BR202022010693U2 - Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento - Google Patents

Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento Download PDF

Info

Publication number
BR202022010693U2
BR202022010693U2 BR202022010693-8U BR202022010693U BR202022010693U2 BR 202022010693 U2 BR202022010693 U2 BR 202022010693U2 BR 202022010693 U BR202022010693 U BR 202022010693U BR 202022010693 U2 BR202022010693 U2 BR 202022010693U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wind
providing
low weight
rods
modular system
Prior art date
Application number
BR202022010693-8U
Other languages
English (en)
Inventor
Tarso Vilela Ferreira
Original Assignee
Tarso Vilela Ferreira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tarso Vilela Ferreira filed Critical Tarso Vilela Ferreira
Priority to BR202022010693-8U priority Critical patent/BR202022010693U2/pt
Publication of BR202022010693U2 publication Critical patent/BR202022010693U2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H15/00Tents or canopies, in general
    • E04H15/32Parts, components, construction details, accessories, interior equipment, specially adapted for tents, e.g. guy-line equipment, skirts, thresholds

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)

Abstract

Várias atividades desempenhadas ao ar livre, em especial nas praias e balneários, requerem sistemas de fornecimento de sombra para o abrigo das pessoas, animais e seus pertences, sendo essenciais para a preservação do bem-estar e saúde dos indivíduos. É comum perceber nas praias, por exemplo, pessoas correndo atrás de sombreiros e similares. Além disso, tais soluções costumam prover áreas sombreadas muito pequenas, em geral atendendo confortavelmente a apenas dois adultos. Outros sistemas presentes no mercado são muito volumosos, pesados, de montagem complexa e/ou demorada, ou com proporções pequenas de sombra/peso. Além disso, podem ser ineficazes ou de uso proibitivo em diversas situações. Percebe-se, então, a clara necessidade de sistemas de fornecimento de sombra que sejam leves, de fácil montagem, que proporcionem áreas grandes de sombra, baixo peso, e cujo funcionamento seja facilitado pela presença do vento. O presente modelo de utilidade é um sistema capaz de fornecer sombra e que possui este conjunto de qualidades. O presente sistema de sombreamento, inclui uma cobertura de tecido leve que é mantida elevada por uma estrutura desmontável. Esta, por sua vez, é composta por duas hastes montadas na vertical que são fixadas no solo por meio do enterramento de suas extremidades inferiores. O tecido leve preso entre as hastes, por meio de um tirante, ao sofrer a ação do vento, no seu posicionamento na horizontal, proporciona sombra abaixo dele.

Description

Campo da invenção
[0001] Este modelo de utilidade é um sistema capaz de fornecer sombra, dessa forma criando uma proteção contra o sol a pessoas que estão em ambientes ao ar livre, como em praias, oferecendo conforto térmico e lumínico. Sendo assim, na perspectiva do setor industrial, este modelo de utilidade está englobado no setor de bens e serviços.
Fundamentos da invenção
[0002] Várias atividades desempenhadas ao ar livre, em especial nas praias e balneários, requerem sistemas de fornecimento de sombra para o abrigo de pessoas, animais, objetos etc., sendo essenciais para a preservação do bem-estar e saúde dos indivíduos. A seguir estão elencadas as principais invenções relacionadas a este modelo de utilidade.
[0003] O documento de patente BR212012031372Y1 (Guarda-sol portátil, dobrável, em forma de tenda, com aberturas laterais e frontal), esta invenção diz respeito a um modelo de utilidade que tem por função prover proteção contra o sol em atividades ao ar livre, inclusive lazer, servindo de acampamentos provisórios em praias e outras áreas ao ar livre. Este modelo de utilidade é composto por partes destacáveis e partes integradas. As partes destacáveis são: uma bolsa para guarda e transporte e três estacas para fixação ao solo arenoso ou de terra. As partes integradas são: um arco flexível, construído em fibra de carbono, aço ou polímeros variados; uma peça de lona plástica integrada ao arco acima; três cordas integradas à tenda, propriamente dita, para com o auxílio das três estacas, para montagem em posição no local de uso; e uma corda integrada à tenda propriamente dita, para servir como recurso de manter a tenda no melhor arranjo de altura e espaço interno. Dentre as principais vantagens apresentadas pelo invento, estão: portabilidade ergonômica - quando dobrado, fica guardado em sua própria bolsa de praia e, em função de seu baixíssimo peso e de suas reduzidas dimensões, pode ser carregado por uma criança; facilidade de uso - é facílimo de ser montado, por desdobramento, desmontado por dobragem e reposto em sua sacola, para ser guardado; Design e materiais avançados tecnologicamente; Design orgânico com concepção estrutural e funcional com conceito aerodinâmico, de forma a usar a força e o sentido preferencial do vento local para a montagem e fixação da mesma, sendo que assim montada, estará a favor do vento, o que a faz termicamente confortável e ventilada e sem sofrer a força dos ventos tendentes a deslocá-la da posição em que foi originalmente fixada.
[0004] O documento de patente US20190119942A1 (Shading system and method of use), este invento diz respeito a um modelo de utilidade que é um sistema transportável e, em uso, é capaz de fornecer sombra. Este modelo de utilidade é composto um tecido que atua como uma cobertura (dossel), constituído de material leve, configurado para engate e suspensão aérea por uma estrutura de hastes flexíveis em forma de arco, uma bolsa de transporte que é utilizada como suspensão como contrapeso, e um cabo conectado ao contrapeso para prover mais sustentação. Ademais, há um sistema de engates e prendedores de modo a garantir o encaixe entre o tecido, as hastes e o cabo extensível. Dessa forma, cria-se uma estrutura, idealmente em forma de arco, capaz de prover sombra.
[0005] O documento de patente BR202018072392U2 (Tenda de sol portátil, com aberturas laterais, frontal e dorsal), esta invenção diz respeito a um modelo de utilidade tem por objetivo a proteção e abrigo do sol, similar a um guarda-sol. Esta invenção é composta por duas varas de material não oxidável com duas partes acopladas em forma de encaixe, contendo em cada vara, um gancho de material não oxidável na extremidade superior e uma ponteira de plástico na extremidade inferior. Ademais, há uma cobertura de tecido para compor a tenda com um arco na extremidade inferior, contendo quatro ilhoses, um em cada ponta do tecido. As duas hastes são utilizadas para fixar na extremidade inferior, a tenda no solo. Por fim, há uma bolsa do tipo sacola portátil para transporte da tenda, com uma alça para carregar. Dentre as principais, vantagens, apresentadas por este modelo de utilidade, pode destacar: rapidez na montagem, versátil na acomodação do usuário, portabilidade ergonômica, resistência e fixação no solo.
[0006] O documento de patente BR202015018949Y1 (Disposição construtiva em tenda de proteção desmontável aplicada em ambientes externos), este modelo de utilidade tem por função ser uma tenda aplicada em ambientes externos, sendo utilizado principalmente em atividades em que se torna necessária a proteção contra o sol, chuva e ventos. Este modelo de utilidade apresenta uma disposição construtiva em tenda de proteção desmontável aplicada em ambientes externos que provê um conjunto de estruturas tubulares que quando unidas apresentam uma nova disposição construtivas para a colocação da lona de proteção e cordas de sustentação. Ademais, este modelo de utilidade apresenta, devido a sua estrutura, maior estabilidade perante os fatores climáticos e maior facilidade na montagem e desmontagem, além de ser adaptadas em diferentes tipos de eventos e ocasiões, como na beira de praia, piscinas e camping.
