BRMU9000004U2 - recipiente empilhável - Google Patents

recipiente empilhável Download PDF

Info

Publication number
BRMU9000004U2
BRMU9000004U2 BRMU9000004U BRMU9000004U2 BR MU9000004 U2 BRMU9000004 U2 BR MU9000004U2 BR MU9000004 U BRMU9000004 U BR MU9000004U BR MU9000004 U2 BRMU9000004 U2 BR MU9000004U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drawer
frame
base
container
upper base
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Alarcon Jose Antonio Morales
Original Assignee
Sanchez Cano S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sanchez Cano S A filed Critical Sanchez Cano S A
Priority to BRMU9000004 priority Critical patent/BRMU9000004U2/pt
Publication of BRMU9000004U2 publication Critical patent/BRMU9000004U2/pt

Links

Landscapes

  • Stackable Containers (AREA)

Abstract

RECIPIENTE EMPILHáVEL O presente modelo de utilidade se refere a um recipiente empilhável, concebido para armazenar, transportar ou distribuir elementos ou artigos, especialmente de dimensões pequenas, e que pode incluir porções transparentes que permitam ver seu conteúdo.

Description

RECIPIENTE EMPILHAVEL
O presente modelo de utilidade se refere a um recipiente empilhável, concebido para armazenar, transportar ou distribuir elementos ou artigos, especialmente de dimensões pequenas, e que pode incluir porções transparentes que permitam ver seu conteúdo.
Por exemplo, o recipiente da invenção é aplicável para conter e expor produtos de confeitaria, guloseimas, pequenos artigos de brinde, etc.
O recipiente da invenção é de configuração prismática reta retangular, constituído por uma armação externa empilhável e uma gaveta interna, extraível e introduzível por deslizamento na armação através de uma de suas paredes.
No pedido de modelo de utilidade 200301737 dos mesmos requerentes é descrito um recipiente do tipo exposto, no qual a armação é composta por duas bases planas e paralelas, uma superior e outra inferior, e por quatro colunas intermediárias que correm segundo as arestas verticais. A gaveta é extraível e introduzível por deslizamento dentro da armação através de uma de suas paredes menores. Por isso, as colunas e a gaveta definem guias longitudinais internas acopláveis entre si para o deslizamento da gaveta. Neste recipiente, a base superior apresenta exteriormente uma parede que delimita um contorno concêntrico ligeiramente sobressaído, enquanto que na base inferior apresenta externamente um aro ou rebaixo concêntrico de dimensões iguais às da parede superior. Com esta constituição, consegue-se o acoplamento entre a parede sobressaída e o aro ou rebaixo dos recipientes sobrepostos em posição coincidente, o que permite o empilhamento destes recipientes.
Para se garantir a posição de empilhamento, a armação dispõe na borda anterior e posterior da base superior de saliências que correspondem a entradas ou ranhuras que a base inferior apresenta nas bordas anterior e posterior, uns e outros sendo acopláveis entre si ao se sobreporem dois recipientes, para servirem como elementos que asseguram a posição empilhada.
Nos recipientes do tipo exposto, é desejável dispor de meios que assegurem o deslocamento da gaveta interna entre duas posições limites, uma interna, na qual fica recolhida completamente dentro da armação, e outra de extração máxima, para se permitir acesso ao seu interior, sem risco de a gaveta poder sair totalmente de sua armação. Estes meios devem ser de constituição simples, sem que impliquem em um encarecimento do recipiente e, adicionalmente, que, caso seja necessário, permitam com relativa facilidade a extração total da gaveta, por exemplo, para a limpeza do conjunto.
A presente invenção tem por objetivo um recipiente do tipo exposto, . que seja dotado de meios como esses que limitam as posições limites interna e externa da gaveta e que, adicionalmente, disponha de meios que assegurem de uma forma mais efetiva o posicionamento correto dos recipientes empilhados, com uma maior segurança de empilhamento, tudo o que permitirá situar um maior número de recipientes em uma posição empilhada, sem risco de colapso.
De acordo com a invenção, a base superior de cada armação apresenta ao redor das quintas da referida base outras tantas pequenas paredes que sobressaem ligeiramente em uma direção axial e perifericamente, de modo que ao se sobreporem dois recipientes o contorno das quinas da base inferior fique encaixado por dentro das paredes que circundam as quinas da base superior do recipiente que fica situado imediatamente por baixo.
A disposição destas pequenas paredes ou cantoneiras nas quinas assegura o posicionamento correto dos recipientes sobrepostos, para se conseguir um bom encaixe e acoplamento dos mesmos nesta posição.
De acordo com uma outra característica da invenção, os meios que fixam as posições limites interna e externa da gaveta com respeito à armação externa são constituídos em saliências que sobressaem da superfície interna da base superior da armação, saliências que são dimensionadas e posicionadas de modo que atuem como topos limitadores da extração da gaveta, em um choque contra as mesmas da parede posterior da referida gaveta em sua posição de extração máxima.
Os meios para limitação da penetração máxima da gaveta na armação são constituídos por um degrau que apresenta a guia da gaveta, próximo da parede posterior do mesmo, cujo degrau se choca contra a guia da coluna posterior, quando a referida gaveta alcança a posição de máxima introdução.
O recipiente da invenção dispõe na borda anterior e posterior da base superior de saliências que correspondem a entradas ou ranhuras que a base inferior das bordas anterior e posterior apresenta, sendo as saliências ou entradas ou ranhuras acopláveis entre si, quando dois recipientes são sobrepostos, estes elementos atuando como meios para se garantir a posição empilhada. Com o fim de se aumentar esta segurança, de acordo com a invenção, uma das entradas da base inferior está limitada exteriormente por uma nervura que está situada em uma posição coincidente com a saliência oposta da base inferior, de modo que ao se sobreporem dois recipientes em uma posição empilhada coincidente, a nervura citada do recipiente superior atue como o elemento de retenção da saliência do recipiente inferior.
Todas as características expostas serão mais bem compreendidas com a descrição a seguir, feita com referência aos desenhos associados, nos quais é mostrado um exemplo de realização não limitativo.
Nos desenhos:
a figura 1 é uma vista em perspectiva de um recipiente constituído de acordo com a invenção.
A figura 2 é uma vista em perspectiva da armação externa do recipiente da figura 1.
A figura 3 é uma vista em perspectiva da gaveta que entra para formar parte do recipiente da figura 1.
A figura 4 é um corte longitudinal de dois recipientes empilhados, tomado segundo a linha de corte IV-IV da figura 1.
A figura 5 é um corte transversal de um recipiente, tomado segundo a linha de corte V-V da figura 1.
A figura 6 mostra em perspectiva três recipientes em uma posição empilhada.
O recipiente mostrado na figura 1 é composto processador uma armação externa 1 e uma gaveta interna 2.
A armação externa 1, conforme pode ser mais bem apreciado na figura 2, compreende duas bases planas e paralelas, uma superior 4 e uma inferior 3, que ficam unidas por quatro colunas intermediárias 5 que correm segundo as arestas verticais. A base inferior 3 apresenta uma abertura 6 concêntrica, de modo que a referida base fique definida com um marco com os lados longitudinais 7 e transversais 8. Os lados longitudinais 7 apresentam um trecho longitudinal 9 de maior altura que sobressai interiormente com respeito às superfícies internas das colunas 5. Superiormente, as colunas 5 apresentam interiormente um canal longitudinal que é referenciado com o número 10 nas colunas anteriores e com o número 11 nas posteriores e na figura 4, sendo no canal anterior 10 de maior altura, de modo que o fundo do mesmo fique situado em um nível inferior aquele do canal 11. Adicionalmente, o canal 10 das colunas anteriores desemboca frontalmente através de um trecho 12 com inclinação descendente.
A armação 1, conforme pode ser apreciado nas figuras 1 e 2, apresenta em sua base superior uma parede 13 de pequena altura, paralela à borda livre da referida base, que determina um contorno ligeiramente sobressaitado, contorno que é coincidente com aquele da parte oca da base inferior 6, de modo que ao se sobreporem dois recipientes, a parede 13 fique introduzida na parte oca 6, conforme se pode apreciar na figura 4.
Da base superior 4 da armação adicionalmente sobressai ao redor de cada quina uma pequena parede 14, de um tipo de cantoneira, que servirá para assegurar a centralização e o posicionamento correto entre os recipientes sobrepostos, conforme é mostrado na figura 6.
Por último, e também para se garantir o empilhamento dos recipientes, cada um deles dispõe na base superior, em uma das bordas menores, de uma série de flanges sobressaltadas 15, enquanto que a oposta dispõe de um rebordo com uma conformação central 16 ligeiramente elevada. Na base inferior, e tudo isso conforme mais bem apreciado na figura 4, em coincidência com a borda menor transversal apresenta uma cavidade 16 limitada por uma parede anterior 17 dotada de uma nervura interna 18, abaixo da qual será introduzida a conformação superior 16. A partir da borda posterior apresenta a mesma cavidade 16 limitada por uma parede 17 que apresenta uma série de janelas 19 em número igual ao de lingüetas 15 que sobressaem da base superior e em posição coincidente com as mesmas, de modo que ao se empilharem os recipientes conforme é representado em detalhes na figura 4, as lingüetas 15 sejam introduzidas através das ranhuras 19, enquanto que a conformação 16 fica retida por cima da nervura 18, tudo isso, juntamente com o acoplamento das conformações das bases, assegurando a posição empilhada da figura 6.
A gaveta 2 conforme pode ser apreciado na figura 3 dispõe de uma aba periférica que se conforma em um canal invertido 20 cuja parede de extremidade apresenta um trecho posterior 21 de menor altura. No fundo esta gaveta dispõe de dois degraus entrados longitudinais 22, ao longo de suas arestas longitudinais correspondentes. 0 canal 20 se conforma no lado anterior a um punho 23, cuja acessibilidade é facilitada mediante um rebaixo 24 central que a parede menor anterior apresenta.
Com a constituição descrita, a gaveta 2 pode ser introduzida através da parede menor anterior da armação 1, conforme é apreciado na figura 1, até ficar totalmente acoplada dentro da mesma. A gaveta 2 se apóia na armação 1 através dos ângulos definidos pelos degraus inferiores 22 que se apoiam no degrau 9 das paredes longitudinais 7. Adicionalmente, a borda inferior da parede 20 se apóia sobre o canal longitudinal 10 da coluna anterior 5. 0 trecho 21 de menor altura do canal periférico da gaveta 2, figura 3, define um topo que se choca contra o fundo do canal 11 da coluna posterior 5 da armação, figura 4, quando a referido gaveta se encontrar na posição de introdução máxima na armação.
Da superfície interna da base superior da armação sobressaem saliências 24 dimensionadas e posicionadas de modo que ao se extrair a gaveta 2 da armação 1, a parede posterior da mesma se choque contra a referida saliência, limitando a posição de extração máxima. Estas saliências têm a forma de dente de serra, com uma inclinação até a parede dianteira, de modo que facilitem a penetração inicial da gaveta na armação. Caso seja necessário proceder à extração total da referida gaveta, será suficiente deformar ligeiramente a base superior 4 para que a parede posterior da gaveta salte estas saliências ou estes dentes 24 .
Na figura 5, podem ser apreciados os pontos de apoio e deslizamento da gaveta 2 dentro da armação 1.
Em definitivo, com a constituição descrita dispõe-se de meios que asseguram a posição empilhada da figura 6, tanto pelos meios centralizadores 4 quanto pela nervura 18 inferior de retenção, figura 4, e, ao mesmo tempo, dispõem- se de meios que asseguram as posições de introdução e extração máxima da gaveta, definidas pelas saliências 24 e pelo canal 11 da coluna posterior 5 da armação, juntamente com o trecho posterior 21 de menor altura da parede periférica do canal 20 da gaveta, figura 3.

Claims (3)

1. Recipiente empilhável, preferencialmente de configuração prismática reta retangular, constituído por uma armação externa e empilhável e uma gaveta interna, extraível e introduzível por deslizamento na armação através de uma de suas paredes menores, cuja armação é composta por duas bases planas e paralelas, uma superior e outra inferior, e por quatro colunas intermediárias coincidentes com as arestas verticais, a armação e a gaveta definindo guias longitudinais internas acopláveis para o deslizamento da referida gaveta, enquanto que em suas bases dispõem de meios de acoplamento para o empilhamento dos recipientes, caracterizado pelo fato de a base superior de cada armação apresentar adicionalmente ao redor das quinas outras tantas pequenas paredes sobressaídas axial e perifericamente, pelo interior das quais são acopladas de forma ajustada às quinas da base inferior de um recipiente sobreposto em posição coincidente, e pelo fato de da superfície interna da referida base superior sobressaírem saliências transversalmente alinhadas, dimensionadas e posicionadas de modo que atuem como topos limitadores da extração da gaveta, ao se chocar contra os mesmos a parede posterior da referida gaveta, em sua posição de extração máxima.
2. Recipiente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de as referidas saliências citadas da base superior adotarem uma forma de dente de serra, com um trecho posterior perpendicular à referida base e um trecho anterior inclinado, dirigido até a parede anterior através do que se extrai a gaveta.
3. Recipiente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dispõe na borda anterior e posterior da base superior de saliências que correspondem a entradas e ranhuras que a base inferior apresenta nas bordas anterior e posterior, tendo como característica uma das entradas da base inferior apresentar, na parede que a limita frontalmente, uma nervura inferior por cima da qual fica alojada, ao se empilharem os recipientes, a saliência da base superior correspondente ao recipiente situado imediatamente por baixo.
BRMU9000004 2010-01-22 2010-01-22 recipiente empilhável BRMU9000004U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000004 BRMU9000004U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 recipiente empilhável

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9000004 BRMU9000004U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 recipiente empilhável

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9000004U2 true BRMU9000004U2 (pt) 2011-09-06

Family

ID=44529948

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9000004 BRMU9000004U2 (pt) 2010-01-22 2010-01-22 recipiente empilhável

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9000004U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014032050A2 (pt) recipiente retrátil que tem painéis de extremidade e laterais dobráveis
MX2014002447A (es) Sistema de asidero para contenedor de plástico.
ES2460072T3 (es) Caja plegable con un envase blíster contenido en ella
US20180362212A1 (en) Container with Dividers
JP2008500929A (ja) 包装体
BR112012009716B1 (pt) caixa de transporte e de exposição
ES2701199T3 (es) Contenedor de almacenaje
BRPI0706501A2 (pt) dispositivo feito de material planar dobrável para formar compartimentos para receber recipientes, gabarito para formar o dispositivo e empacotamento formado pelo dispositivo
BRMU9000004U2 (pt) recipiente empilhável
ES1209763U (es) Caja combi para el transporte y almacenamiento de mercancías
ES2729995T3 (es) Bandeja vertical, envase y método
ES2808121T3 (es) Caja para estantería
ES2704447T3 (es) Recipiente
ES2735423T3 (es) Embalaje para puntas de pipeta
ES2668227T3 (es) Dispositivo de presentación de artículos
US11992457B2 (en) Protective containers for biopharmaceutical liquid bags
CN102233967B (zh) 用于置物盒的支撑柱
ES1145934U (es) Esquinera para cajas desmontables
US9888754B2 (en) Container assembly
ES2909779T3 (es) Receptáculo, inserto y dispensador para productos no envasados
ES2239860B1 (es) Mandril para maquinas conformadoras de cajas de carton.
CN107709178A (zh) 用于容器的卡片保持器
EP1279610B1 (en) Packing box
CN205728785U (zh) 叠加组合式收纳柜
RU138422U1 (ru) Дорожный знак

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired