BRPI0419013B1 - produto de papel tissue e método de fabricação de um produto de papel tissue - Google Patents

produto de papel tissue e método de fabricação de um produto de papel tissue Download PDF

Info

Publication number
BRPI0419013B1
BRPI0419013B1 BRPI0419013A BRPI0419013A BRPI0419013B1 BR PI0419013 B1 BRPI0419013 B1 BR PI0419013B1 BR PI0419013 A BRPI0419013 A BR PI0419013A BR PI0419013 A BRPI0419013 A BR PI0419013A BR PI0419013 B1 BRPI0419013 B1 BR PI0419013B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
pattern
tissue paper
paper product
tad
Prior art date
Application number
BRPI0419013A
Other languages
English (en)
Inventor
Danielsson Kim
Mansson Anna
Pringle Mike
Original Assignee
Sca Hygiene Prod Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sca Hygiene Prod Ab filed Critical Sca Hygiene Prod Ab
Publication of BRPI0419013A publication Critical patent/BRPI0419013A/pt
Publication of BRPI0419013B1 publication Critical patent/BRPI0419013B1/pt
Publication of BRPI0419013B8 publication Critical patent/BRPI0419013B8/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/006Making patterned paper
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F5/00Dryer section of machines for making continuous webs of paper
    • D21F5/18Drying webs by hot air
    • D21F5/182Drying webs by hot air through perforated cylinders
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24802Discontinuous or differential coating, impregnation or bond [e.g., artwork, printing, retouched photograph, etc.]

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Sanitary Thin Papers (AREA)
  • Machines For Manufacturing Corrugated Board In Mechanical Paper-Making Processes (AREA)

Abstract

produto de papel tissue, método de fabricação de um produto de papel tissue e dispositivo para gravação de uma camada de papel tissue a presente invenção refere-se a um produto de papel tissue de uma única camada que compreende uma primeira superfície externa e uma segunda superfície externa, a primeira superfície possuindo um motivo formado a úmido e a segunda superfície possuindo um motivo gravado que imita o motivo formado a úmido. adicionalmente a invenção se refere a um produto de papel tissue de múltiplas camadas que compreende pelo menos duas camadas incluindo duas camadas externas, cada camada externa apresentando uma primeira superfície e uma segunda superfície, uma destas camadas externas possuindo um motivo formado a úmido pelo menos sobre a primeira superfície, a outra camada externa possuindo um motivo gravado sobre pelo menos a primeira superfície, que imita o motivo formado a úmido da primeira superfície da outra camada externa, as duas camadas externas sendo reunidas de modo que as suas respectivas primeiras superfícies representem as superfícies externas do produto de papel tissue multicamadas. adicionalmente a invenção se refere a um método de fabricação correspondente e a uma unidade de gravação.

Description

PRODUTO DE PAPEL TISSUE E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE UM PRODUTO DE PAPEL TISSUE
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção relaciona-se a um produto de papel tissue que compreende ao menos uma camada, preferivelmente duas ou três camadas, Além disso, a presente invenção relaciona-se a um método correspondente de fabricar tais produtos de papel e a um equipamento para gravar uma camada de papel tissue que tem um rolo de gravação e um rolo contrário.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Como dito acima, a presente invenção relaciona-se particularmente à fabricação de um produto de papel tissue e, assim, à produção e processamento de uma camada de papel ou de uma manta de papel, respectivamente. O papel tissue é definido como um papel absorvente macio que tem um baixo peso base. Seleciona-se geralmente um peso base de 8 a 30 g/m2, especialmente 10 a 25 g/m2 por camada. Entretanto, o peso base pode também ser de até 50 g/m* e tipicamente até 40 g/m*. O peso base total de produtos de papel tissue de múltiplas camadas reside em uma faixa de 16 até 100 g/m2 e particularmente de até aproximadamente 80, 70 ou 50 g/m''.
Sua densidade está tipicamente abaixo de 0,60 g/cmr, particularmente abaixo de 0,30 g/cm3 e miais preferivelmente entre 0,08 e 0,20 g/cm’'. A produção de papel tissue é distinta da produção de papel como tal por causa de seu peso base extremamente baixo e por seu índice de absorção de energia de tensão muito mais elevado (veja DIN EN 12625-4 e DIN EN 12625-5) . O papel e o papel tissue diferem também em geral no que diz respeito ao módulo de elasticidade que caracteriza as propriedades de tensão-deformação destes produtos planos como um parâmetro material. O papel tissue é feito de polpa, o processo e o equipamento, respectivamente compreendendo essencialmente: I: Uma seção de formação incluindo o cabeçote e a porção tela de formação, II: Prensa ou TAD (secagem por ar através) III: Cilindro Yankee ou outros meios de secagem. IV: Crepagem. V: Área de outros pós-tratamentos, de monitoração e de enrolaraento.
As Etapas I-II nas etapas de processo acima mencionadas compreendem valores de secura de até 40%. Em um TAD, por exemplo, os valores de secura de entrada poderíam ser de aproximadamente de cerca de 20% e os valores de secura de saída poderíam ser, por exemplo, de aproximadamente 60 a 65%, o que requerería uma secagem mais adicional, até aproximadamente 90 a 95%. As Etapas III e IV são opcionais.
Na técnica anterior, são conhecidas diversas técnicas para prover a camada de papel com um padrão tridimensional.
Uma técnica é a formação a úmido da camada. A definição de formação a úmido é que um padrão tridimensional é formado em um estágio úmido quando as fibras podem ainda ser movidas, as fibras são secas preferivelmente nesta posição. Até valores de secura de aproximadamente até 40% as fibras são consideradas como tendo habilidade de se moverem dentro da manta. A formação a úmido da camada pode ser conduzida por meio de tela de formação, de tela TAD ou de tela de transferência (isto é, tela usada para transferir a camada de papel da seção de formação, por exemplo, para a seção TAD), a camada estando em contato com estas telas de modo que seja formado um padrão, que é dado pela tela. Este padrão pode resultar em um certo volume aumentado de papel e promove uma aparência de têxtil. Paralelamente às telas, tal padrão pode ser fornecido na porção de formação a úmido por meio de rolos, de feltros ou de correias. Neste contexto uma correia é uma alternativa para uma tela e compreende um substrato de suporte com uma estrutura ou um padrão de resina aplicado. Similarmente ao que ocorre com uma tela, também a estrutura da correia inclui ressaltos e depressões, entretanto, não sendo formados pela urdidura e por fios da trama, mas pela estrutura de resina aplicada.
Uma outra técnica usada na técnica anterior é a gravação. A micro bem como a macro gravação e gravação decorativa são conhecidas também da técnica anterior para converter a manta de papel tissue obtida da máquina de papel em um produto terminado de- pape] tissue, onde a conversão é conhecida também como processamento da manta de papel tissue a fim de fornecer uma ou mais camadas de papel para dar forma ao produto final de papel tissue. Neste sentido a manta continua de papel pode ser chamada de uma camada de papel quando processada e convertida em uma máquina de conversão. Além disso, uma chamada pré-gravação de uma camada de papel é conhecida em uma etapa anterior à laminação para obtenção, por exemplo, de um produto de papel tissue multicamadas acabado. Os processos acima mencionados são feitos quando o papel está seco.
Um padrão formado a úmido introduzido em um estado úmido mantém sua estrutura muito melhor no re-umedecimento quando comparado a um padrão introduzido em um estado seco, por exemplo, por meio de gravação.
Além disso, são conhecidos produtos de papel de duas camadas da técnica anterior, que compreendem duas camadas, ambas as camadas sendo produzidas, por exemplo, em uma máquina de papel TAD, isto é, TAD é usada para secagem. Cada camada tem um padrão formado a úmido era ambas suas superfícies (dado pela tela TAD) . Há um padrão no lado da camada da tela, isto é, o lado da camada que está em contato direto com a tela TAD, que tem a topografia negativa da superfície da tela TAD ou a impressão da tela TAD. Além disso, há também um padrão no lado da camada oposto ao lado da tela, sendo dado também pela tela TAD, entretanto, sendo substancialmente o positivo da tela TAD. As duas camadas são unidas de modo que as duas superfícies externas opostas do produto de papel tissue de duas camadas tenham a mesma aparência ou uma aparência oposta. Isto é, um ou outro dos lados da tela representam as superfícies externas ou lados opostos aos lados da tela, Um papel TAD é mais caro quando comparado ao papel tissue que tenha sido fabricado em uma máquina que não tenha nenhuma seção de TAD. Entretanto, a aparência de têxtil do papel TAD mais caro e, mais essencialmente, a capacidade de absorção mais elevada são mais desejadas pelo cliente. Em contraste, existem vantagens do papel tissue que não tenha nenhum padrão formado a úmido intencionalmente (papel tissue não formado a úmido) quando comparado ao papel TAD, tal como a capacidade de ser impresso. Isto se aplica também vice versa, na medida em que sejam consideradas outras propriedades dos respectivos materiais.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Baseado na discussão acima é o problema técnico da presente invenção fornecer um produto de papel tissue que tenha uma aparência visual melhorada e uma sensação de superfície seca similar em ambos seus lados externos e, no caso que de um produto de papel mui ti camadas, que este possa ser produzido mais eficientemente em termos de custo sem inferência em sua aparência visual, e fornecer um método correspondente de fabricação e um equipamento para gravar uma camada de papel tissue para melhorar sua aparência visual.
Este objeto é resolvido por um produto de papel tissue que tem as características segundo a presente invenção. Mais ainda, este objeto é resolvido por um método de acordo com um segundo aspecto da presente invenção.
As concretizações da presente invenção sào definidas nas reivindicações dependentes.
Um produto de papel tissue de uma camada de acordo com uma concretização da invenção compreende uma primeira superfície externa e uma segunda superfície externa, a primeira superfície tendo um padrão formado a úmido e a segunda superfície tendo um padrão gravado imitando o padrão formado a úmido. 0 padrão gravado sendo formado na camada em estado secc. No caso em que uma camada é, por exemplo, uma camada TAD, a manta de papel correspondente que sai da máquina de papel é do tipo frente e verso, isto é, o papel tem dois lados diferentes, um lado mais áspero e um lado mais liso. 0 lado mais áspero estava em contato com a tela TAD, isto é, o lado mais áspero· é o lado da tela. Ambos os lados acima mencionados têm um padrão feito pela tela TAD e a terminologia padrão "formado a úmido" inclui qualquer um. dos lados, seja o lado feito na tela e seja aquele feito no lado oposto desta. Por exemplo, aplicando um padrão gravado no lado mais áspero, a aspereza é superada em parte (isto é, atnaciada) e a sensação de superfície seca é similar à sensação de superfície seca no lado mais liso, isto é, o lateral oposto ao lado da tela. Além disso, ambos os lados terão uma aparência visual similar. Neste caso, o padrão gravado imita o padrão formado a úmido feito pela tela TAD no lado do papel oposto ao lado da tela. Ou seja, o padrão gravado tem uma topografia de superfície (positiva) similar à da tela TAD. Alternativamente, o padrão gravado pode também ser aplicado à superfície mais lisa que imita o padrão formado a úmido na superfície mais áspera. Ou seja, o padrão gravado tem uma topografia de superfície similar ao negativo da topografia de superfície da tela TAD. É concebível que uma camada não tenha sido sujeitada a TAD e que o padrão formado a úmido seja feito por outros meios diferentes da tela TAD, mas ainda no estado úmido da camada como definido acima.
Adicionalmente, a presente invenção fornece também um produto multicamadas de papel que compreende ao menos duas camadas incluindo duas camadas externas, cada camada externa tendo uma primeira superfície e uma segunda superfície, uma camada externa tendo um padrão formado a úmido ao menos na primeira superfície e a outra camada externa tendo um padrão gravado ao menos na primeira superfície que imita o padrão formado a úmido na primeira superfície da primeira camada externa, ambas as camadas externas sendo unidas de modo que suas respectivas primeiras superfícies representem superfícies externas do produto multicamadas de papel tissue. Além das camadas externas, como descritas, pode também haver uma camada intermediária ou mais camadas intermediárias. A camada ou as camadas intermediárias podem ser de qualquer tipo de papel tissue, camada ou camadas TAD, camada ou camadas de papel crepadas a seco, assim como camada ou camadas sem nenhum padrão intencional formado a úmido ou qualquer combinação destas. As duas camadas externas podem assim ser unidas diretamente em um produto de papel tissue de duas camadas ou indiretamente, através de urna camada ou de várias camadas intermediárias, em um produto de papel tissue de três ou mais camadas. Como na concretização acima, a terminologia "formado a úmido" inclui qualquer tipo de padrão feito na manta de papel em estado úmido. Por exemplo, se uma tela for usada para fazer o padrão, ambas as superfícies externas podem ser feitas com um padrão e qualquer um destes padrões é coberto pela terminologia acima. No detalhe, se, por exemplo, uma tela TAD for usada como uma camada externa, a superfície mais áspera ou a superfície mais lisa da manta de papel podem ser usadas como superfície externa do produto de papel tissue. Dependendo de qual superfície seja usada, o padrão na outra camada externa é gravado correspondentemente no mesmo padrão ou ao menos em um padrão similar. Assim, como acima mencionado, o padrão gravado na outra camada externa pode ter uma topografia de superfície similar ao positivo ou ao negativo da topografia de superfície da tela usada para fazer o padrão formado a úmido na primeira camada externa.
De acordo com uma concretização preferida do produto inventivo de papel multicamadas, ao menos as duas camadas externas são obtidas de máquinas de papel diferentes. Em conseqüência, camadas externas tendo propriedades diferentes podem ser unidas melhorando as propriedades totais do produto de papel tissue. Embora ambas as camadas externas sejam obtidas de papel feitas por diferentes máquinas, a aparência visual das superfícies externas do produto de papel tissue é ao menos similar.
Preferivelmente, uma camada é uma manta TAD obtida de uma máquina de papel TAD e a outra camada é uma manta de papel não-formada a úmido. Neste contexto o termo "não-formado a úmido" significa que, em seu estado úmido, como definido na parte introdutória, a camada não foi intencionalmente dotada de um padrão ou, respectivamente, de uma tridimensionaiidade. Por exemplo, uma camada de papel tissue fabricada sem ser submetida a TAD e que, nas etapas anteriores à seção de secagem, não tenha sido submetida também à formação a úmido é considerada como não formada a úmida. Deve ser compreendido que também uma camada que tenha um padrão, por exemplo, feito pela tela de formação, seja considerada também como sendo não-formada a úmido, desde que o padrão nâo seja destinado para finalidades decorativas ou funcionais, mas resultado da técnica convencional da máquina de papel.
Em uma concretização, o padrão gravado das concretizações da presente invenção acima tem impressões côncavas e convexas. Dependendo da superfície a ser imitada, as impressões côncavas formam depressões e a impressões convexas formam ressaltos na camada ou vice versa. Em referência ao exemplo acima de uma camada TAD tendo um padrão formado a úmido em ambas as superfícies externas, as impressões convexas do padrão gravado formam ressaltos e as impressões côncavas do padrão gravado formam depressões, no caso em que a superfície mais lisa (isto é, o lado oposto ao lado da tela) da camada ou manta TAD deva ser imitada. Neste caso a topografia de superfície do padrão gravado é a mesma ou ao menos similar à topografia de superfície da tela TAD usada para dar o padrão formado a úmido, onde a topografia de superfície do padrão de gravação é a mesma ou ao menos similar ao negativo da topografia de superfície da tela TAD. Por outro lado, se a superfície mais áspera (o lado da tela) da camada TAD deve ser imitado, as impressões convexas do padrão gravado formam depressões e as impressões côncavas do padrão gravado dão forma a ressaltos. Neste caso, a topografia de superfície do padrão gravado é a mesma ou ao menos similar ao negativo da topografia de superfície da tela TAD usada para dar o padrão formado a úmido.
As impressões convexas se estendem substancialmente paralelas ao sentido da máquina e são espaçadas entre si no sentido transversal à máquina. O sentido da máquina é definido como um sentido de transporte da camada ou da manta durante a fabricação do papel tissue, respectivamente. 0 sentido transversal à máquina é definido como a perpendicular ao sentido da máquina, as impressões convexas tendo uma forma substancialmente linear. Nesta concretização as impressões convexas se alinham em cumes lineares em um sentido angular ao sentido da máquina e ao sentido transversal da máquina. Neste contexto, as impressões convexas, como dito acima, podem estar presentes na forma de depressões ou de ressaltos.
De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, o padrão gravado compreende menos de 30 ressaltos por cm2. Os ressaltos são as áreas definidas pelas impressões convexas ou pelas impressões côncavas. 0 padrão gravado do produto de papel tissue descrito acima pode ter uma topografia de superfície semelhante a têxtil.
Além disso, prefere-se que o padrão formado a úmido seja formado pelos meios selecionados do grupo de uma tela de formação, de uma tela TAD, de uma tela de transferência, de um feltro, de uma correia, de um rolo ou de combinações destes. Neste contexto uma correia é uma alternativa de uma tela e compreende um substrato de suporte com uma estrutura ou um padrão de resina aplicado. Similarmente como em uma tela, também a estrutura da correia inclui áreas convexas e côncavas, entretanto, não sendo formadas por urdidura e por fios de trama, mas por estrutura de resina aplicada e por tratamento mecânico desta. Deve ser compreendido que formado a úmido significa que o padrão é feito à camada em um estado em que a camada ainda tem fibras móveis dentro da camada, o que corresponde normalmente a valores de secura de aproximadamente até 40%, como explicado na parte introdutória e que todas as técnicas para dar forma a tal padrão formado a úmido, conhecidas da técnica, devem ser cobertas pela presente invenção.
Além do produto de papel tissue, a presente invenção fornece também um método de fabricar um produto de papel tissue de uma camada tendo duas superfícies externas. 0 método de fabricação compreende as etapas de produzir uma camada de papel de modo que ao menos uma de suas superfícies externas tenha um padrão formado a úmido. O padrão formado a úmido pode ser gerado por qualquer tipo da técnica como dito acima. Além disso, também neste caso, o termo "formado a úmido" cobre não somente o padrão no lado da camada em contato direto com os meios que produzem o padrão formado a úmido, mas também o padrão no lado oposto. Além disso, o método compreende gravar a outra superfície externa da camada oposta à dita uma superfície externa em um padrão que imita o padrão formado a úmido do padrão formado a úmido formado na dita uma superfície externa. É fornecido também um método de fabricação um produto multicamadas de papel tendo ao menos duas camadas incluindo duas camadas externas, e duas superfícies opostas externas. Neste caso, o método compreende as etapas de produzir uma primeira camada em uma primeira máquina de papel, a primeira camada tendo um padrão formado a úmido ao menos em uma de suas duas superfícies externas; produzir uma segunda camada em uma segunda máquina de papel, gravando a segunda camada ao menos em uma de suas duas superfícies externas em um padrão que imita o padrão formado a úmido da primeira camada e finalmente unir a primeira camada e a segunda camada de modo que o padrão formado a úmido e o padrão gravado dêem forma às duas superfícies externas do produto multicamadas de papel. Adicionalmente entre a dita primeira camada e a dita segunda camada, pode também haver uma camada ou mais camadas intermediárias, como mencionado previamente. Assim, as camadas externas podem ser unidas diretamente ou indiretamente. Adicionalmente, a discussão do produto multicamadas de papel aplica-se também ao método correspondente de modo que o leitor deve se reportar à passagem acima.
Além do método de fabricação, a presente invenção fornece também um equipamento de gravação de uma camada de papel que compreende um rolo de gravação e um rolo contrário. Comparado aos equipamentos convencionais para gravar, o rolo de gravação tem um padrão que corresponda à topografia de superfície ou ao negativo da topografia de superfície, de um feltro, de uma correia ou de um rolo, em geral usado para obter um padrão formado a úmido em uma camada durante a produção da camada de papel tissue. 0 equipamento de acordo com a presente invenção tem preferivelmente um padrão que imita fios e/ou filamentos da tela usada para o/um padrão formado a úmido ou o negativo deste. 0 equipamento pode ser uma parte de uma máquina de conversão, em que um produto e um camada ou multicamadas é fabricado. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS.
Outras características e vantagens adicionais da presente invenção se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada subseqüente que se reporta aos desenhos anexos, em que: A Figura 1 mostra um exemplo de uma máquina de papel tendo uma seção de TAD e um cilindro Yankee como seção de secagem; A Figura 2 é uma vista em perspectiva que mostra a estrutura de uma tela TAD, que pode servir como um mestre para o padrão gravado ou o padrão da presente invenção a ser gravado; A Figura 3 é uma vista plana de uma tela alternativa de uma máquina de papel e de um padrão a ser gravado desenvolvido em um plano de um rolo de gravação de acordo com uma concretização da presente invenção; A Figura 4 é uma seção transversal ao longo da linha B-B na Figura 3, onde, neste caso, a Figura 3 é uma vista plana da tela; e A Figura 5 é uma seção transversal ao longo da linha B-B na Figura 3, onde, neste caso, a Figura 3 é uma vista plana de um padrão a ser gravado de acordo com uma concretização da presente invenção desenvolvida em um plano de superfície.
DESCRIÇÃO DE UMA CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA A seguir, uma concretização preferida da presente invenção será descrita com referência aos desenhos anexos. A concretização somente é destinada a exemplificar a presente invenção e não tem nenhuma finalidade limitativa.
Com referência à Figura 1, é explicado o curso de fabricação de papel em forma de uma manta. A manta de papel pode ser usada como uma camada em um produto de papel tissue. A máquina de papel mostrada pode ser dividida em cinco seções, seção de formação I, seção de TAD II, que pode ser alternativamente uma seção de compressão, seção III para Yankee ou outros meios de secagem, seção de crepagem IV e outros pós-tratamentos, seção V de descarga ou de enrolamento. Na seção de formação I são fornecidas duas telas de formação, a tela de formação interna (1) e a tela de formação externa (2) . 0 cabeçote (3) injeta polpa em uma fenda entre a tela interna (1) e a tela externa (2)-Subsequentemente, a manta (não ilustrada) é transportada para o topo da tela interna (1) . A tela interna (1) de uma máquina de papel convencional pode ser usada para proporcionar um padrão determinado tridimensional (padrão formado a úmido) em uma superfície externa da manta. Isto em general é conhecido pela pessoa hábil, de modo que nenhum outro detalhe adicional será considerado necessário neste contexto.
Entre a seção de formação I e a seção II de TAD a manta de papel tissue é transferida da tela de formação interna (1) para uma tela (5) de TAD. Esta transferência é obtida acoplando ambas as telas (1) e (5) em uma certa área. Uma caixa de vácuo ou uma sapata de levantamento (6) são fornecidas, as quais transferem a manta da tela de formação interna (1) para a tela (5) de TAD. Neste curso a manta é ainda drenada. Em consequência da caixa de vácuo (6) estar posicionada a montante dos cilindros TAD, a manta de papel tissue e suas fibras podem ser sugadas em depressões formadas entre ressaltos da tela (5) de TAD.
Uma possibilidade para conseguir uma tridimensionalidade da manta é a chamada "transferência rápida". Na transferência rápida, a tela de formação (1) corre mais rapidamente do que a tela TAD. Assim, a manta da camada de papel é enrugada na tela TAD de modo que é obtida uma tridimensionalidade.
Uma modalidade para obter mais tridimensionalidade é prover uma outra caixa de vácuo adicional (18), uma chamada caixa de molde, colocada unicamente na tela TAD. Em conseqüência desta caixa de vácuo (18) a manta de papel tissue e suas fibras são sugadas nas depressões formadas entre os ressaltos da tela (5) de TAD. Assim, a densidade de fibra de manta nas depressões da tela é menor do que na área dos ressaltos.
Em conseqüência, é formado um padrão tridimensional intencional em ambas as superfícies externas opostas da manta, isto é, não somente na superfície externa em contato com a tela TAD, mas também na superfície externa oposta da manta. Ambos estes padrões (isto é, o padrão do lado da tela e o padrão lateral oposto) são considerados também como sendo formados a úmido. A tela TAD corre através de um chamado cilindro de TAD (na concretização descrita dois cilindros) protegido parcialmente por uma capota. Na concretização da Figura 1, o ar quente é soprado das capotas através da manta em direção ao cilindro de TAD. 0 sentido de sopro do ar quente é mostrado na Figura 1 por meio de setas. Entretanto, o sentido de soprar o ar quente pode ser também de outra maneira oposta, isto é, o ar quente pode ser soprado do cilindro através da manta em direção à capota. Este processo de soprar o ar quente através da manta dá a este método de secagem o seu nome: TAD (do inglês "through air drying" - secagem pó ar através). Por meio deste processo, o padrão formado a úmido feito pela tela TAD na(s) superfície(s) externa(s) é fixo.
De acordo com uma concretização possível, a manta é transferida subseqüentemente a uma seção III por meio de um rolo de pressão usando pressão mínima a um cilindro (8) Yankee, onde a manta é secada, além disso, por meio de capotas de secagem ou de uma capota de secagem (9) e o padrão formado a úmido é intensificado realçando a densidade das porções do padrão que já têm densidade elevada, porque os ressaltos da tela são pressionados de encontro ao cilindro Yankee com a manta posicionada entre eles. De acordo com a seção IV na extremidade de descarga do cilindro Yankee pode também ser fornecido um assim chamado dispositivo de crepagem (10) para fazer a crepagem da manta nesta posição.
Finalmente, a manta é enrolada na seção de enrolamento V. 0 processo de fabricação da manta de papel tissue não é descrito mais detalhadamente, porque o processo em si, assim como os equipamentos, são bem conhecidos na arte. A Figura 2 mostra em uma vista em perspectiva, de acordo com uma das inúmeras concretizações, a estrutura e a configuração de uma tela (5) de TAD que pode servir como um mestre para o padrão formado a úmido a ser imitado. A tela (5) de TAD na concretização mostrada é tecida e consiste de fios de urdidura (12) e de fios de trama (13). Na concretização mostrada o fio (12) corre alternadamente sobre três fios de trama e sob dois fios de trama. Os fios de urdidura (12) correm paralelos ao sentido MD da máquina, visto que os fios de trama (13) correm no sentido transversal CMD da máquina, isto é, perpendicular ao sentido da máquina. Considerando a orientação dos fios da trama e de urdidura, pode estar presente uma distorção de aproximadamente 10°.
Como pode ser claramente derivado da Figura 2, os fios de urdidura (12) são espaçados entre si perpendicularmente ao sentido da máquina, isto é, no sentido transversal da máquina, visto que os fios de trama (13) são espaçados entre si paralelamente ao sentido da máquina. Além disso, é aparente da Figura 2 que as porções dos fios de urdidura (12), que correm sobre os fios de trama (13), isto é, os ressaltos, se alinham em uma fileira que fica em ângulo com o sentido MD da máquina. Por exemplo, os ressaltos (12a) a (12e) formados pelos fios de urdidura formam uma diagonal angulada em relação ao sentido MD da máquina. Em outras palavras, um primeiro ressalto (12a) junto com um segundo ressalto adjacente a este no sentido transversal da máquina, por exemplo, (12b), dá forma a uma linha em ângulo com o sentido da máquina. Da mesma maneira outras diagonais são formadas em outros ângulos com o sentido MD através da combinação dos ressaltos de outra maneira.
Também, as depressões (13a) são formadas nas seções em que os fios de urdidura (12) correm sob dois fios de trama (13).
Embora a Figura 2 mostre somente uma vista em perspectiva de uma tela (5) de TAD, que serve como um mestre para um padrão a ser gravado para o equipamento de acordo com a presente invenção, uma concretização do padrão inventivo a ser gravado baseado nesta tela de TAD descrita parecería substancialmente a mesma, a não ser em comparação com uma tela tecida onde nenhuma abertura estivesse presente.
Consequentemente, também uma vista plana esquemática, como mostrada na Figura 3 em uma tela TAD, que sirva como mestre para a superfície do rolo de gravação da presente invenção seria a mesma que a vista plana do padrão a ser gravado de acordo com a presente invenção desenvolvida em um plano de superfície. Neste contexto, "desenvolvida em uma superfície plana" significa que o padrão do rolo de gravação que é geralmente cilíndrico, de modo que o padrão seja arqueado, está ilustrado em um plano, ao invés de ser arqueado. A seguir, a idéia básica da presente invenção é explicada por meio de uma concretização preferida da presente invenção que refere às Figuras 3 a 5.
Na concretização da Figura 3, se considerada como a vista plana de uma tela TAD, os fios de urdidura (12) correm alternadamente sobre três fios de trama (13) e sob dois fios de trama (13). Além disso, os ressaltos dos fios de urdidura (12), isto é, as porções que correm sobre os fios de trama (13), se alinham em uma orientação angular ao sentido MD da máquina, como mostrado pelas referências assinaladas como (12a) a (12d). A Figura 4 mostra uma seção transversal ao longo da linha B-B na Figura 3, se a vista plana na Figura 3 for considerada como uma vista plana de um exemplo de uma tela de TAD, Descreve-se também na Figura 4, que um fio de urdidura (12) corre alternadamente sobre três fios de trama (13) e sob dois fios de trama (13).
Se a Figura 3 é vista como um padrão a ser gravado para um rolo de gravação de acordo com uma concretização da presente invenção, onde o padrão a ser gravado é desenvolvido em um plano de superfície, o espaço entre os fios de trama (13) e os fios de urdidura (12), que estão referidos como (14), não são aberturas como em uma tela de TAD, mas representam um plano mais baixo do padrão a ser gravado sendo de material maciço. Além disso, neste caso, as partes dos fios de urdidura (12) que formam os ressaltos (12a) a (12d) na tela (15) de TAD formam os cumes lineares que se alinham em uma diagonal ao sentido da máquina, como descrito acima em referência à tela TAD da Figura 2. As partes em que os fios de urdidura (12) correm sob os fios de trama (13) formam depressões ou recessos, embora no presente caso as partes dos fios de trama (16) sejam também visíveis na topografia de superfície do padrão a ser gravado (veja Figura 5).
De acordo com a presente invenção, a topografia de superfície de uma tela usada na fabricação de papel tissue (uma tela TAD na presente concretização preferida) é a mesma que a topografia de superfície do padrão de gravação inventivo do rolo de gravação da concretização da presente invenção. Por esta razão, a vista plana na tela TAD, assim como do padrão a ser gravado de acordo com a presente invenção, é substancialmente a mesma. Se a seção transversal de um padrão a ser gravado de acordo com a presente invenção for tomada ao longo da linha B-B na Figura 3, pode ser extraída a seção transversal mostrada na Figura 5. A seção transversal na Figura 5 é substancialmente a mesma que a estrutura de superfície da Figura 4. As superfícies mais altas dos fios de urdidura (12), assim como as superfícies mais altas dos fios de trama (13) juntamente com os espaços entre os fios de urdidura (12) e os fios de trama (13), como plano mais baixo (17), formam uma superfície completamente fechada (topografia de superfície).
Na Figura 5, são fornecidos cumes lineares (15) e rebaixos formados entre eles, isto é, na área que corresponde àquela da tela TAD em que o fio de urdidura (12) corre sob dois fios de trama (13) . Além disso, é fornecido um terceiro plano (17). Os cumes lineares (15) imitam os fios de urdidura (12) , visto que os rebaixos imitam as depressões da tela TAD. Os ressaltos baixos (16) imitam os fios de trama (13). Além disso, o terceiro plano (17) forma uma superfície correspondente às aberturas (14) na tela TAD entre os fios de urdidura (12) e os fios de trama (13) que são geralmente fornecidas. Consequentemente, o padrão a ser gravado mostrado na Figura 5 e de acordo com uma concretização da presente invenção imita um positivo de uma tela TAD, tal como mostrado na Figura 4 em seção transversal. Ou seja, a topografia de superfície desta, bem como a da outra, são substancialmente as mesmas. Preferivelmente o padrão da presente invenção a ser gravado compreende menos de 30 ressaltos (no caso, os cumes lineares imitam os ressaltos acima referidos) por cm2, ãlternativamente, a topografia de superfície do padrão a ser gravado no rolo de gravação pode ser o negativo daquele padrão da tela TAD. Ou seja, o padrão que é feito pela tela TAD no lado da tela (isto é, no lado em contato com a tela) da camada no estado úmido serve como mestre para o padrão a ser gravado no rolo de gravação. Assim, as partes do fio de urdidura (12) que formam os ressaltos (12a) a (12e) na tela TAD são rebaixos no padrão a ser gravado do rolo de gravação e as partes das depressões (13a) na tela TAD são os ressaltos.
Assim a presente invenção sugere um equipamento para gravar uma camada de papel tissue tendo um rolo de gravação e um rolo contrário. O rolo de gravação sendo preferivelmente um rolo de aço e o rolo contrário sendo preferivelmente um rolo de borracha. O rolo de gravação compreende um padrão a ser gravado como, por exemplo, aquele mostrado na Figura 3 em relação à Figura 5. O padrão a ser gravado tem a topografia de superfície, por exemplo, de uma tela TAD, que seja usada convencionalmente na fabricação de uma camada de papel tissue TAD e que dê um padrão (formado a úmido) na(s) superfície(s) externa(s) da camada de papel. Alternativamente, o padrão a ser gravado pode também ser um negativo da topografia de superfície ao invés do positivo. 0 equipamento da presente invenção fica situado preferivelmente a jusante de uma máquina de papel de modo que o padrão a ser gravado seja feito à camada de papel tissue durante processamento adicional da camada de papel, isto é, na conversão da camada de papel tissue.
Alternaiivamente, o equipamento também pode ser fornecido entre o dispositivo de crepagem (10) e o bobinamento (11).
De acordo com uma concretização preferida da presente invenção, a topografia de superfície do padrão a ser gravado é o negativo da topografia de superfície da tela (5) de TAD usada para fornecer um padrão formado a úmido em uma camada de papel tissue. Nesta concretização, a camada de papel tissue tem um padrão formado a úmido em ambas suas superfícies externas. Um padrão mais áspero de superfícies é feito no lado da camada em contato com a tela e um padrão de superfície mais liso é feito no lado oposto. A topografia de superfície do lado mais liso corresponde substancialmente à topografia de superfície da tela TAD. Assim, para proporcionar um padrão similar no lado da camada voltado para a tela, o lado da camada voltado para a tela é gravado também com uma unidade de gravação, onde o rolo de gravação tem o negativo da topografia de superfície da tela TAD. Assim, pode ser obtido um produto de papel tissue de uma camada tendo duas superfícies de aparência similar. Aplicando um padrão a ser gravado no lado áspero, a aspereza é superada parcialmente e a sensação de superfície seca é similar à sensação de superfície seca no lado mais liso, isto é, o lado oposto ao lado da tela. No caso era que o padrão do lado da tela deve ser imitado, o lado mais liso é gravado por meio de um rolo de gravação, cuja topografia de superfície é substancíalmente a mesma que a topografia de superfície da tela TAD. Também neste caso pode ser evitada a diferença acentuada entre os dois lados de um produto de uma camada. A presente invenção, entretanto, não é limitada â fabricação por TAD e a topografia de superfície do padrão a ser gravado não tem que necessariamente ser a mesma que a topografia de superfície de uma tela TAD. De fato, pode ser usada a topografia de superfície de uma tela de formação (1) ou da tela de transferência (não mostrada) . Além disso, se for usada uma tela, a tela não tem que necessariamente ser tecida. De fato, a presente invenção compreende todos os tipos de telas e outros meios usados para a fabricação de papel, que forneçam um padrão à manta no estado úmido (isto é, até valores de secura da manta de aproximadamente 40%). A presente invenção pode, por um lado, ser usada para um produto de papel tissue de uma camada descrito acima, bem como, por outro lado, para um produto multicamadas de papel tissue. Assim, por exemplo, uma camada TAD e uma camada de papel tissue, feita por um outro processo, podem ser acopladas como camadas externas, onde a última é fornecida com o padrão inventivo a ser gravado para imitar preferivelmente uma das superfícies externas da camada TAD, a superfície mais lisa acima mencionada (lado oposto ao lado da tela) da camada TAD será usada como superfície externa de uma camada externa no produto multicamadas de papel tissue da presente invenção. A outra camada externa de outro tipo, que é preferivelmente uma camada de papel tissue que não está sendo fornecida com um padrão formado a úmido de nenhum tipo, será gravada por meio de um rolo de gravação tendo a topografia de superfície do negativo de uma tela TAD. Subseqüentemente, ambas as camadas são unidas de modo que uma superfície externa seja a superfície externa tendo o padrão TAD (no presente exemplo o lado mais liso) produzido pela tela TAD e a outra superfície externa seja a superfície externa tendo o padrão gravado imitando o padrão TAD formado a úmido. Pôde também haver camadas adicionais entre as duas camadas externas, a camada ou as camadas intermediárias podem ser TAD ou de outro papel. Assim, a aparência do produto de papel tissue é melhorada pelo fato de que ambas as superfícies externas tem a mesma aparência e as propriedades do produto podem ser adaptadas ao respectivo uso. É particularmente preferido um produto de papel tissue tendo duas ou três camadas. Uma camada externa sendo um papel tissue não formado a úmido (isto é, um papel não sendo intencionalmente fornecido com um padrão no estado úmido), mas sendo fornecido com a gravação inventiva em uma superfície externa. A segunda camada externa sendo uma camada TAD tendo em uma superfície externa "um padrão TAD". Ambas as camadas externas são unidas de modo que suas superfícies externas acima mencionadas representem as duas superfícies externas do produto final de papel tissue. Neste contexto, a superfície externa de uma camada TAD é preferivelmente a superfície, que no processo de fabricação TAD acima descrito está em contato com o cilindro Yankee, isto é, a superfície da camada de papel, que é oposta ao lado voltado para a tela. Não obstante, como mencionado anteriormente, esta superfície é fornecida também com um padrão TAD formado a úmido. 0 produto acima é particularmente vantajoso, porque ambas as superfícies externas do produto de papel tissue são oticamente as mesmas, embora ambas as camadas externas de papel seja fabricadas em máquinas de papel diferentes. Assim, podem ser produzidos produtos de papel tissue que combinam as propriedades de duas camadas fabricadas- diferentemente (crepada a seco e TAD) em um produto sem perda da aparência ótica ou da sensação de superfície seca do produto de papel tissue. Isto proporciona uma flexibilidade aumentada em relação às propriedades do produto e custos reduzidos em comparação aos produtos que empregam somente camadas TAD. O mais importante é que, tudo isto pode ser obtido sem perda da aparência ótica ou da sensação de superfície seca, tal como, por exemplo, a lisura, do produto com respeito à bilateralidade. Além disso, um papel gravado terá uma ligeira melhoria da capacidade absorção e da taxa de absorção, o que naturalmente também tem um efeito total no produto multicamadas. Adicionalmente, se for usada uma camada de papel tissue que não tenha nenhum padrão formado a úmido, sua capacidade de ser impressa é extremamente melhorada em comparação com uma camada TAD.
Como o produto de papel tissue de uma camada da presente invenção, assim como o de multicamadas, é produzido por meio da unidade de gravação incluindo rolo de gravação cora o padrão a ser gravado acima, como descrito anteriormente, os ressaltos do rolo de gravação imitando os ressaltos, por exemplo, uma tela TAD forma impressões de ressalto na camada tendo o padrão gravado, as impressões de ressalto alinhando-se em depressões lineares formando uma diagonal com o sentido da máquina e com o sentido transversal da máquina (como as impressões de ressalto feitas pela tela TAD no estado úmido) . Se a topografia de superfície do rolo de gravação for o negativo da topografia de superfície da tela TAD, os ressaltos da tela TAD formam rebaixos no padrão gravado do rolo de gravação e as depressões da tela TAD formam ressaltos no padrão gravado do rolo de gravação. Desta forma, no produto correspondente, a impressões de ressalto se alinham em almofadas ou ressaltos que formam uma diagonal com o sentido da máquina e com o sentido transversal da máquina. Neste caso os ressaltos (impressões de ressalto) formam depressões na camada gravada. Com isso, depende do padrão a ser imitado se as impressões são depressões ou ressaltos no padrão gravado da camada. O mesmo aplica-se às impressões de rebaixo.
Finalmente, indica-se que a presente invenção é particularmente apropriada no campo de produtos de papel tissue de higiene, tais como lenços, papel de toalete, papel toalha para cozinha, toalhas de mão, lenços para limpeza de objetos e similares.
Por favor, note-se que a descrição acima das concretizações preferidas da presente invenção não é destinada a limitar o escopo da presente invenção, como definido nas reivindicações anexas.

Claims (12)

1. Produto de papel tissue de uma camada caracterizado pelo fato de compreender uma primeira superfície externa e uma segunda superfície externa, a primeira superfície tendo um padrào formado a úmido e a segunda superfície tendo um padrão gravado imitando o padrão formado a úmido.
2. Produto· de papel tissue muiticamadas caracterizado pelo fato de compreender ao menos duas camadas incluindo duas camadas externas, cada camada externa tendo uma primeira superfície e uma segunda superfície, uma primeira camada externa tendo um padrào formado a úmido ao menos na primeira superfície e a outra camada externa tendo um padrão gravado ao menos na primeira superfície que imita o padrão formado a úmido na primeira superfície da primeira camada externa, ambas as camadas externas sendo unidas de modo que suas primeiras superfícies respectivas representem superfícies externas do produto inulticamadas de papel tissue.
3. Produto de papel tissue de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato· de que ao menos as duas camadas externas são obtidas de diferentes máquinas de papel.
4. Produto de papel tissue de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a primeira camada externa é uma manta TAD e ao menos a outra camada externa é uma manta de papel tissue não formada a úmido.
5. Produto de papel tissue de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o padrão gravado tem impressões de recesso e de ressalto.
6. Produto de papel tissue de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que as impressões de ressalto se estendem substancialmente paralelas ao sentido da máquina e são espaçadas entre si no sentido transversal da máquina, as impressões de ressalto se alinham em um sentido- angulado com o sentido da máquina e com, o sentido transversal da máquina.
7. Produto de papel tissue de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o padrão gravado compreende menos de 30 protuberâncias/cm2.
8. Produto de papel tissue de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o padrão gravado tem uma topografia de superfície semelhante a têxtil.
9. Produto de papel tissue de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o padrão formado a úmido é formado por meios selecionados do grupo de uma tela de formação, de uma tela TAD, de uma tela de transferência, de um feltro, de uma correia, de vam rolo ou de combinações destes.
10. Método da fabricação de um produto de papel tissue de uma camada tendo duas superfícies externas, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: - produzir uma camada de papel com ao menos uma primeira de suas superfícies externas tendo um padrão formado a úmido; - gravar a outra superfície externa da camada oposta à dita primeira superfície externa em um padrão que imita o padrão formado a úmido da dita primeira superfície externa.
11. Método de fabricação de um produto de papel tissue multxcamadas tendo ao menos duas camadas, incluindo duas camadas externas, e duas superfícies externas opostas, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: - produzir uma primeira camada em uma primeira máquina de papel, a primeira camada tendo um padrão formado a úmido ao menos em uma de suas duas superfícies externas, - produzir uma segunda camada em uma segunda máquina de papel, - gravar a segunda camada ao menos em uma de suas duas superfícies externas em um padrão que imita o padrão formado a úmido da primeira camada, e - unir a primeira camada e a segunda camada de modo que o padrão formado a úmido da primeira camada e o padrão gravado da segunda camada formam as duas superfícies externas do produto de papel tissue.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a primeira camada é uma manta TAD, o padrão formado a úmido sendo feito na seção de TAD da primeira máquina de papel, e a segunda camada é uma manta de papel nâo formada a úmido.
BRPI0419013A 2004-08-31 2004-12-22 produto de papel tissue e método de fabricação de um produto de papel tissue BRPI0419013B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE202004013598U DE202004013598U1 (de) 2004-08-31 2004-08-31 Papierprodukt und Vorrichtung zum Prägen einer Papierbahn
PCT/EP2004/014628 WO2006024327A1 (en) 2004-08-31 2004-12-22 Tissue product, method of manufacture of a tissue product and apparatus for embossing a tissue ply

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0419013A BRPI0419013A (pt) 2007-12-11
BRPI0419013B1 true BRPI0419013B1 (pt) 2016-04-19
BRPI0419013B8 BRPI0419013B8 (pt) 2016-08-23

Family

ID=33547373

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0419013A BRPI0419013B8 (pt) 2004-08-31 2004-12-22 produto de papel tissue e método de fabricação de um produto de papel tissue

Country Status (11)

Country Link
US (2) US7985319B2 (pt)
EP (1) EP1784539B1 (pt)
CN (1) CN101023217B (pt)
AU (1) AU2004322918B2 (pt)
BR (1) BRPI0419013B8 (pt)
DE (1) DE202004013598U1 (pt)
ES (1) ES2389655T3 (pt)
MX (1) MX2007001739A (pt)
PL (1) PL1784539T3 (pt)
RU (1) RU2359078C2 (pt)
WO (1) WO2006024327A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8293072B2 (en) 2009-01-28 2012-10-23 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Belt-creped, variable local basis weight absorbent sheet prepared with perforated polymeric belt
WO2011058922A1 (ja) 2009-11-13 2011-05-19 住友軽金属工業株式会社 凹凸部を有する板材並びにこれを用いた積層構造体及び車両パネル
JP6985976B2 (ja) * 2018-05-09 2021-12-22 日本フイルコン株式会社 工業用織物
WO2019227182A1 (pt) 2018-05-29 2019-12-05 Jose Antonio Logiodice Aperfeiçoamento em conjunto gofrador para processamento de papel
CN109338785A (zh) * 2018-11-10 2019-02-15 长沙云聚汇科技有限公司 一种无纺纸布加工装置
ES2933186T3 (es) * 2018-12-13 2023-02-02 Essity Hygiene & Health Ab Producto de material tisú y método y aparato para producir el mismo
US11332889B2 (en) * 2019-05-03 2022-05-17 First Quality Tissue, Llc Absorbent structures with high absorbency and low basis weight

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5091032A (en) * 1989-07-10 1992-02-25 James River Corporation Of Virginia Multi-nip high-speed paper converting
US6436234B1 (en) * 1994-09-21 2002-08-20 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wet-resilient webs and disposable articles made therewith
US5913765A (en) * 1995-03-02 1999-06-22 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System and method for embossing a pattern on a consumer paper product
IT1278801B1 (it) 1995-12-05 1997-11-28 Perini Fabio Spa Gruppo goffratore-laminatore per l'incollaggio dei veli goffrati, relativo metodo e prodotto ottenuto
JP3667768B2 (ja) * 1996-06-13 2005-07-06 キンバリー クラーク ワールドワイド インコーポレイテッド 水分散ウェットワイプ
SE511143C2 (sv) 1997-12-30 1999-08-09 Sca Hygiene Paper Ab Metod att framställa ett papper uppvisande en tredimensionellt mönster
SE512944C2 (sv) 1998-10-01 2000-06-12 Sca Research Ab Metod att framställa papper med ett tredimensionellt mönster
SE512946C2 (sv) * 1998-10-01 2000-06-12 Sca Research Ab Metod att framställa ett papper med ett tredimensionellt mönster och papper framställt med metoden
DE19917869C2 (de) * 1999-04-20 2003-05-22 Sca Hygiene Prod Gmbh Papiermaschinen-Bespannung sowie damit hergestelltes Tissue-Papier
FI107817B (fi) 1999-06-24 2001-10-15 Metsae Serla Oyj Menetelmä ja laitteisto kuvioidun paperin valmistamiseksi
GB2380447B (en) * 2001-10-02 2004-01-14 Sca Hygiene Prod Gmbh Device and method for applying a spot embossing pattern to a web of multi-ply tissue paper
US20030198788A1 (en) * 2002-02-26 2003-10-23 Anders Andersson Method and device for producing a multi-ply web of flexible material, such as paper and nonwoven, and multi-ply material produced by the method
SE0203801D0 (sv) 2002-12-20 2002-12-20 Sca Hygiene Prod Ab Framställning av en infärgad mönstrad bana
US6896767B2 (en) * 2003-04-10 2005-05-24 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Embossed tissue product with improved bulk properties

Also Published As

Publication number Publication date
US7985319B2 (en) 2011-07-26
BRPI0419013B8 (pt) 2016-08-23
AU2004322918A1 (en) 2006-03-09
MX2007001739A (es) 2007-04-23
PL1784539T3 (pl) 2013-01-31
US8273213B2 (en) 2012-09-25
EP1784539A1 (en) 2007-05-16
ES2389655T3 (es) 2012-10-30
AU2004322918B2 (en) 2009-12-17
BRPI0419013A (pt) 2007-12-11
CN101023217B (zh) 2010-06-16
US20110262719A1 (en) 2011-10-27
CN101023217A (zh) 2007-08-22
DE202004013598U1 (de) 2004-12-23
RU2359078C2 (ru) 2009-06-20
RU2007111951A (ru) 2008-10-10
US20070144694A1 (en) 2007-06-28
EP1784539B1 (en) 2012-08-15
WO2006024327A1 (en) 2006-03-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5851353A (en) Method for wet web molding and drying
US7396436B2 (en) Unitary fibrous structure comprising randomly distributed cellulosic and non-randomly distributed synthetic fibers
US7531062B2 (en) Cross-machine direction embossing of absorbent paper products having an undulatory structure including ridges extending in the machine direction
US7052580B2 (en) Unitary fibrous structure comprising cellulosic and synthetic fibers
US7914649B2 (en) Papermaking belt for making multi-elevation paper structures
US6746569B1 (en) Nested rolled paper product
TWI396789B (zh) 空氣穿透乾燥織物
TWI438320B (zh) 空氣穿透乾燥織物
US7320743B2 (en) Method of making a tissue basesheet
US8273213B2 (en) Tissue product, method of manufacture of a tissue product and apparatus for embossing a tissue ply
BR9908871B1 (pt) aparelho e processo para fabricar papel estruturado.
US20080099170A1 (en) Process of making wet-microcontracted paper

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A DESPACHO 8.6 NA RPI 2179 DE 09/10/2012.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09X Republication of the decision to grant [chapter 9.1.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2345

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2363 DE 19/04/2016, QUANTO AO ENDERECO DO TITULAR.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2495 DE 30-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.