BR202016001528U2 - Provision introduced in heater with electronic temperature control for gel - Google Patents

Provision introduced in heater with electronic temperature control for gel Download PDF

Info

Publication number
BR202016001528U2
BR202016001528U2 BR202016001528U2 BR 202016001528 U2 BR202016001528 U2 BR 202016001528U2 BR 202016001528 U2 BR202016001528 U2 BR 202016001528U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
temperature control
temperature
gel
electronic
receptacles
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL" Campo da aplicação [001] A presente patente de modelo de utilidade "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL", que pertence ao campo dos artigos médicos, trata de um equipamento, dotado de controle eletrônico de temperatura, para aquecer géis utilizados exames de em ultra sonografia, além de tratamentos estéticos e fisioterapias, os quais são contidos em recipientes do tipo bisnaga. O objetivo é evitar desconforto aos pacientes quando da aplicação do gel em sua pele.
[002] Mais exatamente o aquecedor de gel, objeto da presente patente é compreendido por um gabinete dotado de receptáculos cilindros aquecidos para o acondicionamento do recipiente contendo o gel, sendo que a temperatura pode ser estabelecida ou selecionada por meio de um potenciômetro, sendo que o respectivo controle de temperatura é efetuado por meio de um controle eletrônico, cuja aquisição do valor da temperatura é efetuada por um sensor do tipo termístor posicionado junto aos receptáculos.
Histórico da disposição [003] Na ultra sonografia e nos tratamentos estéticos e fisioterapias é necessário a aplicação de gel sobre a pele do paciente, para permitir o funcionamento adequado do transdutor, além de permitir o seu deslizamento sobre a pele.
[004] Para não ocasionar desconforto ao paciente, o gel é aquecido até uma temperatura próxima ao do corpo humano, para tanto são utilizadas as mais variadas técnicas, incluindo equipamentos especificamente desenvolvidos para tal finalidade.
[005] Os equipamentos conhecidos do estado da técnica para aquecer géis contidos em recipientes do tipo bisnaga, são constituídos por gabinetes contendo nichos aquecidos onde se depositam os recipientes com o gel para que esses fiquem na temperatura desejada.
[006] Normalmente esses equipamentos são dotados de chave ou potenciômetro para estabelecer a temperatura de aquecimento desejada, cujo controle é efetuado automaticamente, não havendo a necessidade de intervenção humana.
Pontos deficientes do estado da técnica [007] O grande inconveniente desses modelos diz respeito ao controle de temperatura, que se trata de um controle mecânico, mais exatamente um termostato bimetálico.
[008] Os populares termostatos bimetálicos, são baseados na diferença entre os coeficientes de dilatação de metais diferentes. Como os metais vão se dilatar causando diferença no seu comprimento, é possível controlar um contato elétrico do tipo liga-desliga.
[009] Quando a junção metálica está fria, os metais estão encostados um ao outro. A corrente elétrica que passa pela junção metálica alimenta ou energiza uma carga e ao mesmo tempo aquece a junção. À medida que ela esquenta, os metais se dilatam até abrirem o contato. Ao abrir o contato, a corrente elétrica é interrompida, fazendo com que a carga seja desenergizada. Ao mesmo tempo, sem corrente elétrica, os metais esfriam, tornando a encostarem e recomeçando o ciclo esquenta (energizado), esfria (desenergizado). Desta forma o mesmo funciona sem precisão no controle da temperatura, tendo uma grande tolerância.
[010] Observa-se também que o termostato bimetálico, é instalado inadequadamente, sendo fixado na base metálica dos compartimentos, na parte inferior do equipamento, medindo assim a temperatura ambiente dentro do gabinete plástico, lembrando que a tendência do ar quente é subir e o termostato está instalado na parte mais fria do equipamento onde deveria estar acoplado junto aos compartimentos onde ficarão as bisnagas com gel, assim estará medido uma temperatura falsa, podendo causar um superaquecimento e possível acidente ao utilizar o gel em algum paciente.
[011] Além do fato de que o termostato bimetálico está fora do isolamento térmico que recobre os receptáculos aquecidos.
Sumário da disposição [012] Foi pensando nesses inconvenientes que, após inúmeras pesquisas e estudos, o inventor, pessoa ligada ao ramo, criou e desenvolveu o objeto da presente patente, idealizando um aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel em que nem só as qualidades mecânicas e funcionais foram consideradas no projeto de sua fabricação, mas também a forma, a disposição e a localização de suas partes e componentes que, corretamente posicionadas, trouxeram um aumento de eficiência sem acarretar ônus algum.
[013] A configuração do equipamento, objeto da presente patente, compreende um equipamento aquecedor de gel dotado de uma placa eletrônica provida de circuito integrado e um sensor de temperatura acoplado junto aos compartimentos onde estão os frascos com gel.
[014] Assim possibilita o ajuste fino de temperatura tendo uma tolerância para mais ou para menos 2°C.
[015] Em eletrônica, um circuito integrado (também conhecido como "Cl", microchip ou chip) é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores) sobre um substrato fino de material semicondutor.
[016] Os circuitos integrados são aplicados em quase todos os equipamentos eletrônicos usados hoje e revolucionaram o mundo da eletrônica.
[017] A importância da integração está no baixo custo e alto desempenho, além do tamanho reduzido dos circuitos aliado à alta confiabilidade e estabilidade de funcionamento. Uma vez que os componentes são formados ao invés de montados, a resistência mecânica destes permitiu montagens cada vez mais robustas a choques e impactos mecânicos, permitindo a concepção de portabilidade dos dispositivos eletrônicos.
[018] No circuito integrado completo ficam presentes os transistores, condutores de interligação, componentes de polarização, e as camadas e regiões isolantes ou condutoras obedecendo ao seu projeto de arquitetura.
[019] Quanto ao Sensor de temperatura utilizado é o Termístor (ou termistor), que é um semicondutor sensível à temperatura.
[020] Existem basicamente dois tipos de termístores: [021] · NTC (do inglês Negative Temperature Coefficient) - são termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo: a resistência diminui com o aumento da temperatura.
[022] · PTC (do inglês Positive Temperature Coefficient) - são termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é positivo: a resistência aumenta com o aumento da temperatura.
[023] Conforme a curva característica do termístor, o seu valor de resistência pode diminuir ou aumentar em maior ou menor grau em uma determinada faixa de temperatura.
[024] Assim alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente eléctrica quando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso em nível industrial, é a medição de temperatura, pois se pode com o termístor obter uma variação de uma grandeza elétrica em função da temperatura a que este se encontra.
[025] O objeto do presente pedido de patente possui grandes vantagens sobre os modelos conhecidos do estado da técnica, além de proporcionar maior praticidade utilitária e, sobretudo maior precisão no controle de temperatura.
Breve descrição dos desenhos da disposição [026] A seguir, apresentam-se os desenhos ilustrativos da "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL".
[027] A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel, com os recipientes de gel.
[028] A FIG. 2 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel.
[029] A FIG. 3 - Mostra uma vista em perspectiva ínfero-frontal do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel.
[030] A FIG. 4 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal em corte parcial do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel, onde se pode observar a porção interna do gabinete, sem os receptáculos cilíndricos.
[031] A FIG. 5 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-posterior em explosão do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel.
[032] A FIG. 6 - Mostra uma vista em perspectiva súpero-frontal em explosão do aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel.
Descrição detalhada da incorporação [033] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL", refere-se a um equipamento para aquecer gel para ultra sonografia ultra e tratamentos estéticos e fisioterapias contido em recipientes do tipo bisnaga, objetivando maior conforto aos pacientes quando da aplicação do mesmo em sua pele.
[034] Mais especificamente o aquecedor com controle de temperatura eletrônico para gel (1) é constituído por um gabinete prismático retangular (2), cuja profundidade é significativamente menor que a altura e a largura, sendo que a face superior possui três orifícios circulares (3) alinhados lado a lado, os quais possibilitam o acesso aos respectivos receptáculos cilíndricos (4) os quais são envoltos por fios resistivos (5) para aquecimento, os quais são isolados eletricamente, cujas extremidades são conectadas a uma placa eletrônica (6). Os três receptáculos cilíndricos (4) são envoltos por uma manta de isolação térmica (7).
[035] O controle de temperatura compreende um sensor do tipo termístor (8), o qual é posicionado na parede externa do receptáculo cilíndrico (4) central por técnica de colagem e o controle de temperatura é efetuado por um circuito eletrônico, sendo que o potenciômetro (9) para estabelecer a temperatura é posicionado ao centro da face frontal o qual ostenta ainda um comutador liga/desliga (12) e um cabo com tomada elétrica (13) e por fim na face posterior são previstos dois LEDs (10) e (11) indicadores de estado.
[036] Pode-se assim, constatar através do exposto que a "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL" ora em questão caracteriza-se como um equipamento de grande utilidade, apresentando todas as qualidades práticas e de funcionalidade que justificam plenamente o pedido de patente de Modelo de Utilidade. REIVINDICAÇÃO:

Claims (1)

1- "DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM AQUECEDOR COM CONTROLE DE TEMPERATURA ELETRÔNICO PARA GEL", refere-se a um equipamento para aquecer gel para ultra sonografia e tratamentos estéticos e fisioterapias, contido em recipientes do tipo bisnaga, objetivando maior conforto aos pacientes quando da aplicação do mesmo em sua pele, cujo estado da técnica contempla um equipamento constituído por um gabinete quadrangular dotado internamente de receptáculos cilíndricos nos quais são inseridas as bisnagas contendo os géis a serem aquecidos, sendo esses receptáculos envoltos por fios resistivos para aquecimento, cujo ajuste de temperatura é efetuado por um potenciômetro posicionado na face inferior do gabinete e o controle de temperatura é efetuado por um termostato bimetálico posicionado internamente na porção inferior do gabinete, sendo que em uma configuração inovadora o objeto do presente pedido de patente é caracterizado por ser constituído por um gabinete prismático retangular (2), cuja profundidade é significativamente menor que a altura e a largura, sendo que a face superior possui três orifícios circulares (3) alinhados lado a lado, os quais possibilitam o acesso aos respectivos receptáculos cilíndricos (4) os quais são envoltos por fios resistivos (5) para aquecimento, isolados eletricamente, cujas extremidades são conectadas a uma placa eletrônica (6), sendo que os três receptáculos cilíndricos (4) são envoltos por uma manta de isolação térmica (7), já por sua vez o controle de temperatura compreende um sensor do tipo termístor (8), o qual é posicionado na parede externa do receptáculo cilíndrico (4) central por técnica de colagem e o controle de temperatura é efetuado por um circuito eletrônico, sendo que o potenciômetro (9) para estabelecer a temperatura é posicionado ao centro da face frontal e na face posterior são previstos dois LEDs (10) e (11) indicadores de estado.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2764776T3 (es) Dispositivos de enfriamiento con sensores flexibles
US5875282A (en) Medical apparatus for warming patient fluids
WO2017031129A1 (en) Wearable heat flux devices and methods of use
JPH02193680A (ja) 給湿装置
US6723960B2 (en) Heater for orthopedic splints
US20140199057A1 (en) Warming System for Dialysis Fluid
US20210338945A1 (en) Infusion fluid warmer comprising printed circuit board heating elements
WO2020109119A1 (en) Core body temperature sensor system based on flux measurement
US20050094707A1 (en) Electrical thermometer
US10463812B2 (en) Device for vaporizing of phyto material with multiple heater elements and sensors
US2198989A (en) Wet compress
CN208942537U (zh) 一种用于消除肌肉疲劳的冷敷装置及理疗系统
BR202016001528U2 (pt) Provision introduced in heater with electronic temperature control for gel
CN209951523U (zh) 冷热调节护理装置
WO2014138579A1 (en) Transparent warming cover for short term temperature regulation of medical patients
JP4113617B2 (ja) 手足の温熱治療装置
US11701457B2 (en) Ultra low-leakage silicone-based heater thermally coupled to a heat transfer body
US20130193130A1 (en) Container for a medical device
ES2566397T3 (es) Manta calefactora
JP2001250662A (ja) 簡易保温器
CN205515145U (zh) 加热垫卷收加热装置及具该装置的冷热垫组件
ES2224698T3 (es) Termometro medico.
CN211121480U (zh) 传感器组件及电磁加热设备
KR200378707Y1 (ko) 휴대용 보온주머니
CN207886340U (zh) 一种多功能热敷理疗装置