BRPI0619452B1 - Sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador - Google Patents

Sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619452B1
BRPI0619452B1 BRPI0619452-4A BRPI0619452A BRPI0619452B1 BR PI0619452 B1 BRPI0619452 B1 BR PI0619452B1 BR PI0619452 A BRPI0619452 A BR PI0619452A BR PI0619452 B1 BRPI0619452 B1 BR PI0619452B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
computer
functional
operating systems
mode
functional mode
Prior art date
Application number
BRPI0619452-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Vesterinen Timo
Saksio Mauri
Molin Sakari
Original Assignee
Nokia Siemens Networks Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Siemens Networks Oy filed Critical Nokia Siemens Networks Oy
Publication of BRPI0619452A2 publication Critical patent/BRPI0619452A2/pt
Publication of BRPI0619452B1 publication Critical patent/BRPI0619452B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F9/00Arrangements for program control, e.g. control units
    • G06F9/06Arrangements for program control, e.g. control units using stored programs, i.e. using an internal store of processing equipment to receive or retain programs
    • G06F9/44Arrangements for executing specific programs
    • G06F9/4401Bootstrapping
    • G06F9/4406Loading of operating system
    • G06F9/441Multiboot arrangements, i.e. selecting an operating system to be loaded

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Stored Programmes (AREA)
  • Hardware Redundancy (AREA)

Abstract

sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; metodo de realização de multi- inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador. trata-se de uma invenção que possibilita a multi-inicialização automática em um computador. cada modo funcional de um computador com, pelo menos, dois sistemas operacionais instalados é associado com um dos sistemas operacionais. informação de modo funcional que identifica um modo funcional particular do computador é armazenada por um sistema de recuperação. durante a iniciação do computador, um carregador de inicialização recebe a informação de modo funcional armazenada, seleciona o sistema operacional associado com o modo funcional particular e ativa o sistema operacional selecionado para o computador.

Description

(54) Título: SISTEMA DE COMPUTADOR COM MULTI-INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA; MEIO DE MEMÓRIA; MÉTODO DE REALIZAÇÃO DE MULTI-INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE COMPUTADOR; E MEIO DE MEMÓRIA LEGÍVEL POR COMPUTADOR (51) Int.CI.: G06F 11/14; G06F 9/445 (30) Prioridade Unionista: 03/11/2005 Fl 20051114 (73) Titular(es): NOKIA SIEMENS NETWORKS OY (72) Inventor(es): TIMO VESTERINEN; MAURI SAKSIO; SAKARI MOLIN
1/17 “SISTEMA DE COMPUTADOR COM MULTI-INICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA; MEIO DE MEMÓRIA; MÉTODO DE REALIZAÇÃO DE MULTIINICIALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE COMPUTADOR; E MEIO DE MEMÓRIA LEGÍVEL POR COMPUTADOR”.
Campo da Técnica
A invenção refere-se a sistemas de computador. Em particular, a invenção se refere à multi-inicialização automática de um computador.
Antecedentes da Invenção
Tipicamente, sistemas de computador, particularmente os grandes, como 10 estações comutadoras de telecomunicações e servidores de telecomunicação e vários servidores de rede, compreendem múltiplos computadores ou unidades de computador ligados entre si e executando em paralelo. A Figura 1 ilustra um típico sistema de computador 100 da tecnologia anterior que compreende computadores 101 - 106 ligados entre si com o barramento de mensagem 110.
Muitas das vezes, estes grandes sistemas de computador exigem alta confiabilidade. Por exemplo, a interrupção associada a uma estação comutadora de telecomunicações precisa ser minimizada a fim de fornecer qualidade de serviço aceitável. Uma maneira comum de implementar alta confiabilidade por meio de tolerância de erro é replicar pelo menos parte dos computadores, processos do computador e outros elementos do sistema de computador. Em outras palavras, por exemplo, uma unidade de computador pode ser fornecida com uma unidade reserva para que a unidade de computador e sua unidade reserva constituam um par em que a unidade reserva é fornecida .com mensagens dê entrada idênticas às mensagens de entrada com as quais a unidade de computador pareada é fornecida, e em que a unidade reserva executa computações idênticas às computações executadas pela unidade de computador pareada. Entretanto, as mensagens de saída transmitidas pela unidade reserva são descartadas, resultando, portanto, no fato de a unidade reserva não ter efetivamente nenhuma contribuição na operação do sistema de computador. Um sistema de computador como este também é conhecido como um sistema de computador redundante.
Na tecnologia, vários modos funcionais são definidos para indicar o papel
Figure BRPI0619452B1_D0001
2/17 de contribuição das funções de uni computador para o desempenho geral de um sistema de computador em um dado momento. Na tecnologia, algumas vezes, termos como “modo operacional”, “estado operacional” ou “estado de trabalho” são usados em vez do termo “modo funcional”.
Dependendo se uma primeira unidade de computador está contribuindo ativamente com a operação do sistema de computador, ou se a primeira unidade de computador foi atribuída para funcionar como uma unidade reserva de uma segunda unidade de computador, a primeira unidade de computador é considerada em um modo funcional de “trabalho” ou um modo funcional de “reserva”, respectivamente. Isto é, um computador no modo funcional de “trabalho” está contribuindo ativamente com a operação do sistema de computador, por exemplo, de uma maneira direta pelo controle, por exemplo, de um elemento de hardware (diferente de um elemento de hardware no próprio computador), ou de uma maneira indireta em que a saída (por exemplo, mensagens, modificações de arquivo) produzida pelo computador é encaminhada, por exemplo, para um outro computador no sistema de computador, para um disco rígido no sistema de computador (fora do próprio computador), ou para fora do sistema de computador. Em outras palavras, o computador no modo funcional de “trabalho” é conectado no resto do sistema de computador, e ele está funcionando normalmente, e ele está contribuindo para o desempenho geral do sistema de computador.
Por outro lado, um computador no modo funcional de “reserva” recebe mensagens de entrada idênticas às mensagens de saída transmitidas para seu computador pareado, e o computador no modo funcional de “reserva” executa computações-idênticas às computações executadas pelo seu computador pareado, mas as mensagens de saída transmitidas pelo computador no modo funcional de “reserva” são descartadas, portanto, resultando no computador no modo funcional de “reserva” não tendo efetivamente nenhuma contribuição para a operação do sistema de computador. Em outras palavras, o computador no modo funcional de “reserva” é conectado no resto do sistema de computador, e ele está funcionando normalmente, mas ele não está contribuindo para o desempenho geral do sistema de computador.
Da forma ilustrada na Figura 1, tipicamente, um grande sistema de
3/17 computador, e particularmente um redundante, compreende um sistema de recuperação 120. O sistema de recuperação 120 fornece várias funções de supervisão e de diagnóstico para facilitar a recuperação de um computador falho. Além do mais, o sistema de recuperação controla - tipicamente, de uma maneira centralizada - os modos funcionais dos computadores do sistema de computador, Na tecnologia, algumas vezes, tais termos como “sistema com alta disponibilidade” ou “sistema com gerenciamento do estado de supervisão” são usados em vez do termo “sistema de recuperação”. Embora a Figura 1 represente um sistema de recuperação exclusivo 120, um sistema de recuperação é tipicamente implementado pela sua distribuição, pelo menos parcialmente, no sistema de computador. Por exemplo, um computador no sistema de computador pode compreender software de supervisão de baixo nível que supervisiona o estado do computador (por exemplo, se o sistema operacional e os processos de aplicação estiverem funcionando normalmente no computador) e relata o estado periodicamente ao sistema de recuperação principal.
Se uma falha crítica o suficiente for detectada durante a supervisão do computador, o computador pode precisar ser reiniciado e reinicializado em um modo funcional de “teste” no qual vários testes de diagnóstico são realizados no computador, por exemplo, por software de diagnóstico do sistema de recuperação a fim de localizar a causa da falha. Em outras palavras, o computador no modo funcional de “teste” não está funcionando normalmente e ele não está contribuindo para o desempenho geral do sistema de computador, mas ainda está conectado no resto do sistema de computador.
Se a causa da falha for localizada, o computador é separada da resta da sistema de computador para permitir sua restauração e substituição. Em outras palavras, o computador está agora em um modo funcional “separado”. Um outro motivo para que um computador esteja no modo funcional “separado” é o computador não estar ainda instalado no sistema de computador. Portanto, o computador no modo funcional “separado” não está funcionando normalmente e ele não está contribuindo para o desempenho geral do sistema de computador, e ele não está conectado no resto do sistema de computador.
A mudança supradescrita de um modo funcional para um outro é tipicamente realizada sob a supervisão do sistema de recuperação. Por exemplo, em
Figure BRPI0619452B1_D0002
4/17 resposta à supradescrita detecção da falha no computador no modo funcional de “trabalho”, é o sistema de recuperação que intervirá e iniciará a mudança do modo funcional de “trabalho” para o modo funcionai de “teste” pela reinicialização do computador. Tipicamente, módulos de programa para o sistema operacional do computador em questão foram carregados - sob a supervisão do sistema de recuperação na memória do computador enquanto o computador foi inicialmente energizado. Portanto, durante a reinicialização do computador, tipicamente, o sistema operacional não é recarregado a fim de acelerar a mudança do modo funcional.
Tipicamente, os grandes sistemas de computador supradescritos se desenvolveram por um grande período de tempo. Em decorrência disto, muitos tais sistemas de computador utilizam tradicionalmente sistemas operacionais patenteados em oposição aos sistemas operacionais comercialmente disponíveis, como Linux e UNIX. Por exemplo, uma família de estações comutadoras de telecomunicações DX 200 desenvolvida pelo presente requerente utiliza um sistema operacional patenteado conhecido como DMX.
Ainda, uma tendência recente é aquela da implementação de serviços inéditos em servidores que utilizam sistemas operacionais comercialmente disponíveis, como Linux e UNIX. Além do mais, muitos fóruns de padronização estão definindo interfaces para aplicações e soluções para funções de sistema comuns para aqueles sistemas operacionais comercialmente disponíveis. O número de softwares relacionados a protocolo e interface para sistemas operacionais comercialmente disponíveis está aumentando rapidamente.
Uma vez que, tipicamente, os já existentes grandes sistemas çle computador anteriormente instalados têm uma enorme quantidade de software, não é realisticamente possível redesenhar ou substituir este software já existente com software inédito. Isto deixa a opção de tentar encontrar soluções que permitam executar software patenteado anteriormente instalado em paralelo com software inédito comercialmente disponível. Isto é ilustrado na Figura 1 com o computador 105 executando software comercialmente disponível no sistema operacional Linux e com os computadores 101, 102, 103, 104 e 106 executando software patenteado anteriormente instalado no sistema operacional DMX.
Ainda, há situações em que tanto o software patenteado anteriormente
5/17 instalado quanto software inédito comercialmente disponível precisam ser executados no mesmo computador. Por exemplo, tipicamente, o software de supervisão e de diagnóstico supradescrito somente fica disponível como software patenteado, em que o software de aplicação em execução no computador somente pode estar disponível como software comercial. Em decorrência disto, um computador como este precisa ter tanto um sistema operacional patenteado correspondente quanto um sistema operacional comercialmente disponível correspondente nele instalados, permitindo a execução do software de aplicação no sistema operacional comercialmente disponível e do software de supervisão e de diagnóstico no sistema operacional patenteado.
Em decorrência disto, múltiplos sistemas operacionais precisam coexistir em um único computador. A tecnologia anterior inclui algumas soluções para isto. Por exemplo, é conhecido um recurso de inicialização dual no qual, por exemplo, dois sistemas operacionais são instalados em um único computador, e durante a inicialização é permitido que um usuário selecione manualmente qual sistema operacional iniciar.
