BRPI0622183A2 - mÉtodo de utilizaÇço de campos magnÉticos para induzir uniformemente campos elÉtricos para fins terapÊuticos - Google Patents
mÉtodo de utilizaÇço de campos magnÉticos para induzir uniformemente campos elÉtricos para fins terapÊuticos Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0622183A2 BRPI0622183A2 BRPI0622183-1A BRPI0622183A BRPI0622183A2 BR PI0622183 A2 BRPI0622183 A2 BR PI0622183A2 BR PI0622183 A BRPI0622183 A BR PI0622183A BR PI0622183 A2 BRPI0622183 A2 BR PI0622183A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- magnetic field
- orientation
- coil
- approximately
- transmitted
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N2/00—Magnetotherapy
- A61N2/02—Magnetotherapy using magnetic fields produced by coils, including single turn loops or electromagnets
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Radiology & Medical Imaging (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Magnetic Treatment Devices (AREA)
- Variable-Direction Aerials And Aerial Arrays (AREA)
- Electrotherapy Devices (AREA)
Abstract
MÉTODO DE UTILIZAÇçO DE CAMPOS MAGNÉTICOS PARA INDUZIR UNIFORMEMENTE CAMPOS ELÉTRICOS PARA FINS TERAPÊUTICOS. Trata-se de um método e aparelho para transmitir um campo elétrico a um corpo, compreendendo a transmissão de um campo magnético polarizado em uma primeira direção a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo e mudar a direção da transmissão do campo magnético para uma segunda direção direcionada ao alvo desejado para induzir um campo elétrico através do alvo desejado.
Description
"MÉTODO DE UXHdZAÇÃO DE CAMPOS MAGNÉTICOS PARA INDUZIR UNIFORMEMENTE CAMPOS ELÉTRICOS PARA FINS TERAPÊUTICOS"
Antecedentes
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se, genericamente, ao uso de campos magnéticos e, mais particularmente, a métodos de utilização de campos magnéticos para induzir uniformemente campos elétricos para fins terapêuticos.
Técnica Relacionada
A exposição a campos eletromagnéticos (EMFs) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais útil no tratamento de muitas condições médicas. Por exemplo, exposição a campos magnéticos com tempos variados é um método aceito de aceleração da cura de ossos e ferimentos. Por exemplo, os EMFs podem ser usados para limitar os danos a um coração durante um ataque cardíaco e proteger a medula óssea durante quimioterapia e terapia de raios-X para destruição de tumores.
Quando é aplicado um EMF a uma célula, o campo elétrico que age sobre a célula é o principal mecanismo por meio do qual o EMF afeta a célula. Para a maioria das finalidades, o uso de um campo magnético de baixa freqüência com variação de tempo é o método mais conveniente e controlável de fazer com que um campo elétrico apareça no tecido a ser tratado. Um campo magnético com tempo variado pode ser criado externamente ao corpo (por exemplo, com um par de bobinas e uma fonte de corrente com tempo variado). Quando este campo entra em um corpo, ele induz (pela Lei de Faraday) um campo elétrico que varia no tempo. É razoavelmente direto criar um campo magnético uniforme em um corpo porque as propriedades magnéticas do corpo são bem uniformes. No entanto, o campo elétrico induzido é muito sem uniformidade porque a condutividade elétrica do corpo pode variar enormemente de órgão para órgão (por exemplo, pulmão para o coração) e dentro de um órgão (por exemplo, músculo do coração e sangue).
Esta falta de uniformidade representa uma séria limitação na aplicação terapêutica de campos magnéticos com variação no tempo. Um bom exemplo desta limitação está no uso de campos magnéticos para limitar os danos ao coração após um evento isquêmico (por exemplo, ataque cardíaco). A aplicação do campo magnético por um período de 30 minutos ou mais induz a ativação de proteínas de choque de calor (hsps) nas células do músculo cardíaco. Estas hsps agem protegendo o coração contra a morte da célula (necrose) durante o período em que a interrupção de fluxo sangüíneo (isquemia) causa tensão na célula. O problema que existe com esta técnica é que os campos elétricos induzidos variam tanto que, em muitas regiões do coração, o campo elétrico induzido não é grande o suficiente para fazer com que as células produzam hsps. Por exemplo, o pulmão é uma região de alta resistência adjacente ao coração. Como resultado, se o campo elétrico induzido passar através tanto do pulmão quanto do coração, a maior parte do campo aparecerá através do pulmão e muito pouco no coração. Mesmo que o campo elétrico induzido seja aplicado em uma direção que não cruze o pulmão, haverá regiões no coração que não experimentarão um campo elétrico significativo porque o sangue tem uma baixa condutividade com relação ao músculo cardíaco.
Que regiões de um órgão não sofrerão um campo elétrico significativo, isso dependerá criticamente da direção do campo magnético aplicado e, assim, da direção do EMF induzido. Uma solução proposta pode ser simplesmente aplicar campos nas direções x, y e ζ simultaneamente. No entanto, isso não funciona, já que o vetor soma destes campos seria simplesmente um novo campo magnético em uma única direção.
Sumário
De acordo com um primeiro aspecto amplo da presente invenção, é proporcionado um método de transmissão de um campo elétrico a um corpo compreendendo a transmissão de um campo magnético polarizado em uma primeira direção a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; e mudar a direção de transmissão do campo magnético para uma segunda direção direcionada ao alvo desejado para induzir um campo elétrico através do alvo desejado.
De acordo com um segundo aspecto amplo da presente invenção, é proporcionado um método de transmissão de um campo elétrico a um corpo compreendendo a transmissão de um primeiro campo magnético a uma primeira célula em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; e transmissão de um segundo campo magnético a partir de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionada ao alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do alvo desejado, onde apenas um campo magnético é transmitido ao corpo de cada vez.
De acordo com um terceiro aspecto amplo da presente invenção, é proporcionado um método de transmissão de um campo elétrico a um corpo compreendendo a transmissão de um primeiro campo magnético a partir de uma primeira bobina em uma primeira orientação, a um corpo, e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; a transmissão de um segundo campo magnético a partir de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionado ao alvo desejado dentro do corpo; e transmissão de um terceiro campo magnético a partir de uma terceira bobina em uma terceira orientação direcionada ao alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do alvo desejado.
De acordo com um quarto aspecto amplo da presente invenção, é proporcionado um aparelho para a transmissão de um campo elétrico a um corpo, compreendendo um meio para transmitir um primeiro campo magnético a partir de uma primeira bobina em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; um meio para transmitir um segundo campo magnético a partir de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionada ao alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do alvo desejado; e um meio para alternar uma corrente entre a primeira bobina e a segunda bobina.
Breve Descrição dos Desenhos A invenção será descrita em conjunto com os desenhos anexos, em que:
A Figura 1 é uma representação esquemática de um arranjo de bobina de acordo com uma modalidade da presente invenção em que 2 pares de bobinas são orientados perpendicularmente entre si;
A Figura 2 é uma representação esquemática de um arranjo de bobina de acordo com uma modalidade da presente invenção em que 2 pares de bobinas são orientados perpendicularmente entre si;
A Figura 3 é uma representação esquemática de um arranjo de bobina de acordo com uma modalidade da presente invenção usando 3 pares de bobinas;
A Figura 4 é um gráfico de intervalos liga/desliga e porcentagem de resposta máxima para diferentes modelos de efeitos induzidos por EMF, incluindo proteção contra hipoxia (círculos) e mudanças na atividade da enzima (quadrados);
A Figura 5 é uma tabela que mostra o efeito de EMFs sobre os danos após um ataque cardíaco usando polarização de exposição à EMF linear vertical e horizontal; e
A Figura 6 é uma tabela que mostra o efeito de EMFs sobre o dano após um ataque cardíaco usando polarização de exposição à EMF vertical circular, horizontal circular e alternando vertical e horizontal linear.
Descrição Detalhada
É vantajoso definir diversos termos antes de descrever a invenção. Deve-se apreciar que as definições a seguir são usadas em todo este pedido.
Definições
Quando a definição de termos se afastar do significado comumente usado do termo, o requerente pretende utilizar as definições fornecidas abaixo, a menos que seja indicado especificamente.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo magnético polarizado linearmente" refere-se a um campo magnético que varia no tempo, mas cuja direção sempre está direcionada ao longo de uma dada linha fixa. Para os fins da presente invenção, o termo "campo magnético polarizado circularmente" refere-se a um campo magnético cujo vetor de campo gira em torno de um eixo geométrico fixo e parece percorrer a trajetória de um círculo.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo vertical linear" refere-se a um campo polarizado linearmente cujo vetor de campo está orientado na direção vertical.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo horizontal linear" refere-se a um campo polarizado linearmente cujo vetor de campo está orientado na direção horizontal.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo vertical circular" refere-se ao campo polarizado circularmente em que o vetor do campo gira em torno do eixo geométrico vertical.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo horizontal circular" refere-se a um campo polarizado circularmente em que o vetor de campo gira em torno do eixo geométrico horizontal.
Para os fins da presente invenção, o termo "campo elétrico uniforme" refere-se a um campo elétrico induzido que é essencialmente constante em todos os tecidos a serem tratados.
Para os fins da presente invenção, o termo "orientação" refere-se à disposição, configuração, direção, etc., do elemento identificado, como a orientação do campo magnético.
Descrição
A presente invenção proporciona um método e aparelho para a transmissão de um campo elétrico a um corpo por meio da transmissão de um primeiro campo magnético oriundo de uma primeira bobina em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo, e transmissão de um segundo campo magnético oriundo de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionado ao alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do alvo desejado, onde apenas um campo magnético é transmitido ao corpo de cada vez. A presente invenção proporciona um aumento da uniformidade do campo elétrico induzido. Maior uniformidade é benéfica porque, se o campo elétrico induzido não for uniforme, seu valor pode (em algumas regiões do tecido a ser tratado) cair abaixo do valor limite necessário para induzir efeitos biológicos benéficos e, assim, o tratamento pode ser apenas parcialmente efetivo.
