BR202020001971U2 - Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio - Google Patents
Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio Download PDFInfo
- Publication number
- BR202020001971U2 BR202020001971U2 BR202020001971-1U BR202020001971U BR202020001971U2 BR 202020001971 U2 BR202020001971 U2 BR 202020001971U2 BR 202020001971 U BR202020001971 U BR 202020001971U BR 202020001971 U2 BR202020001971 U2 BR 202020001971U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- sodium acetate
- region
- mask
- pain
- thermotherapy
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F7/00—Heating or cooling appliances for medical or therapeutic treatment of the human body
- A61F7/02—Compresses or poultices for effecting heating or cooling
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Vascular Medicine (AREA)
- Thermal Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Thermotherapy And Cooling Therapy Devices (AREA)
Abstract
máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio. máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio trata, de forma geral, de um conjunto de suporte ajustável fixado no pescoço, confeccionado em material plano, macio e flexível, com uma solução supersaturada de acetato de sódio em seu interior e pequenos discos metálicos, notadamente desenvolvido para envolver o rosto do paciente e executar a compressão das diversas áreas do rosto e cabeça, especificamente região dos músculos temporal e masseter, abrangendo até a região do feixe posterior do músculo temporal, além de envolver os músculos região cervical na altura aproximada das vértebras c1 a c4 pela presença de um elemento de mesmos materiais que recobre a nuca, quando permite a aplicação de compressas nos pontos indicados pelo autoaquecimento do conjunto, por meio da perturbação realizada na bolsa pela pressão nos discos, com indicação especial como terapêutica auxiliar nos tratamentos e controles de mialgia, mialgia local, dores miofasciais e disfunções temporomandibulares, bem como contribuir para a melhora da sensibilização nos pontos álgicos dos músculos citados quando estes necessitarem do calor como terapia.
Description
001 O presente pedido refere-se à patente de um modelo de utilidade para uma máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular (DTM) por termoterapia ativada por acetato de sódio (figura 1), um conjunto ajustável fixado no pescoço, abrangendo a região do crânio até a região submandibular e nuca, confeccionado em policloreto de vinila (PVC), com uma solução supersaturada de acetato de sódio em seu interior e pequenos discos metálicos, notadamente desenvolvido para envolver o rosto e nuca do paciente, mais particularmente a região dos músculos temporal e masseter, estendendo o calor à região cervical na altura aproximada das vértebras C1 a C4, ao mesmo tempo em que permite a aplicação de compressas faciais quentes, aquecidas pela perturbação realizada na bolsa pela pressão no disco, quando ocorre a liberação de calor e formação de cristais por meio da nucleação, com indicação especial nos tratamentos de mialgia, mialgia local, dores miofasciais e disfunções temporomandibulares, quando estas necessitarem do calor como auxílio na terapia, além de contribuir para a melhora da sensibilização nos pontos álgicos dos músculos que se inserem na base occipital da cabeça.
002 Os pacientes com quadro de disfunção temporomandibular com dores orofaciais de origem miálgicas apresentam alta prevalência em cervicalgias.
003 As máscaras térmicas disponíveis no mercado, independente do tipo de ativação, restringem sua abrangência apenas aos músculos masseteres e temporais.
004 O modelo aqui proposto, almofada acessória cervical, pretende incrementar a abrangência de ação na termoterapia, estendendo o calor às regiões acima descritas.
005 Trata-se de uma terapia não medicamentosa, conservadora e não invasiva.
006 Este dispositivo tem como principal vantagem manter-se estável e fixo de forma confortável à cabeça do paciente, não interferindo em suas atividades cotidianas. Seu uso beneficia áreas da saúde como odontologia, medicina e fisioterapia.
007 Na área de disfunções orofaciais, temporomandibulares e buco-maxilofaciais, existem no mercado modelos de dispositivos compressores e compressas faciais confeccionados em tecidos que se moldam na cabeça do paciente, especialmente nas áreas de interesse, apresentando recortes adequados que mantém livres olhos e nariz. Como exemplos citamos nesta técnica terapêutica, fundamentando o pedido de patente a ser descrito mais à frente, os seguintes pedidos de patentes:
008 O documento de patente BR 10 2017 018254 1 A2 denominado “REPROGRAMADOR MUSCULAR PARA O CONTROLE DO BRUXISMO”, que trata-se de uma bandagem de uso único (descartável), que estimula o músculo masseter por meio de estímulos elétricos.
009 O documento de patente PI 0900669-9 A2 de título “CONJUNTO DE SUPORTE AJUSTÁVEL PARA COMPRESSÃO FACIAL E BOLSA TÉRMICA PARA TRATAMENTO TERAPÊUTICO”, composto de uma máscara para compressão facial dotada de bolsos que podem receber compressas frias ou quentes, compressas estas que precisam ser aquecidas ou resfriadas externamente e depois inseridas no suporte.
010 O pedido A U 2017414719 de título “CONSTRUCTED GEL-FILLED COSMETIC MASK”, uma máscara que cobre o rosto (face), com fins cosméticos.
011 O pedido de patente US20170231884 de nome “MULTIFUNCTIONAL TEMPERATURE SELF-REGULATING FILM AND FACE MASK AND EYE MASK MANUFACTURED THEREFROM”, cujo teor é uma máscara que cobre o rosto (face) com fins cosméticos, aquecida por acetato de sódio.
012 Ainda, o pedido US20080141437, de título “SELF WARMING MASK”, que trata de máscara para região de testa e olhos, que se auto-aquece com o contato com o ar ao ser removida da embalagem.
013 Finalmente, destacamos o pedido US 20150047649, de títu lo “THERMAL AND HYDRATION THERAPY MASK WITH EASILY REMOVABLE THERMAL PADS ”, que é uma más cara térmica para região dos olhos, que também permite a aplicação de cremes na região.
014 Procurando agregar contribuições à área, em especial a de produtos terapêuticos, o requerente do presente pedido, cirurgião-dentista há mais de 30 anos e pesquisador, tem ciência da necessidade de propiciar mais autonomia ao paciente e regularidade no tratamento, com um produto que ofereça conforto, praticidade, precisão em seu uso e controle mais rigoroso da temperatura, pela temperatura máxima obtida pela ativação da solução de acetato de cálcio.
015 O estado da arte não apresenta nenhum dispositivo voltado para o campo terapêutico que se autoaquece e mantém a temperatura durante todo o período de aplicação. O que existe no mercado são máscaras ou compressas faciais que empregam bolsas de gel que demandam prévio aquecimento e esfriam antes mesmo do fim da aplicação, ou a utilização de bolsas eletrotérmicas individuais, que necessitam serem seguradas e posicionadas durante todo o tempo da terapia pelo paciente, profissional de saúde ou acompanhante. Outras opções de aquecimento de máscaras são feitas por meio de fios elétricos, o que limita a mobilidade do usuário e exige sua permanência ao alcance dos fios e demais equipamentos.
016 Também não se localiza no mercado nenhum equipamento que contemple a terapia por calor na região do feixe posterior do temporal, tampouco que envolva rosto e nuca do paciente e abranja a região cervical na altura aproximada das vértebras C1 a C4, quando estas necessitarem do calor como auxílio na terapia, o que contribui para a melhora da sensibilização nos pontos álgicos dos músculos que se inserem na base occipital da cabeça.
017 Ampliando as opções disponíveis no mercado e visando trazer conforto e autonomia ao paciente, o requerente criou um dispositivo que se autoaquece e atua na região dos músculos temporal e masseter do rosto e na altura aproximada das vértebras C1 a C4 na nuca do paciente.
018 A literatura existente demonstra que o emprego de calor superficial no tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM) é muito utilizado e traz benefícios como alívio da dor, redução da tensão muscular, melhora das funções mandibulares, aumento da abertura da boca e da circulação sanguínea e eliminação de mediadores químicos e substâncias algogênicas.
019 A DTM, disfunção temporomandibular, é um termo coletivo para condições clínicas que envolvem a musculatura mastigatória, a articulação temporomandibular (ATM) e suas estruturas associadas. As principais características das disfunções musculares são dor, sensibilidade e redução do grau de movimento, além de fadiga, rigidez e fraqueza. A dor pode envolver os músculos mastigatórios, a região facial, maxila e mandíbula, gerando cefaleia temporal, frontal e occipital, que acomete a região pré-auricular, a orelha e região cervical, além de sintomas otológicos.
020 Além disto, os pacientes com histórico de disfunção temporomandibular (DTM) com dores orofaciais de origem miálgica apresentam alta prevalência em cervicalgias, portanto o modelo proposto busca incrementar a abrangência de ação na termoterapia, estendendo o calor à região cervical na altura aproximada das vértebras C1 a C4, contribuindo dessa forma para a melhora da sensibilização nos pontos álgicos dos músculos que se inserem na base occipital da cabeça.
021 Assim, a máscara facial (figura 1) é constituída por dois elementos planificados, confeccionados em PVC macio, possui em seu interior uma solução supersaturada de acetato de sódio anidro (figura 2, 4) e um pequeno disco metálico (figura 2, 3) de cada lado da máscara nas regiões que sobrepõem a musculatura temporal e masseter (figura 2, 5 e 2), abrangendo inclusive a região do feixe posterior do músculo temporal. Possui também um elemento planificado de mesmo material (figura 2, 8) e solução supersaturada de acetato de sódio anidro, com dois discos metálicos (figura 2, 9), que abrange a região da nuca e sobrepõe a área aproximada das vértebras C1 a C4.
