BR122020020407B1 - Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, e, dispositivo de comunicação - Google Patents

Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, e, dispositivo de comunicação Download PDF

Info

Publication number
BR122020020407B1
BR122020020407B1 BR122020020407-9A BR122020020407A BR122020020407B1 BR 122020020407 B1 BR122020020407 B1 BR 122020020407B1 BR 122020020407 A BR122020020407 A BR 122020020407A BR 122020020407 B1 BR122020020407 B1 BR 122020020407B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
winding
arrangement
tunable inductor
chip
radio frequency
Prior art date
Application number
BR122020020407-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Magnus Nilsson
Magnus SANDGREN
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP13188910.7A external-priority patent/EP2863428B1/en
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Publication of BR122020020407B1 publication Critical patent/BR122020020407B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)

Abstract

É descrito um arranjo de indutor sintonizável arranjável em um chip ou substrato. O indutor sintonizável compreende uma primeira parte de enrolamento conectada em uma primeira extremidade a uma primeira entrada do arranjo de indutor sintonizável, uma segunda parte de enrolamento conectada em uma extremidade à outra extremidade da primeira parte de enrolamento, uma terceira parte de enrolamento conectada em uma primeira extremidade a uma segunda entrada do arranjo de indutor sintonizável, uma quarta parte de enrolamento conectada em uma extremidade à outra extremidade da terceira parte de enrolamento, e um arranjo de comutador arranjado para sintonizar o arranjo de indutor sintonizável, provendo seletivamente compreender a primeira e quarta partes de enrolamento em paralelo e a segunda e terceira partes de enrolamento em paralelo, com os acoplamentos paralelos conectados em série entre a primeira e segunda entradas, ou um circuito compreendendo a primeira, segunda, quarta e terceira partes de enrolamento em série entre a primeira e segunda entradas. São também descritos um transceptor, dispositivo de comunicação, método e programa de computador.

Description

Campo técnico
[001] A presente invenção refere-se em geral a um arranjo de indutor sintonizável, um transceptor ou receptor de radiofrequência com um ressonador apresentando tal arranjo, um dispositivo de comunicação, um método para sintonizar o arranjo e um programa de computador para sintonizar.
Fundamentos
[002] À medida que mais faixas devem ser suportadas em rádio transceptores, cujas faixas podem abranger uma ampla faixa de frequência, tal como de 600 MHz a 3800 MHz, isto pode ser satisfeito por um conjunto de circuitos ressonantes. É sabido que sintonizar um ressonador LC (indutor- capacitor) em mais de uma oitava é difícil, o que faz com que sejam necessários múltiplos circuitos sintonizados. Este problema é adicionalmente enfatizado quando agregação de portadora, isto é, a comunicação é realizada sobre diversas portadoras diferentes simultaneamente, cujas portadoras podem ser espalhadas em qualquer lugar na ampla faixa de frequência.
[003] Circuitos ressonantes LC consomem espaço no chip, quando implementados em chip, e são bastante dispendiosos quando implementados fora do chip. É, portanto, um desejo prover circuitos ressonantes mais flexíveis. Sumário
[004] Um objetivo da invenção é pelo menos aliviar os problemas acima estabelecidos. A presente invenção é baseada no entendimento de que ambas capacitância e indutância de um ressonador LC precisam ser sintonizadas para obter a flexibilidade desejada. Um arranjo de indutor sintonizável é consequentemente provido. O inventor também verificou as exigências para a frequência auto ressonante ser estabelecida alta o bastante para modos de alta frequência, o valor de Q precisa ser alto o bastante para não degradar o ganho ou aumentar o consumo de corrente em uma implementação utilizável, e que a relação de indutâncias precisa ser alta o bastante para também cobrir as faixas baixas. Isto é obtido por um arranjo de comutadores no arranjo de indutor sintonizável que executa roteamento de sinal de tal modo que a perda por inserção é reduzida.
