BRPI0516165B1 - Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor para objetos de comunicação portáteis através de uma rede de radiocomunicações durante uma campanha e servidor para realizar o dito método - Google Patents

Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor para objetos de comunicação portáteis através de uma rede de radiocomunicações durante uma campanha e servidor para realizar o dito método Download PDF

Info

Publication number
BRPI0516165B1
BRPI0516165B1 BRPI0516165-7A BRPI0516165A BRPI0516165B1 BR PI0516165 B1 BRPI0516165 B1 BR PI0516165B1 BR PI0516165 A BRPI0516165 A BR PI0516165A BR PI0516165 B1 BRPI0516165 B1 BR PI0516165B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
campaign
data
server
processing
communication
Prior art date
Application number
BRPI0516165-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Nadir Boussoukaia
Frédéric Martinent
Laurent Loubaud
Guillaume Pascal
Original Assignee
Gemalto S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=34949223&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0516165(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Gemalto S.A. filed Critical Gemalto S.A.
Publication of BRPI0516165A2 publication Critical patent/BRPI0516165A2/pt
Publication of BRPI0516165B1 publication Critical patent/BRPI0516165B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/22Processing or transfer of terminal data, e.g. status or physical capabilities
    • H04W8/24Transfer of terminal data
    • H04W8/245Transfer of terminal data from a network towards a terminal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Alarm Systems (AREA)
  • Computer And Data Communications (AREA)

Abstract

a invenção resolve o problema de marcação de imagem sistemática de objetos de comunicação portáteis, tais como cartões inteligentes ou terminais móveis, envolvidos em uma campanha em uma base de dados (bd) conectada a um servidor de download, liberando, dessa forma, o servidor, o acesso a um objeto de comunicação (gn) alvejado pela campanha é autorizado por uma operação de unidade única, enquanto o servidor (sac) gerencia o processamento prévio de dados para o objeto de comunicação durante a campanha, e é inibido para uma operação de unidade única referente a um objeto alvejado pela campanha quando o acesso é solicitado quando o servidor gerencia durante a campanha a transmissão da mensagem de dados para o objeto de comunicação, o reconhecimento transmitido pelo objeto de comunicação e o processamento posterior de dados relativos ao objeto de comunicação.

Description

[0001] A presente invenção diz respeito ao download de dados de um servidor em objetos de comunicação portáteis através de uma rede de comunicação por rádio. Em particular, os objetos de comunicação são os cartões inteligentes, como os cartões SIM {Subscriber Identity Module), introduzidos nos terminais móveis da rede de comunicação por rádio.
[0002] O servidor de download de dados, também conhecido como uma plataforma de administração de cartão OTA (Over The Air) , inclui software que permite que o operador gerencie a rede de comunicação por rádio para manter controle dos cartões inteligentes nos terminais móveis e para modificar o seu conteúdo. Tais operações por iniciativa do operador (modo push) dizem respeito, por exemplo, ao download de um arquivo em cartões predeterminados da frota gerida pelo operador, ou o download ou o apagamento de uma aplicação predeterminada, ou mesmo a modificação dos dados de um arquivo ou de uma aplicação predeterminada nos cartões geridos pelo operador.
[0003] Os dados a serem descarregados nos cartões inteligentes são frequentemente transmitidos através de um centro de serviço de mensagens curtas. Uma pluralidade de mensagens curtas é, muitas vezes, necessária para fazer o download de uma aplicação ou um arquivo.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 31/116
2/41 [0004] A invenção está mais especificamente interessada com a gestão de uma campanha de download para atualizar massivamente os cartões de usuário pelo servidor de download de dados OTA, que também deve ser capaz de operar downloads de uma única unidade nos cartões de usuário, quer a pedido do operador que gerencia os cartões, ou a pedido dos usuários que possuem os cartões, perturbando o minimo possível uma campanha.
[0005] De acordo com um primeiro exemplo, um download de única unidade diz respeito a um único arquivo de pessoal, que é destinado para o roaming de assinantes que se encontram frequentemente no estrangeiro e que contém mais de cerca de dez identificadores de rede preferidos geridos por operadores, com os quais o operador da rede que gerencia os cartões tem contrato. O arquivo dos identificadores de rede preferidos é único e é projetado para ser descarregado em um número predeterminado de cartões de usuário de modo que os usuários dos referidos cartões podem usá-los quando eles vão para o estrangeiro.
[0006] Para o referido primeiro exemplo, o operador tem atualmente duas possibilidades para fazer o download de arquivos a partir do referido servidor OTA. De acordo com uma primeira possibilidade, o operador decide fazer o download do arquivo uma vez, como e quando, a primeira vez que um usuário interessado está em roaming, e assim por diante para todos os usuários, um após o outro, que estão em roaming. De acordo com uma segunda possibilidade, conhecida como em modo de campanha, o servidor envia o arquivo dos identificadores de rede preferidos durante uma campanha
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 32/116
3/41 única para os cartões dos usuários de que subscreveram a opção de roaming.
[0007] No modo de campanha, o número de usuários orientados pode atingir uma pluralidade de centenas de milhares ou milhões.
[0008] De acordo com um segundo exemplo, um download de única unidade diz respeito a um arquivo único de nomes e números de telefone de vendedores de uma empresa para ser descarregado nos cartões dos usuários empregados pela empresa.
[0009] De acordo com um terceiro exemplo, o download de uma única unidade diz respeito a uma aplicação que facilita a gestão do diretório de números de telefone no cartão SIM. A referida aplicação permite que um usuário faça o backup completo do seu diretório em um servidor predeterminado gerido pelo operador, cada vez que o usuário grava um novo número de telefone em seu cartão.
[0010] De acordo com o referido terceiro exemplo, três possibilidades são oferecidas. Na sequência de um anúncio mostrado na televisão, o usuário liga durante o dia, para o call center da operadora para solicitar o download do aplicativo no seu cartão SIM. A referida operação é uma operação de única unidade lançada no servidor OTA pelo operador no modo Atendimento personalizado. De acordo com uma segunda possibilidade, o usuário toma a iniciativa de solicitar downloads (modo pull), consultando ele próprio a partir do seu terminal móvel o site do operador, de modo a iniciar o download da aplicação no cartão SIM. O referido download também é uma operação de única unidade solicitada
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 33/116
4/41 no servidor OTA pelo usuário em um modo conhecido como AutoAtendimento . De acordo com uma terceira possibilidade, o operador lança uma operação de download em modo de campanha em mais de um milhão de usuários orientados para que o servidor OTA administre o download da aplicação nos milhões de cartões SIM.
[0011] Uma operação de única unidade a ser realizada em um cartão a pedido do usuário do cartão ou do operador é realizada por um dos módulos de unidade única incluídos no servidor OTA.
[0012] Na figura 1 anexa, uma operação de única unidade realizada por um módulo de unidade única é mostrado por um bloco, e consiste de três processamentos elementares para o download através de um dado predeterminado de mensagem curta em um cartão inteligente de usuário Cn entre N cartões inteligentes Cl a CN em terminais móveis do servidor de downloads OTA, com o índice n tal que 1 < η N. Um primeiro processamento elementar PRET refere-se a um préprocessarnento de dados a ser formatado em uma mensagem de dados a ser transmitida ao cartão inteligente Cn. O segundo processamento elementar E/R estende-se da transmissão da mensagem de dados formatada pelo servidor até a recepção do reconhecimento transmitido pelo cartão inteligente Cn no servidor. O primeiro processamento elementar é um pósprocessamento POST durante o qual o servidor analisa o reconhecimento recebido e armazena os possíveis dados contidos no reconhecimento, a fim de gravá-los correspondendo com um número do cartão inteligente Cn em um banco de dados conectado ao servidor.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 34/116
5/41 [0013] O acesso ao cartão Cn é inibido (bloqueado) para os outros módulos de unidade única e para os módulos de campanha que podem solicitar outras operações no cartão Cn, imediatamente pelo módulo de unidade única pouco antes da operação de unidade única do cartão Cn começar, ou seja, desde o inicio do pré-processamento até o final do pósprocessamento, relativo à operação. Para inibir o acesso, o módulo de unidade única coloca um indicador de acesso (bloqueio) em um estado de inibição de acesso em uma tabela do banco de dados do servidor associado com o cartão Cn, a fim de inibir o acesso a este último por todos os outros módulos de unidade única e os módulos de campanha que podem ser capazes de ler o estado do indicador de acesso, enquanto a operação de única unidade decidida no cartão Cn não está terminada. Se dois módulos de única unidade simultaneamente solicitam acesso ao cartão Cn, apenas um deles realiza a sua operação no cartão Cn e recusa a realização da operação pelo outro módulo de unidade única, ou apenas autoriza a realização da operação depois de ter liberado (desbloqueado), o cartão Cn colocando o indicador de acesso em um estado de autorização de acesso. O módulo de unidade única seguinte que solicitou uma operação no cartão Cn monitora o lançamento do cartão Cn. Notando a mudança do estado do indicador de acesso associado ao cartão Cn, ele acessa o cartão Cn, a fim de realizar a sua operação.
[0014] De acordo com o modo de campanha, um dos módulos de campanha incluídos no servidor transmite o arquivo de identificadores de rede durante uma única campanha para N cartões inteligentes Cl a CN, os usuários dos quais
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 35/116
6/41 subscreveram a opção de roaming. No modo de campanha, o número de usuários orientados é muito elevado e pode chegar a uma pluralidade de centenas de milhares ou milhões.
[0015] No inicio da campanha, o módulo de campanha coloca N indicadores de acesso (bloqueio) no estado de inibição de acesso nas tabelas do servidor associado com N cartões, progressivamente, no inicio do pré-processamento para cada cartão, a fim de inibir o acesso a cada um dos N cartões por todos os módulos de única unidade e outros módulos de campanha, ou seja, desde o inicio do primeiro pré-processamento elementar até o final do último pósprocessamento sobre a operação durante a campanha.
[0016] O módulo de campanha realiza a campanha, como mostra a figura 1.
[0017] No inicio da campanha, o módulo de campanha transmite, sucessivamente, mensagens preparadas de dados formatados para os primeiros cartões Cl, C2, C3, etc., orientados pela campanha e prossegue a partir da recepção do reconhecimento de cada uma das mensagens de dados assim transmitidas, com a análise do reconhecimento. Como um reconhecimento indica implicitamente que o terminal móvel do usuário está em um estado de recebimento e processamento de uma mensagem de dados anteriormente transmitida, o módulo de campanha transmite uma outra mensagem preparada de dados formatados após o pós-processamento POST de um reconhecimento que acaba de ser transmitido pelo cartão do usuário. Uma sucessão de dois conjuntos, cada um com três processamentos elementares, é indicado em relação aos cartões Cl e C3 na figura 1.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 36/116 / 41 [0018] Qualquer módulo de unidade única ou módulo de campanha Cn solicitando o acesso a um Cn dos cartões orientados pela campanha durante a campanha lê o estado do indicador de acesso associado ao cartão Cn no banco de dados, a fim de inibir acesso ao cartão Cn até o fim da campanha e monitorar uma mudança de estado do indicador de acesso que deve ocorrer no final da campanha.
[0019] A campanha está concluída quando todos os reconhecimentos esperados de mensagens de dados transmitidas foram processados. No entanto, alguns dos reconhecimentos nunca serão transmitidos pelos cartões de usuário quando os terminais móveis, incluindo este último não estão conectados à rede de comunicação por rádio durante a campanha, ou quando, em particular o centro de serviço de mensagens curtas e/ ou a rede de comunicação por rádio perdeu uma ou mais mensagens de dados formatadas destinadas a um cartão inteligente. O último bloco na figura 1 está associado com um último cartão Cd que pode ser qualquer cartão orientado pela campanha, em princípio, diferente do cartão CN.
[0020] No final da campanha, o módulo de campanha libera (desbloqueia) cartão por cartão, os cartões inteligentes Cl a CN orientados pela campanha, colocando os indicadores de acesso associados com os referidos cartões no estado de autorização de acesso. Todos os seguintes módulos de unidade única e módulos de campanha, que solicitaram uma operação no cartão Cn durante a campanha anterior, notam a liberação de acesso do cartão Cn, a fim de acessar cada um, por sua vez, o cartão Cn, o primeiro módulo tendo aplicado
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 37/116
8/41 um pedido de acesso ao banco de dados com prioridade e assim por diante.
[0021] Parece que o modo de campanha tem complexidade técnica muito maior do que o modo de unidade única porque o modo de campanha consiste em repetir operações de unidade única para um grande número de cartões, respeitando as limitações de taxa de mensagens curtas e duração da campanha, bem como o monitoramento do progresso da campanha.
[0022] Em particular, o processo de inibição de acesso e autorização de acesso acima descrito, no inicio e no final de uma campanha impõe ao módulo de campanha e, portanto, ao servidor OTA marcação das imagens de todos os cartões por causa da campanha por um estado de inibição de acesso dos indicadores de acesso relacionados com os cartões. A referida marcação é muito dispendiosa em tempo de máquina no servidor tanto mais que o número N de cartões pode alcançar uma pluralidade de milhões de pessoas.
[0023] Além disso, a referida marcação inibe o acesso a cada cartão Cn relacionado pela campanha durante toda a campanha e em especial durante todas as operações de unidade única, representadas pelos blocos com três processamentos elementares associados ao cartão Cn na figura 1. Cada préprocessamento elementar PRET associado ao cartão Cn poderia ser temporariamente interrompido para uma operação realizada por um módulo de unidade única praticamente sem alterar a campanha, a duração da qual e, muitas vezes, longa, da ordem de alguns dias para algumas semanas.
[0024] O objetivo da invenção é resolver a marcação sistemática das imagens de todos os cartões relacionados
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 38/116
9/41 por uma campanha no banco de dados conectada ao servidor e, mais especificamente reduzir o número de marcações relativas aos cartões relacionados pela campanha, a fim de liberar o servidor para outras tarefas e minimizar o tempo de bloqueio causado pela campanha do cartão.
[0025] O referido objetivo baseia-se nos resultados que o número de pedidos de acesso formulados durante a campanha pelo módulo de unidade única, quer a pedido do operador que gerencia os cartões, ou a pedido dos usuários que possuem os cartões e estatisticamente muito baixo em oposição ao elevado número de cartões orientados pela campanha.
[0026] Para alcançar o dito objetivo, um método para inibir operações de única unidade do download de dados a partir de um servidor em objetos de comunicação portáteis através de uma rede de comunicação por rádio durante uma campanha de operações comuns de download de dados do servidor nos objetos de comunicação, o download dos dados sobre um objeto de comunicação, incluindo um pré-processamento de dados no servidor, em pelo menos uma mensagem de dados destinada ao objeto de comunicação, uma transmissão da mensagem de dados do servidor para o objeto de comunicação e uma recepção pelo servidor de um reconhecimento transmitido pelo objeto de comunicação, e um pós-processamento de dados do servidor na dependência do reconhecimento, é caracterizado pelo fato de que o referido acesso a um objeto de comunicação orientado pela campanha, é autorizado para uma operação de unidade única, enquanto o servidor gerencia o pré-processamento de dados para o objeto de comunicação
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 39/116
10/41 durante a campanha, e é inibida para uma operação de única unidade relativa a um objeto de comunicação orientado pela campanha, logo que o acesso é solicitado quando o servidor gerencia durante a transmissão da campanha da mensagem de dados para o objeto de comunicação, a recepção do reconhecimento transmitida pelo objeto de comunicação e o pós-processamento de dados sobre o objeto de comunicação.
[0027] As operações de única unidade inibidas acordo com o método da invenção significam qualquer operação de unidade única, incluindo qualquer conjunto de operações de unidade única que constituem uma campanha, competindo com a referida campanha.
[0028] Com a ajuda da invenção, o servidor é liberado para outras tarefas na dependência da diferença entre o número de cartões orientados pela campanha e o número de cartões para cada um dos quais pelo menos um pedido de acesso foi formulado por um módulo de unidade única, ou bastante improvável por um módulo de campanha, durante a campanha. A duração da campanha é, assim, reduzida.
[0029] De acordo com uma outra característica do método da invenção, quando o pré-processarnento dos dados para o objeto de comunicação compreende formatação dos dados em mensagens, os dados são reformatados após o acesso ao objeto de comunicação orientado pela campanha ter sido solicitado para uma operação de unidade única e a operação de única unidade ter sido executada durante ou após a formatação de todas as mensagens destinadas ao objeto de comunicação durante o pré-processamento dos dados da campanha.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 40/116
11/41 [0030] A invenção ainda tem como objetivo resolver a organização dos processamentos elementares no servidor de download de acordo com o estado da técnica durante uma campanha.
[0031] De fato, a duração de uma campanha de acordo com o estado da técnica ilustrado na figura 1 depende do número de mensagens de dados formatadas e, portanto, do número de mensagens curtas que vão ser transmitidas e do número de cartões inteligentes orientados durante a campanha. A duração da campanha oferecida através de um gateway de comunicação, como um centro de serviço de mensagens curtas, e, portanto, depende da duração dos três processamentos elementares sucessivos PRET, E/R e POST, bem como da ligação dos blocos com três processamentos elementares mostrados na figura 1 para o download em cada cartão.
[0032] Os downloads têm a desvantagem de exigir uma longa duração de campanha, pois depende de uma pluralidade de conjuntos sucessivos com três processamentos elementares para cada cartão orientado. Em tais condições, o centro de serviço de mensagens curtas está ocupado por um tempo muito longo e raramente está disponível para a transmissão e recepção de mensagens curtas trocadas entre os usuários e as mensagens curtas para outras campanhas.
[0033] Além disso, o servidor de download deve gerir, ao mesmo tempo, uma pluralidade de tipos de processamentos, que diminui a velocidade de execução e, consequentemente, aumenta a duração da campanha. Para uma taxa de mensagens curtas predeterminada oferecida pelo centro de serviço de
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 41/116
12/41 mensagens curtas para o servidor de download e, em iguais desempenhos de execução dos servidores, o servidor de download não será capaz de obter a referida taxa devido a correlação entre o processamento de transmissão/recepção intermediário E/R com o pré-processamento PRET e o pósprocessamento POST para cada mensagem de dados durante a campanha.
[0034] A duração de uma campanha de download sendo muito longa, um operador sempre tenta reduzir o período durante o qual um cartão está bloqueado, durante a campanha a fim de não inibir por muito tempo o acesso ao cartão para operações de única unidade lançadas em particular pelo usuário do cartão. Consequentemente, o número de campanhas e sua duração são elementos fundamentais impostos sobre a operação do servidor de download OTA.
[0035] Para libertar-se das desvantagens supramencionadas, a invenção propõe carregar um maior número de cartões para uma determinada duração de campanha e para usar o servidor de download de forma mais eficiente para os diferentes processamentos elementares. Para o referido fim, o método da invenção é caracterizado pelo fato de que os pré-processamentos de dados e pós-processamentos de dados relativos ao objeto de comunicação são executados, respectivamente, antes e após a transmissão da mensagem e as recepções de reconhecimento sobre objetos de comunicação, e o servidor somente se comunica com a rede de comunicação por rádio durante as transmissões da mensagem de dados e as recepções de reconhecimento.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 42/116
13/41 [0036] Em outras palavras, o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio durante o préprocessamento de dados e pós-processamento de dados relativos ao objeto de comunicação.
[0037] Na prática, as mensagens de dados e os
reconhecimentos podem ser transmitidos e recebidos,
respectivamente, pelo servidor através de um gateway de
comunicação, como por exemplo um centro de serviço de
mensagens curtas, durante pelo menos um intervalo de tempo predeterminado e com uma taxa máxima dependendo do funcionamento do gateway de comunicação.
[0038] De acordo com a invenção, todos os préprocessamentos de dados elementares são executados durante uma fase de pré-processamento sem o servidor se comunicar com a rede de comunicação por rádio. Com o auxilio da coleta de pré-processamentos, o servidor utiliza para o melhor dos seus recursos, uma vez que é solicitado para executar o mesmo tipo de processamento elementar. O mesmo se aplica em relação aos pós-processamentos de dados que são executados em conjunto durante uma fase de pós-processamento durante a qual o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio. Durante o pós-processamento, o banco de dados incluído no servidor e utilizado para a gravação em particular de imagens atualizadas do conteúdo de objetos de comunicação, tais como cartões inteligentes, tem seus recursos gerenciados muito melhor do que quando o servidor tinha que executar pós-processamentos e pré-processamentos simultaneamente com as transmissões/recepções de dados.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 43/116
14/41 [0039] Vantajosamente, o referido avanço tecnológico em relação ao estado da técnica permite que os recursos do servidor sejam inteiramente dedicados a transmissão e recepção de dados quando o servidor se comunica com a rede de comunicação por rádio, por exemplo através de um gateway de comunicação, como um centro de serviço de mensagens curtas. Os intervalos de tempo impostos pela operação do gateway de comunicação só são ocupados pela comunicação do servidor, isto é, pela transmissão de mensagens de dados formatados e a recepção de reconhecimentos. Para um determinado intervalo de tempo, o número de mensagens de dados transmitidas de acordo com método de download da invenção é muito mais elevado, e a velocidade de operação do servidor, portanto, é mais adequada para a taxa oferecida pelo centro de serviço de mensagens curtas durante cada intervalo de tempo. Inversamente, para um determinado número de mensagens de dados, os recursos solicitados pelo servidor são reduzidos pelo método de download da invenção. Consequentemente com a mesma duração de campanha e igualdade de recursos do servidor, a invenção realiza o download de mais cartões do que segundo o estado da técnica. O operador da rede de comunicação por rádio reduz ainda mais o tempo gasto monitorando o progresso da campanha.
[0040] A preparação prévia dos dados durante a fase de pré-processamento oferece a possibilidade de otimizar o pré-processamento de dados. De acordo com uma característica vantajosa da invenção, o pré-processamento de dados relativos a objetos de comunicação com pelo menos uma característica comum tem uma parte comum executada uma vez
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 44/116
15/41 antes das transmissões de mensagem de dados e das recepções de reconhecimento. A referida característica otimiza a utilização dos recursos do servidor e, consequentemente, a duração dos pré-processamentos de dados.
[0041] Com a mesma preocupação com a otimização dos recursos do servidor, a duração da fase de pós-processamento pode ser reduzida com a ajuda de encontrar características comuns do objeto de comunicação. No referido caso, os pósprocessamentos de dados relativos ao objeto de comunicação que tenham pelo menos uma característica comum tem uma parte comum executada uma vez após as transmissões da mensagem de dados e recepções de reconhecimento.
[0042] Assim, a decorrelação dos três processamentos elementares de acordo com a invenção e, consequentemente, a coleta dos três tipos de processamentos elementares em três fases distintas, assim como a fatorização de algumas das suas operações em lotes de cartões durante as fases de préprocessamento e pós-processamento otimiza a velocidade de processamento do servidor e favorece um aumento da taxa de dados a serem transmitidos durante uma campanha de duração predeterminada. Inversamente, para uma determinada duração de campanha, os recursos solicitados para o servidor, de acordo com a invenção são inferiores aos solicitados de acordo com o estado da técnica.
[0043] A presente invenção também diz respeito a um servidor incluindo pelo menos um módulo de unidade única e um módulo de campanha para inibir operações de unidade única do download dos dados solicitados pelo módulo de unidade única de objetos de comunicação portáteis através de uma
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 45/116
16/41 rede de comunicação por rádio durante uma campanha gerida pelo módulo de campanha e relativos a operações comuns de download de dados nos objetos de comunicação. 0 servidor é caracterizado pelo fato de que um módulo de unidade única está autorizado para acessar um objeto de comunicação orientado por uma campanha para uma operação de unidade única enquanto o módulo de campanha gerencia o pré-processamento de dados para o objeto de comunicação durante a campanha, e é inibido o acesso para uma operação de unidade única, relativa a um objeto de comunicação orientado pela campanha quando solicita acesso ao módulo de campanha gerencia durante a campanha, transmissão da mensagem de dados para o objeto de comunicação, a recepção do reconhecimento transmitido pelo objeto de comunicação, e o pós-processamento de dados relativos ao objeto de comunicação.
[0044] De acordo com uma característica do servidor, o módulo de campanha coloca um indicador de acesso associado a um objeto de comunicação em um primeiro estado quando um banco de dados conectado ao servidor detecta um pedido de acesso estabelecido pelo módulo de unidade única para acessar o objeto de comunicação entre o início da transmissão de qualquer mensagem de dados durante a campanha para o objeto de comunicação e o fim do pós-processamento dos dados durante a campanha na dependência do reconhecimento recebido transmitido pelo objeto de comunicação em resposta à mensagem de dados, o módulo de campanha coloca indicador de acesso associado com o objeto de comunicação em um segundo estado no final do dito pós-processamento dos dados da campanha para o referido objeto de comunicação, e um módulo de unidade
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 46/116
17/41 única solicitando acesso ao objeto de comunicação é apenas autorizado a acessar o objeto de comunicação durante o préprocessamento de dados durante a campanha depois que o banco de dados leu o indicador de acesso associado ao objeto de comunicação no segundo estado.
[0045] Os desempenhos do banco de dados conectado ao servidor são aumentados devido a redução do número de pedidos para alterar os indicadores de acesso para o estado de inibição de acesso durante a campanha. A referida redução do número de pedidos de mudança de estado do indicador de acesso está ligada ao fato de a mudança de estado do indicador de acesso para cada cartão só ocorrer após um primeiro pedido de acesso formulado por um módulo durante a campanha e não de forma sistemática, no inicio da campanha.
[0046] O tempo durante o qual um cartão tem o acesso inibido em especial para os módulos de unidade única durante a campanha é, assim, significativamente reduzido, o que torna o servidor mais disponível para as operações que não sejam aquelas realizadas durante a campanha.
[0047] A fim de resolver a organização temporal por blocos com três processamentos elementares no servidor de download de acordo com o estado da técnica durante uma campanha, o módulo de campanha inclui um módulo de préprocessamento para pré-processar os dados em mensagens de dados, respectivamente, destinados para objetos de comunicação, enquanto o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio, um módulo de transmissão-recepção para transmitir as mensagens de dados para os objetos de comunicação e receber reconhecimentos transmitidos pelos
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 47/116
18/41 objetos de comunicação através da rede de comunicação por rádio em resposta às mensagens de dados, e um módulo de pósprocessamento para o pós-processar dados no servidor, de acordo com reconhecimentos recebidos enquanto o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio.
[0048] A invenção ainda diz respeito a um programa de computador sobre uma midia de informação, compreendendo instruções de programa adequadas para o uso do método da invenção para inibir operações de única unidade do download de dados de um servidor em objetos de comunicação portáteis através de uma rede de comunicação por rádio durante uma campanha de operações comuns do download de dados do servidor nos objetos de comunicação, quando o programa é carregado e executado no servidor. De acordo com a invenção, o programa inclui instruções que autorizam o acesso a um objeto de comunicação orientado pela campanha para uma operação de unidade única, enquanto instruções de campanha executam o pré-processamento de dados para o objeto de comunicação durante a campanha, e instruções inibindo o acesso a um objeto de comunicação orientado pela campanha para uma operação de unidade única, logo que o acesso é solicitado, quando as instruções de campanha executam durante a campanha, transmissão da mensagem de dados para o objeto de comunicação, a recepção do reconhecimento transmitido pelo objeto de comunicação, e o pós-processamento de dados relativos ao objeto de comunicação.
[0049] Em vez de novamente resolver a organização de processamentos elementares no servidor de download de acordo com o estado da técnica durante uma campanha, o programa de
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 48/116
19/41 computador é capaz de compreender instruções de préprocessamento para pré-processar dados em mensagens de dados formatadas destinadas respectivamente para objetos de comunicação, enquanto o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio, instruções de transmissão-recepção para transmitir mensagens de dados para os objetos de comunicação e receber reconhecimentos transmitidos pelos objetos de comunicação através da rede de comunicação por rádio em resposta às mensagens de dados e instruções de pósprocessamento para o pós-processamento de dados no servidor acordo para reconhecimentos recebidos, enquanto o servidor não se comunica com a rede de comunicação por rádio.
[0050] Outras características e vantagens da presente invenção se tornarão mais claras a partir da leitura da seguinte descrição da pluralidade de concretizações preferidas da invenção, dadas por meio de exemplos nãolimitativos, referindo-se aos desenhos correspondentes anexos, em que:
- A Figura 1 é um diagrama temporal dos estágios elementares de um método de download de dados em cartões inteligentes de acordo com o estado da técnica, já discutido.
- A Figura 2 é um diagrama de blocos esquemático de meios de telecomunicações que ligam os terminais móveis, incluindo cartões inteligentes de um operador e um servidor de administração de cartão gerido pelo operador, para o uso do método de inibição de operações de unidade única de acordo com a invenção;
- A Figura 3 é um diagrama temporal dos principais estágios de um download de dados de acordo com a invenção;
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 49/116
20/41
- A Figura 4 mostra os principais campos de uma mensagem transmitida ou recebida, de acordo com uma segunda concretização da invenção; e
- A Figura 5 é um algoritmo dos estágios do método de inibição das operações de unidade única de acordo com a invenção.
[0051] Na figura 2, são apresentados os principais meios para fazer o download de dados nos cartões inteligentes do usuário removíveis Cl a CN que dotam respectivamente terminais de rádio móveis T1 a TN conectados a uma rede de comunicação por rádio digital celular RR. O cartão Cn no terminal móvel Tn, com o índice n tal que 1 η N, é do tipo UICC {Universal Integrated Circuit(s) Card) . O cartão inteligente é, por exemplo, um cartão SIM {Subscriber Identity Module) quando a rede RR é do tipo GSM, ou um módulo de identidade USIM quando a rede RR está com vários acessos com distribuição por códigos CDMA {Coded Division Multiple Access) da terceira geração (3GPP) do tipo UMTS {Universal Mobile Telecommunications System).
[0052] Um servidor de administração de cartão SAC, de acordo com a invenção, é gerido pelo operador da rede RR e constitui uma plataforma OTA {Over The Air) . Segundo a concretização ilustrada na figura 2, para a qual será referido a seguir, o servidor SAC transmite as mensagens de dados formatados MD aos terminais móveis T1 a TN e recebe as mensagens de reconhecimento AC transmitidas pelos terminais móveis T1 a TN, através de um gateway de comunicação tal como um centro de serviço de mensagem curta SC. O centro de serviço SC compreende um gateway de acesso para se comunicar
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 50/116
21/41 com o servidor SAC através de uma rede de pacotes de alta velocidade RP, tal como a Internet, ou tal como uma rede intranet especifica para o operador da rede RR. Um outro gateway de acesso do centro de serviço de mensagens curtas SC se comunica com pelo menos um comutador do serviço móvel, mais frequentemente através de uma rede de acesso, tal como uma rede de pacotes do tipo X.25 ou uma rede RNIS ou ATM. As mensagens de dados MD são transportadas em pacotes IP (Internet Protocol) pelo servidor SAC e são formatadas no centro de serviço de mensagens curtas SC em mensagens curtas SM transmitidas aos terminais móveis; inversamente, as mensagens de reconhecimento AC são transmitidas em mensagens curtas SM por um terminal móvel Tn para o servidor SAC e são encaminhadas pelo centro de serviço SC, sob a forma de pacotes IP para o servidor SAC.
[0053] Alternativamente, o centro de serviço de mensagens curtas SC está diretamente ligado ou é incorporado a um comutador do serviço móvel na rede RR.
[0054] A invenção não está limitada a mensagens curtas SM como vetores suportando os dados a serem transmitidos. O centro de serviço SC pode ser um centro de serviços de mensagens MMS (Multimedia Messaging Service) , para os arquivos e as aplicações multimídia a serem descarregadas a partir do servidor SAC.
[0055] De acordo com uma outra concretização, o centro de serviço de mensagens curtas é substituído com uma rede de acesso da rede de comutação por tipo de pacotes com gestão da mobilidade e acesso por canal de rádio GPRS (General Packet Radio Service) , se a rede de comunicação por
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 51/116
22/41 rádio RR e do tipo GSM. Um nó de serviço SGSN (Serving GPRS
Support Node) da rede GPRS está ligado a pelo menos um controlador de estação base da rede RR. Um nó-gateway GGSN (Gateway GPRS Support Node) da rede GPRS está conectado à rede de pacotes RP servindo o servidor SAC.
[0056] Alternativamente, se a rede de comunicação por rádio RR é do tipo UMTS, ou do tipo GSM suportado por uma rede GPRS, as mensagens MD e AC são trocadas entre um terminal móvel Tn e o cartão associado Cn segundo o protocolo BIP (Bearer Independent Protocol) ou o protocolo J2ME (Java 2 Mobile Edition).
[0057] Conforme mostrado na figura 2, o servidor de administração de cartão SAC está conectado a um banco de dados BD, incluindo vários parâmetros e características dos cartões geridos pelo operador da rede de comunicação por rádio RR.
[0058] O banco de dados contém convencionalmente um controlador CR que controla, valida e executa os pedidos aplicados pelo servidor SAC e estabelece as respostas a esses pedidos, a fim de aplicá-las ao servidor SAC. Em especial, o controlador CR gere pedidos de acesso RQA para a utilização do método da invenção, como será observado a seguir com referência à figura 3.
[0059] A invenção, portanto, não diz respeito apenas a um método usado em um servidor, tal como o servidor de administração SAC e o banco de dados BD para inibir operações de única unidade do download de dados em objetos de comunicação portáteis, tais como cartões inteligentes ou terminais móveis, mas também uma execução de fases do método
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 52/116
23/41 predeterminado por meio de instruções de um programa para inibir operações de unidade única integradas no servidor SAC
- BD. 0 método de acordo com a invenção é, portanto, usado quando o referido programa é carregado em um computador, como o servidor, a operação do qual é controlada pela execução do programa. A invenção, portanto, aplica-se a um programa de computador gravado em ou em qualquer suporte ou meio ou sistema de armazenamento de informação, com base em qualquer linguagem de programação, por exemplo, uma linguagem de alto nível tal como Java, e compilados em códigos executáveis que são adequados para o uso do método de acordo com a invenção no computador como o servidor SAC
- BD.
[0060] Cada cartão inteligente Cn é associado com uma tabela TCn no banco de dados BD. A tabela TCn inclui, a saber, características iniciais que estão ligadas à identidade do cartão Cn e ao tipo de cartão e que se encontram registradas no banco de dados BD quando o cartão está ativado. As referidas características iniciais são, em especial, um número de série do cartão, a identidade internacional IMSI (International Mobile Subscriber Identity) do usuário do cartão e número de telefone MSISDN (Mobile Station ISDN Number) do usuário móvel. O tipo do cartão Cn é definido em especial por um identificador do tipo de processador incluído no cartão, o identificador do fabricante do cartão, o número de bits por palavra processados pelo processador, as características do sistema operacional e da máquina virtual implementada no cartão, etc.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 53/116
24/41 [0061] Outras características especificas para o uso do cartão e, em particular, o terminal do usuário Tn também podem ser gravadas na tabela TCn associada ao cartão Cn durante a ativação do cartão, e podem ser modificadas quando o cartão está sendo usado por ativar uma operação de única unidade. As referidas outras características referem-se em particular ao perfil de assinatura do usuário do cartão Cn, dados que podem ser modificados pelo usuário ou pelo operador gerenciando o cartão, como um diretório de números de telefone e endereços de e-mail, e por exemplo, um arquivo identificador de rede de comunicação por rádio preferida PPLMN (Preferred Public land Mobile Network). As referidas redes identificadas no arquivo PPLMN são geridas por operadores com os quais o operador da rede RR a qual o cartão Cn está conectado passou acordos para que o usuário do cartão Cn se comunica através das referidas redes quando o usuário estiver viajando de territórios cobertos pelas referidas redes.
[0062] A tabela TCn também contém um ou mais identificadores de aplicação que foram carregados durante a ativação do cartão inteligente Cn e/ ou que tenham sido descarregados após a sua ativação. Por exemplo, uma aplicação consiste em modificar o arquivo identificador de rede preferido PPLMN. De acordo com um outro exemplo, a aplicação consiste em apagar ou fazer o download de uma aplicação no cartão Cn, por exemplo, para facilitar a gestão do diretório de números de telefone no cartão Cn, permitindo ao usuário, cada vez que ele grava um novo número de telefone no cartão, salvar todo o seu diretório em um servidor específico gerido
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 54/116
25/41 pelo operador para que o usuário possa recuperar o seu diretório salvo quando ele perde o cartão Cn ou quando ele muda o cartão. Uma outra aplicação pode ser utilizada para modificar os parâmetros em uma aplicação já descarregada no cartão Cn; por exemplo, os parâmetros a serem modificados são uma atualização das taxas de recarga e de unidades de comunicação, quando o usuário está inscrito em uma conta pré-paga.
[0063] A tabela TCn ainda compreende parâmetros específicos para a administração do cartão Cn. Os referidos parâmetros de administração são, em especial, um indicador de acesso IAn e uma palavra de sincronização. O indicador de acesso IAn está em um primeiro estado 1 indicando que o cartão Cn está ocupado por pelo menos um processamento elementar de uma operação de unidade única predeterminada, de acordo com a invenção, e que pode ser realizado durante uma campanha, e em um segundo estado 0 indicando que o cartão Cn está disponível para pelo menos um processamento elementar. A palavra de sincronização, como uma data, é produzida por um gerador de sincronização, conhecido como um contador de sincronização, transmitida em uma mensagem de dados MD formatada pelo servidor SAC para o cartão Cn.
[0064] O banco de dados BD contem também uma ou uma pluralidade de tabelas de campanha TCA respectivamente atribuídas às campanhas. Cada tabela de campanha inclui uma lista de números de telefone MSISDN e endereços das tabelas associadas com os cartões orientados pela campanha que se presume ser os N cartões Cl a CN a seguir.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 55/116
26/41 [0065] O banco de dados BD pode ser incorporado no servidor de administração do cartão SAC, ou ser separada sob a forma de um servidor de gestão de banco de dados que está conectado ao servidor SAC por uma rede de pacote, tal como a rede RP, ou seja, através da Internet ou através de uma rede intranet específica para o operador da rede RR.
[0066] Como mostrado em detalhes na figura 12, o servidor de administração de cartão SAC inclui em relação a invenção uma pluralidade de módulos de software para download de dados de unidade única MU, pelo menos um módulo de software de campanha MC, e uma interface de comunicação IC.
[0067] Um módulo de unidade única MU apenas processa, ao mesmo tempo, como de acordo com o estado da técnica, uma operação de unidade única que inclui três processamentos elementares para download através de dados predeterminados de mensagem curta de um cartão inteligente de usuário Cn. Quando o operador que gerencia os cartões inteligentes Cl a CN solicita a operação de unidade única ao módulo de unidade única MU através de uma estação de trabalho ligada ao servidor SAC, ou quando o usuário do cartão Cn solicita a operação da unidade única para o módulo da unidade única MU através do teclado do terminal Tn e uma mensagem curta, o módulo de unidade única MU estabelece um pedido de acesso RQA e aplica o mesmo ao controlador CR na base de dados BD.
[0068] Para uma campanha solicitada pelo operador que gerencia os cartões Cl a CN, em especial os números de telefone MSISDN dos cartões inteligentes, em conjunto com os endereços das tabelas TC1 a TCN, os dados a serem descarregados nos cartões e os intervalos de tempo de uma
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 56/116
27/41 campanha são fornecidos previamente pelo operador e gravados em uma tabela de campanha TCA compreendendo o endereço de um módulo de campanha disponível MC. 0 módulo de campanha MC processa operações de única unidade semelhantes, respectivamente, para os cartões inteligentes Cl a CN orientados pela campanha.
[0069] Como também mostrado em detalhes na figura 2, o módulo de campanha MC inclui três módulos de software Ml, M2 e M3, para executar respectivamente três fases principais Pl, P2 e P3 do download de dados de acordo com a invenção, sob o controle operacional de uma módulo de gestão GE que gerencia as diversas operações durante o download, de acordo com o diagrama temporal mostrado na figura 3 e descrito a seguir. Do mesmo modo, cada módulo de unidade única MU inclui três módulos de software semelhantes aqueles Ml, M2 e M3 no módulo de campanha MC para execução, respectivamente, dos processamentos elementares FRET, E/R e POST de uma operação de unidade única para um cartão e um módulo de gestão semelhante ao GE no módulo de campanha MC para gerenciar sucessivamente os três processamentos elementares.
[0070] Presume-se que na campanha a ser lançada pelo operador da rede de comunicação por rádio RR que gerencia o centro de serviço de mensagens curtas SC fornece a este, um intervalo de tempo predeterminado e uma taxa de mensagens curtas SM predeterminada no centro de serviço de mensagens curtas SC. O intervalo de tempo predeterminado é, por exemplo, um intervalo diário 9 a.m. as 7 p.m. durante cinco dias da semana, a fim de receber o maior número de mensagens de reconhecimento pelos usuários que estejam disponíveis
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 57/116
28/41 durante o referido intervalo de tempo, em oposição a um intervalo de tempo durante a noite.
[0071] Em alternativa, o intervalo de tempo é de 24 horas por dia, durante um periodo predeterminado.
[0072] Conforme mostrado na figura 3, a campanha é dividida em três fases Pl, P2 e P3, das quais apenas a fase intermediária P2 conhecida como a transmissão/ recepção ocorre durante o intervalo de tempo predeterminado de modo a utilizar apenas o último para a transmissão e recebimento de mensagens.
[0073] Consequentemente, de acordo com a invenção, as fases Pl e P3, conhecidas como fase de pré-processamento de dados e fase de pós-processamento de dados, são executadas, respectivamente, antes e após as transmissões de mensagens de dados MD e as recepções de mensagens de reconhecimento AC para todos os cartões inteligentes Cl a CN, para os quais as mensagens devem ser transmitidas durante o intervalo de tempo predeterminado. O servidor de administração de cartão SAC, portanto, não se comunica com o centro de serviço de mensagens curtas SC durante as fases Pl e P3 e, portanto, não tem acesso à rede de comunicação por rádio RR durante a última.
[0074] A titulo de exemplo, o número N de cartões inteligentes para atingir durante uma campanha pode ser uma pluralidade de uma centena de milhares a alguns milhões. O número de mensagens curtas a serem transmitidas para um cartão pode chegar a algumas dezenas, o que corresponde a uma pluralidade de milhões ou uma pluralidade de dezenas de milhões de mensagens curtas a serem transmitidas durante a
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 58/116
29/41 campanha. A taxa de mensagens curtas SM predeterminada pode variar de cerca de dez para cerca de mais de mil mensagens curtas por segundo, uma mensagem curta, no máximo, incluindo 140 octetos.
[0075] No módulo de campanha MC, o gerenciador GE inicializa a campanha, iniciando pela fase pré-processamento P1 e ativa o módulo de pré-processamento Ml. O préprocessamento consiste essencialmente de formatar os dados a serem transmitidos nas mensagens de dados MD. O estado de nenhum dos indicadores de acesso IA1 ao IAN é alterado devido ao início da campanha.
[0076] Conforme mostrado na figura 4, uma mensagem de dados MD destinada ao cartão inteligente Cn constituída por duas partes: um cabeçalho ES, que é específico para o cartão Cn e um campo de dados CHD que pode ser pelo menos parcialmente compartilhado por uma pluralidade de cartões inteligentes orientados pela campanha.
[0077] O cabeçalho ES tipicamente inclui alguns octetos e inclui, nomeadamente, parâmetros de segurança específicos para o cartão Cn, como assinaturas, por exemplo, de autenticação e/ ou elementos de criptografia, o sufixo do número de telefone MSISDN correspondente ao cartão Cn, e uma palavra de sincronização. Todos os referidos dados são lidos na tabela TCn associada ao cartão Cn no banco de dados BD para incluí-los no cabeçalho ES da mensagem de dados.
[0078] Após a geração do cabeçalho ES, os dados a serem descarregados no cartão Cn, cujo comprimento é variável, muitas vezes, são bastante fragmentados em campos de dados CHD. Cada campo CHD tem um comprimento variável,
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 59/116
30/41 indicado no cabeçalho ES. Os campos de dados incluem dados específicos para a campanha, como os dados de atualização de um diretório ou uma lista de identificadores de rede de comunicação por rádio preferida, tais como instruções de uma aplicação a ser descarregada.
[007 9] O cabeçalho gerado ES e cada campo de dados CHD são concatenados em uma mensagem de dados MD a ser transmitida que é possivelmente codificada de acordo com uma chave pessoal para o cartão Cn. A mensagem de dados MD é empacotada em uma mensagem IP, o cabeçalho EIP da qual contém o endereço do servidor SAC como uma fonte, o endereço do centro serviço SC como destinatário, o comprimento do pacote IP, etc. O módulo Ml formata os primeiros dados para o primeiro cartão Cl e, em seguida, sucessivamente para os cartões C2 a NC. Os pacotes IP (MD), assim construídos são armazenados em um buffer do servidor SAC, enquanto aguardam suas transmissões durante a fase seguinte P2.
[0080] Certos pré-processamentos de dados PRET relativos aos cartões que tenham pelo menos uma característica comum tem preferencialmente uma parte comum executada uma vez durante a fase Pl anterior as transmissões da mensagem durante a fase P2. Assim, durante a fase Pl, o módulo de gestão GE classifica os cartões Cl a CN orientados pela campanha, de acordo com características comuns que ele pode ler nas tabelas TC1 a TCN. As referidas características comuns podem depender, a saber, do tipo do cartão, e, portanto, o identificador do fabricante do cartão, do tipo de usuário e, portanto, em particular do perfil de usuário.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 60/116
31/41 [0081] Por exemplo, quando o módulo Ml deve estabelecer um comando a ser transmitido no campo de dados CHD das mensagens MD, o comando é estabelecido uma vez para todos dos cartões originários do mesmo construtor e que tenham o mesmo processador. Tal pré-processamento é validado ou cancelado para todos os cartões em questão. Por oposição ao estado da técnica, o agrupamento do pré-processamento ou pré-processamento idêntico partidos em um pré-processamento comum, com vantagem, reduz o tempo de funcionamento do servidor SAC e, portanto, torna o mesmo disponível para outras tarefas.
[0082] De acordo com um outro exemplo, uma formatação predeterminada da mensagem é comum a todas as mensagens MD cujo comprimento do campo de dados é idêntico e as características de segurança, das quais introduzidas no cabeçalho e pedida para a referida formatação satisfazer às condições predeterminadas.
[0083] De acordo com ainda um outro exemplo, quando a campanha visa a mudança de uma parte do conteúdo do cartão, o banco de dados BD prepara os dados a serem transmitidos para os cartões orientados pela campanha, de acordo com uma operação idêntica para todos os cartões com o mesmo perfil de assinatura; o referido pré-processamento só é executado uma vez para cada perfil para todos os cartões tendo características de perfil comuns, a fim de reutilizar o resultado obtido com o primeiro cartão para os cartões seguintes.
[0084] A fase de transmissão/ recepção P2 é executada pelo módulo M2 no módulo de campanha MC através da interface
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 61/116
32/41 de comunicação IC durante todo o intervalo de tempo imposto pelo operador que gerencia o centro de serviço de mensagens curtas SC. Na figura 3, um bloco de transmissão/ recepção E/R estende-se desde o início da transmissão de uma mensagem de dados formatados IP (MD) pelo servidor SAC até o final da recepção de um reconhecimento enviado pelo cartão inteligente Cn no servidor SAC em resposta à mensagem IP (MD) .
[0085] Sob o controle operacional do gerenciador GE, o módulo de transmissão/ recepção M2 transmite as mensagens IP (MD), preparadas durante a fase de pré-processamento anterior P1 no centro de serviço de mensagens curtas SC, iniciando pela transmissão de primeiras mensagens relativas aos primeiros cartões e, em seguida, transmitir com prioridade as mensagens relativas aos cartões para os quais mensagens de reconhecimento AC relativas as mensagens de dados transmitidos previamente foram recebidas pelo módulo M2. Por exemplo, como mostrado na figura 3, as primeiras mensagens relativas aos cartões Cl a C(n+1) são transmitidas, em seguida, uma segunda mensagem referente ao segundo cartão C2 é transmitida após recepção da primeira mensagem de reconhecimento referente ao cartão C2.
[0086] A fase de transmissão/ recepção P2 pode ser concluída quando uma mensagem de reconhecimento AC correspondente a última mensagem de dados MD preparada durante a fase P1 é recebida, ou naturalmente quando a duração da fase P2 atribuída pelo operador expira. Conforme indicado na figura 3, a referida última mensagem pode dizer respeito a qualquer cartão Cd orientado da campanha. Na
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 62/116
33/41 prática, a duração entre o inicio da transmissão E de uma mensagem de dados MD e o final da recepção R de uma mensagem de reconhecimento AC, ilustrada pelo comprimento de um bloco E/R na figura 3, é variável de acordo com as disponibilidades das redes RP e RR e o centro de serviço SC atravessado pelas mensagens e, predominantemente, de acordo com o estado do terminal móvel com o cartão inteligente para a qual a mensagem de dados é destinada. Na verdade, o terminal móvel pode estar em modo de espera, ou ocupado, ou desligado, ou fora da cobertura da rede. A duração de uma fase elementar E/R é, na prática, limitada, por exemplo, a algumas dezenas de minutos, e o módulo M2 reitera uma pluralidade de vezes que a transmissão de uma mensagem de dados MD, por exemplo, duas ou três vezes, para que não tenha recebido uma mensagem de reconhecimento AC. Cada vez que o módulo M2 não tenha recebido uma mensagem de reconhecimento em resposta a uma mensagem de dados, o módulo M2 reinicia a transmissão de mensagens de dados destinadas ao cartão em questão a partir da primeira mensagem. Depois de uma pluralidade de tentativas de transmissão de uma mensagem de dados mais ou menos espaçadas no tempo para um cartão Cn que fracassou, o módulo M2 definitivamente abandona a transmissão de mensagens de dados MD para o cartão Cn em questão.
[0087] Os pacotes IP (AC) transmitidos pelo centro de serviço de mensagens curtas SC são desempacotados possivelmente em mensagens de reconhecimento criptografadas AC pela interface de comunicação IC no módulo de campanha MC. As mensagens de reconhecimento possivelmente codificadas AC são armazenadas durante a sua recepção em um buffer do
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 63/116
34/41 servidor SAC, enquanto aguardam pós-processamento P3 pelo módulo M3. Cada mensagem de reconhecimento AC tem um formato similar àquele mostrado na figura 4 e consiste de um cabeçalho ES, que é específico para o cartão associado e relativo a segurança e a sincronização, e um campo de dados CHD.
[0088] Após a recepção da última mensagem de reconhecimento AC, ou no mais tardar no fim do intervalo de tempo atribuído ao servidor SAC, a fase de transmissão/ recepção P2 é considerada como concluída e é seguida pela fase de pós-processamento P3.
[0089] Durante a fase de pós-processamento P3, o módulo de pós-processamento M3 no módulo de campanha MC lê no buffer, possivelmente descriptografa e analisa as mensagens de reconhecimento AC que foram entregues pelos cartões inteligentes Cl a CN através dos terminais móveis T1 a TN e o centro de serviço de mensagens curtas SC, em resposta, respectivamente, para as mensagens MD de dados formatados. Por exemplo, uma mensagem de reconhecimento AC reconhece o descarregamento de dados ou instruções de uma aplicação no cartão associado, ou reconhece a execução de um comando que foi executado com êxito ou que tenha falhado no cartão associado.
[0090] O módulo M3 atualiza e analisa as palavras de sincronização (Sinc), juntamente com as imagens dos conteúdos do cartão Cl a CN nas tabelas TC1 a TCN do banco de dados BD, em resposta às mensagens de reconhecimento relativas aos cartões. O conteúdo do cartão Cn na tabela TCN é atualizado pelo módulo M3 quando todas as mensagens de
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 64/116
35/41 dados relativas à referida atualização foram reconhecidas por mensagens AC para que o conteúdo da tabela TCn reflita o conteúdo do cartão Cn e é, portanto, a imagem do último.
[0091] Da mesma forma que a fase de pré-processamento Pl, o módulo M3 executa o pré-processamento POST de dados relativos a lotes de cartões, cada lote de cartões resultantes de uma triagem prévia dos cartões e referente aos cartões tendo uma ou uma pluralidade de características comuns. Consequentemente, o módulo de pós-processamento M3 executa uma vez que uma parte comum do pós-processamento de dados relativos a cartões inteligentes, que tenham pelo menos uma característica comum. Por exemplo, todos os cartões tendo uma parte de seus perfis de assinatura em comum tem uma parte do seu conteúdo que é atualizada em suas respectivas tabelas TC1 a TCN após uma preparação comum da atualização do perfil durante a fase de pré-processamento Pl.
[0092] Embora o método de download tenha sido descrito com referência a três fases completamente separadas Pl, P2 e P3 como mostrado na figura 3, as fases de préprocessamento e pós-processamento podem ser misturadas. Por exemplo, quando uma pluralidade de intervalos de tempo são dispostos para uma campanha, o servidor de administração de cartão SAC executa a fase de pós-processamento P3 referente a uma análise das mensagens de reconhecimento AC recebidas durante a fase imediatamente anterior P2 e executa uma fase de pré-processamento Pl para a formatar os dados a serem transmitidos durante uma fase de transmissão/ recepção P2 seguinte.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 65/116
36/41 [0093] Referindo-se a figura 5, o método de inibição das operações de única unidade de acordo com a invenção inclui as fases EO a E83. Deve ser notado que o controlador CR gerencia, ao mesmo tempo, uma pluralidade de algoritmos de acordo com a figura 5, em relação aos cartões Cl a CN orientados por uma campanha, na dependência de pedidos de acesso RQA estabelecidos durante a campanha.
[0094] Inicialmente, a fase EO, presume-se que um módulo de unidade única MU criou um pedido de acesso RQA, para que este possa realizar uma operação de unidade única para um cartão inteligente Cn que é susceptível de ser orientado pela campanha.
[0095] Em resposta ao pedido RQA, o controlador CR no banco de dados BD lê o indicador de acesso IAn na tabela correspondente TCn, no estágio El. Se o indicador de acesso IAn está no estado 0 e, portanto, se o acesso ao cartão Cn é livre, o controlador CR verifica no estágio E2 se existe uma campanha que já iniciada e orientando o cartão Cn, por meio da interrogação das tabelas de campanha TCA no banco de dados BD. O controlador CR, por conseguinte, consulta o gerenciador GE do módulo de campanha MC associado com a tabela TCA relativa a campanha que começou a orientar o cartão Cn, a fim de saber se a transmissão-recepção E/R já começou para o cartão Cn.
[0096] Se todos os pré-processamentos relativos à campanha foram executados para o cartão Cn, o gerenciador GE no módulo MC sinaliza isso para o controlador que coloca em estado 1 o indicador de acesso IAn na tabela TCN, no estágio E3. O referido estado 1 do indicador de acesso IAn
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 66/116
37/41 significa para qualquer outro módulo de unidade única ou qualquer outro módulo de campanha no servidor SSC que o cartão Cn está reservado para a campanha em curso processada pelo módulo MC, como a que é indicada pelo estágio Eli. Por conseguinte, o indicador de acesso IAn é alterador, de acordo com a invenção, para o estado 1 para a reserva do cartão Cn para a campanha, quando o primeiro módulo solicita o acesso ao cartão Cn, sem a referida comutação ser sistemática no inicio da campanha. Estatisticamente, o controlador CR no banco de dados BD raramente é solicitado pelos pedidos de acesso RQA, bem como a etapa E3 é executada apenas por um número muito baixo de cartões, em comparação com o número muito elevado de N cartões orientados pela campanha.
[0097] O módulo de unidade única MU, portanto, recebe a partir do controlador CR uma resposta pedindo-lhe que reitere o seu pedido, quando o acesso a campanha em curso será concluido, tal como indicado nos estágios E5 e E6. De preferência, na sequência do pedido RQA do módulo de unidade única MU estabelecido no estágio EO, o controlador CR armazena o endereço do módulo MU em uma memória ligada à tabela TCN, no estágio E4, de modo que o controlador CR posteriormente sinaliza o fim da campanha para o módulo MU.
[0098] A seguir, o módulo de campanha MC continua a campanha pela execução de uma fase de transmissão/ recepção P2 e uma fase de pós-processamento P3, como aquelas que foram vistas com referência à figura 3. Em especial, os módulos M2 e M3 no módulo de campanha MC executam todos os processamentos elementares relativos a transmissões/
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 67/116
38/41 recepções E/R e pós-processamentos POST para o cartão Cn durante a referida campanha, no estágio E5.
[0099] Durante o prosseguimento da campanha durante as fases P2 e P3, um outro módulo, por exemplo, um outro módulo de unidade única, pode solicitar o acesso ao cartão Cn estabelecendo um pedido de acesso RQA aplicado a partir do controlador CR para executar uma outra operação de unidade única para o cartão Cn, tal como indicado no estágio Eli. O controlador CR observando que o indicador de acesso IAn na tabela TCN já está no estado 1 aplica ao referido outro módulo uma resposta pedindo-lhe que reitere o seu pedido de acesso, quando a campanha em curso será concluída, após os estágios E5 e E6.
[0100] Logo que a campanha é finalizada e, particularmente quando o ultimo pós-processamento POST relativo ao cartão Cn estiver concluído, o que é sinalizado pelo gerenciador GE no módulo MC para o controlador CR, este último coloca no estado 0 o indicador de acesso IAn, a fim de liberar o acesso ao cartão Cn para a operação de unidade única solicitada primeiro pelo módulo de unidade única MU, como indicado pelo retorno do estágio E6 até o estágio EO. De fato, no final da campanha, o controlador CR coloca em estado 0, os indicadores de acesso IA1 a IAN, a fim de liberar entre cartões Cl a CN orientados pela campanha, os cartões para os quais pelo menos um pedido RQA foi aplicado ao controlador CR e o indicador de acesso foi alterado de 0 para 1 durante a campanha.
[0101] Voltando ao estágio E2, se os pósprocessamentos PRET pelo menos para o cartão Cn começaram ou
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 68/116
39/41 acabaram, sem que qualquer mensagem tenha sido transmitida ao cartão Cn e, portanto, sem a fase de pré-processamento P1 estar concluída, o controlador CR verifica no estágio E7, se a formatação de todas as mensagens destinadas ao cartão Cn está finalizada durante a fase de pré-processamento Pl, a formatação das mensagens sendo indivisível.
[0102] Se a formatação já começou, o pedido RQA é colocado como pendente até o final da formatação pelo controlador CR. Ao final da formatação no referido caso, ou na recepção do pedido RQA após o término da formatação durante a fase Pl, o controlador CR coloca em estado 1 o indicador de acesso IAn na tabela TCn, a fim de impedir qualquer acesso ao cartão Cn, pelo menos, durante a transmissão/ recepção E/R e o pós-processamento POST da operação de unidade única executada pelo módulo de unidade única MU, no estágio E71. Em seguida, o controlador CR autoriza o módulo de unidade única MU a executar a operação de unidade única destinada ao cartão Cn, no estágio E72. Tal como indicado no estágio E73 seguinte, quando o módulo de unidade única MU sinaliza o fim da execução do pósprocessamento POST da operação de unidade única do controlador CR, o último sinaliza, por sua vez, ao módulo de campanha MC de modo que o módulo Ml no último reformata os dados a serem transmitidos para o cartão Cn durante a fase de pré-processamento Pl da campanha em curso, no estágio E74. Na verdade, o pós-processamento executado pelo módulo de unidade única MU no estágio E73 modifica em especial a palavra de sincronização associada com o cartão Cn e, consequentemente, as palavras de sincronização a serem
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 69/116
40/41 incluídas nas mensagens de dados a serem transmitidas para o cartão Cn durante a campanha devem ser modificadas, o que impõe uma reformatação das mensagens.
[0103] Se, no estágio E7 a formatação das mensagens destinadas ao cartão Cn ainda não foi iniciada durante a fase de pré-processamento P1 da campanha, os estágios E81, E82 e E83 semelhantes aos estágios E71, E72 e E73 são realizados.
[0104] As etapas E81 a E83 também são realizadas quando o controlador CR observa que nenhuma campanha orientando o cartão Cn foi iniciada no estágio E2.
[0105] Após o estágio E5, ou após o estágio E74 ou o estágio E83, o controlador CR converte o indicador de acesso Cn de 1 para 0 e o método retorna para o estagio EO, a fim de liberar o acesso do cartão Cn para um próximo módulo, o endereço do qual é o primeiro na memória ligada à tabela Cn, ou se a memória está vazia, para qualquer outro módulo de unidade única ou módulo de campanha reiterando ou não um pedido de acesso.
[0106] Quando, no estágio El, o indicador de acesso IAn está em estado 1 e, portanto, o acesso ao cartão Cn é inibido devido a uma ocupação por uma campanha ou uma operação de unidade única em vias de ser executada em relação com o cartão Cn, como já foi mencionado, o controlador CR armazena o endereço do módulo MU na memória ligada à tabela TCn, no estágio Eli de modo que o controlador CR posteriormente sinaliza o final da campanha ou da operação de unidade única para o módulo MU. O acesso do cartão Cn só será liberado após o próximo estágio E5, ou E74 ou E83.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 70/116
41/41 [0107] A invenção não se limita a um carregamento de dados nos cartões inteligentes do tipo UICC. Um cartão inteligente onde os dados devem ser baixados, este também pode ser um cartão incluído em um computador portátil ligado a um terminal móvel, ou um cartão de pagamento ou qualquer outro cartão adicional incluído em um terminal móvel. De acordo com outras variantes, a invenção se aplica a outros objetos de comunicação eletrônicos portáteis, tais como assistentes digitais pessoais PDA de comunicação. A invenção também se aplica aos terminais móveis orientados por uma campanha para a qual os dados a serem copiados podem dizer respeito a um jogo a ser gravado no tipo de memória EEPROM não volátil de terminais móveis.

Claims (11)

1. Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor (SAC, BD) em objetos de comunicação portáteis (Cl-CN) através de uma rede de radiocomunicações (RR) durante uma campanha de operações comuns de download de dados do meio servidor para os objetos de comunicação, realizar o download de dados relativos a um objeto de comunicação (Cn) incluindo um pré-processamento de dados (PRET) no meio servidor para pelo menos uma mensagem de dados (MD) destinada ao objeto de comunicação, uma emissão (E) da mensagem de dados do meio servidor para o objeto de comunicação e uma recepção (R) pelo meio servidor de um reconhecimento (AC) transmitido pelo objeto de comunicação, e um pós-processamento de dados (POST) no meio servidor, dependendo do reconhecimento, caracterizado pelo fato de que o acesso a um objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha é autorizado (E72, E82) para uma operação de unidade quando o meio servidor (SAC, BD) gerencia o pré-processamento de dados (PRET) para o objeto de comunicação (Cn) durante a campanha, e é proibida (E3) para uma operação de unidade relacionada a um objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha assim que o acesso é solicitado quando o meio servidor (SAC, BD) gerencia, durante a campanha, a emissão (E) de mensagens de dados (MD) para o objeto de comunicação (Cn), a recepção (R) do reconhecimento (AC) transmitido pelo objeto de comunicação e o pós-processamento de dados (POST) relativo ao objeto de comunicação.
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 72/116
2/6
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pré-processamento de dados (PRET) para o objeto de comunicação (Cn) inclui a formatação de dados em mensagens (MD), e os dados são reformatados (E74) após o acesso ao objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha que foi solicitada para uma operação de unidade e a operação da unidade foi executada (E7) durante ou após a formatação de todas as mensagens destinadas ao objeto de comunicação durante o pré-processamento de dados (PRET) da campanha.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que do pré-processamento dos dados (Pl) e o pós-processamento (P3) dos dados relativos aos objetos de comunicação (Cl-CN) durante a campanha são executados respectivamente antes e depois das emissões de mensagens de dados e as recepções de reconhecimentos (P2) relativos aos objetos de comunicação, e os meios servidores (SAC, BD) se comunicam com a rede de radiocomunicações (RR) apenas durante as emissões de mensagens de dados e as recepções de reconhecimentos (P2), e qualquer acesso solicitado a um objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha é inibido durante as emissões de mensagens de dados e as recepções de reconhecimentos (P2) e o pós-processamento de dados (P3) relativos aos objetos de comunicação da campanha.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o pré-processamento de dados (Pl) relativos a objetos de comunicação tendo pelo menos uma característica comum têm uma parte comum executada apenas
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 73/116
3/6 uma vez antes das emissões de mensagens de dados e recepções de reconhecimentos (P2).
5. Método, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que o pós-processamento de dados (P3) relativos a objetos de comunicação tendo pelo menos uma característica comum têm uma parte comum executada apenas uma vez após as emissões de mensagens de dados e recepções de reconhecimentos (P2).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que as mensagens de dados (MD) e os reconhecimentos (AC) são respectivamente emitidos e recebidos pelo meio servidor (SAC, BD) através de um gateway de comunicação (SC) durante a menos um intervalo de tempo predeterminado (P2) e com uma taxa máxima dependendo da operação do gateway de comunicação.
7. Servidor (SAC) incluindo pelo menos um módulo de unidade (MU) e um módulo de campanha (MC) para inibir as operações unitárias de realizar o download de dados requeridos pelo módulo de unidade em objetos de comunicação portáteis (Cl-CN) através de uma rede de radiocomunicações (RR) durante uma campanha gerenciada pelo módulo de campanha e relacionada a operações comuns de download de dados para os objetos de comunicação, o download de dados relativos a um objeto de comunicação (Cn) incluindo um pré-processamento de dados (PRET) no servidor em pelo menos uma mensagem de dados (MD) destinada ao objeto de comunicação, uma emissão (E) da mensagem de dados de o servidor para o objeto de comunicação e uma recepção (R) pelo servidor de um reconhecimento (AC)
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 74/116
4/6 transmitido pelo objeto de comunicação e um pósprocessamento de dados (POST) no servidor, dependendo do reconhecimento, caracterizado pelo fato de que o módulo de unidade (MU) é autorizado a acessar um objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha (E72, E82) para uma operação de unidade quando o módulo de campanha (MC) gerencia o préprocessamento de dados (PRET) para o objeto de comunicação (Cn) durante a campanha, e é negado o acesso para uma operação de unidade relacionada a um objeto de comunicação (Cn) direcionado pela campanha assim que solicita o acesso, quando o módulo de campanha (MC) gerencia durante a campanha, a emissão (E) de mensagens de dados (MD) para o objeto de comunicação (Cn), a recepção (R) do reconhecimento (AC) transmitido pelo objeto de comunicação e o pós-processamento de dados (POST) relativos ao objeto de comunicação.
8. Servidor, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o módulo de campanha (MC) muda um indicador de acesso (Ian) associado a um objeto de comunicação (Cn) para um primeiro estado assim que uma base de dados (BD) conectada ao servidor detecta um pedido de acesso (RQA) estabelecido pelo módulo de unidade (MU) para acessar o objeto de comunicação (Cn) entre o início da emissão (E) de qualquer mensagem de dados durante a campanha para o objeto de comunicação e o final do pós-processamento de dados (POST) durante a campanha, dependendo do reconhecimento recebido transmitido pelo objeto de comunicação em resposta à mensagem de dados,
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 75/116
5/6 o módulo de campanha (MC) muda o indicador de acesso associado ao objeto de comunicação (Cn) para um segundo estado no final do dito pós-processamento de dados (POST) da campanha para o dito objeto de comunicação, e o módulo de unidade (MU) solicitando o acesso ao objeto de comunicação (Cn) está autorizado a acessar o objeto de comunicação durante o pré-processamento de dados (PRE) durante a campanha somente depois que a base de dados (BD) lê o indicador de acesso associado com o objeto de comunicação no segundo estado.
9. Servidor, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o módulo de campanha (MC) inclui um módulo de pré-processamento (Ml) para préprocessar dados em mensagens de dados respectivamente destinados aos objetos de comunicação (Cl-CN) quando o servidor não está se comunicando com a rede de radiocomunicações (RR) , um módulo de transmissão-recepção (M2) para emitir as mensagens de dados para os objetos de comunicação e receber reconhecimentos transmitidos pelos objetos de comunicação através da rede de radiocomunicações (RR) em resposta às mensagens de dados, e um módulo de pósprocessamento (M3) para o pós-processamento dos dados no servidor em função dos reconhecimentos recebidos quando o servidor não está em comunicação com a rede de radiocomunicações (RR).
10. Servidor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que os objetos de comunicação são os cartões de chip removíveis dos assinantes (Cl-CN) dos terminais de dados móveis (Tl-TN).
Petição 870180134965, de 26/09/2018, pág. 76/116
6/6
11. Servidor, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que os objetos de comunicação serem terminais de dados móveis (T1 - TN) .
BRPI0516165-7A 2004-09-27 2005-07-28 Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor para objetos de comunicação portáteis através de uma rede de radiocomunicações durante uma campanha e servidor para realizar o dito método BRPI0516165B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0410226A FR2875922B1 (fr) 2004-09-27 2004-09-27 Gestion de telechargement dans des objets communicants portables pour operation unitaire pendant une campagne
FR0410226 2004-09-27
PCT/EP2005/053697 WO2006034903A1 (fr) 2004-09-27 2005-07-28 Gestion de telechargement dans des objets communicants portables pour operation unitaire pendant une campagne

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0516165A2 BRPI0516165A2 (pt) 2010-06-15
BRPI0516165B1 true BRPI0516165B1 (pt) 2019-03-26

Family

ID=34949223

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0516165-7A BRPI0516165B1 (pt) 2004-09-27 2005-07-28 Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor para objetos de comunicação portáteis através de uma rede de radiocomunicações durante uma campanha e servidor para realizar o dito método

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7933585B2 (pt)
EP (1) EP1795026B1 (pt)
AT (1) ATE511735T1 (pt)
BR (1) BRPI0516165B1 (pt)
FR (1) FR2875922B1 (pt)
WO (1) WO2006034903A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8244225B2 (en) * 2006-05-22 2012-08-14 Afrigis (Pty) Ltd. Information distribution system and method for a mobile network
EP2043322A1 (fr) 2007-09-25 2009-04-01 Gemplus Procédé et objet pour extraire un contenu à caractère publicitaire à partir d'un message émis dans un réseau de radiocommunication
US20090204525A1 (en) * 2008-02-13 2009-08-13 Simon Phillips Payment device to issuer communication via authorization request
EP2424315A1 (fr) * 2010-08-30 2012-02-29 Gemalto SA Procédé de mise à jour d'une base de données d'abonnés enregistrés dans une plateforme OTA, carte et plateforme OTA correspondantes
US9094433B2 (en) * 2012-06-27 2015-07-28 Qualcomm Incorporated Systems and methods for bearer independent protocol gateway optimization
EP2999249A1 (en) * 2014-09-22 2016-03-23 Gemalto Sa Method for detecting dynamically that secure elements are eligible to an OTA campaign and corresponding OTA server
CN113176888B (zh) * 2021-04-27 2023-01-24 Oppo广东移动通信有限公司 电子设备的升级方法、升级装置、存储介质及电子设备

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6970698B2 (en) * 2002-07-23 2005-11-29 Sbc Technology Resources, Inc. System and method for updating data in remote devices
US20040076131A1 (en) * 2002-10-22 2004-04-22 Hai Qu Data download to removable modules via broadcast SMS in CDMA communication systems
US20050033829A1 (en) * 2003-08-04 2005-02-10 Nokia Corporation System and method for wireless multicast downloading
US7721104B2 (en) * 2003-10-20 2010-05-18 Nokia Corporation System, method and computer program product for downloading pushed content

Also Published As

Publication number Publication date
FR2875922A1 (fr) 2006-03-31
US7933585B2 (en) 2011-04-26
EP1795026A1 (fr) 2007-06-13
US20080058015A1 (en) 2008-03-06
BRPI0516165A2 (pt) 2010-06-15
EP1795026B1 (fr) 2011-06-01
WO2006034903A1 (fr) 2006-04-06
FR2875922B1 (fr) 2006-12-01
ATE511735T1 (de) 2011-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11051159B2 (en) Management systems for multiple access control entities
CN113678484B (zh) 提供订阅配置档的方法、用户身份模块和订阅服务器
BRPI0516165B1 (pt) Método para inibir operações de unidade de realizar o download de dados de um meio servidor para objetos de comunicação portáteis através de uma rede de radiocomunicações durante uma campanha e servidor para realizar o dito método
KR101085987B1 (ko) 모바일 장치들의 등록 및 모바일 장치들의 관리를 위한네트워크 및 방법
WO2020042447A9 (zh) 电子sim卡终端的连接管理系统、用户终端及应用程序
US20040043788A1 (en) Management of parameters in a removable user identity module
BRPI0614064A2 (pt) download de dados iniciado por objetos de comunicação portáteis durante uma campanha
EP1223774A1 (en) Method and apparatus for restricting call terminations when a mobile unit is roaming
EP3122080A1 (en) Method for distributing virtual user identification data, method for acquiring virtual user identification data, and device
CN107979835B (zh) 一种eSIM卡及其管理方法
WO2002071219A2 (en) System for replicating data of a mobile station
AU2002238720A1 (en) Data Storage System
CN101309271B (zh) 基于无线通信的用户识别模块业务发行方法及系统
CN101248644A (zh) 用户数据的管理
CN103609149A (zh) 用于控制无线通信装置的供应的方法和设备
WO2005069660A1 (en) Updating of preferred roaming list (prl) in a sim (subscriber identity module) / ruim (removable user identity module) card.
US11632669B2 (en) Information processing method
JP2002531027A (ja) 情報通信システムにおける方法およびシステム、ならびに加入者識別モジュール
CN102236568A (zh) Java卡应用下载的方法、装置和系统
CN1309879A (zh) 选择业务实施
KR20080072898A (ko) 캠페인 중에 무선 통신 네트워크에 있는 휴대형 통신객체에서의 데이터의 다운로드
KR101040022B1 (ko) 데이터베이스 동기화 방법
US8407359B2 (en) Campaign for downloading data into portable communicating objects
CN1527625A (zh) 执行验证的方法
EP1236367A1 (en) Safe information interchange between a user of a terminal and a sim application toolkit via wap

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: APRESENTE O DEPOSITANTE COMPLEMENTACAO DA TRADUCAO DO PEDIDO CONFORME ATO NORMATIVO 128 ITEM 9.2.1.

B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: APRESENTE O DEPOSITANTE DESENHOS CONFORME PUBLICACAO INTERNACIONAL - WO.

B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AXALTO S.A. (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR FUSAO DE: GEMPLUS

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GEMALTO S.A. (FR)

Free format text: NOME ALTERADO DE: AXALTO S.A.

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS