BRPI0416491B1 - Process for the transmission of messages concerning a multimedia broadcast / multicast service (mbms), base station, subscriber station and radio communication system - Google Patents

Process for the transmission of messages concerning a multimedia broadcast / multicast service (mbms), base station, subscriber station and radio communication system Download PDF

Info

Publication number
BRPI0416491B1
BRPI0416491B1 BRPI0416491-1A BRPI0416491A BRPI0416491B1 BR PI0416491 B1 BRPI0416491 B1 BR PI0416491B1 BR PI0416491 A BRPI0416491 A BR PI0416491A BR PI0416491 B1 BRPI0416491 B1 BR PI0416491B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mbms
paging
services
pich
paging indicator
Prior art date
Application number
BRPI0416491-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Eckert Michael
Kroth Norbert
Randall Dave
Sommer Volker
Original Assignee
Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg filed Critical Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg
Publication of BRPI0416491A publication Critical patent/BRPI0416491A/pt
Publication of BRPI0416491B1 publication Critical patent/BRPI0416491B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/30Resource management for broadcast services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

"processo para a transmissão de mensagens referentes a um serviço multimídia de broadcast/ multicast (mbms), estação de base, estação de assinante e sistema de comunicação por rádio". a presente invenção refere-se a um processo para a transmissão de notificações quanto a um serviço multimídia de broadcast/multicast (mbms) em um sistema de comunicação por rádio, no qual estações de assinantes (ue1, ue2; ue) são notificadas antes da transmissão de informações úteis como serviço (mbms), o qual é colocado à disposição de vários assinantes, essa notificação (paz2; paz4) à estação de assinante (ue1, ue2; ue) ocorre mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços (mbms pich).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS REFERENTES A UM SERVIÇO MULTIMÍDIA DE BROADCAST/MULTICAST (MBMS), ESTAÇÃO DE BASE, ESTAÇÃO DE ASSINANTE E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR RÁDIO".
Processo para a transmissão de dados referentes a um serviço em um sistema de comunicação por rádio e estação de base. A presente invenção refere-se a um processo para a transmissão de informações úteis em um sistema de comunicação por rádio com no mínimo um dispositivo de controle de rede de rádio, no minimo uma estação de base e no mínimo uma estação de assinante, conforme o preâmbulo da reivindicação 1. A presente invenção refere-se, ainda, a uma estação de base de sistema de comunicação por rádio, conforme o preâmbulo da reivindicação 10.
Serviços (Services) assumem uma importância crescente em sistemas de comunicação por fios e sem fios. O desenvolvimento esperado leva, provavelmente, a um nítido aumento do número de serviços à disposição. Em sistemas de comunicação por rádio, eles assumem uma grande importância devido à mobilidade possível dos assinantes.
Em sistemas de comunicação por rádio, as informações (por e-xemplo voz, informação por imagem, informação por vídeo, SMS [Short Message Service (Serviço de Mensagens Curtas)], MMS [Multimedia Mes-sage Service (Serviço de Mensagem de multimídia)] ou outros dados) são transmitidas com ajuda de ondas eletromagnéticas através de uma interface de rádio entre a estação emissora e a estação receptora (estação de base, respectivamente estação de assinante). Nesse caso, a irradiação das ondas eletromagnéticas ocorre com freqiiêncías portadoras, que se situam na faixa de freqüência prevista para o respectivo sistema.
Para o sistema de rádio móvel GSM (Global System for Mobile Communication) introduzido, são usadas freqüências em 900,1800 e 1900 MHz. Esses sistemas transmitem, essencialmente, voz, telefax e mensagens curtas SMS (Short Message Service), assim como também dados digitais.
Para futuros sistemas de rádio móvel com processo de transmissão CDMA ou TD/CDMA (Time Division/Code Divísíon Multiple Access), como, por exemplo, UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) ou outros sistemas de terceira geração, são previstas freqüências na faixa de frequência de cerca de 2000 MHz. Esses sistemas de terceira geração são desenvolvidos com os objetivos de cobertura mundial por rádio, de uma grande oferta de serviços para a transmissão de dados e, príncipalmente, de um gerenciamento flexível da capacidade da interface de rádio, que, no caso de sistemas de comunicação por rádio, é a interface com os menores recursos. Nesses sistemas de comunicação por rádio, deve ser possível, principalmente por meio do gerenciamento flexível da interface de rádio, que uma estação de assinante, caso necessite, possa enviar e/ou receber uma grande quantidade de dados com alta velocidade de dados.
Para o mencionado sistema de rádio móvel UMTS, faz-se uma diferença entre um assim chamado modo FDD (Frequency Division Duplex) e um modo TDD (Time Division Duplex). O modo TDD distingue-se, particularmente, pelo fato de que uma faixa de freqüêncía em comum é usada tanto para a transmissão de sinal na direção ascendente (UL - Uplink), como na direção descendente (DL - Downlink), enquanto que o modo FDD usa uma faixa de frequência diferente para cada uma das duas direções de transmissão.
Em redes de rádios celulares, a conexão entre no mínimo uma estação de base e uma estação de assinante é feita através de uma interface de comunicação por rádio. Nesse caso, a estação de base pode servir a várias células de rádio, por exemplo sob a forma de setores.
Usualmente, a estação de base e um dispositivo de controle de rede de rádio (RNC, Radio Network Controler) são componentes de um sub-sistema de estação de base (RNS, Radio Network Subsystem). Via de regra, um sistema de comunicação por rádio abrange vários subsistemas de estação de base, que são conectados a uma rede central (CN, Core Network). Nesse caso, o dispositivo de controle de rede de rádio do subsistema de es- tação de base encontra-se conectado com um dispositivo de acesso (SGSN Serving GPRS Support Node) da rede central.
Além de informações úteis individuais, nos sistemas de comunicação por rádio são transmitidos dados que são colocados à disposição de vários usuários. Por exemplo, essas informações úteis abrangem streams (fluxos de dados) de vídeo ou outras informações de broadcast e/ou de mul-ticast. Os serviços para a transmissão de informações úteis, que não sejam previstos apenas individualmente para um único assinante, mas sim que colocados à disposição de vários assinantes, são reunidos sob o conceito de MBMS (Multimedia Broadcast/Multicast Service). Diferentes serviços MBMS (Multimedia Broadcast/Multicast Service) são disponibilizados pela rede central geralmente como correntes de dados separadas.
Através do documento XP-002275698, "Definitions and Charac-teristics of Multicast Channels", LG Information & Communications, Ltd. Ko-rea, TSG-RAN Working Group 2 (Radio Layer 2 and Radio Layer 3), Estocolmo, 8,-11.03.1999, páginas 1-11, conhece-se um canal de controle de Multicast pelo qual são transmitidas informações de controle para serviços multicast transmitidos em um canal Multicast. Determinadas seções no canal de controle de Multicast encontram-se associadas a uma determinada International Mobile Group Identity (IMGI - identidade de grupo móvel internacional), de tal modo que uma estação de assinante registrada para um determinado serviço multicast só tem que receber e decodificar a seção correspondente do canal de controle de Multicast, para receber informações correspondentes de controle.
Antes que as informações úteis sejam colocadas à disposição como serviço para vários assinantes, isso é comunicado pelas estações de assinantes aos assinantes que desejam usar esse serviço, antes da transmissão propriamente das informações úteis do serviço. Essa comunicação das estações de assinantes é necessária para que os receptores possam ser configurados. Dependendo de em qual modo se encontram as estações de assinantes (por exemplo, "connected mode" (modo conectado) ou "idle mode" (modo ocioso)), a comunicação é feita, por exemplo, sob a forma de uma "Notification" (notificação) ou de uma paginação ("Paging"). Usualmente, para essa comunicação são empregados mecanismos específicos para grupos, nos quais várias estações de assinantes são solicitadas ao mesmo tempo. Um exemplo de uma paginação para serviços multicast encontra-se descrito no documento XP-002275700, "Considerations on MBMS Notification", Siemens, 3GPP RAN2 & RAN3 Joint MBMS Meeting Wokingham, Reino Unido, 15/16.01.2003, páginas 1-3. A transmissão de informações de broadcast (radiodifu-são)/multicast (multidifusão) sob a forma de serviço deve ocorrer de modo vantajoso. Em especial, uma ocupação evitável de recursos de rádio deve ser evitada ao máximo possível. A seguir, serão considerados detalhadamente os serviços MBMS, sem que o ensinamento e a aplicação da invenção aqui descrita tenham que se limitar a isso.
No âmbito da estandardização de funcionalidades de rede da UTRAN (UMTS Terrestrial Radio Access NetWork) e da GERAN (GSM EDGE Radio Access Network) por meio de 3GPP (3rd Generation Partner-ship Project), define-se o apoio do MBMS (Multimedia Broadcast/Multicast Service). Mais detalhes sobre isso podem ser obtidos nas especificações técnicas 3GPP TS 22.146 V6.2.0 (2003-03) e 3GPP TS 23.246 V1.1.0 (2003-07). O objetivo do MBMS é poder colocar à disposição dados de multimídia com uma taxa de dados tipicamente alta por meio de uma transmissão unidirecional ponto-a-multiponto, simultaneamente para muitos assinantes através de canais usados em comum, sendo que, de preferência, por cada célula de rádio emprega-se somente um canal de rádio MBMS. Vantajosamente, desse modo evita-se uma transmissão múltipla de dados iguais para várias conexões ponto-a-ponto, respectivamente vários canais.
Para configurar estações de assinantes receptoras em uma célula de rádio de modo correspondente à recepção do MBMS, é necessário que antes da transmissão propriamente de dados de um serviço as estações de assinantes sejam avisadas por meio de um aviso, respectivamente por meio de uma notificação. Nesse caso, atualmente pensa-se em usar o conhecido mecanismo de UTRA Paging para estações de assinantes ociosas e URA/CELL_PCH, a fim de se apoiar a recepção descontínua, mecanismo este no qual várias estações de assinantes são reunidas para formar os assim chamados grupos de paginação e são notificadas sobre ocorrências específicas (por exemplo paginação de uma estação de assinante para o estabelecimento de uma conexão de voz) durante um espaço de tempo definido (ciclo DRX). A recepção descontínua (DRX - Discontinuous Reception) anteriormente mencionada de uma estação de assinante é conhecida por meio do capítulo 8.3 da especificação técnica 3GPP TS 25.304 V5.3.0 (2003-06) "User Equipment (UE) procedures in idle mode and procedures for cell rese-lection in connected mode (Release 5)" ("Procedimento de equipamentos de usuários (UE) em modo ocioso e procedimento para resseleção de célula em modo conectado (edição 5)"). Nesse caso, o ciclo DRX refere-se, ainda, a um intervalo de tempo individual de estação de assinante entre momentos de paginação (cicio de recepção descontínuo). O assim chamado canal indicador de paging (PICH - Paging In-dicator Channel) também é conhecido a partir do capítulo 8.1 da especificação técnica 3GPP TS 25.304 V5.3.0 (2003-06), bem como, entre outros, pelo capítulo 5.3.3.10 da especificação técnica 3GPP TS 25,211 V5.4.0 (2003-06) "Physical channels and mapping of transport channels onto physical chan-nels (FDD) (Release 5)" ("Canais físicos e mapeamento de canais de transporte em canais físicos (FDD) (edição 5)"). O PICH é um canal físico com uma taxa de dados fixa, no qual são transmitidos indicadores de paging. O PICH está sempre associado a um S-CCPCH, no qual acha-se reproduzido um canal de transporte PCH.
Na figura 24 do capítulo 5.3.3.10 da especificação técnica 3GPP TS 25.211 V5.4.0 (2003-06) acha-se representado o quadro de rádio de 10 ms do PICH. No quadro são empregados 288 bits para indicadores de paging, enquanto que os 12 bits restantes do quadro não são empregados atualmente.
Em combinação com o uso do mecanismo de UTF?A Paging, a- tualmente são discutidas duas variantes de implementação: a) emprego de ciclos DRX específicos de terminais de assinantes e emprego dos 12 bits até então não usados no PICH; b) emprego de ciclos DRX adicionais específicos para serviços e emprego dos 288 bits já usados no PICH. A implementação de a) apresentou a vantagem de que o terminal de assinante tem que receber apenas um quadro PICH dentro de seu ciclo DRX específico, o que leva vantajosamente a um menor consumo de energia. Ao contrário, é desvantajosa a quantidade (12) apenas pequena de bits que ficou à disposição para a diferenciação de uma quantidade potencialmente grande de serviços MBMS.
Ao contrário disso, a implementação de b) apresentou a vantagem de que uma quantidade (288) relativamente grande de bits ficou potencialmente à disposição para identificar serviços MBMS. No entanto, essa solução apresentou a desvantagem de que os terminais de assinantes tinham que receber uma maior quantidade de quadros de PICH e, por conseguinte, o consumo de energia aumentou, Por isso, a invenção tem como objetivo apresentar um processo e uma estação de base do tipo mencionado ao início, que possibilitem uma indicação eficiente de serviços.
Esse objetivo, no que refere-se ao processo é alcançado com as características da reivindicação 1, e no que refere-se à estação de base do sistema de comunicação por rádio ele é alcançado com as características da reivindicação 10.
No processo de acordo com a invenção para a transmissão de dados em um sistema de comunicação por rádio, no qual estações de assinantes são notificadas antes da transmissão de informações úteis sob a forma de serviço, o qual é colocado à disposição de vários assinantes, ocorre uma notificação às estações de assinantes mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços.
Uma notificação que informa a várias estações de assinantes sobre uma transmissão (ponto-a-multiponto) de um serviço, como, por e- xemplo, de um serviço MBMS, pode portanto ser efetuada independentemente de notificações que sejam transmitidas em um canal indicador de pa-ging de célula, para informar a estações de assinantes individuais sobre uma conexão ponto-a-ponto específica para estações de assinantes, como, por exemplo, uma chamada que chega. Uma conexão ponto-a-ponto específica para assinantes é estabelecida, por exemplo, mediante comutação por circuito (Circuit switched) ou comutação por pacotes (packet switched). Notificações para serviços MBMS dirigidas a várias estações de assinantes podem ocorrer, por meio da invenção, independentemente de notificações para conexões específicas de assinantes. O canal indicador de paging de célula corresponde, por exemplo, ao canal indicador de paging (PICH: Paging Indi-cator Channel) do capítulo 8.1 da especificação técnica 3GPP TS25.304 V5.3.0 (2003-06), bem como, entre outros, do capítulo 5.3.3.10 da especificação técnica 3GPP TS25.211 V5.4.0 (2003-06). A invenção possibilita que apenas as estações de assinantes que são previstas para a recepção de um serviço, isto é, que tenham se registrado para a recepção, por exemplo, de um serviço MBMS, recebam o canal indicador de paging dedicado para serviços (transmitidos de forma ponto-a-multiponto), como por exemplo serviços MBMS. Em especial, o canal indicador de paging dedicado a serviços pode, ao mesmo tempo, transmitir com o canal indicador de paging de célula e receber das estações de assinantes. A avaliação dos avisos de paging recebidos pelo canal indicador de paging de célula e pelo canal indicador de pa-ging dedicado para serviços pode ser executada pelas estações de assinantes de, por exemplo, modo sequencial.
Vantajosamente, no canal indicador de paging dedicado a serviços são transmitidos vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging.
Um aperfeiçoamento da invenção prevê que os vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging no canal indicador de paging dedicado sejam ocupados de modo específico para serviços ou específico para classes de serviços. Desse modo, diferentes tipos de serviços ou diferentes classes de serviços podem ser associados a diferentes ciclos de recepção descontínuos. Uma estação de assinante recebe então, por exemplo, apenas aqueles ciclos de recepção descontínuos de serviços ou classes de serviços, para cuja recepção a estação de assinante tenha sido prevista, respectivamente para cuja recepção tenha sido registrada a estação de assinante. A estação de assinantes recebe, desse modo, apenas aqueles ciclos de recepção que ela necessite e reduz, portanto, o seu consumo de e-nergia em comparação com uma recepção de todos os ciclos de recepção. Uma subdivisão dos serviços em classes de serviços pode ser, por exemplo, por meio de uma subdivisão em uma classe de serviço com serviços cujos dados sejam transmitidos em impulsos (por exemplo, dados de vídeo [stre-aming video]), e em uma classe de serviços com serviços cujos dados sejam transmitidos continuamente (download).
Em um outro aperfeiçoamento, no canal indicador de paging dedicado a serviços são transmitidos vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging com taxas de repetição idênticas e/ou diferentes. Devido a isso torna-se possível fazer com que a taxa de repetição para indicadores de paging seja dependente, por exemplo, da classe de serviços, para a qual é empregado um indicador de paging. Por exemplo, a taxa de repetição pode ser escolhida tão grande quanto mais elevada for a classe de serviços de um serviço. É vantajoso que indicadores de paging no canal indicador de paging dedicado incluam informações para um canal de controle de serviços. Estações de assinantes recebem, por meio de um indicador de paging, informações das quais se pode deduzir que no canal de controle de serviços podem ser recebidas informações referentes a um serviço. Por exemplo, de uma informação recebida no canal de controle de serviços pode-se deduzir o código de expansão com o qual o serviço correspondente é transmitido.
Um aperfeiçoamento prevê que pelo menos um indicador de paging no cana! indicador de paging dedicado inclua informações para a identificação de serviços para diferentes e/ou de tipos diferentes de serviços. Nesse sentido, estação de assinante, com base no indicador de paging recebido, pode avaliar as informações de identificação de serviços e constatar se se trata de um serviço ou de uma classe de serviço, que a estação de assinante deseje receber, respectivamente se ela está registrada para esse serviço ou para um serviço dessa classe de serviços. Apenas quando este for o caso, é que em seguida a estação de assinante irá receber informações transmitidas pelo canal de controle de serviços.
Em uma configuração preferencial da invenção, para a detecção da notificação a uma estação de assinante, a estação de assinante recebe, mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços, periodicamente os indicadores de paging dos ciclos de recepção descontínuos no canal indicador dedicado a serviços, ou recebe uma informação indicadora de paging em um canal indicador de paging de célula. É conveniente que a informação indicadora de paging no canal indicador de paging de célula abranja vários bits para a indicação da informação de serviço no canal indicador de paging dedicado a serviços. Devido ao emprego de vários bits, obtém-se um teor de informação da informação indicadora de paging de 2 elevado à quantidade dos bits.
Devido ao emprego de vários bits, toma-se vantajosamente possível que a informação indicadora de paging no canal indicador de paging de célula abranja uma indicação da classe de serviços e/ou um número se-qüencial específico de paging. Desse modo, a estação de assinante pode identificar a qual classe de serviço refere-se um indicador de paging transmitido em seguida no canal indicador de paging dedicado a serviços, e/ou qual indicador de paging específico, ao qual se acha associado, por exmeplo, um número seqüencial específico, será transmitido em seguida. Se, por exemplo, a estação de assinante tiver recebido anteriormente um indicador de paging no canal indicador de paging dedicado a serviços, ao qual se acha associado o número seqüencial específico de paging, que é retirado pela estação de assinante da informação indicadora de paging atualmente recebida, então a estação de assinante não receberá esse indicador de paging novamente no canal indicador de paging dedicado a serviços. Desse modo pode-se evitar que indicadores de paging já recebidos sejam novamente recebidos.
Uma configuração vantajosa e aperfeiçoamentos são objeto das reivindicações dependentes. A estação de base de acordo com a invenção, assim como um sistema correspondente de comunicação por rádio são apropriados especialmente para a execução do processo de acordo com a invenção. Na estação de base, no sistema de comunicação por rádio, respectivamente em seus componentes individuais, podem estar presentes meios e dispositivos respectivamente correspondentes para a execução do processo e de suas configurações e aperfeiçoamentos. A seguir, a invenção será explicada em detalhes com base em exemplos de execução e em três figuras.
Mostra-se: Figura 1: uma representação esquemática de uma rede de comunicação por rádio de acordo com a invenção;
Figura 2: uma primeira representação esquemática de um diagrama de evolução para a transmissão de acordo com a invenção, por meio de um canal indicador de paging dedicado a serviços (MBMS PICH);
Figura 3: uma segunda representação esquemática de um diagrama de evolução para a transmissão de acordo com a invenção, por meio de um canal indicador de paging dedicado a serviços (MBMS PICH). Números de referência iguais nas figuras referem-se a objetos iguais.
Na figura 1 é mostrado um esquema de ligações da estrutura de um sistema de comunicação por rádio já conhecido, tal como, por exemplo, concretizado no sistema de rádio móvel GSM ou UMTS já descrito. A especificação técnica 3GPP TS 23.246 V1.1.0 (2003-07) acima mencionada mostra, no capítulo 4.2, um modelo de referência de arquitetura servindo de e-xemplo, no qual a invenção pode ser empregada. A estação de base NodeB serve às células de rádio A, B e C. A estação de base NodeB acha-se conectada, através de um dispositivo de controle de rede de rádio RNC, com centro de comutação móvel (MSC, Mobile Switching Center), não mostrado. O dispositivo de controle de rede de rádio RNC executa, entre outras, uma alocação central dos recursos de rádio a várias estações de base NodeB conectadas. A combinação entre estações de base NodeB e dispositivo de controle de rede de rádio RNC também é chamada de subsistema de rede de rádio (RNS Radio NetWork Subsys-tem). Cada estação de base NodeB, por meio de recursos de rádio alocados, pode estabelecer e desfazer conexões para terminais de assinantes UE1 e UE2, sendo estes, por exemplo, terminais móveis ou estacionários. O dispositivo de controle de rede de rádio RNC encontra-se conectado também com um BM-SC (Centro de Serviço Broadcast-Multicast) através de um assim chamado SGSN (Serving GPRS Support Node), bem como de um GGSN (Gateway GPRS Support Node). As funcionalidades desses dispositivos são descritas, entre outros, nos capítulos 5.1 e 5.4 da especificação técnica 3GPP TS 23.246 V1.1.0 (2003-07). Nesse caso, o BM-SC serve, por exemplo, de interface de acesso para provedores de serviços CP (Service-Provider ou Content-Provider) e para a iniciação do estabelecimento de canais MBMS, bem como para o controle temporal da transmissão de dados nesses canais. Ao contrário disso, o SGSN cumpre funções de controle de rede para a transmissão de dados MBMS. Outros componentes do sistema, não descritos aqui detalhadamente, também podem ser usados para a realização do serviço MBMS.
Do mesmo modo, a invenção pode ser empregada nos componentes de rede de um sistema da segunda geração, como, por exemplo, GSM. A figura 2 mostra esquematicamente um diagrama de evolução para uma transmissão de acordo com a invenção, por meio de um canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH.
Uma estação de assinante UE, como, por exemplo, um terminal de assinante UE1 ou UE2, recebe, correspondentemente ao seu ciclo de recepção descontínuo, um canal indicador de paging de célula CELL PICH. Isso é indicado por meio das setas UE lê PICH apontadas no canal indicador de paging de célula CELL PICH. Durante um primeiro ciclo de recepção, a estação de assinante UE detecta um primeiro indicador de paging PAZ1 do estado da técnica, e, depois do processamento do primeiro indicador de pa-ging PAZ1, recebe em uma etapa seguinte um canal de transporte PCH. Isso é mostrado por meio de uma seta UE lê PCH.
Durante um outro círculo de recepção no canal indicador de pa-ging de célula CELL PICH, a estação de assinante UE recebe uma informação indicadora de paging PAI, a qual, por exemplo, é formada por 4 bits. Al-ternativamente, a informação indicadora de paging PAI também pode ser formada por um bit ou por uma outra quantidade qualquer de bits. À combinação de bits recebida da informação indicadora de paging PAI acha-se associada, por exemplo, uma classe de serviços que, além de outros serviços MBMS, também abrange um serviço MBMS previsto para a estação de assinante UE. Para a recepção desse serviço MBMS, a estação de assinante UE anunciou-se, por exemplo, anteriormente junto a um provedor de serviços. Desse modo, a estação de assinante UE deduz da informação indicadora de paging PAI que, em seguida, um segundo indicador de paging PAZ2 para o serviço MBMS previsto será transmitido em um canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH.
Alternativamente ou adicionalmente a uma associação de combinações de bits da informação indicadora de paging PAI a classes de serviços, também se pode associar pelo menos a uma combinação de bits um determinado serviço, como, por exemplo, o serviço MBMS previsto para a estação de assinante UE. Uma combinação de bits pode corresponder, por exemplo, a um número seqüencial específico de paging, ao qual seja associado um serviço. Desse modo, a informação indicadora de paging PAI pode indicar explicitamente à estação de assinante UE se em seguida ocorrerá um indicador de paging de um determinado serviço no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH.
Para a transmissão de indicadores de paging da classe de serviços, que abrange o serviço previsto para a estação de assinante UE, emprega-se um ciclo de recepção descontínuo no canal indicador dedicado a serviços MBMS PICH, ciclo este que, neste exemplo de execução, apresenta uma taxa de repetição menor do que o ciclo de recepção descontínuo do primeiro indicador de paging PAZ1 da estação de assinante UE no cana! indicador de paging de célula CELL PICH, Evidentemente, a taxa de repetição do ciclo de recepção descontínuo no canal indicador dedicado a serviços MBMS PICH também pode ser maior ou igual à taxa de repetição no canal indicador de paging de célula CELL PICH. A respectiva taxa de repetição segundo a figura 2 é inversamente proporcional à distância (a diferença de tempo) entre duas setas adjacentes, que apontam para o canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH, respectivamente para o canal indicador de paging de célula CELL PICH. A segunda seta apontando para o canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH indica aquele ciclo de recepção durante o qual a estação de assinante UE recebe o canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH, ativado por meio da informação indicadora de paging PAI recebida anteriormente. Durante esse ciclo de recepção, a estação de assinante UE recebe o segundo indicador de paging PAZ2. O segundo indicador de paging PAZ2 indica à estação de assinante UE que em seguida serão transmitidas outras informações referentes ao serviço MBMS no canal de controle de serviços MCCH. Em conseqüência, a estação de assinante UE recebe as outras informações no canal de controle de serviços MCCH. As outras informações são necessárias para a estação de assinante UE para poder receberem seguida o serviço MBMS. A recepção no canal de controle de serviços MCCH é representada pela seta UE lê MCCH.
Uma forma alternativa de execução da invenção é mostrada es-quematicamente na figura 3. A estação de assinante UE lê, correspondentemente a seu ciclo de recepção descontínuo, o canal indicador de paging de célula CELL PICH e recebe um terceiro indicador de paging PAZ3. Em seguida, a estação de assinante UE, como já foi descrito com base na figura 2, recebe o canal de transporte PCH indicado no terceiro indicador de paging PAZ3.
Nesse exemplo de execução, nenhuma informação indicadora de paging PAI é transmitida no canal indicador de paging de célula CELL PICH. Em vez disso, um ciclo de recepção descontínuo é transmitido perio- dicamente no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH. Como se pode deduzir da distância das correspondentes setas UE lê MBMS PICH na figura 3, esse ciclo de recepção descontínuo possui uma taxa de repetição mais elevada do que o ciclo de recepção descontínuo no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH na figura 2. Por exemplo, o ciclo de recepção descontínuo na figura 2 é usado para uma outra classe de serviço ou para um outro serviço diferentemente do ciclo de recepção descontínuo na figura 3. Evidentemente, o ciclo de recepção descontínuo mostrado na figura 2 também pode ser usado com a mesma taxa de repetição adicionalmente ao ciclo de recepção descontínuo mostrado na figura 3 no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH. Nesse exemplo de execução não mostrado no desenho, a estação de assinante UE pode receber um dos ciclos de recepção descontínuos ou ambos os ciclos de recepção, sendo que os ciclos de recepção são respectivamente associados a pelo menos uma classe de serviço ou a um serviço.
Depois que a estação de assinante UE na figura 3, durante dois ciclos de recepção, indicados pelas duas primeiras setas UE lê MBMS PICH, tenha recebido no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS Pl-CH, sem receber um indicador de paging, ela receberá, durante um terceiro ciclo de recepção, um quarto indicador de paging PAZ4. O quarto indicador de paging abrange uma informação para a identificação de serviços com base na qual a estação de assinante identifica que o quarto indicador de paging PAZ4 refere-se a um serviço MBMS, o qual é previsto para a estação de assinante UE para a recepção. Além disso, o quarto indicador de paging PAZ4 indica à estação de assinante UE que outras informações necessárias para poder receber o serviço MBMS previsto podem ser recebidas no canal de controle de serviços MCCH. Por isso, a estação de assinante UE recebe, em seguida, as outras informações no canal de controle de serviços MCCH, representado pela seta UE lê MCCH.
Se a estação de assinante UE, no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS PICH, receber um indicador de paging com uma informação com base na qual um serviço seja identificado, para cuja recep- ção a estação de assinante UE não é prevista, então nenhuma outra informação será mais recebida no canal de controle de serviços.
Evidentemente, de acordo com a invenção, tanto o terminal de assinante UE1, como o terminal de assinante UE2 podem receber ao mesmo tempo, no canal indicador de paging dedicado a serviços, ciclos de recepção tanto iguais como também diferentes de indicadores de paging e, conseqüentemente, podem receber indicadores de paging iguais ou diferentes. Evidentemente, a recepção ocorre tal como descrito acima, como exemplo, sobre a estação de assinante UE com base nos exemplos de execução das figuras 2 e 3. Estações de assinantes diferentes, como, por exemplo, terminais de assinantes diferentes, de acordo com a invenção podem receber indicadores de paging tanto para classes de serviços ou serviços iguais, como para classes de serviços ou serviços diferentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (14)

1. Processo para a transmissão de dados em um sistema de comunicação por rádio, sendo que estações de assinantes (UE1, UE2; UE) são notificadas antes da transmissão de informações úteis como serviço (MB MS), que é colocado à disposição de vários assinantes, caracterizado pelo fato de que a notificação (PAZ2; PAZ4) às estações de assinantes (UE1, UE2) ocorre através de indicadores de paging mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH), sendo que os indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) abrangem informações para um canal de controle de serviços (MCCH).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) são transmitidos vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (PAZ2; PAZ4).
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) são transmitidos vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) com taxas de repetição idênticas e/ou diferentes.
4. Processo de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que os vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) estão ocupados especificamente para serviços ou especificamente para classes de serviços.
5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que pelo menos um indicador de paging (PAZ4) no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) abrange informações para a identificação de serviços para serviços diferentes e/ou de tipos diferentes.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que para a detecção da notificação à estação de assinante (UE1, UE2; UE), mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços MB MS (MBMS PICH), uma estação de assinante (UE1, UE2; UE) ou recebe periodicamente os indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) dos ciclos de recepção descontínuos no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) ou recebe uma informação indicadora de paging (PAI) no canal indicador de paging de célula (CELL PICH).
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a informação indicadora de paging (PAI) no canal indicador de paging de célula (CELL PICH) abrange vários bits para a indicação da informação de serviços no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH).
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a informação indicadora de paging (PAI) no canal indicador de paging de célula (CELL PICH) abrange uma indicação da classe de serviço e/ou um número sequencial específico para paging.
9. Estação de base (NodeB) para a transmissão de dados em um sistema de comunicação por rádio, com meios para notificar estações de assinantes (UE1, UE2; UE) antes da transmissão de informações úteis como serviço (MBMS), o qual é colocado à disposição de vários assinantes, caracterizada pelo fato de que encontram-se presentes meios para a geração e envio da notificação (PAZ2; PAZ4) a estações de assinantes (UE1, UE2; UE) através de indicadores de paging mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH), sendo que os indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) abrangem informações para um canal de controle de serviços (MCCH).
10. Estação de base (NodeB) de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que encontram-se presentes meios para a transmissão de vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH).
11. Estação de base (NodeB) de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que encontram-se presentes meios para a transmissão de vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (ΡΑΖ2; ΡΑΖ4), com taxas de repetição idênticas e/ou diferentes, no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH).
12. Estação de base (NodeB) de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizada pelo fato de que são previstos meios, especificamente para serviços ou especificamente para classes de serviços, para a ocupação de vários ciclos de recepção descontínuos de indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH).
13. Estação de assinante (NodeB) para a execução de um processo como definido em uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo fato de que uma estação de assinante (UE1, UE2; UE) apresenta meios para a detecção da notificação (PAZ2; PAZ4) à estação de assinante (UE1, UE2; UE), mediante o emprego de um canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH), sendo que ou os indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) dos ciclos de recepção descontínuos são recebidos periodicamente no canal indicador de paging dedicado a serviços MBMS (MBMS PICH) ou uma informação indicadora de paging (PAI) é recebida no canal indicador de paging de célula (CELL PICH), e sendo que os indicadores de paging (PAZ2; PAZ4) abrangem informações para um canal de controle de serviços (MCCH).
14. Sistema de comunicação por rádio, especialmente para a execução de um processo como definido em uma das reivindicações de 1 a 8, abrangendo no mínimo uma estação de base (NodeB) como definida em uma das reivindicações de 9 a 12 e/ou uma estação de assinante (UE1, UE2; UE) como definida na reivindicação 13.
BRPI0416491-1A 2003-11-14 2004-10-28 Process for the transmission of messages concerning a multimedia broadcast / multicast service (mbms), base station, subscriber station and radio communication system BRPI0416491B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP03257200 2003-11-14
EP03257200.0 2003-11-14
PCT/EP2004/052700 WO2005048616A1 (de) 2003-11-14 2004-10-28 Verfahren zur übertragung von benachrichtigungen bezüglich eines multimedia broadcast/multicast dienstes (mbms), basisstation, teilnehmerstation und funkkommunikationssystem

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0416491A BRPI0416491A (pt) 2007-03-13
BRPI0416491B1 true BRPI0416491B1 (pt) 2017-10-31

Family

ID=34585916

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0416491-1A BRPI0416491B1 (pt) 2003-11-14 2004-10-28 Process for the transmission of messages concerning a multimedia broadcast / multicast service (mbms), base station, subscriber station and radio communication system

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20070082606A1 (pt)
EP (1) EP1683373B1 (pt)
JP (1) JP4382819B2 (pt)
KR (1) KR101201960B1 (pt)
CN (1) CN100469162C (pt)
AT (1) ATE407525T1 (pt)
BR (1) BRPI0416491B1 (pt)
DE (1) DE502004008001D1 (pt)
ES (1) ES2313092T3 (pt)
RU (1) RU2366105C2 (pt)
UA (1) UA83078C2 (pt)
WO (1) WO2005048616A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2003073916A2 (en) * 2002-03-01 2003-09-12 The General Hospital Corporation Immune regulation
TWI349452B (en) * 2002-08-07 2011-09-21 Interdigital Tech Corp Channel switching for support of multlmedia broadcast and multicast services
EP1530395A2 (en) * 2003-11-07 2005-05-11 Lg Electronics Inc. Paging technique to support point-to-multipoint (P-T-M) data transmissions
KR100648067B1 (ko) * 2005-12-10 2006-11-23 한국전자통신연구원 비동기식 광대역 부호 분할 다중 접속 방식에서 단말기의전력 절감 성능 개선을 위한 확장된 호출 지시자 기반의적응적 불연속 수신 방법
KR101203841B1 (ko) 2006-01-05 2012-11-21 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 페이징 메시지 전송 및 수신 방법
WO2007078171A2 (en) 2006-01-05 2007-07-12 Lg Electronics Inc. Method of transmitting feedback information in a wireless communication system
KR101211807B1 (ko) 2006-01-05 2012-12-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 무선단말의 동기상태 관리방법
KR101387475B1 (ko) 2006-03-22 2014-04-22 엘지전자 주식회사 복수의 네트워크 엔터티를 포함하는 이동 통신시스템에서의 데이터 처리 방법
KR101369135B1 (ko) 2006-06-21 2014-03-05 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 및 방송서비스의 품질보장 방법 및 그 단말
US8570956B2 (en) 2006-06-21 2013-10-29 Lg Electronics Inc. Method of communicating data in a wireless mobile communications system using message separation and mobile terminal for use with the same
GB2439369A (en) * 2006-06-26 2007-12-27 Samsung Electronics Co Ltd Grouping and transmitting mobile television services available to a mobile device user
US8184599B2 (en) 2008-06-23 2012-05-22 Qualcomm Incorporated Management of UE operation in a multi-carrier communication system
CN102187720B (zh) * 2008-10-30 2014-07-16 松下电器产业株式会社 基站装置、网关装置、呼叫连接方法以及无线通信系统
US8891425B2 (en) 2009-04-10 2014-11-18 Qualcomm Incorporated Paging access terminals in a wireless communications system
CN102026095B (zh) * 2009-09-17 2013-08-14 电信科学技术研究院 一种MBMS Notification的传输方法、系统及装置
CN102045651B (zh) * 2009-10-12 2014-03-12 华为技术有限公司 集群呼叫的方法、msc、bsc及通信系统
US9503970B2 (en) * 2009-12-04 2016-11-22 Qualcomm Incorporated Managing a data network connection for mobile communications based on user location
US8346274B2 (en) * 2010-05-21 2013-01-01 Apple Inc. Method to control multiple radio access bearers in a wireless device
WO2012125093A1 (en) * 2011-03-17 2012-09-20 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and arrangement for managing paging schemes in a cellular network

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5978366A (en) * 1996-12-20 1999-11-02 Ericsson Inc. Methods and systems for reduced power operation of cellular mobile terminals
EP1213939A1 (en) * 2000-12-08 2002-06-12 Nokia Corporation Communication system having implemented point-to-multipoint-multicast function
KR100464351B1 (ko) * 2001-10-20 2005-01-03 삼성전자주식회사 비동기 부호분할다중접속 통신시스템의 멀티미디어브로드캐스팅, 멀티캐스팅 방식에 있어서 추가적인반송파의 사용시에 적용 가능한 페이징 방법 및 장치
US6839565B2 (en) * 2002-02-19 2005-01-04 Nokia Corporation Method and system for a multicast service announcement in a cell
CN1476259A (zh) * 2002-08-16 2004-02-18 ��������ͨ�ż����о����޹�˾ 多媒体广播和组播业务寻呼的方法
KR100827137B1 (ko) * 2002-08-16 2008-05-02 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서의 멀티캐스트 멀티미디어 방송 서비스 제공 방법
US7486637B2 (en) * 2002-09-26 2009-02-03 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and system for efficiently managing paging windows and data messages
US20040180675A1 (en) * 2002-11-06 2004-09-16 Samsung Electronics Co., Ltd. Method for transmitting and receiving control messages in a mobile communication system providing MBMS service
US7403790B2 (en) * 2003-09-04 2008-07-22 Lucent Technologies Inc. Methods for signaling broadcast and multicast information in communication networks

Also Published As

Publication number Publication date
ATE407525T1 (de) 2008-09-15
KR20060123325A (ko) 2006-12-01
RU2006120544A (ru) 2007-12-27
KR101201960B1 (ko) 2012-11-19
BRPI0416491A (pt) 2007-03-13
CN100469162C (zh) 2009-03-11
JP2007511149A (ja) 2007-04-26
JP4382819B2 (ja) 2009-12-16
EP1683373B1 (de) 2008-09-03
ES2313092T3 (es) 2009-03-01
RU2366105C2 (ru) 2009-08-27
EP1683373A1 (de) 2006-07-26
US20070082606A1 (en) 2007-04-12
DE502004008001D1 (de) 2008-10-16
WO2005048616A1 (de) 2005-05-26
CN1879433A (zh) 2006-12-13
UA83078C2 (ru) 2008-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8489103B2 (en) Method and apparatus for reconfiguring a common channel
BRPI0416491B1 (pt) Process for the transmission of messages concerning a multimedia broadcast / multicast service (mbms), base station, subscriber station and radio communication system
KR101189945B1 (ko) 이동통신 시스템의 mbms서비스 전송방법
KR100914237B1 (ko) 향상된 보조 셀 변경
KR100595644B1 (ko) 이동통신 시스템에서 점대다 서비스를 위한 통지 지시자 수신방법
RU2340121C2 (ru) Передача информации сигнализации для услуг широковещательной и групповой передачи
AU2005320354B8 (en) Transmission of control information in wireless communication system
US9295042B2 (en) Method and apparatus for reconfiguring a common channel
US8605704B2 (en) Method and device for paging and media services on a single carrier frequency
US20090285144A1 (en) Data transmitting system, data transmitting method, base station and mobile station
KR101540480B1 (ko) 이동통신 시스템에서의 호출 메시지를 사용해서 재해경보 메시지를 수신하는 방법
JP2004221759A (ja) 移動通信システム及びそれに用いる無線端末並びに無線制御装置及びその動作制御方法
WO2008114883A1 (en) Multimedia broadcast and multicast service notification in long term evolution
WO2009116798A2 (en) Method of receiving a disaster waring message through a broadcast/multicast channel
BRPI0410756B1 (pt) método para estabelecer uma conexão em um sistema de comunicações de rádio
KR101540479B1 (ko) 이동통신 시스템에서의 재해경보 메시지를 수신하는 방법
KR20100033353A (ko) 이동통신 시스템에서 갱신 경보 메시지를 송수신 하는 방법
EP2269394B1 (en) Methods and apparatuses for transmitting/receiving an earthquake and/or tsunami warning
CN117121590A (zh) 无线通信方法、终端设备和网络设备
ES2329516T3 (es) Procedimiento para el control de un cambio de un aparato terminal en un sistema de comunicaciones por radio.
MXPA06009048A (en) Transmission of signaling information for broadcast and multicast services

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA SIEMENS NETWORKS GMBH AND CO. KG (DE)

Free format text: TRANSFERIDO DE: SIEMENS AKTIENGESELLSCHAFT

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS GMBH AND CO. KG (DE)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 4/06 (2009.01), H04W 72/00 (2009.01), H04W 68

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]