BRMU9001416U2 - aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares - Google Patents

aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001416U2
BRMU9001416U2 BRMU9001416U BRMU9001416U2 BR MU9001416 U2 BRMU9001416 U2 BR MU9001416U2 BR MU9001416 U BRMU9001416 U BR MU9001416U BR MU9001416 U2 BRMU9001416 U2 BR MU9001416U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
rod
profile
door
point
frame
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hyran Junior Teixeira
Valmir Antonio Picoli
Original Assignee
Hyran Junior Teixeira
Valmir Antonio Picoli
Katia Rosangela Chaves Gomes
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hyran Junior Teixeira, Valmir Antonio Picoli, Katia Rosangela Chaves Gomes filed Critical Hyran Junior Teixeira
Priority to BRMU9001416 priority Critical patent/BRMU9001416U2/pt
Publication of BRMU9001416U2 publication Critical patent/BRMU9001416U2/pt

Links

Landscapes

  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)

Abstract

APERFEIçOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAçãO AUTOMáTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES. Consiste de um conjunto que pode ser instalado no lado interno ou externo de uma porta ou similar sendo um dispositivo protetor de porta (100) composto de uma estrutura (1) preferencialmente metálica, substancialmente retangular, dotada de uma aba ortogonal (2) que se projeta em seus dois lados menores e um de seus lados de maior comprimento; em uma das extremidades da estrutura (1) um orifício pelo qual passa a ponta de um varão (7) que se projeta internamente à estrutura (1) sendo que dito varão (7) contempla na extremidade interna um orifício transversal (8) o qual recepciona haste (9), atuante como mola de torção, que se estende radialmente, tendo um ponto de tangência (10) com o centro mediano de um perfil (11) com cerdas (12), sendo que um ponto de dobra (13) da haste (9) tem apoio sobre um mancal (14) em relevo presente na estrutura (1), enquanto que a extremidade oposta da haste (9) é fixada em um terminal central (15) da estrutura (1) ; o perfil (11) se projeta de um lado a outro da estrutura (1), sendo que, no ponto de tangência (10) da mencionada haste (9) com o perfil (11), opera em efeito mola da haste devido ao seu formato curvilíneo com o acionamento do atuador varão (7) que pressiona a haste (9) reduzindo o diâmetro (d) da curvatura entre o ponto de fixação, no orifício (8), da haste (9) no varão (7) e o ponto de dobra (13) da haste (9), de modo a promover a promover o avanço do perfil (11) deslocando a pluralidade de cerdas (12) para baixo e, assim, vedando o vão entre a porta e o solo.

Description

RELATÓRIO DESCRITIVO DE PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES"
O presente pedido de patente de modelo de utilidade do título em epígrafe e objeto de descrição e reivindicação desta cártula trata de uma solução evolutiva em protetores de portas aplicada como meio de proteção, que em tempos contemporâneos são instalados na porção inferior das portas de modo preencher a abertura existente entre a porta e o solo, bloqueando a invasão de insetos e animais peçonhentos.
Por sua vez a nova construtividade implica ainda na contenção da ventilação, o que impede a entrada de sujeiras e pó para o interior do estabelecimento.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA: a fim de propiciar veracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório, será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica para protetores de porta, onde será possível a um técnico versado no assunto reconhecer seus aspectos limitantes, para em momento posterior discorrer sobre as vantagens agregadas com a introdução dos aperfeiçoamentos introduzidos.
No estado da técnica são conhecidos alguns protetores de portas que bloqueiam a invasão de insetos e pequenos animais, ou ainda impedem a entrada de água oriundas de chuvas ou durante processos de limpezas.
São problemas resultantes da abertura entre a parte de baixo da porta e o chão, como a penetração de poeira, resíduos, impurezas em geral, frio, líquidos e até mesmo pequenos animais. Diante de tais aspectos, ocorre o improviso de panos ou similares a serem dispostos nestes locais com a finalidade de promover uma vedação relativa. Contudo, tal recurso não é eficiente e pode ser removido na primeira vez em que a porta for aberta, não sendo recolocado em seu local.
Outro procedimento adotado em algumas situações são as chamadas lâminas de material flexível, como borracha ou similar. Embora relativamente eficiente, possui vida útil curta, pois pode se ressecar facilmente, além de sofrer deformações constantes decorrentes do contato com o chão.
Como o estado da técnica é dinâmico, a busca de soluções para problemas diversos é uma constante. O pedido de Patente PI 0303918-8 descreve um Sistema de Vedação Inferior Para Porta que utiliza, essencialmente, um mecanismo que emprega uma borracha de vedação com configuração substancialmente triangular passível de se movimentar no sentido vertical a partir do acionamento de um perfil quadrado ao qual a borracha de vedação está aplicada, mediante uso de uma mola laminar que, ao fechar da porta, tende a flambar na direção vertical.
Evidentemente, o mecanismo descrito na solicitação de patente anterior apresenta grande eficiência dentro de sua proposição funcional; todavia, utiliza um sistema com borracha de vedação e uma mola do tipo laminar aplicada em parafusos.
A MU 8701647-8 de 15/08/2007 descreve um dispositivo que aciona de uma barra de pelos ou cerdas no sentido de vedar eficientemente a abertura entre a parte inferior da porta e o solo. O dispositivo contempla uma estrutura que pode ser fixada a uma porta, sendo que, em uma das laterais desta estrutura se projeta a ponta de um varão atuante conta o batente no momento do fechamento da porta, de maneira a promover, mediante um sistema de braço pivotável, o acionamento vertical do perfil que promove a vedação através dos pêlos, cerdas ou similares. Um sistema de molas helicoidais atuante no perfil promove o retorno do perfil quando da abertura da porta. Dita disposição contempla um varão que se estende até um ponto onde recepciona, pivotavelmente, a extremidade de um braço substancialmente em "L" que se pivota também na dobra deste "L" e se estende até recepcionar, na extremidade livre, um meio atuante em um trilho guia previsto em um perfil que se projeta de um lado a outro da estrutura, sendo que, no ponto de dobra do mencionado "L", opera uma pequena roldana em uma sede aproximadamente semicircular, enquanto um elemento delgado linear configura um limitador para o dito perfil; dito elemento delgado linear recepcionando, uma estrutura molas helicoidais que fixam uma de suas extremidades na estrutura propriamente dita e a extremidade contrária em terminais fixos no mencionado perfil. No uso prático de suas atribuições o sistema com molas helicoidais de retorno do perfil com cerdas não obteve resultado satisfatório podendo travar e o mecanismo do braço apresenta vida útil reduzida. O inventor da MU 8701647-8 aprimorou um protetor de porta com maior eficiência funcional no mecanismo de acionamento do perfil com cerdas resultando no aperfeiçoamento apresentado no presente relatório.
Deve-se ressaltar ainda que proposta dos aprimoramentos em protetores de porta reivindicado nesta cártula traz em seu bojo uma vantagem do ponto de vista funcional de acionamento e retorno da haste com cerdas.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS: a complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente pedido de modelo de utilidade "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES" , acompanha esta, em anexo, um conjunto de desenhos, onde:
A figura 1 é uma representação em vista de perspectiva do "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES";
A figura 2 é uma representação em vista de planta do "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES";
A figura 3 é uma representação parcial superior em perspectiva do "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES";
A figura 4 é uma representação parcial inferior em perspectiva do "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES";
DESCRIÇÃO DETALHADA: a seguinte descrição detalhada deve ser lida e interpretada com referência aos desenhos apresentados, onde estes são altamente diagramáticos, representando uma forma de aperfeiçoamento em protetores de porta voltada para o mecanismo funcional. Não sendo intencionados a limitar o escopo do modelo de utilidade, este sim limitado apenas à matéria revelada no quadro reivindicatório.
Os "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES", consiste de um conjunto que pode ser instalado no lado interno ou externo de uma porta ou similar, onde esteja configurado um batente, podendo, ainda, este dispositivo ser ajustado em função da largura da porta. O dispositivo protetor de portas (100) é composto de uma estrutura (1) preferencialmente metálica, substancialmente retangular, dotada de uma aba ortogonal (2) que se projeta em seus dois lados menores e um de seus lados de maior comprimento; dita estrutura (1) tendo um terminal ajustável (3) em função da largura da porta receptora, ao passo que, a fixação deste conjunto à porta ou similar é feita por meio de fixadores (4) fixados à base da estrutura, fixadores (4) estes que possuem a mesma altura projetada para as abas ortogonais (2), de modo a prover um perfeito encosto e ajuste entre a estrutura (1) e a porta, referidos fixadores (4).
Em uma das extremidades da estrutura (1) está previsto um orifício pelo qual passa a ponta de um varão (7) que se projeta internamente à estrutura (1), dito varão (7) contempla na extremidade interna (8) recepciona haste (9), atuante como mola de torção, que se estende radialmente, tendo um ponto de tangência (10) com o centro mediano de um perfil (11) com cerdas (12), sendo que um ponto de dobra (13) da haste (9) tem apoio sobre um mancai (14) em relevo presente na estrutura (1), enquanto que a extremidade oposta da haste (9) é fixada em um terminal central (15) da estrutura (1).
O perfil (11) se projeta de um lado a outro da estrutura (1), sendo que, no ponto de tangência (10) da mencionada haste (9) com o perfil (11), opera em efeito mola da haste devido ao seu formato curvilíneo com o acionamento do atuador varão (7) que pressiona a haste (9) reduzindo o diâmetro (d) da curvatura entre o ponto de fixação, na extremidade (8), da haste (9) no varão (7) e o ponto de dobra (13) da haste (9), de modo a promover a promover o avanço do perfil (11) deslocando a pluralidade de cerdas (12) para baixo e, assim, vedando o vão entre a porta e o solo. A estrutura (1) contempla molas helicoidais (16) que fixam uma de suas extremidades em um ponto (17) na estrutura (1) propriamente dita contornando os fixadores (4) e a extremidade contrária em orifícios (18) no mencionado perfil (11), sendo o posicionamento e distanciamento determinados em função das características construtivas e dimensionais. As molas helicoidais (16) operam no retorno do perfil (11) com cerdas (12) para a posição inicial do protetor de portas, isto quando da porta fechada.
O referido perfil (11) recepciona, na sua parte inferior, uma pluralidade de cerdas (12) ou similares, extensíveis por todo o comprimento do mesmo, os quais possuem uma quantidade tal que ofereça total eficiência nas condições de vedação a que se propõe.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustrado que OS "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES" ora reivindicados, resultam em uma melhoria funcional no mecanismo de avanço e retorno do perfil com cerdas, assim se enquadram às normas que regem a patente de modelo de utilidade à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como conseqüência, o respectivo privilégio.

Claims (3)

1. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES", consiste de um conjunto que pode ser instalado no lado interno ou externo de uma porta ou similar sendo um dispositivo protetor de porta (100) composto de uma estrutura (1) preferencialmente metálica, substancialmente retangular, dotada de uma aba ortogonal (2) que se projeta em seus dois lados menores e um de seus lados de maior comprimento; em uma das extremidades da estrutura (1) um orifício pelo qual passa a ponta de um varão (7) que se projeta internamente à estrutura (1) CARACTERIZADO POR varão (7) contempla na extremidade interna um orifício transversal (8) o qual recepciona haste (9), atuante como mola de torção, que se estende radialmente, tendo um ponto de tangência (10) com o centro mediano de um perfil (11) com cerdas (12), sendo que um ponto de dobra (13) da haste (9) tem apoio sobre um mancai (14) em relevo presente na estrutura (1), enquanto que a extremidade oposta da haste (9) é fixada em um terminal central (15) da estrutura (1); o perfil (11) se projeta de um lado a outro da estrutura (1), sendo que, no ponto de tangência (10) da mencionada haste (9) com o perfil (11), opera em efeito mola da haste devido ao seu formato curvilíneo com o acionamento do atuador varão (7) que pressiona a haste (9) reduzindo o diâmetro (d) da curvatura entre o ponto de fixação, no orifício (8), da haste (9) no varão (7) e o ponto de dobra (13) da haste (9), de modo a promover a promover o avanço do perfil (11) deslocando a pluralidade de cerdas (12) para baixo e, assim, vedando o vão entre a porta e o solo.
2. "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VEDAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO POR a estrutura (1) contempla molas helicoidais (16) que fixam uma de suas extremidades em um ponto (17) na estrutura (1) propriamente dita contornando os fixadores (4) e a extremidade contrária em orifícios (18) no mencionado perfil (11), sendo o posicionamento e distanciamento determinados em função das características construtivas e dimensionais.
3.) "APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS EM DISPOSITIVO PARA VE- DAÇÃO AUTOMÁTICA DA PARTE INFERIOR DE PORTAS E SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO POR perfil (11) recepciona, na sua parte inferior, uma pluralidade de cerdas (12) ou similares, extensíveis por todo o comprimen- to do mesmo.
BRMU9001416 2010-07-23 2010-07-23 aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares BRMU9001416U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001416 BRMU9001416U2 (pt) 2010-07-23 2010-07-23 aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001416 BRMU9001416U2 (pt) 2010-07-23 2010-07-23 aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9001416U2 true BRMU9001416U2 (pt) 2011-09-13

Family

ID=44546252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001416 BRMU9001416U2 (pt) 2010-07-23 2010-07-23 aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9001416U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104583524A (zh) * 2012-07-30 2015-04-29 普兰特Gdz股份公司 升降式密封装置和建筑部件

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104583524A (zh) * 2012-07-30 2015-04-29 普兰特Gdz股份公司 升降式密封装置和建筑部件

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2297069T3 (es) Aparato para abrir y cerrar un marco de abertura.
KR900700005A (ko) 동물용 덫
JP2013226884A (ja) サンルーフ装置
BRMU9001416U2 (pt) aperfeiçoamentos introduzidos em dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares
CN107503096B (zh) 智能晾衣架
ES2355990T3 (es) Accionador integrado en un batiente .
ES2317177T3 (es) Dispositivo de sombreado para techos de vehiculos con un elemento transparente y metodo de bloqueo de dicho dispositivo.
US5967697A (en) Flood control gate safety device
US2035944A (en) Brace or stay for hinged covers and the like
JP4521190B2 (ja) 案内路を有するシャッター装置
US1488652A (en) Jbaet si bip
CN205532023U (zh) 一种柔性平滑自动门
WO2001066859A1 (en) Device for use on railway track
JP3657570B2 (ja) サンルーフ装置のディフレクタ
KR20200082110A (ko) 실외 시설물용 슬라이딩 하우스 시스템
CN216588236U (zh) 一种伸缩悬航门的驱动机构
CN205712436U (zh) 一种根据雨量自动控制进水的下水道盖板
JPH0634411Y2 (ja) 起伏ゲートの扉体構造
CN205501951U (zh) 一种启闭快捷的集成式液压闸门
CN219508732U (zh) 一种通用厨卫管道防臭接头
CN206972144U (zh) 一种建筑用三角梯
CN216392623U (zh) 一种笼门限位结构
BRMU8701647Y1 (pt) dispositivo para vedação automática da parte inferior de portas e similares
CN218843931U (zh) 一种带清洁功能的建筑施工护栏
CN208604772U (zh) 一种建筑外墙防水机构

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements