BRPI0515194B1 - Method and system for returning drilling fluid without the use of conventional up pipe - Google Patents

Method and system for returning drilling fluid without the use of conventional up pipe Download PDF

Info

Publication number
BRPI0515194B1
BRPI0515194B1 BRPI0515194-5A BRPI0515194A BRPI0515194B1 BR PI0515194 B1 BRPI0515194 B1 BR PI0515194B1 BR PI0515194 A BRPI0515194 A BR PI0515194A BR PI0515194 B1 BRPI0515194 B1 BR PI0515194B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drilling fluid
drilling
pump module
fluid
container
Prior art date
Application number
BRPI0515194-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Stave Roger
Original Assignee
Agr Subsea As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Agr Subsea As filed Critical Agr Subsea As
Publication of BRPI0515194A publication Critical patent/BRPI0515194A/pt
Publication of BRPI0515194B1 publication Critical patent/BRPI0515194B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B21/00Methods or apparatus for flushing boreholes, e.g. by use of exhaust air from motor
    • E21B21/08Controlling or monitoring pressure or flow of drilling fluid, e.g. automatic filling of boreholes, automatic control of bottom pressure
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B21/00Methods or apparatus for flushing boreholes, e.g. by use of exhaust air from motor
    • E21B21/001Methods or apparatus for flushing boreholes, e.g. by use of exhaust air from motor specially adapted for underwater drilling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Jet Pumps And Other Pumps (AREA)

Abstract

método e sistema para retorno de fluido de perfuração, a qual relaciona-se a um sistema que possibilita a utilização de um fluido de perfuração no orifício de perfuração sem a utilização de um suporte de aspersor para trazer os detritos e o fluido de perfuração à superfície; isto pode ser realizado através da utilização de unidades de bomba no leito oceânico ou suspensão de um dispositivo de flutuação; as unidades de bomba também podem ser suspensas a partir de um dispositivo de flutuação; o dispositivo de flutuação pode ser uma bóia ou outro tipo de corpo flutuante; através do bombeamento do fluido de perfuração à base de perfuração dentro do poço, o retorno subirá por fora da base de perfuração, ao espaço vazio e quando alcançar o bop (fora da base de perfuração) e um dispositivo de vedação e regulador de pressão, por exemplo, um scm, o fluido de perfuração será bombeado de volta ao equipamento para tratamento e armazenamento.

Description

■*método e sistema para retorno DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM 0 USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL' [001] , A presente invenção refere-se a um método e sistema para uso e retorno de fluido/detritos de perfuração de um poço que é perfurado no fundo do oceano com relação à produção de petróleo e à produção de gás relacionada a pouca distância da praia conforme descrito no preâmbulo das reivindicações independentes de 1 e 12, Particularmente, a invenção será utilizada sem suporte de aspersor sendo montado entre o equipamento de perfuração ou o recipiente de perfuração e dispositivo antierupção.
[002] , As exigências atuais com relação aos descarregamentos ambientais estabelecem demandas rígidas aos operadores na indústria petrolífera. Por exemplo, é uma exigência que não haja descarregamento de fluido de perfuração durante a perfuração, Durante a perfuração de um novo poço de petróleo no leito oceânico, ou a perfuração em um poço já existente, as quantias maiores de fluído de perfuração que devem ser tratadas são produzidas. Isto pode ser um fluido de perfuração com base em petróleo ou fluido de perfuração com base em água, dependendo se a perfuração realizada ê a perfuração de orifício superior ou perfuração nas zonas petrolíferas, [003] , A partir da tecnologia de know-how, a US 4.149.603 é mencionada. Este sistema revela uma solução em que a utilização de um suporte de aspersor é eliminada nas operações de perfuração sob a água, O sistema inclui uma bomba que pode ser acoplada a uma parte superior de uma cabeça de perfuração submersa e possuí uma parte inferior com uma entrada e uma parede de extensão de modo ascendente que colabora com a parte inferior, e também meios para impedir a água de entrar em contato com somente a parte superior dos detritos, conforme os detritos passar por cima da entrada inferior. Os detritos são ainda transportados à superfície com o auxílio de uma bomba via uma mangueira.
[004] , Uma desvantagem com a US 4.149.603 mencionada é, entre outras coisas, que a pressão de saída do fluido de perfuração não pode ser regulado índependentemente da pressão de água adjacente.
[005] . Referência é também feíta em relação as patentes US 6 415 877 B1 e US 6 745 851 B1.
[006] , O objeto da presente invenção é o de fornecer uma solução para o retorno do fluido/detritos de perfuração sem que um suporte de aspersor esteja disposto entre o equipamento de perfuração ou o recipiente de perfuração e o poço.
[007] , Este objeto é atingido com um método conforme definido na reivindicação independente 1.
[008] , As configurações alternativas preferidas do método são caracterizadas pelas reivindicações dependentes 2-11.
[009] , A invenção também se relaciona a um sistema conforme definido na reivindicação independente 12.
[0010] , A invenção agora descreverá em mais detalhes com referência às figuras anexas, em que: As Figuras 1 - 6 mostram configurações diferentes de um sistema de acordo com a invenção;
As Figuras 7 e 8 mostram configurações alternativas de um dispositivo de vedação e regulador de pressão de acordo com a invenção.
[0011] , A invenção relacíona-se a um sistema que possibilita a utilização de um fluido de perfuração no orifício de perfuração sem a utilização de um suporte de aspersor para trazer os detritos e o fluido de perfuração à superfície. Isto pode ser realizado através da utilização de unidades de bomba no leito oceânico ou suspensão de um dispositivo de flutuação. As unidades de bomba também podem ser suspensas a partir de um dispositivo de flutuação. O dispositivo de flutuação pode ser uma bóia ou outro tipo de corpo flutuante.
[0012] , Através do bombeamento do fluido de perfuração à base de perfuração dentro do poço, o retorno subirá por fora da base de perfuração, ao espaço vazio e quando alcançar o BOP (fora da base de perfuração) e um dispositivo de vedação e regulador de pressão, por exemplo, um SCM, o fluido de perfuração será bombeado de volta ao equipamento para tratamento e armazenamento.
[0013] , O fluído de perfuração não é conduzido de volta ao equipamento através do suporte de aspersor conforme de praxe. O fluido de perfuração pode ser conduzido de volta a um recipiente e de lã de volta para o recipiente de perfuração, conforme ilustrado no presente.
[0014] , Ou o fluido de perfuração é conduzido de volta ao recipiente de perfuração diretamente a partir das unidades de bomba, enquanto as unidades de bomba obtêm energia do recipiente. As unidades de bomba pode ser acionadas a partir do recipiente de perfuração. As unidades de bomba também podem ser acionadas a partir do recipiente. Ou elas são acionadas automaticamente do SCM com o auxílio de sensores, de modo que o nível no SCM é mantido aproximadamente constante.
[0015] , O fluído de perfuração é conduzido de volta ao recipiente de perfuração díretamente a partir da bomba ou bombas. As unidades de bomba também podem ser suspensas de um elemento de flutuação/bóia. O elemento de flutuação pode ser parcialmente submergido, e possui flutuabilidade positiva, e as unidades de bomba podem ser ancoradas no fundo, de modo que o sistema é mantido sob tensão.
[0016] . As unidades de bomba também podem ser suspensas a partir do recipiente de perfuração e ancoradas no leito oceânico, de modo que as unidades de bomba não entrem em conflito com o BOP, o SCM ou outro equipamento.
[0017] , As unidades de bomba também podem ser colocadas no leito oceânico e ancoradas no leito oceânico, de modo que as unidades de bomba não entrem em conflito com o BOP, o SCM ou outro equipamento. O posicionamento da(s) unidade(s) de bomba dependerá, em uma grande medida, se existe uma necessidade por mais bombas conectadas em série ou paralelo, profundidade oceânica e o sistema.
[0018] , Pode existir uma comunicação plena de dois modos, satélite de dados, entre o recipiente de perfuração e o equipamento de perfuração, de acordo com o que é necessário para o sistema. Também podem existir linhas de controle para unidades de bomba, dados, etc., que percorrem fisicamente de recipiente para recipiente. O fluido de perfuração também pode ser conduzido de volta ao recipiente de perfuração a partir do recipiente, ou vice-versa, dependente do que é mais adequado ao sistema.
[0019] , Como dispositivo de vedação e regulador de pressão, as soluções podem, por exemplo, ser utilizadas, as quais estão descritas nas próprias Patentes Norueguesas do requerente Ns 308.043 e Ns 312.915. Os referidos documentos são consequentemente incorporados como referências.
[0020] . Em um orifício de perfuração que é perfurado no leito oceânico, um dispositivo de vedação pode ser disposto, que normalmente é descrito como um módulo de sucção e centralização (SCM). Este dispositivo de vedação é normalmente disposto na cabeça de perfuração do orifício de perfuração para vedar entre a fundação na fonte e um poço esticado até o equipamento de perfuração, entre outras coisas, e para criar uma subpressão no orifício de perfuração de modo absorver o fluído de perfuração. A referida N- 308.043 revela um sistema para remoção do fluido de perfuração a partir da saída de um orifício de perfuração, compreendendo um módulo de sucção e centralização, que pode ser utilizado como um dispositivo de vedação e regulador de pressão na presente invenção, e é caracterizado pelo fato de que uma peça de extremidade que forma uma vedação, principalmente uma vedação firme de líquido entre o revestimento e a base de perfuração, é disposto entre a superfície interna do revestimento e a superfície externa da base de perfuração, e que pelo menos uma passagem de saída que é conectada diretamente a um sistema de tubos é disposta no revestimento, em conseqüência do que uma unidade de bomba pode, por exemplo, ser disposta.
[0021] , Um módulo de sucção conhecido do Pedido de Patente Norueguesa do requerente 2003 5172 também pode ser utilizado como um dispositivo de vedação e regulador de pressão, que compreende uma abertura na parte superior e corpo formado pelo tubo alongado, que é disposto em tubo que penetra o leito oceânico, através do qual uma base de perfuração é alimentada para perfuração do orifício superior, e onde um corpo formado pelo tubo compreende pelo menos uma passagem de saída na parede do tubo para exportação do fluído de perfuração de retorno a partir do orifício de perfuração a um módulo de bomba. Além disso, o corpo formado pelo tubo compreende um dispositivo de filtragem através das aberturas, onde as referidas aberturas são dispostas para deixar entrar, a pelo menos uma passagem de saída, o fluido de perfuração de retorno contendo os depósitos, tais como argila expandida e pedras, com um tamanho que é menor do que o diâmetro do tubo de entrada da bomba ou das aberturas da bomba.
[0022], Deste modo, a invenção relaciona-se a um método para utilização e retorno do fluido/detritos de perfuração a partir de um poço, que é perfurado no leito oceânico, em conexão com a produção de petróleo e produção de gás relacionada a pouca distância da prata, em que uma base de perfuração (12) atravessa a partir de um equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) ao orifício de perfuração e em que um dispositivo de antierupção (BOP) é disposto no referido poço. De acordo com a invenção, as seguintes etapas são realizadas sem que um suporte de aspersor seja disposto entre o equipamento ou recipiente e o referido dispositivo antierupção; para bombear o fluido de perfuração à base de perfuração (12) no poço, em que o fluido de perfuração é retomado para fora da base de perfuração em um espaço anular no orifício de perfuração e até o referido dispositivo antierupção (14); de modo a conduzir o fluido de perfuração a partir do dispositivo antierupção (14) para e através de um dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) disposto no referido dispositivo antierupção e, ainda, a um módulo de bomba (18) disposto adjacente ao poço; para regular o nível do fluído de perfuração e, deste modo, a pressão de saída do fluído de perfuração; no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16); e para bombear o referido fluído de perfuração até a superfície oceânica com o auxílio do módulo de bomba (18); via uma línha externa de retorno (20), [0023] . O fluido de perfuração pode ser conduzido através de uma passagem de saída no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) ao módulo de bomba (18), e a pressão de saída na referida passagem de saída pode ser regulada com base na gravidade específica do fluido de perfuração e o efeito de pressão da água do mar adjacente no nível do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão. O nível do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão pode ser regulado através do funcionamento do módulo de bomba, [0024] . O módulo de bomba pode ser suspenso a partir de um recipiente de superfície externa com o auxílio de um sistema de suspensão (22) e colocado em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão.
[0025] , Ou o módulo de bomba pode ser suspenso a partir de um elemento de flutuação (28) na água e colocado em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão. O elemento de flutuação pode ser parcialmente submergido na água, com flutuabílidade positiva e o módulo de bomba pode ser ancorado ao fundo com o auxilio de um ancoradouro (24).
[0026] , Ou o módulo de bomba pode ser colocado no leito oceânico em uma distância adequada do referido dispositivo de vedação e regulador de pressão.
[0027] , O fluido de perfuração é preferivelmente bombeado ao recipiente externo (26) com o auxílio do referido módulo de bomba antes de ainda ser transportado ao equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração, em que o módulo de bomba (18) é abastecido com energia a partir do referido recipiente externo.
[0028] , Ou o fluido de perfuração pode ser bombeado diretamente ao equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) com o auxílio do módulo de bomba, ao mesmo tempo em que o módulo de bomba (18} obtém energia do recipiente externo (26).
[0029] , O módulo de bomba (18) também pode ser suspenso a partir do equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10), [0030] , O módulo de bomba (18) pode ser acionado e controlado a partir do recipiente de superfície externa (26), ou o módulo de bomba pode ser acionado e controlado a partir do equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10), O módulo de bomba também pode ser acionado automaticamente com o auxílio de sensores (não mostrados) no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16), de modo que o nível do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão é mantido aproximadamente constante.
[0031] , A invenção também se relaciona a um sistema para retorno de fluido/detritos de perfuração a partir de um poço, o qua! é perfurado no leito oceânico em conexão com a produção de petróleo e produção de gás relacionada a pouca distância da praia, em que uma base de perfuração (12) atravessa a partir de um equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) ao orifício de perfuração e em que um dispositivo antierupção (BOP) é disposto no referido poço, sem que um suporte de aspersor seja disposto entre o equipamento ou o recipiente e o referido dispositivo antierupção, Um dispositivo de vedação e regulador de pressão {16} é disposto no dispositivo antierupção (14), configurado para regular o nível do fluido de perfuração e, deste modo, a pressão de saída do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16), e um módulo de bomba (18) é disposto em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão, em que o módulo de bomba é disposto para bombear o referido fluido de perfuração à superfície do mar, via um tubo de retorno externo.
[0032] , Também deve ser indicado que em uma configuração alternativa, o módulo de bomba e o referido dispositivo de vedação e regulador de pressão podem ser formados como uma unidade, p,ex, o módulo de bomba e, por exemplo, o referido SCM pode ser uma unidade, ou o módulo de bomba e o referido módulo de sucção podem ser uma unidade, [0033] , A Figura 6 mostra um exemplo da comunicação entre o equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) e o recipiente de superfície externa (26).
[0034] , As Figuras 7 e 8 mostram uma configuração de um dispositivo de vedação e regulador de pressão (16). Conforme pode ser visto nas figuras, o dispositivo pode estar aberto ou fechado na parte superior e podem compreender pelo menos uma passagem de saída (30) para o fluido/detritos de perfuração. REIVINDICAÇÕES:

Claims (12)

1. método PARA retorno DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", para utilização e retorno do fluido/detritos de perfuração a partir de um poço, o qual é perfurado no leito oceânico em conexão com a produção de petróleo e produção de gás relacionada a pouca distância da praia, em que uma base de perfuração (12) atravessa a partir de um equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) ao orifício de perfuração e em que um dispositivo antierupção (80P) (14) é disposto no referido poço, compreendendo as seguintes etapas, sem que um suporte de aspersor seja disposto entre o equipamento ou recipiente e o referido dispositivo antierupção (14): para bombear o fluido de perfuração à base de perfuração (12) no poço, em que o fluido de perfuração é retornado por fora da base de perfuração em um espaço anular no orifício de perfuração e até o referido dispositivo antierupção (14), e para conduzir o fluido de perfuração a partir do dispositivo antierupção (14) para e através de um dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) disposto no referido dispositivo antierupção e, ainda, para um módulo de bomba (18) disposto adjacente ao poço, caracterizado pelo fato de que ao regular o nível do fluido de perfuração, e, deste modo, a pressão de saída do fluido de perfuração, no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (18), de que o fluido de perfuração é conduzido através de uma passagem de saída no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) ao módulo de bomba (18), e de que a pressão de saída na referida passagem de saída é regulada com base na gravidade específica do fluido de perfuração e efeitos de pressão a partir da água do mar adjacente no nível do fluido de perfuração, e para bombear o referido fluido de perfuração até a superfície do mar com o auxílio do módulo de bomba via um tubo de retorno externo (20), e em que o nível do fluído de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) é regulado ao acionar o módulo de bomba (18).
2. MÉT0D0 pARA RET0RNQ DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL’, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18) é suspenso de um recipiente de superfície externa (26) e é colocado em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16),
3. MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18) é suspenso de um elemento de flutuação (28) na água e é colocado em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16).
4. MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o elemento de flutuação (28) é parcialmente submerso na água, com flutuabilidade positiva, e de que o módulo de bomba (18) é ancorado ao fundo.
5. "MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL , de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18) é colocado no leito oceânico e em uma distância adequada do referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16).
6. 'MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL , de acordo com uma ou mais das reivindicações 2,3, ou 5, caracterizado pelo fato de que o fluido de perfuração é bombeado ao recipiente externo (26) com o auxílio do referido módulo de bomba (18) antes de ser ainda transportado ao equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) e de que o módulo de bomba (18) abastece energia a partir do referido recipiente externo (26).
7. MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", de acordo com uma ou mais das reivindicações 2,3, ou 5, caracterizado pelo fato de que o fluido de perfuração é bombeado dí retamente ao equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) com o auxílio do módulo de bomba (18), com o módulo de bomba recebendo energia do recipiente externo (26) ao mesmo tempo.
8. "MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18) é suspenso a partir do equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10).
9. MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL , de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo de que o módulo de bomba (18) é acionado e controlado a partir do recipiente de superfície externa (26).
10 MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL ", de acordo com uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18) é acionado e controlado a partir do equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10).
11 " MÉTODO PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", de acordo com as reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o módulo de bomba (18} é acionado automaticamente com o auxílio de sensores no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16), de modo que o nível do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) é mantido aproximadamente constante.
12. "SISTEMA PARA RETORNO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO SEM O USO DE TUBO ASCENDENTE CONVENCIONAL", para utilização e retorno do fluido/detritos de perfuração a partir de um poço que é perfurado no leito oceânico em conexão com a produção de petróleo e produção de gás relacionada a pouca distância da praia, em que uma base de perfuração (12) atravessa a partir de um equipamento de perfuração ou recipiente de perfuração (10) ao orifício do poço e em que um dispositivo antierupção (14) (BOP) é disposto no referido poço, sem que um suporte de aspersor seja disposto entre o equipamento ou o recipiente (10) e o referido dispositivo antierupção (14), em que um dispositivo de vedação e regulador de pressão ¢16} é disposto no dispositivo antierupção (14) e que um módulo de bomba {18} é disposto em uma distância adequada adjacente ao referido dispositivo de vedação e regulador de pressão {16}, caracterizado pelo fato de que o nível do fluído de perfuração é ajustado para ser regulado no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) e, deste modo, a pressão de saída do fluido de perfuração, de que o referido dispositivo de vedação e regulador de pressão {16} compreende uma passagem de saída através da qual o fluido de perfuração é conduzido ao módulo de bomba (18), e de que a pressão de saída na referida passagem de saída é regulada com base na gravidade específica do fluido de perfuração e influência de pressão da água do mar adjacente no nível do fluido de perfuração e o módulo de bomba (18) é disposto para regular o nível do fluido de perfuração no referido dispositivo de vedação e regulador de pressão (16) ao acionar o módulo de bomba (18) e para bombear o referido fluido de perfuração à superfície do mar via um tubo de retorno externo (20).
BRPI0515194-5A 2004-08-19 2005-08-18 Method and system for returning drilling fluid without the use of conventional up pipe BRPI0515194B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NO20043467A NO321854B1 (no) 2004-08-19 2004-08-19 System og en fremgangsmåte for bruk og retur av boreslam fra en brønn som er boret på havbunnen
NO20043467 2004-08-19
PCT/NO2005/000296 WO2006031119A1 (en) 2004-08-19 2005-08-18 Method and system for return of drilling fluid

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0515194A BRPI0515194A (pt) 2008-07-08
BRPI0515194B1 true BRPI0515194B1 (pt) 2017-06-13

Family

ID=35044485

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0515194-5A BRPI0515194B1 (pt) 2004-08-19 2005-08-18 Method and system for returning drilling fluid without the use of conventional up pipe

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7958948B2 (pt)
EP (1) EP1784554B1 (pt)
BR (1) BRPI0515194B1 (pt)
CA (1) CA2576053C (pt)
MX (1) MX2007001982A (pt)
NO (1) NO321854B1 (pt)
WO (1) WO2006031119A1 (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI0718571B1 (pt) 2006-11-07 2018-05-22 Halliburton Energy Services, Inc. Sistema de tubo ascendente, e, métodos de testar a pressão de uma coluna de tubo ascendente e de perfuração
GB0706745D0 (en) * 2007-04-05 2007-05-16 Technip France Sa An apparatus for venting an annular space between a liner and a pipeline of a subsea riser
US7913764B2 (en) * 2007-08-02 2011-03-29 Agr Subsea, Inc. Return line mounted pump for riserless mud return system
NO333090B1 (no) * 2008-06-05 2013-02-25 Ott Subsea Bag Technology As Fremgangsmate og en innretning for gjenvinning av borevaeske
US8281875B2 (en) 2008-12-19 2012-10-09 Halliburton Energy Services, Inc. Pressure and flow control in drilling operations
US8322442B2 (en) * 2009-03-10 2012-12-04 Vetco Gray Inc. Well unloading package
MY155858A (en) * 2009-07-23 2015-12-15 Bp Corp North America Inc Offshore drilling system
US9567843B2 (en) 2009-07-30 2017-02-14 Halliburton Energy Services, Inc. Well drilling methods with event detection
MX2012002832A (es) * 2009-09-10 2012-04-19 Bp Corp North America Inc Sistemas y metodos para circular hacia afuera un caudal de perforacion de pozo en ambiente de gradiente dual.
EP2483513B1 (en) 2010-02-25 2015-08-12 Halliburton Energy Services, Inc. Pressure control device with remote orientation relative to a rig
US8201628B2 (en) 2010-04-27 2012-06-19 Halliburton Energy Services, Inc. Wellbore pressure control with segregated fluid columns
US8820405B2 (en) 2010-04-27 2014-09-02 Halliburton Energy Services, Inc. Segregating flowable materials in a well
US8353351B2 (en) * 2010-05-20 2013-01-15 Chevron U.S.A. Inc. System and method for regulating pressure within a well annulus
NO346702B1 (no) * 2010-07-30 2022-11-28 Enhanced Drilling As Boresystem for boring av undervannsbrønner fra en flytende mobil offshore boreenhet (MODU)
US8162063B2 (en) * 2010-09-03 2012-04-24 Stena Drilling Ltd. Dual gradient drilling ship
US9163473B2 (en) 2010-11-20 2015-10-20 Halliburton Energy Services, Inc. Remote operation of a rotating control device bearing clamp and safety latch
US8739863B2 (en) 2010-11-20 2014-06-03 Halliburton Energy Services, Inc. Remote operation of a rotating control device bearing clamp
CN102080510A (zh) * 2010-12-22 2011-06-01 中国海洋石油总公司 实现无隔水管泥浆回收钻井的海底泥浆吸入系统及方法
EP2694772A4 (en) 2011-04-08 2016-02-24 Halliburton Energy Services Inc AUTOMATIC LEVEL TUBE PRESSURE CONTROL ON HOLES
US9080407B2 (en) 2011-05-09 2015-07-14 Halliburton Energy Services, Inc. Pressure and flow control in drilling operations
BR112014004638A2 (pt) 2011-09-08 2017-03-14 Halliburton Energy Services Inc método para manutenção de uma temperatura desejada em um local em um poço, e, sistema de poço
US9068420B2 (en) * 2011-10-11 2015-06-30 Agr Subsea As Device and method for controlling return flow from a bore hole
GB2502626A (en) * 2012-06-01 2013-12-04 Statoil Petroleum As Controlling the fluid pressure of a borehole during drilling
WO2014003754A1 (en) * 2012-06-28 2014-01-03 Fmc Technologies, Inc. Well clean-up with subsea separator
US9823373B2 (en) 2012-11-08 2017-11-21 Halliburton Energy Services, Inc. Acoustic telemetry with distributed acoustic sensing system
NO20130438A1 (no) 2013-03-27 2014-09-29 Ikm Cleandrill As Fremgangsmåte og apparat for plugg og forlat operasjoner for havbunnsbrønner
WO2015160328A1 (en) * 2014-04-15 2015-10-22 Halliburton Energy Services, Inc. Determination of downhole conditions using circulated non-formation gasses
GB201503166D0 (en) 2015-02-25 2015-04-08 Managed Pressure Operations Riser assembly
US9664006B2 (en) * 2015-09-25 2017-05-30 Enhanced Drilling, A.S. Riser isolation device having automatically operated annular seal
NO340649B1 (en) * 2015-10-23 2017-05-22 Ehi As Improvements in particular relating to wellbore circulation operations
CN108798608B (zh) * 2018-07-26 2023-12-01 四川宏华石油设备有限公司 一种天然气水合物开采系统和方法
BR102021005383A2 (pt) * 2021-03-22 2022-09-27 Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Perfuração marítima com circulação reversa de fluido sem uso de riser de perfuração
CN114718458B (zh) * 2022-04-01 2023-05-30 中国石油大学(华东) 一种无隔水管气举、泵举联合举升的钻井装置及其参数设计方法

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4063602A (en) * 1975-08-13 1977-12-20 Exxon Production Research Company Drilling fluid diverter system
US4149603A (en) * 1977-09-06 1979-04-17 Arnold James F Riserless mud return system
US4813495A (en) * 1987-05-05 1989-03-21 Conoco Inc. Method and apparatus for deepwater drilling
US5469917A (en) * 1994-12-14 1995-11-28 Wolcott; Duane K. Use of capillary-membrane sampling device to monitor oil-drilling muds
US6142236A (en) * 1998-02-18 2000-11-07 Vetco Gray Inc Abb Method for drilling and completing a subsea well using small diameter riser
US6062313A (en) * 1998-03-09 2000-05-16 Moore; Boyd B. Expandable tank for separating particulate material from drilling fluid and storing production fluids, and method
NO308043B1 (no) * 1998-05-26 2000-07-10 Agr Subsea As Anordning for å fjerne borekaks og gasser i forbindelse med boring
US6415877B1 (en) * 1998-07-15 2002-07-09 Deep Vision Llc Subsea wellbore drilling system for reducing bottom hole pressure
WO2000008297A1 (en) * 1998-08-06 2000-02-17 Dtc International, Inc. Subsea control module
US6352114B1 (en) * 1998-12-11 2002-03-05 Ocean Drilling Technology, L.L.C. Deep ocean riser positioning system and method of running casing
NO312915B1 (no) * 1999-08-20 2002-07-15 Agr Subsea As Fremgangsmåte og anordning for behandling av borefluid og borekaks
US6457529B2 (en) * 2000-02-17 2002-10-01 Abb Vetco Gray Inc. Apparatus and method for returning drilling fluid from a subsea wellbore
US6484816B1 (en) * 2001-01-26 2002-11-26 Martin-Decker Totco, Inc. Method and system for controlling well bore pressure
US6966367B2 (en) * 2002-01-08 2005-11-22 Weatherford/Lamb, Inc. Methods and apparatus for drilling with a multiphase pump
NO20030599L (no) * 2002-02-11 2003-08-12 Vetco Gray Scandinavia As Integrert undersjoisk kraftforsyningsenhet for boring og produksjon
US6755261B2 (en) * 2002-03-07 2004-06-29 Varco I/P, Inc. Method and system for controlling well fluid circulation rate
BR0308522B1 (pt) * 2002-03-18 2013-04-16 sistema e mÉtodo para a recuperaÇço de um fluido de retorno de furos de poÇos submarinos.
NO318767B1 (no) 2003-11-21 2005-05-02 Agr Subsea As Anordning for fjerning og filtrering av borefluid ved topphullsboring

Also Published As

Publication number Publication date
NO20043467L (no) 2006-02-20
EP1784554B1 (en) 2016-11-16
WO2006031119A1 (en) 2006-03-23
NO321854B1 (no) 2006-07-17
EP1784554A1 (en) 2007-05-16
MX2007001982A (es) 2007-10-10
US7958948B2 (en) 2011-06-14
NO20043467D0 (no) 2004-08-19
US20080190663A1 (en) 2008-08-14
BRPI0515194A (pt) 2008-07-08
EP1784554A4 (en) 2014-10-29
CA2576053C (en) 2011-06-28
CA2576053A1 (en) 2006-03-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0515194B1 (pt) Method and system for returning drilling fluid without the use of conventional up pipe
US6142236A (en) Method for drilling and completing a subsea well using small diameter riser
US4830541A (en) Suction-type ocean-floor wellhead
ES2653991T3 (es) Sistema de perforación de presión controlada que presenta un modo de control de pozo
US7513310B2 (en) Method and arrangement for performing drilling operations
CN104763333B (zh) 一种基于海底泵控压的钻井系统及钻井方法
BR0212430A (pt) Dispositivo e método para regulação da pressão no fundo do furo quando da perfuração de poços situados em águas profundas em alto mar
BRPI0911365B1 (pt) sistemas e métodos de perfuração submarina
NO330148B1 (no) Fremgangsmate og apparat for a variere tettheten til boreslam ved anvendelse av dypvanns oljeboring.
US2970646A (en) Method for installing controls to and operating an underwater well
US20190226303A1 (en) Subsea methane production assembly
AU2003241367A1 (en) System and method for flow/pressure boosting in subsea
EP1694941B1 (en) Device for removal and filtration of drilling fluid
CN204532070U (zh) 一种基于海底泵控压的钻井系统
CN1688790A (zh) 一种利用置换工具的方法和装置
WO2019022601A1 (en) TUBING DRILLING SYSTEM AND METHOD COMPRISING A SUBMARINE TUBING DRIVE MECHANISM
US4653597A (en) Method for circulating and maintaining drilling mud in a wellbore
RU2438009C1 (ru) Способ разработки газогидратных месторождений
US3628604A (en) Method and apparatus for cementing offshore wells
CN218062251U (zh) 一种用于无隔水管钻井泥浆回收的海底基盘
CN111197470A (zh) 深海天然气水合物无隔水管勘探系统及方法
OA13023A (en) System and method of installing and maintaining anoffshore exploration and production system having an adjustable buoyancy chamber.
BRPI0708997A2 (pt) dispositivo de sonda de perfuração situada no leito do mar
WO2015123736A1 (pt) Sistema submarino de injeção de água do mar por meio de bomba centrífuga submersa
US6983802B2 (en) Methods and apparatus for enhancing production from a hydrocarbons-producing well

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: AGR SUBSEA AS (NO)

Free format text: SEDE ALTERADA CONFORME SOLICITADO NA PETICAO NO 018070073080/SP DE 05/11/2007.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: E21B 21/08

Ipc: E21B 21/00 (2006.01), E21B 21/08 (2006.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2633 DE 22-06-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.