BR202020013388U2 - Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva - Google Patents

Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva Download PDF

Info

Publication number
BR202020013388U2
BR202020013388U2 BR202020013388-3U BR202020013388U BR202020013388U2 BR 202020013388 U2 BR202020013388 U2 BR 202020013388U2 BR 202020013388 U BR202020013388 U BR 202020013388U BR 202020013388 U2 BR202020013388 U2 BR 202020013388U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
invasive ventilation
connections
configurable
configurable valve
Prior art date
Application number
BR202020013388-3U
Other languages
English (en)
Inventor
Andreia Rosane De Moura Valim
Dulciane Nunes Paiva
Carlos Fernando Drumond Dornelles
Andrea Lucia Gonçalves Da Silva
Rafael Kirst
Litiele Evelin Wagner
Jeferson Luis Henz Ritter
Luiz Antonio Barbieri
Original Assignee
Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul
Owntec Soluções Em Engenharia Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, Owntec Soluções Em Engenharia Ltda filed Critical Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul
Priority to BR202020013388-3U priority Critical patent/BR202020013388U2/pt
Publication of BR202020013388U2 publication Critical patent/BR202020013388U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Respiratory Apparatuses And Protective Means (AREA)

Abstract

válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva. a presente invenção pertence ao campo dos cuidados dedicados à saúde humana, em especial, a que se refere a equipamentos de cuidados e apoio ao sistema respiratório humano. trata-se de uma válvula composta cuja configuração permite o seu uso no modelo unidirecional ou bidirecional, a qual contém um corpo central, composto por conexões laterais, um flange roscado desmontável, vedação e diafragma, de forma a permitir ajustes nas conexões lateral e frontal, abrangendo todas as dimensões de traqueias e conexões usualmente utilizadas no suporte respiratório.

Description

VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA Campo da invenção
[001] A invenção, objeto do presente relatório descritivo, encontra-se vinculada aos cuidados dedicados à saúde humana, em especial, a que se refere a equipamentos de cuidados e apoio ao sistema respiratório humano.
Fundamentos da invenção
[002] A necessidade de aumentar a capacidade de atendimento a pacientes com indispensabilidade de apoio de equipamentos para ventilação não-invasiva e a busca pelo aumento e/ou melhora dos equipamentos disponíveis, fundamentou o desenvolvimento da presente invenção.
[003] Existem diversos equipamentos no mercado para uso no auxílio a pacientes que necessitam de suporte ventilatório não-invasivo. Estes equipamentos, de modo geral, se caracterizam pelo uso de máscaras “full face” (ou facial total), máscara nasal ou oronasal, que tem como finalidade proporcionar um maior conforto ao paciente durante o seu uso prolongado, no entanto, tais dispositivos apresentam um elevado custo para aquisição.
[004] Tais máscaras, comercializadas para ventilação não-invasiva, usualmente apresentam válvulas expiratórias na sua composição, as quais, por sua natureza não se adaptam às máscaras de mergulho, nem são compatíveis com ventiladores mecânicos microprocessados, caso em que devem ser substituídas por outro modelo de encaixe.
[005] As máscaras faciais de ventilação não-invasiva comercialmente disponíveis possibilitam elevada aerossolização, quando conectadas a ventiladores portáteis de ramo único, como os que oferta as modalidades ventilatórias de Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP - Continuous Positive Airway Pressure) e de Pressão Positiva em Dois Níveis nas Vias Aéreas (BIPAP - Bilevel Positive Airway Pressure), aumentando o risco de contaminação ambiental por vírus ou outros patógenos.
[006] A máscara divulgada como “Easy Covid-19”, da empresa italiana Isinnova, propõe uma solução similar ao presente invento, porém possui problemas técnicos como o fato de manter o fluxo de ar contínuo em contato com os olhos do paciente, podendo gerar desconforto e ressecamento acentuado das mucosas dos olhos e das vias aéreas superiores. A referida máscara não possui conexões para entrada de oxigênio ou manômetros, sendo necessária a desconexão das peças ligadas à máscara para proceder a oxigenoterapia e elevar a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial. Ainda, o modelo italiano não permite a adaptação de nebulizador para introdução de medicamentos aerossolizados, sendo inclusive contraindicada nestes casos devido a redução da eficiência e permeação de aerossóis em toda a máscara.
[007] Outras válvulas utilizadas em atendimento a pacientes em condições de serem submetidos à ventilação não-invasiva, como as válvulas de tipo unidirecional, não possuem conexões para adição de oxigênio ou para medida da pressão ofertada ao usuário por meio de manômetros e/ou outros medidores de pressão, limitando a sua usabilidade e os equipamentos nos quais podem ser utilizadas.
[008] As máscara “full face” (ou facial total), máscara nasal ou oronasal, além do elevado custo, possibilitam a saída do fluxo expirado para o ar ambiente, ocasionado elevada aerossolização.
[009] A necessidade de uma resposta rápida e a ampliação de atendimentos de usuários com indicação de suporte ventilatório, motivados pela pandemia da Covid-19, motivaram o desenvolvimento do presente invento.
Breve descrição dos desenhos
[0010] Tendo em vista os problemas apresentados e objetivando aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes com indicação de suporte ventilatório não-invasivo, desenvolveu-se a presente válvula, cuja construção, aplicação, funcionamento e vantagens são descritas, com base nos anexos, os quais representam:
A Figura 1 ilustra a aplicação da válvula na máscara em uso pelo paciente.
A Figura 2 apresenta o detalhamento da válvula.
A Figura 3 apresenta a variação construtiva com configuração lateral e frontal de tipo 1.
A Figura 4 apresenta a variação construtiva do objeto com configuração lateral e frontal de tipo 2.
A Figura 5 apresenta a variação construtiva do objeto com configuração lateral e frontal de tipo 3.
Descrição da invenção
[0011] Observou-se que a estrutura das máscaras de mergulho, em especial aquelas cujo modelo seja idêntico ou se assemelham à Easybreath® possibilitam uma adequada interface de ventilação não-invasiva para o tratamento de pacientes com disfunções respiratórias. Assim, foi observada a necessidade de criação de dispositivos que permitissem a utilização da máscara de mergulho, adaptada tanto à ventiladores portáteis quanto à ventiladores mecânicos convencionais, possibilitando uma adequada vedação para instituição do suporte ventilatório nas modalidades CPAP ou BiPAP.
[0012] A invenção foi desenvolvida a fim de propor uma solução imediata com condições de aumentar e/ou melhorar a disponibilidade de equipamentos em hospitais diante da pandemia da COVID-19, em que o sintoma mais grave a ser tratado exige suporte ventilatório imediato.
[0013] A válvula desenvolvida é do tipo unidirecional composta, permitindo sua utilização em três (03) configurações distintas. Em todas as configurações a válvula é composta por um flange roscado desmontável, vedação e válvula unidirecional ou bidirecional, permitindo ajuste nas conexões lateral e frontal, de forma a abranger todas as dimensões de traqueias e conexões usualmente utilizadas no suporte ventilatório não-invasivo.
[0014] A utilização da válvula apresenta inúmeras vantagens, dentre as quais destaca-se o fato de ser desmontável e de ser produzida em materiais tais como inox ou nylon, permitindo uma fácil esterilização e o reuso da mesma. Foi desenvolvida com conexões de diferentes diâmetros destinada a oferta de oxigênio, a adaptação de nebulizador para administração de medicamentos e a adaptação de manômetro para aferição da pressão que está sendo ofertada, por exemplo.
[0015] O uso da válvula, associado à máscara de mergulho, permite isolar os olhos do paciente da ação do fluxo aéreo inspirado advindo do ventilador mecânico, evitando efeitos adversos.
[0016] A válvula é composta por um corpo central (1), onde são montadas as conexões laterais (2) através de prensas e com interferência, de forma a garantir a vedação total. No rebaixo é inserido um anel de vedação do tipo o’ring (4) para efetuar a vedação na interface flange/máscara. Esse conjunto é fixado na máscara através do flange roscado (3) que é introduzido através da parte interna da máscara. Após a fixação deve-se realizar o encaixe do diafragma (5) no próprio flange, igualmente no lado interno da máscara, conforme pode ser observado na Figura 2.
[0017] Uma das vantagens apresentadas pelo presente invento é que o uso da válvula, quando é requerida o uso da máscara de mergulho adaptada ao ventilador portátil, requer a adaptação do diafragma e não permite a reinalação de CO2.
[0018] Além disso, o uso da válvula evita maior aerossolização de agentes patogênicos para o meio ambiente ao se ter adaptado à mesma um filtro bacteriano ou viral de alta eficiência.
[0019] Objetivando reduzir o risco de intubação orotraqueal e o agravamento da insuficiência respiratória aguda, o uso da válvula adaptada à máscara de mergulho pode tornar o emprego da ventilação não-invasiva, nas modalidades ventilatórias CPAP ou BiPAP, mais eficiente por possibilitar associar a oferta de oxigênio e de terapêutica inalatória por nebulizador bem como a adaptação de manômetro para aferição da pressão ofertada, o que confere maior segurança ao paciente e à equipe assistencial.
Exemplos de concretizações da invenção
[0020] A válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva é considerada do tipo unidirecional composta, pois devido a sua configuração permite ao usuário que opte pelo seu ajuste para uso como válvula unidirecional, ou ainda, como válvula bidirecional, de acordo com o equipamento no qual será conectada.
[0021] O uso da válvula mostra-se eficiente, pois atenua a ação do fluxo aéreo sobre a mucosa dos olhos, reduzindo o risco de ocorrência de efeitos adversos como o ressecamento dos olhos, a ocorrência de conjuntivites ou outras lesões oculares.
[0022] Destaca-se ainda que o uso da válvula permite a utilização do diafragma para casos onde é utilizado o ventilador portátil com ramo único, ou ainda a sua retirada quando do uso do ventilador mecânico tradicional.
[0023] Por fim, o uso da válvula possibilita a adaptação de nebulização ou de oxigenoterapia, possibilitando maior diversificação do arsenal terapêutico a ser empregue ao paciente.

Claims (7)

  1. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, caracterizada por possuir um corpo central, conexões laterais, um anel de vedação, um flange roscado e um diafragma.
  2. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser uma válvula composta, permitindo sua configuração em três (03) apresentações distintas, podendo ser ajustada para trabalhar como uma válvula de tipo unidirecional ou bidirecional.
  3. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela presença de um corpo central com a presença de uma ou duas conexões laterais e uma conexão frontal, contendo um flange roscado e um diafragma.
  4. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por possuir conexões com diâmetros entre 5mm e 25mm, preferencialmente a 8mm e 22mm.
  5. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela configuração de duas saídas laterais de 8mm e uma saída frontal de 22mm.
  6. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela configuração de uma saída lateral de 8mm, uma saída lateral de 22mm, e uma saída frontal de 8mm;
  7. VÁLVULA CONFIGURÁVEL PARA USO EM VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela configuração de uma saída lateral de 22mm e uma saída frontal de 8mm.
BR202020013388-3U 2020-06-30 2020-06-30 Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva BR202020013388U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020013388-3U BR202020013388U2 (pt) 2020-06-30 2020-06-30 Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202020013388-3U BR202020013388U2 (pt) 2020-06-30 2020-06-30 Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202020013388U2 true BR202020013388U2 (pt) 2022-01-11

Family

ID=80053526

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202020013388-3U BR202020013388U2 (pt) 2020-06-30 2020-06-30 Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202020013388U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Brill How to avoid interface problems in acute noninvasive ventilation
US20140158133A1 (en) Nasal Venti System
JP6195914B2 (ja) 小児用の全面フェイスマスク
US20080283051A1 (en) Lung therapy device
US12109362B1 (en) Nasal breathing and ventilation device
CN106029145A (zh) 喉罩
CN112263761A (zh) 一种麻醉科用多功能吸入式全身麻醉装置
CN106668997A (zh) 一种呼吸内科用氧气供应装置
CN204106789U (zh) 麻醉手术用防倒吸式通气口鼻面罩
BR202020013388U2 (pt) Válvula configurável para uso em ventilação não-invasiva
TWI770942B (zh) 呼吸支持的方法及相關裝置
RU2729943C1 (ru) Аппарат и способ ингаляционной анестезии
US20200038619A1 (en) Patient valve for ventilating a patient with a ventilator
CN221731968U (zh) 一种用于治疗气切患者的呼吸装置
CN215135440U (zh) 一种基于救护车治疗用的airvo2呼吸湿化治疗仪
CN211301614U (zh) 一种盖帽式双腔管接头
CN214485247U (zh) 防护性呼吸回路接头
Stieglitz Noninvasive Mechanical Ventilation in Anesthesiology and Perioperative Medicine (Equipment, Interface Circuit and Exhalation Ports)
Turnbull High-flow humidified oxygen therapy used to alleviate respiratory distress
Klein et al. Helmet noninvasive ventilation for weaning from mechanical ventilation
Miller Oxygen administration: what is the best choice
CN212914150U (zh) 一种心内科心衰病人临床用防堵吸氧管
CN211536055U (zh) 一种吸入式麻醉装置
BR102021016551B1 (pt) Máscara facial total para suporte respiratório não invasivo com pressão positiva
Kim et al. Difficult tracheostomy tube placement to neck breather with chronic stenosis after total laryngectomy

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]