BR202015010847U2 - Semi-hydroponic system for the production of cup - Google Patents

Semi-hydroponic system for the production of cup Download PDF

Info

Publication number
BR202015010847U2
BR202015010847U2 BR202015010847-3U BR202015010847U BR202015010847U2 BR 202015010847 U2 BR202015010847 U2 BR 202015010847U2 BR 202015010847 U BR202015010847 U BR 202015010847U BR 202015010847 U2 BR202015010847 U2 BR 202015010847U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
solution
production
nutrient solution
semi
hydroponic
Prior art date
Application number
BR202015010847-3U
Other languages
English (en)
Inventor
Duarte De Oliveira Paiva Patrícia
Volpi Furtini Boldrin Karina
Caldeira Victer Barbosa Juliana
Roberto Corrêa Landgraf Paulo
Thereza Dos Santos Torqueti Sabrina
Fabiana Aparecida Almeida Elka
Original Assignee
Universidade Federal De Lavras
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal De Lavras filed Critical Universidade Federal De Lavras
Priority to BR202015010847-3U priority Critical patent/BR202015010847U2/pt
Publication of BR202015010847U2 publication Critical patent/BR202015010847U2/pt

Links

Abstract

sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite a presente invenção propõe um modelo de sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite (zantedeschia aethiopica). tal sistema é caracterizado pelo cultivo em vasos preenchidos com substrato inerte, fertirrigados pelo sistema espaguete, com condução da solução nutritiva excedida a reservatórios e possibilidade de reutilização para outros fins. o modelo da invenção é composto por uma caixa d'água (1 ), que serve como reservatório de solução nutritiva, a qual é bombeada por uma moto-bomba centrífuga (2). a solução passa por tubos condutores, compostos por canos de pvc (3), manômetro (4), registros (5) e mangueiras de irrigação (6). nas mangueiras de irrigação estão acoplados os conjuntos de válvulas (7) e gotejadores do tipo espaguete (8). as plantas são cultivadas em vasos (9) dispostos em fileiras em cima de bancadas, e cada vaso recebe a solução nutritiva através de quatro gotejadores. no fundo de cada vaso é acoplada uma mangueira (1 o) que conduz a solução nutritiva drenada a um cano (11 ), que transporta a solução lixiviada a um reservatório (12). a solução drenada não retorna ao sistema, mas pode ser utilizada para outras finalidades.

Description

SISTEMA SEMI-HIDROPÔNICO PARA A PRODUÇÃO DE COPO-DE-LEITE
[01] Apresentação do invento [02] A presente tecnologia denominada ' Sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite" é proposta para o desenvolvimento e produção de copo-de-leite, sejam mudas ou flores cortadas, com alta qualidade. Tal sistema é desenvolvido com adaptações e particularidades de forma a adequar às características morfológicas da espécie. É uma alternativa viável para os produtores, visando a contornar os principais problemas que comprometem a produção e qualidade das inflorescências e mudas, além de possibilitar vantagens em relação ao sistema de cultivo tradicional em canteiros. Além disso, a produção hidropônica da espécie em ambiente protegido favorece o desenvolvimento das plantas de copo-de-leite, permitindo a rápida brotação dos rizomas, além do desenvolvimento vegetativo, rápida produção de mudas e produção de inflorescências com maior qualidade. Essas vantagens em relação ao cultivo convencional da espécie estão relacionadas principalmente ao fornecimento constante de solução nutritiva às raízes das plantas, que são dispostas individualmente em vasos, o que é possível com o emprego da técnica hidropônica.
[03] Estado da Técnica [04] A presente técnica de cultivo refere-se ao uso do sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite (Zantesdeschia aethiopica). Há poucas informações referentes às alternativas de manejo da produção da espécie, incluindo técnicas de cultivo, que visem a contornar os principais fatores que comprometem a produção do copo-de-leite, como a sazonalidade de produção e problemas fitossanitários, destacando-se a infecção bacteriana ocasionada pela Pectobacterium carotovorum (Sin.: Erwinia carotovora) (ALMEIDA; PAIVA, 2012). A adoção do cultivo hidropônico propicia vantagens em relação ao cultivo convencional, proporcionando maior qualidade ao produto colhido, crescimento mais rápido, economia de tempo e trabalho, redução da incidência de doenças, além da possibilidade de cultivo durante todo ano (CASTELLANE; ARAÚJO, 1995).
[05] O sistema semi-hidropônico permite o uso de diversos materiais, organizados de forma diferenciada, a fim de atender às exigências das culturas e possibilitar maior eficiência na produção. É comum o emprego de calhas para o cultivo semi-hidropônico de diferentes culturas. A patente BR 20 2013 009969-0 U2, intitulada "Disposição em calha para cultivo semi-hidropônico" propõe esse uso e, apesar de apresentar um formato inovador, não se aplica à produção do copo-de-leite. Entre os fatores limitantes, tem-se o porte e estrutura da planta, que não permite a planta ser suportada por esse sistema. Também, como relatado anteriormente, um dos entraves na produção da cultura é a ocorrência de problemas fitossanitários, especialmente o causado pela bactéria Pectobdcterium carovotorum. Nesse sentido, o uso de calhas no sistema permitiría a passagem da solução nutritiva por todas as plantas do perfil hidropônico e, se alguma planta apresentar a doença, o patógeno podería ser veiculado pela solução nutritiva, entraria em contato com todas as plantas ao longo do perfil e comprometería toda a produção, diferentemente do que ocorre ao se utilizar o "Sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite", aqui apresentado.
[06] A patente EP 496911-A "Hydroponic plant growing system - uses semipermeable membranes to separate different elements while allowing controlled passage of fertiliser and gas" propõe o uso de uma estrutura tubular, com abertura na parte superior, na qual circula a solução nutritiva, o que também não deixaria de acarretar no inconveniente acima descrito. Dessa forma, a tecnologia aqui apresentada utiliza vasos, com capacidade de 8 a 10 litros, o que individualiza as plantas de copo-de-leite e impede que a solução nutritiva entre em contato com as demais plantas ao longo do perfil hidropônico, permitindo um maior controle fitossanitário. Além do controle de doenças veiculadas pela água pelo uso de vasos, a solução nutritiva no sistema hidropônico aqui apresentado, não retorna ao sistema, sendo recolhida em bandejas ao final do sistema, podendo ser reutilizada na produção de outras culturas. Como a solução excedida não retorna ao sistema, isto é, não entra em contato com as plantas de copo-de-leite após circular uma vez no sistema, mesmo que alguma planta apresente contaminação, não há disseminação para outras, podendo as plantas doentes serem rapidamente eliminadas (e não toda a produção, como ocorre nos cultivos convencionais).
[07] O uso de substratos em sistemas hidropônicos é cada vez mais comum, os quais servem para ancoragem e suporte das plantas. O sistema de produção com substratos tem ganhado mercado na produção de flores, dentre outras culturas, como hortaliças frutíferas. Esse sistema utiliza vasos ou canaletas contendo algum material inerte como areia, espuma fenólica, vermiculita, entre outros, ou seja. algum material que apenas dê suporte ao desenvolvimento das plantas. A solução nutritiva é aplicada sobre o material e drenada na parte inferior do sistema, podendo ou não retornar ao tanque de solução (FURLANI et a) 1999) a patente CN 102584441-A " Cultivating médium, useful for colorful Zantedeschia aethiopica fresh cut flower, comprises grass carbon, coconut chaff, and pearlite" estabelece um protocolo de produção de Zantedeschia aethiopica e, dentre outros fatores, recomenda o uso de substrato composto por material de carbono, palha de coco e perlita, apesar de não ser proposto o uso da técnica hidropônica. O principal inconveniente desse substrato é que constitui um material proveniente de uma mistura de materiais individuais, o que acarreta em mais mão de obra e aumento dos custos de produção. Sabendo que a eficiência do substrato está relacionada ao tamanho das partículas e porosidade do material que os compõem, e que estas influenciam na capacidade de retenção de água e nutrientes, no presente modelo de inovação recomenda-se o uso de vermiculita ou areia para a produção do copo-de-leite. O uso de materiais individuais e de fácil aquisição, como a areia, por exemplo, é uma vantagem em relação à patente acima citada, além de reduzir os custos de produção.
[08] Objeto da invenção [09] A presente tecnologia apresenta uma solução alternativa e inovadora para a produção de copo-de-leite, proporcionando maior controle fitossanitário da cultura, redução da sazonalidade de produção, além de incremento na qualidade das hastes florais colhidas e de mudas. O sistema proposto pode ser facilmente reproduzido pela indústria, seguindo as instruções de montagem e funcionamento. Utilizando-se de partes simples também pode-se tornar acessível aos produtores, permitindo o seu uso para intensificar e melhorar o processo produtivo.
[010] O sistema semi-hidropônico é proposto visando à obtenção de flores com alta qualidade comercial, aliada ao bom desenvolvimento vegetativo da espécie. O desenvolvimento da técnica hidropônica para a cultura do copo-de-leite propicia aos produtores, vantagens relacionadas principalmente à sanidade, sazonalidade e qualidade da produção: [011] - O sistema semi-hidropônico favorece o maior controle fitossanitário da cultura, permitindo a redução total ou parcial do desenvolvimento e disseminação da principal doença que compromete a produção da cultura devido ao maior controle da umidade, o não contato das plantas com a solução nutritiva circulante e a não recirculação da água no sistema;
[012] - O emprego de substratos inertes para o cultivo de copo-de-leite impede a disseminação de patógenos de solo;
[013] - O fornecimento constante de solução nutritiva permite a produção intensiva de copo-de-leite, com formação de hastes florais de maior qualidade. Além disso, favorece a uniformidade das plantas e antecipa o ciclo da cultura;
[014] - O sistema pode ser utilizado para a produção de mudas, pois permite um rápido desenvolvimento inicial, produzindo mudas com excelente qualidade;
[015] - É uma técnica que favorece o uso eficiente da água, evita o desperdício e, conseqüentemente reduz os custos de produção;
[016] - É uma técnica que pode ser aplicada em qualquer lugar, pois não depende das condições de solo para o cultivo da espécie, pois é realizado em cultivo protegido.
[017] Descrição do invento [018] O sistema semi-hidropônico aqui desenvolvido para o copo-de-leite possui adaptações e particularidades visando a atender às exigências morfológicas da cultura. Como se trata de uma planta de maior porte, são utiliz ados vasos com capacidade de 8 a 10 litros, contendo substratos inertes. Os vasos são dispostos em duas linhas sobre bancadas metálicas 55 a 65 cm de altura, espaçados de 40 cm no sentido das linhas e 80 cm entre linhas, de forma a facilitar os tratos culturais e colheita das hastes florais. Os substratos servem como suporte para as plantas e, devido às suas características físico-quimicas, incluindo o tamanho de partículas, capacidade de retenção de água e nutrientes, recomenda-se a utilização de areia ou vermiculita para a produção dessa espécie.
[019] O sistema semi-hidropônico é composto por uma caixa d’água com bóia contendo solução nutritiva, cujo volume varia de acordo com o número de vasos utilizados por cada produtor. A formulação da solução nutritiva é variável entre os produtores, porém na sua composição, deve ser considerada a exigência nutricional da espécie. A solução é bombeada do reservatório, através de canos de PVC e mangueiras de polietileno de parede fina, utilizando-se moto-bombas centrífugas com vazão de 3m3/h. Os canos de PVC têm diâmetro de % de polegada e as mangueiras de 14 polegada. No sistema utilizado, os canos de PVC têm comprimento compatível com a distância entre o reservatório de solução nutritiva, passando pela moto-bomba e o manômetro até atingir a conexão com as mangueiras, que possuem comprimento de 8,90m e são conectadas aos tubos de PVC por luva redutora e registro de gaveta. O manômetro utilizado suporta pressão máxima de 100 psi e é calibrado para 30 psi quando em operação. Nas mangueiras de irrigação está acoplado o conjunto de válvula L/H com dois gotejadores tipo espaguete com vazão individual de 14mL/minuto. Cada vaso é irrigado por quatro gotejadores. O sistema é acionado automaticamente durante 5 minutos, uma vez ao dia. O ajuste do tempo de irrigação pode variar de acordo com a temperatura do local de instalação e, mesmo ao longo do ano, em função das variações climáticas e da evapotranspiração. Também com o crescimento das plantas, pode haver necessidade de ajuste no tempo diário de irrigação dos vasos. Embaixo de cada vaso é adaptada uma mangueira de PVC com diâmetro aproximado de 3/8 de polegada para recolher a solução drenada. As mangueiras são ligadas a canos de PVC de % de polegada, instalados com um ângulo de 3o e que conduzem por gravidade a solução lixiviada para ser recolhida em recipientes plásticos. A solução drenada não retorna para o reservatório principal para que se mantenha a sanidade do sistema, mas pode ser utilizada para outras finalidades. Como as plantas crescem rápida e vigorosamente, a retirada das folhas mais velhas é efetuada periodicamente.
[020] Tal sistema semi-hidropônico pode ser visualizado pela Figura 1 que mostra a vista lateral do sistema e pela Figura 2, vista superior do sistema. A caixa d'água (1) é o reservatório da solução nutritiva, a qual é bombeada por moto-bombas centrífugas (2). A solução passa por canos de PVC (3), manômetro (4), registros (5) e mangueiras de irrigação (6), na qual estão acoplados os conjuntos de válvulas (7) e gotejadores do tipo espaguete (8). Os vasos (9) ficam dispostos em fileiras e cada vaso recebe quatro gotejadores. No fundo de cada vaso é acoplada uma mangueira (10) que conduz a solução nutritiva drenada dos vasos a um cano de PVC (11) levemente inclinado. A solução drenada é recolhida em recipientes plásticos (12) ao final do sistema, e pode ser utilizada para outras finalidades.
REIVINDICAÇÕES

Claims (1)

1."Sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite" caracterizado pelo cultivo de copo-de-leite em vasos preenchidos com substrato inerte, fertirrigados pelo sistema espaguete, com condução da solução nutritiva excedida a reservatórios e possibilidade de reutilização para outros fins; sendo este composto por uma caixa d'água (1), que serve como reservatório de solução nutritiva, a qual é bombeada por uma moto-bomba centrífuga (2), a solução passa então por tubos condutores compostos por canos de PVC (3), manômetro (4), registros (5) e mangueiras de irrigação (6) as quais estão acoplados os conjuntos de válvulas (7) e gotejadores do tipo espaguete (8); as plantas são cultivadas em vasos (9) dispostos em fileiras em cima de bancadas, e cada vaso recebe a solução nutritiva através de quatro gotejadores sendo que no fundo de cada vaso é acoplada uma mangueira (10) que conduz a solução nutritiva drenada a um cano (11), que transporta a solução lixiviada a um reservatório (12); a solução drenada não retorna ao sistema, podendo ser utilizada para outras finalidades.
BR202015010847-3U 2015-05-12 2015-05-12 Semi-hydroponic system for the production of cup BR202015010847U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202015010847-3U BR202015010847U2 (pt) 2015-05-12 2015-05-12 Semi-hydroponic system for the production of cup

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR202015010847-3U BR202015010847U2 (pt) 2015-05-12 2015-05-12 Semi-hydroponic system for the production of cup

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR202015010847U2 true BR202015010847U2 (pt) 2017-10-10

Family

ID=62620523

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR202015010847-3U BR202015010847U2 (pt) 2015-05-12 2015-05-12 Semi-hydroponic system for the production of cup

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR202015010847U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4169131B2 (ja) チャの育苗方法
CN105075838A (zh) 一种无土栽培设备及其方法
JP2014150771A (ja) 薬用植物の栽培方法
Ranawade et al. Comparative cultivation and biochemical analysis of Spinacia oleraceae grown in aquaponics, hydroponics and field conditions
KR101637227B1 (ko) 딸기재배용 사각포트를 이용한 딸기 재배 시설 및 재배 방법
JP5626354B2 (ja) オタネニンジンの栽培方法
CN202617890U (zh) 营养液循环立柱式植物种植设备
KR200443043Y1 (ko) 플라워 폼을 이용한 블루베리 재배용기
JP2006197871A (ja) 袋培地栽培法および袋培地
CN111406569A (zh) 一种培育橡胶树大型全冠苗的育苗方法
BR202015010847U2 (pt) Semi-hydroponic system for the production of cup
CN110856473A (zh) 果树根系栽培装置及灌溉方法
Nowak et al. Effect of different container media on the growth of gerbera
CN107372087A (zh) 一种中草药漂浮式栽培设备
RU194725U1 (ru) Многоярусное устройство для выращивания растений
de Aviz et al. Productivity of jambu ('Acmella oleracea') using different soil water tensions and nitrogen rates under greenhouse condition
KR101540793B1 (ko) 재배용 베드
Aswath et al. Response of gerbera under soil and soil-less production systems
JPS62220128A (ja) 植物のロツクウ−ル栽培法
CN213991994U (zh) 一种无土栽培蔬菜种植架
JP3700923B2 (ja) パイナップルの栽培方法
JP3781275B2 (ja) 連結プラグを用いる葉菜類の軽石栽培方法
US11871711B2 (en) Root trellis for use in hydroponic growing and methods of using same
JPH0358720A (ja) 栽培植物の根圏環境への灌水施肥換気方法及びその装置並びに灌水施肥用の給水器
Van Os et al. Hydroponically grown leek: slowly growing to maturity

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL