BRPI0602681B1 - conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos - Google Patents

conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0602681B1
BRPI0602681B1 BRPI0602681A BRPI0602681A BRPI0602681B1 BR PI0602681 B1 BRPI0602681 B1 BR PI0602681B1 BR PI0602681 A BRPI0602681 A BR PI0602681A BR PI0602681 A BRPI0602681 A BR PI0602681A BR PI0602681 B1 BRPI0602681 B1 BR PI0602681B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base
pipe
coupling
module
connection device
Prior art date
Application number
BRPI0602681A
Other languages
English (en)
Inventor
Belik Jaroslav
Original Assignee
National-Oilwell L P
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by National-Oilwell L P filed Critical National-Oilwell L P
Publication of BRPI0602681A publication Critical patent/BRPI0602681A/pt
Publication of BRPI0602681B1 publication Critical patent/BRPI0602681B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/14Racks, ramps, troughs or bins, for holding the lengths of rod singly or connected; Handling between storage place and borehole
    • E21B19/15Racking of rods in horizontal position; Handling between horizontal and vertical position
    • E21B19/155Handling between horizontal and vertical position

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Conveying And Assembling Of Building Elements In Situ (AREA)
  • Jib Cranes (AREA)
  • Automatic Analysis And Handling Materials Therefor (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)

Abstract

conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos um sistema de manipulação de tubos que compreende uma cremalheira para tubos amovivelmente acoplado com uma armação estacionária. a cremalheira para tudos é configurada para suportar uma pluralidade de tubos entre uma extremidade de carregamento e uma extremidade de armazenamento. a cremalheira para tubos é deslocável entre uma posição de carregamento onde a extremidade de carregamento está posicionada em um nível mais alto que a extremidade de armazenamento e uma posição de descarregamento em que a extremidade de armazenamento está posicionada em um nível mais alto que a extremidade de carregamento. um braço é rotativamente acoplado com a extremidade de carregamento da cremalheira e é configurado para se engatar com um único tubo e mover o único tubo para sua colocação sobre ou descarregar o mesmo da cremalheira para tubos.

Description

"DISPOSITIVO DE CONEXÃO E PROCESSO PARA SUBSTITUIÇÃO DE SELOS DE VEDAÇÃO" A presente invenção se refere a um dispositivo de conexão de tubos de escoamento de fluido em uma instalação submarina, particularmente em uma instalação submarina de exploração de petróleo ou gãs. TÉCNICA ANTERIOR: Dispositivos de conexão denominados de plet e piem jã são muito conhecidos. A figura 1 mostra, esquematicamen-te, um típico sistema submarino de extração de petróleo, onde se observa uma árvore de natal 1 disposta no topo de um poço de petróleo 0; um tubo flexível 2 unindo a árvore de natal a um manifold 3 e este estando unido por meio de um tubo flexível ou rígido 4 a um dispositivo conector 5, o qual, por sua vez, está unido por meio de um tubo rígido ou flexível 6 a um navio 7 ou plataforma de produção. A figura 2 mostra, esquematicamente, um típico sistema submarino de exportação de petróleo, através de longas distâncias. No presente caso, o petróleo ou gás está sendo transferido de uma plataforma 8a para um navio de armazenamento e transporte 8, por meio de um tubo rígido 11. Um tubo flexível 9 conecta a plataforma 8a e o navio 8, respectivamente, a plets 10, os quais estão conectados ao tubo rígido 11. O sistema de conexão da técnica anterior, compreende um piem 13 conectado a plets 10 por meio de dois jumpers rígidos 12, conforme mostrado na figura 2, esquematicamente, e na figura 2a, em perspectiva.
Conforme é do conhecimento geral, o dispositivo de conexão de acordo com a técnica anterior tem a finalidade de permitir a instalação de válvulas no tubo de escoamento de fluido, de modo que seja possível controlar ou interromper a vazão de fluido. INCONVENIENTES DA TÉCNICA ANTERIOR: Um primeiro inconveniente do dispositivo de conexão de acordo com a técnica anterior consiste na dificuldade para a sua instalação no fundo mar. Após a instalação dos plets 10 e do piem 13 com válvulas, é necessário efetuar duas metrologias submarinas, a fim de se obter a distância exata entre estes equipamentos. Com base nestas medidas, efetua-se a fabricação dos jumpers rígidos 12 e, em seguida, instalam-se os jumpers concluindo o dispositivo de conexão. A instalação dos jumpers é efetuada por cabos de aço, e cada jumper requer duas conexões submarinas, conforme mostram as figuras 2 e 2a, ou seja, uma conexão no piem 13 e outra no plet 10. Todas estas etapas tornam o processo de instalação arriscado, longo e dispendioso.
Um outro inconveniente do dispositivo de conexão da técnica anterior consiste na dificuldade em se efetuar a sua manutenção. Para a manutenção das válvulas instaladas no piem 13 é necessário desconectar ambos os jumpers 12, recuperar o piem para a superfície, efetuar a manutenção, e depois de recolocar o piem no fundo do mar, ambos os jumpers têm que ser reconectados aos plets 10 e piem 13. Em vista disso, o processo de manutenção é extremamente dispendioso, demorado e arriscado, cabendo ainda ressaltar que a reinsta- lação dos jumpers requer duas novas metrologias e o ajuste dos dois jumpers (corte, soldagem de trechos, teste na superfície) às novas medidas obtidas na metrologia submarina. A substituição dos selos de vedação também exige desconectar completamente os jumpers, trocar os selos por meio de um ROV, e em seguida, reconectar as duas conexões submarinas. Neste caso, não é necessário recuperar os jumpers para a superfície. OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO: A presente invenção tem como objetivos: i) proporcionar um dispositivo de conexão cuja instalação/manutenção seja rápida, de baixo risco e de custo reduzido; ii) possibilitar a instalação de derivações em tubos de escoamentos de fluidos, e iii) permitir a instalação de múltiplos equipamentos e não somente de válvulas nestes tubos de escoamentos de fluidos.
Estes objetivos são alcançados por um dispositivo de conexão que compreende uma base portando pelo menos dois hubs dispostos verticalmente, um primeiro hub estando conectado a um trecho de tubo de entrada de fluido e um segundo hub estando conectado a um trecho de tubo de saída de fluido, e um primeiro dispositivo de orientação de acoplamento; um módulo recuperável conectável na base, o dito módulo compreendendo uma estrutura, pelo menos dois conectores conec-táveis, respectivamente, nos hubs da base, um tubo se estendendo de um primeiro conector ao segundo conector, um segundo dispositivo de orientação de acoplamento com a base, e um conjunto de equipamentos instalado no tubo. VANTAGENS DA INVENÇÃO: Uma primeira vantagem do dispositivo de acordo com a invenção consiste em que este apresenta somente dois elementos básicos, ou seja, a base e o módulo recuperável, enquanto que o dispositivo da técnica anterior apresenta cinco elementos (um piem, dois plets e dois jumpers).
Uma outra vantagem é o fato de que a instalação no fundo do mar do dispositivo de acordo com a invenção requer somente dois processos de instalação, isto é, a instalação da base e, em seguida, a instalação do módulo recuperável sobre a base. Por outro lado, o dispositivo da técnica anterior requer cinco processos de instalação: as respectivas instalações de dois plets, um piem e dois jumpers.
Uma outra vantagem do dispositivo de acordo com a invenção consiste em que, para a manutenção das válvulas ou outros equipamentos, basta içar o módulo recuperável para a superfície, fazer a manutenção, e depois reinstalá-lo sobre a base. No dispositivo da técnica anterior, conforme já citado, é necessário retirar os dois jumpers, içar o piem, fazer a manutenção, relançar o piem, fazer duas novas metrolo-gias submarinas, ajustar os jumpers às novas medidas e reinstalar cada jumper no piem e plets.
Uma outra vantagem do dispositivo de acordo com a invenção é o fato de que os módulos recuperáveis podem ser fabricados em série, uma vez que não necessitam de metrologia submarina. Assim, no caso de um tubo de escoamento que necessite de vários dispositivos de conexão, é possível adi- antar a fabricação das bases, de modo que estas possam ser instaladas juntamente com o tubo de escoamento. Posteriormente, por meio de uma base mantida na fábrica para ser usada como um gabarito, podem ser fabricados vários módulos recuperáveis .
Uma outra vantagem do dispositivo de acordo com a invenção é o fato de que os módulos recuperáveis, além de válvulas, podem portar diferentes equipamentos, como, por exemplo, uma bomba, um medidor de vazão um separador de fluido, e um controlador de vazão.
Uma outra vantagem do dispositivo de acordo com a invenção consiste em que este possibilita configurar múltiplas derivações em tubos de escoamentos de fluidos.
Uma outra vantagem do dispositivo de acordo com a invenção consiste na possibilidade de substituição dos selos de vedação do conector hidráulico por ROV e por meio do acionamento do dispositivo soft-landing, sem a necessidade de desacoplar o dito módulo por completo. No dispositivo da técnica anterior era necessária a remoção completa dos jumpers rígidos do piem e plet, com auxílio do guincho de uma embarcação. A invenção será a seguir mais detalhadamente descrita, a título de exemplo, com base nas figuras 3 a 7 anexas, que mostram uma concretização preferida da invenção: FIGURA 3 - vista de um exemplo de uma instalação submarina que utiliza o dispositivo de conexão de acordo com a invenção; FIGURA 4 - vista em perspectiva superior de uma base do dispositivo de conexão, de acordo com uma concretização preferida da invenção; FIGURA 5 - vista esquemática em perspectiva superior de um módulo recuperável do dispositivo de conexão, de acordo com uma concretização preferida da invenção; FIGURA 5A - vista em perspectiva superior do módulo recuperável da figura 5, com uma válvula de bloqueio e uma válvula e derivação; FIGURA 6 - vista lateral do dispositivo de conexão de acordo com a invenção; e FIGURA 7 - vista lateral do dispositivo de conexão da figura 6, com o módulo recuperável parcialmente removido da base. A figura 3 mostra um exemplo de utilização de um dispositivo de conexão de acordo com a invenção, onde se observa que o dito dispositivo compreende uma base 14 e um módulo recuperável 15. 0 dispositivo conecta dois tubos rígidos de escoamento de fluido 11, os quais estão conectados, nas respectivas extremidades, a plets 10 e estes, por sua vez, estão conectados a tubos flexíveis 9. Os tubos flexíveis 9 estão conectados, respectivamente, a uma plataforma e um navio, e, assim, o fluido escoa da plataforma 8a e é transferido para o navio 8. A figura 4 mostra uma concretização preferida de uma base 14 do dispositivo de conexão de acordo com a invenção, a dita base 14 compreendendo uma chapa de base 16, onde estão instalados dois hubs verticais 19, um primeiro hub es- tando conectado a um trecho de tubo de entrada de fluido 20a e um segundo hub 19 estando conectado a um trecho de tubo de saída de fluido 20b. As respectivas extremidades dos trechos de tubo 20a e 20b possuem luvas 21 com batentes 21a e flanges 21b atuantes contra os batentes. Os batentes 21a se destinam a absorver os esforços mecânicos e a transferi-los para a estrutura do equipamento, a fim de que os trechos de tubo 20a e 20b e os hubs 19 não sejam danificados.
Observa-se ainda na figura um primeiro dispositivo de orientação de acoplamento 23, que na presente concretização consiste em um funil; duas laterais dobrãveis 17, também denominadas de varandas, um painel de ROV 22; olhais 18a e uma forquilha 18. A base 14 é lançada com as laterais 17 dobradas, e quando a dita base atinge o fundo do mar, um rov aciona o painel de rov 22, e, então, as ditas laterais 17 são liberadas e se assentam sobre o leito do mar para dar maior estabilidade à base. Os olhais 18a e a forquilha 18 se destinam ao lançamento da base até o fundo do mar. Nos o-Ihais amarram-se cabos de lançamento e na forquilha pode ser amarrada uma bóia a fim de reduzir o peso da base durante a descida. A figura 5 mostra uma concretização preferida de um módulo recuperável 15 de acordo com a invenção, o dito módulo compreendendo uma estrutura 24, portando pelo menos dois conectores hidráulicos 25 conectãveis, respectivamente, nos hubs 19 da base 14; um tubo 26 se estendendo de um primeiro conector 25 ao segundo conector 25; e um segundo dispositivo de orientação de acoplamento 29, que na presente concretização compreende um pino guia, o qual é encaixãvel no funil 23 da base 14.
Observa-se ainda na figura uma representação es-quemãtica de um conjunto de equipamentos 15a instalado no tubo 26, o dito conjunto podendo compreender uma multiplicidade de equipamentos. O conjunto de equipamentos pode consistir, por exemplo, de válvulas de bloqueio e válvulas de derivação associadas a hubs; ou de uma bomba para auxiliar no recalque do fluido; ou de um medidor de vazão; ou de um separador de fluido; ou de um controlador de vazão, dentre outros equipamentos.
Para içamento e lançamento do módulo são utilizados olhais 30 dispostos na parte superior da estrutura do módulo. A figura 5A mostra um exemplo de concretização do módulo recuperável 15, onde o conjunto de equipamentos 15a compreende uma válvula de bloqueio 27 e uma válvula de derivação 27a, sobre a qual está instalado um hub vertical 28. A válvula de derivação 27a e o hub vertical 28, possibilitam a instalação de uma derivação que proporciona, por exemplo, a exportação ou importação de fluido da plataforma para um segundo navio 8 (não mostrado na figura 3) ou o recebimento do fluido de uma segunda plataforma (não mostrada na figura 3) e escoamento para o navio 8. A figura 6 mostra o dispositivo de conexão de acordo com a invenção completamente montado, ou seja, com o módulo 15 instalado sobre a base 14. A instalação do módulo sobre a base é extremamente simples, uma vez que, com o mó- dulo ainda suspenso pelos olhais 30, e mesmo ainda estando desalinhado em relação à base 14, basta direcionar o pino guia 29, de modo que o dito pino penetre lentamente no funil 23, e oriente, simultaneamente, os dois conectores hidráulicos 25 para encaixe nos respectivos hubs 19. Em seguida, os conectores hidráulicos 25 são acionados hidraulicamente e se fixam nos hubs 19, concluindo o acoplamento do módulo recuperável 15 na base 14. A figura 6 mostra ainda as setas indicando o sentido do fluxo do fluido, o qual penetra no dispositivo de conexão pelo trecho de tubo de entrada de fluido 20a, passa pelo hub 19, tubo 26, o outro hub 19, e sai do pelo trecho de tubo de saída de fluido 20b. A figura 7 mostra o dispositivo de conexão de acordo com a invenção, onde se observa que o módulo recuperável 15 está um pouco afastado da base'14, o que proporciona uma folga 31 entre os conectores hidráulicos 25 e os hubs 19, respectivamente. A folga 31 permite a substituição dos selos de vedação sem que seja necessário remover completamente o módulo 15 da base 14. Para levantar o módulo 15 da base 14 pode-se utilizar um sistema de soft-landing 32 instalado no pino guia 29. Este sistema é utilizado para proporcionar um acoplamento suave do módulo 15 na base 14, de modo que os selos de vedação não sejam danificados.
Assim, o processo para substituir os selos de vedação é muito mais simples do que na técnica anterior e compreende as seguintes etapas: - desacoplar os conectores hidráulicos dos respectivos hubs; - acionar o sistema de soft-landing disposto no segundo dispositivo de orientação de acoplamento, afastando, consequentemente, o módulo da base; - substituir os selos de vedação dos conectores hidráulicos; - desacionar o sistema de soft-landing por meio do ROV, com consequente retorno do módulo para a base; e - reacoplar os conectores hidráulicos nos respectivos hubs.
Além das concretizações apresentadas anteriormente, o mesmo conceito invento poderá ser aplicado a outras alternativas ou possibilidades de utilização do invento.
Por exemplo, o dispositivo de conexão de acordo com a invenção poderá também ser instalado no sistema de extração de petróleo mostrado na figura 1, no tubo 4, entre o manifold 3 e o dispositivo conector 5, ou em qualquer outro sistema que requeira a conexão de dois tubos, sendo que os dois tubos podem ser rígidos, ou flexíveis, ou um tubo pode ser rígido e o outro flexível. Além disso, o dispositivo de conexão de acordo com a invenção pode apresentar várias válvulas de derivação acopladas, respectivamente, a hubs.
Um outro exemplo de utilização consiste em que o dispositivo de conexão pode apresentar um módulo jumper, ou seja, um módulo em que o tubo 2 6 se estende diretamente de um conector hidráulico até o outro conector hidráulico. Este módulo é apropriado para manter o escoamento do fluido quan- do o módulo recuperável estiver em manutenção, ou no caso de contingências, quando, por exemplo, é necessário remover urgentemente o módulo recuperável 15.
Uma outra alternativa da invenção consiste em que o segundo dispositivo de orientação de acoplamento 29 pode ser um funil, em vez do pino, e o primeiro dispositivo de orientação de acoplamento 23 pode ser um pino, em vez do funil .
Assim sendo, será compreendido que a presente invenção deverá ser interpretada de maneira ampla, sendo sua abrangência determinada pelos termos das reivindicações anexas .
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Dispositivo de conexão de tubos de escoamento de fluido em uma instalação submarina, particularmente de escoamento de petróleo ou gás, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende uma base (14) portando pelo menos dois hubs dispostos verticalmente (19), um primeiro hub (19) estando conectado a um trecho de tubo de entrada de fluido (20a) e um segundo hub (19) estando conectado a um trecho de tubo de saída de fluido (20b), e um primeiro dispositivo de orientação de acoplamento (23); um módulo recuperável (15) conectá-vel na base (14) , o dito módulo compreendendo uma estrutura (24), pelo menos dois conectores (25) conectãveis, respectivamente, nos hubs (19) da base (14), um tubo (26) se estendendo de um primeiro conector (2 5) ao segundo conector (25) , um segundo dispositivo de orientação de acoplamento (29) com a base (14) , e um conjunto de equipamentos (15a) instalado no tubo (26).
2. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de equipamentos (15a) compreende pelo menos uma válvula de bloqueio (27) e pelo menos uma válvula de derivação (27a) instaladas no tubo (26), a dita válvula de derivação (27a) estando conectada a um hub vertical (28).
3. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de equipamentos (15a) compreende uma bomba instalada no tubo (26) .
4. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de equipamentos (15a) compreende um medidor de vazão instalado no tubo (26).
5. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de equipamentos (15a) compreende um separador de fluido instalado no tubo (26).
6. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de equipamentos (15a) compreende um controlador de vazão instalado no tubo (26).
7. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os conectores (25) são acionáveis hidraulicamente.
8. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro dispositivo de orientação de acoplamento (23) é um funil, e o segundo dispositivo de orientação de acoplamento (29) é um pino guia, sendo que o pino guia é encaixável no funil, orientando o acoplamento do módulo recuperável (15) com a base (14) .
9. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as respectivas extremidades dos trechos de tubo (20a, 20b) possuem luvas (21) com batentes (21a) e flanges (21b) atuantes contra os batentes .
10. Dispositivo de conexão, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a base (14) possui laterais dobrãveis (17).
11. Dispositivo de conexão, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o segundo dispositivo de orientação de acoplamento (2 9) apresenta um sistema de soft-landing (32) para acoplamento com o primeiro dispositivo de orientação de acoplamento (23).
12. Processo para substituição de selos de vedação do dispositivo de conexão, conforme definido nas reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as seguintes etapas: - desacoplar os conectores hidráulicos (25) dos respectivos hubs (19); - acionar o sistema de soft-landing (32) disposto no segundo dispositivo de orientação de acoplamento (29) , afastando, consequentemente, o módulo (15) da base (14); - substituir os selos de vedação dos conectores hidráulicos (25); - desacionar o sistema de soft-landing (32) por meio do ROV, com consequente retorno do módulo (15) para a base (14) ; e - reacoplar os conectores hidráulicos (25) nos respectivos hubs (19).
BRPI0602681A 2005-07-19 2006-07-18 conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos BRPI0602681B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US70062405P 2005-07-19 2005-07-19

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0602681A BRPI0602681A (pt) 2007-07-17
BRPI0602681B1 true BRPI0602681B1 (pt) 2017-05-09

Family

ID=37238037

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0602681A BRPI0602681B1 (pt) 2005-07-19 2006-07-18 conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos
BRPI0603353-9A BRPI0603353A (pt) 2005-07-19 2006-07-18 sistemas de manipulação de tubos e de perfuração, e, método para operar um equipamento de perfuração
BRPI0602680A BRPI0602680B1 (pt) 2005-07-19 2006-07-18 sistema de manuseio de tubos, sistema de perfuração, e, método de manuseio de tubos

Family Applications After (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0603353-9A BRPI0603353A (pt) 2005-07-19 2006-07-18 sistemas de manipulação de tubos e de perfuração, e, método para operar um equipamento de perfuração
BRPI0602680A BRPI0602680B1 (pt) 2005-07-19 2006-07-18 sistema de manuseio de tubos, sistema de perfuração, e, método de manuseio de tubos

Country Status (5)

Country Link
US (3) US7736119B2 (pt)
EP (3) EP1748148A3 (pt)
BR (3) BRPI0602681B1 (pt)
CA (3) CA2551884C (pt)
NO (3) NO20063337L (pt)

Families Citing this family (86)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7832974B2 (en) 2005-06-01 2010-11-16 Canrig Drilling Technology Ltd. Pipe-handling apparatus
US20070286708A1 (en) * 2006-06-09 2007-12-13 Columbia Trailer Co., Inc. Method and apparatus for handling pipe
US9394106B2 (en) 2006-09-08 2016-07-19 Mcelroy Manufacturing, Inc. Rack type pipe feeder for a pipe fusion machine
US8690517B1 (en) 2008-09-11 2014-04-08 Mcelroy Manufacturing, Inc. Rack type pipe feeder for a pipe fusion machine
US8113762B2 (en) * 2006-10-25 2012-02-14 National Oilwell Varco, L.P. Horizontal pipe storage and handling system
US7802636B2 (en) 2007-02-23 2010-09-28 Atwood Oceanics, Inc. Simultaneous tubular handling system and method
US7997166B2 (en) 2007-06-15 2011-08-16 Longyear Tm, Inc. Methods and apparatus for joint disassembly
US7997167B2 (en) * 2007-08-30 2011-08-16 Longyear Tm, Inc. Clamping and breaking device
US7819207B2 (en) * 2007-09-19 2010-10-26 Md Cowan, Inc. Mobile land drilling rig and method of installation
US7568533B2 (en) * 2007-11-16 2009-08-04 Rodger Lawrence Felt Pipehandler
KR100916667B1 (ko) * 2007-12-06 2009-09-08 인석신 천공기
US8033779B2 (en) 2008-01-31 2011-10-11 Canrig Drilling Technology Ltd. Pipe handling apparatus and methods
US8016536B2 (en) * 2008-04-04 2011-09-13 Canrig Drilling Technology Ltd. Pipe-handling apparatus and methods
NZ588426A (en) 2008-05-12 2012-07-27 Longyear Tm Inc Open faced rod spinner for turning a drill shaft
US7849929B2 (en) * 2008-05-12 2010-12-14 Longyear Tm, Inc. Drill rod spinner device
CN102171409B (zh) 2008-09-30 2013-09-25 国民油井华高有限公司 具有柔性构件的管段引导系统
US7644894B1 (en) * 2009-03-19 2010-01-12 Moreau Darrell A Cable management and tie-off apparatus
GB0907199D0 (en) * 2009-04-27 2009-06-10 Derrick Services Uk Ltd An improvement to a derrick
EP2425090B1 (en) * 2009-04-29 2013-06-19 Itrec B.V. A tubulars storage and handling system
US8317448B2 (en) * 2009-06-01 2012-11-27 National Oilwell Varco, L.P. Pipe stand transfer systems and methods
WO2011011888A1 (en) * 2009-07-29 2011-02-03 Markwater International B.V. Apparatus and method for handling pipe
CA2768713C (en) * 2009-07-29 2014-09-16 Markwater Handling Systems Ltd. Pipe kicker/indexer for pipe handling systems
US8905160B1 (en) 2009-09-03 2014-12-09 Astec Industries, Inc. Drill pipe handling assembly
US8215888B2 (en) * 2009-10-16 2012-07-10 Friede Goldman United, Ltd. Cartridge tubular handling system
US8747045B2 (en) * 2009-11-03 2014-06-10 National Oilwell Varco, L.P. Pipe stabilizer for pipe section guide system
CN101718177B (zh) * 2009-11-06 2012-01-18 宝鸡石油机械有限责任公司 水平自动排管装置
DE102010013846A1 (de) 2010-04-01 2012-06-28 Herrenknecht Vertical Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Zuführen und Abführen von Bohrgestängen zu einer Bohrvorrichtung
CN101832113B (zh) * 2010-05-07 2013-01-02 贵州航天凯宏科技有限责任公司 油田送管设备的双边进出管机构
EP2596202B1 (en) 2010-07-20 2015-11-11 National Oilwell Varco, L.P. Inflatable restraint system
US9303468B2 (en) 2010-11-02 2016-04-05 National Oilwell Varco Norway As Drilling system and a device for assembling and disassembling pipe stands
US8839881B1 (en) * 2010-11-30 2014-09-23 Richard Baumler Tubular handling device
SE535586C2 (sv) * 2010-12-30 2012-10-02 Atlas Copco Rocktech Ab Anordning och förfarande för hantering av borrsträngskomponenter samt borrigg
CN102305037B (zh) * 2011-08-25 2013-08-28 成都科盛石油科技有限公司 长工件的支持装置
US9080693B2 (en) 2011-11-21 2015-07-14 Yeti Pipeline Equipment, Llc Automated system for laying pipe
CA2855887C (en) * 2011-11-28 2020-06-02 T&T Engineering Services, Inc. Tubular stand building and racking system
US9212526B1 (en) * 2012-01-17 2015-12-15 Canyon Oak Energy LLC Portable moveable horizontal to vertical pipe handler
DE102012100493A1 (de) 2012-01-23 2013-07-25 Bentec Gmbh Drilling & Oilfield Systems Vorrichtung und Verfahren zur Handhabung von Gestängeelementen, also Rohren, Stangen und Gestängezügen für Bohrgeräte und Bohranlagen
CN103244061B (zh) * 2012-02-09 2015-04-01 上海振华重工(集团)股份有限公司 自动排管接管系统及其钻杆自动翻转机构
CN102654040B (zh) * 2012-05-28 2014-03-12 东北石油大学 石油钻柱仓储自动化装置
CN102720447B (zh) * 2012-06-14 2015-01-21 宝鸡石油机械有限责任公司 一种动力猫道管子翘板及其管子装载方法
US8899907B2 (en) * 2012-06-21 2014-12-02 Superior Energy Services-North America Services, Inc. Pipe ejector mechanism and method
US9540878B2 (en) 2012-06-21 2017-01-10 Superior Energy Services—North America Services, Inc Method and apparatus for inspecting and tallying pipe
US9708860B2 (en) 2012-06-21 2017-07-18 Superior Energy Services-North America Services, Inc Ground level rig and method
US9121234B2 (en) * 2012-06-21 2015-09-01 Superior Energy Services—North America Services, Inc. Rig carrier interconnection support and method
US20130340572A1 (en) * 2012-06-21 2013-12-26 Complete Production Services, Inc. Long lateral completion system pipe tong and method of using the same
US9267328B2 (en) 2012-06-21 2016-02-23 Superior Energy Services-North America Services, Inc. Methods for real time control of a mobile rig
CN102877802B (zh) * 2012-09-29 2015-04-29 济南光先数控机械有限公司 石油修井数控作业线
GB2521777B (en) 2012-10-22 2019-02-13 Ensco Services Ltd Automated pipe tripping apparatus and methods
US9752398B2 (en) 2012-10-23 2017-09-05 National Oilwell Varco, L.P. Apparatus and method for servicing pipes
CA2833722A1 (en) 2012-11-19 2014-05-19 Key Energy Services, Llc Mechanized and automated well service rig
CN103867142B (zh) * 2012-12-13 2017-01-04 四川宏华石油设备有限公司 一种自带动力的猫道
CA2903036C (en) * 2013-03-01 2020-07-07 Itrec B.V. Tubulars handling system and apparatus
US9506302B2 (en) * 2013-03-13 2016-11-29 Forum Us, Inc. System for attaching a gullwing to a catwalk
US8935901B2 (en) * 2013-03-13 2015-01-20 Nabors Drilling International Limited Self-elevating mast employing draw works
ITUD20130038A1 (it) * 2013-03-20 2014-09-21 Fincantieri Cantieri Navali It "sistema di movimentazione di elementi tubolari"
WO2014179727A1 (en) * 2013-05-03 2014-11-06 Canrig Drilling Technology Ltd. System for manipulating tubulars for subterranean operations
SE537328C2 (sv) * 2013-08-02 2015-04-07 Atlas Copco Rocktech Ab Anordning för hantering av borrsträngskomponenter samt bergborrigg
SE537457C2 (sv) * 2013-08-02 2015-05-05 Atlas Copco Rocktech Ab Hanteringsanordning för borrsträngskomponenter vid en bergborrigg samt bergborrigg
CA2934935C (en) 2013-12-30 2022-05-31 Longyear Tm, Inc. Drill rod handling system for moving drill rods to and from an operative position
US10012039B2 (en) * 2015-04-15 2018-07-03 Forum Us, Inc. Tubular handling system
CN104895513B (zh) * 2015-04-30 2017-03-01 常州大学 一种石油钻井管柱自动横向输送装置
NL2014988B1 (en) * 2015-06-18 2017-01-23 Itrec Bv A drilling rig with a top drive sytem operable in a drilling mode and a tripping mode.
CN105064931B (zh) * 2015-08-21 2017-07-21 中国地质大学(北京) 模块化钻杆移动轨道
US20190038172A1 (en) * 2015-09-09 2019-02-07 Thomson Licensing Fast group-wise technique for decomposing gsr signals across groups of individuals
CN105201425B (zh) * 2015-09-21 2017-08-25 四川宏华石油设备有限公司 海洋钻井管具输送装置
WO2017053568A1 (en) 2015-09-23 2017-03-30 National Oilwell Varco, L.P. Impact attenuating media
WO2017087200A1 (en) * 2015-11-16 2017-05-26 Schlumberger Technology Corporation Lower stabilizing arm for a drilling rig
WO2017087216A1 (en) * 2015-11-19 2017-05-26 Schlumberger Technology Corporation Casing racking module
US10066451B2 (en) 2015-12-22 2018-09-04 Bly Ip Inc. Drill rod clamping system and methods of using same
CN106429428A (zh) * 2016-07-27 2017-02-22 胜利油田胜利动力机械集团有限公司石油机械分公司 一种地面一体化输送机
US10161202B2 (en) 2017-01-12 2018-12-25 Bauer Deep Drilling Gmbh Drill rod store, drilling rig and method for downward drilling
US10076988B1 (en) 2017-02-02 2018-09-18 Isco Industries, Inc. Automated system for laying pipe
AU2018240479B2 (en) 2017-03-23 2020-08-27 Ensco International Incorporated Vertical lift rotary table
US10808466B2 (en) 2018-01-26 2020-10-20 The Charles Machine Works, Inc. Pipe handling assembly
US11041346B2 (en) * 2018-04-27 2021-06-22 Canrig Robotic Technologies As System and method for conducting subterranean operations
US10808465B2 (en) 2018-04-27 2020-10-20 Canrig Robotic Technologies As System and method for conducting subterranean operations
US11156039B2 (en) 2018-05-14 2021-10-26 The Charles Machine Works, Inc. Mechanical shuttle pipe gripper
CN109695427A (zh) * 2018-10-31 2019-04-30 宝鸡市赛孚石油机械有限公司 一种防喷管垂直举升系统
US11952844B2 (en) 2019-01-31 2024-04-09 National Oilwell Varco, L.P. Tubular string building system and method
US11578541B2 (en) 2019-06-13 2023-02-14 The Charles Machine Works, Inc. Modular pipe loader assembly
CN113047788A (zh) * 2020-01-07 2021-06-29 冯新 一种管杆自动输送式油田钻井装置
KR102160590B1 (ko) * 2020-05-11 2020-09-28 (주)씨앤에스아이 하이드라래커 암 제어 시스템 및 방법
CN111646365A (zh) * 2020-06-16 2020-09-11 易门铜业有限公司 一种无人天车控制系统
AU2021308639B2 (en) * 2020-07-16 2023-07-20 Gregg Drilling, LLC Geotechnical rig systems and methods
CN113338824B (zh) * 2021-07-12 2022-06-07 新疆克拉玛依市荣昌有限责任公司 主动式三根钻具输送机
GB2619308B (en) * 2022-05-31 2024-05-15 Tribe Tech Group Limited Rod handling system for a drilling rig

Family Cites Families (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US278022A (en) * 1883-05-22 Log-roller
US845152A (en) * 1903-07-25 1907-02-26 Robert Weir Log-roller.
US2631741A (en) * 1950-06-29 1953-03-17 Tucker Samuel Joseph Apparatus for handling drill pipes
US2710104A (en) * 1953-12-11 1955-06-07 United States Steel Corp Apparatus for charging billet heating furnaces and the like
US3182816A (en) * 1963-03-01 1965-05-11 Illo Joseph Bar unscrambling machine
US3559821A (en) * 1969-06-19 1971-02-02 Ralph Edward James Drill pipe handling apparatus
FR2111996B1 (pt) * 1970-01-09 1974-03-01 Petroles Cie Francaise
US4310283A (en) * 1970-01-23 1982-01-12 LeRoy LaSalle Method for handling pipe
US4099630A (en) * 1970-03-09 1978-07-11 Beck Don D Pipe handling apparatus
US3734210A (en) * 1970-06-15 1973-05-22 Kenting Drilling Ltd Carrier mounted drilling unit
US3706347A (en) * 1971-03-18 1972-12-19 Cicero C Brown Pipe handling system for use in well drilling
US3792783A (en) * 1971-03-18 1974-02-19 C Brown Pipe handling system
US3734208A (en) * 1971-08-19 1973-05-22 Bucyrus Erie Co Well drill transfer mechanism
US3795326A (en) * 1972-05-22 1974-03-05 Armco Steel Corp Apparatus for handling drill pipe
US3916500A (en) * 1972-05-24 1975-11-04 Cicero C Brown Pipe handling apparatus
US3985221A (en) * 1975-10-28 1975-10-28 General Motors Corporation Tube feeder with self-adjusting loader
US4024925A (en) * 1976-01-12 1977-05-24 Brown Joe R Equipment handling apparatus
US4051956A (en) * 1976-07-26 1977-10-04 Teague J T Horizontal pipe handling apparatus
US4403898A (en) * 1981-12-31 1983-09-13 Thompson Carroll R Pipe pick-up and laydown machine
US4494899A (en) * 1982-04-28 1985-01-22 Tri-Star Enterprises, Inc. Pipe trough for transporting pipe between upper and lower positions
US4533055A (en) * 1982-06-02 1985-08-06 Walker-Neer Manufacturing Co., Inc. Storage rack for drilling tubulars
US4642017A (en) * 1982-09-30 1987-02-10 Amca International Corporation Automated in-process pipe storage and retrieval system
US4604724A (en) * 1983-02-22 1986-08-05 Gomelskoe Spetsialnoe Konstruktorsko-Tekhnologicheskoe Bjuro Seismicheskoi Tekhniki S Opytnym Proizvodstvom Automated apparatus for handling elongated well elements such as pipes
US4547110A (en) * 1983-05-03 1985-10-15 Guy E. Lane Oil well drilling rig assembly and apparatus therefor
US4921386A (en) * 1988-06-06 1990-05-01 John Harrel Device for positioning and stabbing casing from a remote selectively variable location
US4643624A (en) * 1985-06-11 1987-02-17 Murphree Pat D Guide means for stabilizing pipe strings
US4759414A (en) * 1986-04-25 1988-07-26 W-N Apache Corporation Modular drilling machine and components thereof
US4834604A (en) * 1987-10-19 1989-05-30 Lee C. Moore Corporation Pipe moving apparatus and method
CA1302390C (en) * 1988-06-09 1992-06-02 Allan Richardson Oil well rig with pipe handling apparatus
US5107940A (en) * 1990-12-14 1992-04-28 Hydratech Top drive torque restraint system
US5127790A (en) * 1991-01-22 1992-07-07 Teague J T Pipe and casing handling method
US5887816A (en) * 1997-07-28 1999-03-30 Accra-Wire Controls Inc. Dereeler for selectively feeding coiled stock into an associated fabricating machine
GB9803116D0 (en) * 1998-02-14 1998-04-08 Weatherford Lamb Apparatus for delivering a tubular to a wellbore
DE19837692C2 (de) * 1998-08-19 2003-04-03 Bentec Gmbh Drilling & Oilfield Systems Bohrvorrichtung, Bohranlage und Verfahren zum Abteufen einer Explorations- und Förderbohrung
US6068066A (en) * 1998-08-20 2000-05-30 Byrt; Harry F. Hydraulic drilling rig
US6860694B2 (en) * 2000-01-13 2005-03-01 Maritime Hydraulics As Horizontal pipe handling device
ITBO20010028A1 (it) * 2001-01-23 2002-07-23 Iemca Giuliani Macchine Italia Dispositivo per il trasferimento di barre da un magazzino nel canale di guida di un caricatore per l'alimentazione di una macchina utensile
US6779614B2 (en) * 2002-02-21 2004-08-24 Halliburton Energy Services, Inc. System and method for transferring pipe
US6994505B2 (en) * 2004-01-09 2006-02-07 Frank's International Pick-up and lay-down system and method
CA2472387A1 (en) * 2004-06-25 2005-12-25 Kerry Wells Oilfield pipe-handling apparatus
US7240742B2 (en) * 2004-09-21 2007-07-10 The Charles Machine Works, Inc. Pipe handling system with a movable magazine
US20060096783A1 (en) * 2004-11-08 2006-05-11 Landry Harold W Method and apparatus for slant drilling

Also Published As

Publication number Publication date
EP1746247A3 (en) 2015-10-14
CA2551884A1 (en) 2007-01-19
CA2552173A1 (en) 2007-01-19
EP1748148A2 (en) 2007-01-31
US20070017704A1 (en) 2007-01-25
BRPI0602680B1 (pt) 2017-03-28
US20070017703A1 (en) 2007-01-25
EP1748148A3 (en) 2015-12-16
US20070031215A1 (en) 2007-02-08
US7736119B2 (en) 2010-06-15
NO20063337L (no) 2007-01-22
EP1748149A3 (en) 2015-09-02
NO20063338L (no) 2007-01-22
CA2551901C (en) 2010-12-21
CA2552173C (en) 2010-09-28
EP1748149A2 (en) 2007-01-31
CA2551884C (en) 2009-12-15
NO20063339L (no) 2007-01-22
US7540338B2 (en) 2009-06-02
BRPI0602681A (pt) 2007-07-17
BRPI0602680A (pt) 2007-03-13
EP1746247A2 (en) 2007-01-24
CA2551901A1 (en) 2007-01-19
BRPI0603353A (pt) 2007-04-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0602681B1 (pt) conjunto de manipulação de tubos, e, método para manipulação de tubos
BR112018070426B1 (pt) Coletor submarino e método para instalar um coletor submarino
US10400528B2 (en) Modular manifold
US8408842B2 (en) Connection arrangement for subsea connection of fluid conduits
NO139323B (no) Undervannsproduksjonsutstyr.
AU2017381942B2 (en) A flow base system for subsea wells
DK179568B1 (en) Wellhead assembly
BR102012016058A2 (pt) Montagem de produção submarina
US11236589B2 (en) Subsea system and method of installing a subsea system
NO159194B (no) Flerroers stigeroersystem med en stiv og en fleksibel seksjon.
US20120298245A1 (en) Diverless subsea connection
BRPI1107039B1 (pt) Junta de segurança a ser incluída em um riser e riser estendido entre uma estrutura flutuante e uma instalação submarina
US11352857B2 (en) Subsea well installation
BR112018012770B1 (pt) Método de conexão direta
BRPI0602608B1 (pt) dispositivo de conexão e processo para substituição de selos de vedação
WO2019218040A1 (pt) Equipamento modularizado submarino, equipamento de distribuição submarina, montagem de equipamento de distribuição submarina e reparo
GB2475108A (en) Methods of constructing and installing rigid riser structures and associated apparatus
BR112014023617B1 (pt) tubulação e métodos de assentamento e de recuperação de uma tubulação
BR112018016538B1 (pt) Arranjo de bomba submarino
US20090223673A1 (en) Offshore Riser Retrofitting Method and Apparatus
NO321342B1 (no) Anordning ved rorledningsavboyning
US20090200036A1 (en) Method for Subsea Hydrocarbon Recovery
BRPI0809644A2 (pt) Métodos para lançar artigos alongados no mar
BR102013022984A2 (pt) Sistema e método de acoplamento de flanges de dutos submarinos por operação remota
BR112020008793B1 (pt) Conjunto submarino, método de conexão de jumper e sistema de produção submarina

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2679 DE 10-05-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.