BRPI0606314B1 - método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio - Google Patents

método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0606314B1
BRPI0606314B1 BRPI0606314A BRPI0606314A BRPI0606314B1 BR PI0606314 B1 BRPI0606314 B1 BR PI0606314B1 BR PI0606314 A BRPI0606314 A BR PI0606314A BR PI0606314 A BRPI0606314 A BR PI0606314A BR PI0606314 B1 BRPI0606314 B1 BR PI0606314B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile station
section
processing
user data
transmission rate
Prior art date
Application number
BRPI0606314A
Other languages
English (en)
Inventor
Umesh Anil
Usuda Masafumi
Nakamura Takehiro
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0606314A2 publication Critical patent/BRPI0606314A2/pt
Publication of BRPI0606314B1 publication Critical patent/BRPI0606314B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/16Central resource management; Negotiation of resources or communication parameters, e.g. negotiating bandwidth or QoS [Quality of Service]
    • H04W28/18Negotiating wireless communication parameters
    • H04W28/22Negotiating communication rate

Abstract

método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio. um método de controle de taxa de transmissão para controle de uma taxa de transmissão de dados de usuário transmitidos por uma estação móvel através de um enlace ascendente inclui a notificação, em um controlador de rede de rádio, de uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário para a estação móvel, quando a estação móvel começar as comunicações ou quando uma célula à qual a estação móvel é para ser conectada for mudada; e aumentar, automaticamente, na estação móvel, a taxa de transmissão dos dados de usuário para a taxa de transmissão máxima admissível que é notificada pelo controlador de rede de rádio.

Description

MÉTODO DE CONTROLE DE TAXA DE TRANSMISSÃO, ESTAÇÃO MÓVEL E CONTROLADOR DE REDE DE RÁDIO
Campo Técnico
A presente invenção se refere a um método de controle de taxa de transmissão para controle de uma taxa de transmissão de dados de usuário transmitidos por uma estação móvel através de um enlace ascendente, a estação móvel e um controlador de rede de rádio.
Técnica Antecedente
Em um sistema de comunicação móvel convencional, quanto a um enlace ascendente de um ÜE de estação móvel para um Nó B de estação rádio base, um controlador de rede de rádio RNC é configurado para determinação de uma taxa de transmissão de um canal dedicado, em consideração de recursos de rádio do Nó B de estação rádio base, um volume de interferência no enlace ascendente, uma potência de transmissão do UE de estação móvel, uma performance de processamento de transmissão do UE de estação móvel, uma taxa de transmissão requerida para um aplicativo principal 2 0 e similar, e para notificar a taxa de transmissão determinada do canal dedicado por uma mensagem de camada 3 (Camada de Controle de Recurso de Rádio) para ambos o UE de estação móvel e o Nó B de estação rádio base.
Aqui, o controlador de rede de rádio RNC é provido em um nível superior do Nó B de estação rádio base, e é um aparelho configurado para controlar o Nó B de estação rádio base e o UE de estação móvel.
Em geral, as comunicações de dados freqüentemente causam um tráfego de rajada, se comparado com comunicações 30 de voz ou comunicações de TV. Portanto, é preferível que a
2/36 àl taxa de transmissão de um canal usado para comunicações de dados seja mudada rapidamente.
Contudo, conforme mostrado na Fig. 1, o controlador de t rede de rádio RNC integralmente controla uma pluralidade de
Nós B de estações rádio bases em geral. Portanto, no * sistema de comunicação móvel convencional há um problema de ser difícil a realização de um controle rápido para mudança da taxa de transmissão de canal (por exemplo, a *
aproximadamente de 1 a lOOms), devido à carga de processamento, ao atraso de processamento, ou similar.
Além disso, no sistema de comunicação móvel convencional, sempre houve um problema, o custo para implementar um aparelho e para operar uma rede é muito alto mesmo se o controlador rápido para mudança da taxa de 15 transmissão do canal pode ser efetuada.
As s im sendo, no si s tema de comuni cação move 1
convencional, o controle de u ma mudança da taxa de
transmissão do canal geralmente é realizado na ordem a
partir de umas poucas centenas de ms a uns poucos segundos.
Portanto, no sistema de comunicação móvel
convencional, quando uma transmissão de dados em raj ada é realizada, conforme mostrado na FIG. 2(a), os dados são transmitidos pela aceitação de velocidade baixa, atraso alto e eficiência de transmissão baixa, conforme mostrado 25 na FIG. 2 (b) , ou, conforme mostrado na FIG. 2(c), pela reserva de recursos de rádio para comunicações à alta velocidade para aceitação que os recursos de largura de banda de rádio em um estado não ocupado e recursos de hardware no Nó B de estação rádio base são perdidos.
Deve ser notado que ambos os recursos de largura de
3/36 banda de rádio descritos acima e recursos de hardware são aplicados aos recursos de rádio na vertical nas FIG. 2 (b) e 2(c).
t Portanto, o Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP) e o Proj eto 2 de Parceria de Terceira Geração * (3GPP2), os quais são organizações internacionais de padronização do sistema de comunicação móvel de terceira geração, discutiram um método para controle de recursos de rádio à alta velocidade em uma camada 1 e uma subcamada (uma camada 2) de controle de acesso a mídia (MAC) entre um Nó B de estação rádio base e um UE de estação móvel, de modo a se utilizarem efetivamente os recursos de rádio. Essas discussões ou funções discutidas serão referidas coletivamente, a partir deste ponto, como o Enlace
Ascendente Melhorado (EUL).
Os métodos de controle de recurso de rádio que foram discutidos no Enlace Ascendente Melhorado podem ser amplamente categorizados em três, conforme se segue. Os métodos de controle de recurso de rádio serão brevemente descritos abaixo.
Em primeiro lugar, um método de controle de recurso de rádio que é referido como Controle de Tempo e Taxa foi discutido.
Em um método de controle de recurso de rádio como esse, um Nó B de estação rádio base determina um UE de estação móvel o qual pode transmitir dados de usuário e uma taxa de transmissão de dados de usuário do UE de estação móvel por um s incronismo predeterminado, de modo a sinalizar uma informação relativa a uma ID de estação móvel, bem como a taxa de transmissão de dados de usuário
4/36
(ou uma taxa de transmissão máxima admissível de dados de usuário).
0 UE de estação móvel que é designado pelo Nó B de
estação rádio base transmite dados de usuário no
s incroni smo de s ignado e na taxa de transmissão (ou em uma
faixa da taxa de transmissão máxima admissível).
Em segundo lugar, um método de controle de recurso de rádio que é referido como Controle de Taxa por UE foi discutido.
Em um método de controle de recurso de rádio como esse, se houver dados de usuário que devem ser transmitidos para o Nó B de estação rádio base, cada UE de estação móvel poderá transmitir os dados de usuário. Contudo, a taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário, a qual é determinada pelo Nó B de estação rádio base e sinalizada para cada UE de estação móvel para cada quadro de transmissão ou cada um da pluralidade de quadros de transmissão, é usada.
Aqui, quando a taxa de transmissão máxima admissível é sinalizada, o Nó B de estação rádio base sinaliza a taxa de transmissão máxima admissível em si, ou um valor relativo da mesma (por exemplo, um binário de um Comando Aumentar e um comando Diminuir), neste sincronismo.
Em terceiro lugar, um método de controle de recurso de rádio que é referido como um Controle de Taxa por Célula foi discutido.
Em um método de controle de recurso de rádio como esse, um Nó B de estação rádio base sinaliza uma taxa de transmissão de dados de usuário, a qual é comum dentre UEs 30 de estações móveis em comunicação, ou uma informação
5/36
necessária para o cálculo da taxa de transmissão, e cada UE de estação móvel determina uma taxa de transmissão de dados de usuário com base na informação recebida.
De modo ideal, o Controle de Tempo e Taxa e o
Controle de Taxa por UE podem ser os melhores métodos de * controle para melhoria da capacidade de rádio em um enlace
- ascendente. Contudo, uma taxa de transmissão de dados de usuário tem de ser concedida após um volume de dados armazenado em buffers do UE de estação móvel, uma potência 10 de transmissão no UE de estação móvel ou similar ser sujeitado. Portanto, houve um problema que a carga de controle é aumentada pelo Nó B de estação rádio base.
Além disso, nestes métodos de controle de recurso de rádio, houve um problema de o tempo de processamento se 15 tornar maior pelas trocas de sinais de controle.
Por outro lado, no Controle de Taxa por Célula , há uma vantagem pelo fato de a carga de controle pelo Nó B de estação rádio base ser pequena, uma vez que o Nó B de estação rádio base sinaliza uma informação a qual é comum 20 em células, e cada UE de estação móvel autonomamente busca a taxa de transmissão de dados de usuário com base na informação recebida.
Contudo, o Nó B de estação rádio base tem de ser configurado de maneira tal que os dados de usuário no 25 enlace ascendente de qualquer UE de estação móvel possam ser recebidos. Portanto, houve um problema de um tamanho de aparelho de Nó B de estação rádio base se tornar grande para efetivamente utilizar a capacidade de rádio do enlace ascendente.
Assim sendo, foi proposto, por exemplo, um esquema
6/36
(método de subida autônoma) em que o UE de estação móvel aumenta a taxa de transmissão de dados de usuário a partir de uma taxa de transmissão inicial pré-notifiçada de acordo com regras predeterminadas, de modo que uma alocação 5 excessiva de capacidade de rádio pelo Nó B de estação rádio base possa ser evitada, desse modo se evitando um aumento do tamanho de aparelho de Nó B de estação rádio base.
Nesse esquema, um Nó B de estação rádio base determina uma taxa de transmissão máxima admis s íve 1 com base em 10 recursos de hardware e recursos de largura de banda de rádio (por exemplo, um volume de interferência em um enlace ascendente) em cada célula, de modo a se controlar a taxa de transmissão de dados de usuário em UEs de estações móveis se comunicando. As descrições detalhadas de um esquema de controle com base em recursos de rádio e de um esquema de controle com base em um volume de interferência em um enlace ascendente serão dadas abaixo.
No esquema de controle com base nos recursos de hardware, um Nó B de estação rádio base é configurado para 20 sinalizar uma taxa de transmissão máxima admissível para um UE de estação móvel conectado a uma célula sob o controle do mesmo.
O Nó B de estação rádio base diminui a taxa de transmissão máxima admissível de modo a evitar uma falta 25 dos recursos de hardware, quando a taxa de transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do mesmo for aumentada e os recursos de hardware forem insuficientes.
Por outro lado, o Nó B de estação rádio base novamente 30 aumenta a taxa de transmissão máxima admissível, quando o
7/36 espaço dos recursos de hardware se tornar maior em um momento de conclusão de transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do mesmo, ou similar.
Além disso, no esquema de controle com base no volume de interferência no enlace ascendente, um Nó B de estação rádio base é configurado para sinalizar uma taxa de transmissão máxima admissível para um UE de estação móvel conectado a uma célula sob o controle do mesmo.
Quando a taxa de transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle de um Nó B de estação rádio base aumenta e um volume de interferência medido (por exemplo, uma elevação de ruído medido) no enlace ascendente excede a um valor admissível (por exemplo, uma elevação de ruído máxima admissível), o Nó B de estação rádio base diminui a taxa de transmissão máxima admissível, de modo que o volume de interferência no enlace ascendente possa estar em uma faixa do valor admissível (veja a FIG. 3).
Por outro lado, quando o volume de interferência (por exemplo, a elevação de ruído) no enlace ascendente está em uma faixa do valor admissível (por exemplo, a elevação de ruído máxima admissível), desse modo tendo um espaço, no momento de conclusão de transmissão de dados de usuário no
UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base ou similar, o Nó B de estação base novamente aumenta a taxa de transmissão máxima admissível (veja a FIG. 3).
sistema de comunicação móvel convencional é
0 configurado de modo que uma taxa de transmissão máxima
8/36 admissível possa ser transmitida por um Canal de Concessão Absoluta (AGCH), mas não seja transmitida durante todos os Intervalos de Tempo de Transmissão (TTI), quando um valor da taxa de transmissão máxima admissível não for mudado.
Em outras palavras, o sistema de comunicação móvel convencional pode suprimir um aumento nos recursos de potência de enlace descendente pela transmissão de um Canal de Concessão Absoluta (AGCH) apenas quando o valor da taxa de transmissão máxima admissível for mudado.
Contudo, no sistema de comunicação móvel convencional, houve um problema que um aumento na taxa de transmissão de dados de usuário no enlace ascendente não pode ser começado uma vez que um UE de estação móvel o qual é recém conectado a uma célula específica não é informado de uma taxa de transmissão máxima admissível efetiva naquele momento (isto é, a última taxa de transmissão máxima admissível transmitida antes de o UE de estação móvel ser conectado à célula específica).
[Documento Não de Patente 1] 3GPP TSG-RAN Rl-040773.
Exposição da Invenção
A presente invenção foi feita considerando-se os problemas, e seu objetivo é prover um método de controle de taxa de transmissão, uma estação móvel e um controlador de rede de rádio, os quais permitem que um aumento de uma taxa de transmissão de dados de usuário em um enlace ascendente seja rapidamente começado, mesmo se a estação móvel for recém conectada a uma célula específica.
Um primeiro aspecto da presente invenção é resumido como um método de controle de taxa de transmissão para controle de uma taxa de transmissão de dados de usuário
9/36 transmitidos por uma estação móvel através de um enlace ascendente, que inclui: a notificação, em um controlador de rede de rádio, de uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário para a estação móvel, quando a estação 5 móvel começar as comunicações ou quando uma célula à qual a estação móvel é para ser conectada for mudada; e aumentar, automaticamente, na estação móvel, a taxa de transmissão dos dados de usuário para a taxa de transmissão máxima admissível que é notificada pelo controlador de rede de 10 rádio.
Um segundo aspecto da presente invenção é resumido como uma estação móvel, a qual transmite dados de usuário através de um enlace ascendente, que inclui uma seção de controle de taxa de transmissão configurada para 15 automaticamente aumentar a taxa de transmissão para uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário, a qual é notificada por um controlador de rede de rádio, quando as comunicações são começadas ou quando uma célula a ser conectada for mudada.
Um terceiro aspecto da presente invenção é resumido como um controlador de rede de rádio, que inclui uma seção de notificação de taxa de transmissão máxima admissível configurada para notificar uma taxa de transmissão máxima admissível de dados de usuário para uma estação móvel, quando a estação móvel começar as comunicações ou quando uma célula à qual a estação móvel é para ser conectada for mudada.
Um quarto aspecto da presente invenção é resumido como um método de controle de taxa de transmissão para controle 30 de uma taxa de transmissão de dados de usuário transmitidos
10/36
por uma estação móvel através de um enlace ascendente, que inclui:
de uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário para a estação móvel, quando começar as comunicações ou quando uma célula à qual a móvel é para ser conectada for mudada; e determinar, na estação móvel, dados de usuário, com base na taxa de transmissão máxima admissível a qual é notificada pelo controlador de rede de rádio.
Um quinto aspecto da presente invenção é resumido como uma estação móvel, a qual transmite dados de usuário através de um enlace ascendente, que inclui uma seção de controle de taxa de transmissão configurada para determinar 15 uma taxa de transmissão com base em uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário, a qual é notificada por um controlador de rede de rádio, quando as comunicações forem começadas ou quando uma célula a ser conectada for mudada.
Breve Descrição dos Desenhos [Fig. 1] A FIG. 1 é um diagrama de uma configuração inteira de um sistema de comunicação móvel geral.
[Fig. 2] As FIG. 2 (a) a (c) são gráficos que ilustram as operações no momento de uma transmissão de dados de 25 rajada em um sistema de comunicação móvel convencional.
[Fig. 3] A FIG. 3 é um gráfico que ilustra operações no momento de controle de taxa de transmissão em um enlace ascendente no sistema de comunicação móvel convencional.
[Fig. 4] A FIG. 4 é um diagrama de blocos funcional de uma estação móvel no sistema de comunicação móvel de acordo
11/36
3ο com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 5] A FIG. 5 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de sinal de banda base da estação móvel no sistema de comunicação móvel de acordo com
5 a modalidade da presente invenção.
[Fig. 6] A FIG. 6 é um diagrama de blocos funcional de
* uma seção de processamento de MAC-e da seção de
processamento de sinal de banda base na estação móvel do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da 10 presente invenção.
[Fig. 7] A FIG. 7 é um diagrama de blocos funcional de uma estação rádio base do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 8] A FIG. 8 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de banda base na estação rádio base do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 9] A FIG. 9 é um diagrama de blocos funcional de uma seção de processamento de MAC-e e camada 1 (configurada 20 para um enlace ascendente) na seção de processamento de sinal de banda base na estação rádio base do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 10] A FIG. 10 é um diagrama de blocos funcional da seção funcional de MAC-e da seção de processamento de
MAC-e e camada 1 (configurada para o enlace ascendente) na seção de processamento de sinal de banda base na estação rádio base do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 11] A FIG. 11 é um diagrama de blocos funcional
12/36 de um controlador de rede de rádio do sistema de comunicação móvel de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[Fig. 12] A FIG. 12 é um diagrama de seqüência que mostra as operações do sistema de comunicação móvel de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Fig. 13] A FIG. 13 é um diagrama de seqüência que mostra as operações do sistema de comunicação móvel de acordo com a presente invenção.
Melhor Modo para Realização da Invenção
Configuração de Sistema de Comunicação Móvel de Acordo com a Primeira Modalidade da Presente Invenção
Com referência às FIG. 4 a 11, uma configuração de um sistema de comunicação móvel de acordo com uma primeira 15 modalidade da presente invenção será descrita.
Deve ser notado que, conforme mostrado na FIG. 1, o sistema de comunicação móvel de acordo com esta modalidade é provido com uma pluralidade de Nó B N° 1 a Nó B N° 5 de estações rádio bases e um controlador de rede de rádio RNC.
0 sistema de comunicação móvel de acordo com esta modalidade é configurado para controle de uma taxa de transmissão de dados de usuário que é transmitida por um UE de estação móvel através de um enlace ascendente.
Além disso, no sistema de comunicação móvel de acordo com esta modalidade, um Acesso de Pacote de Enlace Descendente de Alta Velocidade (HSDPA) é usado em um enlace descendente, e um Enlace Ascendente Melhorado (EUL) é usado em um enlace ascendente.
Deve ser notado que em ambos o HSDPA e o EUL, um controle de retransmissão (N processos de parada e espera)
13/36
deve ser realizado por uma Requisição de Repetição Automática Híbrida (HARQ).
Portanto, em um enlace ascendente, um Canal Físico Dedicado Melhorado (E-DPCH) configurado de um Canal de
Dados Físico Dedicado Melhorado (E-DPDCH) e um Canal de Controle Físico Dedicado Melhorado (E-DPCCH) e um Canal Físico Dedicado (DPCH) configurado de um Canal de data Físico Dedicado (DPDCH) e um Canal de Controle Físico Dedicado (DPCCH) são usados.
Aqui, o E-DPCCH transmite dados de controle para o
EÜL, tal como um número de formato de transmissão para definição de um formato de transmissão (tamanho de bloco de transmissão ou similar) do EDPDCH, uma informação relacionada a HARQ (o número de retransmissão, ou similar) e uma informação relacionada à programação (potência de transmissão, residência - volume de buffer, ou similar, no UE de estação móvel).
Além disso, o E-DPDCH é emparelhado com o E-DPCCH, e transmite dados de usuário para o UE de estação móvel com 20 base nos dados de controle para o EUL transmitido através do E-DPCCH.
DPCCH transmite dados de controle, tal como um símbolo piloto, que são usados para combinação de RAKE, medição de SIR ou similar, um Indicador de Combinação de 25 Formato de Transporte (TFCI) para identificação de um formato de transmissão de DPDCH de enlace ascendente, e um bit de controle de potência de enlace descendente em um enlace descendente,
Além disso, o DPDCH é emparelhado com o DPCCH, e 30 transmite dados de usuário para o UE de estação móvel com
14/36
3ô base nos dados de controle transmitidos através do DPCCH.
Contudo, se os dados de usuário que devem ser transmitidos de estação móvel, o DPDCH poderá ser configurado para não ser transmitido.
Além disso, no enlace ascendente, um Canal de
Controle Físico Dedicado de Alta Velocidade (HS-DPCCH) e um Canal de Acesso Randômico (RACH), os quais são necessários quando o HSPDA é aplicado, também
O HS-DPCCH transmite um Indicador de
Qualidade um sinal de de reconhecimento (Ack ou Nack) para o HS-DPCCH.
Conforme mostrado na FIG. 4, o UE de estação móvel acordo com esta modalidade é provido com uma interface de de barramento 31, uma seção de processamento de chamada 32, uma seção de processamento de banda base
33, uma seção de freqüência de rádio (RF) 34 e uma antena de transmissão estar presentes independentemente como um hardware e podem ser integradas parcial ou inteiramente, ou podem ser configuradas através de um processo de software.
A interface de barramento 31 configurada para encaminhar os dados de de processamento de usuário extraídos chamada 3 2 para a partir da uma outra funcional (por exemplo, uma seção funcional relacionada a aplicativo).
configurada transmitidos
Além disso, a interface de barramento 31 é para encaminhar os dados de usuário a partir de uma outra seção funcional (por exemplo, a seção funcional relacionada a aplicativo) para a seção de processamento de chamada 32.
15/36
A seção de processamento de chamada 32 é configurada para realizar um processamento de controle de chamada para transmissão e recepção dos dados de usuário.
* A seção de processamento de banda base 33 é *
configurada para transmitir os dados de usuário para a » seção de processamento de chamada 32, os dados de usuário ► adquiridos pela realização, em relação aos sinais de banda base transmitidos a partir da seção de RF 34, um processamento de camada 1 incluindo um processamento de concentração, um processamento de combinação de RAKE e um processamento de decodificação de Correção de Erro Antecipada (FEC), um processamento de Controle de Acesso a Mídia (MAC), incluindo um processamento de MAC-e e um processamento de MAC-d, e um processamento de Controle de
Enlace de Rádio (RLC).
Além disso, a seção de processamento de banda base 33 é configurada para gerar os sinais de banda base pela realização do processamento de RLC, o processamento de MAC, ou o processamento de camada 1 em relação a dados de usuário transmitidos a partir da seção de processamento de chamada 32, de modo a transmitir os sinais de banda base para a seção de RF 34.
Uma descrição detalhada das funções da seção de processamento de banda base 33 será dada abaixo.
5 A seção de RF 34 é conf igurada para gerar s inai s de banda base pela realização do processamento de detecção, do processamento de filtração, do processamento de quantificação ou similar em relação a sinais de freqüência de rádio recebidos através da antena de transmissão -
0 recepção 35, de modo a transmitir os sinais de banda base
16/36
para a seção de processamento de banda base 33.
Além disso, a seção de RF 34 é configurada para converter os sinais de banda base transmitidos a partir da Λ seção de processamento de banda base 33 para os sinais de frequência de rádio.
Conforme mostrado na FIG. 5 a seção de processamento v de banda base 3 3 é provida com uma seção de processamento de RLC 33a, uma seção de processamento de MAC-d 33b, uma seção de processamento de MAC-e 33c e uma seção de 10 processamento de camada 1 33d.
A seção de processamento de RLC 33a é configurada para transmitir para a seção de processamento de MAC-d 33b os dados de usuário transmitidos a partir da seção de processamento de chamada 32 pela realização de um 15 processamento (processamento de RLC) em uma camada superior de uma camada 2 em relação aos dados de usuário.
A seção de processamento de MAC-d 33b é configurada para conceder um cabeçalho de identificador de canal, e para criação de um formato de transmissão no enlace 20 ascendente com base na limitação de potência de transmissão.
Conforme mostrado na FIG. 6, a seção de processamento de MAC-e 33c é provida com uma seção de seleção de Combinação de Formato de Transporte Melhorado (E-TFC) 33cl 25 e uma seção de processamento de HARQ 33c2.
A seção de seleção de E-TFC 33cl é configurada para transmitir uma informação de formato de transmissão no formato de transmissão determinado (isto é, um tamanho de bloco de dados de transmissão, uma relação de potência de 30 transmissão entre E-DPDCH e o DPCCH, ou similar) para a
17/36
seção de processamento de camada 1 33d e também para transmitir o tamanho de bloco de dados de transmissão ou a relação de potência de transmissão para a seção de processamento de HARQ 33c2.
Aqui, os sinais de programação incluem a taxa de transmissão máxima admissível de dados de usuário no UE de estação móvel (por exemplo, o tamanho de bloco de dados de transmissão máximo admissível, um valor máximo da relação de potência de transmissão entre o E-DPDCH e o DPCCH 10 (relação de potência de transmissão máxima admissível) ou similar), ou um parâmetro relativo à taxa de transmissão máxima admissível.
A menos que descrito particularmente neste relatório descritivo, a taxa de transmissão máxima admissível inclui 15 um parâmetro relativo à taxa de transmissão máxima admissível.
Um sinal de programação como esse é uma informação que é sinalizada na célula em que o UE de estação móvel está localizado, e inclui uma informação de controle para todas 20 as estações móveis localizadas na célula, ou um grupo específico das estações móveis localizadas na célula.
Aqui, a seção de seleção de E-TFC 33cl é configurada para aumentar a taxa de transmissão de dados de usuário no enlace ascendente para a taxa de transmissão máxima 25 admissível notificada pelos sinais de programação a partir do Nó B de estação rádio base.
A seção de processamento de HARQ 33c2 é configurada
para realizar um controle de processo para a parada e
espera de processo N, de modo a transmitir os dados de
3 0 usuário no enlace ascendente com base em um sinal de
18/36
reconhecimento (Ack / Nack para dados de enlace ascendente) transmitido a partir do Nó B de estação rádio base.
Especificamente, a seção de processamento de HARQ 33c2 é configurada para determinar se o processamento de 5 recepção de dados de usuário de enlace descendente foi ou não bem sucedido, com base no resultado de Verificação de Redundância Cíclica (CRC) introduzido a partir da seção de processamento de primeira camada 33d.
Então, a seção de processamento de HARQ 33c2 é configurada para gerar um sinal de reconhecimento (Ack / Nack para dados de usuário de enlace descendente) com base no resultado determinado, de modo a transmitir o sinal de reconhecimento para a seção de processamento de camada 1 33d.
Além disso, a seção de processamento de HARQ 33c2 é configurada para transmitir para o processamento de MAC-d 33b os dados de usuário de enlace descendente introduzidos a partir da seção de processamento de camada 1 33d, quando o resultado de determinação descrito acima tiver sido bem 20 sucedido.
Conforme mostrado na FIG. 7, o Nó B de estação rádio base de acordo com esta modalidade é provido com uma interface de HWY 11, uma seção de processamento de sinal de banda base 12, uma seção de controle de chamada 13, pelo 2 5 menos uma seção de transmissor - receptor 14, pelo menos uma seção de amplificador 15 e pelo menos uma antena de
transmissão - recepção 16.
A interface de HWY 11 é uma interface com um
controlador de rede de rádio RNC. Especificamente, a
0 interface de HWY 11 é configurada para receber dados de
19/36
usuário transmitidos a partir do controlador de rede de rádio RNC para uma UE de estação móvel através de um enlace descendente, de modo a se introduzirem os dados de usuário para a seção de processamento de sinal de banda base 12.
Além disso, a interface de HWY 11 é configurada para receber dados de controle para o Nó B de estação rádio base a partir do controlador de rede de rádio RNC, de modo a introduzir os dados de controle recebidos na seção de controle de chamada 13.
Além disso, a interface de HWY 11 é configurada para adquirir, a partir da seção de processamento de sinal de banda base 12, os dados de usuário incluídos nos sinais de enlace ascendente os quais são transmitidos a partir de um UE de estação móvel via um enlace ascendente, de modo a 15 transmitir os dados de usuário adquiridos para o controlador de rede de rádio RNC.
Ainda, a interface HWY 11 é configurada para adquirir os dados de controle a partir do controlador de rede de rádio RNC a partir da seção de controle de chamada 13, de 20 modo a transmitir os dados de controle adquiridos para o controlador de rede de rádio RNC.
A seção de processamento de sinal de banda base 12 é configurada para gerar sinais de banda base pela realização do processamento de RLC, do processamento de MAC (o 25 processamento de MAC-d e o processamento de MAC-e), ou um processamento de camada 1 em relação aos dados de usuário adquiridos a partir da interface de HWY 11, de modo a encaminhar os sinais de banda base gerados para a seção de transmissor - receptor 14.
Aqui, o processamento de MAC no enlace descendente
20/36 inclui um processamento de HARQ, um processamento programação, um processamento de controle de taxa de de transmissão ou similar.
Além disso, o processamento de camada 1 inclui um processamento de dados de usuário, um processamento
Além disso, de sinal de banda base 12 é configurada dados de usuário do processamento de camada 1, processamento de
MAC
MAC-e e processamento de seção de dados de
MAC-e) ou o processamento aos sinais de banda base adquiridos transmissor - receptor usuário extraídos para
Aqui, o processamento de de RLC a partir
14, de modo a encaminhar a interface de HWY 11.
MAC inclui o processamento de HARQ, programação, o processamento de em da os no enlace ascendente o processamento controle de taxa cabeçalho, de de ou similar.
Além disso, o processamento de camada no enlace ascendente inclui o processamento de concentração, o processamento de combinação de RAKE, o processamento de decodificação de correção de erro ou similar.
Uma descrição detalhada das funções da seção de 25 processamento de sinal de banda base 12 será dada mais tarde.
Além disso, a seção de controle de chamada 13 é configurada para realizar o processamento de controle de chamada, com base nos dados de controle adquiridos a partir da interface de HWY 11.
21/36
Por exemplo, a seção de controle de chamada 13 é configurada para reportar a última taxa de transmissão máxima admissível (um tamanho de bloco de dados.... de transmissão máximo admissível ou uma relação de potência de 5 transmissão máxima admissível) que é sinalizada para o UE de estação móvel se conectando ã célula sob o controle do mesmo, em resposta a uma requisição de relatório sobre a taxa de transmissão máxima admissível que é transmitida a partir do controlador de rede de rádio RNC.
Deve ser notado que a seção de controle de chamada 13 pode ser configurada para reportar a taxa de transmissão máxima admissível, apenas quando a taxa de transmissão máxima admi s s íve1 exc eder a um valor de limite predeterminado, ou pode ser configurada para periodicamente 15 reportar a taxa de transmissão máxima admissível.
A seção de transmissor - receptor 14 é configurada para realizar um processamento de conversão de sinais de banda base, os quais são adquiridos a partir da seção de processamento de sinal de banda base 12, em sinais de 20 freqüência de rádio (sinais de enlace descendente), de modo a transmitir os sinais de freqüência de rádio convertidos para a seção de amplificador 15.
Além disso, o transmissor - receptor 14 é configurado para realizar um processamento de conversão dos sinais de 25 freqüência de rádio (sinais de enlace ascendente), os quais são adquiridos a partir da seção de amplificador 15, em sinais de banda base, de modo a transmitir os sinais de banda base convertidos para a seção de processamento de sinal de banda base 12.
A seção de amplificador 15 é configurada para
22/36 amplificar os sinais de enlace descendente adquiridos a partir da seção de transmissor - receptor 14, de modo a transmitir os sinais de enlace descendente amplificados para o UE de estação móvel através da antena de transmissão 5 - recepção 16.
Além disso, o amplificador 15 é configurado para amplificar os sinais de enlace ascendente recebidos pela antena de transmissão - recepção 16, de modo a transmitir os sinais de enlace ascendente amplificados para a seção de 10 transmissor - receptor 14.
Conforme mostrado na FIG. 8, a seção de processamento de s inal de banda base 12 é provida com uma seção de processamento de RLC 121, uma seção de processamento de MAC-d 122 e uma seção de processamento de MAC-e e primeira 15 camada 123.
A seção de processamento de MAC-e e camada 1 123 é configurada para realizar, em relação aos sinais de banda base adquiridos a partir da seção de transmissor - receptor 14, o processamento de concentração, o processamento de 20 combinação de RAKE, o processamento de decodificação de correção de erro, o processamento de HARQ, ou similar,
A seção de processamento de MAC-d 122 é configurada para realizar um processamento de descarte de cabeçalho em relação a sinais de saída a partir da seção de 25 processamento de MAC-e e camada 1 123.
A seção de processamento de RLC 121 é configurada para realizar, em relação aos sinais de saída a partir da seção de processamento de MAC-d 122, o processamento de controle de retransmissão na camada de RLC ou o processamento de 30 restabelecimento de Seção de Dados de Serviço de RLC (SDU).
23/36
Hx
Contudo, estas funções não são claramente divididas por hardware, e podem ser obtidas por software.
Conforme mostrado na FIG. 9, a seção de processamento de MAC-e e camada 1 (configuração para o enlace ascendente)
123 é provida com uma seção de RAKE de DPCCH 123a, uma seção de RAKE de DPDCH 123b, uma seção de RAKE de E-DPCCH 123c, uma seção de RAKE de E-DPDCH 123d, uma seção de RAKE de HS-DPCCH 123e, uma seção de processamento de RACH 123f, uma seção de decodificador de Indicador de Combinação de 10 Formato de Transporte (TFCI) 123g, buffers 123h e 123m, seções de reconcentração 12 3 i e 123n, seções de decodificador de FEC 123j e 123p, uma seção de decodificador de E-DPCCH 123k, uma seção funcional de MAC-e 1231, um buffer de HARQ 123o, uma seção funcional de MAC-hs 15 123q e uma seção de medição de potência de interferência
123r.
A seção de RAKE de E-DPCCH 123c é configurada para realizar, em relação ao E-DPCCH nos sinais de banda base transmitidos a partir da seção de transmissor - receptor 2 0 14, o processamento de concentração e o processamento de combinação de RAKE usando um símbolo piloto incluído no DPCCH.
A seção de decodificador de E-DPCCH 123k é configurada para adquirir uma informação relacionada a número de 25 formato de transmissão, uma informação relacionada a HARQ, uma informação relacionada à programação, ou similar, pela realização do processamento de decodificação em relação às saídas de combinação de RAKE da seção de RAKE de E-DPCCH 123c, de modo a se introduzir a informação na seção 30 funcional de MAC-e 1231.
24/36
A seção de RAKE de E-DPDCH 123d é configurada para realizar, em relação ao E-DPDCH nos sinais de banda base transmitidos a partir da seção de transmissor - receptor 14, o processamento de concentração usando a informação de formato de transmissão (o número de códigos) transmitida a partir da seção funcional de MAC-e 1231 e o processamento de combinação de RAKE usando o símbolo piloto incluído no DPCCH.
O buffer 123m é configurado para armazenar as saídas de combinação de rake da seção de RAKE de E-DPDCH 123d, com base na informação de formato de transmissão (o número de símbolos) transmitida a partir da seção funcional de MAC-e 1231.
A seção de reconcentração 123n é configurada apara realizar o processamento de concentração em relação às saídas de combinação de RAKE da seção de RAKE de E-DPDCH 123d, com base na informação de formato de transmissão (fator de difusão) transmitida a partir da seção funcional de MAC-e 1231.
buffer de HARQ 123o é configurado para armazenar as saídas de processamento de concentração da seção de reconcentração 123n, com base na informação de formato de transmissão transmitida a partir da seção funcional de MACe 1231.
A seção de decodificador de FEC 123p é configurada para realizar um processamento de decodificação de correção de erro (o processamento de decodificação de FEC) em relação às saídas de processamento de concentração da seção de reconcentração 123n, o qual é armazenado no buffer de HARQ 123o, com base na informação de formato de transmissão
25/36
(tamanho de bloco de dados de transmissão) transmitida a partir da seção funcional de MAC-e 1231.
A seção de medição de potência de interferência 123r é configurada para medir um volume de interferência (elevação 5 de ruído) no enlace ascendente, tal como uma potência de interferência por um UE de estação móvel cuja célula serve como uma célula de serviço, e a potência de interferência inteira.
Aqui, a elevação de ruído e uma relação entre a potência de interferência em um canal predeterminado em uma freqüência predeterminada e potência de ruído (uma potência de ruído térmico ou uma potência de ruído do exterior do sistema de comunicação móvel) na freqüência predeterminada (isto é, um nível de recepção a partir de um patamar de 15 ruído).
Em outras palavras, a elevação de ruído é um deslocamento de potência de interferência recebido que um nível de recepção em uma comunicação tem em relação a um nível de recepção (patamar de ruído) em não comunicação.
A seção funcional de MAC-e 1231 é configurada para calcular e extrair a informação de formato de transmissão (o número de códigos, o número de símbolos, fator de difusão, tamanho de bloco de dados de transmissão e similares), com base na informação relacionada ao número de formato de transmissão, na informação relacionada a HARQ, na informação relacionada à programação e similares, as quais são adquiridas a partir da seção de decodificador de E-DPCCH 123k.
Além disso, conforme mostrado na FIG. 10, a seção funcional de MAC-e 1231 é provida com uma seção de comando
26/36 de processamento de recepção 12311, uma seção de processamento de HARQ 12312 e uma seção de programação 12313.
A seção de comando de processamento de recepção 12311 é configurada para transmitir a informação relacionada ao número de formato de transmissão, a informação relacionada a HARQ e a informação relacionada à programação, as quais são introduzidas a partir da seção de decodificador de EDPCCH 123k, para a seção de processamento de HARQ 12312.
Além disso, a seção de comando de processamento de recepção 12311 é configurada para transmitir para a seção de programação 12313 a informação relacionada à programação introduzida a partir do decodificador de E-DPCCH 123k.
Ainda, a seção de comando de processamento de recepção
12311 é configurada para extrair a informação de formato de transmissão correspondente ao número de formato de transmissão introduzido a partir da seção de decodificador de E-DPCCH 123k.
A seção de processamento de HARQ 12312 é configurada para determinar se o processamento de recepção de dados de usuário de enlace ascendente foi ou não bem sucedido, com base no resultado de CRC introduzido a partir da seção de decodificador de FEC 123p.
Então, a seção de processamento de HARQ 12312 é configurada para gerar um sinal de reconhecimento (Ack ou Nack) , com base no resultado de determinação, de modo a transmitir o sinal de reconhecimento gerado para a configuração para o enlace descendente da seção de processamento de sinal de banda base 12.
Além disso, a seção de processamento de HARQ 12312 é
27/36 configurada para transmitir os dados de usuário de enlace ascendente introduzidos a partir da seção de decodificador de FEC 123p para o controlador de rede de rádio RNC, quando o resultado de determinação acima tiver sido bem sucedido.
Além disso, a seção de processamento de HARQ 12312 é configurada para limpar valores de decisão flexíveis armazenados no buffer de HARQ 123o, quando o resultado de determinação acima tiver sido bem sucedido.
Por outro lado, a seção de processamento de HARQ 12312 é configurada para armazenar, no buffer de HARQ 123o, os dados de usuário de enlace ascendente, quando o resultado de determinação não tiver sido bem sucedido.
Além disso, a seção de processamento de HARQ 12312 é configurada para encaminhar o resultado de determinação 15 acima para a seção de comando de processamento de recepção 12311.
A seção de comando de processamento de recepção 12311 é configurada para notificar a seção de RAKE de E-DPDCH 123d e o buffer 123m de um recurso de hardware que deve ser 20 preparado para o intervalo de tempo de transmissão (TTI) seguinte, de modo a realizar uma notificação para reserva do recurso no buffer de HARQ 123o.
Além disso, quando os dados de usuário de enlace ascendente são armazenados no buffer 123m, a seção de 25 comando de processamento de recepção 12311 é configurada para designar o buffer de HARQ 123o e a seção de decodif icador de FEC 123p para a realização do processamento de decodificação de FEC, após a adição dos dados de usuário de enlace ascendente, os quais são 30 armazenados no buffer de HARQ 123o, em um processo
28/36
correspondente ao TTI e dados de usuário de enlace ascendente recém recebidos, por TTI.
Além disso, a seção de programação 12313 é configurada para designar a configuração para o enlace descendente da 5 seção de processamento de sinal de banda base 12, de modo a transmitir os sinais de programação incluindo a taxa de transmissão máxima admissível (tamanho de bloco de dados de transmissão máximo admissível, relação de transmissão máxima admissível, ou similar), com base em recursos de 10 rádio no enlace ascendente do Nó B de estação rádio base, volume de interferência (elevação de ruído) no enlace ascendente, ou similar.
Especificamente, a seção de programação 12313 é configurada para determinar a taxa de transmissão máxima 15 admissível com base na informação relacionada à programação (recursos de rádio no enlace ascendente) transmitida a partir da seção de decodificador de E-DPCCH 123k ou no volume de interferência no enlace ascendente transmitido a partir da seção de medição de potência de interferência 20 123r, de modo a controlar a taxa de transmissão de dados de usuário em uma estação móvel de comunicação em comunicação.
As descrições detalhadas de um método de controle com base nos recursos de hardware e de um método de controle com base no volume de interferência no enlace ascendente 25 serão dadas abaixo.
No método de controle com base nos recursos de hardware, a seção de programação 12313 é configurada para sinalizar a taxa de transmissão máxima admissível através do AGCH para o UE de estação móvel conectado da uma célula 30 sob o controle do Nó B de estação rádio base.
29/36
Quando a taxa de transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base aumenta e os recursos de hardware se tornam insuficientes, a seção de programação 12313 diminui a taxa de transmissão máxima admissível, de modo que uma falta dos recursos de hardware não seja causada.
Por outro lado, quando os recursos de hardware têm espaços em um caso como esse quando a transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base é completada, ou similar, a seção de programação 12313 novamente aumenta a taxa de transmissão máxima admissível.
Além disso, no método de controle com base no volume de interferência no enlace ascendente, a seção de programação 12313 é configurada para sinalizar a taxa de transmissão máxima admissível através do AGCH para o UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base.
Quando a taxa de transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base aumenta e o volume de interferência (por exemplo, elevação de ruído) no enlace ascendente excede a um valor admissível (por exemplo, a elevação de ruído máxima admissível), a seção de programação 12313 diminui a taxa de transmissão máxima admissível, de modo que o volume de interferência no enlace ascendente possa cair em uma faixa do valor admissível (veja a FIG. 3).
Por outro lado, quando o volume de interferência (por exemplo, a elevação de ruído) no enlace ascendente cai na faixa do valor admissível (por exemplo, a elevação de ruído
30/36
Ms máxima admissível) e há um espaço ali no caso em a transmissão de dados de usuário no UE de estação móvel conectado à célula sob o controle do Nó B de estação rádio base é completada, ou similar, a seção de programação 12313 novamente aumenta a taxa de transmissão máxima admissível (veja a FIG. 3) .
O controlador de rede de rádio RNC de acordo com esta modalidade é um aparelho localizado em um nível superior do Nó B de estação rádio base, e é configurado para controlar 10 as comunicações por rádio entre o Nó B de estação rádio base e o UE de estação móvel.
Conforme mostrado na FIG. 11, o controlador de rede de rádio RNC de acordo com esta modalidade é provido com uma interface de troca 51, uma seção de processamento de camada 15 de Controle de Enlace Lógico (LLC) 52, uma seção de processamento de camada de MAC 53, uma seção de processamento de sinal de mídia 54, uma interface de estação rádio base 55 e uma seção de controle de chamada 56.
A interface de troca 51 é uma interface com uma troca
1, e é configurada para encaminhar os sinais de enlace descendente transmitidos a partir da troca 1 para a seção de processamento de camada de LLC 52, e para encaminhar os sinais de enlace ascendente transmitidos a partir da seção 25 de processamento de camada de LLC 52 para a troca 1.
A seção de processamento de camada de LLC 52 é configurada para realizar um processamento de subcamada de LLC, tal como um processamento de síntese de um cabeçalho, tal como um número de seqüência ou uma parte final.
A seção de processamento de camada de LLC 52 também é
31/36 configurada para transmitir os sinais de enlace ascendente para a interface de troca 51 e para transmitir os sinais de enlace descendente para a uma seção de processamento de camada de MAC 53, após o processamento de subcamada de LLC 5 ser realizado.
A uma seção de processamento de camada de MAC 53 é configurada para realizar um processamento de camada de MAC, tal como um processamento de controle de prioridade ou um processamento de concessão de cabeçalho.
A uma seção de processamento de camada de MAC 53 também é configurada para transmitir os sinais de enlace ascendente para a seção de processamento de camada de LLC 52 e transmitir os sinais de enlace descendente para a interface de estação rádio base 55 (ou a seção de 15 processamento de sinal de mídia 54), após o processamento de camada de MAC ser realizado.
A seção de processamento de sinal de mídia 54 é configurada para realizar um processamento de sinal de mídia em relação a sinais de voz ou sinais de imagem em 20 tempo real.
A seção de processamento de sinal de mídia 54 também é configurada para transmitir os sinais de enlace ascendente para a uma seção de processamento de camada de MAC 53 e para transmitir os sinais de enlace descendente para a 25 interface de estação rádio base 55, após o processamento de sinal de mídia ser realizado.
A interface de estação rádio base 55 é uma interface com o Nó B de estação rádio base. A interface de estação rádio base 55 é configurada para encaminhar os sinais de 30 enlace ascendente transmitidos a partir do Nó B de estação
32/36
rádio base para a uma seção de processamento de camada de MAC 53 (ou a seção de processamento de sinal de mídia 54) e para encaminhar os sinais de enlace descendente transmitidos a partir da uma seção de processamento de 5 camada de MAC 53 (ou da seção de processamento de sinal de mídia 54) para o Nó B de estação rádio base.
A seção de controle de chamada 56 é configurada para realizar um processamento de controle de recurso de rádio, um processamento de estabelecimento e abertura de canal 10 pela sinalização de camada 3, ou similar.
Aqui, o processamento de controle de recurso de rádio inclui um processamento de controle de admissão de chamada, um processamento de transferência de ponto a ponto ou similar.
Especificamente, quando o UE de estação móvel começa as comunicações ou a célula à qual o UE de estação móvel está conectado é mudada, a seção de controle de chamada 56 é configurada para notificar o UE de estação móvel sobre a taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário 20 de enlace ascendente.
Operações de Sistema de Comunicação Móvel de Acordo com a Primeira Modalidade da Presente Invenção
Com referência às FIG. 12 e 13, as operações do sistema de comunicação móvel de acordo com a primeira 25 modalidade da presente invenção são descritas abaixo.
Em primeiro lugar, com referência à FIG. 12, as operações no sistema de comunicação móvel de acordo com a primeira modalidade da presente invenção no momento em que um UE de estação móvel começa as comunicações são 30 descritas.
33/36
Conforme mostrado na FIG. 12, na etapa S1001, um UE de estação móvel localizado em uma célula específica transmite uma requisição de começo de comunicação para um controlador de rede de rádio RNC através de um Nó B de estação rádio 5 base.
Na etapa S1002, o controlador de rede de rádio RNC transmite para um Nó B de estação rádio base uma requisição de relatório de taxa de transmissão máxima admissível que é uma requisição para relatar a última taxa de transmissão 10 máxima admissível dos dados de usuário de enlace ascendente sinalizada para o UE de estação móvel localizado em uma célula específica.
Na etapa S1003, em resposta à requisição de relatório de taxa de transmissão máxima admissível recebida, o Nó B 15 de estação rádio base transmite para o controlador de rede de rádio RNC uma resposta de relatório de taxa de transmissão máxima admissível para relatar a última taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário de enlace ascendente sinalizada para o UE de estação móvel 20 localizado em uma célula específica.
Na etapa S1004, o controlador de rede de rádio RNC transmite uma requisição de estabelecimento de conexão para o Nó B de estação rádio base.
Na etapa S1005, o Nó B de estação rádio base transmite 25 uma resposta de estabelecimento de conexão para o controlador de rede de rádio RNC.
Aqui, o controlador de rede de rádio RNC pode realizar as operações das etapas S1002 e S1004 ao mesmo tempo, e o Nó B de estação rádio base também pode realizar operações 30 das etapas S1003 e S1005 ao mesmo tempo.
34/36
Nas etapas S1006 e S1007, um canal de controle é estabelecido entre o UE de estação móvel e o controlador de rede de rádio RNC. --Aqui, pelo uso de uma requisição de estabelecimento de canal de controle, o controlador de rede de rádio RNC reporta, para o UE de estação móvel, a última taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário de enlace ascendente sinalizada para os UEs de estações móveis localizados em uma célula específica.
Na etapa S1008, um canal de dados de usuário através de uma rede de núcleo CN é estabelecido entre o UE de estação móvel e sua correspondência. Então, na etapa S1009, Comunicações de dados começa através de um canal de dados de usuário.
Segundo, se referindo à Fig. 13, no sistema de comunicação móvel de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, são dadas descrições de operações, quando a célula conectada ao UE de estação móvel é mudada da célula sob o controle de um Nó B de estação rádio base
N° 1 para a célula sob o controle de um Nó B de estação rádio base N° 2.
Conforme mostrado na FIG. 13, na etapa S2001, o UE de estação móvel está conectado ao Nó B de estação rádio base N° 1 e transmite dados através do canal de dados de 25 usuário.
Na etapa S2002, o controlador de rede de rádio RNC transmite para o Nó B de estação rádio base N° 1 uma requisição de preparação de mudança de conexão designando para preparar para mudança de uma célula ã qual o UE de 30 estação móvel é para ser conectado.
35/36
Então, na etapa S2003, o Nó B de estação rádio base N° realiza uma preparação, em resposta à requisição de preparação de mudança de conexão, e transmite para —ocontrolador de rede de rádio RNC uma resposta de preparação de mudança de conexão, para notificar que essa preparação foi completada.
Na etapa S2004, o controlador de rede de rádio RNC transmite para o Nó B de estação rádio base N° 2 a requisição de preparação de mudança de conexão designado 10 para preparar para mudança a célula à qual o UE de estação móvel é para ser conectado.
Então, na etapa S2005, o Nó B de estação rádio base N° realiza uma preparação, em resposta à requisição de preparação de mudança de conexão, e transmite para o controlador de rede de rádio RNC a resposta de preparação de mudança de conexão para notificar que essa preparação foi completada.
Na etapa S2006, o controlador de rede de rádio RNC transmite para o Nó B de estação rádio base N° 1 uma requisição de liberação de conexão para liberação de uma conexão entre o UE de estação móvel e o Nó B de estação rádio base N° 1.
Nas etapas S2007 e S2008, o controlador de rede de rádio RNC transmite para o Nó B de estação rádio base N° 2 25 e o UE de estação móvel requisições de estabelecimento de conexão, respectivamente para estabelecimento de conexão entre o UE de estação móvel e o Nó B de estação rádio base N° 2.
Aqui, pelo uso da requisição de estabelecimento de conexão, o controlador de rede de rádio RNC relata a última
36/36 taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário de enlace ascendente sinalizada para os UEs de estações móveis localizados em uma célula específica (célula sob o ---controle do Nó B de estação rádio base N° 2) .
Na etapa S2009, as comunicações de dados começam pelo estabelecimento de canal de dados de usuário entre o UE de estação móvel e o Nó B de estação rádio base N° 2.
Ações e Efeitos de Sistema de Comunicação Móvel de Acordo com a Primeira Modalidade da Presente Invenção
De acordo com o sistema de comunicação móvel de acordo com a primeira modalidade da presente invenção, torna-se possível rapidamente começar a aumentar a taxa de transmissão de dados de usuário em um enlace ascendente, mesmo quando um UE de estação móvel for recém conectado a uma célula específica.
As vantagens adicionais e modificações prontamente ocorrerão àqueles versados na técnica. Portanto, a invenção em seus aspectos não está limitada aos detalhes específicos e as modalidades representativas mostradas e descritas aqui. Assim sendo, várias modificações podem ser feitas, sem se desviar do escopo do conceito inventivo geral, conforme definido pelas reivindicações em apenso e seus equivalentes.
Aplicabilidade Industrial
Conforme descrito acima, a presente invenção pode prover um método de controle de taxa de transmissão, uma estação móvel e um controlador de rede de rádio, os quais permitem um aumento de uma taxa de transmissão de dados de usuário em um enlace ascendente para ser rapidamente começado, mesmo se a estação móvel for recém conectada a uma célula específica.

Claims (3)

1. Controlador de rede de rádio (RNC), caracterizado por compreender:
uma seção de notificação de requisição de estabelecimento de conexão (56) configurada para notificar (S2008) uma requisição de estabelecimento de conexão para executar uma mudança de célula para uma Estação Móvel (UE);
uma seção de notificação de taxa de transmissão máxima admissível (56) configurada para notificar uma taxa de transmissão máxima admissível de dados
Estação Móvel (UE), quando a requisição de usuário para a de estabelecimento de conexão para executar uma mudança de célula é notificada (S2008) para a Estação Móvel (UE) .
2. Método de controle de taxa de transmissão para controle de uma taxa de transmissão de dados de usuário transmitidos por uma Estação Móvel (UE) através de um enlace ascendente caracterizado pelo fato de compreender:
notificar (S2008), em um controlador de rede de (RNC), uma requisição de estabelecimento de conexão executar uma mudança de célula para uma estação móvel rádio para (UE) ;
notificar, em um controlador de rede de rádio (RNC) , uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário para a Estação Móvel (UE), quando a requisição de estabelecimento de conexão para executar uma mudança de célula é notificada (S2008) à Estação Móvel (UE); e determinar, na Estação Móvel (UE), a taxa de transmissão dos dados de usuário, com base na taxa de transmissão máxima admissível que é notificada pelo
Petição 870180143196, de 22/10/2018, pág. 8/12
2/2 controlador de rede de rádio (RNC).
3. Estação Móvel (UE) que transmite dados de usuário através de um enlace ascendente caracterizada pelo fato de compreender uma seção de controle de taxa de transmissão (33cl) configurada para determinar uma taxa de transmissão com base em uma taxa de transmissão máxima admissível dos dados de usuário, que é notificada por um controlador de rede de rádio (RNC), quando a requisição de estabelecimento de conexão para executar uma mudança de célula, que é notificada (S2008) pelo controlador de rede de rádio (RNC), é recebida na Estação Móvel (UE).
BRPI0606314A 2005-01-11 2006-01-11 método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio BRPI0606314B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005004546 2005-01-11
PCT/JP2006/300203 WO2006075610A1 (ja) 2005-01-11 2006-01-11 伝送速度制御方法、移動局及び無線回線制御局

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0606314A2 BRPI0606314A2 (pt) 2009-06-16
BRPI0606314B1 true BRPI0606314B1 (pt) 2019-01-15

Family

ID=36677635

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0606314A BRPI0606314B1 (pt) 2005-01-11 2006-01-11 método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8195173B2 (pt)
EP (2) EP2063588A1 (pt)
JP (2) JP4668930B2 (pt)
KR (1) KR100895059B1 (pt)
CN (1) CN101103613A (pt)
BR (1) BRPI0606314B1 (pt)
ES (1) ES2394655T3 (pt)
RU (2) RU2363103C2 (pt)
WO (1) WO2006075610A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2405289B (en) * 2003-08-20 2006-10-25 Ipwireless Inc Method,base station,remote station and system for HSDPA communication
US20090036153A1 (en) * 2006-02-06 2009-02-05 Junya Yamazaki Base station and communication system
EP2584726B1 (en) 2007-08-13 2014-04-09 Optis Wireless Technology, LLC Radio communication device and response signal diffusion method
EP2215749B1 (en) * 2007-10-30 2011-04-13 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Methods and arrangements in a wireless communication system

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1033849A1 (en) 1999-03-01 2000-09-06 Alcatel Process for controlling access to radio resource for uplink packet transmission in a wireless communication network
JP2001308956A (ja) * 2000-04-20 2001-11-02 Ntt Docomo Inc 通信装置および通信方法
US7058124B2 (en) * 2000-06-28 2006-06-06 Samsung Electronics Co., Ltd. Reverse data transmission method and apparatus in mobile communication system
JP3771176B2 (ja) * 2002-02-01 2006-04-26 三菱電機株式会社 移動通信システム
KR100421371B1 (ko) 2002-02-19 2004-03-06 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 적응형 변조 및 코딩 방법
KR100837351B1 (ko) 2002-04-06 2008-06-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 무선링크 파라미터 갱신 방법
US7539165B2 (en) * 2002-05-24 2009-05-26 Antti Toskala Method and apparatus for distributed signaling for uplink rate control
US8139551B2 (en) * 2002-11-19 2012-03-20 Toshiba America Research, Inc. Quality of service (QoS) assurance system using data transmission control
JP4083567B2 (ja) * 2002-12-27 2008-04-30 三菱電機株式会社 通信方法および基地局
JP2004221760A (ja) * 2003-01-10 2004-08-05 Nec Corp 移動通信システム、無線制御装置、無線端末及びそのデータ配信方法並びにそのプログラム
US7321780B2 (en) * 2003-04-30 2008-01-22 Motorola, Inc. Enhanced uplink rate selection by a communication device during soft handoff
US8489949B2 (en) * 2003-08-05 2013-07-16 Qualcomm Incorporated Combining grant, acknowledgement, and rate control commands
US7315527B2 (en) * 2003-08-05 2008-01-01 Qualcomm Incorporated Extended acknowledgement and rate control channel
CN1604687A (zh) * 2003-08-16 2005-04-06 三星电子株式会社 用于上行链路分组传输的调度分配的方法和装置
US8694869B2 (en) * 2003-08-21 2014-04-08 QUALCIMM Incorporated Methods for forward error correction coding above a radio link control layer and related apparatus
US7817605B2 (en) * 2003-08-22 2010-10-19 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method of transmitting control signals for uplink transmission in communication systems
FI20031688A0 (fi) * 2003-11-20 2003-11-20 Nokia Corp Radiojärjestelmän hallinta
US7751367B2 (en) * 2003-12-11 2010-07-06 Qualcomm, Inc. Conveying sector load information to mobile stations
US8583156B2 (en) * 2004-04-30 2013-11-12 Mitsubishi Electric Corporation Mobile station, base station, communication system, amount-of-data information transmission method, transmission-control-information notification method, and wireless communication method
CN101695186A (zh) * 2004-09-15 2010-04-14 株式会社Ntt都科摩 移动通信控制方法以及移动台
EP1847144B1 (en) * 2004-12-22 2014-07-09 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Transmission in a shared medium having different access modes
WO2006073158A1 (ja) 2005-01-05 2006-07-13 Ntt Docomo, Inc. 伝送速度制御方法、移動局、無線基地局及び無線回線制御局
KR100913516B1 (ko) * 2005-01-11 2009-08-21 가부시키가이샤 엔.티.티.도코모 전송 속도 제어 방법, 이동국 및 무선 네트워크 제어국
KR100913517B1 (ko) * 2005-01-11 2009-08-21 가부시키가이샤 엔.티.티.도코모 무선 리소스 관리 방법, 무선 기지국 및 무선 네트워크제어국

Also Published As

Publication number Publication date
WO2006075610A1 (ja) 2006-07-20
RU2007130728A (ru) 2009-02-20
JPWO2006075610A1 (ja) 2008-06-12
RU2363103C2 (ru) 2009-07-27
ES2394655T3 (es) 2013-02-04
JP4812855B2 (ja) 2011-11-09
BRPI0606314A2 (pt) 2009-06-16
JP2009171633A (ja) 2009-07-30
US8195173B2 (en) 2012-06-05
US20080090579A1 (en) 2008-04-17
CN101103613A (zh) 2008-01-09
EP1843551A1 (en) 2007-10-10
JP4668930B2 (ja) 2011-04-13
EP1843551A4 (en) 2008-12-10
RU2502190C2 (ru) 2013-12-20
KR100895059B1 (ko) 2009-05-04
RU2009120740A (ru) 2010-12-10
KR20070089878A (ko) 2007-09-03
EP1843551B1 (en) 2012-10-31
EP2063588A1 (en) 2009-05-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1696614B1 (en) Radio resource control method, radio base station and radio network controller
EP1691513B1 (en) Transmission rate control method, and mobile station
BRPI0602598B1 (pt) método de controle de velocidade de transmissão, controladora de rede de rádio e estação móvel
ES2353611T3 (es) Procedimiento de gestión de recursos de radio, estación de base de radio y controlador de la estación de radio.
US8359043B2 (en) Transmission speed control method, mobile station, and radio line control station
TWI314426B (en) Transmission rate control method and mobile station
BRPI0604483B1 (pt) Método de controle de potência de transmissão e controlador de rede de rádio
BRPI0609214A2 (pt) mÉtodo de controle de taxa de transmissço para controle de uma taxa de transmissço de dados de usuÁrio de enlace ascendente e estaÇço màvel para transmissço de dados de usuÁrio de enlace ascendente
BRPI0609548A2 (pt) método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e estação rádio base
BRPI0608957A2 (pt) método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio
US7756020B2 (en) Radio resource control method, radio network controller, and radio base station
BRPI0606314B1 (pt) método de controle de taxa de transmissão, estação móvel e controlador de rede de rádio
ES2370786T3 (es) Procedimiento de control de velocidad de transmisión, estación móvil y controlador de red de radio.
BRPI0603164B1 (pt) Método de controle de taxa de transmissão e estação móvel
EP1696615A1 (en) Transmission rate control method, mobile station, and radio network controller
EP1868404A1 (en) Transmission rate control method, mobile station and radio network control station
BRPI0602462B1 (pt) Método de controle de velocidade de transmissão, estação móvel e estação rádio base

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/01/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2757 DE 07-11-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.