[0007] Os sistemas de fornecimento de sombra presentes anteriormente a este invento são ineficazes ou de uso proibitivo em diversas situações. É comum perceber nas praias pessoas correndo atrás de sombreiros e similares. Esta situação, em que o sombreiro ou barraca (sistema provedor de sombra) é levado pelo vento, é recorrente e se deve à resistência mecânica que o sistema impõe ao fluxo do vento. No sistema provedor de sombra apresentado neste modelo de utilidade, a forma de funcionamento não cria resistência à passagem do vento, sendo, também, o próprio vento para necessário para estabilizar o modelo de utilidade. Os sistemas de fornecimento de sombra presentes anteriormente a este invento e que fazem uso do vento como meio de sustentação não apresentam recursos adequados para situações de vento intenso, papel que neste invento é desempenhado pelos estais.
[0008] Além disso, os sistemas de fornecimento de sombra presentes anteriormente a este invento costumam prover áreas sombreadas relativamente pequenas frente ao peso que possuem ou à sua complexidade de montagem. O procedimento de montagem deste invento é extremamente simples, necessitando, em algumas versões do invento, de apenas 3 peças (cobertura e 2 hastes, em situações de vento favoráveis e que dispensem estaiamento), que pesam no total 2 kg e provêm 12 m2 de sombra. Ademais, a área de sombra pode ser ampliada com o incremento das dimensões da cobertura, sem que a funcionalidade da invenção seja comprometida. Algumas versões já construídas pesavam 2,5 kg e proviam 24 m2 de sombra.
[0009] O invento também pode ser empregado na forma de módulos montados adjacentemente, ampliando dessa forma a área de sombra sem segmentar ambientes ou impor divisórias verticais, permitindo que um número maior de pessoas se beneficie de uma área contínua de sombra. Outros sistemas existentes são muito volumosos, pesados, incapazes de serem montados de forma modular para ampliação da sombra, possuem montagem complexa e/ou demorada, ou com proporções pequenas de sombra/peso.
[00010] Percebe-se então a clara necessidade de sistemas de fornecimento de sombra que sejam leves, de fácil montagem, que proporcionem áreas grandes de sombra, modulares, de baixo peso, e cujo funcionamento seja facilitado pela presença do vento.
Breve descrição dos desenhos
[00011] O texto previamente apresentado, bem como o texto apresentado na seção Detalhamento da Invenção, é mais bem compreendido quando lido em conjunto com os desenhos anexos. Para fins de ilustração, são mostradas nos desenhos modalidades exemplares; no entanto, a invenção apresentada não se limita aos métodos e instrumentos específicos apresentados. A seguir então descritos cada um dos desenhos que ilustram os aspectos construtivos e a funcionalidade do invento. Na Figura 1 apresenta-se a vista em perspectiva da invenção empregando-se duas hastes. Na Figura 2 apresenta-se a cobertura fixada ao tirante. Na Figura 3 é apresentada a haste vertical com trava no lado superior. Na Figura 4 é apresentado um dos ganchos para estaiar a estrutura. Na Figura 5 é apresentada uma das cordas para realizar o estaiamento. Na Figura 6 apresenta-se uma vista em perspectiva da invenção empregando-se quatro hastes. Na Figura 7 apresenta-se a vista em perspectiva da invenção, cotada em metros (m), empregando-se duas hastes. Na Figura 8 é apresentada Vista frontal, em metros (m), do gancho para estaiar. Na Figura 9 apresenta-se a vista em perspectiva da invenção, cotada em metros (m), empregando-se quatro hastes. Na Figura 10 apresenta-se um exemplo de montagem modular de duas unidades do invento, ampliando a área de sombra sem criar divisão de ambientes.
Descrição da invenção
[00012] As descrições apresentadas nesta seção detalham o invento proposto visando a suficiente compreensão de uma ou mais modalidades particulares de assuntos inventivos mais amplos. Estas descrições expõem e exemplificam características particulares dessas modalidades particulares sem limitar os assuntos inventivos às modalidades e características explicitamente descritas.
[00013] O sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento é um sistema capaz de fornecer sombra, dessa forma criando uma proteção contra o sol a pessoas que estão em ambientes ao ar livre, como em praias, oferecendo conforto térmico e lumínico. Possui baixo peso, é capaz de prover grandes áreas de sombra, pode ser montado de forma modular, ampliando a sombra sem criar ambientes distintos.
[00014] Quaisquer dimensões expressas ou implícitas nos desenhos e nestas descrições são fornecidas para fins exemplares. Assim, nem todas as modalidades dentro do escopo dos desenhos e essas descrições são feitas de acordo com tais dimensões exemplares. Os desenhos não são feitos necessariamente em escala. Assim, nem todas as modalidades dentro do escopo dos desenhos e essas descrições são feitas de acordo com a escala aparente dos desenhos em relação às dimensões relativas nos desenhos. No entanto, para cada desenho, pelo menos uma modalidade é feita de acordo com a escala relativa aparente do desenho.
[00015] Na Figura 1 é apresentada uma modalidade de um sistema para fornecer sombra (3) em uma superfície (1). O sistema pode incluir uma cobertura (2) firmemente fixada ao tirante (8). A cobertura (2) pode ser constituída de um ou mais materiais leves: tecidos como tactel, kevlar, poliéster, cetim ou similares; plásticos, lonas ou similares; e pode possuir propriedades como difusão de luz, modificação de luz e à prova d'água. A cobertura (2) pode ser construída de forma unitária ou pode ser construída por partes acopladas de um mesmo material ou materiais diferentes. A cobertura (2) é a peça que efetivamente provê a sombra, e seu posicionamento em um plano aproximadamente horizontal depende, em algumas modalidades, da presença do vento. A cobertura (2) pode ser configurada em diversos formatos e tamanhos, permitindo ainda o funcionamento da invenção. As dimensões construtivas da cobertura (2) podem variar, impactando direta e proporcionalmente na área de sombra provida (3).
[00016] De acordo com algumas modalidades, a cobertura (2) tem uma de suas bordas laterais firmemente fixada ao tirante (8). A função do tirante (8) é dar sustentação adicional às hastes verticais (6) e (7), ancorando-as ao solo, em situações em que a intensidade do imponha essa necessidade. A forma de fixação da cobertura (13) ao tirante (14) pode se dar por diversos meios, incluindo, mas não limitados ao uso de grampos, presilhas, costuras, ganchos, argolas, botões e/ou ímãs. Sendo assim, é imprescindível que o meio de fixação garanta que a cobertura (13) não se desprenda do tirante (14). Também é imprescindível que o meio de fixação não permita que a cobertura (13) seja franzida para um lado ou outro do tirante (14), o que reduziria a área de sombra disponibilizada.
[00017] De acordo com algumas modalidades, a fixação do tirante (8), e consequentemente da cobertura (2) a que o mesmo está fixado, nas hastes verticais (6) e (7), se dá por meio de amarração de corda, mas não se limita a esta maneira, podendo também ser realizada por meio do uso de grampos, presilhas, costuras, ganchos, argolas, cordas elásticas, borrachas elásticas, botões e/ou ímãs ou outras maneiras de fixação que garantam que o tirante (8) não se desconecte das partes superiores das hastes verticais (6) e (7).
[00018] De acordo com algumas modalidades, a fixação do tirante (8), e consequentemente da cobertura (2) a que ele está fixado, nas hastes verticais (6) e (7), se dá por meio de amarração de corda (11), a qual não deslizará ao longo da haste devido a existência de um mecanismo de prendimento, que pode ser um do suporte (16), ou um mecanismo de prendimento baseado em um sulco presente na haste, ou um mecanismo prendimento baseado em um furo ou sulco presente na haste, ou outras formas de prendimento. O suporte 16, apresentado como exemplo de mecanismo de prendimento, pode ser constituído de material plástico, metálico ou de outra natureza, e tem função de não permitir o deslizamento do tirante (8) e as pontas superiores dos estais (4) e (5) ao longo da haste (15).
[00019] De acordo com algumas modalidades, para facilitar o transporte da invenção, as hastes verticais (6) e (7) podem ser constituídas de duas ou mais partes conectáveis, que se conectam umas às outras, resultando em uma haste maior com características equivalentes à haste inteiriça. A forma de conexão poderá se dar por encaixe, engate, rosqueamento, amarração, tubos telescópicos ou outras maneiras que garantam que uma vez que as partes se conectem, tornem-se em uma haste maior, com dimensões e características equivalentes à haste inteiriça.
[00020] De acordo com pelo menos uma modalidade da invenção descrita, o sistema inclui um par de estais, constituídos de dois ganchos (9) e (10) e duas cordas (4) e (5). As cordas (4) e (5) devem ser presas às partes superiores das hastes verticais (6) e (7) e, nas outras extremidades, aos dois ganchos (9) e (10) que devem ser fixados no solo ou superfície de apoio, de maneira que a estrutura pode adquirir estabilidade adicional. As conexões entre os ganchos (9) e (10) e as hastes verticais (6) e (7) podem se dar por meio das cordas (4) e (5), mas não exclusivamente por meio de cordas, podendo também serem aplicados cabos, correntes ou outros materiais que transfiram a tração das hastes para os ganchos. Os ganchos (9) e (10), por sua vez, podem ser constituídos de metal, plástico ou outros materiais que possuam resistência mecânica suficiente para ancorar as hastes (6) e (7). Além dos ganchos, outros meios de ancoragem da estrutura podem se dar, incluindo métodos baseados em gravidade. O formato do gancho presente em pelo menos uma das modalidades pode ser similar, mas não se limitar ao gancho (17). A corda presente em pelo menos uma das modalidades pode ser similar, mas não se limitar à corda (18).
[00021] De acordo com pelo menos uma modalidade da invenção descrita, o sistema inclui um par adicional de hastes verticais (23) e (24), estaiadas pelas cordas (21) e (22) e ganchos (19) e (20), montados na parte traseira do sistema, fixados às pontas da cobertura (2), com o objetivo de garantir que a cobertura da invenção se mantenha minimamente estável em um plano aproximadamente horizontal, quando em situações em que a força do vento por si só não seja suficiente para o posicionamento da cobertura em posição aproximadamente horizontal. As conexões entre os ganchos (19) e (20) e as hastes verticais (23) e (24) podem se dar por meio das cordas (21) e (22), mas não exclusivamente por meio de cordas, podendo também serem aplicados cabos, correntes ou outros materiais que transfiram a tração das hastes para os ganchos. Os ganchos (19) e (20), por sua vez, podem ser constituídos de metal, plástico ou outros materiais que possuam resistência mecânica suficiente para ancorar as hastes (23) e (24). Além dos ganchos, outros meios de ancoragem da estrutura podem se dar, incluindo métodos baseados em gravidade. A forma de fixação entre a cobertura (2) e as hastes (23) e (24) pode se dar por meio de grampeamento, presilhas, costura, ganchos, argolas, cordas elásticas, borrachas elásticas, botões e/ou ímãs ou outras maneiras de fixação.
[00022] As modalidades e características particulares foram descritas com referência aos desenhos. Deve ser entendido que estas descrições não estão limitadas a uma única modalidade ou qualquer conjunto particular de recursos, e que modalidades e recursos semelhantes podem surgir ou modificações e adições podem ser feitas sem se afastar do escopo dessas descrições e do espírito das reivindicações.
Exemplos de concretizações da invenção
[00023] Este invento pode ser montado de diferentes formas, contanto que a sua funcionalidade permaneça inalterada. Nessa seção estão exemplificados alguns aspectos construtivos importantes para a sua concretização, incluindo-se descrição dos materiais constitutivos de cada peça, a forma de montagem do invento e variações construtivas de algumas peças.
[00024] Na Figura1 é apresentada uma modalidade de um sistema para fornecer sombra (3) em uma superfície (1). O sistema inclui uma cobertura (2) firmemente fixada ao tirante (8). A cobertura (2) pode ser constituída de um ou mais materiais leves: tecidos como tactel, kevlar, poliéster, cetim ou similares; plásticos, lonas ou similares; e pode possuir propriedades como difusão de luz, modificação de luz e à prova d'água. Ademais, a cobertura (2) pode ser composta por uma só peça de material leve ou pode ser construída por partes acopladas de um mesmo material ou materiais diferentes, unidos por meio de costura, colagem, velcro, grampos, presilhas, ganchos, argolas, botões e/ou ímãs. A cobertura (2) é a peça que efetivamente provê a sombra, e seu posicionamento em um plano aproximadamente horizontal depende, em algumas modalidades, da presença do vento. A cobertura (2), pode possuir tamanho diversos de largura e comprimento, tendo em um dos exemplos de concretização 4x3 m, conforme apresentado nas Figuras 7 e 9, o que a permite prover, 12 m2 de área de sombra projetada. Salienta-se que outros exemplos de concretização podem ter coberturas com dimensões maiores ou menores. A leveza do material que compõe a cobertura (2) garante uma relação vantajosa entre o peso total do modelo de utilidade e a área total de sombra provida.
[00025] De acordo com algumas modalidades, a cobertura (2) tem uma de suas bordas laterais firmemente fixada ao tirante (8). A forma de fixação da cobertura (2) ao tirante (8) pode se dar por diversos meios, incluindo, mas não limitados ao uso de grampos, presilhas, costuras, ganchos, argolas, botões e/ou ímãs. Sendo assim, é imprescindível que o meio de fixação garanta que a cobertura (2) não se desprenda do tirante (8) durante o uso da invenção. Em momentos em que a invenção não esteja sendo usada, a cobertura (2) e o tirante (8) podem ser desacoplados ou separados. É desejável que o meio de fixação não permita que a cobertura (2) seja franzida para um lado ou outro do tirante (8), o que teria o efeito de reduzir a área de sombra disponibilizada. A função do tirante (8) é dar sustentação a um dos lados da cobertura (lado frontal) e suportar a tração imposta pelo distanciamento entre as hastes verticais (6) e (7) e a força do vento (arrasto) sobre a cobertura (2).
[00026] Como pode ser visto na Figura 9, em um dos exemplos de concretização, o tirante (8) possui cumprimento de 4,3 m (que é a distância entre as hastes verticais), havendo um excedente de comprimento de 15 cm de cada lado da cobertura (2), de forma que este comprimento excedente permite a amarração do tirante (8) nas hastes verticais (6) e (7). De acordo com o exemplo de concretização aqui apresentado, e observando-se os itens enumerados na Figura 1, a fixação do tirante (8) nas hastes verticais (6) e (7), se dá por meio de amarração, mas não se limita a esta técnica, podendo também ser realizada por meio do uso de grampos, presilhas, costuras, ganchos, argolas, cordas elásticas, borrachas elásticas, botões e/ou ímãs ou outras maneiras de fixação que garantam que o tirante (8) não se desconecte das partes superiores das hastes verticais (6) e (7). Uma vez que a fixação do tirante (8) nas hastes verticais (6) e (7) é realizada, também está fixada a cobertura (2) na invenção, uma vez que a cobertura está presa ao tirante (8).
[00027] De acordo com o exemplo de concretização aqui apresentado, a presença do suporte (16), detalhado na Figura 3, tem a função de garantir que o tirante (8), ao ser fixado nas hastes verticais (6) e (7), não deslize ao longo das hastes verticais. O suporte (16) pode ser constituído de material plástico, metálico ou de outra natureza, e tem função de não permitir o deslizamento do tirante (8) e das pontas superiores dos estais (4) e (5) ao longo das hastes verticais (6) e (7). Um desenho conceitual das hastes verticais providas do suporte é apresentado na Figura (3). As hastes verticais também são apresentadas na Figura 9, em exemplo de concretização, e possuem 2 m de comprimento, sendo uma fração deste comprimento fica enterrada no solo do local em que a invenção é montada. A dimensão desta fração de comprimento a ser enterrada pode variar, mas deve ser a mínima necessária para que a haste fique firmemente posicionada na vertical (tipicamente pelo menos 2 cm).
[00028] De acordo com um dos exemplos de concretização, para facilitar o transporte da invenção, as hastes verticais (6) e (7) podem ser constituídas de duas ou mais partes conectáveis, que se conectam umas às outras, resultando em uma haste maior com características equivalentes à haste inteiriça. A forma de conexão poderá se dar por encaixe, engate, rosqueamento, amarração, tubos telescópicos ou outras maneiras que garantam que uma vez que as partes se conectem, tornem-se em uma haste maior, com dimensões e características equivalentes à haste inteiriça.
[00029] De acordo com pelo menos uma modalidade da invenção descrita, o sistema inclui um par de estais, constituídos de dois ganchos (9) e (10) e duas cordas (4) e (5). As cordas (4) e (5) devem ser presas às partes superiores das hastes verticais (6) e (7) e, nas outras extremidades, aos dois ganchos (9) e (10) que devem ser fixados no solo ou superfície de apoio, de maneira que a estrutura pode adquirir estabilidade adicional. As conexões entre os ganchos (9) e (10) e as hastes verticais (6) e (7) podem se dar por meio das cordas (4) e (5), mas não exclusivamente por meio de cordas, podendo também serem aplicados cabos, correntes ou outros materiais que transfiram a tração das hastes para os ganchos. Os ganchos (9) e (10), por sua vez, podem ser constituídos de metal, plástico ou outros materiais que possuam resistência mecânica suficiente para ancorar as hastes (6) e (7). Além dos ganchos, outros meios de ancoragem da estrutura podem se dar, incluindo métodos baseados em gravidade. O formato do gancho presente em pelo menos uma das modalidades pode ser similar, mas não se limitar ao gancho (17). A corda presente em pelo menos uma das modalidades pode ser similar, mas não se limitar à corda (18).
[00030] De acordo com pelo menos uma modalidade da invenção descrita, o sistema inclui um par adicional de hastes verticais (23) e (24), estaiadas pelas cordas (21) e (22) e ganchos (19) e (20), montados na parte traseira do sistema, fixados às pontas da cobertura (2), com o objetivo de garantir que a cobertura da invenção mantenha-se minimamente estável em um plano aproximadamente horizontal, quando em situações em que a força do vento por si só não seja suficiente para o posicionamento da cobertura em posição aproximadamente horizontal. As conexões entre os ganchos (19) e (20) e as hastes verticais (23) e (24) podem se dar por meio das cordas (21) e (22), mas não exclusivamente por meio de cordas, podendo também serem aplicados cabos, correntes ou outros materiais que transfiram a tração das hastes para os ganchos. Os ganchos (19) e (20), por sua vez, podem ser constituídos de metal, plástico ou outros materiais que possuam resistência mecânica suficiente para ancorar as hastes (23) e (24). Além dos ganchos, outros meios de ancoragem da estrutura podem se dar, incluindo métodos baseados em gravidade. A forma de fixação entre a cobertura (2) e as hastes (23) e (24) pode se dar por meio de grampeamento, presilhas, costura, ganchos, argolas, cordas elásticas, borrachas elásticas, botões e/ou ímãs ou outras maneiras de fixação.

Claims (10)

1. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, caracterizado por possuir uma cobertura (2), hastes verticais (6) e (7), tirante (8), estais (4) e (5) e ganchos (9) e (10).
2. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, caracterizado por ser modular, de modo a permitir a ampliação a área de sombra por meio da instalação de várias unidades adjacentes, sem criar divisão de ambientes.
3. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, caracterizado por ser capaz de oferecer uma relação de área de sombra por peso estrutural igual ou superior a 6 m2/kg.
4. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO caracterizado por possuir um par adicional de hastes verticais (23) e (24), inseridas na parte traseira do sistema, fixados às pontas traseiras da cobertura (2), de modo a garantir que o sistema possa manter a cobertura (2) estável em um plano aproximadamente horizontal em situações de vento insuficiente.
5. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado pelas hastes verticais (6), (7), (23) e (24) serem construídas de duas ou mais partes conectáveis, umas às outras por meio de encaixe, rosqueamento ou outras maneiras, resultando em uma haste maior com características equivalentes à haste inteiriça.
6. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela cobertura (2) ser constituída de um ou mais materiais leves, como tactel, kevlar, poliéster, cetim, plásticos, lonas ou similares.
7. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela cobertura (2) ter pelo menos uma de suas bordas laterais firmemente fixada a tirante (8), via de grampos, presilhas, costuras, ganchos, argolas, ou outras maneiras, de modo que não haja o seu franzimento e consequente redução da área sombreada.
8. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado pela fixação do tirante (8) às hastes verticais (6) e (7), em situações de baixa intensidade de vento, também às hastes (23) e (24), por formas de prendimento como o suporte (16), ou outras formas como amarração de corda, presilhas, correntes, furos ou sulcos nas hastes, ou similares, de modo a evitar o deslizamento vertical do tirante (8) ao longo das hastes (6) e (7).
9. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela cobertura (2), fixada ao tirante (8), o qual se fixa nas hastes verticais (6) e (7), apresenta-se suspensa, em posição aproximadamente paralela ao solo ou superfície de fixação, de modo a fornecer sombra e com a ação do vento, flamulando conforme a intensidade do vento.
10. SISTEMA MODULAR DE PROVIMENTO DE GRANDE ÁREA DE SOMBRA, DE BAIXO PESO E COM SUSTENTAÇÃO PROVIDA PELO VENTO, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado pelas hastes verticais (6) e (7), e ocasionalmente as hastes (23) e (24) em situações de baixa intensidade de vento, fixadas ao solo ou superfície de apoio verticalmente, possuírem reforços de fixação ao solo ou superfície de apoio por meio de estais (4), (5), (21) e (22) presos à parte superior e a ganchos (9), (10), (19) e (20) fixados no solo ou superfície de apoio, provendo estabilidade adicional ao invento.
BR202022010693-8U 2022-06-01 2022-06-01 Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento BR202022010693U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202022010693-8U BR202022010693U2 (pt) 2022-06-01 2022-06-01 Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202022010693-8U BR202022010693U2 (pt) 2022-06-01 2022-06-01 Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202022010693U2 true BR202022010693U2 (pt) 2023-12-12

Family

ID=89123144

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202022010693-8U BR202022010693U2 (pt) 2022-06-01 2022-06-01 Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202022010693U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5343887A (en) Self-erecting portable fabric structure
US6296002B1 (en) Lightweight collapsible enclosure
US4914768A (en) Portable shelter
US4285355A (en) Tent
US3619827A (en) Lightweight detachable tent-cot means
US20120291830A1 (en) Wind resistant canopy
US20160053508A1 (en) Tent structure or sun protection structure
US11156012B2 (en) Convertible hammock-shade tent
US4071917A (en) Hammock having canopy
US7841356B2 (en) Strut and arch structure for tent
US8720461B2 (en) Collapsible portable shelter
US4355650A (en) Portable shelter
US4506688A (en) Portable shelters
KR102353006B1 (ko) 단축된 해먹을 구비한 휴대용 셀프스탠딩 해먹 프레임 및 프레임 상에 단축된 해먹을 매다는 방법
US20220010580A1 (en) Convertible hammock-shade tent
US7987864B1 (en) Deployable structures and methods for assembling same
BR202022010693U2 (pt) Sistema modular de provimento de grande área de sombra, de baixo peso e com sustentação provida pelo vento
US20110030750A1 (en) Portable shelter having resiliently supported awning
WO2002004767A1 (en) Suspendible hammock tent
WO1984002065A1 (en) Tent
RU2618238C1 (ru) Палатка передвижная для подледного лова рыбы
US20240175288A1 (en) Convertible hammock-shade tent
US20150330098A1 (en) Portable tensegrity structure
US20200318783A1 (en) Removably attachable weather protection system
US20230009345A1 (en) A tent

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]