Sob certas condições, a eficácia de um tratamento por campo magnético (cuja duração pode ser, por exemplo, de aproximadamente 30 minutos a aproximadamente 60 minutos), pode ser significativamente melhorada se a direção do campo magnético for mudada durante o tratamento.
Pode ser usado um campo magnético polarizado linearmente que mude, alternadamente, indo e vindo em uma direção (por exemplo, vertical) para uma direção perpendicular (por exemplo, horizontal). Em outras modalidades da presente invenção, a direção de transmissão do campo pode ser mudada aproximadamente 90 graus +/- 30 graus com relação à direção original do campo.
Em algumas modalidades da presente invenção, o tempo de exposição é um elemento importante de um tratamento eficaz. Em algumas modalidades da presente invenção, o campo magnético permanece em qualquer dada direção por pelo menos 5 segundos antes de mudar a direção de transmissão para uma nova direção. Uma mudança na direção de transmissão do campo magnético pode induzir um campo elétrico através do alvo desejado. Em algumas modalidades da presente invenção, o tempo de exposição mínimo em qualquer direção é maior do que 10 segundos antes de mudar a direção de transmissão. Em algumas modalidades da presente invenção, o tempo máximo de exposição em qualquer direção é 300 segundos ou mais antes de alternar a direção de transmissão. Assim, uma duração de exposição adequada em qualquer direção pode ser de aproximadamente 5 segundos a aproximadamente 300 segundos ou mais, de preferência de aproximadamente 10 a aproximadamente 30 segundos. Os quadros de tempo podem ser modificados dependendo dos tecidos ou células que estão sendo tratados, da freqüência de exposição e dependendo do período de tempo entre os tratamentos. Um campo magnético para uso na presente invenção pode ser gerado, por exemplo, com 2 pares de bobinas que são orientadas perpendicularmente entre si e em que uma corrente AC flui alternadamente em um par e então, no par perpendicular. Tal disposição proporciona um campo em duas direções perpendiculares, isto é, a orientação planar de um dos campos magnéticos é substancialmente perpendicular à orientação planar do outro campo magnético. As Figuras 1 e 2 proporcionam representações esquemáticas de disposições de bobinas de acordo com modalidades da presente invenção em que 2 pares de bobinas são orientados perpendicularmente entre si.
Um objetivo da presente invenção é obter um campo elétrico induzido uniforme. Assim, de acordo com uma modalidade da presente invenção, é preferível começar com um campo magnético razoavelmente uniforme. A corrente que flui em uma única bobina pode ser usada na presente invenção, embora tal arranjo crie um campo magnético relativamente não uniforme, introduzindo assim alguns dos problemas mencionados acima. Um par de bobinas que estejam em planos que sejam perpendiculares entre si, rende campos magnéticos muito mais uniformes quando a corrente flui de tal maneira que os campos das duas bobinas são aditivos na região entre as bobinas.
Em uma outra disposição da presente invenção, dois pares de bobinas são dispostos perpendicularmente entre si e a corrente AC em um par está defasada 90 graus com relação ao outro par de bobinas, tal que é criado um campo magnético polarizado circular. De acordo com modalidades da presente invenção, as correntes podem ter outras defasagens que não a de 90 graus, como 90 graus +/- 30 graus. Se as correntes estiverem fora de fase, mas não 90 graus fora de fases, então o campo resultante pode ser considerado como sendo composto de um campo polarizado circular (causado pela componente das correntes que estão 90 graus fora de fase) e um campo magnético polarizado linearmente, (causado pela componente das correntes que estão em fase uma com a outra). Isso é geralmente menos eficaz do que a condição de 90 graus fora de fase. No entanto, tal disposição é abrangida pelo escopo da presente invenção. Assim, por exemplo, é criado um campo magnético que gira a partir, por exemplo, da direção vertical, para a direção horizontal continuamente. Tal disposição proporciona um campo em duas direções perpendiculares.
Uma outra modalidade da presente invenção proporciona um campo magnético polarizado circular em que o campo circular tem um plano com uma direção que é alternada no tempo para uma direção perpendicular. Isso pode ser conseguido com três pares de bobinas orientadas perpendicularmente entre si. Tal disposição pode ser vista na Figura 3. Estas bobinas podem ser designadas par de bobinas 302, par de bobinas 304 e par de bobinas 306, respectivamente. Em uma modalidade exemplificativa da per, a corrente AC flui nos pares de bobinas 302 e 304. As correntes nestas bobinas podem estar 90 graus fora de fase. Após um período de tempo, que pode ser, por exemplo, pelo menos aproximadamente 5 segundos, de preferência maior do que aproximadamente 10 segundos, mas tipicamente não mais do que aproximadamente 300 segundos, a corrente é mudada tal que o par de bobinas 302 e o par de bobinas 306 sejam energizados com ou sem correntes 90 graus fora de fase. Em uma modalidade da presente invenção, o par de bobinas 304 e o par de bobinas 306 também estão 90 graus fora de fase. Tal disposição proporciona um campo em três direções perpendiculares.