[005] De acordo com um primeiro aspecto, é provido um arranjo de indutor sintonizável arranjável em um chip ou substrato. O indutor sintonizável compreende uma primeira parte de enrolamento conectado em uma primeira extremidade a uma primeira entrada do arranjo de indutor sintonizável; uma segunda parte de enrolamento conectado em uma primeira extremidade a uma segunda extremidade da primeira parte de enrolamento; uma terceira parte de enrolamento conectado em uma primeira extremidade a uma saída entrada do arranjo de indutor sintonizável; uma quarta parte de enrolamento conectado em uma primeira extremidade a uma segunda extremidade da terceira parte de enrolamento; e um arranjo de comutadores arranjado para sintonizar o arranjo de indutor sintonizável, provendo seletivamente qualquer dentre um circuito compreendendo a primeira e quarta partes de enrolamento em paralelo e a segunda e terceira partes de enrolamento em paralelo, com os acoplamentos em paralelo conectados em série entre a primeira e segunda entradas; e um circuito compreendendo a primeira, segunda, quarta e terceira partes de enrolamento em série entre a primeira e segunda entradas.
[006] O arranjo de comutadores pode compreender um primeiro comutador conectado entre uma segunda extremidade da segunda parte de enrolamento e um base virtual; um segundo comutador conectado entre a segunda extremidade da quarta parte de enrolamento e o base virtual; um terceiro comutador conectado entre a primeira extremidade da segunda parte de enrolamento e o base virtual; um quarto comutador conectado entre a primeira extremidade da quarta parte de enrolamento e o base virtual; um quinto comutador conectado entre a primeira entrada e uma segunda entrada da quarta parte de enrolamento; e um sexto comutador conectado entre a segunda entrada e a segunda extremidade da segunda parte de enrolamento. O arranjo de indutor sintonizável pode então ser sintonizável fechando a terceiro, quarto, quinto e sexto comutadores e mantendo a primeiro e segundo comutadores abertas, ou fechando a primeiro e segundo comutadores e mantendo a terceiro, quarto, quinto e sexto comutadores abertas.
[007] A primeira, segunda, terceira e quarta partes de enrolamento podem ser intercaladas no chip ou substrato, de tal modo que campos magnéticos dos enrolamentos são essencialmente comuns.
[008] O arranjo de indutor sintonizável pode compreender uma parte de enrolamento adicional em que a parte de enrolamento adicional é arranjada para cancelar acoplamento eletromagnético com a primeira a quarta partes de enrolamento.
[009] Duas ou mais das partes de enrolamento podem ser arranjadas em uma pluralidade de camadas condutoras sobre o chip ou substrato.
[0010] A base virtual pode ser uma fonte de alimentação de CC que, em CA, tal como radiofrequência, atua como uma base para sinais de CA, ou pode ser uma base ou um nó de tensão de referência CC.
[0011] De acordo com um segundo aspecto, é provido um transceptor de radiofrequência compreendendo um ressonador, em que o ressonador compreende um arranjo de indutor sintonizável de acordo com o primeiro aspecto, em que o arranjo de indutor sintonizável é sintonizável para habilitar o ressonador a trabalhar de modo selecionável em uma das diversas frequências ressonantes.
[0012] De acordo com um terceiro aspecto, é provido um receptor de radiofrequência em multi faixas compreendendo um primeiro trajeto de receptor arranjado para receber um sinal de radio em uma primeira faixa de frequência; um segundo trajeto de receptor arranjado para receber um sinal de radio em uma segunda faixa de frequência, em que a primeira faixa de frequência opera em uma frequência mais alta do que a segunda faixa de frequência, e cada um dentre o primeiro e segundo trajetos de receptor é arranjado para operar seletivamente em uma faixa de frequência selecionada dentre uma pluralidade de faixas de frequência; e compreende um ressonador compreendendo um arranjo de indutor sintonizável de acordo com o primeiro aspecto, cujo ressonador é arranjado para ser sintonizado para a faixa de frequência selecionada.
[0013] De acordo com um quarto aspecto, é provido um dispositivo de comunicação compreendendo um transceptor de radiofrequência de acordo com o segundo aspecto ou um receptor de radiofrequência em multi faixas de acordo com o terceiro aspecto, e um processador arranjado para interagir com o transceptor de radiofrequência ou receptor de radiofrequência em multi faixas, em que o processador é arranjado para controlar o arranjo de comutadores, para selecionar o modo de sintonia do arranjo de indutor sintonizável.
[0014] De acordo com um quinto aspecto, é provido um método de um arranjo de indutor sintonizável incluindo partes de enrolamento e comutadores para sintonia de acordo com o primeiro aspecto. O método compreende determinar uma configuração de sintonia para o arranjo de indutor sintonizável; designar estados de comutador para respectivos comutadores para configuração de sintonia; e controlar os comutadores de acordo com os estados de comutadores designados.
[0015] De acordo com um sexto aspecto, é provido um programa de computador compreendendo instruções executáveis por computador que, quando executadas por um controlador programável de um transceptor de radiofrequência ou receptor de radiofrequência em multi faixas compreendendo um ressonador que compreende um arranjo de indutor sintonizável, faz com que o controlador execute o método do quinto aspecto.
[0016] Outros objetivos, características e vantagens da presente invenção surgirão a partir da seguinte descrição detalhada, a partir das reivindicações dependentes anexas bem como a partir dos desenhos. Geralmente, todos os termos usados nas reivindicações devem ser interpretados de acordo com o seu significado ordinário no campo técnico, a menos que seja explicitamente definido aqui de outro modo. Todas as referências a "um/uma/o/a [elemento dispositivo, componente, meio, etapa, etc.]" devem ser interpretadas abertamente como referindo-se a pelo menos uma instância do citado elemento, dispositivo, componente, meio, etapa, etc., a menos que explicitamente declarado em contrário. As etapas de qualquer método aqui divulgado não têm que ser executadas na ordem exata divulgada, a menos que estabelecido explicitamente.
Breve descrição dos desenhos
[0017] Os acima, bem como objetivos adicionais, recursos e vantagens da presente invenção, serão entendidos melhor através da seguinte descrição detalhada ilustrativa e não limitante das modalidades preferidas da presente invenção, com referência aos desenhos anexos.
[0018] Figura 1 ilustra esquematicamente um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade.
[0019] Figura 2 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável, com uma indicação esquemática no arranjo de comutador, de acordo com uma modalidade.
[0020] Figura 3 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável quando os comutadores estão em um primeiro estado, conforme ilustrado no esquemático correspondente à direita, de acordo com uma modalidade.
[0021] Figura 4 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável quando os comutadores estão em um segundo estado, conforme ilustrado no esquemático correspondente à direita, de acordo com uma modalidade.
[0022] Figura 5 ilustra um detalhe de uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade.
[0023] Figura 6 ilustra esquematicamente um front end de rádio onde os arranjos de indutor sintonizável de acordo com modalidades são aplicáveis.
[0024] Figura 7 é um diagrama em blocos ilustrando esquematicamente um dispositivo de comunicação, de acordo com uma modalidade.
[0025] Figura 8 é um fluxograma ilustrando esquematicamente um método de um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade.
[0026] Figura 9 ilustra um programa de computador e um processador para implementar o método.
Descrição detalhada
[0027] Figura 1 ilustra esquematicamente um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade. O arranjo de indutor é preferivelmente arranjado em um chip ou substrato, como será demonstrado abaixo. O arranjo de indutor sintonizável compreende uma primeira parte de enrolamento W1 conectado a uma extremidade de uma primeira entrada INP do arranjo de indutor sintonizável, uma segunda parte de enrolamento W2 conectado em uma extremidade à outra extremidade da primeira parte de enrolamento W1, uma terceira parte de enrolamento W3 conectado em uma extremidade a uma segunda entrada INN do arranjo de indutor sintonizável e uma quarta parte de enrolamento W4 conectado em uma extremidade à outra extremidade da terceira parte de enrolamento. Um arranjo de comutador é arranjado para sintonizar o arranjo de indutor sintonizável, provendo seletivamente aquele circuito compreendendo a primeira e quarta partes de enrolamento W1, W4 em paralelo e a segunda a terceira partes de enrolamento W2 e W3 em paralelo, e então acoplando os respectivos acoplamentos em paralelo W1, W4; W2, W3 em série entre a primeira e segunda entradas INP, INN ou um circuito compreendendo a primeira, segunda, quarta e terceira partes de enrolamento W1, W2, W4, W3 em série entre a primeira e segunda entradas INP, INN. O arranjo de comutador compreende um primeiro comutador S1 conectado entre a outra extremidade da segunda parte de enrolamento W2 e uma base virtual VDD, um segundo comutador S2 conectado entre a outra extremidade da segunda parte de enrolamento W2 e a base virtual VDD. A base virtual pode ser uma fonte de alimentação de CC, então aqui denominada VDD, que em CA, tal como radiofrequência, atua como uma base para sinais de CA, ou ser uma base ou nó de tensão de referência CC. Se a derivação central não é usada, a primeiro e segundo comutadores podem ser substituídas por uma única comutador S12 provendo a mesma função que a primeiro e segundo comutadores S1, S2. O arranjo de comutador compreende adicionalmente um terceiro comutador S3 conectado entre uma extremidade da primeira parte de enrolamento W1 e o base virtual VDD e um quarto comutador S4 conectado entre uma extremidade da terceira parte de enrolamento W3 e o base virtual VDD. Similarmente, quando a derivação central não é usada, a terceira e quarta comutadores podem ser substituídas por uma única comutador S34, provendo a mesma função que a terceira e quarta comutadores S3, S4. O arranjo de indutor sintonizável é deste modo sintonizável fechando a primeiro e segundo comutadores S1, S2 (ou a única comutador S12) de tal modo que um circuito a partir da primeira entrada INP via primeira parte de enrolamento W1, a segunda parte de enrolamento W2, a primeira comutador S1 fechada, a segunda comutador S2 fechada (ou a única comutador S12), a quarta parte de enrolamento W4 e a terceira parte de enrolamento W3 até a segunda entrada INN é formada, isto é, todos os enrolamentos W1-W4 são acoplados em série.
[0028] Para obter que todos os enrolamentos sejam operáveis de ambos os modos, o arranjo de comutador compreende adicionalmente um quinto comutador S5 conectado entre a outra extremidade da primeira parte de enrolamento W1 e a outra extremidade da quarta parte de enrolamento W4 e um sexto comutador S6 conectado entre a outra extremidade da terceira parte de enrolamento W3 e a outra extremidade da segunda parte de enrolamento W2. O arranjo de indutor sintonizável é deste modo adicionalmente sintonizável fechando a quinta e sexta comutadores S5, S6 quadro a terceira e quarta comutadores S3, S4 estão fechadas. Naquele caso, um circuito é formado a partir da primeira entrada INP via quinta comutador S5 fechada, segunda parte de enrolamento W2, terceira comutador S3 fechada, quarta comutador S4 fechada, quarta parte de enrolamento W4 e a sexta comutador S6 fechada até a segunda entrada INN.
[0029] Assim, o arranjo de indutor sintonizável é habilitado a, provendo seletivamente que um circuito compreendendo a primeira e quarta partes de enrolamento W1, W4 em paralelo e a segunda e terceira partes de enrolamento W2, W3 em paralelo, e então acoplando os respectivos acoplamentos em paralelo W1, W4; W2, W3 em série entre a primeira e segunda entradas INP, INN, ou um circuito compreendendo a primeira, segunda, quarta e terceira partes de enrolamento W1, W2, W4, W3 em série entre a primeira e segunda entradas INP, INN provendo diferentes indutâncias onde todos os enrolamentos são operáveis em ambos os modos.
[0030] Embora o arranjo de indutor sintonizável demonstrado acima possa operar todos os enrolamentos em todos os seus modos de operação, este pode ainda ser combinável com arranjos de indutor adicionais que não. Tais combinações podem prover sintonia adicional. Para obter um bom valor de Q, todas as partes de enrolamento com interação magnética mútua estão preferivelmente em operação em todos os estados. Um ou mais circuitos como aquele demonstrado acima podem ser usados como blocos de construção para obter um arranjo de indutor sintonizável.
[0031] Figura 2 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável, juntamente com uma indicação esquemática no arranjo de comutador, de acordo com uma modalidade. O circuito corresponde a aqueles demonstrados com referência à Figura 1, e a função para prover as diferentes indutâncias é a mesma.
[0032] Figura 3 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável quando os comutadores estão em um primeiro estado, conforme ilustrado no esquemático correspondente à direita, de acordo com uma modalidade. Na esquerda inferior, o circuito equivalente é desenhado para o entendimento simples do efeito do circuito. O circuito corresponde a aquele obtido tendo a única comutador S12 (ou a primeiro e segundo comutadores S1 e S2) das Figuras 1 e 2 fechadas e as outros comutadores S34 (ou S3, S4), S5, S6 abertas. Aqui, pode ser visto que o acoplamento em série provê um enrolamento do terminal INP através de todos os trajetos condutores e terminando no terminal INN.
[0033] Os enrolamentos são arranjados sobre um substrato ou chip. O substrato pode também ser uma placa de circuito impresso. Um nó de base virtual pode também ser aplicado, o qual é também explicado abaixo com referência à Figura 4. A base virtual, que pode ser uma fonte de alimentação de CC VDD, que em CA, tal como radiofrequência, atua como uma base para sinais de CA, ou pode ser uma base ou nó de tensão de referência CC, pode ser empregado. Quando no primeiro estado, a comutador S12 (ou S1, S2) conecta um nó de base virtual.
[0034] Figura 4 ilustra uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável quando os comutadores estão em um segundo estado, conforme ilustrado no esquemático correspondente à direita superior, de acordo com uma modalidade. Na direita inferior, o circuito equivalente é desenhado para simples entendimento do efeito do circuito. O circuito corresponde a aquele obtido tendo a comutador única S12 (ou a primeiro e segundo comutadores S1 e S2) das Figuras 1 e 2 abertas e as outros comutadores fechados. Aqui, pode ser visto que um primeiro acoplamento paralelo começando a partir do terminal INP provê um enrolamento vindo a satisfazer a um segundo acoplamento paralelo no ponto A, que segue todo o trajeto até o terminal INN. No ponto de acoplamento A, uma base virtual (não mostrado) tal como a fonte de alimentação, pode ser conectado. A base virtual pode ser uma fonte de alimentação de CC, que em CA, tal como radiofrequência, atua como uma base para sinais de CA, ou pode ser uma base ou nó de tensão de referência CC. Quando no segundo estado, a comutador S34 (ou S3, S4) conecta o nó de base virtual. Como pode ser visto ao considerar as Figuras 3 e 4, o nó de base virtual não pode ser empregado como uma única derivação central na disposição dos enrolamentos como das Figuras 3 e 4. Entretanto, para algumas disposições, isto é, onde S12 (ou S1, S2) e S34 (ou S3, S4) estão localizadas adjacentes uma à outra, o que é dependente do número de espiras e da aplicação das espiras em camadas metálicas múltiplas, a disposição do nó de base virtual pode ser mantida para uma área do substrato ou chip.
