BRPI0621480A2 - programação centralizada para rede de fornecimento de conteúdo - Google Patents

programação centralizada para rede de fornecimento de conteúdo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621480A2
BRPI0621480A2 BRPI0621480-0A BRPI0621480A BRPI0621480A2 BR PI0621480 A2 BRPI0621480 A2 BR PI0621480A2 BR PI0621480 A BRPI0621480 A BR PI0621480A BR PI0621480 A2 BRPI0621480 A2 BR PI0621480A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
content
request
requests
programming
content delivery
Prior art date
Application number
BRPI0621480-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jun Li
Snigdha Verma
Kumar Ramaswamy
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI0621480A2 publication Critical patent/BRPI0621480A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L47/00Traffic control in data switching networks
    • H04L47/10Flow control; Congestion control
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/50Network services
    • H04L67/56Provisioning of proxy services
    • H04L67/564Enhancement of application control based on intercepted application data
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/50Network services
    • H04L67/56Provisioning of proxy services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/50Network services
    • H04L67/60Scheduling or organising the servicing of application requests, e.g. requests for application data transmissions using the analysis and optimisation of the required network resources
    • H04L67/61Scheduling or organising the servicing of application requests, e.g. requests for application data transmissions using the analysis and optimisation of the required network resources taking into account QoS or priority requirements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • H04L41/50Network service management, e.g. ensuring proper service fulfilment according to agreements
    • H04L41/508Network service management, e.g. ensuring proper service fulfilment according to agreements based on type of value added network service under agreement
    • H04L41/509Network service management, e.g. ensuring proper service fulfilment according to agreements based on type of value added network service under agreement wherein the managed service relates to media content delivery, e.g. audio, video or TV

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Computer And Data Communications (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

PROGRAMAçãO CENTRALIZADA PARA REDE DE FORNECIMENTO DE CONTEúDO. Descreve-se um método para desempenho de programação centralizada de fornecimento de conteúdo incluindo desempenho para controle de admissão, localização de um servidor, que seja uma fonte de conteúdo, determinação de uma programação para fornecimento de conteúdo e re-ordenamento da programação de fornecimento de conteúdo para uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN). Descreve-se ainda um método para desempenho do controle de admissão incluindo o re-ordenamento de uma fila de solicitações com ) base em solicitações compromissadas atendidas parcialmente por conteúdo e solicitações recém chegadas por conteúdo e determinando se a nova solicitação recém chegada por conteúdo pode ser admitida junto à fila de solicitações.

Description

"PROGRAMAÇÃO CENTRALIZADA PARA REDE DE FORNECIMENTO DE CON- TEÚDO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN) pro- porcionando serviços de descargas atrasados. Mais particularmente, a presente invenção volta-se a uma programação centralizada para uma rede de fornecimento de conteúdo.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O estado anterior da técnica descreve um algoritmo de programação para um ser- vidor de conteúdo simples e um servidor cachê simples para serviços de descargas atrasa- dos. A tecnologia de rede de fornecimento de conteúdo (CDN) é utilizada tipicamente como um serviço de entrega do conteúdo solicitado podendo ser deixado para depois, com pos- tergação no prazo de tempo solicitado. O serviço de aluguel de filmes digitais pode ser um tipo de serviço típico.
A tecnologia CDN inclui dois componentes chaves: (1) alocação da fonte de distri- buição de conteúdo para servidores de ponta e (2) re-direcionamento de uma solicitação (solicitação-programação) para distribuição do conteúdo a partir de um servidor de ponta para um cliente. Nas redes de trabalho CDN convencionais, a solicitação-programação é feita junto a um servidor de ponta somente caso o conteúdo esteja disponível para um servi- dor de ponta.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção descreve um elemento de programação centralizada para uma rede de fornecimento de conteúdo com servidores de ponta/cachê para se chegar a um (1) balanceamento da carga em trânsito através da seleção dos trajetos de distribuição e (2) amenizar a carga em trânsito através da seleção das programações de distribuição em um controlador centralizado.
No CDN da presente invenção, a solicitação-programação pode ser feita para um servidor de ponta mesmo caso o conteúdo não esteja ainda disponível para um servidor de ponta. A habilidade de se selecionar um trajeto de servidores, que possam fornecer o conte- údo solicitado para o cliente é a função da solicitação-programação para o CDN da presente invenção. Ou seja, o elemento de programação centralizada do CDN da presente invenção identifica um trajeto no CDN1 através de onde o conteúdo solicitado será distribuído via uma programação da solicitação utilizando-se um elemento de programação centralizada da pre- sente invenção.
Um método para desempenhar a programação centralizada de fornecimento de conteúdo é descrito incluindo-se o desempenho do controle de admissão, localização de um servidor que seja a origem do conteúdo, determinação de uma programação para a entrega do conteúdo e re-ordenação da programação de fornecimento do conteúdo. Ainda descreve- se um método para executar-se o controle de admissão incluindo o re-ordenamento de uma fila de solicitações com base em solicitações compromissadas e atendidas parcialmente por conteúdos e solicitações recém chegadas por conteúdo e determinando se o pedido recém chegado por conteúdo pode ser admitido junto à fila de pedidos.
A presente invenção define o problema de programação de um sistema CDN com serviços de descargas atrasados e propõe um método heurístico para a solução do proble- ma de solicitação-programação utilizando (1) ordenação por taxa normalizada e (2) seleção de trajeto por seqüências.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 representa um diagrama esquemático de uma rede com entrega de con- teúdo ilustrando o problema resolvido pela presente invenção.
A Figura 2 representa um fluxograma detalhando o método de fornecimento mais oportuno à taxa normalizada (NRED) da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
O método da presente invenção para otimização da admissão e estabelecimento de uma programação de fornecimento é baseado em uma abordagem centralizada. O CDN da presente invenção suporta serviços de descarga atrasados que podem ser generalizados como o problema descrito na Figura 1, que compreende de um diagrama esquemático de uma rede de fornecimento de conteúdo ilustrando o problema resolvido pela presente inven- ção.
A Figura 1 apresenta a internet carregada por um CDN junto a um servidor de con- teúdo, uma pluralidade de clientes Uil e uma pluralidade de servidores de ponta dos quais é recebido um conteúdo através dos usuários e ou clientes. O servidor com conteúdo recebe uma solicitação para programação do conteúdo (solicitação-programação R (t0)) para um cliente via um servidor de ponta em algum tempo à frente. O servidor de ponta pode não ter ainda disponível o conteúdo solicitado. O elemento de programação centralizada (residente no servidor de conteúdo) deve descobrir/determinar um conjunto de programações S(t0), de modo que o conteúdo solicitado esteje disponível para o cliente que tenha solicitado o con- teúdo no tempo ou após o tempo solicitado para entrega. O elemento de programação cen- tralizada deve levar em consideração outras solicitações pendentes por conteúdo, bem co- mo a situação de conexão B((rii,nJ,t) e a capacidade de conexão b((nj,nj),t) e a situação de cachê Cj(t) e a capacidade de cachê c,(t).
Os parâmetros utilizados na execução da programação centralizada de acordo com a presente invenção são como se segue:
N = {nj, j=0,...,J} - conjunto de nodos da rede, incluindo um servidor de conteúdo (j=0), os servidores de ponta I (J=1,...,l), e os clientes U (J=I+1,...,I+U=J).
Para cada nodo, ocorre um cachê correspondente. Ci(t) - sendo a capacidade de cachê, c„ caso o tamanho do cachê seja fixado.
Ci(t) - sendo o conjunto da situação de cachês no tempo t, com lista de conteúdos de cachês realizados.
L = {(ni,nj), ni_-nj ε N} - sendo o conjunto de conexão de rede, onde (ni,nj) é a cone- xão a partir do nodo ?, ao nodo Djl sendo que a capacidade de conexão pode ser variante com o tempo.
b((nj,nk),t) - sendo a capacidade de conexão, b(ni,nj), caso a capacidade de cone- xão seja uma constante.
B((nj,nk),t) - sendo a situação de conexão de (ni,nj) no tempo t, - com lista de conte- údos transmitidos.
A rede CN é definida como [ N, { cj(t)}, {b((nj,nk),t)}] compreendida por um conjunto de nodos com cachês e conexões.
R(t0)= {rq, q=1,...,Q }_~ sendo o conjunto de solicitações, representando todas as
solicitações feitas pelos clientes junto ao servidor de conteúdo ao tempo t = t0.
rq= (mq, dq, uq) - sendo uma solicitação representada pelo conteúdo ID, dado o tem- po e solicitação da ID do cliente.
mq= sendo a ID do conteúdo (identificação) com um tamanho de conteúdo \mq\ e uma taxa de alinhamento em tempo real, || mq ||.
dq -- sendo o prazo de tempo para a solicitação rq
uq -- sendo a ID do cliente para o cliente que tenha feito a solicitação, a partir de onde a localização geográfica possa ser identificada.
S(t0) = { Sq(DhDj), para todo (DilDj) e Lj - - sendo o conjunto de programação para o conjunto de solicitações R(t0),
Sq(ni,nj) -- sendo o tempo de programação (inicial) para a solicitação rq ser trans- portada na conexão (ni,nj) para a taxa de alinhamento \\mq\\ .
O problema de otimização a ser resolvido pela presente invenção é que a partir de um dado conjunto de solicitações, um conjunto de programação deve ser determinado. A qualquer oportunidade em que se chega uma nova solicitação, o conjunto de programação deve ser determinado para se obter a distribuição mais rápida do conteúdo solicitado. O pro- blema pode ser definido como se segue:
Dada uma rede [ N, {cj(t)},{b((nj,nk),t)}], um conjunto de solicitações R(t0), e a condi- ção inicial dos cachês {ci(t0), i=1,..,l} e conexões {B((nj,nk)t0), (nj,nk) e L } no tempo, t=t0, deve-se encontrar um conjunto de programação S(t0) ={ Sq(nj,nk); (nj,nk) e Lj de modo que seja minimizado o último tempo programado para todas as solicitações em todas as cone- xões, ou seja:
Minimizar [Max (Sq(nj,nk); (nj,nk) e L & rq e R(t0))] (1) Sujeito a :
(1) Restrições de prazo de tempo dq ≤ max [Sq(np,nk),(nj,nk)ɛL] para todo rq
(2) Restrições de cachê em qualquer tempo t >t0, |Ci(t)|=Σ m_qɛCi(t)|mq| ≤Ci,(t), i=1,...,| aonde |mq| compreende o tamanho do conteúdo para a solicitação rq, e
(3) Restrições de capacidade de conexão para qualquer tempo t > t0 |((nj,nk),t)=Σs_q(n_j,n_k)>o[g(t-sq(nj,nk))-g(t-eq(nj,nk))]||mq||≤b(nj,nk),t) onde g[x] é a função degrau. g[x]=1, x≥O, ou então, g[x]=0,e eq(nj,nk)=Sq(nj,nk) +|ma|/||mq|| é o tempo de conclusão da descarga do conteúdo para a solicitação rq. Assume-se que o conteúdo é fornecido em um espaço de tempo consecutivo à taxa de alinhamento.
Embora o objetivo seja servir o total do conjunto de solicitações tão logo quanto o possível, ou seja, provendo um tempo de programação tão cedo quanto possível, para um dado conjunto solicitado, pode ocorrer de muitas solicitações virem a satisfazer as restri- ções, o que incluí a utilização de diferentes trajetos e proceder ao fornecimento das solicita- ções em ordens diferentes. A complexidade para a seleção do trajeto é dada por O(pQ), aonde ρ compreende o número médio de trajetos entre o servidor de conteúdo e um cliente. A complexidade de seleção/atendimento das ordens pode ser de até O(Q!) no caso extremo.
O elemento de programação centralizada da presente invenção, inclui um método heurístico que utiliza as seguintes definições/regras:
1) Solicitar o ordenamento:
As solicitações são enfileirdas em uma ordem pré-determinada. Por exemplo, solici- tações podem ser ordenadas na ordem de chegada, ou seja, o primeiro a entrar é a primeira a ser servida (FIFO) ou na ordem do prazo de tempo devido. Uma modalidade preferida é uma ordem a taxa normalizada (NR), que é explicada como se segue:
A taxa normalizada para a solicitação rq no tempo t, que representa uma taxa que é requerida para fornecer o conteúdo para a solicitação rq antes do prazo de tempo dq é de- finida como |mq| /(dq-t).Por exemplo, caso uma solicitação seja por um conteúdo com tama- nho de 4GB com prazo de tempo 8PM, o tempo corrente sendo de 4PM, a taxa normalizada para a solicitação será de 4GB/4 horas=2,2Mbps, ou seja a taxa para completar o forneci- mento do conteúdo antes do 8PM ter início as 4PM. Caso o CDN sirva o conjunto de solici- tações R(t0) na ordem da taxa normalizada para t=t0, a probabilidade de uma solicitação ser ultrapassada pode ser minimizada. A complexidade de selecionar-se a ordem torna-se O(Q), sendo grandemente reduzida. 2) Seleção do trajeto seqüencial:
Muito embora as solicitações sejam organizadas em uma ordem, caso as seleções de trajetos por solicitações devam ser determinadas conjuntamente, a complexidade torna- se ainda bastante elevada, ou seja, 0(pQ). O problema pode ser enormemente simplificado através da utilização de um objetivo alternativo que busca um prazo de tempo mínimo para cada solicitação, uma a uma em uma dada ordem enfileirada, ou seja, para cada solicitação rq no R(t0).
Ou seja, o elemento de programação centralizada da presente invenção busca a
Minimizar [Max(sq(nj,nk); (nj,nk);(nj,nk)e L)] (2)
O conjunto de programações otimizados {sq(nj,nk); (nj,nk);(nj,nk)e L} será determinado para cada solicitação rq com base nos vetores de programação concebidos previamente, { Sx(HjlIik); x=0,...,q-1}. Uma vez que cada solicitação busca o melhor da sua própria progra- mação com base nas condições anteriores, a decisão quanto à programação é feita para cada solicitação independente de futuras solicitações. A complexidade torna-se O(pQ).
Processando-se as solicitações em forma seqüencial torna a programação de cada solicitação tão oportuna quanto possível. Na ordem normalizada, ao se processar as solici- tações de forma seqüencial, a programação é concebida tão logo quanto o possível. Este método é denominado como o método de fornecimento mais oportuno à taxa normalizada (NRED), podendo ser melhor descrito como se segue:
1. Listar o conjunto de solicitações R(t0) na forma de uma fila com ordem à taxa normalizada, ainda representada como R(t0). Permitir que a condição inicial de cachês e conexões sejam {Cj(t0), i=1,...,l}, {B((rij,Dk),t0),(npPk) ε L}, respectivamente.
2. Para (q=0 a Q, q++) ; onde Q representa o número total de solicitações recebi- das no tempo t.
3. Para a solicitação rq= (mq,dq,uq), determinar o trajeto mais curto que fornece o tempo de programação mínimo (equação 2) do conteúdo mq à uq,,através do seguinte pro- cedimento:
4. Inicializar a partir de um conjunto de servidores Hq aonde cada servidor η, ε Hq apresenta o conteúdo mq ε Ci(ti,q), aonde tiiq representa o cachê do tempo anterior no servi- dor ni que foi atualizado antes do rq ser processado.
5. Utilizar um algoritmo para trajeto mais curto de pontos de origens múltiplas (tal como o algoritmo de Dijkstra) para determinar o trajeto mais curto a partir de qualquer ser- vidor rij ε Hq à uq.
6. Encontrar o cachê programado (Sq(DjlIik), (IijlIik) ε L} e atualizado/" Cj(t,-q+i), η, ε Ν} para servidores nas ligações e trajeto mais curto {Β^ΠρΠκ), tiq+1), (IijlIik) ε L}, respectivamen- te, aplicando restrições na capacidade de conexão e capacidade de cachê.
7. Caso max[sq(tij,nk), (IijtIik) ε L]> dq, então o método terá falhado em encontrar um conjunto de programação para R(t0); O método tendo falhado, ocorrerá a rejeição resultante da chegada da mais recente solicitação de conteúdo no conjunto de solicitações R(t0).
8. Prosseguir para a solicitação seguinte, etapa 2.
As métricas para o algoritmo com o trajeto mais curto podem ser definidas, por e- xemplo, como se segue:
1) Tempo de programação mínimo: o trajeto que fornece o menor tempo de pro- gramação para uma solicitação. Esta métrica é referente à equação (2).
2) Número mínimo de saltos: o trajeto que fornece a menor carga para a rede. Esta métrica pode não fornecer com o melhor tempo de programação para cada solicitação indi- vidual, mas, no geral, virá a fornecer um bom resultado, sendo melhor ajustada pela equa- ção (1).
A Figura 2 compreende um fluxograma descrevendo o método de fornecimento mais oportuno à taxa normalizada (NRED) da presente invenção. A fila de solicitações é colocada na ordem normalizada em 205. A ordem normalizada constitui as condições inici- ais. Uma simples solicitação é retirada a partir da fila de solicitações em 210 na ordem. Em 215, o conjunto de servidores H que apresenta o conteúdo solicitado é localizado. O conjun- to de servidores inclui cada servidor n, que tenha previamente servido uma solicitação para um conteúdo solicitado e cujo conteúdo não tenha sido substituído por outro conteúdo. O trajeto mais curto é então determinado em 220 a partir de qualquer servidor n, no conjunto de servidores Hjunto ao usuário/cliente u, (via um servidor de ponta). O custo para o trajeto mais curto compreende o número de saltos ou o tempo de programação mais oportuno. Em 225, as programações, a situação de cachê e a capacidade de cachê para todas as cone- xões e servidores com o trajeto mais curto são determinados. As programações devem tam- bém determinar a capacidade de conexão e situação de conexão.
Para uma dada topologia CDN e um conjunto de solicitações atendidas parcialmen- te por conteúdo e novas solicitações por conteúdo, a fila de solicitações é re-ordenada com base nas solicitações compromissadas atendidas parcialmente e solicitações recém chega- das. Este procedimento é denominado controle de admissão. Novas solicitações por conte- údo são admitidas se possível (com anuência das fontes primárias). Especificamente, um servidor centralizado determina se uma nova solicitação por conteúdo pode ser admitida. O elemento de programação centralizada da presente invenção determina se pode ser desen- volvido uma programação que satisfaça a nova solicitação por conteúdo sem a retirada de uma solicitação já previamente aceita. Esta determinação é feita por emulação de serviço das solicitações compromissadas parcialmente atendidas juntamente com a mais recente solicitação retirada da fila de solicitação normalizada. Uma nova solicitação por conteúdo é rejeitada e removida da fila de solicitação caso não tenha sido desenvolvido nenhuma pro- gramação. O servidor centralizado da presente invenção envia comandos para servidores de ponta e clientes/usuários para acionar os processos de descarga de acordo com as progra- mações desenvolvidos em satisfação da solicitação mais recente por conteúdo admitida.
Em uma modalidade alternativa, o método da presente invenção pode utilizar tam- bém a eliminação desde que cada unidade de conteúdo retirada seja definida na forma de uma unidade simples de conteúdo. Uma solicitação por conteúdo retirado pode ser feita uti- lizando-se solicitações múltiplas, uma para cada unidade retirada e cada qual com a opção de algum prazo de tempo pré-taxado. Enquanto isto aumenta a complexidade geral do mé- todo, podendo resultar também em unidades de conteúdo fornecidas de maneira mais rápi- da, e, talvez, mesmo simultânea.
O método da presente invenção (NRED) amortiza, dessa forma, espacial e tempo- ralmente, as cargas em uma rede com distribuição de conteúdo e dessa forma fornece um número maior de conteúdos solicitados no tempo. Uma vez que as solicitações por conteúdo encontram-se freqüentemente congestionadas (freqüentemente advindas nos horários de pico e de pontos principais), sem a programação, a rede com distribuição de conteúdo pode acabar sobrecarregada durante alguns períodos de tempo e ficar sem utilização durante outros períodos de tempo.
Deve-se compreender que a presente invenção pode ser implementada com várias formas de hardwares, softwares, firmwares, e processadores com finalidades especiais, ou uma combinação dos mesmos. Preferencialmente, o software é implementado como uma combinação de hardware e software. Mais ainda, o software é preferencialmente implemen- tado na forma de um programa de aplicação tangivelmente representado em um dispositivo de armazenamento de programa. O programa de aplicação pode ser carregado, e executa- do por uma máquina compreendendo qualquer concepção adequada. Preferencialmente, a máquina é implementada em uma plataforma para computador apresentando hardware, na forma de uma ou mais unidades de processamento central (CPUs), uma memória de aces- so aleatório (RAM), e interface(s) de entrada/saída (l/O). A plataforma para computador in- clui também um sistema de operação e código com micro-instrução. As várias funções e processos aqui descritos podem tanto compreender partes do código com micro-instruções ou partes do programa de aplicação (ou uma combinação dos mesmos), que é executado via o sistema operacional. Em acréscimo, vários outros dispositivos periféricos podem ser conectados junto à plataforma para computador, tal como um dispositivo de armazenagem de dados adicional e um dispositivo de impressão.
Deve-se compreender ainda que, devido a alguns dos componentes do sistema constituído e etapas do método detalhadas nas figuras de acompanhamento serem prefe- rencialmente implementados em softwares, as conexões atuais entre os componentes do sistema ( ou as etapas do processo) podem diferir, dependendo da maneira pela qual a pre- sente invenção é programada. Dado os ensinamentos prestados no presente relatório des- critivo, um especialista da área será capaz de contemplar estas e outras implementações ou configurações semelhantes da presente invenção.

Claims (11)

1. Método para controle de admissão a uma fila de solicitações, o referido método CARACTERIZADO pelo fato de compreender: re-ordenamento de referida fila de solicitações com base em solicitações compro- missadas atendidas parcialmente por conteúdo e solicitações recém chegadas por conteú- do; e determinação se a referida solicitação recém chegada por conteúdo pode ser admi- tida junto a referida fila de solicitações.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato da referi- da etapa de determinação compreender adicionalmente a emulação de serviço das referidas solicitações compromissadas atendidas parcialmente por conteúdo e referidas solicitações recém chegadas por conteúdo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato da referi- da solicitação recém chegada por conteúdo ser a próxima solicitação seqüencial retirada da referida fila de solicitações re-ordenada.
4. Método para execução de uma programação centralizada de fornecimento de conteúdo através de uma rede de fornecimento de conteúdo, o referido método CARACTERIZADO pelo fato de compreender: execução do controle de admissão; localização de um servidor que seja uma fonte de conteúdo; determinação de uma programação de fornecimento de conteúdo; e re-ordenação da referida programação de fornecimento de conteúdo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de com- preender ainda execução da referida programação de fornecimento de conteúdo re- ordenado.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato da referi- da etapa de re-ordenamento compreender ainda otimização da referida programação de fornecimento de conteúdo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de com- preender ainda: cálculo de uma taxa normalizada para cada unidade de conteúdo programada para fornecimento; e re-ordenamento da referida programação de fornecimento de conteúdo com base nas referidas taxas normalizadas calculadas.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO por cada uma das referidas taxas normalizadas ser um tamanho da referida unidade de conteúdo dividida por um tempo devido para fornecimento de conteúdo menos o tempo corrente.
9. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato da refe- rida etapa de determinação compreender ainda seleção do trajeto seqüencial para a referida rede de fornecimento de conteúdo.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato da sele- ção do trajeto seqüencial ser uma seleção de um trajeto a partir de um servidor de conteúdo para um cliente solicitando referido conteúdo através da minimização do tempo de progra- mação para cada solicitação por conteúdo seqüencialmente na ordem normalizada η .
11. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pela referida pro- gramação de fornecimento de conteúdo ser determinada através da determinação seqüen- ciai de um número mínimo de saltos em um trajeto a partir de um servidor de conteúdo para um cliente solicitando o referido conteúdo para cada solicitação por conteúdo em uma fila de solicitações.
BRPI0621480-0A 2006-03-28 2006-03-28 programação centralizada para rede de fornecimento de conteúdo BRPI0621480A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2006/011044 WO2007111588A1 (en) 2006-03-28 2006-03-28 Centralized scheduler for content delivery network

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0621480A2 true BRPI0621480A2 (pt) 2011-12-13

Family

ID=37057256

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0621480-0A BRPI0621480A2 (pt) 2006-03-28 2006-03-28 programação centralizada para rede de fornecimento de conteúdo

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20100036949A1 (pt)
EP (1) EP1999932A1 (pt)
JP (1) JP4920080B2 (pt)
KR (1) KR101225224B1 (pt)
CN (1) CN101406025B (pt)
BR (1) BRPI0621480A2 (pt)
WO (1) WO2007111588A1 (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9325805B2 (en) * 2004-08-02 2016-04-26 Steve J Shattil Content delivery in wireless wide area networks
JP4872650B2 (ja) * 2006-12-18 2012-02-08 ソニー株式会社 配信装置、配信方法及びコンピュータプログラム
EP2235642A4 (en) * 2007-12-13 2016-08-03 Highwinds Holdings Inc CONTENT DELIVERY NETWORK
US8489731B2 (en) 2007-12-13 2013-07-16 Highwinds Holdings, Inc. Content delivery network with customized tracking of delivery data
AU2010202034B1 (en) 2010-04-07 2010-12-23 Limelight Networks, Inc. Partial object distribution in content delivery network
AU2010276462B1 (en) 2010-12-27 2012-01-12 Limelight Networks, Inc. Partial object caching
WO2010033938A2 (en) * 2008-09-19 2010-03-25 Limelight Networks, Inc. Content delivery network stream server vignette distribution
US20110299544A1 (en) * 2010-06-04 2011-12-08 David Lundgren Method and system for managing bandwidth by a broadband gateway
US11330046B2 (en) 2010-03-01 2022-05-10 Tybalt, Llc Content delivery in wireless wide area networks
US10419533B2 (en) 2010-03-01 2019-09-17 Genghiscomm Holdings, LLC Edge server selection for device-specific network topologies
CN102143380A (zh) * 2010-12-31 2011-08-03 华为技术有限公司 内容传送网络内容提供的控制方法、装置和系统
FR2978848B1 (fr) * 2011-08-02 2013-08-30 Viaccess Sa Procede de lissage de la charge de travail d'un serveur
KR20130048032A (ko) * 2011-11-01 2013-05-09 한국전자통신연구원 컨텐츠 중심 네트워크에서 라우팅 방법
CN104246737B (zh) * 2011-12-01 2017-09-29 华为技术有限公司 在内容分发网络中使用视频流的连接池技术的系统和方法
JP5861929B2 (ja) * 2012-01-31 2016-02-16 日本電気株式会社 情報通信システム、サーバ装置、データ転送装置、データ転送制御方法、およびプログラム
US9635095B1 (en) * 2012-09-12 2017-04-25 Fastly Inc. Data purge distribution and coherency
CN102917287A (zh) * 2012-11-21 2013-02-06 北京邮电大学 一种面向内容中心的智能光网络交换装置和边缘缓存方法
CN103237031B (zh) * 2013-04-26 2016-04-20 网宿科技股份有限公司 在内容分发网络中的有序回源方法及装置
FR3023108A1 (fr) * 2014-06-30 2016-01-01 Orange Procede et dispositif d'orchestration de ressources
CN106155575A (zh) * 2015-04-17 2016-11-23 伊姆西公司 用于扩展存储系统的高速缓存的方法和装置
CN105246052B (zh) * 2015-10-14 2018-08-03 中国联合网络通信集团有限公司 一种数据分发的方法及装置
CN105933226A (zh) * 2016-04-20 2016-09-07 乐视控股(北京)有限公司 内容分发方法及系统
CN105933234A (zh) * 2016-04-20 2016-09-07 乐视控股(北京)有限公司 Cdn网络中的节点管理方法和系统
CN112399282B (zh) * 2019-08-15 2023-04-07 中兴通讯股份有限公司 一种用于计算全局并发优化路径的方法和设备
FR3112001A1 (fr) * 2020-06-26 2021-12-31 Orange Procédé de contrôle d’accès à un contenu mis en œuvre par un serveur cache

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6850965B2 (en) * 1998-11-17 2005-02-01 Arthur Douglas Allen Method for connection acceptance and rapid determination of optimal multi-media content delivery over network
JP2001231025A (ja) * 2000-02-17 2001-08-24 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 動画タイトル配送スケジューリング方法及び装置
AU2001264629A1 (en) * 2000-05-16 2001-11-26 Speedera Networks, Inc. Meta content delivery network system
US6871011B1 (en) * 2000-09-28 2005-03-22 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Providing quality of service for disks I/O sub-system with simultaneous deadlines and priority
JP2002202927A (ja) * 2000-11-02 2002-07-19 Sony Computer Entertainment Inc エンタテインメントシステム、サーバ装置、コンテンツの配信方法、コンテンツ配信プログラム、及びコンテンツ配信プログラムが記憶された記憶媒体
US20030204602A1 (en) * 2002-04-26 2003-10-30 Hudson Michael D. Mediated multi-source peer content delivery network architecture
CA2481029A1 (en) * 2002-05-14 2003-11-27 Akamai Technologies, Inc. Enterprise content delivery network having a central controller for coordinating a set of content servers
US20040113936A1 (en) * 2002-12-11 2004-06-17 Dempski Kelly L. Optimized delivery of multimedia content
US7877468B2 (en) * 2004-01-23 2011-01-25 Concurrent Computer Corporation Systems and methods for vertically integrated data distribution and access management
WO2005098674A1 (en) * 2004-03-12 2005-10-20 Thomson Licensing System and method for scheduling downloading in a cached network environment
EP1805990A4 (en) * 2004-10-27 2010-10-20 Eg Technology Inc NETWORK ARCHITECTURE FOR REAL TIME DISTRIBUTION OF VIDEO IN LOSS NETWORKS FROM REMOTE LOCATIONS

Also Published As

Publication number Publication date
JP2009531956A (ja) 2009-09-03
EP1999932A1 (en) 2008-12-10
CN101406025A (zh) 2009-04-08
WO2007111588A1 (en) 2007-10-04
CN101406025B (zh) 2012-09-05
KR101225224B1 (ko) 2013-01-22
KR20090003275A (ko) 2009-01-09
JP4920080B2 (ja) 2012-04-18
US20100036949A1 (en) 2010-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621480A2 (pt) programação centralizada para rede de fornecimento de conteúdo
US9571347B2 (en) Reactive auto-scaling of capacity
Zhang et al. Intelligent workload factoring for a hybrid cloud computing model
US8862744B2 (en) Optimizing traffic load in a communications network
Yu et al. Dynamic scaling of virtual clusters with bandwidth guarantee in cloud datacenters
US8965845B2 (en) Proactive data object replication in named data networks
JP5901024B2 (ja) コンテンツ配信に利用される動的バインド
Hu et al. Practical resource provisioning and caching with dynamic resilience for cloud-based content distribution networks
US11314545B2 (en) Predicting transaction outcome based on artifacts in a transaction processing environment
Liu et al. An economical and SLO-guaranteed cloud storage service across multiple cloud service providers
US10193973B2 (en) Optimal allocation of dynamically instantiated services among computation resources
Mazzucco et al. Profit-aware server allocation for green internet services
CN113014611B (zh) 一种负载均衡方法及相关设备
Panda et al. Dynamic hard timeout based flow table management in openflow enabled SDN
KR20200062887A (ko) 강화학습에 기반하여 시스템의 제어 동작의 품질을 보장하기 위한 장치 및 방법
KR101448413B1 (ko) Atca-기반 장비에서 통신 트래픽을 스케줄링하기 위한 방법 및 장치
JP5957965B2 (ja) 仮想化システム、負荷分散装置、負荷分散方法、及び負荷分散プログラム
Khelifa et al. SLA-aware task scheduling and data replication for enhancing provider profit in clouds
US10951690B2 (en) Near real-time computation of scaling unit&#39;s load and availability state
Singh et al. Microfuge: A middleware approach to providing performance isolation in cloud storage systems
Jing et al. Customer satisfaction‐aware scheduling for utility maximization on geo‐distributed data centers
US8694730B2 (en) Binary tree based multilevel cache system for multicore processors
Guo et al. A QoS aware multicore hash scheduler for network applications
Cai et al. Load balancing and dynamic scaling of cache storage against zipfian workloads
Zhang et al. Task assignment optimization in geographically distributed data centers

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015.