Os campos magnéticos, conforme usados nas modalidades da presente invenção incluem campos com freqüências variando de aproximadamente 10 Hz a 5 GHz. O tipo de campo magnético usado em uma dada modalidade pode ser determinado pelo custo de equipamento e facilidade de aplicação. De acordo com modalidades da presente invenção, a freqüência do campo magnético aplicado é, pelo menos, aproximadamente 20 Hz. Em outras modalidades da presente invenção, a freqüência do campo magnético aplicado pode ser aproximadamente 20 Hz a aproximadamente 60 Hz, ou mais. A corrente nas bobinas deve ser grande o suficiente para criar um campo magnético no tecido sendo tratado que seja suficiente para induzir um campo elétrico a 60 Hz que seja maior do que cerca de 10 microvolts/metro. As freqüências acima de 60 Hz, o campo magnético pode permanecer igual àquele calculado acima para a condição de 60 Hz. As freqüências abaixo de 60 Hz, o campo magnético deve aumentar inversamente com a diminuição na freqüência. Assim, por exemplo, a 20 Hz1 o campo magnético deve ser 3 vezes mais do que o necessário a 60 Hz.
Para uso na presente invenção, podem ser usadas quaisquer bobinas adequadas na geração do campo magnético, incluindo bobinas de Helmholtz1 etc. As Figuras 1, 2 e 3 mostram representações esquemáticas de disposições de bobinas e não devem ser consideradas como Iimitantes da aplicação da presente invenção. As bobinas da presente invenção podem ter diversos formatos e disposições conhecidas agora ou a serem desenvolvidas mais tarde.
As modalidades da presente invenção podem usar um EMF atérmico, isto é, um campo que não cause aumento na temperatura do tecido. Um EMF atérmico pode criar o efeito biológico desejado, como modificação das concentrações de hsp, quando os parâmetros do campo, por exemplo, amplitude, freqüência e forma de onda, são constantes para períodos ou intervalos de pelo menos diversos segundos. O EMF atérmico aplicado ao tecido tecnologia ciclos liga-desliga variando de aproximadamente 0,1 segundo a aproximadamente 1 a 2 segundos, não terá efeito biológico. Em uma modalidade, o EMF atérmico aplicado ao tecido tendo ciclos liga-desliga maiores do que 10 segundos, rende um efeito biológico desejado.
A presente invenção pode ser usada em diversos protocolos de tratamento inclusive tratamentos simples ou tratamentos múltiplos em um dia, em uma semana ou em diversas semanas ou meses, dependendo da aplicação particular. Um tratamento simples pode ser proporcionado por um período de segundos, minutos ou horas, dependendo da aplicação particular.
As exposições a EMF, de acordo com a presente invenção, podem ser usadas para direcionar e melhorar tratamentos terapêuticos ou paliativos incluindo, sem limitação, terapias físicas, químicas, radiativas ou genéticas, aplicadas para o tratamento e prevenção de doenças. A presente invenção aumenta a eficácia da terapia de campo magnético ao tratar diversos órgãos no corpo para condições que incluem câncer, artrite, psoríase, diabetes mellitus, doenças auto-imunes, ataques cardíacos, etc.
A aplicação de EMFs ativa os caminhos de sinalização de célula resultando na produção de proteínas de stress. Estas proteínas de stress protegem a célula contra estímulos deletérios. No entanto, a estimulação prolongada ou repetitiva faz com que as células diminuam ou regulem esta resposta de stress. Isso deixa as células em um estado mais sensível após a exposição à EMF. Logo, qualquer agente terapêutico aplicado para danificar estas células, será mais efetivo. Assim, a presente invenção pode ser usada em combinação de métodos que relacionem o uso de EMFs e constância temporal com a habilidade de focar o efeito biológico de um EMF. Tais métodos têm a capacidade de proteger ou desproteger seletivamente um volume de tecido, dependendo dos parâmetros da exposição à EMF aplicados. As modalidades da presente invenção podem, além de direcionar volumes específicos de tecido, focar o efeito da exposição escolhida a EMF.
Para câncer, a presente invenção também pode ser usada em combinação com agentes anticancerígenos ou medicamentos quimioterápicos ou em combinação com terapia de radiação. A aplicação de exposição à EMF a longo prazo, de acordo com modalidades da presente invenção, a células do tumor, pode tornar as células do tumor mais suscetíveis a tratamentos subseqüentes usando agentes químicos tóxicos, como taxol. Em uma modalidade, as células são expostas ao EMF antes da administração de taxol, o que leva a um aumento muito significativo no efeito tóxico do taxol. Por exemplo, embriões de pintinhos expostos a um EMF por 48 horas contínuas antes da injeção de taxol e 48 horas contínuas após a injeção, mostraram um aumento no efeito tóxico do taxol.
Ficará obvio para alguém que seja versado na técnica quando da leitura deste pedido que podem ser aplicadas modalidades a outros procedimentos médicos usando estímulos deletérios que destinam-se a destruir ou modificar um volume escolhido de tecido ou células biológicas para uma razão que não a terapia contra câncer. Alguns exemplos disso são crescimentos benignos, quelóides, malformações artério-venosas, hiperplasia benigna da próstata, esplenomegalia, etc. Adicionalmente, a aplicação adjuvante de modalidades não é apenas para tratamento destinado a curar, mas também pode ser para auxiliar em medidas paliativas, por exemplo, com radiação ionizante usada para reduzir a massa ou crescimento de um tumor para aliviar temporariamente os sintomas causados por aquela massa.
Além disso, quando são usados campos magnéticos variáveis no tempo como uma profilaxia para proteger contra estresses hipóxicos, luz UV, de raios-X ou outros estresses adversos, a presente invenção torna os campos magnéticos variáveis no tempo mais efetivos. No entanto, a proteção que é induzida é altamente dependente da dose do EMF usado. Exposições de curto prazo a campos (variando de 20 minutos a diversas horas) protegem contra o estresse e também podem reduzir a expressão de citoquina, que leva a inchaço e inflamação. As exposições a longo prazo anteriores (maiores do que 12 horas) podem fazer com que as células, tecidos e órgãos fiquem mais suscetíveis a danos subseqüentes causados pelo estresse. O grau de proteção ou de suscetibilidade aumentada depende da duração de tempo de exposição e da potência do EMF aplicado.
Os dados a seguir mostram o impacto da presente invenção. Os estudos foram conduzidos para investigar a capacidade de campos elétricos induzidos em um coração de rato de proteger contra um ataque cardíaco simulado. Neste estudo, os campos magnéticos foram aplicados em apenas uma dentre duas direções (vertical ou horizontal linear, com relação ao rato). Conforme pode ser visto nos dados apresentados na Tabela 1 da Figura 5, não foi observada nenhuma redução estatisticamente significativa no tecido cardíaco necrótico. Isso foi porque grandes regiões do músculo cardíaco não estavam sendo expostas a um campo elétrico capaz de induzir um efeito biológico (neste caso, proteção isquêmica).
No entanto, em estudos adicionais, descobriu-se que, mudando-se a direção do campo magnético aplicado no tempo, tal que mais de um plano de aplicação de campo magnético fosse usado durante a exposição, era possível obter uma melhora de três vezes no salvamento do tecido miocardíaco. Neste segundo estudo, os ratos foram expostos a um campo polarizado circularmente (no plano vertical ou horizontal) ou um campo em que a direção do campo magnético aplicado mudasse de vertical para horizontal a cada 30 segundos. Nestes experimentos, mostrados na Tabela 2 da Figura 6, foi observada uma redução de 15% no tecido necrótico em comparação com a redução de -5% na Tabela 1 da Figura 5.
Conforme está resumido na Tabela 1 da Figura 5 e Tabela 2 da Figura 6, todos os EMFs lineares, unidirecionais (vertical ou horizontal) só foram marginalmente eficazes na redução do tamanho do infarto a seguir ao ataque cardíaco estimulado. Isso era esperado dada a natureza não uniforme dos campos elétricos induzidos por estas exposições unidirecionais. No entanto, conforme resumido na Tabela 2 da Figura 6, as outras exposições EMF testadas (vertical circular, horizontal circular ou alternada) resultaram em melhoras significativas na redução do dano ao coração. Estas descobertas suportam a noção de que as exposições a EMF em múltiplas direções são capazes de induzir campos elétricos mais uniformes e, assim, efeitos biológicos significativos no tecido.
De acordo com uma modalidade da per, uma abordagem de exposição a campo magnético multidirecional pode ser acoplada a protocolos específicos de tempo de modo a aumentar sua eficácia. Escalas específicas de tempo para exposição induzem um efeito biológico mais robusto. Foi descrito anteriormente que se uma exposição a campo magnético é constante temporariamente por algum período mínimo de tempo, por exemplo, mais do que aproximadamente 10 segundos, é possível obter um efeito biológico completo. A Figura 4 mostra este fenômeno para uma série de modelos diferentes de efeitos induzidos por EMF, incluindo proteção contra hipoxia (círculos) e mudanças na atividade da enzima (quadrados). Conforme pode ser visto na Figura 4, de acordo com uma modalidade da presente invenção, um intervalo de liga/desliga mínimo de aproximadamente 10 segundos obtém um efeito biológico induzido máximo. Assim, em uma modalidade da presente invenção, a direção do campo não é mudada em escalas de tempo menores do que cerca de 10 segundos. Em outras modalidades, no entanto, as escalas de tempo podem ser maiores ou menores do que 10 segundos entre a alternância da direção do campo.
Além do mais, considerando que todas as exposições uniaxiais criam campos elétricos induzidos não homogêneos no tecido, a maioria das exposições multiaxiais o faz também. Isso é porque, quando os tecidos são expostos a campos mutidirecionais simultaneamente, o campo aplicado real é uma soma de todos os campos aplicados em direções diferentes, resultando em um vetor de exposição a campo magnético unidirecional. De modo a evitar isso, as exposições multidirecionais podem ser aplicadas de outra maneira que não simultaneamente.
Uma maneira de obter isso é através do uso de um campo magnético polarizado circularmente, cuja direção mude continuamente (por exemplo, vertical ou horizontal circular mostrado na Tabela 2 acima). No entanto, este método produz campos elétricos induzidos que são mais difíceis de quantificar e nem sempre é o meio mais eficaz de induzir campos elétricos no tecido, já que ainda pode haver regiões com campos elétricos induzidos abaixo do limite. Ao invés disso, de acordo com uma modalidade da presente invenção, o uso de campos magnéticos aplicados (lineares ou circulares), cuja direção/orientação mude a certos intervalos de tempo para um segundo plano de exposição (conforme evidenciado pelos dados lineares alternados dados na Tabela 2), é proporcionado. Se a exposição a um campo magnético for temporariamente constante por algum período mínimo de tempo (por exemplo, mais do que aproximadamente 10 segundos), um efeito biológico completo pode ser obtido.
Embora a presente invenção tenha sido totalmente descrita em conjunto com suas diversas modalidades com referência aos desenhos anexos, deve-se entender que diversas alterações e modificações podem ficar aparentes para aqueles que são versados na técnica. Tais alterações e modificações devem ser entendidas como incluídas no escopo da presente invenção conforme definida pelas reivindicações anexas, a menos que se afastem das mesmas.
Claims (54)
1. Método de transmissão de um campo elétrico a um corpo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: transmitir um campo magnético polarizado em uma primeira direção a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; e mudar a direção de transmissão do dito campo magnético para uma segunda direção direcionada ao dito alvo desejado para induzir um campo elétrico através do dito alvo.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a orientação planar do dito campo magnético na dita primeira direção é perpendicular à orientação planar do dito campo magnético na dita segunda direção.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é transmitido na dita primeira direção por pelo menos 5 segundos antes da direção de transmissão ser mudada para a dita segunda direção.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é transmitido na dita primeira direção por pelo menos 10 segundos antes da direção de transmissão ser mudada para a dita segunda direção.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é transmitido na dita primeira direção por pelo menos 30 segundos antes da direção de transmissão ser mudada para a dita segunda direção.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é transmitido na dita primeira direção por não mais do que 300 segundos antes de a direção de transmissão ser mudada para a dita segunda direção.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o campo magnético é transmitido ao corpo por aproximadamente 30 minutos até aproximadamente 60 minutos.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende células cancerosas.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende tecido cardíaco.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é polarizado linearmente.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é polarizado circularmente.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é criado com uma corrente AC fluindo através de pelo menos um par de bobinas.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito campo magnético é criado com pelo menos dois pares de bobinas.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que os ditos pelo menos dois pares de bobinas são dispostos para transmitir um campo magnético em pelo menos duas direções diferentes.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que uma corrente AC flui alternadamente através dos ditos pelo menos dois pares de bobinas.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que a corrente AC em um par de bobinas está aproximadamente 90 graus fora de fase com a corrente AC em pelo menos um outro par de bobinas.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que a corrente AC em um par de bobinas está fora de fase aproximadamente 60 graus até aproximadamente 120 com a corrente AC em pelo menos um outro par de bobinas.
18. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o campo magnético transmitido compreende uma freqüência de aproximadamente 20 Hz ou mais.
19. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o campo magnético transmitido compreende uma freqüência de aproximadamente 20 Hz a aproximadamente 60 Hz.
20. Método de transmissão de um campo magnético a um corpo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: transmitir um primeiro campo magnético oriundo de uma primeira bobina em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; e transmitir um segundo campo magnético a partir de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionada ao dito alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do dito alvo desejado, em que apenas um campo magnético é transmitido ao corpo de cada vez.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético em uma primeira orientação e dito segundo campo magnético em uma segunda orientação, compreende um campo magnético polarizado linearmente.
22. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético em uma primeira orientação e dito segundo campo magnético em uma segunda orientação, compreende um campo magnético polarizado circularmente.
23. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma da dita primeira bobina e dita segunda bobina compreende um par de bobinas.
24. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita primeira orientação é perpendicular à dita segunda orientação.
25. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente a transmissão de um terceiro campo magnético oriundo de uma terceira bobina em uma terceira orientação.
26. Método, de acordo com a reivindicação 25, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita primeira orientação, a dita segunda orientação e a dita terceira orientação são, cada uma, perpendiculares às orientações das outras bobinas.
27. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito primeiro campo magnético é transmitido na dita primeira orientação por pelo menos 5 segundos antes da orientação de transmissão ser mudada para a dita segunda orientação do dito segundo campo magnético.
28. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito primeiro campo magnético é transmitido na dita primeira orientação por pelo menos 10 segundos antes da orientação de transmissão ser mudada para a dita segunda orientação do dito segundo campo magnético.
29. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito primeiro campo magnético é transmitido na dita primeira orientação por pelo menos 30 segundos antes da orientação de transmissão ser mudada para a dita segunda orientação do dito segundo campo magnético.
30. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito primeiro campo magnético é transmitido na dita primeira orientação por não mais do que 300 segundos antes de a orientação de transmissão ser mudada para a dita segunda orientação do dito segundo campo magnético.
31. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que os campos magnéticos são transmitidos ao corpo por um total de aproximadamente 30 minutos até aproximadamente 60 minutos.
32. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende células cancerosas.
33. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende tecido cardíaco.
34. Método, de acordo com a reivindicação 20, CARACTERIZADO pelo fato de que uma corrente AC flui alternadamente através da dita primeira bobina e dita segunda bobina.
35. Método, de acordo com a reivindicação 34, CARACTERIZADO pelo fato de que a corrente AC que flui através da dita primeira bobina está aproximadamente 90 graus fora de fase com a corrente AC que flui através da dita segunda bobina.
36. Método, de acordo com a reivindicação 34, CARACTERIZADO pelo fato de que a corrente AC que flui através da dita primeira bobina está aproximadamente 60 graus a aproximadamente 120 graus fora de fase com a corrente AC que flui através da dita segunda bobina.
37. Método de transmissão de um campo elétrico a um corpo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: transmitir um primeiro campo magnético oriundo de uma primeira bobina em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; transmitir um segundo campo magnético oriundo de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionada ao dito alvo desejado dentro do corpo; e transmitir um terceiro campo magnético oriundo de uma terceira bobina em uma terceira orientação direcionada ao dito alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do dito alvo desejado.
38. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético em uma primeira orientação, dito segundo campo magnético em uma segunda orientação e dito terceiro campo magnético em uma terceira orientação compreende um campo magnético polarizado linearmente.
39. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético em uma primeira orientação, dito segundo campo magnético em uma segunda orientação e dito terceiro campo magnético em uma terceira orientação, compreende um campo magnético polarizado circularmente.
40. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma da dita primeira bobina, dita segunda bobina e dita terceira bobina compreende um par de bobinas.
41. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita primeira orientação, dita segunda orientação e dita terceira orientação são, cada uma, perpendiculares às orientações das outras bobinas.
42. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético, dito segundo campo magnético e dito terceiro campo magnético é transmitido por pelo menos 5 segundos antes de a orientação de transmissão ser mudada para uma orientação diferente.
43. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético, dito segundo campo magnético e dito terceiro campo magnético é transmitido por pelo menos 10 segundos antes de a orientação de transmissão ser mudada para uma orientação diferente.
44. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético, dito segundo campo magnético e dito terceiro campo magnético é transmitido por pelo menos 30 segundos antes de a orientação de transmissão ser mudada para uma orientação diferente.
45. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um do dito primeiro campo magnético, dito segundo campo magnético e dito terceiro campo magnético é transmitido por não mais do que 300 segundos antes de a orientação de transmissão ser mudada para uma orientação diferente.
46. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que dois do dito primeiro campo magnético, dito segundo campo magnético e dito terceiro campo magnético, são transmitidos simultaneamente.
47. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que os campos magnéticos são transmitidos ao corpo por um total de aproximadamente 30 minutos a aproximadamente 60 minutos.
48. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende células cancerosas.
49. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que o alvo compreende tecido cardíaco.
50. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que uma corrente AC fluindo através de pelo menos uma da dita primeira bobina, dita segunda bobina e dita terceira bobina está aproximadamente 90 graus fora de fase com a corrente AC que flui através de pelo menos outra da dita primeira bobina, dita segunda bobina e dita terceira bobina.
51. Método, de acordo com a reivindicação 37, CARACTERIZADO pelo fato de que uma corrente AC fluindo através de pelo uma da dita primeira bobina, dita segunda bobina e dita terceira bobina, está fora de fases de aproximadamente 60 graus a aproximadamente 120 com a corrente AC que flui através de pelo menos uma outra da dita primeira bobina, segunda bobina e terceira bobina.
52. Aparelho para transmitir um campo elétrico a um corpo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um meio para transmitir um primeiro campo magnético a partir de uma primeira bobina em uma primeira orientação a um corpo e direcionado a um alvo desejado dentro do corpo; um meio para transmitir um segundo campo magnético a partir de uma segunda bobina em uma segunda orientação direcionada ao dito alvo desejado dentro do corpo para induzir um campo elétrico através do dito alvo desejado; e um meio para alternar uma corrente entre a dita primeira bobina e dita segunda bobina.
53. Aparelho, de acordo com a reivindicação 52, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos uma da dita primeira bobina e dita segunda bobina compreende um par de bobinas.
54. Aparelho, de acordo com a reivindicação 52, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente um meio para transmitir um terceiro campo magnético oriundo de uma terceira bobina em uma terceira orientação.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/US2006/045491 WO2008066509A2 (en) | 2006-11-28 | 2006-11-28 | Method of inducing uniform electric fields |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0622183A2 true BRPI0622183A2 (pt) | 2011-12-27 |
Family
ID=39468388
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0622183-1A BRPI0622183A2 (pt) | 2006-11-28 | 2006-11-28 | mÉtodo de utilizaÇço de campos magnÉticos para induzir uniformemente campos elÉtricos para fins terapÊuticos |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2094356A2 (pt) |
JP (1) | JP2010510862A (pt) |
AU (1) | AU2006351238A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0622183A2 (pt) |
CA (1) | CA2671117A1 (pt) |
WO (1) | WO2008066509A2 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2672987T3 (es) * | 2009-03-02 | 2018-06-19 | Yeda Research And Development Co. Ltd. | Esquema de configuración magnética y sincronización para la estimulación magnética transcraneal |
CN108619618A (zh) * | 2018-05-29 | 2018-10-09 | 北京星辰万有科技有限公司 | 一种糖尿病理疗装置 |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2004082759A2 (en) * | 2003-03-17 | 2004-09-30 | Trustees Of Boston University | Magnetic stimulator |
-
2006
- 2006-11-28 BR BRPI0622183-1A patent/BRPI0622183A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2006-11-28 AU AU2006351238A patent/AU2006351238A1/en not_active Abandoned
- 2006-11-28 CA CA002671117A patent/CA2671117A1/en not_active Abandoned
- 2006-11-28 EP EP06838452A patent/EP2094356A2/en not_active Withdrawn
- 2006-11-28 JP JP2009539219A patent/JP2010510862A/ja active Pending
- 2006-11-28 WO PCT/US2006/045491 patent/WO2008066509A2/en active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
AU2006351238A1 (en) | 2008-06-05 |
WO2008066509A2 (en) | 2008-06-05 |
EP2094356A2 (en) | 2009-09-02 |
CA2671117A1 (en) | 2008-06-05 |
JP2010510862A (ja) | 2010-04-08 |
WO2008066509A3 (en) | 2009-04-23 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7587230B2 (en) | Method of using magnetic fields to uniformly induce electric fields for therapeutic purposes | |
US10729914B2 (en) | Electromagnetic radiation treatment | |
US8684901B1 (en) | Electromagnetic radiation treatment for cancer and pathological genetic regulations | |
AU2005210132B2 (en) | Device for treating using magnetic fields | |
US20030195594A1 (en) | Use of electromagnetic fields in cancer and other therapies | |
US7335156B2 (en) | Digital electromagnetic pulse generator | |
US20230149708A1 (en) | Tumor treating fields (ttf) for cancer treatment | |
JPH02195969A (ja) | 治療処置装置 | |
BRPI0622183A2 (pt) | mÉtodo de utilizaÇço de campos magnÉticos para induzir uniformemente campos elÉtricos para fins terapÊuticos | |
Mahna et al. | The effect of ELF magnetic field on tumor growth after electrochemotherapy | |
Pupo et al. | Electrotherapy on cancer: Experiment and mathematical modeling | |
Chen et al. | Time interval after heat stress plays an important role in the combination therapy of hyperthermia and cancer chemotherapy agents | |
BR102015024044A2 (pt) | método e sistema para configuração de um dispositivo gerador de campo magnético para direcionamento de substâncias magnéticas | |
ES2584255B2 (es) | Dispositivo terapéutico portátil para el tratamiento de la artritis mediante estimulación magneto-térmica | |
RU209548U1 (ru) | Устройство для защиты органов средостения при моделировании лучевого повреждения легких у мелких лабораторных животных | |
TW526072B (en) | Magnetic field generator | |
Miaskowki et al. | Electromagnetic field in transcranial magnetic stimulation | |
JPS59125568A (ja) | 磁気治療器 | |
Luk | Clinical application of interstitial hyperthermia | |
JPH02134169A (ja) | 癌治療装置 | |
US11491330B2 (en) | Wellness device using interference frequencies | |
WO2018065806A1 (es) | Dispositivo de aguja única para el tratamiento de tumores profundos mediante electroquimioterapia | |
Chen et al. | Rotating magnets produce a prompt analgesia effect in rats | |
Djordjevic | Variable interaction of heat and procaine in potentiation of radiation lethality in mammalian cells of neoplastic origin | |
Jäkela et al. | Ion Chamber Dosimetry in a Magnetic Field for MR-Linac Applications |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012. |