BR202019021051U2 - selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados - Google Patents

selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados Download PDF

Info

Publication number
BR202019021051U2
BR202019021051U2 BR202019021051-1U BR202019021051U BR202019021051U2 BR 202019021051 U2 BR202019021051 U2 BR 202019021051U2 BR 202019021051 U BR202019021051 U BR 202019021051U BR 202019021051 U2 BR202019021051 U2 BR 202019021051U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packaging
plastic
sealing
transport
package
Prior art date
Application number
BR202019021051-1U
Other languages
English (en)
Inventor
Luciana Aparecida Do Carmo Cogo
Gustavo Cogo
Victor Cogo
Original Assignee
Luciana Aparecida Do Carmo Cogo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luciana Aparecida Do Carmo Cogo filed Critical Luciana Aparecida Do Carmo Cogo
Priority to BR202019021051-1U priority Critical patent/BR202019021051U2/pt
Publication of BR202019021051U2 publication Critical patent/BR202019021051U2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Vacuum Packaging (AREA)

Abstract

SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, patente de modelo de utilidade de um processo para aplicação de intenso vácuo em pacotes contendo embalagens plásticas de acondicionamento, revestimento e transporte de produtos alimentícios, para proteger as embalagens plásticas de produtos alimentícios, prevenindo contaminação cruzada, com higiene e segurança no transporte e estocagem, no setor de acabamento da indústria de embalagens, no formato de sacos e uso de selador a vácuo e um profissional para operação da seladora, através de etapas como (1) a confecção de um montante de sacos plásticos reaproveitáveis, formando um conjunto sobreposto organizado; (2) abre-se a tampa de acrílico, insere-se o conjunto de embalagens na câmara da máquina programada para temperatura de selagem, que é variável; (3) a tampa é fechada e a máquina seladora acionada, retirando o ar interno, selando o pacote; (4) a tampa da seladora abre de forma automática, gerando uma etiqueta adesiva, que rastreia o pacote; (5) os pacotes selados, são colocados em caixas de papelão, que após são inseridas na máquina arqueadora semiautomática, que aplica faixas de fitas plásticas, fechando e impedindo a abertura; (6) para a caixa de papelão, é inserida uma etiqueta de identificação para rastreamento, o processo protege as embalagens internas de impurezas e contaminantes, na expedição, transporte e estocagem.

Description

SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS
[001] A Patente de Modelo de Utilidade de SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, tem como objetivo o desenvolvimento de um processo para aplicação de vácuo em pacotes contendo embalagens plásticas para acondicionamento, revestimento e transporte de produtos alimentícios.
[002] A presente patente de Modelo de Utilidade de SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, tem como objeto o desenvolvimento de um processo idealizado com o intuito de proteger as embalagens plásticas destinadas ao contato e acondicionamento de alimentos e produtos alimentícios, prevenindo a contaminação cruzada, promovendo higiene e segurança durante o processo de transporte e estocagem, tendo sua aplicação no setor de acabamento da indústria de embalagens, visando maior proteção e higiene para a indústria alimentícia como frigoríficos, charqueados e laticínios, no envase de peças de carnes, queijos e charques.
[003] A função de tal processo é aprimorar o sistema de acondicionamento e transporte das embalagens plásticas destinadas ao contato com alimentos. Através de embalagens plásticas de reaproveitamento no formato de sacos e uso de equipamento vácuo selador, para utilização no setor de acabamento da indústria de embalagem.
[004] No processo convencional de fabricação de embalagens, são utilizadas fitas de fitilhos provenientes de recortes/rebarbas oriundos de aparas (resíduos) plásticas, resultantes de processos envolvendo a matéria prima da embalagem, formando pequenos conjuntos de envoltórios. Com os fitilhos forma-se um laço que envolve o aglomerado de embalagens plásticas, aprovadas para o envase de produtos alimentícios, que são sobrepostos e posteriormente acondicionados em caixas de papelão e direcionados para as indústrias alimentícias de destino.
[005] O transporte das caixas de papelão contendo os aglomerados de sacos plásticos, fechados com fitilhos, ocorre tipicamente através de meios de transporte rodoviários (caminhões) ou eventualmente aéreos.
[006] Tal sistema quando desprovido de proteção para as embalagens pode afetar a qualidade do acondicionamento a ponto de propiciar a propagação de agentes contaminantes até a indústria de alimentos, podendo trazer prejuízos ao consumidor final que consumirá o alimento a ser envasado. Recentemente, algumas indústrias de embalagem aplicam um filme plástico interno na caixa de papelão, cobrindo as embalagens em seu interior, na tentativa de melhorar o nível de proteção, higiene e otimizar a ocupação de espaço na caixa de papelão.
[007] A legislação sanitária de embalagens está organizada por tipo de material, ou seja: plástico, celulósico, metálico, vidro, têxtil e elastomérico. Além disso, algumas normas estabelecem princípios gerais referentes a materiais em contatos com alimentos e requisitos específicos que se aplicam em alguns materiais.
[008] Obviamente, a escolha da embalagem adequada leva em consideração diversos fatores, como a textura do alimento e sua umidade, a capacidade da embalagem de preservar a temperatura em seu interior e até mesmo o valor estético trazido pela embalagem.
[009] Diversos são os tipos de embalagens utilizadas nas indústrias, porém, as embalagens plásticas são as favoritas da indústria de alimentos, leve e versátil, o plástico pode facilmente ser moldado para adotar diferentes formatos. A favor do uso de materiais plásticos é que eles podem adotar densidades maiores ou menores, bem como serem mais ou menos maleáveis.
[010] As principais funções das embalagens de alimentos devem ser proteção; conservação; informação; e a função relacionada ao serviço ou à conveniência na utilização do produto. As embalagens devem, proteger o produto contra adulteração ou perda de integridade e na conservação as embalagens devem controlar os fatores como umidade, oxigênio, luz, servindo como barreira aos micro-organismos presentes na atmosfera, impedindo o seu desenvolvimento no produto.
[011] Entretanto, o que geralmente vem ocorrendo é que as indústrias de embalagens plásticas respeitam tais normas de segurança, porém, no transporte destas embalagens plásticas para a indústria alimentícia, o acondicionamento incorreto destas pode proporcionar a contaminação também dos produtos já envasados, violando sua integridade.
[012] O fabricante de produtos alimentícios é responsável pela escolha do tipo de embalagem para os alimentos, necessitando buscar produtos confiáveis que disponham de especificação técnica das embalagens comercializadas e para o transporte destas, onde seja possível identificar os materiais utilizados e adequação destes materiais para contato direto com os alimentos a que se destinam.
[013] O plástico como embalagem é um dos materiais mais utilizados devido à sua capacidade de proteção contra os agentes contaminantes do ambiente externo, fundamental no segmento de alimentos.
[014] Com o intuito de fornecer completa segurança e higiene ás embalagens que chegam até a indústria alimentícia foi idealizada a presente patente de Modelo de Utilidade para SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, tendo como intuito proporcionar um sistema composto por sacos plásticos reaproveitados, selador a vácuo e um profissional para operação da máquina seladora.
[015] O procedimento objeto da presente patente de Modelo de Utilidade, acontece através das seguintes etapas:
  • 1- inicia-se com a confecção de um montante de sacos plásticos aprovados, segundo normas técnicas, para o envase na indústria alimentícia, forma-se um conjunto ou aglomerados destes, sobrepostos um sobre outro, organizados;
  • 2- o operador da máquina seladora, abre uma tampa de acrílico, insere tal conjunto de embalagens na câmara interna da máquina e programa nesta os parâmetros para temperatura de selagem, que é variável, conforme o tamanho do pacote e espessura;
  • 3- a tampa é fechada e a máquina seladora acionada, aplicando o vácuo que consiste na retirada de todo o ar interno, selando o pacote;
  • 4- a tampa da máquina seladora é aberta de forma automática na finalização do processo, retirando-se o pacote e sendo gerada, pela máquina, a etiqueta adesiva, com o objetivo de rastrear o pacote;
  • 5- após o etiquetamento de todos os pacotes selados, estes são colocados em caixas de papelão, até completar a caixa, em seguida esta é inserida na máquina arqueadora semiautomática, onde serão aplicadas de duas à três faixas de fitas plásticas, variando conforme a dimensão da caixa, fechando e impedindo a abertura da mesma;
  • 6 - como no processo anterior, para a caixa de papelão, também é gerada e inserida uma etiqueta de identificação para rastreamento desta.
[016] Embalar em intenso vácuo com alta qualidade e de forma bemsucedida, torna-se um simples processo que protege integralmente as embalagens de impurezas e contaminantes, em etapas de expedição, transporte e estocagem na destinação final.
[017] A patente de Modelo de Utilidade para SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, proporciona uma economia de tempo no envase das embalagens plásticas produzidas pela indústria, pois ao invés de realizar o fechamento dos pacotes de forma individualizada, a máquina faz o fechamento de diversos pacotes simultaneamente; melhora a acomodação dos pacotes na caixa de papelão, a redução do ar interno reduz o volume do pacote, permitindo o acondicionamento de unidades em uma única caixa de papelão, a sucção do ar interno reduz o volume do pacote, permitindo o acondicionamento de mais unidades em uma única caixa de papelão; isenção de impurezas como pó, vírus, cabelo, fragmentos de insetos, entre outros; a estética ou apresentação também pode tornar-se um benefício para a indústria alimentícia.

Claims (1)

  1. SELAGEM À VÁCUO DE CONJUNTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA ACONDICIONAMENTO E TRANSPORTE DE ALIMENTOS EMBALADOS, caracterizado por um processo de aplicação de intenso vácuo em pacotes contendo embalagens plásticas de acondicionamento, revestimento e transporte de produtos alimentícios, através das etapas de (1) confecção de um montante de sacos plásticos reaproveitáveis, formando um conjunto sobreposto organizado; (2) abertura da tampa de acrílico, inserindo o conjunto de embalagens na câmara da máquina programada para temperatura de selagem; (3) com a tampa fechada a máquina seladora é acionada, retirando o ar interno, selando o pacote; (4) a tampa da seladora abre de forma automática, gerando uma etiqueta adesiva, que rastreia o pacote; (5) os pacotes selados, são colocados em caixas de papelão, que após são inseridas na máquina arqueadora semiautomática, que aplica faixas de fitas plásticas, fechando e impedindo a abertura; (6) para a caixa de papelão, é inserida uma etiqueta de identificação para rastreamento, o processo protege as embalagens internas de impurezas e contaminantes, na expedição, transporte e estocagem.
BR202019021051-1U 2019-10-07 2019-10-07 selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados BR202019021051U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019021051-1U BR202019021051U2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019021051-1U BR202019021051U2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019021051U2 true BR202019021051U2 (pt) 2021-04-20

Family

ID=75866332

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019021051-1U BR202019021051U2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019021051U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2015344435B2 (en) An improved flexible package for packing fresh produce made from a biodegradable flexible film
US3247957A (en) Sterile packaging and the like
US10112762B2 (en) Flat seal container
AU748122B2 (en) System and method of making a modified atmosphere package
BR202019021051U2 (pt) selagem à vácuo de conjunto de embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de alimentos embalados
US20200391927A1 (en) Packaging with separate control pack
US10807312B2 (en) Packaging seal bar and method of forming a package using the same
JP2005047569A (ja) 生鶏卵の包装方法と包装容器
US10377525B2 (en) Package with auxiliary container lid
CN207312160U (zh) 一种鼠粮包装袋和袋装鼠粮
CN201873134U (zh) 泡罩式香烟雪茄包装
US20170247166A1 (en) Package
CN209650763U (zh) 一种防盗货纸箱
CN204896318U (zh) 一种新型蓝莓保鲜盒
CN219791145U (zh) 一种大容量包装盒
JP3042894U (ja) 包装紙様角形底袋
PT12230U (pt) Sistema de caixa de embalagem sustentável e método de embalagem sustentável
WO2017099765A1 (en) Systems and methods of re-sealable bags having a plurality of sealing mechanisms
CN207773822U (zh) 一种阿胶包装盒
US20080075956A1 (en) Thermo-label
BR202020005554U2 (pt) Caixas de papelão ondulado de selagem autônoma, ou seja, que dispensa o uso de fitas adesivas, colas, grampos ou qualquer outro meio selante, com sistema de picotes que evidencia qualquer tentativa de violação
JP2794621B2 (ja) 生鮮きのこ類の鮮度保持方法
JP3049504U (ja) 発酵食品収納袋
GB2502244A (en) Use of a microwavable bag in a method of contacting an electrophoresis gel containing a protein with a protein treatment solution
BR202014002433U2 (pt) aprimoramento introduzido em embalagem para recipientes de vidro/plástico

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: TENDO EM VISTA A PORTARIA INPI PR NO 120 DE 16/03/2020, PORTARIA INPI PR NO 161 DE 13/04/2020; PORTARIA INPI PR NO 166 DE 27/04/2020 E PORTARIA INPI PR NO 179 DE 11/05/2020, QUANTO A SUSPENSAO DOS PRAZOS VENCIDOS ENTRE 16/03/2020 A 31/05/2020, E PORTARIA INPI NO 334 DE 24/09/2020, QUANTO AOS PRAZOS VENCIDOS ENTRE 16/09/2020 A 25/09/2020, DEVOLVE-SE O PRAZO NESSE PEDIDO COM RELACAO A SOLICITACAO DO PEDIDO DE EXAME.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2743 DE 01-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.