BRPI0412221B1 - combinação de um sistema terminal submarino com um membro de produção e um suspensor de tubulação e sistema terminal submarino - Google Patents

combinação de um sistema terminal submarino com um membro de produção e um suspensor de tubulação e sistema terminal submarino Download PDF

Info

Publication number
BRPI0412221B1
BRPI0412221B1 BRPI0412221A BRPI0412221A BRPI0412221B1 BR PI0412221 B1 BRPI0412221 B1 BR PI0412221B1 BR PI0412221 A BRPI0412221 A BR PI0412221A BR PI0412221 A BRPI0412221 A BR PI0412221A BR PI0412221 B1 BRPI0412221 B1 BR PI0412221B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
locking
terminal system
production member
pipe hanger
profile
Prior art date
Application number
BRPI0412221A
Other languages
English (en)
Inventor
Christopher D Bartlett
Original Assignee
Fmc Technologies
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fmc Technologies filed Critical Fmc Technologies
Publication of BRPI0412221A publication Critical patent/BRPI0412221A/pt
Publication of BRPI0412221B1 publication Critical patent/BRPI0412221B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/04Casing heads; Suspending casings or tubings in well heads
    • E21B33/043Casing heads; Suspending casings or tubings in well heads specially adapted for underwater well heads

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Holders For Apparel And Elements Relating To Apparel (AREA)
  • Mutual Connection Of Rods And Tubes (AREA)
  • Load-Engaging Elements For Cranes (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)

Abstract

"combinação de um sistema terminal submarino que inclui uma cabeça de poço submarina e sistema terminal submarino". dispositivo de trava para fixar suspensor de tubulação a um membro de produção compreende um membro de trava que é montado sobre o membro de produção e é móvel para dentro e para fora de encaixe com um perfil de trava correspondente sobre o suspensor de tubulação e mecanismo de acionamento para mover o membro de trava para dentro e para fora de encaixe com o perfil de trava.

Description

‘COMBINAÇÃO DE UM SISTEMA TERMINAL SUBMARINO COM UM MEMBRO DE PRODUÇÃO E UM SUSPENSOR DE TUBULAÇÃO E SISTEMA TERMINAL SUBMARINO” Campo da Ihvencão A presente invenção refere-se a um dispositivo para travar um suspensor de tubulação a uma bobina de tubulação ou similar em um sistema terminal submarino. Mais especifícamente, a presente invenção refere-se a um dispositivo que pode ser operado independentemente de ambos, do suspensor de tubulação e da ferramenta de condução de suspensor de tubulação.
Antecedentes da Invenção Um sistema terminal típico do estado da técnica para poços submarinos de petróleo e gás compreende uma cabeça de poço submarino que é instalada na extremidade superior de um orifício do poço, um membro de produção que é conectado ao topo da cabeça de poço e um suspensor de tubulação que é pousado no membro de produção e que sustenta um conjunto de tubulação de produção que se estende através do orifício do poço e para o interior do poço. Durante as operações de instalação e trabalho, o sistema terminal submarino é freqüentemente conectado a um navio na superfície por meio de um tubo ascendente de baixa pressão que, por sua vez, é conectado a um dispositivo de prevenção de explosão submarino (“BOP”) que é fixado ao topo do membro de produção, O suspensor de tubulação normal mente é instalado no membro de produção utilizando uma ferramenta de condução de suspensor de tubulação {“THRT), Além disso, quando o suspensor de tubulação repousa no membro de produção, um mecanismo de trava normalmente é acionado para fixar o suspensor de tubulação ao membro de produção. Um mecanismo de trava típico inclui um anel de trava que é sustentado sobre o suspensor de tubulação e pode ser expandido para encaixe de trava com uma ranhura correspondente que é formada no membro de produção. Além disso, como o suspensor de tubulação é fixado ao membro de produção, um mecanismo de liberação sobre a THRT é acionado para liberar o suspensor de tubulação da THRT.
Desta forma, as THRTs do estado da técnica devem normalmente incluir uma ferramenta de trava para acionar o mecanismo de trava sobre o suspensor de tubulação, e uma ferramenta de liberação para acionar o mecanismo de liberação sobre a THRT. Além disso, essas ferramentas freqüentemente são operadas por pressão hidráulica, que é aplicada à THRT por meio de um cordão hidráulico que é conectado ao navio na superfície.
Ao empregar essa THRT operada de forma hidráulica, entretanto, preocupações de segurança e contingências freqüentemente necessitam que uma árvore de natal submarina de teste (“SSTT”) e uma junta de corte também sejam utilizadas. Nesta disposição, a SSTT é conectada ao topo da THRT, a junta de corte é conectada ao topo da SSTT e todo o conjunto é abaixado sobre um conjunto de condução por meio do tubo ascendente de baixa pressão e do BOP. Além disso, o cordão hidráulico para a THRT é conduzido ao lado do conjunto de condução e, em seguida, direcionado para a THRT através da junta de corte e da SSTT. A SSTT e a junta de corte permitem o isolamento controlado do poço em caso de explosão ou outra emergência. Quando ocorrer esse evento, as válvulas na SSTT são fechadas, os aríetes de corte de BOP inferiores são vedados em volta da SSTT e, se necessário, os aríetes de corte de BOP superiores são acionados para separar a junta de corte e, desta forma, separar o conjunto de condução da SSTT. Depois que o poço tenha sido novamente colocado sob controle, a parte inferior da junta de corte separada pode ser recuperada e uma junta de corte de substituição é novamente conectada em seguida à SSTT.
Desta forma, a SSTT e a junta de corte permitem que o controle hidráulico da THRT seja facilmente restabelecido. Após a conexão da junta de corte de substituição na SSTT, o cordão hidráulico é novamente conectado à THRT. Sem a SSTT e a junta de corte, os aríetes de corte de BOP separariam o cordão hidráulico e o cordão da THRT seria perdido. Dependendo da situação da trava do suspensor de tubulação e dos mecanismos de liberação, ao perder-se o controle, este problema pode ser de solução muito cara e demorada.
Embora adequado para muitas aplicações, as THRTs de operação hidráulica do estado da técnica apresentam diversas desvantagens que se tornaram mais problemáticas à medida que poços submarinos são perfurados em águas cada vez mais profundas. Em primeiro lugar, cordões hidráulicos são sujeitos a colapso devido a pressões hidrostáticas extremas experimentadas em grandes profundidades. Isso pode resultar em perda temporária ou permanente do controle da THRT ou, no pior caso, liberação prematura e conseqüente queda do suspensor de tubulação e da tubulação de produção dentro do poço.
Em segundo lugar, alguns operadores preferem utilizar BOP de superfície e tubo ascendente de alta pressão de diâmetro reduzido para conectar o navio na superfície ao membro de produção em águas profundas. Nesta disposição, o cordão hidráulico para a THRT é direcionado por meio de uma “junta deslizante” no conjunto de condução que é posicionado no BOP de superfície. Isso requer, entretanto, que o cordão seja cortado em comprimento preciso, a fim de ser “espaçado” adequadamente da junta deslizante, sendo que esta pode ser uma tarefa cara e difícil.
Em terceiro lugar, à medida que os poços são perfurados em águas cada vez mais profundas, o uso de sistemas terminais de “orifícios delgados” está se tornando cada vez mais popular. Esses sistemas compreendem membros de produção que possuem diâmetros de punção relativamente pequenos. Consequentemente, os suspensores de tubulação e as THRTs para esses sistemas devem possuir diâmetros proporcionalmente pequenos. Entretanto, quando o mecanismo de trava de suspensor de tubulação for sustentado sobre o suspensor de tubulação e a ferramenta de trava for incorporada à THRT, minimizar o diâmetro desses componentes pode ser um desafio. São conhecidos do estado da técnica dispositivos de trava para fixação de tubulações, tal como representados nos documentos US2003/0019632, GB2381023 e US4978147.
Nestes documentos são descritos meios convencionais de fixação de tubulações submarinas, nos quais os dispositivos de trava são conduzidos por ferramentas que são baixados através do topo de um elemento de produção ou por um alojamento de cabeça do poço. O inconveniente desses tipos de dispositivos é que os dispositivos de trava não se estendem lateralmente através do elemento de produção. Assim, os dispositivos de trava não podem ser conduzidos por um mecanismo de atuação montado ao lado do elemento de produção como, por exemplo, não podem ser conduzidos por um Veículo submarino operado remotamente (ROV).
Descrição Resumida da Invenção Segundo a presente invenção, estas e outras desvantagens do estado da técnica são superadas pelo fornecimento de um dispositivo de trava para fixar um suspensor de tubulação a um membro de produção. O dispositivo de trava compreende um membro de trava que é montado sobre o membro de produção e é móvel para dentro e para fora do encaixe com um perfil de trava correspondente sobre o suspensor de tubulação. O dispositivo de trava compreende adicionalmente um mecanismo de acionamento para mover o membro de trava para dentro e para fora do encaixe com o perfil de trava.
Segundo uma realização da presente invenção, o membro de trava é localizado ao menos parcialmente em uma porta de trava que se estende através do membro de produção para o orifício central. Segundo outra realização da presente invenção, o membro de trava compreende uma parte de haste que é localizada na porta de trava, e uma parte de base que é encaixada pelo mecanismo de acionamento.
Segundo realização adicional da presente invenção, o mecanismo de acionamento compreende uma haste de acionamento que inclui uma primeira extremidade que encaixa o membro de trava e uma segunda extremidade que é adaptada para ser encaixada por uma ferramenta. Em ainda outra realização da presente invenção, a haste de acionamento é sustentada de forma giratória em relação ao membro de produção e a primeira extremidade da haste de acionamento é acoplada ao membro de trava por meio de uma conexão rosqueada. Desta forma, a rotação da haste de acionamento resulta na translação do membro de trava em relação ao membro de produção. Além disso, a haste de acionamento pode ser girada por uma ferramenta apropriada sobre um veículo de operação remota (“ROV”).
Dessa forma, o dispositivo de trava de suspensor de tubulação de acordo com a presente invenção não necessita do uso de um cordão hidráulico. Além disso, como o dispositivo de trava pode ser operado independentemente da THRT, a THRT não necessita de um cordão hidráulico. Conseqüentemente, não existe necessidade de uma SSTT durante a instalação do suspensor de tubulação ou trabalho do poço. Além disso, como o cordão hidráulico e a SSTT podem ser dispensados, o membro de produção pode ser conectado de forma fácil e econômica em um navio na superfície utilizando um BOP de superfície e tubos ascendentes de alta pressão. Ainda, como o dispositivo de trava não é montado sobre a THRT ou o suspensor de tubulação, o diâmetro desses componentes pode ser consideravelmente reduzido, de forma que possam ser facilmente utilizados em sistemas de orifício delgado.
Esses e outros objetos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir do relatório descritivo detalhado a seguir, com referência às figuras anexas.
Breve Descricão pas Figuras A Figura 1 é uma vista em seção transversal de um sistema terminal submarino que compreende uma série de dispositivos de trava de suspensor de tubulação de acordo com uma realização da presente invenção; A Figura 2 é uma vista em seção transversal superior de um dos dispositivos de trava de suspensor de tubulação da Figura 1. A Figura 3A é uma representação esquemática da parte submarina do sistema terminal mostrado na Figura 1, A Figura 3B é uma representação esquemática da parte de superfície do sistema terminal mostrado na Figura 1.
Descricão Detalhada da Invenção Com referência à Figura 1, é mostrado um sistema terminal submarino de acordo com a presente invenção, que compreende uma série de dispositivos de trava de suspensor de tubulação inovadores, de forma geral (10), Os dispositivos de trava (10), dois dos quais são mostrados, travam um suspensor de tubulação (12) no interior de um membro de produção (14) que é fixado com um conector convencional (16) ao topo de uma cabeça de poço (não mostrada). Embora o membro de produção (14) seja ilustrado como uma árvore de natal horizontal, os dispositivos de trava (10) poderão ser utilizados em conjunto com qualquer componente que seja adaptado para sustentar um suspensor de tubulação, tal como uma árvore de natal convencional, uma cabeça de poço, uma bobina de tubulação, uma árvore de bobina ou um adaptador. Portanto, a expressão membro de produção deverá ser interpretada como incluindo todos esses componentes. O membro de produção (14) inclui um corpo (18), um orifício central (20) que se estende axialmente através do corpo, uma saída de produção (22) que se estende lateralmente através do corpo a partir do orifício de produção e um apoio de repouso do suspensor de tubulação (24) que é formado no orifício central. Segundo uma realização da presente invenção, o membro de produção (14) também inclui idealmente uma hélice de orientação (26) que é formada no orifício central (20) ou sobre uma camisa de orientação que é fixada ao orifício central. O suspensor de tubulação (12) é sustentado no orifício central (20) sobre o apoio de repouso (24). Além disso, o suspensor de tubulação (12) inclui um corpo geralmente cilíndrico (28), um trajeto de fluxo de produção (30) que se estende axialmente através do corpo e uma porta de produção (32) que se estende de forma geralmente lateral entre o trajeto de fluxo de produção e a saída de produção (22). Durante certos modos de operação do sistema terminal submarino, o trajeto de fluxo de produção (30) pode ser vedado acima da porta de produção (32) por um ou mais plugs de linha de fios (34) e (36). O suspensor de tubulação (12) é instalado no membro de produção (14) utilizando uma THRT (38), que é idealmente conectada ao suspensor de tubulação com roscas (40) e a um conjunto de condução (não exibido) com roscas (42). À medida que o suspensor de tubulação (12) é apoiado sobre o orifício central (20), uma chave de orientação sobre o suspensor de tubulação encaixa a hélice de orientação (26) e força o suspensor de tubulação a girar até que a porta de produção (32) seja alinhada com a saída de produção (22). Após o suspensor de tubulação (12) haver sido repousado sobre o apoio de repouso (24), ele pode ser travado ao membro de produção (14) com os dispositivos de trava (10).
Com referência à Figura 2, cada dispositivo de trava (10) compreende um membro de trava (44) que é adaptado para encaixar em um perfil de trava correspondente (46) que é formado sobre o diâmetro externo do suspensor de tubulação (12) (conforme melhor mostrado na Figura 1), e um mecanismo de acionamento (48) que funciona para mover o membro de trava para dentro e para fora do encaixe com o perfil de trava. Segundo a presente invenção, o membro de trava (44) pode compreender qualquer pino, rosca, tranca, segmento, pinça, anel ou similar apropriado. Além disso, o mecanismo de acionamento (48) pode compreender qualquer rosca, carne, trava, haste ou similar apropriado que realize o movimento de translação ou rotacionado por um acionador giratório ou linear manual, hidráulico ou elétrico correspondente. Além disso, o mecanismo de acionamento (48) pode idealmente ser operado remotamente a partir de um navio na superfície ou diretamente por um mergulhador ou um ROV.
Na realização da presente invenção que é ilustrada na Figura 2, o membro de trava (44) compreende um segmento de trava que inclui uma parte base (50) que é fixada a uma parte de haste (52) ou formada integralmente com ela. A parte de base (50) é sustentada de forma deslizável em um tampo (54) que é fixado ao membro de produção (14) por meios apropriados, tais como uma série de conjuntos de porca e parafuso (56). A parte de haste (52) é disposta em uma porta de trava correspondente (58) que se estende de forma geralmente lateral através do membro de produção (14) para o orifício central (20). Além disso, a parte de haste (52) inclui uma extremidade distante que compreende perfil de trava (60) adaptado para encaixar o perfil de trava (46) sobre o suspensor de tubulação (12). Além disso, a parte de haste (52) é idealmente vedada na porta de trava (58) por um conjunto de vedação apropriado, tal como um embrulho (62) que é mantido no lugar por uma porca de sobreposição (64). O mecanismo de acionamento (48) é ilustrado compreendendo uma haste de acionamento (66) que inclui uma primeira extremidade (68) que encaixa o membro de trava (44), e uma segunda extremidade (70) que é adaptada para encaixe por uma ferramenta apropriada, tal como uma ferramenta giratória sobre um ROV (não mostrado). Nesta realização, a haste de acionamento (66) é sustentada de forma giratória sobre o tampo (54) através de um conjunto de mancai apropriado (72) que é disposto em um abrigo (74) que, por sua vez, é conectado ao tampo, por exemplo, com roscas (76) e uma ou mais roscas de ajustes (78). Além disso, a primeira extremidade (68) da haste de acionamento (66) é acoplada à parte base (50) do membro de trava (44) através de uma conexão rosqueada (80). Desta forma, a rotação da haste de acionamento (66) resultará na translação do membro de trava (44) em relação ao membro de produção (14). Neste particular, meios apropriados são idealmente fornecidos para evitar que o membro de trava (44) gire na porta de trava (58). O projeto e a implementação desses meios encontram-se dentro do conhecimento dos técnicos no assunto e, portanto, não necessitam de explicações adicionais. O dispositivo de trava (10) pode também incluir uma caçamba de ROV (82) para ajudar a orientar uma ferramenta giratória de ROV para encaixe com a haste de acionamento (66). Além disso, a haste de acionamento (66) e o abrigo (74) podem ser estendidos até qualquer comprimento para que o ROV tenha fácil acesso à caçamba de ROV (82). Conforme mostrado, por exemplo na Figura 1, a haste de acionamento (66) e o abrigo (74) do dispositivo de trava direito (10) foram estendidos para limpar o bloco de válvula de asa (84). Alternativamente, a haste de acionamento (66) pode ser rotacionada por um mergulhador ou por qualquer motor giratório apropriado.
Quando se deseja acionar o dispositivo de trava (10), a haste de acionamento (66) é rotacionada para fazer com que o membro de trava (44) mova-se radialmente para dentro ou para fora em relação ao membro de produção (14). Isso, por sua vez, força o perfil de trava (60) sobre a parte de haste (52) para dentro ou para fora do encaixe com o perfil de trava (46) sobre o suspensor de tubulação (12). Nesse particular, o conjunto de mancai (72) compreende idealmente um mancai de impulsão para transferir as cargas de reação axial do membro de trava (44) e da haste de acionamento (66) através do abrigo (74) e do tampo (54) e, por fim, para o membro de produção (14).
Desta forma, quando o suspensor de tubulação (12) for repousado sobre o membro de produção (14), os dispositivos de trava (10) podem ser acionados para fixar o suspensor de tubulação no orifício central (20). Após o movimento dos membros de trava (44) no encaixe com os seus perfis de trava correspondentes (46) sobre o suspensor de tubulação (12), evitar-se-á que o suspensor de tubulação mova-se para cima frente as forças verticais que são provocadas, por exemplo, pela pressão no orifício do poço abaixo do suspensor de tubulação ou pela expansão térmica do conjunto de tubulação de produção que é suspenso do suspensor de tubulação. Além disso, depois que o suspensor de tubulação (12) é travado no lugar, a THRT (38) pode ser liberada do suspensor de tubulação por meio da simples rotação do conjunto de condução até o desencaixe das roscas (42). O dispositivo de trava de suspensor de tubulação (10) oferece muitas vantagens sobre os mecanismos de trava do estado da técnica. Como o dispositivo de trava (10) opera independentemente da THRT (38), não existe necessidade de fornecer pressão hidráulica à THRT. Conseqüentemente, o cordão hidráulico habitual que fornece pressão hidráulica às THRTs convencionais pode ser eliminado. Além disso, como a THRT (38) não necessita de cordão hidráulico, não é necessário uma SSTT durante a instalação do suspensor de tubulação (12) ou o trabalho do poço.
Com referência às Figuras 3A e 3B, o dispositivo de trava (10) também facilita a conexão do sistema terminal submarino a um navio de superfície (86), utilizando um BOP de superfície (88) e um tubo ascendente de alta pressão de peso relativamente baixo e pequeno diâmetro (90). Nessa realização da presente invenção, o membro de produção (14) é conectado a uma cabeça de poço (92) que é instalada na extremidade superior de um orifício de poço (não mostrado) e o sustentador de tubulação (12) é repousado sobre o membro de produção utilizando uma THRT (38) que é conectada a um conjunto de condução (94). Além disso, o topo do BOP (88) é idealmente conectado a uma junção telescópica (96) fixada a um desviador (98) que é sustentado sobre o navio de superfície (86), e o fundo do BOP é conectado ao topo do tubo ascendente (90) pouco acima de um tensionador de tubo ascendente (100). Adicionalmente, um dispositivo de isolamento submarino opcional (102) que compreende aríetes de corte (104) pode ser posicionado entre o membro de produção (14) e o tubo ascendente (90), se desejado ou necessário. Nesta realização, como a THRT (38) não necessita de cordão hidráulico, o conjunto de condução (94) não necessita ser equipado com uma junta deslizante no interior do BOP (88).
Dever-se-á reconhecer que, embora a presente invenção tenha sido descrita com relação às suas realizações preferidas, os técnicos no assunto podem desenvolver ampla variação de detalhes estruturais e operacionais sem abandonar os princípios da presente invenção. Portanto, as reivindicações anexas devem ser interpretadas como cobrindo todos os equivalentes que se enquadram dentro do escopo e espírito verdadeiro da presente invenção.

Claims (16)

1. COMBINAÇÃO DE UM SISTEMA TERMINAL SUBMARINO COM UM MEMBRO DE PRODUÇÃO (14) E UM SUSPENSOR DE TUBULAÇÃO, sendo que dito sistema terminal submarino inclui uma cabeça de poço submarina (92), o membro de produção (14) é conectado à uma cabeça de poço e o suspensor de tubulação (12) é sustentado no interior de um orifício central (20) no membro de produção, em que o aprimoramento compreende um dispositivo de trava de suspensor de tubulação (10) caracterizado por compreender: - uma porta de trava (58) que se estende de forma lateral através do membro de produção para o orifício central; - pelo menos um membro de trava (44) que incluí uma parte de haste (52) que é posicionada na porta de trava, uma porção de base (50) que é fixada ou formada integral mente com uma extremidade da porção de haste e um perfil de trava (60) que é fixado em ou formado integralmente com uma segunda extremidade da porção de haste; - uma haste de acionamento (66), que é sustentada de forma rotativa em relação ao membro de produção, a qual inclui uma primeira extremidade (70) que compreende um perfil de ferramenta e uma segunda extremidade (68) que é roscada na porção de base; sendo que a porção de haste é restrita na rotação axíal dentro da porta de trava; e em que a rotação da haste de acionamento movimenta a porção de haste axialmente através da porta de trava e carrega o perfil de trava para o encaixe com um perfil de trava (46) correspondente no suspensor de tubulação para, assim, segurar o suspensor de tubulação no orifício central.
2, COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicional mente um tampo (54), o qual é conectado em uma superfície externa do membro de produção, e o qual inclui um receptáculo dentro do qual a porção de base (50) é posicionada.
3. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o tampo compreende um orifício axial o qual é conectado no receptáculo e através do qual a haste de acionamento (66) se estende.
4. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a haste de acionamento é sustentada de forma giratória em um conjunto de mancai (72) que é sustentado sobre o tampo.
5. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o conjunto de mancai é posicionado em um abrigo (74) conectado ao tampo.
6. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, caracterizado por compreender: - uma cabeça de poço submarina (92) que é instalada em uma extremidade superior de um orifício de poço; - um membro de produção (14) que é conectado na cabeça de poço e compreende um corpo (18), um orifício central (20) que se estende de forma axial através do corpo e um apoio de repouso (24) formado no orifício central; - um suspensor de tubulação (12) sustentado sobre o apoio de repouso que compreende uma superfície de diâmetro externo e um perfil de trava (46) formado na a superfície de diâmetro externo; - uma porta de trava (58) que se estende de forma lateral através do membro de produção para o orifício central; - pelo menos um membro de trava (44) que inclui uma parte de haste (52) que é posicionada na porta de trava, uma porção de base (50) que é fixada ou formada integralmente com uma extremidade da porção de haste e um perfil de trava (60) que é fixado em ou formado integralmente com uma segunda extremidade da porção de haste; - uma haste de acionamento (66) que é sustentada de forma rotativa em relação ao membro de produção, a qual inclui uma primeira extremidade (70) que compreende um perfil de ferramenta, e uma segunda extremidade (68) que é roscada na porção de base; sendo que a porção de haste é restrita da rotação axial dentro da porta de trava; e em que a rotação da haste de acionamento movimenta a porção de haste axialmente através da porta de trava e carrega o perfil de trava para o encaixe com um perfil de trava correspondente no suspensor de tubulação para, assim, segurar o suspensor de tubulação no orifício central.
7. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um tampo (54) que é conectado à uma superfície externa do membro de produção, e o qual inclui um receptáculo no interior do qual a porção de base (50) é posicionada.
8. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o tampo compreende um orifício axial que é conectado ao receptáculo e, através do qual, a haste de acionamento (66) se estende.
9. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a haste de acionamento é sustentada de forma giratória em um conjunto de mancai (72) sustentado sobre o tampo.
10. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o conjunto de mancai é posicionado em um abrigo (74) que é conectado ao tampo.
11. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma THRT (38) conectada ao suspensor de tubulação e um conjunto de condução (94) conectado à THRT.
12. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a THRT é conectada por meio de rosca ao suspensor de tubulação.
13. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por compreender adicionalmente: - um BOP de superfície (88) que é sustentado sobre um navio de superfície (86); e - um tubo ascendente de alta pressão (90) que inclui uma primeira extremidade conectada ao BOP de superfície e uma segunda extremidade conectada ao membro de produção; sendo que o suspensor de tubulação é rebaixado do navio da superfície até o membro de produção por meio do BOP de superfície e do tubo ascendente.
14. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um membro de isolamento (102) conectado entre o tubo ascendente e o membro de produção e inclui um conjunto de aríetes de corte (104) que são capazes de cortar o conjunto de condução.
15. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma cuba de ROV (82) que é conectada ao abrigo e, através da qual, o perfil de ferramenta pode ser acessado.
16. SISTEMA TERMINAL SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma cuba de ROV (82) que é conectada ao abrigo e, através da qual, o perfil de ferramenta pode ser acessado.
BRPI0412221A 2003-07-23 2004-07-22 combinação de um sistema terminal submarino com um membro de produção e um suspensor de tubulação e sistema terminal submarino BRPI0412221B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US48937603P 2003-07-23 2003-07-23
US60/489,376 2003-07-23
PCT/US2004/023749 WO2005010319A1 (en) 2003-07-23 2004-07-22 Subsea tubing hanger lockdown device

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0412221A BRPI0412221A (pt) 2006-08-22
BRPI0412221B1 true BRPI0412221B1 (pt) 2015-09-08

Family

ID=34102861

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0412221A BRPI0412221B1 (pt) 2003-07-23 2004-07-22 combinação de um sistema terminal submarino com um membro de produção e um suspensor de tubulação e sistema terminal submarino

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7121345B2 (pt)
AU (1) AU2004260146B2 (pt)
BR (1) BRPI0412221B1 (pt)
GB (1) GB2420363B (pt)
NO (1) NO337924B1 (pt)
WO (1) WO2005010319A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7165620B2 (en) * 2002-12-23 2007-01-23 Fmc Technologies, Inc. Wellhead completion system having a horizontal control penetrator and method of using same
US7770650B2 (en) * 2006-10-02 2010-08-10 Vetco Gray Inc. Integral orientation system for horizontal tree tubing hanger
US20090158587A1 (en) * 2007-12-19 2009-06-25 Caterpillar Inc. Heat-based redimensioning for remanufacture of ferrous components
US8388255B2 (en) * 2009-07-13 2013-03-05 Vetco Gray Inc. Dog-type lockout and position indicator assembly
US8794334B2 (en) * 2010-08-25 2014-08-05 Cameron International Corporation Modular subsea completion
US8550167B2 (en) * 2011-03-21 2013-10-08 Vetco Gray Inc. Remote operated vehicle interface with overtorque protection
NO334302B1 (no) * 2011-11-30 2014-02-03 Aker Subsea As Produksjonsrørhenger med koblingssammenstilling
US9404333B2 (en) 2012-07-31 2016-08-02 Schlumberger Technology Corporation Dual barrier open water well completion systems
US20230340852A1 (en) * 2022-04-23 2023-10-26 Cactus Wellhead, LLC Nested lock screw

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3151892A (en) * 1961-06-09 1964-10-06 Armco Steel Corp Multiple string tubing hanger constructions
US3489439A (en) * 1968-03-06 1970-01-13 Armco Steel Corp Means for releasably latching members in a well installation
US3606393A (en) * 1969-09-05 1971-09-20 Vetco Offshore Ind Inc Pipe connectors
US3741294A (en) * 1972-02-14 1973-06-26 Courtaulds Ltd Underwater well completion method and apparatus
US4214778A (en) * 1979-01-11 1980-07-29 W-K-M Wellhead Systems, Inc. Holddown mechanism for a tubing hanger in a wellhead
US4650226A (en) * 1986-03-31 1987-03-17 Joy Manufacturing Company Holddown screw
US4770250A (en) * 1987-05-07 1988-09-13 Vetco Gray Inc. Hydraulically actuated lock pin for well pipe hanger
US4978147A (en) * 1990-04-27 1990-12-18 Vetco Gray Inc. Elastomeric lockdown and shearout device
US5145006A (en) * 1991-06-27 1992-09-08 Cooper Industries, Inc. Tubing hanger and running tool with preloaded lockdown
US5341885A (en) * 1993-09-27 1994-08-30 Abb Vetco Gray Inc. Internal tubing hanger lockdown
GB2321139B (en) * 1997-01-14 2001-05-09 Tronic Ltd Connector assembly
US6253854B1 (en) * 1999-02-19 2001-07-03 Abb Vetco Gray, Inc. Emergency well kill method
GB2366027B (en) * 2000-01-27 2004-08-18 Bell & Howell Postal Systems Address learning system and method for using same
US6364024B1 (en) * 2000-01-28 2002-04-02 L. Murray Dallas Blowout preventer protector and method of using same
US6510897B2 (en) * 2001-05-04 2003-01-28 Hydril Company Rotational mounts for blowout preventer bonnets
NO325717B1 (no) * 2001-07-27 2008-07-07 Vetco Gray Inc Produksjonstre med trippel sikkerhetsbarriere og fremgangsmate ved bruk av samme
GB2381023B (en) * 2001-10-16 2005-02-09 Dril Quip Inc Improvements in or relating to an adjustable hanger system and a method of adjustably connecting a hanger to a wellhead
CA2415631A1 (en) * 2003-01-03 2004-07-03 L. Murray Dallas Backpressure adapter pin and method of use

Also Published As

Publication number Publication date
AU2004260146A2 (en) 2005-02-03
BRPI0412221A (pt) 2006-08-22
US7121345B2 (en) 2006-10-17
WO2005010319A1 (en) 2005-02-03
GB0603177D0 (en) 2006-03-29
NO20060899L (no) 2006-02-23
NO337924B1 (no) 2016-07-11
US20050051336A1 (en) 2005-03-10
GB2420363A (en) 2006-05-24
GB2420363B (en) 2007-01-10
AU2004260146B2 (en) 2008-10-30
AU2004260146A1 (en) 2005-02-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7275591B2 (en) Tubing hanger with ball valve in production string
US4674576A (en) Casing hanger running tool
US4449583A (en) Well devices with annulus check valve and hydraulic by-pass
ES2664240T3 (es) Sistema de sellado activado externamente para cabezal de pozo
US3710859A (en) Apparatus for remotely connecting and disconnecting pipe lines to and from a submerged wellhead
BR0206755B1 (pt) "aparelho para manter um elemento tubular sob tensão e método para prender e tensionar um elemento tubular".
NO302629B1 (no) Svivelforbindelse med tetning metall mot metall
NO322464B1 (no) Klargjoringssystem for regulering av stromning av fluid fra en bronnboring
NO340801B1 (no) Undersjøisk brønnhodemontasje og framgangsmåte for installering av en produksjonsrørhenger
BR0301954B1 (pt) "conjunto de poço submarino e método para operar uma coluna de tubos".
BRPI0615082B1 (pt) Junta de condutor submarino tubular; condutor submarino e método para conexão de juntas de condutor submarino
BRPI0711912B1 (pt) Conector de condutor submarino de rápida composição
JPH0643794B2 (ja) 海底支持海中掘削リグのデイバ−タ/噴出防止器システムと方法
US4634152A (en) Casing hanger running tool
NO338674B1 (no) Anordning og framgangsmåte for uttrekking av en plugg i en kanal i en brønnhodesammenstilling på havbunnen og framgangsmåte for komplettering av havbunnsbrønn.
US6896048B2 (en) Rotary support table
BR112016004489B1 (pt) Ferramenta de execução
BRPI1000805A2 (pt) ferramenta de manobra e mÉtodo de ajuste e teste de um selo de vedaÇço de um suspensor de tubo de poÇo
BRPI0600413B1 (pt) Submarine well assembly
BRPI1101381A2 (pt) ferramenta de movimento e método de ajuste e teste de um suporte de tubo de poço
US6598680B2 (en) Subsea wellhead equipment
NO337924B1 (no) Undervanns rørhenger-sperreanordning
NO332032B1 (no) Undersjoisk bronnhodemontasje og framgangsmate for komplettering av en undersjoisk bronn
CA1318243C (en) Wellhead valve
BR112021011122A2 (pt) Suspensor de tubulação com vedação anular deslocável

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.