BRMU9001043Y1 - travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano - Google Patents

travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano Download PDF

Info

Publication number
BRMU9001043Y1
BRMU9001043Y1 BRMU9001043U BRMU9001043U BRMU9001043Y1 BR MU9001043 Y1 BRMU9001043 Y1 BR MU9001043Y1 BR MU9001043 U BRMU9001043 U BR MU9001043U BR MU9001043 U BRMU9001043 U BR MU9001043U BR MU9001043 Y1 BRMU9001043 Y1 BR MU9001043Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
visco
pillow
polyurethane
elastic
hybrid
Prior art date
Application number
BRMU9001043U
Other languages
English (en)
Inventor
Eduardo Rodrigues De Oliveira Jefferson
Original Assignee
Vitoria Ind E Comercio De Colchoes Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vitoria Ind E Comercio De Colchoes Ltda filed Critical Vitoria Ind E Comercio De Colchoes Ltda
Priority to BRMU9001043U priority Critical patent/BRMU9001043Y1/pt
Publication of BRMU9001043U2 publication Critical patent/BRMU9001043U2/pt
Publication of BRMU9001043Y1 publication Critical patent/BRMU9001043Y1/pt

Links

Landscapes

  • Bedding Items (AREA)

Abstract

travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano, refere-se o presente modelo ao campo técnico de travesseiros em geral, mais especificamente a um travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano. o produto híbrido foi desenvolvido com inovação, aproveitando as características de baixa resiliência e retorno lento da espuma visco-elástico, a média resiliência e retorno rápido lento da espuma de poliuretano solft e anatomia da espuma de poliuretano perfilada, tornando possível a união do conforto, ergonomia e versatilidade de altura

Description

(54) Título: TRAVESSEIRO HÍBRIDO DE VISCO-ELÁSTICO COM PERFILADO EXTERNO E MOLEJO INTERNO REMOVÍVEL EM POLIURETANO (51) Int.CI.: A47G 9/10.
(73) Titular(es): VITORIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COLCHÕES LTDA.
(72) Inventores): JEFFERSON EDUARDO RODRIGUES DE OLIVEIRA.
(57) Resumo: TRAVESSEIRO HÍBRIDO DE VISCO-ELÁSTICO COM PERFILADO EXTERNO E MOLEJO INTERNO REMOVÍVEL EM POLIURETANO, Refere-se o presente modelo ao campo técnico de travesseiros em geral, mais especificamente a um travesseiro híbrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano. O produto híbrido foi desenvolvido com inovação, aproveitando as características de baixa resiliência e retorno lento da espuma visco-elástico, a média resiliência e retorno rápido lento da espuma de poliuretano solft e anatomia da espuma de poliuretano perfilada, tornando possível a união do conforto, ergonomia e versatilidade de altura
1/5
Figure BRMU9001043Y1_D0001
KU&V«4 —— £f
TRAVESSEIRO HÍBRIDO DE VISCO-ELÁSTICO COM PERFILADíÍK
EXTERNO E MOLEJO INTERNO REMOVÍVEL EM POLIURETANO.
Refere-se o presente modelo ao campo técnico de travesseiros em geral, mais especificamente a um travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano. O produto híbrido foi desenvolvido com inovação, aproveitando as características de baixa resiliência e retomo lento da espuma visco-elástico, a média resiliência e retomo rápido da espuma de poliuretano soft e anatomia da espuma de poliuretano perfilada, tomando possível a união do conforto, ergonomia e versatilidade de altura.
O travesseiro é um componente no processo do sono, que serve como instrumento de base para apoio da cabeça enquanto o restante do corpo está com seu peso distribuído na horizontal sobre uma face plana (ex. colchão).
Existem uma infinidade de travesseiros no mercado, e a grande maioria é confeccionada em apenas um material, sendo: em espuma visco-elástico, plumas, fibras, espumas de poliuretano, entre outros; existem também os ortopédicos, com as configurações ergonômicas; os personalizados, com fronhas decoradas; e existem também travesseiros com enchimentos para regulagem de altura.
A tendência na utilização de travesseiros em espuma visco-elástico, deve-se ao sucesso do material desenvolvido pela NASA, os quais apresentam excelente amortecimento de impactos, reduz os pontos de tensão, conforto ao toque e possui uma vida útil longa. Porém, os problemas apresentados são:
- ele se toma desconfortável durante o uso por possuir retomo lento, que o toma um produto rígido após aplicação de tensão (peso da cabeça);
- apresenta um efeito acústico alterando a percepção dos sons o que incomoda o usuário;
- por se tratar de produto de baixa resiliência precisa ser muito alto para se adaptar a altura ideal ao usuário; e
- acumula calor.
Os travesseiros confeccionados em espuma poliuretano, são bem mais
Figure BRMU9001043Y1_D0002
2/5 baratos; dissipam melhor o calor; não criam acústica que alteram a percepçãóhçlp ~’'!Q som; e possuem a versatilidade de altura devido alguns modelos apresentarem camadas internas, que definem sua altura na proporção que são colocadas ou retiradas (várias camadas internas). Porém os problemas apresentados são:
- baixo amortecimento de impactos;
- baixa redução de pontos de tensão;
- Menor vida útil; e
- baixo conforto ao toque.
O modelo em apreço foi desenvolvido para somar aos modelos já io existentes e agregar melhorias, através de um produto híbrido que combina as vantagens de vários produtos em apenas um, onde:
- reúne as qualidades do visco-elástico, através do excelente amortecimento de impactos, na redução dos pontos de tensão, na maior vida útil, e no conforto ao toque.
- na versatilidade de altura, pois o molejo removível pode ser da altura necessária para o cliente, ou seja, de acordo com sua necessidade ergonômica;
- não cria acústica alterando a percepção dos sons, devido a cobertura do visco-elástico ser confeccionado por uma espuma perfilada;
- são confortáveis durante o uso pois devido ao molejo interno ser feito de espuma de poliuretano macio com vários orifícios, cria um efeito mola tomando seu retomo rápido, deixando o produto macio e confortável após aplicação de tensão (peso da cabeça); e
- dissipa melhor o calor.
O presente modelo traz como novidade, um travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano, onde: o corpo do travesseiro possui a função de amortecedor do conjunto, confeccionado em um tubo de espuma visco-elástico, que apresenta em uma das faces na parte externa, uma espuma de poliuretano perfilada, dotada de diversas ondulações (tipo caixa de ovo), já a parte interna do travesseiro, possui uma barra de espuma de poliuretano macio e resistente de formato retangular, dotado de vários
3/5
Figure BRMU9001043Y1_D0003
orifícios passantes em formato de colméia, que também é coberto por um macio.
O Visco-elástico amortece a estrutura, absorvendo impactos, proporciona anatomia em relação aos contornos da cabeça, diminui pontos de tensão, proporciona conforto ao toque;
O Poliuretano é resistente e flexível e serve para aumentar o retomo (efeito mola), suportar a carga (peso da cabeça) e resistir à fadiga causada pela ação do esmagamento por longo prazo.
O Poliuretano perfilado serve para reduzir o efeito acústico e dissipar melhor o calor.
O Tecido agrega elasticidade e maciez, tendo a finalidade de dar acabamento ao produto e proporcionar conforto ao toque, sem comprometer as características das espumas supracitadas.
A união destes elementos permite a redução do uso da matéria prima (visco-elástico), a qual é um material mais caro devido as suas particularidades. Consequentemente viabiliza as demais adições tomando o produto com um valor compatível, mas que agrega as demais qualidades.
Com as melhorias apresentadas o travesseiro toma-se extremamente macio e confortável e agrega um núcleo de amortecimento extremamente funcional, devido a memória de retomo ou resiliência ser mais rápida.
O Travesseiro poderá ser usado por qualquer pessoa independente do seu biotipo. A união inteligente de vários produtos permitem que esse travesseiro possa ter uma altura definida de acordo com o biotipo apenas alterando a espessura do molejo interno.
Os objetivos, vantagens e demais características importantes do modelo em apreço poderão ser mais facilmente compreendidas quando lidas em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais:
A figura 01 representa uma vista em perspectiva do travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo em poliuretano.
A figura 02 representa uma vista em perspectiva do travesseiro hibrido
Figure BRMU9001043Y1_D0004
4/5 de visco-elástico com perfilado externo em poliuretano, na disposição com a capi tecido.
A figura 03 representa uma vista em perspectiva do molejo interno removível em poliuretano.
A figura 04 representa uma vista em perspectiva do molejo interno removível em poliuretano, na disposição com a capa de tecido.
A figura 05 representa uma vista em sequência da montagem do travesseiro híbrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano.
A figura 06 representa uma vista em corte lateral do travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano.
Como se inferem nos desenhos em anexos que ilustram e integram o presente relatório descritivo de modelo de utilidade de Travesseiro Hibrido de Visco-elástico com Perfilado Externo e Molejo Interno Removível em Poliuretano, trata-se de um travesseiro que utiliza materiais conhecidos, porém a combinação desses elementos é compreendida por um travesseiro hibrido (1) de visco-elástico como elemento de amortecedor do conjunto, com espuma de poliuretano perfilado (2) como elemento de redução do efeito acústico e dissipador de calor, e uma barra de espuma de poliuretano (3), como elemento de molejo interno removível, onde: o corpo do travesseiro híbrido (1) possui um formato tradicional, confeccionado em espuma visco-elástico, que apresenta na parte externa, uma face lisa (IA) e na face oposta, uma espuma de poliuretano perfilada (2), dotada de diversas ondulações (2A) (tipo caixa de ovo), uma lateral fechada (1B) e na outra extremidade aberta (1C), as quais são rvestidas por dentro e por fora, por um tecido (4), que contém um zíper (4A) para o fechamento da extremidade aberta (1C), já na parte interna do travesseiro (ID), é introduzida uma barra de espuma de poliuretano (3) macio e resistente de formato retangular, dotado de vários orifícios cilíndricos (3A) passantes em formato de colméia, que é coberto por um tecido (5).
Nas figuras (01) e (02) é demonstrado o corpo do travesseiro híbrido (1), com a espuma de poliuretano perfilada (2) e suas ondulações (2A), dispostas na
5/5 ·<\ face superior, a face posterior lisa (IA) a lateral fechada (1B), a lateral aberta (1C), a parte interna (1D), e o revestimento em tecido (4) com o zíper (4A),
Nas figuras (03) e (04) é demonstrada a barra de espuma de poliuretano (3) de formato retangular, dotada de vários orifícios cilíndricos (3A) passantes em formato de colméia, que é coberta por um tecido (5). Este elemento possui a função de acelerar a resiliência da massa do travesseiro, forçando o miolo do travesseiro a expandir com mais rapidez e assim melhorar a maciez.
Na figura (05) é demonstrada a introdução da barra de espuma de poliuretano (3), na parte interna (1D), do travesseiro hibrido (1) e evidenciam o revestimento de tecido (4) sendo fechado pelo zíper (4A).
Na figura (06) é demonstrada a vista em corte do travesseiro hibrido (1), evidenciando a face lisa (IA) a lateral fechada (1B), a lateral aberta (1C), a parte interna (1D), a espuma de poliuretano perfilada (2) e suas ondulações (2A), a barra de espuma de poliuretano (3), com os orifícios cilíndrico (3A), e a cobertura em tecido (5), e o revestimento em tecido (4) com o zíper (4A).
Com o travesseiro híbrido (1) será possível escolher a altura ideal para um melhor conforto do pescoço; aproveitar a maciez do visco-elástico e a elasticidade da espuma de poliuretano; melhorar o conforto acústico e térmico. Por esses motivos o modelo deverá agradar a todos os usuários independente de seu biotipo.
O produto aqui descrito não se limita, somente a esta disposição e configuração, podendo apresentar outros modelos, mantendo as mesmas características preponderantes.
1/1

Claims (2)

REIVINDICAÇÃO
1/3
1./'TRAVESSEIRO HÍBRIDO DE VISCO-ELÁSTICO COM PERFILADO EXTERNO E MOLEJO INTERNO REMOVÍVEL EM POLIURETANO, trata-se de um travesseiro hibrido (1) de formato retangular com bordas e corpo abaulados, confeccionado em espuma visco-elástico, que apresenta na parte externa, uma face lisa (IA), uma lateral fechada (1B) e na outra extremidade aberta (1C), as quais são revestidas por dentro e por fora, por um tecido (4), que contém um zíper (4A) para o fechamento da extremidade aberta (1C), já na parte interna do travesseiro (ID), é introduzida uma barra de espuma de poliuretano (3) que é coberto por um tecido (5), sendo caracterizado por conter na face oposta do travesseiro, uma espuma de poliuretano perfilada (2), dotada de diversas ondulações (2A), tipo caixa de ovo; e a barra de espuma de poliuretano apresentar um formato retangular, dotado de vários orifícios cilíndricos (3A) passantes em formato de colmeia.
Petição 870180054509, de 25/06/2018, pág. 4/4
2/3
BRMU9001043U 2010-07-27 2010-07-27 travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano BRMU9001043Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001043U BRMU9001043Y1 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9001043U BRMU9001043Y1 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU9001043U2 BRMU9001043U2 (pt) 2014-03-04
BRMU9001043Y1 true BRMU9001043Y1 (pt) 2018-11-06

Family

ID=50192517

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9001043U BRMU9001043Y1 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9001043Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU9001043U2 (pt) 2014-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8359686B2 (en) Pillow
ES1069689U (es) Almohada para la prevencion de las deformidades craneales en recien nacidos.
US20110010863A1 (en) Cushioned support devices
KR101237547B1 (ko) 건강베개
KR200461196Y1 (ko) 베개
JP2012170616A (ja)
US20140053336A1 (en) Long-filament fiber memory foam pillow
ITRM20100084U1 (it) Cuscino perfezionato
JP3111334U (ja) 快眠枕
KR100935799B1 (ko) 건강베개
BRMU9001043Y1 (pt) travesseiro hibrido de visco-elástico com perfilado externo e molejo interno removível em poliuretano
KR100837569B1 (ko) 스프링이 구비된 베개
KR100855175B1 (ko) 지압용 스프링이 구비된 베개
US20060010603A1 (en) Comfort pillow
US2499965A (en) Latex foam or the like sponge rubber pillow
KR101998556B1 (ko) 온도제어가 가능한 기능성 베개
JP2020127666A (ja)
US20200375370A1 (en) Floatation-type mattress filled with fluidized balls
KR20100006002U (ko) 베개
CN210643520U (zh) 组合式枕头
KR101980213B1 (ko) 라텍스의 관리가 용이한 가구용 메트리스
CN219125895U (zh) 用于家纺产品的复合片材及家纺产品
KR101299401B1 (ko) 경추 지지용 멀티 기능 베개
KR102580243B1 (ko) 옆면 잠 베개
JP3224938U (ja)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 7 (SETE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/11/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment