BRPI0520047B1 - Composição para atrair e matar mosquitos, processo para a preparação da composição e método para o controle de mosquitos aedes aegypti - Google Patents

Composição para atrair e matar mosquitos, processo para a preparação da composição e método para o controle de mosquitos aedes aegypti Download PDF

Info

Publication number
BRPI0520047B1
BRPI0520047B1 BRPI0520047-4A BRPI0520047A BRPI0520047B1 BR PI0520047 B1 BRPI0520047 B1 BR PI0520047B1 BR PI0520047 A BRPI0520047 A BR PI0520047A BR PI0520047 B1 BRPI0520047 B1 BR PI0520047B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
heneicosane
fact
growth regulator
insect growth
Prior art date
Application number
BRPI0520047-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Shri Prakash
Murlidhar Jaywantrao Mendki
Kumaran Ganesan
Natarajan Gopalan
Ramesh Chandra Malhotra
Kshitij Chandel
Brahma Dutt Parashar
Rajagopalan Vijayaraghavan
Krishnamurthy Sekhar
Original Assignee
Defence Research & Development Organisation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Defence Research & Development Organisation filed Critical Defence Research & Development Organisation
Publication of BRPI0520047A2 publication Critical patent/BRPI0520047A2/pt
Publication of BRPI0520047B1 publication Critical patent/BRPI0520047B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N27/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing hydrocarbons

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

composição para atrair e matar para uso em atrair o mosquito aedes azgypti e processo para a preparação da composição. a presente invençâo revela uma composiçâo para o uso em atrair os mosquitos aedes aegypti para pôr os seus ovos em um local alvo, a qual compreende uma quantidade efetiva de n-heneicosane em um solvente orgânico adequado. a composiçâo também pode conter uma quantidade efetiva de inseticida capaz de matar a larva do mosquito logo depois das mesmas eclodirem dos seus ovos.

Description

[001] A presente invenção está relacionada a composições para uso no controle do mosquito transmissor da dengue. Em particular a presente invenção está relacionada ao uso de uma composição no controle do mosquito transmissor da dengue que compreende um atrativo de pôr ovos para atrair o mosquito Aedes aegypti para por ovos em um local pré-determinado e um regulador de crescimento, o qual inibe a metamorfose das larvas em mosquitos adultos. A presente invenção também está relacionada a processos para a preparação de tais composições. A presente invenção também está relacionada a métodos para o controle do mosquito Aedes aegypti e ao uso das composições da presente invenção para controlar os mosquitos Aedes aegypti. Descrição da Técnica Anterior [002] Os mosquitos são vetores medicamente importantes, ambos em número de doenças que transmitem e na magnitude dos problemas de saúde no mundo todo. Cerca de 400 espécies de mosquitos podem disseminar doenças em seres humanos. As doenças incluem a febre amarela e a dengue hemorrágica das quais os mosquitos, Aedes aegypti e Aedes albopictus são vetores importantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 700 milhões de pessoas, a cada ano, são infectadas com doenças transmitidas por mosquitos.
[003] A febre da dengue é uma doença séria na Ásia e na África. Na índia o público está ciente da febre da dengue hemorrágica devido as epidemias de 1996, particularmente em Delhi e nas regiões circunvizinhas. A dengue clássica, conhecida pela sua baixa mortalidade, mas pelo seus sintomas bastante desconfortáveis, se tornou mais séria, ambos pela sua freqüência e pela sua taxa de mortalidade nos últimos anos. O mosquito Aedes aegypti é o vetor de dengue mais proeminente em todo o mundo. No mundo todo, no presente, não há uma vacina contra a dengue. Portanto, as
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 7/25
2/14 medidas para o controle do mosquito são apenas um remédio para este problema.
[004] Uma variedade de métodos foi praticada na técnica como uma tentativa para controlar os mosquitos Aedes aegypti.
[005] Um dos métodos usado para o controle do mosquito envolve dispositivos de atração e que são mortais, os quais usam combinações diferentes tais como luz ultravioleta, dióxido de carbono, e 1-octeno-3-ol para atrair os mosquitos.
[006] A desvantagem principal deste método é que estes dispositivos não são adequados para o controle de mosquitos nas condições de campo aberto.
[007] Ainda uma outra desvantagem deste método é que é um método caro para o seu uso público.
[008] Um outro método conhecido na técnica para controlar o mosquito é o uso de inseticidas tais como pesticidas organofosforosos (malation ou fenitrotion), carbamatos e piretróides sintéticos, por meio de uma aplicação residual ou pulverização para matar os mosquitos adultos voadores e, presumidamente, alguns mosquitos repousando sobre a vegetação que ocorre naquele local.
[009] A desvantagem principal deste método é que tal método é adequado para controlar os mosquitos apenas em áreas de campo aberto, pois os métodos são altamente tóxicos na natureza assim sendo causam um risco ambiental.
[010] Ainda uma outra desvantagem deste método é que, de uma maneira mais freqüente, os mosquitos adultos desenvolvem uma resistência ao inseticida.
[011] Ainda uma outra desvantagem deste método é que apenas os mosquitos adultos, os quais têm algum contato com os inseticidas, são mortos ao passo que os ovos, larvas e pupas não são afetados por este método.
[012] Ainda uma outra desvantagem deste método é que organismos que não são alvo também são mortos em conjunto com os mosquitos, tais como peixes aquáticos, etc. Assim sendo o método não é eco - e nem ambientalmente correto.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 8/25
3/14 [013] Um outro método conhecido na técnica para o controle dos mosquitos envolve o gerenciamento de larvas. Isto inclui o uso de larvicidas químicos, inseticidas microbiais (Bacillus thuríngiensis B thurígiensis israeliensis), óleos larvicidas, hormônio juvenil (metropreno), e peixes predadores de mosquitos para controlar as larvas dos mosquitos.
[014] A desvantagem principal destes métodos é que os métodos são adequados para usar em pequenos lagos artificiais, canais, campos de irrigação e algumas fontes de água doce, e apenas para o controle das larvas dos mosquitos.
[015] Uma outra desvantagem destes métodos é que uma vigilância bem próxima é necessária para descobrir e identificar os locais de proliferação de larvas para a devida aplicação dos larvicidas.
[016] Ainda uma outra desvantagem dos métodos de controle microbial e de controle do mosquito por peixes predadores é que os métodos não podem ser usados em um contêiner onde mosquitos como o Aedes aegyptise proliferam.
[017] Uma outra desvantagem em adição destes métodos é que os mosquitos desenvolvem resistência aos agentes microbiais.
[018] Ainda uma outra desvantagem do larvicida microbial é que o mesmo é rapidamente degradável na presença de luz solar.
[019] Uma outra desvantagem destes métodos, os quais tem como base um larvicida, é que os métodos não são econômicos para usar no controle dos mosquitos transmissores da dengue.
[020] Uma outra desvantagem do método que usa um peixe predador de mosquito para eliminar as larvas dos mosquitos, é que o tempo de vida do peixe predador de mosquito depende das características específicas da água como, por Exemplo, a salinidade. A manutenção de tais condições acarreta em limitações no que diz respeito à aplicação prática deste método.
[021] Ainda uma outra desvantagem deste método é que o método não pode ser usado para monitorar a população vetor.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 9/25
4/14 [022] Uma outra desvantagem em adição destes métodos é que os métodos não são financeiramente viáveis.
[023] Assim sendo, há uma necessidade urgente para uma nova composição e um novo método para o controle de mosquitos, o qual seja simples de usar, seja financeiramente viável e seja ambientalmente correto.
Objetivos da Presente Invenção [024] É, portanto um dos objetivos principais da presente invenção proporcionar uma composição para o controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a qual supere as desvantagens da técnica anterior.
[025] Um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma composição ambientalmente correta para o controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a qual não contenha material químico tóxico algum.
[026] Um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma composição, a qual pode ser usados facilmente em armadilhas de ovos (local onde o mosquito põe os seus ovos), resfriadores, tanques suspensos e qualquer outro habitat aquático de procriação do mosquito transmissor da dengue.
[027] Ainda um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma composição química inovadora, a qual atraia os mosquitos transmissores da dengue para pôr ovos em um determinado local e controlar a população dos mosquitos pelo bloqueio do crescimento da larva até se tornar adulto.
[028] Ainda um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma composição química inovadora a qual possa ser usada para o controle da proliferação dos mosquitos transmissores de dengue nas aplicações dentro e fora de casa.
[029] Ainda um outro objetivo da presente invenção é proporcionar uma composição química inovadora para o controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a qual não afete outros insetos que são benéficos, naquele mesmo habitat aquático.
[030] Ainda um outro objetivo da presente invenção é proporcionar
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 10/25
5/14 uma composição química inovadora para aproximadamente 100% do controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, dentro de dois dias de uso.
Sumário da Invenção [031] A presente invenção tem como base a descoberta inesperada de um feromônio atrativo de pôr ovos para o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em combinação com um regulador de crescimento adequado na própria composição que previne o desenvolvimento do Aedes aegypti no estágio larval propriamente dito, assim sendo controlando a população do mosquito por uma “técnica de atrair e matar”.
[032] Em conformidade, a presente invenção proporciona uma composição química compreendendo um feromônio atrativo de pôr ovos, n-heneicosano, e opcionalmente um regulador de crescimento de inseto em um transportador inerte. A referida composição controla a população do mosquito transmissor da dengue, atraindo as fêmeas para pôr ovos na água onde a composição é aplicada e assim sendo paralisa qualquer desenvolvimento da larva até um estágio adulto. Esta composição química pode ser aplicada para qualquer mosquito Aedes aegypti procriando em um habitat aquático.
[033] A composição pode ser usada em formulações diferentes tais como aerossol, comprimidos e loções e a composição mata a larva dentro de dois dias depois da eclosão a partir de um ovo. A taxa de mortalidade é de 100%. Este método de controle do mosquito Aedes aegypti é simples, financeiramente viável, eficiente e ambientalmente correto.
[034] Em conformidade, a presente invenção proporciona uma composição para o uso como um atrativo de mosquitos Aedes aegypti para pôr seus ovos em um local alvo o qual compreende uma quantidade efetiva de n-heneicosano em um solvente orgânico adequado.
[035] Em uma característica preferida o referido solvente é selecionado a partir de éter de petróleo, n-pentano, n-hexano, metanol ou diclorometano.
[036] Em uma característica preferida a razão de n-heneicosano
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 11/25
6/14 para o referido solvente é preferivelmente de 1:20 a 1:70.
[037] Em uma característica preferida, a referida composição é uma composição para atrair e para matar, e compreende em adição uma quantidade efetiva de um regulador de crescimento de inseto ou um inseticida.
[038] Em uma característica preferida o referido inseticida é um larvicida.
[039] Em uma característica preferida o referido regulador de crescimento de inseto é selecionado a partir de diflubenzuron, neemazal e triflumaron.
[040] Em uma característica preferida o referido regulador de crescimento de inseto compreende 100 - 200 mg de diflubenzuron em 500 ml de um solvente orgânico selecionado a partir de acetona ou de diclorometano.
[041] Em uma característica preferida, a referida concentração de n-heneicosano é de 8 - 20 g, preferivelmente de 10 - 12 g por litro da composição.
[042] A recente invenção também proporciona um processo para a preparação de uma composição para o controle do mosquito transmissor da dengue tendo uma propriedade de atrair e de matar compreendendo as etapas de:
[043] (a) preparar uma solução atrativa de pôr ovos pela dissolução do n-heneicosano em um solvente orgânico;
[044] (b) preparar uma solução reguladora de inseto pela dissolução de um regulador de crescimento de inseto em um solvente orgânico;
[045] (c) misturar as duas soluções acima mencionadas, minuciosa e completamente.
[046] Em uma característica preferida, a razão de n-heneicosano para o referido solvente é preferivelmente a partir de 1:20 a 1:70.
[047] Em uma característica preferida o referido regulador de crescimento de inseto compreende 100 - 200 mg de diflubenzuron em 500 ml de um solvente orgânico selecionado a partir de acetona ou de diclorometano.
[048] Em uma característica preferida, o processo compreende
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 12/25
7/14 preparar uma solução atrativa de pôr ovos pela dissolução de 8 a 20 g de n-heneicosano preferivelmente 10 - 12 g em 500 ml de solventes orgânicos tais como n-pentano, nhexano ou diclorometano, preparar uma solução reguladora de inseto pela dissolução de 800 - 2000 mg de regulador de crescimento de inseto como diflubenzuron, preferivelmente 100 -120 mg in 500 ml de solventes orgânicos como acetona ou diclorometano, e misturar as duas soluções acima mencionadas, minuciosa e completamente.
[049] A presente invenção também proporciona o uso de nheneicosano para atrair os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos em um local alvo.
[050] A presente invenção também proporciona o uso de nheneicosano na preparação de uma composição para atrair e para matar os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos em um local alvo e matá-los no seu estágio larval.
[051] A presente invenção também proporciona um método para atrair os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos em um local alvo, o qual compreende tratar o referido local alvo com uma quantidade efetiva de uma composição contendo n-heneicosano.
[052] A presente invenção também proporciona um método para atrair os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos em um local alvo, o qual compreende tratar o local alvo com uma quantidade efetiva de uma composição conforme é reivindicado em qualquer uma das reivindicações de 1 a 8.
Descrição Detalhada da Realização Preferida [053] A presente invenção está relacionada ao controle dos mosquitos Aedes aegypti com base em uma técnica de “atrair e matar”. Estes mosquitos são atraídos quimicamente para pôr os seus ovos apenas em um local específico. Quando os ovos eclodem, toda a população larval pode ser destruída. De acordo com a invenção a composição da presente invenção assegura que os ovos sejam postos apenas em um local específico e não em qualquer outro local.
[054] A presente invenção tem como base uma descoberta
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 13/25
8/14 inesperada de que heneicosano, um hidrocarboneto C-21, é capaz de atuar como um atrativo de pôr ovos extremamente eficiente. Assim sendo, qualquer corpo d’água parada contendo uma dose de heneicosano atrairá e fará com que os mosquitos Aedes aegypti ponham seus ovos apenas nestes tais corpos d’água e em nenhum outro lugar. Subseqüentemente, tanto durante o estágio larval ou cerca de um pouco antes dos ovos eclodirem, uma dosagem efetiva de um inseticida convencional pode ser adicionado para destruir completamente as larvas.
[055] Em uma realização alternativa, heneicosano pode ser prémisturado de uma maneira sinérgica com um inseticida, de tal maneira que a composição propriamente dita atue como uma composição para “atrair e matar”.
[056] A presente invenção também está relacionada a um processo para a preparação de composições para o uso de atrair e/ou matar os mosquitos Aedes aegypti. A presente invenção tem como base a descoberta inesperada que os mosquitos Aedes aegypti tendem a pôr os seus ovos em corpos d’água estagnada onde os ovos da mesma espécie de mosquitos foram postos previamente. Isto levou os inventores a analisar várias amostras de água algo que por sua vez levou ao fator que a água, na qual os ovos foram previamente postos pelos mosquitos Aedes aegypti e os quais eclodiram em um estado larval, continham vários materiais semiquímicos. A análise deste material semiquímico identificou os mesmos como sendo heneicosano, nonacosane, octadecano, miristato de isopropila e docosane. Destes cinco materiais químicos, foi descoberto que heneicosano é o atrativo de pôr ovos mais efetivo o qual “convida” de uma maneira química os mosquitos a pôr os seus ovos no mesmo lugar, uma vez depois da outra. Quando a água estagnada na qual os mosquitos Aedes aegypti procriaram anteriormente era deixada intocável, a incidência de futuras posturas de ovos na mesma água, e o florescimento da população larval aumentou. Todavia, quando tal água era substituída por água fresca, a incidência de postura de ovos era reduzida consideravelmente e daí em diante aumentava gradualmente ao longo de um período de tempo. Todavia, quando a água estagnada era mantida ao lado da água contendo
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 14/25
9/14 heneicosano, toda a postura de ovos ocorreu apenas na água contendo heneicosano, portanto claramente estabelecendo que os mosquitos Aedes aegypti eram atraídos para a água contendo heneicosano com o propósito de pôr os seus ovos. Assim sendo, a presente invenção torna possível atrair os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos apenas em locais especificamente escolhidos tornando possível daí por diante destruir toda a população larval e controlar em adição a proliferação dos mosquitos. Isto tem uma aplicação industrial tremenda. Minimiza o uso de inseticidas e, portanto o desperdício do mesmo, uma vez que em conformidade com a presente invenção, os inseticidas são requeridos para serem apenas usados em locais alvos específicos ao invés de por toda uma área extensa. Isto também assegura que os insetos não escapem. A pulverização de inseticidas em uma área muito extensa oferece uma oportunidade tremenda para o inseto adulto escapar. Muito pelo contrário, a presente invenção assegura que toda a população larval seja congregada em um local específico onde 100% de fatalidade da população larval seja alcançada.
[057] A presente invenção também está relacionada a um processo para a preparação da composição da presente invenção. No primeiro aspecto, a invenção está relacionada à preparação e ao isolamento de heneicosano. Nesta realização, os mosquitos Aedes aegypti são procriados e são permitidos a pôr os seus ovos em água estagnada. Uma vez que os ovos eclodem e durante o estágio larval dos mesmos, a água é coletada. Esta água é referida como a água condicionada com larvas (larval conditioned water = LCW). Os materiais semiquímicos são daí, portanto, extraídos a partir da LCW. Os solventes orgânicos convencionais tais como éter de petróleo, hexano, diclorometano ou metanol, são usados para a extração do material semiquímico. O solvente mais preferido é hexano. A solução extraída compreende os seguintes cinco materiais semiquímicos: heneicosano, nonacosane, octadecano, miristato de isopropila e docosane. A partir da mistura de cada um dos cinco materiais semiquímicos, heneicosano é separado.
[058] Uma composição compreendendo ou contendo heneicosano
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 15/25
10/14 é pulverizada na água referida como o local alvo. A composição pode incluir qualquer inseticida. Nos próximos dias, há uma incidência tremenda da atividade de postura de ovos pelos mosquitos Aedes aegypti no local alvo. A composição já pode conter um inseticida convencional contra as larvas do mosquito Aedes aegypti. Alternativamente, o local alvo é tratado com um inseticida convencional ou com um regulador de crescimento de inseto tal como diflubenzuron, neemazal, triflumaron. Diflubenzuron é o regulador de crescimento de inseto preferido.
[059] Em uma realização preferida, as soluções com o atrativo de pôr ovos contendo heneicosano e o regulador de crescimento de inseto é preparado e são mantidas separadamente. Estas duas composições são subseqüentemente misturadas em uma razão predeterminada, preferivelmente em uma razão de 1:1. As duas composições podem ser misturadas tanto anteriormente ou acerca de pouco antes do uso.
[060] Foi descoberto que a composição da presente invenção é extremamente eficiente no que diz respeito à técnica de “atrair e matar” o mosquito Aedes aegypti.
[061] Em uma realização preferida o processo de acordo com a presente invenção para a preparação da nova composição química para o controle dos mosquitos transmissores da dengue compreende as seguintes etapas: Etapa (a): A preparação da solução atrativa de pôr ovos [062] Os mosquitos Aedes aegypti são procriados e a água é coletada para isolamento onde os mosquitos encontram-se no estágio larval. Esta água é chamada de água condicionada com larvas (Larval Conditioned Water = LCW). O material semiquímico é extraído a partir da LCW por solventes orgânicos tais como éter de petróleo, hexano, diclorometano ou metanol, preferivelmente hexano. O material extraído é analisado por várias técnicas espectrais como IR, NMR e GCMS e os cinco materiais semiquímicos identificados são heneicosano, nonacosane, octodecano, miristato de isopropila e decosano. Entre estes, foi descoberto que heneicosano (hidrocarboneto C21) é o mais efetivo atrativo de pôr ovos.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 16/25
11/14 [063] Em uma garrafa tamponada, 1.6 a 2% w/v preferivelmente 1.0-1.2% w/v de n-heneicosano é dissolvido completamente em n-pentano ou em nhexano de grau HPLC, preferivelmente n-hexano.
Etapa (b): A preparação da solução reguladora de crescimento de inseto:
[064] Em uma garrafa tamponada, 0,16 a 0.2% w/v, preferivelmente 0.1 a 0.12% w/v de regulador de crescimento de inseto como diflubenzuron, neemazal, triflumaron preferivelmente diflubenzuron é dissolvido completamente em acetona de grau HPLC.
Etapa (c): A preparação da composição química tendo a propriedade de atrair e de matar:
[065] A solução atrativa de por ovos preparada na etapa (a) e a solução reguladora de crescimento de inseto preparada na etapa (b) são misturadas em uma razão de 1:1 e a mistura é minuciosamente agitada. Esta composição pode prontamente ser usada para o controle dos mosquitos transmissores da dengue que estão procriando, por meio da técnica de “atrair e matar”.
[066] A composição química acima mencionada pode ser usada em formulações diferentes tais como aerossóis, comprimidos e loções. Testes de campo extensivos com esta composição química conduzidos depois da adequada precaução de confidencialidade indicaram que as larvas, depois de eclodirem a partir dos ovos, morrem dentro de 2 dias e a taxa de mortalidade é de 100%. Descobriu-se que a água nas armadilhas de ovos contendo esta composição química é efetiva por 7 a 10 dias para atrair o Aedes aegypti para por os seus ovos e para matar as larvas uma segunda vez, depois de eclodirem a partir dos ovos repostos na mesma água. Este método de controle de mosquito é simples, financeiramente viável, eficiente e ambientalmente correto.
[067] Em uma realização preferida, o processo para a preparação da composição da presente invenção compreende as etapas de:
[068] (a) preparar a solução atrativa de por ovos pela dissolução de 8 a 20 g de n-heneicosano preferivelmente de 10 - 12 g em 500 ml de solventes orgânicos como n-pentano, n-hexano ou diclorometano.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 17/25
12/14 [069] (b) preparar a solução de regulador de crescimento de inseto pela dissolução de 800 - 2000 mg de regulador de crescimento de inseto preferivelmente 100 - 120 mg in 500 ml de solventes orgânicos como acetona ou diclorometano.
[070] A presente invenção será agora descrita em maiores detalhes com os seguintes Exemplos. Deve ser entendido por aqueles indivíduos com especialização na técnica que os Exemplos têm um propósito apenas ilustrativo e várias modificações da presente invenção são possíveis sem partir a partir do espírito e do escopo da invenção.
Exemplo 1 [071] Os seguintes Exemplos ilustram o processo para a preparação da composição da presente invenção [072] 250 ml de n-pentano (com um grau HPLC) é colocado em uma garrafa tamponada de 1 L. A isto, 13 g de n-heneicosano é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente.
[073] 250 ml de acetona, com um grau de HPLC, é colocado em uma outra garrafa tamponada de 500 ml. A isto, 100 mg de diflubenzuron é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente. Isto é transferido para a garrafa contendo a solução de heneicosano e a mistura é agitada minuciosamente. Esta composição está pronta para o uso para o controle do mosquito transmissor da dengue que está sendo procriado.
Exemplo 2 [074] 250 ml de n-hexano (com um grau HPLC) é colocado em uma garrafa tamponada de 1 L. A isto, 10 g de n-heneicosano é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente.
[075] 250 ml de acetona, com um grau de HPLC, é colocado em uma outra garrafa tamponada de 500 ml. A isto, 100 mg de diflubenzuron é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente. Isto é transferido para a garrafa contendo a solução de heneicosano e a mistura é agitada minuciosamente.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 18/25
13/14
Esta composição está pronta para o uso para o controle do mosquito transmissor da dengue que está sendo procriado.
Exemplo 3 [076] 250 ml de n-pentano (com um grau HPLC) é colocado em uma garrafa tamponada de 1 L. A isto, 20 g de n-heneicosano é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente.
[077] 250 ml de acetona, com um grau de HPLC, é colocado em uma outra garrafa tamponada de 500 ml. A isto, 150 mg de diflubenzuron é adicionado e o frasco é agitado o bastante para dissolver o conteúdo completamente. Isto é transferido para a garrafa contendo a solução de heneicosano e a mistura é agitada minuciosamente. Esta composição está pronta para o uso para o controle do mosquito transmissor da dengue que está sendo procriado.
Exemplo 4 [078] Os seguintes Exemplos ilustram a eficiência do efeito de “atrair” [079] O experimento a seguir foi conduzido sob condições de campo em uma área especialmente delimitada, a qual o público em geral não obteve acesso. Quinze tanques abertos preenchidos com água até o topo foram mantidos abertos. Todos os tanques foram fabricados com o mesmo material e continham a mesma quantidade de água, a partir da mesma fonte. Os tanques foram numerados consecutivamente e foi permitido que ali permanecessem por uma semana. Depois de quinze dias todos os tanques foram examinados e foi descoberto que todos os tanques continham aproximadamente o mesmo número de população larval de mosquitos Aedes aegypti. Isto estabeleceu que os mosquitos não tinham qualquer preferência por qualquer tanque em particular.
[080] A água de todos os quinze tanques foi drenada e os tanques foram minuciosamente limpos. Subseqüentemente os tanques foram preenchidos com água a partir da mesma fonte. No tanque No. 1, uma quantidade predeterminada de uma
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 19/25
14/14 solução de n-heneicosano em n-hexano (1% w/v) foi adicionada. Depois de quinze dias a água de cada um dos tanques foi analisada. Foi descoberto que apenas o tanque No. 1 contendo o heneicosano continha larvas de mosquito, daí, portanto, estabelecendo que os mosquitos Aedes aegypti foram claramente atraídos e levados a pôr seus ovos na água contendo heneicosano.
Exemplo 5 [081] O Exemplo No. 4 foi repetido 14 vezes com heneicosano sendo adicionado nos tanques de no. 2 ao de no. 15, em seqüência. Foi descoberto que EM cada uma das vezes o tanque contendo heneicosano atraiu os mosquitos Aedes aegypti para pôr os seus ovos dentro destes tanques.
Exemplo 6 [082] Os Exemplos de No. 4 e 5 foram repetidos com o heneicosano dissolvido em n-pentano. Os resultados foram exatamente os mesmos. Exemplo 7 [083] Os Exemplos acima mencionados foram repetidos com várias concentrações de heneicosano no solvente. Foi descoberto que, a concentração de 1.0 a 2% w/v era a mais efetiva.

Claims (4)

1. Composição para atrair e matar mosquitos, particularmente mosquitos Aedes aegypti para que coloquem seus ovos em um local alvo e para matar as larvas dos mosquitos pela regulagem do crescimento das larvas dos mosquitos, caracterizada pelo fato que compreende a partir de 5 a 40 g por litro de n-heneicosano em um solvente orgânico adequado e uma quantidade efetiva de um regulador de crescimento de insetos selecionado a partir do grupo consistindo de diflubenzuron, neemazal e triflumaron.
2/4
9. Composição de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizada pelo fato que o regulador de crescimento de inseto é diflubenzuron.
10. Composição de acordo com a reivindicação 7, 8 ou 9, caracterizada pelo fato que o regulador de crescimento de insetos é pré-dissolvido em acetona ou diclorometano e é misturado com uma solução de n-heneicosano.
11. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 7 a 10, caracterizada pelo fato que contém 10 a 12 g de n-heneicosano por litro da composição.
12. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato que as concentrações de n-heneicosano e de regulador de crescimento de insetos correspondem aquelas de uma composição preparada por intermédio da mistura, em uma razão de 1:1,1,0 a 2% em peso por volume de n-heneicosano em n-pentano ou n-hexano com 0,1 a 0,2% em peso por volume de um regulador de crescimento de insetos em acetona.
13. Processo para a preparação da composição conforme definida na reivindicação 1 para atrair e matar o mosquito Aedes aegypti transmissor de Dengue caracterizado pelo fato que compreende as etapas de:
a) preparar uma solução atrativa ovo posicionai por intermédio de dissolver n-heneicosano em um solvente orgânico;
b) preparar uma solução de regulador de crescimento de insetos por intermédio de dissolver um regulador de crescimento de insetos selecionado a partir do grupo consistindo de de diflubenzuron, neemazal e triflumaron em um solvente orgânico; e
c) misturar bem as duas soluções aqui acima mencionadas, nas quais a concentração de n-heneicosano seja de 5 a 40 g por litro da composição.
14. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que a concentração de n-heneicosano é a partir de 8 a 20 g por litro da composição.
15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 22/25
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato que a concentração de n-heneicosano é a partir de 8 a 20 g por litro da composição.
3/4 que a concentração de n-heneicosano é de 10-12 g por litro da composição.
16. Processo de acordo com a reivindicação 13,14 ou 15, caracterizado pelo fato que a razão de n-heneicosano para o referido solvente é a partir de 1:20 a 1:70.
17. Composição de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato que o n-heneicosano é dissolvido em éter de petróleo, n-pentano, n-hexano, metanol ou diclorometano.
18. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações de 13 a
17, caracterizado pelo fato que o regulador de crescimento de insetos compreende 8002000 mg de diflubenzuron em 500 ml de um solvente orgânico selecionado a partir de acetona ou diclorometano..
19. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato que compreende:
a) preparar uma solução atrativa ovo posicionai por intermédio de dissolver 8 a 20 g de n-heneicosano em 500 ml de um solvente orgânico;
b) preparar uma solução de regulador de crescimento de insetos por intermédio de dissolver 800-2000 mg de um regulador de crescimento de insetos em 500 ml de um solvente orgânico; e
c) misturar bem as duas soluções aqui acima mencionadas.
20. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato que compreende misturar em uma razão de 1:1, 1,0 a 2% em peso por volume de nheneicosano em n-pentano ou n-hexano com 0,1 a 0,2% em peso por volume de um regulador de crescimento de insetos em acetona
21. Método para o controle de mosquitos Aedes aegypti, caracterizado pelo fato que compreende atrair os mosquitos para que coloquem ovos em um local alvo e matar as larvas resultantes por intermédio do tratamento do local com uma composição conforme definida na reivindicação 1 compreendida de n-heneicosano em um solvente orgânico e com um regulador de crescimento de insetos ou um inseticida.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 23/25
3. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato que a concentração de n-heneicosano é de 10-12 g por litro da composição.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato que a razão de n-heneicosano para o referido solvente é a partir de 1:20 a 1:70.
5. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato que o solvente orgânico compreende éter de petróleo, npentano, n-hexano, metanol ou diclorometano.
6. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizada pelo fato que o regulador de crescimento de insetos compreende 8002000 mg de diflubenzuron em 500 ml de um solvente orgânico selecionado a partir de acetona ou diclorometano.
7. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato que as concentrações de n-heneicosano e de regulador de crescimento de insetos correspondem àquelas de uma composição preparada por intermédio da mistura de (a) 8 a 20 g de n-heneicosano em 500 ml de um solvente orgânico com (b) 800 a 2000 mg de regulador de crescimento de insetos em 500 ml de um solvente orgânico.
8. Composição de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato que o n-heneicosano é pré-dissolvido em n-pentano, n-hexano ou diclorometano, e misturado com uma solução de regulador de crescimento de inseto.
Petição 870180142219, de 18/10/2018, pág. 21/25
4/4 que o tratamento é realizado com uma composição pré-misturada de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 14.
BRPI0520047-4A 2005-02-24 2005-06-23 Composição para atrair e matar mosquitos, processo para a preparação da composição e método para o controle de mosquitos aedes aegypti BRPI0520047B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN404DE2005 2005-02-24
IN404/DEL/2005 2005-02-24
PCT/IN2005/000211 WO2006090410A1 (en) 2005-02-24 2005-06-23 Composition for use in controlling aedes aegypti mosquitoes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0520047A2 BRPI0520047A2 (pt) 2009-12-01
BRPI0520047B1 true BRPI0520047B1 (pt) 2019-03-26

Family

ID=35502700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0520047-4A BRPI0520047B1 (pt) 2005-02-24 2005-06-23 Composição para atrair e matar mosquitos, processo para a preparação da composição e método para o controle de mosquitos aedes aegypti

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20080274076A1 (pt)
EP (1) EP1850666B1 (pt)
BR (1) BRPI0520047B1 (pt)
WO (1) WO2006090410A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2911249B1 (fr) * 2007-01-16 2011-09-09 Oystershell Nv Composition moussante pour tuer les arthropodes et son utilisation
CA2938065C (en) 2013-01-28 2023-09-26 Laurentian University Of Sudbury Compositions and methods for directing the oviposition of mosquitoes
KR101851132B1 (ko) 2016-06-27 2018-04-23 대한민국 하이네코사인을 유효성분으로 포함하는 식물 생장 촉진용 조성물

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU706903B2 (en) * 1995-08-16 1999-07-01 S.C. Johnson & Son, Inc. Active compound combinations of pyrethroids and insect development inhibitors

Also Published As

Publication number Publication date
EP1850666A1 (en) 2007-11-07
EP1850666B1 (en) 2012-08-08
BRPI0520047A2 (pt) 2009-12-01
US20080274076A1 (en) 2008-11-06
WO2006090410A1 (en) 2006-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
World Health Organization Report of the WHO Informal Consultation on the" Evaluation and Testing of Insecticides", WHO/HQ, Geneva, 7 to 11 October 1996
WHO Expert Committee on Insecticides et al. Insecticide resistance and vector control: tenth report of the Expert Committee on Insecticides [meeting held in Geneva from 14 to 19 September 1959]
Raghavendra et al. Malaria vector control: from past to future
Zhu et al. Nepetalactones from essential oil of Nepeta cataria represent a stable fly feeding and oviposition repellent
Ong Dengue vector control in Malaysia: A review for current and alternative strategies
BRPI0806666A2 (pt) composições e método para controle de praga
CN106999529B (zh) 用于引诱蚊虫和驱避白蛉的组合物和方法
Howard Biological control of vertebrate pests
JP2016535086A (ja) 刺咬性ハエ、イエバエ、ダニ、アリ、ノミ、ヌカカ、ゴキブリ、クモ及びカメムシの防除及び忌避
BRPI0520047B1 (pt) Composição para atrair e matar mosquitos, processo para a preparação da composição e método para o controle de mosquitos aedes aegypti
US11375708B2 (en) Methods and apparatus for management of mosquito populations with habitat sharing heterospecific insects carrying insect growth regulators
US20090148399A1 (en) Controlled release attractant for gravid female mosquitoes
CN106689187A (zh) 一种含有残杀威的卫生杀虫组合物及其应用
ES2546616T3 (es) Composición para el control de cucarachas
Elmore Control of the cabbage looper with a nuclear polyhedrosis virus disease
CN104488889A (zh) 一种含有氟噻虫砜与氟吡菌酰胺的杀线虫组合物
BR112020019199A2 (pt) Larvicida natural para mosquito
TWI767450B (zh) 控制或防治昆蟲之界面活性劑組成物及其使用方法
Pakrasi Preliminary observations on the control of aquatic insects in nursery ponds
Doherty Chemical attractants of Philornis downsi [Diptera: Muscidae], an invasive parasite of birds in the Galapagos Islands
Zhu Contact and spatial repellency from catnip essential oil, Nepeta cataria, against stable fly, Stomoxys calcitrans, and other filth flies
Lacarin Emergency vector control using chemicals
Abdallah Pheromone technology applications in the cotton fields in Egypt, with special references.
Barnard et al. Slapping the Mosquito–Scientifically
TORGBY EVALUATION OF THE EFFICACY OF WORMATAK®(TEFLUBENZURON AND CYPERMETHRIN) AGAINST ANOPHELES GAMBIAE SENSU LATO AND ITS IMPACT ON NON-TARGET ORGANISMS

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO PARECER DA PROCURADORIA NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8 E 13 DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS