BR122021024309B1 - Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto e método para formar recipiente a partir de peça em bruto - Google Patents

Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto e método para formar recipiente a partir de peça em bruto Download PDF

Info

Publication number
BR122021024309B1
BR122021024309B1 BR122021024309-3A BR122021024309A BR122021024309B1 BR 122021024309 B1 BR122021024309 B1 BR 122021024309B1 BR 122021024309 A BR122021024309 A BR 122021024309A BR 122021024309 B1 BR122021024309 B1 BR 122021024309B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panel
glue panel
glue
mandrel
assembly
Prior art date
Application number
BR122021024309-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas D. Graham
Amer Aganovic
Claudio D'Alesio
Original Assignee
Westrock Shared Services, Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/308,230 external-priority patent/US10052837B2/en
Application filed by Westrock Shared Services, Llc filed Critical Westrock Shared Services, Llc
Publication of BR122021024309B1 publication Critical patent/BR122021024309B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Making Paper Articles (AREA)

Abstract

Uma máquina para formar um recipiente a partir de uma peça em bruto de material de folha incluindo um painel de cola e um painel de sobreposição inclui uma estrutura, um mandril montado à estrutura, uma montagem de dobrador de painel de cola, e uma montagem de compressor de painel de cola. O mandril tem uma forma externa complementar a uma forma interna de pelo menos uma porção do recipiente. A montagem de dobrador de painel de cola inclui um atuador e um membro de dobra de painel de cola acoplado operativamente ao atuador. O atuador está configurado para fazer o membro de dobra de painel de cola se mover em um caminho curvilíneo de movimento, contatar o painel de cola, e mover o painel de cola em pelo menos contato parcial com o mandril. A montagem de compressor de painel de cola está configurada para comprimir o painel de sobreposição em contato de face a face com o painel de cola para formar uma junta de fabricação do recipiente.

Description

FUNDAMENTO
[0001] As concretizações descritas aqui se relacionam geralmente a uma máquina para formar recipientes a partir de uma peça em bruto (“blank”) de material de folha e, mais especificamente, a métodos e uma máquina utilizando um dobrador de painel de cola rotativo para formar um recipiente corrugado a partir de uma peça em bruto de material de folha envolvendo a peça em bruto ao redor de um mandril.
[0002] Recipientes fabricados de papelão e/ou material de papelão corrugado são frequentemente usados para armazenar e transportar bens. Estes recipientes podem incluir recipientes de quatro lados, recipientes de seis lados, recipientes de oito lados, caixas a granel e/ou barris corrugados de vários tamanhos. Tais recipientes são formados normalmente de peças em bruto de material de folha que são dobradas ao longo de uma pluralidade de filas de dobra pré-formadas para formar um recipiente corrugado erguido.
[0003] Pelo menos alguns recipientes conhecidos são formados usando uma máquina. Por exemplo, uma peça em bruto pode ser posicionada perto de um mandril em uma máquina, e a máquina pode ser configurada para envolver a peça em bruto ao redor do mandril para formar pelo menos uma porção do recipiente. Pelo menos algumas máquinas são capazes de formar uma junta de fabricação no recipiente dobrando e comprimindo dois painéis de cola da peça em bruto juntos. Em um exemplo conhecido, um primeiro braço de dobrador dobra em uma primeira porção de uma peça em bruto ao redor de um mandril, e um segundo braço de dobrador dobra uma segunda porção da peça em bruto ao redor do mandril tal que um primeiro painel entre em contato de face a face com um segundo painel. Adesivo é aplicado a um ou ambos dos painéis antes do processo de dobra. Um braço de compressor comprime os dois painéis juntos de forma que eles sejam unidos adesivamente juntos para formar uma junta de fabricação do recipiente.
[0004] Tais máquinas conhecidas usam geralmente braços de dobrador atuados linearmente e braços de compressor para formar juntas de fabricação. A atuação do braço de dobrador e do braço de compressor deve ser controlada precisamente para evitar contato incidental entre o braço de dobrador e o braço de compressor, que pode romper ou afetar adversamente o processo de formação de recipiente. Ademais, painéis de peças em bruto formados de papelão ou papelão corrugado têm forças restaurativas inerentes que predispõem os painéis longe do mandril quando dobrados. Como resultado, quando o braço de dobrador é removido de um painel, o painel tenderá a erguer longe do mandril antes que o braço de compressor comprima o painel junto com outro painel. O levantamento longe de painéis do mandril pode torcer juntas de fabricação, por esse meio diminuindo a uniformidade e confiabilidade de juntas de fabricação formadas por uma máquina. Por conseguinte, uma necessidade existe para uma máquina mais satisfatória para formar recipientes de peças em bruto. DESCRIÇÃO BREVE
[0005] Em um aspecto, uma máquina para formar um recipiente de uma peça em bruto de material de folha é provida. A peça em bruto inclui um painel de cola e um painel de sobreposição. A máquina inclui uma estrutura, um mandril montado à estrutura, uma montagem de dobrador de painel de cola, e uma montagem de compressor de painel de cola. O mandril tem uma forma externa complementar a uma forma interna de pelo menos uma porção do recipiente. A montagem de dobrador de painel de cola inclui um atuador e um membro de dobra de painel de cola acoplado operativamente ao atuador. O atuador está configurado para fazer o membro de dobra de painel de cola se mover para um caminho curvilíneo de movimento, contatar o painel de cola, e mover o painel de cola para pelo menos contato parcial com o mandril. A montagem de compressor de painel de cola está configurada para comprimir o painel de sobreposição em contato de face a face com o painel de cola para formar uma junta de fabricação do recipiente.
[0006] Em outro aspecto, um método para formar um recipiente de uma peça em bruto de material de folha usando uma máquina é provido. A peça em bruto inclui um painel de cola e um painel de sobreposição, e a máquina inclui uma estrutura, um mandril montado à estrutura, uma montagem de dobrador de painel de cola incluindo um membro de dobra de painel de cola, e uma montagem de compressor de painel de cola. O método inclui envolver uma primeira porção da peça em bruto ao redor do mandril em uma primeira direção, a primeira porção incluindo o painel de cola, envolver uma segunda porção da peça em bruto ao redor do mandril em uma segunda direção oposta à primeira direção, a segunda porção incluindo o painel de sobreposição, dobrar o painel de cola para o mandril, e comprimir o painel de sobreposição contra o painel de cola e o mandril para formar uma junta de fabricação do recipiente. Dobrar o painel de cola inclui mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento para contatar e mover o painel de cola para pelo menos contato parcial com o mandril.
[0007] Em ainda outro aspecto, uma montagem de dobrador de painel de cola para uso em uma máquina para formar um recipiente de uma peça em bruto de material de folha é provida. A máquina inclui uma estrutura. A montagem de dobrador inclui um membro de dobra de painel de cola, um sistema de acionamento linear, e um atuador. O sistema de acionamento linear está acoplado operativamente ao membro de dobra de painel de cola, e está montado rotativamente à estrutura. O atuador está acoplado operativamente ao membro de dobra de painel de cola pelo sistema de acionamento linear, e está configurado para fazer o membro de dobra de painel de cola se mover para um caminho curvilíneo de movimento.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
[0008] Figura 1 é uma vista de plano superior de uma concretização de exemplo de uma peça em bruto de material de folha que pode ser usada com a máquina descrita aqui.
[0009] Figura 2 é vista de perspectiva de uma concretização de exemplo de um recipiente que pode ser formado da peça em bruto mostrada na Figura 1.
[0010] Figura 3 é uma vista de perspectiva do recipiente mostrado na Figura 2 em um estado fechado.
[0011] Figura 4 é uma vista de seção transversal de cima do recipiente mostrado na Figura 3.
[0012] Figura 5 é uma vista de perspectiva de uma concretização de exemplo de uma máquina que pode ser usada para formar um recipiente da peça em bruto de material de folha mostrada na Figura 1.
[0013] Figura 6 é outra vista de perspectiva da máquina mostrada na Figura 5.
[0014] Figura 7 é uma vista de perspectiva de uma montagem de mandril de exemplo satisfatória para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6.
[0015] Figura 8 é outra vista de perspectiva da montagem de mandril mostrada na Figura 7.
[0016] Figura 9 é outra vista de perspectiva da montagem de mandril mostrada na Figura 7.
[0017] Figura 10 é outra vista de perspectiva da montagem de mandril mostrada na Figura 7.
[0018] Figura 11 é uma vista de seção transversal da montagem de mandril mostrada na Figura 7.
[0019] Figura 12 é uma vista de perspectiva de uma montagem de elevador de exemplo e montagem de dobra satisfatórias para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6.
[0020] Figura 13 é uma vista de perspectiva de uma porção da montagem de elevador e da montagem de dobra mostrada na Figura 12 incluindo um braço de compressor lateral e um braço de dobra.
[0021] Figura 14 é outra vista de perspectiva da porção da montagem de elevador e da montagem de dobra mostrada na Figura 13.
[0022] Figura 15 é uma vista de perspectiva da porção da montagem de elevador e da montagem de dobra incluindo o braço de dobra mostrado na Figura 13.
[0023] Figura 16 é vista de perspectiva da porção da montagem de elevador e da montagem de dobra incluindo o braço de compressor lateral mostrado na Figura 13.
[0024] Figura 17 é outra vista de perspectiva da porção da montagem de elevador e da montagem de dobra incluindo o braço de compressor lateral mostrado na Figura 13.
[0025] Figura 18 é uma vista de perspectiva de outra porção da montagem de elevador mostrada na Figura 12 incluindo uma montagem de placa inferior.
[0026] Figura 19 é uma vista de perspectiva de uma montagem de dobrador de painel de cola e montagem de compressor de painel de cola de exemplo satisfatórias para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6.
[0027] Figura 20 é uma vista de perspectiva da montagem de dobrador de painel de cola mostrada na Figura 19.
[0028] Figura 21 é uma vista de perspectiva da montagem de compressor de painel de cola mostrada na Figura 19.
[0029] Figura 22 é uma vista lateral da montagem de dobrador de painel de cola e da montagem de compressor de painel de cola mostrada na Figura 19 ilustrando os caminhos de movimento da montagem de dobrador de painel de cola e da montagem de compressor de painel de cola.
[0030] Figura 23 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e montagem de elevador mostradas nas Figuras 7-22.
[0031] Figura 24 é uma vista de perspectiva de uma montagem de dobrador de fundo de exemplo satisfatória para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6.
[0032] Figura 25 é uma vista de perspectiva de uma seção de saída de exemplo incluindo uma montagem de transportador satisfatória para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6.
[0033] Figura 26 é uma vista de perspectiva de uma porção da seção de saída mostrada na Figura 25.
[0034] Figura 27 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e montagem de elevador mostradas nas Figuras 7-23 ilustrando um primeiro estágio de formar um recipiente.
[0035] Figura 28 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e montagem de elevador mostradas nas Figuras 7-23 ilustrando um segundo estágio de formar um recipiente.
[0036] Figura 29 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e montagem de elevador mostradas nas Figuras 7-23 ilustrando um terceiro estágio de formar um recipiente.
[0037] Figura 30 é uma vista esquemática de uma montagem de mandril, uma montagem de dobra e uma montagem de elevador satisfatórias para uso na máquina mostrada nas Figuras 5 e 6 para formar um recipiente de quatro lados, onde a montagem de mandril, a montagem de dobra e a montagem de elevador são ilustradas em um primeiro estágio de formar o recipiente.
[0038] Figura 31 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e da montagem de elevador mostradas na Figura 30 ilustrando um segundo estágio de formar um recipiente.
[0039] Figura 32 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e da montagem de elevador mostradas na Figura 30 ilustrando um terceiro estágio de formar um recipiente.
[0040] Figura 33 é uma vista esquemática da montagem de mandril, da montagem de dobra, e da montagem de elevador mostradas na Figura 30 ilustrando um quarto estágio de formar um recipiente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA EXPOSIÇÃO
[0041] A descrição detalhada seguinte ilustra a invenção por meio de exemplo e não por meio de limitação. A descrição habilita claramente alguém qualificado na técnica fazer e usar a invenção descreve várias concretizações, adaptações, variações, alternativas, e usos da invenção, incluindo o que é acreditado presentemente ser o melhor modo de executar a invenção.
[0042] A exposição presente provê uma máquina para formar um recipiente de uma única folha de material. O recipiente descrito aqui é às vezes chamado um recipiente de oito lados, mas qualquer número de lados de um recipiente poderia ser formado incluindo, mas não limitado a, um recipiente de quatro lados ou um de seis lados. Em uma concretização, o recipiente é fabricado de um material de papelão. O recipiente, porém, pode ser fabricado usando qualquer material satisfatório, e, portanto, não está limitado a um tipo específico de material. Em concretizações alternativas, o recipiente é fabricado usando papelão, painel de fibra, cartolina, placa de espuma, papelão corrugado, e/ou qualquer material satisfatório conhecido àqueles qualificados na técnica e guiados pelos ensinamentos providos aqui. O recipiente pode ter qualquer tamanho satisfatório, forma, e/ou configuração se tais tamanhos, formas, e/ou configurações forem descritas e/ou ilustradas aqui. Ademais, concretizações diferentes descritas aqui podem variar em tamanho e/ou dimensões. O recipiente também pode incluir linhas de perfuração para remoção de uma porção do recipiente para exibir artigos à venda.
[0043] Em uma concretização de exemplo, o recipiente inclui pelo menos uma marcação nele incluindo, sem limitação, indícios que comunicam o produto, um fabricante do produto e/ou um vendedor do produto. Por exemplo, a marcação pode incluir texto impresso que indica o nome de um produto e descreve brevemente o produto, logotipos e/ou marcas registradas que indicam um fabricante e/ou vendedor do produto, e/ou projetos e/ou ornamentação que chamam a atenção. “Impressão”, “impresso” e/ou qualquer outra forma de “impressão” como usado aqui pode incluir, mas não está limitado a incluir, impressão por jato de tinta, impressão a laser, impressão de tela, 'giclée', caneta e tinta, pintura, litografia offset, flexografia, impressão de relevo, rotogravura, transferência de tinta, e/ou qualquer técnica de impressão satisfatória conhecida àqueles qualificados na técnica e guiados pelos ensinamentos providos aqui. Em outra concretização, o recipiente está sem marcações, tal como, sem limitação, indícios que comunicam o produto, um fabricante do produto e/ou um vendedor do produto.
[0044] Os métodos e máquina para formar recipientes corrugados descritos aqui superam as limitações de máquinas formadoras de caixas conhecidas. Os métodos e máquinas descritos aqui utilizam uma montagem de dobrador de painel de cola tendo um membro de dobra de painel de cola que se move em um caminho curvilíneo de movimento para formar juntas de fabricação em recipientes. O caminho curvilíneo de movimento do membro de dobra de painel de cola facilita a formação de juntas de fabricação em recipientes habilitando um painel de sobreposição ser girado ao redor de um mandril em proximidade íntima a um painel de cola enquanto o painel de cola é retido contra o mandril. Mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento por esse meio previne e/ou limita o painel de cola de se erguer longe do mandril durante a formação de juntas de fabricação em recipientes. Prevenindo e/ou limitando o painel de cola de se erguer longe do mandril, a uniformidade e confiabilidade de juntas de fabricação são melhoradas. Além disso, mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento reduz o tempo de atraso entre operações de dobra e compressão durante a formação de juntas de fabricação em recipientes, por esse meio aumentando a taxa à qual recipientes podem ser formados.
[0045] Se referindo agora aos desenhos, Figura 1 é uma vista de plano superior de uma concretização de exemplo de uma peça em bruto substancialmente plana 20 de material de folha. Como mostrado na Figura 1, a peça em bruto 20 inclui uma série de painéis de parede alinhados e painéis de extremidade conectados juntos por uma pluralidade de linhas de dobra pré-formadas, geralmente paralelas. Especificamente, os painéis de parede incluem um primeiro painel de canto 22, um primeiro painel lateral 24, um segundo painel de canto 26, um primeiro painel de extremidade 28, um terceiro painel de canto 30, um segundo painel lateral 32, um quarto painel de canto 34, um segundo painel de extremidade 36, e um painel de cola 38 conectado em série ao longo de uma pluralidade de linhas de dobra 40, 42, 44, 46, 48, 50, 52 e 54. Primeiro painel de canto 22 é chamado intercambiavelmente um painel de sobreposição porque sobrepõe o painel de cola 38 durante a formação de recipiente 200 (mostrado nas Figuras 2-4) para formar uma junta de fabricação de recipiente 200, como descrito em mais detalhe abaixo.
[0046] Primeiro painel de canto 22 se estende de uma primeira borda livre 56 para linha de dobra 40, primeiro painel lateral 24 se estende de primeiro painel de canto 22 ao longo de linha de dobra 40, segundo painel de canto 26 se estende de primeiro painel lateral 24 ao longo de linha de dobra 42, primeiro painel de extremidade 28 se estende de segundo painel de canto 26 ao longo de linha de dobra 44, terceiro painel de canto 30 se estende de primeiro painel de extremidade 28 ao longo de linha de dobra 46, segundo painel lateral 32 se estende de terceiro painel de canto 30 ao longo de linha de dobra 48, quarto painel de canto 34 se estende de segundo painel lateral 32 ao longo de linha de dobra 50, segundo painel de extremidade 36 se estende de quarto painel de canto 34 ao longo de linha de dobra 52, e painel de cola 38 se estende de segundo painel de cola 36 ao longo de linha de dobra 54 para uma segunda borda livre 58.
[0047] Um primeiro painel lateral de topo 60 e um primeiro painel lateral de fundo 62 se estendem de bordas contrárias de primeiro painel lateral 24. Mais especificamente, primeiro painel lateral de topo 60 e primeiro painel lateral de fundo 62 se estendem de primeiro painel lateral 24 ao longo de um par de linhas de dobra oposta pré-formadas, geralmente paralelas, 64 e 66, respectivamente. Semelhantemente, um segundo painel lateral de fundo 68 e um segundo painel lateral de topo 70 se estendem de bordas contrárias de segundo painel lateral 32. Mais especificamente, segundo painel lateral de fundo 68 e segundo painel lateral de topo 70 se estendem de segundo painel lateral 32 ao longo de um par de linhas de dobra opostas pré-formadas, geralmente paralelas, 72 e 74, respectivamente. Linhas de dobra 64, 66, 72, e 74 são geralmente paralelas uma a outra e geralmente perpendiculares às linhas de dobra 40, 42, 48 e 50. Primeiro painel lateral de fundo 62 e primeiro painel lateral de topo 60 cada um tem uma largura 76 levada ao longo de um eixo horizontal central 78 de peça em bruto 20 que é maior do que uma largura 80 de primeiro painel lateral 24, também levada ao longo de eixo horizontal central 78. Semelhantemente, segundo painel lateral de fundo 68 e segundo painel lateral de topo 70 cada um tem largura 76 que é maior do que a largura 80 de segundo painel lateral 32, levada ao longo de eixo horizontal central 78.
[0048] Primeiro painel lateral de fundo 62 e primeiro painel lateral de topo 60 cada um inclui uma borda livre 82 ou 84, respectivamente. Semelhantemente, segundo painel lateral de fundo 68 e segundo painel lateral de topo 70 cada um inclui uma borda livre 86 ou 88, respectivamente. Painéis laterais de fundo 62 e 68 e painéis laterais de topo 60 e 70 cada um inclui porções de borda opostas anguladas 90 e 92 que é cada uma angulada obliquamente com respeito a linhas de dobra respectivas 64, 66, 72 e/ou 74. Embora outros ângulos possam ser usados sem partir da extensão da exposição presente, em uma concretização, as porções de borda 90 e 92 são anguladas a aproximadamente 45° com respeito a linhas de dobra respectivas 64, 66, 72 e/ou 74.
[0049] A forma, tamanho, e arranjo de painéis laterais de fundo 62 e 68 e painéis laterais de topo 60 e 70 como mostrados na Figura 1 e descritos acima facilitam formar um recipiente octogonal 200 tendo cantos angulados, um exemplo de qual é mostrado nas Figuras 2-4. Mais especificamente, a forma, tamanho, e arranjo de painéis laterais de fundo 62 e 68 e painéis laterais de topo 60 e 70 facilitam formar o recipiente 200 tendo paredes de canto que são anguladas obliquamente com respeito a, e interconectam paredes laterais e paredes de extremidade de recipiente formado 200.
[0050] Como mostrado na Figura 1, um primeiro painel de extremidade de topo 94 e um primeiro painel de extremidade de fundo 96 se estendem de bordas contrárias de primeiro painel de extremidade 28. Mais especificamente, primeiro painel de extremidade de topo 94 e primeiro painel de extremidade de fundo 96 se estendem de primeiro painel de extremidade 28 ao longo de um par de linhas de dobra opostas pré-formadas, geralmente paralelas, 98 e 100, respectivamente. Semelhantemente, um segundo painel de extremidade de fundo 102 e um segundo painel de extremidade de topo 104 se estendem de bordas contrárias de segundo painel de extremidade 36. Mais especificamente, segundo painel de extremidade de fundo 102 e segundo painel de extremidade de topo 104 se estendem de segundo painel de extremidade 36 ao longo de um par de linhas de dobra opostas pré-formadas, geralmente paralelas, 106 e 108, respectivamente. Linhas de dobra 98, 100, 106 e 108 são geralmente paralelas uma aoutra e geralmente perpendiculares às linhas de dobra 44, 46, 52 e 54. Primeiro painel de extremidade de fundo 96 e primeiro painel de extremidade de topo 94 cada um tem uma largura 110 levada ao longo de eixo horizontal central 78 de peça em bruto 20 que é substancialmente igual a uma largura 112 de primeiro painel de extremidade 28, também levada ao longo de eixo horizontal central 78. Semelhantemente, segundo painel de extremidade de fundo 102 e segundo painel de extremidade de topo 104 cada um tem largura 110 que é substancialmente igual a uma largura 112 de segundo painel de extremidade 36, levada ao longo de eixo horizontal central 78.
[0051] Primeiro painel de extremidade de fundo 96 e primeiro painel de extremidade de topo 94 cada um inclui uma borda livre 114 ou 116, respectivamente. Semelhantemente, segundo painel de extremidade de fundo 102 e segundo painel de extremidade de topo 104 cada um inclui uma borda livre 118 ou 120, respectivamente. Painéis de extremidade de fundo 96 e 102 e painéis de extremidade de topo 94 e 104 cada um inclui porções de borda lateral contrária 122 e 124, que é cada uma substancialmente paralela a linhas de dobra respectivas 44, 46, 52 e/ou 54. Embora outros ângulos possam ser usados sem partir da extensão da exposição presente, em uma concretização, porções de borda lateral 122 e 124 são anguladas a aproximadamente 180° com respeito às linhas de dobra respectivas 44, 46, 52 e/ou 54.
[0052] Como resultado da concretização de exemplo anterior de peça em bruto 20, a junta de um fabricante, uma parede de fundo de recipiente, e uma parede de topo de recipiente formadas disto podem ser fechadas seguramente de forma que vários produtos possam ser contidos seguramente dentro de um recipiente formado. Portanto, menos material pode ser usado para fabricar a peça em bruto 20 tendo resistência satisfatória para construção de um recipiente que pode conter várias cargas.
[0053] Como será descrito abaixo em mais detalhe com referência às Figuras 529, a peça em bruto 20 é destinada a formar um recipiente 200 como mostrado nas Figuras 2-4 dobrando e/ou prendendo os painéis 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36 e/ou 38 (mostrados na Figura 1) e painéis de fundo 62, 68, 96 e/ou 102 (mostrados na Figura 1). Certamente, peças em bruto tendo formas, tamanhos, e configurações diferentes da peça em bruto 20 descrita e ilustrada aqui podem ser usadas para formar o recipiente 200 mostrado nas Figuras 2-4 sem partir da extensão da exposição presente. Em outras palavras, os processos de máquina, e sistema de controle descritos aqui podem ser usados para formar uma variedade de recipientes formados e de tamanho diferentes, e não está limitado a peça em bruto 20 mostrada na Figura 1 e/ou o recipiente 200 mostrado nas Figuras 2-4.
[0054] Figura 2 é uma vista de perspectiva de um recipiente de exemplo 200, que é erguido e em uma configuração aberta que pode ser formado de peça em bruto 20 (mostrada na Figura 1). Figura 3 ilustra uma vista de perspectiva de recipiente 200 em uma configuração fechada. Figura 4 ilustra uma vista de seção transversal superior de recipiente 200. Se referindo às Figuras 1-4, na concretização de exemplo, o recipiente 200 inclui uma pluralidade de paredes definindo uma cavidade 202. Mais especificamente, o recipiente 200 inclui uma primeira parede de canto 204, uma primeira parede lateral 206, uma segunda parede de canto 208, uma primeira parede de extremidade 210, uma terceira parede de canto 212, uma segunda parede lateral 214, uma quarta parede de canto 216, e uma segunda parede de extremidade 218. Primeira parede de canto 204 inclui primeiro painel de canto 22 e painel de cola 38, primeira parede lateral 206 inclui primeiro painel lateral 24, segunda parede de canto 208 inclui segundo painel de canto 26, primeira parede de extremidade 210 inclui primeiro painel de extremidade 28, terceira parede de canto 212 inclui terceiro painel de canto 30, segunda parede lateral 214 inclui segundo painel lateral 32, quarta parede de canto 216 inclui quarto painel de canto 34, e segunda parede de extremidade 218 inclui segundo painel de extremidade 36, como descrito em mais detalhe abaixo. Primeira parede de canto 204 é chamada intercambiavelmente uma junta de fabricação de recipiente 200 porque é formada unindo dois painéis (isto é, primeiro painel de canto 22 e painel de cola 38) de peça em bruto 20 juntos, tipicamente por um fabricante de recipiente 200.
[0055] Cada parede 204, 206, 208, 210, 212, 214, 216 e 218 tem uma altura 220. Embora cada parede possa ter uma altura diferente sem partir da extensão da exposição presente, na concretização mostrada nas Figuras 1-4, cada parede 204, 206, 208, 210, 212, 214, 216 e 218 tem substancialmente a mesma altura 220.
[0056] Na concretização de exemplo, a primeira parede de canto 204 conecta a primeira parede lateral 206 à segunda parede de extremidade 218, a segunda parede de canto 208 conecta a primeira parede lateral 206 à primeira parede de extremidade 210, a terceira parede de canto 212 conecta a primeira parede de extremidade 210 à segunda parede lateral 214, e a quarta parede de canto 216 conecta a segunda parede lateral 214 à segunda parede de extremidade 218. Ademais, os painéis de fundo 62, 68, 96 e 102 formam uma parede de fundo 222 de recipiente 200, e os painéis de topo 60, 70, 94 e 104 formam uma parede de topo 224 de recipiente 200. Embora o recipiente 200 possa ter outras orientações sem partir da extensão da exposição presente, nas concretizações mostradas nas Figuras 2-4, as paredes de extremidade 210 e 218 são substancialmente paralelas uma a outra, as paredes laterais 206 e 214 são substancialmente paralelas uma a outra, a primeira parede de canto 204 e a terceira parede de canto 212 são substancialmente paralelas uma a outra, e a segunda parede de canto 208 e a quarta parede de canto 216 são substancialmente paralelas uma a outra. Paredes de canto 204, 208, 212 e 216 são anguladas obliquamente com respeito às paredes 206, 210, 214 e 218 que elas interconectam para formar cantos angulados de recipiente 200.
[0057] Painéis de fundo 62, 68, 96 e 102 é cada um orientado geralmente perpendicular às paredes 204, 206, 208, 210, 212, 214, 216 e 218 para formar a parede de fundo 222. Mais especificamente, painéis de extremidade de fundo 96 e 102 são dobrados em baixo/dentro de painéis laterais de fundo 62 e 68. Semelhantemente, em uma posição completamente fechada (mostrada na Figura 3), painéis de topo 60, 70, 94 e 104 é cada um orientado geralmente perpendicular às paredes 204, 206, 208, 210, 212, 214, 216 e 218 para formar a parede de topo 224. Embora o recipiente 200 possa ser preso junto usando qualquer prendedor satisfatório em qualquer local satisfatório em recipiente 200 sem partir da extensão da exposição presente, em uma concretização, adesivo (não mostrado) é aplicado a uma superfície interna e/ou uma superfície externa de primeiro painel de canto 22 e/ou painel de cola 38 para formar a primeira parede de canto 204. Em uma concretização, adesivo pode também ser aplicado às superfícies exteriores de painéis de extremidade de fundo 96 e/ou 102 e/ou superfícies interiores de painéis laterais de fundo 62 e/ou 68 para prender painéis laterais de fundo 62 e/ou 68 a painéis de extremidade de fundo 96 e/ou 102. Como resultado da concretização de exemplo anterior de recipiente 200, a junta de fabricação, parede de fundo 222, e/ou parede de topo 224 pode ser fechada seguramente de forma que vários produtos possam ser contidos seguramente dentro de recipiente 200.
[0058] Figura 5 ilustra uma vista de perspectiva de uma máquina de exemplo 1000 para formar um recipiente, tal como o recipiente 200 (mostrado nas Figuras 2-4) de uma peça em bruto de material de folha, tal como peça em bruto 20 (mostrada na Figura 1). Figura 6 ilustra outra vista de perspectiva de máquina 1000. Máquina 1000 será discutida depois disso com referência a formar o recipiente corrugado 200 de peça em bruto 20; porém, a máquina 1000 pode ser usada para formar uma caixa ou qualquer outro recipiente tendo qualquer tamanho, forma, e/ou configuração de uma peça em bruto tendo qualquer tamanho, forma, e/ou configuração sem partir da extensão da exposição presente. Em uma concretização satisfatória, por exemplo, a máquina 1000 pode ser usada para formar um recipiente tendo quatro lados, como mostrado nas Figuras 30-33.
[0059] Como mostrado nas Figuras 5 e 6, a máquina 1000 inclui uma seção de alimentação de depósito 1100, uma seção de transferência de vácuo 1200, uma seção de envoltura de mandril 1300, uma seção de saída 1500, e uma seção de carga de produto 1600 posicionada com respeito a e/ou acoplada a uma estrutura 1002. Um sistema de controle 1004 está acoplado em comunicação de controle operativa com componentes de máquina 1000, como descrito em mais detalhe aqui. Na concretização de exemplo, os atuadores são usados para elevar, abaixar e/ou girar uma ou mais placas, braços de dobra, e/ou braços de compressor que envolvem a peça em bruto ao redor do mandril, e mover uma ou mais barras de compressor que facilita a formação de juntas em recipiente 200, como será descrito em mais detalhe abaixo. Os atuadores podem incluir, por exemplo, tomadas, acoplamentos mecânicos, servomecanismos, outros atuadores mecânicos ou eletrônicos satisfatórios, ou qualquer combinação satisfatória disso. Como descrito aqui, um sistema de controle é qualquer sistema satisfatório que controla o movimento e/ou temporização de pelo menos um atuador ou outro componente de máquina acionado mecanicamente ou eletronicamente 1000.
[0060] Em certas concretizações, tais como, mas não limitadas a, concretizações onde pelo menos um servomecanismo é usado, o sistema de controle 1004 pode habilitar um operador mudar receitas ou protocolos fazendo uma seleção em uma interface de usuário. As receitas são instruções de computador para controlar a máquina para formar caixas de tamanhos diferentes, tipos diferentes de caixas, e/ou controlar a saída dos recipientes formados. As receitas diferentes controlam a velocidade, temporização, força aplicada, e/ou outras características de movimento dos componentes formadores diferentes da máquina incluindo como os componentes se movem relativos um ao outro. Porém, os processos e sistemas descritos aqui não estão limitados de qualquer forma ao recipiente corrugado mostrado aqui. Preferencialmente, os processos e sistemas descritos aqui podem ser aplicados a uma pluralidade de tipos de recipientes fabricados de uma pluralidade de materiais.
[0061] Seção de alimentação de depósito 1100 está posicionada a uma extremidade a montante 1006 de máquina 1000 com respeito a uma direção de carregamento de folha indicada por uma seta X. Seção de transferência de vácuo 1200 está posicionada a jusante de seção de alimentação de depósito 1100 em direção de carregamento de folha X. Além disso, a seção de envoltória de mandril 1300 está posicionada a jusante da seção de transferência de vácuo 1200 em direção de carregamento de folha X. Ademais, a seção de saída 1500 está posicionada a jusante da seção de envoltória de mandril 1300 em direção de carregamento de folha X, e a seção de carga de produto 1600 está posicionada a jusante de seção de saída 1500 com respeito a uma direção de descarga de recipiente indicada por uma seta Y. Seção de carga de produto 1600 é onde um produto é carregado em recipiente formado 200, e o recipiente 200 é fechado e lacrado para transportar e/ou armazenar o produto.
[0062] Na concretização de exemplo, a seção de alimentação de depósito 1100 inclui uma pluralidade de acionamentos de depósito energizados 1102 para receber uma pluralidade de peças em bruto 20. Peças em bruto 20 são orientadas de qualquer maneira que habilite a operação de máquina 1000 como descrita aqui. Na concretização de exemplo, as peças em bruto 20 são carregadas verticalmente em seção de alimentação de depósito 1100. Seção de alimentação de depósito 1100 também pode incluir um dispositivo de alinhamento (não mostrado) tal como, mas não limitado a, um compressor de pilha e/ou qualquer outro dispositivo que ajusta e/ou alinha as peças em bruto 20. Depois que peças em bruto 20 são carregadas sobre acionamentos de depósito 1102, um pacote de peças em bruto 20 é carregado, em direção de carregamento de folha X, da seção de alimentação de depósito 1100 para seção de transferência de vácuo 1200.
