BRPI0618201A2 - agentes promotor da função gastrointestinal e regulador do apetite, composição farmacêutica, alimento ou bebida, métodos de triagem para uma substáncia capaz de promover uma função gastrointestinal, de promover uma função gastrointestinal e de regular um apetite, e, uso de um agonista de t1r - Google Patents

agentes promotor da função gastrointestinal e regulador do apetite, composição farmacêutica, alimento ou bebida, métodos de triagem para uma substáncia capaz de promover uma função gastrointestinal, de promover uma função gastrointestinal e de regular um apetite, e, uso de um agonista de t1r Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618201A2
BRPI0618201A2 BRPI0618201-1A BRPI0618201A BRPI0618201A2 BR PI0618201 A2 BRPI0618201 A2 BR PI0618201A2 BR PI0618201 A BRPI0618201 A BR PI0618201A BR PI0618201 A2 BRPI0618201 A2 BR PI0618201A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
substituent
group
optionally
group optionally
gastrointestinal
Prior art date
Application number
BRPI0618201-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Tatsuro Tanaka
Hisayuki Uneyama
Shinichi Fujita
Saori Ogawa
Yusuke Amino
Original Assignee
Ajinomoto Kk
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ajinomoto Kk filed Critical Ajinomoto Kk
Priority claimed from PCT/JP2006/322411 external-priority patent/WO2007052837A1/en
Publication of BRPI0618201A2 publication Critical patent/BRPI0618201A2/pt

Links

Landscapes

  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

AGENTES PROMOTOR DA FUNçãO GASTROINTESTINAL E REGULADOR DO APETITE, COMPOSIçãO FARMACêUTICA, ALIMENTO OU BEBIDA, METODOS DE TRIAGEM PARA UMA SUBSTáNCIA CAPAZ DE PROMOVER UMA FUNçãO GASTROINTESTINAL, DE PROMOVER UMA FUNçãO GASTROINTESTINAL E DE REGULAR UM APETITE, E, USO DE UM AGOMSTA DE TiR A presente invenção visa fornecer um promotor da função gastrointestinal mais eficaz, especificamente, um agente para a profilaxia ou melhora de distúrbios gastrointestinais funcionais, regulador do apetite e semelhantes, e também um método de triagem quanto a uma substância capaz de promover uma função gastrointestinal. A presente invenção fornece umpromotor da função gastrointestinal contendo um agonista de TíR como um ingrediente ativo e um método de triagem para uma substância capaz de promover uma função gastrointestinal método este que usa uma célula que expressa receptor de TíR.

Description

"AGENTES PROMOTOR DA FUNÇÃO GASTROINTESTINAL EREGULADOR DO APETITE, COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA,ALIMENTO OU BEBIDA, MÉTODOS DE TRIAGEM PARA UMASUBSTÂNCIA CAPAZ DE PROMOVER UMA FUNÇÃOGASTROINTESTINAL, DE PROMOVER UMA FUNÇÃOGASTROINTESTINAL E DE REGULAR UM APETITE, E, USO DE UMAGONISTA DE TIR"
Campo Técnico da Invenção
A presente invenção diz respeito a um promotor da funçãogastrointestinal, tal como um agente para a profilaxia ou melhora dedistúrbios gastrointestinais funcionais. Mais particularmente, a presenteinvenção diz respeito a um agente para a profilaxia ou melhora de distúrbiosgastrointestinais funcionais (FGIDs), particularmente, disfunçõesgastrointestinais superiores tais como dispepsia funcional (FD) (por exemplo,dor abdominal, estômago pesado, azia e semelhantes), doença de refluxogastroesofágico (GERD) e semelhantes. Além disso, a presente invenção dizrespeito a um regulador do apetite. A presente invenção diz respeito ainda aum método de triagem quanto a uma substância capaz de promover funçãogastrointestinal.
Fundamentos da Invenção
Mesmo com o avanço na diagnose endoscópica, existemmuitos casos onde uma queixa dos sintomas gastrointestinais superiores taiscomo dor abdominal superior, desconforto, estômago pesado, náusea, vômitodepois da refeição e semelhantes não pode ser completamente explicada. Talcondição onde uma queixa de sintoma gastrointestinal é relatada masnenhuma doença orgânica é encontrada por um exame minucioso geralincluindo examinação endoscópica, e nenhuma descoberta para explicar osintoma está disponível é referida como uma FD (dispepsia funcional:dispepsia não ulcerativa (NUD): dispepsia abdominal superior). De acordocom The American Gastroenterological Association, FD é definida ser umapatologia onde doenças orgânicas tais como sintomas de úlcera péptica ecâncer não são observados, mas dispepsia abdominal superior continuadurante 4 semanas ou mais, tal como sensação de distensão abdominal,náusea vômito, dor abdominal superior, anorexia, movimento intestinalanormal e semelhantes, com base na retenção de conteúdos no estômago. Poroutro lado, no Japão, tal caso foi determinado ser "queixa gastrointestinalabdominal superior associada com gastrite crônica" sem restrição dedescobertas orgânicas, e, em situações clínicas, diagnosticadasconvencionalmente como "gastrite" ou "gastrite crônica". Correntemente, osubtipo de FD inclui um tipo de úlcera, um tipo de dismotilidadegastrointestinal e tipo não específico, que incluem gastroatonia convencional,dispepsia nervosa e neurose gastrointestinal.
Mesmo em casos onde uma doença orgânica (esofagite derefluxo, úlcera péptica, gastrite aguda, câncer gastrointestinal, doençapancreática biliar etc.) é claramente observada, dor abdominal, desconfortoabdominal, estômago pesado, náusea«vômito depois da refeição e semelhantestambém são encontrados. Conseqüentemente, existe uma necessidade urgentepara a melhora de tal sensação desconfortável para garantir melhor QOL dospacientes. Quando FD é unida com dispepsia abdominal inferior tal comodificuldade de defecação, a sensação não suavizada depois da defecação, dorabdominal, sensação de distensão abdominal e semelhantes devido àconstipação, cerca de 30 % a 50 % da população total do Japão é consideradater experienciado alguma dispepsia, dos quais um terço é dito ter visitadopresentemente instituições médicas. E considerado que o início de dispepsiaabdominal é influenciado pelo sexo, envelhecimento, estresse e obesidadedevido à dieta de Western-style, e dispepsia abdominal também é uma doençarepresentativa da sociedade moderna, junto com as doenças relacionadas aoestilo de vida. Sendo um tal problema médico sério, a etiologia da dispepsia éapenas uma relação sugerida com várias doenças (gastrite crônica, diabete,obesidade, constipação etc.), onde seu mecanismo desenvolvente não é maisdo que uma mera sugestão de função de motilidade gastrointestinal baixa.Tomada junto com o fato de que a função de motilidade gastrointestinal édegradada apenas em 30 % dos pacientes com FD real totais, está claro que omecanismo desenvolvente de FD não foi explicado completamente.
Além disso, muitos dos pacientes que sofrem de doençasdegenerativas cerebrais progressivas tais como doença de Parkinson, coréia deHuntington, atrofia olivopontocerebelar e semelhantes, apoplexia cerebral esemelhantes concorrentemente desenvolvem disfunção de motilidadegastrointestinal. Assim, é considerado que QOL precisa ser melhoradarealçando-se a função de motilidade gastrointestinal. Estes pacientes sãoconsiderados incluir muitos que não podem relatar dispepsia por si só porcausa de distúrbio de linguagem, distúrbio de consciência e semelhantes.Portanto, um cuidado para remover anormalidade sensorial tal como dispepsiae semelhantes, que é realizado simultaneamente com um cuidado dedisfunção orgânica, deve levar à melhora de QOL em um sentido real.
Para o tratamento de FD, melhoradores de motilidade taiscomo agonista do receptor de 5-HT 4 e semelhantes, e semelhantes foramusados. Por exemplo, cisaprida e metoclopramida promovem motilidadegastrointestinal, e foram usados para o tratamento de sintomas tais comogastrite crônica, sensação de distensão abdominal, esofagite de refluxo,dispepsia abdominal e pseudo-íleo, e semelhantes. Entretanto, foi esclarecidoque metoclopramida mostra efeitos colaterais incluindo sintomasextrapiramidais associados com a ação no receptor de dopamina D2 nosistema nervoso central, e cisaprida não apenas mostra sintomas de Parkinsonmas também efeitos colaterais no sistema circulatório, tal comoprolongamento de QT e semelhantes. Embora mosaprida e semelhantes sejamusados, o efeito é algumas vezes insuficiente. Adicionalmente, efeitoscolaterais tais como sensação de distensão abdominal, dor estomacal esemelhantes aparecem. Para o tratamento do tipo de doença de refluxogastroesofágico (GERD), antagonistas de H2 e inibidores de bomba de prótonsão usados. Para uma administração a longo prazo, um exame minuciosoregular é necessário visto que sua segurança não é certa. Portanto é difícilprocurar, enquanto garantindo segurança suficiente, um efeito de tratamento apartir destes agentes farmacológicos existentes.
Como reguladores do apetite, fenfluramina e fentermina, queagem no nervo central como um ponto de ação, sibutramina, mazindol esemelhantes são conhecidos. Entretanto, boca seca, constipação, sudação,palpitação e semelhantes podem ser observados como efeitos colaterais, e umregulador do apetite com alguns efeitos colaterais foi desejado.
Entretanto, foi esclarecido em anos recentes que a transduçãode sinal do paladar é realizada por intermédio de vários receptores. Como osreceptores de paladar em mamíferos, duas famílias de receptores do tipoligação de proteína G chamados TlR e T2R foram encontradas(W02003/001876, W02005/015158, W02005/041684). Eles sãoespecificamente expressados nas células de paladar na língua de ser humano eroedor, e estão envolvidos na recepção de doce, umami e amargo de cincopaladares básicos. TlR é um receptor que reconhece doce e umami, e T2Rforma uma família relativa à recepção de paladar amargo. Como para TIR,T1R1, T1R2 e T1R3 são subunidades conhecidas. Quando T1R2 e T1R3formam um heterodímero, ele responde a adoçantes naturais e artificiais efunciona como um receptor de doçura. Quando TlRl e T1R3 são ligados, elesrespondem a substâncias umami tais como aminoácido e semelhantes. Porativação destes receptores de paladar, um transmissor desconhecido é liberadode uma célula de paladar, que estimula o nervo do paladar, e o sinal dopaladar é transmitido ao cérebro. Entretanto, a presença e função deles nosistema digestivo não são conhecidas.Divulgação da Invenção
A presente invenção visa fornecer um promotor da funçãogastrointestinal mais eficaz, particularmente, um agente para a profilaxia oumelhora de distúrbios gastrointestinais funcionais, um regulador do apetite,uma composição que os contenham e semelhantes. Além disso, a presenteinvenção visa fornecer um método de triagem para uma substância capaz depromover a função gastrointestinal.
A presente invenção foi feita devido aos problemasmencionados acima. Os presentes inventores consideraram e estudaram oreceptor de TIR. Como um resultado, eles descobriram que o receptor de TlRestá presente na camada da membrana mucosa intragástrica e na camada damembrana mucosa do intestino delgado, e que o receptor de TlR éexpressado nas células produtoras de hormônio gastrointestinal,particularmente células produtoras de gastrina. Para serem específicas, noestômago e intestino delgado, as células endócrinas do hormôniogastrointestinal são positivas. Particularmente, a célula produtora de gastrina,que é um hormônio gastrointestinal, é positiva na parte vestibular pilóricaestomacal. Em uma amostra de membrana mucosa do estômago · intestinodelgado, a expressão não apenas de mRNA de TlRl mas também mRNA deT1R3 necessário para a expressão funcional como receptor do paladarTIRl+3 foi observada. Com base em tais descobertas, os presentes inventoresdescobriram que eles podem fornecer um método de triar quanto a umagonista e semelhantes de um receptor de TIR, e ainda um método de triagempara uma substância capaz de promover a função gastrointestinal, esemelhantes, utilizando-se células produtoras de hormônio gastrointestinalderivadas de ser humano ou animal, que expressam o receptor de TIR. Alémdisso, como um resultado do estudo que usa um agonista para o receptor deT1R (em seguida algumas vezes a ser também simplesmente referido como"agonista de TIR"), foi descoberto que o agonista do receptor de TlRpromove liberação dos conteúdos do estômago (em seguida algumas vezes aser também simplesmente referido como "esvaziamento gástrico"). Oesvaziamento gástrico não é exclusivamente controlado por motilidadeestomacal mas também reflete a facilidade de digestão em e depois doduodeno, para o qual os conteúdos são liberados. Isto é claro a partir daocorrência de esvaziamento gástrico retardado no caso de alimento contendomuita gordura que impede a digestão e absorção. Conseqüentemente, ospresentes inventores descobriram que um efeito promotor de digestão ·absorção, isto é, ação promotora da função gastrointestinal, pode ser obtidopor um agonista de TlR tendo uma ação promotora de esvaziamento gástrico.A promoção do esvaziamento gástrico reduz a sensação de distensãoabdominal anormal no início depois do período de refeição e melhora aanorexia. Além disso, a promoção do esvaziamento gástrico facilita a digestãoe absorção, que por sua vez rapidamente aumenta a concentração de nutrienteno sangue. Assim, um efeito de aumentar sensações de satisfação no iníciodepois do período de refeição também pode ser esperado. Com base nasdescobertas mencionadas acima, os presentes inventores descobriram que oagonista de TlR é eficaz para a promoção da função gastrointestinal eregulação do apetite, e concluíram a presente invenção. Isto é, a presenteinvenção diz respeito a um promotor da função gastrointestinal e regulador doapetite compreendendo um agonista de TlR como um ingrediente ativo, ummétodo de triagem para uma substância capaz de promover a funçãogastrointestinal e semelhantes.
Conseqüentemente, a presente invenção inclui pelo menos oseguinte.
[1] Um agente promotor da função gastrointestinalcompreendendo um agonista de TlR como um ingrediente ativo.
[2] O agente do [1] mencionado acima, em que a promoção dafunção gastrointestinal é profilaxia ou melhora de um distúrbiogastrointestinal funcional.
[3] O agente do [2] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional é uma disfunção gastrointestinal superior.
[4] O agente do [2] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional é dispepsia funcional ou uma doença de refluxogastroesofágico.
[5] Um agente regulador do apetite compreendendo umagonista de TlR como um ingrediente ativo.
[6] O agente de qualquer um dos [1] a [5] mencionados acima,em que o agonista de TlR é um derivado de amida ou Ciclamato.
[7] O agente do [6] mencionado acima, em que o derivado deamida é um composto representado pela fórmula (I) seguinte:
<formula>formula see original document page 8</formula>
em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), e
R2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3-25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),
ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
[8] O agente do [6] ou [7] mencionado acima, em que oderivado de amida é um composto selecionado do grupo que consiste de:
(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,
(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,
(3) N-(l-etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,
(4) N-( 1,2,3,4-tetraidronaftalen-l-il)-benzo[l,3]dioxol-5-carboxamida,
(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e
(6) 3-(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
[9] Uma composição farmacêutica compreendendo o agente dequalquer um dos [1] a [8] mencionados acima.
[10] Um alimento ou bebida compreendendo o agente dequalquer um dos [1] a [8] mencionados acima, em que o ingrediente ativo nodito agente está contido em uma proporção de 0,01 a 100.000 ppm em pesodo alimento ou bebida.
[11] Um método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, que usa uma célula que expressa umreceptor de TIR.
[12] O método do [11] mencionado acima, em que asubstância capaz de promover uma função gastrointestinal é um agonista deTlR ou modulador de TIR.
[13] Um método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, que compreende as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TIR,
(b) determinar a ativação de proteína G na célula contatadacom a substância de teste, e comparar a ativação com aquela em uma célulade controle livre de um contato com a substância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
[14] O método do [13] mencionado acima, em que um índicepara determinar a ativação de proteína G é selecionado de uma concentraçãode cálcio intracelular, uma quantidade de cAMP intracelular, uma quantidadede próton intracelular e uma quantidade secretória de hormôniogastrointestinal intracelular.
[15] Um método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, que compreende as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste e um ligando que age noreceptor de TlR com uma célula que expressa um receptor de TIR,
(b) medir a quantidade do ligando ligado com uma membranacelular da célula, e comparar a quantidade com aquela em uma célula decontrole livre de um contato com a substância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
[16] Um método de promover uma função gastrointestinal, quecompreende administrar uma quantidade eficaz de um agonista de TlR a ummamífero.
[17] O método do [16] mencionado acima, em que a promoçãoda função gastrointestinal é profilaxia ou melhora de um distúrbiogastrointestinal funcional.
[18] O método do [17] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional anteriormente mencionado é uma disfunçãogastrointestinal superior.
[19] O método do [17] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional anteriormente mencionado é dispepsia funcional ouuma doença de refluxo gastroesofágico.
[20] Um método de regular um apetite, que compreendeadministrar uma quantidade eficaz de um agonista de TlR a um mamífero.
[21] O método de qualquer um dos [16] a [20] mencionadosacima, em que o agonista de TlR é um derivado de amida ou Ciclamato.
[22] O método do [21] mencionado acima, em que o derivadode amida é um composto representado pela fórmula (I) seguinte:
<formula>formula see original document page 11</formula>
em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), e
R2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),
ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
[23] O método do [21] ou [22] mencionado acima, em que oderivado de amida é um composto selecionado do grupo que consiste de:
(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,
(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,
(3) N-( 1 -etüpropil)-benzofuran-2-carboxamida,
(4) N-( 1,2,3,4-tetraidronaftalen-1 -il)-benzo[ 1,3]dioxol-5-carboxamida,
(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e
(6) 3-(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
[24] O método de qualquer um dos [16] a [23] mencionadosacima, que compreende administrar uma composição farmacêuticacompreendendo o agonista de TlR anteriormente mencionado e umcarregador a um mamífero.
[25] O método de qualquer um dos [16] a [23] mencionadosacima, que compreende administrar um alimento ou bebida compreendendo oagonista de TlR anteriormente mencionado em uma proporção de 0,01 a100.000 ppm em peso a um mamífero.
[26] Uso de um agonista de TlR para a produção de umacomposição para promover uma função gastrointestinal.
[27] O uso do [26] mencionado acima, em que a promoção dafunção gastrointestinal é profilaxia ou melhora de um distúrbiogastrointestinal funcional.
[28] O uso do [27] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional anteriormente mencionado é uma disfunçãogastrointestinal superior.
[29] O uso do [27] mencionado acima, em que o distúrbiogastrointestinal funcional anteriormente mencionado é dispepsia funcional ouuma doença de refluxo gastroesofágico.
[30] Uso de um agonista de TlR para a produção de umacomposição para a regulação do apetite.
[31] O uso de qualquer um dos [26] a [30] mencionadosacima, em que o agonista de TlR é um derivado de amida ou Ciçlamato.
[32] O uso do [31] mencionado acima, em que o derivado deamida é um composto representado pela fórmula (I) seguinte:
em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), e
R2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3-25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),
ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
[33] O uso do [31] ou [32] mencionado acima, em que oderivado de amida é um composto selecionado do grupo que consiste de:
(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,
(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,
(3) N-( 1 -etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,
(4) N-( 1,2,3,4-tetraidronaftalen-1 -il)-benzo[ 1,3]dioxol-5-
carboxamida,
(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e
(6) 3-(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
[34] O uso de qualquer um dos [26] a [33] mencionadosacima, em que a composição anteriormente mencionada é um produtofarmacêutico.
[35] O uso de qualquer um dos [26] a [33] mencionadosacima, em que a composição anteriormente mencionada é um alimento oubebida compreendendo um agonista de TlR em uma proporção de 0,01 a100.000 ppm em peso.
[36] Uma composição para a promoção de uma funçãogastrointestinal, compreendendo um agonista de TlR como um ingredienteativo.
[37] A composição do [36] mencionado acima, em que apromoção da função gastrointestinal é a profilaxia · melhora de um distúrbiogastrointestinal funcional.
[38] A composição do [37] mencionado acima, em que odistúrbio gastrointestinal funcional anteriormente mencionado é umadisfunção gastrointestinal superior.
[39] A composição do [37] mencionado acima, em que odistúrbio gastrointestinal funcional anteriormente mencionado é dispepsiafuncional ou uma doença de refluxo gastroesofágico.
[40] Uma composição para a regulação do apetite,compreendendo um agonista de TlR como um ingrediente ativo.
[41] A composição de qualquer um dos [36] a [40]mencionados acima, em que o agonista de TlR é um derivado de amida ouCiclamato.
[42] A composição do [41] mencionado acima, em que oderivado de amida é um composto representado pela fórmula (I) seguinte:
<formula>formula see original document page 15</formula>
em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), e
R2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),
ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
[43] A composição do [41] ou [42] mencionado acima, em queo derivado de amida é um composto selecionado do grupo que consiste de:
(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,
(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,
(3) N-( 1 -etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,
(4) N-(l,2,3,4-tetraidronaftalen-l-il)-benzo[l,3]dioxol-5-
carboxamida,
(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e
(6) 3-(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
[44] A composição de qualquer um dos [36] a [43]mencionados acima, que é um produto farmacêutico.
[45] A composição de qualquer um dos [36] a [43]mencionados acima, que é um alimento ou bebida compreendendo oingrediente ativo em uma proporção de 0,01 a 100.000 ppm em peso.
Breve Descrição dos Desenhos
A Fig. 1 mostra os resultados de imunomanchamento usandoum anticorpo anti-TIRl, em que a seta mostra células manchadas, (A) é partevestibular estomacal · pilórica, (B) é intestino delgado, e (C) é uma célula dopaladar de uma papila gustativa.
A Fig. 2 mostra os resultados de imunomanchamento duplo nomesmo campo usando um anticorpo anti-TIRl e um anticorpo anti-gastrina,em que (A) é uma imagem de manchamento de TlRI, (B) é uma imagem demanchamento de gastrina, e (C) é uma imagem de sobreposição de (A) e (B).
A Fig. 3 mostra os resultados de eletroforese de um derivadode produto de PCR de cada tecido, em que a extremidade esquerda é ummarcador de RNA, as linhas 2 a 5 da extremidade esquerda são produtos dereação da amplificação na presença de uma transcriptase reversa, e as linhas 6a 7 são produtos de reação na ausência de uma transcriptase reversa(extremidade esquerda: marcador de RNA, linha 2: papilas da língua fungiformes, linha 3: tecido da papila da língua não gustativa, linha 4:membrana mucosa estomacal estomacal glandular, linha 5: membranamucosa da parte vestibular estomacal pilórica).
A Fig. 4 mostra as taxas de esvaziamento gástrico quandoCiclamato e MSG foram administrados.
A Fig. 5 mostra as taxas de esvaziamento gástrico quando ocomposto 1 (1 ppm em peso e 10 ppm em peso) foi administrado.
A Fig. 6 mostra os resultados de um teste de movimentogastrointestinal onde os compostos 4, 5 e 6 (10 ppm em peso,respectivamente) foram administrados.A Fig. 7 mostra as taxas de esvaziamento gástrico quando oscompostos 2, 3, 4 e 5 (10 ppm em peso, respectivamente) foramadministrados.
Melhor Modo para Formular a Invenção
A presente invenção é explicada em detalhe no seguinte.Na presente invenção, a "promoção da função gastrointestinal"significa promoção da motilidade do trato gastrointestinal ou promoção dadigestão e absorção, que pode ser uma promoção funcional por uma açãodireta no trato gastrointestinal, e uma promoção funcional secundária porintermédio de promoção de secreção (hormônio etc.) no sistema endócrino,melhora do fluxo sangüíneo e semelhantes. Por exemplo, ela inclui melhorade vários sintomas do trato gastrointestinal que mostra função degradadadevido à disfunção gastrointestinal, aumento da função gastrointestinal deindivíduo saudável, profilaxia ou melhora de distúrbios, profilaxia ou melhorade distúrbios gastrointestinais funcionais, e semelhantes. Assim, o agente paraa promoção da função gastrointestinal da presente invenção e umacomposição contendo o agente (composição para promover a funçãogastrointestinal) pode ser usado para a promoção da função gastrointestinal, etambém pode ser usado como um agente para a profilaxia ou melhora dedispepsia mencionada abaixo, sem consideração da presença ou ausência deuma doença orgânica.
Como usado aqui, o "distúrbio gastrointestinal funcional"refere-se a uma patologia onde doenças orgânicas tais como sintomas deúlcera péptica e câncer não são observados, mas dispepsia abdominalcontinua tal como sensação de distensão abdominal, náusea, vômito, dorabdominal, anorexia, refluxo de ácido gástrico, movimento intestinal anormal(constipação, diarréia e semelhantes) e semelhantes, com base na retenção esemelhantes de conteúdos no trato gastrointestinal, particularmente noestômago. Ele significa uma condição sem doença orgânica do tratogastrointestinal, mas com um sintoma gastrointestinal reproduzível quedegrada QOL dos pacientes. Por exemplo, ele inclui dispepsia funcional,doença de refluxo gastroesofágico, gastroparesia diabética, esofagite derefluxo, disfunção gastrointestinal pós-operatória e semelhantes. O "tratogastrointestinal" na presente invenção refere-se a uma série de órgãosluminais envolvidos na digestão do esôfago ao ânus e, por exemplo, esôfago,estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo) e intestino grosso podemser mencionados.
O "gastrointestino superior" refere-se a esôfago, estômago eduodeno, e a "disfunção gastrointestinal superior" refere-se à disfunçãoanteriormente mencionada no gastrointestino superior, e inclui dispepsiafuncional, gastroparesia diabética, esofagite de refluxo, disfunçãogastrointestinal pós-operatória e semelhantes.
Como usado aqui, a "dispepsia funcional" refere-se a umapatologia onde doenças orgânicas tais como sintomas de úlcera péptica ecâncer não são observados, mas dispepsia abdominal continua superior talcomo sensação de distensão abdominal, náusea, vômito, dor abdominalsuperior, anorexia e semelhantes, com base na retenção e semelhantes dosconteúdos no estômago e semelhantes. Ela significa uma condição semdoença orgânica do trato gastrointestinal, mas com um sintomagastrointestinal reproduzível que degrada QOL dos pacientes. A dispepsiainclui doenças até agora diagnosticadas como gastrite e gastrite crônica, efreqüentemente mostra sintomas de dor abdominal, estômago pesado, azia esemelhantes. Em anos recentes, 40 a 60 % dos pacientes externos de médicosé dito sofrerem de dispepsia funcional, e a terapia de remoção de Helicobacterpylori tende a aumentar o número de dispepsia funcional.
Além disso, a "doença de refluxo gastroesofágico" incluiesofagite de refluxo e é desenvolvida por refluxo de ácido gástrico e, emgeral, mostra sintomas específicos de azia, fluxo ascendente de ácido gástricoà boca e semelhantes. Além disso, enquanto "deglutição" significa engolirágua e alimento, ela está intimamente relacionada não apenas à cavidadebucal e faringe, mas também motilidade do trato gastrointestinal tal comoesôfago e semelhantes, como comprovado por má deglutição e vômito devidoà aderência de bolo alimentar e semelhantes no esôfago e semelhantes.
Na presente invenção, por exemplo, os sintomas específicosmelhoráveis de dispepsia nos distúrbios gastrointestinais funcionais incluem,mas não limitados a, dispepsia gastrointestinal superior representativa talcomo náusea, vômito, sensação de fraqueza, azia, sensação de distensãoabdominal, estômago pesado, eructação, contração peitoral, dor peitoral,desconforto gástrico, anorexia, disfagia, refluxo de ácido gástrico, esemelhantes, dispepsia gastrointestinal inferior tal como dor abdominal,constipação, diarréia e semelhantes, e complacência relacionada tal comodispnéia, sensação de sufocamento, estímulo baixo, obstrução faríngea ·sensação de substância entranha ^baikakukF na medicina Chinesa),fatigabilidade fácil, torcicolo, miotonia, secura da boca (boca seca · sede),taquipnéia, sensação de queima · sensação de frio das extremidades,dificuldade na concentração, impaciência, distúrbio do sono, dor de cabeça,mal-estar geral, palpitação, suor noturno, ansiedade, vertigem, tontura,sensação de queima, sensação súbita de calor, sudorese, dor abdominal,constipação, depressão e semelhantes.
Na presente invenção, além disso, a "regulação do apetite"significa aumentar o apetite do indivíduo com anorexia, e orientar o indivíduocom uma tendência para comer demais a hábitos alimentares normais. O promotor da função gastrointestinal, o agente para aprofilaxia ou melhora de distúrbios gastrointestinais funcionais e o reguladordo apetite da presente invenção são usados como agentes para a profilaxia oumelhora de distúrbios gastrointestinais funcionais tendo reprodutibilidadepara degradar o QOL de pacientes, particularmente disfunção gastrointestinalsuperior tal como dispepsia funcional, doença de refluxo gastroesofágico esemelhantes. Eles devem ser em seguida algumas vezes referidossimplesmente como o agente da presente invenção. Na presente invenção, a"melhora" ou "melhorando" é significado a incluir "tratamento" ou"tratando".
O agente da presente invenção contém um agonista de TlRcomo um ingrediente ativo. Na presente invenção, o "agonista de TlR"significa uma substância que aumenta a atividade do receptor de TIR, que éum conceito incluindo não apenas uma substância que liga com um receptorde TlR para diretamente ativar o receptor de TIR, mas também ummodulador de TlR que expande a ação de um agonista de TIR. Como oagonista de TIR, vários agonistas do receptor de TlR conhecidos, e qualquercomposto que ativa um receptor de TlR pode ser usado. Tal composto podeser obtido triando-se usando uma célula que expressa um receptor de TIR.Aqui, o receptor de TlR significa subunidades de TlRl, T1R2 e T1R3, equalquer subunidade ou uma combinação de duas ou mais subunidadesselecionadas destas variantes, e qualquer agonista de qualquer uma destassubunidades ou subunidades múltiplas pode ser usado. T1R1, T1R2 e T1R3podem ser uma proteína derivada de um mamífero tal como ser humano,macaco, camundongo, cachorro, bovino e coelho, ou qualquer animal talcomo ave, peixe e semelhantes, ou podem ser uma variante destes. Asseqüências de TlRl, T1R2 e T1R3 são todas registradas no Gene bank como
TlRl: mRNA Tas Irl, camundongo NM_031867, rato
XM 342986, ser humano NM_138697
T1R2: mRNA TaslR2, camundongo NM 031873, rato
AF127390, ser humano NM_152232 e
T1R3: mRNA Tas lr3, camundongo NM_031872, rato
NM 130818, ser humano XM_371210.
Como agonista de TlR conhecido, Ciclamato (ácido N-cicloexilsulfamico) e, por exemplo, compostos descritos na W02005/041684podem ser mencionados.
O "agonista de TIR" inclui um derivado de amida (compostotendo uma estrutura parcial de amida), especificamente, por exemplo, umcomposto tendo uma estrutura parcial de amida representada pela fórmula (I)seguinte e sais farmacologicamente aceitáveis destes.
em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), e
R2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s).
Aqui, o "grupo alquila tendo 2 a 25 átomos de carbono" é umgrupo alquila de cadeia reta ou cadeia ramificada tendo 2 a 25,preferivelmente 3 a 10, átomos de carbono e, por exemplo, grupo metila,grupo etila, grupo propila, grupo isopropila, grupo butila, grupo isobutila,grupo sec-butila, grupo terc-butila, grupo pentila, grupo isopentila, gruponeopentila, grupo 1-metilbutila, grupo 2-metilbutila, grupo 2-etilpropila,grupo 1,1-dimetilpropila, grupo 1,2-dimetilpropila, grupo hexila, grupoisoexila, grupo 1-metilpentila, grupo 2-metilpentila, grupo 3-metilpentila,grupo 1-etilbutila, grupo 2-etilbutila, grupo heptila, grupo 1-metilexila, grupo2-metilexila, grupo 3-metilexila, grupo 4-metilexila, grupo 5-metilexila,grupo 1-etilpentila, grupo 2-etilpentila, grupo 3-etilpentila, grupo 1-propilbutila, grupo octila, grupo nonila, grupo decila, grupo undecila, grupododecila, grupo tridecila, grupo tetradecila, grupo pentadecila, grupohexadecila, grupo heptadecila, grupo octadecila, grupo nonadecila, grupoicosila, grupo henicosila, grupo docosila, grupo tricosila, grupo tetracosila,grupo pentacosila e semelhantes podem ser mencionados, com preferênciadada ao grupo 1-etilpropila, grupo 1-propilbutila e semelhantes.
Aqui, o "grupo cicloalquila tendo 3 a 25 átomos de carbono" éum grupo cicloalquila tendo 3 a 25, preferivelmente 5 a 10, átomos decarbono e, por exemplo, grupo ciclopropila, grupo ciclobutila, grupociclopentila, grupo cicloexila, grupo cicloeptila, grupo ciclooctila, grupociclononila, grupo ciclodecila, grupo cicloundecila, grupo ciclododecila,grupo ciclotridecila, grupo ciclotetradecila, grupo ciclopentadecila, grupocicloexadecila, grupo cicloeptadecila, grupo ciclooctadecila, grupociclononadecila, grupo cicloicosila, grupo cicloenicosila, grupo ciclodocosila,grupo ciclotricosila, grupo ciclotetracosila, grupo ciclopentacosila esemelhantes podem ser mencionados, com preferência dada ao grupocicloexila e semelhantes.O grupo cicloalquila pode ser condensado com um anel debenzeno em qualquer posição. Como o grupo cicloalquila condensado combenzeno, 1,2,3,4-tetraidronaftalen-1 -ila, l,2,3,4-tetraidronaftalen-2-ila esemelhantes são preferíveis.
Aqui, o "grupo arila" preferivelmente tem 6 a 14 átomos decarbono, e é grupo de hidrocarboneto aromático monocíclico ou policíclico.Especificamente, por exemplo, grupo fenila, grupo naftila e semelhantespodem ser mencionados.
Aqui, o "grupo aralquila" é um grupo em que um ou maisátomos de hidrogênio do grupo alquila é/são substituído(s) por grupo arila,onde o grupo arila e grupo alquila são como definidos acima. A porção alquilápreferivelmente tem 1 a 3 átomos de carbono. Como um grupo aralquilaconcreto, por exemplo, grupo benzila, grupo feniletila, grupo 2-naftilmetila esemelhantes podem ser mencionados.
Aqui, o "grupo arilalquenila" é um grupo em que um ou maisátomos de hidrogênio do grupo alquenila é/são substituído(s) por grupo arila,onde a porção arila a ser contida é como definida para o grupo arilamencionado acima. A porção alquenila preferivelmente tem 2 ou 3 átomos decarbono e, por exemplo, vinila, alila e semelhantes podem ser mencionados.Como o grupo arilalquenila, por exemplo, grupo estirila, grupo cinamila esemelhantes podem ser mencionados.
Aqui, o "grupo heteroarila" significa preferivelmente 5 a 10,grupos de anel hetero aromáticos monocíclicos ou policíclicos,preferivelmente contendo, como átomo(s) do(s) anel(is), 1 a 4 heteroátomosselecionados de um átomo de oxigênio, um átomo de enxofre e um átomonitrogênio. Concretamente, por exemplo, como um grupo do anel de 6membros, grupo piridila, grupo piridazinila, grupo pirimidila (= grupopirimidinila) e grupo pirazinila pode ser mencionado; como um grupo do anelde 5 membros, grupo furila, grupo tienila, grupo pirrolila, grupo isoxazolila,grupo oxazolila, grupo isotiazolila, grupo tiazolila, grupo pirazolila, grupoimidazolila, grupo oxadiazolila, grupo tiadiazolila, grupo triazolila e grupotetrazolila pode ser mencionado; como um grupo do anel de 6-5 membros,grupo benzofuranila, grupo benzotienila, grupo indolila, grupo isoindolila,grupo benzoxazolila (= grupo benzooxazolila), grupo benzotiazolila, grupobenzimidazolila (= grupo benzoimidazolila), grupo indazolila, grupobenzisoxazolila, grupo benzisotiazolila, grupo benzofurazanila, grupobenzòtiadiazolila, grupo purinila e benzodioxolila pode ser mencionado;como um grupo do anel de 6-6 membros, grupo quinolila (= grupo quinolinila), grupo isoquinolila, grupo cinolinila, grupo ftalazinila, grupoquinazolinila, grupo quinoxalinila, grupo pteridinila pode ser mencionado; ecomo um grupo do anel de 5-5 membros, grupo imidazooxazolila, grupoimidazotiazolila, grupo imidazoimidazolila, e semelhantes podem sermencionados.
Aqui, o "grupo heteroaralquila" é um grupo em que um oumais átomos de hidrogênio do grupo alquila é/são substituído(s) por um grupoheteroarila, e o grupo heteroarila e grupo alquila a ser contido são comodefinidos acima. A porção alquila preferivelmente tem 1 a 3 átomos decarbono. Especificamente, por exemplo, grupo 2-piridiletila, grupobenzofuranilmetila e semelhantes podem ser mencionados.
Aqui, o "grupo heteroarilalquenila" é um grupo em que um oumais átomos de hidrogênio do grupo alquenila é/são substituído(s) por umgrupo heteroarila, e o grupo heteroarila e grupo alquenila a ser contido sãocomo definidos acima. Especificamente, por exemplo, grupo 2-piridiletileno esemelhantes podem ser mencionados.
Estes grupos podem ter um ou mais, preferivelmente 1 a 3,substituintes em posições substituíveis. Quando dois ou mais substituintes sãocontidos, os substituintes podem ser os mesmos ou diferentes. Como osubstituinte, por exemplo, átomo de halogênio incluindo flúor, cloro, bromo eiodo, grupo hidroxila, grupo oxo, grupo amino, grupo alquila tendo 1 a 6átomos de carbono tais como grupo metila, grupo etila e semelhantes, grupoalcóxi tendo 1 a 7 átomos de carbono tais como grupo metóxi, grupo etóxi,grupo metilenodióxi e semelhantes, grupo acila tendo 2 a 7 átomos decarbono tais como grupo carboxila, grupo acetila, grupo propionila esemelhantes, grupo alcoxicarbonila tendo 2 a 7 átomos de carbono tais comogrupo carbamoíla, grupo alquilcarbamoíla tendo 2 a 10 átomos de carbono,grupo arilcarbamoíla tendo 7 a 11 átomos de carbono, grupoheteroarilcarbamoíla tendo 5 a 11 átomos de carbono, grupoarilalquilcarbamoíla tendo 8 a 15 átomos de carbono, grupoheteroarilalquilcarbamoíla tendo 6 a 15 átomos de carbono, e semelhantespodem ser mencionados.
O substituinte ainda pode ter um substituinte tal como ossubstituintes mencionados acima em uma posição substituível.
Como R1, "um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s)", "um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s)","um grupo heteroarila opcionalmente tendo substituinte(s)" e semelhantes sãopreferíveis.
Como o "grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s)" paraRI, grupo fenila opcionalmente tendo substituintes e semelhantes sãopreferíveis. Como o substituinte, átomo de halogênio, grupo alcóxi tendo 1 a7, preferivelmente 1 a 3, átomos de carbono, e semelhantes são preferíveis,cloro, grupo metóxi, grupo etóxi, grupo metilenodióxi e semelhantes sãoparticularmente preferíveis.
Como o "grupo arilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s)" para RI, grupo estirila opcionalmente tendo substituintes esemelhantes são preferíveis. Como o substituinte, grupo alcóxi tendo 1 a 7,preferivelmente 1 a 3, átomos de carbono e semelhantes são preferíveis, egrupo metóxi e semelhantes são particularmente preferíveis.Como o "grupo heteroarila opcionalmente tendosubstituinte(s)" para RI, grupo benzofiiranila opcionalmente tendosubstituintes e semelhantes são preferíveis.
Especificamente, como RI, 3,6-dicloro-2-metoxifenila, 2,5-diclorofenila, 5-benzo[l,3]dioxol, 4-etoxifenila, 2-(4-metoxifenil)vinila,benzofuranila e semelhantes são preferíveis.
Como R2, "um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s)", "grupo alquila C2-25 opcionalmente tendo substituinte(s)","um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendo substituinte(s) (o dito grupocicloalquila é opcionalmente condensado com benzeno)" e semelhantes sãopreferíveis.
Como o "grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s)" paraR2, grupo fenila opcionalmente tendo substituinte(s) e semelhantes sãopreferíveis. Como o substituinte, grupo alcóxi tendo 1 a 7, preferivelmente 1 a3, átomos de carbono e semelhantes são preferíveis, e grupo etóxi esemelhantes são particularmente preferíveis.
Especificamente, como R2, 4-etoxifenila, 1-etilpropila, 1-propilbutila, 1,2,3,4-tetraidronaftalen-l-ila e semelhantes são preferíveis.
O agonista de TlR a ser usado na presente invenção,particularmente, um composto representado pela fórmula (I), pode estar naforma de um sal. Como tal sal, sais com base inorgânica, sais com ácidoinorgânico, sais com ácido orgânico, sais com base orgânica e semelhantespodem ser mencionados, e ele não é particularmente limitado contanto que eleseja farmacologicamente aceitável. Como os sais com base inorgânica, sais demetal alcalino tais como sódio, potássio, lítio e semelhantes, sais de metalalcalino terroso tais como cálcio, magnésio e semelhantes, sal de amônio esemelhantes podem ser mencionados. Como os sais com ácido inorgânico,sais com ácido hidroálico (ácido clorídrico, ácido de brometo de hidrogênio,ácido de iodeto de hidrogênio etc.), ácido sulfurico, ácido nítrico, ácidofosfórico e semelhantes podem ser mencionados. Como os sais com ácidoorgânico, sais com ácido fórmico, ácido acético, ácido propiônico, ácidooxálico, ácido succínico, ácido maleico, ácido fumárico, ácido cítrico, ácidoglutâmico, ácido aspártico, histidina e semelhantes podem ser mencionados.
Como os sais com base orgânica, sais com ácido de amino básico (arginina,lisina, ornitina e semelhantes), nucleotídeo (derivado de purina, derivado depirimidina e semelhantes), alcalóide e semelhantes podem ser mencionados.
Além disso, uma substância (composto) que ativa um receptorde TlR a partir de um composto conhecido ou novo obtido pelo método detriagem da presente invenção a ser descrita em detalhe no seguinte, esemelhantes podem ser usados como um ingrediente ativo da presenteinvenção, que pode promover uma função gastrointestinal.
O método de triagem da presente invenção é explicado noseguinte.
O método de triagem da presente invenção é caracterizadotriando-se "uma substância capaz de promover uma função gastrointestinal"examinando-se a presença ou ausência de ativação do receptor de TlR poruma substância de teste usando uma célula que expressa um receptor de TIR.Como a "substância capaz de promover uma função gastrointestinal", um agonista ou modulador do receptor de TlR pode ser mencionado, que é umasubstância que regula a atividade do receptor de TlR com respeito aoaumento. O modulador do receptor de TlR inclui uma substância queexpande a atividade de um agonista do receptor de TIR.
A presença ou ausência da ativação do receptor de TlR podeser examinada medindo-se a quantidade de uma ligação da substância comeste (ligando), uma substância que inibe a reação de um sinal que regula aatividade do receptor de TIR, uma substância (segundo mensageiro etc.) quetransmite um sinal produzido por ligação de um ligando com o receptor deTIR, e semelhantes. Por exemplo, a ativação do receptor de TlR pode serexaminada detectando-se um segundo mensageiro produzido por ligação deum ligando tal como ácido glutâmico e semelhantes com o receptor de TIR.Além disso, a ativação do receptor de TlR também pode ser detectadamedindo-se a ligação entre um ligando rotulado e um receptor de TlR usandoum ligando rotulado conhecido.
Aqui, o receptor de TlR idade em uma proteína de ligação deGTP (também referida como proteína G: Gs, Gi5 Gq, Ggust etc.) devido àligação de um ligando, e controla várias funções celulares por intermédio deum segundo mensageiro tal como cAMP e semelhantes. Destes, aconcentração de cálcio intracelular aumenta pela ativação de Gq. Além disso,como o downstream de aumento da concentração de cálcio intracelular portransdução de sinal, a ativação de enzimas intracelulares tais comocalmodulina, proteína quinase C, adenilato ciclase e semelhantes e regulaçãofuncional no estágio agudo por fosforilação da proteína citoplasmática · demembrana podem ser mencionadas. A ativação destas enzimas intracelularesmuda a função do canal presente na membrana celular. Também foidescoberto pelos presentes inventores que o receptor de TlR expressa emcélulas produtoras de hormônio gastrointestinal, particularmente célulasprodutoras de gastrina. Portanto, a presença ou ausência de ativação dereceptor de TlR por uma substância de teste podem ser detectadascontatando-se a substância de teste com uma célula que expressa um receptorde TIR, e determinando a ativação de proteína G usando o valor medido deconcentração de cálcio intracelular, acúmulo intracelular de cAMP, função docanal (por exemplo, quantidade de produção de próton extracelular), secreçãodo hormônio gastrointestinal e semelhantes como um índice.
A célula que expressa um receptor de TlR a ser usado nométodo de triagem da presente invenção por exemplo, pode ser uma céluladerivada de um mamífero tal como camundongo, rato, hamster, porquinho-da-índia, coelho, cachorro, macaco, ser humano e semelhantes, uma ave tal comogalinha e semelhantes, e semelhantes. Preferivelmente, uma célula promotorade hormônio gastrointestinal derivada do animal mencionado acima esemelhantes são usados.
Uma substância de teste para o método de triagem da presenteinvenção pode ser qualquer composto conhecido ou composto novo. Porexemplo, ácido nucléico, carboidrato, lipídeo, proteína, peptídeo, umcomposto orgânico de peso molecular baixo, uma biblioteca de compostoconstruída usando uma técnica de química combinatória, uma biblioteca depeptídeo aleatória construída usando síntese de fase sólida ou um método deexibição de fago, ou um componente natural derivado de um microorganismo,planta ou animal, um organismo marinho etc., e semelhantes podem sermencionados.
Isto é, o método de triagem da presente invenção inclui, porexemplo, as etapas (a), (b) e (c) seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TIR,
(b) determinar a ativação de proteína G na célula contatadacom a substância de teste, e comparar a ativação com aquela em uma célulade controle livre de um contato com a substância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima (emseguida a ser também referido como método A), uma célula que expressa umreceptor de TlR é colocada em contato com uma substância de teste. Asubstância de teste é contatada com a célula em um meio de cultura. O meiode cultura é apropriadamente selecionado de acordo com a classe esemelhantes da célula a ser usada.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, aativação de proteína G em uma célula que expressa um receptor de TlR éprimeiro avaliada na presença de uma substância de teste. Depois, a ativação écomparada com a ativação na ausência da substância de teste. Como o índicepara determinar a ativação de proteína G, uma concentração de cálciointracelular, uma quantidade de cAMP intracelular, uma quantidade de prótonintracelular, uma quantidade de secreção do hormônio gastrointestinalintracelular e semelhantes podem ser mencionados.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aativação é comparada, por exemplo, com base na presença ou ausência deuma diferença significante. Como um resultado da avaliação, quando umaumento · expansão da ativação pode ser confirmado, na presença dasubstância de teste em relação à ausência desta, a substância de teste pode serjulgada ser uma substância capaz de promover uma função gastrointestinal.
Quando um modulador de TlR é triado, é possível que uma substância de teste e um agonista de TlR sejam contatados com uma célulaque expressa um receptor de TlR na etapa (a) mencionada acima, a ativaçãoda proteína G quando um agonista de TlR é contatado com a célula napresença de uma substância de teste e a ativação da proteína G quando umagonista de TlR é contatado com a célula na ausência de uma substância deteste são comparadas em (b), e a substância que ampliou a ativação deproteína G é selecionada como uma substância capaz de promover umafunção gastrointestinal (modulador de TIR) em (c).
Além disso, outro método de triagem da presente invençãoinclui, por exemplo, as etapas (a), (b) e (c) seguintes:
(a) contatar uma substância de teste e um ligando que idade noreceptor de TlR com uma célula que expressa um receptor de TIR,
(b) medir a quantidade do ligando ligado com uma membranacelular da célula, e comparar a quantidade com aquela em uma célula decontrole livre de um contato com a substância de teste,(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, umacélula que expressa um receptor de TlR é colocada em contato com umasubstância de teste e um ligando que idade no receptor de TIR. A substânciade teste e um ligando que idade no receptor de TlR são contatados com acélula em um meio de cultura. O meio de cultura é apropriadamenteselecionado de acordo com a classe e semelhantes da célula a ser usada.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, aquantidade do ligando ligado com a membrana celular de uma célula queexpressa um receptor de TlR é primeiro avaliada na presença de umasubstância de teste. Depois, a quantidade do ligando é comparada com aquelana ausência da substância de teste. A quantidade do ligando ligado pode ser,por exemplo, medida usando ligando radiorrotulado e semelhantes.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aquantidade do ligando é comparada, por exemplo, com base na presença ouausência de uma diferença significante. Como um resultado da avaliação,quando uma diminuição na quantidade do ligando ligado pode ser confirmadana presença da substância de teste em relação à ausência desta, a substânciade teste pode ser julgada ser uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal.
Além disso, uma substância em que uma diminuição naquantidade de ligação de ligando pode ser confirmada pode ser confirmadacomo um agonista de TlR pelo método de triagem A anteriormentemencionado.
Embora o ligando que idade em TlR não seja particularmentelimitado, por exemplo, ácido glutâmico, ácido nucléico e semelhantes podemser mencionados.Métodos (1) a (6) específicos para detectar uma substânciacapaz de promover uma função gastrointestinal são mostrados abaixo, queusam uma célula que expressa um receptor de TlR (funcionalmente celularretendo um receptor de TIR).
(1) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TIR, em que um corante sensível a cálcio (porexemplo, Fura-2, Indo-1, Fluo-3 etc.) foi introduzido, durante um períododado,
(b) determinar a intensidade de fluorescência (concentração decálcio intracelular) na célula contatada com a substância de teste, e comparara intensidade com aquela de uma célula de controle livre de um contato com asubstância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, a célulaque expressa um receptor de TIR, que é contatada com a substância de teste,é preferivelmente uma célula promotora de hormônio gastrointestinal queexpressa um receptor de TIR. Por exemplo, a substância objeto pode serexaminada com base nas mudanças na intensidade de fluorescência(concentração de cálcio intracelular) quando uma substância de teste écontatada com uma célula promotora de hormônio gastrointestinal, em queum corante sensível a cálcio foi introduzido, durante um período dado.Quando um modulador de TlR é triado, uma substância de teste e umagonista de TlR podem ser contatados com uma célula que expressa umreceptor de TlR em que um corante sensível a cálcio (por exemplo, Fura-2,Indo-1, Fluo-3 etc.) foi introduzido.Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, se ounão a intensidade de fluorescência (concentração de cálcio intracelular) deuma célula que expressa um receptor de TlR na presença de uma substânciade teste muda é avaliada. Isto é, a avaliação é feita comparando-se aintensidade de fluorescência medida (concentração de cálcio intracelular) comaquela na ausência de uma substância de teste. A intensidade de fluorescênciapode ser medida por um método conhecido por si. Quando um modulador deTlR deve ser triado, a intensidade de fluorescência quando um agonista deTlR é contatado com uma célula que expressa um receptor de TlR napresença de uma substância de teste pode ser comparada com aquela quandoum agonista de TlR é contatado com a célula na ausência da substância deteste.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aintensidade de fluorescência é comparada, por exemplo, com base na presençaou ausência de uma diferença significante. Como um resultado da avaliaçãoda intensidade de fluorescência, quando um aumento na concentração decálcio intracelular pode ser confirmado, a substância de teste pode ser julgadaser uma substância capaz de promover uma função gastrointestinal. Quandoum modulador de TlR deve ser triado, uma substância que ampliou a faixa demudança na intensidade de fluorescência pode ser selecionada como umasubstância capaz de promover uma função gastrointestinal (modulador deTIR).
(2) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TlR durante um período dado,
(b) medir a quantidade de cAMP na célula contatada com asubstância de teste, e comparar aquela em uma célula de controle livre de umcontato com a substância de teste, e(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
As etapas (a) e (b) mencionadas acima podem ser realizadas,por exemplo, com base na descrição de Chaudhari N, Nat Neurosci Fev de2000; 3(2): 113-9; Flor PJ, Neuropharmacology Fev de 1995; 34(2): 149-55.
A quantidade de cAMP pode ser medida usando um kit deensaio comercialmente disponível.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, uma substância de teste e um agonistade TlR podem ser contatados com uma célula que expressa um receptor deT1R.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, a quantidade de cAMP quando umagonista de TlR é contatado com uma célula que expressa um receptor deT1R na presença de uma substância de teste pode ser comparada com aquelaquando um agonista de TlR é contatado com a célula na ausência dasubstância de teste.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aquantidade de cAMP é comparada, por exemplo, com base na presença ouausência de uma diferença significante. Como um resultado da avaliação daquantidade de cAMP, quando um aumento na quantidade de cAMP pode serconfirmado, a substância de teste pode ser julgada ser uma substância capazde promover uma função gastrointestinal. Quando um modulador de TlRdeve ser triado, uma substância que intensificou um aumento na quantidadede cAMP pode ser selecionada como uma substância capaz de promover umafunção gastrointestinal (modulador de TIR).
(3) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)
seguintes:(a) contatar uma substância de teste e um ligando conhecido(por exemplo, ácido glutâmico, ácido nucléico etc.) agindo no receptor deTlR com uma célula que expressa um receptor de TlR durante um períododado,
(b) medir a quantidade do ligando ligado com uma membranacelular da célula, e comparar a quantidade com aquela em uma célula decontrole livre de um contato com a substância de teste,
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
As etapas (a) e (b) mencionadas acima podem ser realizadas,por exemplo, com base nas descrições de Naples MA, Neuropharmacology2001; 40(2): 170-7; Thomsen C, Neuropharmacology Jan de 1997; 36(1): 21-30.
A quantidade de um ligando conhecido pode ser medidarotulando-se radioativamente uma parte da substância e medindo-se aquantidade da radioatividade ligada com a membrana celular.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aquantidade do ligando é comparada, por exemplo, com base na presença ouausência de uma diferença significante. Como um resultado da avaliação daquantidade do ligando, quando um aumento na quantidade do ligando ligadopode ser confirmada, a substância de teste pode ser julgada ser umasubstância capaz de promover uma função gastrointestinal.
(4) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TIR, em que uma proteína fluorescente sensível acAMP (por exemplo, FlCRhR etc.) foi introduzida, durante um período dado,
(b) determinar a intensidade de fluorescência (concentração decAMP intracelular) na célula contatada com a substância de teste, e compararaquela em uma célula de controle livre de um contato com a substância deteste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
As etapas (a) e (b) mencionadas acima podem ser realizadas,por exemplo, com base em Adams SR, Nature 21 de Fev de 1991; 349(6311): 694-7.
Aqui, a célula que expressa um receptor de T1R épreferivelmente uma célula promotora de hormônio gastrointestinal queexpressa o receptor de T1R.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, uma substância de teste e um agonistade T1R podem ser contatados com uma célula que expressa um receptor deT1R, em que uma proteína fluorescente sensível a cAMP (por exemplo,FlCRhR etc.) foi introduzida.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, a intensidade de fluorescência(concentração de cAMP intracelular) quando um agonista de TlR é contatadocom uma célula na presença de uma substância de teste pode ser comparadacom aquela quando um agonista de TlR é contatado com a célula na ausênciada substância de teste.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aintensidade de fluorescência é comparada, por exemplo, com base na presençaou ausência de uma diferença significante. Como um resultado da avaliaçãoda intensidade de fluorescência, quando um aumento na intensidade defluorescência pode ser confirmado, a substância de teste pode ser julgada seruma substância capaz de promover uma função gastrointestinal. Quando ummodulador de TlR deve ser triado, uma substância que intensificou oaumento da intensidade de fluorescência pode ser selecionada como umasubstância capaz de promover uma função gastrointestinal (modulador deT IR).
(5) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TlR durante um período dado,
(b) medir a quantidade de produção de próton extracelular nacélula contatada com a substância de teste, e comparar a quantidade deprodução de próton com aquela em uma célula de controle livre de umcontato com a substância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
As etapas (a), (b) e (c) mencionadas acima podem serrealizadas com base, por exemplo, na descrição de McConnell HM, Sciencede Set de 1992; 257(5078): 1906-12.
Aqui, a célula que expressa um receptor de TlR épreferivelmente uma célula produtora de hormônio gastrointestinal queexpressa um receptor de TlR e, por exemplo, a quantidade de produção depróton extracelular quando um agonista do receptor de TlR e uma substânciade teste são contatados com uma célula de hormônio gastrointestinal queexpressa o receptor de TlR durante um período dado é medida, e a substânciaobjeto pode ser detectada usando a quantidade de produção de próton comoum índice. A quantidade de produção de próton é medida por um sensor desítio.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, uma substância de teste e um agonistade TlR podem ser contatados com uma célula que expressa um receptor deTlR.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, a quantidade de produção de prótonextracelular quando um agonista de TlR é contatado com uma célula queexpressa um receptor de TlR na presença de uma substância de teste pode sercomparada com aquela quando um agonista de TlR é contatado com a célulana ausência da substância de teste.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aquantidade de produção de próton é comparada, por exemplo, com base napresença ou ausência de uma diferença significante. Como um resultado daavaliação da quantidade de produção de próton, quando um aumento naquantidade de produção de próton extracelular pode ser confirmado, asubstância de teste pode ser julgada ser uma substância capaz de promoveruma função gastrointestinal. Quando um modulador de TlR deve ser triado,uma substância que intensificou um aumento na quantidade de produção depróton extracelular pode ser selecionada como uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal (modulador de TIR).
(6) Um método compreendendo as etapas (a), (b) e (c)seguintes:
(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TlR durante um período dado,
(b) medir a quantidade de secreção do hormôniogastrointestinal na célula contatada com a substância de teste, e comparar aquantidade de secreção do hormônio gastrointestinal com aquela de umacélula de controle livre de um contato com a substância de teste, e
(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.Aqui, a célula que expressa um receptor de TlR épreferivelmente uma célula produtora de hormônio gastrointestinal queexpressa um receptor de TlR e, por exemplo, a quantidade de secreção dohormônio gastrointestinal quando um agonista do receptor de TlR e umasubstância de teste são contatados com uma célula produtora de hormôniogastrointestinal que expressa um receptor de TlR durante um período dado émedida, e a substância objeto pode ser examinada quanto ao uso daquantidade de secreção do hormônio gastrointestinal como um índice.
A quantidade de secreção do hormônio gastrointestinal podeser medida usando um kit de ensaio comercialmente disponível.
Na etapa (a) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, uma substância de teste e um agonistade TlR podem ser contatados com uma célula que expressa um receptor deTlR.
Na etapa (b) do método de triagem mencionado acima, quandoum modulador de TlR deve ser triado, a quantidade de secreção do hormôniogastrointestinal quando um agonista de TlR é contatado com uma célula queexpressa um receptor de TlR na presença de uma substância de teste pode sercomparada com aquela quando um agonista de TlR é contatado com a célulana ausência da substância de teste.
Na etapa (c) do método de triagem mencionado acima, aquantidade de secreção do hormônio gastrointestinal é comparada, porexemplo, com base na presença ou ausência de uma diferença significante.Como um resultado da avaliação da quantidade de secreção do hormôniogastrointestinal, quando a variação da quantidade de secreção do hormôniogastrointestinal pode ser confirmada, a substância de teste pode ser julgada seruma substância capaz de promover uma função gastrointestinal. Quando ummodulador de TlR deve ser triado, uma substância que ampliou a faixa demudança da quantidade de secreção do hormônio gastrointestinal pode serselecionada como uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal (modulador de TlR).
O agente da presente invenção é útil como um agentefarmacêutico, alimento e bebida e semelhantes, e o paciente de administraçãoé, por exemplo, mamíferos (por exemplo, ser humano, camundongo, rato,hamster, coelho, gato, cachorro, bovino, ovelha, macaco etc.) e semelhantes.
De acordo com a presente invenção, além disso, o uso de umagonista de TlR para a produção de uma composição para promover a funçãogastrointestinal e controlar o apetite, e um método de promover funçãogastrointestinal e controlar o apetite, que compreende administrar umaquantidade eficaz de um agonista de TlR a um mamífero, são fornecidos.
Quando o agente da presente invenção está contido em umacomposição farmacêutica, a composição farmacêutica geralmente contém umagonista de TlR e um carregador. Embora o carregador não sejaparticularmente limitado contanto que ele seja aceitável como um agentefarmacêutico e, por exemplo, as substâncias mencionadas abaixo (porexemplo, excipiente, solvente etc.) para a preparação podem ser mencionadas.
Como usado aqui, embora o modo de administração do agenteou composição farmacêutica da presente invenção (em seguida também a sersimplesmente referido como um agente farmacêutico) não sejaparticularmente limitado, vias de administração gerais tais comoadministração oral, administração retal, administração por injeção outransfusão, e semelhantes podem ser utilizadas.
A forma de dosagem da administração oral inclui grânulo,grânulo fino, pó, tablete revestido, tablete, supositório, pó, (micro)cápsula,mastigável, xarope, suco, líquido, suspensão, emulsão, e semelhantes. Parainjeção, formas de dosagem gerais de preparações farmacêuticas tais comoinjeção intravenosa direta, infusão por gotejamento, preparação que prolongaa liberação de substância de atividade e semelhantes podem ser utilizadas.Estes agentes farmacológicos podem ser formulados de acordocom um método convencional. Quando necessário para a formulação, váriassubstâncias farmacologicamente aceitáveis (como auxiliares) parapreparações podem ser adicionadas. Embora a substância para a preparaçãopossa ser apropriadamente selecionada de acordo com a forma de dosagem dapreparação, ela inclui, por exemplo, excipiente, diluente, aditivo,desintegrante, aglutinante, agente de revestimento, lubrificante, deslizante,lubrificante, sabor, adoçante, solubilizador, solvente e semelhantes. Exemplosespecíficos da substância para a preparação incluem carbonato de magnésio,dióxido de titânio, lactose, manitol e outros sacarídeos, talco, proteína doleite, gelatina, amido, celulose e derivados destes, óleo animal e vegetal,polietileno glicol, e solvente, tal como água estéril e álcool monovalente oupolivalente (por exemplo, glicerol e semelhantes).
Embora a dose do agente farmacêutico da presente invençãopara a administração oral varie dependendo dos sintomas e idade dospacientes a serem os pacientes de administração, e método de administração,a dose diária do ingrediente ativo para um adulto (peso corporal de 60 kg) égeralmente de cerca de 0,001 mg a 1 g, preferivelmente cerca de 0,01 mg a 1g, e mais preferivelmente cerca de 0,1 mg a 1 g.
A dose da administração parenteral (entrada) por via deinfusão por gotejamento, injeção (administração transvenosa) e semelhantes éde cerca de 1/10 a 1/20 da dose preferível anteriormente mencionada(quantidade de entrada) por administração oral.
O agente farmacêutico da presente invenção pode ser usadoem combinação com outros agentes farmacológicos, e como tais agentesfarmacológicos, por exemplo, inibidores de secreção ácida tais comoantagonista do receptor de H2, inibidor da bomba de próton e semelhantes,melhoradores da função de motilidade tais como agonista do receptor de 5-HT, antagonista de D2 e semelhantes, agentes antiácidos tais comoantagonista do receptor de muscarina, medicamento anti-gastrina,medicamento anticolinérgico e semelhantes, protetores da membrana mucosatais como teprenona, plaunotol, ornoprostil, enprostil, misoprostol,rebamipide, sucralfato, polaprezinc, azuleno, egualen sódio, glutamina,aldioxa, gefarnato, ecabet sódio e semelhantes, agentes de tratamento decolite inflamatória tais como sulfasalazina, preparação de 5-ASA, esteróide,remicade e semelhantes podem ser usados. Um ou mais tipos destes podemestar contidos.
O agente da presente invenção pode estar contido em alimentoou bebida. Quando contido em alimento ou bebida, qualquer forma de dietaconvencional pode ser utilizada contanto que ela contenha o ingrediente ativoda presente invenção. Por exemplo, um sabor adequado pode ser adicionadopara fornecer uma bebida, tal como bebida refrescante e bebida em pó.
Especificamente, por exemplo, ele pode ser misturado com suco, leite, doces,geléia e semelhantes e servido. Também é possível fornecer tal alimento ebebida como um Food with Health Claims como definido pelo Ministry ofHealth, Labour and Welfare, que inclui alimento e bebida, particularmenteFood for Specified Health Uses, Food with Nutrient Function Claims esemelhantes, indicando o uso da presente invenção para a promoção dafunção gastrointestinal e regulação do apetite, e semelhantes.
Além disso, também é possível adicionar o agente da presenteinvenção a uma dieta líquida condensada ou usar ainda como um suplementode dieta. Para o uso como um suplemento de dieta, por exemplo, ele pode serformado em tablete, cápsula, pó, grânulo, suspensão, mastigável, xarope esemelhantes. O suplemento de dieta na presente invenção inclui, alémdaqueles tomados como alimento, aqueles tomados para o propósito desuplementar a nutrição, que incluem suplemento nutricional, suplemento(particularmente suplemento de dieta) e semelhantes.
Quando o agente da presente invenção está contido em umalimento ou bebida, a quantidade de entrada do ingrediente ativo para umadulto por dia é geralmente cerca de 0,001 mg a 1 g, preferivelmente cerca de0,01 mg a 1 g, e mais preferivelmente cerca de 0,1 mg a 1 g. Quando o agenteda presente invenção está contido em um alimento ou bebida, o teor doingrediente ativo no alimento ou bebida é geralmente de cerca de 0,01 a100.000 ppm em peso, preferivelmente cerca de 0,01 a 10.000 ppm em peso,e mais preferivelmente cerca de 0,01 a 1000 ppm em peso.
Exemplos
A presente invenção é explicada em detalhe no seguintereferindo-se aos Exemplos e Exemplos Experimentais, que não devem serinterpretados como limitativos.
Exemplo 1 Identificação da localidade do receptor de TlRl porimunomanchamento
<1> Preparação de espécime secional de estômago e intestino delgado de ratoRato (Sprague-Dawley, macho, 350 a 400 g) foi sacrificadopor exsanguinações depois de incisar a aurícula direita do coração sobeterização, e o estômago e intestino delgado foram recuperadosimediatamente depois. A partir do estômago, a parte vestibular pilórica foirecuperada onde muitas células produtoras de hormônio gastrointestinal estãodistribuídas, e a partir do intestino delgado, uma parte de cerca de 5 cm dopilórico estomacal foi recuperada. Quando uma grande quantidade do digestofoi deixada no gastrointestino, o intestino foi lavado com solução salina.
O estômago removido e o intestino foram incisados, pregadoscom alfinete em uma placa de cortiça, e agitados em 4 % de para-formaldeído(4oC) durante um dia para a fixação da imersão. Depois, eles foramcrioprotegidos por imersão em 20 % de Sacarose-PBS durante 3 a 4 dias,embutidos em um agente de embutimento (composto OCT, nome comercial:Tecido-Tek, Sakura Seiki Co., Ltd.) e fatiados em 5 a 7 μm com cyrostat. Aseção foi seca na temperatura ambiente e preservada a 4o C até o uso paravários manchamentos.
<2> Imunomanchamento usando anticorpo anti-receptor de TlRl
A seção foi imunomanchada de acordo com o método descritoem uma publicação conhecida (Drengk et al., J. Auto. Nerv. Sys. 78: 109-112,2000; Miampamba & Sharkey, J. Auto. Nerv. Sys. 77: 140-151, 1999).
A seção foi lavada com PBS, e tratada com 3 % de peróxidode hidrogênio · metanol durante 15 min para impedir a reação por peroxidaseendógena. Depois, a seção foi lavada com PBS e bloqueada durante 1 husando PBS adicionada em albumina sérica bovina a 1 % (B SA-PB S a 1 %)contendo 10 % de soro de cavalo normal. A seção foi lavada com PBSnovamente, e reagida com um anticorpo primário (Tabela 1) diluído comBSA-PBS a 1 % contendo 1 % de soro de cavalo normal a 4o C durante 2noites. Depois, a seção foi lavada com PBS, e reagida com um anticorposecundário (Tabela 1) diluído com BSA-PBS a 1 % na temperatura ambientedurante 1 h. Finalmente, uma reação de ABC (complexo de Avidina-biotina)foi realizada usando um kit elite Vectorstain (Vector) e tratada com 0,025 %de diaminobenzidina para permitir o desenvolvimento da cor. Depois daconclusão da reação, a seção foi lavada com PBS, desidratada com etanol ·xileno, incluída e observada com um microscópio. Uma seção livre de umanticorpo primário foi usada como um controle negativo. A classe e taxa dediluição dos anticorpos primário e secundário usados são mostradas na Tabela1.
Tabela 1
<table>table see original document page 45</column></row><table>
<3> manchamento com hematoxilinaUma seção foi lavada com água, manchada nuclear comhematoxilina de Mayer (Wako Pure Chemical Industries, Ltd.) e, depois dodesenvolvimento da cor, aplicada para desidratação · inclusão.<4> resultados
Os resultados do imunomanchamento são mostrados na Fig. 1.No estômago (Fig. IA) e intestino delgado (Fig. 1B), as células dispersas namembrana mucosa gastrointestinal foram manchadas devido ao anticorpoanti-receptor de TlRl. A partir da característica morfológica em que aextremidade superior da célula positiva faceia o lúmen do intestino tanto noestômago quanto intestino delgado as células foram consideradas seremcélulas produtoras de hormônio gastrointestinal. Antes, a expressão doreceptor de TlRl em células produtoras de hormônio gastrointestinal não eraconhecida. Visto que o receptor de TlRl expressado nas células produtorasde hormônio gastrointestinal, a relação funcional com a regulação endócrinade hormônio gastrointestinal foi sugerida. Foi confirmado que o anticorpoanti-receptor de TlRl manchou a célula de paladar de uma papila gustativa(Fig. 1C).
Exemplo 2 Identificação da localidade do receptor de TlRl e gastrina porimunomanchamento duplo<1> manchamento duplo por anticorpo anti-receptor de TlRl e anticorpoanti-gastrina
Uma seção do estômago foi submetida ao manchamento duplopor anticorpo anti-receptor de TlRl e anticorpo anti-gastrina. Uma seção foiprimeiro lavada com PB S, e bloqueada usando PBS adicionada em albuminasérica bovina a 1 % (B SA-PB S a 1 %) contendo 10 % de soro de cavalonormal durante 1 h. A seção foi lavada novamente com PBS, e uma mistura(Tabela 2) de anticorpo primário diluído com BSA-PBS a 1 % contendo 1 %de soro de cavalo normal foi reagida a 4o C durante duas noites. Depois, aseção foi lavada com PBS, e reagida com um anticorpo secundário (Tabela 2)diluído com BSA-PBS a 1 % na temperatura ambiente durante 2 h. Depois daconclusão da reação, a seção foi lavada com PBS5 desidratada com etanol ·xileno, incluída e observada com um microscópio de laser confocal (LSM510; Zeiss, Germany). Uma seção livre de um anticorpo primário foi usadacomo um controle negativo. A classe e taxa de diluição dos anticorposprimário e secundário usados são mostradas na Tabela 2.
Tabela 2
<table>table see original document page 47</column></row><table>
<2> resultados
Os resultados do imunomanchamento observado no mesmocampo por um microscópio confocal são mostrados na Fig. 2. As célulasdispersas na membrana mucosa estomacal foram manchadas por anticorpoanti-receptor de TlRl (Fig. 2A) e anticorpo anti-gastrina (Fig. 2B). Em umaimagem sobreposta (Fig. 2C) da Fig. 2A e Fig. 2B, as imagens manchadasequipararam-se entre si. Disto foi esclarecido que as células TlRl positivasno estômago foram células produtoras de gastrina (um dos hormôniosgastrointestinais). Visto que TlRl foi expressado em células produtoras degastrina, uma relação funcional com regulação endócrina de gastrina foi sugerida.
Exemplo 3 Detecção da expressão de mRNA de T1R1 no estômago pelo método biológico molecular
<1> amplificação da seqüência parcial de mRNA de T1R1
As membranas mucosas da parte vestibular glandularestomacal e pilórica foram tomadas do estômago de rato (Sprague-Dawley).Da língua, papilas fungiformes incluindo uma papila gustativa e um tecidosem uma papila gustativa foram tomadas. Usando RNA total extraído daamostra de cada parte do estômago e língua como um padrão e uma enzimatranscriptase reversa SuperScrip (Invitrogen, CA, USA), a transcrição reversafoi realizada. Usando o cDNA obtido como um padrão, TlRl foi amplificadousando o seguinte iniciador específico de gene e LA taq (TaKaRa).
Os iniciadores específicos de gene usados são mostradosabaixo.
SEQID NO: 1: T1R1-824 Avançado 5 '-AGGACCACCGTGGTCGTGGTCTT-3'SEQID NO: 2: T1R1-2163 Reverso 5'-GCACTCAAGAATCACCAGATGGG-3'<2> resultados
O mesmo tamanho de produtos de PCR foi obtido dasamostras derivadas da membrana mucosa da parte vestibular estomacal ·pilórica (Fig. 3, linha 5) e papilas da língua · fungiformes (Fig. 3, linha 2). Aanálise de seqüência revelou que estes produtos de PCR têm a mesmaseqüência como aquela de TlRl derivado da célula de paladar. Por outrolado, produtos de PCR não foram obtidos das membranas mucosas estomacalestomacal glandular (Fig. 3, linha 4) e tecido da papila da língua · nãogustativa (Fig. 3, linha 3). Além disso, o produto de PCR não foi obtido dasamostras (Fig. 3, linhas 6, 7) que sofreram uma operação de reação deamplificação sem transcriptase reversa. A parte vestibular estomacal · pilóricaé particularmente conhecida como um parte onde as células produtoras degastrina são distribuídas. Por este Exemplo, a expressão de TlRl namembrana mucosa da parte vestibular estomacal · pilórica foi estabelecidanão apenas por um método químico de tecido de imunidade mas também porum método biológico molecular.
Exemplo 4 Teste de esvaziamento do conteúdo estomacal usando agonista deTlR<Método experimental>
Método de esvaziamento gástrico do camundongo
Camundongo ICR macho foi usado. Uma dieta líquida comcaseína a 5 % (0,5 mL) contendo vermelho de fenol a 0,05 % e ummedicamento de teste (3,5 mM de Ciclamato, 3,7 mM de MSG (glutamatomonossódico), composto 1 (1 ppm em peso e 10 ppm em peso) do Exemplode Produção 1 seguinte) foi oralmente administrado, e 30 min mais tarde, otórax foi aberto e o estômago foi isolado. O estômago foi colocado emhidróxido de sódio 0,1N (14 mL), homogeneizado e deixado no repousodurante 1 h na temperatura ambiente. Acido tricloroacético a 20 % (0,5 mL)foi adicionado a 5 mL do sobrenadante e a mistura foi centrifugada (3000rpm, 20 min). Hidróxido de sódio 0,5N (4 mL) foi adicionado aosobrenadante e a absorbância foi medida com um espectrômetro de absorção(560 nm). A taxa de esvaziamento gástrico foi determinada pela seguintefórmula de cálculo.
Taxa de esvaziamento gástrico (%) = (1- absorbância deamostra de teste/absorbância de amostra padrão) χ 100
Para a absorbância da amostra padrão, o estômago isoladoimediatamente depois da administração de solução de vermelho de fenol a0,05 % foi usado.
Exemplo 5 Teste de motilidade gastrointestinal usando agonista de TlR
<Método experimental>
Método para medir o movimento gastrointestinal usandocachorro acordado.
Beagle fêmea, em jejum por uma noite, foi submetido a umaoperação abdominal sob anestesia com 1,0 % de isoflurano; um transdutorpara medir o movimento gastrointestinal foi suturado no estômago na direçãopermitindo a medição de contração muscular anular; e o abdome foi fechado.
Não menos do que duas semanas depois da cirurgia, o movimentogastrointestinal foi medido depois de um jejum noturno; e 300 ml de dietalíquida condensada (Ajinomoto Co. Inc., "MEDIEF BAG") contendocomposto de teste (agonista de TIR) 4, 5 ou 6 descrito no Exemplo deProdução seguinte (10 ppm em peso, respectivamente) foram fornecidosoralmente em 10 a 20 minutos depois da conclusão da fase III de movimentode contração forte no jejum (η = 1 para cada grupo testado). O índice demotilidade foi calculado como a área circundada pela linha de base e um linhaondulatória de contração de 60 a 90 minutos depois da entrada oral, erepresentado como porcentagem contra grupo de controle, ao qual apenasdieta líquida condensada sem o composto foi fornecida oralmente.
<Resultados Experimentais>
Os resultados são mostrados na Fig. 6. Como mostrado nosdados, o grupo testado mostrou aumento no movimento gastrointestinalquando comparado ao grupo de controle.
Exemplo 6 Teste de esvaziamento do conteúdo estomacal usando agonista de T1R
<Método experimental>
Método de esvaziamento gástrico do camundongo
Camundongo ICR macho foi usado. Uma dieta líquida comcaseína a 5 % (0,5 mL) contendo vermelho de fenol a 0,05 % e ummedicamento de teste (3,5 mM de Ciclamato, 3,7 mM de MSG (glutamatomonossódico), composto 2, 3, 4 ou 5 (10 ppm em peso, respectivamente) doExemplo de Produção seguinte) foi oralmente administrado, e 30 min maistarde, o tórax foi aberto e o estômago foi isolado. O estômago foi colocadoem hidróxido de sódio 0,1 N (14 mL), homogeneizado e deixado no repousodurante 1 h na temperatura ambiente. Acido tricloroacético a 20 % (0,5 mL)foi adicionado a 5 mL do sobrenadante e a mistura foi centrifugada (3000rpm, 20 min). Hidróxido de sódio 0,5N (4 mL) foi adicionado aosobrenadante e a absorbância foi medida com um espectrômetro de absorção(560 nm). A taxa de esvaziamento gástrico foi determinada pela seguintefórmula de cálculo.
Taxa de esvaziamento gástrico (%) = (1- absorbância deamostra de teste/absorbância de amostra padrão) χ 100
Para a absorbância da amostra padrão, o estômago isoladoimediatamente depois da administração da solução de vermelho de fenol a0,05 % foi usado.
<Resultados experimentais>
Os resultados são mostrados na Fig. 7, onde o eixo verticalmostra a taxa de esvaziamento gástrico (%). Como está claro a partir daFigura, os compostos 2 a 5 promoveram esvaziamento gástrico.
Exemplos de Produção
Os compostos 1 a 6 descritos na Tabela 3 seguinte foramsintetizados pelo método descrito nos Exemplos seguintes. Entretanto, osmétodos de síntese destes compostos não são limitados àqueles nos Exemplosseguintes. As estruturas dos compostos sintetizados nos Exemplos seguintesforam identificadas por espectro de ressonância magnética (BrukerAVANCE400 (400MHz)) e análise de massa (Thermo Quest TSQ700).
Exemplo de Produção 1 Síntese de 3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida (composto 1)
À acetonitrila (30 mL) foram adicionados ácido 3,6-dicloro-2-metoxibenzóico (1,68 g, 7,60 mmol) e p-fenetidina (1,04 g, 7,60 mmol). Aesta mistura de reação foram adicionados hexafluorofosfato de IH-benzotriazol-l-iloxitris (dimetilamino) fosfônio (BOP, 3,21 g, 7,60 mmol) eΝ,Ν-diisopropiletilamina (DIEA, 4,0 mL, 23,5 mmol), e a mistura de reaçãofoi agitada durante a noite na temperatura ambiente. A mistura de reação foiconcentrada sob pressão reduzida, acetato de etila (100 mL) foi adicionado aoresíduo e a mistura foi agitada. A camada orgânica foi lavada com água (50mL), solução de ácido clorídrico 2N aquoso (50 mL χ 2), salmoura saturada(50 mL), solução de hidrogenocarbonato de sódio aquosa saturada (50 mL χ2) e salmoura saturada (50 mL), e seca em sulfato de magnésio anidro.Sulfato de magnésio foi separado por filtração e o filtrado foi concentrado sobpressão reduzida. O resíduo obtido foi recristalizado duas vezes a partir deacetato de etila-n-hexano para fornecer o composto do título (1,11 g, 3,26mmol, 42,9 %) como cristais brancos.
1H-RMN (CDCl3, δ): 1,44 (t, J = 7,0 Hz, 3H), 3,99 (s, 3H),4,03 (q, J = 7,0 Hz, 2H), 6,90 (d, J = 9,0 Hz, 2H), 7,15 (d, J = 8,6 Hz, 1H),7,40 (br.s, 1H), 7,36 (d, J = 8,6 Hz, 1H), 7,50 (d, J = 9,0 Hz, 2H).
ESI-MS: 340,2, 342,2 (M+H)+.
Exemplo de Produção 2 Síntese de 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamido(composto 2)
Na mesma maneira como no Exemplo de Produção 1 excetoque ácido 2,5-diclorobenzóico foi usado ao invés de ácido 3,6-dicloro-2-metoxibenzóico, o composto do título foi obtido como cristais brancos(rendimento 66,8 %).
1H-RMN (CDCl3, δ): 1,42 (t, J = 7,0 Hz, 3H), 4,04 (q, J = 7,0Hz, 2H), 6,90 (d, J = 10,2 Hz, 2H), 7,38 (s, 2H), 7,51 (d, J = 10,2 Hz, 2H),7,74 (s, 1H), 7,78 (br.s, 1H).
ESI-MS: 310,2, 312,2 (M+H)+.
Exemplo de Produção 3 Síntese de N-(l-etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida (composto 3)
Na mesma maneira como no Exemplo de Produção 1 excetoque ácido benzofuran-2-carboxílico foi usado ao invés de ácido 3,6-dicloro-2-metoxibenzóico e 3-aminopentano foi usado ao invés de p-fenetidina, ocomposto do título foi obtido como cristais brancos (rendimento 75,1 %).
1H-RMN (CDCl3, δ): 1,03 (t, J = 7,4 Hz, 6H), 1,48 - 1,59 (m,2H), 1,64 - 1,75 (m, 2H), 3,98 - 4,07 (m, 1H), 6,35 (br.d, 1H), 7,26 - 7,31 (m,1H), 7,38 - 7,43 (m, 1H), 7,46 (s, 1H), 7,50 (d, J = 8,4 Hz, 1H), 7,68 (d, J =8,4 Hz, 1Η).
ESI-MS: 232,0 (Μ+Η)+.Exemplo de Produção 4 Síntese de N-( 1,2,3,4-tetraidronaftalen-1-il)-benzo[l,3]dioxol-5-carboxamida (composto 4)Na mesma maneira como no Exemplo de Produção 1 exceto
que ácido piperonílico foi usado ao invés de ácido 3,6-dicloro-2-metoxibenzóico e 1,2,3,4-tetraidro-l-naftilamina foi usado ao invés de p-fenetidina, o composto do título foi obtido como cristais brancos (rendimento74,7 %).
1H-RMN (CDCl3, δ): 1,84 - 1,96 (m, 3H), 2,10 - 2,17 (m, 1H),2,76 - 2,88 (m, 2H), 5,33 - 5,37 (m, 1H), 6,01 (s, 2H), 6,20 (br.d, 1H), 6,80 (d,J = 8,5 Hz, 1H), 7,12 - 7,33 (m, 6H).
ESI-MS: 296,0 (M+H)+.Exemplo de Produção 5 Síntese de 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamido(composto 5)
Ao cloreto de metileno (30 mL) foram adicionados ácido 4-etoxibenzóico (1,66 g, 10,0 mmol) e 4-heptilamina (1,15 g, 10,0 mmol), e asolução foi mantida a 0°C em um banho de gelo. A mistura de reação foramadicionados 1-hidroxibenzotriazol (HOBt, 1,68 g, 11,0 mmol) e cloridreto del-etil-3-(3-dimetilaminopropil)carbodiimida (EDC, 2,11 g, 11,0 mmol), e amistura foi removida do banho de gelo e agitada durante a noite natemperatura ambiente. A mistura de reação foi concentrada sob pressãoreduzida, acetato de etila (100 mL) foi adicionado ao resíduo e a mistura foiagitada. A camada orgânica foi lavada com água (50 mL), 5 % de solução deácido cítrico aquosa (50 mL χ 2), salmoura saturada (50 mL), solução dehidrogenocarbonato de sódio aquosa a 5 % (50 mL χ 2), e salmoura saturada(50 mL), e seca em sulfato de magnésio anidro. Sulfato de magnésio foiseparado por filtração e o filtrado foi concentrado sob pressão reduzida. Oresíduo obtido foi recristalizado duas vezes a partir de acetato de etila parafornecer o composto do título (663 mg, 2,52 mmol, 25,2 %) como cristais brancos.
1H-RMN (CDCl3, δ): 0,90 (t, 7,1 Hz, 6H), 1,33 - 1,65 (m,15H), 4,07 (q, J = 7,0 Hz, 2H), 4,10 - 4,20 (m, 1H), 5,65 - 5,75 (m, 1H), 6,90(d, J = 8,8 Hz, 2H), 7,71 (d, J = 8,8 Hz, 2H).
ESI-MS: 264,0 (M+H)+.
Exemplo de Produção 6 Síntese de 3-(4-metoxifenil)-N-(1-propilbutil)acrilamida (composto 6)
Na mesma maneira como no Exemplo de Produção 5 excetoque ácido 4-metóxi cinâmico foi usado ao invés de ácido 4-etoxibenzóico, ocomposto do título foi obtido como cristais brancos (rendimento 41,4 %).
1H-RMN (CDCl3, δ): 0,90 (t, J = 7,0 Hz, 6H), 1,30 - 1,55 (m,12H), 3,82 (s, 3H), 4,05 - 4,15 (m, 1H), 5,35 - 5,55 (m, 1H), 6,27 (d, J = 15,5Hz, 1H), 6,87 (d, J = 8,8 Hz, 2H), 7,43 (d, J = 8,8 Hz, 2H), 7,58 (d, J = 15,5Hz, 1H).
ESI-MS: 276,1 (M+H)+.
Tabela 3
<table>table see original document page 54</column></row><table><table>table see original document page 55</column></row><table>
Aplicabilidade Industrial
De acordo com a presente invenção, um agente farmacêutico,alimento ou bebida para a promoção da função gastrointestinal, que é útil paraa profilaxia ou melhora de, por exemplo, distúrbios gastrointestinaisfuncionais, particularmente disfunções gastrointestinais superiores tais comodispepsia funcional, doença de refluxo gastroesofágico e semelhantes pode serfornecido. Usando a composição da presente invenção, a profilaxia oumelhora da dispepsia associada com disfunção gastrointestinal tal como FD esemelhantes podem ser obtidas segura e efetivamente, sem induzir efeitoscolaterais. Além disso, o método de triagem da presente invenção é usadopara a detecção do ingrediente ativo a ser adicionado ao agente farmacêutico,alimento ou bebida mencionados acima da presente invenção, assim comoutilizável para experimentos nos campos de fisiologia · bioquímica.
Este pedido é fundamentado em um pedido de patente Ns2005-320827 depositado no Japão, e um pedido de patente N5 60/738.561depositado nos US, os conteúdos dos quais são incorporados completamenteaqui por esta referência.

Claims (35)

1. Agente promotor da função gastrointestinal, caracterizadopelo fato de que compreende um agonista de TlR como um ingrediente ativo.
2. Agente de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a promoção da função gastrointestinal é profilaxia ou melhora deum distúrbio gastrointestinal funcional.
3. Agente de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o distúrbio gastrointestinal funcional é uma disfunçãogastrointestinal superior.
4. Agente de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o distúrbio gastrointestinal funcional é dispepsia funcional ou umadoença de refluxo gastroesofágico.
5. Agente regulador do apetite, caracterizado pelo fato de quecompreende um agonista de TlR como um ingrediente ativo.
6. Agente de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1a 5, caracterizado pelo fato de que o agonista de TlR é um derivado de amidaou Ciclamato.
7. Agente de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que o derivado de amida é um composto representado pela fórmula (I)seguinte:<formula>formula see original document page 56</formula>em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), eR2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
8. Agente de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizadopelo fato de que o derivado de amida é um composto selecionado do grupoque consiste de:(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,(3 ) N-( 1 -etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,(4) N-( 1,2,3 4-tetraidronaftalen- l-il)-benzo[l, 3]dioxol-5-carboxamida,(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e(6) 3-(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
9. Composição farmacêutica, caracterizada pelo fato de quecompreende o agente como definido em qualquer uma das reivindicações de 1a 8.
10. Alimento ou bebida, caracterizado(a) pelo fato de quecompreendem o agente como definido em qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, em que o ingrediente ativo no dito agente está contido em umaproporção de 0,01 a 100.000 ppm em peso do alimento ou bebida.
11. Método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, caracterizado pelo fato de que usa umacélula que expressa um receptor de TIR.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizadopelo fato de que a substância capaz de promover uma função gastrointestinal éum agonista de TlR ou modulador de TIR.
13. Método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, caracterizado pelo fato de quecompreende as etapas (a), (b) e (c) seguintes:(a) contatar uma substância de teste com uma célula queexpressa um receptor de TIR,(b) determinar a ativação de proteína G na célula contatadacom a substância de teste, e comparar a ativação com aquela em uma célulade controle livre de um contato com a substância de teste, e(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizadopelo fato de que um índice para determinar a ativação de proteína G éselecionado de uma concentração de cálcio intracelular, uma quantidade decAMP intracelular, uma quantidade de próton intracelular e uma quantidadesecretória de hormônio gastrointestinal intracelular.
15. Método de triagem para uma substância capaz depromover uma função gastrointestinal, caracterizado pelo fato de quecompreende as etapas (a), (b) e (c) seguintes:(a) contatar uma substância de teste e um ligando que age noreceptor de TlR com uma célula que expressa um receptor de TIR,(b) medir a quantidade do ligando ligado com uma membranacelular da célula, e comparar a quantidade com aquela em uma célula decontrole livre de um contato com a substância de teste, e(c) selecionar uma substância capaz de promover uma funçãogastrointestinal, com base nos resultados de comparação do (b) mencionadoacima.
16. Método de promover uma função gastrointestinal,caracterizado pelo fato de que compreende administrar uma quantidade eficazde um agonista de TlR a um mamífero.
17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizadopelo fato de que a promoção da função gastrointestinal é profilaxia oumelhora de um distúrbio gastrointestinal funcional.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que o distúrbio gastrointestinal funcional anteriormentemencionado é uma disfunção gastrointestinal superior.
19. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que o distúrbio gastrointestinal funcional anteriormentemencionado é dispepsia funcional ou uma doença de refluxo gastroesofágico.
20. Método de regular um apetite, caracterizado pelo fato deque compreende administrar uma quantidade eficaz de um agonista de TlR aum mamífero.
21. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de-16 a 20, caracterizado pelo fato de que o agonista de TlR é um derivado deamida ou Ciclamato.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizadopelo fato de que o derivado de amida é um composto representado pelafórmula (I) seguinte:<formula>formula see original document page 60</formula>em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), eR2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3-25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
23. Método de acordo com a reivindicação 21 ou 22,caracterizado pelo fato de que o derivado de amida é um compostoselecionado do grupo que consiste de:(1)3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,(3) N-( 1 -etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,(4) N-(l,2,3,4-tetraidronaftalen-l-il)-benzo[l,3]dioxol-5-carboxamida,(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e(6) 3-(4-metoxifenil)-N-(1-propilbutil)acrilamida.
24. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de-16 a 23, caracterizado pelo fato de que compreende administrar umacomposição farmacêutica compreendendo o agonista de TlR anteriormentemencionado e um carregador a um mamífero.
25. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de-16 a 23, caracterizado pelo fato de que compreende administrar um alimentoou bebida compreendendo o agonista de TlR anteriormente mencionado emuma proporção de 0,01 a 100.000 ppm em peso a um mamífero.
26. Uso de um agonista de TIR, caracterizado pelo fato de serpara a produção de uma composição para promover uma funçãogastrointestinal.
27. Uso de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelofato de que a promoção da função gastrointestinal é profilaxia ou melhora deum distúrbio gastrointestinal funcional.
28. Uso de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelofato de que o distúrbio gastrointestinal funcional anteriormente mencionado éuma disfunção gastrointestinal superior.
29. Uso de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelofato de que o distúrbio gastrointestinal funcional anteriormente mencionado édispepsia funcional ou uma doença de refluxo gastroesofágico.
30. Uso de um agonista de TlR, caracterizado pelo fato de serpara a produção de uma composição para a regulação do apetite.
31. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações de 26a 30, caracterizado pelo fato de que o agonista de TlR é um derivado deamida ou Ciclamato.
32. Uso de acordo com a reivindicação 31, caracterizado pelofato de que o derivado de amida é um composto representado pela fórmula (I)seguinte:em que Rl é um grupo arila opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s), umgrupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s), R3-NH-CO- ou R3-NH- (R3 é um grupo arila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo aralquila opcionalmente tendo substituinte(s),um grupo arilalquenila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoheteroarila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroaralquilaopcionalmente tendo substituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), eR2 é um grupo alquila C2-25 opcionalmente tendosubstituinte(s), um grupo cicloalquila C3.25 opcionalmente tendosubstituinte(s) (o dito grupo cicloalquila é opcionalmente condensado combenzeno), um grupo arila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupoaralquila opcionalmente tendo substituinte(s), um grupo arilalquenilaopcionalmente tendo substituinte(s), um grupo heteroarila opcionalmentetendo substituinte(s), um grupo heteroaralquila opcionalmente tendosubstituinte(s) ou um grupo heteroarilalquenila opcionalmente tendosubstituinte(s),ou um sal farmacologicamente aceitável deste.
33. Uso de acordo com a reivindicação 31 ou 32, caracterizadopelo fato de que o derivado de amida é um composto selecionado do grupoque consiste de:(1) 3,6-dicloro-N-(4-etoxifenil)-2-metoxibenzamida,(2) 2,5-dicloro-N-(4-etoxifenil)benzamida,(3) N-( 1 -etilpropil)-benzofuran-2-carboxamida,(4) N-( 1,2,3,4-tetraidronaftalen-1 -il)-benzo[ 1,3] dioxol-5-carboxamida,(5) 4-etóxi-N-(l-propilbutil)benzamida e(6) 3 -(4-metoxifenil)-N-( 1 -propilbutil)acrilamida.
34. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações de 26a 33, caracterizado pelo fato de que a composição anteriormente mencionadaé um produto farmacêutico.
35. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações de 26a 33, caracterizado pelo fato de que a composição anteriormente mencionadaé um alimento ou bebida compreendendo um agonista de T1R em umaproporção de 0,01 a 100.000 ppm em peso.
BRPI0618201-1A 2005-11-04 2006-11-02 agentes promotor da função gastrointestinal e regulador do apetite, composição farmacêutica, alimento ou bebida, métodos de triagem para uma substáncia capaz de promover uma função gastrointestinal, de promover uma função gastrointestinal e de regular um apetite, e, uso de um agonista de t1r BRPI0618201A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005-320827 2005-11-04
JP2005320827 2005-11-04
US73856105P 2005-11-22 2005-11-22
US60/738561 2005-11-22
PCT/JP2006/322411 WO2007052837A1 (en) 2005-11-04 2006-11-02 Gastrointestinal function promoter

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618201A2 true BRPI0618201A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=40107311

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618201-1A BRPI0618201A2 (pt) 2005-11-04 2006-11-02 agentes promotor da função gastrointestinal e regulador do apetite, composição farmacêutica, alimento ou bebida, métodos de triagem para uma substáncia capaz de promover uma função gastrointestinal, de promover uma função gastrointestinal e de regular um apetite, e, uso de um agonista de t1r

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN101316613A (pt)
BR (1) BRPI0618201A2 (pt)
TW (1) TW200803899A (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
CN101316613A (zh) 2008-12-03
TW200803899A (en) 2008-01-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Gyawali et al. Management of gastroesophageal reflux disease
Stewart et al. Fatty acid detection during food consumption and digestion: Associations with ingestive behavior and obesity
AU2005283297B2 (en) Agent and food for preventing/improving functional digestive disorder
Calvo et al. The endocrinology of taste receptors
Hajnal et al. Gastric bypass surgery alters behavioral and neural taste functions for sweet taste in obese rats
Deloose et al. Intragastric infusion of denatonium benzoate attenuates interdigestive gastric motility and hunger scores in healthy female volunteers
RU2395300C2 (ru) Стимулятор желудочно-кишечной функции
UA61081C2 (uk) Активний компонент для придушення тимчасових релаксацій нижнього сфінктера, спосіб такого придушення та спосіб скринінгу сполук
EP2275138A1 (en) Promoter for bicarbonate secretion in gastrointestinal tract
BRPI0812436B1 (pt) Compostos modificadores de receptores quimiossensores e seus ligantes, seu uso, composição ingerível e método para realçar seu sabor doce, e composição adoçante
Galindo et al. Taste preferences
Stoeger et al. Identification of bitter-taste intensity and molecular weight as amino acid determinants for the stimulating mechanisms of gastric acid secretion in human parietal cells in culture
US20090170949A1 (en) Method To Control Body Weight
RU2591210C2 (ru) Соединения и способы лечения боли и других расстройств
Zopun et al. Noncaloric sweeteners induce peripheral serotonin secretion via the T1R3-dependent pathway in human gastric parietal tumor cells (HGT-1)
JP6910188B2 (ja) Trpa1活性化剤
BRPI0618201A2 (pt) agentes promotor da função gastrointestinal e regulador do apetite, composição farmacêutica, alimento ou bebida, métodos de triagem para uma substáncia capaz de promover uma função gastrointestinal, de promover uma função gastrointestinal e de regular um apetite, e, uso de um agonista de t1r
US20110060046A1 (en) Agent and food for preventing/improving functional digestive disorder
JP5067145B2 (ja) 機能性消化管障害予防・改善剤及び食品
Zheng et al. Targeting Histamine and Histamine receptors for the precise regulation of feeding
AU2012201368A1 (en) Agent and food for preventing/improving functional digestive disorder

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2214 DE 11/06/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 45/00 (2006.01), A23L 33/10 (2016.01), A61K 3