BR202020016686U2 - Aparato purificador de água para piscinas - Google Patents

Aparato purificador de água para piscinas Download PDF

Info

Publication number
BR202020016686U2
BR202020016686U2 BR202020016686-2U BR202020016686U BR202020016686U2 BR 202020016686 U2 BR202020016686 U2 BR 202020016686U2 BR 202020016686 U BR202020016686 U BR 202020016686U BR 202020016686 U2 BR202020016686 U2 BR 202020016686U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
copper
swimming pools
water purifier
treatment
Prior art date
Application number
BR202020016686-2U
Other languages
English (en)
Inventor
Charles Constantino Barreto
Walas De Melo Vieira
Original Assignee
Charles Constantino Barreto
Walas De Melo Vieira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Charles Constantino Barreto, Walas De Melo Vieira filed Critical Charles Constantino Barreto
Priority to BR202020016686-2U priority Critical patent/BR202020016686U2/pt
Publication of BR202020016686U2 publication Critical patent/BR202020016686U2/pt

Links

Images

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/50Treatment of water, waste water, or sewage by addition or application of a germicide or by oligodynamic treatment
    • C02F1/505Treatment of water, waste water, or sewage by addition or application of a germicide or by oligodynamic treatment by oligodynamic treatment

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Water Treatment By Electricity Or Magnetism (AREA)
  • Treatment Of Water By Oxidation Or Reduction (AREA)

Abstract

aparato purificador de água para piscinas. a presente tecnologia, que se insere no campo técnico de dispositivos para tratamento de água por desinfecção eletroquímica, se configura como um equipamento emissor de íons de cobre para tratamento de água, especialmente para piscinas. o aparato possui duas hastes de cobre (2) fixadas em um envoltório polimérico (1), que durante a recirculação da água libera os cátions metálicos para eliminar algas, bactérias, e fungos. o resultado é uma água mais limpa, natural e saudável. esse tratamento mantém ainda o residual ativo, que protege a água da piscina de contaminação e controla o seu ph.

Description

APARATO PURIFICADOR DE ÁGUA PARA PISCINAS
[001] Refere-se o presente modelo de utilidade a um equipamento emissor de íons de cobre para tratamento de água, especialmente para piscinas. Inserido no campo técnico de dispositivos para tratamento de água por desinfecção eletroquímica, o aparato possui duas hastes de cobre (2) que durante a recirculação da água libera os cátions metálicos para eliminar algas, bactérias e fungos. O resultado é uma água mais limpa, natural e saudável.
Descrição do estado da técnica:
[002] O cobre é um componente natural do ambiente aquático e pode ser encontrado nas formas particulada, coloidal e dissolvido. Entre as fontes naturais de cobre encontram-se o intemperismo e as atividades vulcânicas. Como fontes antropogênicas destacam-se a mineração, atividades de fundição e a incineração. Além disso, o cobre é amplamente utilizado em formulações de fungicidas, bactericidas, algicidas e fertilizantes.
[003] Esta ação algicida do cobre é bastante conhecida e utilizada, principalmente no tratamento de piscinas de lazer e na purificação da água fornecida nas cidades. Os sais de cobre, principalmente o sulfato de cobre (CuSO4), também possuem propriedades algicidas, sendo comumente utilizados em piscinas, agricultura e até jardinagem. O cobre pode ser tóxico para diversos micro-organismos, mesmo em baixas concentrações. Ele consegue danificar o metabolismo dos fungos, impedindo-os de se reproduzirem, e eliminando os já presentes.
[004] Porém, no organismo humano adulto, o cobre é inofensivo nas dosagens aplicadas até 0.7 mg/l, podendo ser encontrados concentrações de até 80 mg/l de cobre, sem prejuízo à saúde, sendo este um elemento essencial para a formação de hemoglobinas na hemácia. Portanto, a água que contém esta quantidade do elemento pode trazer efeitos benéficos ao usuário.
[005] Entretanto, atualmente, é utilizado quase somente produtos químicos à base de cloro e seus compostos para o tratamento da água que bebemos, que empregamos no preparo de alimentos e no banho, principalmente em piscinas de lazer, com efeitos colaterais à saúde bastante controversos.
[006] Buscando alternativas ao uso do cloro, centenas de dispositivos que empregam ozônio ou luz ultravioleta já são produzidos e estão no mercado. Surgiram, também, aparelhos que provocam a liberação de íons de cobre, prata e zinco através de eletrólise, alimentados por uma fonte de energia elétrica. Ainda sim os compostos derivados do cloro são amplamente empregados no tratamento de água, especialmente de piscinas.
[007] Isto pode ser explicado pelos custos de investimentos envolvidos, a eletrólise do sal, como CuSO4 e a ionização eletrolítica de cobre ou prata apresentam, em geral, o dobro dos valores quando se utiliza a adição de cloro. A radiação ultravioleta e ozonização podem chegar a ser nove vezes mais caras. Porém, os processos de tratamento não devem ser apenas adotados por critérios assentes na tradição ou na facilidade de obtenção e montagem de equipamentos, mas sim buscando soluções para os fatores microbiológicos da água das piscinas, atendendo aos critérios gerais e normas estabelecidas, garantindo a qualidade da água.
[008] Além dos produtos já encontrados no mercado, foi possível encontrar também, diversos pedidos de patentes que propõe dispositivos e soluções para tratamento de água, como pode ser observado abaixo.
[009] US4713170A divulga um aparelho para purificar a água da piscina e inibir o crescimento de algas, nela inclui um encaixe de tubo oco substancialmente em forma de T, com a primeira e a segunda aberturas opostas e uma abertura central. A primeira abertura é para receber um fluxo de água e a segunda abertura é para descarregar o fluxo de água. Um acessório de pressão é acoplado e sela a abertura central por uma conexão a parafuso. Um ânodo elétrico, com forma cilíndrica e consistindo essencialmente em cobre, tem um primeiro eixo principal ao longo do comprimento da forma cilíndrica e é acoplado ao acessório de pressão.
[0010] PI 0925285-1 revela um purificador para ser utilizado em dutos de água corrente de alta ou baixa pressão, através da liberação de íons de metais como cobre e prata pela cavitação mecânica da água.
[0011] DE10055722A1 refere-se a um arranjo de eletrodos e um método para a desinfecção da água, em particular a água da piscina, em que os eletrodos são imersos na água e uma corrente elétrica direta é aplicada aos eletrodos, a polaridade da corrente direta aplicada sendo alterada em determinados intervalos de tempo. A invenção é caracterizada pelo fato de que são fornecidos pelo menos 3 eletrodos, dos quais pelo menos um eletrodo consiste em uma liga de prata-cobre e pelo menos 2 eletrodos de aço inoxidável, estando os eletrodos de aço inoxidável dispostos em torno do eletrodo de prata-cobre.
[0012] US6287450B1 fornece um sistema e método de purificação de água adequados para uso em piscinas, spas, banheiras de hidromassagem, tanques de armazenamento de água, poços e torres de resfriamento de água. Emprega uma célula galvânica com um ânodo de prata, cobre ou zinco conectado eletricamente a um cátodo feito de um metal maior potencial eletroquímico, normalmente um metal do grupo da platina e preferencialmente paládio. Uma célula galvânica de algumas dezenas de centímetros quadrados de tamanho e algumas centenas de gramas de peso libera íons de prata ou cobre suficientes para tratar um corpo de água de vários milhares de litros, como uma piscina, pois normalmente está sob contaminação normal, alguns meses até o ânodo ser consumido. Os íons de cobre e/ou prata liberados da célula galvânica suprimem o crescimento de bactérias, fungos e/ou algas, reduzindo assim significativamente a quantidade de cloro, bromo ou outros produtos químicos necessários para manter a qualidade da água.
Análise do Estado da técnica:
[0013] Os ionizadores descritos são dispositivos eletrônicos para tratamento de água que utilizam outros metais além do cobre, principalmente a prata e o zinco, que apresentam as características algicidas e fungicidas necessárias. Cada tecnologia apresenta uma forma de liberação de cátions e disposição construtiva distintas do presente pedido de patente.
[0014] Com o intuito de desenvolver uma nova configuração construtiva em aparelhos ionizadores de cobre, tornando seu uso mais simples e eficiente e ao mesmo tempo mantendo sua ação algicida e bactericida, a presente solução foi criada. O dispositivo preserva as características físico-químicas e as condições de higienização da água, especialmente de piscinas. Suas funcionalidades pode ser melhor compreendida pela seguinte descrição detalhada em consonância com as figuras em anexo, onde:
[0015] A figura 1 representa a vista frontal do dispositivo, evidenciando suas duas hastes de cobre (2), um envoltório polimérico (1), parafusos (3), porcas (4) e arruelas (5 e 6) para fixação das hastes (2) no envoltório (1).
A figura 2 retrata uma vista expandida do detalhe (Z), a fim de tornar mais clara o modo de fixação dos componentes.
Descrição detalhada da invenção:
[0016] O aparato purificador de água de piscinas, objeto desta patente, é um equipamento para tratamento da água que emite íons de cobre. Durante a recirculação da água os íons são produzidos e lançados na água para eliminar algas, bactérias e fungos. O resultado é uma água mais limpa, natural e saudável. Esse tratamento mantém o residual ativo, que protege a água da piscina de contaminação e controla o seu pH.
[0017] O equipamento, em sua configuração principal, possui uma carcaça polimérica (1) no qual são fixadas duas hastes de cobre (2) por meio de parafusos (3), porcas (4) e arruelas (5 e 6), não se limitando aos mesmos.
[0018] O dispositivo dever ser colocado na piscina com as hastes de cobre (2) voltadas para água, conectada a uma fonte de dois amperes, depois da instalação do equipamento, deve se manter o mesmo dentro da piscina por aproximadamente dez dias consecutivos, após esse período deve se respeitar o intervalo de cinco dias, intercalando assim o tempo de uso dentro e fora da piscina, evitando dessa forma a oxidação precoce das hastes de cobre (2).
[0019] A limpeza das hastes (2) deve ser realizada apenas com uso de esponja dupla-face ou esponja de lã de aço, podendo usar ainda água e sabão neutro com o auxílio de escova com cédulas macias, a fim de aumentar sua vida útil.
[0020] As principais vantagens da utilização do produto consistem em: proporciona água fresca e límpida, desinfetar a água de maneira eficiente e segura, proteger a piscina contra agentes patogênicos, eliminar a formação de fungos, bactérias e algas e tornar possível a redução de cloro e outros produtos químicos em até 100%.

Claims (2)

  1. APARATO PURIFICADOR DE ÁGUA PARA PISCINAS, emissor de íons de cobre produzidos e lançados durante a recirculação da água para eliminar algas, bactérias e fungos, caracterizado por possuir duas hastes de cobre (2), um envoltório polimérico (1), parafusos (3), porcas (4) e arruelas (5 e 6) para fixação das hastes (2) no envoltório (1), não se limitando aos mesmos.
  2. APARATO PURIFICADOR DE ÁGUA PARA PISCINAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por manter o residual ativo da piscina, protegendo a água de contaminação e controlando o seu pH.
BR202020016686-2U 2020-08-15 2020-08-15 Aparato purificador de água para piscinas BR202020016686U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020016686-2U BR202020016686U2 (pt) 2020-08-15 2020-08-15 Aparato purificador de água para piscinas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020016686-2U BR202020016686U2 (pt) 2020-08-15 2020-08-15 Aparato purificador de água para piscinas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020016686U2 true BR202020016686U2 (pt) 2022-03-03

Family

ID=80855863

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020016686-2U BR202020016686U2 (pt) 2020-08-15 2020-08-15 Aparato purificador de água para piscinas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020016686U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6761827B2 (en) Method and apparatus for purifying water
US6287450B1 (en) Apparatus and method for purifying water with an immersed galvanic cell
ES2385519T3 (es) Uso de agua tratada electroquímicamente como agente desinfectante
US7575691B2 (en) Method for cleaning contained bodies of water
JP2001276828A (ja) 水の電解消毒方法及び電解消毒装置
RU2602110C2 (ru) Способ и устройство для очистки воды
EP2192929A1 (de) Desinfektion mit hochdruckreiniger und hydrolysiertem wasser
JPWO2006041001A1 (ja) 中性電解水、中性電解水の製造方法及び中性電解水の製造装置
Martı́nez et al. Electrolytically generated silver and copper ions to treat cooling water: an environmentally friendly novel alternative
US20140302168A1 (en) Microbiocidal Solution with Ozone and Methods
Farah et al. Electrolyzed water generated on-site as a promising disinfectant in the dental office during the COVID-19 pandemic
KR100789325B1 (ko) 차아염소산의 성분비가 높은 살균수의 제조 장치
KR101229740B1 (ko) 실시간 살균 소독 장치 및 이를 이용한 실시간 살균 소독 방법
KR101694380B1 (ko) 전해환원수 생성 장치
BR202020016686U2 (pt) Aparato purificador de água para piscinas
JP3363248B2 (ja) 殺菌水、その製造法及び製造装置
JP3533213B1 (ja) 水殺菌装置および水殺菌方法
JP3918133B2 (ja) 用水の浄化方法及び浄化装置
RU2414912C1 (ru) Дезинфицирующий водный раствор (варианты)
JP3992198B2 (ja) 二酸化塩素を主成分とする新規殺菌剤組成による浴用水の除菌・殺菌
JP3068364U (ja) 金属イオン及び塩素による液体の殺菌殺藻装置
KR20190005554A (ko) 아연전극을 이용한 저농도 과산화수소 수용액에 의한 살균 및 탈취장치
JPH02227182A (ja) 水殺菌装置
WO2020019047A1 (pt) Tecnologia de produção de agente desinfectante para neutralização de vírus, bactérias e demais microrganismos
JP3068363U (ja) 金属イオン及び塩素による液体の殺菌殺藻装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2748 DE 05-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.