BRPI0619358A2 - método de gerenciamento de dispositivo usando canal de transmissão - Google Patents

método de gerenciamento de dispositivo usando canal de transmissão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619358A2
BRPI0619358A2 BRPI0619358-7A BRPI0619358A BRPI0619358A2 BR PI0619358 A2 BRPI0619358 A2 BR PI0619358A2 BR PI0619358 A BRPI0619358 A BR PI0619358A BR PI0619358 A2 BRPI0619358 A2 BR PI0619358A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
server
information
terminal
device management
message
Prior art date
Application number
BRPI0619358-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Min-Jung Shon
Te-Hyun Kim
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from KR1020050117228A external-priority patent/KR100747469B1/ko
Priority claimed from KR1020060118619A external-priority patent/KR101075675B1/ko
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BRPI0619358A2 publication Critical patent/BRPI0619358A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L61/00Network arrangements, protocols or services for addressing or naming
    • H04L61/50Address allocation
    • H04L61/5069Address allocation for group communication, multicast communication or broadcast communication
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/16Arrangements for providing special services to substations
    • H04L12/18Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast
    • H04L12/1859Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast adapted to provide push services, e.g. data channels
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • H04L41/08Configuration management of networks or network elements
    • H04L41/0803Configuration setting
    • H04L41/0806Configuration setting for initial configuration or provisioning, e.g. plug-and-play
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L41/00Arrangements for maintenance, administration or management of data switching networks, e.g. of packet switching networks
    • H04L41/08Configuration management of networks or network elements
    • H04L41/0893Assignment of logical groups to network elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Computer And Data Communications (AREA)
  • Communication Control (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

MéTODO DE GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVO USANDO CANAL DE TRANSMISSAO Um método de gerenciamento de dispositivo usando um canal de transmissão que é capaz de simultaneamente micializar serviços fornecidos a uma pluralidade de terminais, variando valores ajustados da pluralidade de terminais, ou atualizando parte do software, compreendendo: receber iriformação autocarregadora que inclui dados (conteúdo) para conectar a um tipico servidor de gerenciamento de dispositivo; receber informação relacionada a um servidor de provisão a terminal a partir do típico servidor de gerenciamento de dispositivo; e receber uma mensagem de gerenciamento de dispositivo via uma seção do servidor de provisão a terminal, tal como para implementar um método de gerenciamento de dispositivo confiável.

