BRMU9001607Y1 - Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante - Google Patents

Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001607Y1
BRMU9001607Y1 BRMU9001607-6U BRMU9001607U BRMU9001607Y1 BR MU9001607 Y1 BRMU9001607 Y1 BR MU9001607Y1 BR MU9001607 U BRMU9001607 U BR MU9001607U BR MU9001607 Y1 BRMU9001607 Y1 BR MU9001607Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
implant
cone
platform
morse
dental
Prior art date
Application number
BRMU9001607-6U
Other languages
English (en)
Inventor
Nary Filho Hugo
Andreaza Da Cunha Hiron
Original Assignee
Andreaza Da Cunha Hiron
Obl Indústria E Comércio De Produtos Dentários Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andreaza Da Cunha Hiron, Obl Indústria E Comércio De Produtos Dentários Ltda. filed Critical Andreaza Da Cunha Hiron
Priority to BRMU9001607-6U priority Critical patent/BRMU9001607Y1/pt
Publication of BRMU9001607U2 publication Critical patent/BRMU9001607U2/pt
Publication of BRMU9001607U8 publication Critical patent/BRMU9001607U8/pt
Publication of BRMU9001607Y1 publication Critical patent/BRMU9001607Y1/pt

Links

Landscapes

  • Dental Prosthetics (AREA)

Abstract

implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante trata de um implante cone morse com ranhuras (groove), que juntamente com o tratamento de superfície, promovem a adesão do tecido ósseo ao implante. ainda sobre os detalhes da parte externa, o implante possui plataforma switch, ou seja, um chanfro no topo do implante, deixando a mesma base de assentamento em qualquer que seja o diâmetro externo do implante, permitindo assim que haja uma adaptação dos componentes diretamente sobre a base do implante (nível do implante), além da adaptação dos componentes através do cone morse que atingem alturas superiores a 1 milímetro.

Description

(54) Título: IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE (51) Int.CI.: A61C 8/00 (73) Titular(es): HIRON ANDREAZA DA CUNHA. OBL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS DENTÁRIOS LTDA.
(72) Inventor(es): HUGO NARY FILHO; HIRON ANDREAZA DA CUNHA
1/14 “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” [0001] O presente pedido de patente de modelo de utilidade do título em epígrafe e objeto de descrição e reivindicação desta cártula trata de uma solução evolutiva no conceito construtivo de implante dentário do tipo Cone Morse, notadamente utilizado em procedimentos de implantes dentais na maxila e na mandíbula para fornecer um meio para encaixe protético em restaurações de dente único e em sequências parcialmente ou totalmente desdentadas, utilizando carregamento imediato ou tardio com ou sem pilar intermediário para confecção das próteses fixas ou removíveis.
[0002] A nova disposição construtiva de título em epígrafe foi desenvolvida tendo como paradigma os aspectos restritivos de funcionalidade apresentados pelos “Implantes Cone Morse” conhecidos no estado da técnica, convergindo para a solução evolutiva que reside em aperfeiçoamentos explícitos na estrutura do objeto e ainda na funcionalidade.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA [0003] A fim de propiciar veracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório, será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica para os implantes Cone Morse, onde será possível a um técnico versado no assunto reconhecer seus aspectos limitantes, para em momento posterior discorrer sobre as vantagens agregadas com a introdução dos aperfeiçoamentos no “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” ora reivindicado.
[0004] O implante dentário, associado aos seus acessórios, foi desenvolvido com o propósito repor os dentes perdidos, a fim de restituir a função mastigatória e a estética do paciente implantado, eliminando consequentemente a necessidade de próteses (dentaduras).
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 9/25
2/14 [0005] Os implantes dentários podem ser utilizados em diferentes cenários de perda de dentes, podendo ocorrer a necessidade de utilização de um ou mais implantes.
[0006] Implante ósseo integrável: implantado cirurgicamente diretamente no osso maxilar. Uma vez cicatrizada a gengiva que o recobre, uma segunda cirurgia é necessária para expor o implante ao meio bucal e conectar um pilar ao implante. Finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao pilar, individualmente, ou agrupado em uma prótese fixa ou prótese removível (Overdenture).
[0007] Nos casos de perda unitária de um dente, após a avaliação individual do caso é instalado um implante dentário, quando se obtém uma estabilidade inicial satisfatória permite instalar uma prótese provisória com carga imediata. Posteriormente substitui-se a prótese provisória por uma coroa cerâmica ou de resina, ficando o implante dentário concluído.
[0008] Caso não seja possível a carga imediata é instalada uma prótese provisória que pode ser fixa apoiada nos dentes vizinhos ou com uma prótese removível apoiada na gengiva. Esta prótese é utilizada durante o período de espera para que ocorra a osseointegração.
[0009] Para que o dente instalado tenha semelhança com os dentes naturais é importante que o implante dentário seja bem posicionado e que a gengiva esteja saudável.
[0010] Quando o paciente perde um pequeno grupo de dentes as maiores vantagens em colocar implantes dentários são: a preservação da integridade dos dentes vizinhos, além de eliminar a necessidade do uso de próteses parciais removíveis.
[0011] Implantes dentários corretamente instalados permitem a confecção de próteses que se assemelham muito aos dentes naturais, e para que isso ocorra, é importante que não tenha ocorrido muita perda óssea.
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 10/25
3/14 [0012] Nesses casos, para repor os dentes com próteses dentárias de tamanho natural é importante que sejam utilizados enxertos ósseos.
[0013] Pacientes que usam próteses totais removíveis, as chamadas dentaduras, podem beneficiar de tratamentos de implantes dentários, substituindo as próteses removíveis por próteses fixas suportadas por implantes dentários. Tanto no caso de dentaduras na região superior ou na região inferior, também é possível utilizar a técnica da carga imediata.
[0014] Os implantes dentários são instalados e a prótese dentária é colocada no mesmo dia, no dia seguinte ou até seis meses de sua colocação.
[0015] Nos casos que já exista uma grande perda óssea a prótese é feita num material mais leve e possui dentes presos a uma estrutura de resina cor de rosa que imita a cor da gengiva, é a chamada prótese híbrida. Essa nova prótese é confeccionada e aparafusada aos implantes.
[0016] Este tratamento é executado de uma forma mais rápida e com custo mais baixo. Se o paciente tiver uma densidade óssea favorável a quantidade de implantes dentários a ser instalada poderá ser igual ao número de dentes, e estes com tamanho e forma dos dentes naturais, separados e saindo de dentro da gengiva.
[0017] A perda dos dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apresenta relação direta com distúrbios mastigatórios, gastrointestinais, envelhecimento fácil, e prejudica o relacionamento social. Como consequência ocorre alterações funcionais, estéticas e diminuição da auto-estima.
[0018] Os implantes dentários representam uma opção ideal para quem deseja repor alguns, ou até mesmo todos os dentes. A cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. A técnica de implante dentário apresenta ótimos resultados estéticos mastigatórios, sendo que pesquisas indicam que mais de 500 mil implantes dentários são realizados
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 11/25
4/14 anualmente no mundo, e que as taxas de sucesso são de aproximadamente 95 a 98%. Para os pacientes que possuem boa quantidade óssea, atualmente já é possível a realização de implante dentário com carga imediata. Nestes casos o implante é colocado, e a prótese provisória pode ser instalada imediatamente.
[0019] Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
[0020] Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar. Para receber um implante, é preciso que o paciente tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.
[0021] O desenvolvimento de implantes do tipo cone morse evita o afrouxamento dos parafusos protéticos, sendo este um problema clínico crítico analisado por vários pesquisadores, sendo que com o afrouxamento ocorre o desajuste entre os componentes protéticos e o implante, influenciando diretamente nos tecidos periimplantados e no êxito do tratamento. As causas do afrouxamento dos parafusos protéticos são associadas a problemas biomecânicos, planejamento inadequado, forças oclusais excessivas e aperto insuficiente do parafuso. Assim, o encaixe cone morse foi uma proposta para solucionar o problema apresentado acima, melhorando a estabilidade antirrotacional dos pilares protéticos e eliminar a contaminação bacteriana. A
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 12/25
5/14 fixação entre o componente protético e o cone do implante ocorre pelo atrito entre as duas superfícies divergentes combinada com a pressão criada pela força de inserção.
[0022] Como mencionado, este sistema de implantes com cone morse oferece vantagem biomecânica, vantagem periodontal quanto ao aspecto microbiológico, vantagem protética por garantir melhor estabilidade do componente, melhoria no aspecto biológico por reduzir a perda óssea, apresenta melhor fixação e estabilidade mecânica da prótese, reduz a movimentação rotacional, apresenta maior resistência ao desaperto do parafuso, diminui a folga entre o implante e o pilar intermediário, melhora a junção do pilar e o implante e garante selamento bacteriano, possui a plataforma expandida em relação ao componente protético e reduz a saucerização, o tecido periimplantado formado apresenta semelhanças com a gengiva, tem menor potencial a perda óssea marginal e garante a otimização da carga imediata para casos estéticos.
[0023] Porém este sistema também apresenta algumas desvantagens como o fato de exigir maior precisão na preparação do leito cirúrgico, maiores cuidados cirúrgicos, além de existir menor versatilidade de componentes protéticos em relação aos implantes com hexágono externo.
[0024] Desde que foi introduzido o conceito de osseointegração os implantes dentais tornaram-se uma opção viável de tratamento para pacientes desdentados. O bom resultado de um implante depende basicamente de um equilíbrio entre fatores biológicos e mecânicos. Os fatores biológicos geralmente são multifuncionais, já os mecânicos associam-se a instabilidade da conexão implante-parafuso intermediário protético.
[0025] A desadaptação entre o componente protético e a plataforma do implante pode levar ao insucesso do tratamento, principalmente devido à indução de concentração de tensões, infiltração de bactérias e formação de biofilmes.
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 13/25
6/14 [0026] Existem três tipos de plataformas, sendo que a plataforma com hexágono externo, por ser o sistema mais antigo, possui estudos longitudinais de maior confiabilidade. Quanto à infiltração bacteriana, existem evidências que elas sempre ocorrem mesmo com folga implante-pilar reduzida ou com o sistema com cone morse. Com relação à absorção óssea, existe possibilidade desta ocorrer em qualquer sistema de implantes e, entre todas as explicações, a mais aceita é devido aos problemas biomecânicos.
[0027] Na literatura patentária é possível encontrar alguns documentos referentes a matéria dos quais mencionamos alguns.
[0028] A MU 8800606-9 de 17/06/2008 com título “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM MINI-PILAR CONE MORSE” trata de um Mini-Pilar cone morse dotado de conexão peculiar, por dispor de tecnologia cone morse que permite conexão com a cavidade cônica de um implante dentário.
[0029] A PI 0802042-6 de 30/04/2008 com título “IMPLANTE DENTÁRIO COM CONEXÃO INTERNA E CONE MORSE COM PAREDES DE PLATAFORMA ESPESSAS, ROSCAS RASAS NO TERÇO CERVICAL E PROFUNDAS NO 2/3 APICAIS” trata de um implante dentário, plataforma do implante dentário também chamada de plataforma interna, hexágono dentro da plataforma interna, região em cone na parte interna da plataforma, região rasa na porção apical das roscas do implante, região arredondada na porção coronal das roscas do implante.
[0030] A MU 8801468-1 de 10/04/2008 com título “DISPOSIÇÃO APLICADA EM IMPLANTE DENTÁRIO” trata de uma configuração aplicada a implantes dentários do tipo cone/morse, inserido no setor técnico da Implantodontia de geometria elíptica da secção transversal da cavidade.
[0031] A MU 8700304-0 de 05/03/2007 com título “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM IMPLANTE ZIGOMÁTICO, DOTADO DE CONEXÃO INTERNA ATRAVÉS DE CAVIDADE EM FORMA CÔNICA (CONE MORSE) PARA ADAPTAÇÃO E FIXAÇÃO DOS COMPONENTES PROTÉTICOS” trata
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 14/25
7/14 de um implante dentário zigomático, utilizado comumente nos exercícios de implantodontia, que é caracterizado por ser um implante zigomático dotado de sistema cone morse que refere-se a uma conexão interna através de cavidade em forma cônica, possui perfil de rosca triangular e câmaras na porção apical do implante.
[0032] O documento BRMU8401655-8 de 19/07/2004 descreve um “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM IMPLANTE COM TORQUE INTERNO, DOTADO DE CONEXÃO PARA USO EM CONTRA-ÂNGULO E CONEXÃO PARA USO EM CHAVE CATRACA TORQUÍMETRO”, particularmente um implante dentário com torque interno, tendo formato cilíndrico e possuindo rosca interna e externa. Possui ainda encaixes hexagonais internos e externos, bem como uma conexão para uso em contraângulo e uma conexão para uso em chave catraca torquímetro. O objetivo é eliminar o sistema de inserção auxiliado pelo montador, além de evitar possíveis deformações ao sextavado externo do implante.
[0033] O documento MU8700367-8 de 01/03/2007 descreve um “APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM PINO/PARAFUSO PARA IMPLANTE COM HEXÁGONO INTERNO”, compreendendo um corpo principal único formado por cabeça cilíndrica abaixo da qual está o parafuso cuja área encontra-se igualmente cilíndrica, ao passo que o extremo inferior do dito corpo principal projeta uma ponta cônica que se finda em uma base plana, referida cabeça provida internamente em sua seção superior de chanfro seguido imediatamente de um hexágono dotado nos vértices de canais acopladores para inserção de ferramenta de torque, enquanto sua base projeta um furo dotado de rosca para fixação do implante, sendo a dita ponta cônica externamente e provida, longitudinalmente, de sulcos condutores.
[0034] O documento PI0803950-0, publicado em 10/11/2009 a um implante dentário que se destaca por ter conexão interna cônica ultra rosqueante de torque interno, porém não revela rosca dupla cruzada por fresa, nem mesmo
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 15/25
8/14 bisel com corte laterais em ângulo, que acompanham a curvatura de um ápice de dupla rosca, no sentido de facilitar a inserção. Ainda, neste documento anterior não são previstas ranhuras externas junto à plataforma switch, para melhorar a adesão do tecido ósseo.
[0035] O documento US6217331B1, de 17/04/2001, intitulado SISTEMA DE IMPLANTE DE ESTÁGIO ÚNICO, descreve um implante dentário de estágio único para implantação em maxila viva com gengiva sobreposta, compreendendo uma seção de corpo geralmente cilíndrica que tem uma superfície exterior para se confrontar com a mandíbula e uma seção de cabeça unida à seção de corpo para se prolongar através da gengiva sobreposta quando a seção de corpo está enfrentando a mandíbula. A seção de cabeça possui uma porção de extremidade que geralmente está perto de uma camada externa da gengiva. O implante inclui ainda um furo dentro da secção de cabeça que se prolonga até uma abertura na porção de extremidade da secção de cabeça. O furo é definido pelas paredes primeira, segunda e terceira. O primeiro furo possui estágios internos. A segunda parede tem um diâmetro maior do que a primeira superfície e é substancialmente cilíndrica. A segunda parede se estende da primeira parede em direção à porção final. A terceira parede se estende desde a segunda parede até a abertura e abre-se para a abertura até um diâmetro que é mais largo do que um diâmetro da segunda parede. O implante é entregue ao local na boca do paciente com um transportador que é expandido para a segunda parede do furo, desenvolvendo assim um engate apertado capaz de suportar o torque de inserção.
PROPOSTA DA INVENÇÃO [0036] A plataforma dos implantes osseointegráveis é a região cervical do implante que recebe o assentamento do componente protético. Esta parte do implante é crítica, uma vez que ela influencia no modo de transmissão das forças oclusais para o osso. A desadaptação entre o componente protético e a plataforma do implante pode levar ao insucesso do tratamento, principalmente
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 16/25
9/14 devido à indução de concentração de tensões, infiltração de bactérias e formação de biofilme. Basicamente, existem dois tipos de plataformas, a com hexágono e a com conexão interna. O sistema com encaixe interno apresenta variações.
[0037] A plataforma dos implantes com hexágono externo além de facilitar a inserção do implante, são extremamente importantes para a fixação dos componentes protéticos, no entanto, hexágonos externos apresentam algumas complicações, entre elas a possibilidade de sofrer deformação durante a inserção do implante, necessidade de ter grande precisão dimensional para garantir o acoplamento do componente protético sem folgas excessivas, possibilidade de induzir a concentração de tensão na região coronária e em função da desadaptação implante-componente facilita a adesão de biofilme na borda da plataforma do implante com indução de saucerização. A precisão das dimensões do hexágono é essencial para garantir a estabilidade da prótese, minimizar o afrouxamento do parafuso protético, permitir o assentamento adequado da prótese, não criar a adaptação vertical e horizontal do pilar intermediário na plataforma do implante e evitar a entrada de bactérias para o furo interno do implante.
[0038] Assim, o requerente apresenta uma solução aos problemas citados com a presente invenção aperfeiçoando com alterações na forma dos implantes, como o desenvolvimento de implantes com conexão interna na forma de hexágono e cone Morse.
[0039] Com relação aos documentos apontados, o MU8800606-9 apresenta um mini-pilar cone Morse, mas não revela hexágono interno nem externo, além, principalmente de não ser de rosca dupla e também não revelar a fresa no setor de rosca dupla. Também não mostra ranhuras para facilitar a adesão ao osso.
[0040] O documento PI0802042-6 apresenta hexágono interno na plataforma, no entanto, não revela as características de rosca dupla nem mesmo os
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 17/25
10/14 desenhos das fresas nesta dita rosca dupla, assim como as ranhuras para facilitar a adesão ao osso, nem mesmo o bisel com características de angulação próprias.
[0041] O documento MU8801468-1 descreve um implante do tipo cone/morse, já descrito nesta invenção como conhecido, porém não revela as características de rosca dupla, fresas, ranhuras e hexágono interno, nem mesmo o bisel com características de angulação próprias.
[0042] O documento MU8700304-0 se destina a cirurgias do tipo zigomática que emprega o sistema cone/morse, provido de conexão interna através de cavidade em forma cônica, além de possuir perfil de rosca triangular e câmaras na porção apical do implante, características essas totalmente diferentes em termos construtivos em relação ao sistema de rosca dupla, fresas e ranhuras da invenção. Diferente também no que tange ao bisel com características de angulação próprias, apresentado na presente solicitação de patente.
[0043] O documento MU8401655-8 descreve o uso de hexágonos interno e externo, porém não possui as características de rosca dupla, fresas e ranhuras no pescoço para auxiliar a fixação no osso, nem mesmo o bisel com características de angulação próprias.
[0044] O documento MU8700367-8 é um pino/parafuso para implante dotado de hexágono interno e ponta cônica, não fazendo exatamente a função de cone Morse e também não tendo as características de rosca dupla, fresas e ranhuras para melhor fixação ao osso, nem mesmo o bisel com características de angulação próprias.
[0045] O documento US6217331 descreve um sistema de implante de estágio único que compreende hexágono interno, contudo não apresenta sistema de rosca dupla cruzadas por fresas no trecho em cone; por outro lado, não mostra também as ranhuras para facilitar a fixação ao osso, ao passo que a construção ali mostrada, embora tenha um chanfro na extremidade, não resolve o problema do GAP (menor espaço interno); ao contrário, existe espaço
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 18/25
11/14 para alojamento de bactérias no GAP, com consequente processo inflamatório. Ou seja, neste documento anterior, são descritas três zonas próximo à extremidade gengival; também não são mostradas ranhuras externas junto ao chanfro no topo do implante. Ainda em relação a este documento, a invenção se destaca por configurar um bisel com cortes laterais em ângulo que acompanham a curvatura do ápice de dupla rosca no corpo do implante. Ainda, embora este documento anterior apresente dupla rosca, não é cruzada por uma fresa. Também não descreve ou mostra uma plataforma switch aplicada no corpo do implante, junto às ranhuras. Este documento anterior mostra na Figura 1a um furo em sequência à zona inferior, porém não revela uma estrutura cilíndrica com rosca que acompanhe esta mencionada zona.
[0046] Portanto, de acordo com a presente invenção, o desenho externo deve manter as mesmas medidas dos implantes de hexágono interno e externo da Biomet3i, tanto para os implantes de diâmetros de 3.25, 4.0 e 5.0 mm, aproveitando o Kit cirúrgico do sistema. A diferença nesse ponto será a utilização de rosca dupla, nas condições de angulação junto ao corpo dilíndrico do implante e junto ao ápice, em cooperação com a fresa, para facilitar a inserção do implante ao osso. Considerando que, nenhum dos documentos anteriores apontados possui rosca dupla, essa surge como uma característica diferencial da invenção.
[0047] No pescoço do implante existem ranhuras (groove), que juntamente com o tratamento de superfície, promovem a adesão do tecido ósseo ao implante. Ainda sobre os detalhes da parte externa, o implante possui plataforma switch, ou seja, um chanfro no topo do implante, deixando a mesma base de assentamento em qualquer que seja o diâmetro externo do implante, permitindo assim que haja uma adaptação dos componentes diretamente sobre a base do implante (nível do implante) - que é inclusive o objetivo no título do pedido -, além da adaptação dos componentes através do cone morse que atingem alturas superiores a 1 milímetro. Dessa forma, se distancia o gap do implante do contato com o tecido ósseo, evitando perda óssea, que é causada
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 19/25
12/14 pelo infiltrado inflamatório, quando se tem contato do gap com o osso. Ainda, em relação ao estado da técnica apontado, as ranhuras externas auxiliam o processo de fixação do tecido ósseo.
[0048] Os componentes protéticos Cone Morse quando conectados aos implantes Cone Morse possuem um menor espaço interno (GAP) comparado aos implantes hexágono externo e ou interno, melhor selamento, consequentemente menor quantidade de bactérias são alojadas no GAP, diferentemente dos documentos anteriores apontados, de modo a incorrer em menor infiltrado inflamatório, maior retenção e estabilidade protética e menor perda óssea ao redor dos implantes, mantendo maior quantidade de gengiva ao redor dos implantes.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS [0049] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente pedido de modelo de utilidade, acompanha esta, em anexo, um conjunto de desenhos, onde de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou uma forma de realização para o novo “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” ora reivindicado, onde:
A figura 1 é uma representação em vista frontal de uma primeira forma de realização da nova disposição construtiva do “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” cilíndrico;
A figura 2 é uma representação em vista frontal de uma segunda forma de realização da nova disposição construtiva do “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” cônico;
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 20/25
13/14
A figura 3 é uma representação em vista frontal do “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE” cônico com detalhe interno.
DESCRIÇÃO DETALHADA [0050] A seguinte descrição detalhada deve ser lida e interpretada com referência aos desenhos apresentados, onde estes são altamente diagramáticos, representando duas formas de realização, não sendo intencionados a limitar o escopo do modelo de utilidade, este sim limitado apenas ao explicitado no quadro reivindicatório.
[0051] Com referência aos desenhos ilustrados o presente pedido de patente de modelo de utilidade se refere a um “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE”, tal como revelado na figura 1 é um implante cone morse (1) constituído de um corpo único cilíndrico (2) e cônico cujo pescoço apresenta ranhuras (3), para melhorar adesão do tecido ósseo, tratamento da superfície até o topo do implante, plataforma switch (4) abaulada, bisel (5) na base do implante com a mesma angulação para todas as medidas, para permitir que os componentes adaptem sobre a mesma ou com adaptações apenas sobre o Cone Morse do implante.
[0052] Outra vantagem é o hexágono (30) abaixo do cone morse (1), caracterizando um implante mais versátil, que é usado para inserir o implante no osso evitando o monta implante, e serve também como guia de orientação dos componentes protéticos.
[0053] O implante pode ser colocado no nível ósseo e abaixo da crista óssea. A estrutura interna do cone morse (1) contempla o hexágono (30) que ocupa parte da peça e por onde prolonga-se a estrutura cilíndrica (31) de fixação do hexágono (30) no cone morse (1) por rosca.
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 21/25
14/14 [0054] Dito bisel (5) apresenta os cortes laterais (6) e (7) em ângulo que acompanham a curvatura de um ápice (8) de dupla rosca (9) presente no corpo do implante (1).
[0055] Os implantes (1) Cone Morse Cilíndrico possuem dupla rosca (9) e um ápice (8) mais afilado para facilitar sua inserção, mantendo a mesma superfície, as mesmas medidas de diâmetro externo e comprimentos.
[0056] No escopo inventivo o cone morse (1) cilíndrico contempla, em uma variante construtiva, tal como revelado na figura 2, um implante cone morse (1) constituído de um corpo único cilíndrico (2) e cônico cujo pescoço apresenta ranhuras (3), para melhorar a adesão do tecido ósseo, tratamento da superfície até o topo do implante, plataforma switch (4), fresa (10) que parte da base do implante (1) com a angulação ascendente de modo a cruzar uma dupla rosca (9) presente no corpo cilíndrico cônico dom implante (1).
[0057] Os implantes (1) Cone Morse possuem dupla rosca (9) e um ápice (8) mais afilado para facilitar sua inserção, mantendo a mesma superfície, as mesmas medidas de diâmetro externo e comprimentos e uma fresa (10). A curvatura forma um ápice (8) no extremo da dupla rosca (9).
[0058] Alterações, modificações e variações podem ser realizadas para outras formas de realização particulares por aqueles com habilidade na arte sem divergir do escopo do modelo de utilidade, que é exclusivamente definido pelas reivindicações anexas.
[0059] Verifica-se pelo que foi descrito e ilustrado que a nova disposição construtiva introduzida em “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE”, ora reivindicada se enquadra às normas que regem a patente de modelo de utilidade à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como conseqüência, o respectivo privilégio.
Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 22/25
1/1

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1) “IMPLANTE DENTÁRIO CONE MORSE COM POSSIBILIDADE DE ADAPTAÇÃO DOS COMPONENTES DIRETAMENTE SOBRE A PLATAFORMA DO IMPLANTE”, consistindo de um implante cone morse (1) constituído de um corpo único cilíndrico (2) e cônico, possuindo tratamento da superfície até o topo do implante, plataforma switch (4), ápice (8) mais afilado no extremo da rosca dupla (9), caracterizado por o corpo cilíndrico (2) e cônico apresentar ranhuras (3) junto à plataforma switch (4); sendo que, a partir da base do implante (1) se projeta a fresa (10) com angulação ascendente de modo a cruzar uma dupla rosca (9) no corpo cilíndrico do implante (1); ao passo que o bisel (5) na base do implante possui a mesma angulação para todas as medidas, dito bisel (5) com corte laterais (6) e (7) em ângulo que acompanham a curvatura de um ápice (8) de dupla rosca (9); o hexágono interno (30) ocupa parte da peça, de onde prolonga-se uma estrutura cilíndrica (31) de fixação do hexágono (30) no cone morse (1) por rosca.
    Petição 870180011542, de 09/02/2018, pág. 23/25
    1/3
    S
    HG.í
  2. 2/3
    FIO. 2
  3. 3/3
BRMU9001607-6U 2010-09-24 2010-09-24 Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante BRMU9001607Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001607-6U BRMU9001607Y1 (pt) 2010-09-24 2010-09-24 Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001607-6U BRMU9001607Y1 (pt) 2010-09-24 2010-09-24 Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRMU9001607U2 BRMU9001607U2 (pt) 2011-11-01
BRMU9001607U8 BRMU9001607U8 (pt) 2017-10-03
BRMU9001607Y1 true BRMU9001607Y1 (pt) 2018-06-19

Family

ID=44851647

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001607-6U BRMU9001607Y1 (pt) 2010-09-24 2010-09-24 Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9001607Y1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR202015026481U2 (pt) * 2015-10-19 2018-07-17 Jose Ricardo Magnani Fortunato sistema de indexação interno para elemento de prótese anti rotacional tipo cone morse
BR102020004468A8 (pt) * 2020-03-05 2022-10-11 Implacil De Bortoli Mat Odontologico Ltda Implante dentário

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9001607U2 (pt) 2011-11-01
BRMU9001607U8 (pt) 2017-10-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20120077151A1 (en) Morse Taper Dental Implant
Palmer et al. Implants in clinical dentistry
US8827704B2 (en) System, method and apparatus for implementing dental implants
Borgonovo et al. Multiple teeth replacement with endosseous one-piece yttrium-stabilized zirconia dental implants
Prithviraj et al. One‐piece implants: placement timing, surgical technique, loading protocol, and marginal bone loss
Warreth et al. Dental implants: An overview
US20160120582A1 (en) System for securing a dental prosthesis
Caram et al. Biologic width around different implant-abutment interface configurations. A radiographic evaluation of the effect of horizontal offset and concave abutment profile in the canine mandible.
ES2943466T3 (es) Implante dental
EP2844184B1 (en) Oval platform dental implant system and it's components
ES2899802T3 (es) Fijación para implantes dentales de restauración
US8545223B1 (en) Dental implant system
Carrión et al. Single implant-supported restorations in the anterior maxilla.
BRMU9001607Y1 (pt) Implante dentário cone morse com possibilidade de adaptação dos componentes diretamente sobre a plataforma do implante
NZ587229A (en) Snap on artificial tooth
Goodacre et al. Prosthetic‐related dental implant complications: etiology, prevention, and treatment
Ho Abutment selection
Amato et al. Clinical application of the new Locator F-Tx fixed attachment system for immediate rehabilitation of complete edentulous cases: 1-year prospective clinical study
Kamadjaja et al. Screw-retained implant-supported crowns: An option of prosthetic restoration
Gracis Prosthetic and biomechanical factors affecting bone remodeling around implants.
Binon Prefabricated implant abutments
Jain et al. Full Mouth Rehabilitation of a Patient with Immediate Extraction, Immediate Implant Placement, and Immediate Loading-A Case Report
Jain Immediate extraction, immediate dental implant placement, and immediate loading-A case report.
Zimmer IMPLANT ABUTMENTS
Ritwal et al. Implant Supported Overdenture for Resorbed Mandibular Ridge Opposing Partial Fixed Prosthesis

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: HIRON ANDREAZA DA CUNHA (BR/GO) , MDT - INDUSTRIA

B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: HIRON ANDREAZA DA CUNHA (BR/GO) , MDT - INDUSTRIA

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HIRON ANDREAZA DA CUNHA (BR/GO) , OBL INDUSTRIA E

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2689 DE 19-07-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.