022 Para iniciar o funcionamento da bolsa é necessário pressionar cada um dos discos metálicos (figura 4). Após a perturbação realizada na solução pela pressão nos discos ocorre a liberação de calor e formação de cristais por meio da nucleação, atingindo-se a temperatura máxima recomendada ao tratamento.
023 A temperatura é obtida pela concentração ideal dos reagentes, a relação entre o acetato de sódio anidro e água destilada, presentes na solução no interior da máscara.
024 É possível predeterminar-se, na fabricação do equipamento, diferentes temperaturas para as bolsas da face da bolsa da região da nuca, conforme a necessidade terapêutica, pela variada concentração dos reagentes.
025 Ao final do tempo de aplicação a solução de acetato sofre cristalização, porém esta reação é reversível, o que indica o potencial de reutilização da máscara inúmeras vezes, sem geração de resíduos e impactos ambientais significativos.
026 A reversão da solução e reativação da bolsa ocorre com a imersão do equipamento em água em alta temperatura por poucos minutos. Após este processo a máscara está pronta para ser reutilizada.
027 O lado esquerdo da máscara é formado por uma banda facial que envolve os músculos temporal e masseter da face (figura 2, 5 e 2), avançando sobre a orelha até o feixe posterior do músculo temporal, possuindo uma tira de material macio fixa à sua extremidade superior (figura 2, 7) que conecta-se por um regulador a outra tira de mesmo material em posição similar na outra unidade de banda facial, que por sua vez beneficia o lado direito do rosto e mesma musculatura.
028 As bandas faciais possuem uma tira de material macio fixa a cada uma de suas extremidades inferiores, conectadas entre si por um regulador passador de material macio, que prendem-se na altura do pescoço (figura 2, 6) e permitem a regulagem da faixa facial conforme o tamanho individual da cabeça do usuário.
029 A máscara possui uma banda que envolve a nuca do paciente (figura 2, 8), em particular sobrepõe a área aproximada das vértebras C1 a C4. Esta banda possui uma tira de material macio em cada uma de suas extremidades laterais, que conectam-se a outras extremidades de tiras de mesmo material fixas a cada banda lateral da máscara na posição posterior, sendo que entre tais tiras há um regulador passador de material macio (figura 2, 10 e 11) que permite a regulagem da faixa facial conforme o tamanho individual da cabeça do usuário.
030 A complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou o seguinte:
- - a figura 1 mostra uma vista direita da compressa facial no rosto de um usuário
- - a figura 2 mostra uma vista lateral direita de um usuário utilizando a compressa facial
- - a figura 3 mostra uma vista lateral traseira de um usuário utilizando a compressa facial
- - a figura 4 mostra a ativação da máscara para produção de calor, pela pressão dos discos metálicos em cada uma de suas faces e na banda da nuca
031 Com referências aos desenhos ilustrados, a “Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio”, refere-se, mais particularmente a um conjunto de suporte ajustável, confeccionado em material plano, macio e flexível, desenvolvido para o tratamento termoterápico, possibilitando a manutenção da temperatura durante todo o tempo do tratamento.
032 A máscara facial (figura 1) é constituída por dois elementos planificados, confeccionados em PVC macio, dotados de bolsas internas que possuem em seu interior uma solução supersaturada de acetato de sódio anidro (figura 2, 4) e um pequeno disco metálico (figura 2, 3) de cada lado da máscara nas regiões que sobrepõem a musculatura temporal e masseter (figura 2, 5 e 2), abrangendo inclusive a região do feixe posterior do músculo temporal.
033 A máscara possui também um elemento planificado de mesmo material (figura 2, 8) e solução supersaturada de acetato de sódio anidro, com dois discos metálicos (figura 2, 9), que abrange a região da nuca e sobrepõe a área aproximada das vértebras C1 a C4.
034 O lado esquerdo da máscara é formado por uma banda facial que envolve os músculos temporal e masseter da face (figura 2, 5 e 2), avançando sobre a orelha até o feixe posterior do músculo temporal, possuindo uma tira de material macio fixa à sua extremidade superior (figura 2, 7) que conecta-se por um regulador a outra tira de mesmo material em posição similar na outra unidade de banda facial, que por sua vez beneficia o lado direito do rosto e mesma musculatura.
035 As bandas faciais possuem uma tira de material macio fixa a cada uma de suas extremidades inferiores, conectadas entre si por um regulador passador de material macio, que prendem-se na altura do pescoço (figura 2, 6) e permitem a regulagem da faixa facial conforme o tamanho individual da cabeça do usuário.
036 A máscara possui uma banda que envolve a nuca do paciente (figura 2, 8), em particular sobrepõe a área aproximada das vértebras C1 a C4. Esta banda possui uma tira de material macio em cada uma de suas extremidades laterais, que conectam-se a outras extremidades de tiras de mesmo material fixas a cada banda lateral da máscara na posição posterior, sendo que entre tais tiras há um regulador passador de material macio (figura 2, 10 e 11) que permite a regulagem da faixa facial conforme o tamanho individual da cabeça do usuário.
037 A máscara se autoaquece pela pressão manual do pequeno disco metálico no interior de cada compartimento (figura 4), gerando uma perturbação na solução e levando à liberação de calor e formação de cristais por meio da nucleação, atingindo-se a temperatura máxima recomendada ao tratamento.
038 A pressão nos discos metálicos deve ser simultânea em cada lado da máscara (figura 4) e na sequência nos discos da banda da nuca, promovendo a mesma troca de calor para o paciente em ambos os lados e na região da nuca.
039 A temperatura é obtida pela concentração ideal dos reagentes, a relação entre o acetato de sódio anidro e água destilada, presentes no interior de cada banda da máscara.
040 O paciente então ajusta e fixa a máscara a seu rosto e nuca, permanecendo com ela durante o tempo recomendado para a terapêutica.
041 Ao final do tempo ideal de aplicação a solução de acetato sofre cristalização, reação reversível pela imersão do equipamento em água em alta temperatura por poucos minutos. Após este processo a máscara está pronta para ser reutilizada.
042 A máscara destina-se a uso doméstico e em clínica.
043 Apesar de detalhada a invenção, é importante entender que a mesma não limita sua aplicação aos detalhes e etapas aqui descritos. A invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos. Deve ficar entendido que a terminologia aqui empregada é para a finalidade de descrição e não de limitação.
Claims (1)
- Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio para tratamento terapêutico refere-se a um conjunto de suporte ajustável, confeccionado em policloreto de vinila (PVC), notadamente desenvolvido para executar o aquecimento das regiões dos músculos temporal e masseter, abrangendo inclusive a região do feixe posterior do músculo temporal, e região cervical na altura aproximada das vértebras C1 a C4, constituído por dois elementos planificados faciais e um terceiro que recobre a região da nuca, sensibilizando os músculos cervicais da região subocciptal; caracterizado por uma solução supersaturada de acetato de sódio em seu interior e pequenos discos metálicos de cada lado da máscara e na bolsa da área occipital; a máscara facial é lavável; o conjunto autoaquece-se pela perturbação realizada nas bolsas pela pressão nos discos em cada elemento, quando ocorre a liberação de calor e formação de cristais por meio da nucleação.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202020001971-1U BR202020001971U2 (pt) | 2020-01-29 | 2020-01-29 | Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202020001971-1U BR202020001971U2 (pt) | 2020-01-29 | 2020-01-29 | Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202020001971U2 true BR202020001971U2 (pt) | 2021-08-10 |
Family
ID=77767859
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202020001971-1U BR202020001971U2 (pt) | 2020-01-29 | 2020-01-29 | Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202020001971U2 (pt) |
-
2020
- 2020-01-29 BR BR202020001971-1U patent/BR202020001971U2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10980666B2 (en) | Devices and methods for vestibular and/or cranial nerve stimulation | |
US20230414407A1 (en) | Devices configured to monitor biological parameters, and to provide treatment, at an abreu brain thermal tunnel | |
US9532900B2 (en) | Systems, devices and methods for bilateral caloric vestibular stimulation | |
US8236038B2 (en) | Method and apparatus of noninvasive, regional brain thermal stimuli for the treatment of neurological disorders | |
US10537467B2 (en) | Systems, devices and methods for bilateral caloric vestibular stimulation | |
US5837004A (en) | Device for treatment of temporomandibular joint dysfunction | |
WO2013102056A1 (en) | Systems and methods for altering mammalian body temperature | |
JP2016501074A (ja) | 睡眠を強化するための非侵襲的脳温度調節デバイス | |
BR202020001971U2 (pt) | Máscara facial para controle da dor orofacial e disfunção temporomandibular por termoterapia ativada por acetato de sódio | |
US20180125703A1 (en) | Core body temperature management of an anesthetized patient | |
BR202019025227U2 (pt) | máscara facial para tratamento de dor orofacial e disfunção temporomandibular por hipertermoterapia aquecida por acetato de sódio | |
US20020143375A1 (en) | Image reading apparatus | |
BR202018072628U2 (pt) | Conjunto de suporte ajustável para compressa facial e bolsa eletrotérmica para tratamento terapêutico | |
BRPI1105029A2 (pt) | Suporte de cabeça para termoterapia | |
AU2007240754B2 (en) | Method and apparatus of noninvasive, regional brain thermal stimuli for the treatment of neurological disorders | |
Angell | The Physiological Basis of Hydrotherapy |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2719 DE 14/02/2023. |