BR202012009917Y1 - Aparelho com alarme para uso programado de fármacos - Google Patents
Aparelho com alarme para uso programado de fármacos Download PDFInfo
- Publication number
- BR202012009917Y1 BR202012009917Y1 BR202012009917-4U BR202012009917U BR202012009917Y1 BR 202012009917 Y1 BR202012009917 Y1 BR 202012009917Y1 BR 202012009917 U BR202012009917 U BR 202012009917U BR 202012009917 Y1 BR202012009917 Y1 BR 202012009917Y1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- alarm
- blister
- appliance
- programmed
- patient
- Prior art date
Links
Landscapes
- Medical Preparation Storing Or Oral Administration Devices (AREA)
- Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)
Abstract
aparelho com alarme para uso programado de fármacos o presente modelo de utilidade refere-se a um novo modelo de aparelho com alarme programado para alerta do uso de fármacos, permitindo o conhecimento e o monitoramento do seu tratamento pelos profissionais de saúde. a referido aparelho, acopla-se um blister personalizada descartável (13), a qual contém fármacos sólidos e/ou semissólidas como comprimidos, cápsulas, cremes e similares , para uso do paciente, devendo esta ser preenchida previamente e, preferencialmente, na farmácia, de acordo com o planejamento personalizado, realizado em um programa específico , operado em dispositivo externo ao referido aparelho, como um computador, por exemplo. o aparelho é formado por um copo suporte (10), com blister (13) encaixada , onde são acoplados na parte inferior , um fundo (9) desmontável e uma placa eletrônica (8) , e na parte superior, uma árvore de luz (16) e uma tampa-bucão (17) em formato de semiesfera achatada.
Description
(54) Título: APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS (51) Int.CI.: A61J 7/04 (73) Titular(es): ANA PAULA RONZANI. BRUNA SIBILA ARMÊNIO PEREIRA. RAPHAEL DEROSSO PEREIRA (72) Inventor(es): ANA PAULA RONZANI; BRUNA SIBILA ARMÊNIO PEREIRA; RAPHAEL DEROSSO PEREIRA (85) Data do Início da Fase Nacional: 27/04/2012
1/8
APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS
O presente modelo de utilidade refere-se a um novo modelo de aparelho com alarme programado para alerta do uso de fármacos, permitindo o conhecimento e o monitoramento do seu tratamento pelos profissionais de saúde. Ao referido aparelho, acopla-se uma blister personalizada descartável, a qual contém fármacos sólidos e/ou semissólidos como comprimidos, cápsulas, cremes e similares, para uso do paciente, devendo esta ser preenchida previamente e, preferencialmente, na farmácia, de acordo com o planejamento personalizado, realizado em um programa específico, operado em dispositivo externo ao referido aparelho, como um computador, por exemplo.
As informações do planejamento personalizado são armazenadas e transmitidas ao aparelho via porta USB, ou um meio de transmissão sem fio, para que o alarme esteja programado na hora desejada e alerte, especialmente o paciente, sobre o momento previsto para o uso dos fármacos. O objetivo é proporcionar maior conforto, praticidade, organização e segurança a quem necessita fazer uso de várias substâncias, muitas vezes concomitantemente, em diferentes dias e horários, bem como promover o controle e monitoramento do tratamento pelo próprio paciente, pelo farmacêutico, médico (s), pela família ou a quem mais interessar, visando significativa adesão e supervisão ao tratamento e, por meio disso, melhora significativa na sua saúde global.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Com o aumento constante da oferta de soluções para problemas de saúde baseadas em fármacos (medicamentos, vitaminas, produtos fitoterápicos, etc.), é bastante comum o paciente precisar ingerir diversas substâncias concomitantemente e em variados dias, horários e períodos. Ocorre que o paciente pode acabar se confundindo, pela troca de uma substância por outra, e/ou pela falta de ingestão em um determinado horário, ou ainda ingestão dobrada, podendo acarretar prejuízos a sua saúde.
Além disso, é possível que o paciente necessite e/ou queira dispor do acompanhamento de um profissional da saúde, e, em muitos casos, este
2/8 acompanhamento é obrigatório em função da complexidade do tratamento e das interações químicas entre as substâncias a serem ingeridas durante o tratamento. Por isso, a necessidade de contar com um sistema de planejamento, controle e monitoramento que possa disponibilizar o histórico do paciente e demais informações referentes ao tratamento, aos medicamentos e às respectivas prescrições.
Nesse sentido, são encontrados em bancos de patentes aparelhos voltados para o controle da ingestão de substâncias em vários formatos, com ou sem alarme, para aviso do usuário, e eventualmente com um sistema que permite o monitoramento do paciente pelos profissionais de saúde. Uma amostra das tecnologias encontradas é apresentada a seguir.
Alguns documentos encontrados no estado da técnica descrevem aparelhos utilizados para controle da ingestão de substâncias em dias e horários determinados, basicamente contendo um corpo em formato cilíndrico, com diversos compartimentos para conter os comprimidos, drágeas, cápsulas e similares previamente armazenados, e que contém inscrições dos dias da semana ou do mês, e das horas/minutos sobre cada compartimento, para controle da ingestão. Geralmente, possuem uma espécie de cilindro central que gira manualmente, ou ainda uma espécie de roquete, que indica, dentre os compartimentos distribuídos ao seu redor, segundo os dias e horários, qual ou quais contêm as substâncias a serem ingeridas. Este mecanismo pode ser mais ou menos complexo, sendo que o corpo do aparelho pode possuir diversas camadas como é o caso do US4117952. O documento EP0696544 apresenta uma carteia removível para colocação dos medicamentos/vitaminas, etc. Outros documentos similares são US4078661, US5782359, WO9013878. O problema destes aparelhos é que eles não possuem alarme para avisar o usuário quando devem tomar as substâncias, podendo confundi-lo, e, além disso, o preenchimento do aparelho com os comprimidos e similares não é planejado sistematicamente, não sendo possível monitorar o tratamento e o histórico do paciente.
Existem também aqueles que possuem temporizador para programação do alarme que soará nos horários programados como é o caso do EP0172638,
3/8 e do US20040182873, sendo que este possui um display para mostrar estas informações. Apesar de possuírem alarmes, estes aparelhos também não proporcionam o planejamento e o acompanhamento pelos profissionais de saúde, além da programação do temporizador poder ser complicada. Também apresenta os mesmos inconvenientes o documento US4572403, que descreve um aparelho no mesmo estilo dos descritos, com microcomputador, alarme, display, teclado e batería que permitem a programação do aparelho pelo usuário, mas possuem as mesmas desvantagens dos anteriores.
Há outros ainda, como o US7543718, que utilizam software para 10 organização dos medicamentos no aparelho, por profissional da área de saúde, mas este software não pode transferir suas informações diretamente para o aparelho, ou seja, os dados são lidos pelo farmacêutico, por exemplo, que deve programar o aparelho.
O aparelho de documento US4695954 possui um microcomputador com 15 memória e display, alarme e sensores para monitoramento remoto da ingestão dos medicamentos pelo paciente. Além disso, apresenta um decodificador independente que armazena as informações do paciente. As informações são transmitidas via cartão específico. O inconveniente desta tecnologia é que ela apresenta diversos aparelhos pesados e interfaces complexas, que não tornam prática a sua operação, sendo mais voltado para a utilização em hospitais.
Os seguintes documentos apresentam tecnologias mais complexas: a) o documento EP1038798 descreve um aparelho que recebe uma carteia com medicamentos, possuindo microprocessador e um sistema de monitoramento remoto do paciente, por meio de código de barras, cartão codificado ou outra forma de armazenamento e transmissão de dados para software, operado em computador ou outro hardware, podendo possuir ainda monitoramento e funcionamento por comando de voz, câmera, pager, conexão de rede com fio ou wireless-, b) o US20020149473 possui microprocessador, alarme, display, memória e batería, que permitem a programação do aparelho com sistema de monitoramento do tratamento por software específico por computador, mas não possui carteia ou blister descartável ou removível; c) o US20100305749 é um aparelho mais pesado, que também não possui carteia/blister descartável e
4/8 funciona por meio da transmissão e armazenamento dos dados do paciente por um software específico operado por unidade de computador, podendo possuir transmissão wireless e operação por aparelho tipo “Iphone com software específico, que também pode disponibilizar dados para monitoramento remoto. Ocorre que estes aparelhos são bastante sofisticados para utilização a ponto de comprometer a simplicidade e a praticidade de sua utilização, tanto pelo paciente como pelo profissional da saúde, sem falar da complexidade para programação de tais aparelhos.
Dessa forma, nenhuma das tecnologias apresentadas possui as características e facilidades deste modelo de utilidade como será demonstrado a seguir.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
O presente modelo de utilidade tem como objetivo dotar o mercado de um novo modelo de aparelho, com alarme personalizado programado para alerta do uso de fármacos, para uso do paciente, com planejamento, programação e monitoramento do tratamento por profissionais de saúde, em uma nova forma, mais simples, prática e compacta.
A sua principal funcionalidade é permitir que o seu usuário seja avisado sobre os fármacos que devem ser tomados em um determinado horário previamente estipulado, mediante alarme sonoro e luminoso, especialmente por meio da blister personalizada descartável então acoplada ao aparelho. Também armazena em sua memória as informações do paciente, das substâncias por ele utilizadas e dos momentos de acesso ao aparelho diante dos referidos alarmes. Essas informações podem ser acessadas e transmitidas ao aparelho via porta USB, ou um meio de transmissão sem fio, em conexão com um dispositivo externo como, por exemplo, um computador.
A nova disposição de componentes origina um sistema personalizável, que, por meio de aparelho mais simples e compacto, proporciona maior conforto e segurança na sua utilização tanto para o paciente, quanto para o profissional da saúde que realiza o planejamento e o monitoramento do tratamento.
5/8
Um elemento facilitador é o único botão externo existente no aparelho para registro de atendimento ao(s) alarme(s), que deve ser pressionado assim que um alarme sonoro é disparado. Quando pressionado, ele desativa o alarme sonoro e mantém o alarme luminoso, o qual indica o nicho da blister personalizada cujo lacre deverá ser rompido, conforme o tratamento planejado. Assim que o nicho indicado for acessado, pressiona-se novamente o botão para que ele desative o alarme luminoso. Assim, o aparelho sinaliza dupla indicação sobre o nicho da blister personalizada que contém o devido fármaco planejado, evitando erros de administração.
Proporciona também maior segurança ao seu usuário na questão de interação medicamentosa, já que a programação do aparelho está intimamente ligada ao planejamento prévio por profissional da área de saúde, especialmente da área de farmácia, que realiza o planejamento do cronograma de ingestão das diversas substâncias, tomando os devidos cuidados para que não haja interações químicas entre elas, nem de lotes de medicamentos com validades incompatíveis, e planejando quantas blísteres personalizadas serão necessárias para um determinado tratamento. Este profissional deve realizar o processo de planejamento, preenchimento, vedação e identificação destas blísteres que farão parte da funcionalidade completa do aparelho. O planejamento é feito por meio de software específico, cujas informações são transmitidas e recebidas via porta USB, ou um meio de transmissão sem fio, e deste planejamento deriva a programação do aparelho, caracterizando um nível elevado de personalização. Sendo o carregamento da blister e a programação do referido aparelho realizados por profissional habilitado, o usuário não precisa se preocupar com os comandos, muitas vezes complexos, que poderíam confundi-lo, levando-o ao erro e causando prejuízo ao seu tratamento.
O presente modelo de utilidade também possibilita o monitoramento dos dados contidos no software específico operado em dispositivo externo pelo médico, ou outro profissional da área de saúde, que terá a sua disposição, informações como: dados de identificação do paciente, tipo de tratamento, informações sobre os medicamentos administrados (composição química,
6/8 quantidade, tamanho, lote, etc.), cronograma de ingestão, advertências, dentre outras. Este monitoramento é alimentado pelas informações coletadas pelo aparelho sobre acesso à medicação no referido horário de alarme.
As vantagens do aparelho são claras: conveniência e garantia de que os medicamentos serão ministrados sob rígido controle, trazendo melhoria substancial para a saúde e a qualidade de vida do paciente.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 ilustra o aparelho em uma vista em perspectiva explodida.
A Figura 2 mostra o fluxograma de funcionamento do aparelho.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O aparelho compreende um corpo de suporte (10) onde será encaixada a blister (13), sendo que este possui formato de caixa circular que forma uma espécie de tubo vertical vazado no centro. Além disso, apresenta protuberâncias (11) verticais internas e uma reentrância (12) para encaixe da blister (13). Esta blister (13), que receberá as substâncias a serem ingeridas pelo paciente e será selada, é descartável e também possui formato circular com um orifício no centro e nichos (14) periféricos semelhantes a gomos, com um nicho inexistente formando uma borda (15) para encaixe na reentrância (12). Na parte central do corpo de suporte (10) com a blister (13) encaixada, são acoplados, na parte inferior, um fundo (9) desmontável em formato circular com encaixes para acoplamento na placa eletrônica (8), também em formato circular, e na parte superior, uma árvore de luz (16) em formato de coroa para que os pontos de luz fiquem dispostos um para cada nicho (14), e uma tampabotão (17) rosqueada em formato de semiesfera achatada.
A placa eletrônica (8) contém: microprocessador (1), porta USB (2), fonte de alimentação (3), LEDs (4), que estão ligados à árvore de luz (16), altofalante (5), bateria (6) e botão (7), sendo que este está ligado à tampa-botão (17). A placa eletrônica (8), que controla o aparelho, funciona da seguinte maneira, conforme Figura 2: um cabo USB é ligado ao microprocessador (1), para habilitar comunicação com dispositivos externos (por exemplo, um
7/8 computador) e à bateria (6), para recarga. A bateria (6) está ligada à fonte de alimentação (3), que por sua vez está ligada ao microprocessador (1), ao altofalante (5) e aos LEDs (4). O microprocessador (1) recebe energia da fonte de alimentação (3) e controla os LEDs (4) e o alto-falante (5), além de monitorar o pressionamento do botão (7), que está ligado ao microprocessador (1).
Para uma utilização perfeita do aparelho devem ocorrer as seguintes etapas prévias:
- primeiramente o profissional da área de farmácia, ou outro profissional da saúde, identifica em uma receita médica, ou em um pedido do paciente, o conjunto de medicamentos, vitaminas, etc., a serem utilizados no tratamento juntamente com a quantidade necessária, horários de ingestão e o período de tratamento;
- a partir dessas informações, o profissional responsável elaborará o planejamento de preenchimento da (s) blister(s) (13), com auxilio de software específico operado em dispositivo externo, por exemplo, um computador, que armazenará os dados do paciente e das substâncias/medicamentos;
- os dados do plano de carga são transmitidos via porta USB (2) ou um meio de transmissão sem fio para o aparelho, e também do aparelho para o dispositivo externo. Neste momento também pode ser feita e/ou atualizada a programação do equipamento por meio das informações coletadas e inseridas no sistema.
- o profissional realiza a dispensação das substâncias nos nichos (14) da(s) blister(s) (13), selando-a(s) e identificando-as finalmente.
- a blister( 13) personalizada é acoplada ao corpo de suporte (10)
Este planejamento é feito em software específico operado em dispositivo externo, que contém quais as substâncias e os horários em que devem ser ingeridas, acionará o alarme sonoro, por meio do alto-falante (5), e luminoso, por meio dos LEDs (4) em contato com a árvore de luz (16), sendo que cada nicho (14) possui um ponto de luz a ele relacionado. Quando o paciente escuta o alarme, ele pode desativá-lo pressionando a tampa-botão (17) e deixar só o
8/8 luminoso, ou em seguida também desativar o luminoso, pressionando novamente e da mesma forma a tampa-botão (17) do aparelho. Esse mecanismo objetiva maior segurança para a ingestão com as duas funções: a de lembrar (alarme sonoro) e a de indicar (alarme visual). Ao desativar os alarmes, o paciente tira o selo do (s) respectivo (s) nicho (s) (14) e ingere as substâncias aii contidas. E o aparelho continua com a programação e a indicação dos alarmes para os próximos horários, até que nova programação seja feita.
Dessa forma, o aparelho inicialmente não contém nenhuma configuração 10 e apenas aguarda comunicação. Ao conectarmos o aparelho a um computador, por exemplo, (via porta USB (2), ou um meio de transmissão sem fio) inicia-se a comunicação que tem a finalidade de transferir os agendamentos de eventos programados para o aparelho, além da atualização do seu relógio. Estes eventos são armazenados no aparelho, que fica monitorando o relógio e comparando com os eventos agendados. Quando o relógio coincide com um evento, o microprocessador (1) dispara o alarme que consiste em piscar os LEDs (4) indicados na programação, e avisos sonoros, por um tempo programado, até que seja pressionada a tampa-botão (17), sendo esta ação registrada no aparelho para posterior descarga no computador, ou outro dispositivo externo. Caso a tampa-botão (17) não seja pressionada, também é registrada a falha de pressionamento para posterior descarga no dispositivo externo. Quando o aparelho é conectado ao dispositivo externo novamente, este sincroniza o relógio novamente e descarrega as informações armazenadas, atualizando os novos eventos.
O software específico operado em dispositivo externo para plano de carga e programação do aparelho pode ser acessado por qualquer profissional que esteja atendendo o paciente para acompanhamento do tratamento. O ideal é que a utilização do aparelho esteja baseada no acompanhamento do farmacêutico e do médico, ou de outro profissional da saúde, para conferir maior segurança e adesão ao tratamento pelo paciente.
1/2
Claims (5)
- REIVINDICAÇÕES1- APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS caracterizado por possuir um corpo suporte (10), onde é encaixada uma blister (13), para carregamento de substâncias, sendo que na sua parte5 superior são acopladas uma árvore de luz (16) e uma tampa-botão (17), e, na sua parte inferior são acoplados um fundo (9) desmontável e a placa eletrônica (8) que controla o aparelho, placa eletrônica esta (8) contendo um microprocessador (1) que estabelece comunicação com um dispositivo externo, uma bateria (6) para recarga via porta USB (2), bateria (6) esta que está ligada10 à fonte de alimentação (3), que por sua vez está ligada: ao microprocessador (1), ao alto-falante (5) para alarme sonoro e aos LEDs (4), interligados à arvore de luz (16) para emissão dos alarmes visuais nos pontos de luz referentes ao (s) nicho(s) (14) cujas substâncias deverão ser ingeridas da blister (13), sendo que o microprocessador monitora o pressionamento da tampa-botão (17),15 ligada ao botão (7), que desativa os alarmes visuais e sonoros, sendo que essas ações também ficam armazenadas no aparelho para posterior retorno de dados ao dispositivo externo para controle do tratamento.
- 2- APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por seu corpo suporte (10)20 possuir formato de caixa circular formando uma espécie de tubo vertical vazado no centro, além de apresentar protuberâncias (11) verticais internas e uma reentrância (12) para encaixe da blister (13).
- 3- APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a blister (13)25 descartável ou não, e possuir formato circular com um orifício no centro e nichos (14) periféricos semelhantes a gomos, com um nicho inexistente formando uma borda (15).
- 4- APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir a árvore de luz30 (16) em formato de coroa, de maneira que cada ponto de luz disposto para cada nicho (14) seja interligado aos respectivos LEDs (4).2/2
- 5- APARELHO COM ALARME PARA USO PROGRAMADO DE FÁRMACOS de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo aparelho poder se comunicar com dispositivo externo para transmissão de dados, via porta USB (2), ou um meio de transmissão sem fio.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012009917-4U BR202012009917Y1 (pt) | 2012-04-27 | 2012-04-27 | Aparelho com alarme para uso programado de fármacos |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR202012009917-4U BR202012009917Y1 (pt) | 2012-04-27 | 2012-04-27 | Aparelho com alarme para uso programado de fármacos |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR202012009917U2 BR202012009917U2 (pt) | 2016-03-22 |
BR202012009917Y1 true BR202012009917Y1 (pt) | 2018-07-24 |
Family
ID=55534085
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR202012009917-4U BR202012009917Y1 (pt) | 2012-04-27 | 2012-04-27 | Aparelho com alarme para uso programado de fármacos |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR202012009917Y1 (pt) |
-
2012
- 2012-04-27 BR BR202012009917-4U patent/BR202012009917Y1/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR202012009917U2 (pt) | 2016-03-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6507275B2 (en) | Pill dispensing reminder system for indicating when to take a specific pill | |
KR101164792B1 (ko) | 약상자 및 약상자를 이용한 복약관리방법 | |
ES2358226T3 (es) | Sistema de dosificación de pastillas. | |
US7108153B2 (en) | Apparatus, system, and method for a medication access control device | |
US5719780A (en) | Medication timing device | |
KR101233799B1 (ko) | 약상자 및 약상자를 이용한 복약관리방법 | |
US20020104848A1 (en) | Pharmaceutical container having signaling means and associated method of use | |
US20060124655A1 (en) | Smart Medicine Container | |
US20080109510A1 (en) | Medicine container | |
US20060022806A1 (en) | Medicament container | |
JP2004507322A (ja) | 錠剤またはカプセル入り薬剤の投与システム | |
JP2013506487A (ja) | 薬ディスペンサー | |
US9597262B2 (en) | Medication administration tracker | |
US8928467B2 (en) | Programmable audio device | |
US11433000B2 (en) | System to manage the safe distribution of medicines and to control healthcare variables | |
US20140014674A1 (en) | System method and apparatus for medication scheduling | |
EP2201925A1 (en) | Dispenser | |
TWI572351B (zh) | 服藥智慧提醒的藥盒、服藥提醒裝置及服藥提醒方法 | |
US20210361531A1 (en) | Digitalised, portable and consolidated apparatus and method for dispensing, tracking and communicating multiple-dose adherence in real-time and inclusive of refill mechanism | |
BR202012009917Y1 (pt) | Aparelho com alarme para uso programado de fármacos | |
CN216798246U (zh) | 一种智能药盒及智能取药系统 | |
WO2020128128A1 (es) | Dispensador de medicamentos en tableta | |
ES1069601U (es) | Dispositivo organizador de la administracion de pastillas a intervalos de tiempo predeterminados. | |
TWM591862U (zh) | 智慧提醒用藥系統 | |
JPH01274763A (ja) | 薬ケース |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 15 (QUINZE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/04/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE. |
|
B24D | Patent annual fee: restoration after fee payment | ||
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2668 DE 22-02-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |