BRPI0615231A2 - mÉtodo e aparelho para configurar um dispositivo a partir de uma rede - Google Patents

mÉtodo e aparelho para configurar um dispositivo a partir de uma rede Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615231A2
BRPI0615231A2 BRPI0615231-7A BRPI0615231A BRPI0615231A2 BR PI0615231 A2 BRPI0615231 A2 BR PI0615231A2 BR PI0615231 A BRPI0615231 A BR PI0615231A BR PI0615231 A2 BRPI0615231 A2 BR PI0615231A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
network
information
operating system
memory
Prior art date
Application number
BRPI0615231-7A
Other languages
English (en)
Inventor
David Jon Nicoson
Dhanuskodi Manikandan
David John Weaver
Original Assignee
Thomson Licensing
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Thomson Licensing filed Critical Thomson Licensing
Publication of BRPI0615231A2 publication Critical patent/BRPI0615231A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/12Protocols specially adapted for proprietary or special-purpose networking environments, e.g. medical networks, sensor networks, networks in vehicles or remote metering networks
    • H04L67/125Protocols specially adapted for proprietary or special-purpose networking environments, e.g. medical networks, sensor networks, networks in vehicles or remote metering networks involving control of end-device applications over a network

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Computing Systems (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
  • Computer And Data Communications (AREA)

Abstract

MÉTODO E APARELHO PARA CONFIGURAR UM DISPOSITIVO A PARTIR DE UMA REDE. Um aparelho de conexão à TV via Internet de IP (200) para uso em uma rede é descrito, incluindo o aparelho (200) e um método (300) para atualizar o aparelho em uma rede. O método (300) inclui fazer interface (302) do dispositivo com uma rede, inicializar (304) um serviço relacionado à interface da rede com o dispositivo, determinar (305) se o serviço está operando apropriadamente, solicitar (306) informação relacionada ao serviço se ele não está operando apropriadamente, e atualizar (314) o serviço usando a informação solicitada sem reiniciar o dispositivo. O aparelho (200) inclui uma interface de rede (256) para se comunicar com uma rede incluindo uma solicitação por uma atualização relacionada a um serviço e um valor atualizado relacionado a um serviço, uma memória (230) para armazenar um valor relacionado ao serviço, e um processador (210) operativamente acoplado à interface de rede (256) e memória (230) para gerenciar a atualização relacionada ao serviço no aparelho permitindo uma mudança no valor na memória (230) sem reiniciar o aparelho (200).

Description

"MÉTODO E APARELHO PARA CONFIGURAR UM DISPOSITIVOA PARTIR DE UMA REDE"
Referência Cruzada a Pedidos Relacionados
Esse pedido reivindica o beneficio sob 35 U.S.C. §119 de um pedido provisório 60/711836 depositado nos EstadosUnidos em 26 de Agosto de 2005.
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se geralmente a umdispositivo conectado a uma rede. Mais especificamente, apresente invenção refere-se a configurar um sistemaoperacional para um dispositivo conectado a uma rede usandoinformação fornecida pela rede.
Fundamentos da Invenção
Esta seção pretende introduzir ao leitor os váriosaspectos da técnica, que podem estar relacionados aos váriosaspectos da presente invenção que são descritos e/oureivindicados abaixo. Crê-se que esta discussão seja útil emfornecer ao leitor informação base para facilitar um melhorentendimento dos vários aspectos da presente invenção.
Conseqüentemente, deveria ser entendido que essasdeterminações são lidas nessa consideração, e não comoadmissões da técnica anterior.
A acessibilidade à Internet tem continuado aexpandir mais e mais tipos de dispositivos utilizando mais emais meios. Um consumidor pode agora acessar a Internet nãosomente através do serviço de linha telefônica convencional,mas também através de uma rede por cabo ou por satélite, oupor um celular ou rede sem fio local. Adicionalmente, oserviço de linha telefônica foi expandido para permitirserviço de linha digital de assinantes (DSL).
Os tipos de serviços disponíveis pela Internettambém foram expandidos para incluir não somente surfe narede e correio eletrônico, mas também mensagem instantânea eentrega de musica e vídeo. Serviços em tempo real incluindovoz e vídeo também têm se tornado mais predominantes àmedida que a entrega de serviço e velocidades de acesso têmaumentado com o advento das redes de banda larga. Muitasdessas características avançadas são oferecidas como adiçõesao aceso à internet normal como uma forma de gerarrendimento adicional para os provedores de serviço.
0 evento subjacente a muitos desses novos serviçosé o evento de controle de rede. Os provedores de serviçopreferem gerenciar a rede restringindo e controlando oacesso a ela. A maior parte dos provedores de serviçofornece o equipamento de premissas que é usado com sua redeao consumidor. Os provedores de serviço incluem softwarepadrão com o equipamento para permitir acesso à rede. Deforma mais importante, o software especialmente sob medidapermite ao provedor de serviço a capacidade de gerenciarmelhor o acesso às características avançadas fornecidas peloprovedor de serviço.
Companhias responsáveis pela fabricação dosequipamentos de premissas usados na residência do consumidorforam confrontadas com a tarefa de como fabricar equipamentode forma mais eficiente que por fim deve ser feito sobmedida para cada rede do provedor de serviço individual. Emalguns casos, de modo a permitir ao provedor de serviço acapacidade de fornecer software especializado no equipamentode premissas, este transfere o software do provedor deserviço pela rede depois do equipamento de premissas serinstalado na residência. Atualizações futuras são entãotransferidas e instaladas no futuro e quando necessário.
Sistemas operacionais de software usados emequipamentos de premissas têm eventos limitados quandousados em um ambiente restrito com relação a redes privadas.Serviços normais de internet, tal como ferramentas degerenciamento remoto e de recuperação de tempo, sãofreqüentemente difíceis de instalar depois que o sistemaoperacional está executando o equipamento de premissas. Umdos problemas centrais está evidente no fato de que umfabricante preferiria conhecer a informação sobre a rede doprovedor de serviço quando o sistema operacional éinicialmente instalado antes da entrega. Toda a informaçãonecessária para configurar o sistema operacional pode nãoestar disponível porque algumas redes pretendem ter algumnível de sigilo e a informação pode também exigiratualizações periódicas. Ademais, transferir aspectosimportantes de um sistema operacional, tal como serviçosbásicos, pode freqüentemente se provar inconveniente. Essesserviços freqüentemente têm proteção de modo a impediroperação ilegal, ou quando a nova informação é fornecida, oequipamento pode funcional mal sem toda informaçãoapropriada no local.
Duas aproximações comuns para fornecer essesserviços cruciais depois da instalação inicial são outransferir o sistema operacional inteiro ao equipamento depremissas ou transferir a informação especifica para osserviços. Em qualquer aproximação, o equipamento depremissas reiniciará ou reinicializará de modo a fornecer anova informação no sistema operacional. A reinicialização doequipamento de premissas é usualmente exigida se os serviçoscruciais não foram iniciados com sucesso durante ainicialização inicial. Os serviços não podem ser iniciadosmais tarde porque a alocação de memória para o serviço nãofoi feita durante a inicialização inicial. Ademais,reinicializar o equipamento de premissas depois detransferir a nov informação de sistema operacional tomatempo operacional de ambos a rede e o consumidor, e emalguns casos, pode ocorrer em uma hora que não é convenientepara o consumidor. Portanto, há uma necessidade em solicitare receber informação de rede crucial e processar ainformação no equipamento de premissas do consumidor de umamaneira eficiente.
Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se a um método eaparelho para atualizar um dispositivo em uma rede. 0 métodoinclui fazer interface do dito dispositivo com uma rede,inicializar um serviço relacionado à interface da rede com odispositivo, determinar se o serviço está operandoapropriadamente, solicitar informação relacionada ao serviçose ele não está operando apropriadamente, e atualizar oserviço usando a informação solicitada sem reiniciar odispositivo. O aparelho inclui uma interface de rede para secomunicar com uma rede incluindo uma solicitação por umaatualização relacionada a um serviço e um valor atualizadorelacionado a um serviço, uma memória para armazenar umvalor relacionado ao serviço, e um processadoroperativamente acoplado à interface de rede e memória paragerenciar a atualização relacionada ao serviço no aparelhopermitindo uma mudança no valor na memória sem reiniciar oaparelho.
Breve Descrição dos Desenhos
Nos desenhos:
A FIG. 1 é um diagrama de bloco de um sistemaexemplificado que usa a presente invenção.
A FIG. 2 é um diagrama de bloco de uma modalidadeda presente invenção.
A FIG. 3 é um fluxograma de uma modalidade dapresente invenção.
A FIG. 4 é um fluxograma de uma outra modalidadeda presente invenção.
A FIG. 5 é um fluxograma de uma modalidadeadicional da presente invenção.
As características e vantagens da presenteinvenção podem se tornar mais aparentes a partir dadescrição detalhada, dada a título de exemplo.
Descrição Detalhada da Invenção
Uma ou mais modalidades específicas da presenteinvenção serão descritas abaixo. Em um esforço para forneceruma descrição concisa dessas modalidades, nem todas ascaracterísticas de uma implementação real são descritas naespecificação. Deveria ser apreciado que no desenvolvimentode qualquer implementação real, como em engenharia ouprojeto de design, numerosas decisões específicas deimplementação devem ser feitas para alcançar os objetivosespecíficos dos desenvolvedores, que podem variar de umaimplementação para outra. Além disso, deveria ser apreciadoque tal esforço de desenvolvimento deve ser complexo econsumir tempo, mas seria, no entanto, um compromisso derotina de design, fabricação, e manufatura daqueles versadosna técnica que têm o benefício dessa descrição.
Voltando agora para a FIG. 1, um diagrama de blocode um sistema exemplificado 100 usando a presente invenção émostrado. O diagrama mostra uma rede conectando um provedorde serviço 120 a uma ou mais premissas de consumidor 130. Umprovedor de serviço de rede local 120 mantém uma conexão coma internet através de uma fonte principal de redeapropriada, tal como uma linha de fibra óptica. O provedorde serviço de rede local 120 também mantém uma interface comuma rede local. Em uma modalidade preferencial, o provedorde serviço de rede local opera por uma rede DSL em uma linhatelefônica. Dessa maneira, o provedor de serviço de redelocal age como uma porta de comunicação entre a rede local ea internet. O provedor de serviço de rede local 120 tambémopera, mantém, ou faz interface com um ou mais serviços122a-122n. Esses serviços podem incluir um serviçotelefônico local, um serviço de vídeo em demanda, serviço dedifusão de comunidade, ou seus similares.A rede local pode conectar em uma ou maisresidências de consumidor ou premissas de consumidor. Parasimplicidade, somente uma conexão é mostrada como premissasde consumidor 130. Dentro, ou nas premissas de consumidor130, um dispositivo de interface de rede 132 fornece umainterface com a rede local para comunicação com o provedorde serviço de rede local 120. O dispositivo de interface derede 132 é usado para receber e transmitir sinais na linhatelefônica. O dispositivo de interface de rede 132 tambémpode fornecer a demodulação de um sinal recebido e amodulação de um sinal transmitido. - O dispositivo deinterface de rede 132 também fornece qualquer translaçãonecessária para fazer interface com os sinais da rede localem um formato exigido pelo aparelho de conexão à TV viainternet 134, tal como o formato de protocolo de internet(IP) . O aparelho de conexão à TV via internet 134 podeconverte o sinal fornecido de um formato tal como formato IPem sinais de áudio e video e fornece esses sinais de áudio evideo em um dispositivo de usuário 136. Um dispositivo deusuário exemplificado 136 pode ser uma televisão ou umgravador de video cassete, um computador, periférico decomputador, ou seus similares.
Voltando agora para a FIG. 2, um diagrama de blocode um aparelho de conexão à TV via internet exemplificado200 que utiliza a presente invenção é mostrado. O aparelhode conexão à TV via internet 200 como descrito éfreqüentemente referido como um IP-STB 200. O diagrama debloco pode também representar circuitos associados comoperações associadas com um IP-STB 200, mas os circuitospodem estar presentes em uma estrutura maior tal como umreceptor de tela de video.
Um sinal em formato IP é comunicado entre odispositivo de interface de rede 132 e o IP-STB 200 atravésdo bloco de ethernet 256. O bloco de ethernet 256 fornece ainterface física na forma de um conector para cabeamentoentre o dispositivo de interface de rede 132 e o IP-STB 200,bem como qualquer condicionamento de sinal específiconecessário para fazer interface com o dispositivo deinterface de rede 132.
O bloco de ethernet 256 fornece uma das interfacesde comunicação ao IP-STB 200. Em adição, o IP-STB 200 incluium bloco USB 254 que pode também fornecer comunicação adispositivos externos. O dispositivo de interface de redepode alternadamente usar qualquer uma dessas interfaces parasua interface de comunicação primária. O IP-STB 200 podetambém utilizar o bloco USB 254 para comunicaçõesauxiliares. Por exemplo, o bloco USB 254 pode permitirconexão com um computador ou um dispositivo relacionado acomputador, tal como uma impressora. Outras interfaces decomunicação podem ser também fornecidas como conhecidas poraqueles versados na técnica.
O bloco de ethernet 256, junto com o bloco USB254, conecta ao microprocessador 210. O sinal de IP passadoatravés do bloco de ethernet 256 é fornecido aomicroprocessador 210. Este pode ser de um tipo padrão talcomo aquele encontrado em muitos computadores residenciais.O microprocessador 210 pode conter todos os circuitos deinterface necessários internamente, ou em algumasaplicações, o microprocessador 210 pode usar circuitosparceiros, tal como um controlador de memória e umcontrolador de entrada/saida (I/O), não mostrado, dependendodas exigências de desempenho e de arquitetura.
O microprocessador 210 processa o sinal de IP empacotes de dados de áudio e video e pode também decodificaros pacotes de dados de áudio e video em fluxos de dados deáudio e video digital individuais. Adicionalmente, omicroprocessador 210 analisa quaisquer rótulosidentificadores e controla informação que o IP-STB 200 usadurante a operação. 0 microprocessador 210 também fornececomunicações de volta à rede através do dispositivo deinterface de rede 132 via o bloco Ethernet 256. Acomunicação do microprocessador 210 pode principalmenteconsistir de informação de comando e controle, atualizaçõesde interface de usuário, e informação de registro dedispositivo para segurança e manutenção.
Uma memória somente de leitura (ROM) 220 éconectada ao microprocessador 210 e contém informação quepode ser fornecida durante a montagem por um fabricante doproduto. A ROM 220 também contém código de controle que éexecutado pelo microprocessador 210 de modo a processar ossinais. Por exemplo, a ROM 220 contém software deinicialização para iniciar o microprocessador 210 e tambémcontém valores associados com quaisquer serviços iniciaisque são exigidos para operação na rede.Uma memória 230 é conectada ao microprocessador210, e é usada por ele para armazenar instruções de códigopara o sistema operacional, valores tal como ponteiros paraendereços de memória usados pelo sistema operacional,quaisquer atualizações para o sistema operacional, equaisquer valores intermediários gerados durante oprocessamento de sinal. A memória 230 pode incluir um oumais tipos de memória de acesso aleatório (RAM), ou podeincluir uma unidade de disco rígido. A memória 230 podetambém ser segregada em vários sub-circuitos de memória demodo a otimizar a operação. Em uma modalidade, o sistemaoperacional pode ser armazenado na memória rápida, usadopara armazenamento por longos períodos, mas ainda permitirmodificação. A ROM 220 pode direcionar o microprocessador210 a executar instruções iniciando em alguma localização damemória na memória rápida. A memória rápida na memória 230pode então conter comandos para recuperar certos valores deuma seção da RAM na memória 230. A RAM restante na memória230 pode ser usada como um armazenamento temporário paraarmazenar temporariamente e processamento intermediário dosinal de chegada recebido.
0 microprocessador 210 fornece os fluxos deprograma de áudio e vídeo convertidos ao codificador devídeo 250 e ao codificador de áudio 252. 0 codificador devídeo 250 e o codificador de áudio 252 convertem os fluxosde programa de áudio e vídeo em sinais de áudio e vídeo, quepodem ser sinais analógicos. Em uma modalidade, o sinal devídeo é um vídeo composto fornecido através de um conectorfono, e o sinal de áudio é um sinal analógico esquerdo edireito fornecido através de dois outros conectores fono. 0microprocessador 210 também pode fornecer os fluxos deprograma de áudio e video digital para interfaces separadas,não mostradas, para uso com dispositivos externos.
Uma interface de usuário 202 é fornecida paracontrolar o IP-STB 200 através da operação domicroprocessador 210. Em uma modalidade, a interface deusuário é um receptor infravermelho (IR) que recebe sinaisde um controle remoto, não mostrado. Um usuário insere afunção de controle desejada no controle remoto. O controleremoto transmite o sinal que é recebido pela interface deusuário 202. Esta processa o sinal e fornece o sinal deinterface de usuário processado ao microprocessador 210.
Energia para operar todos os circuitos é fornecida a partirda fonte de alimentação 280, que é conectada através de umcabo de força a uma saida da parede externa.
O IP-STB 200 pode também utilizar vários dosníveis de segurança. O sistema operacional é tipicamenteprotegido somente em um nível mínimo através de uma série desomas de verificação que principalmente protege contracorrupção do conjunto de instrução. A segurança interna dosdados fornecidos a partir da rede é gerenciada através de umprotocolo de gerenciamento de direitos digitais disponívelcomo parte da maioria dos sistemas operacionais. O protocolode gerenciamento pode também ser autorizado pelo provedor deserviço através da rede. Toda outra informação de segurançae protocolo pode ser fornecida pelo provedor de serviço pelarede.
Voltando à FIG. 3, um fluxograma que ilustra umamodalidade de um processo 300 da presente invenção émostrado. Na etapa 302, o IP-STB 200 executa umainicialização ou boot do sistema operacional. Umainicialização do sistema pode ser executada quando o IP-STB200 é inicialmente ligado, ou quando este é conectado ou re-conectado a uma rede. A inicialização do sistema operacionaltambém pode conter uma interface inicial do IP-STB 200 comuma rede, de modo a estabelecer que o IP-STB 200 estásolicitando atenção da rede e inclusão na rede.Adicionalmente, essa etapa pode não estar presente se o IP-STB 200 está em operação normal e atualizações para osistema operacional são fornecidas pela rede. Como descritoanteriormente, o código para inicializar ou dar boot nosistema operacional é tipicamente armazenado na ROM 220, e ocódigo do sistema operacional, freqüentemente chamado decódigo estático, e quaisquer atualizações, freqüentementechamadas de código dinâmico, podem ser armazenados namemória 230. Depois quer o código da ROM é executado, ocódigo estático é executado pelo microprocessador 210. Naetapa 304, o código é executado, o qual inicia serviçosassociados à operação do IP-STB 200, incluindo serviçosassociados com gerenciamento de memória interna ou deinterface, gerenciamento de tempo, e gerenciamento de rede.
Os serviços associados com o gerenciamento da rede podem seriniciados, mas não operam apropriadamente devido àinformação de rede insuficiente ou incorreta presente nainicialização. Entretanto, é importante, como será descritosubseqüentemente, que os serviços de rede iniciem de modo aapropriadamente reservar e alocar os recursos, tal comomemória para o serviço de rede. Deveria ser notado que afalha em iniciar os serviços freqüentemente forçará o IP-STB200 a reiniciar uma vez que a informação correta é recebida.Como previamente discutido, reiniciar ou reinicializar o IP-STB 200 pode gastar largura de banda e pode serinconveniente para o usuário.
Ademais, pelo menos um dos serviços iniciados épreferencialmente capaz de determinar se outros serviçosiniciados, e em particular, serviços associados com a rede,foram iniciados e/ou estão operando apropriadamente. Então,na etapa 305, uma determinação é feita se os serviços estãooperando apropriadamente. Se os serviços estão operandoapropriadamente, então o uso normal pode continuar em 318.
A seguir em 306, se quaisquer serviços não estãooperando apropriadamente, código é executado que solicitaque o IP-STB 200 notifique o provedor de serviço de redelocal e solicita informação do servidor de rede. A etapa denotificação pode incluir fornecer ao provedor de serviço derede informação de registro necessária, tal como o número demodelo e código serial ou de identificação do IP-STB 200.
Na etapa 308, o IP-STB 200 recebe informação darede considerando informação de configuração de redeespecifica. A informação pode incluir informação especificaà operação do provedor da rede, tal como identificadorespara localizações de servidores usados pelo provedor. Naetapa 310, o microprocessador 210 determina se a informaçãode configuração está correta. Se estiver, então na etapa314, os valores que foram armazenados na memória sãosubstituídos com os valores recentemente adquiridos. Se ainformação na está correta, na etapa 312, ela fornece umanotificação de que um erro ocorreu. A notificação pode serexecutada de um número de formas. Por exemplo, depois de umperíodo de tempo específico, por exemplo, 90 segundos, o IP-STB 200 executará um seqüência de reinicialização. 0 IP-STB200 pode também notificar o provedor de serviço de rede deque a assistência de serviço pode ser necessária.
Depois que os valores são atualizados, na etapa316, o código no IP-STB 200 executa um procedimento deatualização para quaisquer serviços que estarão usando ainformação recentemente recebida. Cada serviço afetado podeexigir uma atualização separada e exclusiva dependendo, porexemplo, das exigências do sistema operacional ou da maneirade operação do serviço. Finalmente, na etapa 318, o IP-STB200 retoma a operação normal se a operação foi brevementeinterrompida. Etapas adicionais, não mostradas, podem sernecessárias para verificar que toda a informação transferidaapropriadamente atualizou os serviços, e que todos osserviços estão funcionando apropriadamente depois daatualização.
Alguns sistemas operacionais podem incluir acapacidade de permitir configuração dinâmica enquanto outrossistemas operacionais podem severamente restringir essacapacidade. O problema principal nesses sistemasoperacionais restritos está no fato de que o evento em queum serviço é iniciado imediatamente mediante boot e osistema operacional lê um registro de sistema delocalizações de memória e valores nesse tempo para todos osvalores de configuração. Características do Protocolo deTempo de Rede (NTP) e do Protocolo de Gerenciamento de RedeSimples (SNMP) são serviços individuais associados comcomunicações de rede e são restritos de acordo com asexigências do sistema operacional. Cada um desses serviços éimportante para a operação do IP-STB 200. O serviço de NTPestabelece as funções de tempo de operação e elimina anecessidade de usar uma bateria para manter o tempo. Oserviço SNMP é importante para estabelecer comunicaçõesseguras entre o IP-STB 200 e a rede. A presente invençãoefetivamente permite que esses serviços, e serviços comrestrições similares, iniciem durante inicialização iniciale inicialmente operem, mesmo se todos os dados necessáriosnão estão inicialmente disponíveis. Os parâmetros usados-pelos serviços podem ser alterados ou atualizados depois quea inicialização inicial do sistema operacional começou semexigir uma reinicialização completa.
A presente invenção primeiramente exige que ainformação seja enviada ao dispositivo a partir de uma rede,tal como a rede local usada por um provedor de serviços. Umavez que a informação definida por provedor de serviços érecebida pela rede, a memória do dispositivo, incluindo oregistro do sistema operacional, é atualizada e os serviçossão atualizados permitindo o uso dos novos valores. Ainformação relacionada a esses serviços pode ser incluídapelas redes do provedor via um protocolo tal como oProtocolo de Configuração Dinâmica do Hospedeiro (DHCP) quepode também incluir opções bem como conteúdos específicos deum arquivo de configuração. Em uma modalidade preferencial,uma opção de DHCP padrão (número 42), como definida pelaSolicitação de internet por Comentários #2132 (RFC2132),pode ser usada para comunicar o endereço de Protocolo deInternet (IP) do servidor NTP.
A recuperação de informação específica de redepara os serviços de sistema operacional deveriapreferencialmente ocorrer antes da inicialização do sistema.Por exemplo, a recuperação de informação específica de redepode ocorrer durante o tempo em que o IP-STB estáestabelecendo um endereço de IP com o provedor de serviço derede. Quando um endereço de IP é atribuído a um sistema emuma rede, baseado nas opções suportadas pelo provedor, dadosde opções podem ser incluídos no pacote. Os dados de opçõespodem incluir, por exemplo, o endereço de NTP necessário. Acapacidade adicional nas opções de DHCP pode também definirum servidor e localização para obter um arquivo deconfiguração contendo nova informação adicional. Incluídosnessa informação podem estar vários valores usados peloserviço SNMP descrito depois.
Voltando para a FIG. 4, um fluxograma que ilustrauma outra modalidade de um processo 400 da presente invençãoé mostrado. A FIG. 4 ilustra um processo para atualizar oserviço NTP. O serviço usará informação no registro desistema para periodicamente sincronizar o tempo usado pelosistema operacional na operação do IP-STB 200. O tempo ésincronizado contatando o servidor para o serviço NTP, comodefinido em uma localização de memória no registro.Adicionalmente, o sistema operacional pode exigir um nome deSistema de Nome de Domínio (DNS) completo e válido, apesarde não necessariamente operacional no registro para iniciare manter o serviço NTP.
O fluxograma inicia a partir do ligamento inicialdo dispositivo, entretanto, o fluxograma pode tambémacomodar condições onde serviços já estão iniciados eexecutando. Na etapa 402, o IP-STB 200 começa uma seqüênciade boot inicial. A seqüência de boot resulta nainicialização de vários serviços na etapa 404, 406, e 408,incluindo o serviço DHCP, o serviço de cliente NTP, e oconfigurador de serviço respectivamente. O serviço DHCPconfigura a pilha de processamento de IP e inclui o endereçode IP usado em operação. O serviço de NTP fornece o tempo desistema ao IP-STB 200. O IP-STB 200 pode usar tempo paravalidade operacional e para programação e gerenciamento deevento. 0 configurador de serviço é um serviço residente noIP-STB 200 para gerenciar operação e comunicações com arede. O configurador lê os valores de opções retornados apartir da rede, atualiza os valores e gerencia asatualizações. O configurador é também responsável paradeterminar se os serviços iniciados estão apropriadamenteoperando. Por exemplo, o configurador pode inicialmentedeterminar que o serviço SNMP iniciou, mas no operará comsucesso até que informação adicional seja transferida darede.
O serviço NTP exige um nome de domínio de modo acontatar o servidor por atualizações de tempo apropriadas.
Infelizmente, um mapeamento direto do nome de domínio em umendereço de IP pode não ser possível dentro das limitaçõesdo sistema operacional. De modo a superar essa limitação, umnome estático é localizado na entrada de registro de tabelado hospedeiro local em tempo construído com um endereço deIP "stub" e o serviço de NTP padrão é inicialmenteconfigurado para usar esse nome. O endereço de IP de"referência" é geralmente um endereço de IP que éreconhecido como um endereço de IP válido pelo serviço, masnão resulta em operação apropriada do serviço. Por exemplo,um endereço de IP de "referência" todo de zeros pode serconsiderado um endereço válido, mas não usado. Entretanto,quando o serviço tenta acessar o domínio através desseendereço na rede, nenhum dado válido considerando o serviçoNTP será retornado. Dessa maneira, o serviço NTP pode seriniciado e todas as alocações de recursos e memória serãoexecutadas pelo sistema operacional, mas o relógio dosistema não será apropriadamente atualizado.
A seguir, na etapa 410, o configurador de serviçosolicita e recebe uma transferência a partir da redecontendo informação baseada no fornecimento de umasolicitação de opção DHCP 42. Na etapa 412, a novainformação é comparada à informação já no IP-STB 200. Se umerro é determinado, na etapa 414, o usuário é notificado doerro.
Se nenhum erro é determinado, então, na etapa 416,o endereço de IP antigo armazenado na memória e associadocom esse nome estático é substituído com o novo valor. Aseguir, na etapa 418, o serviço NTP é parado e imediatamentereiniciado. Quando o serviço NTP é imediatamente iniciadonovamente, ele lê as mesmas entradas de registro paracontatar o servidor usando o mesmo nome estático como usadooriginalmente. Depois da informação atualizada ser inserida,entretanto, o sistema operacional, através da pilha deProtocolo de Controle de Transmissão/Internet (TCP/IP), usaa tabela de hospedeiro local para resolver o nome estáticopara o servidor para o endereço de IP recentementeatualizado que substituiu o endereço de IP antigo ou"referência" armazenado na memória. O novo endereço de IPagora corresponde a um nome de domínio para um servidorválido localizado na rede. O serviço NTP pode recuperar ahora atual a partir do endereço de IP novo e o IP-STB 200pode sincronizar com essa hora. Na etapa 420, o IP-STB 200confirma sincronização apropriada. A confirmação dasincronização apropriada pode incluir comparar com uma horaanteriormente armazenada ou solicitar uma segundaatualização de hora através do serviço NTP e comparar asduas solicitações. Se a hora não pode ser sincronizada,então, retornando para a etapa 414, um erro é relatado aousuário. Na etapa 422, a operação normal do IP-STB éretomada.
Como descrito anteriormente, o serviço NTP é umserviço de rede crucial que pode exigir uma alocação dememória durante a inicialização ou boot. 0 IP-STB 200 podenão inclui uma bateria que manteria o tempo mesmo quandonenhuma energia foi fornecida. Ademais, atualizações detempo periódicas podem ser importantes para operaçãocontinuada e correção de erros de tempo no IP-STB 200.Portanto, o serviço NTP pode necessitar ser iniciado duranteessa etapa inicial. Entretanto, informação operacionalcorreta, tal como endereços de IP válidos, pode não estardisponível ao IP-STB 200 na inicialização. Adicionalmente, oIP-STB 200 pode não ter acesso à internet direto nainicialização. Falha em iniciar o serviço pode resultar emuma exigência em reinicializar o sistema uma vez que ainformação é obtida. Permitindo que o serviço NTP inicie,mas opere de uma maneira inicialmente imprópria, a alocaçãode memória é estabelecida, e atualizações através de umaoperação de reinicialização podem ser fornecidas. Ademais,quaisquer atualizações necessárias no futuro, devido a, porexemplo, re-configuração de rede, podem também ser feitassem exigir reinicialização.
Voltando agora para a FIG. 5, um fluxograma de umamodalidade adicional de um processo 500 da presente invençãoé mostrado. A FIG. 5 ilustra um processo para atualizar oserviço SNMP. No caso do serviço SNMP, informação éfornecida permitindo que o provedor de serviços crie umambiente mais seguro na rede local do provedor de serviçoscontrolando e restringindo acesso à rede. A informação podevariar entre provedores de serviço, e como um resultado,permanece difícil de inclui no IP-STB 200 durante afabricação. Diferente do serviço . NTP, entretanto, ainformação disponível nas opções DHCP padrão é suficientepara fornecer o que é exigido para a segurança SNMP.
O processo inicia a partir da ligação ou boot doIP-STB, entretanto, o fluxograma pode também acomodarcondições onde serviços já estão iniciados e executando. Naetapa 502, o dispositivo conectado à rede começa umaseqüência de boot inicial. Esta resulta na inicialização devários serviços nas etapas 504, 506, e 508, incluindo oserviço DHCP, o serviço de cliente SNMP, e o configurador deserviço respectivamente. O serviço DHCP configura a pilha deprocessamento de IP e inclui o endereço de IP usado naoperação. Ό serviço SNMP fornece, por exemplo, informação deprotocolo de segurança de rede ao IP-STB 200. O configuradorde serviço é um serviço residente no IP-STB 200 paragerenciar operações e comunicações com a rede. Oconfigurador lê os valores de opções retornados a partir darede, atualiza os valores e gerencia as atualizações. Oconfigurador é também responsável por determinar se osserviços iniciados estão operando apropriadamente. Porexemplo, ele pode inicialmente determinar que o serviço SNMPiniciou, mas não opera com sucesso até que informaçãoadicional seja transferida a partir da rede.
Iniciar o serviço SNMP durante boot inicialpreserva a alocação de memória crucial no sistemaoperacional para operação apropriada. Inicialmente, aslocalizações de memória podem ser carregadas com informaçãoinválida ou padrão, permitindo que o serviço SNMP inicie,mas não opere de uma maneira apropriada. A operaçãoimprópria não atrasará as operações restantes durante bootinicial, entretanto, a operação pode exigir correção antesda operação normal do IP-STB 200.
A seguir, na etapa 510, um arquivo de configuraçãopequeno é transferido para informação relacionada aaplicações de cliente. Um arquivo de configuração éfreqüentemente transferido da rede para forneceratualizações se necessário e pode incluir várias entradasmais especificas a serviços. Essas novas entradas incluemelementos SNMP padrão, tal como gerenciadores permitidos enomes de comunidades com relação à rede. Na etapa 512, oarquivo é processado para determinar se quaisquer errosainda existem. Na.etapa 514, o usuário é notificado desseserros.
Se nenhum erro de processamento for encontrado, naetapa 516, a informação é inserida na parte de registro damemória nas localizações apropriadas baseadas nas exigênciasdo sistema operacional com relação ao agente SNMP. Serviços,tal como SNMP, podem necessitar residir no sistemaoperacional e podem não ser parados durante a inicializaçãocomo, por exemplo, o serviço NTP pode ser. Portanto, aatualização do serviço SNMP pode não ser manipuladaexatamente da mesma maneira do serviço NTP. De modo aacomodar a atualização do serviço SNMP, depois que a novainformação é inserida, na etapa 518, o serviço é restaurado.A operação de restauração envolve reinicialização somente doserviço atualizado sem parar o serviço ou interromperquaisquer outros serviços. Depois da restauração, o processoretorna para a etapa 506 e o serviço reverte para umacondição normal agora operando com a nova informação nolocal. Na etapa 522, o IP-STB 200 continua em operaçãonormal.
Como descrito anteriormente, o serviço SNMP é umserviço de rede crucial que pode exigir uma alocação emmemória durante a inicialização ou boot. Portanto, o serviçoSNMP pode necessitar ser iniciado durante essa etapainicial. Entretanto, informação operacional correta pode nãoestar disponível ao IP-STB na inicialização. Falha eminiciar o serviço pode resultar em uma exigência dereinicializar o sistema uma vez que a informação é obtida.Permitindo que o serviço SNMP inicie, mas nãonecessariamente opere de uma maneira apropriada, a alocaçãode memória é preservada, e atualizações através de umaoperação de restauração podem ser fornecidas. Ademais,quaisquer atualizações necessárias no futuro, devido a, porexemplo, re-configuração de rede, podem ser feitas tambémser exigir reinicialização.
Adicionalmente, um serviço, tal como SNMP, podeoferecer a capacidade de desligar ou desabilitar o agente ouserviço embutido. Como o serviço deveria não realmente serparado, o provedor de serviços pode definir o serviço comodesligado e todas as entradas SNMP no registro são alteradaspara apontar para endereços de IP inválidos conhecidos. Oapontamento para endereços de IP inválidos cria um estadoque opera efetivamente como desabilitado desde que nenhumacomunicação esteja disponível dentro ou fora da caixa via omecanismo SNMP.
Embora as modalidades descritas anteriormentesejam focadas em entrega de áudio e vídeo a um consumidor, oIP-STB 200 pode também ser usado para entregar serviçostelefônicos a um consumidor. Informação de serviçotelefônico pode ser fornecida ao IP-STB 200 através da redelocal de uma maneira similar à anteriormente descrita. Ainformação telefônica pode então ser fornecida a um conectorde telefone tal como um conector RJ-11, não mostrado, no IP-STB 200. O conector de telefone conecta a um aparelho detelefone padrão e habilita o serviço telefônico através doIP-STB 200, como fornecido pelo provedor de serviço de rede.
Enquanto a invenção pode ser suscetível a váriasmodificações e formas alternativas, modalidades específicasforam mostradas a título de exemplo nos desenhos e sãodescritas mais detalhadamente aqui. Entretanto, deveria serentendido que a invenção não pretende ser limitada às formasparticulares descritas. De preferência, a invenção é paracobrir todas as modificações, equivalente e alternativas quecaem no espírito e escopo da invenção como definido pelasreivindicações seguintes em anexo.

Claims (22)

1. Método (300) de configurar um dispositivo,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de:fazer interface (302) do dito dispositivo com umarede;inicializar (304) um serviço relacionado àinterface da dita rede com o dito dispositivo;determinar (305) se o dito serviço está operandoapropriadamente;solicitar (306) informação relacionada ao ditoserviço se ele não está operando apropriadamente; eatualizar (314) o dito serviço usando a ditainformação solicitada sem reiniciar o dito dispositivo.
2. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de que compreende aetapa de armazenar (308) a dita informação relacionada aodito serviço no dito dispositivo.
3. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço está incluídoem um sistema operacional do dito dispositivo.
4. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de atualizar (314) odito serviço adicionalmente compreende restaurar o ditoserviço enquanto este é iniciado.
5. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de atualizar (314) odito serviço adicionalmente compreende reinicializar o ditoserviço.
6. Método (300), de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de reinicializar odito serviço adicionalmente compreende as etapas de:parar o dito serviço; einiciar o dito serviço imediatamente depois deparar o dito serviço.
7. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é um serviçode protocolo de gerenciamento de rede.
8. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é um serviçode protocolo de tempo.
9. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de solicitar (306)informação relacionada ao dito serviço usa um protocolo deconfiguração dinâmica de hospedeiro.
10. Método (300), de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de determinar (305)se o dito serviço está operando apropriadamente usa umserviço diferente no dito serviço.
11. Aparelho (200), CARACTERIZADO pelo fato de quecompreende:uma interface de rede (256) para se comunicar comuma rede, a dita comunicação inclui uma solicitação por umaatualização relacionada a um serviço e um valor atualizadorelacionado a um serviço;uma memória (230) para armazenar um valorrelacionado ao dito serviço; eum processador (210) operativamente acoplado àdita interface de rede (256) e à dita memória (230) , o ditoprocessador (210) gerencia a dita atualização relacionada aodito serviço do dito aparelho mudando o dito valorrelacionado ao dito serviço para o dito valor atualizadorelacionado ao dito serviço na dita memória (230) semreiniciar o aparelho (200).
12. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é umserviço de protocolo de tempo.
13. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é umserviço de protocolo de gerenciamento de rede.
14. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que é usado para exibir áudioe video.
15. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que é um aparelho de conexãoà TV via internet.
16. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que a dita rede é uma rede delinha digital de assinantes.
17. Aparelho (200), de acordo com a reivindicação-11, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço estáincluído em um sistema operacional.
18. Dispositivo (200), CARACTERIZADO pelo fato deque compreende:dispositivo para fazer interface (256) de umdispositivo com uma rede;dispositivo para inicializar (210) um serviço emum sistema operacional do dito dispositivo relacionado àinterface da dita rede;dispositivo para determinar (210) informaçãorelacionada ao dito serviço; edispositivo para atualizar (230) o dito serviçosem reiniciar o dito sistema operacional armazenando a ditainformação no dito dispositivo (200).
19. Método (300) para fornecer dados deconfiguração a um dispositivo conectado à rede,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:receber uma solicitação (306) por informaçãorelacionada a um serviço iniciado em um dispositivoconectado à dita rede; efornecer uma atualização (308) relacionada ao ditoserviço que permite atualizar o dito serviço no ditodispositivo sem reiniciar o dito dispositivo.
20. Método (300), de acordo com a reivindicação-19, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é umserviço de protocolo de gerenciamento de rede.
21. Método (300), de acordo com a reivindicação-19, CARACTERIZADO pelo fato de que o dito serviço é umserviço de protocolo de tempo.
22. Método (300), de acordo com a reivindicação-19, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de receber usa umprotocolo de configuração dinâmica de hospedeiro.
BRPI0615231-7A 2005-08-26 2006-06-16 mÉtodo e aparelho para configurar um dispositivo a partir de uma rede BRPI0615231A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US71183605P 2005-08-26 2005-08-26
US60/711.836 2005-08-26
PCT/US2006/023620 WO2007024320A1 (en) 2005-08-26 2006-06-16 Method and apparatus for configuring a device from a network