Entretanto, esta solução tem o inconveniente de exigir entrada manual de um usuário, tomando-o assim inconveniente de usar. Além do mais, esta solução tem o inconveniente de carregar o sistema operacional selecionado a partir do disco ou de outro meio de armazenamento em massa, diminuindo assim a velocidade do carregamento do sistema operacional selecionado.
A tecnologia anterior inclui adicionalmente dividir um computador em duas máquinas virtuais, que usam diferentes sistemas operacionais. Um exemplo de uma solução como esta é um produto de núcleo reduzido denominado OSware pela Jaluna Corporation (veja http://www.jaluna.com). Entretanto, esta solução tem o inconveniente da complexidade: o núcleo reduzido compartilha o computador e seus recursos para duas máquinas virtuais, a comutação entre as partições de cada sistema operacional leva tempo, e a comunicação entre as duas máquinas virtuais exige modificações extras.
Portanto, o objetivo da presente invenção é reduzir os problemas supradescritos e introduzir uma solução que permita iniciar um sistema operacional dentre os múltiplos sistemas operacionais automaticamente, isto é, sem exigir entrada de um usuário humano.
6!\Ί
Sumário das Modalidades Preferidas
Um primeiro aspecto da presente invenção é um sistema de computador com multi-inicialização automática. O sistema de computador com multi-inicialização automática compreende um computador. O computador tem pelo menos dois sistemas operacionais instalados. Além do mais, durante o funcionamento, o computador está em um dentre múltiplos modos funcionais. Cada um dos múltiplos modos funcionais do computador está associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais está associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais.
O sistema de computador com multi-inicialização automática compreende adicionalmente um gerenciador de estado de computador configurado para armazenar informação de modo funcional. A informação de modo funcional identifica um modo funcional particular do computador. Entende-se que o termo “particular” é aqui usado para indicar “um modo funcional particular que o computador irá assumir no momento de iniciar o computador”. Isto é, o modo funcional particular do computador é o modo funcional no qual o computador precisa ser iniciado.
O sistema de computador com multi-inicialização automática compreende adicionalmente um carregador de inicialização configurado para receber a informação de modo funcional armazenada do gerenciador de estado de computador durante a iniciação do computador. Enquanto o computador ainda está sendo iniciado, o carregador de inicialização é adicionalmente configurado para selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais que está associado com o modo funcional particular do computador, em que o modo funcional particular é identificado pela informação de modo funcional recebida. Enquanto o computador ainda está sendo iniciado, o carregador de inicialização é configuração adicionalmente para ativar o sistema operacional selecionado para o computador. Entende-se que o termo “iniciar” o computador é aqui usado para referir-se tanto à energização inicial do computador quanto à reinicialização do computador.
Um segundo aspecto da presente invenção é um meio de memória legível por computador que armazena um carregador de inicialização para fazer multi7/17 inicialização automática de um sistema de computador. O sistema de computador compreende um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados. O carregador de inicialização realiza operações quando executado, as operações compreendendo: receber informação de modo funcional, em que a informação de modo funcional identifica o modo funcional particular que o computador entrará quando o computador for reinicializado por um motivo pré-determinado, o modo funcional particular correspondendo a um de múltiplos modos funcionais que o computador pode entrar, cada um dos múltiplos modos funcionais associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais; e ativar o sistema operacional associado com o modo funcional particular durante a reinicialização do computador.
Um terceiro aspecto da presente invenção é um método para fazer multiinicialização automática de um sistema de computador que compreende um computador, o computador tendo pelo menos dois sistemas operacionais instalados. O método compreende associar cada um dos múltiplos modos funcionais do computador com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais sendo associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais.
O método compreende adicionalmente armazenar informação de modo funcional que identifica um modo funcional particular que o computador assumirá na próxima vez que o computador for iniciado. Em resposta à iniciacão do compnt^HnrT n método compreende adicionalmente receber a informação de modo funcional armazenada, selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associados com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de modo funcional recebida, e ativar o sistema operacional selecionado para o computador.
Um quarto aspecto da presente invenção é um meio de memória legível por computador que armazena um programa de computador, o programa de computador para fazer multi-inicialização automática de um sistema de computador compreendendo um computador, o computador tendo pelo menos dois sistemas operacionais instalados.
8/17
IC
Quando o programa de computador for executado pelo aparelho de processamento digital, operações são realizadas, as operações compreendendo: associar cada um dos múltiplos modos funcionais do sistema de computador com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais sendo associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais; armazenar informação de modo funcional que identifica um modo funcional particular do computador; e, em resposta à inicialização do computador, receber a informação de modo armazenada; selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associado com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de modo recebida; e ativar o sistema operacional selecionado para o computador.
Um quinto aspecto da presente invenção é um sistema de computador com multi-inicialização automática. O sistema de computador com multi-inicialização automática do quinto aspecto da presente invenção compreende um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados. Durante a operação, o computador está em um dentre múltiplos modos funcionais, cada um dos múltiplos modos funcionais sendo associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais estando associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais.
O sistema de computador com multi-inicialização automática do quinto aspecto da presente invenção compreende adicionalmente um dispositivo de recuperação para armazenar informação de modo funcional que identifica um modo funcional particular do computador, em que quando o computador for iniciado, o computador assume o modo funcional particular.
O sistema de computador com multi-inicialização automática do quinto aspecto da presente invenção compreende adicionalmente um dispositivo de carregamento de inicialização para receber a informação de modo funcional armazenada, para selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associado com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de modo funcional recebida, e para ativar o sistema operacional selecionado para o computador, durante a iniciação do computador.
/4
9/17
Em uma modalidade da presente invenção, o carregador de inicialização é adicionalmente configurado para carregar cada um dos pelo menos dois sistemas operacionais na memória, durante a energização inicial do computador.
Em uma modalidade da invenção, o carregador de inicialização é 5 adicionalmente configurado para suspender automaticamente cada sistema operacional não selecionado para o computador durante a iniciação do computador.
Em uma modalidade da invenção, o sistema de computador com multiinicialização automática compreende adicionalmente pelo menos um computador adicional. O pelo menos um computador adicional pode compreender múltiplos sistemas operacionais e o carregador de inicialização da presente invenção. Alternativamente, o pelo menos um computador adicional pode ser um computador convencional.
A invenção permite iniciar um sistema operacional dentre múltiplos sistemas operacionais automaticamente, isto é, sem exigir entrada de um usuário humano.
Além do mais, a invenção permite carregar cada sistema operacional na memória durante a energização inicial do computador para que o sistema operacional selecionado não precise ser carregado a partir de um disco ou de outro meio de armazenamento em massa durante cada reinicialização. Assim, a invenção acelera as reinicializações. Além do mais, a invenção não exige grandes modificações de hardware ou de software. Nem a invenção exige grandes quantidades de recursos. Em decorrência disto, a invenção permite a utilização tanto de software comercialmente disponível quanto de software patenteado anteriormente instalado em um único computador.
Concluindo, o exposto sumário dos aspectos e modalidades da presente —--invenção é exemplar e não limitante. Por exemplo, versados na técnica entendem que um ou mais aspecto ou etapas de uma modalidade podem ser combinados com um ou mais aspectos ou etapas de uma outra modalidade da presente invenção para criar uma modalidade inédita no escopo da presente invenção.
Descrição Resumida dos Desenhos
Os desenhos anexos, que são incluídos para fornecer um entendimento adicional da invenção e constituem uma parte desta especificação, ilustram modalidades da invenção e, juntamente com a descrição, ajudam a explicar os princípios da invenção. Nos
Figure BRPI0619452B1_D0003
10/17 desenhos:
A Figura 1 é um diagrama de blocos que ilustra um sistema de computador da tecnologia anterior;
A Figura 2 é um diagrama de blocos que ilustra um sistema de computador 5 com multi-inicialização automática de acordo com uma modalidade da presente invenção;
e
A Figura 3 é um fluxograma que ilustra um método de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada Das Modalidades Preferidas
Agora, a referência será feita com detalhes às modalidades da invenção, exemplos das quais são ilustrados nos desenhos anexos.
A Figura 2 ilustra um sistema de computador 200 de acordo com uma modalidade da presente invenção. O sistema de computador 200 pode ser, por exemplo, uma estação comutadora de telecomunicações. O sistema de computador 200 compreende inúmeros computadores convencionais 101, 102, 103, 104 e 106 com um sistema operacional, que é DMX, na modalidade da Figura 2. Além do mais, o sistema de computador 200 compreende um computador 205 com dois sistemas operacionais instalados, que são DMX e Linux, na modalidade da Figura 2. Os computadores 101, 102, 103, 104, 106 e 205 são conectados uns nos outros com uma ligação, que é o barramento de mensagem 110 na modalidade da Figura 2. Como fica óbvio para versados na técnica, outros dispositivos de ligação adequados podem ser utilizados no lugar do barramento de mensagem 110. Cada um dos computadores 101. 102, 103. 104T 106 2Q5 compreende pelo menos um processador, dispositivo de armazenamento em memória, como memória de acesso aleatório ou memória exclusiva de leitura, e software de aplicação (não ilustrado na Figura 2). Além do mais, pelo menos um dos computadores 101, 102, 103, 104, 106 e 205 pode compreender meio de armazenamento em massa (não ilustrado na Figura 2), como uma unidade rígida ou uma unidade ótica.
Durante o funcionamento, cada um dos computadores 101, 102, 103, 104, 106 e 205 está em um dentre múltiplos modos funcionais. Na modalidade da Figura 2, estes múltiplos modos funcionais são, por exemplo, “trabalho”, “reserva”, “teste” e
11/17
Ν' / « “separado”. De acordo com a invenção, pelo menos no computador 205 com múltiplos sistemas operacionais, cada um dos múltiplos modos funcionais está associado com um dos sistemas operacionais. Por exemplo, na modalidade da Figura 2, o modo funcional de “trabalho” está associado com o sistema operacional Linux, e o modo funcional de “teste” está associado com o sistema operacional DMX. Obviamente, pode haver mais de um computador com múltiplos sistemas operacionais em um sistema de computador. Em um caso como este, a associação entre o sistema operacional e os modos funcionais pode ser específica do computador, permitindo, por exemplo, que o modo funcional de “trabalho” esteja associado, por exemplo, com o sistema operacional Linux em um computador e, por exemplo, com um sistema operacional UNIX em um outro computador.
O sistema de computador 200 compreende adicionalmente um sistema de recuperação 200 configurado para armazenar informação de modo funcional que indica um modo funcional particular do computador 205 com múltiplos sistemas operacionais. Entende-se que o termo “modo funcional particular” é aqui usado para referir-se a “um modo funcional particular que o computador 205 assume quando o computador 205 é iniciado”. Além do mais, o modo funcional particular do computador 205 é o modo funcional que o computador 205 assumirá quando ele for iniciado. Além do mais, entendese que o termo “iniciar” o computador 205 é aqui usado para referir-se tanto à energização inicial do computador 205 quanto à reinicialização do computador 205 subsequentemente. Além de armazenar a informação de modo funcional, o sistema de recuperação 220 pode ser configurado para realizar as supradescritas funções de __________supervisão e de diagnóstico da tecnologia anterior para facilitar a recuperação de um — computador falho. Embora a Figura 2 represente um sistema de recuperação 220 exclusivo, a título de esclarecimento, o sistema de recuperação 220 pode ser implementado pela sua distribuição, pelo menos parcialmente, no sistema de computador 200.
Embora o sistema 220 seja chamado de um sistema de recuperação, em aplicações mais gerais, o sistema 220 pode compreender um gerenciador de estado de computador. Um gerenciador de estado de computador como este será particularmente usado quando o computador 205 tiver muitos modos funcionais (não necessariamente
12/17 associados com a recuperação de falhas) e muitos sistemas operacionais instalados. Em uma modalidade como esta, o sistema 220 estará, basicamente, preocupado com a garantia de que o sistema operacional apropriado seja selecionado durante a entrada em um modo funcional particular para que as operações de produtividade possam ser realizadas, embora em uma modalidade como esta as operações de recuperação de falhas possam ser realizadas usando os preceitos da invenção.
O sistema de computador 200 compreende adicionalmente um carregador de inicialização 230 configurado para receber a informação de modo funcional armazenada do sistema de recuperação 220, durante a iniciação do computador 205 com múltiplos sistemas operacionais. Enquanto o computador 205 ainda está iniciando, o carregador de inicialização 230 é adicionalmente configurado para selecionar o sistema operacional dos sistemas operacionais DMX e Linux que está associado com o modo funcional particular do computador em que o modo funcional particular é identificado pela informação de modo recebida. Portanto, para continuar o exemplo anterior, se o computador 205 assumir o modo funcional particular de “teste” quando ele for iniciado, o sistema operacional DMX associado com o modo funcional particular será selecionado. Correspondentemente, se o computador 205 assumir o modo funcional particular de “trabalho” quando ele for iniciado, o sistema operacional Linux associado com este modo funcional particular é selecionado. Durante o processo de iniciação do computador 205, o carregador de inicialização 230 é adicionalmente configurado para ativar o sistema operacional selecionado para o computador 205. Na modalidade da Figura 2, o carregador de ___________inicialização 230 fica disposto no mesmo computador 205 no qual ele é utilizado. Como é— óbvio para versados na técnica, o resto dos computadores 101, 102, 103, 104 e 106 pode utilizar carregadores de inicialização convencionais (não ilustrados na Figura 2), que simplesmente carregam seus respectivos únicos sistemas operacionais. Exemplos de tais carregadores de inicialização convencionais incluem BIOS e Carregador de OS, bem como Bolero, que é tipicamente usado, por exemplo, em estações comutadoras de telecomunicações DX 200 desenvolvidas pelo presente requerente.
Na modalidade da Figura 2, o carregador de inicialização 200 pode ser adicionalmente configurado para carregar cada um dos sistemas operacionais na memória
13/17 durante a iniciação do computador 205. Além do mais, na modalidade da Figura 2, o carregador de inicialização 230 pode ser adicionalmente configurado para suspender automaticamente cada sistema operacional não selecionado para o computador 205 durante a iniciação do computador.
Em uma modalidade, depois que energia for aplicada no computador 205, o carregador de inicialização 230 - que pode ser implementado, por exemplo, como código flash no computador 205 - começa a executar. Primeiro, ele faz contato com um elemento de supervisão do sistema de recuperação 220 solicitando permissão para carregar módulos de programa para cada sistema operacional relevante - Linux e DMX na modalidade da
Figura 2 - e para cada aplicação relevante. O carregador de inicialização 230 recebe a permissão e carrega os módulos de programa na memória do computador 205. O carregamento dos módulos de programa foi completado, então, o computador 205 entra no modo funcional particular de “trabalho” e o sistema operacional associado - Linux na modalidade da Figura 2 - é iniciado.
Depois de um instante, o computador 205 falha em um autoteste e, portanto, executa uma reiniciação de hardware. Alternativamente, por exemplo, o computador 205 pode receber uma solicitação do sistema de recuperação 220 para reiniciar-se. Em resposta à reiniciação, o carregador de inicialização 230 começa a executar fazendo contato com o elemento de supervisão do sistema de recuperação 220 e solicitando permissão para realizar uma reiniciação rápida para permitir a utilização dos módulos de programa anteriormente carregados na memória do computador 205 quando o
Figure BRPI0619452B1_D0004
Considerando função de o computador 205 falhar no autoteste, agora, o computador 205 deve ser reinicializado no modo funcional de “teste”, que está associado com o sistema operacional
DMX na modalidade da Figura 2. Portanto, os módulos de programa relacionados ao sistema operacional Linux são suspensos, e os módulos de programa relacionados ao sistema operacional DMX são ativados. Em outras palavras, o computador 205 entra no modo funcional particular de “teste” e o sistema operacional associado - DMX na modalidade da Figura 2 - é iniciado. Diagnósticos são realizados com o software DMX para localizar a causa da falha. Depois de completar os diagnósticos, o sistema
14/17 /'Ί
-J / . h operacional DMX em execução realiza a reiniciação, e o carregador de inicialização 230 inicia novamente. Considerando que nenhuma falha grave foi detectada nos diagnósticos, o sistema de recuperação 220 permite que o computador 205 entre no modo funcional particular de ”trabalho” e inicie o sistema operacional associado - Linux na modalidade da Figura 2 - novamente.
Da forma supradescrita, o carregador de inicialização 230 pode utilizar os módulos de programa já carregados na memória do computador 205. Entretanto, um novo conjunto de módulos de programa pode ser alternativamente carregado a partir de um disco, de algum outro meio, ou de algum outro computador, por exemplo, se os módulos de programa exigidos não tiverem sido previamente carregados na memória do computador 205.
A Figura 3 ilustra uma modalidade do método da presente invenção que refere-se a fazer multi-inicialização automática. Na primeira etapa 301, cada um dos múltiplos modos funcionais de um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados está associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, em que cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais está associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais. Esta associação pode ser realizada, por exemplo, por um sistema de recuperação que supervisiona o computador, tal como o sistema de recuperação 220 da Figura 2.
A seguir, na etapa 302, informação de modo funcional que identifica um modo funcional particular do computador é armazenada. Novamente, um sistema de recuperação que supervisiona o computador, tal como o sistema de recuperação 220 da. Figura 2, pode ser utilizado para armazenar a informação de modo funcional. Como exposto, o termo “modo funcional particular” é aqui usado para referir-se ao “modo funcional particular em que o computador entra quando ele é iniciado”, isto é, o modo funcional particular do computador é o modo funcional em que o computador entra quando o computador é iniciado. Portanto, inicialmente - isto é, durante a instalação do computador no sistema de codificação - o sistema de recuperação tipicamente restaura a informação de modo que indica que o modo funcional de “trabalho” deve ser o modo funcional particular do computador, uma vez que o modo funcional de “trabalho” é o
15/17 modo no qual o computador operará normalmente depois de ser energizado inicialmente. Então, durante as iniciações subseqüentes, o modo funcional particular do computador pode mudar como necessário.
Na etapa 303, determina-se se o computador deve ser energizado 5 inicialmente. Se o computador deve ser energizado inicialmente, o método prossegue até a etapa 304 na qual cada um dos pelo menos dois sistemas operacionais é carregado na memória do computador. Se o computador já foi inicialmente energizado anteriormente, determina-se que a presente energização inicial do computador é um caso de reinicialização, etapa 305. Neste caso, não há necessidade de carregar os sistemas operacionais na memória uma vez que eles já foram carregados quando o computador foi previamente energizado inicialmente.
A seguir, na etapa 306, a informação de modo funcional armazenada é recebida no computador. Na etapa 307, o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associado com o modo funcional particular do computador 15 identificado pela informação de modo recebida é selecionado. Então, na etapa 308, o sistema operacional selecionado é ativado para o computador. Também, o sistema ou sistemas operacionais não selecionados - carregados na memória na etapa 304 durante a energização inicial do computador - são suspensos na etapa 308.
A seguir, tipicamente, o computador continua a operar de uma maneira 20 normal por um instante. Entretanto, na etapa 309, uma conversão para um novo modo funcional é disparada. Por exemplo, uma falha pode ser detectada no computador resultando em uma necessidade de converter o computador do morin funcional -de “trabalho” para o modo funcional de “teste”, a fim de realizar os testes de diagnóstico no computador. Uma falha como esta pode estar associada, por exemplo, com o 25 corrompimento no código do programa carregado do sistema operacional atualmente ativo, ou com o corrompimento no código de programa carregado do software de aplicação atualmente ativo em execução no topo do sistema operacional atualmente ativo. Em decorrência disto, na etapa 309, o computador é reiniciado para permitir o carregamento do sistema operacional associado com o novo modo funcional.
Em resposta à reiniciação, o método da Figura 3 volta para a etapa 302, em
16/17 que a nova informação de modo funcional que indica o modo funcional particular do computador é novamente armazenada. Obviamente, toda informação de modo funcional anteriormente armazenada será substituída pela informação de modo funcional recém armazenada quando o método retornar para a etapa 302. Como antes, o termo “particular” é novamente usado para indicar “particular no momento da reiniciação do computador”, isto é, o modo funcional particular do computador é o modo funcional em que o computador entrará quando ele for iniciado. Portanto, no exemplo anterior de reiniciação da etapa 309 em função da detecção de falha no computador no modo funcional de “trabalho” e da resultante necessidade de converter para o modo funcional de “teste”, a nova informação de modo a ser armazenada na etapa 302 indicará que o modo funcional de “teste” deve ser o modo funcional particular do computador. Novamente, o sistema de recuperação 220 da Figura 2 pode ser utilizado para armazenar a informação de modo funcional. Incidentalmente, entende-se que, embora na modalidade da Figura 3 da presente invenção o armazenamento da nova informação de modo na etapa 302 supradescrito em conjunto com a reinicialização do computador seja ilustrado - a título de esclarecimento - como sendo realizado depois da reiniciação da etapa 309, o armazenamento da nova informação de modo também pode ser realizado ao mesmo tempo da reiniciação da etapa 309 ou antes dela, como é óbvio para versados na técnica.
A seguir, novamente, o método fará laço através das etapas 303 a 308 a fim de reinicializar o computador no sistema operacional associado com o modo funcional de “teste”. Já que desta vez o computador será reinicializado, em vez de ser energizado inicialmente, a etapa 305 será tomada, em vez da etapa 304. ____________________._____- É óbvio para versados na técnica que com o avanço da tecnologia, a idéia básica da invenção pode ser implementada de várias maneiras. Assim, a invenção e suas modalidades não são limitadas aos exemplos supradescritos, em vez disto, eles podem variar no escopo das reivindicações.
Assim, vê-se que a descrição exposta forneceu, por meio de exemplos não limitantes e exemplares, uma descrição completa e informativa dos melhores métodos e aparelhos atualmente contemplados pelos inventores para fazer multi-inicialização automática de um computador. Versados na técnica percebem que as várias modalidades
17/17 aqui descritas podem ser praticadas individualmente, em conjunto com uma ou mais outras modalidades aqui descritas, ou em conjunto com sistemas de computador diferentes daqueles aqui descritos. Adicionalmente, versados na técnica percebem que a presente invenção pode ser realizada por modalidades diferentes daquelas descritas, que aquelas modalidades descritas são apresentadas como o propósito de ilustração e não de limitação, e que, portanto, a presente invenção é limitada somente pelas reivindicações que seguem.
Figure BRPI0619452B1_D0005
1/5

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de computador com multi-inicialização automática, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
    - um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados, o 5 computador estando em um dentre múltiplos modos funcionais, cada um dos múltiplos modos funcionais associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais;
    - um gerenciador de estado de computador configurado para armazenar
    10 informação de modo funcional, em que a informação de modo funcional identifica um modo funcional particular que o sistema de computador assume quando o sistema de computador é reinicializado por um motivo pré-determinado; e
    - um carregador de inicialização configurado para receber a informação de modo funcional armazenada e para ativar o sistema operacional associado com o modo
    15 funcional particular identificado pela informação de modo funcional durante a reinicialização do computador pelo motivo pré-determinado.
  2. 2. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o gerenciador de estado de computador compreende um sistema de recuperação para recuperar o sistema de
    20 computador de uma condição de falha, o motivo pré-determinado para reinicializar o sistema de computador compreendendo uma ocorrência de uma condição de falha, e o modo funcional particular compreendendo um modo funcional de_rprnppraçnn de fnlha—— 3. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o motivo pré-determinado
    25 para reinicializar o computador compreende uma necessidade de usar software suportado pelo sistema operacional associado com o modo funcional particular identificado pela informação de modo funcional.
    4. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o modo funcional particular
    30 compreende um modo funcional de software anteriormente instalado, em que durante o
    2/5 modo funcional de software anteriormente instalado o sistema de computador executa o software anteriormente instalado.
    5. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o modo funcional particular
    5 compreende um modo funcional de diagnóstico, em que durante o modo funcional de diagnóstico o sistema de computador executa operações de diagnóstico.
    6. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o modo funcional particular compreende um modo funcional de manutenção, em que durante o modo funcional de
    10 manutenção operações de manutenção são realizadas,
    7. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema de computador é reinicializado no modo funcional particular depois de um período de intervenção quando o sistema de computador é desativado.
    15 8. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema de computador é reinicializado no modo funcional particular depois de um período de intervenção quando o sistema de computador está em um modo de espera.
    9. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo
    20 com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o carregador de inicialização é adicionalmente configurado para carregar cada um dos pelo menos dois sistemas operacionais na memória durante a energização inicial do computador - --------10. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o carregador de
    25 inicialização é adicionalmente configurado para suspender automaticamente cada sistema operacional não selecionado para o computador durante a reinicialização do computador.
    11. Sistema de computador com multi-inicialização automática, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos um computador adicional.
    12. Meio de memória que armazena um carregador de inicialização
  3. 3/5 executável por um aparelho de processamento digital, sendo que o carregador de inicialização faz multi-inicialização automática de um sistema de computador, o sistema de computador compreende um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados, o carregador de inicialização realiza operações quando executado, sendo que as
    5 operações são CARACTERIZADAS pelo fato de que compreendem;
    - receber informação de modo funcional, em que a informação de modo funcional identifica um modo funcional particular em que o computador entrará quando o computador for reinicializado por um motivo pré-determinado, o modo funcional particular correspondendo a um de múltiplos modos funcionais em que o computador pode
    10 entrar, cada um dos múltiplos modos funcionais associados com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois múltiplos modos fúncionais associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais;
    e
    - ativar o sistema operacional associado com o modo funcional particular
    15 durante a reinicialização do computador.
    13. Método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador que compreende um computador, em que o computador tem pelo menos dois sistemas operacionais instalados, CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende:
    20 - associar cada um dos múltiplos modos funcionais do computador com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais sendo associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais;
    - armazenar informação de modo funcional que indica um modo funcional
    25 particular que o computador assume da próxima vez que o computador for iniciado; e
    - em resposta à iniciação do computador:
    - receber a informação de modo funcional armazenada;
    selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associados com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de
    30 modo recebida; e
  4. 4/5
    - ativar o sistema operacional selecionado para o computador.
    14. Meio de memória legível por computador que armazena um programa de computador, sendo que o programa de computador faz multi-inicialização automática de um sistema de computador, em que o sistema de computador compreende um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados, o programa de computador executável por um aparelho de processamento digital, em que quando o programa de computador é executado, operações são realizadas, sendo que as operações são, CARACTERIZADAS pelo fato de que compreendem:
    - associar cada um dos múltiplos modos funcionais do computador com um sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais, cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais estando associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais;
    - armazenar informação de modo funcional que indica um modo funcional particular do computador; e
    - em resposta à iniciação do computador:
    - receber a informação de modo funcional armazenada;
    - selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associados com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de modo funcional recebida; e
    - ativar o sistema operacional selecionado para o computador
    15. Sistema de computador com multi-inicialização automática,
    CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: _____ __________~ ___________________________
    - um computador com pelo menos dois sistemas operacionais instalados, o computador estando em um dentre múltiplos modos funcionais, cada um dos múltiplos modos funcionais associado com um dos pelo menos dois sistemas operacionais, e cada um dos pelo menos dois dos múltiplos modos funcionais estando associado com diferentes sistemas operacionais dos pelo menos dois sistemas operacionais;
    - um dispositivo de recuperação para armazenar informação de modo que identifica um modo funcional particular do computador, em que, quando o computador é iniciado, o computador assume o modo funcional particular; e
  5. 5/5
    - um dispositivo de carregador de inicialização para receber a informação de modo armazenada para selecionar o sistema operacional dos pelo menos dois sistemas operacionais associado com o modo funcional particular do computador indicado pela informação de modo recebida, e para ativar o sistema operacional selecionado para o
    5 computador durante a iniciação do computador.
    //
    2/3
    3/3
    301
    302
    Associar modos funcionais com os sistemas operacionais
    Armazenar informação de modo que indica o modo funcional atual
    304
    303
    305
    1 r Carregar cada sistema operacional Reinicializar
    I
    306 z\y Receber informação de modo armazenada
    Selecionar sistema operacional associado com o 307 modo funcional atual indicado pela informação de modo recebida
    Ativar sistema operacional selecionado e suspender sistema(s) operacional(s) não selecionado(s)
    309
    Reajustar
BRPI0619452-4A 2005-11-03 2006-11-02 Sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador BRPI0619452B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20051114A FI20051114A0 (fi) 2005-11-03 2005-11-03 Automaattinen monen tietokoneen käynnistys
FI20051114 2005-11-03
PCT/FI2006/000352 WO2007051901A1 (en) 2005-11-03 2006-11-02 Methods and apparatus for automatically multi-booting a computer system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0619452A2 BRPI0619452A2 (pt) 2011-10-04
BRPI0619452B1 true BRPI0619452B1 (pt) 2018-03-20

Family

ID=35458723

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619452-4A BRPI0619452B1 (pt) 2005-11-03 2006-11-02 Sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7657734B2 (pt)
EP (1) EP1943593B1 (pt)
BR (1) BRPI0619452B1 (pt)
ES (1) ES2689948T3 (pt)
FI (1) FI20051114A0 (pt)
PL (1) PL1943593T3 (pt)
WO (1) WO2007051901A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060179326A1 (en) * 2005-02-10 2006-08-10 Kwok-Yan Leung Security device using multiple operating system for enforcing security domain
US8046570B2 (en) * 2007-02-06 2011-10-25 Microsoft Corporation Supporting multiple operating systems in media devices
US8392762B2 (en) * 2008-02-04 2013-03-05 Honeywell International Inc. System and method for detection and prevention of flash corruption
US8151100B2 (en) * 2008-02-06 2012-04-03 Broadcom Corporation Operating system for a computing device with handheld and extended computing units
US20090198989A1 (en) * 2008-02-06 2009-08-06 Broadcom Corporation Bios for a computing device with handheld and extended computing units
US8078192B2 (en) 2008-04-22 2011-12-13 Nokia Corporation Supporting the use of a virtual reference station
WO2011159263A1 (en) * 2010-06-15 2011-12-22 The Thailand Research Fund Embedded system providing bootloader selected execution of multiple independent modular programs
US8699220B2 (en) 2010-10-22 2014-04-15 Xplore Technologies Corp. Computer with removable cartridge
US9158550B2 (en) 2011-06-16 2015-10-13 Vmware, Inc. Caching based operating system installation

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6446203B1 (en) 1999-05-24 2002-09-03 International Business Machines Corporation Method and system for selecting from multiple boot code images to be loaded in a data processing system
US6754855B1 (en) 1999-12-01 2004-06-22 Microsoft Corporation Automated recovery of computer appliances
US6687819B1 (en) 2000-03-23 2004-02-03 International Business Machines Corporation System, apparatus and method for supporting multiple file systems in boot code
JP2003084979A (ja) 2001-09-07 2003-03-20 Internatl Business Mach Corp <Ibm> 電子装置の起動方法、電子装置およびプログラム
US7127596B2 (en) 2002-06-28 2006-10-24 Intel Corporation Method and system for improving computer system boot reliability by executing an application specific test during a boot prior loading an operating system
US7210032B2 (en) 2002-11-29 2007-04-24 Sigmatel, Inc. Method for initializing multifunction handheld device by downloading second boot algorithm from a coupled host if second boot algorithm in the handheld device is not executable
CN1282923C (zh) 2003-03-20 2006-11-01 宏碁股份有限公司 可在多种操作模式下运作的计算机系统及其操作方法
ATE409904T1 (de) * 2003-04-09 2008-10-15 Jaluna Sa Betriebssysteme
US7506152B2 (en) * 2003-08-11 2009-03-17 Lg Electronics Inc. Convertible computer with selective loading of an operating system based on a tablet or notebook mode
TWI284837B (en) * 2004-11-05 2007-08-01 Mitac Technology Corp Computer booting method, storage medium and computer device employing the same
US7529921B2 (en) * 2004-12-17 2009-05-05 Cardiac Pacemakers, Inc. Fast initialization of medical device system having multiple operating systems
US7509530B2 (en) * 2005-01-19 2009-03-24 Sonic Solutions Method and system for use in restoring an active partition

Also Published As

Publication number Publication date
ES2689948T3 (es) 2018-11-16
US20070101119A1 (en) 2007-05-03
US7657734B2 (en) 2010-02-02
WO2007051901A1 (en) 2007-05-10
EP1943593A1 (en) 2008-07-16
EP1943593B1 (en) 2018-08-01
PL1943593T3 (pl) 2019-01-31
BRPI0619452A2 (pt) 2011-10-04
FI20051114A0 (fi) 2005-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619452B1 (pt) Sistema de computador com multi-inicialização automática; meio de memória; método de realização de multi-inicialização automática de um sistema de computador; e meio de memória legível por computador
US8464092B1 (en) System and method for monitoring an application or service group within a cluster as a resource of another cluster
EP1083483A1 (en) Software migration on an active processing element
EP1697842A2 (en) Method and an apparatus for controlling executables running on blade servers
US20230185680A1 (en) Cloud restart for vm failover and capacity management
US11704197B2 (en) Basic input/output system (BIOS) device management
JP2010067042A (ja) 計算機切り替え方法、計算機切り替えプログラム及び計算機システム
JP5476481B2 (ja) ノード故障の対処
WO2019100589A1 (zh) 虚拟机快速扩容方法、装置、设备以及存储介质
US7373542B2 (en) Automatic startup of a cluster system after occurrence of a recoverable error
US20020073409A1 (en) Telecommunications platform with processor cluster and method of operation thereof
JP5285045B2 (ja) 仮想環境における故障復旧方法及びサーバ及びプログラム
US10203966B2 (en) Application launcher and management framework for a network device
US7437445B1 (en) System and methods for host naming in a managed information environment
JP5387767B2 (ja) 実行中のプログラムの更新技術
JP2021086528A (ja) 情報処理装置、管理プログラム、管理方法、および、情報処理システム
CN114691304B (zh) 实现集群虚拟机高可用的方法和装置、设备和介质
CN116360865A (zh) 集群管理方法、设备及计算系统
JP2011053780A (ja) 復旧システム、復旧方法及びバックアップ制御システム
JP2002049509A (ja) データ処理システム
CN113934443A (zh) 软件升级系统
JPH11232233A (ja) ネットワークコンピュータ管理方法及びネットワークコンピュータシステム
CN107783855B (zh) 虚拟网元的故障自愈控制装置及方法
JP2000066913A (ja) 任意プロセッサのプログラム・データ無中断更新システム
CN115499296B (zh) 一种云桌面热备管理方法、装置及系统

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/03/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2642 DE 24-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.