BR9904428B1 - método permitindo realizar migração de pré-empilhamento de eventos sìsmicos. - Google Patents

método permitindo realizar migração de pré-empilhamento de eventos sìsmicos. Download PDF

Info

Publication number
BR9904428B1
BR9904428B1 BRPI9904428-5A BR9904428A BR9904428B1 BR 9904428 B1 BR9904428 B1 BR 9904428B1 BR 9904428 A BR9904428 A BR 9904428A BR 9904428 B1 BR9904428 B1 BR 9904428B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seismic
migration
field
wave
composite
Prior art date
Application number
BRPI9904428-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR9904428A (pt
Inventor
Patrick Lailly
Bertrand Duquet
Andreas Ehinger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR9904428A publication Critical patent/BR9904428A/pt
Publication of BR9904428B1 publication Critical patent/BR9904428B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01VGEOPHYSICS; GRAVITATIONAL MEASUREMENTS; DETECTING MASSES OR OBJECTS; TAGS
    • G01V1/00Seismology; Seismic or acoustic prospecting or detecting
    • G01V1/28Processing seismic data, e.g. for interpretation or for event detection
    • G01V1/30Analysis
    • G01V1/301Analysis for determining seismic cross-sections or geostructures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geology (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODOPERMITINDO REALIZAR MIGRAÇÃO DE PRÉ-EMPILHAMENTO DEEVENTOS SÍSMICOS".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um método permitindo realizarmigração de pré-empilhamento de eventos sísmicos gravados para formarimagem de uma parte de uma zona abaixo do solo.
O método de acordo com a invenção permite por exemplo reali-zar uma migração em profundidade pré-empilhada a 3D, para um dado mo-delo de velocidade, para formar imagem de várias interfaces geológicas ouheterogeneidades de uma parte da subsuperfície.FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A migração de pré-empilhamento é um método convencional deprocessamento de dados sísmicos. A técnica geralmente consiste em, co-nhecendo o valor de um campo de onda a uma profundidade conhecida, so-bre a superfície, por exemplo, e um modelo de distribuição das velocidadesde propagação na zona, em modelar a propagação do campo fonte e a re-tropropagação dos dados de reflexão gravados, e em buscar coerência defase entre estes dois campos modelados.
Existem três tipos de migração de pré-empilhamento principais:
- migração de ponto de disparo: o campo fonte é o estado de vibração gera-do pelo ponto de disparo e os dados de reflexão são a resposta da subsu-perfície para este campo fonte;
- migração de onda plana, também chamada migração de ângulo de ilumi-nação comum: o campo fonte é a onda plana considerada e os dados dereflexão são a resposta de uma subsuperfície ao campo fonte;
- migração de deslocamento: o campo fonte é aquele emitido por um pontode disparo e os dados de reflexão são as gravações obtidas pelos sensoresassociados com este ponto de disparo que têm o deslocamento considera-
do. Em um tal tipo de migração, a migração dos dados associados com umdeslocamento requer tantas ondas de propagação e modelamentos de re-tropropagação quantos são os pontos de disparo e empilhamento dos resul-tados obtidos para cada ponto de disparo.
Exemplos de implementação deste tipo de técnica são, por e-xemplo, descritos em:
- Claerbout, J.F., 1985; Imaging the EarthTs Interior; Blackwell Publications1.
- Duquet, B., 1996; Amélioration de Hmagerie Sismique de Structures Géo-logiques Complexes, thèse, Université Paris 13, ou
- Whitmore, N.D., Felinsky, W.F., Murphy, G.E. and Gray, S.H., 1993; TheApplication of Common Offset and Common Angle Pre-stack Deph Migrationin the North sea, 55th Mtg., EAGE1 Expanded abstract.
A principal desvantagem das implementações convencionais ba-seadas na equação de Kirchoff (ou versões mais elaboradas desta técnica,ela mesma baseada em técnicas assintóticas de alta freqüência) é que elassão geralmente muito caras em tempo de cálculo devido ao volume de da-dos a serem processados e dos resultados, especialmente quando o campode velocidades varia lateralmente (que complica os cálculos de tempo dechegada para implementar este método). Por razões de economia, muitasvezes se é levado a limitar os volumes de dados (por decimação) e/ou aquantidade de resultados produzidos (volume de formação de imagem detamanho reduzido, amostragem grosseira dos resultados).
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
O método de acordo com a invenção permite realizar a migraçãode dados sísmicos formando imagem de uma parte de uma zona abaixo dosolo, sendo os dados sísmicos obtidos depois de uma série de N ciclos dereflexões sísmicas compreendendo cada emissão sucessiva de campos deonda elementares cada um definido pela associação de um sinal sísmicoW(t) e de um ponto de emissão em uma série de pontos de emissão S1 com1 < i < Ns, recepção, por receptores sísmicos colocados em posições Rjj, dossinais sísmicos refletidos pela zona em resposta a cada um destes camposde onda, e gravação dos vários sinais recebidos por cada receptor sísmicocomo traços sísmicos dependentes do tempo d'j (t).
Ele é caracterizado pelo fato de que para um dado modelo develocidade, ele compreende os seguintes estágios:a) definir um vetor de lentidão ρ cujos dois componentes pi e p2podem cada um assumir uma série de valores previamente definidos,
b) definir, para um dado vetor de lentidão ρ e para um dado pon-to de emissão Sj, uma função de atraso de tempo to (p, i),
c) aplicar uma função de atraso de tempo t0 (p, i) a cada campode onda elementar associado com o ponto de emissão Sj e formando umcampo de ondas compósito em superfície por superposição espaço tempo-ral dos vários campos de onda aos quais tal atraso de tempo é aplicado.
d) aplicar uma função de atraso de tempo to (p, i) a cada traçosísmico d', (t), marcado pelo par (ij) e formando um campo de traços com-pósito em superfície por superposição espaço-temporal dos vários traçossísmicos aos quais tal atraso de tempo é aplicado.
e) realizar a migração do campo de traços compósito usando ocampo de onda compósito como o campo de onda, modelando a propaga-ção do campo de onda compósito e retropropagação do campo de traçoscompósito, e combinando adequadamente os dois campos compósitos as-sim modelados em qualquer ponto da zona a ser submetida à formação deimagem.
f) repetindo os estágios c) a e) para todos os valores assumidospelas componentes pi e P2 do dito vetor p, e
g) para qualquer conjunto de valores do segundo componente Ρ2do dito vetor p, empilhando os resultados destas várias combinações de for-ma a obter uma imagem migrada associada com este conjunto de valor P2,realizando assim migração de pré-empilhamento.
De acordo com uma modalidade, os resultados obtidos podemser empilhados em g) para todos os valores assumidos pelo parâmetro p2,realizando assim o empilhamento de pós-migração.
De acordo com uma modalidade pode ser obtido empilhamentode pós-migração, sem particuIarizar o estágio g).
O método pode também compreender atualização de velocida-des pela análise das deformações obtidas quando a segunda coordenadado vetor ρ é variada.De acordo com uma modalidade, uma imagem migrada de urnaparte de uma zona a ser submetida à formação de imagem usando o fenô-meno de conversão de onda, pela definição de pelo menos uma parte docampo de velocidade em ondas P e ondas S (aplicando previamente, porexemplo, preprocessamento provido aos dados de forma a separar os váriostipos de eventos sísmicos).
Os estágios a) a g) podem ser usados para determinar o gradi-ente de uma função de custo envolvido em um problema sísmico inverso.
É também possível substituir uma migração em profundidadepor uma migração em tempo.
O método proposto permite muitas vantagens:
1) Ele permite realizar a migração a um preço atrativo (cálculode custo) já que é independente do volume de resultados calculados e donúmero de traços sísmicos gravados, ao contrário dos métodos convencio-nais tipo Kirchoff. Somente o volume da zona na qual as ondas são propa-gadas tem um efeito sobre o custo de cálculo. Imagens de volume são as-sim obtidas levando em conta de todos os traços sísmicos a um custo vanta-joso. Este método é considerado diminuir por um fator da ordem de diversasdezenas o tempo de cálculo requerido para a dita migração de pré-empilhamento 3D.
2) O método é aplicado para modelos de velocidade de comple-xidade arbitrária enquanto a noção de migração de pré-empilhamento retémo seu significado. Ele é aplicado sem encontrar qualquer das limitações es-pecíficas às técnicas assintóticas de alta freqüência (ótica geométrica) usa-das comumente para migrações de pré-empilhamento 3D.
O método pode ser implementado por meio de ferramentas depropagação de onda convencional e de modelamento de retropropagação,descritas no livro acima mencionado por Duquet B.
A aplicação do método pode permitir obter imagens migradaselementares com um dado valor de um parâmetro e a soma destas imagens(pilha de pós-migração) no domínio de profundidade bem como no domíniodo tempo.BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Outras características e vantagens do método de acordo com ainvenção tornar-se-ão claras da leitura da descrição a seguir de um exemplode realização não limitativo, com referência aos desenhos anexos em que:
A Figura 1 mostra muito esquematicamente, um Iayout de pon-tos de emissão Sl e de pontos de recepção Rji de uma zona abaixo do soloexplorada onde os horizontes In da subsuperfície são para ser restaurados.
A Figura 2 mostra uma seção gravada extraída de um bloco de3D de dados migrados em profundidade pós-empilhamento, obtida dentrodo escopo da exploração sísmica de uma estrutura de sal no Mar do Norte.
A Figura 3 mostra uma seção gravada, coincidindo com a seçãogravada da Fig. 2 extraída de um bloco de 3D de dados migrados, por meiode um método de acordo com a invenção, usando o modelo de velocidadeusado para a Fig. 2.
A Figura 4 mostra em quatro pontos diferentes da superfície dazona abaixo do solo, as imagens 3D migradas em profundidade de pré-em-pilhamento obtidas com o método de acordo com a invenção quando osegundo componente p2 do vetor p, varia em seu domínio de definição, aanálise da deformação dos eventos observados nestas imagens, permitindoser aplicado o modelo de velocidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO MÉTODO
Definições, notações e hipóteses requeridas
O método de acordo com a invenção permite realizar a migraçãodos dados sísmicos para formar imagem de uma zona abaixo do solo M,sendo os dados sísmicos obtidos depois de uma série de Ns ciclos sísmicos,cada um (Fig. 1) compreendendo a emissão de um sinal sísmico W(t) desdeum ponto de emissão Si com 1 < i < Ns, recepção, por receptores sísmicoscolocados em posições Rjl, dos sinais sísmicos refletidos pelas descontinui-dades da zona, e gravação dos vários sinais refletidos por cada receptor sís-mico como um traço sísmico djj (t). É assumido que cada fonte sísmica emiteo mesmo sinal W(t), já que cada situação pode sempre ser obtida por pre-processamento adequado dos dados tal como uma deconvolução.O termo perfil refere-se a um conjunto de pontos alinhados deemissão e é assumido que todas as aquisições de sinal são realizadas u-sando perfis de emissão paralelos. É assumido que, para cada fonte, os re-ceptores são localizados sobre o perfil onde ela está situada (marcado porponto de emissão Sj). De fato, o método prova ser robusto no que diz respei-to à precisão com a qual estas hipóteses são verificadas. As hipóteses pré-vias são feitas principalmente no sentido de introduzir as notações abaixo.
Um sistema de referência ortonormal é definido, cujo primeiro ei-xo é perpendicular à direção do perfil e cujo segundo eixo é paralelo a estadireção, e um vetor de lentidão ρ (homogêneo ao inverso de uma velocida-de, como ele é bem conhecido) cujos componentes P1 e p2 medem respecti-vamente as componentes ao longo destes dois eixos deste vetor lentidão p.Uma função de atraso de tempo é definida para um dado vetor ρ e uma fon-te localizada em um dado ponto de emissão Si:(1) t0(p,i) = P-(S1-S0)
onde So representa qualquer ponto do domínio da aquisição.
Processamento
Seleção do vetor ρ
Um conjunto finito Pi de valores assumidos pelo parâmetro pi eum conjunto finito P2 de valores assumidos pelo parâmetro P2 são seleciona-dos primeiramente. O conjunto E = Pi χ P2 será todos os valores (vetoriais)assumidos pelo vetor ρ. O conjunto Pi de valores assumidos pelo parâmetroPi pode ser construído, por exemplo, amostrando a faixa [-pimin, p-imax]com um intervalo de amostragem regular δρι. O valor a ser dado ao intervaloδρ1 depende notavelmente da precisão desejada e do espaçamento entre osperfis. Um valor típico é: δρι = 2,5 χ 10"5 s/m. Os valores a serem dados aPimin, e P1Inax dependem da complexidade da estrutura na direção ortogo-nal ao perfil. Valores típicos são: P1Inin = P1Inax = 2,5 χ 10"5s/m. O conjuntoP2 de valores assumidos pelo parâmetro p2 podem ser construídos, por e-exemplo,, amostrando a faixa [-P1 min, P1Inax] com um intervalo de amostra-gem regular δρ2· O valor a ser dado ao intervalo δρ2 depende notavelmenteda precisão desejada e da finura com a qual a evolução dos eventos nas co-leções de pontos de imagem é para ser seguida quando varia p2. Um valortípico é: δρ2= 2,5 χ 10 5 s/m. Os valores a serem dados a p2min, e p2max de-pendem da complexidade da estrutura na direção ortogonal dos perfis. Valo-res típicos são: p2min = p2max = 2,5 χ 1CT4 s/m.
A) Estágios de processamento
1) Geração de um primeiro campo de ondas compósito em superfície (cam-po fonte)
Uma pequena onda W(t) conectada a cada fonte Si define umcampo de onda elementar W(t). ô(x2D - Sj) onde o vetor x2D mostra a posição dequalquer ponto na superfície da terra e δ é uma delta de Dirac odefinida sobreR2 e centrada centrado na origem. Depois de atrasar o campo de onda elemen-tar associado por um tempo to(p, i), é gerado um primeiro campo de ondascompósito em superfície por superposição espaço-temporal dos vários camposde onda elementares assim atrasados. A seguinte função é assim definida:
(2) Wp(X2dJ) = YS(X20-Si) W (t-t0(p,i))
2) Geração de um segundo campo de ondas compósito em superfície (cam-po traço)
Depois de atrasar por um tempo to(p, i) o traço sísmico dj, (t) as-sociado com cada par (ponto de emissão Sj1 ponto de recepção Rj,) marcadopelo par (i, j), um segundo campo de onda compósito de superfície é geradopela superposição espaço-temporal dos vários traços assim atrasados. Afunção seguinte é definida com a mesma notação:
(3) D.(x2D,t) = Σδ(χζο - Rij) dj (t-t0(p,i))
3) Modelamento de propagação de campo fonte compósito
A propagação do campo fonte compósito é modelada buscandosoluções periódicas de período T para a equação de ondas, usando comodistribuição de velocidade a distribuição definida pelo modelo de velocidadeconsiderado. Um primeiro campo de onda propagado (dependendo do espa-ço e tempo) Wp (X3d, t) é assim obtido para qualquer tempo t (a solução é pe-riódica no tempo) e para qualquer ponto da parte da subsuperfície a sersub-metida à formação de imagem, um ponto cuja posição é marcada pelo vetorX3D. O período T é selecionado, como é usual, dos algoritmos de migraçãoconvencionais (isto é, da ordem do tempo de gravação).
4) Modelamento de retropropaqação de campo de traço compósito
A retropropagação do campo de traço compósito é modeladabuscando soluções periódicas de período T para a equação de onda, usan-do como distribuição de velocidade a distribuição definida pelo modelo develocidade considerado. Um campo de onda retropropagado (dependendodo espaço e tempo) Dp (x3D, t) é assim obtido para qualquer tempo T e paraqualquer ponto da parte da subsuperfície a ser submetida à formação deimagem, um ponto cuja posição é marcada pelo vetor x3D.
5) Buscando coerência de fase
Uma coerência de fase possível é então procurada (por cálculosde correlação cruzada por exemplo) entre o primeiro campo de onda compó-sito propagado e o segundo campo de traço compósito retropropagado, co-mo qualquer ponto da zona abaixo do solo (subsuperfície) a ser submetido àformação de imagem, um ponto cuja posição é marcada pelo vetor x3D. Aseguinte quantidade é portanto avaliada, ainda no caso do cálculo da corre-lação cruzada:
<formula>formula see original document page 9</formula>
O componente P2 tendo um dado valor em P2, os resultados cal-culados em (4) são empilhados quando o pi percorre Pi. Este empilhamentopermite definir, para qualquer ponto de imagem marcado pelo vetor x3d. afunção Mp2(x3d) com a seguinte fórmula:
<formula>formula see original document page 9</formula>
A quantidade calculada em (5) é interpretada como o valor noponto x3d da superposição sobre os vários perfis de aquisição das imagensmigradas associadas com uma onda cilíndrica com o perfil de aquisição co-mo o eixo e uma inclinação definida pela lentidão p2.B) Empilhamento pós-migraçãoÉ possível, ainda mais, realizar empilhamento de pós-migraçãoempilhando as contribuições (5) obtidas pelos vários valores do parâmetrop2 pertencendo a P2, de acordo com a fórmula como segue:
<formula>formula see original document page 10</formula>
VARIANTES
1) Uma primeira variante dos estágios A-3 e A-4 descritos acimaconsiste em resolver no estágio A-3 um problema de valor inicial e em A-4um problema de valor final ao invés de buscar soluções periódicas (procedi-mentos convencionais de formação de imagem conhecidos como migraçãoreversa no tempo).
2) Outra variante consiste em substituir o estágio A-1 de geraçãodo primeiro campo de onda compósito pela geração de uma onda plana cujalentidão na direção dos perfis e na direção ortogonal é P2 e pi respectiva-mente. Isto leva a fórmula que segue:
<formula>formula see original document page 10</formula>
A variante mostra uma certa similaridade entre os processamen-tos implementados no método e aqueles usados no método de migração deonda plana convencional. Como diferença essencial que constitui a caracte-rística original do método é que ele permite realizar um procedimento de mi-gração de onda plana mesmo se a aquisição não permite a síntese da res-posta de subsuperfície à excitação de uma onda plana, uma resposta que éessencial para conhecer em algoritmos de migração de onda plana conhecidos.
Outras aplicações
De acordo com uma modalidade, é possível formar uma imagemmigrada de uma parte da subsuperfície usando o fenômeno de conversãode onda, pela definição de pelo menos parte do campo de velocidade emondas P e em ondas S, possivelmente depois de processar adequadamenteos dados no sentido de separar os vários tipos de eventos sísmicos.
Os estágios definidos acima podem também ser usados paracalcular o gradiente de uma função de custo envolvida em um problema sís-mico inverso.

