BR122022021214B1 - Processo para formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis - Google Patents

Processo para formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis Download PDF

Info

Publication number
BR122022021214B1
BR122022021214B1 BR122022021214-0A BR122022021214A BR122022021214B1 BR 122022021214 B1 BR122022021214 B1 BR 122022021214B1 BR 122022021214 A BR122022021214 A BR 122022021214A BR 122022021214 B1 BR122022021214 B1 BR 122022021214B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cord
fastener
tape
winding mandrel
blanket
Prior art date
Application number
BR122022021214-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Cankar
Markus Klar
Markus Anger
Martin Bergermann
Jens-Petter Arnesen
Original Assignee
Johnson & Johnson Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Gmbh filed Critical Johnson & Johnson Gmbh
Publication of BR122022021214B1 publication Critical patent/BR122022021214B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a um aparelho aprimorado para a formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis que permite velocidade e precisão aumentadas da etapa do processo. O aparelho inclui um guia de fita; um prendedor capaz de movimento reciprocante e disposto e configurado para cooperar com o guia de fita para segurar uma extremidade de uma fita mantida no mesmo; um mandril de enrolamento; uma pluralidade de copos de enrolamento; e e) um aparelho de aplicação de cordão e formador de nós que compreende um rolamento de anel circular que tem uma esteira transportadora montada sobre o mesmo. O rolamento de anel circular do aparelho de aplicação de cordão e formador de nós define um plano perpendicular ao guia de fita e movimento do prendedor e paralelo ao eixo de enrolamento do mandril de enrolamento.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um método para enrola mento de material de fita de absorvente interno em um processo de fabricação de absorventes internos.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Métodos de formação de absorventes internos são conhe cidos.
[003] O documento US 2977644 por F. Wieser revela um proces so para a fabricação de absorventes internos. Uma manta é puxada para fora de uma bobina de liberação e, então, trabalhada por várias ferramentas montadas em uma placa de ferramenta. A dita placa de ferramenta é um sistema giratório que compreende quatro garras. Cada garra tem duas garras de travamento que pressionam o velo contínuo contra uma placa de prensa. O velo é puxado e cortado por um cortador. Após a rotação por 90°C, o prendedor seguinte pode segurar o velo. O pedaço de velo é transferido para um dispositivo que estira o fio e enrola o mesmo em torno da manta estendida. Subsequentemente, um nó é aplicado. O dispositivo de formação de nós não é descrito em detalhes.
[004] O documento US 2873133 por F. Wieser revela um forma dor de nós com um membro formador de laçadas de cordão. São mostradas duas rodas de corrente que são montados em um alojamento. Um membro de acionamento, por exemplo, uma corrente ou similar, pode ser disposto em torno de um objeto colocado em uma janela. O objeto pode ser um velo contínuo que passa através da dita janela. Uma gaveta de fios do tipo cogumelo puxa o fio ao redor do velo. O fio é guiado sobre uma interrupção estacionária de fio e conectado à gaveta de fios que se desliza sobre uma trajetória ao redor do objeto. O formador de nós (gancho de amarração em contragiro) pega o fio quando a gaveta de fios chega à roda de corrente. Neste ponto, a gaveta de fios engata com duas porções de fio, uma das quais é cortada por uma faca, durante o procedimento de formação de nós. O fio restante é usado para a próxima rodada.
[005] O documento US 3348866 por Carl Hahn revela um meca nismo para um membro de laçada de cordão. É revelada uma corrente sem fim rotatória que compreende uma correia transportadora de cordões que tem meios de preensão controlados automaticamente. A dita correia transportadora gira em uma trajetória orbital em torno de um absorvente interno absorvente e tem meios para prender uma extremidade e uma seção intermediária de um cordão. O laço resultante é amarrado por um gancho de amarração em contragiro. O complemento giratório é formado como um elemento flexível sem fim, que é movido sobre duas rodas-guia. O laço final com um nó é separado do cordão contínuo por uma faca. O elemento guia é flexível e não circular, permitindo o movimento entre os elos da corrente.
[006] O documento US 3688346 por Carl Hahn combina o ele mento de formação de laçada de cordão supracitado com um mandril bifurcado e uma pinça. A manta de fibra é mantida no vão por dois meios de preensão e no outro lado por um único prendedor com pinos. O dito meio de preensão são pivotantes ao redor de um eixo. As pontas adicionalmente bifurcadas do mandril bifurcado se projetam além da manta quando o mandril é estendido para fora de um tubo de enrolamento. Um meio de transferência de fios transfere o cordão para a dita ponta depois de ter sido enrolada em torno da manta por um guia de fio que é conectado a uma corrente sem fim. A extremidade amarrada do cordão de recuperação está agora conectada ao mandril, enquanto a outra extremidade está conectada a uma alavanca de controle que assegura o funcionamento contínuo do dispositivo se um nó tiver sido formado. O meio de preensão separa a manta durante o movimento, enquanto o mandril gira a manta. Novamente, o elemento guia é flexível e não circular, permitindo o movimento entre os elos da corrente.
[007] Tendo em vista as deficiências da técnica anterior, o que é necessário é um processo mais eficiente de enrolar material de absorvente interno para absorventes internos aprimorados.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[008] A presente invenção refere-se a métodos de alta velocidade para a fabricação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossus- tentáveis.
[009] Surpreendentemente, descobriu-se que um aparelho apri morado para a formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e au- tossustentáveis permite maior velocidade e precisão da etapa do processo. O aparelho inclui um guia de fita; um prendedor capaz de movimento reciprocante e disposto e configurado para cooperar com o guia de fita para segurar uma extremidade de uma fita mantida no mesmo; um mandril de enrolamento; uma pluralidade de copos de enrolamento; e e) um aparelho de aplicação de cordão e formador de nós que compreende um rolamento de anel circular que tem uma esteira transportadora montada sobre o mesmo. O rolamento de anel circular do aparelho de aplicação de cordão e formador de nós define um plano perpendicular ao guia de fita e movimento do prendedor e paralelo ao eixo de enrolamento do mandril de enrolamento.
[0010] Além disso, um processo de alta velocidade para a fabrica ção de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis inclui as etapas de a) extrair uma manta fibrosa a partir de uma fonte de manta fibrosa, através de um guia de fita e através de um transportador ao agarrar uma extremidade livre da fonte de manta fibrosa com um prendedor e extrair soltar o prendedor da fonte de manta fibrosa; b) separar a manta fibrosa da fonte de manta fibrosa para formar uma manta fibrosa alongada tendo uma primeira extremidade presa pelo prendedor e uma segunda extremidade distal à primeira; c) elevar o suporte enquanto a primeira extremidade permanece retida pelo prendedor e a segunda extremidade é impedida pelo guia de fita, sendo que o suporte está disposto perpendicular a uma porção central da manta fibrosa alongada; e d) avançar um mandril de enrolamento através da porção central da manta fibrosa alongada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0011] A Figura 1 é uma vista esquemática do aparelho de aplica ção de cordão e formador de nós, de acordo com uma modalidade da invenção.
[0012] A Figura 2 é um diagrama de elementos do aparelho de aplicação de cordão e formador de nós que determina o comprimento do cordão.
[0013] A Figura 3 é uma vista em perspectiva de elementos do en- rolador de pré-formas brutas de absorvente interno, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
[0014] A Figura 4 é uma elevação lateral ampliada do guia de fita da Figura 3.
[0015] A Figura 5 é uma vista em perspectiva de um aparelho de aplicação de cordão e formador de nós e bobinadeira de pré-formas de absorvente interno, de acordo com outra modalidade da presente in- venção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0016] Esta invenção refere-se a um método e máquina para apli cação de um cordão de remoção para um absorvente interno para higiene feminina. No presente método, o cordão é colocado em torno de uma manta que, por sua vez, é enrolada para formar uma pré-forma cilíndrica de absorvente interno.
Aparelho de aplicação de cordão e formador de nós
[0017] Um aparelho de aplicação de cordão e formador de nós 1 é definido por uma trajetória de cordão circular externa. Conforme mostrado na Figura 1, a trajetória de cordão circular é definida por um rolamento de anel circular 10 que tem uma esteira transportadora de cordões 12 montada no mesmo. O interior 13 do aparelho é substancialmente aberto para permitir a passagem da fita de absorvente interno e dos elementos de transporte do sistema. Em adição à trajetória circular externa da linha 10 e à esteira transportadora de cordões 12, o aparelho de aplicação de cordão e formador de nós inclui um rolo serpenteado 14, um gancho 16 e uma faca. O comprimento do cordão e a localização do nó em relação à extremidade do laço de cordão formado pelo aparelho de aplicação de cordão e formador de nós são determinados pela geometria dos elementos a seguir: o gancho, o rolo serpenteado e a faca, conforme mostrado na Figura 2.
[0018] A esteira transportadora de cordões 12 inclui uma garra 18 para segurar a extremidade dianteira do cordão à medida que o cordão percorre a esteira transportadora ao redor da trajetória circular de cordão. Uma revolução da esteira transportadora de cordões completa um ciclo do aparelho de aplicação de linha e formador de nós. A esteira transportadora de cordões começa em um local angular inicial em relação ao topo do rolamento de anel.
[0019] Durante o ciclo do aparelho de aplicação de cordão e for- mador de nós, o cordão é transportado e processado. O rolamento de anel 10 tem uma velocidade de rotação variável ao completar sua revolução. Uma única revolução da esteira transportadora de cordões 12 constitui uma única aplicação de cordão, incluindo o controle preciso do comprimento do cordão e da formação de nós do cordão em um local desejado. O nó é feito como ambas extremidades do cordão, pre-sas por uma esfera acionada por mola, deslizando-se sobre o ombro do gancho e pego pela alavanca de controle de nó que aperta o nó.
[0020] Diferentemente do aparelho de aplicação de cordão e for mador de nós anterior, que usam um sistema de acionamento de corrente, como descrito em Etz, pat. US n° 3.348.866, e Simon, pat. US n° 3.814.469, o rolamento de anel substancialmente rígido fornece controle muito aprimorado da localização da esteira transportadora de cordões. Dessa forma, a rápida aceleração angular (e/ou desaceleração) não é afetada pelo movimento entre elos da corrente. Tal movimento pode aumentar conforme à medida em que os elos se desgastam uns contra os outros. Isso permite que o movimento da esteira transportadora em torno do aparelho seja acelerado durante movimen-tos simples e desacelerado para um controle mais preciso durante manipulações complexas do cordão e/ou engate com outros elementos do processo. Por exemplo, a esteira transportadora de cordões 12 pode se mover rapidamente ao redor do aparelho para extrair o comprimento predeterminado de cordão, e lentamente para a amarração do nó e engate com o mandril de enrolamento.
Bobinadeira de pré-forma de absorvente interno
[0021] A bobinadeira de pré-forma de absorvente interno inclui um mecanismo de preensão para puxar a fita de absorvente para dentro da bobinadeira, e um mandril de enrolamento. Conforme mostrado nas Figuras 3 e 4, o prendedor 20 inclui um par de garras multiestanhadas 22. O prendedor é acionado para avançar e puxar de um guia de fita 24. As garras do prendedor 22 estão em uma posição aberta à medida que entram no guia de fita e fechada na extremidade dianteira 26 da fita 28 para puxá-lo através do aparelho de aplicação de cordão e formador de nós (representado na Figura 3 pelo rolamento de anel 10 e esteira de cordões 12 - outros elementos do aparelho de aplicação de cordões e formador de nós seno removidos para maior clareza) e para dentro da estação de enrolamento de fita. Além do movimento para frente e para trás para dentro e para fora do guia de fita, o prendedor pode também alterar a elevação durante esse movimento.
[0022] Em uma modalidade preferencial, o guia de fita compreen de uma seção de extremidade afunilada ou estreitada para controlar a localização da extremidade dianteira da fita conforme ela é aplicada à bobinadeira de pré-forma de absorvente interno.
[0023] O prendedor pode ser servomotorizado e pode ser contro lado com um perfil adaptativo. Um sensor detecta a extremidade dianteira da fita na esteira transportadora e no guia de fita. O prendedor que avança para dentro da guia de fita irá adaptar sua velocidade para agarrar a fita no mesmo local.
[0024] Alternativamente, o prendedor poderia ser equipado com um único acionamento em um virabrequim. Nesta configuração, a abertura da garra do prendedor é acionada por uma pequena alavanca. Enquanto o prendedor se desloca para frente, ele se fecha e reabre-se na posição anterior à medida que a alavanca o puxa aberto. Quando acionamento de volta, ele se fechará e prenderá a fita antes de ser puxado aberto novamente na posição de volta. Esse modo de operação é aprimorado pelo uso de um controle de preensão "inteligente".
[0025] Conforme mostrado na Figura 3, o aparelho para enrola mento inclui um mandril de enrolamento dotado de fendas 30 que tem uma fenda alongada 32 que tem uma abertura em fenda suficiente pa ra acomodar a espessura da fita 28 e uma profundidade de ranhura suficiente para acomodar a largura da fita 28. A extremidade dianteira do mandril de enrolamento dotado de fendas tem um guia de cordão para centralizar o cordão através da abertura da fenda (como mostrado em Johst et al., pat. US n° 3.688.346 e Etz, pat. US n° 3.852.847, cujas descrições estão aqui incorporadas a título de referência). O mandril de enrolamento dotado de fendas é disposto e configurado para girar para enrolar um comprimento desejado de fita para formar uma pré-forma de absorvente interno. O aparelho para enrolamento pode, também, incluir um formador de topo para manter a fita 28 junto ao mandril de enrolamento 30 à medida que a fita é enrolada pelo mandril de enrolamento dotado de fendas 30.
[0026] Em uma modalidade alternativa, mostrada na Figura 5, o aparelho para enrolamento pode interagir com uma mesa giratória 40 para indexar os materiais formadores de absorvente interno conforme eles são processados da fita de absorvente interno para a pré-forma de absorvente interno. A plataforma giratória 40 inclui uma pluralidade de suportes 42 sob a forma de um cilindro meio oco montado de maneira articulada sobre o mesmo. A mesa giratória é montada em um eixo perpendicular à direção de percurso do prendedor. Conforme mostrado na Figura 5, as garras 22' do prendedor 20' não exigem os dentes do prendedor da modalidade anterior. Isso é permitido pelo uso de uma esteira transportadora 44 que fornece a extremidade deslizan-te (não mostrada) ao aparelho para enrolamento.
[0027] Em funcionamento, a esteira transportadora de cordões 12 prende a extremidade da fonte de cordões e começa o ciclo circular de movimento. O rolamento de anel 10 e a esteira transportadora de cordões 12 giram em um movimento em sentido anti-horário para puxar o cordão da fonte de cordões e passá-lo ao redor do rolo serpenteado 14', gancho 16' e de volta para o local de corte onde a esteira transpor- tadora de cordões também prende a nova extremidade da fonte de cordões. A esteira transportadora de cordões 12 também fornece as duas extremidades do cordão laçado ao formador de nós. O nó é feito como ambas extremidades do cordão, presas por uma esfera acionada por mola, deslizando-se sobre o ombro do gancho e pego pela alavanca de controle de nó que aperta o nó.
[0028] À medida que o cordão está sendo enrolado ao redor do rolo serpenteado 14' e do gancho 16', o prendedor 20' avança através do interior 13 do aparelho de aplicação de cordões e formador de nós. O prendedor 20', então, prende a extremidade dianteira da fita e retrai, puxando a extremidade dianteira da fita através do interior 13 do aparelho de aplicação de cordões e formador de nós. Essa força de tração é suportada pela rotação intermitente da mesa giratória 40'. Assim que o prendedor 20 tiver passado pelo suporte 42', a mesa giratória 40 começa a girar e os suportes a puxar a extremidade dianteira da fita através do interior 13' do aparelho de aplicação de cordão e formador de nós e a colocar a fita na frente da fenda 32' do mandril de enrolamento dotado de fendas 30'. À medida que o prendedor 20' se retrai completamente, o mandril de enrolamento dotado de fendas 30' se estende para capturar uma porção intermediária da fita dentro de sua fenda 32'. A tensão no laço do cordão puxa, então, o suporte de laço 15 em direção ao guia de cordão 34' na extremidade dianteira do mandril de enrolamento dotado de fendas 30' e para fora do suporte de laço 15' e para dentro do guia de cordões 34'. Em uma modalidade preferencial, mostrada na Figura 5, o mandril de enrolamento 30' é espaçado a partir da trajetória do cordão no lado do prendedor do aparelho de aplicação de cordões e formador de nós 1. O mandril de enrolamento 30' gira conforme o prendedor 20' libera a extremidade dian-teira da fita, e a rotação do mandril de enrolamento 30' puxa o restante da fita sobre si mesma. O formador de topo opcional pode proporcio- nar um controle de fita suficiente conforme a fita é enrolada ao redor do mandril 30'. A rotação do mandril de enrolamento 30' também enrola o cordão estendendo-se a partir da extremidade de remoção da pré- forma de absorvente interno ao redor do mandril de enrolamento 30'. A pré-forma de absorvente interno é transferida para um suporte 42 para movimento para operações de processamento adicionais, incluindo uma prensa de absorvente interno, formador de domo e embalagem primária. Uma guia de topo 46 pode ser usado para manter as pré- formas de absorvente interno em seus respectivos suportes durante o movimento ao longo do revólver.
[0029] O relatório descritivo e as modalidades acima são apresen tados para auxiliar o entendimento completo e não limitador da invenção aqui apresentada. Como muitas variações e modalidades da invenção podem ser feitas sem se afastar de seu espírito e escopo, a invenção fundamenta-se nas concretizações em anexo mais adiante neste documento.

Claims (4)

1. Processo para fabricação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis, sendo que o processo é caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: a) puxar uma manta fibrosa a partir de uma fonte de manta fibrosa, através de um guia de fita (24) e através de um suporte (42) agarrando-se uma extremidade livre da fonte de manta fibrosa com um prendedor (20) e extraindo-se o prendedor (20) em direção oposta à fonte de manta fibrosa; b) separar a manta fibrosa da fonte de manta fibrosa para formar uma manta fibrosa alongada tendo uma primeira extremidade retida pelo prendedor (20) e uma segunda extremidade, distal à primeira; c) elevar o suporte (42) enquanto a primeira extremidade permanece retida pelo prendedor (20) e a segunda extremidade é impedida pelo guia de fita (24), sendo que o suporte (42) está disposto perpendicular a uma porção central da manta fibrosa alongada; d) avançar um mandril de enrolamento (30) através da porção central da manta fibrosa alongada.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a etapa de engatar uma extremidade dianteira do mandril de enrolamento (30) com um cordão de laçada retirado, sendo que o cordão de remoção laçado é alinhado com o eixo do mandril de enrolamento (30) e circundando a manta fibrosa alongada.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a etapa de girar o mandril de enrolamento (30) para enrolar a manta fibrosa alongada em uma pré- forma de absorvente interno cilíndrica.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que ainda compreende a etapa de liberação da pré- forma de absorvente interno cilíndrica para um suporte (42) para pro-cessamento adicional.
BR122022021214-0A 2015-12-31 2016-12-30 Processo para formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis BR122022021214B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US62/273,791 2015-12-31

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122022021214B1 true BR122022021214B1 (pt) 2023-07-25

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018013308B1 (pt) Aparelho para aplicar um cordão de remoção a um absorvente interno
US9938113B2 (en) Method for operating a work station of a spinning or winding machine, and a corresponding work station
US8281712B1 (en) Twist-tie catch twister apparatus
DE3008633C2 (pt)
BR112016022646A2 (pt) Sistema para alimentação de fio para uma máquina de produção de malha, processo para alimentação de fios longitudinais para uma máquina de produção de malha, e, unidade rotativa
US8414035B2 (en) System and method for providing knot tying
BR102016017732A2 (pt) método e dispositivo para aspiração de um fio a partir de uma bobina e para a reaplicação de uma extremidade de fio em um novo fio
BR122022021214B1 (pt) Processo para formação de pré-formas de absorvente interno para processamento adicional em absorventes internos compactados e autossustentáveis
BR102012018677B1 (pt) Dispositivo de processamento de aves domésticas, e, método para remover pele da carne de aves domésticas.
US8608467B2 (en) Device and method for twisting elongated dough strips
EP3412264B1 (en) System and method for tearing off and rolling up a strip of absorbent fiber sheet
JP2023516601A (ja) 紐端部を結ぶための装置および方法
AU2006221151B2 (en) Bag loader
US4019226A (en) Apparatus for automatically shaping cellulose type menstrual tampons
DE2636360C3 (de) Vorrichtung zum Wiedereinführen eines Fadenendes in das Abzugsrohr einer Offenendspinnmaschine
EP0716018B1 (en) Single end knot-tying machine
JP2018511542A (ja) 巻き取られた糸ストランドを取り扱う装置および方法
SU121023A1 (ru) Автомат дл изготовлени и укладки в пеналы рулончиков клейкой бумажной ленты дл ловли мух
BR112019022992B1 (pt) Sistema de atador para uma enfardadeira e enfardadeira compreendendo o dito sistema
DE598591C (de) Vorrichtung zum Abziehen, Stapeln und Verpacken von Schnuerbaendern
CN115043247A (zh) 卷料牵引装置
JPS60126334A (ja) 精紡機撚糸機等における自動管換方法及びその自動管換方法の実施に使用するスピンドル
BR112019022992A2 (pt) melhorias no sistema de atadores para uma enfardadora
EP2594497A1 (en) System for inserting sleeves
JPS63258369A (ja) 編網機用糸巻きスプ−ルの自動ワインダ