BRMU8603209Y1 - Disposição construtiva em conjunto de módulo e plataformas de carregamento e descarregamento para sistema de fornecimento de gás natural comprimido - Google Patents

Disposição construtiva em conjunto de módulo e plataformas de carregamento e descarregamento para sistema de fornecimento de gás natural comprimido Download PDF

Info

Publication number
BRMU8603209Y1
BRMU8603209Y1 BRMU8603209-7U BRMU8603209U BRMU8603209Y1 BR MU8603209 Y1 BRMU8603209 Y1 BR MU8603209Y1 BR MU8603209 U BRMU8603209 U BR MU8603209U BR MU8603209 Y1 BRMU8603209 Y1 BR MU8603209Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
natural gas
module
pressure
compressed natural
loading
Prior art date
Application number
BRMU8603209-7U
Other languages
English (en)
Inventor
Osvaldo Cláudio Del Campo
Original Assignee
Galileo Technologies S.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Galileo Technologies S.A filed Critical Galileo Technologies S.A
Publication of BRMU8603209Y1 publication Critical patent/BRMU8603209Y1/pt

Links

Abstract

"SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GÁS NATURAL COMPRIMIDO". A presente invenção refere-se a um sistema de fornecimento de gás natural comprimido transportável. Este sistema é uma solução integral para o fornecimento de gás natural comprimido (GNC) em lugares distantes, que não podem ter acesso às tubulações de gás. O sistema compreende módulos de armazenamento (3), plataformas de carregamento e de descarregamento (4-32), um veículo de transporte e uma seqüência de uso dos ditos módulos (3). Os módulos (3) são formados por uma gaiola de proteção com tampas de fibra de vidro, que tem cilindros dentro da mesma com gás natural comprimido. Estes cilindros são interconectados com tubulações e também possui válvulas de bloqueio, válvulas de escape, válvulas de transbordamento e medidor de pressão. Adicionalmente, estes cilindros são separados um do outro por separadores de borracha. O sistema é formado por plataformas de carregamento e de descarregamento dos módulos (3), um veículo de transporte para ajudar a trocar os ditos módulos e uma seqüência de uso.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente patente de modelo de utilidade refere-se, de forma geral, a uma disposição construtiva em conjunto de módulo e plataformas de carregamento e descarregamento para sistema de fornecimento de gás natural comprimido através de uma tubulação de gás natural e gás natural comprimido (GNC), com a finalidade de abastecer qualquer tipo de veículos, indústrias, tubulações residenciais de gás, ou qualquer outro tipo de consumidor de gás natural localizado em lugares distantes. De forma mais específica, o presente modelo de utilidade refere-se a um sistema especialmente adaptado às economias envolvidas com estações de abastecimento de gás natural que ficam distantes de uma tubulação, e cujo custo para a construção de uma extensão convencional da tubulação até uma estação de abastecimento de gás natural é demasiadamente alto ou impossível, devido aos regulamentos ou aos outros fatores, incluindo problemas geográficos. Estas estações de abastecimento de gás natural distantes devem contar com caminhões e vasos de transporte para trazer o gás natural para a estação de abastecimento de gás natural em tubos de aço.
[002] O sistema proposto inclui módulos de armazenamento, plataformas de carregamento e descarregamento, seu transporte e seqüência de uso. Este sistema define uma solução integral para a distribuição de gás natural comprimido (GNC) para lugares distantes que não podem ter acesso ao fornecimento por tubulação de gás
FUNDAMENTOS DO OBJETO
[003] O uso de gás natural comprimido (GNC) como combustível para veículos, automóveis, indústrias, etc., é conhecido há muitos anos e está sendo utilizado em muitos locais do mundo. Por exemplo, na Argentina, no Brasil e na Índia, entre outros países, milhões de automóveis estão utilizando gás natural comprimido (GNC). Em cidades grandes, há tubulações de gás que alimentam as estações de abastecimento de gás natural e cada estação de abastecimento de gás natural possui um compressor para aumentar a pressão de serviço desde a pressão de linha (1 bar) até a pressão de serviço (200 bar). Para lugares distantes situados em locais afastados de cidades grandes e, consequentemente, distantes das tubulações de gás, a maneira convencional de manejo do gás natural consiste em transportar o gás, por meio de vasos de alta pressão, a partir de uma tubulação até as estações de abastecimento de gás natural. Além disso, em determinados locais distantes, os vasos de alta pressão não estão disponíveis e os clientes precisam comprar gás natural comprimido em bujões.
[004] Nos últimos anos, a preocupação com a poluição ambiental em diversos países ao redor do mundo tem sido voltada para o uso de combustíveis alternativos, isto é, em combustíveis que emitem menos substâncias poluentes no ar do que o combustível líquido regular atualmente utilizado. Está cientificamente provado que um dos combustíveis menos poluentes é o gás natural, cujo consumo está crescendo muito rapidamente em diversos países, com apoio dos governos e das indústrias, devido ao seu fácil acesso e por sua disponibilidade por um longo período de tempo. O problema mais importante para uma conversão maciça dos combustíveis líquidos para o gás natural comprimido (GNC) é o custo para a distribuição do gás natural comprimido (GNC) desde a tubulação de gás natural mais próxima até uma estação de abastecimento.
[005] Há diversos exemplos na técnica anterior que ilustram como a indústria está utilizando atualmente os vasos de alta pressão para a distribuição de gás natural comprimido (GNC). Por exemplo, a Patente Norte-Americana No. 4.139.019 de Bresie e outros se refere a um método e a um sistema de transporte de gás natural até uma tubulação. O gás natural de um ou mais poços é recolhido, desidratado, comprimido a uma pressão relativamente alta e carregado em vasos de pressão montados para o transporte, sob temperatura ambiente, por um veículo de transporte. Os vasos de pressão são então conduzidos a um terminal de tubulação para transmissão de gás, ou a um outro usuário final, e o gás natural é então descarregado enquanto é aquecido, para impedir a formação de hidratos prejudiciais, e medido antes de fluir para a tubulação.
[006] Um outro exemplo é a Patente Norte-Americana No. 4.213.476 de Bresie e outros, que se refere a um método e a um sistema para a produção e transporte do gás natural. O gás natural capturado de um poço de gás é carregado continuamente a uma velocidade geralmente uniforme pré-selecionada, em um vaso de pressão separado móvel até que este fique cheio, com um volume discreto de gás natural sob uma pressão superior a 800 psi, que em seguida é substituído por um outro vaso de pressão separado móvel, sem interrupção do fluxo de gás. Os vasos de pressão cheios são então transportados até um terminal de descarregamento. O choque sobre o poço é então controlado e a recuperação máxima do gás natural é obtida. Uma taxa de fluxo geralmente uniforme é obtida por meio de uma válvula reguladora, quando a pressão no cabeçote do poço está superior a aproximadamente 800 psi, e por meio de um compressor, quando a pressão no cabeçote do poço está abaixo de tal valor.
[007] O mesmo inventor também é autor da Patente Norte-Americana No. 4.380.242, que se refere a um método e a um sistema de distribuição de gás natural. Neste caso, um terminal do usuário é provido de duas estações de descarregamento e pelo menos dois vasos de pressão separados são empregados para fornecer o gás natural ao terminal do usuário. Pelo menos um dos vasos de pressão separados é móvel a um terminal de fornecimento. De preferência, as estações de descarregamento são providas de um sistema de comutação automática para mudar de um vaso de pressão para um outro vaso de pressão, e o método e o sistema resultantes para a distribuição do gás natural asseguram um fornecimento contínuo de gás natural com taxas de demanda variáveis para o terminal do usuário.
[008] A operação destas soluções é cara e sua disponibilidade é limitada. Uma das maiores despesas refere-se ao custo para utilizar carretas-feixe com cilindros de alta pressão, pois um compressor caro deve ser utilizado para descarregar o gás quando a carreta-feixe chega na estação de abastecimento.
[009] Estas restrições não só afetam negativamente a instalação de novas estações de abastecimento de gás natural, mas como também aumentam o número de veículos e clientes que utilizam gás natural comprimido (GNC). Os veículos têm uma certa autonomia e eles precisam ser reabastecidos periodicamente, consequentemente, as estações de abastecimento de gás natural comprimido (GNC) devem estar presentes em todo o país para obterem uma real autonomia total do sistema, incluindo lugares e cidades distantes.
[010] Além disso, a falta de gás natural em algumas regiões resulta em uma limitação importante para localizar indústrias que queiram este combustível para trabalhar.
[011] Para resolver este problema, foi desenvolvido um sistema de abastecimento de gás natural comprimido. Este sistema permite a instalação de estações de abastecimento de gás natural comprimido (GNC) em quase todos os lugares, gerando um sistema de abastecimento de gás natural original, de fácil instalação, operação e manutenção.
[012] Um outro fundamento da presente patente é a Patente Norte- Americana No. 5.454.408 de DiBella e outros, que se refere a um instrumento de distribuição e armazenamento de volume variável de gás natural comprimido. É descrito um vaso de armazenamento de gás natural comprimido ("GNC") de volume variável conectado a uma linha, que fornece gás natural pressurizado. O vaso de armazenamento é conectado a uma estação de distribuição, que tem um cabeçote de conexão - um encaixe que permite que um tanque de um veículo seja interconectado e desconectado de forma fácil e rápida a uma estação de distribuição. Quando um tanque de veículo está sendo cheio ou alternativamente quando um vaso de armazenamento está sendo abastecido na linha de fornecimento de gás, um controlador responde à pressão dentro do vaso de armazenamento para variar o volume de tal vaso de armazenamento.
[013] A Patente Norte-Americana No. 5.603.360 de Teel refere-se a um método e a um sistema de transporte de gás natural desde uma tubulação até uma estação de abastecimento automotivo de gás natural comprimido. Este sistema de distribuição de gás natural, a partir de uma tubulação, consiste no carregamento em um veículo de transporte móvel, por meio do fluxo do gás em vasos de pressão múltipla, equipados com bexigas flexíveis internas contendo o gás, até que a pressão nos vasos iguale com a pressão na tubulação. Nesse momento, o veículo de transporte é movido para uma estação de abastecimento de gás natural comprimido (GNC). Na estação de abastecimento, os vasos de pressão múltipla são conectados a uma tubulação de descarregamento que conduz até as instalações de armazenamento. O gás natural é descarregado pelo diferencial da pressão até que as pressões se igualem e depois o fluido hidráulico pressurizado é bombeado para o espaço anular entre a bexiga e as paredes de aço do vaso de pressão, que esvaziará a bexiga e comprimirá o gás restante fora da bexiga para o armazenamento. O veículo de transporte é então desconectado das instalações de descarregamento e retorna para a tubulação para ser reabastecido com gás natural.
SUMÁRIO DO OBJETO
[014] O objeto principal do presente modelo de utilidade consiste em oferecer um sistema de alimentação de gás natural comprimido transportável, que compreende um módulo de armazenamento, uma plataforma de carregamento e uma plataforma de descarregamento, seu transporte e a sequência de uso, que compreende: - Um módulo que contém vasos de armazenamento e suas juntas correspondentes, sendo que o dito módulo também compreende: - Vasos (cilindros) onde o gás é armazenado; - Uma armação que aloja os ditos vasos, e; - Tubos de interconexão utilizados para conectar e desconectar os ditos módulos desde sua localização e uso; - Uma plataforma de carregamento; - Uma plataforma de descarregamento, e; - Um veículo de transporte.
[015] Um outro objeto da presente patente consiste em oferecer um veículo de transporte especialmente adaptado para carregar os vasos de gás natural e ajudar o sistema de vasos rotativos explicado abaixo.
[016] Um outro objeto da presente patente consiste em oferecer uma sequência de uso para otimizar o uso do gás nos vasos.
[017] Um outro objeto da presente patente consiste em oferecer um método e um sistema de transporte de gás natural a partir de uma tubulação até uma estação de abastecimento de gás natural, ou até uma outra instalação do usuário final.
[018] Um outro objeto da presente patente consiste em oferecer um sistema de transporte de gás natural entre uma tubulação e uma estação de abastecimento de gás natural, por meio do uso de um veículo motorizado, projetado para garantir a distribuição do gás natural sob condições satisfatórias para uso, como um combustível para motores.
[019] A presente patente é especialmente útil para diferentes tipos de clientes, como, por exemplo, redes de tubulações de gás residencial, estações de abastecimento de gás natural, indústrias, etc.
[020] Para a realização da presente patente, seus componentes devem estar de acordo com as exigências rígidas de segurança regidas por regulamentos e regras locais vigentes de segurança industrial.
[021] Para uma melhor compreensão dos conceitos indicados abaixo, as seguintes definições são adicionadas: - À montante - À jusante: posição de um predeterminado objeto, instalado antes ou depois de uma posição de referência, considerando a direção da circulação do fluido - Supressor de chamas: um elemento instalado para impedir a propagação do fogo. - Equipamento de compressão: equipamento instalado na tubulação central de gás da rede secundária, que aumenta a pressão de alimentação do gás (1 bar) para a pressão de armazenamento e transporte (200 bar). - Armazenamento: composto por grupos de estantes para tubos que recebem o gás natural comprimido no módulo. - Carregamento: ação de abastecer os módulos a uma determinada pressão (200 bar). - Descarregamento: ação de desabastecer os módulos. - Unidades de Transporte: é a unidade móvel para sua distribuição em diferentes locais de consumo.
[022] Em suma, a presente patente de modelo de utilidade refere-se a um sistema de fornecimento de gás natural comprimido transportável, que compreende módulos de armazenamento, plataforma de carregamento, plataforma de descarregamento, transporte e sequência de uso, sendo que o módulo compreende cilindros de gás natural comprimido, uma armação contendo os cilindros, tubos de interconexão utilizados para desconectar e conectar o módulo mencionado em seu lugar de distribuição e de uso; separadores de cilindros, gaiola de proteção com tampas de fibra de vidro, válvulas de bloqueio, válvulas de escape, válvulas de transbordamento, medidor de pressão e acoplamentos rápidos.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[023] A Figura 1 é uma vista geral em perspectiva do módulo proposto na presente patente.
[024] A Figura 2 é uma vista geral em perspectiva da armação do módulo.
[025] A Figura 3 ilustra como os cilindros são posicionados na dita armação e como os tubos de interconexão são conectados aos ditos cilindros.
[026] A Figura 4 é uma vista em perspectiva da plataforma de carregamento.
[027] A Figura 5 é uma vista em perspectiva da plataforma de descarregamento.
[028] A Figura 6 é uma vista em perspectiva da plataforma de descarregamento
[029] A Figura 7 é uma vista em perspectiva do veículo de transporte dos módulos.
[030] A Figura 8 mostra detalhadamente a máquina montada no veículo utilizado para descarregar os módulos dos veículos de transporte.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO
[031] A Figura 1 ilustra a forma geral do módulo proposto no presente modelo de utilidade, onde o gás natural comprimido (ou algum outro combustível) pode ser transportado e armazenado em diferente locais do usuário final. O dito módulo compreende basicamente uma armação ou um chassi (3) onde os vasos (2) são alojados. A dita armação (3) compreende uma estrutura tubular reforçada para poder suportar o grupo de vasos. Apesar de a ilustração mostrar os ditos vasos definidos por cilindros e da armação ter um formato sextavado, deve ficar compreendido que isso não é uma limitação à presente patente.
[032] Os ditos cilindros (2) são agrupados para formarem uma única unidade, que são interconectados um ao outro pelos tubos de interconexão (4) e separados um do outro pelos separadores (5). Estes separadores (5) podem ser peças triangulares de borracha, posicionadas entre os cilindros para evitar movimentos entre eles, ou podem ser peças de alumínio semelhantes a uma banda, para evitar a fricção entre eles e, consequentemente, evitar um desgaste prematuro.
[033] A Figura 2 ilustra detalhadamente o dito módulo, o qual é projetado como uma estrutura independente, feita de aço e resistente às condições externas, devido a um tratamento anticorrosão. O dito módulo é formado por uma estrutura principal (3) e por uma gaiola de proteção (7) em cada lado. Os cilindros são fixados à estrutura do módulo por meio de anéis de fixação. A gaiola de proteção (7) é fixada ao chassi (3) por meio de parafusos (8).
[034] Considerando que este módulo (3) é carregado e descarregado de um veículo de transporte, há algumas peças sensíveis, incluindo válvulas e acessórios, que são posicionadas dentro da estrutura para evitar a projeção do perímetro da armação. Consequentemente, elas ficam protegidas contra impactos que podem ocorrer durante as operações de carregamento e descarregamento.
[035] A Figura 3 mostra uma vista lateral do chassi (3), que inclui em sua base um jogo de patins corrediços (6) para ajudar em seu transporte. A interconexão entre os cilindros compreende tubulações de aço sem emendas, conectares e válvulas dispostos para suportarem, convenientemente, forças e vibrações.
[036] Cada cilindro inclui uma válvula de interrupção de ação rápida (9) provida de meios para o escape de pressão do tipo combinado - fusível de metal e disco de ruptura. Cada módulo é provido de uma válvula de escape de sobre pressão (10) instalada à jusante da válvula de interrupção acima mencionada, liberando para fora e para cima.
[037] Há também uma válvula de extravasamento (11), que impede o fluxo do contador de gás dos cilindros em caso de uma interrupção de abastecimento ou de ruptura da tubulação de gás, e um medidor de pressão da linha de gás (12) e uma válvula de acoplamento rápido (13), onde as mangueiras são conectadas.
[038] A Figura 4 ilustra a plataforma de carregamento onde os módulos vão ser carregados e abastecidos a uma pressão máxima de 250 bar. Estas plataformas compreendem um par de braços paralelos (22-23) sobre os quais o módulo repousa e também pés (15) cuja altura pode ser ajustada de acordo com a superfície sobre a qual será colocada. Também possui uma tubulação de interconexão (16) entre as plataformas, com especificações para cada tipo de capacidade de consumo, barras transversais (17), que proporcionam rigidez, dois meios de acoplamento (18) e válvulas de escape acionada manualmente (19) para liberar o gás restante nas válvulas de fechamento e para liberar o gás das mangueiras que conectam as plataformas aos módulos, para poder desconectá-las. Também possui uma válvula de extravasamento (20) para evitar uma queda na carga, se acaso ocorrer uma falha, e uma válvula esférica de fechamento acionada manualmente (21) que deve ser operada quando o módulo é abastecido.
[039] Na estação de carregamento, há tantas plataformas, quanto módulos (3), mas com uma plataforma de carregamento livre. O número total de plataformas pode variar de acordo com as necessidades do sistema e com o veículo de transporte utilizado, mas pode ser entre uma a cinco plataformas, sendo que esta quantidade pode ser maior, de acordo com as necessidades do sistema. No presente caso, são utilizadas cinco plataformas por linha, o que possibilita o carregamento de quatro módulos (3) ao mesmo tempo, deixando uma plataforma livre. A plataforma llivre não deve ser sempre a mesma; deve-se fazer o rodízio para evitar um desgaste demasiado de uma determinada plataforma em particular.
[040] Dependendo das necessidades do usuário final, a estação de carregamento pode ter duas ou três linhas de plataformas de carregamento. Neste caso, deve ser instalada uma válvula de atuação na tubulação de interconexão (16), a qual é comandado da estação de compressão, por meio do uso de um computador.
[041] A estrutura da plataforma é independente, feita de aço e resistente às condições atmosféricas, por meio de um tratamento anticorrosão. As válvulas e os acessórios da dita plataforma, que são posicionados de tal forma para evitar que se projetem do perímetro da plataforma, são afixados à plataforma por meio de parafusos, o que lhes proporcionam proteção mecânica.
[042] A Figura 5 ilustra a plataforma de descarregamento (32) onde os módulos (3) são descarregados. A plataforma de descarregamento possui um par de braços de apoio (39) sobre os quais o módulo repousa, pés (24) cuja altura pode ser ajustada de acordo com a superfície sobre a qual será colocada, um par de barras transversais de reforço (25), uma tubulação de interconexão (26), dois meios de acoplamento (27), uma válvula de fechamento (28), uma válvula de extravasamento (29), eletroválvulas (30) e válvulas de retenção (31). Assim como na plataforma de carregamento da Figura 4, esta plataforma de descarregamento (32) possui tantas plataformas (32) quanto módulos (3), mas com uma plataforma de descarregamento (32) livre. O número total de plataformas pode variar de acordo com as necessidades do sistema e pode variar entre uma e nove plataformas. Se este número for ultrapassado, recomenda-se uma outra linha com o mesmo número de plataformas, lembrando-se que uma delas deve estar sempre livre. A quantidade de módulos (3) nas estações de descarregamento está relacionada com as necessidades do sistema e pode ser aumentada, de acordo com as exigências do sistema.
[043] A plataforma de descarregamento também é uma estrutura independente, feita de aço e resistente às condições atmosféricas, por meio de um tratamento anticorrosão.
[044] As válvulas e os acessórios também ficam posicionados na estrutura para evitar que estes se projetem do perímetro da plataforma, e são afixados à plataforma por meio de parafusos, o que lhes proporcionam proteção mecânica.
[045] A plataforma de descarregamento possui uma válvula de ventilação acionada manualmente (33) cuja função é liberar a carga de gás restante na tubulação entre a válvula de fechamento (28) e o módulo (1) para desconectá-la. A plataforma de descarregamento também possui uma válvula de extravasamento acionada manualmente (36) que somente é operada se acaso houver uma falha do atuador de uma válvula de atuação (não mostrada).
[046] A Figura 6 ilustra um exemplo de uma plataforma de descarregamento (32) de gás natural comprimido em uma estação de gás, onde os módulos (3) são descarregados. A plataforma de descarregamento possui uma base (40) que é capaz de ajustar sua altura, de acordo com a superfície sobre a qual será colocada e um par de braços de descanso (45-46) sobre os quais o módulo será colocado. A barra transversal superior (41) reforça toda a estrutura e a tubulação de interconexão (42) é similar à tubulação de interconexão acima mencionada (16) da Figura 4. Esta plataforma (32) também inclui juntas (43), uma válvula de escape acionada manualmente (44) e uma válvula de bloqueio (47).
[047] A Figura 7 ilustra um veículo para o transporte dos módulos (3), que compreende um reboque (48) para o transporte de um a quatro módulos (3), quatro máquinas de carregamento e descarregamento (49) (detalhadamente ilustradas na Figura 8 e descritas abaixo) e pés de estabilização (50).
[048] A Figura 8 ilustra detalhadamente a máquina (49) responsável pelo carregamento dos módulos (3) desde a plataforma no reboque ou desde o reboque até a plataforma de descarregamento (32). A dita máquina compreende uma armação de metal na forma de "U" (56) sobre a qual um guincho (51), um pistão de suspensão (52), um sistema de ancoragem (53), um par de braços verticais (54) e meios de fixação da máquina reboque (55) estão localizados.
[049] Um objeto secundário da presente patente consiste na sequência de uso de tais meios, a qual está descrita abaixo. Por meio do uso desta sequência, é possível recarregar uma estação de gás, otimizando o uso do gás nos módulos.
[050] A sequência é baseada no fato de que sempre haverá uma plataforma vazia (4-32) e que os módulos são descarregados sequencialmente. A posição da plataforma vazia (4-32) girará enquanto os módulos (3) estão sendo trocados.
[051] Este sistema tem uma sequência que inicia no primeiro dia com a plataforma número um, sendo que deve ser verificado se a plataforma possui um módulo (3) com pressão de gás suficiente para alimentar o sistema. Para tanto, as informações sobre a pressão do módulo são emitidas por um transmissor de pressão para um comutador de plataforma (sem pressão). Portanto, a plataforma é conectada ao sistema de abastecimento por meio da abertura da válvula de atuação da dita plataforma, que permite o fluxo de gás natural comprimido (GNC) desde o dito módulo até a instalação do usuário final, imediatamente depois que a válvula é aberta. O sistema verifica se a leitura da pressão é igual à pressão indicada no transmissor de pressão. Uma diferença entre ambas as leituras significará que a válvula do sistema não está corretamente aberta ou o operador deixou uma válvula fechada.
[052] Uma vez que a válvula está aberta, o módulo começa o abastecimento do gás contido no mesmo, e uma vez que a operação de descarregamento está terminada, o sistema abre automaticamente a válvula da plataforma número dois, até que a pressão indique o término correto da sequência.
[053] Depois disso, o sistema fecha a válvula operada da plataforma número um.
[054] Para trocar os módulos (3), uma vez que o gás natural comprimido (GNC) contido no mesmo já acabou, deve-se comutar para uma outra plataforma.
[055] Os seguintes parâmetros devem ser considerados: - Pressão de comutação normal (PN) - Pressão mínima do sistema (PM) que garante às necessidades de consumo do usuário final. - Última pressão escolhida para a troca dos módulos PU. - Pressão de saída regulada (PR).
[056] Todos estes parâmetros podem ser programados quando o sistema é instalado e a função de tais parâmetros é a garantia que se tem que o serviço está sob as melhores condições possíveis.
[057] Uma vez que o sistema tem um fluxo variável, com base na pressão de entrada e de saída, e a demanda do fluxo também varia de acordo com a estação do ano, o sistema verifica constantemente se a pressão do módulo não atinge um ponto inferior ao da pressão (PN), portanto, a demanda do sistema pode ser mantida dentro dos parâmetros predeterminados.
[058] A pressão (PN) é a pressão utilizada para calcular as dimensões do sistema sob máxima demanda, mas, uma vez que estas condições de demanda são atingidas apenas em determinados dias do ano, o sistema utiliza a pressão de monitoração (PR) como uma variável para decisão. Neste caso, o sistema determina qual pressão (PM) é necessária para executar o procedimento de troca de módulo.
[059] No caso de níveis mínimos de consumo, o módulo continuará a reduzir a pressão até que a pressão (PU) seja alcançada, sendo que a dita pressão é a pressão mínima escolhida para a troca dos módulos (3).
[060] Finalmente, um exemplo de cascata rotativa: neste caso, foram utilizados três módulos de armazenamento (3), sendo que os ditos três módulos (3) estão cheios e o sistema de prioridade conecta sequencialmente um ao outro, seguindo um padrão, dependendo da pressão de cada módulo e da pressão do veículo a ser abastecido.
[061] Etapa 1
[062] Os módulos (3) estão cheios; o sistema de gerenciamento de descarregamento seleciona o módulo número um como um banco inferior, o segundo módulo dois é selecionado como um banco médio, e o terceiro módulo três, como um banco superior.
[063] Quando o veículo a ser abastecido chega à estação do usuário final, o sistema começa a carregá-lo a partir do banco inferior. Uma vez que as pressões são igualadas, o banco inferior é substituído pelo banco médio. Uma vez que as pressões são igualadas, o sistema de descarregamento comutará novamente, mas, desta vez, para o banco superior, para finalizar o processo de carregamento, deixando os módulos (3), depois de diversos processos de carregamento, na seguinte situação: o módulo de pressão baixa manterá uma pressão de 100 bar; o módulo de pressão média manterá uma pressão igual a 150 bar, e o módulo de alta pressão terá uma pressão igual a 200 bar, aproximadamente.
[064] Etapa 2
[065] Sob estas condições, o módulo 1 e o módulo 2 têm uma pressão menor do que o módulo 3, devido às cargas pré-formadas. Este processo continua na Etapa 3.
[066] Etapa 3
[067] Durante a Etapa 3, uma vez que o sistema executou diversas operações de abastecimento, a pressão do módulo 1 diminuirá até que a pressão interna não seja suficiente para executar uma nova operação de abastecimento.
[068] Consequentemente, o sistema de gerenciamento de descarregamento é ativado para reforçar a pressão na linha, atingindo, então, o nível de pressão desejado.
[069] Etapa 4
[070] Quando não houver nenhum consumo nas bombas de gás, a unidade de gerenciamento de abastecimento ativa a recirculação do gás do módulo. A primeira ação será tirar o gás do módulo de pressão baixa e colocar este mesmo gás no módulo de pressão média.
[071] Etapa 5
[072] Uma vez que o diferencial de pressão definido entre o armazenamento de pressão baixa e média é alcançado, a unidade de gerenciamento de descarga circulará o gás novamente, mas aumentará a pressão do módulo de armazenamento de alta pressão, tirando o gás do módulo de pressão média.
[073] Etapa 6
[074] Uma vez que a recirculação do gás termina, o módulo de baixa pressão fica com 10% de gás e é substituído por um cheio, tornando-se o módulo de alta pressão. O Módulo 3, que era o módulo de alta pressão, torna-se o módulo de pressão média, e o módulo de pressão média torna-se o módulo de pressão baixa.

Claims (1)

1. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM CONJUNTO DE MÓDULO E PLATAFORMAS DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO PARA SISTEMA DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL COMPRIMIDO” transportável do tipo que incluir um módulo de armazenamento (1) de cilindros (2) de gás natural comprimido, plataformas de carregamento e de descarregamento (32) dos módulos e um veículo de transporte (48); caracterizado pelo fato de cada módulo compreender uma armação sextavada (3) contendo tubos de interconexão (4) utilizados para conectar e desconectar o dito módulo (1) ao sistema de fornecimento de gás natural, separadores (5) de cilindros, uma gaiola de proteção (7) com tampas de fibra de vidro, válvulas de bloqueio (9), válvulas de escape (10), válvulas de transbordamento, medidor de pressão (12) e acoplamentos rápidos (14); a plataforma de carregamento compreender uma armação de metal na forma de "U", pés reguláveis (15), tubulações de interconexão, duas barras transversais de reforço (17), meios de acoplamentos (18), válvula de escape (19) acionada manualmente, válvula de transbordamento (20), válvula esférica de bloqueio (21) acionado manualmente e duas barras transversais superiores (22-23); a plataforma de descarregamento (32) compreender uma armação de metal na forma de "U" (56), pés reguláveis (24), tubulações de interconexão (26), duas barras transversais de reforço (25), meios de acoplamentos (27), válvula de escape acionada manualmente, válvula de transbordamento (29), válvula esférica de bloqueio (29) acionado manualmente e duas barras transversais superiores (39).
BRMU8603209-7U 2005-04-20 2006-04-17 Disposição construtiva em conjunto de módulo e plataformas de carregamento e descarregamento para sistema de fornecimento de gás natural comprimido BRMU8603209Y1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AR20050101552 2005-04-20

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8603209Y1 true BRMU8603209Y1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11754225B2 (en) Systems and methods for transporting fuel and carbon dioxide in a dual fluid vessel
US5603360A (en) Method and system for transporting natural gas from a pipeline to a compressed natural gas automotive re-fueling station
US5676180A (en) Method and system for storing and hydraulically-pressurizing compressed natural gas (CNG) at an automotive re-fuel station
EP0946387B1 (en) Ship based gas transport system
CN110505977B (zh) 压缩天然气存储和运输系统
US6367573B1 (en) Cylinder mount for fuel system
MXPA04006035A (es) Metodo y aparato para calentar y almacenar fluidos frios.
CN107842712A (zh) 虚拟气态燃料管道
WO2002097321A1 (en) Shallow depth, low pressure gas storage facilities and related methods of use
US6412588B1 (en) CNG fuel supply system
US6502660B1 (en) Tubing manifold with expansion loops
EP1715240B1 (en) Compressed natural gas refueling system
US9644792B2 (en) Method of fully expelling compressed gas from a tank
BRMU8603209Y1 (pt) Disposição construtiva em conjunto de módulo e plataformas de carregamento e descarregamento para sistema de fornecimento de gás natural comprimido
CN105927846B (zh) Lng场站的装卸一体化系统及使用该系统的装车、卸车方法
ES2745601T3 (es) Sistema de reabastecimiento de gas natural comprimido
CN2416338Y (zh) 天然气小区域供气储气装置
KR20220127829A (ko) 극저온 유체의 저장 및 이송을 위한 장치 및 방법
RU2424467C2 (ru) Система пополнения запаса сжатого природного газа
WO2019023784A1 (pt) Semirreboque para transporte de gnc para descarga múltipla e métodos de descarga
JP6338517B2 (ja) 可搬式液化天然ガス供給設備
CN214840119U (zh) 一种lng卸船装车橇
RU216280U1 (ru) Блок аккумуляторов газа
BR0201043B1 (pt) dispositivo para a armazenagem, transporte e fornecimento de gás natural comprimido.
CA3184302A1 (en) Systems and methods for transporting fuel and carbon dioxide in a dual fluid vessel