BRMU9002375U2 - disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro - Google Patents

disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro Download PDF

Info

Publication number
BRMU9002375U2
BRMU9002375U2 BRMU9002375-7U BRMU9002375U BRMU9002375U2 BR MU9002375 U2 BRMU9002375 U2 BR MU9002375U2 BR MU9002375 U BRMU9002375 U BR MU9002375U BR MU9002375 U2 BRMU9002375 U2 BR MU9002375U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
brake cylinder
support
support plate
hole
brake
Prior art date
Application number
BRMU9002375-7U
Other languages
English (en)
Inventor
Da Rosa Newton Reis Jr
Original Assignee
Da Rosa Newton Reis Jr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Da Rosa Newton Reis Jr filed Critical Da Rosa Newton Reis Jr
Priority to BRMU9002375-7U priority Critical patent/BRMU9002375U2/pt
Publication of BRMU9002375U2 publication Critical patent/BRMU9002375U2/pt

Links

Landscapes

  • Braking Arrangements (AREA)

Abstract

DISPOSIÇçO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO. Compreendido por uma chapa de sustentação, cuja secção traseira detém um furo passante, enquanto a face inferior forma uma base de apoio, sendo que na secção mediana dita chapa de sustentação, tem uma redução de largura formando um raio que estende-se formando uma placa estabilizadora provido de furo passante oblongo, para fixação de um cilindro de freio, sendo a chapa de sustentação fixada através do furo no feixe de mola do veiculo. em uma disposição derivativa chapa de sustentação pode ter sua altura aumentada com a introdução de chapas auxiliares formando um feixe de sustentação.

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO".
Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a uma "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO" que foi desenvolvido com a finalidade de proporcionar uma estabilidade ao cilindro de freio traseira em eixo de veículo com feixe de molas e freio a disco, atuando como acessório anti-vibração, evitando danos ao equipamento.
As câmaras de freio também são conhecidas como atuadores de freio, cilindro de freio, ou simplesmente cuíca de freio, sendo suas principais funções as seguintes:
• Atuação do Freio de Serviço (Service Brake);
• Atuação do Freio de Emergência (Emergency Brake) e atuação do Freio de Estacionara en< Parking Brake).
As câmaras são classificadas por sua área efetiva do diafragma em polegadas quadradas, sendo esta classificação válida para os compartimentos de serviço e estacionamento.
Existem dois tipos de câmaras: as câmaras de serviço, cujoS tamanhos mais usuais no mercado brasileiro são 12", 14", 16", 20", 24", 30" e 36" e as câmaras de serviço/estacionamento (conhecidas como "spring brakes"), cujo tamanhos mais usuais no mercado brasileiro são 12"xl6", 14"xl6", 16"x24", 20"x24", 20"x30", 24"x24" e 30"30". A diferença entre elas consiste em que na primeira está presente somente o compartimento de serviço (A) e na segunda os compartimentos estão combinados (B). Normalmente, as câmaras de serviço são utilizadas em eixos dianteiros e as câmaras de serviço/estacionamento em eixos traseiros.
Quando o circuito não está pressurizado, a câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso. Esta situação ocorre devido à força da mola de estacionamento.
A câmara de serviço funciona independentemente da câmara de estacionamento (no caso de câmar - combinadas), sendo responsável pela força de frenagem durante a operação normal do veículo. Da mesma forma, o compartimento de estacionamento não interfere na operação da câmara de serviço, pois este está pressurizado e com a mola comprimida.
Como dito anteriormente, a câmara de estacionamento é responsável por manter o veículo em repouso quando necessário e seu princípio de funcionamento baseia-se em uma força mecânica proveniente de uma mola de alta capacidade de carga.
Quando o veículo está em movimento, a pressão do ar comprime a mola. Quando é liberada a pressão do compartimento de estacionamento, a mola é descomprimida, voltando à sua posição inicial. Quando isto ocorre, a carga da mola transmite a força necessária para acionar o freio e manter o veículo em repouso.
A mola também é comprimida mecanicamente por uma parafuso, isto é necessário para que, caso haja uma falha no sistema pneumático de estacionamento, o veículo possa ser liberado manualmente. Além disso, este parafuso permite a manutenção do freio, pois bloqueia a ação da câmara de estacionamento.
A linha de câmaras abrange uma vasta gama de aplicações, atendendo às necessidades do mercado atual de freios a disco. Esta linha apresenta como principais inovações, o sistema de selamento do compartimento de estacionamento e o exclusivo sistema de centralização e guia do êmbolo de serviço.
O acionamento desse sistema é pneumático, ou seja, não utiliza fluído e sim pressão de ar. A cuíca, ou cilindro de freio, é ativada por meio do pedal de freio e através de um mecanismo de alavanca interno da pinça transfere o movimento para as sapatas de acionamento, que faz com que a pastilha interna seja forçada contra o disco de freio, tracionando a pinça e fazendo com que a pastilha externa também entre em ação. Depois da liberação do ar do sistema, a mola de retorno no interior da pinça faz a alavanca voltar para a posição irir.ial, garantindo que a folga entre as pastilhas e o disco seja mantida
Por ser um dos mais importantes itens de segurança de um veículo, o sistema de freios precisa de uma manutenção rigorosa para não colocar a vida dos seus ocupantes em risco. A troca da pastilha de freios é um procedimento simples e extremamente fundamental para a utilização de um caminhão, principalmente considerando que são v.eículos de transporte e rodam pelas estradas carregando todos os tipos de carga.
Hoje em dia, com a introdução da tecnologia embarcada, muitos veículos contam com computadores de bordo que indicam o momento exato de fazer a troca das pastilhas e de outras peças. Nos modelos extra- pesados da linha Axor da Mercedes-Benz esse equipamento é chamado de Sistema de Manutenção Inteligeiii. - mostra no painel de instrumentos o desgaste gradativo das pastilhas de freios, ou seja, permite que o motorista monitore a hora da revisão e troca dos componentes.
Ocorre que o sistema de fixação do cilindro de freio, ou simplesmente cuíca de freio, não permite que o equipamento permaneça estático, com isso a movimentação do veiculo de acordo com o estado das estradas ou das vias promove a vibração do cilindro de freio que acaba por se chocar com partes do veiculo do veiculc, ocasionando um precoce desgaste do disco de freio, da pastilha, do pino de sustentação, além da quebra da pinça, do pino de sustentação e do mecanismo de pinça.
Por conta destes e outros não mencionados inconvenientes o
inventor após estudos e testes, desenvolveu a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO" compreendido por uma chapa de sustentação, cuja secção traseira detém um furo passante, enquanto a face inferior forma uma base de apoio, sendo que na secção mediana dita chapa de sustentação, tem uma redução de largura formando um raio que estende- se formando uma placa estabilizadora provido de furo passante oblongo, para fixação dc um cilindro de fre; \ sendo a chapa de sustentação lixada através do furo no feixe de mola do veiculo, em uma disposição derivativa chapa de sustentação pode ter sua altura aumentada com a introdução de chapas auxiliares formando um feixe de sustentação.
Para que se possa obter uma perfeita compreensão do que fora desenvolvido é apensos desenhos ilustrativos, aos quais fazem-se referências numéricas em conjunto com uma descrição pormenorizada que se segue, onde a:
A figura 1 mostra uma vista superior da chapa de sustentação.
A figura 2 mostra uma vista superior da chapa auxiliar.
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva do feixe de sustentação.
A figura 4 mostra urv . vista em perspectiva da chapa de
sustentação.
A figura 5 mostra uma vista em perspectiva da chapa de sustentação posicionada sobre e sob a cuíca.
Como inferem os desenhos, podemos verificar que a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO" compreendido por uma chapa de .-tentação (1), cuja secção traseira (2) detém um furo passante (3), enquanto a face inferior (4) forma uma base de apoio (5), sendo que na secção mediana (6) dita chapa de sustentação (1), tem uma redução de largura formando um raio (7) que estende-se formando uma placa estabilizadora (8) provido de furo passante oblongo (9), para fixação de um cilindro de freio, sendo a chapa de sustentação (1) fixada através do furo (3) no feixe de mola do veiculo, em uma disposição derivativa chapa de sustentação (1) pode ter sua altura aumentada com a introdução de chapas auxiliares (10) formando um feixe de sustentação (11).
Com base no descrito e ilustrado podemos dizer que a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO" traz grandes vantagens, pois estabiliza por completo o cilindro de freio traseiro, evitando sua vibração e conseqüentemente impedindo seu contato com componentes do veiculo, além de eliminar um precoce desgaste do disco de freio, da pastilha, do pino de sustentação, da quebra da pinça, do pino de sustentação e do mecanismo de pinça. Por atender .a todos os requisitos que definem a patente de modelo de utilidade, pois combinou e modificou elementos conhecidos, dando-lhes aspecto geral inovador e passível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitas sem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes suas reivindicações.

Claims (4)

1.
- "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA.
APLICADA EM SUPORTE ESTABILIZADOR DE CILINDRO DE FREIO TRASEIRO" compreendido por uma chapa de sustentação (1), cuja secção traseira (2)
detém um furo passante (3), enquanto a face inferior (4) forma uma base de apoio (5), sendo que na secção mediana (6) dita chapa de sustentação (1), tem uma redução de largura formando um raio (7) que estende-se formando uma placa estabilizador 8) provido de furo passante oblongo (9), para fixação de um cilindro de freio, sendo a chapa de sustentação (1) 0 fixada através do furo (3) no feixe de mola do veiculo, em uma disposição derivativa chapa de sustentação (1) pode ter sua altura aumentada com a introdução de chapas auxiliares (10) formando um feixe de sustentação (11).
BRMU9002375-7U 2010-12-20 2010-12-20 disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro BRMU9002375U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002375-7U BRMU9002375U2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002375-7U BRMU9002375U2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9002375U2 true BRMU9002375U2 (pt) 2013-04-02

Family

ID=47989537

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9002375-7U BRMU9002375U2 (pt) 2010-12-20 2010-12-20 disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9002375U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2409908A (en) Safety mechanism for brakes
KR100939412B1 (ko) 브레이크 실린더 장치 및 브레이크 캘리퍼 장치
US20070272498A1 (en) Wide caliper assembly design
BR102013015209A2 (pt) Atuador pneumático de mola de deflexão
CN105492795B (zh) 用于盘式制动组件的夹和包括这种夹的盘式制动组件
CN108700144A (zh) 制动卡钳导销低压隔离减震器
US9777782B2 (en) Shared anchor bracket for a disc brake assembly having separate service and parking brake assemblies
BRPI0606449B1 (pt) Freio a disco do tipo pontual
BRPI0503269A (pt) Conjunto de freio de mão
ES2776207T3 (es) Fijación adhesiva de la placa de la varilla de empuje del freno de disco al diafragma
ES2542828T3 (es) Freno de disco, especialmente para vehículos industriales
BRMU9002375U2 (pt) disposiÇço construtiva aplicada em suporte estabilizador de cilindro de freio traseiro
JP7444755B2 (ja) ブレーキキャリパ装置
JP6480817B2 (ja) ブレーキ装置
JP2008138737A (ja) ディスクブレーキ
US7490702B1 (en) Parking and emergency brake actuator for a drum-in-hat disc brake assembly
BR202021026083U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em sistema de freio adicional para veículos pesados
US20090277728A1 (en) Self Activated Power Brake
BR202013031766U2 (pt) Aperfeiçoamento em atuador de acionamento
JP6660216B2 (ja) ブレーキ支持部材及びこれを備えるブレーキ装置
US1675526A (en) Brake mechanism
KR200424755Y1 (ko) 케이블 이탈방지턱이 형성된 브레이크 슈 어셈블리
CN104802775A (zh) 一种自锁式汽车应急制动系统
BR112018009730B1 (pt) Suspensão de eixo de roda pneumática
KR100534971B1 (ko) 브레이크의 소음 저감장치

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: reinstatement - article 33, solely paragraph, of industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL