BRPI0419181B1 - lente de contato e método para projetar uma lente de contato - Google Patents

lente de contato e método para projetar uma lente de contato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0419181B1
BRPI0419181B1 BRPI0419181A BRPI0419181A BRPI0419181B1 BR PI0419181 B1 BRPI0419181 B1 BR PI0419181B1 BR PI0419181 A BRPI0419181 A BR PI0419181A BR PI0419181 A BRPI0419181 A BR PI0419181A BR PI0419181 B1 BRPI0419181 B1 BR PI0419181B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
contact lens
meridian
curves
lenses
Prior art date
Application number
BRPI0419181A
Other languages
English (en)
Inventor
F Jubin Phillippe
W Neadle Susan
B Hickson-Curran Sheila
F Jones William
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care filed Critical Johnson & Johnson Vision Care
Publication of BRPI0419181A publication Critical patent/BRPI0419181A/pt
Publication of BRPI0419181B1 publication Critical patent/BRPI0419181B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/048Means for stabilising the orientation of lenses in the eye

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Lenses (AREA)

Abstract

métodos para reduzir o manchamento corneano em usuários de lente de contato. a presente invenção fornece lentes em que a pressão máxima sob as pálpebras dos usuários de lente é reduzida. a invenção fornece design de lente que reduz ou elimina o esfarelamento mecânico da córnea mesmo em lentes feitas de material de módulo elevado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "LENTE DE CONTATO E MÉTODO PARA PROJETAR UMA LENTE DE CONTATO".
Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se a lentes de contato. Em particular, a invenção fornece lentes nas quais a ocorrência de mancha-mento corneano no usuário de lentes é reduzido.
Antecedentes da Invenção [002] O uso de lentes de contato para a correção de acuidade visual, para os propósitos cosméticos, ou ambos é bem conhecido. As lentes de contato macias são conhecidas, cujas lentes geralmente são fabricadas de materiais que incluem, sem limitação, hidrogéis e hidro-géis de silicone.
[003] Em uso normal sobre o olho do usuário de lente, uma porção da lente de contato macia cobre a córnea do usuário. O dano de célula corneana que é observável pelo manchamento corneano, ou em instilação de um olho diagnóstico sobre a superfície corneana, pode ocorrer em usuários de lente de contato macia. De interesse particular é o manchamento resultante de esfarelamento mecânico da lente sobre a córnea. Tal manchamento é considerado um precursor para a cisão do tecido corneano. Tal dano tem sido observado em usuários de lentes cortadas em torno mecânico, lentes feitas de materiais tendo um módulo de Young de 2,82 kg/cm2 (40 psi) ou maior, lentes com uma curva de superfície traseira única, e lentes nas quais a espessura do centro, o perfil de espessura periférica, ou espessura transversal, ou ambas é maior do que cerca de 0,1 mm.
[004] Adicionalmente, o dano de célula corneana tem sido observado em usuários de lentes que têm certas geometrias sobre suas superfícies dianteira ou traseira. As geometrias particularmente problemáticas são aqueles nas quais as junções entre as zonas na superfície frontal ou traseira da lente cria descontinuidades de superfície na área periférica média da lente. Para os propósitos da invenção, por área periférica média entende-se a área não ótica, fora da zona ótica, entre o centro geométrico da lente e a borda da lente, cuja área cobre a córnea quando a lente está sobre o olho. Tipicamente, esta área terá um raio entre cerca de 35 e 6,5 mm a partir do centro geométrico da lente. Finalmente, o dano da célula corneana pode resultar de lentes tendo áreas sobre as quais o perfil de espessura não é constante.
[005] O manchamento corneano devido a esfarelamento mecânico é mais comumente encontrado na região superior da córnea, ou da área da córnea acima da pupila, e na região inferior, ou região abaixo da pupila. Desse modo, o dano celular é mais provável aparecer nas áreas da córnea subjacentes à pálpebra superior ou inferior. A incidência de manchamento corneano varia de lente para lente com base no material e projeto da lente, porém pode ser tão elevada quanto 50% dos usuários de lente. Portanto, existe uma necessidade de projetos de lente em que a incidência de manchamento corneano é reduzida ou eliminada.
Breves Descrições dos Desenhos [006] A figura 1 é uma vista transversal, magnificada, de uma lente da invenção.
[007] A figura 2 é uma vista plana magnificada da superfície frontal da lente de figura 1.
Descrição da Invenção e Modalidades Preferidas [008] A invenção fornece métodos, e as lentes produzidas por tais métodos, para reduzir a incidência de manchamento em usuários de lente. Acredita-se que o manchamento corneano resultante de esfarelamento mecânico é mais freqüentemente o resultado de pressão máxima sobre a córnea, significando que uma área da córnea experimenta uma força maior imposta por uma área da lente, em relação às áreas adjacentes da córnea.
[009] Mais freqüentemente, estas áreas de pressão máxima ocorrem sob as pálpebras do usuário de lente. Tal pressão máxima é o resultado de um ou mais dos perfis de espessura da lente, ou espessuras transversais, módulo do material, e junções entre as zonas das superfícies da lente.
[0010] Em uma modalidade, a invenção fornece uma lente de contato compreendendo, consistindo essencialmente em, ou consistindo em pelo menos uma superfície que compreende um design onde uma pressão máxima é reduzida.
[0011] Um design de lente da invenção fornece um perfil vertical de iso-espessura. Por "perfil vertical de iso-espessura" entende-se que a espessura radial da área periférica mediana da lente quando medida entre as superfícies da lente frontal e traseira e ao longo de uma direção ortogonal à superfície traseira, é distribuída uniformemente ao longo de qualquer meridiano dentro de 45 graus do meridiano vertical (o eixo de grau 90-270) da lente. O perfil vertical de iso-espessura cria uma área em torno do meridiano vertical da lente em que a espessura transversal da área periférica mediana da lente é constante.
[0012] A figura 1 representa lente 10 personificando este design. As áreas periféricas medianas 11 são mostradas nas porções superior (topo) e inferior (base) da lente em que os perfis verticais de iso-espessura de áreas são usados. A figura 2 representa uma vista plana das lentes mostrando a área de posicionamento superior 11.
[0013] O perfil vertical de iso-espessura pode ser obtido contrabalançando-se a periferia de superfície traseira com a periferia de superfície frontal para formar o perfil desejado. Um tal perfil pode ser obtido por qualquer número de métodos de design incluindo, sem limitação, incorporar as curvas bisel fora de eixo ou empregando zonas periféricas múltiplas. Adicionalmente, os métodos de design da Patente dos Estados Unidos n° 6.595.640 pode ser empregados, cuja patente é incorporada aqui em sua totalidade.
[0014] Em ainda outra modalidade alternativa da invenção, as junções entre as várias zonas sobre uma ou ambas as superfícies da lente podem ser alisadas de modo a eliminas as descontinuidades de declive sobre a superfície traseira. Mais especificamente, nesta modalidade a junção entre as curvas sobre a superfície traseira são tal que os primeiros derivados de ordem, isto é, os declives das curvas na junção, sejam iguais. Qualquer número de métodos pode ser empregado para obter as junções alisadas incluindo, sem limitação, a combinação de duas zonas consecutivas empregando-se técnicas matemáticas convencionais.
[0015] As lentes da invenção preferivelmente são rotacionalmente estabilizadas para manter sua orientação sobre o olho. A estabilização rotacional adequada inclui a estabilização de prisma incluindo, sem limitação, a descentralização da superfície frontal da lente relativa à superfície traseira, balanceamento prismático, espessamento da borda da lente inferior, sustentando a lente sobre a pálpebra inferior, formando depressões ou elevações sobre a superfície da lente longe do meridiano de 90 graus, e truncando a borda da lente. Alternativamente, ou em combinação com a estabilização de prisma, a lente pode ser dinamicamente estabilizada. A estabilização dinâmica inclui reduzir a espessura da superfície externa da lente em duas regiões simetricamente situadas, espessar duas regiões no eixo central horizontal, e afilar, ou desbastar, as zonas de topo e base da lente. Tipicamente, as áreas de estabilização são localizadas na periferia da lente significando a porção não-ótica da lente circundando a zona ótica, porém excluindo as bordas da lente ou porção externa da lente com relação ao centro geométrico.
[0016] A invenção pode ser usada em design de lente visão única, multifocal e tórica. Adicionalmente, a invenção pode ser usada em design de lentes feitas de qualquer material de lente de contato adequado. Entretanto, a invenção pode ter sua maior utilidade em lentes que são qualquer dos dois ou ambos rotacionalmente estabilizadas pelo uso de áreas de diferentes espessuras na periferia de lente e lentes feitas de material de módulo elevado, ou materiais tendo um módulo de Young de cerca de 2,82 kg/cm2 (40 psi) preferivelmente cerca de 4,21 Kg/cm2 (60 psi) ou maior.
[0017] Os materiais de lente de módulo elevado incluem, sem limitação hidrogéis que incluem, sem limitação, etafilcon A. Preferivelmente, a invenção é usada em lentes feitas de hidrogéis de silicone significando um material contendo um ou mais componentes contendo silicone e um ou mais componentes hidrofílicos, tais como galifilcon.
[0018] O um ou mais componentes contendo silicone e um ou mais componentes hidrofílicos podem ser qualquer dos componentes conhecidos empregados na técnica anterior para fabricar hidrogéis de silicone. Os termos "componente contendo silicone" e "componente hidrofílico" não são mutuamente exclusivos, pelo fato de que, o componente contendo silicone pode ser um pouco hidrofílico e o componente hidrofílico pode conter algum silicone.
[0019] Um componente contendo silicone é aquele que contém pelo menos um grupo de [-Si-O-Si], em um monômero, macrômero ou prepolímero. Preferivelmente, o Si e O ligado estão presente no componente contendo silicone em uma quantidade maior do que 20% em peso, e mais preferivelmente maior do que 30 por cento em peso do peso molecular total do componente contendo silicone. Os componentes contendo silicone úteis preferivelmente compreendem grupos funcionais polimerizáveis tais como grupos funcionais de acrilato, metacri-lato, acrilamida, metacrilamida, N-vinil lactam, N-vinilamida e estirila. Exemplos de componentes contendo silicone que são úteis nesta in- venção podem ser encontrados na Patente dos Estados Unidos n° 3.808.178, 4.120.570, 4.135.250, 4.153.641, 4.740.533, 5.034.461 e 5.070.215 e EP 080539. Todas as patentes citadas aqui são pelo presente incorporadas em suas total idades por referência.
[0020] Outros exemplos de mono meros contendo silicone sâo mono meros de polissiloxanilalqui!(met)acrílico que incluem, sem limitação, tri s( tri m eti I si I óxi )silano de metacríloxipropila, metíl meta cri lato de pen-tametildisiloxanila, e sílano de metildi(trimetiIsiIóxi}metacriIoximetiIa, [0021] Uma classe preferida de componentes contendo silicone é um prepolímero de poli(organossiloxano) tal como polidimetilsiloxano de a, ω -b i sm eta cri I oxi propí I a. Outro exemplo preferido é o mPDMS (polidimetilsiloxano terminado por monobutila terminada por monome-tacriloxipropila). Outra classe útil de componentes contendo silicone incluí carbonato de vinila contendo silicone ou monômeros de carba-mato de vinila incluindo, sem limitação, 1,3-bis[4-('ví η í I oxi ca rbon í I óxi) b u t-1 -i I ]tetra metí l-isil oxa no, 3 -(vi n i I oxi ca rbo- níltio)propil-[tris(tiimetíls[loxíssílano]; carbamato de alila de 30[tris(tri metilsiló-xi )sil rljpropi Ia; carbamato de vinila de 3- [tris(trimetilsilóxi)vilil]propila; carbonato de vinila de trimetilsililetila; e carbonato de vinila de trimetilsililmetila.
[0022] Os componentes hidrofílicos incluem aqueles que são capazes de fornecer pelo menos cerca de 20% e preferivelmente pelo menos cerca de 25% de teor de água à lente resultante quando combinado com os componentes reativos restantes. Os componentes hidrofílicos adequados podem estar presente em quantidades entre cer- ca de 10 a cerca de 60% em peso com base no peso de todos os componentes reativos. Cerca de 15 a cerca 50% em peso com base e mais preferivelmente entre cerca de 20 a cerca de 40% em peso. Os monômeros hidrofílicos que podem ser usados para formar os polímeros desta invenção têm pelo menos uma ligação dupla polimerizável e pelo menos um grupo funcional hidrofílico. Exemplos de ligações duplas polimerizáveis incluem ligações duplas acrílicas, metacrílicas, acrilamido, metacrilamido, fumáricas, maléicas, estirila, isopropenilfeni-la, O-vinilcarbonato, O-vinilcarbamato, alílica, O-vinilacetila e N-vinillactam e N-vinilamido. Tais monômeros hidrofílicos podem sozinhos ser usados como agentes de reticulação. Os monômeros "tipo acrílico" ou "contendo acrílico) são aqueles monômeros contendo o grupo acrílico (CR’H==CRCOX) [0023] onde R é H ou CH3, R’ é H, alquila ou carbonila, e X é O ou N, que são também conhecidos polimerizar facilmente, tal como N,N-dimetilacrilamida (DMA), acrilato de 2-hidroxietila, metacrilato de glice-rol, metacrilamida de 2-hidroxietila, monometacrilato de polietilenogli-col, ácido metacrílico, ácido acrílico e misturas destes.
[0024] Os monômeros contendo vinila hidrofílica que podem ser incorporados nos hidrogéis da presente invenção incluem monômeros tais como N-vinil lactam (por exemplo, N-vinil pirrolidona (NVP)), N-vinil-N-metil acetamida, N-vinil-N-etil acetamida, N-vinil-N-etil formami-da, N-vinil formamida, carbamato de Ν-2-hidroxietil vinila, éster de N-vinila de N-carbóxi-jS-alanina, com NVP sendo o preferido.
[0025] Outros monômeros hidrofílicos que podem ser empregados na invenção incluem polióis de polioxietileno tendo um ou mais dos grupos de hidroxila terminais substituídos com um grupo funcional contendo uma ligação dupla polimerizável. Exemplos incluem polietileno glicol com um ou mais dos grupos de hidroxila terminais substituídos com um grupo funcional contendo uma ligação dupla polimerizável.
Exemplos incluem polietileno glicol reagido com um ou mais equivalentes molares de um grupo de capeamento de extremidade tal como me-tacrilato de isocianatoetila ("IEM"), anidrido metacrílico, cloreto de me-tacriloíla, cloreto de vinilbenzoíla, ou similares, para produzir um poliol de polietileno tendo um ou mais grupos olefínicos polimerizáveis terminais ligados ao poliol de polietileno por meio de porções de ligação tais como grupos de éster ou carbamato.
[0026] Ainda outros exemplos são os monômeros de carbonato de vinila hidrofílico ou carbonato de vinila descritos na Patente dos Estados Unidos n° 5.070.215, e os monômeros de oxazolona hidrofílicos descritos na Patente dos Estados Unidos n° 4.190.27 7. Outros monômeros hidrofílicos adequados serão evidentes para alguém versado na técnica. Os monômeros hidrofílicos mais preferidos que podem ser incorporados no polímero da presente invenção incluem monômeros hidrofílicos tais como acrilamida de Ν,Ν-dimetila (DMA), acrilato de 2-hidroxietila, metacrilato de glicerol, metacrilamida de 2-hidroxietila, N-vinilpirrolidona (NVP), e monometacrilato de polietilenoglicol. Os monômeros hidrofílicos mais preferidos incluem DMA, NVP e misturas destes.
[0027] A cura do material de lente pode ser realizada por qualquer método conveniente. Por exemplo, o material pode ser depositado dentro de um molde e curado por cura térmica, por irradiação, química, radiação eletromagnética, e similares e combinações destas. Preferivelmente, a moldagem é realizada empregando-se luz ultravioleta ou empregando-se o espectro total de luz visível. Mais especificamente, as condições precisas adequadas para curar o material de lente dependerão do material selecionado e as lentes a serem formadas. Os processos adequados são descritos nas Patentes dos Estados Unidos noS 4.495.313, 4.680.336, 4.889.664, 5.039.459, e 5.540.410, incorporadas aqui em suas totalidades por referência.
[0028] As lentes de contato da invenção podem ser formadas por qualquer método conveniente. Um tal método emprega um torno mecânico para produzir inserções de molde. As inserções de molde por sua vez são usadas para formar moldes. Subseqüentemente, um material de lente adequado é colocado entre os moldes seguido por compressão e cura da resina para formar as lentes da invenção. Alguém versado na técnica reconhecerá que qualquer outro número de métodos conhecidos pode ser usado para produzir as lentes da invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Lente de contato (10) compreendendo pelo menos superfície compreendendo uma concepção em que uma pressão de pico na córnea do usuário é reduzida, caracterizada pelo fato de que uma espessura radial da área periférica média da lente (11), medida entre superfícies da lente anterior e posterior e ao longo de uma direção orto-gonal à superfície posterior, é distribuída uniformemente ao longo de qualquer meridiano dentro de 45 graus do meridiano vertical da lente, de modo que existe uma área em torno do meridiano vertical da lente (10) na qual uma espessura da seção transversal da área periférica média da lente (11) é constante, e a dita lente compreendendo ainda estabilização rotacional proporcionada por depressões ou elevações formadas na superfície da lente longe do meridiano de 90 graus.
2. Lente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma superfície com pelo menos duas curvas com inclinações diferentes com uma junção entre elas, em que as inclinações das curvas na junção são iguais.
3. Lente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o módulo de Young é de 276 kPa (40 psi) ou mais.
4. Método para projetar uma lente de contato (10) em que uma pressão de pico sobre a córnea do usuário é reduzida, o método caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de proporcionar uma lente de contato (10) conforme definida na reivindicação 1.
5. Claim missing in original document.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de proporcionar uma superfície com pelo menos duas curvas com inclinações diferentes com uma junção entre elas, em que as inclinações das curvas na junção são iguais.
BRPI0419181A 2004-11-12 2004-11-12 lente de contato e método para projetar uma lente de contato BRPI0419181B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US2004/037836 WO2006054970A1 (en) 2004-11-12 2004-11-12 Methods for reducing corneal staining in contact lens wearers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0419181A BRPI0419181A (pt) 2007-12-18
BRPI0419181B1 true BRPI0419181B1 (pt) 2017-03-28

Family

ID=34959619

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0419181A BRPI0419181B1 (pt) 2004-11-12 2004-11-12 lente de contato e método para projetar uma lente de contato

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP1817627A1 (pt)
JP (1) JP4855412B2 (pt)
CN (1) CN101151569B (pt)
AU (1) AU2004324989A1 (pt)
BR (1) BRPI0419181B1 (pt)
CA (1) CA2587322C (pt)
WO (1) WO2006054970A1 (pt)

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5020898A (en) * 1990-01-29 1991-06-04 Schering Corporation Contact lens for correction of astigmatism
US5650838A (en) * 1995-05-04 1997-07-22 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Programmable smooth junctions on lenses
EP0889348A1 (fr) * 1997-07-03 1999-01-07 Gérard Muller Procédé de fabrication d'une lentille de contact à correct
US6467903B1 (en) * 2000-03-31 2002-10-22 Ocular Sciences, Inc. Contact lens having a uniform horizontal thickness profile
JP5051808B2 (ja) * 2000-12-11 2012-10-17 東レ株式会社 プラスチック成形品、およびそれからなるコンタクトレンズ
US7147325B2 (en) * 2002-04-12 2006-12-12 Menicon Co., Ltd. Contact lens and production method for contact lens
AU2003902102A0 (en) * 2003-05-02 2003-05-22 The Institute For Eye Research Contact lens

Also Published As

Publication number Publication date
CA2587322A1 (en) 2006-05-26
WO2006054970A1 (en) 2006-05-26
AU2004324989A1 (en) 2006-05-26
CN101151569A (zh) 2008-03-26
JP4855412B2 (ja) 2012-01-18
BRPI0419181A (pt) 2007-12-18
EP1817627A1 (en) 2007-08-15
CN101151569B (zh) 2013-11-20
CA2587322C (en) 2014-01-14
JP2008520002A (ja) 2008-06-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11829008B2 (en) Increased stiffness center optic in soft contact lenses for astigmatism correction
CA2618648C (en) Contact lenses and methods for reducing conjunctival pressure in contact lens wearers
US11754754B2 (en) Silicone hydrogels comprising N-alkyl methacrylamides and contact lenses made thereof
BRPI0514733B1 (pt) lente de contato de silicone hidrogel
CA2533304A1 (en) Junctionless ophthalmic lenses and methods for making same
KR101778511B1 (ko) 안정화된 콘택트 렌즈
US7036930B2 (en) Methods for reducing corneal staining in contact lens wearers
WO2009094368A1 (en) Contact lens
AU2017293335B2 (en) Increased stiffness center optic in soft contact lenses for astigmatism correction
BRPI0419181B1 (pt) lente de contato e método para projetar uma lente de contato
AU2012202279B2 (en) Methods for reducing corneal staining in contact lens wearers
CN103543539B (zh) 一种减少接触透镜佩戴者的角膜污染的方法
KR20070102668A (ko) 콘택트 렌즈 착용자의 각막 오염을 감소시키는 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted