BRMU8800392U2 - disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores - Google Patents

disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores Download PDF

Info

Publication number
BRMU8800392U2
BRMU8800392U2 BRMU8800392U BRMU8800392U2 BR MU8800392 U2 BRMU8800392 U2 BR MU8800392U2 BR MU8800392 U BRMU8800392 U BR MU8800392U BR MU8800392 U2 BRMU8800392 U2 BR MU8800392U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
projects
support
suspension
grooves
cylindrical body
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Costa Jundiai Daniel Da
Original Assignee
Costa Jundiai Daniel Da
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Costa Jundiai Daniel Da filed Critical Costa Jundiai Daniel Da
Priority to BRMU8800392 priority Critical patent/BRMU8800392U2/pt
Publication of BRMU8800392U2 publication Critical patent/BRMU8800392U2/pt

Links

Landscapes

  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSA PNEUMáTICA PARA SUSPENSãO DE VEìCULOS AUTOMOTORES. Compreendido por um corpo principal formado a partir de um suporte inferior, superior, bolsa de elastómero e abraçadeira, sendo o suporte superior constituído a partir de corpo cilíndrico, provido na face externa de ranhuras, seguida imediatamente por flange limitadora, sendo que o dito suporte superior projeta centralmente furo passante com canais anelares que recebem anéis de vedação, caracterizado pelo suporte inferior de material plástico, formado a partir de um corpo cilíndrico provido na face externa de ranhuras que se findam em um extensor cónico, cuja secção traseira detém canal acondicionador, enquanto a secção dianteira projeta uma flange limitadora, cuja face frontal projeta ressalto anelar provido de furos longitudinais e de rosca que se estende formando uma parede de encosto que projetam furos concêntricos configurando uma entrada de ar e uma saída ar, enquanto centralmente o dito suporte inferior, incorpora furo central que tem seu diâmetro abruptamente reduzido, formando um furo guia provido de canais acondiconadores que recebem anéis oring.

Description

"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSAPNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES".
Refere-se o presente pedido patente de modelo de utilidade auma "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSAPNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES" que foi desenvolvida com a finalidade de proporcionaruma bolsa pneumática, cujo suporte inferior detém uma área de trabalhoque não limita o funcionamento permitindo uma acomodação perfeita, tornando seu movimento mais flexivel e suave, além de possuir anéis oringduplos com espessura na secção e inferior, onde o primeiro anel atua comoguia e o segundo executa a vedação.
Outro aspecto inovador está relacionado à entrada e saída de arindividuais constantes na base inferior que possibilitam que a entrada de arseja exclusiva para retenção, ou seja, somente para entrada, impedindo seuretorno, significando um sistema único com pressão individual, o quefacilita a manutenção e identificação de qualquer problema.
Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão deenergia da excitação de base e a capacidade de aderência do veículo aosolo. Muitas ainda são compostas por um conjunto de mola e amortecedor.O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, poispode permitir ou rejeitar faixas de freqüência do espectro da excitação dosolo. Por isso, carros fora de estrada e urbanos possuem característicasdíspares quanto ao desempenho. É pertinente ressaltar que o primeiro, emgeral, possui exigências maiores quanto às solicitações mecânicas,tornando o projeto de suspensão mais restritivo.Há molas de vários tipos: de feixe e a ar, que são utilizadasgeralmente em veículos automotores; mola em espiral, usada tanto nasuspensão dianteira como traseira; e mista - espiral na frente e feixe atrás.E ainda o tipo de torção instituído por uma barra de torção ou um feixe delâminas, que absorvem os impactos deformando-se.
Estabilidade, segurança e conforto são requisitos fundamentaispara um motorista que percorre quilômetros por dia pelos mais diferentestipos de estrada, muitas cheias de buracos, lombadas e irregularidades. Porisso, ter um sistema de suspensão eficiente e robusto é tão necessárionesses veículos para absorver as trepidações, impactos e desgastes doscomponentes sofridos.
Uma opção indicada para diversos veículos muito utilizada nosônibus é a suspensão pneumática, na qual molas em formato de balão de arsubstituem os feixes de molas encontrados no tipo convencional. Suafunção é suportar o peso da carga e absorver a energia gerada pelasirregularidades do solo. Esse impacto é sentido pelos pneus e transmitidopara as molas que transforma essa energia de impacto em calor, pelacompressão de ar dentro da mola pneumática, ou seja, do bolsão de ar.Então, o ar é liberado, determinando a freqüência de vibração do veículo,que quanto mais baixa, maior o conforto.
Suspensão pneumática não é um conceito recente. Foi concebidohá mais de 50 anos inicialmente pensando-se em estabilidade para autos decompetição no final da década de 40 nos Estados Unidos. O invento foibem sucedido e logo foram criadas novas aplicações para o produto. APlymouth, já na década de 50, oferecia como opcional um sistema simplesde "bag" calibrável a ar com o intuito de nivelar o veículo quandocarregado.Começara a difusão na indústria norte-americana de uma novatecnologia que se espalharia por todo o mundo nas décadas vindouras.Basicamente, suspensões a ar compreendem "bolsas" de materialelastômero, normalmente borracha sintética trefilada ou poliuretano,inseridas em conjunto ou substituindo a suspensão mecânica original deum veículo. São apresentadas em diversos formatos, tamanhos ecapacidades de carga.
Estas bolsas ou "air bags" podem ser infladas, deslocando oconjunto original, para que se obtenha compensação de carga adicional ou reboque, nivelando o veículo. Pode-se também obter maior performancequando o intuito for o de dosar o movimento da suspensão ou de aumentara estabilidade, se o auto apresentar problemas de rolagem demasiada.
A Suspensão a ar contém principalmente os seguintes aparelhos:compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Seu funcionamento e simples, pois no lugar das molas do veiculosão colocadas bolsas que quando o sistema é acionado seguram o ar dentrodelas fazendo assim com que o veiculo levante, quando o sistema éacionado novamente o ar é jogado de dentro das bolsas pra fora fazendoassim com que o veiculo se rebaixe ao limite extremo.Porém existe a necessidade de um sistema que regule a altura de rodagem, válvulaniveladora, pois o condutor dificilmente consegue fazer essa regulagem.
O sistema de suspensão a ar proporciona uma maior suavidadepara o veiculo. Problemas de dirigibilidade causados por cargas pesadas oumal distribuídas podem ser rapidamente corrigidos simplesmenteadicionando-se ou retirando-se o ar do sistema, podendo ser controlado dedentro do veiculo, inclusive em movimento. Utilizado também paraveículos de exibição poderem andar em uma altura muito baixa com oveiculo.
A suspensão é um sistema que tem a função de absorver asvibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo. E mais importante: éelemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade doveículo, nas freadas, em curvas, e em situações onde o melhorcomportamento do veículo é solicitado de forma crítica.
O desgaste dos pneus é reduzido, a regulagem dos faróis não étão afetada pelas irregularidades do solo e os instrumentos eletrônicos sãoprotegidos. A suspensão pneumática tem custo de manutenção mais baixoe não requer lubrificação nas articulações.
Por proporcionar uma rodagem mais suave, a suspensão a ar éempregada também em vagões ferroviários e de metrô, essas mesmasbolsas pneumáticos (ou foles) podem ser usados em automóveis eutilitários, para compensar a inclinação do veículo causada pela carga doporta-malas ou pelo reboque, alerta.
Apesar da funcionabilidade desse equipamento, algunsinconvenientes são latentes, ocasionando a ruptura e o desgaste precocedessas bolsas, pois são constituídas de suporte inferior e superior, que sãoprovidos nas secções traseiras de flanges limitadoras, que impedem que abolsa tenha contato com os pneus, ocorre que quando a bolsa é engatadanos suportes, fica limitada e comprimida entre as flanges, esseposicionamento impede a expansão longitudinal e transversal da bolsa quando inflada.
Outro sistema de bolsa comercializadas atualmente éconstituídas de suporte inferior e superior cilíndrica, cujo suporteformadoinferior que finda-se em um corpo cônico, seguido por uma flangelimitadora, ocorre que o corpo cônico é extremamente longo o que acabapor prejudicar a acomodação da bolsa em sua expansão quando inflada.
Por conta destes e outros não mencionados inconvenientes oinventor desenvolveu a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EMBOLSA PNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES", compreendido por um corpo principal formado apartir de um suporte inferior, superior, bolsa de elastômero e abraçadeira,sendo o suporte superior constituído a partir de corpo cilíndrico, providona face externa de ranhuras, seguida imediatamente por flange limitadora,sendo que o dito suporte superior projeta centralmente furo passante comcanais anelares que recebem anéis de vedação, caracterizado pelo suporteinferior de material plástico, formado a partir de um corpo cilíndricoprovido na face externa de ranhuras que se findam em um extensor cônico,cuja secção traseira detém canal acondicionador, enquanto a secçãodianteira projeta uma flange limitadora, cuja face frontal projeta ressaltoanelar provido de furos longitudinais e de rosca que se estende formandouma parede de encosto que projetam furos concêntricos configurando umaentrada de ar e uma saída ar, enquanto centralmente o dito suporte inferior,incorpora furo central que tem seu diâmetro abruptamente reduzido,formando um furo guia provido de canais acondiconadores que recebemanéis oring.
Para que se possa obter uma perfeita compreensão do que foradesenvolvido são apensos desenhos ilustrativos aos quais fazem-sereferências numéricas em conjunto com uma descrição pormenorizada quese segue onde:
A figura 1 mostra uma vista em perspectiva do acendedor.A figura 2 mostra uma vista em perspectiva do acendedor comum dos extremos rompido para saída do produto.
A figura 3 mostra uma vista frontal do acendedor.Como inferem os desenhos e em seus pormenores, podemosobservar que a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSAPNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES", compreendido por um corpo principal (1) formado apartir de um suporte inferior (2), superior (3), bolsa de elastômero (4) eabraçadeira (5), sendo o suporte superior (3) constituído a partir de corpo cilíndrico (6), provido na face externa (7) de ranhuras (8), seguidaimediatamente por flange limitadora (9), sendo que o dito suporte superior(3) projeta centralmente furo passante (10) com canais anelares (11) querecebem anéis de vedação (12), caracterizado pelo suporte inferior (2) dematerial plástico, formado a partir de um corpo cilíndrico (13) provido na face externa (14) de ranhuras (15) que se findam em um extensor cônico(16), cuja secção traseira (17) detém canal acondicionador (18), enquantoa secção dianteira (19) projeta uma flange limitadora (20), cuja face frontal(21) projeta ressalto anelar (22) provido de furos longitudinais (23) e derosca (24) que se estende formando uma parede de encosto (25) que projetam furos concêntricos (26) configurando uma entrada de ar (27) euma saída ar (28), enquanto centralmente o dito suporte inferior (2),incorpora furo central (29) que tem seu diâmetro abruptamente reduzido,formando um furo guia (30) provido de canais acondiconadores (31) querecebem anéis oring (32).
Com base no descrito e ilustrado, podemos perceber que o"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSAPNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES", traz enormes vantagens, pois proporciona uma bolsapneumática, cujo suporte inferior detém uma área de trabalho de 15mmque não limita o funcionamento quando inflada, permitindo umaacomodação perfeita, tornando seu movimento mais flexível e suave, alémda flange limitadora adicionada impedir o contato da bolsa inflada com ospneus do veiculo.
Devemos salientar ainda que o suporte é dotado de entrada esaída de ar independentes, o que possibilita que a entrada de ar sejaexclusiva para retenção, ou seja, somente para entrada, impedindo oretorno do ar, significando um sistema único com pressão individual, oque facilita a manutenção e identificação de qualquer problema, enquantoa saída possui a função de esvaziar as bolsas ou ajustar a pressão desejadaem seu interior, esse sistema individual possibilita que as bolsa sejamesvaziadas com precisão, simultaneamente e por igual, além de contersolenóide para medir a pressão de cada bolsa sem variação, dando maisvida ao solenóide e ao manômetro.
Outro ponto a destacar está relacionado a utilização de anéisoring duplo no furo guia da haste do amortecedor, onde o primeiro anelatua como guia e o segundo executa a vedação, por atender a todos osrequisitos que definem a patente de modelo de utilidade, pois combinou emodificou elementos conhecidos, dando-lhes aspecto geral inovador epassível de industrialização, sendo que modificações poderão ser feitassem fugir ao espírito e escopo da presente patente, são as seguintes suasreivindicações.

Claims (2)

1.- "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM BOLSAPNEUMÁTICA PARA SUSPENSÃO DE VEÍCULOSAUTOMOTORES", compreendido por um corpo principal (1) formado apartir de um suporte inferior (2), superior (3), bolsa de elastômero (4) eabraçadeira (5), sendo o suporte superior (3) constituído a partir de corpocilíndrico (6), provido na face externa (7) de ranhuras (8), seguidaimediatamente por flange limitadora (9), sendo que o dito suporte superior(3) projeta
centralmente furo passante (10) com canais anelares (11) querecebem anéis de vedação (12), caracterizado pelo suporte inferior (2) dematerial plástico, formado a partir de um corpo cilíndrico (13) provido naface externa (14) de ranhuras (15) que se findam em um extensor cônico(16), cuja secção traseira (17) detém canal acondicionador (18), enquantoa secção dianteira (19) projeta uma flange limitadora (20), cuja face frontal(21) projeta ressalto anelar (22) provido de furos longitudinais (23) e derosca (24) que se estende formando uma parede de encosto (25) queprojetam furos concêntricos (26) configurando uma entrada de ar (27) euma saída ar (28), enquanto centralmente o dito suporte inferior (2),incorpora furo central (29) que tem seu diâmetro abruptamente reduzido,formando um furo guia (30) provido de canais acondiconadores (31) querecebem anéis oring (32).
BRMU8800392 2008-07-24 2008-07-24 disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores BRMU8800392U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800392 BRMU8800392U2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800392 BRMU8800392U2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8800392U2 true BRMU8800392U2 (pt) 2010-03-16

Family

ID=42004615

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8800392 BRMU8800392U2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8800392U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Goodarzi et al. Vehicle suspension system technology and design
US2226605A (en) Pneumatic cushion
US10449819B2 (en) Damping convoluted air spring
US9744824B2 (en) Damping air spring and shock absorber combination for heavy-duty vehicle axle/suspension systems
BR112013029622B1 (pt) Pistão para uma suspensão pneumática de um veículo pesado
KR20140023257A (ko) 공기 스프링
US5024462A (en) Combined air and leaf spring suspension for heavy weight vehicle
US20190351727A1 (en) Damping air spring with substantially fixed volume
US20200039310A1 (en) Damping air spring with variable piston volume
US10843520B2 (en) Heavy-duty vehicle axle/suspension system with optimized damping
US20190337349A1 (en) Pneumatic control system for vehicles and other loaded structures
Barton et al. Suspension systems and components
CN104989758A (zh) 用于汽车悬架的螺旋弹簧、独立悬架总成及汽车
BRMU8800392U2 (pt) disposição construtiva aplicada em bolsa pneumática para suspensão de veìculos automotores
US2031862A (en) Pneumatic automobile spring
BRMU8900856U2 (pt) disposição construtiva aplicada em dispositivo regulador de altura para veìculos automotores
CN103057371A (zh) 汽车空气弹簧独立悬架装置
BR102013012149B1 (pt) Segundo eixo direcional com suspensão pneumática para veículos automotores
US1797146A (en) Suspension system for motor-vehicle bodies and the like
CN204852112U (zh) 用于汽车悬架的螺旋弹簧、独立悬架总成及汽车
US3493243A (en) Vehicle suspension
US10286743B2 (en) Vehicle axle suspension arrangement
US6491075B1 (en) Wheels
JPS6339122Y2 (pt)
Xu Investigation to the ride and handling of vehicle with interconnected suspensions

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired