BRPI0500830B1 - escala para escolha de dentes - Google Patents
escala para escolha de dentes Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0500830B1 BRPI0500830B1 BRPI0500830A BRPI0500830A BRPI0500830B1 BR PI0500830 B1 BRPI0500830 B1 BR PI0500830B1 BR PI0500830 A BRPI0500830 A BR PI0500830A BR PI0500830 A BRPI0500830 A BR PI0500830A BR PI0500830 B1 BRPI0500830 B1 BR PI0500830B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- teeth
- choosing
- scale
- facet
- bars
- Prior art date
Links
Landscapes
- Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
Abstract
"escala para escolha de dentes". patente de privilégio de invenção apresentada ao setor odontológico para introdução de uma escala para escolha de dentes a serem utilizados em próteses dentárias que é compreendida por kits de jogos de facetas de dentes artificiais, nas mais variadas formas e tamanhos, onde serão adicionadas duas barras cilíndricas verticais (1) em uma reentrância (2) na face posterior destas facetas, acompanhando o longo eixo destas, uma na porção esquerda e outra na porção direita, cuja função será receber um dispositivo de fixação que irá encaixar-se nestas barras e na reentrância, permitindo unir uma faceta à outra, este dispositivo de fixação consiste de uma estrutura retangular com uma dobradiça (3) no meio de cujas extremidades emergem 'braçadeiras' (4) que irão encaixar-se nas barras cilíndricas esquerda de uma faceta a barra cilíndrica direita da faceta ao lado, formando um verdadeiro 'colar' de dentes (fig. 3 e 4); a função da dobradiça é aumentar a mobilidade do conjunto permitindo uma perfeita adaptação deste a um rodete ou lâmina de cera, a fim de permitir que a prova estética, para escolha de dentes a serem utilizados em próteses dentárias, ocorra em boca.
Description
ESCALA PARA ESCOLHA DE DENTES Setor tecnológico da invenção [01] A presente patente de Invenção é pertencente ao setor tecnológico da odontologia, e mais especificamente tem por objetivo apresentar ao setor odontológico uma escala para escolha de dentes a serem utilizados em próteses dentárias.
Estado da técnica conhecido [02] A evolução na escolha de dentes em reabilitação oral chegou até o momento atual baseando sua escolha principalmente na largura da boca e forma da face. A teoria da largura da boca foi desenvolvida em 1910 por Wood Clapp o qual preconiza a utilização de três referenciais: linha média, linha da comissura labial e linha alta e baixa do sorriso. A teoria da forma da face foi desenvolvida em 1911 por James Leon Willians, o qual, por sua vez, pregava que os dentes humanos podem assumir três formas básicas: quadrado, triangular e ovóide, sendo que estas podem ainda relacionar-se entre si assumindo formas mistas, todas de acordo com a forma da face. A partir destas informações o profissional seleciona o jogo de dentes a ser utilizado em uma escala impressa em papel.
[03] Entretanto, para os elevados padrões estéticos exigidos pelos Cirurgiões-Dentistas e seus pacientes, estas técnicas não têm se demonstrado suficientes.
[04] Torna-se difícil ao profissional determinar dentre as inúmeras opções existentes, propostas por várias empresas do ramo, qual jogo de dentes apresenta as melhores condições de forma e tamanho para cada caso.
[05] Esta grande variedade de opções aliada à busca pela excelência estética traz uma série de problemas tanto para o profissional como para o paciente.
[06] Por exemplo, durante a execução de uma prótese total (dentadura) no momento da prova estética se percebe que poderiam existir alternativas que apresentassem melhores condições de forma e tamanho, ou ainda, quando existe erro na escolha, tornam-se necessários: nova escolha, compra e montagem de dentes para realização de uma nova prova estética.
[07] Em um caso de prótese fixa ou prótese sobre implante quando se solicita um enceramento diagnóstico (planejamento em cera das próteses a serem realizadas) ou provisórios a um laboratório de prótese dentária e quando o técnico não consegue, a partir das informações enviadas pelo profissional, captar e reproduzir as necessidades do paciente tomam-se necessários inúmeros ajustes ou mesmo a repetição dos trabalhos.
[08] Em todos estes e em inúmeros outros casos percebe-se o desperdício econômico e de tempo para ainda assim obtenção de resultados estéticos limitados.
[09] Além destes problemas, ainda existe a questão da impossibilidade do maior interessado, o paciente, em participar da escolha efetiva de seus dentes. Passo de extrema importância que é relegado ao profissional e depende da capacidade deste em captar as necessidades de seu paciente e fornecer ao mesmo as melhores opções para seu caso, independente das divergências estéticas existentes entre o profissional e o paciente.
[010] Dito isto, existem algumas alternativas que representam o atual estado da técnica e que são descritas em documentos de patentes. Alguns exemplos podem ser observados, e apresentam inconvenientes como os acima citados, como no caso da patente de invenção americana n° US2789353 - “Apparatus and methods foreffecting intra-oral selection of artificial tooth molds” que revela um dispositivo e seu respectivo método de uso, consistindo em templates (modelos) formados a partir de uma tira de colagem para os denteis artificiais, dotados de codificação utilizados para a seleção intra-oral de moldes dentais, sendo que cada modelo apresenta uma identificação própria com as características específicas dos dentes artificiais, facilitando a elaboração dos moldes reais pelo laboratório técnico. Entretanto, tal alternativa não descreve uma solução aplicada em escala para escolha de dentes a partir da utilização de kits que compreendem facetas de diferentes formatos, dotadas de sistema de encaixe que possibilitam a escolha diretamente no interior da boca do paciente, conforme a presente invenção.
[011] Já a patente n° US2169719 - “Method of setecting artificiai teeth” compreende o uso de um dispositivo para facilitar a seleção de dentes artificiais o qual ê composto por uma folha ou tira de material substancial mente transparente, como celulóide ou similar, que possibilita representações de dentes através de impressão, fotografia ou desenho à mão, sendo a mesma flexível para admitir a sua conformação conforme a curvatura do arco dental. Difere completamente do invento proposto no presente relatório por não compreender a possibilidade de posicionar, escolher e alterar conforme necessário os dentes, no momento da escolha, a partir da montagem de facetas dotadas de elemento de fixação que se interligam e permitem a personalização da restauração.
[012] Ainda dentro do contexto da presente invenção, é possível citar outra patente americana n° US1753644 - “Biproximal tooth and interlocking kaf' que apresenta uma alternativa de fixação para implante de dente substituto de um dente natural. Já na patente americana nD US 1654387 - "Means for preúetermining dentai repiacemenf ê descrito um dispositivo que consiste em uma tira de material flexível dotado de uma pluralidade de dentes em sequência de forma a auxiliar na escolha dos dentes que serão utilizados para a confecção de implantes. Ditas invenções diferem quanto ao invento aqui proposto tendo em vista que o mesmo compreende um kít dotado de facetas que podem ser fixadas entre sí, resultando na simulação da prótese a ser utilizada de forma real, auxiliando na escolha de dentes e coloração dos mesmos diretamente no interior da boca do paciente, facilitando o processo de escolha do modelo para posterior realização da prótese real, [013] Por fim, outra alternativa que pode ser citada, consiste na patente de invenção n° US2Q02QQ17O21 - "Molds for the manufacture of a dentai restoraiion and methods of making dental restorations!l que descreve moldes preparados em inúmeras formas e tamanhos para ser usado na fabricação de modelos para restaurações dentárias utilizando métodos e equipamentos de CAD/CAM. Entretanto, dito invento rei aciona-se mais com os materiais utilizados na fabricação dos moldes do que com a adaptação dos modelos ao paciente, portanto não compreende o desenvolvimento de facetas dotadas de reentrâncias que compreendem barras verticais através das quais podem unir-se, facilitando a escolha de dentes a serem utilizados tendo em vista que a mesma ocorre diretamente na boca do paciente Breve descritivo da invenção [014] Portanto, tendo-se em vista a resolução destes problemas e na busca pela excelência estética imposta pela odontologia contemporânea desenvolveu-se uma escala para escolha de dentes em próteses dentárias.
[015] Conforme citado acima, a escala de dentes em questão consiste de um kit de jogos de facetas em acrílico, cerâmica ou qualquer outro material, para dentes anteriores e posteriores, nas mais variadas formas e tamanhos.
[016] Descreve-se adiante uma proposta para a união de facetas a fim de formar a escala para escolha de dentes, entretanto toma-se evidente que a grande importância deste invento não depende da maneira utilizada para união das facetas, mas sim no fato de a escolha dos dentes ocorrer diretamente na boca do paciente levando-se em conta o mais importante: o resultado estético alcançado. Descrição dos desenhos anexos [017] Afim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será descrita de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados, os quais apresentam a disposição da escala para escolha de dentes a serem utilizados em prótese dentária, objeto da presente patente [018] A Figura 1 mostra a face posterior de uma faceta;
[019] A Figura 2 mostra o dispositivo para conexão de uma faceta a outra em perspectiva explodida;
[020] A Figura 3mostra uma vista frontal de um jogo de dentes;
[021] A Figura 4mostra a parte posterior do jogo de dentes com os dispositivos de conexão encaixados unindo uma faceta a outra;
[022] A Figura 5mostra duas facetas unidas pelo dispositivo de encaixe num corte transversal.
Descrição detalhada da invenção [023] De conformidade com as ilustrações, a escala para escolha de dentes será formada a partir da instalação de duas barras cilíndricas verticais (1) na face posterior de cada faceta, acompanhando o longo eixo desta. Uma barra cilíndrica vertical (1) é disposta na porção esquerda e outra na porção direita da faceta, cuja função é prender um dispositivo de fixação que se encaixe nestas barras (1) e permita unir uma faceta à outra. Observa-se ainda que este dispositivo de fixação ficará perfeitamente acoplado às facetas a partir de uma reentrância (2), previamente realizada nas facetas para recebê-lo.
[024] O dispositivo de fixação consiste de uma estrutura retangular com uma dobradiça (3) no meio de cujas extremidades emergem braçadeiras (4). Estas serão encaixadas na barra cilíndrica (1) esquerda de uma faceta à barra cilíndrica (1) direita da faceta ao lado, formando um verdadeiro “colar” de dentes. A função da dobradiça (3) é aumentar a mobilidade do conjunto permitindo uma perfeita adaptação deste a um rodete ou lâmina de cera.
[025] Este sistema de encaixe possui ainda o objetivo de fornecer mobilidade às facetas permitindo o intercâmbio destas dentro de jogos de dentes diferentes a fim de possibilitar a personalização das próteses. Por exemplo, na escolha de dentes num caso de prótese total para uma paciente do sexo feminino podem ser utilizados caninos de um outro grupo, mais delicados.
[026] A vantagens advindas deste sistema são inegáveis. Os erros relacionados a uma má escolha dos dentes ficam reduzidos a praticamente zero, pois a escolha dos dentes passa a ocorrer diretamente na boca do paciente levando-se em conta o que mais interessa: os resultados harmônicos alcançados, independentes de largura de boca ou forma da face.
[027] A invenção proposta no presente documento ainda facilita também o trabalho de montagem dos dentes, pois uma vez escolhido o jogo de facetas em questão, as marcas das facetas deixadas nos rodetes orientam a montagem dos dentes eliminando inúmeros problemas relacionados à montagem. Por exemplo, erros em relação ao desvio da linha média, extremamente difícil de se determinar em alguns casos.
[028] Esta escala proposta no presente pedido de patente de invenção pode ainda servir como meio de comunicação entre Cirurgião-Dentista e Técnico em Prótese Dentária nos casos de reabilitação oral com próteses fixas ou sobre implantes, onde se perdeu completamente os referenciais estéticos. Quando da solicitação de um enceramento diagnóstico ou provisórios, paciente e profissional decidem a forma e tamanho dos dentes a serem reconstruídos e enviam ao técnico as informações necessárias. Tais informações são obtidas a partir da escala, ou seja, o planejamento estético de uma reabilitação oral deixa de ser um procedimento abstrato. O procedimento então se torna em um método baseado no que o técnico consegue captar a partir dos modelos de gesso a ele enviados, e passam a ser procedimentos concretos e personalizados obtidos a partir de uma criteriosa escolha feita pelo profissional e paciente. Assim sendo, o técnico necessita apenas adaptar o caso em questão as informações enviadas.
[029] É importante salientar que as figuras e descrição realizadas não possuem o condão de limitar as formas de execução do conceito inventivo ora proposto, mas sim de ilustrar e tornar compreensíveis as inovações conceituais reveladas nesta solução. Desse modo, as descrições e imagens devem ser interpretadas de forma ilustrativa e não limitativa, podendo existir outras formas equivalentes ou análogas de implementação do conceito inventivo ora revelado e que não fujam do espectro de proteção delineado na solução proposta.
[030] Tratou-se no presente relatório descritivo de uma inovadora escala para dentes, dotado de novidade, atividade inventiva, suficiência descritiva, aplicação industrial e, consequentemente, revestido de todos os requisitos essenciais para a concessão do privilégio pleiteado.
REINVINDICAÇÃO
Claims (1)
1 - ESCALA PARA ESCOLHA DE DENTES que compreende dispositivo de seleção intra-oral de moldes de próteses dentárias caracterizada por compreender um kit de jogos de facetas de dentes artificiais formados a partir da instalação de duas barras cilíndricas verticais (1), em uma reentrância (2) localizada na face posterior das facetas; ditas barras cilindricas verticais (1) acompanham o longo eixo das facetas e localizam-se uma na porção esquerda e outra na porção direita; ditas barras cilindricas verticais (1) recebem um dispositivo de fixação de união de uma faceta a outra; dito dispositivo de fixação consiste de uma estrutura retangular com uma dobradiça (3) no meio de cujas extremidades emergem “braçadeiras" (4) que irão encaixar-se nas barras cilíndricas (1) esquerda de uma faceta a barra cilíndrica (1) direita da faceta ao lado..
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0500830A BRPI0500830B8 (pt) | 2005-03-21 | 2005-03-21 | escala para escolha de dentes |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0500830A BRPI0500830B8 (pt) | 2005-03-21 | 2005-03-21 | escala para escolha de dentes |
Publications (3)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0500830A BRPI0500830A (pt) | 2006-11-21 |
BRPI0500830B1 true BRPI0500830B1 (pt) | 2017-03-14 |
BRPI0500830B8 BRPI0500830B8 (pt) | 2021-06-22 |
Family
ID=37434402
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0500830A BRPI0500830B8 (pt) | 2005-03-21 | 2005-03-21 | escala para escolha de dentes |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0500830B8 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BR102022006437A2 (pt) * | 2022-04-04 | 2023-10-17 | Ruy Teichert Filho | Sistema e método de seleção da morfologia dentária |
-
2005
- 2005-03-21 BR BRPI0500830A patent/BRPI0500830B8/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BRPI0500830A (pt) | 2006-11-21 |
BRPI0500830B8 (pt) | 2021-06-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Wadhwani et al. | Accuracy of newly formulated fast-setting elastomeric impression materials | |
KR102482638B1 (ko) | 기준 의치용 위치 정렬 지그, 의치 제작 키트 및 이들을 사용하는 의치 제작 방법 | |
WO2006050231A1 (en) | Methods and apparatus for determining horizontal and vertical plane orientation for construction of dental prostheses | |
Jamjoom et al. | Effect of length and location of edentulous area on the accuracy of prosthetic treatment plan incorporation into cone‐beam computed tomography scans | |
Thanabalan et al. | Interocclusal records in fixed prosthodontics | |
JPS633854A (ja) | 顎模型 | |
Levin et al. | Results of a survey of complete denture procedures taught in American and Canadian dental schools | |
ES2612308B1 (es) | Férula y procedimiento para la planificación de la cirugía de implantes dentales y/o colocación guiada de prótesis sobre implantes | |
Christiansen | Rationale of the face-bow in maxillary cast mounting | |
US20060286502A1 (en) | Teeth indexing device | |
KR20120003581A (ko) | 기능성 치아모형 | |
BRPI0500830B1 (pt) | escala para escolha de dentes | |
US8282394B2 (en) | Dental articulator apparatus having visible coding of teeth and jaw positions with respect to post-treatment goals | |
Esguerra | Technique for fabricating a custom gingival mask using a maxillary complete-arch implant-supported fixed interim prosthesis with an integrated verification cast | |
Saafi et al. | A modified functionally generated path technique (FGP) for making posterior unit metal-ceramic crown: a case report | |
Narcisi et al. | Diagnosis and treatment planning for ceramic restorations | |
Tunkiwala et al. | Conservative Esthetic Rehabilitation of a Young Patient with Amelogenesis Imperfecta. | |
EP2759278A2 (en) | Device and method for manufacturing dental prostheses | |
Kumar et al. | Full mouth rehabilitation of a case of rampant caries using a twin-stage procedure | |
BR112019023496B1 (pt) | Gabarito padrão de alinhamento de dentadura, kit de preparação de dentadura e método para preparar dentadura usando o gabarito e o kit | |
Tung et al. | Accurate procedure for simultaneous registration of gingival emergence profile and maximal intercuspal position for metal ceramic restorations | |
RU2586239C1 (ru) | Способ замещения дефекта зубных рядов малой протяженности | |
Agrawal et al. | Full Mouth Rehabilitation of a Patient with Enamel Hypoplasia Using Hobo's Twin-Tables Technique for Occlusal Rehabilitation: A Case Report | |
US20080038695A1 (en) | Treatment prostheses for edentulous dental patients | |
Small | Creating an improved environment for restorative dentistry using periodontal surgery and the Broadrick flag occlusal plane analyzer |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/03/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B16C | Correction of notification of the grant |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/03/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO |