BR122024011002A2 - Membro estrutural bitrapezoidal para um reator de leito fluidizado, reator de leito fluidizado, e processo de reação de hidrogenação de composto nitro - Google Patents

Membro estrutural bitrapezoidal para um reator de leito fluidizado, reator de leito fluidizado, e processo de reação de hidrogenação de composto nitro Download PDF

Info

Publication number
BR122024011002A2
BR122024011002A2 BR122024011002-4A BR122024011002A BR122024011002A2 BR 122024011002 A2 BR122024011002 A2 BR 122024011002A2 BR 122024011002 A BR122024011002 A BR 122024011002A BR 122024011002 A2 BR122024011002 A2 BR 122024011002A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
baffle plate
bitrapezoidal
fluidized bed
opening
catalyst
Prior art date
Application number
BR122024011002-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jun Xu
Siqing Zhong
Le Zhao
Lianghua Wu
Original Assignee
China Petroleum & Chemical Corporation
Shanghai Research Institute Of Petrochemical Technology, Sinopec
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by China Petroleum & Chemical Corporation, Shanghai Research Institute Of Petrochemical Technology, Sinopec filed Critical China Petroleum & Chemical Corporation
Publication of BR122024011002A2 publication Critical patent/BR122024011002A2/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um dispositivo de fluidização, um componente bitrapezoidal (13), um dispositivo de fluidização compreendendo o componente bitrapezoidal (13) e uma aplicação do dispositivo de fluidização em um método de hidrogenação para um composto nitro. O dispositivo de fluidização compreende um compartimento, um distribuidor de gás (2) e uma cavidade interna definida por uma parede interna do compartimento e uma superfície superior do distribuir de gás (2). Uma placa porosa (6) é provida em uma área média da cavidade interna, e compreende uma área periférica e uma área central. Uma razão de abertura (a unidade é %) na área periférica é definida como A1, e uma razão de abertura na área central é definida como A2 (a unidade é %), A1/A2 = 0-0,95. O dispositivo de fluidização pode obter efeitos tal como redução significante da perda de um catalisador.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de fluidização, especialmente um reator de leito fluidizado. A presente invenção refere-se também a um membro estrutural bitrapezoidal e um dispositivo de fluidização contendo o membro estrutural bitrapezoidal. A presente invenção refere-se ainda ao uso desses dispositivos de fluidização no processo de reação de hidrogenação de composto nitro.
ANTECEDENTE DA TÉCNICA
[0002] A anilina é uma matéria-prima química orgânica básica importante e um bom intermediário químico, pode ser usada na produção de mais de 300 produtos a jusante e é amplamente usada nas indústrias de tinturas, medicamentos, pesticidas, explosivos, especiarias, borrachas, materiais sintéticos e similar. Nos últimos anos, com o rápido crescimento da indústria de poliuretano na China e em todo o mundo, a anilina, que é uma das matérias-primas básicas não substituíveis para sua matéria-prima principal MDI (diisocianato de 4,4- difenilmetano), tem se desenvolvido notadamente e rapidamente.
[0003] Existem três processos comerciais para produção de anilina: processo de hidrogenação catalítica de nitrobenzeno, processo de amonização de fenol e processo de redução de pó de ferro. Dentre outros, o processo de redução de pó de ferro é gradualmente eliminado devido à baixa qualidade da anilina formada. O processo de amonização de fenol é fortemente dependente da fonte do fenol. O processo de hidrogenação catalítica do nitrobenzeno atual é adotado pela maioria dos fabricantes. O processo de hidrogenação catalítica de nitrobenzeno também é dividido em um processo de hidrogenação catalítica em fase de gás e um processo de hidrogenação catalítica em fase líquida. O processo de hidrogenação catalítica de nitrobenzeno em fase líquida é primeiro desenvolvido com sucesso pela Dupont Corporation, U.S.. Ele é realizado principalmente pela adoção de um catalisador de metal nobre sob uma condição anidra e tem as vantagens de temperatura de reação baixa, carga de catalisador alta, vida útil longa e capacidade grande de produção da planta, e tem as desvantagens de exigência de pressão alta, separação necessária de reagentes do catalisador e do solvente, custo alto de operação da planta, preço alto do catalisador e relativamente muitos subprodutos causados pela atividade alta do catalisador. O processo de hidrogenação catalítica em fase de gás em leito fluidizado é caracterizado pelo nitrobenzeno como matéria-prima ser aquecido e vaporizado e misturado com gás hidrogênio, então alimentado no reator de leito fluidizado em que o catalisador de cobre- sílica gel está contido para realizar as reações de hidrogenação e redução.
[0004] O processo de hidrogenação em fase de gás para preparar anilina a partir do nitrobenzeno tem sido usado na China há décadas, e o processo de hidrogenação catalítica em fase de gás em leito fluidizado é adotado por muitos fabricantes de anilina na China.
[0005] O pedido de patente Chinês CN1528737A revela um dispositivo que compreende principalmente um reator de leito fluidizado, uma entrada de gás de matéria-prima de reação disposta na parte inferior do reator, um primeiro distribuidor de gás disposto na parte superior da entrada, um segundo distribuidor de gás disposto no meio da altura na direção axial do reator e dividindo o reator em duas zonas de fase densa de catalisador, um trocador de calor disposto em duas zonas de fase densa de catalisador dentro do reator; um dispositivo de transbordamento de catalisador disposto fora ou dentro do reator e conectando-se às duas zonas de fase densa do catalisador superior e inferior, respectivamente, e um dispositivo de separação de gás-sólido.
[0006] O pedido de patente Chinês CN1634860A revela um distribuidor de gás em um leito fluidizado para síntese de anilina e um processo para síntese de anilina, em que o distribuidor de gás é composto por um tubo principal para transportar um gás, tubos ramificados e um tubo anular conectado ao mesmo para distribuir o gás, e bocais para injetar o gás para baixo e bocais para injetar o gás para cima, ambos dispostos no tubo anular.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0007] Os inventores da presente invenção constataram que membros estruturais internos são predominantemente dispostos no reator de leito fluidizado da técnica anterior para a preparação de anilina e usados para ajustar o fluxo interno de gás-sólido, mas uma vez que o catalisador de anilina é de baixa intensidade e muito fácil para quebrar, o tamanho da partícula é gradualmente reduzido junto com o tempo de operação e o pó fino é facilmente imerso na zona de fase diluída e então a carga do separador ciclônico é aumentada, de modo que a perda de catalisador se torna relativamente séria, e a subsequente influência é que a reação não pode ser operada por um período longo, e os vários problemas, tal como a necessidade de desligar e complementar o catalisador, são causados. Os inventores da presente invenção também constataram que devido ao tamanho de partícula relativamente grande das partículas do catalisador de anilina, elas pertencem a partículas do tipo Geldart B e não são propensas a fluidificar. A técnica anterior geralmente ajusta a qualidade de fluidização do leito no reator adicionando membros estruturais internos, mas membros estruturais internos diferentes têm princípios de deflexão de fluxo diferentes e têm efeitos diferentes sobre a qualidade de fluidização. A presente invenção foi completada com base nessas constatações.
