BR202019009091U2 - disposição construtiva aplicada em roldana - Google Patents

disposição construtiva aplicada em roldana Download PDF

Info

Publication number
BR202019009091U2
BR202019009091U2 BR202019009091-5U BR202019009091U BR202019009091U2 BR 202019009091 U2 BR202019009091 U2 BR 202019009091U2 BR 202019009091 U BR202019009091 U BR 202019009091U BR 202019009091 U2 BR202019009091 U2 BR 202019009091U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pulley
movable plate
door
locking
fitting
Prior art date
Application number
BR202019009091-5U
Other languages
English (en)
Inventor
Renan Luiz Dall Agnol
Original Assignee
Alternativa Componentes Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alternativa Componentes Ltda filed Critical Alternativa Componentes Ltda
Priority to BR202019009091-5U priority Critical patent/BR202019009091U2/pt
Publication of BR202019009091U2 publication Critical patent/BR202019009091U2/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D15/00Suspension arrangements for wings
    • E05D15/06Suspension arrangements for wings for wings sliding horizontally more or less in their own plane

Abstract

O presente modelo de utilidade refere-se a uma nova disposição construtiva aplicada em roldana que compreende uma chapa móvel (2) dotada de cavidades (10) de encaixe das molas helicoidais (7) que auxiliam no alinhamento e amortecimento do sistema, por meio do acoplamento das cavidades (10) aos guias (14) dispostas internamente na carcaça (1). A chapa móvel (2) possui os ressaltos (11) para travamento do sistema, através dos rasgos de travamento (12) e logo abaixo os rasgos de travamento de segurança (20). A carcaça (1) possui as abas inferiores (16) para alinhamento com a porta, e os rebaixos com furos (17) para posterior fixação por meio de parafusos ou outro elemento de fixação, em ambos os sentidos, permitindo que a roldana possa ser instalada de forma sobreposta ou embutida. A regulagem de altura de curso da chapa móvel (2) ocorre conforme posição angular da engrenagem (4) posicionada no orifício (21), que faz girar mecanicamente o fuso (6) que se encontra mecanicamente introduzido no interior do acionador (5) que se movimenta de forma horizontal, encostado na rampa (15) fazendo com que o corpo móvel (2) esteja mais próximo ou mais afastado do trilho do móvel. O corpo móvel (2) é dotado dos rasgos (13) para encaixe das escovas de limpeza (8), próximas dos ressaltos (9) destinados ao acionamento de sistemas de amortecimento de movimento da porta que podem ser instalados de forma complementar nos trilhos do móvel.

Description

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ROLDANA Campo de Aplicação
1 O presente modelo de utilidade refere-se a uma nova disposição construtiva aplicada em roldana, a ser aplicada em portas de correr de móveis ou demais aberturas similares, que permite montagem embutida e sobreposta com mecanismo de regulagem com acesso por ambos os lados. Contando com exclusivo sistema de alinhamento e amortecimento, em conjunto com sistema de bloqueio, mecanismo de segurança e de travamento de montagem, conjunto de escovas para limpeza do canal do trilho.
Estado da Técnica
2 As roldanas para portas de correr existentes no mercado, apresentam diversas formas e disposições construtivas de montagem e desmontagem, inúmeros sistemas de amortecimento e de regulagem de altura, além de variados mecanismos de travamento e segurança.
3 O documento PI 0702425-8, apresenta uma carcaça dotada de um rodízio que possui rebaixos laterais no eixo que é solidário a uma chapa móvel onde são fixadas molas helicoidais. Esta chapa móvel é dotada de abas específicas que se encaixam e deslizam em trilhos existentes da carcaça, contém também um batente superior que permite regular altura da porta e curso de atuação das molas helicoidais através de um parafuso de regulagem de altura rosqueado na carcaça. A carcaça da roldana contém um rasgo lateral no lado esquerdo onde fica uma trava de montagem que bloqueia a ação das molas helicoidais que movimenta da chapa móvel. A carcaça contém também um encaixe lateral no lado direito onde é fixada uma trava lateral que impedindo o desarme da roldana. Esta roldana é fixada somente de forma sobreposta na porta do móvel por meio de parafusos.
4 O documento ES-1060910-U revela roldana para portas deslizantes compreendida de uma peça base que possui furos para fixação a uma porta deslizante de um móvel, dotada de uma peça de bloqueio adaptada para ser acoplada à peça móvel que mantém imóvel entre si a referida peça de base e peça móvel, durante o manuseamento do carro. A peça móvel tem um orifício para encaixe da peça de bloqueio, que é formada por um arame metálico de formato específico e de forma removível.
5 O estado da técnica revela ainda o modelo de utilidade ES-1055354-U que descreve uma roldana para portas deslizantes, que compreende um corpo fixo preso à uma porta de correr e um corpo móvel dotado de roda, sendo que este corpo móvel pode ser deslocado verticalmente ao longo de uma guia existente no corpo fixo entre uma posição superior, que é determinado pela ponta de um parafuso enroscado através do corpo fixo e uma posição inferior que é determinado por batente inferior. O deslocamento vertical é realizado molas posicionadas entre o corpo móvel e o corpo fixo, sendo que o referido parafuso de regulagem é aparafusado numa porca que exibe inferiormente uma roda dentada, com dentes retos e acima deste uma haste que é fornecida com uma rosca interna recíproca ao parafuso de regulagem.
6 Neste corpo fixo existe uma janela que abre para ao interior do correspondente de uma guia onde há uma trava (19) que se projeta transversalmente a um dos dois braços opostos rotativamente uma alavanca oscilante que se estende com orientado vertical e que por um eixo de rotação horizontal intermédio é capaz de inclinar entre uma posição de maior e menor de penetração da trava na referida janela. Esta trava se projeta ao recesso horizontal do corpo móvel. O parafuso é fixado junto a porca, de forma que o corpo móvel seja capaz de se movimentar no sentido vertical. A trava apresenta uma inclinação descendente conveniente para o corpo fixo em conjunto com uma certa obliquidade no mesmo sentido pela borda superior da janela deste corpo fixo, bem como a projeção do corpo móvel. O corpo fixo possui dois recessos fechados no topo e nos quais de baixo para cima, estão localizadas as molas helicoidais de compressão, as quais na sua outra extremidade são suportadas contra o fundo dos orifícios cegos do corpo móvel.
7 O documento ES-1054613-U compreende duas partes: uma parte dianteira e outra traseira, acoplados frontalmente em conjunto com o deslocamento relativo verticais contra a resistência de duas molas, fixando ambas as partes frontalmente entre si, ao determinar um espaço interior em que um rolo é fixado a um eixo dianteiro, fixando-se na peça traseira, sendo presa à uma porta deslizante. O acoplamento frontal encontra-se entre as duas partes, ocorre por meio de guias laterais verticais. A fixação frontal entre ambas as partes é constituída por um pino de cabeça inserido em um orifício frontal posicionado na parte traseira e um parafuso que passa através de um orifício frontal da parte anterior e que é rosqueado no referido pino. As molas são localizadas em recessos laterais existentes na peça anterior. O guia de rolo se acopla no eixo dianteiro da parte frontal através de um rolamento, sendo que o rolo se acopla diretamente no eixo dianteiro. A parte traseira possui uma ranhura central posicionada na extremidade livre do eixo dianteiro.
8 O documento ES-1048450-U descreve um suporte para portas de correr, destinado para ser fixado na parte interna de uma porta de correr, formado pelos corpos ligados à área de apoio porta interior, enquanto que uma zona inferior engata na superfície inferior da porta, sendo o corpo que têm perfurações para a passagem de parafusos de fixação no interior da porta de correr. Um corpo oco apresenta um suporte de roda. Os corpos são ligados pela parte superior por meio de parafusos alinhados externamente por meio de molas. Na área central há um parafuso que incorpora uma rosca delimitadora. Um dos corpos possui em ambos os lados áreas de reforço localizadas em paralelo.
9 Apesar das inúmeras variedades de roldanas e sistemas de correr aplicadas em portas e similares existentes na atual conjuntura, conforme citado em alguns desses modelos revelados neste estado da técnica, os mesmos não apresentam um sistema de amortecimento por meio de molas ocultas que garanta a estabilidade adequada ao conjunto, não permitem que a regulagem possa ser realizada em ambos os lados, muito menos pela frente da porta. Outro inconveniente encontrado é que nenhuma solução existente, permite a instalação da roldana ora de embutir ora de sobrepor.
Descrição do modelo de utilidade
10 O objetivo do presente modelo de utilidade vem de maneira eficaz resolver as limitações encontradas nos sistemas de correr anteriormente descritas. Isto é conseguido através de uma nova disposição construtiva aplicada em roldana que permite montagem de forma embutida e sobreposta, sendo dotada de mecanismo de regulagem de altura em ambos os lados, podendo ser acessado até pela frente da porta. Esta nova disposição construtiva apresenta exclusivo sistema de alinhamento e amortecimento, em conjunto com inovador sistema de bloqueio e de segurança, mais travamento de montagem. Para melhorar o funcionamento através da limpeza do trilho, possui um conjunto de escovas para limpeza removíveis.
11 A nova disposição construtiva aplicada em roldana é exclusiva em relação aos demais sistemas de correr existentes no mercado, e suas características construtivas oferecem como vantagens:
  • Sistema de amortecimento por molas ocultas que apresenta maior estabilidade;
  • Sistema de regulagem de altura disposta em ambos os lados que permite acesso pela frente da porta;
  • Possui travamento automático, travamento de segurança e destravamento;
  • Apresenta guias de deslize no corpo móvel e ângulos de centralização no rodízio;
  • Permite instalação na condição embutida ou sobreposta, apresentando orifícios de fixação em ambos os sentidos;
  • Possui abas de fixação e encostos de alinhamento;
  • Apresenta acionador de pistão de amortecimento acoplado na roldana;
  • É dotada de um conjunto de escovas de limpeza de trilhos.
Descrição das Figuras
12 A fim de auxiliar na compreensão do presente modelo de utilidade, o mesmo será descrito detalhadamente, com base nas seguintes figuras: Figura 1 - Perspectiva isométrica da roldana;
Figura 2 - Perspectiva isométrica da roldana posicionada de forma deitada;
Figura 3 - Vista posterior da roldana com corpo móvel deslocado;
Figura 4 - Perspectiva isométrica explodida da roldana;
Figura 5 - Vista lateral da roldana montada de forma sobreposta;
Figura 6 - Vista lateral da roldana montada de forma embutida;
Figura 7 - Vista lateral da roldana montada de forma sobreposta, ilustrando acesso de uma chave de fenda ou philips;
Figura 8 - Perspectiva isométrica da roldana montada na porta de forma sobreposta, ilustrando acesso de uma chave de fenda ou philips;
Figura 9 - Vista lateral da roldana montada na porta de forma embutida, ilustrando acesso de uma chave de fenda ou philips;
Figura 10 - Perspectiva isométrica da roldana montada na porta de forma embutida, ilustrando acesso de uma chave de fenda ou philips;
Figura 11 - Perspectiva isométrica da roldana montada de forma sobreposta, ilustrando acesso de uma chave de fenda ou philips pela parte da frente da porta.
Descrição Detalhada do Modelo de Utilidade
13 De acordo com as figuras 1 a 11, a nova disposição construtiva aplicada em roldana, é constituída por uma carcaça (1) onde está instalado o rodízio (3) dotado de rebaixos (18) com ângulos para alinhamento, fixado no eixo (19) solidário à chapa móvel (2). A chapa móvel (2) possui as cavidades (10) de encaixe das molas helicoidais (7) que auxiliam no alinhamento e amortecimento do sistema, por meio do acoplamento das cavidades (10) aos guias (14) dispostas internamente na carcaça (1). A chapa móvel (2) possui os ressaltos (11) para travamento do sistema, através dos rasgos de travamento (12) e logo abaixo os rasgos de travamento de segurança (20). A carcaça (1) possui as abas inferiores (16) para alinhamento com a porta, e os rebaixos com furos (17) para posterior fixação por meio de parafusos ou outro elemento de fixação, em ambos os sentidos, permitindo que a roldana possa ser instalada de forma sobreposta ou embutida. A regulagem de altura de curso da chapa móvel (2) ocorre conforme posição angular da engrenagem (4) posicionada no orifício (21), que faz girar mecanicamente o fuso (6) que se encontra mecanicamente introduzido no interior do acionador (5) que se movimenta de forma horizontal, encostado na rampa (15) fazendo com que o corpo móvel (2) esteja mais próximo ou mais afastado do trilho do móvel. O corpo móvel (2) é dotado dos rasgos (13) para encaixe das escovas de limpeza (8), próximas dos ressaltos (9) destinados ao acionamento de sistemas de amortecimento de movimento da porta que podem ser instalados de forma complementar nos trilhos do móvel.

Claims (1)

  1. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ROLDANA”, constituída por uma carcaça (1) onde está instalado o rodizio (3) dotado de rebaixos (18) com ângulos para alinhamento, fixado no eixo (19) solidário à chapa móvel (2), caracterizado por ser dotada de uma chapa móvel (2) que possui as cavidades (10) de encaixe das molas helicoidais (7), por meio do acoplamento das cavidades (10) aos guias (14) dispostas internamente na carcaça (1); a chapa móvel (2) possui os ressaltos (11) para travamento do sistema, através dos rasgos de travamento (12) e os rasgos de travamento de segurança (20); a carcaça (1) possui as abas inferiores (16) e os rebaixos com furos (17) para fixação da roldana na porta de forma sobreposta ou embutida; a regulagem de altura de curso da chapa móvel (2) ocorre conforme posição angular da engrenagem (4) , posicionada no orifício (21), que faz girar mecanicamente o fuso (6) que se encontra mecanicamente introduzido no interior do acionador (5) que se movimenta de forma horizontal, encostado na rampa (15) fazendo com que o corpo móvel (2) esteja mais próximo ou mais afastado do trilho do móvel; o corpo móvel (2) é dotado dos rasgos (13) para encaixe das escovas de limpeza (8) posicionadas próximas dos ressaltos (9) alternativamente destinados ao acionamento de sistemas de amortecimento de movimento da porta.
BR202019009091-5U 2019-05-03 2019-05-03 disposição construtiva aplicada em roldana BR202019009091U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019009091-5U BR202019009091U2 (pt) 2019-05-03 2019-05-03 disposição construtiva aplicada em roldana

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202019009091-5U BR202019009091U2 (pt) 2019-05-03 2019-05-03 disposição construtiva aplicada em roldana

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202019009091U2 true BR202019009091U2 (pt) 2020-11-10

Family

ID=73197104

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202019009091-5U BR202019009091U2 (pt) 2019-05-03 2019-05-03 disposição construtiva aplicada em roldana

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202019009091U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0922604A2 (pt) dobradiça para móvel com amortecedor rotativo e móvel com ao menos uma dobradiça
BR202013003007U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em roldana
BR112020002259A2 (pt) dispositivo para piso para movimentação de portas deslizantes
BR112019027835A2 (pt) acessório de obturador e peça de móvel
US2527278A (en) Window stop
BR202019009091U2 (pt) disposição construtiva aplicada em roldana
US8677566B2 (en) Hinge for doors or wings
CN108104639A (zh) 一种三维可调的天地铰链
ITBO960332A1 (it) Dispositivo per la connessione registrabile di un'anta scorrevole ad un mobile
KR200434477Y1 (ko) 창틀 고정용 브래키트
CN211201526U (zh) 一种中空门缓冲器
BRMU9002588Y1 (pt) disposição construtiva em dispositivo de deslizamento para portas de correr com regulagem de altura através de eixo excêntrico
CN220599566U (zh) 一种电动推拉门窗的驱动盒安装结构
CN219034414U (zh) 三维可调铰链
BR202018014733U2 (pt) disposição construtiva em conjunto deslizante superior para portas de correr suspensas
US20230193681A1 (en) Direct swing leaf actuator
BR102018003873A2 (pt) estrutura de carro inferior para sistema apoiado de porta de correr especialmente para móveis
KR101902476B1 (ko) 도어용 경첩
BR202018014733Y1 (pt) Disposição construtiva em conjunto deslizante superior para portas de correr suspensas
BR202013019420U2 (pt) disposição em roldana para portas de correr de uso embutido e sobreposto
EP3455439A1 (en) Lock for doors and/or windows
BR102014018577A2 (pt) disposição construtiva em amortecedor para portas de correr
US2317617A (en) Lock bolt retaining means
BR102018013569A2 (pt) Dispositivo para abrir portas deslizantes
BR202020013875U2 (pt) Disposição construtiva em roldana

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]