BR202020023783U2 - Disposição aplicada em urna digital - Google Patents

Disposição aplicada em urna digital Download PDF

Info

Publication number
BR202020023783U2
BR202020023783U2 BR202020023783-2U BR202020023783U BR202020023783U2 BR 202020023783 U2 BR202020023783 U2 BR 202020023783U2 BR 202020023783 U BR202020023783 U BR 202020023783U BR 202020023783 U2 BR202020023783 U2 BR 202020023783U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
equipment
voting
digital
votes
electronic
Prior art date
Application number
BR202020023783-2U
Other languages
English (en)
Inventor
Jorge Wilson Gonçalves Lessa
Rogério Valim Ferreira
Original Assignee
Jorge Wilson Gonçalves Lessa
Rogério Valim Ferreira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jorge Wilson Gonçalves Lessa, Rogério Valim Ferreira filed Critical Jorge Wilson Gonçalves Lessa
Priority to BR202020023783-2U priority Critical patent/BR202020023783U2/pt
Publication of BR202020023783U2 publication Critical patent/BR202020023783U2/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07CTIME OR ATTENDANCE REGISTERS; REGISTERING OR INDICATING THE WORKING OF MACHINES; GENERATING RANDOM NUMBERS; VOTING OR LOTTERY APPARATUS; ARRANGEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS FOR CHECKING NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE
    • G07C13/00Voting apparatus

Landscapes

  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)

Abstract

DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL. A presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos equipamentos eletrônicos e digitais para controle de votos em eleições e/ou plebiscitos, e refere-se mais especificamente a uma urna que auxilia o voto de forma simples e prática; o dispositivo se destaca por apresentar como característica predominante o fato do equipamento dispor de um dispositivo do tipo tablet com um sistema que realiza a apuração imediata dos votos, promovendo agilidade no resultado final. Além disso, é importante mencionar que a presente solução trará uma enorme economia aos seus usuários/compradores, tendo em vista que fazem uso de equipamentos muito mais baratos, seguros e facilmente disponíveis no mercado.

Description

DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos equipamentos eletrônicos e, refere-se a uma urna que auxilia o voto de forma simples e prática.
[002] O qual se destaca por apresentar como característica predominante o fato do equipamento dispor um sistema que realiza a apuração imediata dos votos, promovendo agilidade no resultado final.
[003] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um dispositivo especialmente projetado e desenvolvido com perfeição e eficiência, no intuito de oferecer praticidade e segurança aos usuários, e traz grandes vantagens em sua utilização.
[004] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar uma urna digital que preenche todos os requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congêneres, que em relação ao que se apresenta no mercado atual, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado setorial.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[005] Urna eletrônica ou máquina de votação é a combinação de equipamentos mecânicos, eletromecânico ou eletrônico (incluindo software, firmware e documentação necessária para controle do programa e apoiar equipamento), que é usado para definir escrutínios; expressos e contagem de votos; para relatar ou exibir resultados eleitorais; e para manter e produzir qualquer informação de trilha de auditoria. As primeiras máquinas de votação foram mecânicas, mas é cada vez mais comum o uso de máquinas de votação eletrônicas.
[006] Um sistema de votação inclui a práticas e a documentação associada, usado para identificar versões desses componentes e componentes do sistema; para testar o sistema durante o seu desenvolvimento e manutenção; manter registos de erros do sistema ou defeitos; para determinar alterações específicas feitas após a certificação inicial; e disponibilizar qualquer material para o eleitor (tais como anúncios, instruções, formulários ou cédulas de papel).
[007] Em 2006, a invenção da urna eletrônica foi escolhida como um dos 40 fatos ligados à software e hardware que mudaram rumos nos últimos 40 anos pela "SUCESU 40 ANOS", promovido pela SUCESU - Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações - por ter tornado as eleições "mais ágeis, rápidas" e a apuração "transparente e segura".
[008] O primeiro modelo ou primeira geração de máquinas eletrônicas de votar tem por característica a desmaterialização do voto e sua gravação em meio digital eletrônico para posterior apuração. Por isso, na literatura internacional, são denominadas por máquinas DRE. Devido a essa característica, são equipamentos eleitorais cuja confiabilidade do resultado apurado é diretamente dependente da confiabilidade técnica do próprio software neles instalado.
[009] A dificuldade para se determinar, na prática, a confiabilidade técnica do software instalado em milhares de equipamentos no dia da eleição, levou ao surgimento de uma segunda leva ou segunda geração de máquinas de votar, que passaram a adotar o "Princípio da Independência do Software em Sistemas Eleitorais".
[010] A principal característica dessas máquinas de votar de segunda geração é que registram o voto em duas vias independentes - uma virtual/digital e outra material/em papel - para que se possa fazer uma auditoria do resultado por meio independente do software do equipamento. Equipamentos eleitorais com IVVR ou VVPAT podem ser implementados por digitalização do voto escrito pelo eleitor (voto escaneado) ou por impressão do voto em máquinas DRE (voto impresso conferível pelo eleitor).
[011] Em novembro de 2009, este novo modelo, ou terceira geração de máquinas de votar, é caracterizada pelo uso de voto escaneado e criptografado com recursos técnicos tais que permite ao próprio eleitor acompanhar e conferir a correta apuração do seu voto, independentemente de confiar no software, mas sem que possa revelar o próprio voto para terceiros.
ESTADO DA TÉCNICA
[012] As urnas existentes no mercado, apesar de exercerem sua função, necessitam de um procedimento extenso e burocrático para transmitir os dados e contabiliza-los, para enfim sair um resultado final.
[013] Visando à colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada uma pesquisa de anterioridades no banco de dados especializado e nele foram encontrados os seguintes processos:
[014] MU 8202097-3 - "FACILITADOR DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA". Refere-se a presente Patente a uma cartela, confeccionada em cartolina, matéria plástica, alumínio ou outro material que serve para emprego na votação em urnas eletrônicas, capaz de manifestar o desejo do eleitor especialmente aqueles portadores de determinadas deficiências ligadas a memória e para os de menor formação do abecedário. A Cartela, que se apresenta com o número do candidato ou sinal desejado no plebiscito, pela visualização, somente, do número ou sinal pretendido e das teclas desejadas na navegação do pleito. Tal situação é possível pela confecção da cartela já com a indicação desejada ou pela retirada, nos picotes, serrilhas ou perfurações dos números e sinais constantes no modelo de teclado da urna eletrônica - objeto da cartela e a sua aposição no teclado, deixando transparecer apenas as teclas pretendidas, e o eleitor terá, apenas, que aperta-las (as teclas) e concluir a votação.
[015] PI 9601961-1 - "Equipamento para votação eletrônica", especialmente de um equipamento composto por um coletor eletrônico de voto (2), contendo telcado e um display alfanumérico, ao qual será concetado um microterminal (1) que permite ao presidente da mesa realizar todas as operações de controle do processo de votação; referido coletor eletrônico de voto tendo acoplada na saída da impressora uma urna descartável, onde os votos são recolhidos; com este equipamento, a votação torna-se eletrônica, com o objetivo de reduzir a fraude eleitoral e agilizar o processo global de votação e apuração; sendo o presente equipamento dotado, ainda, de uma lógica eletrônica especialmente desenvolvida para o aplicativo em questão.
[016] PI 9503668-7 - "EQUIPAMENTO PARA VOTAÇÃO E APURAÇÃO DE VOTOS". Que utiliza a tecnologia da informática para a criação de uma unidade de votação e apuração eletrônica dos votos, qualquer que seja o tipo de eleição, possibilitando a alimentação da relação de cargos em disputa, candidatos registrados, seus números e partidos a que pertencem e, ao eleitor, o registro de seu voto aos candidatos de sua escolha; a impressão do número deles em cédula de papel, segundo o modelo aprovado; a apuração; a emissão automática do "Boletim de Urna" e a captura, por microcomputador, para a totalização, dos dados alimentados, caracterizado por ser um equipamento que tem preferentemente a forma trapezoidal, possuindo 10 (dez) teclas numéricas de 0 (zero) a 9 (nove), 1 (uma) tecla com a inscrição CANCELA, ou NÃO, 1 (uma) tecla com a inscrição CONFIRMA, ou SIM, 1 (uma) tecla com a inscrição BRANCO. É dotado de um display de crital líquido com 40 (quarenta) colunas e 4 (quatro) linhas, uma impressora matricial, uma Urna acoplada para recolhimento automático dos votos e um controle remoto para habilitação do equipamento a ser usado pelo eleitor. O equipamento oferece total sigilo e inviolabilidade dos registros acumulados, os quais permanecerão residentes, em memória não volátil, até que comando específico, mediante senha, nele digitado. A cada voto confirmado, haverá gravação de uma log respectiva, possibilitando auditoria futura no sistema ou no equipamento. Todos os dados para armazenamento serão criptografados, tando no equipamento que se patenteia, como na transmissão.
[017] Os documentos acima relacionados, apesar de pertencerem ao mesmo campo técnico, não apresentam as mesmas características técnicas do equipamento ora aperfeiçoado, portanto, o mesmo atende aos requisitos legais de patenteabilidade exigidos.
BREVE DESCRITIVO DA INVENÇÃO
[018] Levando em conta o problema apresentado no estado da técnica, o inventor, com notório conhecimento setorial, criou e desenvolveu a referida "DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL" que visa registar o voto de forma simples, rápida e prática. O grande diferencial desta solução reside no fato de seu sistema ter a possibilidade de realizar a apuração imediata dos votos, permitindo uma agilidade no resultado.
[019] É de se compreender que o presente dispositivo em questão é simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade industrial, logo, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, incorporando um equipamento inovador que possibilita minimizar os inconvenientes que podem ocorrer.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[020] No intuito de ilustrar e esclarecer as características do presente invento segundo uma forma básica e preferida de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência aos desenhos ilustrativos anexos, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo, e nos quais vê-se:
A Fig. 1 ilustra uma vista em perspectiva da urna digital; A Fig. 2 mostra uma vista frontal do tablet; e
A Fig. 3 exibe a vista frontal do tablet com as funções do sistema.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[021] De conformidade com o quanto revela-se através dos parágrafos acima, a "DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL", concebe uma urna (1), composta por um tablet (2) que realiza a identificação biométrica do usuário ou via código QR, por intermédio de um sistema integrado (3), que apresenta as opções e comandos ao usuário.
[022] O tablet (2) é fixo por um suporte (4) em cima de uma caixa (5) que dispõe em sua parte frontal uma porta (6). A solução possui uma fechadura (7) contida no centro da porta (6), para proteger os papeis (8) com os votos impressos por uma pequena impressora (9). Papeis (8), que após a impressão são depositados na caixa (5) pelas frestas (10) contidas na porta (6).
[023] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.
[024] Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma concepção completamente inovadora que apresenta, conforme se pode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas, características técnicas construtivas e funcionais inéditas.
[025] Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL", reúne condições necessárias para merecer a patente de modelo de utilidade.

Claims (1)

  1. "DISPOSIÇÃO APLICADA EM URNA DIGITAL", concebe uma urna (1), papeis (8), uma pequena impressora (9), caracterizado por conter um tablet (2) com um sistema integrado (3) e suporte (4) em cima de uma caixa (5), uma porta (6), uma fechadura (7), e frestas (10).
BR202020023783-2U 2020-11-23 2020-11-23 Disposição aplicada em urna digital BR202020023783U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020023783-2U BR202020023783U2 (pt) 2020-11-23 2020-11-23 Disposição aplicada em urna digital

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020023783-2U BR202020023783U2 (pt) 2020-11-23 2020-11-23 Disposição aplicada em urna digital

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020023783U2 true BR202020023783U2 (pt) 2022-08-09

Family

ID=83394817

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020023783-2U BR202020023783U2 (pt) 2020-11-23 2020-11-23 Disposição aplicada em urna digital

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020023783U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20060169778A1 (en) Electronic voting apparatus, system and method
US20020077886A1 (en) Electronic voting apparatus, system and method
US6799723B2 (en) Automated voting system
US7422151B2 (en) Systems and methods for providing security in a voting machine
US8660889B2 (en) Electronic voting terminal and voting system
US8074883B2 (en) Touch screen input and identity verification transaction processing system
US7306148B1 (en) Advanced voting system and method
US20090230192A1 (en) Voting system
WO1999052058A1 (fr) Procede et dispositif servant a identifier les personnes ayant qualite d'electeurs
EP1941467B1 (en) Secure voting system
EP1344166A2 (en) Electronic voting apparatus, system and method
US20080277470A1 (en) Voting authentication and administration
KR100537564B1 (ko) 전자투개표 및 전자선거시스템
KR100643182B1 (ko) 인터넷을 이용한 전자투표시스템
US20220406115A1 (en) Eis method
Jones The evaluation of voting technology
US20090283597A1 (en) Electronic Voting Device, and Corresponding Method and Computer Program Product
BR202020023783U2 (pt) Disposição aplicada em urna digital
US9563862B2 (en) Method for separating private data from public data in a database
Annadate et al. Online voting system using biometric verification
KR20060083454A (ko) 전자투개표 및 전자선거시스템
Chandio et al. E-Vote System Design and Implementations
BR102013018558A2 (pt) Equipamento de impressão e coleta de cédulas de segurança do voto e equipamento de auditoria e apuração de votos impressos em cédulas de segurança, para modelo de votação mecatrônica
de los Santos et al. e-voting kiosk: A Network Architecture School-based Registration and Voting System
Nikam et al. A critical study of electronic voting machine evm utilization in election procedure

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]