[0008] Especificamente, a presente invenção se refere aos aspectos que seguem: 1. Um dispositivo de fluidização (especialmente reator de leito fluidizado) compreendendo um compartimento, um distribuidor de gás e uma câmara interna definida por uma parede interna do dito compartimento e uma superfície superior do dito distribuidor de gás, a dita câmara interna tem um fundo (correspondendo à superfície superior do dito distribuidor de gás) e uma parte superior, em que ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo de fluidização, supondo que a distância vertical entre o fundo e a parte superior seja H (a unidade é m), a região de câmara interna a partir do fundo e para cima para 0,1H, 0,2H, 0,3H, 0,4H, 0,5H, 0,6H, 0,7H ou 0,8H seja a região inferior, a região de câmara interna a partir da parte superior e para baixo para 0,1H, 0,2H, 0,3H, 0,4H, 0,5H, 0,6H, 0,7H ou 0,8H seja a região superior, e a região de câmara interna entre a região inferior e a região superior seja a região do meio, a altura da região do meio ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo de fluidização seja 0,005H-0,2H, 0,005H-0,05H ou 0,005H-0,02H, na região do meio está disposta uma placa perfurada (por exemplo, selecionada de pelo menos uma placa puncionada, malha de tela e grade, especialmente grade), a placa perfurada inclui uma região de borda externa e uma região central, (1) supondo que a taxa de abertura da região de borda externa seja A1 (a unidade é %), supondo que a taxa de abertura da região central seja A2 (a unidade é %), então A1/A2=0-0,95 (preferivelmente 0,1-0,5) ou a razão da área de abertura total da região de borda externa (a unidade é m2) para a área de abertura total da região central (a unidade é m2) é 1/10-1/2 ou 1/5-1/2. 2. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a região superior corresponde a uma zona de fase diluída, a região inferior corresponde a uma zona de fase densa, a região do meio corresponde a uma zona de transição de pulverização catódica de partículas e/ou a altura da direção axial da placa perfurada a partir da superfície superior do dito distribuir de gás (a unidade é m) é 1,05-1,5 vez ou 1,05-1,2 vez a altura da direção axial da zona de fase densa (a unidade é m). 3. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o número da placa perfurada é um ou mais (por exemplo, 1-5, especialmente 1-3 ou 1), e em caso de mais de um, a distância vertical entre quaisquer duas placas perfuradas adjacentes ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo de fluidização (a unidade é m) é 0,001H-0,05H. 4. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a distância em linha reta entre qualquer ponto na borda periférica da placa perfurada e o ponto central da placa perfurada é R (especialmente raio), a região circundada por todos os pontos que estão na placa perfurada e distante do ponto central pela distância da linha reta de r é referida como a região central, a região entre a região central e a borda periférica é referida como a região de borda externa, então r/R=0,2-0,99 (preferivelmente 0,5-0,9, mais preferivelmente 0,7-0,85) ou R/r=2/1-9/1, preferivelmente 2/1-5/1. 5. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o número de abertura(s) na região central (referida(s) como abertura(s) central(ais)) é 1-650 (preferivelmente 5-150, mais preferivelmente 15- 150)/metro quadrado da região central e/ou o número de abertura(s) na região de borda externa (referida(s) como abertura(s) de borda externa) é 0-4000 (preferivelmente 100-600, mais preferivelmente 200- 500)/metro quadrado da região de borda externa e/ou em caso de mais de uma, os diâmetros equivalentes para uma pluralidade das aberturas centrais são, idênticos ou diferentes uns dos outros, cada um independentemente 0,04-1 m, 0,04-0,5 m ou 0,04-0,1 m e/ou em caso de mais de uma, os diâmetros equivalentes para uma pluralidade das aberturas de borda externa são, idênticos ou diferentes uns dos outros, cada um independentemente 0,005-0,2 m, 0,005-0,08 m ou 0,005-0,03 m e/ou a taxa de abertura da região de borda externa é 2-40% (preferivelmente 8-20%), a taxa de abertura da região central é 30-100% (preferivelmente 40-80%) e/ou a placa perfurada tem um formato basicamente de círculo, o diâmetro do círculo é 1-10 m, preferivelmente 2,5 m, e/ou a espessura da placa perfurada é 5-40 mm, preferivelmente 10-35 mm. 6. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que quando a placa perfurada é posta horizontalmente, o formato da seção transversal formada através de corte ao longo da direção vertical de um corpo de apoio separando quaisquer duas aberturas adjacentes é selecionado de quadrado, triângulo, losango, retângulo, círculo, elipse, anel e qualquer combinação desses formatos, ou o formato da seção transversal formada cortando ao longo da direção vertical de um corpo de apoio separando quaisquer duas aberturas adjacentes é tal de modo que substancialmente quaisquer partículas sólidas acumulam na superfície faceando em direção à região superior do corpo de apoio e/ou é tal de modo que partículas sólidas em contato com a superfície faceando em direção à região inferior do corpo de apoio são substancialmente interceptadas, ou o corpo de apoio é curvado em formato de placa ou formato de placa plana (preferivelmente disposto verticalmente ou disposto inclinado a partir da direção vertical em direção à região inferior (especialmente inclinado a 0,1-60°, 5-30° ou 10 20°)). 7. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a região de borda externa e a região central são coaxiais com o eixo central do dispositivo de fluidização e/ou a borda periférica da placa perfurada se conforma com o formato da parede interna do compartimento da região do meio, e é fixada ou conectada à parede interna do dito compartimento e/ou a borda periférica da placa perfurada é combinada de modo hermético com a parede interna do compartimento da região do meio. 8. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a H é 5-60 m (preferivelmente 10-30 m) e/ou o diâmetro da região inferior é 0,5-12 m (preferivelmente 1-8 m) e/ou o diâmetro da região do meio é 0,5-16 m (preferivelmente 1-10 m). 9. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, o qual compreende ainda um dispositivo de separação de gás-sólido (por exemplo, separador em ciclone) disposto na região superior e um dispositivo de troca de calor (por exemplo, tubo de troca de calor) disposto na região inferior e compreende opcionalmente um membro estrutural bitrapezoidal disposto na região inferior. 10. O dispositivo de fluidização acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o membro estrutural bitrapezoidal compreende uma placa defletora superior, uma placa defletora inferior e uma peça de conexão para fixar de modo relativo a placa defletora superior e a placa defletora inferior, a seção longitudinal da placa defletora superior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como primeiro trapezoide), a base superior (base relativamente longa) e a base inferior (base relativamente curta) do primeiro trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a seção longitudinal da placa defletora inferior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como segundo trapezoide), a base superior (base relativamente curta) e a base inferior (base relativamente longa) do segundo trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluindo uma para a outra, a boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide e a boca aberta da base superior do segundo trapezoide são reunidas na boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide). 11. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o eixo central da placa defletora superior é coaxial com o eixo central da placa defletora inferior e/ou o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 0-60°), o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 45 49°) e/ou a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1 (preferivelmente 1,1-3) e/ou a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior (a unidade é mm) é 0 a menos do que H1 (preferivelmente 0,01H1 a 0,5H1), em que H1 é a altura do primeiro trapezoide (a unidade é mm) e/ou a altura do primeiro trapezoide H1 é 20-150 mm, a altura do segundo trapezoide H2 é 20-150 mm. 12. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora superior em relação a seu eixo central, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora inferior em relação a seu eixo central e/ou a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora inferior é 3-30%, ou, as duas bordas laterais da placa defletora superior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais, as duas bordas laterais da placa defletora inferior se estendem ao longo da sua direção de comprimento para formar duas faces laterais e/ou a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30% e/ou o tamanho da placa defletora superior ao longo da sua direção de comprimento é 30-250 mm, o tamanho da placa defletora inferior ao longo da sua direção de comprimento é 30-250mm. 13. O dispositivo de fluidização de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que quando o número do(s) membro(s) estrutural(ais) bitrapezoidal(is) é mais de um (por exemplo, 4-240, preferivelmente 10-120), uma pluralidade dos membros estruturais bitrapezoidais pode ser posicionada no mesmo plano horizontal, cada e todo posicionado em planos horizontais diferentes ou qualquer combinação dos mesmos e/ou o ângulo incluído na direção do comprimento entre quaisquer dois dos membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes uns aos outros na direção vertical (Y) é 30-90° e/ou a distância vertical entre quaisquer dois dos membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes uns aos outros na direção vertical H3 não é menos do que 100 mm e/ou a distância horizontal entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais adjacentes posicionados no mesmo plano horizontal H4 não é menos do que 80 mm. 14. Um membro estrutural compreendendo uma placa defletora superior, uma placa defletora inferior e uma peça de conexão para fixar de modo relativo a placa defletora superior e a placa defletora inferior, a seção longitudinal da placa defletora superior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como primeiro trapezoide), a base superior (base relativamente longa) e base inferior (base relativamente curta) do primeiro trapezoide são em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a seção longitudinal da placa defletora inferior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como segundo trapezoide), a base superior (base relativamente curta) e a base inferior (base relativamente longa) do segundo trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide e a boca aberta da base superior do segundo trapezoide são reunidas uma com a outra (preferivelmente a boca aberta da base superior do segundo trapezoide é reunida à boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide). 15. O membro estrutural bitrapezoidal de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o eixo central da placa defletora superior é coaxial com o eixo central da placa defletora inferior e/ou o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 0-60°), o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 45 49°) e/ou a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1 (preferivelmente 1,1-3) e/ou a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior (a unidade é mm) é 0 a menos do que H1 (preferivelmente 0,01H1 a 0,5H1), em que H1 é a altura do primeiro trapezoide (a unidade é mm) e/ou a altura do primeiro trapezoide H1 é 20-150 mm, a altura do segundo trapezoide H2 é 20-150 mm. 16. O membro estrutural bitrapezoidal de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora superior em relação a seu eixo central, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora inferior em relação a seu eixo central e/ou a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora inferior é 3-30%, ou, as duas bordas laterais da placa defletora superior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais, as duas bordas laterais da placa defletora inferior se estendem ao longo da direção de seu comprimento para formar duas faces laterais e/ou a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30% e/ou o tamanho da placa defletora superior ao longo da direção de seu comprimento é 30-250 mm, o tamanho da placa defletora inferior ao longo da direção de seu comprimento é 30-250mm. 17. Um dispositivo de fluidização (especialmente reator de leito fluidizado compreendendo um compartimento, um distribuir de gás e uma câmara interna definida pela parede interna do dito compartimento e uma superfície superior do dito distribuir de gás, em que na dita câmara interna é disposto um membro estrutural bitrapezoidal de qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo. 18. Um processo de reação de hidrogenação de composto nitro compreendendo uma etapa de contato de um composto nitro (especialmente nitrobenzeno) como a matéria-prima de reação e gás hidrogênio com um catalisador de hidrogenação para obter um produto de reação (por exemplo, um composto amino, especialmente anilina) (referida como etapa de reação de hidrogenação), em que a etapa de reação de hidrogenação é realizada no reator de leito fluidizado de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo. 19. O processo de reação de hidrogenação de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que as condições de reação da etapa de reação de hidrogenação compreendem: a velocidade do gás superficial é 0,2-0,8 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para a matéria-prima de reação (por exemplo, nitrobenzeno) é 6-21, a temperatura de reação é 220-280° C, a pressão de reação é 0,05-1 MPa (pressão manométrica), o catalisador de hidrogenação é selecionado de pelo menos um de um catalisador carregado à base de cobre, um catalisador carregado à base de níquel e um catalisador carregado à base de metal nobre e/ou a densidade aparente do catalisador de hidrogenação é 300-120 kg/m3 e/ou o diâmetro de partícula médio do catalisador de hidrogenação é 30-800 μm (preferivelmente 40-500 μm ou 50-600 μm), e as partículas de catalisador tendo um diâmetro de partícula de menos do que 80 μm compreendem não menos do que 2% em peso (preferivelmente 5-15% em peso) em porcentagem em massa de todas as partículas do catalisador e/ou o composto nitro é selecionado de pelo menos um dos compostos representados pela fórmula (1) abaixo, na fórmula estrutural (1), R é uma C2-20 hidrocarbila reta, ramificada ou cíclica opcionalmente substituída (preferivelmente uma C4-20 hidrocarbila cíclica opcionalmente substituída, especialmente uma C6-20 arila opcionalmente substituída, mais especialmente uma fenila opcionalmente substituída).
