BRMU9002267U2 - disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes - Google Patents

disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes Download PDF

Info

Publication number
BRMU9002267U2
BRMU9002267U2 BRMU9002267U BRMU9002267U2 BR MU9002267 U2 BRMU9002267 U2 BR MU9002267U2 BR MU9002267 U BRMU9002267 U BR MU9002267U BR MU9002267 U2 BRMU9002267 U2 BR MU9002267U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
retainer
constructive arrangement
sealing
arrangement introduced
flange
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Edson Medeiros Zanatta
Original Assignee
Edson Medeiros Zanatta
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Edson Medeiros Zanatta filed Critical Edson Medeiros Zanatta
Priority to BRMU9002267 priority Critical patent/BRMU9002267U2/pt
Publication of BRMU9002267U2 publication Critical patent/BRMU9002267U2/pt

Links

Landscapes

  • Rolling Contact Bearings (AREA)
  • Sealing Of Bearings (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAçãO PARA APLICAçãO EM ROLETES. Que proporcionar meios eficazes de vedação em roletes garantindo maior durabilidade e resistência, pois a montagem dos elementos de vedação, ora propostos, contam com um sistema de abertura que evita o acúmulo de sujeira no interior dos roletes, impedindo a entrada de impurezas e expulsando as existentes, gerando assim uma alta eficiência mecânica, proporcionando movimentos com pouco atrito, facilitando a movimentação de cargas pesadas e reduzindo o consumo de energia, sendo constituído basicamente de um flange (1), um anel de retenção nterno (2) um rolamento fixo (3), um encosto do retentor (4), um retentor (5), um fechamento frontal (6) e uma arruela de ajuste (7).

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES
CAMPO DE APLICAÇÃO
Refere-se o presente modelo de utilidade de DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, e, mais especialmente em roletes de cargas destinados a esteiras transportadoras dos mais diversos segmentos como mineração, siderúrgica, fertilizantes, portuário, cimenteiro, petroquímico, sucroalcooleiro e agronegócio.
SUMÁRIO DO MODELO
A presente DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES visa, fundamentalmente, proporcionar meios eficazes de vedação em roletes garantindo maior durabilidade e resistência, pois a montagem dos elementos de vedação, ora propostos, contam com um sistema de abertura que evita o acúmulo de sujeira no interior dos roletes, impedindo a entrada de impurezas e expulsando as existentes, gerando assim uma alta eficiência mecânica, proporcionando movimentos com pouco atrito, facilitando a movimentação de cargas pesadas e reduzindo o consumo de energia.
Esses elementos exercem influência sobre a resistência do conjunto em condições extremas, bem como sobre o seu alinhamento, fatores estes cruciais para o bom desempenho dos roletes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para melhor entendimento da DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, ora proposta, faz-se referência aos desenhos em anexo, nos quais:
Figura 1 - Ilustra uma vista explodida dos elementos que compõe o conjunto de vedação aplicado ao rolete;
Figura 2 - Ilustra uma vista em perspectiva do flange que é o primeiro componente desta disposição;
Figura 3 - Ilustra uma vista em perspectiva do anel de retenção interno que é o segundo componente desta disposição;
Figura 4 - Ilustra uma vista em perspectiva do rolamento fixo que é o terceiro componente desta disposição;
Figura 5 - Ilustra uma vista em perspectiva do encosto do retentor que é o quarto componente desta disposição; Figura 6 - Ilustra uma vista em perspectiva do retentor que é o quinto componente desta disposição;
Figura 7 - Ilustra uma vista em perspectiva do fechamento frontal que é o sexto componente desta disposição; e,
Figura 8 - Ilustra uma vista em perspectiva da arruela de ajuste que é o sétimo e último componente desta disposição
DESCRIÇÃO PREFERIDA DO MODELO
Em conformidade com o quanto ilustram as figuras em anexo, a presente DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES se constitui basicamente de um conjunto de vedação formando por peças providas de superfícies internas e externas, associados a rebaixos e saliências e áreas de contenção e expulsão de elementos contaminantes, sendo formando por um flange (1) um anel de retenção interno (2), um rolamento fixo (3), um encosto do retentor (4), um retentor (5), um fechamento frontal (6) e uma arruela de ajuste (7).
O flange (1), constituído em de chapa de aço, é conformado em forma de copos com abas (1A) arredondadas e precisas, o que gera maior ancoragem as soldas, evitando assim o cisalhamento ao sofre esforço radical e axial ao girar. A face do flange é plana, o que evitar que as partículas de impurezas se agrupem enquanto gira. Este flange possui um furo ao centro (1B), cujo diâmetro é 10 mm maior que o diâmetro do eixo do rolete que o transpassa.
O anel de retenção interno (2), constituído em material PEAD, tem a função de intermediário para compensar as irregularidades do raio do flange (1), promovendo a perfeita acomodação do rolamento (3) no fundo do flange (1). Este anel é constituído por um lábio circular (2A), o qual se apóia na capa interna do rolamento (3), impedindo que as impurezas, que se formam dentro do rolete, contaminem o rolamento. Este anel é dotado de al ívios em seu corp o, o que diminui a sua rigide z, facilitando o assentamento no flange (1).
O rolamento fixo (3), constituído em aço, é composto por capa interna e externa, esferas, separador de esferas, vedação ou blindagem e lubrificação permanente (graxa). A finalidade deste rolamento é ser intermediário entre peças que giram uma contra outra, diminuindo a interferência e suportando a carga radial e axial. O encosto do retentor (4), constituído em nylon natural, tem a finalidade de ser intermediário entre o retentor (5) e o rolamento (3), formando a quarta barreira contra impurezas. Este encosto possuiu uma porção reta onde desliza o segundo lábio do retentor, formando uma vedação axial, Ele é introduzido no flange com certa interferência entre o seu diâmetro externo e o diâmetro interno do flange, encostando-se à face da capa externa do rolamento e girando com este. Possui um furo central (4A) que tem folga de um milímetro a mais que o diâmetro externo menor do fechamento frontal, evitando assim o atrito ao girar.
O retentor (5), constituído em borracha nitrílica de alta resistência a abrasão, moldado pelo processo de vulcanização, é a barreira mais importante do conjunto de vedação. O retentor possui dos lábios flexíveis (5A e 5B) de alta resistência, sendo preso ao corpo do fechamento frontal (6).
A finalidade do retentor é se manter imóvel no local onde o flange (1) gira, formando uma segunda e terceira barreira de contenção de impurezas. A segunda barreira é no sentido radial, formado pelo primeiro lábio (5A) do retentor, deslizando sobre o raio do flange, vedando a passagem de impurezas que passam pelo fechamento frontal (6), sendo que tais impurezas ao chocarem com o dito lábio caem na área de refúgio, onde são lançadas para foram do conjunto pelo ângulo de saída. A terceira barreira é formada no sentido axial, onde o segundo lábio (5B) do retentor exerce uma pressão sobre o encosto do retentor (4).
O fechamento frontal (6), constituído de nylon natural, é a primeira barreira a expulsar as partículas de impureza. Este fech amento possui uma abertura de um milímetro entre o diâmetro externo e o raio do flange, formando um ângulo de saída, evitando assim que as impurezas penetrem no conjunto, vedando por interferência.
A arruela de ajuste (7), constituída em chapa de aço estampado em matrizes, possui forma circular, cuja finalidade é ajustar as folgas restantes do conjunto de vedação, no final da montagem. Esta arruela também suporta a força axial entre o fechamento frontal (6) e o anel de retenção interno (2), evitando desgaste prematuro destas peças.

Claims (10)

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, provido de um conjunto de vedação formando por peças com superfícies internas e externas, associados a rebaixos e saliências e áreas de contenção e expulsão de elementos contaminantes, caracterizado pelo fato de constituir-se basicamente de um flange (1), um anel de retenção interno (2), um rolamento fixo (3), um encosto do retentor (4), um retentor (5), um fechamento frontal (6) e uma arruela de ajuste (7).
2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fado do flange (1) ser conformado em forma de copos com abas (1A) arredondadas, gerando maior ancoragem as soldas, evitando o cisalhamento ao sofre esforço radical e axial ao girar, tem face plana que evita que as partículas de impurezas se agrupem enquanto gira.
3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação - 1, caracterizado pelo fato do anel de retenção interno (2), ter função intermediária compensando as irregularidades do raio do flange (1) e acomodando o rolamento (3) no fundo do flange (1).
4. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1 e 3, caracterizado pelo fato do anel de retenção interno (2), ter um lábio circular (2A), que se apóia á capa interna do rolamento (3), impedindo que as impurezas, que se formam dentro do rolete, contaminem o rolamento, sendo este anel, dotado de alívios em seu corpo, o que diminui a sua rigidez e facilita seu assentamento no flange (1).
5. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do rolamento fixo (3), atuar como intermediário entre peças que giram uma contra outra, diminuindo a interferência e suportando a carga radial e axial.
6. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do encosto do retentor (4), ter função de intermediário entre o retentor (5) e o rolamento (3) e formar a quarta barreira contra impurezas, por meio de sua porção reta, onde desliza o segundo lábio do retentor (5) formando uma vedação axial.
7. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do retentor (5), ser a barreira mais importante do conjunto de vedação, através dos lábios flexíveis (5A e 5B) de alta resistência que são presos ao corpo do fechamento frontal (6).
8. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1 e 7, caracterizado pelo fato do retentor (5), manter-se imóvel no local onde o flange (1) gira, formando uma segunda e terceira barreira de contenção de impurezas, onde a segunda barreira é no sentido radial, formado pelo primeiro lábio (5A) do retentor, deslizando sobre o raio do flange, vedando a passagem de impurezas que passam pelo fechamento frontal (6), e a terceira barreira é formada no sentido axial, onde o segundo lábio (5B) do retentor exerce uma pressão sobre o encosto do retentor (4).
9. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do fechamento frontal (6) ser a primeira barreira a expulsar as partículas de impureza, através da uma abertura de um milímetro entre o diâmetro externo e o raio do flange' (1), formando um ângulo de saída, evitando que as impurezas penetrem no conjunto, vedando por interferência.
10. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE ELEMENTOS DE VEDAÇÃO PARA APLICAÇÃO EM ROLETES, de acordo com a reivindicação - 1, caracterizado pelo fato da arruela de ajuste (7) ter forma circular, e ajustar as folgas restantes do conjunto de vedação no final da montagem, além de suportar a força axial entre o fechamento frontal (6) e o anel de retenção interno (2), evitando desgaste prematuro destas peças.
BRMU9002267 2010-11-12 2010-11-12 disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes BRMU9002267U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002267 BRMU9002267U2 (pt) 2010-11-12 2010-11-12 disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002267 BRMU9002267U2 (pt) 2010-11-12 2010-11-12 disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9002267U2 true BRMU9002267U2 (pt) 2012-08-28

Family

ID=46705136

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9002267 BRMU9002267U2 (pt) 2010-11-12 2010-11-12 disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9002267U2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106144481A (zh) * 2016-08-02 2016-11-23 李高明 皮带输送机托辊轴承保护装置
CN112032206A (zh) * 2020-08-21 2020-12-04 湖南美蓓达科技股份有限公司 一种轴承组件

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106144481A (zh) * 2016-08-02 2016-11-23 李高明 皮带输送机托辊轴承保护装置
CN106144481B (zh) * 2016-08-02 2018-12-28 李高明 皮带输送机托辊轴承保护装置
CN112032206A (zh) * 2020-08-21 2020-12-04 湖南美蓓达科技股份有限公司 一种轴承组件

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN105518325B (zh) 具有预紧的离心板的用于车轮轴承的密封装置
KR101829084B1 (ko) 구름 베어링용 밀봉 어셈블리
US11022176B2 (en) Slewing bearing with sealing arrangement
CN102333969B (zh) 车轮轴承密封件以及设置有该密封件的车轮轴承装置
US20160091023A1 (en) Rolling bearing unit with combination seal ring
KR102125108B1 (ko) 밀봉형 구름 베어링
US20130279834A1 (en) Peripheral sealing arrangement
EP2435719B1 (en) A bearing seal assembly, particularly for use in agricultural applications
US12011950B2 (en) Wheel bearing arrangement for a motor vehicle
JP2013072553A (ja) シール付車輪支持用転がり軸受ユニット
CN101142427A (zh) 密封件
US20210140483A1 (en) Rolling-element bearing assembly
CN114635915A (zh) 密封装置
BRMU9002267U2 (pt) disposição construtiva introduzida em conjunto de elementos de vedação para aplicação em roletes
CN103542003B (zh) 具有密封装置的轮毂轴承组件
JP2006037978A (ja) 車輪支持用転がり軸受ユニット
CN101868639A (zh) 密封装置、滚动轴承和用于轮子的滚动轴承
CN203655906U (zh) 滚动轴承
DE102009016228A1 (de) Ausrücklager mit konkaver Dichtlippe
US11965558B2 (en) Sealing device
US10767689B2 (en) Bearing device for vehicle wheel
CN106801707A (zh) 用于车轮轴承的密封单元
CN206268450U (zh) 轴用密封圈
US20060027975A1 (en) Sealing device for contact rolling bearings
CN114412926B (zh) 一种轴承密封结构

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.