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0615231A2 true BRPI0615231A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=37027591

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615231-7A BRPI0615231A2 (pt) 2005-08-26 2006-06-16 mÉtodo e aparelho para configurar um dispositivo a partir de uma rede

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20090094660A1 (pt)
EP (1) EP1955149A1 (pt)
JP (1) JP2009506421A (pt)
KR (1) KR20080047368A (pt)
CN (1) CN101248418A (pt)
BR (1) BRPI0615231A2 (pt)
CA (1) CA2619558A1 (pt)
MX (1) MX2008002494A (pt)
WO (1) WO2007024320A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8387112B1 (en) * 2008-10-29 2013-02-26 Juniper Networks, Inc. Automatic software update on network devices
US20110010747A1 (en) * 2009-07-10 2011-01-13 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for customized initialization of digital host device
CN102082967A (zh) * 2010-10-15 2011-06-01 福建新大陆通信科技股份有限公司 一种机顶盒更换字体的方法
EP2974223A2 (en) 2013-03-15 2016-01-20 Assa Abloy AB Digital credential with embedded authentication instructions
JP6104194B2 (ja) 2014-02-24 2017-03-29 キヤノン株式会社 画像形成装置、画像形成装置の制御方法、及びプログラム

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7526771B2 (en) * 2003-11-12 2009-04-28 Ntt Docomo, Inc. Method and apparatus for configuring an application while the application is running

Also Published As

Publication number Publication date
CN101248418A (zh) 2008-08-20
CA2619558A1 (en) 2007-03-01
MX2008002494A (es) 2008-11-12
WO2007024320A1 (en) 2007-03-01
KR20080047368A (ko) 2008-05-28
US20090094660A1 (en) 2009-04-09
EP1955149A1 (en) 2008-08-13
JP2009506421A (ja) 2009-02-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7346672B2 (en) Automatic TFTP firmware download
US6012100A (en) System and method of configuring a remotely managed secure network interface
US6073172A (en) Initializing and reconfiguring a secure network interface
US9167030B2 (en) Application execution system, computer, application execution device, and control method and program for an application execution system
EP1780940B1 (en) High availability network systems
US20040054718A1 (en) Application services gateway
BRPI0615231A2 (pt) mÉtodo e aparelho para configurar um dispositivo a partir de uma rede
US8972532B2 (en) Providing hardware configuration management for heterogeneous computers
EP1408671B1 (en) Server client system for automatically setting port numbers used to initiate or continue a data communication
US7209481B2 (en) System and method for automated network address cloning for routers
JP2003087424A (ja) インターネット接続サーバ、初期設定サーバ、ホストサーバ、およびインターネット接続サーバの遠隔管理システム
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Configuring Additional File Transfer Functions
Cisco Configuring Additional File Transfer Functions
Cisco Configuring Additional File Transfer Functions
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Config. Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Loading System Images and Configuration Files
Cisco Configuring the Catalyst 4000 Family Switch for the First Time
Cisco Loading System Images and Configuration Files

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.