BRPI0517221B1 - Electrical housing and a method of manufacture of an electrical housing - Google Patents

Electrical housing and a method of manufacture of an electrical housing Download PDF

Info

Publication number
BRPI0517221B1
BRPI0517221B1 BRPI0517221-7A BRPI0517221A BRPI0517221B1 BR PI0517221 B1 BRPI0517221 B1 BR PI0517221B1 BR PI0517221 A BRPI0517221 A BR PI0517221A BR PI0517221 B1 BRPI0517221 B1 BR PI0517221B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bushing
conductor
insulating body
sealing element
gas
Prior art date
Application number
BRPI0517221-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Sjöberg Peter
Stahl Robert
Original Assignee
Abb Technology Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Abb Technology Ltd filed Critical Abb Technology Ltd
Publication of BRPI0517221A publication Critical patent/BRPI0517221A/pt
Publication of BRPI0517221B1 publication Critical patent/BRPI0517221B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B17/00Insulators or insulating bodies characterised by their form
    • H01B17/26Lead-in insulators; Lead-through insulators
    • H01B17/30Sealing
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B17/00Insulators or insulating bodies characterised by their form
    • H01B17/26Lead-in insulators; Lead-through insulators
    • H01B17/30Sealing
    • H01B17/303Sealing of leads to lead-through insulators
    • H01B17/308Sealing of leads to lead-through insulators by compressing packing material
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01BCABLES; CONDUCTORS; INSULATORS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR CONDUCTIVE, INSULATING OR DIELECTRIC PROPERTIES
    • H01B17/00Insulators or insulating bodies characterised by their form
    • H01B17/26Lead-in insulators; Lead-through insulators
    • H01B17/28Capacitor type
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49636Process for making bearing or component thereof
    • Y10T29/49643Rotary bearing
    • Y10T29/49647Plain bearing
    • Y10T29/49668Sleeve or bushing making

Landscapes

  • Insulators (AREA)
  • Insulating Bodies (AREA)

Abstract

bucha elétrica e um método de fabricação de uma bucha elétrica. a presente invenção refere-se a uma bucha (1) para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra (2) compreendendo um corpo de isolamento simétrico substancialmente giratório (3) circundando um condutor elétrico central (4). a bucha exibe um membro de vedação (5) para vedação de gás/líquido entre o condutor e o corpo isolador, que está na forma de um corpo denominado rip (papel impregnado de resina). de acordo com a invenção, a bucha é provida de um elemento de vedação com pressível (6), que forma uma vedação de gás/líquido, integrada com o corpo de isolamento, entre o condutor e o corpo de isolamento. a invenção também refere-se a um método de fabricação de uma bucha. a bucha é, de preferência, planejada para voltagens mais altas, de 36 kv até 800 kv e acima. a bucha pode, de preferência, ser usada com um transformador mas pode também ser usada com uma terminação de cabo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "BUCHA ELÉTRICA E UM MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE UMA BUCHA ELÉTRICA".
Campo da Técnica [001] A presente invenção refere-se a uma bucha para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra, onde um condutor é circundado por um corpo isolador que é formado pela impregnação e endurecimento de um material de isolamento que está enrascado em volta do condutor. A invenção também refere-se a um método de fabricação de uma bucha. A bucha de acordo com a invenção é usada, por exemplo, em transformadores, para conexão de uma bobina de transformador através da parede de um reservatório de transformador para uma rede de distribuição. Outras aplicações da bucha são em terminações de cabo e equipamento de gás isolado.
[002] A invenção também refere-se a um método de fabricação de uma bucha.
Antecedentes da Técnica [003] São feitas altas exigências nas buchas para a vedação entre o condutor e o corpo isolador circundante, de modo que nenhum gás ou líquido, por exemplo óleo de transformador, possa vazar na camada limite entre os mesmos.
[004] O Documento WO 00/55872 descreve uma bucha planejada para conexão para a parede de um reservatório de transformador. A bucha de acordo com a patente exibe um corpo isolador 17 que é aplicado a um condutor 15. A patente se refere a meios para conectar por vedação a bucha ao alojamento do transformador. O problema com a vedação entre o corpo isolador e o condutor não é abordado na patente.
[005] O Documento US 3.775.547 descreve outro exemplo de uma bucha exibindo meios integrados no corpo isolador para conexão da bucha em um alojamento de transformador. Para solucionar o problema com a vedação entre o isolador e o condutor, é proposto tentar adaptar o coeficiente de expansão térmica do material isolador ao coeficiente de expansão térmica do condutor pelo suprimento de aditivos para o material de isolamento (coluna 3, linhas 22 et seq.). O corpo isolador aqui é feito, de preferência, por fundição e subsequente endurecimento de um material epóxi e é planejado para voltagens mais baixas; por exemplo, é mencionado na patente um nível de voltagem de 7 KV. Esta solução do problema de vazamento não é suficiente em voltagens mais altas para as quais a presente invenção se refere.
[006] Nas buchas para voltagens mais altas, isto é, acima de 36 KV e até a ocorrência de voltagens de sistema mais alto, 800 KV e acima, as dificuldades em se alcançar vedação satisfatória surgem uma vez que o tamanho do corpo isolador aumenta, o que, entre outras coisas, no caso de variações de temperatura, resulta em problemas com deslizamento entre o corpo isolador e o condutor, devido à diferença no coeficiente da expansão da temperatura do material no condutor, que normalmente consiste em metal do tipo alumínio ou cobre ou ligas dos mesmos, e o material no isolador. O contato entre o isolador e o condutor pode se soltar, o que pode resultar na ocorrência de vazamento indesejado de gás/líquido.
[007] É comum a aplicação de uma camada de alívio de pressão, por exemplo, na forma de tampa de borracha, entre o condutor e o corpo isolador. Contudo, esta camada não assegura a vedação entre o condutor e o corpo isolador, de modo que permanecem os problemas com vazamento.
[008] Para assegurar a vedação, é conhecida a aplicação de fendas para vedações, por exemplo, na forma de anéis em O, nas partes terminais do isolador. Tais medidas de vedação são de fabricação complicada e dispendiosa.
Sumário da Invenção [009] Um aspecto da presente invenção é proporcionar uma bucha que exiba uma vedação eficaz entre o corpo isolador de uma bucha e o condutor.
[0010] Isto é alcançado por um dispositivo onde o dito membro de vedação compreende pelo menos um elemento de vedação com meios compressíveis dispostos em uma parte das extensões axiais do condutor entre o corpo de isolamento e o condutor, sendo conferido um estado comprimido ao elemento de vedação durante o dito processo de endurecimento pelo corpo de isolamento disposto externamente, o dito elemento de vedação formando, então, uma vedação de gás/líquído, integrada com o corpo de isolamento, entre o condutor e o corpo de isolamento.
[0011] De acordo com a invenção, é obtida uma bucha com uma vedação integrada que é adequada para voltagens até a ocorrência de voltagens mis altas do sistema (800 KV) e acima, ao mesmo tempo em que assegura a função de vedação para gás ou liquido entre o corpo isolador e o condutor, esta vedação sendo também assegurada no caso de maiores variações de temperatura.
Descrição das Modalidades Preferidas [0012] De acordo com uma modalidade preferida, o elemento de vedação na bucha é projetado como uma cinta anular onde o meto compressível compreende ranhuras voltadas para o condutor. Uma vantagem das ranhuras é que as mesmas irão também, sob condições comprimidas, deslizar contra a superfície do condutor, durante a mudança de temperatura no condutor e no corpo isolador, e ainda manterão sua habilidade de vedação.
[0013] De acordo com uma modalidade preferida, o meio compressível do elemento de vedação compreende cavidades cheias de gás. Tais cavidades aperfeiçoam a elasticidade do membro de veda- ção.
[0014] De acordo com uma modalidade preferida, o meio com-pressível do elemento de vedação compreende ranhuras bem como cavidades cheias de gás.
[0015] De acordo com uma modalidade, o elemento de vedação está projetado para o travamento geométrico do elemento de vedação, por exemplo, na forma de ranhuras de travamento. O elemento de vedação pode, alternativamente, exibir um corte transversal com uma espessura crescente na direção em direção ao centro da bucha para formar o dito travamento.
[0016] De acordo com outra modalidade preferida, o elemento de vedação está disposto no terminal externo do corpo isolador e está provido de uma aba voltada para este terminal, o qual durante o processo de fabricação serve como um espaçador flexível que auxilia a remoção de energia entre o condutor e o terminal externo do corpo isolador.
[0017] O elemento de vedação consiste em uma borracha ou de um material tipo borracha que exibe resistência química para gás ou líquido. Em estado não comprimido, o elemento de vedação exibe, de preferência, uma espessura maior entre 0.5 e 10 mm e uma largura entre 10 a 100 mm, bem como um diâmetro interno entre 20 e 300 mm, cujo diâmetro é, de algum modo, menor do que o diâmetro externo do condutor elétrico.
[0018] De acordo com uma modalidade preferida, a bucha de acordo com a invenção está projetada para uma voltagem de sistema abaixo de 36 KV, alternativamente, de 170 KV até a ocorrência de voltagens de sistema mais alto, isto é, 800 KV e acima, o que significa que o corpo isolador está dimensionado para isto.
[0019] De acordo com uma modalidade, além do material de isolamento, o corpo isolador também compreende meio para controle de campo, por exemplo, na forma de revestimentos de controle de campo.
[0020] De acordo com uma modalidade preferida, a bucha de acordo com a invenção está disposta em um transformador onde é parte integrante de sua conexão elétrica para uma linha de energia, pela qual a plano ligado à terra consiste em uma parede em um reservatório de transformador. A bucha pode também estar disposta em um equipamento isolado de gás, pelo do qual plano ligado à terra consiste no invólucro em volta do gás de isolamento. Alternativamente, a bucha constitui parte de uma terminação de cabo, pela qual o plano ligado à terra consiste em uma cobertura de ligação à terra em um segmento de cabo.
[0021] De acordo com um segundo aspecto da invenção, é sugerido um método para a fabricação de uma bucha para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra.
[0022] De acordo com um método preferido, o elemento de vedação consistindo em um material de borracha ou do tipo borracha comprimido por deformação de seu meio compressível compreendendo ranhuras contatando o condutor.
[0023] De acordo com um método preferido, o elemento de vedação é comprimido por deformação de seu meio compressível compreendendo cavidades.
[0024] De acordo com um método preferido, o elemento de vedação é comprimido por deformação por ranhuras, bem como por cavidades cheias de gás.
[0025] De acordo com um método preferido, após o processo de endurecimento, a forma final é conferida à bucha por usinagem, por exemplo, por torneamento em um torno mecânico.
[0026] De acordo com um método preferido, o terminal do elemento de vedação voltado para o terminal externo do corpo isolador é for- mado com uma aba que é exposta ou removida durante a usinagem do corpo isolador.
[0027] De acordo com um método preferido, meio para controle de campo, por exemplo na forma de revestimentos de controle de campo, estão enroscados no corpo isolador entre os materiais de isolamento.
[0028] De acordo com um método preferido, é aplicada uma camada de equalízação de pressão entre parte de um condutor e o corpo isolador.
[0029] De acordo com um método preferido, o processo de fabricação está adaptado para a fabricação de uma bucha para uma voltagem de sistema mais abaixo de 36 KV, alternativamente, de 170 KV e até às voltagens de sistema ocorrendo em corrente elétrica mais alta, isto é, 800 KV e acíma.
Breve Descrição dos Desenhos [0030] A invenção será agora descrita com relação aos desenhos em anexo, onde [0031] A Figura 1 ilustra uma parte de uma bucha de acordo com a invenção, [0032] A Figura 2 ilustra em detalhe uma parte do elemento de vedação no terminal externo da bucha, [0033] A Figura 2a ilustra em detalhe uma parte do elemento de vedação com ranhuras de trava mento, [0034] A Figura 2b ilustra em detalhe um segmento do elemento de vedação com cavidades de gás compressíveis, [0035] A Figura 3 ilustra em detalhe um segmento do elemento de vedação, [0036] A figura 4 ilustra esquematicamente a bucha disposta no reservatório do transformador de um transformador.
Descrição Detalhada dos Desenhos [0037] A Figura 1 ilustra uma bucha 1 para uma corrente elétrica e/ou voltagem através de uma plano ligado à terra 2. O plano ligado à terra pode, por exemplo, constituir parte de um reservatório de transformador, para o qual a bucha, que está provida com o elemento de fixação 8, está fixada por vedação (por meio adequado não ilustrado).
[0038] A bucha 1 compreende um corpo isolador simetricamente substancialmente giratório 3 circundando um condutor elétrico central 4. O condutor é usualmente feito de um material metálico, tal como alumínio ou cobre ou liga dos mesmos, mas pode também consistir de outro material condutivo.
[0039] A bucha é provida de um membro de vedação 5 para alcançar a vedação de gás/líquido entre o condutor e o corpo isolador 3. O corpo isolador é formado por material de isolamento de bobina (por exemplo, papel de isolamento) no condutor de uma forma conhecida e, então, impregnando-o com um material de endurecimento, por exemplo, epóxi. Pelo processo de endurecimento, o corpo isolador assume uma forma sólida na forma de um chamado corpo RIP (Papel Impregnado de Resina). A camada de alívio de pressão 12, por exemplo, na forma de uma tampa de borracha, pode ser aplicada ao condutor entre partes da camada limite entre o condutor e o corpo isolador. Contudo, esta camada não assegura a função de vedação, mas é dotada de uma função de alívio de pressão.
[0040] De acordo com a invenção, o membro de vedação 5 compreende pelo menos um elemento de vedação 6 com meio compressí-vel, cujo elemento de vedação está disposto em um condutor entre o corpo isolador 3 e o condutor 4, para o qual o elemento de vedação, durante o dito processo de endurecimento, um estado comprimido foi conferido pelo corpo isolador disposto externamente 3, o elemento de vedação formando, então, uma vedação de gás/líquido, integrada com o corpo de isolamento, entre o condutor 4 e o corpo isolador 3. O elemento de vedação, que consiste em um material de borracha ou mate- rial tipo borracha de uma qualidade adequada para essa finalidade, é formado como uma cinta anular. Para conferir um estado de comprimido permanentemente ao elemento de vedação, o elemento de vedação é provido com meio compressível. De acordo com uma modalidade da invenção, o meio compressível compreende as ranhuras 7a voltadas para o condutor, as ditas ranhuras sendo deformadas durante o processo de compressão. De acordo com outra modalidade da invenção, o meio de compressão do elemento de vedação 6 compreende cavidades cheias de gás 7b que são comprimidas e deformadas durante a compressão. Dentro do escopo da invenção, é possível uma combinação desses métodos de conferir uma compressão permanente ao elemento de vedação pela deformação das ranhuras 7a e das cavidades cheias de gás 7b.
[0041] De acordo com a invenção, o elemento de vedação 5 compreende pelo menos um elemento de vedação 6 com meio compressível disposto em uma parte das extensões axiais do condutor 4. Os elementos de vedação podem estar dispostos, de preferência, em ambos os terminais do corpo de isolamento. Alternativamente, o elemento de vedação 6 pode estar disposto entre os terminais do corpo de isolamento ou nos terminais, bem como entre os mesmos.
[0042] A figura 2 ilustra em detalhe uma parte do elemento de vedação 6 no terminal externo da bucha 1. Aqui, o elemento de vedação 6 é formado com um corte transversal com uma espessura crescente em uma direção direcionada ao centro ç da bucha 1 e uma lacuna correspondente formada no corpo isolador. Isto implica que o travamento geométrico do elemento de vedação é alcançado quando uma hiper-pressão de gás ou de líquido proveniente do centro da bucha em direção aos terminais traz uma força axial na vedação contra o terminal externo do mesmo.
[0043] A Figura 2, adicionalmente, ilustra que o elemento de veda- ção 6 é provido de uma aba 10 voltada para o terminal externo do iso-lador. Esta aba funciona como um espaçador flexível que auxilia o livramento da energia entre o condutor 4 e o terminal externo 9 do corpo isolador. A camada de alívio de pressão é identificada por 12.
[0044] A Figura 2a ilustra uma parte do elemento de vedação 6, onde o travamento geométrico contra o isolador é alcançado por meio das ranhuras de travamento 13. As ranhuras de travamento 13 estão onduladas na Figura. Os meios compressíveis aqui compreendem as ranhuras 7a.
[0045] A Figura 2b ilustra uma parte do elemento de vedação 6 similar à Figura 2a, onde os meios compressíveis compreendem as cavidades cheias de gás 7b, bem como as ranhuras 7a.
[0046] A Figura 3 ilustra uma parte de um segmento do elemento de vedação 6, que, no estado de não compressão, exibe uma espessura maior t entre 0.5 e 10 mm e uma largura b entre 10 e 100 mm, bem como um diâmetro interno d entre 20 e 300 mm, o dito diâmetro sendo, de algum modo, menor do que o diâmetro externo D do condutor elétrico (Figura 1).
[0047] O elemento de vedação 6 nas Figuras 2 e 3 pode também ser provido das cavidades cheias de gás 7b, conforme ilustrado na Figura 2b.
[0048] A bucha está projetada, de preferência, para uma voltagem de sistema mais baixo do que 36 KV, alternativamente de 170 KV até a ocorrência de voltagens de sistema mais alto, isto é, 800 KV e acima. Nessas aplicações, é adequado que o corpo isolador compreenda, além do material de isolamento, meio para controle de campo, por exemplo, na forma de revestimentos de controle de campo 11, que está esquematicamente ilustrado na Figura 2.
[0049] Na Figura 4, a bucha 1 de acordo com a invenção está ilustrada disposta em um transformador 14 e constitui parte de sua cone- xão elétrica entre a bobina de transformador 15 e uma linha de energia 16. Aqui, a plano ligado à terra 2 consiste na parede de um reservatório de transformador 17. Um isolador conectado à bucha está identificado como 18.
[0050] Alternativamente, a bucha pode estar disposta com equipamento isolado de gás (não ilustrado), onde o plano ligado à terra 2 consiste no invólucro em volta do gás de isolamento.
[0051] Onde a bucha constitui parte de uma terminação de cabo (não ilustrada) o plano ligado à terra 2 está na forma de uma cobertura no segmento de cabo que está conectado ao término do cabo.
[0052] Quando o elemento de vedação 6 está colocado no terminal externo do corpo isolador, conforme acima descrito, um elemento de vedação está fixado, de preferência, em cada terminal externo do corpo isolador. Alternativamente, o elemento de vedação pode estar localizado no centro. Neste caso, o elemento de vedação é formado, de preferência, sem uma aba 6.
[0053] A invenção também se refere a um método de fabricação de uma bucha 1 para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra 2 de acordo com o acima descrito.
[0054] A bucha, portanto, compreende um corpo de isolamento simétrico substancialmente giratório 3 circundando um condutor elétrico central 4 que exibe membros de vedação 5 para vedação de gás/líquido entre o condutor 4 e o corpo isolador 3. O dito corpo isolador 3 é formado usando técnica conhecida tal como aquela de um material de isolamento, por exemplo na forma de um papel de isolamento, é enrascado no condutor (ou na camada de livramento de pressão possivelmente aplicada ao mesmo). Após isto, o corpo isolador é impregnado com um material de endurecimento, por exemplo, epóxi, onde é alterado para o estado sólido por um processo de endurecimento. Durante este processo, contração do material de endurecimento, ocor- re o chamado contração de endurecimento, o que leva o corpo de isolamento a se fixar na superfície de invólucro do condutor e contra a vedação.
[0055] Nas buchas para voltagens e correntes mais altas, as ditas buchas devem ser dimensionadas de acordo, o que significa que as mesmas compreendem dimensões maiores. Por sua vez, disto se segue que a superfície de contato ao longo do corpo isolador e da extensão axial do condutor pode se tornar muito grande, por exemplo, de 12 metros.
[0056] Uma vez que o coeficiente da expansão da temperatura não é a mesma para o material condutor e o material isolador, respectivamente, irão surgir forças cortantes na camada limite como um resultado das variações de temperatura, que implica que a vedação não pode ser mantida entre o condutor e o material isolador, que resulta no vazamento de gás/líquido entre os mesmos.
[0057] De acordo com o método de fabricação da bucha de acordo com a invenção, um membro de vedação 5 na forma de um elemento de vedação elástico compressível 6 é aplicado ao condutor 4 antes de se enrascar no material de isolamento. O material de isolamento é aplicado de modo a pelo menos cobrir substancialmente o elemento de vedação 6, onde é conferida uma força compressiva radial substancialmente e permanente ao elemento de vedação durante o processo de fabricação subsequente a partir do corpo isolador circundante 3, por meio do qual o elemento de vedação 6 em seu estado comprimido serve como uma vedação de gás/líquido entre o condutor 4 e o corpo isolador 3.
[0058] O elemento de vedação 6 é feito de borracha ou de um material tipo borracha, e para a compressão se tornar permanente é importante que seja fornecido espaço para deformação do material. Uma vez que o elemento de vedação é provido de meios compressíveis, tais como as ranhuras 7a, cujos meios compressíveis são deformados elasticamente durante a compressão, o espaço para expansão é provido entre essas ranhuras.
[0059] Alternativamente, os meios compressíveis do elemento de vedação 6 contêm cavidades cheias de ar ou gás que são comprimidas.
[0060] Alternativamente, os meios compressíveis do elemento de vedação 6 compreendem as ranhuras 7a, bem como as cavidades cheias de ar ou gás 7b.
[0061] Após o processo de endurecimento, a bucha recebe sua forma final pela usinagem do isolador, por exemplo, pelo torneamento do isolador para a forma desejada em um torno mecânico.
[0062] Quando o elemento de vedação está disposto no terminal externo 9 do corpo isolador, é formado, de preferência, com uma aba 10 que, quando o material de isolamento está sendo enrascado, é permitido cobrir este terminal completa ou parcialmente. Durante a usinagem do corpo isolador 3, a aba é exposta, ou alternativamente removida. Por este método, são evitadas as concentrações de pressão mecânica no terminal externo 9 do corpo isolador.
[0063] Nas voltagens elétricas altas para as quais a bucha é projetada, normalmente são requeridos meios para controle de campo, por exemplo, na forma de revestimentos de controle de campo 11, que são enrascados em uma maneira conhecida no corpo isolador 3 entre o material de isolamento.
[0064] O processo de fabricação é, de preferência, adequado para a fabricação de buchas para uma voltagem de sistema maio baixo do que 36 KV, alternativamente, de 170 KV até a ocorrência de correntes elétricas de voltagens de sistema mais alto, 800 KV e acima, mas, de acordo com a invenção, é também adequado para a fabricação de buchas para voltagens elétricas mais baixas.
Designações das Figuras 1 bucha 2 plano ligado à terra 3 corpo isolador 4 condutor elétrico 5 membro de vedação 6 elemento de vedação 7a ranhuras 7b cavidades cheias de gás 8 elemento de fixação 9 terminal externo do corpo isolador 10 aba 11 cobertura de controle de campo 12 camada de livramento de pressão 13 ranhuras de trava mento 14 transformador 15 bobina de transformador 16 linha de energia 17 reservatório de transformador 18 isolador REIVINDICAÇÕES

Claims (22)

1. Bucha elétrica (1) para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra (2) compreendendo um corpo de isolamento simétrico giratório (3) circundando um condutor elétrico central (4), a dita bucha exibindo um membro de vedação (5) para vedação de gás/líquido entre o condutor e o corpo isolador, o dito corpo isolador (3) sendo formado pelo material de isolamento de bobina, por exemplo, papel de isolamento de bobina, para o condutor e estando impregnado com um material de endurecimento, por exemplo, epóxi, e sendo transferido para a forma sólida por um processo de endurecimento, caracterizada pelo fato de que o dito membro de vedação (5) compreende pelo menos um elemento de vedação (6) com meios compressíveis dispostos em uma parte das extensões axiais do condutor (4) entre o corpo de isolamento (3) e o condutor (4), sendo conferido um estado comprimido ao elemento de vedação durante o dito processo de endurecimento pelo corpo de isolamento disposto externamente, o dito elemento de vedação formando, então, uma vedação de gás/líquido, integrada com o corpo de isolamento, entre o condutor (4) e o corpo de isolamento (3).
2. Bucha, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os ditos meios compressíveis do elemento de vedação (6) compreendem ranhuras (7a) formadas em uma cinta anular, as ditas ranhuras (7a) estão dispostas perpendicular à direção axial do condutor voltado para as mesmas.
3. Bucha, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os ditos meios compressíveis do elemento de vedação (6) compreendem cavidades cheias de gás 7b.
4. Bucha, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que os ditos meios compressíveis do elemento de vedação (6) compreendem ranhuras (7a) bem como cavidades cheias de gás (7b).
5. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o elemento de vedação (6) é formado com um corte transversal com uma espessura crescente em uma direção próximas ao centro (ç) da bucha para atingir um trava-mento geométrico do elemento de vedação.
6. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o elemento de vedação (6) está disposto no terminal externo (9) do corpo isolador e provido em direção deste terminal de uma aba (10), que durante o processo de fabricação serve como um espaçador flexível que auxilia a liberação de energia entre o condutor (3) e o terminal externo (9) do corpo isolador.
7. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o elemento de vedação (6) compreende borracha ou um material tipo borracha.
8. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o dito elemento de vedação em estado não comprimido exibe uma espessura maior (t) entre 0.5 e 10 mm, uma largura (b) entre 10 e 100 mm, e um diâmetro interno (d) entre 20 e 300 mm, o dito diâmetro sendo menor do que o diâmetro externo (d) do condutor.
9. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que a bucha (1) é projetada para uma voltagem de sistema mais baixo do que 36 KV, alternativamente, de 170 KV até a ocorrência de voltagens de sistema mais alto, isto é, 800 KV e acima.
10. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que o corpo isolador (3), além do material de isolamento, também compreende meios para controle de campo, por exemplo, na forma de revestimentos para controle de campo.
11. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que a bucha (1) está disposta em um transformador e constitui parte de sua conexão elétrica para uma linha de energia, por meio da qual o plano ligado à terra (2) consiste, de preferência, da parede de um reservatório de transformador.
12. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que a bucha (1) está disposta com equipamento isolado de gás, por meio do qual o plano ligado à terra (2) consiste no invólucro em volta do gás de isolamento.
13. Bucha, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que a bucha (1) constitui parte de uma terminação de cabo, por meio do qual o plano ligado à terra (2) consiste em uma cobertura ligada à terra em um segmento de cabo.
14. Método de fabricação de uma bucha elétrica (1) para corrente elétrica e/ou voltagem através de um plano ligado à terra (2) como definido nas reivindicações precedentes, compreendendo um corpo de isolamento simétrico giratório (3) circundando um condutor elétrico central (4), a dita bucha exibindo um membro de vedação (5) para vedação de gás/líquido entre o condutor (4) e o corpo de isolador (3) , o dito corpo de isolador (3) sendo formado de material de isolamento de bobina, por exemplo, papel de isolamento, para o condutor, o dito corpo de isolamento (3) sendo, então impregnado com um material de endurecimento, por exemplo epóxi, e, então, sendo transferido para a forma sólida por um processo de endurecimento, por exemplo por contração de endurecimento, caracterizado pelo fato de que o dito elemento de vedação (5) compreendendo pelo menos um elemento de vedação (6) com meios compressíveis é aplicado a uma parte das extensões axiais do condutor (4) entre o corpo de isolamento (3) e o condutor (4) antes do enroscamento do material de isolamento, o dito material sendo aplicado de modo a cobrir o elemento de vedação (6), sendo, então, conferida uma força compressiva radial permanente ao elemento de vedação (6) com seus meios compressíveis durante o processo de fabricação subsequente pelo corpo isolador circundante (3), por meio do qual o elemento de vedação (6) em seu estado comprimido serve como uma vedação de gás/líquido entre o condutor (4) e o corpo isolador (3).
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o elemento de vedação (6) consistindo em borracha ou em um material tipo borracha é comprimido por deformação de seus meios compressíveis compreendendo as ranhuras (7a) contatando o condutor (4).
16. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o elemento de vedação (6) consistindo em borracha ou em um material tipo borracha é comprimido por deformação de seus meios compressíveis compreendendo as cavidades (7b) que estão comprimidas.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15 ou 16, caracterizado pelo fato de que o elemento de vedação (6) é comprimido por deformação das ranhuras (7a) bem como das cavidades cheias de gás (7b).
18. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado pelo fato de que, após o processo de endurecimento, é conferida a forma final à bucha (1) por usinagem, por exemplo, pelo torneamento em um torno mecânico.
19. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, onde terminal do elemento de vedação (6) voltado para o terminal externo (9) do corpo isolador é formado com uma aba (10), caracterizado pelo fato de que a dita aba (10), durante a usinagem do corpo isolador (3), está exposta, alternativamente removida.
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 19, caracterizado pelo fato de que os meios para controle de campo, por exemplo na forma de revestimentos de controle de campo, estão enrascados no corpo isolador (3) entre o material de isolamento.
21. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 20, caracterizado pelo fato de que uma camada de equali-zação de pressão (12) está aplicada entre parte do condutor e do corpo isolador.
22. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 21, caracterizado pelo fato de que o processo de fabricação está adaptado para a fabricação de uma bucha para uma voltagem de sistema mais baixo do que 36 KV, alternativamente, de 170 KV e até as voltagens de sistema de corrente elétrica mais alta, isto é, 800 KV e acima.
BRPI0517221-7A 2004-11-01 2005-11-01 Electrical housing and a method of manufacture of an electrical housing BRPI0517221B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0402641A SE527588C2 (sv) 2004-11-01 2004-11-01 Elektrisk genomföring och sätt att tillverka en elektrisk genomföring
SE0402641-5 2004-11-01
PCT/SE2005/001645 WO2006049567A1 (en) 2004-11-01 2005-11-01 Electric bushing and a method of manufacturing an electric bushing

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0517221A BRPI0517221A (pt) 2008-09-30
BRPI0517221B1 true BRPI0517221B1 (pt) 2017-06-13

Family

ID=33448758

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0517221-7A BRPI0517221B1 (pt) 2004-11-01 2005-11-01 Electrical housing and a method of manufacture of an electrical housing

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7875803B2 (pt)
EP (1) EP2102874B1 (pt)
KR (1) KR101214025B1 (pt)
CN (1) CN100580822C (pt)
BR (1) BRPI0517221B1 (pt)
CA (1) CA2612653C (pt)
RU (1) RU2369932C2 (pt)
SE (1) SE527588C2 (pt)
WO (1) WO2006049567A1 (pt)
ZA (1) ZA200703023B (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006054843B4 (de) * 2006-10-10 2015-02-12 BC Tech Holding AG Elektrische Durchführung, sowie Verfahren zum Herstellen einer solchen Durchführung
WO2011117889A2 (en) * 2010-03-23 2011-09-29 Crompton Greaves Limited Resin impregnated electrical bushing
CN104160458B (zh) * 2012-01-09 2017-08-15 通用电气技术有限公司 用于高压直流电和超高压的插头插座式的纯气体绝缘穿壁套管
DE102012110098B4 (de) * 2012-10-23 2021-03-25 Türk & Hillinger GmbH Verfahren zur Herstellung elektrischer Durchführungen
DE102013202614B4 (de) * 2013-02-19 2024-06-27 Schott Ag Störfallresistente Durchführung
RU2525227C1 (ru) * 2013-02-27 2014-08-10 Закрытое Акционерное Общество "Нпо "Изолятор" Проходной изолятор
DE102014000694A1 (de) * 2014-01-15 2015-07-16 Pfisterer Kontaktsysteme Gmbh Hochspannungskabelstecker
KR101992254B1 (ko) 2014-05-12 2019-09-27 지멘스 악티엔게젤샤프트 고 전압 피드스루 및 그 제조 방법
DE102015112284A1 (de) * 2015-07-28 2017-02-02 R. Stahl Schaltgeräte GmbH Explosionsgeschützte Anordnung und Verfahren zu deren Herstellung
US9923294B1 (en) 2017-01-23 2018-03-20 Ford Global Technologies, Llc Electrical connector for a removable tailgate
ES2910331T3 (es) 2020-01-14 2022-05-12 Hidria D O O Conexión eléctrica y proceso de fabricación
DE102021128643B3 (de) * 2021-11-03 2022-12-08 Türk & Hillinger GmbH Verfahren zur Herstellung einer elektrischen Durchführung

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE176815C1 (pt) * 1960-02-13 1961-10-10 Allmanna Svenska Elektriska Aktiebolaget
US3314030A (en) * 1963-10-31 1967-04-11 Central Transformer Corp Transformers with leak- and coronafree direct electrical connections
US3697089A (en) * 1970-12-30 1972-10-10 Joseph Michael Jacisin High-pressure packing gland
US3775547A (en) * 1972-10-12 1973-11-27 Westinghouse Electric Corp Cast epoxy bushing having a weldable flange
US4379204A (en) * 1981-05-04 1983-04-05 Whipple Patent Management Corporation Stuffing tube
US4730231A (en) 1985-03-04 1988-03-08 Kabushiki Kaisha Meidensha Gas insulated metal-clad high voltage equipment with insulating bushing
JPH06180264A (ja) * 1992-06-05 1994-06-28 Hitachi Constr Mach Co Ltd 導線引出し部の封止構造及びこの封止構造を有するプラグ
AUPP921899A0 (en) 1999-03-17 1999-04-15 Electrical Moulded Components Pacific Pty Ltd Improved electrical bushings with resin casting
NL1015895C2 (nl) * 2000-08-08 2002-02-12 Beele Eng Bv Doorvoerinrichting.
BRPI0716513A8 (pt) * 2006-09-07 2017-12-26 Abb Technology Ag Bucha elétrica isolante e método para sua produção

Also Published As

Publication number Publication date
KR101214025B1 (ko) 2012-12-20
BRPI0517221A (pt) 2008-09-30
EP2102874B1 (en) 2021-01-20
SE0402641D0 (sv) 2004-11-01
CA2612653A1 (en) 2006-05-11
WO2006049567A1 (en) 2006-05-11
EP2102874A4 (en) 2012-05-02
SE0402641L (sv) 2006-04-18
CA2612653C (en) 2012-10-23
US7875803B2 (en) 2011-01-25
ZA200703023B (en) 2008-08-27
EP2102874A1 (en) 2009-09-23
CN100580822C (zh) 2010-01-13
CN101111907A (zh) 2008-01-23
RU2007120391A (ru) 2008-12-10
KR20070102664A (ko) 2007-10-19
RU2369932C2 (ru) 2009-10-10
SE527588C2 (sv) 2006-04-18
US20090032283A1 (en) 2009-02-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0517221B1 (pt) Electrical housing and a method of manufacture of an electrical housing
RU2531259C2 (ru) Устройство высокого напряжения
US3796821A (en) High voltage cable termination
US10355470B2 (en) Cable fitting for connecting a high-voltage cable to a high-voltage component
US3800064A (en) Universal power cable joint with closed-cell sponge stress relief element
US6231404B1 (en) Connector
CA2649223A1 (en) An elongated member and use thereof
US10666005B2 (en) High-voltage electrical swivel
US3961127A (en) Universal power cable joint for use with power cables having various insulations
US3604830A (en) Space and temperature accommodating self-cleaning weather casing and high voltage insulating structure employing the same
US3314030A (en) Transformers with leak- and coronafree direct electrical connections
KR102013332B1 (ko) 전기 부싱
SE447177B (sv) Forfarande for att i lengdled teta en elektrisk kabel mot vatten
WO2018235162A1 (ja) 電気機器接続装置及び開閉装置
EP3435493A1 (de) Steckbare hochspannungsdurchführung und hochspannungsanlage mit der steckbaren hochspannungsdurchführung
CN100449653C (zh) 带衬层的高压绝缘芯体
US4609775A (en) Bushing including an expansion compensation seal
RU2382428C2 (ru) Способ наложения электроизоляционной оболочки на варисторный блок, а также варисторный блок для разрядника защиты от перенапряжений
US3086073A (en) High voltage liquid-free insulating bushing with improved voltage distribution
KR200262229Y1 (ko) 변압기의 1차부싱측 절연유 누유방지구조
KR200201778Y1 (ko) 애자의 파손방지를 위한 클램프단자의 결합구조
EP2117014B1 (en) High voltage bushing contact, high voltage bushing comprising such contact and high voltage device comprising bushing with such contact
CA1111523A (en) Electrical bushing
JPH03251013A (ja) ガス絶縁機器
KR200332443Y1 (ko) 초고압케이블용조립형단말구조

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2694 DE 23-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.