BRPI0519978B1 - membro de encaixe de formação - Google Patents

membro de encaixe de formação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0519978B1
BRPI0519978B1 BRPI0519978A BRPI0519978A BRPI0519978B1 BR PI0519978 B1 BRPI0519978 B1 BR PI0519978B1 BR PI0519978 A BRPI0519978 A BR PI0519978A BR PI0519978 A BRPI0519978 A BR PI0519978A BR PI0519978 B1 BRPI0519978 B1 BR PI0519978B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
forming
engagement
wedge
locking member
teeth
Prior art date
Application number
BRPI0519978A
Other languages
English (en)
Inventor
Macleod Iain
Reid Steve
Original Assignee
Petrowell Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petrowell Ltd filed Critical Petrowell Ltd
Publication of BRPI0519978A2 publication Critical patent/BRPI0519978A2/pt
Publication of BRPI0519978B1 publication Critical patent/BRPI0519978B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B23/00Apparatus for displacing, setting, locking, releasing or removing tools, packers or the like in boreholes or wells
    • E21B23/01Apparatus for displacing, setting, locking, releasing or removing tools, packers or the like in boreholes or wells for anchoring the tools or the like

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Dowels (AREA)
  • Piles And Underground Anchors (AREA)

Abstract

componente de engajamento, método de ancoragem e âncora para ancoragem com a superfície de um furo aberto. um componente de engajamento com uma formação para uso em uma âncora para furo aberto (10) é descrito. o componente de engajamento com a formação tem pelo menos um primeiro elemento de engajamento com a superficie (20) para penetrar uma superfície de um furo aberto, e pelo menos um segundo elemento de engajamento com a superficie (22) de um furo aberto para interagir friccionalmente com uma superfície do furo aberto para formar um engajamento por interferência. um processo de ancoragem à superfície de uma formação de um furo aberto e uma âncora também são descritos.

Description

"MEMBRO DE ENCAIXE DE FORMAÇÃO".
[001] A presente invenção trata de âncoras para furos de sondagem e particularmente de âncoras para um furo aberto.
[002] Quando um furo de poço é perfurado, torna-se às vezes necessário proporcionar uma âncora no “furo aberto” para permitir varias operações a serem realizadas no fundo do furo. Por “furo aberto” entende-se o furo de poço não forrado ou não revestido.
[003] Cautela tem de ser exercida durante a ancoragem em um furo aberto para evitar causar excessivo dano à superfície da formação, porque se a rocha for submetida a esforço excessivo pode fraturar, potencialmente aumentando o diâmetro interno do furo e dessa forma aumentando a dificuldade de assegurar uma âncora aceitável.
[004] As âncoras convencionais para guarnecer furos de sondagem de furo aberto utilizam um elemento inflável de borracha, que se engaja com a superfície da rocha e confia sobre a fricção do elemento vedante para proporcionar a âncora. O elemento inflável é genericamente inflado com lama do poço ou cimento.
[005] As âncoras infláveis, todavia, tem deficiências associadas. Particularmente, podem não ser confiáveis quando uma carga axial é aplicada, pois a carga pode causar o deslocamento da âncora, que por sua vez pode causar dano à borracha. Em casos extremos, o dano à borracha pode permitir um meio de inflação líquido a vazar do elemento inflável.
[006] Outrossim, caso cimento seja usado como o meio de inflação, cautela tem de ser exercida para assegurar que o efeito de contração do cimento quando o cimento solidifica-se seja levado em conta durante a inflação.
[007] Âncoras para poços forrados ou revestidos convencionais comprovaram ser inadequadas para ancoragem em furo aberto devido ao dano causado à superfície do furo aberto.
[008] A patente US 4.917.187 (BURNS, et al) revela um obturador aperfeiçoado para vedação, engatando um invólucro de poço acima de um dispositivo responsivo a pressão dentro de um poço de recuperação de petróleo. Um corpo de obturador tipo luva dos elementos de vedação de obturador é provido para interligar estruturalmente as seções inferior e superior de uma coluna de tubulação e retém um grande diâmetro interno para passagem de fluidos ou várias ferramentas de fundo de poço através da coluna de tubulação e para o furo do obturador. Uma pluralidade de passagens tubulares é provida dentro do obturador, cada qual posicionado radialmente entre o corpo do obturador e os elementos de vedação de obturador, e cada qual estendendo-se axialmente de cima para baixo para baixo dos elementos de vedação de obturador. As passagens permitem a comunicação de um sinal de pressão a partir do anular acima do obturador ativado para o cabeçote de disparo de um dispositivo hidraulicamente acionável abaixo do obturador. As passagens podem ser posicionadas dentro de uma segunda passagem de fluxo aberta à pressão do anular acima e abaixo dos elementos de vedação quando o obturador está em sua posição desativada, com a segunda passagem se tornando automaticamente fechada em uma extremidade quando o obturador é ativado no furo de poço.
[009] Constitui um dos objetivos da presente invenção eliminar ou mitigar pelo menos uma das desvantagens supracitadas.
[0010] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é apresentado um componente de engajamento com a formação para uso em uma âncora em furo aberto, o componente de engajamento com a formação compreendendo: [0011] pelo menos um primeiro elemento de engajamento com a superfície do furo aberto para penetrar em uma superfície de um furo aberto, e [0012] pelo menos um segundo elemento de engajamento com a superfície do furo aberto para interagir friccionalmente com uma superfície do furo aberto para formar um engajamento por interferência com a superfície da formação.
[0013] A provisão de uma combinação de primeiro e segundo elementos de engajamento, o primeiro dos quais penetra a superfície da formação e o segundo dos quais forma uma interferência com a superfície da formação permite, quando em uso com um aparelho de ancoragem, o componente de engajamento com a formação a ancorar o aparelho na superfície de formação de um furo aberto sem exercer esforço excessivo sobre a formação que possa causar a fratura da rocha.
[0014] Neste caso uma “superfície de formação” é qualquer superfície geológica tal como a superfície de um furo de sondagem e “penetrar” significa que a superfície da formação é perfurada. Quando engajado, o primeiro elemento de engajamento com a superfície do furo aberto morde a superfície da formação.
[0015] De preferência, o componente de engajamento com a formação é uma cunha.
[0016] Cunhas são amplamente usadas sobre âncoras convencionais para furos de sondagem forrados ou revestidos. Proporcionando a presente invenção na forma de uma cunha, um conjunto de mandril convencional, o alojamento de âncora para furo revestido ou forrado pode ser usado para acionar e ancorar as cunhas na superfície de furo aberto. A utilização de um alojamento de âncora para poço revestido convencional apresenta a vantagem adicional de que cargas axiais aplicadas subsequentemente ao mandril não são transmitidas ao componente de engajamento com a formação.
[0017] A cunha proporcionada pela presente invenção apresenta o resultado desejável de proporcionar uma âncora apropriada para ancoragem à superfície da rocha enquanto causando dano mínimo à for- mação.
[0018] A cunha pode ser adaptada para ser expandida em contato com um furo aberto. A cunha pode ser expandida por um perfil cunei-forme. Alternativamente, a cunha pode ser adaptada para ser expandida por pressão hidráulica ou hidrostática. Em outra alternativa, a pressão do poço pode ser usada para ativar a cunha. Em ainda outra alternativa, uma disposição em cantilever para engajar o componente pode ser empregada.
[0019] De preferência, existe uma pluralidade de primeiros elementos de engajamento.
[0020] De preferência, existe uma pluralidade de segundos elementos de engajamento;
[0021] De preferência, os pelo menos um primeiro e segundo elementos de engajamento são dispostos em carreiras paralelas. As carreiras paralelas podem ser dispostas transversalmente ao eixo geométrico longitudinal do componente expansível. Alternativamente, o conjunto de primeiros e segundos elementos de engajamento pode ser posicionado baseado sobre a superfície da formação a ser engajada.
[0022] Os pelo menos primeiro e segundo elementos de engajamento podem compreender carreiras de dente. O pelo menos um primeiro elemento de engajamento pode compreender pelo menos uma carreira de dentes relativamente agudos e o pelo menos um segundo elemento de engajamento pode compreender pelo menos uma carreira de dentes relativamente cegos. De preferência os dentes cegos têm uma superfície abrasiva ou qualquer superfície apropriada para assegurar um aumento localizado em fricção quando engajada com uma formação. De preferência a superfície abrasiva é uma superfície recar-tilhada.
[0023] Dentes discretos, mais exatamente que uma superfície contínua, são usados para regular a pressão aplicada à superfície através do componente de engajamento com a formação. Os dentes agudos do(s) primeiro(s) elemento(s) de engajamento maximizam a pressão aplicada à formação, uma vez que a força é canalizada através de uma área de conato relativamente pequena, habilitando os dentes a penetrarem na formação. Os dentes cegos do(s) segundo(s) elemen-to(s) de engajamento têm uma área de contato aumentada através da qual canalizar a força ativadora, resultando em uma pressão mais baixa ser aplicada á formação, desse modo assegurando que a formação seja agarrada mais exatamente do que perfurada.
[0024] Pelo menos um primeiro e o pelo menos um segundo elemento de engajamento podem se estender de uma superfície do componente de engajamento com a formação; o pelo menos um primeiro componente de engajamento se estendendo além do pelo menos um segundo elemento de engajamento.
[0025] Em uma modalidade existem duas carreiras de primeiros elementos de engajamento, as duas carreiras de primeiros elementos de engajamento sendo localizadas substanciaimente centralmente sobre o componente de engajamento com a formação, com respeito ao eixo geométrico longitudinal do componente de engajamento com a formação.
[0026] Pelo menos um componente de engajamento com a formação pode ser de metal. Em uma modalidade, o pelo menos um componente de engajamento com a formação pode ser de aço doce. Em uma modalidade alternativa o pelo menos um componente de engajamento com a formação pode ser de carboneto de tungstênio. Alternativamente, qualquer material conveniente tal como um composto pode ser usado para pelo menos um componente de engajamento com a formação.
[0027] Metal constitui um material particularmente conveniente para os componentes de engajamento com a formação porque se presta para usinagem. Até três componentes de engajamento com a formação podem ser usinados de uma seção convenientemente dimensionada de tubo metálico. O metal selecionado dependerá da superfície a qual será ancorado, o metal selecionado sempre será mais duro que a rocha. Por exemplo, para uma formação de arenito, um componente expansível de aço doce é adequado. Para rocha particularmente dura, um componente expansível de carboneto de tungstênio é adequado.
[0028] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção é apresentado um processo de ancoragem à superfície de uma formação de um furo aberto, o processo compreendendo as etapas de: [0029] ativar pelo menos um componente de engajamento com a formação a partir de uma posição baixada para uma posição ativa;
[0030] aplicar uma carga ao pelo menos um componente de engajamento com a formação em posição para penetrar na superfície da formação por intermédio de pelo menos um primeiro componente de engajamento com a superfície do furo aberto; e [0031] friccionalmente engajar pelo menos um segundo elemento de engajamento com a superfície de furo aberto com a superfície de formação para formar um engajamento por interferência com irregularidades sobre a superfície da formação.
[0032] De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção é apresentada uma âncora para ancoragem com uma superfície de um furo aberto, a âncora compreendendo: [0033] um alojamento;
[0034] pelo menos um componente de engajamento com a forma- ção amovivelmente fixado ao alojamento, o pelo menos um componente de engajamento com a formação tendo pelo menos um primeiro elemento de engajamento com a superfície do furo aberto adaptado para penetrar uma superfície de um furo aberto e pelo menos um segundo elemento de engajamento com a superfície do furo aberto adap- tado para friccionalmente interagir com uma superfície do furo aberto para formar um engajamento de interferência com a superfície da formação.
[0035] De preferência, a âncora adicionalmente compreende dispositivos ativadores integrados apropriados para deslocar o pelo menos um componente de engajamento com a formação entre uma posição de baixada e uma posição engajada. Os dispositivos ativadores podem ser constituídos por um êmbolo hidráulico. Alternativamente, os dispositivos ativadores podem ser separados do alojamento. Neste caso a âncora pode ser ativada por uma ferramenta ativadora separada que se engaja com e aciona a âncora. Em outra alternativa, a âncora pode ser ativada hidraulicamente com copos dotados de ação de êmbolo sobre um tubo de lavagem abaixo de uma ferramenta corredi-ça, ou por uma câmara hidrostática hidraulicamente ativada. Aqueles versados na técnica entenderão que qualquer técnica elétrica, hidráulica, pirotécnica, mecânica apropriada ou outro atuador, ou técnica de desenvolvimento elétrica, podería ser empregada para ativar a âncora.
[0036] De preferência, existe uma pluralidade de componentes de engajamento com a formação. Preferencial mente existem três ou mais componentes de engajamento com a formação. Onde existem três componentes de engajamento com a formação, ou três pares de componentes de engajamento com a formação, espaçados por igual em torno da âncora, a âncora é própria para ancoragem em poços não revestidos que não são circulares. Poços de perfil ou seção transversal não circular podem ocorrer durante a perfuração através de rocha, particularmente se existe desgaste do tubo de perfuração.
[0037] Em uso, uma força ativadora aplicada à âncora estabelece uma força ativadora entre o componente de engajamento com a formação e a rocha, permitindo ao componente de engajamento com a formação ser ancorado com penetração mínima da formação, porém força suficiente para prevenir deslocamento axial do componente de engajamento com a formação.
[0038] Uma âncora dessa natureza pode ser usada para ancorar um obturador de empanque, inclusive obturadores de empanque infláveis ou de inchamento para prevenir deslocamento axial, um obturador composto de dois elementos, um tensor de revestimento, um desvia-dor ou um tampão em um furo aberto ou qualquer dispositivo de fundo requerido a ser ancorado em um furo aberto.
[0039] De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é apresentado um componente de engajamento para uso em um tubo de revestimento não metálico, o componente de engajamento compreendendo: [0040] Pelo menos um primeiro elemento de engajamento com a superfície do tubo de revestimento para penetrar uma superfície do tubo de revestimento, e pelo menos um elemento de engajamento com a superfície do tubo de revestimento para friccionalmente interagir com uma superfície do tubo de revestimento para formar um engajamento de interferência com a superfície do tubo de revestimento.
[0041] Em virtude da presente invenção, uma âncora para um furo aberto que proporciona ancoragem estável com dano mínimo à formação.
[0042] A presente invenção passa a ser descrita a seguir, a título de exemplo, com referência às figuras apensas, de acordo com as quais: [0043] A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma âncora para furo aberto em uma configuração de baixada incorporando cunhas de retenção de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;
[0044] A figura 2 é uma vista em perspectiva ampliada de uma das cunhas mostradas na âncora para furo aberto da figura 1;
[0045] A figura 3 é uma vista lateral da cunha da figura 2;
[0046] A figura 4 é uma vista superior da cunha da figura 2;
[0047] A figura 5 é uma vista lateral da âncora para furo aberto da figura 1 na configuração de baixada;
[0048] A figura 6 é uma vista lateral da âncora para furo aberto da figura 1 em uma configuração ativada;
[0049] A figura 7 é uma vista extrema da âncora para furo aberto da figura 6;
[0050] A figura 8 é uma vista seccional da âncora da figura 7 tomada ao longo da linha A-A quando ancorada em um furo aberto;
[0051] A figura 9 é uma vista seccional ampliada da âncora da figura 7 tomada ao longo da linha A-A quando ancorada em um furo aberto;
[0052] A figura 10 é uma vista em perspectiva de uma cunha de ancoragem em um furo aberto de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção; e [0053] A figura 11 é uma vista lateral em seção transversal através da linha B-B da figura 10.
[0054] Reportando-se primeiramente à figura 1, nela é mostrada uma vista em perspectiva de uma âncora em um furo aberto genericamente indicada pelo numeral de referência 10 incorporando seis cunhas 12 das quais quatro 12a a 12d são visíveis, de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção.
[0055] A primeira cunha 12a pode ser vista mais claramente na figura 2, uma vista em perspectiva ampliada de uma das cunhas 13 mostrada sobre a âncora do furo aberto 10 da figura 1. A cunha 12a tem duas carreiras 14a, 14b de dentes penetrantes 20 para penetrar, ou romper, uma superfície de formação (não mostrada) e sete carreiras 16a a 16g de dentes preensores 22 adaptados para interagir com a superfície da formação para formar uma interferência.
[0056] Cada um dos dentes penetrantes 20 define uma crista relativamente aguda 21. Uma crista aguda 21 minimiza a área da superfície através da qual uma ativadora é aplicada à formação, desse modo maximizando a pressão aplicada à formação, como resultado de que a formação é penetrada pelos dentes 20.
[0057] Cada um dos dentes preensores 22, todavia, definem uma superfície superior recartilhada 24 com uma maior área de superfície que os dentes penetrantes 20, resultando em uma pressão mais baixa ser aplicada à formação, para uma força de ajuste dada, então para os dentes penetrantes 20, com o resultado de que fricção é estabelecida entre a formação e os dentes preensores, e a formação é agarrada pelos dentes preensores 22, mais exatamente do que penetrada. A superfície recartilhada 24 forma um engajamento de interferência com a superfície da formação.
[0058] A primeira e a segunda carreira de dentes 14, 16, são dispostas em carreiras paralelas, transversais ao eixo geométrico longitudinal 18 da cunha 12a.
[0059] A cunha 12a também inclui uma primeira superfície guia 28 e uma segunda superfície guia 30, a finalidade das quais será exposta em conjunção com s figuras 5-8.
[0060] Reportando-se a seguir à figura 3, uma vista lateral da cunha da figura 2, pode ser visto que a primeira e segunda carreira de dentes 14, 16 se estende de uma superfície superior 26 da cunha 12a. A altura dos dentes agudos 20 é maior que aquela dos dentes cegos 22, com o resultado, em uso, que os dentes agudos 20 penetrarão a superfície da formação, antes dos dentes preensores 22 se engajarem com a superfície da formação. A ação dos dentes preensores 22 se engajando com a formação previne que os dentes penetrantes 20 penetrem demasiadamente no interior da formação e possivelmente causarem a fratura de parte da superfície e seu desprendimento da for- mação.
[0061] Conforme pode ser visto da figura 3, a cunha também inclui uma superfície de carne 27, a finalidade da qual será exposta em relação com as figuras 5-8.
[0062] Conforme pode ser visto da figura 4, as carreiras 14 de dentes penetrantes 20 são localizadas relativamente centralmente sobre a cunha 12a com respeito ao eixo geométrico longitudinal 18.
[0063] A figura 5 é uma vista lateral da âncora 10 para furo aberto da figura 1 na configuração de baixada.
[0064] A ancora 10 inclui um alojamento central 40, um primeiro alojamento extremo 42 e um segundo alojamento extremo 44. Nesta configuração, as cunhas 12 são retraídas para o interior da âncora 10 para que não se estendam além do diâmetro “X” definido pela âncora 10. Esta é a configuração “baixada”.
[0065] Reportando-se a seguir às figuras 6-8, várias vistas da âncora para furo abertolO em uma série de configurações são ilustradas. Na descrição que se segue, a operação de uma das cunhas é descrita Será entendido que a descrição das figuras 6-8 se aplica igualmente à operação de todas as cunhas da âncora para furo aberto.
[0066] Na configuração ativada, os primeiro e segundo alojamentos 42, 44 foram deslocados da posição mostrada na figura 5, no sentido do alojamento central 40. Este deslocamento é realizado pelos primeiro e segundo êmbolos hidraulicamente controlados (não mostrados) atuando sobre a respectiva superfície extrema 43,45 dos primeiro e segundo alojamentos. O deslocamento dos primeiro e segundo alojamentos 42, 44 é detido por um dispositivo de catraca (não mostrado para clareza), mantendo as cunhas 12 na configuração aplicada.
[0067] Nas modalidades ilustradas nas figuras 6 a 8, quando o primeiro e o segundo alojamento 42, 44 se deslocam no sentido do alojamento central 40, a superfície de carne 27 da cunha se entrosa e interage com uma superfície de carne de alojamento extrema complementar 47 para compelir a cunha 27 radialmente para o exterior da âncora 10. As superfícies guias de cunha 29, 30 são constrangidas nos canais de alojamento 46,48 definidos pelo alojamento extremo e alojamento central 40, respectivamente. Esta disposição assegura o controle do deslocamento de cada uma das seis cunhas 12 no sentido da formação de uma maneira uniforme.
[0068] O alojamento central 40 inclui batentes limitadores 50 que limitam o deslocamento dos alojamentos extremos 42, 44 no sentido do alojamento central 40. A máxima expansão realizável em uso das cunhas 12 da âncora 10 ocorre quando a superfície dianteira 52 do alojamento extremo 50 se engaja com um dos batentes limitadores 50, isto é, no ponto de deslocamento máximo do alojamento extremo 42, 44 no sentido do alojamento central 40.
[0069] Para montar a âncora 10, os alojamentos extremos 42, 44 são levados a entrar em contato com o alojamento central 40, com os batentes limitadores 50 removidos. Nesta posição as cunhas 123 podem ser conectadas com o alojamento de tal maneira que os canais de alojamento extremo e central 46, 48 são engajados com a primeira e a segunda superfície guia 28, 30. Quando os alojamentos extremos 42, 44 são levados a se afastarem, as cunhas 12 serão retraídas para o interior da ferramenta 10 pelos canais de alojamento extremo e central 46, 48 atuando sobre a primeira e segunda superfície guias 28, 30. Uma vez que as cunhas 12 sejam retraídas para o interior da ferramenta, os batentes limitadores 50 podem ser reaplicados.
[0070] Reportando-se à figura 9, nela é ilustrada uma vista seccional ampliada da âncora 10 da figura 7 tomada ao longo da linha A-A quando ancorada em um furo aberto 60. Conforme pode ser visto, o furo aberto tem uma superfície 62, e a âncora 10 foi baixada por um mandril (não mostrado).
[0071] As cunhas 12 são mostradas engajadas com a superfície 62 da formação 64. Os dentes penetrantes 20 penetram a superfície da formação 62 e os dentes preensores 22 se engajam, porém, não penetram na superfície da formação 62. Será compreendido que a superfície da formação 62 não será perfeitamente lisa, e o grau de interferência entre os dentes 22 e a superfície da formação 62 variará, porém sempre existirá determinada fricção entre os dentes 22 e a superfície da formação 62.
[0072] As figuras 9 e 10 mostram vistas laterais em perspectiva e em seção transversal de uma cunha de âncora para furo aberto, genericamente indicada pelo numeral de referência 112, de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção.
[0073] A cunha 112 é especificamente configurada para formações menos rígidas em relação à cunha 12 e é de extensão ligeiramente maior que a cunha 12 para distribuir a carga através de uma maior área. Quando a cunha 112 é uma de uma série de seis cunhas usadas em uma ferramenta, as cunhas 122 podem ser dispostas de maneira diferente da disposição mostrada na ferramenta 10 da figura 1 para distribuir adicionalmente as tensões aplicadas às diferentes partes da formação. A ferramenta 10 da figura 1 tem dois conjuntos de três cunhas 12 distribuídas em pares espaçados por igual em torno da ferramenta. No conjunto alternativo o segundo conjunto de cunhas poderia decalado em 60° em relação ao primeiro conjunto.
[0074] A cunha 112 tem três dentes penetrantes 120A-120C para penetrar ou romper a superfície de uma formação (não mostrada), e quatorze carreiras 122 de dentes preensores adaptados para interagirem com a superfície da formação para formar uma interferência. Para clareza, somente três das carreiras “122A”, “122B” e “122C” são indicadas.
[0075] Será observado, em contraste com a cunha 12 da primeira modalidade, cada dente penetrante 120 não compreende um número de dentes separados, mais exatamente um único dente. A ausência das ranhuras axiais 90 entre os dentes, que dividem os dentes da figura 2, auxilia a prevenir que a cunha 122, em uso, se aferre ao interior da formação quando afixada a uma ferramenta, quando a ferramenta é levantadas pelas cunhas 112 e aplicada em posição. A inclusão de um chanfro 192 sobre a cunha 112 também auxilia a prevenir que a cunha 112 se aferre ao interior da formação quando a ferramenta é levantada.
[0076] Será também observado que a ranhura radial 194 entre cada dente adjacente 120, 122 é mais que as correspondentes ranhuras radiais 94 da cunha 12 (mostrada na figura 2). Em uso, as ranhuras 194, 94 se enchem do material da formação esmigalhado, e tanto mais rasa a ranhura 194,94, tanto mais rápido será preenchida com o material da formação esmigalhado, com o resultado de que a área de máximo contato entre a formação e a cunha 112 é obtida mais rapidamente do que é o caso com uma ranhura mais profunda.
[0077] A cunha 112 inclui três superfícies guias 180, 181 e 184 para expandir a cunha 112 em relação de engajamento com a formação, que são configuradas para distribuir as tensões geradas pela carga axial.
[0078] Várias modificações podem ser introduzidas na modalidade descrita sem se afastar do âmbito da invenção. Por exemplo, quaisquer meios apropriados de assentar as cunhas podem ser empregados inclusive serem assentadas hidraulicamente com elementos de êmbolo sobre um tubo de lavagem abaixo de uma ferramenta corredi-ça, ou por uma câmara hidrostática hidraulicamente ativada. Qualquer ferramenta aplicadora padrão da indústria pode ser usada para assentar as cunhas.
[0079] Aqueles versados na técnica reconhecerão que a modali- dade acima descrita da invenção proporciona uma âncora através de um furo aberto que assegura uma ancoragem estável com mínimo dano para a formação.
REIVINDICAÇÕES

Claims (30)

1. Membro de encaixe de formação (64) para uso em uma âncora de furo aberto (10), o componente de engajamento com a formação que compreende: pelo menos um primeiro elemento de engajamento com a superfície de furo aberto para penetrar a superfície de um furo aberto (60), e pelo menos um segundo elemento de engajamento com a superfície de um furo aberto para interagir friccionalmente com uma superfície do furo aberto para formar um engajamento de interferência com a superfície da formação, caracterizado pelo fato de que: pelo menos um primeiro e segundo elementos de engajamento compreende carreiras de dentes; o pelo menos primeiro elemento de engajamento compreende pelo menos uma carreira de dentes relativamente agudos e o pelo menos segundo elemento de engajamento compreende pelo menos uma carreira de dentes relativamente cegos; e os dentes cegos têm uma superfície abrasiva ou qualquer superfície apropriada para proporcionar um aumento localizado em fricção quando engajado com uma formação.
2. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o componente de engajamento com a formação é uma cunha (12, 12a, 12b, 12c, 12d, 112, 122).
3. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida em contato com um furo aberto (60).
4. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a cunha é expandida por um perfil cuneiforme.
5. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida por pressão hidráulica ou pressão hidrostática.
6. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida pela pressão do poço.
7. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida por uma disposição em cantilever.
8. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o componente compreende uma pluralidade de primeiros elementos de engajamento.
9. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que compreende uma pluralidade de segundos elementos de engajamento.
10. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os pelo menos primeiro e segundo elementos de engajamento são distribuídos em carreiras paralelas.
11. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que as carreiras paralelas podem ser dispostas transversalmente ao eixo longitudinal do componente expansível.
12. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a superfície abrasiva é uma superfície recartilhada (24).
13. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um primeiro e o pelo menos um segundo dos elementos de engajamento se estende a partir de uma superfície do componente de engajamento com a formação» o pelo menos um primeiro elemento de engajamento se estendendo além do pelo menos um segundo elemento de engajamento.
14. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que existem duas carreiras de primeiros elementos de engajamento, as duas carreiras de primeiros elementos de engajamento sendo localizadas substancial mente centralmente sobre o componente de engajamento com a formação com relação ao eixo geométrico longitudinal do componente de engajamento com a formação.
15. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um componente de engajamento com a formação é de metal.
16. Membro de encaixe de formação (16) para uso numa âncora de furo aberto (10), que compreende: pelo menos um primeiro elemento de encaixe de superfície de furo aberto para penetrar numa superfície de um furo aberto (10), o pelo menos um primeiro elemento de encaixe compreende filas de dentes, e em que pelo menos um primeiro elemento de encaixe compreende pelo menos uma fila de dentes relativamente agudos, e pelo menos um segundo elemento de encaixe de superfície de furo aberto para interagir por fricção com uma superfície do furo aberto para formar um encaixe de interferência com a superfície de formação, caracterizado pelo fato de que: o pelo menos um primeiro elemento de encaixe compreende filas de dentes (20, 22, 14, 16) e em que o pelo menos um primeiro elemento de encaixe compreende pelo menos uma fila de dentes relativamente agudos; o pelo menos um segundo elemento de encaixe compreende filas de dentes, e em que o pelo menos um segundo elemento de encaixe compreende pelo menos uma fila de dentes relativamente cegos, e o membro de encaixe de formação define ainda pelo menos uma ranhura que separa elementos de encaixe de superfície de furo aberto adjacentes e em que o pelo menos um primeiro e pelo menos um segundo elementos de encaixe estendem-se a partir de uma superfície do membro de encaixe de formação, em que o pelo menos um primeiro elemento de encaixe se estende além do pelo menos um segundo elemento de encaixe.
17. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o membro de encaixe de formação é uma cunha (12, 12a, 12b, 12c, 12d, 112, 122).
18. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida para entrar em contato com um furo aberto (10).
19. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a cunha é expandida por um perfil de cunha.
20. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandido por pressão hidráulica ou hidrostática.
21. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida pela pressão do poço.
22. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a cunha é adaptada para ser expandida por uma disposição em cantilever.
23. Membro de encaixe de formação de acordo com qual- quer uma das reivindicações 16 a 22, caracterizado pelo fato de que o membro compreende uma pluralidade de primeiros elementos de encaixe.
24. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 22, caracterizado pelo fato de que o elemento compreende uma pluralidade de segundos elementos de encaixe.
25. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer das reivindicações 16 a 22, caracterizado pelo fato de que pelo menos um primeiro e segundo elementos de encaixe estão dispostos em filas paralelas.
26. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que as linhas paralelas estão dispostas transversalmente em relação ao eixo longitudinal do elemento expansível.
27. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que os dentes cegos têm uma superfície abrasiva ou qualquer superfície adequada para proporcionar um aumento localizado de atrito quando engatados com uma formação.
28. Membro de encaixe de formação de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que a superfície abrasiva é uma superfície recartilhada (24).
29. Membro de encaixe de formação de acordo com qualquer uma das reivindicações 16 a 28, caracterizado pelo fato de que existem duas filas de primeiros elementos de encaixe, estando as duas filas de primeiros elementos de encaixe localizadas substancialmente no centro do membro de encaixe de formação em relação ao eixo longitudinal do membro de encaixe de formação.
30. Membro de encaixe de formação de qualquer uma das reivindicações 16 a 29, caracterizado pelo fato de que pelo menos um membro de encaixe de formação é metal.
BRPI0519978A 2005-03-04 2005-10-07 membro de encaixe de formação BRPI0519978B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0504471.4A GB0504471D0 (en) 2005-03-04 2005-03-04 Improved well bore anchors
PCT/GB2005/003871 WO2006092545A1 (en) 2005-03-04 2005-10-07 Improved well bore anchors

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0519978A2 BRPI0519978A2 (pt) 2009-08-18
BRPI0519978B1 true BRPI0519978B1 (pt) 2017-04-18

Family

ID=34451786

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0519978A BRPI0519978B1 (pt) 2005-03-04 2005-10-07 membro de encaixe de formação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7690424B2 (pt)
AU (1) AU2005328564B2 (pt)
BR (1) BRPI0519978B1 (pt)
CA (1) CA2644667C (pt)
GB (2) GB0504471D0 (pt)
NO (1) NO341052B1 (pt)
WO (1) WO2006092545A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB0413042D0 (en) * 2004-06-11 2004-07-14 Petrowell Ltd Sealing system
GB0423992D0 (en) * 2004-10-29 2004-12-01 Petrowell Ltd Improved plug
GB0507237D0 (en) * 2005-04-09 2005-05-18 Petrowell Ltd Improved packer
AU2007228554B2 (en) 2006-03-23 2013-05-02 Weatherford Technology Holdings, Llc Improved packer
GB0622916D0 (en) * 2006-11-17 2006-12-27 Petrowell Ltd Improved tree plug
GB0711871D0 (en) * 2007-06-20 2007-07-25 Petrowell Ltd Improved activation device
US7614449B2 (en) * 2007-08-08 2009-11-10 Baker Hughes Incorporated Tangentially-loaded high-load retrievable slip system
GB0723607D0 (en) * 2007-12-03 2008-01-09 Petrowell Ltd Improved centraliser
GB0803123D0 (en) * 2008-02-21 2008-03-26 Petrowell Ltd Improved tubing section
GB0804961D0 (en) * 2008-03-18 2008-04-16 Petrowell Ltd Improved centraliser
GB0805719D0 (en) * 2008-03-29 2008-04-30 Petrowell Ltd Improved tubing section coupling
US20110005779A1 (en) * 2009-07-09 2011-01-13 Weatherford/Lamb, Inc. Composite downhole tool with reduced slip volume
AR079760A1 (es) * 2010-12-28 2012-02-15 Texproil S R L Dispositivo de empaquetamiento hidraulico recuperable utilizable en pozos de agua, gas y petroleo o fluidos similares
US9157288B2 (en) 2012-07-19 2015-10-13 General Plastics & Composites, L.P. Downhole tool system and method related thereto
US9416608B2 (en) 2013-07-17 2016-08-16 Baker Hughes Incorporated Slip, tangential slip system having slip, and method thereof
US9890604B2 (en) 2014-04-04 2018-02-13 Owen Oil Tools Lp Devices and related methods for actuating wellbore tools with a pressurized gas
GB201418128D0 (en) 2014-10-14 2014-11-26 Weatherford Uk Ltd Downhole anchor
US20170145780A1 (en) 2014-11-19 2017-05-25 Weatherford Technology Holdings, Llc Downhole Tool having Slips Set by Stacked Rings
GB2592635B (en) * 2020-03-05 2022-08-24 Ardyne Holdings Ltd Improvements in or relating to wellbore operations
CA3190165A1 (en) * 2020-10-02 2022-04-07 Halliburton Energy Services, Inc. Open-hole pressure tight multilateral junction
WO2023059312A1 (en) * 2021-10-05 2023-04-13 Halliburton Energy Services, Inc. Expandable metal sealing/anchoring tool

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2546377A (en) * 1942-01-20 1951-03-27 Lane Wells Co Bridging plug
GB755082A (en) 1953-10-12 1956-08-15 Baker Oil Tools Inc Subsurface well tools
US3066738A (en) * 1958-09-08 1962-12-04 Baker Oil Tools Inc Well packer and setting device therefor
US3167127A (en) * 1961-04-04 1965-01-26 Otis Eng Co Dual well packer
US3167128A (en) 1962-04-24 1965-01-26 Wayne N Sutliff Selective formation zone anchor
US3460616A (en) * 1967-07-26 1969-08-12 Dresser Ind Retrievable packer
US3623551A (en) * 1970-01-02 1971-11-30 Schlumberger Technology Corp Anchoring apparatus for a well packer
US3889750A (en) 1974-07-17 1975-06-17 Schlumberger Technology Corp Setting and releasing apparatus for sidewall anchor
US4317485A (en) 1980-05-23 1982-03-02 Baker International Corporation Pump catcher apparatus
US4917187A (en) 1989-01-23 1990-04-17 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for hydraulically firing a perforating gun below a set packer
US5086845A (en) 1990-06-29 1992-02-11 Baker Hughes Incorporated Liner hanger assembly
CA2220392C (en) 1997-07-11 2001-07-31 Variperm (Canada) Limited Tqr anchor

Also Published As

Publication number Publication date
NO341052B1 (no) 2017-08-14
GB0520425D0 (en) 2005-11-16
GB0504471D0 (en) 2005-04-13
GB2423779B (en) 2008-03-05
US7690424B2 (en) 2010-04-06
BRPI0519978A2 (pt) 2009-08-18
GB2423779A (en) 2006-09-06
CA2644667A1 (en) 2006-09-08
NO20074351L (no) 2007-11-19
AU2005328564B2 (en) 2012-03-08
US20090014173A1 (en) 2009-01-15
AU2005328564A1 (en) 2006-09-08
WO2006092545A1 (en) 2006-09-08
CA2644667C (en) 2013-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0519978B1 (pt) membro de encaixe de formação
CA2449919C (en) Expansion set liner hanger and method of setting same
US10689926B2 (en) Lost circulation zone isolating liner
CA2471614C (en) Apparatus for translating a rotary expander tool downhole
BR0306089B1 (pt) "broca expandível para o uso em um furo de poço e método de formação de um furo de poço".
US9617823B2 (en) Axially compressed and radially pressed seal
NO336711B1 (no) Fremgangsmåte og anordning for forsegle en del av et borehull.
US9217316B2 (en) Correlating depth on a tubular in a wellbore
NO20080309L (no) Borkronesammenstilling for setting av konsentriske fóringsrorstrenger
AU2018229952A1 (en) Downhole anchor mechanism
US10626697B2 (en) Frac plug with bi-directional gripping elements
EP2470748A2 (en) Methods and apparatus for manipulating and driving casing
US20150013965A1 (en) Wellbore composite plug assembly
NO20161085A1 (en) An apparatus and method for setting a liner
US9359845B2 (en) Subsea conductor anchor
AU4114299A (en) Hydraulic tubing punch and method of use
RU2304694C2 (ru) Разбуриваемый пакер
US20040140086A1 (en) Expansion apparatus having resistive medium
AU2013230047B2 (en) Apparatus and method for completing a wellbore
CN216741576U (zh) 一种采矿锚杆安装装置
CA2820821A1 (en) Method and apparatus for hydraulic fracturing

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO EM SUA FORMA AUTENTICADA; OU SEGUNDO PARECER DA PROCURADORIA NO 074/93, DEVE CONSTAR UMA DECLARACAO DE VERACIDADE, A QUAL DEVE SER ASSINADA POR UMA PESSOA DEVIDAMENTE AUTORIZADA A REPRESENTAR O INTERESSADO, DEVENDO A MESMA CONSTAR NO INSTRUMENTO DE PROCURACAO, OU NO SEU SUBSTABELECIMENTO.

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: PETROWELL LIMITED (GB)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved