BRPI0616632A2 - método de produção de batatas fritas e batata frita com reduzido teor de gordura - Google Patents

método de produção de batatas fritas e batata frita com reduzido teor de gordura Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616632A2
BRPI0616632A2 BRPI0616632-6A BRPI0616632A BRPI0616632A2 BR PI0616632 A2 BRPI0616632 A2 BR PI0616632A2 BR PI0616632 A BRPI0616632 A BR PI0616632A BR PI0616632 A2 BRPI0616632 A2 BR PI0616632A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
potato
brine solution
acacia gum
slices
weight
Prior art date
Application number
BRPI0616632-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Luis Fernando Trejo Copado
Original Assignee
Sabritas Sa De Rl De Cv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sabritas Sa De Rl De Cv filed Critical Sabritas Sa De Rl De Cv
Publication of BRPI0616632A2 publication Critical patent/BRPI0616632A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PREPARATION OR TREATMENT THEREOF
    • A23L19/00Products from fruits or vegetables; Preparation or treatment thereof
    • A23L19/10Products from fruits or vegetables; Preparation or treatment thereof of tuberous or like starch containing root crops
    • A23L19/12Products from fruits or vegetables; Preparation or treatment thereof of tuberous or like starch containing root crops of potatoes
    • A23L19/18Roasted or fried products, e.g. snacks or chips
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; PREPARATION OR TREATMENT THEREOF
    • A23L29/00Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof
    • A23L29/20Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents
    • A23L29/206Foods or foodstuffs containing additives; Preparation or treatment thereof containing gelling or thickening agents of vegetable origin
    • A23L29/25Exudates, e.g. gum arabic, gum acacia, gum karaya or tragacanth
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23VINDEXING SCHEME RELATING TO FOODS, FOODSTUFFS OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES AND LACTIC OR PROPIONIC ACID BACTERIA USED IN FOODSTUFFS OR FOOD PREPARATION
    • A23V2002/00Food compositions, function of food ingredients or processes for food or foodstuffs

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Preparation Of Fruits And Vegetables (AREA)

Abstract

MéTODO DE PRODUçãO DE BATATAS FRITAS E BATATA FRITA COM REDUZIDO TEOR DE GORDURA. A presente invenção refere-se a um método de produção de batatas fritas envolvendo uma etapa de marinação em uma solução de salmoura e goma acácia antes da fritura. Fatias de batatas são imersas por um curto período de tempo em uma solução de salmoura que contém goma acácia solúvel. Esta imersão marina as fatias de batata antes de uma etapa de fritura. As batatas fritas resultantes, após a fritura, têm um reduzido teor de gordura, mas exibem de outro modo características muito similares às das batatas fritas feitas através de métodos de fritura da técnica anterior.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO DEPRODUÇÃO DE BATATAS FRITAS E BATATA FRITA COM REDUZIDOTEOR DE GORDURA".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO1. Campo Técnico
A presente invenção refere-se a um método aperfeiçoado para aprodução de batatas fritas e mais particularmente a um método de produçãode batatas fritas de sabor e textura similares às batatas fritas produzidas a -través de um processo tradicional, mas com menor teor de gordura.
2. Descrição da Técnica Relacionada
A produção comercial de batatas fritas envolve tipiacamente umprocesso contínuo no qual as batatas cortadas em fatias são continuamenteintroduzidas em uma cuba com óleo para fritar a uma temperatura de cercade cerca de 185°C (365°F) ou superior, movimentada através do óleo porpás ou outros meios, e removidas do óleo após cerca de dois e meio a trêsminutos de fritura através de um transportador de correia sem-fim quando oteor de umidade das batatas fritas tiver sido reduzido a cerca de 2% em pe-so ou menos. O produto resultante tem geralmente uma textura e um saborcaracterísticos que são usualmente reconhecíveis pelos consumidores comobatatas fritas típicas comercialmente produzidas por processo contínuo.
As etapas típicas usadas na produção de batatas fritas destamaneira da técnica anterior envolvem primeiro descascar as batatas, cortaras batatas em fatias, lavar e/ou clarear as fatias de batata, secar as fatias debatata, e depois fritar as fatias de batata por imersão em um óleo ou gorduracomestível aquecido em uma temperatura apropriada. Após a fritura, as ba-tatas fritas podem ser temperadas com sal e outros temperos e embaladaspara venda aos consumidores. As batatas fritas fabricadas desta maneiracontêm um teor de gordura de 30% a 40% em peso ou mesmo mais alto.Esta gordura é absorvida durante o processo de fritura quando as batatassão imersas em óleo ou em gordura comestível e cozidas.
O teor de óleo das batatas fritas é importante por muitas razões.O mais importante é a sua contribuição para a desejabilidade organolépticaglobal das batatas fritas, no entanto, do ponto de vista da boa nutrição, édesejável manter um baixo nível de óleo ou gordura nas batatas. Além disso,um alto teor de óleo torna as batatas gordurosas ou oleosas e conseqüen-temente menos desejáveis para os consumidores. Por outro lado, é possívelproduzir batatas fritas com teor de óleo tão baixo que elas perdem sabor eparecem de textura áspera. Um meio satisfatório pode ser obtido reduzindo-se o teor de óleo na batata de modo que o objetivo de menor uso de óleoseja alcançado e os consumidores interessados em reduzir a sua ingestãode ambas as gorduras e calorias possam ser satisfeitos com um lanche or-ganolepticamente agradável.
Numerosas tentativas têm sido feitas na técnica anterior de re-dução do teor de óleo nas batatas fritas. Algumas tentativas envolvem o pré-tratamento das fatias de batata antes da fritura. Outras tentativas envolvem otratamento das batatas fatiadas após a fritura, e algumas tentativas envol-vem ambos o pré- e o pós-tratamentos. Entretanto, tentativas passadas deprodução de batatas fritas com menor teor de óleo são onerosas, ou falha-ram em manter as desejadas propriedades organolépticas tais como sabor etextura que se tornaram familiares para os consumidores de batatas fritastradicionais tendo teores de gordura ou óleo mais altos.
Por exemplo, a Patente U.S. Ng 4.749.579 ensina um processode produção de batatas fritas tendo um teor de gordura inferior a 32% empeso. A Patente 579 descreve um pré-tratamento por meio do qual as fatiasde batata são lavadas em uma solução de sal ou salmoura. As fatias de ba-tata são secas e as fatias de batata são preaquecidas com radiação infra-vermelha antes de serem enviadas para a frigideira. Este processo, no en-tanto, provou reduzir muito inconsistentemente a gordura no produto final. APatente 579 descreve mesmo que a batata frita resultante tem um teor degordura na faixa de 26% a 32% em peso comparado com um teor de óleo natécnica anterior de 38%. Além disso, a Patente 579 requer uma etapa deradiação infravermelha, adicionando assim equipamento e custos de proces-samento.
Uma outra tentativa de produzir uma batata frita com baixo teorde óleo através de tratamento de pré-fritura é descrito na Patente U.S. Ne4.917.919, que ensina o revestimento de uma batata frita com uma polivinil-pirrolidona aquosa. Infelizmente, o teor de umidade do produto acabado é decerca de 4% em peso, aumentando as preocupações com a estabilidade emprateleira.
A Patente U.S. N9 4.933.199, concedida ao mesmo cessionárioque o da presente invenção, envolve o tratamento de uma batata frita emuma unidade de desolificação para reduzir o teor de óleo da batata frita eposteriormente tratar a batata frita em uma unidade de desidratação parareduzir o teor de umidade da batata frita. Infelizmente, cada operação unitá-ria pode adicionar substanciais custos de capital bem como custos operacio-nais ao processo. Além disso, a Patente 199 indica que a tentativa de desoli-ficar as fatias de batata para produzir batatas fritas com baixo teor de óleo esimultaneamente checar a uma umidade final desejada foi descoberta sermuito difícil de ser atingida na mesma unidade. A Patente 199 indica que adesolificação otimizada e o teor de umidade final otimizado não são atingi-dos simultaneamente.
Similarmente, a Patente U.S. 4.721.625 usa um tratamento comvapor saturado pós-fritura para reduzir o teor de óleo das fatias de batata.
Um processo de jateamento com vapor saturado, no entanto, geralmenteresulta em uma absorção de umidade pelas fatias cozidas devido à conden-sação. Como resultado, as fatias cozidas requerem uma subseqüente ope-ração unitária de secagem. Conforme indicado anteriormente, esta operaçãode secagem subseqüente envolve substanciais capital econômico e custosoperacionais.
Uma outra solução da técnica anterior de produção de batatasfritas com baixo teor de óleo é ilustrado pela Patente U.S. Nq 4.537.786,também concedida ao mesmo cessionário que o da presente invenção. APatente 786 ensina que o fatiamento mais espesso do que o normal podereduzir a absorção de óleo durante a fritura. O processo da Patente 786descreve: fritura das fatias de batata em óleo em uma temperatura mais bai-xa que a normal de entre cerca de 138°C (280°F) e 160°C (320°F), remoçãodas fatias de batata da frigideira quando o teor de umidade for de cerca de3% a cerca de 15% em peso, orientando as fatias de batata na borda, epondo as fatias de batata em contato com uma corrente de ar quente porcerca de 1 a cerca de 10 minutos. Este ar quente remove o óleo em excesso bem como termina o cozimento da batata. Entretanto, o ar quente tende aacelerar a oxidação do óleo reduzindo dramaticamente a vida útil em prate-leira.
Uma outra solução da técnica anterior para uma batata frita combaixo teor de óleo é descrita na Patente U.S. N- 4.277.510, um processo de produção de batatas fritas com baixo teor de óleo através de secagem dasfatias em uma monocamada, pondo as fatias de batata secas resultantes emcontato com vapor, e fritando as fatias de batatas tratadas com vapor. Infe-lizmente, de acordo com a Patente U.S. 4.721.625 (discutida acima), a pré-secagem do produto na Patente 510 resulta em uma textura vítrea, produto de casca endurecida que tem um sabor cru, verde, que tem sabor e texturadiferentes das batatas fritas regularmente fritas.
Foram feitos vários outros esforços para reduzir a gordura nasbatatas fritas através da limitação da exposição à fritura em óleo e mesmocozinhando as batatas e a seguir temperando-as para tentar produzir umabatata frita que fosse aceitável para os consumidores acostumados a comerbatatas fritas. Esses esforços atenderam com limitado sucesso, envolvendofreqüentemente dispendiosas etapas de processamento não tradicionais ouresultando em um produto que não propicia características similares desejá-veis quando comparado com a batata frita.
Conseqüentemente, há uma necessidade na indústria por umprocesso de produção eficiente de uma batata frita com baixo teor de óleoque use os equipamentos existentes, adicione pouco aos custo de produçãoda batata frita, e que ainda produza uma batata frita que tenha característi-cas bastante similares à uma batata frita produzida através de um método-padrão da técnica anterior.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção fornece um método de produção de batatas fritasusando equipamento-padrão usado nesta indústria, com pouco custo adicio-nal, que produz uma batata frita tendo um reduzido teor de gordura, mas queé de outro modo muito similar às batatas fritas produzidas através de méto-dos-padrões da técnica anterior. A presente invenção envolve uma etapa demarinação que ocorre antes da etapa de fritura da técnica anterior. A etapade marinação ocorre em uma solução de salmoura na qual foi adicionadagoma acácia. As batatas fatiadas são marinadas nesta solução de salmourae goma acácia por, em uma modalidade, aproximadamente 9 a 14 segundosantes de serem secas e fritas de acordo com os métodos da técnica anterior.
A batata frita resultante, em uma modalidade, contém consistentemente eaproximadamente 24,5% em peso de gordura, que representa uma reduçãode 25% ou melhor na gordura das batatas fritas quando comparada com asbatatas fritas feitas sem a etapa de marinação. O equipamento usado para aetapa de marinação pode ser o mesmo equipamento usado para branquearas batatas fatiadas em água. Em uma modalidade alternativa, a etapa demarinação com a solução de salmoura e goma acácia pode tomar o lugar deuma etapa de clareamento, produzindo assim uma etapa de processamento.
A presente invenção fornece um método mais econômico para produzir bata-tas fritas através de um método contínuo tendo propriedades de textura esabor desejáveis com reduzido teor de gordura.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As novas características acreditadas serem características dainvenção estão apresentadas nas reivindicações anexas. A invenção propri-amente dita, bem como o método de uso preferido, os objetivos adicionais esuas vantagens, serão melhor compreendidos por referência a descriçãodetalhada das modalidades ilustrativas a seguir quando lido em conjuntocom os desenhos acompanhantes, nos quais:
a Figura 1 é uma representação esquemática da etapa do méto-do de uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Uma modalidade da invenção inovativa será agora descrita comreferência a Figura 1. A Figura 1 é uma representação esquemática da etapado método de uma modalidade da presente invenção. O estoque de batatacrua é primeiro fatiado 102 (isto pode incluir uma etapa de descascamentoantes da etapa de fatiamento ou a casca pode ser mantida na batata durantea etapa de fatiamento) de acordo com as técnicas da técnica anterior e u-sando equipamento da técnica anterior. Esses pedaços fatiados de batatacrua são então lavados 104 durante uma etapa de lavagem e/ou clareamen-to. Novamente, esta etapa de lavagem 104 ocorre usando equipamento datécnica anterior usando métodos e técnicas da técnica anterior. Por exemplo,um lavador de fatias é o "Potato Slice Speed Washer" ou o "Gentle Wash"fornecido por Heat & Control, Inc. As fatias de batata são então transporta-das, tipicamente via transportador, para a etapa de marinação 106. Se dese-jado, o excesso de umidade adsorvido na superfície das fatias de batata po-de ser removido entre as etapas de lavagem 104 e de marinação 106. A re-moção do excesso de umidade pode ser realizada usando dispositivos e téc-nicas de desidratação da técnica anterior tais como secagem com vento, aolongo de uma transportadora ou superfície de correia perfurada e/ou jatean-do ar (que pode ser aquecido para maior efeito) através ou na superfície dasfatias de batata. Exemplos de dispositivos de desidratação adequados paraa presente invenção incluem o "Air Knife" e o "Air Sweep® Water RemovalSystem" fornecido por Heat & Control, Inc.
Em uma modalidade, por exemplo, a etapa de marinação 106aplica uma solução aquosa de salmoura de uma maneira controlada quepermite que o alimento obtenha uma textura crespa. O sistema de aplicaçãode salmoura pode ser um fluxo contínuo de salmoura e a seguir descarrega-do, ou tal fluxo de salmoura pode ser reciclado e reabastecido continuamen-te ou reabastecido em batelada. Tal fluxo de salmoura pode ser concorrenteou contracorrente com relação à direção do movimento das fatias de batata.
Se desejado, um sistema de aplicação de salmoura, que podeser usado em adição ou em combinação com uma etapa de lavagem de fati-as, pode ser também usado em no qual nenhum subproduto efluente é cria-do. Um de tal exemplo é descrito no Pedido co-pendente U.S. N- 10/109.059e publicado na publicação US N9. 2003/0183092 concedido a Barber et al.,cujo pedido foi atribuído ao mesmo Cessionário que o da presente invenção.Por exemplo, Barber et al., ensina que fatias de batata são supridas em umacorrente contínua a um ou mais banhos de água a fim de remover o excessode amido superficial das fatias. A água é descarregada do banho e, se dese-jado embora não necessário, é passada através de um filtro e do sistema derecuperação de amido. As fatias lavadas são removidas do banho através deum sistema transportador. Um sistema de faca de ar, incluindo um ventiladorsoprador e um ventilador a vácuo, é disposto adjacente ao sistema do siste-ma transportador para remover o excesso de umidade superficial (isto é, á-gua) das fatias sendo removidas do banho. As fatias lavadas são então su-pridas a um banho de salmoura contendo uma quantidade de solução desalmoura tendo uma concentração específica de um composto de cloreto,por exemplo, NaCI. A concentração do composto de cloreto da solução desalmoura em uma modalidade particular é cerca de 4% de NaCI, onde aconcentração é determinada como gramas por litro (isto é, quilograma) deágua. A concentração do composto de cloreto, no entanto, pode variar de-pendendo das características da batata crua usada e do produto final dese-jado. O tempo de residência que as fatias ficam marinando no tanque debanho de salmoura a fim de assegurar a umectação adequada das fatiaspela solução de NaCI é da ordem de uns poucos segundos. Subseqüente-mente, as fatias de batata saem do tanque de banho de salmoura com umaumidade superficial de 20-25% em peso na fatia de batata na forma de solu-ção de salmoura superficial. O NaCI é substituído no tanque de banho desalmoura pela adição de solução saturada de NaCI a 25-26% no tanque emuma vazão de cerca de 75,77 cm3/min (227 1 galão por minuto). As fatiaspassam então através de um sistema de faca de ar, que reduz a umidadesuperficial das fatias marinadas para 14-16% em peso nas fatias de batata.A taxa de renovação para o tanque de banho de salmoura nesta modalidadeparticular é de cera de 35 minutos, mas isto pode variar. Ácido peroxiacéticoé adicionado em uma solução a 15% ao tanque de banho de salmoura paramanter uma concentração preferida de pelo menos de cerca de 5 ppm e pre-ferencialmente de pelo menos de cerca de 15 ppm. As fatias são então fritasna forma de batatas fritas tendo preferencialmente um teor de NaCI de cercade 3% em peso na batata frita devido à aplicação da solução de salmoura. Aquantidade de NaCI nas batatas fritas acabadas é controlada através docontrole da concentração de NaCI no banho de salmoura e pelo controle daquantidade de solução superficial removida das fatias marinadas pelo siste-ma de faca de ar.
A etapa de marinação 106 na presente invenção envolve subme-ter as fatias de batata a uma solução aquosa de salmoura a qual foi tambémadicionado goma acácia. Em uma modalidade, as fatias de batata caem nasolução salmoura em um transportador ou correia perfurada móvel, cuja cor-reia remove então as fatias de batata da solução de salmoura imediatamenteapós isso. Quaisquer dispositivos de submersão de produto, de lavagem deproduto ou outros de interface sólido-e-líquido podem ser usados na etapade marinação 106. Além disso, se desejado, o dispositivo para marinaçãopode ser idêntico ao dispositivo usado na etapa de lavagem 104. Dispositi-vos exemplares adequados para a etapa de marinação 106 incluem o "Pota-to Slice Speed Washer" e o "Gentle Wash" fornecidos por Heat & Control,Inc. Tais sistemas de marinação podem propiciar também filtração e reciclode líquido.
Em uma modalidade preferida, a solução de salmoura compre-ende uma solução aquosa contendo NaCI em quantidades situando-se nafaixa de cerca de 1% em peso a uma quantidade que satura a solução a-quosa com o NaCI. Em uma modalidade preferida, a quantidade de NaCI nasolução aquosa situa-se na faixa de cerca de 3,5% em peso a cerca de 4%em peso. A solução de salmoura compreende também goma acácia, que éum material de grau alimentício que é altamente solúvel em água e é tam-bém referido como goma arábica. Em uma modalidade preferida, a gomaacácia na forma em pó é adicionada à solução de salmoura após a adiçãode NaCI em uma quantidade de até 10% em peso de goma acácia à soluçãoaquosa. Uma concentração preferida da goma acácia na solução de salmou-ra situa-se entre cerca de 3% em peso a cerca de 6% em peso. Uma moda-lidade de máxima preferência da invenção envolve uma percentagem empeso da goma acácia na solução de salmoura de cerca de 4% a cerca de5%. Dada uma concentração em peso de cerca de 4% a cerca de 5% degoma acácia na solução de salmoura, a etapa de marinação 104, em umamodalidade preferida envolve a imersão dos pedaços de batata fatiada nasolução de salmoura/acácia por cerca de 5 segundos a cerca de 20 segun-dos, ou, mais preferivelmente, por cerca de 9 segundos a cerca de 14 se-gundos. Em uma modalidade alternativa, as fatias de batata podem ser la-vadas e/ou branqueadas durante a etapa de marinação 106, ao invés dedurante a etapa separada 104. A etapa de marinação 104 é simplesmenterealizada à temperatura ambiente, mas temperaturas mais quentes ou tem-peraturas mais frias podem ser alternativamente usadas. Na verdade, umatemperatura elevada da solução de salmoura pode ajudar as células da ba-tata a melhor absorverem o sal e a goma acácia. A marinação à temperaturaambiente, no entanto, preserva a energia e o custo adicional que seria deoutro modo necessário para aquecer e/ou resfriar a solução de salmoura.
Notar que o termo "goma acácia" conforme usado no presentepedido refere-se geralmente ao exudado da árvore da acácia e suas espé-cies relacionadas. Sinônimos para goma acácia incluem, mas não são limi-tados a: goma arábica, goma acácia, goma mimosa, gummi mimosae; gum-mi arabicum. As variedades de goma acácia incluem, mas não são limitadasa goma do Senegal, goma do Marrocos, também chamada de goma de Mo-gador ou Barbary1 goma do Cabo, goma australiana, também chamada degoma Wattle; goma da índia, também chamada de goma da índia Oriental,goma de Suaki, também chamada de goma de Savakin, goma Talca ou deTalha, goma de Sennaar, também chamada de goma de Sennari, gomaMezquite; goma Hogg, também chamada goma Doutor; goma Chagual. Agoma acácia é principalmente composta de arabato de cálcio e inclui umamistura de sais de cálcio, magnésio e potássio. Esses sais resultam da com-binação daqueles elementos com ácido arábico. Em uma modalidade prefe-rida, a goma acácia foi purificada usando-se apenas métodos físicos e semprocessamento por extração, sem modificação química e sem modificaçãoenzimática.Em uma modalidade preferida, a variedade particular e a marcada goma acácia usada é "Fibregum Standard IRX 60487" fornecida por Col-loides Naturels de México, S.A. de C.V. Empresa Subsidiária de CoIoTdesNaturels International. A Fibregum Standard IRX 60487 é derivada da fibrade acácia purificada e seca por atomização, e suas propriedades, conformedeterminadas sob o método AOAC, são as seguintes:
<table>table see original document page 11</column></row><table>
Nota-se, no entanto, que embora uma modalidade preferida use goma acá-cia com as propriedades descritas acima, outras variedades de goma acáciasão também adequadas para a presente invenção.
As demais etapas envolvidas na invenção envolvem novamenteos métodos da técnica anterior usando equipamento da técnica anterior. A-pós deixar a etapa de marinação 106, as fatias de batata são então secas oude outro modo desidratadas 108 (significando que alguma água superficial éremovida) usando métodos da técnica anterior, tais como soprar as fatiascom um ventilador para permitir alguma desidratação das fatias antes daetapa de fritura 110. Por exemplo, um dispositivo de desidratação adequadoé o "Air Sweep® Water Removal System" fornecido por Heat &Control, Inc.,que produz um vácuo por baixo da correia transportadora perfurada (pararetirar umidade superficial do produto) em adição a um soprador de ar acimada correia (também para remover umidade superficial do produto). As fatiasde batata são então fritas 110 e temperadas 112 antes de serem embaladasdurante a etapa de embalagem 114. O produto resultante dados os parâme-tros detalhados para um modalidade preferida é uma batata frita tendo umteor de gordura de cerca de 24,5% em peso. As batatas fritas feitas usandoidênticas etapas de processamento sem a etapa de marinação, tipicamentetêm um teor de gordura de cerca de 33% em peso. Isto é uma redução subs-tancial na gordura de uma batata frita usando um método simples e econô-mico sem afetar adversamente a cor, o sabor, e as propriedades organolép-ticas do produto final. A redução no teor de gordura mostrou ser consistentee é atribuída à combinação de exposição a ambos o NaCI e a goma acácia,pois uma etapa de marinação com NaCI apenas resulta em níveis inconsis-tentes de gordura no produto final.
Embora a invenção tenha sido particularmente apresentada edescrita com referência a uma modalidade preferida, será entendido por a-queles versados na técnica que várias mudanças podem ser feitas na formae detalhes sem se afastar do espírito e escopo da invenção.

Claims (18)

1. Método de produção de batatas fritas, caracterizado pelo fatode que compreende as etapas de:a) fatiamento do estoque de batatas cruas para produzir fatiasde batata;b) marinação das referidas fatias de batata em uma soluçãode salmoura compreendendo goma acácia; ec) fritura das referidas fatias de batata após a etapa de mari-nação b).
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a referida solução de salmoura compreende até 10% em pesode goma acácia.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a referida solução de salmoura compreende de cerca de 3% acerca de 6% em peso de goma acácia.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a referida solução de salmoura compreende de cerca de 4% acerca de 5% em peso de goma acácia.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a referida etapa de marinação compreende a imersão das referi-das fatias de batata na referida solução de salmoura por entre cerca de 5 ecerca de 20 segundos.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a referida etapa de marinação compreende a imersão das referi-das fatias de batata na referida solução de salmoura por entre cerca de 9 ecerca de 14 segundos.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a goma acácia é adicionada à solução de salmoura em uma for-ma em pó.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a solução de salmoura compreende adicionalmente de cerca de-3,5% a cerca de 4% em peso de cloreto de sódio.
9. Batata frita, caracterizada pelo fato de que é feita através dométodo como definido na reivindicação 1.
10. Batata frita com reduzido teor de gordura, caracterizada pelofato de que é produzida através das etapas de:a) fatiamento do estoque de batatas cruas para produzir fatiasde batata;b) marinação das referidas fatias de batata em uma soluçãode salmoura compreendendo goma acácia; ec) fritura das referidas fatias de batata após a etapa de mari-nação b).
11. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida solução de sal-moura compreende até 10% em peso de goma acácia.
12. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida solução de sal-moura compreende de cerca de 3% a cerca de 6% em peso de goma acá-cia.
13. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida solução de sal-moura compreende de cerca de 4% a cerca de 5% em peso de goma acá-cia.
14. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida etapa de marina-ção compreende a imersão das referidas fatias de batata por entre cerca de-5 e cerca de 20 segundos.
15. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida etapa de marina-ção compreende a imersão das referidas fatias de batata por entre cerca de-9 e cerca de 14 segundos.
16. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a goma acácia é adicionadaem forma em pó.
17. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a referida solução de sal-moura compreende adicionalmente de cerca de 3,5% a cerca de 4% em pe-so de cloreto de sódio.
18. Batata frita com reduzido teor de gordura de acordo com areivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a marinação da etapa b)compreende adicionalmente a remoção do excesso de solução de salmouraadsorvida nas superfícies das referidas fatias de batata.
BRPI0616632-6A 2005-09-30 2006-08-10 método de produção de batatas fritas e batata frita com reduzido teor de gordura BRPI0616632A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/240,959 US7524525B2 (en) 2005-09-30 2005-09-30 Method for making reduced fat potato chips
US11/240,959 2005-09-30
PCT/IB2006/003003 WO2007036804A2 (en) 2005-09-30 2006-08-10 Method for making reduced fat potato chips

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0616632A2 true BRPI0616632A2 (pt) 2011-06-28

Family

ID=37900126

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616632-6A BRPI0616632A2 (pt) 2005-09-30 2006-08-10 método de produção de batatas fritas e batata frita com reduzido teor de gordura

Country Status (10)

Country Link
US (2) US7524525B2 (pt)
EP (1) EP1937087A4 (pt)
AR (1) AR056114A1 (pt)
AU (1) AU2006296280B2 (pt)
BR (1) BRPI0616632A2 (pt)
CA (1) CA2620368C (pt)
RU (1) RU2402239C2 (pt)
TW (1) TW200726409A (pt)
WO (1) WO2007036804A2 (pt)
ZA (1) ZA200801957B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080032006A1 (en) * 2006-08-02 2008-02-07 Villagran Maria Dolores M Low fat snack compositions
US8697159B2 (en) * 2010-01-25 2014-04-15 General Mills, Inc. Coated food product and method of preparation
US20150030743A1 (en) * 2013-07-29 2015-01-29 Gregory Anders Method and edible article of manufacture
RU2569823C1 (ru) * 2014-07-01 2015-11-27 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования ФГБОУ ВПО "Астраханский государственный технический университет" Способ производства картофельных чипсов
US20170035078A1 (en) * 2015-08-04 2017-02-09 Frito-Lay North America,Inc. Method and system for producing a fried food product

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2282788A (en) * 1942-03-11 1942-05-12 Musher Foundation Inc Dry stable food composition
US3424591A (en) * 1965-06-09 1969-01-28 Dow Chemical Co Hydrocolloid surface treatment to yield french fried potato products
US3865563A (en) 1971-06-25 1975-02-11 Blaw Knox Food Chemical Apparatus for washing particulate comestible materials
US4277510A (en) 1979-01-02 1981-07-07 Frito-Lay, Inc. Process of making potato chips
US4272554A (en) * 1979-05-07 1981-06-09 Frito-Lay, Inc. Process for preparing blister-inhibited potato chips
US4537786A (en) 1983-12-05 1985-08-27 Frito-Lay, Inc. Method of preparing low oil fried potato chips
US4608264A (en) 1984-01-30 1986-08-26 Frito-Lay, Inc. Pretreatment of fried food products with oil containing emulsifiers
US4608262A (en) 1985-01-03 1986-08-26 J. R. Simplot Company Method of making frozen potato patties and the products formed thereby
US4721625A (en) 1985-11-01 1988-01-26 Borden, Inc. Process for preparing low oil potato chips
CA1260312A (fr) 1986-03-26 1989-09-26 Steve Haydock Procede de fabrication de croustilles, et croustilles ainsi obtenues
US4863750A (en) * 1986-05-07 1989-09-05 Frito-Lay, Inc. Method for making potato chips having batch-fried texture and flavor
DE3725285A1 (de) 1987-07-30 1989-02-09 Bayer Ag Antibackmittel und ein verfahren zum auftragen dieser antibackmittel auf ammoniumbifluorid und/oder -fluorid-salzgemische und -salze
US4933199A (en) 1989-02-01 1990-06-12 Frito-Lay, Inc. Process for preparing low oil potato chips
US4917909A (en) * 1989-06-23 1990-04-17 Gaf Chemicals Corporation Low oil potato chips and process for preparing
US5084291A (en) 1990-02-08 1992-01-28 Lamb-Weston, Inc. Process for preparing french fried potato strips with salt content
ATE129006T1 (de) * 1990-02-15 1995-10-15 Pq Corp Verfahren zur behandlung von bratöl unter verwendung einer aluminiumoxid- und amorphen kieselerdezusammensetzung.
US5126152A (en) * 1991-03-01 1992-06-30 Opta Food Ingredients, Inc. Method of coating foods with an edible oil barrier film and product thereof
CA2073670C (en) * 1992-06-11 1996-10-29 Giuseppe Mazza Process for controlling after-cooking darkening in par-fried french fried potatoes
US5393552A (en) 1993-07-12 1995-02-28 Nestec S.A. Process for producing french fries having an extended holding quality
WO1995015696A1 (en) 1993-12-10 1995-06-15 Ore-Ida Foods, Inc. Golden brown potatoes and process of making
US5885639A (en) * 1997-06-06 1999-03-23 Nestec, S.A. Process for preparing parfried potato strips having an extended hold time upon finish frying
US5912034A (en) 1997-09-22 1999-06-15 Epl Technologies, Inc. Process for inhibiting enzymatic browning and maintaining textural quality of fresh peeled potatoes
US6113957A (en) 1998-03-25 2000-09-05 Mccain Foods Usa Process of coloring french fry potatoes
US6180145B1 (en) 1998-04-13 2001-01-30 T & M Potato, Llc Process for preparing baked potato product
US6265005B1 (en) * 1998-04-24 2001-07-24 Newly Weds Foods, Inc. Coating composition for foods and method of improving texture of cooked foods
NL1014795C2 (nl) 2000-03-30 2001-10-02 Aviko Bv Werkwijze voor het van een deklaag voorzien van voorgebakken frituurproducten.
US20030183092A1 (en) 2002-03-29 2003-10-02 Recot, Inc. Application of brine solutions to food products, without the production of effluent

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007036804A3 (en) 2009-04-16
US20070077344A1 (en) 2007-04-05
AU2006296280A1 (en) 2007-04-05
CA2620368C (en) 2011-05-10
WO2007036804A2 (en) 2007-04-05
AR056114A1 (es) 2007-09-19
RU2008114207A (ru) 2009-11-10
CA2620368A1 (en) 2007-04-05
US7524525B2 (en) 2009-04-28
US20090169710A1 (en) 2009-07-02
EP1937087A2 (en) 2008-07-02
ZA200801957B (en) 2009-06-24
AU2006296280B2 (en) 2009-11-05
RU2402239C2 (ru) 2010-10-27
TW200726409A (en) 2007-07-16
EP1937087A4 (en) 2010-05-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4219575A (en) Potato segment and process for preparing frozen french fried potatoes suitable for microwave reheating
US3175914A (en) Method of treating potato solids
US20060088633A1 (en) Process to produce a reduced fat potato chip
US20170035078A1 (en) Method and system for producing a fried food product
EP0924994B1 (en) Process for preparing parfried and frozen potato strips
EP1848284B1 (en) Process for preparing reduced fat frozen potato strips
BRPI0616632A2 (pt) método de produção de batatas fritas e batata frita com reduzido teor de gordura
JP7235544B2 (ja) 河豚皮食品の製造方法
US20150086703A1 (en) Baked fry process and product
DE69011657D1 (de) Verfahren zur Herstellung von gesalzenen Pommes Frites.
KR910005287B1 (ko) 스낵형 인삼 제품의 제조 방법
JP3269896B2 (ja) 加工用イカ原料及びアメリカオオアカイカの異味成分の減少方法
MXPA06015150A (en) Method for making reduced fat potato chips
Yudhistira et al. Physical, chemical, and sensory characteristics of catfish karak crackers as nutrition value added
CN114831266B (zh) 一种毛肚嫩化涨发的方法及毛肚产品
KR20190084766A (ko) 돈육 안심 육포 제조방법
CN115530335A (zh) 一种草本龙虾及加工工艺
JPH0646816A (ja) ソテー食品の製造方法
JPH01235560A (ja) 鰻の生骨を利用した食品の製造方法並びに鰻の生骨に付着した血綿の剥離方法
JPH03168062A (ja) バレイショ処理物
Bunger Timmermann et al. NaCl soaking treatment for improving the quality of french-fried potatoes
BEYKI et al. The effect of blanching, pre-drying and frying conditions on quality of fried potato strip
JPH05292923A (ja) 耐熱性カルシウム強化わかめ及びその製造方法
IE51229B1 (en) Process for producing frozen potato strips from strips of raw potatoes
JPS58867A (ja) 玉ねぎの煮崩れおよび変色防止法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O, 11 E 13 DA LPI.

B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A23L 19/18 (2016.01), A23L 29/25 (2016.01)