BRPI0612099A2 - tábua de passar roupa, e, sistema - Google Patents

tábua de passar roupa, e, sistema Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612099A2
BRPI0612099A2 BRPI0612099-7A BRPI0612099A BRPI0612099A2 BR PI0612099 A2 BRPI0612099 A2 BR PI0612099A2 BR PI0612099 A BRPI0612099 A BR PI0612099A BR PI0612099 A2 BRPI0612099 A2 BR PI0612099A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ironing board
base
board according
ironing
frame
Prior art date
Application number
BRPI0612099-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Kok Wah Ma
Derrick Wai Thong Loke
Mong Hua Tan
Mohankumar Valiyambath Krishnan
Chandra Mohan Janakiraman
Swee Loon Michael Tang
Choon Hwee Tan
Original Assignee
Koninkl Philips Electronics Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninkl Philips Electronics Nv filed Critical Koninkl Philips Electronics Nv
Publication of BRPI0612099A2 publication Critical patent/BRPI0612099A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06FLAUNDERING, DRYING, IRONING, PRESSING OR FOLDING TEXTILE ARTICLES
    • D06F81/00Ironing boards 
    • D06F81/02Ironing boards  with collapsible underframe
    • D06F81/04Ironing boards  with collapsible underframe with means for adjusting height

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Irons (AREA)

Abstract

TABUA DE PASSAR ROUPA, E, SISTEMA Uma tábua de passar roupa compreende uma base (1), um corpo (5) com uma superficie de trabalho e uma operação de ajuste de altura fácil para ajustar a distância do corpo relativa à base. Uma coluna (7) se estende entre o corpo e a base e é equipada com um quadro estacionário (31) fixado à base e um quadro móvel (33) fixado ao corpo. No sentido de diminuir a força necessária para ajustar a altura do corpo relativa à base, o meio de ajuste de altura compreende um meio para exercer uma força derepulsão entre o corpo e a base. Um sistema compreendendo tal tábua de passar roupa e um ferro de passar roupa.

Description

"TÁBUA DE PASSAR ROUPA, E, SISTEMA"
A invenção relaciona-se a uma tábua de passarcompreendendo uma base, um corpo com uma superfície de trabalho, cujasuperfície de trabalho é conectada à base e um meio de ajuste de altura paraajustar a distância do corpo relativa à base. A invenção também se relaciona aum sistema compreendendo uma tábua de passar e um ferro de passar roupae/ou um vaporizador de peça de roupa.
Tábuas de passar roupa são usadas por usuários de diferentesalturas. No sentido de ser capaz de trabalhar em uma altura confortável, ousuário deseja ser capaz de ajustar a altura para sua necessidade. Tábuas depassar roupa comumente conhecidas são equipadas com pernas em X, aspernas sendo juntas em uma área central para formar um pivotamento paraajuste de altura. As pernas se moverão na direção ou afastando-se uma daoutra durante o processo de ajuste de altura, respectivamente, em ummovimento tipo tesoura. Em geral, a projeção dos pés se torna menor quandoo corpo é posicionado mais alto. Para fixar a altura da superfície de trabalho,detentores de altura são usados. Os detentores de altura são normalmenteprojetos de alavanca-catraca ou de gancho-no-orificio.
Durante o ajuste de altura tipo tesoura, as pernas se movem ehá um risco do usuário ter a mão entre as pernas e o corpo da tábua de passarroupa. Isto pode resultar em uma mão machucada. Adicionalmente, há umrisco das pernas da tábua de passar roupa "atropelarem" um pé do usuário emachucar o pé.
É um objetivo da invenção prover uma tábua de passar roupaque pode ser ajustada na altura de um modo fácil e com pouco esforço, e quereduza substancialmente o risco dos ferimentos acima mencionados, durante ouso.
Este objetivo é alcançado pela tábua de passar roupa de acordocom a invenção, cuja tábua de passar roupa compreende uma coluna equipadacom um quadro estacionário seguro à base, um quadro móvel fixado ao corpoe um meio para exercer uma força de repulsão entre o corpo e a base.
Em uso normal, a coluna é substancialmente vertical e a forçaé direcionada para cima. Isto implica em que a força de repulsão reduza aforça que o usuário necessita para ajustar a altura do corpo e deste modo aaltura da superfície de trabalho.
O meio de ajuste de altura pode ser ativado a qualquertemporariamente, se requerido pelo usuário; durante a configuração, intervalode passagem a ferro, ou armazenagem da tábua de passar roupa. Para ajustaruma tábua de passar roupa de pernas em X, esta é colocada quase no nível dopiso antes de ser elevada à altura requerida, e vice-versa. Com a tábua depassar roupa de acordo com a invenção não há movimento das pernas em Xou mudança do tamanho da projeção dos pés durante o ajuste de altura. Istoevita ferimentos durante o ajuste e armazenagem da tábua de passar roupa.
Em uma realização da tábua de passar roupa de acordo com ainvenção, o quadro móvel é movível ao longo do quadro estacionário. Oquadro estacionário pode ter um meio de guia, por exemplo conjuntodeslizante, para guiar o quadro móvel. O meio de guia pode ser virtualmenteoculto e então evitar ferimento aos dedos durante o processo de ajuste dealtura.
Na tábua de passar roupa de acordo com a invenção, a colunapode compreender meios de compensação de peso mecânicos oueletromecânicos, tais como elementos de mola, motor(es), etc, paracontrabalançar o peso do corpo. Deste modo, o usuário necessita aplicar forçareduzida para mover a tábua de passar roupa para cima e para baixo paraajustar uma altura desejadas da superfície de trabalho.
Um exemplo de um meio de compensação de peso adequadopara a tábua de passar roupa de acordo com a invenção é uma mola de forçaconstante. Uma mola de força constante é uma variedade especial de mola deextensão. Usualmente, compreende uma atadura enrolada apertadamentebobinada ou tira chata com curvatura incorporada, de tal modo que cada voltada tira se enrola apertadamente sobre sua vizinha interna. Quando a tira éestendida (defletida) o esforço inerente resiste à força de carregamento, amesma de uma mola de extensão, porém a uma taxa próxima de constante(zero). Em uso, uma extremidade da atadura é usualmente enrolada sobre umtambor e a extremidade livre é anexada à força de carregamento, tal como emuma aplicação de contrapeso. Um meio de aperto tal como uma árvore ou umeixo, etc, pode estar presente no centro do tambor.
Em uma realização da tábua de passar roupa de acordo com ainvenção, a extremidade livre da mola de força constante é fixada à colunaestacionária. O quadro móvel assenta no meio de aperto da mola de forçaconstante.
Em uma outra realização, a extremidade livre da mola de forçaconstante é fixada ao quadro móvel e o meio de aperto da mola de forçaconstante é conectado fixamente ao quadro estacionário.
No caso da coluna compreender quadro móveis múltiplos, aextremidade livre da mola de força constante será preferivelmente conectadaao quadro móvel conectado à superfície de trabalho. Deste modo a mola deforça constante puxa o quadro móvel superior, isto é, o quadro mais próximodo corpo e leva junto com ele os quadros entre o quadro superior e oestacionário, e facilita o ajuste de altura. Em uma outra realização, aextremidade livre da mola de força constante é segura ao quadro estacionárioe o meio de aperto da mola de força constante é conectado ao quadro móvel.
Alternativamente, o meio de compensação de peso podecompreender um contrapeso conectado através de uma polia, por exemplo, deum modo usado em elevadores convencionais.
A tábua de passar roupa de acordo com a invenção podecompreender um detentor de múltiplas etapas que permite que o usuárioselecione a altura apropriada. Este detentor pode compreender catraca(s),mecanismo de combinação de engrenagem-engate(s) ou qualquer outro meioque a pessoa especialista na técnica pode considerar apropriada para ajustar aaltura. Para direcionar o detentor, uma alavanca ou um botão pode ser usado.
Para ajuste de altura, o usuário ativa a alavanca ou botão, move a tábua depassar roupa para cima ou para baixo e libera a alavanca ou botão quando aaltura requerida é alcançada.
Em uma realização da tábua de passar roupa de acordo com ainvenção, o quadro estacionário é fixado à placa base. O quadro móvel éincorporado dentro ou fora do quadro estacionário. Os dois quadros sãomantidos juntos por suportes tais como um ou mais conjuntos deslizantes,roletes, etc.
Um trem de engrenagens tendo múltiplas fendas pode serfixado de um lado do quadro estacionário e provê etapas para ajuste de altura.
Um engate, posicionado de um lado do quadro móvel faceando o quadroestacionário, pode ser usado como um detentor para corrigir a altura apósajuste da posição desejada. Uma alavanca ou um botão pode ser provida noquadro móvel e próximo ao corpo, para ativar ou parar o ajuste de altura. Aalavanca ou botão pode ser conectada a uma primeira extremidade de umconjunto de hastes de comando. Uma segunda extremidade do conjunto dehastes de comando pode ser conectada ao engate. Ao ativar, isto é, puxandoou pressionando, a alavanca ou botão de ajuste de altura, o conjunto de hastesde comando liberará o engate da fenda do trem de engrenagens e isto permiteque o quadro móvel se mova livremente em sua direção pretendida.
Alternativamente, duas alavancas ou botões podem serprovidas; deste modo o usuário pode usar ambas as mãos para ajustar a altura.
Quando a altura requerida é alcançada, o usuário liberará a(s)alavanca(s) ou botão(ões), por meio dos quais os engate(s) se em uma dasfendas do trem de engrenagens e travará o quadro móvel na posição, evitandomovimento adicional do mecanismo.
É usualmente tomado cuidado especial em colocar um artigo aser passado de uma maneira plana na superfície de trabalho do corpo. Tecidosdobrados ou de dobras múltiplas do artigo poderiam - se não fosse tomadocuidado - conduzir a dobras auto-induzidas ou vincos no artigo, após passadoa ferro. Este é um efeito indesejado. Em uma realização da tábua de passarroupa de acordo com a invenção, a tábua de passar é equipada com meio parainsuflar ou sugar ar através de uma superfície de trabalho permeável. O corpopode ser feito de material permeável ou material sólido provido de orifícios euma cobertura permeável, por exemplo feita de tecido. O insuflamento de aratravés da superfície de trabalho permeável ajuda a colocar o artigo de umamaneira plana. O ar provê um certo amortecedor sobre o qual o artigo podeser colocado de uma maneira plana ou esticado. Após o artigo ser colocado, adireção do ventilador pode ser mudada para sucção (por exemplo,pressionando um botão de controle no ferro de passar). Agora, o tecido doartigo, depois de ser colocado de uma maneira plana sobre o amortecedor dear, é sugado de uma maneira plana para a superfície de trabalho e agorapronto para passar a ferro, reduzindo então o risco de dobras auto induzidasindesejadas.
A tábua de passar roupa de acordo com a invenção éparticularmente benéfica no caso de ter um peso adicional, porque é equipada,por exemplo, com um ventilador para insuflar ar através do corpo e/ou umrefervedor para prover vapor. Ter que aplicar uma força mínima para ajustar aaltura da superfície de trabalho torna-a fácil de usar.
Em uma outra realização da tábua de passar roupa de acordocom a invenção, a tábua possui uma câmara para acomodar aplicações taiscomo um ferro de passar roupa, um ferro a vapor e/ou um gerador de vaporpara roupa. Este pode ser um gabinete com uma gaveta ou na coluna na qual ousuário pode armazenar, por exemplo, um ferro quando este não está em uso.Meios para operar tais aplicações podem também ser providos.
Estes meios são, por exemplo, um tanque de água para prover água, umrefervedor, para gerar vapor (a partir da água do tanque de água) e fornecer ovapor a uma tomada de entrada do ferro e uma fonte de alimentação parafornecer energia. Deste modo, a tábua de passar roupa e o ferro de passarroupa constituem e cooperam como um sistema. Alternativamente, o vaporpode ser fornecido a uma tomada de entrada do vaporizador de peça de roupa,se presente. Deste modo, a tábua de passar roupa e/ou vaporizador de peça deroupa constituem e cooperam como um sistema.
Em uma outra realização, a tábua de passar roupa podetambém ser provida de meio para aquecer a superfície de trabalho. Destemodo, o tecido do artigo é aquecido a partir do lado da superfície de trabalho,por exemplo, usando uma espiral elétrica aquecida localizada no corpo.
Alternativamente, um elemento de aquecimento flexível pode ser anexado,por exemplo, costurado na cobertura.
No caso da tábua de passar roupa de acordo com a invençãoser equipada com um ventilador e/ou um aquecedor, uma fonte dealimentação é necessária para fornecer potências a estas funções.
Um conceito de uma tábua de passar roupa compreendendouma configuração tipo coluna ao invés de pernas em X é descrito em FR2695145. Este documento dificilmente provê informação técnica como talconfiguração trabalharia.
Várias realizações da tábua de passar roupa de acordo com ainvenção são descritas nas reivindicações 2 a 10.
O sistema de acordo com a invenção é descrito em qualqueruma das reivindicações 11 a 13.
Com referência às reivindicações é adicionalmente notado quea invenção também se refere a todas as combinações de característicaspossíveis conforme descrito nas reivindicações.A invenção será agora descrita por meio de exemplo comreferência aos desenhos que a acompanham. Em princípio, todos os aspectospodem ser combinados. Nas figuras, os mesmos números estão sendo usadospara as mesmas ou características equivalentes, nas quais:
Figura 1 exibe esquematicamente uma primeira realização deuma tábua de passar roupa de acordo com a invenção com o corpo em umaposição substancialmente vertical,
Figura 2 mostra esquematicamente a tábua de passar roupa daFigura 1 com o corpo em uma posição substancialmente horizontal,
Figura 3 mostra esquematicamente um mecanismo de ajustepara a tábua de passar roupa de acordo com a invenção com o corpo em umaposição substancialmente vertical,
Figura 4 mostra esquematicamente o mecanismo de ajuste paraa tábua de passar roupa da Figura 3, com o corpo em uma posiçãosubstancialmente horizontal,
Figura 5 mostra esquematicamente uma realização de umdetalhe do mecanismo de ajuste,
Figura 6a exibe esquematicamente uma segunda realização datábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 6b exibe esquematicamente a realização da Figura 6acom o corpo em uma posição substancialmente vertical,
Figura 6c exibe esquematicamente a realização da Figura 6aem uma posição dobrada,
Figura 7 mostra esquematicamente um meio de inclinação paraa tábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 8 mostra esquematicamente um detalhe do meio deinclinação da Figura 7 em perspectiva,
Figura 9 mostra esquematicamente uma vista lateral de umdetalhe da Figura 8,Figura 10 mostra esquematicamente um detalhe do meio deinclinação da Figura 7 em perspectiva, em uma outra posição,
Figura lia mostra esquematicamente uma vista lateral de umdetalhe da Figura 10 em uma primeira posição,
Figura Ilb mostra esquematicamente uma vista lateral de umdetalhe da Figura 10 com a protruberância em uma segunda posição,
Figura 12 mostra esquematicamente um detalhe de umaterceira realização de uma tábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 13 mostra esquematicamente um meio de guia de arpara a tábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 14 mostra esquematicamente uma realização da tábuade passar roupa de acordo com a invenção em um modo de prensagem,
Figura 15a exibe esquematicamente uma primeira realizaçãode um corpo em forma de torso de acordo com a invenção,
Figura 15b exibe esquematicamente uma segunda realizaçãode um corpo em forma de torso de acordo com a invenção,
Figura 16 mostra esquematicamente uma realização do meiode ajuste de altura de uma tábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 17 mostra esquematicamente uma realização alternativado meio de ajuste de altura de uma tábua de passar roupa de acordo com ainvenção,
Figura 18 mostra esquematicamente um meio de compensaçãode peso como parte de uma realização de um meio de ajuste de altura parauma tábua de passar roupa de acordo com a invenção,
Figura 19 mostra esquematicamente um detalhe aumentado domeio de ajuste de altura da Figura 18, e
Figura 20 mostra esquematicamente um outro detalheaumentado do meio de ajuste de altura da Figura 18.
As figuras serão agora descritas em detalhe e é feita referênciaaos números nas figuras. Na Figura 1, uma realização da tábua de passarroupa 2 possuindo um corpo 5, uma base 1 e uma coluna 7 é exibida. O corpoestá em uma posição substancialmente vertical e a base 1 possui umaextensão LI. Na Figura 2, o corpo 5 está em uma posição substancialmente5 horizontal e a base 1 possui uma extensão L2 que é maior que LI. Figuras 1 e2 ilustram juntas a relação entre a posição do corpo 5 com uma superfície detrabalho 6 e a extensão da base 1. A extensão da base 1 é a distância entre ospontos de contato (4a e 4b) com o chão durante o uso. A base 1 compreendeuma primeira parte de base Ia e uma segunda parte de base lb. A primeiraparte de base Ia é anexada à coluna 7 e a segunda parte de base Ib édeslizante ao longo da primeira parte de base la.
Na Figura 3, um mecanismo de ajuste 9 é mostrado com ocorpo 5 em uma posição substancialmente vertical. O corpo 5 (não mostradona Figura 3) é conectado a uma haste 10 que habilita o corpo a ser inclinadoao longo de um eixo de inclinação T-T. À medida que o corpo 5 é inclinadoao longo do eixo de inclinação T-T na direção da posição horizontal(conforme mostrado na Figura 4) a haste 10 começa a girar. Isto trás umaespécie de movimento rotacional a uma engrenagem de correia dentada 13conectada ao eixo vertical 11 servindo como um eixo de rotação. Então, oeixo vertical 11 é girado no sentido anti-horário. Esta rotação do eixo 11move uma alavanca da base 17 em uma ranhura 19 e conseqüentemente abase 1 desliza conforme ilustrado pela seta A. A base é preferivelmenteequipada com meio deslizante, por exemplo, rodas 21. O resultado destemovimento é mostrado na Figura 4.
Figura 5 mostra esquematicamente um exemplo do eixo 11compreendendo uma primeira parte telescópica 12 e uma segunda partetelescópica 14, que não são rotativas em relação uma à outra porque possuemuma seção transversal não circular. Tal eixo pode ser usado em umarealização da invenção onde a característica retrátil/alongável da base écombinada com ajuste de altura. Um eixo compreendendo partes telescópicaspermite que a distância entre o corpo e a base seja variada.
Na Figura 6a, a segunda realização da tábua de passar roupa 2de acordo com a invenção é exibida compreendendo uma base 1 e um corpo 5com uma superfície de trabalho 6, o corpo possuindo um primeiro eixolongitudinal I-L A tábua de passar roupa possui adicionalmente uma coluna 7,tendo um segundo eixo longitudinal II-II. O eixo de inclinação T-T se estendesubstancialmente perpendicularmente a ambos primeiro eixo e segundo eixo.
As Figuras 6a e 6b ilustram duas posições que podem ser obtidas inclinando atábua de passar roupa com o corpo tendo um estado tipo esticado.
Nas Figuras 7 a 11b, detalhes dos meios de inclinação sãoexibidos.
Na Figura 7 é mostrado que o corpo 5 (mostrado em parte) datábua de passar roupa é rotativamente conectado a um eixo 63. O eixo 63neste exemplo é uma realização do eixo de inclinação T-T (conformemostrado na Figura 6a). A realização compreende um primeiro botão 61,conectado ao eixo 63. O eixo 63 é conectado a um triângulo 71 via umprimeiro conector 64. O triângulo 71 é conectado a um grampo deprotruberância 73 que é arranjado para cooperação com uma placa pivotada75. A placa pivotada 75 possui uma primeira fenda 74 e uma segunda fenda76 (conforme mostrado na Figura 8).
A inclinação será agora descrita com referência às figuras. Oponto de partida da descrição é o corpo em uma posição substancialmentehorizontal conforme mostrado na Figura 6a. Se o usuário pressiona o primeirobotão 61 na direção do corpo, o eixo 63 gira conforme ilustrado pela seta C naFigura 7. daí o triângulo 71, acoplado ao eixo 63 via primeiro conector 64, épressionado na direção da seta D (ver também Figuras 8 e 9). Como umresultado, o grampo de protruberância 73 é liberado a partir da primeira fenda74 localizada na placa pivotada 75. Se o usuário, simultaneamente com opressionamento do primeiro botão 61, exerce uma força na direção de umaseta E (ver Figura 6), o corpo 5 gira e o grampo de protruberância 73 deslizaao longo da placa pivotada 75 para a próxima fenda disponível, neste caso asegunda fenda 76 (ver Figuras 10 e 1 la). Se o usuário libera o primeiro botão61, o grampo de protruberância 73 se ajusta na segunda fenda 76 (ver Figura11b). Como o corpo 5 é conectado ao eixo 63, o resultado é que o corpo 5 éinclinado ao longo do eixo de rotação 63 para uma posição substancialmentevertical; neste caso cerca de 81 graus em relação ao plano horizontal. Isto éilustrado na Figura 6b.
Na segunda realização o corpo 5 (ver Figura 6b) possui umaprimeira parte 91, tendo uma primeira superfície de trabalho 92 e umasegunda parte 93 possuindo uma segunda superfície de trabalho 94, a primeirae segunda partes sendo conectadas por uma articulação 103 servindo comomeio para dobra. A primeira parte 91 pode ser provida de um elemento desuporte 101 para suportar a segunda parte (ver Figura 6a). Uma primeira parteda articulação 102 é segura à primeira parte do corpo 91 e uma segunda parteda articulação 104 é segura à segunda parte 93 do corpo (ver Figura 13).
A dobra do corpo da tábua de passar roupa será agoraexplicada. O ponto de partida da descrição é o corpo em uma posiçãosubstancialmente vertical, como mostrado na Figura 6b.
Se o usuário pressiona o primeiro botão (61) na direção docorpo, o grampo de protruberância 73 é liberado a partir da segunda fenda 76na placa pivotada 75 (ver Figura 11a). Se o usuário, simultaneamente com opressionamento do primeiro botão 61, exerce uma força na direção da seta Ena segunda parte 93 do corpo, esta segunda parte é dobrada na direção daprimeira parte. A primeira superfície de trabalho 92 e a segunda superfície detrabalho 94 agora são voltadas uma à outra. Isto é ilustrado na Figura 6c.
Neste modo, a tábua de passar roupa de acordo com a invenção pode serfacilmente armazenada e de uma maneira compacta.No sentido de evitar que a segunda parte 93 do corpo bata naprimeira parte 91 e para acompanhar o processo de dobradura, é provido umelemento resiliente 81. Na Figura 12, é mostrada uma realização do elementoresiliente 81. Nesta realização, o elemento resiliente 81 compreende umtirante 83 fixado a uma mola 85. Uma extremidade do tirante 86 é conectada àsegunda parte 93 do corpo e a outra extremidade do tirante é conectada à mola85. A mola é segura à primeira parte do fundo da coluna 84. A primeira parte84 é parte de uma quadro móvel 33 da coluna 7 (mostrada na Figura 16 eexplicada mais tarde).
O deslocamento da posição do corpo 5 na segunda realizaçãodesde substancialmente horizontal (estado esticado na Figura 6a) atésubstancialmente vertical (estado esticado como na Figura 6b) pode resultarem dobramento indesejado do corpo. No sentido da inclinação do corpoprevalecer sobre a dobradura prematura, o elemento resiliente 81 (ver Figura12) é selecionado e construído de tal modo que a força resiliente é mais forteque a força necessária para inclinar o corpo, mantendo então as partes juntas,enquanto inclina o corpo 5. Na Figura 12 pode ser visto que naturalmente oelemento resiliente 81 começa através da coluna (não mostrada), através daprimeira parte do corpo 91 e termina na segunda parte do corpo 93, nalocalização indicada pelo número 86 (Figura 12). Dependendo do peso docorpo, uma pessoa especialista na técnica pode selecionar a força do elementoresiliente. Esta pode ser a força da mola 85. O tirante e a mola podem sersubstituídos, por exemplo, por uma atadura elástica (não mostrada). Naquelecaso, a força da atadura elástica pode ser selecionada pela pessoa especialista.
Um meio de guia 80 guia o curso do elemento resiliente. Um exemplo domeio de guia é um cilindro conhecido.
Para manter a primeira parte 91 do corpo e a segunda parte 93do corpo em um estado esticado durante a inclinação, pode ser providoalternativamente um meio de fixação (não mostrado).Este meio de fixação pode ser uma articulação ou umaarticulação carregada por mola, conhecida, que tem duas posições estáveis,por exemplo, posição aberta e posição fechada.
Alternativamente, o maio de fixação pode compreender umaprotruberância segura à primeira parte do corpo, próxima à primeira parte daarticulação (102, ver Figura 13) cooperando com um meio de recepção seguraà segunda parte do corpo próxima à segunda parte da articulação 104 (Figura13). A cooperação é feita de um modo conhecido de per si, assim a primeira esegunda partes do corpo são fixadas em seu estado esticado. A protruberânciapode ser um gancho e o meio de recepção um soquete, estes são conhecidosde per si. Em tal realização, o usuário teria que liberar o gancho do soqueteantes do corpo ser dobrado. Na prática, funcionaria como um meio detravar/destravar entre as partes do corpo.
Na Figura 14, uma realização da tábua de passar de acordocom a invenção é exibida em um modo de pressionamento. Esta realizaçãocompreende um gancho 111 fixado à primeira parte 91 do corpo e umaprotruberância de corpo 113 segura à segunda parte 93 do corpo. Isto poderiatambém ser de outro modo. A protruberância do corpo 113 serve como umelemento de recepção. A pessoa especialista na técnica pode selecionarelementos em forma de gancho conhecidos alternativos e elementos derecepção conhecidos e ajustá-los à primeira parte 91 e segunda parte 93 docorpo, respectivamente, de tal modo que os elementos podem cooperar. Umbotão de toque 135 serve como uma unidade de controle para uma unidadeelétrica (não mostrada). A unidade elétrica é arranjada para ativar umventilador 133.
Um modo de prensar um artigo usando uma tábua de passarroupa de acordo com a invenção será agora descrito. O corpo em uma posiçãohorizontal (modo de passar a ferro) (Figura 6a) é tomado como ponto departida. Um artigo 151 é colocado na primeira superfície de trabalho 92 daprimeira parte 91 do corpo. A segunda parte 93 do corpo é dobrada na direçãoda primeira superfície de trabalho 92 da primeira parte 91 do corpo. Asegunda parte 93 do corpo é dobrada na direção da primeira superfície detrabalho 92. A primeira parte 91 do corpo permanecerá engatada na placapivotada 75 (na posição horizontal). Deste modo, a primeira superfície detrabalho 92 e a segunda superfície de trabalho 94 estão faceando uma a outrae pelo menos uma porção do artigo 151 está localizada entre elas. Agora aspartes pl, 93 são grampeadas juntas. Isto é feito movendo o gancho 111 emtorno da protruberância do corpo 113. Se o botão de toque 135 é pressionado,o ventilador 133 é ativado, resultando em uma corrente de ar fluindo atravésda segunda superfície de trabalho 94 da segunda parte do corpo e através(parte do) artigo 151. Um aquecedor da tábua de passar (se presente, nãomostrado) pode ser ativado para prover calor durante a operação deprensagem.
Em uma realização de acordo com a invenção, a unidade decontrole para ativar o ventilador 133 compreende um controle remoto 137.
Na Figura 14 é adicionalmente mostrado que uma realizaçãoda tábua de passar roupa de acordo com a invenção pode ser provida de umacâmara 121 ou, por exemplo, uma gaveta para acomodar aplicações, porexemplo um ferro de passar 123 e, se presente, um vaporizador de peça deroupa. Deste modo, a tábua de passar tem meios para armazenar o ferro e/ou ovaporizador de peça de roupa.
Em uma realização de uma tábua de passar roupa de acordocom a invenção, a tábua de passar roupa é arranjada para abrigar pelo menosum tanque de água 125 ou um refervedor 127 ou uma fonte de alimentação(Figura 14). O refervedor é provido de uma mangueira, que é conectável a umferro de passar possuindo uma entrada (não mostrada). O tanque de água 125é arranjado para prover água ao refervedor de uma maneira conhecida deper si. Deste modo, vapor pode ser gerado e fornecido ao ferro de passar. Oferro de passar pode funcionar então como um ferro a vapor. O ferro de passarpode então cooperar com a tábua de passar roupa.
Figura 15a mostra esquematicamente uma primeira realizaçãode um corpo em forma de torso de acordo com a invenção, onde a superfíciede trabalho tem um contorno 141, que corresponde ao contorno de uma seçãolongitudinal de um torso.
Figura 15b exibe esquematicamente uma segunda variante deum corpo em forma de torso de acordo com a invenção, possuindo umcontorno 143.
A forma de torso pode ser simétrica em relação a um eixo III-III.
Em uma realização da tábua de passar roupa de acordo com ainvenção, a tábua de passar tem um modo de restauração. Neste modo ousuário pode restaurar os artigos pendurando-os sobre o corpo 5, o corpoestando em uma posição substancialmente vertical (ver Figura 6b).
O artigo pode ser, por exemplo, uma jaqueta, um blazer, umablusa ou uma camisa. O artigo pode ser abotoado e então fechado no que éusualmente chamado lado frontal do artigo. Deste modo, as partes do ombrose penduram sobre o ombro (por exemplo: 142 na Figura 15a ou,alternativamente, 144 na Figura 15b) do corpo 5. Um artigo sem botão comoum vestido ou suéter pode ser pendurado sobre o corpo de tal modo que astiras do ombro ou partes do ombro repousam nos ombros do corpo. Em ambasdescrições, o corpo é vestido com o artigo. Alternativamente, o artigo podeser pendurado em um cabide e o cabide é conectado ao corpo. O usuário ativaa unidade elétrica para partir o ventilador 133. O ventilador 133 produz umacorrente de ar. A ativação é feita usando a unidade de controle 135. A unidadede controle pode, por exemplo, ser localizada em qualquer lugar na parteposterior do corpo, de tal modo que o usuário pode alcançá-la facilmente.
Alternativamente, a unidade de controle compreende um controle remoto 137.A ativação do ventilador pode também ser feita a partir de umvaporizador de peça de roupa (se presente). Neste caso, a restauração da peçade roupa é acelerada com o uso da corrente de ar do vaporizador de peça deroupa, e auxiliado com ar (que pode ser aquecido com um aquecedor) a partirda tábua de passar.
Em uma realização de acordo com a invenção o ar flui atravésde uma superfície de trabalho permeável. No caso em que o corpo tem partesmúltiplas, o ar é guiado via um meio de guia de ar, mobilizado durante o usopelo ventilador 131, a partir de uma parte do corpo para outra parte do corpo evice-versa.
O meio de guia de ar compreende uma primeira porção deparede da primeira parte do corpo 107 (Figura 13), cuja primeira porção deparede está sendo localizada próximo ao meio de dobradura 103 e umasegunda porção de parede da segunda parte do corpo 109, cuja segundaporção de parede é localizada próximo ao meio de dobradura, e cujas primeirae segunda porções de parede são providas de aberturas 105 correspondentes.
Em uma realização alternativa, o corpo é equipado comescapes 131 (Figura 14), os escapes 131 são abertos e o fluxo de ar éinsuflado principalmente para fora dos escapes localizados em lados opostosdo corpo. Agora, uma corrente de ar flui na direção das luvas e a partesuperior do artigo. Deste modo, a região de cavidade dos braços, conhecidacomo uma área de transpiração, é especialmente restaurada.
Em uma realização da tábua de passar roupa 2 de acordo coma invenção mostrada na Figura 16, a tábua de passar roupa compreende ummeio de ajuste de altura para ajustar a distância do corpo 5 relativa à base 1.
Na Figura 16, uma realização esquemática do meio de ajuste de altura éexibida, mostrando a coluna 7 equipada com um quadro estacionário 31fixado à base 1 e um quadro móvel 33 fixado ao corpo 5. O quadroestacionário 31 possui um meio de guia 35 para guiar o quadro móvel 33. NaFigura 17, é mostrada uma realização alternativa do meio de ajuste de altura.
Nesta realização, a tábua de passar roupa compreende um segundo quadromóvel 34. O segundo quadro móvel 34 se move em relação ao quadroestacionário 31 e o quadro móvel 33 se move em relação ao segundo quadromóvel 34.
O meio de ajuste de altura é mostrado em mais detalhes nasFiguras 18, 19 e 20.
Nestas figuras, é mostrado que um segundo botão 39 éconectado a um eixo 40. O eixo 40 é conectado a uma tira de sustentação 41via um segundo conector 42 (Figura 19). Uma alavanca de sustentação 43(Figura 20) é fixada à tira de sustentação 41 e coopera com uma placa índice 45.
Para ajustar a altura, o usuário pressiona o segundo botão 30na direção do corpo. Deste modo, o eixo 40 é girado na direção da seta F (verFigura 19). Como resultado, a tira de sustentação 41, conectada ao eixo 40 viasegundo conector 42, é movida para baixo. Como resultado, a alavanca desustentação 43 é liberada (destravada) da placa índice 45 (ou alternativamenteum conjunto de engrenagem) (ver Figura 20). O usuário pode agora (enquantopressiona o segundo botão 39) empurrar o corpo 5 para cima ou puxá-lo parabaixo porque o quadro móvel 33 pode se mover livremente usando o meio deguia 35 no quadro estacionário 31. Para travar o corpo em uma alturadesejada, o usuário libera o segundo botão 39 e a alavanca de sustentação 43,servindo como meio detentor, desliza na abertura mais próxima na placaíndice 45.
No sentido de facilitar o ajuste de altura de tal modo que ousuário não tem que aplicar uma força para erguer o peso do corpo e doquadro conectado a ele, uma tábua de passar roupa de acordo com a invençãoé preferivelmente equipada com meio para exercer uma força de repulsãosobre o corpo. Tal força é uma força no corpo direcionada para longe da base.Esta força pode ser provida por meios elétricos, magnéticos, hidráulicos,pneumáticos ou mecânicos.
Em uma realização de acordo com a invenção, o peso do corpo5 é compensado durante o ajuste de altura por uma mola de força constante 37(ver Figura 18). A mola de força constante 37 está em uma extremidade 38fixa, por meios de fixação comuns, tais como um parafuso ou ponte demontagem, ao quadro estacionário 31 (visualizado na Figura 16) e a outraextremidade conectada ao quadro móvel 33 (visualizado na Figura 16). Ofundo 84 (mostrado na Figura 16) do quadro móvel 33 se apóia no meio deaperto 30 da mola de força constante 37. Como o corpo 5 (visualizado naFigura 16) é fixado ao quadro móvel 33, o peso de ambos corpo 5 e quadromóvel 33 é compensado pela mola de força constante.

Claims (13)

1. Tábua de passar roupa compreendendo uma base, um corpocom uma superfície de trabalho, cujo corpo é conectado à base, e um meio deajuste de altura para ajustar a distância do corpo em relação à base,caracterizada pelo fato de que o meio de ajuste de altura compreende umacoluna equipada com um quadro estacionário seguro à base, um quadro móvelseguro ao corpo e um meio para exercer uma força de repulsão entre o corpo ea base.
2. Tábua de passar roupa de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o quadro estacionário e o quadro móvel sãomóveis ao longo um do outro.
3. Tábua de passar roupa de acordo com a reivindicação 1 ou-2, caracterizada pelo fato de que o quadro estacionário possui um meio deguia para guiar o quadro móvel.
4. Tábua de passar roupa de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o meio para exercer aforça sobre o corpo compreende um meio elétrico, magnético, hidráulico,pneumático ou mecânico.
5. Tábua de passar roupa de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que a tábua de passar roupacompreende um meio de compensação de peso para compensar o peso docorpo e do quadro móvel.
6. Tábua de passar roupa de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato de que o meio de compensação de peso compreendeuma mola de força, particularmente uma mola de força substancialmenteconstante.
7. Tábua de passar roupa de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que a coluna compreende ummeio de travamento de coluna para travar o quadro móvel na posição.
8. Tábua de passar roupa de acordo com a reivindicação 7,caracterizada pelo fato de que o meio de travamento de coluna compreendeum trem de engrenagens de multi-etapas e um meio detentor onde o trem deengrenagens é seguro a um dos quadros e o meio detentor é seguro ao outroquadro.
9. Tábua de passar roupa de acordo com a reivindicação 7,caracterizada pelo fato de que o meio detentor de coluna é provido com umaunidade de detenção e um arranjo de unidades de recepção onde o arranjo deunidades de recepção é seguro a um dos quadros e a unidade de detenção ésegura ao outro quadro.
10. Tábua de passar roupa de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a tábua de passar éequipada com pelo menos um dos seguintes dispositivos: um aquecedor paraaquecer a superfície de trabalho, um ventilador para insuflar ou sugar aratravés da superfície de trabalho do corpo e um refervedor para prover vapor.
11. Sistema, caracterizado pelo fato de compreender umatábua de passar roupa como definida em qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes e um ferro de passar e/ou vaporizador de peça de roupa paracooperação com a tábua de passar roupa.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que a tábua de passar possui meio para armazenar oferro de passar e/ou vaporizador de peça de roupa.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 11 ou 12 emcombinação com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que orefervedor está sendo arranjado para prover vapor ao ferro de passar e/ouvaporizador de peça de roupa.
BRPI0612099-7A 2005-06-30 2006-06-27 tábua de passar roupa, e, sistema BRPI0612099A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05105947 2005-06-30
EP05105947.5 2005-06-30
PCT/IB2006/052115 WO2007004122A2 (en) 2005-06-30 2006-06-27 Ironing board adjustable in height

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612099A2 true BRPI0612099A2 (pt) 2011-01-04

Family

ID=37546786

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612099-7A BRPI0612099A2 (pt) 2005-06-30 2006-06-27 tábua de passar roupa, e, sistema

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7861440B2 (pt)
EP (1) EP1910608A2 (pt)
JP (1) JP4778049B2 (pt)
CN (1) CN101213337B (pt)
BR (1) BRPI0612099A2 (pt)
RU (1) RU2404313C2 (pt)
WO (1) WO2007004122A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE469261T1 (de) * 2005-11-16 2010-06-15 De Longhi Spa Bügelvorrichtung
ES2351270B1 (es) * 2008-12-15 2011-11-28 Universidad De Málaga Conjunto de planchado innovador.
GB0916384D0 (en) * 2009-09-18 2009-10-28 Vale Mill Rochdale Ltd Ironing board
CN102560998B (zh) * 2011-01-07 2014-02-26 何启烽 蒸汽烫衣装置及其电路改进结构
JP6321198B2 (ja) * 2015-02-06 2018-05-09 コーニンクレッカ フィリップス エヌ ヴェKoninklijke Philips N.V. 折り畳み可能な台を備えた衣類処置装置
US9788647B2 (en) 2015-10-13 2017-10-17 Nishan Joshi Overbed table
WO2017188907A1 (en) * 2016-04-27 2017-11-02 Silter Ileri̇ Utuleme Sistemleri Sanayi Ve Ticaret Limited Sirketi Multifunctional ironing board
KR102550353B1 (ko) * 2016-12-30 2023-06-30 엘지전자 주식회사 시스템 다리미
CN109023885A (zh) * 2018-10-11 2018-12-18 德清县利通绢纺塑化有限公司 一种可调高度的熨烫台
FR3097567B1 (fr) * 2019-06-18 2021-06-04 Seb Sa Dispositif pour le repassage comprenant une planche de repassage comportant deux faces opposées contre lesquelles un vêtement à repasser peut être disposé.
CN112220291B (zh) * 2020-10-14 2022-02-11 湖北广伦达科技有限公司 一种基于大数据的科技成果先进性评价收集汇报用展示装置
CN115385261A (zh) * 2021-02-01 2022-11-25 武汉中科医疗科技工业技术研究院有限公司 升降立柱及手术机器人

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2427829A (en) * 1946-01-05 1947-09-23 Amato Thomas Steam emitting foldable ironing board
US2594123A (en) * 1946-08-01 1952-04-22 Ernest L Hightower Foldable ironing board
US2485193A (en) * 1946-10-23 1949-10-18 James J Foglio Foldable ironing board
US3288090A (en) * 1965-08-27 1966-11-29 Murray W Maxwell Control structure for ironing boards
DE7537365U (de) * 1975-11-25 1976-03-25 Veit Kg Bekleidungstechnik, 8910 Landsberg Bügeltisch mit Absaugeinrichtung
IT8320706V0 (it) * 1983-02-07 1983-02-07 Cerutti Rosanna Macchina stiratrice a vapore.
DE8516200U1 (pt) * 1985-06-03 1989-03-16 Veit Gmbh & Co, 8910 Landsberg, De
EP0270827A1 (en) 1986-11-10 1988-06-15 STEAM S.r.l. Ironing board
US4956929A (en) * 1989-04-14 1990-09-18 Supon Chirabandalsuk Adjustable multi-piece ironing board
JP2719028B2 (ja) * 1990-04-16 1998-02-25 松下電器産業株式会社 アイロン台
FR2695145B1 (fr) 1992-09-02 1994-11-10 Alain Combe Table à repasser assistée.
CN2288203Y (zh) * 1996-10-11 1998-08-19 桑原荣一 烫衣板
CN2277414Y (zh) * 1996-10-17 1998-04-01 陆荫添 一种烫衣板
US5979336A (en) 1997-01-10 1999-11-09 Whitney Design, Inc. Door mounted ironing board
DE29707830U1 (de) 1997-05-01 1997-07-03 Haefele Gmbh & Co Ausziehbares Bügelbrett
US6546880B2 (en) * 1999-06-09 2003-04-15 Baker Manufacturing Company Height adjustable table
CN2402708Y (zh) * 2000-01-10 2000-10-25 饶得华 一种烫衣板
US6443075B1 (en) * 2000-03-29 2002-09-03 Weber Knapp Company Safety interlock braking system for height adjustable table
ITPN20010006U1 (it) * 2001-02-23 2002-08-23 Euro Star Srl Asse da stiro aspirante e/o soffiante
WO2002090642A1 (fr) * 2001-05-09 2002-11-14 Laurastar S.A. Planche a repasser reglable en hauteur
US6883257B2 (en) * 2002-03-15 2005-04-26 Kenneth J. Couch Ironing board
GB2394965B (en) 2002-11-04 2006-04-12 Mark Stephen Buckle A portable, collapsible ironing board

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007004122A2 (en) 2007-01-11
RU2008103331A (ru) 2009-08-10
US20100146827A1 (en) 2010-06-17
US7861440B2 (en) 2011-01-04
RU2404313C2 (ru) 2010-11-20
EP1910608A2 (en) 2008-04-16
JP4778049B2 (ja) 2011-09-21
CN101213337B (zh) 2010-09-08
CN101213337A (zh) 2008-07-02
JP2008544797A (ja) 2008-12-11
WO2007004122A3 (en) 2007-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612099A2 (pt) tábua de passar roupa, e, sistema
US7856743B2 (en) Ironing board having an extendable and rectractable base
US8266830B2 (en) Ironing board having a tiltable body
US10648127B2 (en) Steam ironing and/or smoothing appliance comprising an ironing board that can be immobilized in various tilted positions
CN205636266U (zh) 便携式手持蒸汽发生设备
US9869054B2 (en) Garment treatment device with foldable board
CN104594008B (zh) 包括通过蒸汽导管与用于竖直抚平织物的工具连接的蒸汽发生基部的家电设备
JP2006514851A (ja) ズボンプレッサー/アイロン台
GB2461530A (en) Ironing board with attachments
CN110382770A (zh) 系统熨斗
KR100423791B1 (ko) 다리미 보관케이스를 구비하는 개량된 다리미 받침대
EP3797191B1 (en) Garment steamer with a hanger movable compared to a fixed ironing board
ES2898506A1 (es) Plancha automática articulada
CN115948900A (zh) 包括熨烫和/或熨平工具的用于对衣物进行蒸汽处理的器具
WO2003085189A1 (en) Iron and plate for an iron
EP1618243A2 (en) Ironing device

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRANSLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N. V. (NL)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: KONINKLIJKE PHILIPS N. V. (NL)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]