Description

"MÉTODO DE GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVO USANDO CANAL DE TRANSMISSÃO"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um método de ge- renciamento de dispositivo, e particularmente, a um método de gerenciamento de dispositivo que usa um canal de transmissão.
Fundamentos da Invenção
Um sistema de Gerenciamento de Dispositivo (DM) é baseado em protocolos bidirecionais e protocolos de comuni- cação um a um para trocar mensagens DM com um cliente DM (a seguir, referido como 'terminal') por uma sessão DM. A ses- são DM deveria ser ajustada de modo a um servidor DM trans- ferir um comando DM ao terminal. 0 servidor DM envia uma mensagem de notificação de sessão DM ao terminal de uma ma- neira que promove assim ajustar a sessão DM. Aqui, quando o terminal tendo recebido a mensagem acessa o servidor DM para solicitar uma conexão de sessão DM, esta é ajustada entre o terminal e o servidor DM.
Entretanto, de modo a ajustar a sessão DM, não se exige que sempre seja executado o processo de envio da men- sagem de notificação de sessão DM ao terminal antes de exe- cutar outros processos. Por exemplo, quando o terminal dese- ja informar o Servidor DM de um evento particular interna- mente gerado, o terminal solicita a conexão de sessão DM a partir de um servidor DM sem receber a mensagem de notifica- ção de sessão DM deste. O servidor DM que recebeu a solici- tação de conexão de sessão DM a partir do terminal então ve- rifica a informação de autenticação relacionada ao terminal e garante a conexão de sessão DM, tal como para conectar completamente a sessão DM com o terminal.
Mediante o ajuste da sessão DM entre o terminal e o servidor DM, o terminal e o servidor DM trocam mensagens DM. Conseqüentemente, o servidor DM pode transferir um co- mando DM ao terminal, enquanto que o terminal pode executar o comando DM recebido para enviar o resultado do desempenho ao servidor DM. 0 servidor DM pode verificar o resultado do desempenho do comando DM, assim para terminar a sessão DM ou para enviar um novo comando DM ao cliente DM (isto é, ao terminal).
Sumário da Invenção
Problema Técnico
Assim, na técnica relacionada, o servidor DM pode- ria executar somente através do inicio de sessão um a um de um valor ajustado de cada terminal, variação do valor ajus- tado desse ou atualização do software desse, que causa a im- possibilidade de um gerenciamento simultâneo para uma plura- lidade de terminais.
Ademais, a técnica relacionada poderia não execu- tar a autenticação para dados solicitados por uma pluralida- de de terminais via um canal de transmissão quando transmi- tindo os dados correspondentes, resultando em não emprego de um método DM confiável.
Solução Técnica
Portanto, um objetivo da presente invenção é for- necer um método pelo qual os valores ajustados exigidos para simultaneamente controlar uma pluralidade de terminais são programados, e parte do software da pluralidade de terminais pode ser atualizado.
Para alcançar essas e outras vantagens e de acordo com o propósito da presente invenção, como incorporado e am- plamente descrito aqui, é fornecido um método de gerencia- mento de dispositivo (DM) para um cliente DM que suporta um serviço de transmissão que compreende: receber o terminal que fornece a informação do servidor (que indica um tipo de transmissão de informação de servidor DM) que é solicitada para acessar e autenticar um servidor de provisão a terminal (que indica tal servidor DM de transmissão); receber uma mensagem DM estando conectado a uma sessão do servidor de provisão a terminal baseado na informação de servidor de provisão a terminal; e processar seletivamente a mensagem DM baseada na informação do servidor de provisão a terminal para verificar assim a confiabilidade da mensagem DM.
Conseqüentemente a uma outra modalidade da presen- te invenção, o método de Gerenciamento de Dispositivo (DM) em um cliente DM que suporta um serviço de transmissão que compreende: receber uma mensagem particular que inclui dados necessários para serem conectados a um servidor de provisão a terminal; receber uma mensagem DM estando conectado ao servidor de provisão a terminal de acordo com a mensagem particular; processar seletivamente as mensagens DM de acor- do com o guia de serviço para verificar a confiabilidade.
De acordo com uma outra modalidade da presente in- venção, um método para gerenciar um dispositivo em um siste- ma de comunicações móvel compreende: receber a primeira in- formação a partir de um primeiro servidor para se conectar a um segundo servidor; conectar ao segundo servidor usando a primeira informação recebida; receber a segunda informação a partir do segundo servidor para se conectar a um terceiro servidor capaz de transmitir a informação por um canal de transmissão; conectar ao terceiro servidor usando a segunda informação recebida; e receber a terceira informação a par- tir do terceiro servidor no canal de transmissão.
Para alcançar essas e outras vantagens e de acordo com o propósito da presente invenção, um cliente de Gerenci- amento de Dispositivo (DM) pode compreender: um cliente de fornecimento de arquivo (por exemplo, um tipo de módulo de recepção) para receber uma mensagem DM a partir de um pri- meiro servidor e receber a partir de um segundo servidor in- formação exigida para processar seletivamente a mensagem DM estando conectado a uma sessão do primeiro servidor; e um módulo de verificação para verificar se um ID de grupo in- cluído na mensagem DM é o mesmo de um grupo incluído na in- formação; e um processador para receber a mensagem DM para executar um comando DM incluído na mensagem DM quando os dois IDs de grupo são os mesmos.
Para alcançar essas e outras vantagens e de acordo com o propósito da presente invenção, um terminal móvel para receber a informação de gerenciamento de dispositivo pode compreender: um receptor adaptado para receber a primeira informação a partir de um primeiro servidor para se conectar a um segundo servidor, onde o receptor adaptado para receber a segunda informação a partir do segundo servidor para se conectar a um terceiro servidor capaz de transmitir a infor- mação em um canal de transmissão; e o receptor adaptado para receber a terceira informação a partir do terceiro servidor no canal de transmissão.
Para alcançar essas e outras vantagens e de acordo com o propósito da presente invenção, o sistema de gerencia- mento de dispositivo (DM) pode compreender: um cliente DM para suportar um serviço de transmissão; um primeiro servi- dor para transmitir uma mensagem DM ao cliente DM; e um se- gundo servidor para transmitir a informação exigida para processar seletivamente a mensagem DM ao cliente DM estando conectado a uma sessão do primeiro servidor.
Aqui, o primeiro servidor pode ser implementado como um servidor de provisão a terminal, e o segundo servi- dor pode ser implementado como um típico servidor DM ou ser- vidor de transmissão.
Os anteriores e outros objetivos, características, aspectos e vantagens da presente invenção se tornarão mais aparentes a partir da seguinte descrição detalhada da pre- sente invenção quando tomadas em conjunto com os desenhos em anexo.
Breve Descrição dos Desenhos
Os desenhos em anexo, que são incluídos para for- necer um entendimento adicional da invenção e são incorpora- dos e constituem uma parte desta especificação, as ilustram modalidades da invenção e juntos com a descrição servem para explicar os princípios da invenção. Nos desenhos:
A Fig. 1 é uma vista que ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a primeira modalidade da presente invenção;
A Fig. 2 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma primeira mo- dalidade da presente invenção;
A Fig. 3 é uma vista que ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a segunda modalidade da presente invenção;
