BRPI0601269B1 - Válvula, em particular, válvula termostática - Google Patents

Válvula, em particular, válvula termostática Download PDF

Info

Publication number
BRPI0601269B1
BRPI0601269B1 BRPI0601269-8A BRPI0601269A BRPI0601269B1 BR PI0601269 B1 BRPI0601269 B1 BR PI0601269B1 BR PI0601269 A BRPI0601269 A BR PI0601269A BR PI0601269 B1 BRPI0601269 B1 BR PI0601269B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
layer
valve member
housing
fact
Prior art date
Application number
BRPI0601269-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Rainer Weiss
Wolffried Wenneis
Original Assignee
Gustav Wahler Gmbh U. Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gustav Wahler Gmbh U. Co. Kg filed Critical Gustav Wahler Gmbh U. Co. Kg
Publication of BRPI0601269A publication Critical patent/BRPI0601269A/pt
Publication of BRPI0601269B1 publication Critical patent/BRPI0601269B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K27/00Construction of housing; Use of materials therefor
    • F16K27/02Construction of housing; Use of materials therefor of lift valves
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K31/00Actuating devices; Operating means; Releasing devices
    • F16K31/002Actuating devices; Operating means; Releasing devices actuated by temperature variation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Temperature-Responsive Valves (AREA)

Abstract

"válvula, em particular, válvula termostática". a presente invenção refere-se a uma válvula, em particular, a uma válvula termostática, que apresenta um membro da válvula (14) sobre um elemento de acionamento (10), acionado por ele, cujo elemento apresenta, sobre um suporte, uma camada (18) de um material elástico, para a vedação de uma carcaça da válvula em relação a uma superfície de assento da válvula. o membro da válvula (14) e o elemento de acionamento (10) metálico, em particular, sua carcaça (11) são executados isolados eletricamente um em relação ao outro, de tal modo que a formação de um elemento galvânico (potencial eletroquímico) entre eles está eliminada (figura 1).

Description

A presente invenção refere-se a uma válvula, em particular, a uma válvula termostática do tipo mencionado no preâmbulo da reivindicação 5 1.
Uma válvula conhecida desse tipo resulta, por exemplo, da patente EP 0 286 810 B1. Essa válvula apresenta, sobre a carcaça de um elemento de acionamento termostático, um membro da válvula, que como suporte tem um disco da válvula metálico, que em ambos os lados está pro10 vido de uma camada de um material elástico, em particular, de um elastômero, para a vedação de uma carcaça da válvula em relação a uma superfície de assento da válvula. Válvulas desse tipo e, elementos de acionamento termostáticos equipados com ela têm satisfeito às exigências. Em virtude de membros da válvula executados dessa forma, os vazamentos podem ser 15 mantidos muito pequenos, com respeito ao meio a ser comandado. No caso do emprego de uma válvula termostática desse tipo em um circuito de meio de resfriamento de uma máquina de combustão interna, isso leva ao encurtamento do tempo de operação à quente da máquina de combustão interna. Tem sido mostrado que, a camada de material elástico, por exemplo, um 20 elastômero, aplicado através da vulcanização sobre o suporte, em particular, disco da válvula, não adere permanentemente, mas se solta antecipadamente. Nesse caso, foi verificado que, isto está condicionado pelo fato de que, no caso de ligação condutora elétrica entre o membro da válvula e o elemento de acionamento, em particular, sua carcaça, sob a atuação con25 junta do meio a ser comandado se desenvolve um potencial eletroquímico e, por conseguinte, se forma um elemento galvâníco, que tem como conseqüêncta uma corrente elétrica, que passa entre o membro da válvula e o elemento de acionamento, em particular, sua carcaça. Em virtude disso, a camada promotora de adesão aplicada geralmente para a ligação adesiva 30 da camada elástica sobre o suporte do membro da válvula é dissolvida e, com isso, perde sua função, de tal modo que a camada elástica se solta.
À invenção cabe a tarefa de criar uma válvula, em particular, uma válvula termostática, na qual a soltura antecipada da camada de material elástico do membro da válvula seja evitada de forma simples e de custo vantajoso e, com isso, sejam obtidas uma duração de operação e uma durabilidade mais longa.
A tarefa é solucionada por uma válvula do tipo mencionado no início de acordo com a invenção pelas características na reivindicação 1. Outras características da invenção e conformações vantajosas resultam das reivindicações subordinadas. Através da invenção é obtido, de forma simples que, a formação de um elemento galvânico entre o membro da válvula e o elemento de acionamento seja eliminada. Por conseguinte, um fluxo de corrente entre os dois é evitado e, com isso, o perigo da soltura da camada elástica do membro da válvula de seu suporte. Em consequência disso, a durabilidade da válvula e a duração de operação útil são aumentadas. O dispêndio para evitar a formação de um elemento galvânico é pequeno, e praticamente não tem importância. A válvula executada dessa forma é simples e de operação segura.
Outras particularidades e vantagens da invenção resultam da descrição a seguir.
O texto completo das reivindicações não é reproduzido anteriormente, somente para evitar repetições desnecessárias, mas ao invés disso, é referido somente às reivindicações através de indicação, pelo que todas essas características da reivindicação devem ter validade revelada nesse ponto, de modo expresso e essencial à invenção. Nesse caso, todas as características mencionadas na descrição anterior e a seguir, bem como, também as características a serem deduzidas somente do desenho, de outros componentes da invenção, mesmo que eles não estejam particularmente ressaltados, e não sejam mencionados, em particular, nas reivindicações.
A invenção será esclarecida, em detalhes, a seguir com auxílio de exemplos de execução mostrados no desenho. São mostrados:
Figura 1 uma vista lateral esquemática, cortada parcialmente de um elemento de acionamento termostático previsto para uma válvula termostática de acordo com um primeiro exemplo de execução,
Figura 2 uma vista esquemática, cortada parcialmente, de uma parte de um elemento de acionamento correspondente à Figura 1, de acordo com um segundo exemplo de execução. IP
Na Figura 1 é mostrado esquematicamente um elemento de acionamento 10 termostático, que está previsto para uma válvula, não mostrada em detalhes, em particular, uma válvula termostática. O elemento de acionamento 10 apresenta, de forma usual, uma carcaça 11 de metal, por exemplo, latão, que no interior está cheio de um material que se expande, por exemplo, cera, que se dilata com aumento de temperatura e se contrai com a queda de temperatura, no qual penetra um êmbolo 12 que pode se deslocar para fora com aumento de temperatura. A carcaça 11 está fechada vedada para fora. Em uma seção da carcaça 13 da carcaça 11 está fixado um membro da válvula 14, que nesse caso é constituído de um disco da válvula 15. O membro da válvula 14 está assentado com uma parte central não mostrada em detalhes na Figura 1, que, por exemplo, é executada como seção do cilindro 16, por exemplo, de acordo com a Figura 2, sobre a seção da carcaça 13, e se apóia em um ressalto 17 axial em uma das direções.
O disco da válvula 15 do membro da válvula 14 é feito de metal, por exemplo, de aço inoxidável. A carcaça 11 do elemento de acionamento 10, da mesma forma, é constituída de metal, sendo que ao invés de latão também podem ser empregados outros materiais.
Em, pelo menos, um lado, no exemplo de execução mostrado de acordo com a Figura 1, nos dois lados, o disco da válvula 15 do membro da válvula 14 está revestido com uma camada 18 de material elástico, que é constituída, de preferência, de um elastômero, por exemplo, borracha, borracha artificial ou similar. Para a promoção de adesão entre o disco da válvula 15 metálico e a camada 18 é aplicada uma camada promotora de adesão 19 sobre o disco da válvula 15 metálico. Para a aplicação da camada 18, o disco da válvula 15 metálico é injetado em volta com o material da camada em uma ferramenta, que então é vulcanizado.
O elemento de acionamento 10 termostático com o membro da válvula 14 assentado sobre ele é colocado, de forma usual, em uma carcaça da válvula não mostrada, que na área do membro da válvula 14, contém uma abertura de passagem da válvula coaxial e aproximadamente em forma anular, para o elemento de acionamento 10, que forma uma superfície de contato interna em forma de anel, para a parte de borda 20 externa do membro da válvula 14, que entra em contato com uma superfície coordenada a essa superfície de contato interna em forma de anel da carcaça da válvula na posição de fechamento, e na posição de abertura se levanta dela.
Tem-se mostrado que, no caso de elementos de acionamento 10 desse tipo, às vezes ocorrem solturas da camada 18 elástica do disco da válvula 15 metálico, em particular, no caso de altas velocidades de corrente que ocorrem ao mesmo tempo na abertura de passagem da válvula da carcaça da válvula, não mostrada, de uma válvula desse tipo, de preferência, uma válvula termostática, equipada com o elemento de acionamento 10. A soltura da camada 18 elástica de um elastômero tem as seguintes causas. No caso da forma metálica da carcaça 11 e do membro da válvula 14, e da ligação elétrica condutora existente com eles, entre esses elementos formase um elemento galvânico. Em virtude de processos eletroquímicos (fluxo de corrente do metal não-oxidável para o oxidável) resulta um potencial eletroquímico e, por conseguinte, um fluxo de corrente entre o disco da válvula 15 e a carcaça 11. Isso tem como conseqüência que, a camada promotora de adesão 19 entre o disco da válvula 15 e a camada 18 elástica se dissolve e, nesse caso, perde sua função aderente, de tal modo que a camada 18 se solta do disco da válvula 15.
Esses efeitos e desvantagens são, agora, eliminados de acordo com a invenção pelo fato de que, o membro da válvula 14 metálico e o elemento de acionamento 10 metálico são executados isolados eletricamente um em relação ao outro, de tal modo que a formação de um elemento galvânico (potencial eletroquímico) entre eles está eliminada. Isto é obtido, no caso mais simples, por exemplo, por um disco da válvula 15 constituído de material sintético, e/ou pelo fato de que, a carcaça 11 do elemento de acionamento 10 é formada de material sintético. Ao invés disso, entre o membro da válvula 14 e o elemento de acionamento 10, em particular, de sua carcaça 11, também pode estar previsto um isolamento elétrico. Por exemplo, o membro da válvula 14 pode ser isolado eletricamente, de tal modo que, entre o membro da válvula 14 e a carcaça 11 não exista qualquer ligação condutora elétrica. O isolamento pode estar previsto, por exemplo, na área da seção do cilindro 16 do membro da válvula 14. Ao invés disso ou adicionalmente a isso, também o elemento de acionamento 10, em particular, sua carcaça 11, pode ser isolado eletricamente, e na verdade, pelo menos, ali onde o membro da válvula 14 tem contato de toque com a carcaça 11 do elemento de acionamento 10. Também com isso é eliminada uma ligação condutora elétrica entre o membro da válvula 14 e a carcaça 11.
Também pode ser responsável para a formação de um elemento galvânico, dependendo da forma da camada 18, uma ligação condutora elétrica, entre a camada 18 constituída de material elástico e a carcaça 11, diretamente ou por meio do membro da válvula 14; pois muitas vezes a uma camada 18 de um elastômero é misturada uma parte maior de fuligem como material de enchimento, que torna o revestimento de elastômero condutor elétrico. A fim de, nesse ponto, evitar a formação de um elemento galvânico, a invenção prevê que, a camada 18 seja executada como camada nãocondutora elétrica. Isto é obtido, por exemplo, se a camada 18 de um material elástico for equipada com materiais de enchimento não-condutores elétricos como, por exemplo, silicatos, giz ou similares.
Além disso, pode ser de grande vantagem, se a camada promotora de adesão 19, que é aplicada para a adesão da camada 18 de material elástico sobre o disco da válvula 15 for executada como camada nãocondutora, de tal modo que, entre a camada 18 e o disco da válvula 15 é criado um isolamento elétrico.
No caso do segundo exemplo de execução mostrado na Figura 2, para as partes que correspondem ao primeiro exemplo de execução, são empregados os mesmos números de referência, de tal modo que com isso, para evitar as repetições é feita referência à descrição do primeiro exemplo de execução.
No segundo exemplo de execução, o disco da válvula 15 metálico do membro da válvula 14 está provido de uma camada 21 nãocondutora elétrica.
Por conseguinte, de forma diferente, em um elemento de acio5 namento 10 termostático, que é executado para uma válvula, em particular, termostática, é assegurado que a camada 18 elástica do membro da válvula 14 adira de forma permanente. O perigo de eventuais solturas é banido. Com isso, resulta uma longa durabilidade do elemento de acionamento 10 com duração de funcionamento correspondentemente maior e, nesse caso, 10 respectiva mente, operação confiável. Evidentemente o dispêndio, que é encontrado para a eliminação de um elemento galvânico, é muito pequeno. O dispêndio quase não é importante em relação à durabilidade do elemento de acionamento 10, aumentada consideravelmente, o que ao mesmo tempo, tem como consequência uma economia de custos.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Válvula, em particular, válvula termostática, que apresenta um membro da válvula (14) sobre um elemento de acionamento (10), acionado por ele, cujo elemento apresenta, sobre um suporte (15), uma camada (18) de um material elástico, para a vedação de uma carcaça da válvula em relação a uma superfície de assento da válvula, sendo que o membro da válvula (14) e o elemento de acionamento (10) metálico, em particular, sua carcaça (11) são executados isolados eletricamente um em relação ao outro, de tal modo que a formação de um elemento galvânico (potencial eletroquímico) entre eles está impedida, caracterizada pelo fato de que a camada (18) de material elástico é executada como camada não-condutora elétrica equipada com materiais de enchimento não-condutores elétricos.
  2. 2. Válvula de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que, entre o membro da válvula (14) e o elemento de acionamento (10), em particular, sua carcaça (11), está previsto um isolamento elétrico.
  3. 3. Válvula de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o membro da válvula (14) e/ou o elemento de acionamento (10), em particular, sua carcaça (11) está isolado eletricamente.
  4. 4. Válvula de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que os materiais de enchimento são constituídos de silicatos, giz ou similares.
  5. 5. Válvula de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o suporte (15) metálico do membro da válvula (14) está equipado com uma camada (21) não-condutora elétrica.
  6. 6. Válvula de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    5, caracterizada pelo fato de que o suporte (15) metálico do membro da válvula (14) apresenta uma camada promotora de adesão (19) não-condutora elétrica, por meio da qual a camada (18) de material elástico adere no suporte (15).
  7. 7. Válvula de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    6, caracterizada pelo fato de que a camada (18) de material elástico é formada de um elastômero, com o qual o suporte (15) metálico é injetado em
    Petição 870180144907, de 26/10/2018, pág. 5/9 volta do membro da válvula (14).
  8. 8. Válvula de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
    7, caracterizada pelo fato de que o suporte (15) metálico do membro da válvula (14) é formado de um disco da válvula.
BRPI0601269-8A 2005-04-27 2006-04-20 Válvula, em particular, válvula termostática BRPI0601269B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005019525.3 2005-04-27
DE102005019525A DE102005019525A1 (de) 2005-04-27 2005-04-27 Ventil, insbesondere thermostatisches Ventil

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0601269A BRPI0601269A (pt) 2006-12-19
BRPI0601269B1 true BRPI0601269B1 (pt) 2020-02-18

Family

ID=34854288

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0601269-8A BRPI0601269B1 (pt) 2005-04-27 2006-04-20 Válvula, em particular, válvula termostática

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP1717499B1 (pt)
BR (1) BRPI0601269B1 (pt)
DE (3) DE102005019525A1 (pt)
ES (1) ES2309644T3 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008056245A1 (de) 2008-11-06 2010-05-20 Itw Automotive Products Gmbh Thermostatventil

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2932107C2 (de) * 1979-08-08 1981-11-05 Georg 7920 Heidenheim Walz Elektrisch isolierende Verbindung zur Kupplung rohrförmiger Endteile
DE3711885A1 (de) * 1987-04-08 1988-10-27 Wahler Gmbh & Co Gustav Ventil, insbesondere thermostatisches ventil
FR2769680B1 (fr) * 1997-10-10 1999-12-31 Vernet Sa Clapet surmoule, notamment pour thermostat, et thermostat muni d'un tel clapet

Also Published As

Publication number Publication date
DE102005019525A1 (de) 2007-04-19
ES2309644T3 (es) 2008-12-16
EP1717499A1 (de) 2006-11-02
DE502005004630D1 (de) 2008-08-21
BRPI0601269A (pt) 2006-12-19
EP1717499B1 (de) 2008-07-09
DE202005007454U1 (de) 2005-08-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0500409A (pt) Vedação dinâmica usando a vulcanização de elastÈmeros fluorocarbÈnicos
ES2424663T3 (es) Grupo de componentes para empaquetadura de una articulación esférica y articulación esférica
JP2010138726A (ja) 複合部材の固定構造
BR102017009170A2 (pt) Flange seal and sealing device, which understand a flange seal
ES2683970T3 (es) Elemento de soldadura por fricción
BR202013019583Y1 (pt) junta esférica
BRPI0601269B1 (pt) Válvula, em particular, válvula termostática
JP2010501051A (ja) 弱い力の膠着防止スロットルバルブ
BRPI0620421A2 (pt) embolo de várias partes para um motor de combustão interna
JP5945576B2 (ja) バルブ装置
JP2020507727A5 (pt)
KR102063357B1 (ko) 방열기용 절연유 밸브
JP2019219005A (ja) バルブのグランドパッキン設置構造
BR112020007734A2 (pt) reservatório de fluido com válvula de parada
BRPI0915452B1 (pt) fecho com função de segurança térmica para uma máquina hidrodinâmica
JP6829795B2 (ja) 配管構造および工法
JP7365837B2 (ja) 配管端部の封止装置
JP2008100168A (ja) 塗装用マスキング冶具
CN105551887B (zh) 起动机的电磁开关以及起动机
CN207393951U (zh) 一种加强结构设计的密封件
US20170146064A1 (en) Bearing Assembly with Oil Seal Arrangement
KR200425049Y1 (ko) 테프론 코팅 고무시트가 장착된 버터플라이 밸브
JP2020033945A (ja) ロケットモータ
CN210135296U (zh) 一种小口径阀门
JP5992021B2 (ja) 流量制御弁

Legal Events

Date Code Title Description
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/02/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2667 DE 15-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.