"EMBALAGEM PARA BEBIDAS ENGARRAFADAS E/OUENLATADAS MULTIFUNCIONAL"
Trata a presente solicitação de patente de Modelo deUtnídade de uma inédita "EMBALAGEM PARA BEBIDASENGARRAFADAS E/OU ENLATADAS MULTIFUNCIONAL",
especialmente de uma embalagem destinada preferencialmente aoacondicionamento de bebidas engarrafadas e/ou enlatadas como, porexemplo, cerveja, refrigerante, suco e outros tipos de bebidas cujadisposição construtiva e material impermeável aplicado, possibilitaquando da abertura da tampa colocar gelo e/ou água em seu interioragregando a função de gelar a bebida nela contida sob condições ideaisde conservação, tal como um balde de gelo, descartável após o uso.
São conhecidos diversos tipos de embalagens destinadas aoacondicionamento de bebidas em geral, as quais são fabricadas com asmais variadas matérias-primas sempre em conformidade com asexigências de determinado nicho de mercado e seus consumidores.
Desta forma, pode-se afirmar que as embalagensapresentam uma evolução construtiva obviamente com o objetivo desurpreender o consumidor, fator esse essencial para se destacar emrelação à concorrência.
Nesse sentido, os profissionais de marketing atentos àsnecessidades de mercado adequam as embalagens para novastendências no que se refere ao design.
No atual estado da técnica, as embalagens de kits e "gift-pacKs", cestas de presente apenas servem como fator para agregarvalor aos produtos nela inclusos, ou seja, se prestam apenas paraembalar, proteger e melhor expor os itens comercializados nela inclusossem nenhum tipo de nova funcionalidade.
OMU- 8300614-1 "Disposição Aplicada em Embalagempara Gelar, Armazenar e Transportar Garrafas e Latas de Bebidas eSimilares" trata de uma embalagem para gelar refrigerantes, cervejas,energéticos, água, chá e bebidas em geral que apresenta o formatoretangular, provida de seis recipientes cilíndricos, com protetorescilíndricos vazados revestidos internamente com gel a base de celulosede vegetal convencional, que ao ser resfriado, transmite o resfriamentodiretamente às garrafas e latas de bebidas, gelando-as e mantendo atemperatura por horas, mesmo estando fora de um ambiente refrigerado.
Segundo essa construtividade, a embalagem antecipada utiliza um gelresfriador que guarda a baixa temperatura por várias horas, dessa formatrocando calor e resfriando e/ou mantendo a bebida resfriada pordeterminado período.
OMU- 7201479-2 "Caixa Térmica para Latas de Cerveja eRefrigerantes" compreende uma caixa com tampa de encaixe,construídas com paredes duplas entremeadas por material isolante, ouvácuo, tendo uma alça, recebendo em seu interior as caixas receptorasdas latas de cerveja e refrigerantes, que são subdividas emcompartimentos e tendo duas laterais com extensões que servem deapoio para a caixa colocada em sobreposição, deixando livre os espaçospara gelo. Essa caixa apresenta um isolamento térmico entre as paredesque pode ser viabilizado por meio de isolante térmico ou vácuo, sendoque em seu interior existem outras caixas especificas para recepção delatas de bebidas cuja construtividade guarda um espaçamento paracolocação do gelo.
Ciente de uma lacuna no estado da técnica, foi que oinventor, após pesquisas e estudos, criou o modelo de embalagem emquestão, fabricada em papelão, que independente do aspecto visual oudesign, permite armazenar de forma diferenciada, expor e ainda utilizargelo ou água para resfriar o produto nela contido tal qual um balde degelo descartável. Para tanto, o papelão é revestido com um material aprova de umidade, além da matriz da embalagem propriamente ditafazer o corte e dobras sem nenhum tipo de emenda em seu corpo,dessa maneira evitando locais em água do gelo pudesse escorrer.
A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhosanexos, nos quais estão representadas:
Fig. 1: Vista em perspectiva da embalagem para bebidasengarrafadas e/ou enlatadas multifuncional;
Fig. 2: Vista em perspectiva da embalagem para bebidasengarrafadas e/ou enlatadas multifuncional, mostrando uso;
Fig. 3 Vista em perspectiva da embalagem para bebidasengarrafadas e/ou enlatadas multifuncional, mostrando uso com tampa;
Fig. 4: Vista em elevação em corte da embalagem parabebidas engarrafadas e/ou enlatadas multifuncional, mostrando uso comtampa;
Fig. 5: Vista expandida da embalagem para bebidasengarrafadas e/ou enlatadas multifuncional.
A EMBALAGEM PARA BEBIDAS ENGARRAFADAS E/OUENLATADAS MULTIFUNCIONAL", objeto desta solicitação de patentede Modelo de Utilidade, consiste essencialmente de uma embalagem(1), em papelão com revestimento a prova de umidade, de conformaçãopreferencialmente tronco piramidal quadrada que perfaz um volumeinterno ideal para receber garrafas (2) ou latas de bebidas em geral quepor suas particularidades possibilita a colocação de gelo (3) juntamentecom as garrafas (2) e/ou latas sendo uma forma prática e versátil demanter ou gelar os produtos nela contidos, sendo a mesma fabricadacom matriz de corte e dobra que não geram emendas no seu coroevitando qualquer tipo de vazamento.
Mais particularmente, a embalagem (1) se destaca por serfabricada em papelão com revestimento a prova de umidadeconformando um corpo (4) preferencialmente tronco piramidal quadradoque perfaz um volume interno propício ao recebimento de garrafas (2) e/ou latas de bebidas em geral, sendo dita embalagem fechada por tampa(5) compatível, no caso de garrafas (2), com orifícios (6) para passagemdas extremidades das mesmas. Em paralelo, no espaço interno supramencionado é possível inserir gelo (3) a fim de promover o resfriamentodo produto ou mesmo mantê-lo na temperatura previamente resfriadapor longos períodos, tal qual fosse um balde de gelo descartável, quealém de gelar armazena os produtos de forma totalmente inédita. Paraque não haja nenhum tipo de vazamento, a matriz ou faca que estampao papelão não conforma nenhum tipo de emenda na região do corpo (4)que pudesse servir de vazamento ao gelo (3) derretido.
A matriz ou faca que conforma os cortes e dobras faz umquadrado (7) central que deriva para trapézios (8) coincidentes com suaslinhas perimetrais (7'), sendo que entre ditos trapézios (8) conformatriângulos (9) que uma vez dobrados ao meio permitem o fechamento docorpo (4) da embalagem atribuindo o formado tronco piramidalquadrado. Os trapézios (8) perfazem um rasgo (11) oblongo que servecomo alça, sendo que logo acima da referida alça se destaca uma dobra(12) retangular com limitadores (13) extremos que se projeta para outrotrapézio (14) destinado, quando dobrado fazer uma parede dupla (15)nessas laterais. Os trapézios (16) complementares projetam duasdobras (17 e 18) com respectivos rasgos (19) para receber os apêndices(19A) da tampa além dos rasgos (20) para recebimento das seções (21)semi-oblongas destinadas a promover o fechamento da embalagem noformato tronco piramidal.
Já a tampa (5) conforma um quadrilátero (22) centralacompanhado de retângulos (23) onde são estampados os apêndices (19A).