A Fig. 4 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma segunda moda- lidade da presente invenção;
A Fig. 5 é uma vista que ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção;
A Fig. 6 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma terceira mo- dalidade da presente invenção; e
A Fig. 7 é uma vista que ilustra uma construção de um cliente de gerenciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
A descrição da presente invenção agora será dada em detalhes, com referência aos desenhos em anexo.
Um sistema DM de acordo com a presente invenção pode compreender uma pluralidade de terminais para suportar um serviço de transmissão, um primeiro servidor para geren- ciar os terminais tal como para permitir que a pluralidade de terminais seja fornecida com o serviço de transmissão, e um segundo servidor para fornecer a pluralidade de terminais com a informação exigida para um acesso ao primeiro servidor e autenticação desse.
Em uma modalidade, o segundo servidor pode ser im- plementado como um servidor de transmissão. Nesse caso, o segundo servidor pode transmitir a um terminal dados que in- cluem informação (ou conteúdos) para a conexão com o primei- ro servidor. Aqui, os dados podem ser fornecidos por um ser- vidor de transmissão ou um tipico servidor DM.
Em uma outra modalidade, o segundo servidor pode ser implementado como um tipico servidor DM. Nesse caso, o segundo servidor pode transmitir a informação do servidor de provisão a terminal ao terminal ou transmiti-la ao terminal de uma forma um a um, a informação do servidor de provisão a terminal inclui a informação exigida para o acesso ao pri- meiro servidor e autenticação desse.
Isto é, o segundo servidor pode separadamente transmitir a informação do servidor de provisão a terminal que contém a informação exigida para o acesso ao primeiro servidor e a autenticação desse, ou substituir os dados pre- viamente usados por uma nova mensagem DM que adicionalmente inclui dados para a conexão com o primeiro servidor para transmissão.
Ademais, a presente invenção pode permitir que o servidor de provisão a terminal gerencie seletivamente os terminais em um grupo particular incluindo um ID de grupo em dados ou informação do servidor de provisão a terminal, o ID de grupo corresponde a um terminal para receber dados ou in- formação do servidor de provisão a terminal.
Daqui por diante, as modalidades preferenciais da presente invenção serão explicadas com relação aos desenhos em anexo.
A Fig. 1 é uma vista que ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção. Como ilustrado na Fig. 1, um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção compreende uma pluralidade de termi- nais 10 para suportar um serviço de transmissão, um servidor de provisão a terminal 20 para gerenciar a pluralidade de terminais 10 transmitindo-se uma mensagem DM à pluralidade de terminais 10, e um servidor de transmissão 30 para forne- cer um guia de serviços que inclui dados exigidos para a co- nexão e autenticação do servidor de provisão a terminal 20.
O servidor de transmissão 30 transmite ao terminal 10 um guia de serviços que inclui adicionalmente dados con- tendo informação relacionada a um método pelo qual o termi- nal 10 seguramente recebe uma sessão de transmissão que o servidor de provisão a terminal 20 transmite e a informação relacionada a um método pelo qual o terminal 10 autentica e conta com o servidor de provisão a terminal 20.
O terminal 10 pode receber inativamente um guia de serviços que usa um canal de transmissão, ou ativamente re- cebe o guia de serviços de acordo com a solicitação do assi- nante usando um canal de interação. O método que usa o canal de transmissão assume que o terminal 10 já conhece um canal de transmissão para transmitir o guia de serviços e é capaz de ser conectado previamente ao canal de transmissão corres- pondente, enquanto o método que usa o canal de interação as- sume que o terminal 10 já conhece um endereço URL ou simila- res do guia de serviços. O terminal 10 pode conhecer o ende- reço URL do guia de serviços inserindo-se no terminal 10 um endereço que é adicionalmente fornecido de uma vez quando o usuário inicialmente assina um serviço, através de sítios da rede, ou de acordo com a programação de um fabricante.
De modo a implementar o sistema e método de geren- ciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção, o guia de serviços adicionalmente inclui dados para a conexão com o servidor de provisão a terminal 20. Em geral, um guia de serviços denota um conteúdo digital que é formado baseado em uma linguagem de marcação tal como XML (Linguagem de Mar- cação extensiva). O terminal 10 pode automaticamente anali- sar ou interpretar o guia de serviços.
De modo a incorporar o sistema e método de geren- ciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção, tais dados como seguem são usados para a conexão com o ser- vidor de provisão a terminal 20. Os dados podem ser transfe- ridos via um guia de serviços.
1) Informação de descrição de sessão
A informação de descrição de sessão indica infor- mação relacionada a uma sessão de transmissão para transmi- tir as mensagens DM através do servidor de provisão a termi- nal 20. A informação de descrição de sessão inclui endereço de sessão e informação de porta (por exemplo, endereço de IP, URL, endereços de porta TCP/UDP, etc.), protocolos de transmissão (por exemplo, RTP, FLUTE, etc.), codec, taxa de transferência, e seus similares.
2) Informação de Conectividade
A informação de conectividade indica várias infor- mações, tais como, informação de porta de comunicação, in- formação proxy, e seus similares, que são solicitadas para acessar o servidor de provisão a terminal 20.
3) Certificação
A certificação denota a informação para reconhecer se uma transmissão de mensagem DM pelo servidor de provisão a terminal 20 é confiável. Visto que o servidor de provisão a terminal 20 também transmite uma assinatura eletrônica pa- ra uma mensagem DM ao mesmo tempo da transmissão da mensagem DM, o terminal 10 pode descriptografar a assinatura eletrô- nica extraindo uma chave pública do servidor de provisão a terminal 20 a partir da certificação.
4) Resposta OCSP (Protocolo de Estado de Certifi- cação em Linha Direta)
A resposta OCSP é usada para assegurar a confiabi- lidade da certificação do servidor de provisão a terminal 20, a certificação obtida a partir da informação do servidor de provisão a terminal 20. Visto que a certificação do ser- vidor de provisão a terminal 20 é emitida por uma autoridade certificadora particular, um procedimento de verificação pa- ra se a certificação é válida é executada entre a autoridade certificadora e o servidor de provisão a terminal 20. Tam- bém, a autoridade certificadora transmite a resposta OCSP ao servidor de provisão a terminal 20 tal que o servidor de provisão a terminal 20 pode se certificar de que a certifi- cação é válida.
5) ID de Grupo Alvo
O ID de grupo alvo denota informação usada tal que o terminal 10 pode seletivamente receber uma mensagem que corresponde ao próprio terminal 10 entre as várias transmis- sões de mensagens DM através pelo servidor de provisão a terminal 20. Quando transmitindo mensagens DM, o servidor de provisão a terminal 20 inclui o ID de grupo alvo na mensagem e conseqüentemente pode transmitir uma mensagem DM que mira apenas os terminais pertencentes a um grupo especifico. Por- tanto, quando a mensagem DM é recebida através de uma sessão de transmissão, o terminal 10 verifica um ID de grupo alvo incluído na mensagem. O terminal então processa a mensagem DM correspondente apenas quando o ID de grupo alvo verifica- do é o mesmo de um ID de grupo alvo obtido na informação do servidor de provisão a terminal. Por exemplo, o ID de grupo alvo pode ser distinguido de acordo com uma área (por exem- plo, um país) a qual o terminal correspondente pertence ou um método de serviço do terminal correspondente (por exem- plo, um terminal que adapta o método DVB-H, um terminal que adapta o método MBMS, etc.).
A Fig. 2 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma primeira mo- dalidade da presente invenção. A explicação será feita de um método através do qual um terminal seguramente recebe e au- tentica uma mensagem DM que um servidor de provisão a termi- nal transmite usando-se um guia de serviços fornecido por um servidor de transmissão, com relação à Fig. 2.
O terminal é conectado a um servidor de transmis- são por meio de um navegador para receber um guia de servi- ços como informação relacionada a um serviço de transmissão fornecido por uma companhia de transmissão (SlOl). O guia de serviços pode adicionalmente incluir dados que contêm a in- formação de descrição de sessão, informação de conectivida- de, certificação, resposta OCSP e ID de grupo alvo.
Posteriormente, o servidor de provisão a terminal notifica o terminal de uma sessão de transmissão DM para so- licitação (S102) . 0 terminal é conectado à sessão do servi- dor de provisão a terminal usando a informação de descrição de sessão e a informação de conectividade incluída no guia de serviços (S103). Aqui, a informação de descrição de ses- são inclui endereço de sessão e informação de porta (por e- xemplo, endereço de IP, URL, endereço de porta TCP/UDP, etc.), protocolos de transmissão (por exemplo, RT P, FLUTE, etc.), codec e taxa de transferência. A informação de conec- tividade inclui informação de porta de comunicação e infor- mação proxy.
Mediante a conexão da sessão de transmissão DM en- tre o terminal e o servidor de provisão a terminal, o servi- dor de provisão a terminal transmite uma mensagem DM ao ter- minal (S104). O servidor de provisão a terminal inclui um ID de grupo alvo na mensagem DM, e conseqüentemente permite que somente um terminal tendo um ID de grupo alvo na mensagem receba a mensagem correspondente. Também, o servidor de pro- visão a terminal transmite a mensagem DM junto com uma assi- natura eletrônica para a mensagem DM. A assinatura eletrôni- ca é gerada por um método típico de geração de assinatura eletrônica. Isto é, o servidor de provisão a terminal gera um valor resumo a partir da mensagem DM de acordo com um al- goritmo de verificação, e criptografa o valor resumo usando uma chave privada do servidor de provisão a terminal, tal como para gerar uma assinatura eletrônica.
Quando recebendo a mensagem DM a partir do servi- dor de provisão a terminal, o terminal executa os processos como segue (S105).
Primeiro, o terminal certifica um ID de grupo alvo na mensagem DM recebida a partir do servidor de provisão a terminal. Aqui, se o ID de grupo alvo na mensagem DM é o mesmo do terminal, o terminal processa a mensagem DM. Se não, o terminal ignora a mensagem. O terminal pode reconhe- cer seu ID de grupo alvo pelo guia de serviços ou informação do servidor de provisão a terminal transferido a partir do servidor de transmissão.
Se o ID de grupo alvo do terminal é o mesmo da mensagem DM, o terminal verifica a confiabilidade da mensa- gem DM. A confiabilidade é verificada pela certificação e resposta OCSP incluídas no guia de serviços transferido a partir do servidor de transmissão. Ou seja, o terminal ex- trai uma chave pública do servidor de provisão a terminal a partir da certificação e descriptografa a assinatura eletrô- nica por meio da chave pública extraída para obter assim um valor resumo. 0 terminal então obtém um outro valor resumo a partir da mensagem DM que usa o mesmo algoritmo de verifica- ção do usado pelo servidor de provisão a terminal. Se os dois valores resumo são os mesmos, o terminal conta com o servidor de provisão a terminal e com a mensagem DM. Também, a confiabilidade da certificação pode ser assegurada pela resposta OCSP.
Uma vez verificada a confiabilidade da mensagem DM, o terminal processa a mensagem DM. 0 terminal inicializa ou muda seu valor de ajuste de acordo com um comando DM in- cluído na mensagem DM. Alternativamente, o terminal pode instalar ou atualizar seu software de acordo com o comando DM incluído na mensagem DM. Quando processando completamente a mensagem DM, o terminal termina a sessão de transmissão DM com o servidor de provisão a terminal (S106).
Embora não mostrado na Fig. 2, pode também ser im- plementado tal que o terminal pode comparar a informação de versão relacionada a um software fornecido a partir do ser- vidor de provisão a terminal com a informação de versão re- lacionada a seu software que foi instalado neste, e retorna o resultado da comparação ao servidor de provisão a terminal.
A Fig. 3 é uma vista que ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a segunda modalidade da presente invenção. Como ilustrado na Fog. 2, o sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção compreende uma pluralidade de termi- nais 10 para suportar um serviço de transmissão, um servidor de provisão a terminal 20 para gerenciar a pluralidade de terminais 10 transferindo um comando DM à pluralidade de terminais 10, e um típico servidor DM 40 para fornecer um guia de serviços que é exigido para a conexão entre a plura- lidade de terminais 10 e o servidor de provisão a terminal 20 e autenticação do servidor de provisão a terminal 20.
O terminal 10 pode ser conectado ao servidor de provisão a terminal 40 usando a informação autocarregadora que inclui valor de endereço e valor de autenticação do tí- pico servidor DM 40. A informação autocarregadora pode remo- tamente ser transmitida ao terminal via o servidor autocar- regador (não mostrado), pré-programado no terminal por um fabricante de terminal, ou ser programado posteriormente no terminal por um usuário.
O típico servidor DM 40 transmite ao terminal 10 um guia de serviços que adicionalmente inclui dados relacio- nados a um método pelo qual o terminal 10 seguramente recebe uma sessão de transmissão transmitida a partir do servidor de provisão a terminal 20 e dados relacionados a um método pelo qual o terminal 10 conta com o servidor de provisão a terminal 20.
De modo a implementar o sistema e método de geren- ciamento de dispositivo de acordo com a presente invenção, o guia de serviços pode adicionalmente incluir dados que con- têm a informação de descrição de sessão, informação de co- nectividade, certificação, resposta OCSP e um ID de grupo alvo. A explicação detalhada dos dados para a conexão com o servidor de provisão a terminal que é adicionalmente incluí- do no guia de serviços foi descrita na primeira modalidade, e assim ela será omitida.
O terminal 10 é conectado com o servidor de provi- são a terminal 20 baseado no guia de serviços recebido do típico servidor DM 40. Assim, o terminal 10 pode seletiva- mente manipular uma mensagem DM recebida a partir do servi- dor de provisão a terminal 20 e processar a mensagem DM re- cebida depois de verificar a sua confiabilidade.
A Fig. 4 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma segunda moda- lidade da presente invenção. Com relação à Fig. 4, a expli- cação será dada de um método pelo qual um terminal recebe seguramente e autentica uma sessão de transmissão transmiti- da por um servidor de provisão a terminal através do uso de um guia de serviços fornecido por um típico servidor DM.
O terminal recebe a típica informação DM (isto é, informação autocarregadora) a partir de um servidor autocar- regador (S201). A típica informação DM inclui o valor de en- dereço e o valor de autenticação de um típico servidor DM que fornece um guia de serviços ao terminal.
Posteriormente, quando o típico servidor DM noti- fica uma configuração da sessão (S202), o terminal se certi- fica do valor de endereço e do valor de autenticação forne- cidos a partir do servidor autocarregador a ser conectado à sessão do típico servidor DM (S203). O terminal então recebe um guia de serviços que inclui adicionalmente os dados para a conexão com o servidor de provisão a terminal do típico servidor DM, via a sessão, os dados contendo informação de descrição de sessão, a informação de conectividade, certifi- cação, resposta OCSP (Protocolo de Estado de Certificação em Linha Direta) e um ID de grupo alvo (S204).
O terminal que recebeu o guia de serviços a partir do típico servidor DM termina a sessão com o típico servidor DM (S205). Quando o servidor de provisão a terminal notifica uma sessão de transmissão DM (S206), o terminal é conectado à sessão de transmissão DM através do uso da informação de descrição de sessão e da informação de conectividade incluí- das no guia de serviços (S207).
Os procedimentos depois da sessão conectada entre o servidor de provisão a terminal e o terminal são os mes- mos daqueles na primeira modalidade, a explicação dos quais não será assim repetida. Isto é, a segunda modalidade da presente invenção é diferente da primeira modalidade no pon- to em que o terminal recebe a partir do típico servidor DM o guia de serviços que inclui dados para a conexão com o ser- vidor de provisão a terminal e recebe informação para a co- nexão com o típico servidor DM a partir do servidor autocar- regador.
Nos fluxogramas da primeira e da segunda modalida- de, somente um terminal foi adaptado para explicar o sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com a presente in- venção. Entretanto, o servidor de provisão a terminal esta- belece uma sessão de transmissão DM com uma pluralidade de terminais que transferiram o guia de serviços para assim transmitir uma mensagem DM à pluralidade de terminais de uma vez.
A Fig. 5 ilustra uma construção de um sistema de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma terceira mo- dalidade da presente invenção. Como ilustrado na Fig. 5, um sistema de gerenciamento de dispositivo (DM) de acordo com a presente invenção compreende uma pluralidade de terminais 10 que suportam um serviço de transmissão, um servidor de pro- visão a terminal 20 para transmitir um comando DM à plurali- dade de terminais 10 para gerenciar assim a pluralidade de terminais 10, um típico servidor DM 40 para fornecer a in- formação do servidor de provisão a terminal, que a plurali- dade de terminais 10 solicita acessar e autenticar o servi- dor de provisão a terminal 20, e um servidor autocarregador 50 para fornecer informação autocarregadora. Aqui, o servi- dor autocarregador 50 pode ser configurado separadamente do típico servidor DM 40. De outra forma, o servidor autocarre- gador e o típico servidor DM podem ser configurados ambos incluídos em um servidor principal. Assim, o servidor auto- carregador a ser explicado aqui pode ser substituído pelo típico servidor DM.
O terminal 10 pode ser conectado ao típico servi- dor DM 40 usando a informação autocarregadora que inclui o valor de endereço e o valor de autenticação do típico servi- dor DM 40. A informação autocarregadora pode remotamente ser transmitida ao terminal via o servidor autocarregador 50, pré-programada no terminal por um fabricante de terminal, ou ser programada posteriormente no terminal por um usuário.
O típico servidor DM 40 transmite ao terminal 10 a informação do servidor de provisão a terminal que inclui a informação relacionada a um método para seguramente receber pelo terminal 10, uma sessão de transmissão transmitida pelo servidor de provisão a terminal 20 e um método para autenti- car confiavelmente o servidor de provisão a terminal 20.
De modo a incorporar o sistema DM e o método de acordo com a presente invenção, a informação do servidor de provisão a terminal inclui a informação de descrição de ses- são, informação de conectividade, certificação, resposta OCSP (Protocolo de Estado de Certificação em Linha Direta) e um ID de grupo alvo, todas as quais são as mesmos daquelas descritas na primeira modalidade, tal como para omitir a ex- plicação detalhada desta.
O terminal 10 pode ser conectado ao servidor de provisão a terminal 20 usando a informação do servidor de provisão a terminal recebida a partir do típico servidor DM 40. O terminal 10 pode também processar seletivamente a men- sagem DM recebida a partir do servidor de provisão a termi- nal 20, para assim verificar a confiabilidade da mensagem DM recebida. A conexão com o servidor de provisão a terminal 20 é executada baseada na informação de descrição de sessão e informação de conectividade. As mensagens DM recebidas são recebidas baseadas no ID de grupo alvo, e a verificação de confiabilidade é executada baseada na certificação e na res- posta OCSP.
A Fig. 6 é um fluxograma que ilustra um método de gerenciamento de dispositivo de acordo com uma terceira mo- dalidade da presente invenção. Aqui, um terminal pode usar a informação do servidor de provisão a terminal fornecida a partir de um típico servidor DM para habilitar uma recepção e autenticação seguras para uma sessão de transmissão trans- mitida por um servidor de provisão a terminal.
O terminal recebe a informação do típico servidor DM (isto é, informação autocarregadora) a partir de um ser- vidor autocarregador (S301). A informação do típico servidor DM pode incluir um valor de endereço e um valor de autenti- cação para o típico servidor DM que é para fornecer ao ter- minal informação do servidor de provisão a terminal.
Posteriormente, quando recebendo uma notificação de uma típica sessão DM a partir do típico servidor DM (5302), o terminal se certifica do valor de endereço e do valor de autenticação fornecidos a partir do servidor auto- carregador e é conectado a uma sessão do típico servidor DM (5303). O terminal também recebe a informação do servidor de provisão a terminal a partir do típico servidor DM via a sessão, a informação do servidor de provisão a terminal in- clui a informação de descrição de sessão, a informação de conectividade, certificação, resposta OCSP (Protocolo de Es- tado de Certificação em Linha Direta) e um ID de grupo alvo (S304).
O terminal que recebeu a informação do servidor de provisão a terminal a partir do servidor de provisão a ter- minal finaliza uma sessão com o típico servidor DM (S305). Quando o terminal recebe uma notificação de sessão de trans- missão DM a partir do servidor de provisão a terminal (S306), ele é conectado a uma sessão do servidor de provisão a terminal usando a informação de descrição de sessão e a informação conectividade incluídas na informação do servidor de provisão a terminal (S307). Aqui, a informação de descri- ção de sessão inclui endereço de sessão e informação de por- ta (por exemplo, endereço de IP, URL, endereços de porta TCP/UDP, etc.)/ protocolos de transmissão (por exemplo, RTP, FLUTE, etc.), codec e taxa de transferência, e a informação de conectividade inclui informação de porta de comunicação e informação proxy.
Mediante a conexão da sessão de transmissão DM en- tre o terminal e o servidor de provisão a terminal, o servi- dor de provisão a terminal transmite uma mensagem DM ao ter- minal (S308). O servidor de provisão a terminal inclui um ID de grupo alvo na mensagem DM, e conseqüentemente permite que somente um terminal tendo um ID de grupo incluido na mensa- gem receba a mensagem correspondente. Também, o servidor de provisão a terminal transmite a mensagem DM junto com uma assinatura eletrônica para a mensagem DM. A assinatura ele- trônica é grada por um método típico de geração de assinatu- ra eletrônica. Isto é, o servidor de provisão a terminal ge- ra um valor resumo a partir da mensagem DM de acordo com um algoritmo de verificação, e criptografa o valor resumo usan- do uma chave privada do servidor de provisão a terminal, tal como para gerar uma assinatura eletrônica.
Quando recebendo a mensagem DM a partir do servi- dor de provisão a terminal, o terminal executa processos co- mo segue (S309) .
Primeiro, o terminal se certifica de um ID de gru- po alvo na mensagem DM recebida a partir do servidor de pro- visão a terminal. Aqui, se o ID de grupo alvo na mensagem DM é o mesmo do terminal, o terminal processa a mensagem DM. Se não, o terminal ignora a mensagem. 0 terminal pode reconhe- cer seu ID de grupo alvo pela informação do servidor de pro- visão a terminal transferida a partir do servidor DM tipico.
Se o ID de grupo alvo do terminal é o mesmo da mensagem DM, o terminal verifica a confiabilidade da mensa- gem DM. A confiabilidade é verificada através da certifica- ção e da resposta OCSP incluídas na informação de servidor de provisão a terminal transferida a partir do servidor de provisão a terminal. Isto é, o terminal extrai uma chave pú- blica do servidor de provisão a terminal a partir da certi- ficação e descriptografa a assinatura eletrônica por meio da chave pública extraída para obter assim um valor resumo. 0 terminal então obtém um outro valor resumo a partir da men- sagem DM usando o mesmo algoritmo de verificação do usado pelo servidor de provisão a terminal. Se os dois valores re- sumo são os mesmos, o terminal conta com o servidor de pro- visão a terminal e com a mensagem DM. Também, a confiabili- dade da certificação pode ser assegurada pela resposta OCSP.
Uma vez verificada a confiabilidade da mensagem DM, o terminal processa a mensagem DM. 0 terminal inicializa ou muda seu valor de ajuste de acordo com um comando DM in- cluído na mensagem DM. Alternativamente, o terminal pode instalar ou atualizar seu software de acordo com o comando DM incluído na mensagem DM. Quando completamente a mensagem DM, o terminal termina a sessão de transmissão DM com o ser- vidor de provisão a terminal (S310).
Embora não mostrado na Fig. 2, pode também ser im- plementado tal que o terminal pode comparar a informação de versão relacionada a um software fornecido a partir do ser- vidor de provisão a terminal com a informação de versão re- lacionada a seu software que foi instalado neste, e retornar o resultado da comparação ao servidor de provisão a terminal.
Considerando o fluxograma na modalidade, o método DM de acordo com a presente invenção que pode ser implemen- tada somente por um terminal foi explicado. Entretanto, o servidor de provisão a terminal conecta a sessão de trans- missão DM com uma pluralidade de terminais que transferiram a informação do servidor de provisão a terminal, assim para habilitar a transmissão da mensagem DM à pluralidade de ter- minais de uma vez.
A Fig. 7 ilustra um cliente de gerenciamento de dispositivo 100 de acordo com a presente invenção. Como i- lustrado na Fig. 7, o cliente DM 100 compreende um módulo de recepção (ou receptor) 101, um módulo de verificação 102, um módulo de autenticação 103, um processador 104 e um módulo de transmissão 105.
O módulo de recepção 101 recebe a informação do servidor de provisão a terminal transmitida por um servidor de transmissão ou típico servidor DM, e recebe uma mensagem DM transmitida por um servidor de provisão a terminal. Aqui, a informação do servidor de provisão a terminal pode incluir a informação de descrição de sessão, informação de conecti- vidade, certificação, resposta OCSP e ID de grupo alvo. A explicação detalhada com relação a cada item incluído na in- formação do servidor de provisão a terminal foi fornecida acima em detalhes tal como a não ser repetida.
0 módulo de recepção 101 primeiro recebe a infor- mação autocarregadora ou a informação do servidor de provi- são a terminal. O módulo de recepção 101 pode ser conectado a uma sessão do servidor de provisão a terminal usando a in- formação de descrição da sessão e a informação de conectivi- dade incluídas na informação do servidor de provisão a ter- minal. O módulo de recepção 101 então recebe a mensagem DM via a sessão conectada com o servidor de provisão a termi- nal.
O módulo de verificação 102 verifica se um ID de grupo (isto é, o ID de grupo alvo do cliente DM) do terminal incluído na informação do servidor de provisão a terminal é o mesmo do ID de grupo incluído na mensagem DM. Este proces- so pode não ser executado se o ID de grupo não for incluído na informação do servidor de provisão a terminal.
0 processador 104 controla o módulo de recepção 101, o módulo de verificação 102 e o módulo de autenticação 103. Se ele é determinado pelo módulo de verificação 102 que o ID de grupo incluído na mensagem DM é o mesmo do ID de grupo incluído na informação do servidor de provisão a ter- minal, o processador 104 fornece a mensagem DM ao módulo de autenticação 103. Se não, o processador 104 não processa a mensagem DM.
O módulo de autenticação 103 pode verificar a con- fiabilidade da mensagem DM usando a certificação e a respos- ta OCSP fornecidas incluídas na informação do servidor de provisão a terminal. A mensagem DM é recebida junto com uma assinatura eletrônica. Conseqüentemente, o módulo de auten- ticação 103 extrai uma chave pública do servidor de provisão a terminal a partir da certificação e descriptografa a assi- natura eletrônica por meio da chave pública extraída, assim para obter um valor resumo. Então, um outro valor resumo é obtido a partir da mensagem DM usando o mesmo algoritmo de verificação daquele usado pelo servidor de provisão a termi- nal. Se ambos os valores resumo são os mesmos, o servidor de provisão a terminal e a mensagem DM são confiáveis.
O processador 104 processa somente a mensagem DM com confiabilidade verificada pelo módulo de autenticação 103. Isto é, o processador 104 executa um comando DM incluí- do na mensagem DM. Por exemplo, o processador pode atualizar o software do cliente DM ou mudar um valor de ajuste de a- cordo com o comando DM.
O módulo de transmissão 105 inclui a função mais básica de terminais de comunicações. O módulo de transmissão 105 denota um módulo para transmitir informação em direção a um servidor quando ajustando a sessão entre o servidor e o terminal como mostrado no fluxograma da Fig. 2. A transmis- são da informação do servidor ao terminal mediante o ajuste de sessão é óbvia àqueles versados na técnica, a explicação da qual será assim omitida.
Como descrito acima, a presente invenção pode efe- tivamente adaptar um método DM confiável capaz de simultane- amente inicializar uma pluralidade de terminais, mudando os valores de ajuste da pluralidade de terminais, ou atualizan- do parte do software da pluralidade dos terminais permitindo a transmissão dos valores de ajuste necessários à pluralida- de de terminais via um canal de transmissão e permitindo a autenticação para a mensagem recebida.
Particularmente, empregando uma lista de IDs de grupo alvo, um servidor de provisão a terminal pode efetiva- mente ser operado para transmitir diferentes comandos DM de acordo com os terminais, cada um dos quais se adapta a dife- rentes métodos operacionais ou é usado em diferentes países, ou outras condições.
Como a presente invenção pode ser incorporada de várias formas sem abandonar o espírito ou características essências dessa, dever-se-ia entender que as modalidades descritas acima não são limitadas por qualquer um dos deta- lhes da descrição anterior, a menos que de outra forma espe- cificado, mas de preferência deveriam ser construídas ampla- mente em seu espírito e escopo como definido nas reivindica- ções em anexo, e portanto todas as mudanças e modificações que caem dentro das metas e limites das reivindicações, ou equivalentes de' tais metas e limites pretendem portanto ser abrangidas pelas reivindicações em anexo.

Claims (46)

1. Método de gerenciamento de dispositivo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: receber informação autocarregadora incluindo dados ou conteúdo exigido para conexão com um típico servidor de gerenciamento de dispositivo; receber informação para um servidor de provisão a terminal a partir do típico servidor de gerenciamento de dispositivo; e receber uma mensagem de gerenciamento de disposi- tivo via uma sessão do servidor de provisão a terminal.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação para o servidor de provisão a terminal inclui uma ou mais dentre informação de descrição de sessão, informação de conectividade, certi- ficação, e resposta OCSP (Protocolo de Estado de Certifica- ção em Linha Direta).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação autocarregadora é recebida a partir do típico servidor de gerenciamento de dispositivo.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação para o servidor de provisão a terminal inclui adicionalmente um ID de um grupo particular.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a sessão do servidor de pro- visão a terminal é um canal no qual dados são transmitidos.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de um grupo particular é conteúdo ou dados para processar seletivamente a mensagem de gerenciamento de dispositivo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de um grupo particular é identificado de acordo com uma área a qual um cliente de ge- renciamento de dispositivo pertence, ou um método de serviço adaptado pelo cliente de gerenciamento de dispositivo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende: comparar a informação para o servidor de provisão a terminal com a mensagem do gerenciamento do dispositivo; e verificar a confiabilidade da mensagem de gerenci- amento de dispositivo.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que comparar a informação para o servidor de provisão a terminal com a mensagem do gerencia- mento de dispositivo é comparar um ID de grupo incluído na informação para ρ servidor de provisão a terminal com o ID de grupo incluído na mensagem de gerenciamento de dispositivo.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende: executar um comando de gerenciamento de dispositi- vo incluído na mensagem de gerenciamento de dispositivo quando a confiabilidade da mensagem de gerenciamento de dis- positivo for verificada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação autocarregadora inclui informação exigida para um acesso ao típico servidor de gerenciamento de dispositivo e autenticação do típico servidor de gerenciamento de dispositivo.
12. Sistema de gerenciamento de dispositivo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um cliente de gerenciamento de dispositivo que su- porta uma recepção de um serviço de transmissão; um servidor autocarregador para fornecer uma men- sagem autocarregadora ao cliente de gerenciamento de dispo- sitivo; um primeiro servidor para transmitir uma mensagem de gerenciamento de dispositivo ao cliente de gerenciamento de dispositivo; e um segundo servidor para transmitir informação e- xigida para um acesso ao primeiro servidor.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo servidor transmite, como a informação exigida para o acesso ao primeiro servi- dor, no mínimo uma ou mais dentre a informação de descrição de sessão necessária para ser conectada a uma sessão do pri- meiro servidor, informação de conectividade, certificação e resposta OCSP (Protocolo de Estado de Certificação em Linha Direta).
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o servidor autocarregador fornece a mensagem autocarregadora incluindo informação exi- gida para um acesso ao primeiro servidor neste.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação exigida para o acesso ao primeiro servidor inclui a informação relacionada a um ID de grupo alvo para seletivamente processar a mensa- gem de gerenciamento de dispositivo.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de grupo alvo é identi- ficado de acordo com uma área a qual o cliente de gerencia- mento de dispositivo pertence ou de acordo com um método de serviço adaptado pelo cliente de gerenciamento de dispositivo.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a mensagem de gerenciamento de dispositivo inclui um ID de grupo alvo correspondente ao cliente de gerenciamento de dispositivo.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de grupo alvo é identi- ficado de acordo com uma área a qual pertence o cliente de gerenciamento de dispositivo ou de acordo com um método de serviço adaptado pelo cliente de gerenciamento de dispositivo.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o cliente de gerenciamento de dispositivo processa a mensagem de gerenciamento de disposi- tivo somente quando um ID de grupo alvo na mensagem de ge- renciamento de dispositivo recebida é o mesmo do ID de grupo alvo incluído na informação.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro servidor é um ser- vidor de provisão a terminal, e a informação é transmitida sendo incluída na informação para o servidor de provisão a terminal fornecida pelo segundo servidor.
21. Terminal, CARACTERIZADO pelo fato de que com- preende um módulo de recepção que: recebe informação autocarregadora que inclui a in- formação de conectividade para um típico servidor de geren- ciamento de dispositivo; recebe a partir da informação do servidor de ge- renciamento de dispositivo para um servidor de provisão a terminal, a informação incluindo no mínimo uma ou mais den- tre informação de descrição de sessão, informação de certi- ficação que contém a certificação e a resposta OCSP; e recebe uma mensagem de gerenciamento de dispositi- vo a partir do servidor de provisão a terminal.
22. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende um módulo de transmissão usando a informação do servidor de provisão ao terminal.
23. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende um módulo de verificação para: verificar um ID de grupo alvo a partir da informa- ção para o servidor de provisão a terminal; e verificar um ID de grupo alvo correspondente ao terminal da mensagem de gerenciamento de dispositivo.
24. Terminal, de acordo com a reivindicação 23, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de grupo alvo é a infor- mação para seletivamente receber a mensagem de gerenciamento de dispositivo.
25. Terminal, de acordo com a reivindicação 23, CARACTERIZADO pelo fato de que o ID de grupo alvo é identi- ficado de acordo com uma área a qual o terminal pertence, ou um método de serviço adaptado pelo terminal.
26. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de certificação é usada para recepção segura da mensagem de gerenciamento de dispositivo.
27. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de certificação inclui no mínimo uma dentre uma certificação ou uma resposta OCSP para verificar, pelo terminal, a confiabilidade da men- sagem de gerenciamento de dispositivo do primeiro servidor.
28. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação autocarregadora é recebida a partir do servidor autocarregador ou do típico servidor de gerenciamento de dispositivo.
29. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO pelo fato de que a informação autocarregadora recebida inclui a informação exigida para um acesso ao típi- co servidor de gerenciamento de dispositivo.
30. Terminal, de acordo com a reivindicação 21, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende um processador para comparar a informação para o servidor de provisão a terminal com a mensagem de gerenciamento de dis- positivo .
31. Terminal, de acordo com a reivindicação 30, CARACTERIZADO pelo fato de que o processador compara o ID de grupo alvo na informação para o servidor de provisão a ter- minal com o ID de grupo alvo na mensagem de gerenciamento de dispositivo.
32. Terminal móvel para receber informação de ge- renciamento de dispositivo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um receptor adaptado para receber a primeira in- formação a partir de um primeiro servidor para conectar com um segundo servidor; onde o receptor adaptado para receber a segunda informação a partir do segundo servidor para conectar com um terceiro servidor capaz de transmitir a informação em um ca- nal de transmissão; e o receptor adaptado para receber a terceira infor- mação a partir do terceiro servidor no canal de transmissão.
33. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira informação é a informação autocarregadora.
34. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo servidor é um servidor DM.
35. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda informação é informação do servidor de provisão a terminal.
36. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro servidor é o servidor de provisão a terminal.
37. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO pelo fato de que a terceira informação é uma mensagem DM.
38. Terminal móvel, de acordo com a reivindicação -32, CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende: dispositivo para conectar ao segundo servidor u- sando a primeira informação recebida; e dispositivo para conectar ao terceiro servidor u- sando a segunda informação recebida.
39. Método para gerenciar um dispositivo em um sistema de comunicações móvel, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: receber a primeira informação a partir de um pri- meiro servidor para conectar a um segundo servidor; conectar ao segundo servidor usando a primeira in- formação recebida; receber a segunda informação a partir do segundo servidor para conectar a um terceiro servidor capaz de transmitir a informação em um canal de transmissão; conectar ao terceiro servidor usando a segunda in- formação recebida; e receber a terceira informação a partir do terceiro servidor no canal de transmissão.
40. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo servidor gerencia o primeiro servidor.
41. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro servidor e o pri- meiro servidor são ambos incluídos em um servidor principal.
42. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira informação é uma informação autocarregadora.
43. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo servidor é um ser- vidor DM.
44. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda informação é a in- formação do servidor de provisão a terminal.
45. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que o terceiro servidor é o ser- vidor de provisão a terminal.
46. Método, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que a terceira informação é uma mensagem DM.
BRPI0619358-7A 2005-12-02 2006-12-01 método de gerenciamento de dispositivo usando canal de transmissão BRPI0619358A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR1020050117228A KR100747469B1 (ko) 2005-12-02 2005-12-02 방송 채널을 이용한 장치 관리 방법
KR10-2005-0117228 2005-12-02
KR10-2006-0118619 2006-11-28
KR1020060118619A KR101075675B1 (ko) 2006-11-28 2006-11-28 방송 채널을 이용한 장치 관리 방법
PCT/KR2006/005143 WO2007064167A1 (en) 2005-12-02 2006-12-01 Device management method using broadcast channel

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0619358A2 true BRPI0619358A2 (pt) 2011-09-27

Family

ID=38092457

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619358-7A BRPI0619358A2 (pt) 2005-12-02 2006-12-01 método de gerenciamento de dispositivo usando canal de transmissão

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8032647B2 (pt)
EP (1) EP1955481B1 (pt)
JP (1) JP4644738B2 (pt)
BR (1) BRPI0619358A2 (pt)
RU (1) RU2447586C2 (pt)
WO (1) WO2007064167A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9135218B2 (en) 2006-09-26 2015-09-15 iHeartMedia Management Service, Inc. Song replacement with content scheduling in streaming media
US7899390B1 (en) * 2006-09-26 2011-03-01 Clear Channel Management Services, Inc. Method and system for selectively broadcasting media
US20140358267A1 (en) 2006-09-26 2014-12-04 Clear Channel Management Services, Inc. Scheduling Advertising During Restricted Periods
US8107876B2 (en) * 2006-09-26 2012-01-31 Clear Channel Management Services, Inc. Method and system for selectively broadcasting media
US8532562B2 (en) * 2006-09-26 2013-09-10 Clear Channel Management Services, Inc. Method and system for selectively broadcasting media during dayparts
CN101296246B (zh) * 2007-04-24 2012-06-27 华为技术有限公司 通过单向文件传输协议传输、接收通知消息的方法及装置
CN101340286B (zh) * 2007-05-30 2011-03-30 华为技术有限公司 会话连接发起方法及设备
CN101355524B (zh) * 2007-07-24 2013-10-09 华为技术有限公司 一种消息处理方法、系统、服务器和终端
CN102572957B (zh) * 2008-02-04 2014-08-20 华为技术有限公司 设备管理的方法和终端、装置、系统
CN101505550B (zh) 2008-02-04 2012-08-22 华为技术有限公司 设备管理的方法和终端、装置、系统
KR20090103637A (ko) * 2008-03-28 2009-10-01 삼성전자주식회사 방송 시스템에서 펌웨어를 업데이트하는 방법과 장치 및 그시스템
AU2013211498B2 (en) * 2008-03-28 2015-12-24 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for updating firmware of terminals in a broadcast system
KR101432308B1 (ko) 2008-06-16 2014-08-20 삼성전자주식회사 무선 통신 단말의 원격 관리 방법 및 시스템
KR101575767B1 (ko) 2008-12-16 2015-12-08 삼성전자주식회사 무선 통신 단말기의 원격 관리 방법 및 시스템
EP2361464A1 (en) * 2008-12-22 2011-08-31 Thomson Licensing System and method for monitoring and controlling server systems across a bandwidth constrained network
US20100272080A1 (en) * 2009-04-24 2010-10-28 Eetay Natan Techniques for generating proof of WiMAX activation and safely handling a disconnect during a WiMAX provisioning session
US8285797B2 (en) * 2009-07-24 2012-10-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Technique for controlling device management response messages
US9246763B2 (en) 2010-02-11 2016-01-26 Nokia Solutions And Networks Oy Device management
CN102724050A (zh) * 2011-03-30 2012-10-10 华为终端有限公司 设备管理系统中对网关进行初始化的方法及装置
US10389692B2 (en) 2011-11-05 2019-08-20 Jianping He Peer-to-peer device management, monitor and control
EP2790420B1 (en) * 2013-04-09 2018-12-19 Sony Corporation Flexible device management bootstrap
US9467334B2 (en) * 2013-06-07 2016-10-11 Apple Inc. Configuring computing devices using a bootstrap configuration
CN108259312A (zh) * 2016-12-29 2018-07-06 广州市动景计算机科技有限公司 信息发布方法、装置及服务器

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3455052B2 (ja) * 1997-02-20 2003-10-06 株式会社東芝 情報処理装置及びその方法
US6249814B1 (en) * 1997-09-22 2001-06-19 Compaq Computer Corporation Method and apparatus for identifying devices on a network
US6647260B2 (en) * 1999-04-09 2003-11-11 Openwave Systems Inc. Method and system facilitating web based provisioning of two-way mobile communications devices
US20060039564A1 (en) * 2000-11-17 2006-02-23 Bindu Rama Rao Security for device management and firmware updates in an operator network
US7284042B2 (en) * 2001-08-14 2007-10-16 Endforce, Inc. Device plug-in system for configuring network device over a public network
US7363354B2 (en) * 2001-11-29 2008-04-22 Nokia Corporation System and method for identifying and accessing network services
FI114948B (fi) * 2002-09-20 2005-01-31 Nokia Corp Hallintaobjektin osoittaminen
US20040122889A1 (en) * 2002-12-12 2004-06-24 Chris Tuijn Method for sending messages in a computer network
US7392512B2 (en) * 2003-09-08 2008-06-24 Microsoft Corporation System and method for automatic conversion from WAP client provisioning XML represented objects to OMA DM tree structure represented objects
AU2003286146A1 (en) * 2003-10-31 2005-06-08 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and devices for the control of the usage of content
US20050272455A1 (en) * 2004-06-04 2005-12-08 Nokia Corporation Management of devices
US8543814B2 (en) * 2005-01-12 2013-09-24 Rpx Corporation Method and apparatus for using generic authentication architecture procedures in personal computers
US8139598B2 (en) * 2005-03-21 2012-03-20 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Automatic QoS configuration
US20070049265A1 (en) * 2005-08-30 2007-03-01 Kaimal Biju R Apparatus and method for local device management
US8180342B2 (en) * 2005-10-14 2012-05-15 Nokia Corporation System, method and computer program product for delivering a service guide of a first broadcast/multicast system as a program of a second broadcast/multicast system

Also Published As

Publication number Publication date
US8032647B2 (en) 2011-10-04
WO2007064167A1 (en) 2007-06-07
RU2008123375A (ru) 2010-01-10
JP2009516467A (ja) 2009-04-16
US20070143466A1 (en) 2007-06-21
EP1955481A1 (en) 2008-08-13
JP4644738B2 (ja) 2011-03-02
EP1955481B1 (en) 2018-11-07
RU2447586C2 (ru) 2012-04-10
EP1955481A4 (en) 2016-05-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619358A2 (pt) método de gerenciamento de dispositivo usando canal de transmissão
US6823454B1 (en) Using device certificates to authenticate servers before automatic address assignment
JP4896956B2 (ja) コンピュータ・システムにおける能動管理技術(amt)のプロビジョニング
US7916707B2 (en) Identity-based wireless device configuration
US8762707B2 (en) Authorization, authentication and accounting protocols in multicast content distribution networks
US7680878B2 (en) Apparatus, method and computer software products for controlling a home terminal
US9178857B2 (en) System and method for secure configuration of network attached devices
US6826690B1 (en) Using device certificates for automated authentication of communicating devices
US20170078328A1 (en) Intermediate network entity
US8769021B2 (en) Method and system for light-weight SOAP transport for web services based management
TW201141124A (en) Machine-to-machine gateway architecture
FI125972B (fi) Laitejärjestely ja menetelmä kiinteistöjen etähallinnassa käytettävän tiedonsiirtoverkon luomiseksi
US20150305008A1 (en) Method and apparatus for updating information regarding specific resource in wireless communication system
JP5095631B2 (ja) マルチブロードキャストデータ伝送の信頼性を改善するシステム
JP2008072655A (ja) サービス通信制御方法、サービス中継装置およびサービス通信制御システム
CN108965256A (zh) 一种基于ssh反向隧道远程管理嵌入式设备的系统及方法
US20200396613A1 (en) Securing transmission paths in a mesh network
JP5043953B2 (ja) リソース伝送方法及び情報提供方法
KR20230008824A (ko) 보안 통신 방법 및 관련 장치 그리고 시스템
WO2010083710A1 (zh) 网管系统及基于非标准接口的网络设备管理方法
WO2011088662A1 (zh) 一种安全的数据传输的方法、用户网络设备及其管理系统
KR102070275B1 (ko) 장치의 원격 관리
KR100747469B1 (ko) 방송 채널을 이용한 장치 관리 방법
KR101200875B1 (ko) 웹 서비스 기반 관리를 위한 경량 soap 전송을 위한방법 및 시스템
Zhang et al. Evolving intelligent devices for the future via named data networking

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]