BRPI0612191A2 - método e aparato para transmitir/receber blocos de transporte de srmm - Google Patents

método e aparato para transmitir/receber blocos de transporte de srmm Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612191A2
BRPI0612191A2 BRPI0612191-8A BRPI0612191A BRPI0612191A2 BR PI0612191 A2 BRPI0612191 A2 BR PI0612191A2 BR PI0612191 A BRPI0612191 A BR PI0612191A BR PI0612191 A2 BRPI0612191 A2 BR PI0612191A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
point
transport block
multipoint
multipoint service
control information
Prior art date
Application number
BRPI0612191-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Myung Cheul Jung
Sung Duck Chun
Young Dae Lee
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BRPI0612191A2 publication Critical patent/BRPI0612191A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L7/00Arrangements for synchronising receiver with transmitter
    • H04L7/04Speed or phase control by synchronisation signals
    • H04L7/10Arrangements for initial synchronisation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/16Arrangements for providing special services to substations
    • H04L12/18Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast
    • H04L12/189Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast in combination with wireless systems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Sorting Of Articles (AREA)
  • Container, Conveyance, Adherence, Positioning, Of Wafer (AREA)
  • Circuits Of Receivers In General (AREA)

Abstract

METODO E APARATO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOS DE TRANSPORTE DE SRMM. é descrito um aparato e um método para transmitir/receber blocos de transporte de um serviço de radiodifusào/multidifusão de multimídia (SRMN), por meio do qual os blocos de transporte de SRMM podem ser recebidos eficazmente através de um equipamento de usuário (EU) . A presente invenção permite que um EU determine a informação relacionada a um ponto de tempo de início de transmissão de um bloco de transporte de SRNM, aumentando assim a eficiência de uma combinação suave no sistema.

Description

"MÉTODO E APARATO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOSDE TRANSPORTE DE SRMM"
A presente invenção se relaciona a um método e umaparato para transmitir/receber blocos de transporte de um serviçode radiodifusão/multidifusão de multimídia (SRMM). Embora apresente invenção seja satisfatória para uma amplo escopo deaplicações, ela é particularmente adequada para permitir que umequipamento de usuário receba os blocos de SRMM bloqueia maiseficazmente.
Estado da Arte
A fig. 1 é um diagrama de blocos de uma estruturade rede de um sistema de telecomunicação móvel universal (STMU).Recorrendo à fig. 1, o sistema de telecomunicações móvel universal(em seguida, referido como 'STMU') inclui um equipamento deusuário 1 (a seguir, referido como 1EU'), uma rede de acesso derádio terrestre de STMU 2 (daqui por diante, referida como'RARTS1) e uma rede de núcleo 3 (em seguida, referida como 'RN').
A RARTS 2 inclui pelo menos um sub-sistema de rede de rádio 4 (aseguir, referido como 'SRR') e cada SRR inclui um controlador derede de rádio 5 (em seguida, referido como iCRR') e pelo menos umaestação base 6 (em seguida, referida como 'Nó B') gerenciada peloCRR. O Nó B 6 inclui pelo menos uma célula.
A fig. 2 é um diagrama arquitetônico de umprotocolo de interface de rádio entre um EU 1 e uma RARTS 2.
Recorrendo à fig. 2, o protocolo de interface de rádio incluihorizontalmente uma camada física, uma camada de conexão de dadose uma camada de rede, e o protocolo de interface de rádio incluiverticalmente um plano de usuário para transferência de informaçãode dados transfira e um plano de controle para sinalizar atransferência. As camadas de protocolo na fig. 2 podem serdivididas em Ll (primeira camada), L2 (segunda camada), e L3(terceira camada) baseado em três camadas inferiores do modelopadrão de sistema de interconexão aberta (SIA) amplamenteconhecido nos sistemas de comunicação.
A camada física, como primeira camada, provê umserviço de transferência de informação para uma camada superiorusando canais físicos. A camada física é conectada a uma camada decontrole de acesso ao meio (CAM) acima da camada física por meiode canais de transporte através dos quais os dados sãotransferidos entre a camada de controle de acesso ao meio e acamada física. Os dados são transmitidos entre diferentes camadasfísicas, e mais particularmente, entre a camada física de um ladotransmissor e a camada física de um lado receptor via canaisfísicos.
A camada de controle de acesso ao meio (CAM) dasegunda camada provê serviços para uma camada de controle deconexão de rádio (em seguida abreviado como CCR) acima da camadade CAM por meio de canais lógicos. A camada de CCR da segundacamada suporta transferência segura de dados e é operacional emsegmentação e concatenação de unidades de dados de serviço de CCR(UDSs) enviadas para baixo, vindas de uma camada superior.
A camada de CCR opera de acordo com um de trêsmodos; um modo transparente, um modo não reconhecido e um modoreconhecido. Uma função principal da camada de CCR é uma função dedescarte de UDS. Uma entidade de CCR do lado transmissor descartaas velhas UDSs de CCR armazenadas na entidade de CCR para impedirque uma área de armazenamento temporário de dados (buffer) de CCRfique sobrecarregada. A função de.descarte de UDS cumpre um papelimportante garantindo a . qualidade de serviço (daqui por diante,1QS') de um serviço de portador de rádio provido pela camada deCCR.
Uma condição para a entidade de CCR do ladotransmissor descartar uma UDS é o uso de temporização ou umalimitação de contagem de retransmissão. No modo transparente ounão reconhecido, só a temporização é usada. No modo reconhecido,tanto a temporização como a limitação de contagem de retransmissãopodem ser usadas.
Quando uma camada de CCR opera em modotransparente, nenhuma informação de cabeçalho é acrescentada a umaUDS de CCR transferida de uma camada superior e ós dados sãotransmitidos para um lado receptor em formato de UDP de CCR. Foidecidido usar segmentação e concatenação das UDSs de CCR ao seestabelecer um portador de rádio (em seguida abreviado como 'PR1).Uma entidade de CCR de um lado transmissor emmodo transparente e uma entidade de CCR de um lado receptor emmodo transparente são configuradas para transferir dadosunidirecionalmente. Então, quando a transmissão de dados ébidirecional, o EU e a RARTS devem cada um ser equipados com aentidade de CCR de lado transmissor em modo transparente e com aentidade de CCR de lado receptor em modo transparente.
Quando uma camada de CCR opera em modo nãoreconhecido, a informação de cabeçalho é acrescentada a uma UDS deCCR transferida de uma camada superior e os dados são entãotransmitidos para um lado receptor em formato de UDP de CCR. Se atransmissão de uma UDP de CCR falhar, a retransmissão não ésuportada. Então, mesmo se os dados forem perdidos ou acontecer umproblema durante a transmissão, o lado receptor não requisitaretransmissão mas, ao invés, descarta os dados associados.
No modo não reconhecido, uma entidade de CCR deum lado transmissor em modo não reconhecido transmite dadosunidirecionalmente para uma entidade de CCR de um lado receptor emmodo não reconhecido. Então, quando a transmissão de dados ébidirecional, o EU e a RARTS devem cada um ser equipados com aentidade de CCR de lado transmissor em modo não reconhecido e coma entidade de CCR de lado receptor em modo não reconhecido.
Quando uma camada de CCR opera em modoreconhecido, a informação de cabeçalho é acrescentada a uma UDS deCCR transferida de uma camada superior e os dados são entãotransmitidos para um lado receptor em formato de UDP de CCR. Se atransmissão de uma UDP de CCR falhar, a retransmissão é suportada.
Especificamente, uma camada de CCR de um ladotransmissor recebe uma informação de estado facilitando umadeterminação de sucesso ou fracasso de transmissão em relação a umpacote correspondente de uma camada de CCR de um lado receptor eentão retransmite uma UDP de CCR que precisa ser retransmitida. Nomodo reconhecido, as entidades de CCR em modo de resposta, cadauma das quais inclui uma unidade transmissora e uma unidadereceptora, existem em ambos EU e RARTS, para permitir acomunicação bidirecional.Uma camada de controle de recursos de rádio(CReR) localizada na parte inferior da terceira camada é definidasomente no plano de controle e controla os canais lógicos, oscanais de transporte, e os canais físicos com configuração,reconfiguração, e liberação de portadores de rádio (PRs). Um PR éum serviço oferecido pela segunda camada para a transferência dedados entre o EU 1 e a RARTS 2. Geralmente, configurar um PR serefere a definir as características de camadas de protocolo e oscanais necessários para prover um serviço específico e estabeleceros respectivos parâmetros específicos e métodos operacionais paraeles.
Um serviço de radiòdifusão/multidifusão demultimídia (a seguir, chamado de 1SRMM') oferece um serviço deapoio ou de fluxo para uma pluralidade de EUs 1 usando um serviçode portador de SRMM dedicado a descarregamento de dados. Um SRMM éprovido durante uma sessão, e os dados para o SRMM sãotransmitidos à pluralidade de EUs 1 pelo serviço de portador deSRMM somente durante uma sessão que está sendo executada. Um EU 1executa ativação primeiro para receber o SRMM o qual o EU assinoue recebe somente os serviços ativados.
A RARTS 2 provê o serviço de portador de SRMMpara pelo menos um EU 1 usando os portadores de rádio. Osportadores de rádio (PRs) usados pela RARTS 2 incluem um portadorde rádio ponto-a-ponto e um portador de rádio ponto-a-multiponto.
O portador de rádio de ponto-a-ponto é umportador de rádio bidirecional e é configurado por um canal lógicoCTD (canal de tráfego dedicado), um canal de transporte CDd (canaldedicado), e um canal físico CFD (canal físico dedicado) ou umcanal físico CFCCS (canal físico de controle comum secundário). 0portador de rádio ponto-a-multiponto é um portador de rádio dedescarregamento de dados unidirecional e é configurado por umcanal lógico CTS (canal de tráfego de SRMM), um canal detransporte CAA (canal de acesso adiante), e um canal físico CFCS.O canal lógico CTS é configurado para cada SRMM oferecido a umacélula e é usado para transmitir dados do plano de usuário de umSRMM específico para uma pluralidade de EUs.Conforme ilustrado na fig. 3, um canal lógico CCS(canal de controle de SRMM) em um sistema convencional é um canalde descarregamento de dados ponto-a-multiponto usado natransmissão da informação de controle associada com o SRMM. 0canal lógico CCS é mapeado para o canal de transporte CAA (canalde acesso adiante), enquanto o canal de transporte CAA é mapeadoao canal físico CFCCS (canal físico de controle comum secundário).
Uma célula tem somente um CCS.
A RARTS 2 provendo serviços de SRMM transmite ainformação de CCS pelo canal de CCS para pelo menos um EU 1. Ainformação de CCS inclui mensagens de notificação, especificamentemensagens de CReR relacionadas ao SRMM. Por exemplo, asinformações de CCS podem incluir mensagens indicando umainformação de serviço de SRMM, mensagens indicando uma informaçãode portador de rádio ponto-a-multiponto ou uma informação deacesso indicando que a conexão de CReR do SRMM é necessária.
A fig. 4 é um diagrama ilustrando como ainformação de CCS é transmitida em um método convencional. A fig.5 ilustra um método convencional para prover um SRMM.
Conforme ilustrado na fig. 4, a RARTS 2 provendoum serviço de SRMM transmite a informação de CCS para umapluralidade de EUs 1 pelo canal de CCS. A informação de CCS étransmitida periodicamente de acordo com um período de modificaçãoe um período de repetição.
A informação de CCS é categorizada em informaçãocrítica e informação não-crítica. A informação não-crítica podeser modificada livremente a cada período de modificação ou a cadaperíodo de repetição. Porém, a informação crítica pode sermodificada somente a cada período de modificação.
Especificamente, a informação crítica é repetidauma vez a cada período de repetição. Porém, a informação críticamodificada só pode ser transmitida em um ponto inicial do períodode modificação.
Se pelo menos duas células vizinhas transmitem amesma informação relacionada a um SRMM por meio de um CTS, um EUrecebe o CTS transmitido pelas células por combinação suave paraaumentar sua sensibilidade de recepção. Para facilitar acombinação suave, os blocos de transporte das células no mesmointervalo de tempo devem ser idênticas umas às outras e uma RARTSdeve transmitir blocos de transporte para um canal de transportesomente para qualquer intervalo de tempo de transmissão dado (emseguida, abreviado como ITT).
Um bloco de transporte é distribuído por mais deum canal de transporte para um ITT. Se houver blocos de transportepara ser transmitidos, um CAM do lado transmissor distribui pelomenos um bloco de transporte para uma camada física de acordo comuma unidade de ITT. Uma camada física do lado transmissor codificaos blocos de transporte recebidos do CAM para transmissão para umacamada física do lado receptor.
Para permitir que a camada física do ladoreceptor decodifique os dados codificados corretamente, conformeilustrado na fig. 3, o lado transmissor transmite a informação deformato de transporte (a seguir abreviada como 'FT1) para o ladoreceptor junto com os dados codificados. Depois de receber ainformação de FT do lado transmissor, a camada física do ladoreceptor decodifica os dados recebidos usando o FT parareconfigurar os blocos de transporte. Os blocos de transportereconfigurados são transferidos para um CAM do lado receptor deacordo com uma unidade de ITT.
A informação de FT inclui vários atributosrelacionados a um canal de transporte. Os atributos da informaçãode FT podem ser classificados como semi-estáticos e dinâmicos.Atributos semi-estáticos são a informação de FT que pode sermodificada lentamente por uma mensagem de CReR. Atributosdinâmicos são a informação de FT que pode ser modificadarapidamente pelo ITT ou pela unidade de quadro de rádio.
Um atributo dinâmico é transferido por meio de umindicador de combinação de formato de transporte (abreviado como'ICFT'). 0 lado transmissor transmite o ICFT para o lado receptoratravés de um campo de controle de um canal físico.
Atributos dinâmicos típicos da informação de FTsão o tamanho do bloco de transporte e o tamanho de conjunto debloco de transporte. 0 tamanho de bloco de transporte é definidocomo um conjunto de blocos de transporte em um ITT.Um bloco de transporte é definido como uma UDP(unidade de dados de protocolo) de CAM, que inclui uma UDS(unidade de dados de serviço) de CAM e um cabeçalho de CAM. Pelomenos um bloco de transporte pode ser distribuído durante um ITT.
Os tamanhos dos blocos de transporte transmitidospara o mesmo ITT são iguais. Então, um tamanho do conjunto debloco de transporte é um múltiplo do tamanho do bloco detransporte.
Um CReR estabelece um conjunto de valores detamanho de blocos de transporte transportáveis para um canal detransporte. Um conjunto dos blocos de transporte de um canal detransporte é chamado de um conjunto de formato de transporte(C FT.).
Pelo menos dois canais de transporte são mapeadospara um canal físico para transmissão. O CReR estabelece umconjunto de combinações dos blocos de transporte dos canais detransporte que podem ser transmitidos simultaneamente para a mesmaseção de transporte pelo canal físico correspondente. Um conjuntode combinações (combinações de formato de transporte) dos blocosde transporte de pelo menos dois canais de transporte mapeadospara um canal físico é chamado de CCFT (conjunto de combinação deformato de transporte).
Um CRR transmite a informação de CCFT para ocanal físico para os lados transmissor e receptor. Para transmitira informação de CCFT, o CRR transforma a informação de CCFT em umainformação de combinação de formato de transporte calculada (aseguir abreviada como CFTC) para transmissão para os ladostransmissor e receptor ao invés de transmitir diretamente ainformação de CCFT.
Um número de quadro de conexão (aqui abreviadocomo 'NQC') é uma contagem de quadro usado para sincronização desegunda camada (Camada 2)/canal de transporte entre um EU e umaRARTS. Um valor de NQC está associado com um BTS e é transmitidopor uma CAM-Ll-SAP.
O NQC é usado para referência de quadro comum naCamada 2. Por exemplo, o NQC pode ser usado para reconfiguração decanal de transporte sincronizado.Na transmissão de SRMM, um EU pode aumentar suasensibilidade de recepção recebendo os mesmos blocos de transportede SRMM vindos de várias células vizinhas provendo o mesmo SRMM.Em geral, a transmissão de um bloco de transporte de SRMM podecomeçar a partir de um NQC correspondendo à multiplicação donúmero de quadros necessários para transmissão de um ITT.
Então, se vários blocos de transporte de SRMMdiferentes são transmitidos para serem mapeados para um canal, atransmissão de blocos de transporte de SRMM pode não ser possíveldentro de um tempo requerido para permitir combinação suave. Pararesolver este problema, a transmissão do serviço de SRMM éatrasada, desperdiçando assim recursos de canal.
Então, é necessário iniciar a transmissão deblocos de transporte de SRMM a partir de pontos de tempodiferentes bem como também do NQC correspondendo à multiplicaçãode quadros requeridos para a transmissão de um ITT. Porém, nométodo convencional, um EU não pode determinar a informaçãorelacionada a um ponto de tempo inicial da transmissão de um blocode transporte de SRMM, reduzindo assim a eficiência da combinaçãosuave.
Então, há a necessidade de um método e um aparatopara transmitir/receber blocos de transporte de um serviço deradiodifusão/multidifusão de multimídia (SRMM) que permita que umEU determine a informação relacionada a um ponto de tempo deinício de transmissão de um bloco de transporte de SRMM,aumentando assim a eficiência da combinação suave. A presenteinvenção se destina a estas e outras necessidades.
Descrição da Invenção
Características e vantagens da invenção serãoexplicadas na descrição que se segue, e em parte ficarão aparentesa partir da descrição, ou podem ser aprendidas através da práticada invenção. Os objetivos e outras vantagens da invenção serãopercebidos e atingidos pela estrutura particularmente apontada nadescrição escrita e nas reivindicações, bem como também nosdesenhos anexados.
A presente invenção é dirigida a um aparato e ummétodo para transmitir/receber blocos de transporte de um serviçode radiodifusão/multidifusão de multimídia (SRMM) quesubstancialmente obvia um ou mais problemas devido às limitações edesvantagens dos métodos convencionais. Um objetivo da presenteinvenção é prover um aparato e um método para transmitir/receberblocos de transporte de um serviço de radiodifusão/multidifusão demultimídia (SRMM), por meio do que os blocos de transporte de SRMMpodem ser recebidos eficazmente por um equipamento de usuário (EU).
Em um aspecto da presente invenção, um métodopara receber um serviço ponto-a-multiponto em um terminal móvel éprovido. O método inclui a recepção de um primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto vindo de uma célulaatual, a recepção da informação de controle da célula atual, ainformação de controle incluindo uma compensação temporal, arecepção de um segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto de uma célula vizinha usando a compensação temporalenquanto recebe o primeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto da célula atual, e a combinação dos primeiro e segundoblocos de transporte de serviço ponto-a-multiponto.
É contemplado que a informação de controleincluindo a compensação temporal seja recebida de um controladorde rede de rádio de serviço. Preferivelmente, a compensaçãotemporal inclui uma compensação de quadro e uma compensação detempo.
É contemplado que a informação de controleincluindo a compensação temporal seja recebida por uma mensagem desinalização de controle de recursos de rádio (CReR).
Preferivelmente, a informação de controle incluindo a compensaçãotemporal é recebida por meio de um canal de controle de serviçoponto-a-multiponto ou um canal de controle de radiodifusão.
É contemplado que o serviço ponto-a-multipontoinclui um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia. Écontemplado mais adiante que a compensação temporal está associadacom um número de quadro de conexão (NQC) para transmissão de umbloco de transporte.
É contemplado que o número de quadro de conexãopara recepção do segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto é determinado usando a compensação temporal. Écontemplado mais adiante que a informação de controle incluindo acompensação temporal é recebida por meio de uma mensagem deinformação de portador de alcance comum, por uma mensagem deinformação de portador de alcance ponto-a-multiponto de uma célulaatual, e/ou por uma mensagem de informação de portador de alcanceponto-a-multiponto de uma célula vizinha.
Em outro aspecto da presente invenção, é providoum método para prover um serviço ponto-a-multiponto para pelomenos um terminal móvel. 0 método inclui prover um primeiro blocode transporte de serviço ponto-a-multiponto a partir de umaprimeira célula na qual pelo menos um terminal móvel estáatualmente situado, prover uma informação de controle da primeiracélula, a informação de controle incluindo uma compensaçãotemporal e prover um segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto a partir de uma segunda célula usando a compensaçãotemporal enquanto provendo o primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto da primeira célula.
É contemplado que a informação de controle incluia compensação temporal seja provida de um controlador de rede derádio de serviço. Preferivelmente, a compensação temporal incluiuma compensação de quadro, e uma compensação de tempo.
É contemplado que a informação de controleincluindo a compensação temporal seja provida por uma mensagem desinálização de controle de recursos de rádio (CReR).
Preferivelmente, a informação de controle incluindo a compensaçãotemporal é provida por um canal de controle de serviço ponto-a-multiponto ou uma canal de controle de radiodifusão.
É contemplado que o serviço ponto-a-multipontoinclui um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia. Écontemplado mais adiante que a compensação temporal está associadacom um número de quadro de conexão (NQC) para transmissão de umbloco de transporte.
É contemplado que número de quadro de .conexãopara prover o segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto é determinado usando a compensação temporal.É contemplado mais adiante que a informação decontrole incluindo a compensação temporal seja provida por meio depelo menos uma mensagem de informação de portador de alcancecomum, por uma mensagem de informação de portador de alcanceponto-a-multiponto de uma célula atual e por uma mensagem deinformação de portador de alcance ponto-a-multiponto de uma célulavizinha.
Em outro aspecto da presente invenção, é providoum terminal de comunicação móvel para receber um serviço ponto-a-multiponto em um terminal móvel. O terminal móvel inclui umaunidade de antena adaptada para receber sinais de RF contendo umprimeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto de umacélula atual, um segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto de uma célula vizinha e uma informação de controle dacélula atual, a informação de controle incluindo um compensaçãotemporal, uma unidade de RF adaptada para processar os sinais deRF recebidos pela antena, um teclado para um usuário entrar cominformações, uma unidade de armazenamento adaptada para armazenaro primeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto, osegundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto e ainformação de controle, um mostrador adaptado para mostrar ainformação ao usuário e uma unidade de processamento adaptada paraprocessar o segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto de acordo com a compensação temporal enquanto processao primeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto, epara combinar os primeiro e segundo blocos de transporte deserviço ponto-a-multiponto.
É contemplado que a compensação temporal incluiuma compensação de quadro ou uma compensação de tempo.
Preferivelmente, a unidade de processamento é adaptada paraextrair a informação de controle incluindo a compensação temporalde uma mensagem de sinalização de controle de recursos de rádio(CReR).
É contemplado que a unidade de processamento sejaadaptada para processar a informação de controle incluindo acompensação temporal por meio de um canal de controle de serviçoponto-a-multiponto ou por um canal de controle de radiodifusão. Écontemplado mais adiante que o serviço ponto-a-multiponto incluium serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia.
Preferivelmente, a compensação temporal está associada com umnúmero de quadro de conexão (NQC) para transmissão de um bloco detransporte.
É contemplado que a unidade de processamento estáadaptada para determinar um número de quadro de conexão pararecepção do segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto usando a compensação temporal. Preferivelmente, aunidade de processamento está adaptada mais adiante para extrair ainformação de controle incluindo a compensação temporal de umamensagem de informação de portador de alcance comum, de umamensagem de informação de portador de alcance da célula atual e/oude uma mensagem de informação de portador de alcance de célulavizinha.
Em outro aspecto da presente invenção, é providauma rede para prover um serviço ponto-a-multiponto para pelo menosum terminal móvel. A rede inclui um ou mais transmissoresadaptados para transmitir sinais contendo um primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto, um segundo bloco detransporte, de serviço ponto-a-multiponto e uma informação decontrole, para pelo menos um terminal de comunicação móvel, oprimeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto e ainformação de controle providos a partir de uma primeira célula naqual pelo menos um terminal móvel está atualmente situado, e osegundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto providode uma segunda célula, um receptor adaptado para receber sinais depelo menos um terminal de comunicação móvel e um controladoradaptado para incluir um .compensação temporal na informação decontrole e para controlar os transmissores para transmitirem osegundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto conformea compensação temporal enquanto transmite-se o primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto.
É contemplado que um ou mais transmissores estãoadaptados para transmitir sinais contendo um primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto que está situado em umcontrolador de rede de rádio de serviço. Preferivelmente, ocontrolador está adaptado mais adiante para incluir a compensaçãotemporal incluindo uma compensação de quadro ou uma compensação detempo.
É contemplado que o controlador seja adaptadopara incluir mais adiante a informação de controle em uma mensagemde sinalização de controle de recursos de rádio (CRèR).Preferivelmente, o controlador está adaptado para prover ainformação de controle por meio de um canal de controle de serviçoponto-a-multiponto ou um canal de controle de radiodifusão.
É contemplado que o serviço ponto-a-multipontoinclui um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia.Preferivelmente, o controlador está adaptado mais adiante paraincluir uma compensação temporal associada com um número de quadrode conexão (NQC) para transmissão de um bloco de transporte.
É contemplado que o controlador está adaptadopara determinar um número de quadro de conexão para transmissão dosegundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto usando acompensação temporal. Preferivelmente, o controlador estáadicionalmente adaptado para incluir a informação de controle deuma mensagem de informação de portador de alcance comum, umamensagem de informação de portador de alcance ponto-a-multipontode célula atual e/ou uma mensagem de informação de portador dealcance ponto-a-multiponto de célula vizinha.
Características adicionais e vantagens dainvenção serão explicadas na descrição que se segue, e em parteficarão aparentes a partir da descrição, ou poderão ser aprendidasa partir da prática da invenção. Será entendido que tanto adescrição geral precedente como a descrição detalhada a seguir dapresente invenção são exemplificativas e explicativas e épretendido que provejam explicações adicionais da invençãoconforme reivindicado. Estas e outras formas de incorporaçãotambém ficarão prontamente aparentes para aqueles qualificados naarte a partir da seguinte descrição detalhada das formas deincorporação fazendo referência às figuras anexas, a invenção nãosendo limitada por quaisquer formas de incorporaçãoparticularmente descritas.
Breve Descrição dos DesenhosOs desenhos acompanhantes estão incluídos paraprover um melhor entendimento da invenção e estão aquiincorporados constituindo uma parte desta especificação,ilustrando formas de incorporação da invenção e junto com adescrição servindo para explicar os princípios da invenção.
Características, elementos, e aspectos da invenção que sãoreferenciados pelos mesmos numerais em figuras diferentesrepresentam os mesmos, equivalentes, ou semelhantescaracterísticas, elementos ou aspectos, conforme uma ou maisformas de incorporação.
A fig. 1 é um diagrama de blocos de uma estruturade rede de um STMU geral.
A fig. 2 é um diagrama de uma estrutura de umprotocolo de interface de rádio entre um EU e uma RARTS.
A fig. 3 é um diagrama que ilustra umaconfiguração de canal para uma SRMM em um EU.
A fig. 4 é um diagrama ilustrando um esquema detransmissão de uma informação de CCS em um sistema convencional.
A fig. 5 ilustra um esquema de transmissão deblocos de transporte de SRMM de acordo com uma forma deincorporação da presente invenção.
A fig. 6 ilustra um método para transmitir umainformação de ponto de tempo de transmissão relacionada àtransmissão de blocos de transporte de SRMM de acordo com apresente invenção.
A fig. 7 é um diagrama de blocos de um terminalde comunicação móvel conforme uma forma de incorporação dapresente invenção.
Melhor Modo de Execução da Invenção
A presente invenção se relaciona a um aparato eum método para transmitir/receber blocos de transporte de umserviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia (SRMM), pormeio do qual os blocos de transporte de SRMM podem ser recebidoseficazmente por um equipamento de usuário (EU) . Embora a presenteinvenção seja ilustrada com respeito a um dispositivo decomunicação móvel, é contemplado que a presente invenção pode serutilizada a qualquer momento desejado para transmitir e recebereficazmente blocos de transporte.
Referência será feita agora em detalhes às formasde incorporação preferidas da presente invenção, exemplos dasquais estão ilustrados nos desenhos acompanhantes. Onde possível,os mesmos números de referência serão usados nos desenhos parareferirem-se às mesmas ou iguais partes.
A fig. 5 é um diagrama que ilustra a transmissãode um bloco de. transporte de SRMM. Conforme ilustrado na fig. 5, atransmissão do bloco de transporte pode começar a partir de umtempo correspondendo a um número de quadro de conexão (NQC) quecorresponde a um múltiplo do número de quadros transmitidosdurante um intervalo de tempo de transmissão (ITT) de tal modo quea divisão pelo número de quadros resulte em um resto de iO'.
Especificamente, a transmissão do bloco transporte pode seriniciada em um ponto de tempo correspondendo a um NQC quesatisfaça a Fórmula 1.
[Fórmula 1] NQC mod Q=O
Na Fórmula 1, 1Q' é o número de quadrosrequeridos para transmissão de um ITT. Conforme ilustrado na fig.5, uma vez que o número de quadros necessários para um ITT é '8',o NQC disponível para um ponto de tempo de transmissão de bloco detransporte é 80, 88, 96, ou 104.
Para executar combinação suave em uma camadafísica de um lado receptor, o mesmo bloco de transporte deve serrecebido de uma célula vizinha dentro de um tempo de (1 ITT + 1período) . Porém, se o ITT tem que ser usado simultaneamente paraserviços diferentes em mais de um canal, a recepção do bloco detransmissão de uma célula vizinha normalmente é impossível dentrode uma janela de combinação suave, tornando assim a combinaçãosuave impossível.
Para superar este problema, é necessário iniciara transmissão do bloco de transporte em um ponto de tempo que nãocorresponde a um NQC correspondendo a um múltiplo do número dequadros requeridos para uma transmissão de ITT de tal modo que adivisão pelo número de quadros obtém um resto de vO'.Especificamente, um bloco de transporte deve ser transmitido em umponto de tempo que não satisfaça a Fórmula 1.
Para realizar isto, a informação sobre um pontode tempo de transmissão de um bloco de transporte de SRMM pode serdeterminada como um valor que tem um intervalo de tempo uniforme apartir de um NQC que satisfaz a Fórmula 1, tal como umacompensação de quadro. A informação de compensação de quadro podeser distribuída para um Nó B e um EU para indicar um ponto detempo a partir do qual a transmissão de um bloco de transportecorrespondente começa. Alternativamente, a informação de ponto detempo de transmissão pode ser determinada como um novo NQC queindica um ponto inicial de transmissão de um bloco de transportede SRMM independente de um NQC que satisfaz a fórmula 1.
A fig. 6 ilustra um método para transmitir ainformação de ponto de tempo de transmissão para um bloco detransporte de SRMM. Conforme ilustrado na fig. 6, a informação deponto de tempo de transmissão relacionada a um bloco de transportede SRMM é transmitida para um EU a partir de um CRR.
Uma compensação de quadro é um exemplo dainformação de ponto de tempo de transmissão relacionada a um blocode transporte de SRMM. Por exemplo, com referência à fig. 5, acompensação de quadro pode ser a informação indicando que atransmissão de um bloco de transporte começa em um ponto de tempocom um certo atraso a partir de um NQC 80, 88 ou 96.Espècificamente, se o valor de compensação de quadro é '2', atransmissão de um bloco de transporte pode ser iniciada em umponto de tempo correspondendo a um valor de NQC de 82, 90 ou 98.
Um EU pode obter corretamente um ponto de tempode transmissão de um bloco de transporte de SRMM usando ainformação de ponto de tempo de transmissão correspondente. Ainformação de ponto de tempo de transmissão do bloco de transportepode diferir em cada célula. Especificamente, um EU pode recebertipos diferentes de informação de ponto de tempo de transmissão apartir de várias células.
O EU pode distribuir a informação recebidarelativa ao ponto de tempo de transmissão de SRMM para uma camadafísica. A camada física do EU pode determinar corretamente umtempo de recepção de um CFCCS, que é um canal de transporte decamada física de SRMM correspondendo a um bloco de transportetransmitido dè uma RARTS, usando esta informação.
0 tempo de transmissão de serviço de SRMM podeser um novo NQC gerado especificamente para o SRMM. 0 EU recebe onovo NQC e determina um ponto de tempo de transmissão preciso dobloco de transporte. 0 ponto de tempo de transmissão determinadopode ser provido à camada física para determinar um ponto de tempopreciso de um CFCCS portando um bloco de transportecorrespondente.
O ponto de tempo de transmissão de um bloco detransporte de SRMM pode ser transmitido ao EU por meio de umamensagem de sinalização de CReR. Além disso, o ponto de tempo detransmissão do bloco de transporte de SRMM pode ser transmitido aoEU por um CCS ou CCtR ou pode ser incluído em uma mensagem deinformação de PR comum de SRMM, em uma mensagem de informação dePR p-a-m (ponto-a-multiponto) da célula atual de SRMM ou em umamensagem de informação de PR p-a-m da célula vizinha de SRMM.
As formas de incorporação da presente invençãosão ilustradas com respeito . à comunicação móvel. Porém, ascaracterísticas técnicas da presente invenção são tambémaplicáveis a sistemas de comunicação sem fio, tal como um ADP(assistente digital pessoal) ou um computador notebook equipadocom uma função de comunicação sem fio. Os termos aqui usados paradescrever a presente invenção não são limitados a condições a umsistema de comunicação sem fio, tal como STMU. A presente invençãoé aplicável a sistemas de comunicação sem fio usando diferentesinterfaces sem fio e camadas físicas tais como TDMA, CDMA e FDMA.
As características técnicas da presente invençãopodem ser implementadas com software, firmware, hardware oucombinações de software, firmware, e/ou de hardware.
Especificamente, os conteúdos da presente invenção podem serimplementados com hardware usando um código, um chip de circuito elógica de hardware tal como ASIC ou com o código em um meio dearmazenamento legível por computador tal como num disco rígido, umdisquete ou uma fita ou em um meio de armazenamento óptico, ROM ouRAM usando uma linguagem de programação de computador. 0 códigoarmazenado em um meio legível por computador pode ser acessívelpor meio de um processador e pode ser executado.
Os conteúdos de implementação de código dapresente invenção podem ser acessíveis via um meio de transporteou via servidor de arquivo em uma rede. Um dispositivoimplementado com o código pode ser configurado para incluir ummeio de transporte por fio tal como uma linha de transporte derede, um meio de transporte sem fio, uma transferência de sinal,um sinal de rádio ou um sinal infra-vermelho.
A fig. 7 ilustra um diagrama de blocos de umterminal de comunicação móvel 7 0 de acordo com uma forma deincorporação da presente invenção. Conforme ilustrado na fig. 7, oterminal de comunicação móvel 70 inclui uma unidade de antena 71,uma unidade. de RF (rádio-f reqüência) 72, uma unidade deprocessamento de sinal 73 e uma unidade de memória 74. A unidadede processamento de. sinal 73 inclui uma unidade de processamentotal como um microprocessador ou um processador digital. 0 terminalde comunicação móvel inclui uma unidade mostradora 75 exibindoinformações específicas em uma tela, uma unidade de teclado 7 6recebendo um sinal de um usuário e uma unidade de alto-falante 77para a saída de um sinal de som.
0 terminal de comunicação móvel 70 recebe ainformação de ponto de tempo de transmissão relacionada a um blocode transporte de SRMM e pelo menos um bloco de transporte de pelomenos uma estação base usando a antena unidade 71 e a unidade deRF 72. A unidade de processamento de sinal 73 decodifica pelomenos um ponto de tempo de transmissão correspondente ao bloco detransporte de SRMM recebido usando a informação relacionada aobloco de transporte de SRMM
A presente invenção permite que um EU determinecom precisão um ponto de tempo de transmissão de um bloco detransporte de SRMM, habilitando assim o EU a receber o SRMMeficazmente.
Como a presente invenção pode ser incorporada emvárias formas sem fugir do espírito ou das suas característicasessenciais, deve também ser entendido que as formas deincorporação acima descritas não estão limitadas por quaisquer dosdetalhes da descrição precedente, a menos que especificado em casocontrário, mas ao invés devem ser amplamente interpretadas dentrode seu espirito e escopo conforme definido nas reivindicaçõesanexas, e assim pretende-se que todas mudanças e modificações quecaiam dentro das metas e limites das reivindicações, ouequivalência de tais metas e limites, sejam englobadas pelasreivindicações.
As formas de incorporação e vantagens precedentessão meramente exemplificativas e não serão interpretadas comolimitativas da presente invenção. Os presentes ensinamentos podemser prontamente aplicados a outros tipos de aparatos. Pretende-seque a descrição da presente invenção seja ilustrativa, sem limitaro escopo das reivindicações. Muitas alternativas, modificações, evariações serão aparentes para aqueles qualificados na arte. Nasreivindicações, pretende-se que cláusulas de meios-mais-funçãocubram a estrutura aqui descrita como executante da funçãorecitada, não apenas para os equivalentes estruturais mas tambémpara estruturas equivalentes.
Aplicabilidade Industrial
A presente invenção pode ser aplicada a umsistema de comunicação móvel.

Claims (36)

1. "MÉTODO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOS DETRANSPORTE DE SRMM", compreendendo um método para receber umserviço ponto-a-multiponto em um terminal móvel, caracterizadopelo fato de compreender:receber um primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto de uma célula atual;receber uma informação de controle da célulaatual, a informação de controle compreendendo uma compensaçãotemporal;receber um segundo bloco de transporte de serviçoponto-a-multiponto de uma célula vizinha usando a compensaçãotemporal enquanto recebendo o primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto vindo da célula atual; ecombinar os primeiro e segundo blocos detransporte de serviço ponto-a-multiponto.
2. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é recebida de um controladorde rede de rádio de serviço.
3. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a compensação temporal compreendeuma compensação de quadro e uma compensação de tempo.
4. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é recebida por meio de umamensagem de sinalização de controle de recursos de rádio (CReR).
5. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é recebida por meio de umcanal de controle de serviço ponto-a-multiponto e um canal decontrole de radiodifusão.
6. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o serviço ponto-a-multipontocompreende um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia.
7. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a compensação temporal estáassociada com um número de quadro de conexão (NQC) para atransmissão de um bloco de transporte.
8. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que um número de quadro de conexão paraa recepção do segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto é determinado usando a compensação temporal.
9. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a informação de controle quecompreendendo a compensação temporal é recebida por meio de pelomenos uma mensagem de informação de portador de alcance comum, umamensagem de informação de portador de alcance ponto-a-multipontoda célula atual, e urna mensagem de informação de portador dealcance ponto-a-multiponto de célula vizinha.
10. "MÉTODO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOS DETRANSPORTE DE SRMM", compreendendo um método para prover umserviço ponto-a-multiponto para pelo menos um terminal móvel,caracterizado pelo fato de compreender:prover um primeiro bloco de transporte de serviçoponto-a-multiponto de uma primeira célula na qual pelo menos umterminal móvel está atualmente situado;prover uma informação de controle da primeiracélula, a informação de controle compreendendo uma compensaçãotemporal; eprover um segundo bloco de transporte de serviçoponto-a-multiponto de uma segunda célula usando a compensaçãotemporal enquanto provendo o primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto a partir da primeira célula.
11. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é provida de um controladorde rede de rádio de serviço.
12. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que o compensação temporal compreendeuma compensação de quadro e uma compensação de tempo.
13. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é provida por meio de umamensagem de sinalização de controle de recursos de rádio (CReR) .
14. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é provida por um canal decontrole de serviço ponto-a-multiponto e um canal de controle deradiodifusão.
15. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que o serviço ponto-a-multipontocompreendendo um serviço de radiodifusão/multidifusão demultimídia.
16. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a compensação temporal estáassociada com um número de quadro de conexão (NQC) paratransmissão de um bloco de transporte.
17. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que um número de quadro de conexão paraprover o segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multipontoé determinado usando a compensação temporal.
18. "MÉTODO", de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que a informação de controlecompreendendo a compensação temporal é provida por pelo menos umamensagem de informação de portador de alcance comum, uma mensagemde informação de portador de alcance ponto-a-multiponto da célulaatual, e uma mensagem de informação de portador de alcance ponto-a-multiponto de célula vizinha.
19. "APARATO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOS DETRANSPORTE DE SRMM", compreendendo um terminal de comunicaçãomóvel para receber um serviço ponto-a-multiponto em um terminalmóvel, caracterizado pelo fato de compreender:uma unidade de antena adaptada para recebersinais de RF contendo um primeiro bloco de transporte de serviçoponto-a-multiponto vindo de uma célula atual, um segundo bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto vindo de uma célulavizinha e uma informação de controle vinda da célula atual, ainformação de controle compreendendo uma compensação temporal;uma unidade de RF adaptada para processar ossinais de RF recebidos pela antena;um teclado para a entrada de informação de umusuário;uma unidade de armazenamento adaptada paraarmazenar o primeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto, o segundo bloco de transporte de serviço ponto-a--multiponto e a informação de controle;um mostrador adaptado para exibir a informação aousuário; euma unidade de processamento adaptada paraprocessar o segundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto de acordo com a compensação temporal enquanto processao primeiro bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto, epara combinar o primeiro e segundo blocos de transporte de serviçoponto-a-multiponto.
20. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a compensação temporal compreendeuma compensação de quadro e uma compensação de tempo.
21. "APARATO",, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento éadicionalmente adaptada para extrair a informação de controlecompreendendo a compensação temporal de uma mensagem desinalização de controle de recursos de rádio (CReR).
22.
23. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento éadicionalmente adaptada para processar a informação de controlecompreendendo a compensação temporal por meio de um canal decontrole de serviço ponto-a-multiponto e um canal de controle deradiodifusão.
24. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que o serviço ponto-a-multipontocompreende um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia.
25. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a compensação temporal estáassociada com um número de quadro de conexão (NQC) paratransmissão de um bloco de transporte.
26. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento éadicionalmente adaptada para determinar um número de quadro deconexão para recepção do segundo bloco de transporte de serviçoponto-a-multiponto usando a compensação temporal.
27. "APARATO", de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento éadicionalmente adaptada para extrair a informação de controlecompreendendo a compensação temporal de pelo menos uma mensagem deinformação de portador de alcance comum, uma mensagem deinformação de portador de alcance ponto-a-multiponto da célulaatual, e uma mensagem de informação de portador de alcance ponto-a-multiponto de célula vizinha.
28. "APARATO PARA TRANSMITIR/RECEBER BLOCOS DETRANSPORTE DE SRMM", compreendendo uma rede para prover um serviçoponto-a-multiponto para pelo menos um terminal móvel,caracterizado pelo fato de compreender:pelo menos um transmissor adaptado paratransmitir sinais contendo um primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto, um segundo bloco de transporte deserviço po.nto-a-multiponto e uma informação de controle para pelomenos um terminal de comunicação móvel, o primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto e a informação decontrole providos de uma primeira célula na qual pelo menos umterminal móvel está atualmente situado, e o segundo bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto provido de uma segundacélula;um receptor adaptado para receber sinais de pelomenos um terminal de comunicação móvel; eum controlador adaptado para incluir umacompensação temporal na informação de controle e para controlarpelo menos um transmissor para a transmissão do segundo bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto de acordo com acompensação temporal enquanto transmitindo o primeiro bloco detransporte de serviço ponto-a-multiponto.
29. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que pelo menos um transmissor adaptadopara transmitir sinais contendo um primeiro bloco de transporte deserviço ponto-a-multiponto fica situado em um controlador de redede rádio de serviço.
30. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paraincluir a compensação temporal compreendendo uma compensação dequadro e uma compensação de tempo.
31. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paraincluir a informação de controle em uma mensagem de sinalização decontrole de recursos de rádio (CReR).
32. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paraprover a informação de controle por meio de um canal de controlede serviço ponto-a-multiponto e um canal de controle deradiodifusão.
33. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o serviço ponto-a-multipontocompreende um serviço de radiodifusão/multidifusão de multimídia.
34. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paraincluir uma compensação temporal associada com um número de quadrode conexão (NQC) para transmissão de um bloco de transporte.
35. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paradeterminar um número de quadro de conexão para transmissão dosegundo bloco de transporte de serviço ponto-a-multiponto usando acompensação temporal.
36. "APARATO", de acordo com a reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o controlador é adaptado paraincluir a informação de controle em pelo menos uma mensagem deinformação de portador de alcance comum, uma mensagem deinformação de portador de alcance ponto-a-multiponto da célulaatual, e uma mensagem de informação de portador de alcance ponto-a-multiponto de célula vizinha.
BRPI0612191-8A 2005-03-28 2006-03-28 método e aparato para transmitir/receber blocos de transporte de srmm BRPI0612191A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR1020050025644A KR100970642B1 (ko) 2005-03-28 2005-03-28 멀티미디어 방송/멀티캐스트 서비스 전송블록 수신 방법
KR10-2005-0025644 2005-03-28
PCT/KR2006/001125 WO2006104334A2 (en) 2005-03-28 2006-03-28 Method and apparatus for transmitting/receiving mbms transport blocks

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612191A2 true BRPI0612191A2 (pt) 2010-10-26

Family

ID=37053801

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612191-8A BRPI0612191A2 (pt) 2005-03-28 2006-03-28 método e aparato para transmitir/receber blocos de transporte de srmm

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7773556B2 (pt)
EP (1) EP1864534B1 (pt)
JP (1) JP2008535364A (pt)
KR (1) KR100970642B1 (pt)
CN (1) CN101151932B (pt)
AT (1) ATE468712T1 (pt)
AU (1) AU2006229498B2 (pt)
BR (1) BRPI0612191A2 (pt)
DE (1) DE602006014375D1 (pt)
MX (1) MX2007011880A (pt)
RU (1) RU2366090C2 (pt)
TW (1) TWI381688B (pt)
WO (1) WO2006104334A2 (pt)
ZA (1) ZA200708282B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100450938B1 (ko) * 2001-10-05 2004-10-02 삼성전자주식회사 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 통신 시스템에서트랜스포트 블록 셋 크기 정보를 송수신하는 장치 및 방법
US20060146745A1 (en) * 2005-01-05 2006-07-06 Zhijun Cai Method and apparatus for scheduling and synchronizing a multimedia broadcast/multicast service
CN1968451B (zh) * 2006-11-20 2010-04-21 华为技术有限公司 一种确定使用组播/广播业务时间的方法及系统
KR100828066B1 (ko) * 2006-12-07 2008-05-08 한국전자통신연구원 이동 통신망에서의 방송형 멀티캐스트 서비스 제공 방법
CN101272518B (zh) 2007-03-21 2012-07-25 上海贝尔股份有限公司 针对mbms的调度方法、调度设备和包括该调度设备的基站
CN101321368B (zh) * 2007-06-08 2012-05-09 中兴通讯股份有限公司 一种多媒体广播组播业务中时分复用机制的实现方法
US8897322B1 (en) * 2007-09-20 2014-11-25 Sprint Communications Company L.P. Enhancing video quality for broadcast video services
CN101854589B (zh) 2009-04-03 2013-12-04 中兴通讯股份有限公司 多媒体广播多播业务控制信令的传输方法和系统
CN102271308B (zh) * 2010-06-07 2014-11-05 华为技术有限公司 数据传输方法、基站和终端
US9226266B2 (en) 2013-09-03 2015-12-29 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method for determining delay parameters for user data flow synchronization for eMBMS
KR102125708B1 (ko) * 2013-10-16 2020-06-23 삼성전자주식회사 방송 서비스를 제공하는 무선 통신 시스템에서 지연 감소 방법 및 장치
US20180139665A1 (en) * 2016-11-17 2018-05-17 Ofinno Technologies, Llc Handover of user equipment with multimedia broadcast multicast services
CN110622529B (zh) * 2017-06-14 2024-02-23 中兴通讯股份有限公司 广播信道的通信方法
WO2020220266A1 (zh) * 2019-04-30 2020-11-05 华为技术有限公司 一种信息传输方法和通信设备
US20230276458A1 (en) * 2020-08-05 2023-08-31 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting or receiving wireless signal in wireless communication system

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ZA957816B (en) 1994-09-30 1996-05-31 Qualcomm Inc Method and apparatus for providing broadcast messages in a communications network
DE19732294A1 (de) 1997-07-26 1999-01-28 Alsthom Cge Alcatel Verfahren zur Steuerung der Anrufleitung und Kommunikationsendgerät
RU2198467C2 (ru) 1999-04-12 2003-02-10 Самсунг Электроникс Ко., Лтд. Способ управления стробируемой передачей специализированного канала в широкополосной системе связи множественного доступа с кодовым разделением каналов
US6606228B1 (en) * 2000-11-27 2003-08-12 Ametek, Inc. Fault detection circuit for use with a power control device
JP4002204B2 (ja) 2002-04-09 2007-10-31 三星電子株式会社 移動通信システムにおけるマルチメディア放送/マルチキャストサービスのための制御情報伝送装置及びその方法
KR100891785B1 (ko) * 2002-04-27 2009-04-07 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템에서 멀티캐스트멀티미디어 방송 서비스를 위한 소프트 핸드오버 방법
US7177658B2 (en) 2002-05-06 2007-02-13 Qualcomm, Incorporated Multi-media broadcast and multicast service (MBMS) in a wireless communications system
KR100566208B1 (ko) 2002-06-14 2006-03-29 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템에서 멀티캐스트 멀티미디어 방송 서비스 데이터를 소프트 컴바이닝하는 방법 및 장치
EP1467586B1 (en) 2003-04-09 2010-05-19 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for cell reselection in an MBMS mobile communication system
KR20050013451A (ko) 2003-07-28 2005-02-04 삼성전자주식회사 멀티캐스트 멀티미디어 방송 서비스를 제공하는부호분할다중접속 이동통신시스템에서 소프트 핸드오버결정장치 및 방법
CN100508435C (zh) * 2003-08-06 2009-07-01 北京三星通信技术研究有限公司 设置mbms业务加入时限的方法
KR101085634B1 (ko) 2003-08-22 2011-11-22 삼성전자주식회사 멀티미디어 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스(mbms)를 제공하는 이동 통신 시스템에서 패킷 데이터를 수신하기 위한 셀 재선택 방법
US7801297B2 (en) * 2003-11-20 2010-09-21 Ntt Docomo, Inc. Communication device and communication control method
KR101010774B1 (ko) * 2004-02-11 2011-01-25 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 점대다 서비스 데이터의 송수신방법

Also Published As

Publication number Publication date
CN101151932A (zh) 2008-03-26
EP1864534A2 (en) 2007-12-12
RU2366090C2 (ru) 2009-08-27
KR100970642B1 (ko) 2010-07-15
KR20060103751A (ko) 2006-10-04
DE602006014375D1 (de) 2010-07-01
TWI381688B (zh) 2013-01-01
JP2008535364A (ja) 2008-08-28
WO2006104334A3 (en) 2007-06-21
ATE468712T1 (de) 2010-06-15
EP1864534B1 (en) 2010-05-19
CN101151932B (zh) 2010-12-08
WO2006104334A2 (en) 2006-10-05
ZA200708282B (en) 2008-11-26
US7773556B2 (en) 2010-08-10
AU2006229498A1 (en) 2006-10-05
TW200704242A (en) 2007-01-16
AU2006229498B2 (en) 2010-02-11
US20060256807A1 (en) 2006-11-16
RU2007139786A (ru) 2009-05-10
MX2007011880A (es) 2007-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612191A2 (pt) método e aparato para transmitir/receber blocos de transporte de srmm
US20240098844A1 (en) Communication method and related product
ES2962454T3 (es) Diseño de una estructura de canal de control para soportar tráfico v2x
JP4477882B2 (ja) 無線ローカル・エリア・ネットワーク中の隠れノードの検出
BRPI0612472A2 (pt) método para transmitir e receber um serviço ponto-a-multiponto em um sistema de comunicação móvel
WO2021032131A1 (zh) 一种用户面信息上报方法及装置
BRPI0612200A2 (pt) método e aparato provendo uma pluralidade de serviços por meio de um canal em um sistema de comunicações móvel
CN102625440A (zh) 同步无线设备
BRPI0615128A2 (pt) método para transmissão e recepção de um serviço de mbms em sistema de comunicação móvel
WO2019153911A1 (zh) 一种数据传输的方法、设备及计算机存储介质
JP2008535364A5 (pt)
WO2021218279A1 (zh) 一种数据传输方法、装置及设备
ES2932964T3 (es) Procedimiento y aparato para solicitar recursos de transmisión de enlace lateral en un sistema de comunicación inalámbrica
US20230370902A1 (en) Relay UE Selection for Transmission Over Sidelink
WO2019051802A1 (zh) 传输数据的方法、网络设备和终端设备
WO2021097858A1 (zh) 一种通信方法及装置
US20160099985A1 (en) Combination of Unicast and Multicast User Plane Data
WO2021204164A1 (zh) 一种通信方法及设备
WO2018059170A1 (zh) 通信方法、基站以及终端
KR101681572B1 (ko) 멀티캐스트/브로드캐스트 서비스 데이터 전송 동기화 장치 및 방법
WO2009105981A1 (zh) 组业务加密密钥更新方法及系统
WO2017167001A1 (zh) 资源调度方法、终端设备及系统
WO2022226749A1 (zh) 一种通信方法及装置、存储介质和芯片系统
US9144056B2 (en) Broadcast teardown apparatus and method
WO2022151177A1 (en) Methods and apparatuses for multicast and broadcast services

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]