BRPI0617587B1 - Conjunto para fornecer um produto a partir de um recipiente que mantém sua forma - Google Patents

Conjunto para fornecer um produto a partir de um recipiente que mantém sua forma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617587B1
BRPI0617587B1 BRPI0617587B1 BR PI0617587 B1 BRPI0617587 B1 BR PI0617587B1 BR PI0617587 B1 BRPI0617587 B1 BR PI0617587B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
assembly according
product
supply
outlet opening
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

(54) Título: CONJUNTO PARA FORNECER UM PRODUTO A PARTIR DE UM RECIPIENTE QUE MANTÉM SUA FORMA (73) Titular: AFA POLYTEK B.V., Sociedade Holandesa. Endereço: Grasbeemd 1, NL-5705 De Helmond, Netherlands, HOLANDA(NL) (72) Inventor: WILHELMUS JOHANNES JOSEPH MAAS; DOMINICUS JAN WIJK; PETRUS LAMBERTUS WILHELMUS HURKMANS
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 02/10/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 02/10/2018
Assinado digitalmente por:
Liane Elizabeth Caldeira Lage
Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/21
CONJUNTO PARA FORNECER UM PRODUTO A PARTIR DE
UM RECIPIENTE QUE MANTÉM SUA FORMA
A presente invenção refere-se a um método para fornecer pelo menos um produto a partir de um recipiente que mantém a sua forma, através de uma abertura de saída, introduzindo-se no recipiente um meio para deslocar o pelo menos um produto a ser fornecido. Esse método é conhecido.
É conhecido por fornecer produtos, em particular, produtos com uma baixa viscosidade, como líquidos, mas também produtos mais viscosos ou pastosos como molhos e mesmo sorvete, utilizando os chamados sistemas embalagem em forma de caixa (bag-in-box) ou embalagem em forma de garrafa (bag-in bottle). Nesses sistemas, o produto a ser fornecido é embalado em um - geralmente flexível recipiente ou embalagem interna, que é colocado dentro de um - recipiente que normalmente mantém sua forma - recipiente externo, a caixa ou garrafa. A embalagem é provida com uma abertura de saída, que tem uma válvula de controle ou um elemento de fechamento protuberante de abertura que é formada na caixa ou garrafa.
Para o fornecimento de produtos com baixa viscosidade, como líquidos, geralmente é suficiente posicionar o sistema de tal forma que a abertura de saída esteja próxima do ponto mais baixo, para então abrir a válvula na abertura de saída, após o que, o produto fluirá da abertura de saída por influência da força da gravidade. Ao mesmo tempo o ar ambiente flui para dentro do recipiente, para ocupar o espaço liberado pelo produto que foi fornecido.
Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 11/17
Λ/S &
2/21
Quando o produto a ser fornecido tem uma viscosidade maior, entretanto, como, por exemplo, no caso de um molho relativamente grosso ou mesmo sorvete, a força da gravidade não é suficiente e o produto terá de ser bombeado a partir do recipiente. Para esse caso, pode-se utilizar uma bomba que é ligada à embalagem, mas também é possível forçar o produto a sair da embalagem bombeando-o de outro meio para o espaço entre o recipiente e a embalagem. Este meio irá então exercer uma pressão sobre a embalagem e, assim, deslocar o produto a partir do recipiente.
Os conhecidos sistemas embalagem em forma de caixa (bag-in-box) ou embalagem em forma de garrafa (bag-inbottle) têm o inconveniente de não ser sempre possível fornecer todo o produto neles contidos. Isto se aplica particularmente quando eles estão preenchidos com produtos altamente viscosos. Este problema é causado pela inércia do produto altamente viscoso, o que resulta em vazios no restante do produto, sempre que parte do produto é fornecido a partir do recipiente. Uma vez que o produto se move muito lentamente para preencher estes vazios, a embalagem - sob a influência do meio que se desloca - formará protuberâncias preenchendo-os. Estas protuberâncias restringem ou até obstruem completamente o caminho que o restante do produto tem de seguir para atingir a abertura de saída, assim bloqueando parte do produto no recipiente. Finalmente partes protuberantes da embalagem podem formar saliências na abertura de saída, bloqueando assim todo fluxo adicional do produto. A quantidade do produto que permanece no recipiente representa uma perda para o consumidor.
Em uma tentativa para resolver este problema, freqüentemente faz-se uso de um elemento anti-colapso, que pode ser um tubo ou um cabo cruzado ou pequenas placas, que
Figure BRPI0617587B1_D0001
3/21 se estendem da abertura de saída. Este elemento anti-colapso forma uma protuberância relativamente profunda para dentro da embalagem para evitar que este desmorone, enquanto o produto do recipiente não tiver sido totalmente fornecido. No entanto, este elemento anti-colapso, constitui, por si só, um obstáculo para o produto que se desloca em direção da abertura de saída, em especial para produtos altamente viscosos, que irão aderir ao elemento anti-colapso e que dificilmente fluirão através de um tubo. Além disso, quando a temperatura do produto a ser fornecido estiver abaixo do ponto de congelamento, como é o caso com o sorvete, este irá aderir ainda mais fortemente ao elemento anti-colapso.
A invenção tem como objetivo prover um método melhorado para fornecer um ou mais produtos a partir de um recipiente que mantém a sua forma, através do qual um fluxo de saída homogêneo é garantido em, virtualmente, qualquer circunstância e que evita que qualquer produto residual fique bloqueado na embalagem. De acordo com a invenção, isto ocorre em um método do tipo descrito acima, em que o meio de deslocamento é introduzido no recipiente de forma a exercer substancialmente uma força, sobre pelo menos um produto, dirigida apenas para a abertura de saída.
Ao deixar o meio de deslocamento exercer uma força que é orientada apenas para a abertura de saída, este meio atua como uma espécie de pistão, empurrando o produto uniformemente ao longo de uma superfície substancialmente reta. Uma vez que o produto se move uniformemente no sentido da abertura de saída, através de, substancialmente, toda a secção transversal do recipiente, não são formados vazios no produto. Por conseguinte, o risco de parte dos produtos ficarem bloqueados é muito reduzido, e o recipiente pode ser completamente esvaziado.
4/21
A fim de atingir a distribuição da pressão necessária para exercer uma força na direção da abertura de saída, o meio de deslocamento é preferencialmente introduzido no recipiente no lado oposto à abertura de saída.
Em uma realização preferencial deste método de fornecimento, o meio de deslocamento é introduzido em uma câmara que é separada da parte do recipiente contendo pelo menos um produto, por meio de pelo menos um diafragma flexível. Desta forma o contato entre o produto e o meio de deslocamento é evitado, e não há risco de contaminação do produto.
O recipiente pode conter uma pluralidade de produtos, que podem ser simultaneamente fornecidos através da introdução, no recipiente, de um meio de deslocamento. Desta forma dois ou mais produtos podem ser misturados, quando eles saem do recipiente.
Quando um gás pressurizado, em particular o ar ambiente é usado como meio de deslocamento, o método pode ser facilmente praticado através tanto de uma cápsula de ar pressurizado quanto uma bomba.
Alternativamente, um líquido pode ser utilizado como meio de deslocamento, em particular a água, que normalmente está disponível na pressão da rede.
A fim de gerar força suficiente para expelir o produto a partir do recipiente, sem ter que recorrer aos aerossóis, o meio de deslocamento é de preferência introduzido a uma pressão de 0,1 até 5 bar acima da pressão ambiente. Em uma outra variante do preferencial do método de j/9
5/21 fornecimento o meio de deslocamento é introduzido a uma pressão de 0,5 até 3 bar, em particular 0,75 a 2 bar acima da pressão ambiente.
Para controlar de forma eficaz a quantidade do produto que é fornecido, é preferível dispor de um elemento de fechamento móvel colocado sobre a abertura de saída, tal elemento de fechamento móvel podendo ser movido de uma posição fechada para uma posição aberta quando o meio de deslocamento é introduzido no recipiente.
A invenção também se refere a um conjunto de fornecimento com o qual o método acima descrito pode ser executado.
Um conjunto conhecido para fornecimento de pelo menos um produto compreende um recipiente que mantém sua forma para receber pelo menos um produto, tal recipiente tendo pelo menos uma abertura de saída, e meios para introduzir no recipiente um meio de deslocamento de pelo menos um produto a ser fornecido.
O conjunto de fornecimento da presente invenção distingue-se desse conjunto conhecido, no que se refere a que os meios de introdução do meio de deslocamento estão dispostos, para a introdução do meio de deslocamento no recipiente de modo a exercer substancialmente uma força, sobre pelo menos um produto, dirigida apenas para a abertura de saída.
A fim de alcançar a distribuição de pressão necessária, os meios de introdução do meio de deslocamento estão preferencialmente operantes no lado do recipiente oposto à abertura de saída.
j9P
6/21
Em uma realização preferencial do conjunto de fornecimento, os meios de introdução do meio de deslocamento incluem uma câmara, que é separada da parte do recipiente contendo pelo menos um produto, por meio de pelo menos um diafragma flexível, de tal forma a impedir uma possível contaminação do produto pelo meio de deslocamento.
A fim de maximizar a capacidade do recipiente e ainda garantir que este possa ser completamente esvaziado, o pelo menos um diafragma flexível é preferivelmente deformável e/ou deslocável, entre uma primeira posição extrema em que se encontra, substancialmente ao longo do lado do recipiente oposto à abertura de saída, e uma segunda posição extrema em que se encontra substancialmente ao longo da face do recipiente em que está disposta a abertura de saída.
Em uma primeira realização do conjunto de fornecimento, o pelo menos um diafragma flexível tem uma borda periférica fixada a uma parede lateral do recipiente. Assim, o diafragma se estende ao longo de todo o corte transversal do recipiente. Porque na sua primeira posição extrema, quando o recipiente está totalmente preenchido com produto, o diafragma estende-se a partir do ponto de fixação ao longo da parede lateral do lado oposto da abertura de saída, o produto é mantido fora de contato com a parede lateral, por uma parte substancial da altura do recipiente, reduzindo assim a fricção e facilitando o movimento do produto no sentido da abertura de saída.
Em uma variante desta realização, o recipiente compreende duas partes que estão mutuamente conectadas por meio de flanges de acoplamento, e a borda periférica, de pelo menos, um diafragma flexível está preso de forma vedada entre os flanges de acoplamento. Desta forma,
7/21 &
o recipiente e diafragma podem ser facilmente montados a partir de um número limitado de peças que são fáceis de fabricar.
Alternativamente, o recipiente pode compreender, pelo menos, uma camada externa e uma camada interna e, o pelo menos, um diafragma flexível pode ser moldado integralmente com a camada interna mencionada do recipiente. Produzindo-se o recipiente e diafragma como uma peça única, a necessidade de quaisquer operações de montagem é eliminada.
Em uma segunda realização do conjunto de fornecimento, o pelo menos um diafragma flexível forma parte de uma embalagem separada disposta no recipiente e, definindo a câmara para o meio de fornecimento e / ou a parte do recipiente que contem pelo menos um produto. Desta forma, a invenção pode ser aplicável utilizando-se um recipiente padrão, fabricado por técnicas convencionais.
Em uma variante desta realização, a embalagem pode preencher substancialmente o interior do recipiente e pode incluir, pelo menos, um compartimento que forma a parte do recipiente que contém o produto a ser fornecido e outro compartimento, que forma a câmara para o meio de deslocamento, e os compartimentos podem ser separados pelo diafragma flexível. Tanto o produto quanto o meio de deslocamento estão assim isolados do recipiente, que pode então ser confeccionado a partir de qualquer material adequado.
A embalagem poderá ter uma pluralidade de compartimentos para uma variedade de produtos a serem fornecidos simultaneamente.
Em outra variante desta realização, a embalagem pode ser disposta ao longo da parede do recipiente
8/21 $
no lado oposto à abertura de saída, e pode formar a câmara para o meio de deslocamento, caso em que o diafragma flexível pode ser formado pelo lado da embalagem virada para a abertura de saída. Após dispor a embalagem no fundo, o recipiente pode então, simplesmente ser preenchido com o produto para ser fornecido.
Nesse caso, a embalagem, preferencialmente inclui meios de estabilização ao longo da sua circunferência. Após a embalagem ser introduzida no recipiente, estes meios de estabilização garantirão que ela se ajusta firmemente contra a parede lateral do recipiente.
No entanto, também é concebível que a embalagem seja disposta ao longo do lado do recipiente em que a abertura de saída esteja definida e forme a parte do recipiente contendo o produto, caso em que o diafragma flexível é formado pelo lado da embalagem oposto à abertura de saída.
Estas duas variantes podem ser vantajosamente combinadas, resultando num conjunto de fornecimento, em que o produto a ser fornecido é embalado em uma embalagem que esta disposta entre a abertura de saida e a embalagem que será preenchida com o meio de deslocamento.
A fim de permitir que o meio de deslocamento seja introduzido no recipiente, os meios de introdução do meio de deslocamento preferencialmente incluem um ponto de suprimento acessível da parte externa do recipiente e conectado à câmara.
Uma válvula pode ser disposta entre a câmara e o ponto de suprimento para evitar que o meio de
9/21 deslocamento, que estará numa pressão superior à pressão ambiente, escorra para fora da câmara.
Em uma realização preferencial do conjunto de fornecimento, o ponto de suprimento é disposto na ou adjacente à abertura de saída, e é conectada a câmara por uma linha de suprimento disposta no interior do recipiente. Desta forma, apenas uma única abertura precisa ser formada no recipiente e todas as conexões podem ser feitas em um ponto central.
Os meios de introdução do meio de deslocamento preferencialmente incluem uma fonte do meio de deslocamento. Esta fonte do meio de deslocamento pode ser uma bomba para pressurização de um gás, em particular ar ambiente, ou pode ser um tubo de abastecimento de liquido, em particular um tubo de água.
Em uma realização preferencial do conjunto de fornecimento, os meios de introdução do meio de deslocamento estão dispostos de forma a introduzir o meio de deslocamento a uma pressão de 0,1 a 5 bar acima da pressão ambiente. Mais preferencialmente, os meios de introdução do meio de deslocamento estão dispostos de forma a introduzir o meio de deslocamento a uma pressão de 0,5 a 3 bar, em particular 0,75 a 2 bar acima pressão ambiente.
Um conjunto de fornecimento de baixo peso, mas resistente, e de baixo custo pode ser obtido quando o recipiente é feito de um material plástico, em particular PET estirado, ou uma poliolefina.
Preferencialmente, o pelo menos um diafragma flexível é feito de um material plástico também, em particular uma poliamida ou uma poliolefina como o
10/21 polietileno. A fim de facilitar a reciclagem do conjunto de fornecimento após o seu uso, o material plástico do qual o diafragma é feito pode ser idêntico ou, pelo menos, relacionado com a matéria plástica do recipiente. Outro critério quando da seleção de materiais (plásticos) adequados para o recipiente e o diafragma flexível é que eles deveríam manter propriedades adequadas (favoráveis) a baixas temperaturas (da ordem de -15 ° a 20° C) encontradas quando o produto a ser dispensado é o sorvete.
Para controlar o fluxo do produto para fora do recipiente, o conjunto de fornecimento deve de preferência incluir um elemento de fechamento móvel acima da abertura de saída.
A fim de permitir que o conjunto de fornecimento a ser usada em conjunto com um mecanismo de fornecimento, o elemento de fechamento móvel pode fazer parte de um adaptador de fornecimento conectado ao recipiente em torno da abertura de saída. Este adaptador de fornecimento pode, então, ser acoplado ao mecanismo de fornecimento.
O adaptador de fornecimento pode incluir, com vantagem, um tubo de saída conectado à abertura de saída do recipiente, caso em que o elemento de fechamento está disposto para fechar o tubo de saída.
A fim de obter um elemento de fechamento facilmente deslocável e que tenha boas características de vedação, o tubo de saída tem preferencialmente uma ponta externa curva, enquanto que o elemento de fechamento tenha uma curvatura correspondente e é articulável sobre um eixo.
Figure BRPI0617587B1_D0002
11/21
Quando o elemento de fechamento está disposto na parte interna do adaptador de fornecimento, ele pode ser facilmente movido entre suas posições aberta e fechada, se ele for conectado a um elemento de controle na parte externa do adaptador de fornecimento através do eixo do pivô.
Neste caso, excelente vedação é obtida quando o elemento de fechamento é mais flexível do que a estrutura em torno da estrutura do adaptador de fornecimento, de forma a que possa ser ligeiramente deformado pela pressão exercida pelo produto, vedando assim o tubo de saida.
Quando o membro de controle estende para fora um aro perfilado do adaptador de fornecimento, o conjunto de fornecimento pode ser firmemente ajustado em um mecanismo de fornecimento através de seu aro, enquanto ainda deixa o elemento de controle livre para mover-se.
O adaptador de fornecimento preferencialmente ainda inclui um conector para a interligação da fonte do meio de deslocamento e o ponto de fornecimento, a fim de que a o conjunto de fornecimento possa ser totalmente funcionalmente acoplado ao mecanismo de fornecimento através do adaptador apenas.
Por último, a invenção refere-se a um adaptador de fornecimento do tipo descrito acima.
A invenção será agora revelada por meio de uma série de exemplos de realizações não-limitantes, fazendo referência aos desenhos que a acompanham, nos quais:
As figuras IA e 1B mostram vistas em perspectiva de uma secção longitudinal e uma primeira
J36
12/21 realização do conjunto de fornecimento da presente invenção, incluindo um diafragma que está preso entre duas partes do recipiente, em uma primeira posição extrema quando o recipiente está substancialmente preenchido com o produto a ser fornecido, e em uma segunda posição extrema, em que praticamente todo o produto tenha sido expelido do recipiente, respectivamente;
As figuras 2A e 2B são vistas correspondentes a essas figuras de IA e IB de uma variante desta realização, na qual o diafragma faz parte integrante de uma camada interior de um recipiente de múltiplas camadas;
As figuras 3A e 3B mostram vistas correspondentes às figuras 1 e 2 de uma segunda realização do conjunto de fornecimento, na qual o diafragma faz parte de uma embalagem separada disposta no interior do recipiente, a embalagem com um compartimento para o produto a ser fornecido e um para o meio de deslocamento;
As figuras 4a e 4b são vistas correspondentes com as das figuras 1 a 3 de uma variante desta realização, na qual há dois compartimentos lado a lado para dois diferentes produtos a serem fornecidos simultaneamente;
As figuras 5A e 5B são vistas correspondentes com as das figuras anteriores de uma outra variante desta realização, na qual existem duas embalagens separadas para o produto e para o meio de deslocamento, respectivamente;
As figuras 6A e 6B são vistas correspondentes com as das figuras anteriores de ainda uma outra variante desta realização, na qual existe apenas uma única embalagem
13/21 para o meio de deslocando , sendo o produto colocado diretamente no recipiente;
A figura 7 é uma vista lateral do conjunto de fornecimento pronto para uso;
A figura 8 é uma vista lateral do conjunto da figura 7, em um estado de transporte e armazenagem, a abertura de saída estando coberta por uma tampa protetora;
A figura 9 é uma vista de uma seção longitudinal do conjunto de fornecimento das figuras 8 e 9;
A figura 10 é uma vista detalhada em escala ampliada da abertura de saída e do ponto de suprimento de ar comprimido, do conjunto de fornecimento mostrado na figura 9;
As figuras 11A e 11B são vistas em perspectiva da parte frontal e posterior, respectivamente, de uma alternativa da realização do conjunto de fornecimento;
A figura 12A-se é uma vista da secção
longitudinal do topo do recipiente e do adaptador de
fornecimento da figura 11; e
A figura 12B é uma vista da secção
transversal, ao longo da linha BB na figura 12A.
Um conjunto 1 para fornecimento de pelo menos um produto 8, compreende um recipiente 2 que mantém sua forma para receber o produto 8 a ser fornecido. O recipiente 2, que podem ser feito de um material plástico como, por exemplo: PET estirado ou uma poliolefina, tem uma parede 3 no topo, uma parede lateral 4 cilíndrica e uma parede 5 de fundo. Uma
14/21 abertura de saída 6 para fornecimento do produto 8 é definida na parede 3 no topo.
O conjunto de fornecimento 1 inclui ainda meios 9 para a introdução no recipiente 2, um meio 15 para deslocar o produto 8 a ser fornecido. De acordo com a presente invenção, estes meios 9 de introdução do meio de deslocamento estão dispostos de forma a introduzir o meio de deslocamento 15 no recipiente 2, de tal forma que a força que ele exerce sobre o produto 8 é dirigida exclusivamente substancialmente no sentido da abertura de saída 6. Para esse efeito, o meio de deslocamento 15 é introduzido no recipiente 2 perto do fundo 5, do lado oposto à abertura de saída 6. O meio de deslocamento 15 é introduzido em uma câmara 18 que está separada da parte 19 do recipiente 2, onde o produto 8 é mantido por um diafragma flexível 17. Este diafragma flexível 17 pode também ser, vantajosamente, feito a partir de um material plástico, como por exemplo: uma poliamida ou uma poliolefina, em especial polietileno.
Os meios 9 de introdução do meio de deslocamento, além disso, incluem um ponto de suprimento 12 que pode ser acessado a partir da parte externa do recipiente 2, e que está ligado à câmara 18. Os meios 9 de introdução do meio de deslocamento também incluem uma fonte do meio de deslocamento 15 (não mostrada aqui), que pode ser conectada ao ponto de suprimento 12. Esta fonte do meio de deslocamento 15 pode ser uma bomba ou um compressor para pressurizar um gás, por exemplo, o ar ambiente, mas também pode incluir uma cápsula com gás pressurizado. Alternativamente, a fonte do meio de deslocamento 15, pode ser um tubo de abastecimento de líquido, em especial um tubo de água, que é facilmente disponível na maioria dos locais. Uma válvula (não mostrada aqui) pode ser disposta no ponto de suprimento 12, ou entre a
15/21 câmara 18 e o ponto de suprimento 12, para impedir que o meio de deslocamento 15 saia para fora da câmara 18.
A fim de gerar força suficiente para devidamente expelir o produto 8 a partir do recipiente 2, sem correr o risco de deformação do recipiente 2 ou pressões excessivas, a fonte do meio de deslocamento 15 pode ser adaptada para suprir o meio de deslocamento a uma pressão que é de 0,1 a 5 bar acima da pressão ambiente. De preferência, pressões ainda mais baixas são utilizadas, por exemplo dentro de um intervalo de 0,5 a 3 bar acima da pressão ambiente, e mais preferencialmente 0,75 a 2 bar acima da pressão ambiente. Estes são valores que podem ser facilmente obtidos utilizando-se uma bomba de mão.
Na primeira realização, o diafragma 17 tem uma borda periférica 21 que está acoplada a parede lateral 4 do recipiente, aproximadamente a meio caminho entre a parede do topo 3 e a parede do fundo 5. Em uma primeira posição extrema - quando o recipiente 2 está totalmente preenchido com produto 8 - o diafragma 17 estende-se a partir do ponto de fixação ao longo da parede lateral 4 até o fundo 5 do recipiente 2, mais ou menos formando um balde no lado oposto à abertura de saída 6 (Fig. IA) . Em uma segunda posição extrema - quando o recipiente 2 foi esvaziado - o diafragma 17 estende-se a partir do ponto de fixação ao longo da parede lateral 4 até a parede do topo 3 do recipiente 2 e corre substancialmente ao longo da abertura de saída 6 (Fig. 1B).
Na variante ilustrada, o recipiente 2 compreende uma parte superior 22, com um flange 24 inferior, e uma parte mais baixa 23 com um flange 25 superior. Estas duas partes 22, 23 estão ligadas entre si por meio dos flanges de acoplamento 24, 25, que podem ser coladas ou
J%0 t
16/21 soldadas. Ao mesmo tempo, a borda periférica 21 do diafragma flexível 17 é conectado a parede lateral 4, prendendo-o de forma vedada entre os flanges de acoplamento 24, 25, ou colando-o ou soldando-o juntamente com estes flanges.
Outra variante da realização, tendo o diafragma 17 ligado à parede lateral 4, é mostrada nas Figs. 2A e 2B. Aqui o recipiente 2 compreende pelo menos uma camada externa 26 e uma camada interna 27, que pode ou não ser feita a partir do mesmo material. Estas camadas 26, 27 são comoldadas em uma pré-formação e, posteriorraente, moldadas na forma final do recipiente. Quando a co-moldagem das camadas externas e internas 26, 27 é feita, uma camada de um material não-aderente é inserida entre essas camadas na parte inferior do molde, que vai moldar o fundo 5 e a parte inferior da parede lateral 4. A presença dessa camada não-aderente resulta nas camadas externas e internas 26, 27 soltas, formando assim uma câmara 18 na parte inferior do recipiente 2. A parte solta da parte interna 27, então forma o diafragma flexível 17, separando esta câmara 18 da parte restante 19 do recipiente 2.
Em ambas as variantes desta primeira realização, o ponto de suprimento 12 é mostrado como sendo disposto no fundo 5 do recipiente, do lado oposto à abertura de saída 6.
Em uma segunda realização, o diafragma 17 não é uma parte separada ligada ao interior do recipiente 2, mas faz parte de uma embalagem. Na variante mostrada nas Figs. 3A e 3B, a embalagem 28 é moldada e dimensionada para preencher substancialmente o interior do recipiente 2. A embalagem 28 inclui um primeiro compartimento 20 disposto mais próximo da abertura de saída, formando a parte 19 do recipiente, em que
J31
17/21 o produto 8 é colocado. Este primeiro compartimento 20 inclui uma abertura de saída 16 própria, que forma uma protuberância para dentro da abertura de saída 6 do recipiente 2. A embalagem 28 inclui ainda um segundo compartimento 13, que forma a câmara 18 para o meio de deslocamento 15. O primeiro e segundo compartimentos 13, 20 são separados por um diafragma flexível 17.
Nesta realização, o ponto de suprimento 12 é disposto dentro da abertura de saída 6. Desta forma, apenas uma única abertura precisa ser formada no recipiente 2. O ponto de suprimento 12 é ligado à câmara 18, definida pelo segundo compartimento 13 da embalagem 28 por uma linha de abastecimento 11. Esta linha de abastecimento 11 é mostrada a correr sensivelmente paralela a parede do topo 3 e parede lateral 4 do recipiente 2. Também podería ser incorporada nas paredes do recipiente, por exemplo, quando o recipiente 2 tem uma estrutura com várias camadas.
Outra variante desta realização é adequada para fornecer simultaneamente dois produtos 8A e 8B, que podem ser misturados fora do recipiente 2 (Figs. 4A e 4B) . Para esse efeito, o primeiro compartimento é dividido em dois sub-compartimentos 2OA e 2OB por meio de uma parede divisória
14. Embora na variante ilustrada os sub-compartimentos 2OA, 2OB são idênticos, isto não é necessário. Na verdade, a proporção entre as secções transversais e os volumes dos subcompartimentos deverá ser escolhida de forma a corresponder com a proporção requerida pela mistura dos dois produtos 8A e 8B.
Em vez de uma única embalagem 28, dividida em compartimentos 13, 20 através do diafragma flexível 17, o conjunto de fornecimento pode também incluir duas embalagens
Μ &
18/21 separadas 7, 10 definindo a parte 19 contendo o produto, e a câmara 18 do meio de deslocamento, respectivamente (Figs. 5A e 5B). Estas embalagens 7, 10 podem ou não estar conectadas entre si. A embalagem inferior 10 que define a câmara 18 é configurada e dimensionada de modo tal que circunda substancialmente a metade inferior da embalagem superior 7, quando esta está preenchida com o produto 8, e substancialmente preenche todo o recipiente 2, quando a embalagem superior 7 é esvaziada.
Em mais uma variante desta segunda realização do conjunto de fornecimento, a embalagem superior 7 é eliminada e o produto é introduzido diretamente na parte 19 do recipiente 2, acima da embalagem inferior 10 (Figs. 6A e 6B). A fim de evitar que o produto escorra entre a embalagem 10 e a parede lateral 4, quando o recipiente 2 está sendo preenchido, a embalagem 10 é guarnecida com meios estabilizadores 37 dispostos ao longo da sua circunferência. Estes meios estabilizadores 37, que são resilientemente deformáveis, forçarão a embalagem 10 contra a parede lateral 4 depois de ter sido introduzida no recipiente 2 através da abertura 6. Na realização ilustrada, os meios estabilizadores 37 são formados por um canal periférico soldado na embalagem e cheios com um meio como o ar ou a água pressurizada. Alternativamente, os meios estabilizadores poderiam incluir um anel ou aro feito de um material relativamente mais rígido - apesar de o anel ou aro ainda deverem ser resilientemente deformável, para permitir que este possa ser introduzido através da abertura 6. Embora esta variante seja mais simples do que a das Figs. 4 e 5, dela resulta um atrito maior entre o produto 8 e a parede lateral 4. Por isso, essa variante é apropriada somente para produtos que não são demasiado viscosos e que não adiram muito fortemente no material do recipiente 2.
19/21
Em todas as realizações mostradas, a abertura de saída 6 é cercada por um gargalo 29. Este gargalo 29 pode ser provido com meios de conexão - por exemplo rosqueamento, encaixe sem roca, encaixe de pressão - para montar um adaptador de fornecimento 30 no recipiente 2 (Figs. 9 e 10). Este adaptador de fornecimento 30 inclui um tubo de saída 31 fechado por um elemento de fechamento 32 controlável e um conector 33 para ligar a fonte do meio de deslocamento 15 ao ponto de suprimento 12. Na realização mostrada, o tubo de saída 31 tem uma aresta externa curva e o elemento de fechamento 32 é pivotável sobre um eixo 34 (Fig. 7).
Usando este adaptador de fornecimento 30, o produto 8 é fornecido a partir do recipiente 2, introduzindose primeiramente o meio de deslocamento 15 na câmara 18, por exemplo, através da operação de uma bomba ou compressor para a pressurização do ar ambiente, ou pela abertura de uma torneira água, para, em seguida, movendo o elemento de fechamento 32 para uma posição em que o tubo de saída 31 é aberto. Sempre que a saída do produto 8 diminui, a pressão da câmara 18 pode ser aumentada através da introdução de um meio de deslocamento 15 adicional. Quando uma quantidade desejada do produto 8 tiver sido fornecida, o elemento de fechamento 32 pode retornar à sua posição fechada.
O adaptador de fornecimento 30 é projetado para permitir que o conjunto de fornecimento 1 seja usado em combinação com um mecanismo de fornecimento como revelado no pedido de patente pendente intitulado Aparelho para fornecimento de um produto a partir de um recipiente que mantém a sua forma. Para este efeito, ela inclui um aro perfilado 35 que está alojado em uma abertura perfilada correspondente no mecanismo de fornecimento. Este aro
20/21 &
perfilado também serve para manter uma capa protetora 36 quando o conjunto de fornecimento não estiver em uso (Fig. 8), em especial durante o transporte e armazenagem do conjunto de fornecimento. Além disso, o elemento de fechamento 32 é provido com uma ponta protuberante 39 para o engajamento por um elemento de controle do mecanismo.
Em uma realização alternativa do conjunto de fornecimento (Fig. 11) a borda externa do tubo de saída 31 do adaptador de fornecimento 30 é curva em dois sentidos, ou seja, em cúpula. O elemento de fechamento 32 está disposto na parte interna da cúpula 44 e é ligado a um elemento de controle 38 no exterior da cúpula 44 através do seu eixo pivô 34. Para este efeito, o elemento de fechamento 32 é ligado a cabos 42, que são encaixados por pressão giratória nas aberturas 45 da cúpula 44, e que estão fixadas ao elemento de controle 38. Girando-se o elemento de controle 38 aproximadamente 90 graus sobre o eixo 34, o elemento de fechamento 32 é movido entre a sua posição fechada, indicada nos desenhos, e sua posição aberta.
O elemento de controle 38 estende-se para fora do aro circular 35 do adaptador de fornecimento 30, que pode ser recebido num recesso semi-circular no mecanismo de fornecimento. Desta forma uma conexão segura entre o conjunto de fornecimento 1 e o mecanismo de fornecimento é constituído, ao passo que o elemento de controle 38 é deixado livre para movimentação.
Nesta realização, o elemento de fechamento 32 é mais flexível que a estrutura em torno da cúpula 44, por exemplo, porque é feita de um material mais macio. Isso garante que o elemento de fechamento 32 fique ligeiramente deformado pela pressão exercida sobre ele pelo produto no
21/21 recipiente 2. Esta ligeira deformação leva a uma vedação excelente do elemento de fechamento 32 contra as bordas da saída 43 no final do tubo de saída 31.
k »5 0 conector 33 tem um angulo superior a 90 graus e tem um primeiro membro 40 que se estende do aro 35 para conectar-se à fonte do meio de fornecimento 15, que pode fazer parte do mecanismo de fornecimento, e um segundo membro 41 que se estende para dentro do recipiente 2 e está adaptado para acomodar o ponto de suprimento 12 da linha de abastecimento 11 que conduz à câmara 18.
Apesar de a invenção ter sido ilustrada, referindo-se a um certo número de exemplos de realizações dela, deve ficar claro que ela não está limitada às realizações mostradas. Por exemplo, as várias maneiras de formar-se uma câmara para o meio de deslocamento podem ser combinados com ambos os adaptadores de fornecimento mostrados. As várias realizações do recipiente, incluindo a câmara, podem também ser utilizadas em combinação com outros mecanismos para fechamento e abertura da abertura de saída. A invenção pode ser adaptada e modificada de diversas formas dentro do escopo das reivindicações anexas.
1/5

Claims (22)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. CONJUNTO PARA FORNECER UM PRODUTO A PARTIR DE UM RECIPIENTE QUE MANTÉM SUA FORMA (1) para fornecer ao menos um produto (8) composto por um recipiente que mantém sua forma (2) para receber ao menos um produto (8), dito recipiente (2) tendo ao menos uma abertura de saída (6), e meios (9) para introduzir no recipiente (2) um meio (15) para deslocar ao menos um produto (8) a ser fornecido, em que os meios de introdução do meio de deslocamento (9) são dispostos para introduzir o meio de deslocamento (15) no recipiente (2) de modo a exercer sobre o ao menos um produto (8) apenas uma força substancialmente dirigida para a abertura de saída (6) , e em que os meios de introdução do meio de deslocamento (9) incluem uma câmara (18) que é separada da parte 19 do recipiente (2) contendo ao menos um produto (8) por meio de, ao menos, um diafragma flexível (17) que tem uma orla periférica (21) adaptada a uma parede lateral (4) do recipiente (2), caracterizado pelo fato de o recipiente (2) compreender ao menos uma camada exterior (26) e uma camada interna (27), o ao menos um diafragma flexível (17) sendo integralmente moldado com dita camada interna (27) do recipiente (2).
  2. 2. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o recipiente (2) e o diafragma (17) são formados por co-moldagem da camada externa (26) e uma camada interna (27) numa preforma e subsequentemente moldando as camadas (26,27) na forma final do recipiente (2).
    Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 12/17
    2/5
  3. 3. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 1 ou 10, caracterizado pelo fato de os meios de introdução do meio de deslocamento (9) ser operacional do lado (5) do recipiente (2) oposto à abertura de saída (6).
  4. 4. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de ao menos um diafragma flexível (17) ser deformável e/ou deslocável, entre uma primeira posição extrema em que se encontra, substancialmente ao longo do lado (5) do recipiente (2) oposto à abertura de saída (6), e uma segunda posição extrema em que se encontra substancialmente ao longo da face (3) do recipiente (2), em que a abertura de saída (6) está disposta.
  5. 5. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o meio de introdução do meio de deslocamento (9) incluir um ponto de suprimento (12) acessível a partir do exterior do recipiente (2), conectado com a câmara (18).
  6. 6. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por uma válvula disposta entre a câmara (18) e o ponto de fornecimento (12).
  7. 7. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de o ponto de fornecimento (12) ser disposto dentro ou adjacente à abertura de saída (6) e estar ligado à câmara (18) por uma linha de abastecimento (11) disposta no interior do recipiente (2).
  8. 8. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o meio de introdução
    Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 13/17
    3/5 do meio de deslocamento (9) incluir uma fonte de meio de deslocamento (15).
  9. 9. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a fonte de meio de deslocamento (15) é uma bomba de pressurização de um gás, em particular do ar ambiente.
  10. 10. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a fonte de meio de deslocamento (15) é um tubo de abastecimento de líquido, em especial um tubo de água.
  11. 11. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 10, caracterizado por os meios de introdução do meio de deslocamento (9) estarem dispostos de modo a introduzir o meio de deslocamento (15) a uma pressão de 0,1 a 5 bar acima da pressão atmosférica.
  12. 12. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de os meios de introdução do meio de deslocamento (9) estarem dispostos de modo a introduzir o meio de deslocamento (15) a uma pressão de 0,5 a 3 bar, em particular 0,75 a 2 bar acima da pressão atmosférica.
  13. 13. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de o recipiente (2) ser feito de um material plástico, em particular PET estirado ou uma poliolefina.
  14. 14. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que, ao menos, um diafragma flexível (17) é feito de um material
    Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 14/17
    4J5 plástico, em especial, uma poliamida ou uma poliolefina.
  15. 15. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por um elemento de fechamento móvel (32) estar disposto ao longo da abertura de saída (6).
  16. 16. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o elemento de fechamento móvel (32) fazer parte de um adaptador de fornecimento (30) conectado ao recipiente (2) em torno da abertura de saída (6) .
  17. 17. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de o adaptador de fornecimento (30) incluir um tubo de saída (31) ligado à abertura de saída (6) do recipiente (2), e pelo fato de que o elemento de fechamento (32) está disposto de modo a fechar o tubo de saída (31).
  18. 18. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o tubo de saída (31) tem uma borda externa curva, o elemento de fechamento (32) tendo uma curvatura correspondente, sendo pivotante em torno de um eixo pivô (34).
  19. 19. CONJUNTO de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de o elemento de fechamento (32) estar disposto no interior do adaptador de fornecimento (30) e estar ligado a um elemento de controle (38), no exterior do adaptador de fornecimento (30), através do eixo pivô (34).
  20. 20. CONJUNTO de acordo com a reivindicação
    Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 15/17
    5/5
    19, caracterizado pelo fato de o elemento de fechamento (32) ser mais flexível do que a estrutura em torno do adaptador de fornecimento (30).
  21. 21. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 ou 20, caracterizado pelo fato de o elemento de controle (38) se estender para fora de um colarinho perfilado (35) do adaptador de fornecimento (30).
  22. 22. CONJUNTO de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 21, caracterizado pelo fato de o adaptador de fornecimento (30) ainda incluir um conector (33) para interligar a fonte de meio de deslocamento (15) e o ponto de fornecimento (12).
    Petição 870180030662, de 16/04/2018, pág. 16/17
    1/9
    J&l·
    2/9
    À3$
    3/9
    OO m
    O
    LU
    5/9
    6/9
    7/9 &
    CM
    Μ3
    8/9
    9/9

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617587A2 (pt) Método e conjunto para fornecer um produto a partir de um recipiente que mantém sua forma
US7021495B2 (en) Device for dispensing product having flexible-walled pouch and airless pump
PT92172B (pt) Dispositivo fornecedor para recipientes fornecedores pressurizados
ES2672119T3 (es) Sistema de bombeo sin aire
CN102099262B (zh) 凝胶分配器
FI65204C (fi) System foer matning av vaetska
JP2004203443A (ja) 流動体貯留容器
BRPI0610548A2 (pt) processo de enchimento e dispositivo de enchimento de um reservatório de volume útil variável
US5730328A (en) Double wall dispensing container including a collapsible trellis insert
KR0172622B1 (ko) 압력 분배 펌프
US20090159620A1 (en) Dispensing device for dispensing a liquid product
CN105392706A (zh) 在可皱缩袋中柔性安装排出通道
BR112012025588A2 (pt) sistema de liberação medida com interface de flange escalonado
BR112016000420B1 (pt) Distribuidor pressurizado, método para formar um distribuidor pressurizado e método para distribuir um fluido de um dispensador pressurizado
JP2016529169A5 (pt)
NL8403244A (nl) Afgifteinrichting voor het afvoeren van een vloeibaar of pasta-achtig product uit een een dergelijk product bevattende houder.
CN102351061B (zh) 瓶子填充系统、流体转移系统、流体分配站和分配方法
BRPI0617587B1 (pt) Conjunto para fornecer um produto a partir de um recipiente que mantém sua forma
EP0579311B1 (en) Device for containing and supplying particulate and fluid material
EP0072783A1 (en) An improvement in expendable containers
US6945435B2 (en) User-refillable liquid dispensing container with vacuum actuated piston
GB2470212A (en) Pouch dispensing device with dosing means
BR112018000455B1 (pt) Sistema para distribuição dosada de um fluido e método de fabricação do mesmo
ES2625555T3 (es) Unidad de suministro de líquido asistido por presión
EP1862428A1 (en) Method and assembly for dispensing a product from a form-retaining container