[0009] Por outro tamanho, a presente invenção refere-se aos aspectos que seguem: 1. Um dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno compreendendo: um reator de leito fluidizado (3), um distribuidor de gás (2), um membro estrutural de separação de pulverização catódica (6), um separador em ciclone (9) e um tubo de troca de calor (11), em que o distribuidor de gás (2), o membro estrutural de separação de pulverização catódica (6), o separador em ciclone (9) e o tubo de troca de calor (11) estão todos dispostos no reator de leito fluidizado (3), no reator de leito fluidizado (3) estão incluídas uma zona de reação de fase densa (4) localizada na seção inferior, uma zona de transição de pulverização catódica de partículas (5) localizada na seção do meio e uma zona de fase diluída localizada na seção superior (7 ) 2. O dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que na zona de transição de pulverização catódica de partículas (5) está disposto o membro estrutural de separação de pulverização catódica (6), o membro estrutural de separação de pulverização catódica (6) compreende uma zona de passagem estreita localizada na região central e uma zona de passagem densa disposta na periferia e circundando a zona de passagem estreita. 3. O dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a razão do tamanho da passagem da zona de passagem densa para a área da passagem da zona de passagem estreita é 1/ 0-1/2, a razão de área preferida é 1/5-1/2. 4. O dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o diâmetro equivalente da passagem da zona de passagem densa é 0,005-0,08m, preferivelmente0,005-0,03m. 5. O dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a zona de passagem densa e a zona de passagem estreita são ambas compreendidas de placa circular tendo furos uniformemente distribuídos, uma pluralidade de placas anulares concêntricas que são distribuídas em intervalos ou uma pluralidade de placas retas que são dispostas em intervalos e paralelas, verticais ou inclinadas em um determinado ângulo. 6. O dispositivo de reação para a produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a zona de passagem densa está na forma de círculo, a zona de passagem estreita está na forma de anel circular, e a razão do diâmetro da zona de passagem densa para a largura da zona de passagem estreita é 2/1-9/1, de preferência a razão de diâmetro para largura é 2/1-5/1. 7. O dispositivo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o membro estrutural de separação de pulverização catódica (6), em uma quantidade de pelo menos um, é distribuído ao longo da direção axial do reator de leito fluidizado (3). 8. O dispositivo de reação para a produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que a altura da direção axial do membro estrutural de separação de pulverização catódica (6) distante do distribuidor de gás (2) no fundo é 1,05-1,5 vez, preferivelmente 1,05-1,2 vez, a altura da direção axial da zona de reação de fase densa (4). 9. Um processo de reação para a produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno, o qual usa o dispositivo de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, compreendendo as seguintes etapas: (a) Nitrobenzeno vaporizado e gás hidrogênio como matéria-prima são introduzidos em uma câmara de gás, então no reator de leito fluidizado (3) através do distribuidor de gás (2) para empurrar o catalisador no reator a ser fluidizado, então reagir na zona de fase densa (4) para produzir um produto de anilina; (b) Uma parte da fase gasosa forma bolhas, a pulverização catódica de partículas ocorre no topo da zona de reação de fase densa (4) para formar uma zona de transição de pulverização catódica de partículas (5), as partículas pulverizadas são interceptadas eficientemente pelo membro estrutural de separação por pulverização catódica (6) e retornar para a zona de reação de fase densa (4) para prosseguir com a catálise; (c) Uma parte pequena das partículas não interceptadas passa pela passagem do membro estrutural de separação por pulverização catódica (6) e entra na zona de fase diluída (7) para serem separadas com um separador em ciclone (9), as partículas retornam para a zona de reação de fase densa (4), o gás de produto bruto (8) flui para fora do reator de leito fluidizado (3) e é enviado para a seção de separação subsequente. 10. Um processo de reação para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno de acordo com qualquer um dos aspectos mencionados acima ou mencionados abaixo, em que o catalisador é um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo, o suporte é alumina ou sílica, o catalisador tem um diâmetro de partícula médio de 50-600 μm; o teor de partículas de catalisador de menos do que 80 μm não é menos do que 2% em peso; as condições de reação compreendem: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado (3) é 0,2-0,8 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno é 6-21, a temperatura média de reação na zona de reação de fase densa (4 ) é controlada a 220-280°C, a temperatura na vizinhança do distribuidor de gás (2) é controlada em 320°C ou menos, a pressão de reação na zona de reação de fase densa (4) é de 0,05-1 MPa.
EFEITO TÉCNICO
[0010] De acordo com o dispositivo de fluidização da presente invenção, a perda de catalisador é efetivamente reduzida (por exemplo, reduzida em 30% ou mais).
[0011] De acordo com o dispositivo de fluidização da presente invenção, o efeito de contato gás-sólido é bom, a formação de bolhas grandes pode ser suprimida e a "almofada de ar" gerada sob o membro estrutural interno de guia de fluxo comumente usado é superada. Em comparação com a técnica anterior, a qualidade de fluidização no leito de fluidização é notadamente melhorada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] A Figura 1 é um diagrama esquemático do dispositivo fluidizado de acordo com uma modalidade da presente invenção, considerando o reator de leito fluidizado para a produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como um exemplo.
[0013] Na Figura 1, 1: matéria-prima de nitrobenzeno vaporizado e gás hidrogênio; 2: distribuidor de gás; 3: reator de leito fluidizado; 4: zona de fase densa; 5: zona de transição de pulverização catódica de partículas; 6: placa perfurada; 7: zona de fase diluída; 8: gás de produto bruto; 9: separador em ciclone; 10: dipleg; 11: tubo de troca de calor; H representa a distância vertical entre o fundo e o topo do reator de leito fluidizado. A borda periférica da placa perfurada 6 é hermeticamente combinada com a parede interna do compartimento da zona de transição de pulverização catódica de partículas 5.
[0014] Nitrobenzeno e gás hidrogênio vaporizados como matéria- prima são introduzidos em uma câmara de gás, então no reator de leito fluidizado 3 através do distribuidor de gás 2 para empurrar o catalisador no reator a ser fluidizado, então reagir na zona de fase densa 4 para produzir um produto de anilina, uma parte da fase gasosa forma bolhas, a pulverização catódica de partículas ocorre no topo da zona de fase densa 4 para formar uma zona de transição de pulverização catódica de partículas 5, as partículas pulverizadas catodicamente são eficientemente interceptadas pela placa perfurada 6 e retornam ao zona de fase densa 4 para prosseguir com a catálise; uma pequena parte das partículas não interceptadas passa através da(s) abertura(s) da placa perfurada 6 e entra na zona de fase diluída 7 para ser separada com um separador ciclônico 9, as partículas retornam para a zona de fase densa 4, o produto de gás bruto 8 flui para fora do reator de leito fluidizado 3 e é enviado para a seção de separação subsequente.
[0015] A Figura 2 é um diagrama esquemático tridimensional da placa perfurada de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0016] Na Figura 2, 21 é o corpo de apoio da região de borda externa (inclinado em relação a um plano horizontal), 23 é a abertura da região de borda externa (inclinada em relação a um plano horizontal), 22 é o corpo de apoio da região central (inclinado em relação a um plano horizontal), 24 é a abertura da região central (inclinada em relação a um plano horizontal).
[0017] A Figura 3 é um diagrama esquemático tridimensional da placa perfurada de acordo com uma outra modalidade da presente invenção.
[0018] A Figura 3, 31 é o corpo de apoio da região de borda externa (vertical em relação a um plano horizontal), 33 é a abertura da região de borda externa (vertical em relação a um plano horizontal), 32 é o corpo de apoio da centro região (vertical em relação a um plano horizontal), 34 é a abertura da região central (vertical em relação a um plano horizontal).
[0019] A Figura 4 é um diagrama esquemático do dispositivo fluidizado de acordo com outra modalidade da presente invenção, considerando o reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como um exemplo.
[0020] Na Figura 4, 1: matéria-prima de nitrobenzeno vaporizado e gás hidrogênio; 2: distribuidor de gás; 3: reator de leito fluidizado; 4: zona de fase densa; 5: zona de transição de pulverização catódica de partículas; 6: placa perfurada; 7: zona de fase diluída; 8: gás de produto bruto; 9: separador ciclônico; 10: dipleg; 11: tubo de troca de calor; 13: membro estrutural bitrapezoidal (4 camadas na Figura); H representa a distância vertical entre o fundo e a parte superior da reação em leito fluidizado. A borda periférica da placa perfurada 6 é hermeticamente combinada com a parede interna do compartimento da zona de transição de pulverização catódica de partículas 5.
[0021] Nitrobenzeno e gás hidrogênio vaporizados como matéria- prima são introduzidos em uma câmara de gás, então no reator de leito fluidizado 3 através do distribuidor de gás 2 para empurrar o catalisador no reator a ser fluidizado, quando fluindo através do membro estrutural bitrapezoidal 13, sob a ação do membro estrutural bitrapezoidal 13, os aglomerados formados pelo catalisador e bolhas se formando gradualmente são efetivamente rompidos, e o gás rompido e as partículas de catalisador são ejetados dos orifícios/fendas do membro estrutural bitrapezoidal 13, o gás e o sólido na zona de fase densa 4 do reator de leito fluidizado 3 são misturados uniformemente com uma distribuição de temperatura uniforme, então reagem na zona de fase densa 4 para produzir um produto de anilina; uma parte da fase de gás forma bolhas, a pulverização catódica de partículas ocorre na parte superior da zona de fase densa 4 para formar uma zona de transição de pulverização catódica de partículas 5, as partículas pulverizadas catodicamente são eficientemente interceptadas pela placa perfurada 6 e retornam para a zona de fase densa 4 para prosseguir com a catálise; uma pequena parte das partículas não interceptadas passa através da(s) abertura(s) da placa perfurada 6 e entra na zona de fase diluída 7 para ser separada com um separador ciclônico 9, as partículas retornam para a zona de fase densa 4, o gás de produto bruto 8 flui para fora do reator de leito fluidizado 3 e é enviado para a seção de separação subsequente.
[0022] A Figura 5 é um diagrama esquemático tridimensional do membro estrutural bitrapezoidal de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0023] Na Figura 5, 41: a placa defletora superior, 42: a placa defletora inferior, a boca aberta da base superior da placa defletora inferior está aninhada na boca aberta da base inferior da placa defletora superior, 45: a abertura da placa defletora superior (por exemplo orifício ou fenda), 46: a abertura da placa defletora inferior (por exemplo orifício ou fenda), X representa o eixo central do membro estrutural bitrapezoidal, L representa a direção de comprimento bidirecional (também conhecido como eixo principal) do membro estrutural bitrapezoidal. A peça de conexão não é mostrada na Figura.
[0024] A Figura 6 é um diagrama esquemático da seção longitudinal do membro estrutural bitrapezoidal de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0025] Na Figura 6, 41: a placa defletora superior, 42: a placa defletora inferior, a boca aberta da base superior da placa defletora inferior está aninhada na boca aberta da base inferior da placa defletora superior, α: o ângulo incluído de duas bordas laterais da placa defletora superior 41, β: o ângulo incluído de duas bordas laterais da placa defletora inferior 42, X representa os eixos centrais de dois defletores (sobreposição), H1 é a altura do primeiro trapezoide, H2 é a altura do segundo trapezoide. A peça de conexão não é mostrada na Figura.
[0026] A Figura 7 é um diagrama esquemático da relação posicional de uma pluralidade de membros estruturais bitrapezoidais de acordo com a presente invenção.
[0027] Na Figura 7, Yé o ângulo incluído na direção do comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical; L representa o eixo principal bidirecional de cada membro estrutural bitrapezoidal; H3 representa a distância vertical entre quaisquer dois dos membros estruturais bitrapezoidais posicionados em diferentes planos horizontais e adjacentes um ao outro na direção vertical; H4 representa a distância horizontal entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados no mesmo plano horizontal. A peça de conexão não é mostrada na Figura.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0028] Será feita agora referência em detalhes às presentes modalidades da presente invenção, mas deve ser entendido que o escopo da invenção não é limitado pelas modalidades, mas é definido pelas reivindicações apensas.
[0029] Todas as publicações, pedidos de patentes, patentes e outras referências mencionados no presente relatório são aqui incorporadas a título de referência em sua totalidade. A menos que de outro modo definido, todos os termos técnicos e científicos usados aqui têm os mesmos significados como comumente compreendido por aqueles versados na técnica à qual a presente invenção pertence. Em caso de conflito, o presente pedido, incluindo definições, prevalecerá.
[0030] Quando o relatório descritivo obtém um material, uma substância, um processo, uma etapa, um dispositivo, um elemento e similar com a expressão tal como "conhecido daqueles versados na técnica", "técnica anterior", ou o termo análogo, pretende-se que a matéria-objeto então obtida compreenda aquelas que foram convencionalmente usadas na técnica no momento do depósito do presente pedido, mas também inclua aquelas que podem não ser tão comumente usadas no presente momento, mas se tornarão conhecidas na técnica como sendo adequadas para um propósito similar.
[0031] No contexto do presente relatório, o termo "substancialmente" significa a permissão da presença de um desvio aceitável por aqueles versados na técnica ou considerado razoável por aqueles versados na técnica, por exemplo, um desvio dentro de ± 10%, dentro ± 5%, dentro de ± 1%, dentro de ± 0,5% ou dentro de ± 0,1%.
[0032] No contexto do presente pedido, a expressão "opcionalmente substituído"se refere a ser opcionalmente substituído por um ou mais (por exemplo 1-5, 1-4, 1-3, 1-2 ou 1) grupos substituintes selecionados de halogênio, hidróxi, mercapto, amino, aminocarbonila, nitro, oxo, tio, ciano, grupo C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, grupo tio, amino, carbonila), grupo C2-6 (halo) alcina linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), C3-20 cicloalquila, grupo C3-20 cicloalcano (óxi, tio, amino), grupo C3-20 cicloalquila C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C3-20 cicloalquila C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C3-20 cicloalquila C2-6 (halo) alcina linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), C3-20 cicloalquenila, grupo C3-20 cicloalceno (óxi, tio, amino), grupo C3-20 cicloalquenila C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), C3-20 cicloalquenila C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C3-20 cicloalquenila C2-6 (halo) alcina linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), C6-20 arila, grupo C6-20 areno (óxi, tio, amino), grupo C6-20 arila C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C6-20 arila C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C6-20 arila C2-6 (halo) alcina linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), C4-20 heteroarila, grupo C4-20 heteroareno (óxi, tio, amino), grupo C4-20 heteroarila C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C4-20 heteroarila C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C4-20 heteroarila C2-6 (halo) alcina linear ou ramificada (óxi, tio, amino, carbonila), C2-20 heterociclila, grupo C2-20 heterociclo (óxi, tio, amino), grupo C2-20 heterociclila C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila), grupo C2-20 heterociclila C2-6 (halo) alceno linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila) e C2-20 heterociclila C2-6 (halo) alcina linear ou ramificada (óxi, tio, amino, carbonila). Quando uma pluralidade desses grupos substituintes está presente, dois grupos substituintes adjacentes (por exemplo, as extremidades da cadeia molecular de dois grupos substituintes) podem ser ligados um ao outro para formar uma estrutura de grupo substituinte divalente. Por exemplo, dois grupos C1-6 alquila lineares ou ramificados adjacentes podem ser ligados um ao outro para formar uma estrutura alquileno correspondente. Ou, dois grupos C1-6 alquilóxi lineares ou ramificados adjacentes, por exemplo, podem formar uma estrutura de grupo alquilenodióxi correspondente, dois grupos C1-6 alquilamino linear ou ramificado adjacentes, por exemplo, podem formar uma estrutura alquilenodiamino correspondente, dois grupos C1-5 alquiltio lineares ou ramificados adjacentes, por exemplo, podem formar uma estrutura alquilenoditio correspondente, e assim por diante. Como o grupo substituinte preferido, por exemplo, halogênio, hidróxi, mercapto, amino, tio, oxo ou grupo C1-6 (halo) alcano linear ou ramificado (óxi, tio, amino, carbonila) e outros podem ser mencionados. Aqui, a expressão "grupo (halo) alcano (óxi, tio, amino, carbonila)" significa: alquila, haloalquila, alquilóxi, alquiltio, alquilamino, alquilcarbonila, haloalquilóxi, haloalquiltio, haloalquilamino ou haloalquilcarbonila, a expressão "(halo) alceno (grupo óxi, tio, amino, carbonila)" significa: alquenila, haloalcenila, alquenilóxi, alqueniltio, alquenilamino, alquenilcarbonila, haloalquenilóxi, haloalqueniltio, haloalquenilamino ou haloalquenilcarbonila, a expressão "grupo (halo) alcina (óxi, tio, amino)" significa: alquinila, haloalquinila, alquinilóxi, alquiniltio, alquinilamino, alquinilcarbonila, haloalquinilóxi, haloalquiniltio, haloalquinilamino ou haloalquinilcarbonila, a expressão "grupo (óxi, tio, amino)" significa grupo óxi, tio ou amino. Aqui, a expressão "halo" inclui mono-halo, di halo, tri-halo ou per-halo e similar.
[0033] Todas as porcentagens, partes, razões e similar referidos no presente pedido são em peso e as pressões são pressões manométricas, a menos que explicitamente indicado.
[0034] No contexto do presente pedido, quaisquer duas ou mais modalidades da presente invenção podem ser combinadas em qualquer combinação e a solução técnica resultante é parte do relatório original do presente pedido e está dentro do escopo da presente invenção.
[0035] De acordo com uma modalidade da presente invenção, ela se refere a um dispositivo de fluidização. Como o dispositivo de fluidização, um reator de leito fluidizado pode ser particularmente mencionado, e um reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno pode ser até mesmo particularmente mencionado.
[0036] De acordo com o dispositivo de fluidização da presente invenção, quando sendo utilizado em produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno, a perda e o consumo de catalisador podem diminuir em 30% ou mais.
[0037] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o dispositivo de fluidização compreende um compartimento, um distribuidor de gás e uma câmara interna definida por uma parede interna do dito compartimento e uma superfície superior do dito distribuidor de gás, em que a dita câmara interna tem um fundo e uma parte superior. Aqui, o fundo corresponde à superfície superior do dito distribuidor de gás.
[0038] De acordo com uma modalidade da presente invenção, ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo de fluidização, supondo que a distância vertical entre o fundo e a parte superior seja H (a unidade é m), a região de câmara interna a partir do fundo e para cima para 0,1H, 0,2H, 0,3H, 0,4H, 0,5H, 0,6H, 0,7H ou 0,8H seja a região inferior, a região de câmara interna a partir da parte superior e para baixo para 0,1H, 0,2H, 0,3H, 0,4H, 0,5H, 0,6H, 0,7H ou 0,8H seja a região superior, e a região de câmara interna entre a região inferior e a região superior seja a região do meio, na região do meio está disposta uma placa perfurada. Aqui, como a placa perfurada, por exemplo, pelo menos uma selecionada de placa puncionada, malha de tela e grade, especialmente grade pode ser mencionada. Por exemplo, a H é geralmente 5-60 m, preferivelmente 10-30 m, mas algumas vezes não limitada a mesma. Ainda, a região inferior tem um diâmetro de geralmente 0,5-12 m, preferivelmente 1-8 m, mas algumas vezes não limitado ao mesmo. Ou, a região do meio tem um diâmetro que é geralmente 0,5-16 m, preferivelmente 1-10 m, mas algumas vezes não limitado ao mesmo.
[0039] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a altura da região do meio ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo de fluidizado é geralmente 0,005H-0,2H, 0,005H-0,05H ou 0,005H-0,02H.
[0040] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a região superior corresponde à zona de fase diluída do dispositivo de fluidização, a região inferior corresponde à zona de fase densa do dispositivo de fluidização, a região do meio corresponde à zona de transição de pulverização catódica de partículas de o dispositivo fluidizado.
[0041] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a placa perfurada inclui uma região de borda externa e uma região central. Especificamente falando, supondo que uma distância em linha reta entre qualquer ponto na borda periférica da placa perfurada e o ponto central da placa perfurada seja R, a região circundada por todos os pontos que estão na placa perfurada e longe do ponto central pela distância em linha reta de r é referida como a região central, a região entre a região central e a borda periférica é referida como a região da borda externa, então r/R=0,2-0,99, de preferência 0,5-0,9, mais preferivelmente0,7-0,85 ou R/r =2/1-9/1, preferivelmente 2/1-5/1. Aqui, se a placa perfurada for um disco circular, R é o raio da placa perfurada ou do disco circular, enquanto r é o raio da região central. Preferivelmente, a região da borda externa e a região central são coaxiais com o eixo central do dispositivo fluidizado. Neste ponto, a região da borda externa é em formato de anel com R-r como a largura, e a região central é circundada pela região da borda externa com r como o raio.
[0042] De acordo com uma modalidade da presente invenção, supondo que a taxa de abertura da região da borda externa seja A1 (a unidade é%), supondo que a taxa de abertura da região central seja A2 (a unidade é%), então A1/A2=0-0,95, de preferência 0,1-0,5. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão entre a área total de todas as aberturas na placa perfurada (a unidade é m2) para a área da placa perfurada (a unidade é m2).
[0043] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a razão da área de abertura total da região de borda externa (a unidade é m2) para a área de abertura total da região central (a unidade é m2) é 1/10-1/2 ou 1/5-1/2.
[0044] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a altura da direção axial da placa perfurada da superfície superior do dito distribuidor de gás (a unidade é m) é 1,05-1,5 vez ou 1,05-1,2 vez a altura da direção axial da zona de fase densa (a unidade é m). No contexto da presente invenção, a menos que especificado de outro modo, a chamada "direção axial" se refere à direção do eixo central do dito dispositivo de fluidização.
[0045] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o número da placa perfurada é um ou mais, por exemplo 1 -5, especialmente 1-3 ou 1. Além disso, no caso do número da placa perfurada ser mais de um, a distância vertical entre quaisquer duas placas perfuradas adjacentes ao longo da direção do eixo central do dito dispositivo fluidizado (a unidade é m) é geralmente 0,001H- 0,05H.
[0046] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o número de abertura(s) na região central (referida(s) como abertura(s) central(is)) é geralmente 1-650/metro quadrado da região central, de preferência 5-150/metro quadrado da região central, mais preferivelmente15-150/metro quadrado da região central.
[0047] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o número de abertura(s) na região de borda externa (referida como abertura(s) de borda externa) é 0-4000/metro quadrado da região de borda externa, de preferência 100-600/metro quadrado da região de borda externa, mais preferivelmente200-500/metro quadrado da região de borda externa.
[0048] De acordo com uma modalidade da presente invenção, na presença de uma pluralidade de aberturas centrais, os diâmetros equivalentes para uma pluralidade de aberturas centrais são idênticos ou diferentes uns dos outros, cada um independentemente 0,04-1 m, 0, 04-0,5 m ou 0,04-0,1 m. Além disso, na presença de uma pluralidade de aberturas de borda externa, os diâmetros equivalentes para uma pluralidade das aberturas de borda externa são idênticos ou diferentes uns dos outros, cada um independentemente 0,005-0,2 m, 0,005-0,08 m ou 0,005-0,03 m. Aqui, o chamado "diâmetro equivalente" se refere ao diâmetro equivalente do círculo.
[0049] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a taxa de abertura da região da borda externa é geralmente de 2-40%, preferivelmente 8-20%. Ainda, a taxa de abertura da região central é geralmente 30-100%, preferivelmente 40-80%. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão da área total de todas as aberturas na região (a unidade é m2) para a área da região (a unidade é m2).
[0050] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a placa perfurada tem um formato basicamente circular e o diâmetro do círculo é geralmente 1-10 m, preferivelmente 2-5 m. Preferivelmente, a borda periférica da placa perfurada se conforma ao formato da parede interna do compartimento da região do meio e é fixada ou conectada à parede interna do dito compartimento. Mais preferivelmente, a borda periférica da placa perfurada é combinada hermeticamente com a parede interna do compartimento da região do meio. Aqui, o denominado "hermeticamente combinado com" se refere a que a borda periférica inteira da placa perfurada e a parede interna do compartimento inteiro correspondente da região central são combinadas, e a parte de combinação entre as duas está substancialmente livre de poros ou lacunas para gás (obviamente também incluindo partículas sólidas) passar através da parte de combinação. Neste caso, o diâmetro da placa perfurada é geralmente idêntico ao diâmetro da região do meio, de modo que substancialmente quaisquer partículas sólidas ou gases podem passar através da parte de combinação entre a borda periférica da placa perfurada e a parede interna do compartimento da região do meio.
[0051] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a espessura da placa perfurada é geralmente de 5-40 mm, de preferência 10-35 mm.
[0052] De acordo com uma modalidade da presente invenção, quando a placa perfurada é colocada horizontalmente, o formato da seção transversal formada pelo corte ao longo da direção vertical de um corpo de apoio que separa quaisquer duas aberturas adjacentes é selecionado de quadrado, triângulo, losango, retângulo, círculo, elipse, anel e qualquer combinação desses formatos.
[0053] De acordo com uma modalidade da presente invenção, quando a placa perfurada é colocada horizontalmente, o formato da seção transversal formada pelo corte ao longo da direção vertical de um corpo de apoio separando quaisquer duas aberturas adjacentes é tal que substancialmente quaisquer partículas sólidas acumulam na superfície faceando a região superior do corpo de apoio e/ou é tal de modo que as partículas sólidas em contato com a superfície faceando a região inferior do corpo de apoio são substancialmente interceptadas.
[0054] De acordo com uma modalidade da presente invenção, quando a placa perfurada é colocada horizontalmente, o corpo de apoio separando quaisquer duas aberturas adjacentes é em forma de placa curvada ou em forma de placa plana, de preferência disposta verticalmente ou disposta inclinada da direção vertical em direção à região inferior. Aqui, estar inclinado, por exemplo, sendo inclinado em 0,1-60°, 5-30° ou 10-20° em relação a uma direção perpendicular ao plano horizontal pode ser mencionado.
[0055] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o dispositivo de fluidização compreende ainda um dispositivo de separação de gás-sólido (por exemplo, separador ciclônico) disposto na região superior e um dispositivo de troca de calor (por exemplo, tubo de troca de calor) disposto na região inferior. Esses dispositivos de separação de gás-sólido e o dispositivo de troca de calor e similar são os membros estruturais convencionais comumente usados no dispositivo de fluidização, especialmente o reator de leito fluidizado, e não serão repetidos aqui.
[0056] Com referência à Fig ura 1, o reator de leito fluidizado da presente invenção será descrito em mais detalhes. O reator de leito fluidizado compreende um reator de leito fluidizado 3, um distribuidor de gás 2, uma placa perfurada 6, um separador ciclônico 9 e um tubo de troca de calor 11, em que o distribuidor de gás 2, a placa perfurada 6, o separador ciclônico 9 e o os tubos de troca de calor 11 estão todos dispostos no reator de leito fluidizado 3; no reator de leito fluidizado 3 estão incluídas uma zona de fase densa 4 localizada na seção inferior, uma zona de transição de pulverização catódica de partículas 5 localizada na seção média e uma zona de fase diluída 7 localizada na seção superior. Na zona de transição de pulverização catódica de partículas 5 está disposta a placa perfurada 6.
[0057] De acordo com o reator de leito fluidizado da presente invenção, nitrobenzeno e gás hidrogênio vaporizados como matéria- prima são introduzidos em uma câmara de gás, então no reator de leito fluidizado 3 através do distribuidor de gás 2 para empurrar o catalisador no reator a ser fluidizado, então reagir na zona de fase densa 4 para produzir um produto de anilina; uma parte da fase gasosa forma bolhas, a pulverização catódica de partículas ocorre no topo da zona de fase densa 4 para formar uma zona de transição de pulverização catódica 5, as partículas pulverizadas catodicamente são eficientemente interceptadas pela placa perfurada 6 e retornam para a zona fase densa 4 para prosseguir com a catálise; uma parte pequena das partículas não interceptadas passa pela passagem da placa perfurada 6 e entram na zona de fase diluída 7 para ser separada com um separador ciclônico 9, as partículas retornam para a zona de fase densa 4, o gás de produto bruto 8 flui para fora do reator de leito fluidizado 3 e é enviado para a seção de separação subsequente.
[0058] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o dispositivo de fluidização compreende ainda um membro estrutural bitrapezoidal disposto na região inferior a fim de regular o estado fluidizado na região inferior e melhorar a qualidade da fluidização. Aqui, o membro estrutural bitrapezoidal compreende uma placa defletora superior, uma placa defletora inferior e uma peça de conexão para fixar relativamente a placa defletora superior e a placa defletora inferior.
[0059] De acordo com uma modalidade da presente invenção, como a peça de conexão, qualquer estilo estrutural pode ser adotado contanto que a placa defletora superior e a placa defletora inferior possam ser relativamente fixadas sem limitação particular, mas, por exemplo, tira de metal, haste de metal, fio de metal e placa de metal podem ser especificamente mencionados. Além disso, como a peça de conexão para fixar ou conectar o membro estrutural bitrapezoidal em relação à região inferior, o membro estrutural de qualquer formato estrutural para fixar ou instalar o retificador de fluxo do leito fluidizado na técnica à qual a presente invenção pertence pode ser aplicado diretamente sem limitação particular, mas, por exemplo, tira de metal, haste de metal, fio de metal, placa de metal e similar podem ser especificamente mencionados.
[0060] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a seção longitudinal da placa defletora superior ao longo do seu eixo central é um trapezoide (referido como primeiro trapezoide), a base superior (base relativamente longa) e a base inferior (base relativamente curta) de o primeiro trapezoide estão em forma de uma boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a seção longitudinal da placa defletora inferior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como segundo trapezoide), a base superior ( base relativamente curta) e a base inferior (base relativamente longa) do segundo trapezoide estão em forma de uma boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide e a boca aberta da base superior do segundo trapezoide são aninhadas uma com a outra. Preferivelmente, a boca aberta da base superior do segundo trapezoide está aninhada na boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide.
[0061] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o eixo central da placa defletora superior é coaxial com o eixo central da placa defletora inferior.
[0062] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-120° (de preferência 0-60°), o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 45-90°).
[0063] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1, de preferência 1,1-3.
[0064] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior (a unidade é mm) é de 0 a menos do que H1, de preferência 0,01H1 a 0,5H1. Aqui, H1 é a altura do primeiro trapezoide (a unidade é mm).
[0065] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a altura H1 do primeiro trapezoide é geralmente de 20-150 mm, a altura H2 do segundo trapezoide é geralmente de 20-150 mm.
[0066] De acordo com uma modalidade da presente invenção, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora superior em relação ao seu eixo central, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora inferior em relação ao seu eixo central.
[0067] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora superior é de 10-50%, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora inferior é de 3-30%. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão da área total de todas as aberturas (por exemplo, um ou mais poros e/ou fendas existem) na superfície curvada (a unidade é m2) para a área da superfície curvada (a unidade é m2).
[0068] De acordo com uma modalidade da presente invenção, as duas bordas laterais da placa defletora superior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais, as duas bordas laterais da placa defletora inferior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais. No contexto da presente invenção, a menos que especificado de outra forma, a chamada "direção do comprimento" se refere à direção perpendicular ao plano trapezoidal (da mesma forma perpendicular ao eixo central).
[0069] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30%. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão da área total de todas as aberturas (por exemplo, um ou mais poros e/ou fendas existem) na face lateral (a unidade é m2) para a área do lado face (a unidade é m2).
[0070] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o tamanho da placa defletora superior ao longo da direção do seu comprimento é geralmente 30-250 mm, o tamanho da placa defletora inferior ao longo da direção do seu comprimento é geralmente 30-250 mm.
[0071] De acordo com uma modalidade da presente invenção, quando o número do(s) membro(s) estrutural(is) bitrapezoidais é mais do que um (por exemplo, 4-240, de preferência 10-120), uma pluralidade dos membros estruturais bitrapezoidais pode ser toda posicionada no mesmo plano horizontal, cada um e todos posicionado em planos horizontais diferentes ou qualquer combinação dos mesmos.
[0072] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o ângulo incluído na direção do comprimento entre quaisquer dois dos membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical (Y) é 30-90°.
[0073] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a distância vertical entre quaisquer dois dos membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical H3 não é menos do que 100 mm. Aqui, H3 se refere à distância vertical entre as bases relativamente longas das placas defletoras superiores de membros estruturais bitrapezoidais diferentes.
[0074] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a distância horizontal entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais adjacentes posicionados no mesmo plano horizontal H4 não é menos do que 80 mm. Aqui, H4 se refere à distância vertical entre os eixos centrais de membros estruturais bitrapezoidais diferentes.
[0075] De acordo com uma modalidade da presente invenção, ela se refere também a um membro estrutural bitrapezoidal, que compreende uma placa defletora superior, uma placa defletora inferior e uma peça de conexão para fixar relativamente a placa defletora superior e a placa defletora inferior. Aqui, como peça de conexão, qualquer estilo estrutural pode ser adotado, contanto que a placa defletora superior e a placa defletora inferior possam ser relativamente fixas sem limitação particular, mas, por exemplo, tira de metal, haste de metal, fio de metal e placa de metal e similar podem ser especificamente mencionados.
[0076] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a seção longitudinal da placa defletora superior ao longo do seu eixo central é um trapezoide (referido como primeiro trapezoide), a base superior (base relativamente longa) e a base inferior (base relativamente curta) de o primeiro trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a seção longitudinal da placa defletora inferior ao longo de seu eixo central é um trapezoide (referido como segundo trapezoide), a base superior (base relativamente curta) e a base inferior (base relativamente longa) do segundo trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais (pernas) formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide e a boca aberta da base superior do segundo trapezoide são aninhados uma com a outra. Preferivelmente, a boca aberta da base superior do segundo trapezoide está aninhada na boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide.
[0077] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o eixo central da placa defletora superior é coaxial com o eixo central da placa defletora inferior.
[0078] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-120° (preferivelmente 0-60°), o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 0 120° (de preferência 45-90°).
[0079] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1, de preferência 1,1-3.
[0080] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior (a unidade é mm) é de 0 a menos do que H1, de preferência 0,01H1 a 0,5H1, em que H1 é a altura do primeiro trapezoide (a unidade é mm).
[0081] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a altura H1 do primeiro trapezoide é geralmente de 20-150 mm, a altura H2 do segundo trapezoide é geralmente de 20-150 mm.
[0082] De acordo com uma modalidade da presente invenção, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas bordas laterais da placa defletora superior em relação ao seu eixo central, uma superfície curvada confinada ou não confinada é formada pela rotação das duas laterais da placa defletora inferior em relação ao seu eixo central.
[0083] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora superior é de 10-50%, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora inferior é de 3-30%. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão da área total de todas as aberturas (por exemplo, um ou mais poros e/ou fendas existem) na superfície curvada (a unidade é m2) para a área da superfície curvada (a unidade é m2).
[0084] De acordo com uma modalidade da presente invenção, as duas bordas laterais da placa defletora superior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais, as duas bordas laterais da placa defletora inferior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais.
[0085] De acordo com uma modalidade da presente invenção, a taxa de abertura de pelo menos uma (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora superior é de 10-50%, a taxa de abertura de pelo menos um (preferivelmente duas) das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30%. Aqui, a chamada "taxa de abertura" se refere à razão da área total de todas as aberturas (por exemplo, um ou mais poros e/ou fendas existem) na face lateral (a unidade é m2) para a área da face lateral (a unidade é m2).
[0086] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o tamanho da placa defletora superior ao longo da direção do seu comprimento é geralmente 30-250 mm, o tamanho da placa defletora inferior ao longo da direção do seu comprimento é geralmente de 30 250 mm.
[0087] De acordo com uma modalidade da presente invenção, ela também se refere a um dispositivo de fluidização, especialmente um reator de leito fluidizado. Aqui, o dispositivo de fluidização compreende um compartimento, um distribuidor de gás e uma câmara interna definida por uma parede interna do dito compartimento e uma superfície superior do dito distribuidor de gás, em que na dita câmara interna está disposto um membro estrutural bitrapezoidal de acordo com qualquer das modalidades, como mencionado anteriormente na presente invenção como o retificador de fluxo. Como o reator de leito fluidizado, o reator de leito fluidizado para a produção de anilina através de hidrogenação de nitrobenzeno pode ser particularmente mencionado.
[0088] De acordo com uma modalidade da presente invenção, ela também se refere a um processo de reação de hidrogenação de composto nitro, especialmente o processo de reação para produção de anilina através de hidrogenação de nitrobenzeno. Aqui, o processo de reação de hidrogenação compreende uma etapa de contato de um composto nitro e gás hidrogênio como matéria-prima de reação com um catalisador de hidrogenação para obter um produto de reação (referido como uma etapa de reação de hidrogenação), em que a etapa de reação de hidrogenação é realizada no reator de leito fluidizado de acordo com qualquer uma das modalidades anteriores da presente invenção.
[0089] De acordo com uma modalidade da presente invenção, na etapa de reação de hidrogenação, a velocidade superficial do gás é geralmente 0,2-0,8 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para a matéria- prima da reação (por exemplo, nitrobenzeno) é geralmente 6-21.
[0090] De acordo com uma modalidade da presente invenção, na etapa de reação de hidrogenação, a temperatura de reação (geralmente se referindo à temperatura de reação média na zona de fase densa) é 220-280°C, a pressão de reação (geralmente se referindo à pressão na zona de fase densa) é 0,05-1 MPa (pressão manométrica). Além disso, a temperatura na vizinhança do distribuidor de gás do reator de leito fluidizado é geralmente controlada em 320°C ou menos.
[0091] De acordo com uma modalidade da presente invenção, como o catalisador de hidrogenação, qualquer catalisador usado na técnica para a reação de hidrogenação do composto nitro pode ser mencionado, e pelo menos um selecionado de um catalisador carregado à base de cobre, um catalisador carregado à base de níquel e um catalisador carregado à base de metal nobre, mais especialmente um catalisador carregado à base de cobre, podem ser particularmente mencionados. Aqui, para o catalisador carregado à base de cobre, cobre é geralmente usado como o componente ativo principal e o apoio é geralmente alumina ou sílica.
[0092] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o diâmetro de partícula médio do catalisador de hidrogenação é geralmente 30-800 μm, preferivelmente40-500 μm ou 50-600 μm. Preferivelmente, no catalisador de hidrogenação, as partículas de catalisador com um diâmetro de partícula de menos de 80 μm compreendem não menos do que 2% em peso, de preferência 5-15% em peso por percentual em massa de todas as partículas de catalisador. Por exemplo, o diâmetro de partícula médio pode ser obtido através da análise das partículas de catalisador sólido amostradas com um analisador de tamanho de partícula.
[0093] De acordo com uma modalidade da presente invenção, o composto nitro é selecionado de pelo menos um dos compostos representados pela fórmula (1) que segue, especialmente nitrobenzeno. R-NO2 (1) De acordo com uma modalidade da presente invenção, na fórmula estrutural (1), R é um C2-20 hidrocarbila linear, ramificada ou cíclica opcionalmente substituída, preferivelmente uma C4-20 hidrocarbila cíclica opcionalmente substituída, especialmente uma C6-20 arila opcionalmente substituída, mais especialmente uma fenila ou fenila opcionalmente substituída.
Exemplos
[0094] A presente invenção será descrita em mais detalhes abaixo por meio de exemplos e exemplos comparativos, mas a presente invenção não está limitada aos exemplos que seguem.
[0095] Nos exemplos e exemplos comparativos que seguem, o coeficiente de expansão é a razão da altura da zona de fase densa no reator de leito fluidizado para a altura do leito de catalisador estático no reator de leito fluidizado. A altura da zona de fase densa pode ser obtida com a variação da pressão axial (pressão manométrica) no reator de leito fluidizado.
[0096] Nos exemplos e exemplos comparativos que seguem, a pressão instantânea P (a unidade é Pa) em um ponto de medição no leito é medida por um sensor de pressão e a pressão instantânea P em qualquer momento é resolvida na soma do valor médio P e o valor de flutuação P', isto é, Pi = P + P', o desvio padrão Sd em qualquer ponto Sd 11 de medição éo número dos dados amostrados.
Exemplo 1
[0097] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 2 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0098] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,06 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 2
[0099] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0100] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,07 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 3
[0101] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/5. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0102] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,073 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 4
[0103] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/2. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0104] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,082 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 5
[0105] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,03. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0106] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,08 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 6
[0107] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,08. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0108] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,1 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 1. Exemplo 7
[0109] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 5. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0110] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,068 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2. Exemplo 8
[0111] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 9. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0112] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,068 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2. Exemplo 9
[0113] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era dois e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0114] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,063 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2. Exemplo 10
[0115] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era quatro, a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0116] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,06 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2.
Exemplo 11
[0117] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um, a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,2 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0118] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,067 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2. Exemplo 12
[0119] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um, e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuir de gás no fundo era 1,5 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0120] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,075 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 2. Exemplo 13
[0121] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0122] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 300 μm, e o teor de partículas com menos de 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,071 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,6 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 3.
Exemplo 14
[0123] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0124] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 2%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,062 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 5mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 3.
Exemplo 15
[0125] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 1 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. A taxa de abertura da região de borda externa era 18%. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa.
[0126] O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 8%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 0,08 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,3 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 3. Exemplo Comparativo 1
[0127] O dispositivo de reator de leito fluidizado da técnica anterior para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno foi usado, e a diferença daquele na Figura 1 se encontrava em que nenhuma placa perfurada foi provida. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. O consumo da unidade de catalisador era 1,5 kg/t de anilina, o teor de nitrobenzeno na anilina bruta na saída do leito fluidizado era 4,8 mg/kg e os resultados foram detalhados na Tabela 3.
Exemplo 16
[0128] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0129] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior está em uma faixa de 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm.
[0130] Em todos os Exemplos, o comprimento da placa defletora superior e o comprimento da placa defletora inferior eram ambos 0,6 vez o diâmetro do reator. A altura H1, do primeiro trapezoide era 25 mm, a altura H2 do segundo trapezoide era 30 mm.
[0131] A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 800 Pa e um coeficiente de expansão de 1,42, e os resultados foram detalhados na Tabela 4.
Exemplo 17
[0132] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0133] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 0° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1050 Pa e um coeficiente de expansão de 1,35 e os resultados foram detalhados na Tabela 4.
Exemplo 18
[0134] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0135] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 120° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1080 Pa e um coeficiente de expansão de 1,33 e os resultados foram detalhados na Tabela 4.
Exemplo 19
[0136] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0137] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 0°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1170 Pa e um coeficiente de expansão de 1,28 e os resultados foram detalhados na Tabela 4.
Exemplo 20
[0138] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0139] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 120°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1215Pa e um coeficiente de expansão de 1,21 e os resultados foram detalhados na Tabela 4.
Exemplo 21
[0140] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0141] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 50%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1030Pa e um coeficiente de expansão de 1,36 e os resultados foram detalhados na Tabela 5.
Exemplo 22
[0142] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0143] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 10%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 980Pa e um coeficiente de expansão de 1,35 e os resultados foram detalhados na Tabela 5.
Exemplo 23
[0144] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0145] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 3%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 975Pa e um coeficiente de expansão de 1,37 e os resultados foram detalhados na Tabela 5.
Exemplo 24
[0146] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0147] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 30%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1000Pa e um coeficiente de expansão de 1,33 e os resultados foram detalhados na Tabela 5.
Exemplo 25
[0148] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0149] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 2 membros estruturais bitrapezoidais, que foram divididos em uma camada. Dois membros estruturais bitrapezoidais eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1243Pa e um coeficiente de expansão de 1,18 e os resultados foram detalhados na Tabela 5.
Exemplo 26
[0150] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0151] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 150 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 880Pa e um coeficiente de expansão de 1,37 e os resultados foram detalhados na Tabela 6.
Exemplo 27
[0152] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0153] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 300mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1240Pa e um coeficiente de expansão de 1,19 e os resultados foram detalhados na Tabela 6.
Exemplo 28
[0154] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa
[0155] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 30°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 910 Pa e um coeficiente de expansão de 1,36 e os resultados foram detalhados na Tabela 6.
Exemplo 29
[0156] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0157] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 45°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 906 Pa e um coeficiente de expansão de 1,37 e os resultados foram detalhados na Tabela 6.
Exemplo 30
[0158] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0159] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 60°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 910 Pa e um coeficiente de expansão de 1,37 e os resultados foram detalhados na Tabela 6.
Exemplo 31
[0160] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0161] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 80mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 780 Pa e um coeficiente de expansão de 1,41 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
Exemplo 32
[0162] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 foi usado. Uma placa perfurada como mostrado na Figura 3 foi disposta na zona de transição de pulverização catódica do reator, e a placa perfurada incluía uma região central localizada na região do meio e uma região de borda externa disposta na periferia e circundando a região central. A razão do tamanho da abertura da região de borda externa para a área da abertura da região central era 1/10. O diâmetro equivalente da abertura na região de borda externa era 0,005. A razão de raio da placa perfurada para a região central era 2/1. O número da placa perfurada era um e a altura da direção axial da placa perfurada a partir do distribuidor de gás no fundo era 1,05 vez a altura da direção axial da zona de fase densa. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0163] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 300mm. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1220 Pa e um coeficiente de expansão de 1,20 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
Exemplo 33
[0164] O reator de leito fluidizado para produção de anilina através da hidrogenação de nitrobenzeno como mostrado na Figura 4 sem a(s) placa(s) perfurada(s) foi usado. O catalisador usado era um catalisador carregado com metal com cobre como o componente ativo principal, o apoio era sílica, o catalisador tinha um diâmetro de partícula médio de 400 μm e o teor de partículas de menos do que 80 μm era 5%. As condições de reação eram como segue: a velocidade superficial do gás no reator de leito fluidizado era 0,3 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para nitrobenzeno era 10, a temperatura de reação média na zona de fase densa foi controlada em 260°C, a pressão de reação na zona de fase densa era 0,1 MPa.
[0165] O ângulo incluído α de duas faces laterais da placa defletora superior de membros estrutural bitrapezoidal era 60° e o ângulo incluído β de duas faces laterais da placa defletora inferior era 90°. A placa defletora superior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 20%; a placa defletora inferior do membro estrutural bitrapezoidal foi provida com abertura(s) e/ou fenda(s) em duas faces laterais, e tinha uma taxa de abertura, isto é, a razão da área total de abertura(s) e/ou fenda(s) para a área da face lateral de 8%. Na zona de fase densa do reator de leito fluidizado foram providos 4 membros estruturais bitrapezoidais, que eram divididos em duas camadas. Dois membros estruturais bitrapezoidais em cada camada eram mutuamente paralelos e tinham um intervalo horizontal de 100 mm, os membros estruturais bitrapezoidais foram distribuídos uniformemente no reator de uma maneira escalonada e o ângulo incluído na direção de comprimento entre quaisquer dois membros estruturais bitrapezoidais posicionados em planos horizontais diferentes e adjacentes um ao outro na direção vertical era 90°, e a distância vertical entre os membros estruturais bitrapezoidais adjacentes na direção de elevação era 150 mm.
[0166] A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 825 Pa e um coeficiente de expansão de 1,39 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
Exemplo Comparativo 4
[0167] No dispositivo de reator de leito fluidizado foi provido o retificador de fluxo de grade usado na técnica anterior, o diâmetro de partícula médios dos catalisadores era de 400 μm e outras condições tecnológicas não são mudadas. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1680 Pa e um coeficiente de expansão de 1,17 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
Exemplo Comparativo 5
[0168] No dispositivo de reator de leito fluidizado foi provido o retificador de fluxo de poro grande usado na técnica anterior, o diâmetro médio das partículas dos catalisadores era 400 μm e outras condições tecnológicas não foram mudadas. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1660 Pa e um coeficiente de expansão de 1,18 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
Exemplo Comparativo 6
[0169] No dispositivo de reator de leito fluidizado não foi provido nenhum retificador de fluxo, isto é, leito fluidizado livre, o diâmetro médio das partículas dos catalisadores foi 300 μm, e outras condições tecnológicas não foram mudadas. A zona de fase densa no leito fluidizado tinha um desvio padrão de 1810 Pa e um coeficiente de expansão de 1,05 e os resultados foram detalhados na Tabela 7.
[0170] Obviamente, o dispositivo e o processo da presente invenção tinham vantagens técnicas maiores e poderiam ser usados na produção industrial de anilina. Eles também poderiam ser usados em outros reatores de leito fluidizado, especialmente nos reatores de leito fluidizado que são adequados para partículas grossas. Tabela 1

Claims (11)

1. Membro estrutural bitrapezoidal para um reator de leito fluidizado, caracterizado pelo fato de que compreende uma placa defletora superior, uma placa defletora inferior e uma peça de conexão para fixar de modo relativo a placa defletora superior e a placa defletora inferior, a seção longitudinal da placa defletora superior ao longo de seu eixo central é um trapezoide, referido como primeiro trapezoide, a base superior, referida como base relativamente longa, e base inferior, referida como base relativamente curta, do primeiro trapezoide são em forma de boca aberta, as bordas laterais, referidas como pernas, formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a seção longitudinal da placa defletora inferior ao longo de seu eixo central é um trapezoide, referido como segundo trapezoide, a base superior, base relativamente curta, e a base inferior, base relativamente longa, do segundo trapezoide estão em forma de boca aberta, duas bordas laterais, referidas como pernas, formam mutuamente um ângulo incluído uma para a outra, a boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide e a boca aberta da base superior do segundo trapezoide são reunidas uma com a outra.
2. Membro estrutural bitrapezoidal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a boca aberta da base superior do segundo trapezoide é reunida à boca aberta da base inferior do primeiro trapezoide.
3. Membro estrutural bitrapezoidal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o eixo central da placa defletora superior é coaxial com o eixo central da placa defletora inferior e/ou o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-120°, o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 0-120°, e/ou a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1, e/ou a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior, a unidade é mm, é 0 a menos do que H1, em que H1 é a altura do primeiro trapezoide, a unidade é mm, e/ou a altura do primeiro trapezoide H1 é 20-150 mm, a altura do segundo trapezoide H2 é 20-150 mm.
4. Membro estrutural bitrapezoidal, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o ângulo incluído (α) das duas bordas laterais da placa defletora superior está na faixa de 0-60°, e/ou o ângulo incluído (β) das duas bordas laterais da placa defletora inferior está na faixa de 45-90°, e/ou a razão do comprimento da base relativamente curta da placa defletora superior para o comprimento da base relativamente curta da placa defletora inferior é maior do que 1,1 3, e/ou a distância vertical entre a base relativamente curta da placa defletora inferior e a base relativamente curta da placa defletora superior é 0,01H1 a 0,5H1.
5. Membro estrutural bitrapezoidal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as duas bordas laterais da placa defletora superior formam uma superfície curvada confinada ou não confinada em torno do seu eixo central, as duas bordas laterais da placa defletora inferior formam uma superfície curvada confinada ou não confinada em torno do seu eixo central e/ou a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura da superfície curvada da placa defletora inferior é 3-30%, ou, as duas bordas laterais da placa defletora superior se estendem ao longo da direção do seu comprimento para formar duas faces laterais, as duas bordas laterais da placa defletora inferior se estendem ao longo da sua direção de comprimento para formar duas faces laterais e/ou a taxa de abertura de pelo menos uma das duas faces laterais da placa defletora superior é 10-50%, a taxa de abertura de pelo menos uma das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30% e/ou o tamanho da placa defletora superior ao longo da sua direção de comprimento é 30-250 mm, o tamanho da placa defletora inferior ao longo da sua direção de comprimento é 30-250mm.
6. Membro estrutural bitrapezoidal, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a taxa de abertura das duas faces laterais da placa defletora superior é 10-50%, e/ou a taxa de abertura das duas faces laterais da placa defletora inferior é 3-30%.
7. Reator de leito fluidizado, caracterizado pelo fato de que compreende um compartimento, um distribuir de gás e uma câmara interna definida pela parede interna do dito compartimento e uma superfície superior do dito distribuir de gás, em que na dita câmara interna é disposto um membro estrutural bitrapezoidal, como definido na reivindicação 1.
8. Processo de reação de hidrogenação de composto nitro, caracterizado pelo fato de que compreende uma etapa de contato de um composto nitro como a matéria-prima de reação e gás hidrogênio com um catalisador de hidrogenação para obter um produto de reação, referida como etapa de reação de hidrogenação, em que a etapa de reação de hidrogenação é realizada no reator de leito fluidizado como definido na reivindicação 1.
9. Processo de reação de hidrogenação, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o composto nitro é nitrobenzeno, o produto de reação é anilina.
10. Processo de reação de hidrogenação, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que as condições de reação da etapa de reação de hidrogenação compreendem: a velocidade do gás superficial é 0,2-0,8 m/s, a razão molar de gás hidrogênio para a matéria-prima de reação é 6-21, a temperatura de reação é 220-280° C, a pressão de reação é 0,05-1 MPa, pressão manométrica, o catalisador de hidrogenação é selecionado de pelo menos um de um catalisador carregado à base de cobre, um catalisador carregado à base de níquel e um catalisador carregado à base de metal nobre e/ou a densidade aparente do catalisador de hidrogenação é 300-120 kg/m3 e/ou o diâmetro de partícula médio do catalisador de hidrogenação é 30-800 μm, e as partículas de catalisador tendo um diâmetro de partícula de menos do que 80 μm compreendem não menos do que 2% em peso em porcentagem em massa de todas as partículas do catalisador e/ou o composto nitro é selecionado de pelo menos um dos compostos representados pela fórmula (1) abaixo, na fórmula estrutural (1), R é uma C2-20 hidrocarbila reta, ramificada ou cíclica opcionalmente substituída.
11. Processo de reação de hidrogenação, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a matéria-prima de reação é nitrobenzeno, e/ou o diâmetro de partícula médio do catalisador de hidrogenação é 50-600 μm, e/ou as partículas de catalisador tendo um diâmetro de partícula de menos do que 80 μm compreendem 5-15% em peso em porcentagem em massa de todas as partículas do catalisador, e/ou na fórmula estrutural (1), R é uma fenila opcionalmente substituída.
BR122024011002-4A 2018-10-17 2019-10-17 Membro estrutural bitrapezoidal para um reator de leito fluidizado, reator de leito fluidizado, e processo de reação de hidrogenação de composto nitro BR122024011002A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN201811206989.6 2018-10-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122024011002A2 true BR122024011002A2 (pt) 2024-07-16

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112021007325A2 (pt) componente bitrapezoidal, dispositivo de fluidização e método de hidrogenação para composto nitro
BR112021007336A2 (pt) método e aparelho de reposição de gás e método de hidrogenação para composto nitro
CN107281981B (zh) 一种内构件、流化床反应器及应用方法
EP2688665A2 (en) Process for contacting one or more fluids and a reactor relating thereto
EP2210661B1 (en) Apparatus and method for producing trichlorosilane
JP6089040B2 (ja) 水平性の欠如に対して低い感受性を有する分配要素を備えた、気体−液体混合物のための分配器板
CN106040102A (zh) 带有混合和交换地带的混合和分布设备
JP7102351B2 (ja) インターナル、流動床式反応装置およびトリクロロシランの製造方法
JP2015502245A5 (pt)
PT2069283E (pt) Método para a produção de aminas aromáticas num reactor de leito fluidizado
JP2010503530A (ja) ガス相反応を行うための流動床反応器
CN108940137B (zh) 流化床反应装置及α,β-不饱和腈的制造方法
US11976027B2 (en) High pressure strippers for use in urea plants
BR122024011002A2 (pt) Membro estrutural bitrapezoidal para um reator de leito fluidizado, reator de leito fluidizado, e processo de reação de hidrogenação de composto nitro
KR102271764B1 (ko) 아크릴로니트릴의 제조용 반응기 및 그 제조 방법
JP2018501395A5 (pt)
CN104624148B (zh) 带收集槽式液体分布器
US12098114B2 (en) Double-trapezoid structural member, fluidized apparatus and nitro compound hydrogenation reaction process
RU2802870C2 (ru) Элемент в виде двух трапеций, установка с псевдоожиженным слоем и способ проведения реакции гидрирования нитросоединения
US10668442B1 (en) Hydroprocessing reactor internals having reduced height
US7901640B2 (en) Optimized counter-current flow baffle
RU2021110787A (ru) Элемент в виде двух трапеций, установка с псевдоожиженным слоем и способ проведения реакции гидрирования нитросоединения
RU2805504C2 (ru) Способ замещения газа, аппарат для замещения газа и способ проведения реакции гидрирования нитросоединения
CN208679101U (zh) 流化床反应装置
CN105617954A (zh) 一种甲醇转化反应器及反应系统和甲醇转化的方法