BR202015028971U2 - dispositivo detector de presença aplicado à uniforme - Google Patents

dispositivo detector de presença aplicado à uniforme Download PDF

Info

Publication number
BR202015028971U2
BR202015028971U2 BR202015028971U BR202015028971U BR202015028971U2 BR 202015028971 U2 BR202015028971 U2 BR 202015028971U2 BR 202015028971 U BR202015028971 U BR 202015028971U BR 202015028971 U BR202015028971 U BR 202015028971U BR 202015028971 U2 BR202015028971 U2 BR 202015028971U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
school
uniform
rfid
parents
student
Prior art date
Application number
BR202015028971U
Other languages
English (en)
Inventor
Machado Baldi Eduardo
Original Assignee
Eduardo Machado Baldi - Eireli
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eduardo Machado Baldi - Eireli filed Critical Eduardo Machado Baldi - Eireli
Priority to BR202015028971U priority Critical patent/BR202015028971U2/pt
Publication of BR202015028971U2 publication Critical patent/BR202015028971U2/pt

Links

Landscapes

  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Electrically Operated Instructional Devices (AREA)

Abstract

o dispositivo detector df presença aplicado à uniforme trata-se de unia combinação tecnológica entre o uniforme usual (roupas de identificação) e o chip de rfid (rádio frequence identification). sigla em ingiês de identificador em radio freqüência, onde uma etiqueta (1) (chip), implantada nos uniformes, após a aproximação corn bulia fonte coletora. permitirão o registro e identificação do aluno/funcionário; leitores rfid (2), ao redor e no portão da entrada da escola/empresa coletarão a informação do chip e o sistema sipa (3) registra em urna lista a presença dos mesmos; em seguida será disponibilizada aos pais/responsáveis uma mensagem de texto em formato sms informando o horário que o indivíduo adentrou as dependências escolaresíempresariais, assim corno. o horário em que o mesmo deixou o local; dessa forma acredita-se que aliando tal melhoria funcional as práticas já existentes de policiamento poderão inibir ações maliciosas. aumentar a sensação de segurança e trazer maior tranqüilidade aos pais quanto à localização ele seus filhos.

Description

“DISPOSITIVO DETECTOR DE PRESENÇA APLICADO À UNIFORME” [001] Refere-se o presente modelo de utilidade a um dispositivo detector de presença aplicado à uniforme, mais precisamente a implementação da tecnologia de Radio Frequency Identication (RFID) em uniformes, contendo os dados de identificação do aluno/funcionário bem como seus respectivos responsáveis, tendo-se o cuidado de preservar as individualidades e a privacidade do indi\ iduo enquanto cidadão, limitando-se, apenas, a acompanhar e controlar a presença e a vivência do aluno/funcionário no espaço social ao qual foi projetado (escolar ou de trabalho), protegendo, acima de tudo, o processo-fim do local de frequência, juntamente com a aprendizagem e controle da permanência dos mesmos no espaço supervisionado. O resultado desse acompanhamento e de tal controle será fornecido pela instituição aos pais, no caso das escolas, ou aos supervisores dos funcionários, no caso das empresas.
[002] A Identificação automática, ou auto ID para abreviar, é o termo amplo dado a um conjunto de tecnologias que são usadas para dar suporte aos equipamentos destinados a identificar objetos sendo que a identificação automática é muitas vezes associada à captura automática de dados ou seja, as empresas querem identificar itens, capturar informações sobre eles e. de alguma forma, obter os dados em um terminal sem ter empregados digitando-os. O objetivo da maioria dos sistemas de auto-identilicação é aumentar a eficiência, reduzir os erros de entrada de dados e liberar pessoal para executar funções de maior valor agregado, tais como o fornecimento de serviço ao cliente. Há uma série de tecnologias que estão sob o escopo da auio-identilicação.
[003] Conciliado à tecnologia 1D vem sendo utilizado a Radio Frequency Identication (RFID), milhares de empresas ao redor do mundo que o utilizam,estão se adaptando ao RFID hoje para melhorar a eficiência interna. Club Car, fabricante de carrinhos de golfe, usa RFID para melhorar a eficiência de sua linha de produção. Paramount Farms - um dos maiores fornecedores do mundo de pistaches usa RFID para gerenciar sua colheita de forma mais eficiente. N YK Logistics usa RFID para melhorar a taxa de transferência de recipientes em seu movimentado centro de distribuição em Long Beach, Califórnia. Muitas outras empresas estão usando tal tecnologia para uma ampla variedade de aplicações.
[004] O sistema RFID é composto por um leitor (às vezes chamado de um interrogador) e um transponder (ou tag), que geralmente tem um microchip com uma antena ligada a ele. Existem diferentes tipos de sistemas RF1D, mas geralmente o leitor envia ondas eletromagnéticas com um sinal que a tag foi concebida para responder. Tags passivas não possuem fonte de alimentação. Atraem o poder do campo criado pelo leitor e usam para alimentar os circuitos do microchip. O chip modula as ondas que a tag envia de volta para o leitor, que as converte em dados digitais. Tags ativas têm uma fonte de energia e transmitem seus sinais. Sistemas de localização em tempo real não respondem aos sinais do leitor, mas transmitem em intervalos definidos. Leitores captam esses sinais e um software é usado para calcular a localização da tag.
[005] Com o crescimento e criatividade de empresas no emprego da tecnologia RFID, relativo ao monitoramento e gerenciamento de informações, para controlar e manipular dados com o intuito do aprimoramento de alguns setores, desenvolveu-se aqui, no requerido relatório, a integração do sistema RFIL) em roupas para um controle pessoal de presença, titulado como DISPOSITIVO DETECTOR DE PRESENÇA APLICADO À UNIFORME.
[006] Um dos diversos tipos de aplicações do REI D em roupas em relação ao pedido aqui revelado é na implantação dos mesmos em uniformes, sejam eles em uniformes de funcionários, escolares ou outros. e\ idenciando assim o intuito das demais organizações em gerenciar o controle de presença, horários, informações de cadastros, envio de informações, bem como a permanência do mesmo no local pretendido, entre outras funções.
[007] Um dos tópicos que poderá ser focado, é na implementação dessa tecnologia aos uniformes escolares, como citado acima, assistidos por um software determinado juntamente a um hardware.
[008] Nota-se que muitas vezes as pessoas se deparam com a ialta de tempo para o exercício dos afazeres diários, a distância ou dificuldade de locomoção não permite que os pais acompanhem mais de perto os seus filhos, principalmente na escola onde em tese seria o local onde o aluno se encontrará pelas próximas horas. Agora como ter a certeza que o aluno realmente esta frequentando as aulas? Como estão suas notas? Se há atividades para casa ou outras informações?
[009] A realidade atual se resume em grande evasão escolar, repetência e a ausência da família, que aliadas evidenciam o fracasso do aluno, e consequentemente da família, promovendo ao país baixo resultados em comparativos da educação internacional, como sendo o Brasil uma das piores educações do Mundo.
[010] Na rede pública a situação é ainda mais agravante, com mais dc 11% de evasão, desistência e abandono escolar, e a falta de interação entre família e escola tem sido o principal fator para a produção deste dado.
[011] É fato que existe uma definição do Poder Público sobre a política de acompanhamento da frequência escolar, da qual a família não pode ser omissa, pois está cumprindo a aplicação legal da lei. onde seu sentido pleno é assegurar o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola. Ainda que os altos índices de infrequência e abandono à escola não sejam o principal responsável pela baixa qualidade da aprendizagem e pelo baixo IDEB, constituem-se em um dos principais responsáveis. Este ponto associado aos demais a seguir, vão dar embasamento a meios capazes a maximizar a comunicação entre unidades escolares, famílias e alunos, tendo em vista a consolidação da excelência do ensino.
[012] Com o uso do detector de presença, será possível que pais acompanhem instantaneamente, a rotina de seus filhos na escola, não somente sob a ótica de um portal educacional e suas notas acessadas pelo celular ou computadores, mas sabendo o horário exato da entrada do seu filho na escola, bem como a sua saída, que são informados pela SIPA - Sistema Inteligente de Proteção ao Aluno, pelo dispositivo detector de presença aplicado à uniforme, através de mensagens SMS/Mensagens de Texto, juntamente com muitas outras informações que serão disponibilizadas no decorrer deste projeto.
[013] Por fim, acredita-se que o dispositivo poderá contribuir para melhorar o rendimento do aluno em questão, de suas notas e desempenho. Ema vez que o aluno não se vê com tanta '‘Liberdade" ele passa escolher melhor as companhias, melhores lugares, a respeitar as regras e legislações e em suma ser um melhor filho, obediente e honesto.
[014] OBJETIVOS GERAIS: - Maximizar a interação entre família e escola; - Melhorar o controle e permanência dos alunos nas escolas; - Possibilitar acompanhamento dos pais. de onde estiverem às rotinas dos seus filhos na escola; - Promover a atuação direta dos pais na busca de soluções quanto à aprendizagem, infrequência, evasão escolar e etc.; - Combater qualquer tipo de exploração de crianças e adolescentes, inclusive o do trabalho infantil;
[015] OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Acompanhar a frequência do aluno em tempo real; - Manter os pais e responsáveis informados a respeito da frequência dos filhos na escola; - Incentivar a participação da família na educação dos filhos, melhorando o rendimento escolar; - Diminuir o índice de infrequência. de evasão, de repetência, de baixa aprendizagem e de exploração de crianças e adolescentes bem como do trabalho infantil; - Construir uma articulação permanente da escola, por meio dos colegiados escolares, com o Ministério Público da Infância e da Adolescência, com o Juizado da Criança e da Juventude, com o Conselho Municipal de Educação, com o Conselho 1 utelar e com os pais e/ou responsáveis pelos alunos, por meio das associações de pais de alunos, bem como do PROFAES - Programa de Integração Família e Escola; - Promover segurança especializada e efetiva no entorno da escola; - Proporcionar dispositivos de segurança em tempo real inibindo atuaçao marginal; - Controle de acesso de alunos, visitantes e conv idados.
[016] O dispositivo detector de presença aplicado à uniforme poderá ser melhor compreendido através da descrição detalhada em consonância com a seguinte figura em anexo, onde: FIGURA 01 Apresenta um tluxograma do sistema relativo ao acompanhamento do dispositivo detector de presença aplicado à uniforme. FIGURA 02 Apresenta um tluxograma do sistema relativo ao acompanhamento do dispositiv o detector de presença aplicado à uniforme na transferência de informações.
[017] De acordo com o tluxograma. pode-se observar que o dispositivo detector de presença aplicado à uniforme será desenvolvido utilizando-se a tecnologia de Radio Frequency Identication - RFID, através de uma etiqueta (1) embutida no uniforme escolar contendo os dados de identificação do aluno e responsável, tendo- se o o- cuidado de preservar a individualidade e a privacidade do aluno enquanto cidadão, limitando-se, apenas, a acompanhar e controlar a presença e a vivência do aluno no espaço escolar (A), protegendo, acima de tudo, o processo-fim da escola, a aprendizagem. O resultado desse acompanhamento e controle será fornecido pela escola aos pais ou responsáveis pelos estudantes. Tais informações serão confidenciais, as quais somente os pais ou responsáveis terão acesso.
[018] Neste módulo do sistema busca-se como objetivo promover uma eficiente e segura entrada e saída dos alunos no âmbito escolar, como exemplo. No momento que o aluno entra na escola, até efetivamente estar em sala de aula, ser feita a chamada escolar, ou perceber a ausência do aluno, já se passaram longos minutos, às vezes até horas, com esta metodologia ao entrar na escola, leitores de RFID (2) fazem o rastreamento de todas as peças de uniformes, tênis, mochilas e demais objetos que foram cadastrados, para cada segundo milhares de informações são coletadas e isto proporciona além da segurança dos dados, impedirem fraudes, pois o sistema faz transações com a informação evitando que alguém possa carregar uma camisa de outro aluno consigo. Uma vez coletada a informação que o aluno encontra-se em espaço seguro dentro da escola.
[019] 0 S1PA (3) vem. inicialmente, sendo implantado nos pontos que ofereçem maior risco social, pois a preocupação primeira é no sentido de prevenir, fazendo com que a ação chegue antes do acontecimento aversivo. Vem sendo implantado, também, em outros pontos que oferecem alto índice de evasão escolar e de baixa aprendizagem.
[020] A fonte principal para o acompanhamento da presença e da vivência do aluno no espaço escolar (A) é o uniforme, denominado de DISPOSITIVO DETECTOR DE PRESENÇA APLICADO À UNIFORME. O aluno assim que chega à unidade escolar (A) e atinge a plena interioridade da escola, trajando o uniforme com o detector, tem sua presença registrada por um leitor de RI ID (2) que envia a informação a um banco de dados localizado na Secretaria Municipal de Educação e na escola. O SIPA (3), assim instalado, ainda permite encaminhar uma mensagem de texto/SMS, para o celular (C) dos pais ou responsáveis, comunicando a respeito da presença ou não do aluno na escola. O professor quando adentra a sala de aula recebe uma lista com os nomes dos alunos que o sistema registrou a presença e faz a chamada por meio desta lista.
[021] Os atuais diários de classe serão substituídos gradualmente pelo diário digital, fornecendo-se. online as informações necessárias aos pais. sobre seus filhos-alunos através do sistema do dispositivo detector de presença aplicado à uniforme.
[022] A implantação desta solução só será possível graças a uma conjuntura de outros projetos como o Município Digital, que tem por objetivo interligar todo o Município em uma única rede. formando uma grade de comunicação, e por meio desta, prover sinal de internet. A disponibilização de um netbook (B) para cada professor da rede municipal de ensino pela Secretaria Municipal de Educação lhes dará a ferramenta necessária para que tenham à mão os dados e informações relevantes para o desempenho das suas funções, informações estas geradas pelo sistema do dispositivo detector de presença aplicado à uniforme.
[023] Município Digital.o netbook (B), e o dispositivo detector de presença aplicado à uniforme são peças de uma única engrenagem, portanto, a ausência ou mal funcionamento de uma das peças compromete todo o processo.
[024] O corpo administrativo da escola, formado pela direção, vice-direção. secretaria e coordenação pedagógica bem como os professores serão capacitados para utilizarem o sistema do dispositi\o detector de presença aplicado à uniforme, pois é no interior da unidade escolar onde o qual será gerido e alimentado para que retorne os dados criticados, transformados em resultados.
[025] Com base na descrição detalhada acima é possível perceber que a referente melhoria funcional assim proposta permite o monitoramento assistida pela tecnologia RF1D implantada em uniformes. sejam escolares ou empresariais/funcionários, certificado que se trata da captura dos sinais, dos tags pessoais, por antenas distribuídas em pontos estratégicos ao redor do local onde será implantado o sistema, e assim enviados a um programa em que as informações serão armazenadas em banco de dados para que assim possam ser direcionadas por um gestor ao devidos fins de controle Ademais, todas as formas, incorporações preferenciais ou alternativas aqui descritas não tendem de forma a limitar a presente invenção, relativos aos locais onde o sistema poderá ser implantado bem como o tipo de software usado, programas e seus gerenciadores, ou também o local do vestuário (sapato, etiqueta blusa, logomarca da empresa, bolsa e outros) onde os tags serão lixados. Ou seja. poderá haver variações construtivas que sejam equivalentes sem. no entanto, fugir do escopo de proteção da invenção.
REIVINDICAÇÃO

Claims (1)

1. DISPOSITIVO DETECTOR DE PRESENÇA APLICADO À UNIFORME caracterizado por etiqueta (1) que compreende em um chip com tecnologia RFID que será implantada em uniformes escolares ou de funcionários serão enviados sinais de radio frequência para um receptor de leitor de RFID (2) que armazenará dados como horários, cadastros, permanência do mesmo no local, e entre outros, em virtude da aproximação do indivíduo nas redondezas ou dentro do local adotado com o sistema. Poderão ser implantadas em todas as peças de uniformes, seja no tênis, mochila ou demais objetos que forem cadastrados. Tais leitores de RFID (2) serão implantados em pontos estratégicos do estabelecimento onde será adaptado o sistema, e também no portão de entrada do mesmo, dessa forma havendo uma primeira leitura das etiquetas (1) quando próximas ao local e após a entrada e saída do indivíduo cadastrado: por apresentar também um sistema inteligente de proteção ao aluno-SIPA (3), tal sistema compreenderá um programa de armazenamento dos dados obtidos pela captação do leitor de RFID (2), com a leitura da etiqueta (lj, e assim gerenciar as informações e encaminhar para os devidos fins, que ainda possibilite que os supervisores acompanhem de onde estiverem à rotina de seus funcionários ou pais aos seus filhos na escola, horários exatos da entrada e saída dos mesmos do local, e também permitirá encaminhar uma mensagem de texto/SMS. para o celular (C) dos responsáveis ou supervisores, comunicando a respeito da presença ou não deles; por fim tal modelo de melhoria funcional poderá ser aplicada em diversos ramos onde utiliza-se algum tipo de uniforme;
BR202015028971U 2015-11-18 2015-11-18 dispositivo detector de presença aplicado à uniforme BR202015028971U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202015028971U BR202015028971U2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 dispositivo detector de presença aplicado à uniforme

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202015028971U BR202015028971U2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 dispositivo detector de presença aplicado à uniforme

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202015028971U2 true BR202015028971U2 (pt) 2017-05-23

Family

ID=59100939

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202015028971U BR202015028971U2 (pt) 2015-11-18 2015-11-18 dispositivo detector de presença aplicado à uniforme

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202015028971U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN204440514U (zh) 一种智能的实验室管理系统
CN102682352A (zh) 基于物联网的智能校园安全信息管理系统
CN107369114A (zh) 校园网、移动网络和监护人网络共享的儿童监护系统
CN107194841B (zh) 一种智能化班级管理系统
Gharami et al. Semantic analysis-internet of things, study of past, present and future of IoT
WO2013044333A1 (pt) Sistema de registro de presença dos alunos nas dependências das instituições de ensino
CN206181246U (zh) 动态推送式视频监控系统
Taylor Teaching us to be ‘smart'?: The use of RFID in schools and the habituation of young people to everyday surveillance
BR202015028971U2 (pt) dispositivo detector de presença aplicado à uniforme
CN106327770A (zh) 一种基于rfid技术的校园安防系统
Chen et al. Campus Intelligent Safety Supervision System Based on RFID.
US20210158117A1 (en) Geofenced-based lost and found mobile device application system
Taibah et al. An examination of evolving crowd management strategies at pilgrimage sites: a case study of ‘Hajj’in Saudi Arabia
CN208384669U (zh) 应用于幼儿园家长接送的智能门禁系统
CN212433842U (zh) 一种基于智慧校园社区的安防管理系统
More et al. Attendance automation using near field communication (NFC) technology
Anjum et al. Student Tracking and Attendance Monitoring System Using RFID
Hamad University attendance and entrance control system using RFID
Hassan Design of portable and sustainable user authentication system using intrinsic mobile phone biometric in smart city environment
CN108573541A (zh) 一种射频识别的考勤方法
Alhelaly Constructing a Smart School Based on the Internet of Things Using RFID Technology
Sharma Face Recognition and RFID Technology Used in Automated Attendance Management Systems: A Study
Gore et al. It solution regarding to the implementation of the EU GDPR
Boyinbode Performance Modelling of a Random Token Generating Class Attendance System 1Oyewo Olugbenga Ayodeji 1Department of Computer Science Federal University of Technology, Akure Akure, Nigeria
Wang et al. Smart Low-Speed Self-Driving Transportation System

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2500 DE 04-12-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.