a segundapeneira de areia 416 está dormente porque ela não filtra de maneira ativa aareia dos fluidos que penetram no furo de poço 102. Contudo, a segundapeneira de areia 416 pode se tornar automaticamente ativa quando algumafalha, tal como uma perfuração ou ruptura da primeira peneira de areia 414ocorre. Assim, as ferramentas 404 podem ser uma tecnologia dormentecolocada dentro de uma completação de poço, porém não utilizada até que umevento especifico, tal como uma ruptura da primeira peneira de areia 414tenha ocorrido.
As tecnologias finais utilizadas nesta configuração sãopolímeros que incham, juntamente com o dispositivo de controle de entradade escoamento em uma ferramenta 406. Nesta ferramenta 406 a tecnologia depolímero que incha se dirige aspectos de irrupção de água, enquanto odispositivo de controle de entrada de escoamento pode ser ajustado paragerenciar o escoamento de fluidos através da ferramenta 406 para a tubulaçãode produção 128. Esta ferramenta 406 tem uma luva 428 com uma aberturaque engata diferentes portas 422, 424 e 426 para gerenciar o escoamento defluidos a partir da zona 116. Com base na localização da luva 428 em relaçãoà porta 422, 424 e 426 diferentes configurações ou ajustes podem controlar aquantidade de fluido que penetra na ferramenta 406. Por exemplo, em umaconfiguração aberta, a luva 428 pode permitir que fluido escoe através daporta 422. Em uma configuração estrangulada ou restringida, a luva 428 podepermitir que fluidos escoem através da porta 424. Em uma configuraçãofechada, a luva 428 pode impedir o escoamento de fluidos até a tubulação deprodução 128. A luva 428 pode ser ajustada às diversas portas 422, 424 e 422com base em uma comparação de um valor determinado a partir de monitoresou sensores associados com o furo de poço e um valor predeterminado ouajustado. Em adição, a luva 428 e portas 422, 424 e 426 do dispositivo decontrole de entrada de escoamento, um polímero pode ser colocado adjacenteàs portas 422, 424 e 428 para inchar em contato com água. Este polímeropode ser utilizado para fornecer uma funcionalidade de fechamento de águapara a ferramenta 406. Como tal, a ferramenta 406 utiliza tecnologia quepermanece dormente até que água seja detectada no furo de poço 102.
A figura 5 é uma configuração alternativa tomada comoexemplo de uma completação de poço de acordo com certos aspectos daspresentes técnicas. Nesta configuração 500, as tecnologias da figura 4 sãonovamente utilizadas nas ferramentas 402, 404 e 406 da completação de poçocom a exceção dos polímeros que incham. Em adição a estas tecnologias, atecnologia de obturador que incha, tal como, por exemplo,SWELLPACKER™ por Easywell, pode ser utilizada para dirigir um aspectotécnico adicional de isolamento zonal. Deveria ser observado que as zonas108-116, ferramentas 402, 404 e 406, coluna de revestimento de produção122, tubulação de produção 128 e obturador de produção 136 podemfuncionar de maneira similar à discussão acima. Conseqüentemente, se aszonas alvo 108, 112 e 116 são camadas de rocha que contém hidrocarbonetose as zonas de acumulação 110 e 114 são camadas de rocha que não contémhidrocarbonetos, então os hidrocarbonetos nas zonas 108, 112 e 116 podemoperar de maneira similar à discussão acima.
Como uma tecnologia adicional, a tecnologia de obturador queincha pode ser desenvolvida para o furo de poço 102 como um primeiroobturador que incha 502 e um segundo obturador que incha 504. Osobturadores que incham 502 e 504 são utilizados juntamente com asferramentas 402, 404 e 406 para dividir o intervalo de completação emdiferentes seções de produção que podem corresponder às zonas 108, 112 e116. Como observado acima na Tabela 1, os obturadores que incham 502 e504 expandem em contato com hidrocarbonetos e fornecem isolamento anelarpara completações de furo aberto. Neste exemplo o obturador que incha 502,juntamente com o obturador de produção 136 isolam os fluidos na zona 108para forçar os fluidos a seguir o trajeto de escoamento de fluido 418. Osobturadores que incham 502 e 504 isolam os fluidos na zona 112 para forçaros fluidos a seguir o trajeto de escoamento de fluido 506. Finalmente, oobturador que incha 504 força os fluidos na zona 116 para seguir o trajeto deescoamento de fluido 420. Uma vez que os obturadores que incham 502 e 504não expandem até que os hidrocarbonetos contatem os obturadores queincham 502 e 504, eles podem ser considerados uma tecnologia dormente queé colocada dentro de uma completação de poço, porém não utilizada até quehidrocarbonetos estejam presentes.
Também deveria ser observado que um perfil de completaçãode poço pode ser desenvolvido para dirigir os aspectos técnicos voltados parauma completação de furo revestido sob as presentes técnicas. Por exemplo, operfil de completação de poço pode incluir obturadores de cascalhojuntamente com outras tecnologias para dirigir aspectos técnicos associadoscom um poço. A criação do perfil de completação de poço pode ser realizadaem uma maneira similar à discussão acima relacionada à completação de furoaberto. Deveria ser apreciado que a seleção integração e desenvolvimento detecnologias dentro do poço de furo revestido pode ser diferente da utilizaçãodestas tecnologias dentro de uma completação de furo aberto.Independentemente, o perfil de completação de poço pode ser utilizado paradirigir de maneira pró-ativa aspectos técnicos para reduzir retrabalhos eintervenções para um poço.
Embora as presentes técnicas da invenção possam sersuscetíveis de diversas modificações e formas alternativas, as configuraçõestomadas como exemplo discutidas acima foram mostradas a guisa deexemplo. Contudo, deveria novamente ser entendido que a invenção não tema intenção de estar limitada e a estas configurações particulares aquidivulgadas. Aliás, as presentes técnicas da invenção devem cobrir todas asmodificações, equivalentes e alternativas que caem dentro do espírito eescopo da invenção como definida pelas reivindicações anexas a seguir.

Claims (36)

1. Método de completar um poço, caracterizado pelo fato decompreender:identificar uma pluralidade de aspectos técnicos associadoscom um poço;selecionar uma pluralidade de tecnologias auto-reguláveis, emque cada uma das tecnologias auto-reguláveis é configurada para variarautonomamente sua funcionalidade operacional sob condições de poçovariadas; eintegrar a pluralidade de tecnologias em um perfil decompletação de poço para utilização na completação do poço; em que astecnologias auto-reguláveis são selecionadas para prover uma completaçãoadaptativa responsiva a condições de poço variadas para se dirigir pelo menosum dos aspectos técnicos.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de ainda compreender as etapas de completar o poço de acordo com operfil de completação do poço e produzir hidrocarbonetos a partir do poço.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de a pluralidade de aspectos técnicos compreender, no mínimo, trêsaspectos técnicos.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de compreender identificar para cada um da pluralidade de aspectostécnicos uma de uma pluralidade de tecnologias para se dirigir o aspectotécnico associado.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de compreender configurar a pluralidade de tecnologias para operar emuma única zona de produção do poço.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de ainda compreender estabelecer um conjunto de critérios definindocondições de poço sob as quais uma ou mais das tecnologias selecionadasativa para variar sua funcionalidade operacional.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de o conjunto de critérios incluir a presença de água dentro do furo de poço.
8. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de o conjunto de critérios incluir a formação de uma ponte de areiaanelar.
9. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de o conjunto de critérios incluir a ruptura de uma peneira de areiaprimária.
10. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de o conjunto de critérios incluir a presença de hidrocarbonetos nopoço.
11. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que identificação de uma pluralidade de aspectos técnicos ébaseada pelo menos em parte uma ou mais amostras de núcleos de poço apartir do poço, ferramentas de modelagem, e dados de poços previamentecompletados similar ao poço.
12. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de compreender combinar a pluralidade de tecnologias juntas paracolocação adjacente a uma formação de sub-superfície dentro do poço.
13. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o poço ser um de um poço de produção ou um poço de injeção.
14. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de o perfil de completação do poço ser armazenado na memória deum dispositivo baseado em processador.
15. Método de completar um poço, caracterizado pelo fato decompreender:identificar no mínimo três aspectos técnicos associados comum poço;identificar no mínimo três tecnologias, no qual cada uma dasno mínimo três tecnologias se dirige no mínimo um dos no mínimo trêsaspectos técnicos, e em que pelo menos uma das tecnologias é uma tecnologiaauto-regulável configurada para variar autonomamente sua funcionalidadeoperacional sob condições de poço variadas;integrar pelo menos três tecnologias em um perfil decompletação de poço para uso em completação de poço, em que pelo menosuma tecnologia auto-regulável é selecionada para prover uma completaçãoadaptativa responsiva às condições de poço variadas para dirigir pelo menosum dos aspectos técnicos;completar o poço de acordo com o perfil de completação dopoço; eutilizar no mínimo uma das no mínimo três tecnologias parafacilitar a produção de recursos naturais hidrocarbonetos a partir do poço.
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de o perfil de completação do poço ser criado antes da produção derecursos naturais e hidrocarbonetos a partir do poço.
17. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de o perfil de completação do poço ser criado para um poço queproduziu anteriormente recursos naturais hidrocarbonetos a partir do poço.
18. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de compreender ainda estabelecer um conjunto de critérios definindocondições de poço sob as quais pelo menos uma tecnologia auto-regulávelativa para variar sua funcionalidade operacional.
19. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de um primeiro aspecto técnico compreender irrupção de água e umsegundo aspecto técnico compreender colocação de cascalho e um terceiroaspecto técnico compreender ruptura de uma peneira primária.
20. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de um primeiro aspecto técnico compreender irrupção de água e umsegundo aspecto técnico compreender deterioração de escoamento.
21. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de um primeiro aspecto técnico compreender ruptura de uma peneiraprimária, um segundo aspecto técnico compreender colocação de cascalho eum terceiro aspecto técnico compreender isolamento zonal.
22. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de um primeiro aspecto técnico compreender isolamento zonal e umsegundo aspecto técnico compreende irrupção de água.
23. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de um primeiro aspecto técnico compreender irrupção de água e umsegundo aspecto técnico compreender controle de isolamento.
24. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de o poço ser um de um poço de produção ou um poço de injeção.
25. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de o perfil de completação de poço ser armazenado na memória deum dispositivo baseado em processador.
26. Método de produzir hidrocarbonetos, caracterizado pelofato de compreender:identificar uma pluralidade de aspectos técnicos associadoscom um poço;determinar uma ou mais tecnologias auto-reguláveis para sedirigir cada um da pluralidade de aspectos técnicos, em que cada uma dastecnologias auto-regulável é adaptado para variar autonomamente varia suafuncionalidade operacional sob condições de poço variadasdesignar um perfil de completação de poço que inclui uma oumais das tecnologias auto-reguláveis para se dirigir a pluralidade de aspectostécnicos;completar o poço de acordo com o perfil de completação depoço; eproduzir hidrocarbonetos a partir do poço com base no perfilde completação do poço.
27. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de no mínimo uma das tecnologias permanecer dormente até queocorra um evento especifico.
28. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de compreender definir critérios para ativar cada uma dastecnologias.
29. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de compreender colocar as tecnologias adjacentes a uma formaçãode sub-superfície dentro do poço.
30. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de uma ou mais tecnologias auto-reguláveis serem adaptadas paravariar a funcionalidade em resposta a uma ou mais condições de poçoselecionadas da presença de água dentro do poço, a formação de uma ponte deareia anular dentro do poço, a ruptura de uma peneira de areia primária nopoço, e a presença de hidrocarbonetos no poço.
31. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de compreender configurar as tecnologias para operar em diversaszonas de produção do poço.
32. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de compreender armazenar o perfil de completação do poço namemória de um dispositivo baseado em processador.
33. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de que a completação do poço compreende utilizar uma ou maistecnologias de completação auto-reguláveis e pelo menos uma tecnologiacontrolada responsiva a intervenção externa.
34. Método de acordo com a reivindicação 26, caracterizadopelo fato de que a identificação de uma pluralidade de aspectos técnicos ébaseado pelo menos em parte de uma ou mais amostras de núcleos de poço apartir do poço, ferramentas de modelagem, e dados de poços previamentecompletados similares ao poço.
35. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o perfil de completação de poço inclui a pluralidade detecnologias auto-reguláveis e pelo menos uma tecnologia controladaresponsiva à intervenção externa.
36. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que a completação do poço compreende utilizar pelo menos trêstecnologias auto-reguláveis e pelo menos uma tecnologia controladaresponsiva à intervenção externa.
BRPI0707496-4A 2006-02-10 2007-01-09 métodos de completar um poço, e de produzir hidrocarbonetos BRPI0707496A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US77206706P 2006-02-10 2006-02-10
US60/772067 2006-02-10
PCT/US2007/000536 WO2007094900A2 (en) 2006-02-10 2007-01-09 Flexible well completions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707496A2 true BRPI0707496A2 (pt) 2011-05-03

Family

ID=36734720

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707496-4A BRPI0707496A2 (pt) 2006-02-10 2007-01-09 métodos de completar um poço, e de produzir hidrocarbonetos

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20100000740A1 (pt)
EP (1) EP1989396A4 (pt)
CN (1) CN101375016B (pt)
AU (1) AU2007215550B2 (pt)
BR (1) BRPI0707496A2 (pt)
CA (1) CA2637876A1 (pt)
EA (1) EA015638B1 (pt)
NO (1) NO20083320L (pt)
WO (1) WO2007094900A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0722995D0 (en) * 2007-11-23 2008-01-02 Simonian Sam Completion arrangement
US20100025037A1 (en) * 2008-07-29 2010-02-04 Schlumberger Technology Corporation System and method for controlling sand production in wells
US8839861B2 (en) 2009-04-14 2014-09-23 Exxonmobil Upstream Research Company Systems and methods for providing zonal isolation in wells
EA023036B1 (ru) 2009-11-20 2016-04-29 Эксонмобил Апстрим Рисерч Компани Пакер для установки гравийного фильтра по альтернативному пути и способ заканчивания ствола скважины с необсаженным забоем
CN101931017A (zh) * 2010-08-24 2010-12-29 江苏绿洲新能源有限公司 具有中间能带的太阳能电池及量子点结构吸收层的生成方法
WO2014105288A1 (en) 2012-12-27 2014-07-03 Exxonmobil Upstream Research Company Apparatus and method for isolating fluid flow in an open hole completion
US10907449B2 (en) * 2013-08-01 2021-02-02 Landmark Graphics Corporation Algorithm for optimal ICD configuration using a coupled wellbore-reservoir model
US20170044880A1 (en) 2015-08-10 2017-02-16 Charles S. Yeh Hybrid Sand Control Systems and Methods for Completing a Wellbore with Sand Control

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3559736A (en) * 1969-09-12 1971-02-02 Exxon Production Research Co Well completion method
US5295538A (en) * 1992-07-29 1994-03-22 Halliburton Company Sintered screen completion
US5412176A (en) * 1993-06-18 1995-05-02 Massachusetts Institute Of Technology Method and apparatus for thermal insulation of wet shielded metal arc welds
US5476143A (en) * 1994-04-28 1995-12-19 Nagaoka International Corporation Well screen having slurry flow paths
US5732776A (en) * 1995-02-09 1998-03-31 Baker Hughes Incorporated Downhole production well control system and method
US6046685A (en) * 1996-09-23 2000-04-04 Baker Hughes Incorporated Redundant downhole production well control system and method
US6619397B2 (en) * 1998-11-03 2003-09-16 Baker Hughes Incorporated Unconsolidated zonal isolation and control
CA2292278C (en) * 1999-12-10 2005-06-21 Laurie Venning A method of achieving a preferential flow distribution in a horizontal well bore
US6989764B2 (en) * 2000-03-28 2006-01-24 Schlumberger Technology Corporation Apparatus and method for downhole well equipment and process management, identification, and actuation
US6745159B1 (en) * 2000-04-28 2004-06-01 Halliburton Energy Services, Inc. Process of designing screenless completions for oil or gas wells
US6715551B2 (en) * 2000-06-19 2004-04-06 Halliburton Energy Services, Inc. Apparatus and methods for applying time lapse VSP to monitor a reservoir
US6554064B1 (en) * 2000-07-13 2003-04-29 Halliburton Energy Services, Inc. Method and apparatus for a sand screen with integrated sensors
US6695054B2 (en) * 2001-01-16 2004-02-24 Schlumberger Technology Corporation Expandable sand screen and methods for use
NO312478B1 (no) * 2000-09-08 2002-05-13 Freyer Rune Fremgangsmåte for å tette ringrom ved oljeproduksjon
DZ3413A1 (fr) * 2000-09-12 2002-03-21 Sofitech Nv Evaluation des proprietes du reservoir et de fracture hydraulique amalgames a multicouches utilisant des donnees de production de reservoirs amalgames et des informations de diagraphie de production
US20020049575A1 (en) * 2000-09-28 2002-04-25 Younes Jalali Well planning and design
US20020177955A1 (en) * 2000-09-28 2002-11-28 Younes Jalali Completions architecture
US6811382B2 (en) * 2000-10-18 2004-11-02 Schlumberger Technology Corporation Integrated pumping system for use in pumping a variety of fluids
US6622794B2 (en) * 2001-01-26 2003-09-23 Baker Hughes Incorporated Sand screen with active flow control and associated method of use
US6932161B2 (en) * 2001-09-26 2005-08-23 Weatherford/Lams, Inc. Profiled encapsulation for use with instrumented expandable tubular completions
US6857475B2 (en) * 2001-10-09 2005-02-22 Schlumberger Technology Corporation Apparatus and methods for flow control gravel pack
US8612193B2 (en) * 2002-05-21 2013-12-17 Schlumberger Technology Center Processing and interpretation of real-time data from downhole and surface sensors
US7008908B2 (en) * 2002-11-22 2006-03-07 Schlumberger Technology Corporation Selective stimulation with selective water reduction
WO2004088090A1 (en) * 2003-03-28 2004-10-14 Shell Internationale Research Maatschappij B.V. Surface flow controlled valve and screen
FR2855631A1 (fr) * 2003-06-02 2004-12-03 Inst Francais Du Petrole Methode pour optimiser la production d'un gisement petrolier en presence d'incertitudes
CA2500520C (en) * 2004-03-12 2013-03-05 Schlumberger Canada Limited System and method to seal using a swellable material
US7240739B2 (en) * 2004-08-04 2007-07-10 Schlumberger Technology Corporation Well fluid control
US8249844B2 (en) * 2005-07-27 2012-08-21 Exxonmobil Upstream Research Company Well modeling associated with extraction of hydrocarbons from subsurface formations

Also Published As

Publication number Publication date
CN101375016A (zh) 2009-02-25
WO2007094900A3 (en) 2007-12-13
EP1989396A4 (en) 2014-08-27
NO20083320L (no) 2008-10-30
AU2007215550A1 (en) 2007-08-23
EA200870249A1 (ru) 2009-02-27
EP1989396A2 (en) 2008-11-12
US20100000740A1 (en) 2010-01-07
WO2007094900A2 (en) 2007-08-23
CN101375016B (zh) 2012-07-04
EA015638B1 (ru) 2011-10-31
AU2007215550B2 (en) 2012-06-28
CA2637876A1 (en) 2007-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707496A2 (pt) métodos de completar um poço, e de produzir hidrocarbonetos
NL1042686B1 (en) Packer sealing element with non-swelling layer
Al-Khelaiwi et al. Advanced wells: a comprehensive approach to the selection between passive and active inflow-control completions
NO343368B1 (no) Fremgangsmåte for drift av en brønn
BRPI0707415A2 (pt) método e aparelho para mudar um perfil de escoamento ao longo de um comprimento de um poço, sistema de poço de produção para produção de hidrocarbonetos, e aparelho para controle passivo de conformação de furo de poço
US10184321B2 (en) Mitigating leaks in production tubulars
US10597988B2 (en) Systems and methods for operating downhole inflow control valves
Schnitzler et al. 100th Intelligent Completion Installation: A Milestone in Brazilian Pre-Salt Development
Schnitzler et al. Buzios Presalt Wells: Delivering Intelligent Completion In Ultra-Deepwater Carbonate Reservoirs
US20040129433A1 (en) Subsurface annular safety barrier
Hembling et al. Aramco uses swell packers to enable smart open-hole, multilateral completions for EOR
Abd El-Fattah et al. Application of Nozzle-Based Inflow Control Devices (ICD) in Al-Khafji Field
EP3063362B1 (en) Downhole communication between wellbores utilizing swellable materials
Ogoke et al. Cost-effective life-cycle profile control completion system for horizontal and multilateral wells
MX2008010009A (en) Flexible well completions
RU2799592C2 (ru) Способ развертывания интегральной колонны заканчивания скважины за один рейс и система заканчивания скважины
Gimre Efficiency of ICV/ICD systems
WO2009148723A1 (en) Inter and intra-reservoir flow controls
Machado Case History of a Successful Selective Horizontal Openhole Gravel Pack With Zonal Isolation in Deep Water Field
Sommerauer et al. Rapid pressure support for Champion SE reservoirs by multi-layer fractured water injection
Wylie et al. Case History: Well Completion and Servicing Strategies for the Hibernia Field
Bagaria et al. Horizontal Well Completion And Stimulation Techniques
Denney Record ERD Well Drilled From a Floating Installation

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2288 DE 11/11/2014.