Claims (8)

1. Método permitindo realizar migração de pré-empilhamento deeventos sísmicos para formar imagem de uma parte da zona abaixo do solode uma série de um número Ns de ciclos de reflexão sísmicos compreen-dendo emissão sucessiva de campos de onda elementares, cada um defini-do por associação de um sinal sísmico W(t) e de um ponto de emissão defi-nido em uma série de pontos de emissão S, com 1< i < Ns, a recepção porreceptores sísmicos localizados em posições Rj, de sinais sísmicos refletidospela zona em resposta a cada um destes campos de onda, e gravando osvários sinais recebidos por cada receptor sísmico como traços sísmicos de-pendentes do tempo djj (t), caracterizado pelo fato de que, para um dadomodelo de velocidade, ele compreende os seguintes estágios:a) definir um vetor de lentidão ρ cujos dois componentes pi e P2podem cada um assumir uma série de valores previamente definidos,b) definir, para um dado vetor de lentidão ρ e para um dado pon-to de emissão S,, uma função de atraso de tempo t0 (p, i),c) aplicar uma função de atraso de tempo to (p, i) a cada campode onda elementar associado com o ponto de emissão Sj e formar um cam-po de onda compósito em superfície por superposição espaço-temporal dos vários campos de onda elementares aos quais tal atraso de tempo é aplica-do,d) aplicar uma função de atraso de tempo t0 (p, i) a cada traçosísmico dj, (t), marcado pelo par (i,j) e formar um campo de traços compósitoem superfície por superposição espaço-temporal dos vários traços sísmicosaos quais tal atraso de tempo é aplicado,e) realizar uma migração do campo de traço compósito usandoo campo de onda compósito como o campo de onda modelando a propaga-ção do campo de onda compósito e retropropagação do campo de traçoscompósito, e combinando adequadamente os dois campos compósitos as-sim modelados em qualquer ponto da zona a ser submetida à formação deimagem,f) repetir os estágios c) a e) para todos os valores assumidospelos componentes P1 e P2 do dito vetor p, eg) para qualquer valor fixado do segundo componente P2 do ditovetor p, empilhar os resultados destas várias combinações de forma a obteruma imagem migrada associada com este valor fixado P2, realizando assimmigração de pré-empilhamento.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que compreende ainda mais formar uma imagem final representativado empilhamento de pós-migração dos traços obtidos por todos os valoresdo segundo componente P2 do vetor p.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que os estágios a) a g) são usados para realizar diretamente empi-lhamento de pós-migração.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que compreende ainda mais atualizar as velocidades pela análisedas deformações obtidas quando a segunda coordenada p2 do dito vetor ρ évariada.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que uma imagem migrada de uma parte de zo-na a ser submetida à formação de imagem usa o fenômeno de conversãode onda, pela definição de pelo menos uma parte do campo de velocidadeem ondas P e ondas S.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelofato de que é aplicado preprocessamento adequado aos dados de forma aseparar os vários tipos de eventos sísmicos.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que os ditos estágios a) a g) são usados paradeterminar o gradiente de uma função de custo envolvida em um problemasísmico inverso.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a migração de profundidade é substituídapela migração de tempo.
BRPI9904428-5A 1998-10-01 1999-09-30 método permitindo realizar migração de pré-empilhamento de eventos sìsmicos. BR9904428B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9812337A FR2784195B1 (fr) 1998-10-01 1998-10-01 Methode pour realiser en 3d avant sommation, une migration de donnees sismiques

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR9904428A BR9904428A (pt) 2000-09-05
BR9904428B1 true BR9904428B1 (pt) 2011-06-28

Family

ID=9531110

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI9904428-5A BR9904428B1 (pt) 1998-10-01 1999-09-30 método permitindo realizar migração de pré-empilhamento de eventos sìsmicos.

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6311133B1 (pt)
BR (1) BR9904428B1 (pt)
CA (1) CA2284386C (pt)
FR (1) FR2784195B1 (pt)
GB (1) GB2342165B (pt)
NO (1) NO331526B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20220413176A1 (en) * 2021-06-28 2022-12-29 Halliburton Energy Services, Inc. Annulus Velocity Independent Time Domain Structure Imaging In Cased Holes Using Multi-Offset Secondary Flexural Wave Data

Families Citing this family (45)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6574564B2 (en) * 1998-10-01 2003-06-03 Institut Francais Du Petrole 3D prestack seismic data migration method
US7493241B2 (en) * 2003-07-23 2009-02-17 Lee Wook B 3D velocity modeling, with calibration and trend fitting using geostatistical techniques, particularly advantageous for curved for curved-ray prestack time migration and for such migration followed by prestack depth migration
FR2902196B1 (fr) 2006-06-09 2008-08-22 Cie Generale De Geophysique Sa Procede de traitement sismique du type mettant en oeuvre une migration profondeur avant addition
CA2664352C (en) * 2006-09-28 2011-09-27 Exxonmobil Upstream Research Company Iterative inversion of data from simultaneous geophysical sources
CA2703588C (en) 2007-12-12 2015-12-01 Exxonmobil Upstream Research Company Method and apparatus for evaluating submarine formations
US8812282B2 (en) 2008-03-21 2014-08-19 Exxonmobil Upstream Research Company Efficient method for inversion of geophysical data
EP2335093B1 (en) * 2008-08-11 2017-10-11 Exxonmobil Upstream Research Company Estimation of soil properties using waveforms of seismic surface waves
US8537638B2 (en) * 2010-02-10 2013-09-17 Exxonmobil Upstream Research Company Methods for subsurface parameter estimation in full wavefield inversion and reverse-time migration
US8223587B2 (en) 2010-03-29 2012-07-17 Exxonmobil Upstream Research Company Full wavefield inversion using time varying filters
US8694299B2 (en) 2010-05-07 2014-04-08 Exxonmobil Upstream Research Company Artifact reduction in iterative inversion of geophysical data
US8756042B2 (en) 2010-05-19 2014-06-17 Exxonmobile Upstream Research Company Method and system for checkpointing during simulations
US8767508B2 (en) 2010-08-18 2014-07-01 Exxonmobil Upstream Research Company Using seismic P and S arrivals to determine shallow velocity structure
KR101219746B1 (ko) * 2010-08-24 2013-01-10 서울대학교산학협력단 탄성 매질에서의 주파수 영역 역시간 구조보정을 이용한 지하구조의 영상화 장치 및 방법
EP2622457A4 (en) 2010-09-27 2018-02-21 Exxonmobil Upstream Research Company Simultaneous source encoding and source separation as a practical solution for full wavefield inversion
US8437998B2 (en) 2010-09-27 2013-05-07 Exxonmobil Upstream Research Company Hybrid method for full waveform inversion using simultaneous and sequential source method
KR101797451B1 (ko) 2010-12-01 2017-11-14 엑손모빌 업스트림 리서치 캄파니 상호상관 목적 함수를 통한 해양 스트리머 데이터에 대한 동시 소스 반전
KR101931488B1 (ko) 2011-03-30 2018-12-24 엑손모빌 업스트림 리서치 캄파니 스펙트럼 성형을 이용하는 전 파동장 반전의 수렴 레이트
WO2012134609A1 (en) 2011-03-31 2012-10-04 Exxonmobil Upstream Research Company Method of wavelet estimation and multiple prediction in full wavefield inversion
US9140812B2 (en) 2011-09-02 2015-09-22 Exxonmobil Upstream Research Company Using projection onto convex sets to constrain full-wavefield inversion
US9176930B2 (en) 2011-11-29 2015-11-03 Exxonmobil Upstream Research Company Methods for approximating hessian times vector operation in full wavefield inversion
CA2861863A1 (en) 2012-03-08 2013-09-12 Exxonmobil Upstream Research Company Orthogonal source and receiver encoding
MY178811A (en) 2012-11-28 2020-10-20 Exxonmobil Upstream Res Co Reflection seismic data q tomography
CN105308479B (zh) 2013-05-24 2017-09-26 埃克森美孚上游研究公司 通过与偏移距相关的弹性fwi的多参数反演
US10459117B2 (en) 2013-06-03 2019-10-29 Exxonmobil Upstream Research Company Extended subspace method for cross-talk mitigation in multi-parameter inversion
US9702998B2 (en) 2013-07-08 2017-07-11 Exxonmobil Upstream Research Company Full-wavefield inversion of primaries and multiples in marine environment
WO2015026451A2 (en) 2013-08-23 2015-02-26 Exxonmobil Upstream Research Company Simultaneous sourcing during both seismic acquisition and seismic inversion
US10036818B2 (en) 2013-09-06 2018-07-31 Exxonmobil Upstream Research Company Accelerating full wavefield inversion with nonstationary point-spread functions
US9910189B2 (en) 2014-04-09 2018-03-06 Exxonmobil Upstream Research Company Method for fast line search in frequency domain FWI
MX2016013366A (es) 2014-05-09 2017-01-26 Exxonmobil Upstream Res Co Metodos de busqueda de linea eficientes para la inversion de campo de ondas completo de multi-parametros.
US10185046B2 (en) 2014-06-09 2019-01-22 Exxonmobil Upstream Research Company Method for temporal dispersion correction for seismic simulation, RTM and FWI
EP3158367A1 (en) 2014-06-17 2017-04-26 Exxonmobil Upstream Research Company Fast viscoacoustic and viscoelastic full-wavefield inversion
US10838092B2 (en) 2014-07-24 2020-11-17 Exxonmobil Upstream Research Company Estimating multiple subsurface parameters by cascaded inversion of wavefield components
US10422899B2 (en) 2014-07-30 2019-09-24 Exxonmobil Upstream Research Company Harmonic encoding for FWI
US10386511B2 (en) 2014-10-03 2019-08-20 Exxonmobil Upstream Research Company Seismic survey design using full wavefield inversion
WO2016064462A1 (en) 2014-10-20 2016-04-28 Exxonmobil Upstream Research Company Velocity tomography using property scans
WO2016099747A1 (en) 2014-12-18 2016-06-23 Exxonmobil Upstream Research Company Scalable scheduling of parallel iterative seismic jobs
US10520618B2 (en) 2015-02-04 2019-12-31 ExxohnMobil Upstream Research Company Poynting vector minimal reflection boundary conditions
SG11201704620WA (en) 2015-02-13 2017-09-28 Exxonmobil Upstream Res Co Efficient and stable absorbing boundary condition in finite-difference calculations
CA2972033C (en) 2015-02-17 2019-07-23 Exxonmobil Upstream Research Company Multistage full wavefield inversion process that generates a multiple free data set
EP3304133A1 (en) 2015-06-04 2018-04-11 Exxonmobil Upstream Research Company Method for generating multiple free seismic images
US10838093B2 (en) 2015-07-02 2020-11-17 Exxonmobil Upstream Research Company Krylov-space-based quasi-newton preconditioner for full-wavefield inversion
US10310113B2 (en) 2015-10-02 2019-06-04 Exxonmobil Upstream Research Company Q-compensated full wavefield inversion
CN108139498B (zh) 2015-10-15 2019-12-03 埃克森美孚上游研究公司 具有振幅保持的fwi模型域角度叠加
US10768324B2 (en) 2016-05-19 2020-09-08 Exxonmobil Upstream Research Company Method to predict pore pressure and seal integrity using full wavefield inversion
US11320557B2 (en) * 2020-03-30 2022-05-03 Saudi Arabian Oil Company Post-stack time domain image with broadened spectrum

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4870580A (en) * 1983-12-30 1989-09-26 Schlumberger Technology Corporation Compressional/shear wave separation in vertical seismic profiling
US4797861A (en) * 1985-11-18 1989-01-10 Western Atlas International, Inc. Method of processing seismic data
US5083297A (en) * 1990-06-26 1992-01-21 Chevron Research And Technology Company Method of improving the seismic resolution of geologic structures
US5596547A (en) * 1995-10-20 1997-01-21 Bancroft; John C. Prestack seismic migration
US6049759A (en) * 1998-01-16 2000-04-11 Bp Amoco Corporation Method of prestack 3-D migration
US6058073A (en) * 1999-03-30 2000-05-02 Atlantic Richfield Company Elastic impedance estimation for inversion of far offset seismic sections

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20220413176A1 (en) * 2021-06-28 2022-12-29 Halliburton Energy Services, Inc. Annulus Velocity Independent Time Domain Structure Imaging In Cased Holes Using Multi-Offset Secondary Flexural Wave Data

Also Published As

Publication number Publication date
FR2784195A1 (fr) 2000-04-07
NO994776L (no) 2000-04-03
CA2284386C (fr) 2008-08-05
US6311133B1 (en) 2001-10-30
FR2784195B1 (fr) 2000-11-17
GB9923053D0 (en) 1999-12-01
GB2342165B (en) 2002-11-06
GB2342165A (en) 2000-04-05
NO331526B1 (no) 2012-01-23
CA2284386A1 (fr) 2000-04-01
NO994776D0 (no) 1999-09-30
BR9904428A (pt) 2000-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR9904428B1 (pt) método permitindo realizar migração de pré-empilhamento de eventos sìsmicos.
US6574564B2 (en) 3D prestack seismic data migration method
US6092026A (en) Seismic signal processing and exploration
US5838564A (en) Apparatus for seismic signal processing and exploration
US8296069B2 (en) Pseudo-analytical method for the solution of wave equations
US7952960B2 (en) Seismic imaging with natural Green&#39;s functions derived from VSP data
BR112016009578B1 (pt) Método e aparelho para inversão de forma de onda completa
AU2003272233B2 (en) Method of conditioning a random field to have directionally varying anisotropic continuity
US7970546B1 (en) Diplet-based imaging of seismic data in shot or receiver records
BRPI1106565A2 (pt) Dispositivo e método para calcular convergências de ângulos de 3d a partir de migração de tempo reverso
BR112017020991B1 (pt) Método e sistema de processamento de dados sísmicos, e, mídia de gravação legível por computador
BRPI0401885B1 (pt) método para processar um conjunto de dados sísmicos
BRPI0719140B1 (pt) métodos de formação de imagem de dados sísmicos registrados, e, meio legível por computador que armazena instruções executáveis por computador
BRPI1001377B1 (pt) método para transformar sinais sísmicos e meio legível por computador
US7733741B2 (en) Method for reducing 3-D migration operator to 2-D migration operator for inhomogeneous media
Etgen et al. Strike shooting, dip shooting, widepatch shooting-Does prestack depth migration care? A model study.
US6850864B2 (en) Method for analyzing dip in seismic data volumes
BR112018069673B1 (pt) método para determinar uma imagem sísmica de deslocamento entre uma primeira imagem sísmica e uma segunda imagem sísmica, meio legível por computador não transitório e método para perfurar em uma região subsuperficial da terra
BRPI0805362A2 (pt) método para regularização da distribuição do desvio em dados de cabo sismográfico rebocado
Michel et al. Variable depth streamer: Benefits for rock property inversion
BR112018069683B1 (pt) Método para alinhar uma pluralidade de imagens sísmicas associadas a uma região subsuperficial da terra e meio legível por computador não transitório
Whiteside et al. 3D imaging from 2D seismic data, an enhanced methodology
US20230103668A1 (en) Method and apparatus for implementing a high-resolution seismic pseudo-reflectivity image
BR112020019913A2 (pt) Propagador de campo de onda para meios ortorrômbicos inclinados
WO2003003051A1 (en) Method for analyzing reflection curvature in seismic data volumes

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/06/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2259 DE 22-04-2014 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.