[0063] Seção de transferência 1200 inclui uma montagem de transferência 1202 (mostrada na Figura 6) configurada para transferir uma peça em bruto de seção de alimentação de depósito 1100 para seção de envoltória de mandril 1300. Por exemplo, a montagem de transferência 1202 pode incluir uma montagem de coleta 1204 configurada para transferir a peça em bruto 20 de seção de alimentação de depósito 1100, e uma montagem de impulsor (não mostrada) configurada para transferir a peça em bruto 20 para a seção de envoltória de mandril 1300. Na concretização de exemplo, a montagem de coleta 1204 inclui uma barra de coleta 1206 e uma pluralidade de cúpulas de sucção de vácuo 1208 acopladas fixamente à barra de coleta 1206. Montagem de coleta 1204 está acoplada operativamente a um atuador (não mostrado) configurado para girar a barra de coleta 1206 e cúpulas de sucção de posição 1208 próximas a uma peça em bruto 20 mantido dentro de seção de alimentação de depósito 1100 para facilitar coletar uma peça em bruto 20 de seção de alimentação de depósito 1100. O atuador está ademais configurado para girar a barra de coleta 1206 depois que cúpulas de sucção 1208 são presas a peça em bruto 20 de seção de alimentação de depósito 1100 para posicionar as cúpulas de sucção 1208 e peça em bruto 20 próxima à montagem de impulsor. Cúpulas de sucção 1208 liberam a peça em bruto 20 em montagem de impulsor 1206, e a montagem de impulsor 1206 transfere a peça em bruto 20 para seção de envoltória de mandril 1300. Em concretizações alternativas, a montagem de transferência 1202 pode incluir qualquer estrutura satisfatória e/ou meio para prender a peça em bruto 20 e transferir a peça em bruto 20 de seção de alimentação de depósito 1100 para seção de envoltória de mandril 1300 sem partir da extensão da exposição presente. Em algumas concretizações, a operação de seção de transferência 1200 é controlada automaticamente através de sistema de controle 1004.
[0064] Seção de transferência 1200 também pode incluir um aplicador de adesivo automatizado 1210 (mostrado na Figura 6) que aplica adesivo a áreas predeterminadas de peça em bruto 20. Aplicador de adesivo 1210 está acoplado em comunicação com o sistema de controle 1004. Sistema de controle 1004 controla um tempo de começo, um padrão, um tempo de término, um comprimento de cordão de adesivo, e/ou quaisquer outras operações satisfatórias de aplicador de adesivo 1210. Em uma concretização, o sistema de controle 1004 instrui o aplicador de adesivo 1210 para aplicar adesivo a painéis predeterminados de peça em bruto 20. Por exemplo, o aplicador de adesivo 1210 pode aplicar adesivo às superfícies externas de painel de cola 38, primeiro painel de extremidade de fundo 96, e/ou segundo painel de extremidade de fundo 102 e/ou às superfícies interiores de primeiro painel de canto 22, primeiro painel lateral de fundo 62, e/ou segundo painel lateral de fundo 68 (mostrado na Figura 1). Ademais, na concretização de exemplo, o aplicador de adesivo 1210 está configurado para aplicar adesivo a painéis predeterminados de peça em bruto 20 enquanto a peça em bruto 20 é transferida de seção de alimentação de depósito 1100 para seção envoltória de mandril 1300.
[0065] Figuras 7-23 e 27-29 ilustram as várias porções e perspectivas de seção de envoltória de mandril 1300. Peças em bruto 20 são recebidas em seção de envoltória de mandril 1300 da seção de transferência de vácuo 1200. Seção de envoltória de mandril 1300 inclui uma montagem de mandril 1302, uma montagem de elevador 1304, uma montagem de dobra 1306, uma montagem de dobrador de fundo 1308, e uma montagem de ejeção 1310.
[0066] Figuras 7-11, 23, e 27-29 ilustram várias as porções e perspectivas de uma montagem de mandril 1302 satisfatória para uso com a máquina 1000, como também as porções de montagem de elevador 1304, montagem de dobra 1306, montagem de dobrador de fundo 1308, e montagem de ejeção 1310. Montagem de mandril 1302 inclui um mandril 1312 tendo uma forma externa complementar a uma forma interna de pelo menos uma porção de recipiente 200. Mandril 1312 inclui uma pluralidade de faces 1314, 1316, 1318, 1320 e 1322 que correspondem substancialmente a pelo menos alguns dos painéis em peça em bruto 20. Na concretização ilustrada, o mandril 1312 inclui uma face de canto 1314, uma primeira face lateral 1316, uma face de fundo 1318, uma segunda face lateral 1320, e uma face de topo 1322. Face de canto 1314 se estende a um ângulo entre a face de topo 1322 e a face lateral 1316. Em concretizações alternativas, o mandril 1312 inclui faces de canto adicionais cada uma se estendendo a um ângulo entre a face de topo 1322 e uma de faces laterais 1316 e/ou 1320 ou face de fundo 1318 e uma de faces laterais 1316 e/ou 1320. Em ainda concretizações alternativas adicionais, o mandril 1312 inclui qualquer número satisfatório e tipo de faces de mandril que habilita a máquina 1000 funcionar como descrito aqui. Quaisquer das faces de mandril pode ser placas sólidas, estruturas, placas incluindo aberturas definidas nelas, e/ou qualquer outro componente satisfatório que proveja uma face e/ou superfície configurada para habilitar um recipiente ser formado de uma peça em bruto como descrito aqui. Na concretização ilustrada, a primeira face lateral 1316, a face de fundo 1318, a segunda face lateral 1320, e a face de topo 1322 é cada uma definida por três placas de mandril separadas, e a face de canto 1314 é definida por uma das placas de mandril definindo a primeira face lateral 1316.
[0067] Como discutido acima, o aplicador de adesivo 1210 aplica adesivo a certos painéis predeterminados e/ou abas de peça em bruto 20 antes que a peça em bruto seja posicionada adjacente a mandril 1312 e/ou enquanto a peça em bruto 20 é posicionada adjacente a mandril 1312. Por exemplo, o aplicador de adesivo 1210 pode aplicar adesivo às superfícies externas de painel de cola 38, primeiro painel de extremidade de fundo 96, e/ou segundo painel de extremidade de fundo 102 e/ou às superfícies interiores de primeiro painel de canto 22, primeiro painel lateral de fundo 62, e/ou segundo painel lateral de fundo 68 (mostrados na Figura 1). Depois que adesivo é aplicado através de aplicador de adesivo 1210, a peça em bruto 20 é posicionada abaixo de mandril 1312. Na concretização de exemplo, o segundo painel lateral 32 é posicionado debaixo de face de fundo 1318 de mandril 1312 por montagem de impulsor 1206.
[0068] Figuras 12-23 ilustram as várias porções de uma montagem de elevador 1304 e uma montagem de dobra 1306 satisfatórias para uso com a máquina 1000. Montagem de elevador 1304 inclui um primeiro mecanismo de elevador 1324, um segundo mecanismo de elevador 1326, e uma montagem de placa inferior 1328 cada um acoplado a uma estrutura de levantamento 1330, que está acoplada à estrutura 1002. Primeiro mecanismo de elevador 1324 inclui um atuador 1332, o segundo mecanismo de elevador 1326 inclui um atuador 1334, e a montagem de placa inferior 1328 inclui um atuador 1336. Na concretização de exemplo, os atuadores 1332, 1334 e 1336 são servomecanismos, embora os atuadores 1332, 1334 e 1336 possam ser qualquer atuador satisfatório que habilita a máquina 1000 funcionar como descrito aqui incluindo, por exemplo, tomadas, acoplamentos mecânicos, outros atuadores mecânicos ou eletrônicos satisfatórios, ou qualquer combinação satisfatória disso.
[0069] Atuadores 1332, 1334, e/ou 1336 são, cada um, controlados separadamente para erguer a peça em bruto 20 para e/ou contra a montagem de mandril 1302. Como tal, a montagem de elevador 1304 está posicionada adjacente à montagem de mandril 1302. Embora mostrado como sendo operado separadamente, os atuadores 1332, 1334 e 1336 também poderiam ser controlados como uma única unidade com um único atuador. Na concretização de exemplo, a montagem de elevador 1304 recebe a peça em bruto 20 da montagem de transferência 1202 e ergue a peça em bruto 20 para montagem de mandril 1302. Por exemplo, a montagem de placa inferior 1328 inclui uma placa 1338 que ergue o segundo painel lateral 32 para a face de fundo 1318 de mandril 1312. Mecanismos de elevador 1324 e 1326 ajudam a montagem de dobra 1306 a envolver a peça em bruto 20 sobre o mandril 1312, como descrito em mais detalhe abaixo.
[0070] Montagem de dobra 1306 inclui um braço de compressor lateral 1340 tendo uma barra de engate 1342; um braço de dobra 1344 tendo uma barra de quadratura 1346, uma barra de engate 1348, e uma barra de esquadria 1350; uma montagem de dobrador de painel de cola 1352; uma montagem de compressor de painel de cola 1354; e uma pluralidade de atuadores 1356, 1358, 1360 e 1362. Estas montagens também incluem dispositivos tais como, mas não limitados a, trilhos de guia e dedos mecânicos (não mostrados). Na concretização de exemplo, o braço de compressor lateral 340 está acoplado a primeiro mecanismo de elevador 1324 a um atuador 1356, e o braço de dobra 1344 está acoplado a segundo mecanismo de elevador 1326 a um atuador 1358.
[0071] Se referindo às Figuras 12-18, 23 e 27-29, o primeiro braço de compressor lateral 1340 e/ou o mecanismo de elevador 1324 está configurado para envolver uma primeira porção de peça em bruto 20 sobre o mandril 1312, e o braço de dobra 1344 e/ou o segundo mecanismo de elevador 1326 está configurado para envolver uma segunda porção de peça em bruto 20 sobre o mandril 1312. Mais especificamente, a barra de engate de braço de compressor lateral 1342 está configurada para contatar o quarto painel de canto 34, segundo painel de extremidade 36, e/ou painel de cola 38 e painéis de dobra 34, 36, e/ou 38 sobre o mandril 1312 quando o braço de compressor lateral 1340 é girado por atuador 1356 e/ou erguido através de primeiro mecanismo de elevador 1324 e atuador 1332. Na concretização de exemplo, o atuador 1356 é um servomecanismo, e o sistema de controle 1004 está configurado tal que o braço de compressor lateral 1340 possa ser girado usando o atuador de servomecanismo 1356 para controlar a velocidade, força, e localização de braço de compressor lateral 1340. Em uma concretização alternativa, o atuador 1356 é acionado para girar o braço de compressor lateral 1340 usando um acoplamento mecânico ou outro mecanismo satisfatório.
[0072] Barra de engate de braço de dobra 1348 está configurada para contatar a segunda porção de peça em bruto 20 para envolver a peça em bruto 20 sobre o mandril 1312 quando o braço de dobra 1344 é girado por atuador 1358 e/ou erguido pelo segundo mecanismo de elevador 1326 e atuador 1334. Barra de esquadria 1350 está configurada para contatar o segundo painel de canto 26 para posicionar o segundo painel de canto 26 adjacente a e/ou contra a face lateral 1320 e/ou face de topo 1322. Barra de quadratura 1346 está configurada para contatar o primeiro painel de extremidade 28 adjacente à linha de dobra 44 entre o primeiro painel de extremidade 28 e segundo painel de canto 26. Como tal, a barra de quadratura 1346 facilita alinhar e dobrar os painéis 26 e 28 contra o mandril 1312 quando a segunda porção de peça em bruto 20 é envolvida sobre o mandril 1312. Na concretização ilustrada, o atuador 1358 é um servomecanismo, e o sistema de controle 1004 está configurado tal que o braço de dobra 1344 possa ser girado usando o atuador de servomecanismo 1358 para controlar a velocidade, força, e localização de braço de dobra 1344. Em uma concretização alternativa, o atuador 1358 é acionado para girar o braço de dobra 1344 usando um acoplamento mecânico ou outro mecanismo satisfatório.
[0073] Figuras 7-10, 19-23 e 27-29 ilustram as várias porções de uma montagem de dobrador de painel de cola 1352 e uma montagem de compressor de painel de cola 1354 satisfatórias para uso com a máquina 1000. Montagem de dobrador de painel de cola 1352 e montagem de compressor de painel de cola 1354 estão configuradas para dobrar os painéis de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312, e unir os painéis de peça em bruto 20 juntos para formar uma junta de fabricação de recipiente 200. Montagem de dobrador de painel de cola 1352 e montagem de compressor de painel de cola 1354 estão posicionadas adjacentes à face de canto 1314 de mandril 1312. Como tal, a montagem de dobrador de painel de cola 1352 e montagem de compressor de painel de cola 1354 estão posicionadas acima de braço de compressor lateral 1340 e primeiro mecanismo de elevador 1324.
[0074] Montagem de dobrador de painel de cola 1352 inclui o atuador 1360 e uma placa de dobrador de painel de cola 1364 (amplamente, um membro de dobra) acoplada operativamente a atuador 1360. Atuador 1360 está configurado para controlar o movimento de placa de dobrador de painel de cola 1364 para e longe de mandril 1312. Na concretização de exemplo, o atuador 1360 é um servomecanismo, e está configurado para mover a placa de dobrador de painel de cola 1364 a velocidades variáveis. Alternativamente, o atuador 1360 pode ser qualquer atuador satisfatório que habilite a máquina 1000 funcionar como descrito aqui, incluindo, por exemplo, ditas tomadas, acoplamentos mecânicos, outros atuadores mecânicos ou eletrônicos satisfatórios, ou qualquer combinação satisfatória. Placa de dobrador de painel de cola 1364 inclui uma extremidade distal 1366 configurada para contatar e/ou dobrar o painel de cola 38 durante a formação de recipiente 200. Embora a concretização ilustrada seja mostrada com uma placa de dobrador de painel de cola angulada 1364, a montagem de dobrador de painel de cola 1352 pode incluir qualquer membro de dobra satisfatório que habilite a montagem de dobrador de painel de cola 1352 funcionar como descrito aqui, incluindo, mas não limitado a, uma placa curvada, uma haste, uma pluralidade de hastes (por exemplo, dedos), e combinações disso.
[0075] Placa de dobrador de painel de cola 1364 está configurada para mover entre uma primeira posição retraída (mostrada na Figura 23) e uma segunda posição estendida (mostrada na Figura 28). Extremidade distal 1366 de placa de dobrador de painel de cola 1364 é angulada obliquamente com respeito à face de canto 1314 quando a placa de cola dobrador de painel 1364 está na segunda posição. Embora outros ângulos possam ser usados sem partir da extensão da exposição presente, em uma concretização, a extremidade distal 1366 é angulada a aproximadamente 45° com respeito à face de canto 1314 quando a placa de cola dobrador de painel 1364 está na segunda posição.
[0076] Montagem de dobrador de painel de cola 1352 está configurada para facilitar a formação de juntas de fabricação em recipientes, e aumentar a uniformidade e confiabilidade de tais juntas de fabricação. Mais especificamente, e como descrito abaixo em mais detalhe, a placa de dobrador de painel de cola 1364 está configurada para se mover em um caminho curvilíneo de movimento, indicado por seta 1368 na Figura 22, na atuação de atuador 1360 para dobrar o painel de cola 38 ao redor de mandril 1312. Na concretização de exemplo, a montagem de dobrador de painel de cola 1352 inclui um sistema de acionamento linear 1370, um par de braços de guia de rotação 1372, e um conjunto de montagem 1374 configurados para cooperar entre si e com o atuador 1360 e placa de dobrador de painel de cola 1364 para mover a placa de dobrador de painel de cola 1364 em um caminho curvilíneo de movimento.
[0077] Sistema de acionamento linear 1370 está acoplado operativamente a atuador 1360 e placa de dobrador de painel de cola 1364 para converter o movimento radial de atuador 1360 em movimento linear, e mover a placa de dobrador de painel de cola 1364 para o mandril 1312. Na concretização de exemplo, o sistema de acionamento linear 1370 inclui uma montagem de cremalheira e pinhão incluindo um pinhão 1376 acoplado operativamente a atuador 1360, e uma cremalheira 1378 acoplada operativamente à placa de dobrador de painel de cola 1364. Sistema de acionamento linear 1370 está montado rotativamente à estrutura 1002 por conjunto de montagem 1374 tal que a atuação de atuador 1360 faça a placa de dobrador de painel de cola de 1364 se estender para o mandril 1312, e faça a montagem de dobrador de painel de cola 1352 e a placa de dobrador de painel de cola 1364 girar sobre um ponto de pivô. Mais especificamente, o conjunto de montagem 1374 inclui um mancal 1380 e um eixo 1382 acoplado operativamente ao sistema de acionamento linear 1370 tal que a montagem de dobrador de painel de cola 1352 gire sobre o eixo 1382 quando o atuador 1360 é atuado. Eixo 1382 assim define o ponto de pivô sobre o qual a montagem de dobrador de painel de cola 1352 gira quando o atuador 1360 é atuado.
[0078] Placa de dobrador de painel de cola 1364 também está acoplada rotativamente à estrutura 1002 através de braços de guia de rotação 1372 configurados para girar a placa de dobrador de painel de cola 1364 na atuação de atuador 1360. Mais especificamente, cada braço de guia de rotação 1372 inclui uma primeira extremidade 1384 acoplada rotativamente à placa de dobrador de painel de cola 1364 e uma segunda extremidade contrária 1386 acoplada rotativamente à estrutura 1002. Na concretização ilustrada, as segundas extremidades 1386 de braços de guia de rotação 1372 estão acopladas à estrutura 1002 por um membro de extensão de estrutura 1008, embora em concretizações alternativas, as segundas extremidades 1386 possam ser acopladas diretamente à estrutura 1002. Braços de guia de rotação 1372 estão configurados para limitar o movimento linear de placa de dobrador de painel de cola 1364 para o mandril 1312 fazendo a montagem de dobrador de painel de cola 1352, incluindo a placa de dobrador de painel de cola 1364, girar quando a placa de dobrador de painel de cola 1364 é movida para o mandril 1312 através de sistema de acionamento linear 1370. O caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 assim inclui um componente linear de sistema de acionamento linear 1370 e um componente rotacional de rotação de montagem de dobrador de painel de cola 1352.
[0079] Em uma concretização alternativa, o atuador 1360 é um atuador linear, tal como um cilindro pneumático, e o sistema de acionamento linear 1370 é omitido. Em uma tal concretização, o atuador linear pode ser montado rotativamente à estrutura 1002 por conjunto de montagem 1374 da mesma maneira como o sistema de acionamento linear 1370, descrito acima. Além disso, a montagem de dobrador de painel de cola 1352 não está limitada a uso em máquina 1000, e pode ser usada em combinação com outras máquinas formadoras de recipiente.
[0080] Montagem de compressor de painel de cola 1354 está configurada para cooperar com a montagem de dobrador de painel de cola 1352 para formar uma junta de fabricação de recipiente 200. Mais especificamente, a montagem de compressor de painel de cola 1354 inclui uma barra de compressor 1388 acoplada operativamente a atuador 1362 para controlar o movimento de barra de compressor 1388 para e longe de mandril 1312. Na concretização de exemplo, o atuador 1362 é um servomecanismo, e está configurado para mover a barra de compressor 1388 a velocidades variáveis. Alternativamente, o atuador 1362 pode ser qualquer atuador satisfatório que habilite a máquina 1000 funcionar como descrito aqui, incluindo, por exemplo, tomadas, acoplamentos mecânicos, outros atuadores mecânicos ou eletrônicos satisfatórios, ou qualquer combinação satisfatória disso. Barra de compressor 1388 inclui uma superfície premente 1390 configurada para contatar e dobrar o primeiro painel de canto 22 e/ou painel de cola 38 ao redor de mandril 1312, e comprimir o primeiro painel de canto 22 e painel de cola 38 juntos para formar uma junta de fabricação de recipiente 200. Superfície premente 1390 é substancialmente paralela à face de mandril 1314. Barra de compressor 1388 está configurada para se mover para um caminho linear de movimento, indicado através de seta 1392 na Figura 22, entre uma primeira posição retraída (mostrada na Figura 23) e uma segunda posição estendida (mostrada na Figura 29). Mais especificamente, a montagem de compressor de painel de cola 1354 inclui um sistema de acionamento linear 1394 acoplado operativamente a atuador 1362 para converter o movimento radial de atuador 1362 em movimento linear. Na concretização de exemplo, o sistema de acionamento linear 1394 é idêntico ao sistema de acionamento linear 1370 de montagem de dobrador de painel de cola.
[0081] Em algumas concretizações, a montagem de compressor de painel de cola 1354 pode incluir uma montagem de compressor de painel de cola secundária 1396 (mostrada nas Figuras 19, 21 e 22) configurada para formar uma junta de fabricação adicional de um recipiente dobrando e/ou comprimindo um painel de cola adicional de uma peça em bruto contra outro painel da peça em bruto. A montagem de compressor de painel de cola secundária 1396 inclui um atuador 1397 e uma placa de compressor 1399 acoplada operativamente a atuador 1397. Em operação, o atuador 1397 move a placa de compressor 1399 para e longe de mandril 1312 para contatar e/ou dobrar um painel de cola adicional de uma peça em bruto. Ademais, na concretização ilustrada, a montagem de compressor de painel de cola secundária 1396 está montada em barra de compressor 1388 tal que quando a barra de compressor 1388 se move da primeira posição (mostrada na Figura 23) para a segunda posição (mostrada na Figura 29), a montagem de compressor de painel de cola secundária 1396 seja posicionada adjacente à primeira face lateral 1316 de mandril 1312. A montagem de compressor de painel de cola secundária 1396 é particularmente satisfatória para formar recipientes de montagens de peça em bruto incluindo uma peça em bruto de bandeja e uma peça em bruto de tampa, tais como “pacotes prontos de varejo”, um exemplo de qual é descrito no Pedido de Patente US No. Série 14/033.153 para Graham et al, depositado em 20 de setembro de 2013, a exposição de qual está por este meio incorporada por referência em sua totalidade. Em concretizações alternativas, a montagem de compressor de painel de cola de bandeja 1396 é omitida da montagem de compressor de painel de cola 1354.
[0082] Como mostrado na Figura 23, o caminho de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 cruza o caminho de movimento 1392 de barra de compressor de painel de cola 1388 próximo a mandril 1312. A temporização de movimentos de placa de dobrador de painel de cola 1364 e barra de compressor de painel de cola 1388 é, portanto, controlada através de sistema de controle 1004 e atuadores 1360 e 1362 para evitar contato incidental entre a placa de dobrador de painel de cola 1364 e a barra de compressor de painel de cola 1388. O caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 facilita reduzir a duração de tempo entre liberar contato de painel de cola 38 através de montagem de dobrador de painel de cola 1352 e iniciar contato com o primeiro painel de canto 22 através de montagem de compressor de painel de cola 1354 para formar a junta de fabricação em recipiente 200. Em outras palavras, o caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 em combinação com a forma da placa de dobrador de painel de cola 1364, isto é a extremidade distal 1366, habilita a placa de dobrador de painel de cola 1364 manter contato com painel de cola 38, e assim segura o painel de cola 38 contra o mandril 1312, só antes do ponto em tempo quando a barra de cola compressor de painel 1388 engata o primeiro painel de canto 22 e comprime o primeiro painel de canto 22 contra o painel de cola 38. Mais especificamente, o caminho de movimento e a forma de placa de dobrador de painel de cola 1364 permitem a placa de dobrador de painel de cola 1364 se mover para baixo e ao redor do primeiro painel de canto 22 e a barra de compressor de cola 1388 quando o primeiro painel de canto 22 é girado para baixo para o mandril 1312 pela barra de compressor 1388.
[0083] Se referindo à Figura 24, a montagem de dobrador de fundo 1308 inclui um par de dobradores de painel lateral de fundo 1398, um par de dobradores de painel de extremidade de fundo 1400 e 1402, e uma placa inferior 1404. Cada dobrador de painel 1398, 1400 e 1402 inclui um atuador linear (não mostrado) configurado para mover os dobradores de painel 1398, 1400 e 1402 para o mandril 1312 para dobrar um painel de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312. Dobradores de painel lateral de fundo 1398 estão configurados para dobrar o primeiro painel lateral de fundo 62 sobre o mandril 1312, e os dobradores de painel de extremidade de fundo 1400 e 1402 estão configurados para dobrar os painéis de extremidade de fundo 96 e 102 de peça em bruto 20 sobre o mandril 1312, respectivamente. Na concretização de exemplo, cada dobrador de painel 1398, 1400 e 1402 inclui um braço de projétil que contata um painel respectivo de peça em bruto 20 para dobrar o painel ao redor de mandril 1312. Porém, os dobradores de painel 1398, 1400, e/ou 1402 podem incluir qualquer superfície de contato satisfatória que habilite a máquina 1000 funcionar como descrito aqui. Placa inferior 1404 inclui um atuador (não mostrado) configurado para controlar os movimentos de placa inferior 1404 para e longe de mandril 1312. Placa inferior 1404 está configurada para dobrar o segundo painel lateral de fundo 68 sobre a linha de dobra 72, e comprimir os painéis de fundo 62, 68, 96, e/ou 102 juntos para formar a parede de fundo 222 de recipiente 200. Placa inferior 1404 está ademais configurada para se assentar em uma primeira posição e girar para mandril 1312 a uma segunda posição. Quando a placa inferior 1404 está na primeira posição, o recipiente 200 pode ser ejetado de mandril 1312 sobre a placa inferior 1404 para a seção de saída 1500. Quando a placa inferior 1404 está na segunda posição, a placa inferior 1404 comprime os painéis de fundo 62, 68, 96, e/ou 102 juntos.
[0084] Montagem de ejeção 1310 inclui uma placa de ejeção 1408 móvel de uma primeira posição dentro de mandril 1312 para uma segunda posição a jusante de mandril 1312. Quando a placa de ejeção 1408 está na primeira posição, a montagem de dobrador de fundo 1308 dobra e/ou comprime os painéis de fundo 62, 68, 96, e/ou 102 contra a placa de ejeção 1408 para formar a parede de fundo 222 de recipiente 200. Quando a placa de ejeção 1408 está na segunda posição, o recipiente 200 é removido de mandril 1312. Na concretização de exemplo, a placa de ejeção 1408 inclui um atuador (não mostrado) que controla a velocidade, força, rotação, extensão, retração, e/ou qualquer outro movimento satisfatório de placa de ejeção 1408.
[0085] Se referindo às Figuras 25-26, a seção de saída 1500 inclui uma montagem de transportador 1502 que move os recipientes 200 de seção de envoltória de mandril 1300 para a seção de carga de produto 1600. Montagem de transportador 1502 inclui um atuador 1504 configurado para remover o recipiente 200 de máquina 1000 a uma velocidade e temporização predeterminadas. Na concretização de exemplo, o atuador 1504 é um servomecanismo e a montagem de transportador 1502 é servo-controlada em sincronismo com a placa de ejeção 1408 tal que a montagem de transportador 1502 só seja ativada quando o recipiente 200 está sendo ejetado da seção de envoltória de mandril 1300. Alternativamente, a montagem de transportador 1502 é ativada constantemente enquanto a máquina 1000 está formando os recipientes 200. Na concretização de exemplo, o atuador 1504 é um servomecanismo, embora qualquer atuador satisfatório possa ser usado para acionar a montagem de transportador 1502 incluindo, por exemplo, tomadas, acoplamentos mecânicos, outros atuadores mecânicos ou eletrônicos satisfatórios, ou qualquer combinação satisfatória disso.
[0086] Durante a operação de máquina 1000 para formar o recipiente 200, a peça em bruto 20 é posicionada abaixo de montagem de mandril 1302 através de montagem de transferência 1202. Se referindo às Figuras 23 e 27-29, quando a peça em bruto 20 é posicionada adjacente a mandril 1312, a montagem de placa inferior 1328 é elevada para cima relativa a peça em bruto 20 usando o atuador 1336, e a estrutura de elevador 1330 permanece estacionária. Na concretização de exemplo, a placa 1338 ergue o segundo painel lateral 32 para ser adjacente a e/ou em contato com a face de fundo 1318 de mandril 1312. Primeiro e segundo mecanismos de elevador 1324 e 1326 são elevados usando os atuadores 1332 e 1334, respectivamente. Mecanismos de elevador 1324 e 1326 engatam pelo menos painéis de extremidade 36 e 28, respectivamente, de peça em bruto 20 e começam a envolver a peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312 quando os mecanismos de elevador 1324 e 1326 se movem para cima.
[0087] Mais especificamente, o braço de compressor lateral 1340 envolve a primeira porção de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312 em uma primeira direção (mostrada como uma direção horária nas Figuras 23 e 27-29) quando o primeiro mecanismo de elevador 1324 é elevado usando um atuador associado 1332. Quando o primeiro mecanismo de elevador 1324 é elevado usando o atuador 1332, o braço de compressor lateral 1340 é erguido por primeiro mecanismo de elevador 1324 e/ou girado para o mandril 1312 usando o atuador 1356. Alternativamente, o braço de compressor lateral 1340 não é girado quando o primeiro mecanismo de elevador 1324 eleva o braço de compressor lateral 1340. Na concretização de exemplo, quando o braço de compressor lateral 1340 gira e se move para cima, o braço de compressor superior lateral 1340 gira pelo menos o quarto painel de canto 34 para o mandril 1312 e o segundo painel de extremidade 36 para a primeira face lateral 1316 de mandril 1312.
[0088] Braço de dobra 1344 envolve a segunda porção de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312 em uma segunda direção (mostrada como uma direção anti- horária nas Figuras 23 e 27-29) oposta à primeira direção quando o segundo mecanismo de elevador 1326 é elevado usando um atuador associado 1334. Depois de erguer e/ou durante elevação, o braço de dobra 1344 é girado tal que a barra de engate 1348, barra de esquadria 1350, e barra de quadratura 1346 ademais envolvam a peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312. Mais especificamente, a barra de engate 1348, barra de esquadria 1350, e barra de quadratura 1346 posicionam a peça em bruto 20 em contato de face a face com faces de mandril 1320 e 1322 a painéis 28 e 24, respectivamente.
[0089] Montagem de dobrador de painel de cola 1352 e montagem de compressor de painel de cola 1354 cooperam uma com a outra para formar uma junta de manufatura de recipiente 200. Mais especificamente, quando o braço de compressor lateral 1340 é erguido e/ou girado para envolver a primeira porção de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312, o atuador 1360 move a placa de dobrador de painel de cola 1364 no caminho curvilíneo de movimento 1368 para painel de cola 38 tal que a placa de dobrador de painel de cola 1364 engate o painel de cola 38 para girar o painel de cola 38 para e em contato de face a face com face de canto 1314 de mandril 1312. Alternativamente, a placa de dobrador de painel de cola 1364 é movida depois que o braço de compressor lateral 1340 é erguido e/ou girado.
[0090] Na concretização ilustrada, o atuador 1360 move a placa de dobrador de painel de cola 1364 por sistema de acionamento linear 1370, que, como notado acima, está montado rotativamente à estrutura 1002 por conjunto de montagem 1374. Atuação de atuador 1360 faz a placa de dobrador painel de cola 1364 se estender para mandril 1312 enquanto a montagem de dobrador de painel de cola 1352 e a placa de dobrador de painel de cola 1364 giram sobre o eixo 1382. Como mostrado na Figura 28, a placa de dobrador de painel de cola 1364 é girada na mesma direção na qual a segunda porção de peça em bruto 20 é envolvida ao redor de mandril 1312 (isto é, a segunda direção, ou um direção anti-horária como mostrada nas Figuras 23 e 27-29).
[0091] Como notado acima, o atuador 1360 está configurado para mover a placa de dobrador de painel de cola 1364 a velocidades variáveis. Em uma concretização satisfatória, o atuador 1360 move a placa de painel de cola dobrador 1364 no caminho curvilíneo de movimento 1368 para mandril 1312 a uma primeira velocidade, e move a placa de dobrador de painel de cola 1364 no caminho curvilíneo de movimento 1368 longe de mandril 1312 a uma segunda velocidade que é maior do que a primeira velocidade. Em concretizações alternativas, o atuador 1360 pode mover a placa de dobrador de painel de cola 1364 a qualquer velocidade satisfatória a qualquer ponto satisfatório ao longo do caminho curvilíneo de movimento 1368 que habilita a máquina 1000 funcionar como descrito aqui.
[0092] Uma vez que o braço de dobra 1344 envolveu a segunda porção de peça em bruto 20 ao redor de mandril 1312, o atuador 1362 move a barra de compressor de painel de cola 1388 para o primeiro painel de canto 22 e/ou painel de cola 38 para girar o primeiro painel de canto 22 sobre a linha de dobra 40, e comprimir o primeiro o painel de canto 22 e painel de cola 38 juntos contra o mandril 1312 para formar uma junta de fabricação de recipiente 200. Mais especificamente, a barra de compressor de painel de cola 1388 engata o primeiro painel de canto 22 e gira o primeiro painel de canto 22 sobre o mandril 1312 em uma relação de sobreposição com pelo menos uma porção de painel de cola 38. Depois que o primeiro painel de canto 22 é girado em uma relação de sobreposição com pelo menos uma porção de painel de cola 38, a placa de dobrador de painel de cola 1364 desengata o painel de cola 38, e se move no caminho curvilíneo de movimento 1368 longe de mandril 1312. O caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 permite a barra de compressor de painel de cola 1388 girar o primeiro painel de canto 22 em uma relação de sobreposição com o painel de cola 38 enquanto o painel de cola 38 comprime contra o mandril 1312 através de placa de dobrador de painel de cola 1364 sem contato incidental entre a barra de compressor de painel de cola 1388 e a placa de dobrador de painel de cola 1364. Além disso, o caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 habilita a barra de compressor de painel de cola 1388 girar o primeiro painel de canto 22 enquanto a placa de dobrador de painel de cola 1364 está engatando o painel de cola 38 e segurando o painel de cola 38 contra o mandril 1312. Só antes do ponto em tempo quando o primeiro painel de canto 22 entra em contato de face a face com painel de cola 38, a placa de dobrador de painel de cola 1364 se move no caminho curvilíneo de movimento 1368 longe de mandril 1312, e ao redor de primeiro painel de canto 22 e barra de compressor de painel de cola 1388, de forma que painel de cola 38 e primeiro painel de canto 22 possam ser presos um ao outro. A porção de primeiro painel de canto 22 sobrepondo o painel de cola 38 previne e/ou limita o painel de cola 38 de levantar longe de mandril 1312 depois que a placa de dobrador de painel de cola 1364 desengata o painel de cola 38. Assim, o painel de cola 38 é trocado essencialmente de barra de dobrador de painel de cola 1364 para barra de compressor de painel de cola 1388 por um “aperto de mão” entre a placa de dobrador de painel de cola 1364 e a barra de compressor de painel de cola 1388. Montagem de dobrador de painel de cola 1352 e montagem de compressor de painel de cola 1354 por esse meio mantêm contato constante entre o painel de cola 38 e mandril 1312 enquanto a junta de fabricação de recipiente 200 é formada, por esse meio melhorando a confiabilidade e uniformidade de juntas de fabricação de recipientes formadas por máquina 1000.
[0093] Atuador 1362 retém a barra de compressor de painel de cola 1388 contra os painéis 22 e 38 por um período de tempo e/ou duração predeterminada para assegurar que adesivo una os painéis 22 e 38 juntos. Por conseguinte, o braço de compressor lateral 1340, o braço de dobra 1344, a montagem de dobrador de painel de cola 1352, e a montagem de compressor de painel de cola 1354 cooperam para dobrar a peça em bruto 20 ao longo de linhas de dobra 40, 42, 44, 46, 48, 50, 52 e 54 para formar o recipiente 200.
[0094] Montagem de dobrador de fundo 1308 então gira os painéis de fundo 62, 68, 96 e 102 sobre as linhas de dobra 66, 72, 100 e 106. Mais especificamente, os dobradores de painel de extremidade de fundo 1400 e 1402 giram os painéis de extremidade de fundo 102 e 96, respectivamente, contra a placa de ejeção 1408; dobradores de painel lateral de fundo 1398 giram o primeiro painel de fundo lateral 62 contra os painéis de extremidade de fundo 96 e/ou 102 e/ou contra a placa de ejeção 1408; e a placa inferior 1404 gira o segundo painel lateral de fundo 68 contra os painéis 62, 96, e/ou 102 e/ou contra a placa de ejeção 1408. Placa inferior 1404 comprime os painéis 62, 68, 96, e/ou 102 contra a placa de ejeção 1408 por um período predeterminado e/ou duração de tempo para assegurar que o adesivo uma os painéis 62, 68, 96, e/ou 102 juntos.
[0095] Montagem de ejeção 1310 facilita a remoção de recipiente formado 200 de seção de envoltória de mandril 1300 para a seção de saída 1500. Mais especificamente, a placa de ejeção 1408 aplica uma força à parede de fundo 222 de recipiente 200 para remover o recipiente 200 de mandril 1312. Na concretização de exemplo, a placa de ejeção 1408 está a uma primeira posição dentro e/ou adjacente a mandril 1312 durante a formação de recipiente 200. Para remover o recipiente 200, a placa de ejeção 1408 é movida a uma segunda posição adjacente à seção de saída 1500. Quando a placa de ejeção 1408 é movida, o recipiente 200 é movido para a seção de saída 1500. na seção de saída 1500, o recipiente 200 é carregado a jusante de máquina 1000 para carregamento e/ou formação de parede de topo através de montagem de transportador 1502. Por exemplo, depois que o recipiente 200 é formado e um produto é colocado dentro de recipiente 200, os painéis de topo 60, 70, 94 e 104 são fechados para formar a parede de topo 224 para transporte do produto.
[0096] Sistema de controle 1004 está acoplado a cada atuador 1332, 1334, 1336, 1356, 1358, 1360, 1362, 1397 e 1504 para controlar a operação dele. Atuadores 1332, 1334, 1336, 1356, 1358, 1360, 1362, 1397 e 1504 estão configurados para acionar independentemente e posicionar os dispositivos e/ou componentes associados como instruído por sistema de controle 1004. Máquina 1000 e, mais especificamente, o sistema de controle 1004, pode ser configurado para detectar automaticamente as características dimensionais de peças em bruto 20 de formas e tamanhos variados para facilitar a montagem de recipientes tendo uma variedade de formas e tamanhos.
[0097] Como notado acima, a máquina 1000 pode ser usada para formar uma caixa ou recipiente tendo qualquer tamanho, forma, configuração de uma peça em bruto e/ou tendo qualquer tamanho, forma, e/ou configuração. Em uma concretização satisfatória, a máquina 1000 é usada para formar um recipiente de quatro lados.
[0098] Figuras 30-33 ilustram a montagem de elevador 1304 em combinação com uma montagem de mandril 1700 e uma montagem de dobra 1702 satisfatória para uso em máquina 1000 para formar um recipiente de quatro lados 400 (mostrado na Figura 33) de uma peça em bruto 300 de material de folha. Componentes de máquina 1000 idênticos a componentes de máquina 1000 mostrados nas Figuras 5-29 são identificados nas Figuras 30-33 usando os mesmos numerais de referência como usados nas Figuras 30-33.
[0099] Peça em bruto 300 inclui um primeiro painel lateral 302, um primeiro painel de extremidade 304, um segundo painel lateral 306, um segundo painel de extremidade 308, e um painel de cola 310 conectado em série ao longo de uma pluralidade de linhas de dobra pré-formadas, geralmente paralelas. Primeiro painel lateral 302 é chamado intercambiavelmente um painel de sobreposição porque sobrepõe o painel de cola 310 durante a formação de recipiente 400 para formar uma junta de fabricação de recipiente 400, como descrito em mais detalhe abaixo.
[0100] Montagem de mandril 1700 inclui um mandril 1704 substancialmente semelhante a mandril 1312 (mostrado nas Figuras 7-11, 23, e 27-29), exceto a face de canto 1314 é omitida de mandril 1704, e mandril 1704 inclui uma face de topo 1706 tendo um entalhe 1708 definido nela. Entalhe 1708 é dimensionado e formado para receber painel de cola 310 nele tal que uma superfície interior de segundo painel lateral 302 esteja substancialmente nivelada com uma superfície exterior de painel de cola 310 quando o painel de cola 310 e segundo painel lateral 302 são girados sobre o mandril 1704 durante a formação de recipiente 400.
[0101] Montagem de dobra 1702 é substancialmente idêntica à montagem de dobra 1306 (mostrada nas Figuras 12-23), exceto que a montagem de dobra 1702 inclui uma montagem de compressor de painel de cola 1710 configurada para formar uma junta de fabricação em um recipiente de quatro lados, tal como o recipiente 400. Adicionalmente, a barra de quadratura 1346 e barra de engate 1348 (mostradas nas Figuras 12-15) são omitidas de montagem de dobra 1702.
[0102] Montagem de compressor de painel de cola 1710 é substancialmente idêntica à montagem de compressor de painel de cola 1354 (mostrada nas Figuras 19 e 21-23), exceto que a montagem de compressor de painel de cola 1710 inclui uma barra de compressor 1712 tendo uma superfície premente 1714 orientada substancialmente paralela à face de topo 1706 de mandril 1704.
[0103] Durante a operação de máquina 1000 para formar o recipiente 400, a peça em bruto 300 é posicionada adjacente a mandril 1704, e a montagem de placa inferior 1328 é elevada para cima relativa a peça em bruto 300 tal que a peça em bruto 300 seja posicionada adjacente a e/ou em contato com a face de fundo 1318 de mandril 1704. Primeiro e segundo mecanismos de elevador 1324 e 1326 são elevados e engatam pelo menos os painéis de extremidade 308 e 304, respectivamente, de peça em bruto 300 para começar a envolver a peça em bruto 300 ao redor de mandril 1704. Braço de compressor lateral 1340 envolve uma primeira porção de peça em bruto 300 ao redor de mandril 1312 entre uma primeira direção (mostrada como uma direção horária nas Figuras 30-33) quando o primeiro mecanismo de elevador 1324 é elevado, e o braço de dobra 1344 envolve uma segunda porção de peça em bruto 300 ao redor de mandril 1704 em uma segunda direção (mostrada como uma direção anti-horária nas Figuras 30-33) oposta à primeira direção quando o segundo mecanismo de elevador 1326 é elevado.
[0104] Quando o braço de compressor lateral 1340 é erguido e/ou girado para envolver a primeira porção de peça em bruto 300 ao redor de mandril 1704, o atuador 1360 move a placa de dobrador de painel de cola 1364 em um caminho curvilíneo de movimento, indicado por seta 1368 nas Figuras 31 e 32, para painel de cola 310 tal que a placa de dobrador de painel de cola 1364 engate o painel de cola 310 e gire o painel de cola 310 para e em contato de face a face com a face de topo 1706 de mandril 1704. Ademais, como mostrado na Figura 31, a montagem de dobrador de painel de cola 1352 gira o painel de cola 310 sobre o mandril 1704 tal que o painel de cola 310 seja posicionado em entalhe 1708 de face de topo 1706.
[0105] Placa de dobrador de painel de cola 1364 é segurada na posição estendida (mostrada na Figura 31) quando o braço de dobra 1344 gira e posiciona o primeiro painel lateral 302 em contato de face a face com a face de topo 1706. Ademais, o braço de dobra 1344 envolve o primeiro painel lateral 302 sobre o mandril 1704 em uma relação de sobreposição com pelo menos uma porção de painel de cola 310. Depois que o primeiro painel lateral 302 é girado em uma relação de sobreposição com pelo menos uma porção de painel de cola 310, a placa de dobrador de painel de cola 1364 desengata o painel de cola 310, e se move no caminho curvilíneo de movimento 1368 longe de mandril 1704.
[0106] Braço de dobra 1344 retém o primeiro painel lateral 302 e painel de cola 310 contra o mandril 1704 quando a montagem de compressor de painel de cola 1710 comprime o primeiro painel lateral 302 e painel de cola 310 juntos contra o mandril 1704 para formar uma junta de fabricação de recipiente 400. Mais especificamente, o atuador 1362 move a barra de compressor de painel de cola 1712 em um caminho linear de movimento, indicado por seta 1716 na Figura 33, tal que a barra de compressor de painel de cola 1712 engate o primeiro painel lateral 302 e comprima o primeiro painel lateral 302 e painel de cola 310 juntos contra o mandril 1704. Atuador 1362 retém a barra de compressor de painel de cola 1712 contra os painéis 302 e 310 por um período de tempo e/ou duração predeterminada para assegurar que adesivo una os painéis 302 e 310 juntos.
[0107] O caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364 facilita manter o painel de cola 310 contra o mandril 1704 durante a formação de recipiente 400. Mais especificamente, só antes do ponto em tempo quando o primeiro painel lateral 302 entra em contato de face a face com o painel de cola 310, a placa de dobrador de painel de cola 1364 se move no caminho curvilíneo de movimento 1368 longe de mandril 1704, e ao redor de primeiro painel lateral 302, de forma que o primeiro painel lateral 302 possa ser posicionado em relação de face a face com o painel de cola 310. O caminho curvilíneo de movimento 1368 permite ao braço de dobra 1344 girar o primeiro painel lateral 302 em uma relação de sobreposição com o painel de cola 310 enquanto o painel de cola 310 comprime contra o mandril 1704 através de placa de dobrador de painel de cola 1364 sem contato incidental entre a placa de dobrador de painel de cola 1364 e o primeiro painel lateral 302. A porção de primeiro painel lateral 302 sobrepondo o painel de cola 310 previne e/ou limita o painel de cola 310 de levantar longe de mandril 1704 depois que a placa de dobrador de painel de cola 1364 desengata o painel de cola 310. Assim, o painel de cola 310 é trocado essencialmente de barra de dobrador de painel de cola 1364 para o braço de dobra 1344 por um “aperto de mão” entre a placa de dobrador de painel de cola 1364 e o braço de dobra 1344. Montagem de dobrador de painel de cola 1352 (em particular, o caminho curvilíneo de movimento 1368 de placa de dobrador de painel de cola 1364) por esse meio facilita manter contato constante entre o painel de cola 310 e o mandril 1704 enquanto a junta de fabricação de recipiente 200 é formada, por esse meio melhorando a confiabilidade e uniformidade de juntas de fabricação de recipientes formadas por máquina 1000.
[0108] Em contraste com máquinas formadoras de recipiente conhecidas, nos métodos e máquina descritos aqui, um membro de dobra de painel de cola se move em um caminho curvilíneo de movimento para dobrar um painel de cola ao redor de um mandril. O caminho curvilíneo de movimento do membro de dobra de painel de cola facilita a formação de juntas de fabricação em recipientes habilitando um painel de sobreposição ser girado em proximidade íntima com o painel de cola enquanto o painel de cola é retido contra o mandril. Mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento por esse meio previne e/ou limita o painel de cola de erguer longe do mandril durante a formação de juntas de fabricação em recipientes. Prevenindo e/ou limitando o painel de cola de erguer longe do mandril, a uniformidade e confiabilidade de juntas de fabricação são melhoradas. Além disso, mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento reduz o tempo de atraso entre operações de dobrar e comprimir durante a formação de uma junta de fabricação em um recipiente, por esse meio aumentando a taxa à qual os recipientes podem ser formados.
[0109] Concretizações de exemplo de métodos e uma máquina para formar um recipiente de uma peça em bruto são descritas em detalhes acima. Os métodos e máquina não estão limitadas às concretizações específicas descritas aqui, mas ao invés, componentes de sistemas e/ou etapas dos métodos podem ser utilizadas independentemente e separadamente de outros componentes e/ou etapas descritas aqui. Por exemplo, a máquina também pode ser usada em combinação com outras peças em bruto e recipientes, e não está limitada a praticar com só a peça em bruto e recipiente descritos aqui.
[0110] Embora características específicas de várias concretizações da exposição possam ser mostradas em alguns desenhos e não em outros, isto é para conveniência somente. Conforme os princípios da exposição, qualquer característica de um desenho pode ser referenciada e/ou reivindicada em combinação com qualquer característica de qualquer outro desenho.
[0111] Esta descrição escrita usa exemplos para expor a invenção, incluindo o melhor modo, e também para habilitar qualquer pessoa qualificada na técnica a praticar a invenção, incluindo fazer e usar quaisquer dispositivos ou sistemas e executar quaisquer métodos incorporados. A extensão patenteável da invenção está definida pelas reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorrem àqueles qualificados na técnica. Tais outros exemplos são pretendidos estarem dentro da extensão das reivindicações se eles tiverem elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações, ou se eles incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças não significativas da linguagem literal das reivindicações.

Claims (6)

1. Método para formar um recipiente (200, 400) a partir de uma peça em bruto (20, 300) de material de folha usando uma máquina (1000), a peça em bruto incluindo um painel de cola (38, 310) e um painel de sobreposição (22, 302), a máquina incluindo uma estrutura (1002), um mandril (1312, 1704) montado à estrutura, uma montagem de dobrador de painel de cola (1352) montada rotativamente à estrutura a um ponto de pivô estacionário que é estacionário em relação a uma totalidade da estrutura e incluindo um membro de dobra de painel de cola (1364), e uma montagem de compressor de painel de cola (1354, 1710), o método caracterizado pelo fato de que compreende: envolver uma primeira porção da peça em bruto (20, 300) ao redor do mandril (1312, 1704) em uma primeira direção, a primeira porção incluindo o painel de cola (38, 310); envolver uma segunda porção da peça em bruto (20, 300) ao redor do mandril (1312, 1704) em uma segunda direção oposta à primeira direção, a segunda porção incluindo o painel de sobreposição (22, 302); dobrar o painel de cola (38, 310) para o mandril (1312, 1704), em que dobrar o painel de cola compreende mover o membro de dobra de painel de cola (1364) em um caminho curvilíneo de movimento (1368) para contatar e mover o painel de cola em contato pelo menos parcial com o mandril, em que o movimento do membro de dobra de painel de cola no caminho curvilíneo de movimento compreende girar a montagem de dobrador de painel de cola (1352) sobre o ponto de pivô estacionário; e comprimir o painel de sobreposição (22, 302) contra o painel de cola (38, 310) e o mandril (1312, 1704) para formar uma junta de fabricação do recipiente (200, 400).
2. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que comprimir o painel de sobreposição compreende girar o painel de sobreposição sobre o mandril em uma relação de sobreposição com pelo menos uma porção do painel de cola, o método adicionalmente compreendendo: desengatar o painel de cola do membro de dobra de painel de cola depois que o painel de sobreposição é girado na relação de sobreposição com a pelo menos uma porção do painel de cola.
3. Método, de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que desengatar o painel de cola compreende mover o membro de dobra de painel de cola em um caminho curvilíneo de movimento longe do mandril depois que o painel de sobreposição é girado na relação de sobreposição com a pelo menos uma porção do painel de cola.
4. Método, de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que dobrar o painel de cola compreende mover o membro de dobra de painel de cola no caminho curvilíneo de movimento para o mandril a uma primeira velocidade, e desengatar o painel de cola compreende mover o membro de dobra de painel de cola no caminho curvilíneo de movimento longe do mandril a uma segunda velocidade maior do que a primeira velocidade.
5. Método, de acordo com reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a montagem de dobrador de painel de cola inclui um sistema de acionamento linear (1370) acoplado operativamente ao membro de dobra de painel de cola, e em que mover o membro de dobra de painel de cola no caminho curvilíneo de movimento adicionalmente compreende mover o membro de dobra de painel de cola com o sistema de acionamento linear enquanto girando a montagem de dobrador de painel de cola sobre o ponto de pivô.
6. Método, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que mover o membro de dobra de painel de cola no caminho curvilíneo de movimento compreende girar o membro de dobra de painel de cola na segunda direção.
BR122021024309-3A 2014-06-18 2015-06-17 Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto e método para formar recipiente a partir de peça em bruto BR122021024309B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/308,230 US10052837B2 (en) 2014-06-18 2014-06-18 Methods and a machine for forming a container from a blank using a rotatable glue panel folder
US14/308,230 2014-06-18
US2015195805 2015-12-23

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122021024309B1 true BR122021024309B1 (pt) 2022-06-28

Family

ID=83355850

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122021024309-3A BR122021024309B1 (pt) 2014-06-18 2015-06-17 Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto e método para formar recipiente a partir de peça em bruto

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR122021024309B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016027883B1 (pt) Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto
US11565492B2 (en) Methods forming a shipping and display container from a blank assembly using a pre-fold mandrel section
US9701087B2 (en) Methods and machine for forming a container from a blank using a pre-fold mandrel section
US7857743B2 (en) Blank, apparatus and method for constructing container
US11433634B2 (en) Container forming apparatus and method
US9469078B2 (en) Methods and apparatus for forming a reinforced container
US20190030849A1 (en) Methods and apparatus for forming and sealing a container having centering tabs
EP3280647B1 (en) Packing case erection
CA2833157C (en) Methods and apparatus for forming a reinforced tray
US11938698B2 (en) Container forming apparatus and method
BR122021024309B1 (pt) Máquina para formar recipiente a partir de peça em bruto e método para formar recipiente a partir de peça em bruto
CA2863063C (en) Methods and machine for forming a shipping and display container from a blank assembly using a pre-fold mandrel section
US20220134700A1 (en) System and method for processing case and carton blanks
CN117916078A (zh) 用于形成具有带有胶合拐角的顶部凸缘的容器的方法和机器
JP2019051972A (ja) 段ボールケーサ及び段ボールケーサの制御方法
WO2014183063A2 (en) Reinforced polygonal containers and blanks for making the same

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS