BRPI0612416A2 - método de comunicação sem fio e wlan para mensagens de administração de atrasos de sinalização - Google Patents

método de comunicação sem fio e wlan para mensagens de administração de atrasos de sinalização Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612416A2
BRPI0612416A2 BRPI0612416-0A BRPI0612416A BRPI0612416A2 BR PI0612416 A2 BRPI0612416 A2 BR PI0612416A2 BR PI0612416 A BRPI0612416 A BR PI0612416A BR PI0612416 A2 BRPI0612416 A2 BR PI0612416A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wtrus
delay management
delay
message
wtru
Prior art date
Application number
BRPI0612416-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Vincent Roy
Paul Marinier
Original Assignee
Interdigital Tech Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37215217&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0612416(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Interdigital Tech Corp filed Critical Interdigital Tech Corp
Publication of BRPI0612416A2 publication Critical patent/BRPI0612416A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access
    • H04W74/08Non-scheduled access, e.g. ALOHA
    • H04W74/0808Non-scheduled access, e.g. ALOHA using carrier sensing, e.g. carrier sense multiple access [CSMA]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W52/00Power management, e.g. TPC [Transmission Power Control], power saving or power classes
    • H04W52/04TPC
    • H04W52/30TPC using constraints in the total amount of available transmission power
    • H04W52/36TPC using constraints in the total amount of available transmission power with a discrete range or set of values, e.g. step size, ramping or offsets
    • H04W52/367Power values between minimum and maximum limits, e.g. dynamic range
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/16Central resource management; Negotiation of resources or communication parameters, e.g. negotiating bandwidth or QoS [Quality of Service]
    • H04W28/24Negotiating SLA [Service Level Agreement]; Negotiating QoS [Quality of Service]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)

Abstract

Método de comunicação sem fio e WLAN para mensagens de administração de atrasos de sinalização. é implementado método de administração de atrasos em rede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs). O AP envia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos para as WTRUs, para determinar as capacidades de administração de atrasos das WTRUs. Em resposta, cada uma das WTRUs envia mensagem indicadora de capacidades de administração de atrasos para o AP. O AP pode também enviar mensagem de configurações de parâmetros de administração de atrasos para as WTRUs para indicar valores de configuração de parâmetros de administração de atrasos. Em resposta, cada uma das WTRUs pode enviar opcionalmente mensagem de confirmação de execução de configurações de parâmetros de administração de atrasos para o AP. As WTRUs podem também definir os valores de vários parâmetros de administração de atrasos conforme certa regra especificada em mensagem de regras de administração de atrasos enviada pelo AP. Opcionalmente, as WTRUs podem responder para o AP com mensagem de confirmação de execução de regras de administração de atrasos.

Description

Método de comunicação sem fio e WLAN para mensagens de administração de
atrasos de sinalização.
A presente invenção refere-se a rede de área local sem fio(WLAN). Mais especificamente, a presente invenção refere-se à implementação deestratégias de administração de atrasos na WLAN.
ANTECEDENTES
Rede de área local sem fio (WLAN)1 tal como (mas semlimitações) WLAN IEEE 802, utiliza esquema de evitar colisões/múltiplo acesso nosentido da portadora (CSMA/CA) para compartilhar meio sem fio (WM) dentre uma sériede unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs) (ou seja, estações móveis(STAs)). Este esquema força as WTRUs a verificar se o WM está vago ou ocupadoantes de transmitir pacote. Isso é realizado utilizando função de determinação de canaisclaros (CCA). Caso WTRU verifique que o canal está ocupado (posteriormentedenominada WTRU ouvindo outra transmissão), a WTRU não pode transmitir o seupacote e necessita aguardar até que o canal esteja vago antes de tentar obter acontenção do canal. Isso é denominado atraso. Ao evitar que duas WTRUs que seouvem entre si transmitam simultaneamente, o esquema de CSMA/CA controla o nívelde interferência no sistema.
Baixo nível de interferência em WLAN aumentaindiretamente a capacidade do sistema, pois o rendimento atingido em cada link de rádioaumenta à medida que cai a interferência. Por outro lado, os custos associados àprevenção de que dois nós que se ouvem entre si transmitam simultaneamente nomesmo canal são realizados pelo fato de que os escassos recursos de canais deespectro não podem ser reutilizados, o que gera restrições de capacidade em sistemasem que diversos sistemas de estações base (BSSs) utilizam o mesmo canal.
Em sistemas CSMA/CA, a determinação de se primeiraWTRU atrasa ou não para segunda WTRU (em que a segunda WTRU está localizadaem dada perda de trajeto da primeira WTRU) depende de dois fatores: (1) a potência detransmissão utilizada pela primeira WTRU; e (2) os limites de atraso/recepção utilizadospela segunda WTRU. É possível, portanto, controlar o nível de atraso e, desta forma, acapacidade em WLAN por meio do controle de um ou ambos estes fatores. Dois limitesde atraso/recepção fundamentais podem ser utilizados nas funções de CCA de WTRUsque operam em CSMA/CA, que são: (1) o limite de detecção de energia (EDT)1 querepresenta a menor potência de sinal recebida para a qual a recepção de pacote serátentada; e (2) o limite de atraso (DT), que representa a menor potência de sinal recebidapara a qual será atrasada a transmissão de pacote pela WTRU.
Em resumo, às vezes é melhor, do ponto de vista dacapacidade, reduzir a potência de transmissão e/ou aumentar o DT/EDT de WTRUs emBSSs cocanais, de tal forma que as WTRUs de um dos BSSs não atrasem até outro dosBSSs e vice versa. Podem surgir problemas, entretanto, caso o ajuste dos parâmetros deatraso seja realizado individualmente em cada WTRU sem consideração do efeito desteajuste para outras WTRUs. Caso WTRU reduza excessivamente a sua potência detransmissão, entretanto, pode tornar-se impossível que outras WTRUs no mesmo BSSdetectem o sinal desta WTRU acima do EDT ou DT e surgiria situação de nó oculto,resultando em redução da capacidade. Fenômenos de nós ocultos ao longo dos BSSspodem também ocorrer. Para que a otimização funcione adequadamente, é necessáriocoordenação entre as WTRUs para permitir a reunião de todas as informaçõesnecessárias no nó que toma a decisão sobre a configuração dos parâmetros de atraso.
Este nó poderá ser a própria WTRU ou ponto de acesso (AP) ao qual a WTRU estáassociada. Neste último caso, também é necessário coordenação para permitir que o APcomunique os valores dos parâmetros de atraso ideais para a(s) WTRU(s) indicada(s).
RESUMO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a método de administraçãode atrasos que é implementado em WLAN que inclui AP e uma série de WTRUs. O APenvia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos para asWTRUs, para determinar as capacidades de administração de atrasos das WTRUs, taiscomo potência máxima de transmissão, transmissão mínima e/ou faixa dinâmica,DT/EDT mínimo e máximo e diferentes modos de CCA. Em resposta, cada uma dasWTRUs envia mensagem indicadora das capacidades de administração de atrasos parao AP. O AP pode também enviar mensagem de configuração de parâmetros deadministração de atrasos para as WTRUs, para indicar valores de configuração deparâmetros de administração de atrasos, que incluem identificação de destino demensagens, limite de tempo de configuração e configurações de potência detransmissão. Em resposta, cada uma das WTRUs pode enviar opcionalmente mensagemde confirmação de execução de configurações de parâmetros de administração deatrasos para o AP. Em realização alternativa, as WTRUs podem definir os valores dediversos parâmetros de administração de atrasos conforme certa regra especificada emmensagem de regras de administração de atrasos enviada pelo AP. Opcionalmente, asWTRUs podem responder para o AP com mensagem de confirmação de execução deregras de administração de atrasos que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da regra.
A presente invenção refere-se a sistemas sem fio queutilizam esquema CSMA/CA, tais como (mas sem limitações) a família de padrões IEEE802. Estratégias de administração de atrasos são implementadas de maneiracoordenada entre todas as WTRUs. Em meio e sistemas sem fio relativamente grandes,estratégias de administração de atrasos podem aumentar a capacidade do sistema emfatores de mais de 500%. Um exemplo específico em que se aplica a presente invençãoencontra-se dentro do escopo do padrão IEEE 802.11v.
A presente invenção fornece os mecanismos que permitemque as WTRUs de BSS definam os seus parâmetros de administração de atrasos demaneira coordenada, o que, por fim, permitirá políticas de administração de atrasos quese capitalizam totalmente sobre o aumento potencial de capacidade que podem oferecer.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Compreensão mais detalhada da presente invenção podeser obtida a partir do relatório descritivo a seguir, fornecido como forma de exemplo e aser compreendido em conjunto com as figuras anexas, nas quais:
a Figura 1 é diagrama de fluxo de sinal de procedimento de sinalização deadministração de atrasos em que AP define parâmetros de atraso a serem utilizados poruma série de WTRUs conforme a presente invenção;
a Figura 2 é diagrama de fluxo de sinal de procedimento de sinalização deadministração de atrasos utilizado durante medições de WTRU conforme a presenteinvenção; e
a Figura 3 é diagrama de fluxo de sinal de procedimento de sinalização deadministração de atrasos em que regras de administração de atrasos utilizadas por pelomenos uma WTRU são definidas pelo AP conforme a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS REALIZAÇÕES PREFERIDAS
Embora as características e os elementos da presenteinvenção sejam descritos nas realizações preferidas em combinações específicas, cadacaracterística ou elemento pode ser utilizado isoladamente (sem as demaiscaracterísticas e elementos das realizações preferidas) ou em várias combinações comou sem outras características e elementos conforme a presente invenção.
Quando indicado a seguir, a terminologia "WTRU" inclui,mas sem limitar-se a equipamento de usuário (UE), estação móvel, unidade de assinantefixa ou móvel, pager ou qualquer outro tipo de dispositivo capaz de operar em ambientesem fio. Quando indicado a seguir, a terminologia "AP" inclui, mas sem limitar-se aestação base, Nó B, controlador de local ou qualquer outro tipo de dispositivo deinterface em ambiente sem fio.
A presente invenção fornece duas realizações preferidaspara implementação de administração de atrasos. Na primeira realização, AP comunicadiretamente para pelo menos uma das suas WTRUs associadas os valores em queessas WTRUs devem definir os seus parâmetros de administração de atrasos. Nasegunda realização, AP comunica para pelo menos uma das suas WTRUs associadas asregras de cálculo e configurações dos seus próprios parâmetros de administração deatrasos.Existem dois procedimentos de sinalização preferidos parapermitir o controle dos parâmetros de administração de atrasos de WTRUs por AP embase individual. O primeiro procedimento de sinalização permite que o AP indique parapelo menos uma WTRU os parâmetros de atraso que a pelo menos uma WTRU deveráutilizar. O segundo procedimento de sinalização permite que AP recolha medições depelo menos uma WTRU que são relevantes para a determinação dos parâmetros deatraso que a pelo menos uma WTRU deverá utilizar.
A Figura 1 é diagrama de fluxo do primeiro procedimento desinalização que é implementado em sistema de comunicação sem fio (tal como WLAN)100 que inclui AP 105 e uma série de WTRUs 11O1 - 110N. O AP 105 envia mensagemde solicitação de capacidades de administração de atrasos 115 para uma WTRU ouvárias WTRUs para relatar as suas capacidades de administração de atrasos. Amensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos 115 pode sertransmitida na forma de sinal broadcast, multicast ou unicast. As capacidades deadministração de atrasos incluem os parâmetros a seguir:
1. potência máxima de transmissão, potência mínima de transmissão e/ou faixa dinâmicada WTRU;
2. DT/EDT mínimo e DT/EDT máximo que a WTRU pode utilizar; e
3. modos CCA (Determinação de Canais Claros) diferentes que a WTRU sustenta.
Mensagem indicadora das capacidades de administração deatrasos 120 pode ser enviada pela(s) WTRU(s) 110 em resposta à mensagem desolicitação de capacidades de administração de atrasos 115 enviada pela AP 105 oupode ser enviada como mensagem isolada. A mensagem indicadora de capacidades deadministração de atrasos 120 pode ser anexada a essa mensagem de solicitação deassociação ou a outra mensagem ligada a procedimento de controle deadmissão/associação que administra a admissão da WTRU 110 na WLAN 100.
Mensagem de configuração de parâmetros deadministração de atrasos 125 é enviada pelo AP 105 para uma ou mais das WTRUs 110,o que indica quais valores devem ser definidos para os seus parâmetros deadministração de atrasos. A mensagem de configuração de parâmetros de administraçãode atrasos 125 pode ser transmitida na forma de sinal de broadcast, multicast ou unicaste inclui preferencialmente as informações a seguir:
1. É fornecida a identificação da WTRU de destino para a mensagem. Preferencialmente,a identificação seria endereço de controle de acesso a meios (MAC), mas qualquer outrotipo de identificador de destino de WTRU pode ser utilizado.
2. O momento em que a configuração de parâmetro de administração de atrasos daWTRU conforme mensagem de configurações de parâmetros de administração deatrasos necessita ter lugar. Alternativamente, a mensagem de configurações deparâmetros de administração de atrasos 125 pode indicar o limite de tempo em que aconfiguração necessita haver tomado lugar. A informação de tempo pode ser expressana forma de compensação de tempo ou em termos absolutos.
3. Os parâmetros de administração de atrasos e os valores que a WTRU necessitautilizar. Exemplos desses parâmetros são:
a. Configurações de potência de transmissão em operações normais.
b. Configurações de potência de transmissão em operações especiais. Exemplos deoperações especiais incluem, mas sem limitar-se a operações de varrimento e coleta demedições.
c. Configurações de DT/EDT em operações normais.
d. Configurações de DT/EDT em operações especiais. Exemplos de operações especiaisincluem, mas sem limitar-se a operações de varrimento e coleta de medições.
e. Modo(s) de CCA.
Conforme exibido na Figura 1, mensagem de confirmaçãode execução de configurações de parâmetros de administração de atrasos 130 pode seropcionalmente enviada pela(s) WTRU(s) 110 para confirmar para o AP 105 que tevelugar a configuração indicada em dada mensagem de configurações de parâmetros deadministração de atrasos 125. A mensagem de confirmação de execução deconfigurações de parâmetros de administração de atrasos opcional 130 pode incluirqualquer dos parâmetros especificados na mensagem de configurações de parâmetrosde administração de atrasos descrita acima ou pode referir-se a identificador detransações que associaria a mensagem de confirmação de execução de configuraçõesde parâmetros de administração de atrasos 130 à mensagem de configurações deparâmetros de administração de atrasos correspondente 125. A razão da especificaçãoda administração de atrasos na mensagem de confirmação de execução deconfigurações de parâmetros de administração de atrasos 130 seria permitir que o AP105 relatasse os parâmetros reais que foram definidos conforme a mensagem deconfigurações de parâmetros de administração de atrasos 125. Caso o AP 105 informe àWTRU 110, por exemplo, que defina a sua potência de transmissão em 0 dBm e seuEDT em -75 dBm, é possível que a WTRU 110 rebaixasse o seu EDT para -75 dBm etambém reduzisse a sua potência, mas fosse incapaz de reduzi-lo para menos de 13dBm. Neste caso, a WTRU 110 poderá enviar mensagem de confirmação de execuçãode configurações de parâmetros de administração de atrasos 130 que indica as posiçõesreais da configuração que poderão ser atingidas fornecendo-se o mesmo tipo deinformação que pode ser encontrado na mensagem de configuração de parâmetros deadministração de atrasos 125.
A Figura 2 é diagrama de fluxo do segundo procedimento desinalização que é implementado em sistema de comunicação sem fio 200 que inclui AP205 e uma série de WTRUs 21 Oi a 210N. O segundo procedimento de sinalizaçãopermite que o AP 205 recolha medições de WTRU(s) 210 que é (são) relevante(s) para adeterminação dos parâmetros de atraso que a(s) WTRU(s) 210 deverá(ão) utilizar. Asmedições relevantes incluem, mas sem limitar-se a:
1. potência de sinal (ou sua média) de pacotes que WTRU recebe de outras WTRUsespecíficas; e
2. número e duração total de pacotes recebidos por WTRU que se originam de outrasWTRUs específicas.
Este procedimento de sinalização compensa a possibilidadede que os parâmetros de administração de atrasos que são ideais em termos defornecimento de capacidade durante operações normais podem não ser ideais quando aWTRU 210 necessitar realizar medições, tal como durante o período de varrimento. Emsituação específica em que é desejável que dada WTRU 210 aumente o seu DT/EDT emoperações normais, por exemplo, alto DT/EDT poderá prejudicar a capacidade da WTRU210 de medir precisamente certas medidas tais como a ocupação de canais. Para evitaresse prejuízo, o AP 205 indica, como parte de solicitação de medição, qual parâmetro deadministração de atrasos WTRU deverá utilizar ao recolher medições.
Conforme exibido na Figura 2, mensagem de solicitação demedições 215 é enviada pelo AP 205 para a(s) WTRU(s) 210 que indica qual tipo demedição as WTRUs 210 devem realizar e qual parâmetro de administração de atrasos(tal como DT/EDT, modo CCA ou similar) deverá utilizar ao recolher a medição solicitada.Mensagem de relatório de medição 220 é enviada pela(s) WTRU(s) 210 para o AP 205,que indica os resultados da medição e quais parâmetros de administração de atrasos(tais como DT/EDT, modo CCA ou similares) foram realmente utilizados para recolher amedição relatada. As mensagens 215 e 220 podem ser utilizadas separadamente ou emconjunto. Os parâmetros de administração de atrasos utilizados durante a mediçãopodem ser diferentes dos solicitados pelo AP 205 na mensagem de solicitação demedição 215. Utilizando as medições recolhidas das suas WTRUs associadas 210, o AP205 pode realizar cálculos e determinar os parâmetros de atraso ideais para uso paracada WTRU 210. Uma estratégia possível é, por exemplo, definir o EDT de dada WTRU210 na menor potência de sinal possível (menos margem) de pacotes que esta WTRU210 recebe de outras WTRUs 210 no mesmo BSS.
Conforme explicado anteriormente, existe a necessidade derealização de administração de atrasos de maneira coordenada ao longo de todas asWTRUs para que o sistema se capitalize totalmente sobre o ganho de capacidade quepode ser atingido por meio de administração de atrasos. Anteriormente, foramapresentados mecanismos de sinalização que permitem que AP determine ativamente osvalores e defina os parâmetros de administração de atrasos de cada uma das suasWTRUs associadas de forma direta. Esta estratégia garante que as configurações deparâmetros de administração de atrasos para cada WTRU sejam coerentes, pois sãocalculadas em local central (ou seja, o AP). Por outro lado, este esquema centralizadodepende do fato de que o AP recolhe quantidade significativa de medições e sinalizaçãodas WTRUs. Para que AP seja capaz de determinar o valor DT/EDT, por exemplo, dever-se-á utilizar WTRU de tal forma que a WTRU não atrase para dada WTRU extra-BSScocanal, o AP pode necessitar determinar a potência de sinal de pacotes que a WTRUrecebe da WTRU extra-BSS.
Esquema alternativo que reduz a quantidade de sinalizaçãonecessária no sistema é ter cada WTRU responsável por determinar e configurar osvalores dos seus parâmetros de administração de atrasos, mas ter o AP definindo asinstruções ou regras que as WTRUs necessitam seguir ao determinar os valores e definiros seus parâmetros de administração de atrasos. Este esquema fornece consistênciaentre a estratégia de administração de atrasos utilizada por cada WTRU ao mesmotempo em que libera o sistema de parte da sinalização entre a WTRU e o AP.
A Figura 3 exibe procedimento de sinalização que éimplementado em sistema de comunicação sem fio 300 que inclui AP 305 e uma série deWTRUs SIO1 a 310N. O AP 305 envia mensagem de regra de administração de atrasos315 para pelo menos uma WTRU 310 que especifica certa regra que a WTRU 310necessita seguir para a determinação dos valores para uso para os seus parâmetros deadministração de atrasos. Opcionalmente, após calcular a configuração adequada dosparâmetros de administração de atrasos conforme a regra enviada pelo AP 305, a WTRU310 pode responder para o AP 305 com mensagem de confirmação de execução deregras de administração de atrasos 320 que contém o(s) valor(es) real(is) do(s)parâmetro(s) de administração de atrasos resultante(s) da execução da regra. Estasinformações podem ser utilizadas em seguida pelo AP 305 ao enviar mensagens deregras de administração de atrasos 315 para outras WTRUs 310.
As informações que necessitam ser conduzidas para aWTRU 310 pelo AP 305 dependem, até certo ponto, da regra que o AP 305 desejaexecutar. Encontram-se abaixo exemplos de regras genéricas mas inovadoras quepodem ser utilizadas, bem como os parâmetros de entrada que o AP 305 tipicamentenecessitaria fornecer para permitir a implementação da regra pela WTRU 310.
A primeira regra especifica quais WTRUs devem seratrasadas pela(s) WTRU(s) 310. Esta regra informa à(s) WTRU(s) 310 que deverá(ão)configurar o seu DT/EDT no valor mais alto possível, de forma a poder ouvir certoconjunto de WTRUs. Em uma realização, o AP 305 poderá selecionar o conjunto deWTRUs como sendo todas as WTRUs no BSS. Isso significaria que as WTRUs 310definiriam os seus parâmetros de DT/EDT máximos possíveis, garantindo ainda aomesmo tempo que eles ouçam todas as WTRUs no seu BSS.
Na realização preferida, as regras que a WTRU 310necessita seguir e a lista das WTRUs que a WTRU 310 necessita atrasar podem serincluídas em uma única mensagem, mas poderão também ser conduzidas em duasmensagens separadas em outra realização. A mensagem poderá também especificarmargem M que a WTRU 310 deverá utilizar ao determinar o valor do parâmetro. Caso aWTRU 310 determine, por exemplo, que o valor máximo no qual ouviria todos os seusvizinhos é DT/EDT de -85 dBm, margem de 3 dB indicaria que a WTRU 310 necessitariadefinir o seu parâmetro DT/EDT em -85 dBm - margem = -88 dBm.
Esta regra poderá ser resumida pela equação a seguir:
DT/EDTwtru = min_function (max DTZEDT1, max
DT/EDT2.....max DT/EDTN) - M (Equação 1)
em que max DT/EDTn é o DT/EDT máximo necessário paraouvir WTRUn, em que η é identificador de WTRU e M representa a margem, em quetodos estes valores são fornecidos pelo AP 305.
Outra regra preferida especifica para a WTRU 310 oconjunto de WTRUs pelo qual necessita ser ouvido. Esta regra diz à WTRU 310 quedeverá definir a sua potência de transmissão no valor mais baixo possível que garanta asua audição por certo conjunto de WTRUs.
Em uma realização, o AP 305 seleciona o conjunto deWTRUs para incluir todas as WTRUs no BSS. Isso indicaria que as WTRUs 310definiriam a sua potência de transmissão no valor mais baixo possível que garanta a suaaudição por todas as WTRUs no seu BSS.
Na realização preferida, as regras que as WTRUs 310necessitam seguir e a lista das WTRUs que a WTRU 310 necessita garantir a suaaudição seriam incluídas em uma única mensagem, mas poderão também serconduzidas em duas mensagens separadas em outra realização. A mensagem poderátambém especificar o valor DT/EDT utilizado por cada uma das WTRUs que necessitamouvir a WTRU 310. A mensagem poderá também incluir margem que a WTRU 310deverá utilizar ao determinar o valor do parâmetro de potência de transmissão. Caso aWTRU 310 determine, por exemplo, que potência de 8 dBm permitirá a sua audiência portodas as WTRUs especificadas na lista fornecida pelo AP 305, margem de 3 dB indicariaque a WTRU 310 definiria a sua potência de transmissão em 8 dBm + margem = 11dBm. A mensagem poderá também especificar a velocidade mínima de transmissão quea WTRU 310 não deverá ultrapassar ao reduzir a sua potência de transmissão.
Esta regra poderá ser resumida pelas equações a seguir:
Tx_PowerwTRu = max_function (min_function (minTx_Powen, min Tx_Power2,..., min Tx_PowerN) + M), min Tx_PowerRATE(Equação 2)
em que min Tx_Powen = valor DT/EDT de WTRUi + perdade trajeto entre WTRUi e WTRU e min Tx_PowerRATE é a potência mínima detransmissão para atingir a velocidade de transmissão desejada e min Tx_Powern é apotência mínima de transmissão necessária para ser ouvida pela WTRUn em que η éidentificador de WTRU.
REALIZAÇÕES
1. Método de administração de atrasos implementado em rede de área local sem fio(WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão erecepção sem fio (WTRUs), em que o método compreende:
(a) o AP envia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasospara pelo menos uma das WTRUs para relatar as capacidades de administração deatrasos do AP; e
(b) cada uma das pelo menos uma WTRU envia mensagem indicadora de capacidadesde administração de atrasos para o AP em resposta à solicitação de capacidades deadministração de atrasos.
2. Método conforme a realização 1, que compreende adicionalmente:
(c) o AP envia mensagem de configurações de parâmetros de administração de atrasospara a pelo menos uma das WTRUs para indicar valores de configuração de parâmetrosde administração de atrasos; e
(d) cada uma das pelo menos uma das WTRUs envia mensagem de confirmação deexecução de configurações de parâmetros de administração de atrasos para o AP emresposta à mensagem de configurações de parâmetros de administração de atrasos.
3. Método conforme a realização 1, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal broadcast.
4. Método conforme a realização 1, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal multicast.
5. Método conforme a realização 1, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal unicast.
6. Método conforme a realização 1, em que as capacidades de administração de atrasosindicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração de atrasosincluem pelo menos um dentre a potência máxima de transmissão da WTRU,transmissão mínima da WTRU e faixa dinâmica da WTRU.
7. Método conforme a realização 1, em que as capacidades de administração de atrasosindicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração de atrasosincluem pelo menos um dentre limite de atraso (DT)/limite de detecção de energia (EDT)mínimo e máximo que a WTRU pode utilizar.
8. Método conforme a realização 1, em que as capacidades de administração de atrasosindicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração de atrasosincluem diferentes modos de determinação de canais claros (CCA) que a WTRUsustenta.
9. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração de parâmetrosde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal broadcast.
10. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos é transmitida na forma de sinal multicast.
11. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos é transmitida na forma de sinal unicast.
12. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui endereço de controle de acesso a meios(MAC) da WTRU à qual é destinada a mensagem de configuração de parâmetros deadministração de atrasos.
13. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui informações de tempo que indicamquando os parâmetros de administração de atrasos necessitam ser configurados.
14. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui parâmetros que incluem configurações depotência de transmissão.
15. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui parâmetros que incluem configurações delimite de atrasos (DT) e limite de detecção de energia (EDT).
16. Método conforme a realização 2, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui pelo menos um parâmetro de modo dedeterminação de canais claros (CCA).
17. Método de administração de atrasos implementado em rede de área local sem fio(WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão erecepção sem fio (WTRUs)1 em que o método compreende:
(a) o AP envia mensagem de solicitação de medições para pelo menos uma das WTRUsque indica qual tipo de medição a WTRU deve realizar e qual parâmetro deadministração de atrasos deverá ser utilizado ao recolher a medição solicitada; e
(b) cada uma dentre a pelo menos uma das WTRUs envia mensagem de relatório demedição para o AP que indica os resultados da medição e quais parâmetros deadministração de atrasos foram realmente utilizados para recolher a medição.
18. Método de administração de atrasos implementado em rede de área local sem fio(WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão erecepção sem fio (WTRUs), em que o método compreende:
- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar os valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetro de limite de atrasos (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) em valor mais alto possível, de tal forma que a pelo menos uma dasWTRUs possa ouvir WTRUs selecionadas.
19. Método conforme a realização 18, em que as WTRUs selecionadas estão todaslocalizadas no mesmo sistema de estação base (BSS).
20. Método de administração de atrasos implementado em rede de área local sem fio(WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão erecepção sem fio (WTRUs), em que o método compreende:
- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetro de limite de atraso (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) até o valor mais alto possível em que a pelo menos uma das WTRUspode ouvir WTRUs selecionadas menos margem M especificada pela certa regra.
21. Método conforme a realização 20, em que a margem M é 3 dB e o valor mais altopossível do parâmetro DT/EDT é de -85 dBm, o que resulta na configuração do valor doparâmetro DT/EDT em -88 dBm.
22. Método conforme a realização 20, que compreende adicionalmente:
- a pelo menos uma WTRU calcula os valores adequados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra; e
- a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
23. Método de administração de atrasos implementado em rede de área local sem fio(WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série de unidades de transmissão erecepção sem fio (WTRUs), em que o método compreende:
- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio da configuração da potência de transmissão em valor mais baixo possível quegarante que a pelo menos uma das WTRUs seja ouvida por WTRUs selecionadas.
24. Método conforme a realização 23, em que a mensagem de regra de administração deatrasos inclui margem M que a pelo menos uma das WTRUs deverá utilizar aodeterminar o valor da potência da transmissão.
25. Método conforme a realização 24, em que a margem é de 3 dB e a potência mínimade transmissão é de 8 dBm, o que resulta em configuração do valor da potência detransmissão em 11 dBm.
26. Método conforme a realização 23, em que a mensagem de regra de administração deatrasos especifica velocidade mínima de transmissão que a pelo menos uma dasWTRUs não deverá exceder ao configurar a potência de transmissão.
27. Método conforme a realização 23, que compreende adicionalmente:
- a pelo menos uma WTRU calcula os valores apropriados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra; e
- a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
28. Rede de área local sem fio (WLAN) que compreende:
- ponto de acesso (AP); e
- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs) em que o APenvia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos para pelomenos uma das WTRUs para relatar as suas capacidades de administração de atrasos ecada uma dentre a pelo menos uma das WTRUs envia mensagem indicadora decapacidades de administração de atrasos para o AP em resposta à solicitação decapacidades de administração de atrasos.
29. WLAN conforme a realização 28, em que o AP envia mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos para a pelo menos uma das WTRUs paraindicar valores de configuração de parâmetros de administração de atrasos e cada umadentre a pelo menos uma das WTRUs envia mensagem de confirmação de execução deconfigurações de parâmetros de administração de atrasos para o AP em resposta àmensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos.
30. WLAN conforme a realização 28, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal broadcast.
31. WLAN conforme a realização 28, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal multicast.
32. WLAN conforme a realização 28, em que a mensagem de solicitação de capacidadesde administração de atrasos é transmitida na forma de sinal unicast.
33. WLAN conforme a realização 28, em que as capacidades de administração deatrasos indicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração deatrasos incluem pelo menos uma dentre a potência máxima de transmissão da WTRU,transmissão mínima da WTRU e faixa dinâmica da WTRU.
34. WLAN conforme a realização 28, em que as capacidades de administração deatrasos indicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração deatrasos incluem pelo menos um dentre limite de atraso (DT)/limite de detecção deenergia (EDT) mínimo e máximo que a WTRU pode utilizar.
35. WLAN conforme a realização 28, em que as capacidades de administração deatrasos indicadas pela mensagem indicadora de capacidades de administração deatrasos incluem diferentes modos de determinação de canais claros (CCA) sustentadospela WTRU.
36. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos é transmitida na forma de sinal broadcast.
37. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos é transmitida na forma de sinal multicast.
38. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos é transmitida na forma de sinal unicast.
39. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui endereço de controle de acesso a meios(MAC) da WTRU à qual é destinada a mensagem de configuração de parâmetros deadministração de atrasos.
40. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui a informação de tempo que indica quandoos parâmetros de administração de atrasos necessitam ser configurados.
41. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui parâmetros que incluem configurações depotência de transmissão.
42. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui parâmetros que incluem configurações delimite de atraso (DT)/limite de detecção de energia (EDT).
43. WLAN conforme a realização 29, em que a mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos inclui pelo menos um parâmetro de modo dedeterminação de canais claros (CCA).
44. Rede de área local sem fio (WLAN) que compreende:
- ponto de acesso (AP); e
- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o APenvia mensagem de solicitação de medição para pelo menos uma das WTRUs queindica qual tipo de medição a WTRU deve realizar, qual parâmetro de administração deatrasos deverá ser utilizado ao recolher a medição solicitada e qual da pelo menos umaWTRU envia mensagem de relatório de medição para o AP que indica os resultados damedição e quais parâmetros de administração de atrasos foram realmente utilizados pararecolher a medição.45. Rede de área local sem fio (WLAN) que compreende:
- ponto de acesso (AP); e
- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs)1 em que o APenvia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetro limite de atraso (DT)/limite de detecção deenergia (EDT) em valor mais alto possível, de tal forma que a pelo menos uma dasWTRUs possa ouvir WTRUs selecionadas.
46. WLAN conforme a realização 45, em que as WTRUs selecionadas estão todas- localizadas no mesmo sistema de estação base (BSS).
47. WLAN conforme a realização 45, em que a pelo menos uma WTRU calcula osvalores apropriados dos parâmetros de administração de atrasos conforme a certa regrae a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
48. Rede de área local sem fio (WLAN) que compreende:
- ponto de acesso (AP); e
- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs)1 em que o APenvia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetros de limite de atraso (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) em valor mais alto possível em que a pelo menos uma das WTRUspode ouvir WTRUs selecionadas menos margem M especificada pela certa regra.
49. WLAN conforme a realização 48, em que a margem M é de 3 dB e o valor mais altopossível do parâmetro DT/EDT é de -85 dBm, o que resulta em definição do valor doparâmetro DT/EDT em -88 dBm.
50. WLAN conforme a realização 48, em que a pelo menos uma WTRU calcula osvalores apropriados dos parâmetros de administração de atrasos conforme a certa regrae a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
51. Rede de área local sem fio (WLAN) que compreende:
- ponto de acesso (AP); e
uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o AP enviamensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma das WTRUs queespecifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir para determinarvalores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regra especificaquais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs por meio deconfiguração da potência de transmissão em valor mais baixo possível que garante que apelo menos uma das WTRUs seja ouvida por WTRUs selecionadas.
52. WLAN conforme a realização 51, em que a mensagem de regra de administração deatrasos inclui margem M que a pelo menos uma das WTRUs deverá utilizar aodeterminar o valor da potência de transmissão.
53. WLAN conforme a realização 52, em que a margem é de 3 dB e a potência mínimade transmissão é de 8 dBm, o que resulta na configuração do valor da potência detransmissão em 11 dBm.
54. WLAN conforme a realização 51, em que a mensagem de regra de administração deatrasos especifica velocidade mínima de transmissão que a pelo menos uma dasWTRUs não deverá exceder ao estabelecer a potência de transmissão.
55. WLAN conforme a realização 51, em que a pelo menos uma WTRU calcula osvalores apropriados dos parâmetros de administração de atrasos conforme a certa regrae a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
Embora as características e os elementos conforme apresente invenção sejam descritos nas realizações preferidas em combinaçõesespecíficas, cada característica ou elemento pode ser utilizado isoladamente ou emvárias combinações com ou sem outras características e elementos conforme a presenteinvenção.

Claims (55)

1. Método de administração de atrasos implementado emrede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série deunidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs)1 em que o método écaracterizado por compreender:(a) o AP envia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasospara pelo menos uma das WTRUs para relatar as capacidades de administração deatrasos do AP; e(b) cada uma das pelo menos uma WTRU envia mensagem indicadora de capacidadesde administração de atrasos para o AP em resposta à solicitação de capacidades deadministração de atrasos.
2. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que compreende adicionalmente:(c) o AP envia mensagem de configurações de parâmetros de administração de atrasospara a pelo menos uma das WTRUs para indicar valores de configuração de parâmetrosde administração de atrasos; e(d) cada uma das pelo menos uma das WTRUs envia mensagem de confirmação deexecução de configurações de parâmetros de administração de atrasos para o AP emresposta â mensagem de configurações de parâmetros de administração de atrasos.
3. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal broadcast.
4. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal multicast.
5. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal unicast.
6. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem pelo menos um dentre apotência máxima de transmissão da WTRU1 transmissão mínima da WTRU e faixadinâmica da WTRU.
7. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem pelo menos um dentrelimite de atraso (DT)/limite de detecção de energia (EDT) mínimo e máximo que a WTRUpode utilizar.
8. Método conforme a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem diferentes modos dedeterminação de canais claros (CCA) que a WTRU sustenta.
9. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal broadcast.
10. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal multicast.
11. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal unicast.
12. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui endereço de controle de acesso a meios (MAC) da WTRU à qual é destinada amensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos.
13. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui informações de tempo que indicam quando os parâmetros de administração deatrasos necessitam ser configurados.
14. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui parâmetros que incluem configurações de potência de transmissão.
15. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui parâmetros que incluem configurações de limite de atrasos (DT) e limite dedetecção de energia (EDT).
16. Método conforme a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui pelo menos um parâmetro de modo de determinação de canais claros (CCA).
17. Método de administração de atrasos implementado emrede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série deunidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o método écaracterizado por compreender:(a) o AP envia mensagem de solicitação de medições para pelo menos uma das WTRUsque indica qual tipo de medição a WTRU deve realizar e qual parâmetro deadministração de atrasos deverá ser utilizado ao recolher a medição solicitada; e(b) cada uma dentre a pelo menos uma das WTRUs envia mensagem de relatório demedição para o AP que indica os resultados da medição e quais parâmetros deadministração de atrasos foram realmente utilizados para recolher a medição.
18. Método de administração de atrasos implementado emrede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série deunidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs)1 em que o método écaracterizado por compreender:- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar os valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetro de limite de atrasos (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) em valor mais alto possível, de tal forma que a pelo menos uma dasWTRUs possa ouvir WTRUs selecionadas.
19. Método conforme a reivindicação 18, caracterizado pelofato de que as WTRUs selecionadas estão todas localizadas no mesmo sistema deestação base (BSS).
20. Método de administração de atrasos implementado emrede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série deunidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o método écaracterizado por compreender:- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetros de limite de atraso (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) até o valor mais alto possível em que a pelo menos uma das WTRUspode ouvir WTRUs selecionadas menos margem M especificada pela certa regra.
21. Método conforme a reivindicação 20, caracterizado pelofato de que a margem M é 3 dB e o valor mais alto possível do parâmetro DT/EDT é de --85 dBm, o que resulta na configuração do valor do parâmetro DT/EDT em -88 dBm.
22. Método conforme a reivindicação 20, caracterizado pelofato de que compreende adicionalmente:a pelo menos uma WTRU calcula os valores adequados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra; e- a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
23. Método de administração de atrasos implementado emrede de área local sem fio (WLAN) que inclui ponto de acesso (AP) e uma série deunidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs)1 em que o método écaracterizado por compreender:- o AP envia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio da configuração da potência de transmissão em valor mais baixo possível quegarante que a pelo menos uma das WTRUs seja ouvida por WTRUs selecionadas.
24. Método conforme a reivindicação 23, caracterizado pelofato de que a mensagem de regra de administração de atrasos inclui margem M que apelo menos uma das WTRUs deverá utilizar ao determinar o valor da potência datransmissão.
25. Método conforme a reivindicação 24, caracterizado pelofato de que a margem é de 3 dB e a potência mínima de transmissão é de 8 dBm, o queresulta em configuração do valor da potência de transmissão em 11 dBm.
26. Método conforme a reivindicação 23, caracterizado pelofato de que a mensagem de regra de administração de atrasos especifica velocidademínima de transmissão que a pelo menos uma das WTRUs não deverá exceder aoconfigurar a potência de transmissão.
27. Método conforme a reivindicação 23, caracterizado pelofato de que compreende adicionalmente:a pelo menos uma WTRU calcula os valores apropriados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra; e- a pelo menos uma WTRU envia mensagem de confirmação de execução de regras deadministração de atrasos para o AP que contém os valores reais dos parâmetros deadministração de atrasos resultantes da execução da certa regra.
28. Rede de área local sem fio (WLAN) caracterizada porcompreender:- ponto de acesso (AP); e- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs) em que o APenvia mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos para pelomenos uma das WTRUs para relatar as suas capacidades de administração de atrasos ecada uma dentre a pelo menos uma das WTRUs envia mensagem indicadora decapacidades de administração de atrasos para o AP em resposta à solicitação decapacidades de administração de atrasos.
29. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que o AP envia mensagem de configuração de parâmetros de administração deatrasos para a pelo menos uma das WTRUs para indicar valores de configuração deparâmetros de administração de atrasos e cada uma dentre a pelo menos uma dasWTRUs envia mensagem de confirmação de execução de configurações de parâmetrosde administração de atrasos para o AP em resposta à mensagem de configuração deparâmetros de administração de atrasos.
30. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal broadcast.
31. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal multicast.
32. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que a mensagem de solicitação de capacidades de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal unicast.
33. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem pelo menos uma dentrea potência máxima de transmissão da WTRU, transmissão mínima da WTRU e faixadinâmica da WTRU.
34. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem pelo menos um dentrelimite de atraso (DT)/limite de detecção de energia (EDT) mínimo e máximo que a WTRUpode utilizar.
35. WLAN conforme a reivindicação 28, caracterizada pelofato de que as capacidades de administração de atrasos indicadas pela mensagemindicadora de capacidades de administração de atrasos incluem diferentes modos dedeterminação de canais claros (CCA) sustentados pela WTRU.
36. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal broadcast.
37. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal multicast.
38. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos étransmitida na forma de sinal unicast.
39. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui endereço de controle de acesso a meios (MAC) da WTRU à qual é destinada amensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasos.
40. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui a informação de tempo que indica quando os parâmetros de administração deatrasos necessitam ser configurados.
41. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui parâmetros que incluem configurações de potência de transmissão.
42. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui parâmetros que incluem configurações de limite de atraso (DT)/limite de detecçãode energia (EDT).
43. WLAN conforme a reivindicação 29, caracterizada pelofato de que a mensagem de configuração de parâmetros de administração de atrasosinclui pelo menos um parâmetro de modo de determinação de canais claros (CCA).
44. Rede de área local sem fio (WLAN) caracterizada porcompreender:- ponto de acesso (AP); e- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o APenvia mensagem de solicitação de medição para pelo menos uma das WTRUs queindica qual tipo de medição a WTRU deve realizar, qual parâmetro de administração deatrasos deverá ser utilizado ao recolher a medição solicitada e qual da pelo menos umaWTRU envia mensagem de relatório de medição para o AP que indica os resultados damedição e quais parâmetros de administração de atrasos foram realmente utilizados pararecolher a medição.
45. Rede de área local sem fio (WLAN) caracterizada porcompreender:- ponto de acesso (AP); e- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o APenvia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetro limite de atraso (DT)/limite de detecção deenergia (EDT) em valor mais alto possível, de tal forma que a pelo menos uma dasWTRUs possa ouvir WTRUs selecionadas.
46. WLAN conforme a reivindicação 45, caracterizada pelofato de que as WTRUs selecionadas estão todas localizadas no mesmo sistema deestação base (BSS).
47. WLAN conforme a reivindicação 45, caracterizada pelofato de que a pelo menos uma WTRU calcula os valores apropriados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra e a pelo menos uma WTRU enviamensagem de confirmação de execução de regras de administração de atrasos para oAP que contém os valores reais dos parâmetros de administração de atrasos resultantesda execução da certa regra.
48. Rede de área local sem fio (WLAN) caracterizada porcompreender:- ponto de acesso (AP); e- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o APenvia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de ajuste de configuração de parâmetros de limite de atraso (DT)/limite de detecçãode energia (EDT) em valor mais alto possível em que a pelo menos uma das WTRUspode ouvir WTRUs selecionadas menos margem M especificada pela certa regra.
49. WLAN conforme a reivindicação 48, caracterizada pelofato de que a margem M é de 3 dB e o valor mais alto possível do parâmetro DT/EDT éde -85 dBm, o que resulta em definição do valor do parâmetro DT/EDT em -88 dBm.
50. WLAN conforme a reivindicação 48, caracterizada pelofato de que a pelo menos uma WTRU calcula os valores apropriados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra e a pelo menos uma WTRU enviamensagem de confirmação de execução de regras de administração de atrasos para oAP que contém os valores reais dos parâmetros de administração de atrasos resultantesda execução da certa regra.
51. Rede de área local sem fio (WLAN) caracterizada porcompreender:- ponto de acesso (AP); e- uma série de unidades de transmissão e recepção sem fio (WTRUs), em que o APenvia mensagem de regra de administração de atrasos para pelo menos uma dasWTRUs que especifica certa regra que a pelo menos uma das WTRUs deve seguir paradeterminar valores de parâmetros de administração de atrasos, em que a certa regraespecifica quais das WTRUs devem ser atrasadas pela pelo menos uma das WTRUs pormeio de configuração da potência de transmissão em valor mais baixo possível quegarante que a pelo menos uma das WTRUs seja ouvida por WTRUs selecionadas.
52. WLAN conforme a reivindicação 51, caracterizada pelofato de que a mensagem de regra de administração de atrasos inclui margem M que apelo menos uma das WTRUs deverá utilizar ao determinar o valor da potência detransmissão.
53. WLAN conforme a reivindicação 52, caracterizada pelofato de que a margem é de 3 dB e a potência mínima de transmissão é de 8 dBm, o queresulta na configuração do valor da potência de transmissão em 11 dBm.
54. WLAN conforme a reivindicação 51, caracterizada pelofato de que a mensagem de regra de administração de atrasos especifica velocidademínima de transmissão que a pelo menos uma das WTRUs não deverá exceder aoestabelecer a potência de transmissão.
55. WLAN conforme a reivindicação 51, caracterizada pelofato de que a pelo menos uma WTRU calcula os valores apropriados dos parâmetros deadministração de atrasos conforme a certa regra e a pelo menos uma WTRU enviamensagem de confirmação de execução de regras de administração de atrasos para oAP que contém os valores reais dos parâmetros de administração de atrasos resultantesda execução da certa regra.
BRPI0612416-0A 2005-04-21 2006-04-13 método de comunicação sem fio e wlan para mensagens de administração de atrasos de sinalização BRPI0612416A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US67367905P 2005-04-21 2005-04-21
US60/673,679 2005-04-21
US11/402,606 2006-04-12
US11/402,606 US8184655B2 (en) 2005-04-21 2006-04-12 Wireless communication method and WLAN for signaling deferral management messages
PCT/US2006/014037 WO2006115823A2 (en) 2005-04-21 2006-04-13 Wireless communication method and wlan for signaling deferral management messages

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612416A2 true BRPI0612416A2 (pt) 2010-11-09

Family

ID=37215217

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612416-0A BRPI0612416A2 (pt) 2005-04-21 2006-04-13 método de comunicação sem fio e wlan para mensagens de administração de atrasos de sinalização

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8184655B2 (pt)
EP (1) EP1878276A4 (pt)
JP (3) JP5028408B2 (pt)
AU (1) AU2006240236B2 (pt)
BR (1) BRPI0612416A2 (pt)
CA (1) CA2605616C (pt)
GE (1) GEP20125474B (pt)
IL (1) IL186657A (pt)
MX (1) MX2007013148A (pt)
NO (1) NO20075716L (pt)
SG (1) SG161306A1 (pt)
WO (1) WO2006115823A2 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8184655B2 (en) * 2005-04-21 2012-05-22 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and WLAN for signaling deferral management messages
US7830845B2 (en) * 2006-03-22 2010-11-09 Broadcom Corporation Adaptive communication management to accommodate hidden terminal conditions
US9226257B2 (en) * 2006-11-04 2015-12-29 Qualcomm Incorporated Positioning for WLANs and other wireless networks
US9072072B2 (en) 2011-04-29 2015-06-30 Qualcomm Incorporated Methods and apparatuses for managing simultaneous unicast and multicast/broadcast services in a wireless communication system
JP6064507B2 (ja) * 2012-03-14 2017-01-25 株式会社リコー 配信装置、位置管理システム、配信方法、及びプログラム
US9729299B2 (en) 2013-05-03 2017-08-08 Qualcomm, Incorporated Methods and systems for communication in dense wireless environments
US9544904B2 (en) * 2013-05-03 2017-01-10 Qualcomm Incorporated Systems and methods for reuse of a wireless medium for high efficiency wifi
US9622262B2 (en) 2013-05-03 2017-04-11 Qualcomm Incorporated Transmit opportunity (TXOP) based channel reuse
US10034294B2 (en) 2013-05-06 2018-07-24 Intel Corporation Techniques for providing flexible clear channel assessment detection thresholds in a wireless network
US9537688B2 (en) 2013-07-05 2017-01-03 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for clear channel assessment
US9838940B2 (en) * 2013-09-18 2017-12-05 Qualcomm, Incorporated Packet transmission deferral based on BSSID information
US9763262B2 (en) * 2013-11-01 2017-09-12 Qualcomm Incorporated Wireless communications deferral based on transmission opportunity
WO2015183324A1 (en) * 2014-05-30 2015-12-03 Adaptive Spectrum And Signal Alignment, Inc. Method and apparatus for generating policies for improving network system performance
WO2015184379A2 (en) * 2014-05-30 2015-12-03 Qualcomm Incorporated Enhancement for bss transition, load balancing and ap selection
EP3162156B1 (en) 2014-06-27 2020-04-22 Techflux Inc. Method and device for transmitting data unit
WO2016002263A1 (ja) * 2014-06-30 2016-01-07 ソニー株式会社 無線通信装置、無線通信方法及びプログラム
US9451563B2 (en) * 2014-10-16 2016-09-20 Qualcomm Incorporated Techniques for energy detection level adjustments
US10349293B2 (en) 2015-04-17 2019-07-09 Qualcomm Incorporated Control of UE clear channel assessment by an eNB

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH06169312A (ja) 1992-11-30 1994-06-14 Hitachi Ltd 通信制御装置
DE19648077C2 (de) 1996-11-20 1998-12-03 Nokia Mobile Phones Ltd Verfahren zur Einstellung der Zugriffsbeharrlichkeit einer Mobilstation in einem zellularen Mobilfunknetz
US6169886B1 (en) * 1998-11-02 2001-01-02 Motorola, Inc. Power amplifier control according to a delayed waveform suitable for use in a communication device
EP1063785B1 (en) * 1999-06-23 2007-02-14 Sony Deutschland GmbH Transmit power control for network devices in a wireless network
US6914890B1 (en) * 1999-08-05 2005-07-05 Nokia Corporation Apparatus, and associated method, for sequencing transmission of data
JP4186355B2 (ja) * 1999-11-24 2008-11-26 株式会社デンソー Csma方式対応無線lan用アンテナ装置及び端末局
EP1139606A1 (en) * 2000-03-28 2001-10-04 Lucent Technologies Inc. Wireless communication in a lan with varying signal level thresholds
US6834045B1 (en) * 2000-07-11 2004-12-21 Lappetelaeinen Antti Assembly, and associated method, for facilitating frequency allocations in a radio communications system to attain statistical spreading of electromagnetic energy
JP3738205B2 (ja) * 2000-08-12 2006-01-25 三星電子株式会社 ネットワークの伝送電力最適化装置及びその方法
US7027462B2 (en) 2001-01-02 2006-04-11 At&T Corp. Random medium access methods with backoff adaptation to traffic
US20020172186A1 (en) * 2001-04-09 2002-11-21 Peter Larsson Instantaneous joint transmit power control and link adaptation for RTS/CTS based channel access
AU2003217370A1 (en) 2002-02-08 2003-09-02 Bermai, Inc. Medium access control in a wireless network
US7366144B2 (en) * 2002-03-25 2008-04-29 Agere Systems Inc. Method of dynamically setting at least one threshold at an access point in a wireless local area network and the access point
US20050195786A1 (en) * 2002-08-07 2005-09-08 Extricom Ltd. Spatial reuse of frequency channels in a WLAN
US7408907B2 (en) 2002-09-11 2008-08-05 Cisco Technology, Inc. System and method for management of a shared frequency band using client-specific management techniques
US7698550B2 (en) 2002-11-27 2010-04-13 Microsoft Corporation Native wi-fi architecture for 802.11 networks
JP4019976B2 (ja) * 2003-02-27 2007-12-12 株式会社日立製作所 無線通信制御方式および無線装置
KR100547771B1 (ko) * 2003-03-13 2006-01-31 삼성전자주식회사 무선 랜 시스템에서 무선 접속 노드의 전력 제어 방법
US20050064817A1 (en) 2003-09-24 2005-03-24 Boris Ginzburg Device, system and method for adaptation of collision avoidance mechanism for wireless network
US6958982B2 (en) * 2003-07-16 2005-10-25 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for storing mobile station physical measurements and MAC performance statistics in a management information base of an access point
US20050048997A1 (en) * 2003-09-02 2005-03-03 Mike Grobler Wireless connectivity module
US8483105B2 (en) * 2003-10-15 2013-07-09 Qualcomm Incorporated High speed media access control
US7443821B2 (en) * 2004-01-08 2008-10-28 Interdigital Technology Corporation Method for clear channel assessment optimization in a wireless local area network
US7079494B2 (en) * 2004-01-08 2006-07-18 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and apparatus for determining the minimum power level of access point transmissions
EP1721477B1 (en) * 2004-03-03 2013-12-11 The Trustees of Columbia University in the City of New York Methods and systems for reducing mac layer handoff latency in wireless networks
KR100603561B1 (ko) * 2004-04-16 2006-07-24 삼성전자주식회사 송신 전력 제어 기반 무선랜 시스템 및 그 송신 전력 제어방법
JP4509177B2 (ja) 2004-05-05 2010-07-21 クゥアルコム・インコーポレイテッド 無線通信システムにおける適応型遅延管理のための方法及び装置
EP1762015B1 (en) * 2004-07-01 2016-01-13 TELEFONAKTIEBOLAGET LM ERICSSON (publ) Power control in a communication network and method
US7738877B2 (en) * 2004-07-19 2010-06-15 Cisco Technology, Inc. Wireless network management with antenna control
US20060046739A1 (en) * 2004-08-25 2006-03-02 Cisco Technology, Inc. Method and apparatus for improving performance in wireless networks by tuning receiver sensitivity thresholds
US8463308B2 (en) * 2004-10-20 2013-06-11 Toshiba America Research, Inc. Terminal transmit power control with link adaptation
US8184655B2 (en) * 2005-04-21 2012-05-22 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and WLAN for signaling deferral management messages

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008538679A (ja) 2008-10-30
MX2007013148A (es) 2008-01-16
JP2014116984A (ja) 2014-06-26
CA2605616C (en) 2013-09-24
SG161306A1 (en) 2010-05-27
AU2006240236B2 (en) 2010-05-20
US8184655B2 (en) 2012-05-22
IL186657A0 (en) 2008-01-20
JP5028408B2 (ja) 2012-09-19
NO20075716L (no) 2008-01-17
EP1878276A4 (en) 2008-07-09
EP1878276A2 (en) 2008-01-16
CA2605616A1 (en) 2006-11-02
GEP20125474B (en) 2012-04-25
JP5848383B2 (ja) 2016-01-27
US20060251032A1 (en) 2006-11-09
JP2012147485A (ja) 2012-08-02
AU2006240236A1 (en) 2006-11-02
US20120230310A1 (en) 2012-09-13
IL186657A (en) 2014-04-30
WO2006115823A3 (en) 2007-10-04
WO2006115823A2 (en) 2006-11-02
JP5571731B2 (ja) 2014-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612416A2 (pt) método de comunicação sem fio e wlan para mensagens de administração de atrasos de sinalização
KR100759302B1 (ko) 무선 근거리 통신망에서의 채널 통신여부 평가 최적화
EP1946492B1 (en) Method for autonomous channel coordination for a wireless distribution system
US20150257085A1 (en) Enhanced active scanning in wireless local area networks
US9629182B2 (en) Method and system for managing a wireless network comprising a distributed antenna system (DAS)
KR101521700B1 (ko) 유예 관리 메시지들을 시그널링하기 위한 무선 통신 방법 및 wlan
US8433355B2 (en) Method and apparatus for generating loud packets to estimate path loss
KR200382468Y1 (ko) 무선 근거리 통신망에서의 채널 통신여부 평가 최적화
KR200423209Y1 (ko) 유예 관리 메시지들을 시그널링하기 위한 무선 근거리통신망(wlan)
KR200422108Y1 (ko) 경로 손실을 추정하기 위하여 라우드 패킷을 생성하기 위한장치
KR20060110838A (ko) 경로 손실을 추정하기 위하여 라우드 패킷을 생성하기 위한방법 및 장치
MXPA06007743A (es) Metodo para optimizacion de estimacion de desocupacion de canales en una red inalambrica de area local

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: INTERDIGITAL TECHNOLOGY CORPORATION (US)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 52/36 , H04W 74/08 , H04W 28/24 , H04W 52/00

Ipc: H04W 52/36 (2009.01), H04W 74/08 (2009.01), H04W 2

B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]