[0035] Figura 5 ilustra um detalhe de uma disposição de enrolamentos de um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade. Cruzamentos das trilhas condutoras formando os enrolamentos podem então ser obtidos. Duas ou mais das partes de enrolamentos podem ser arranjadas em uma pluralidade de camadas condutoras no chip ou substrato. Nas ilustrações, as trilhas são providas lado a lado sob o substrato e os cruzamentos usando condutores em camadas. Entretanto, as trilhas podem também usar condutores em camadas e serem colocadas no topo uma da outra, ou uma combinação ser provida em diferentes camadas e lado a lado. A forma dos enrolamentos tem sido também ilustrada como um octógono, porém outras formas são igualmente factíveis, tais como circular, quadrada ou outra forma de n lados, onde n é 3 ou mais, ou combinações destas, que formam enrolamentos envolvendo um campo magnético, o que é a finalidade dos enrolamentos para formar uma indutância. A indutância pode ser adaptada para finalidades diferenciais ou finalidades de extremidade única no modo convencional.
[0036] Figura 6 ilustra esquematicamente um front end de rádio onde são aplicáveis os arranjos de indutor sintonizável, de acordo com modalidades. Em um circuito de front end de rádio usado, por exemplo, em um radio 3GPP LTE, uma multiplicidade de faixas pode ser usada. Adicionalmente se, por exemplo, agregação de portadora onde faixas separadas são coletadas e usadas simultaneamente em diferentes configurações, a versatilidade é uma chave para uma solução de front end factível. Ainda adicionalmente, se o front end devesse ser utilizável para outras tecnologias de acesso radio igualmente, tais como GSM, UMTS, WLAN, GNSS, etc., as demandas de versatilidade aumentariam adicionalmente. O sinal recebido pode então estar em uma multiplicidade de frequências e possuindo largura de faixa larga ou estreita e, por exemplo, um filtro de seleção de faixa ou outro circuito que necessita um ressonador, pode precisar ser configurável para isto, dependendo do modo de operação atual. Capacitância variável em tais filtros de seleção de faixa normalmente faz muito, por exemplo, usando bancos de capacitor em que a capacitância pode ser comutada sob demanda, porém usando um indutor sintonizável conforme demonstrado acima, a versatilidade pode ser melhorada, bem como o desempenho de circuitos incluindo circuitos ressonantes. Por exemplo, usando tais circuitos ressonantes para filtros de seleção de faixa em receptores multi faixa, a sintonizabilidade expandida dos filtros pode tornar o filtro de seleção de faixa utilizável para qualquer faixa do receptor multi faixa. Usando um ou mais arranjos de indutor sintonizáveis 602, 604 como aqueles demonstrados acima, as demandas de versatilidade podem ser satisfeitas. Combinações de faixa flexível são assim habilitadas.
[0037] Um exemplo, em que o arranjo de front end conforme demonstrado acima pode ser usado é um receptor de radiofrequência em multi faixas 600. O receptor 600 compreende um primeiro trajeto de receptor arranjado para receber um sinal radio em uma primeira faixa de frequência e um segundo trajeto de receptor arranjado para receber um sinal radio em uma segunda faixa de frequência, onde a primeira faixa de frequência opera em uma frequência mais alta do que a segunda faixa de frequência, isto é, um arranjo de faixa alta-baixa onde ambas faixas alta e baixa podem ser recebidas simultaneamente. Cada um dos primeiro e segundo trajetos de receptor pode ser arranjado para operar seletivamente a uma faixa de frequência selecionada entre uma pluralidade de faixas de frequência, por exemplo, o primeiro trajeto de faixa alta pode selecionar para operar em uma dentre as faixas de frequência de 1800 MHz, 1900 MHz, 2100 MHz e 2700 MHz, enquanto o segundo trajeto de faixa de frequência pode selecionar para operar em uma das faixas de frequência de 750 MHz, 850 MHz, 900 MHz e 1500 MHz simultaneamente. Estas faixas de frequência são apenas demonstradas como exemplos, e outras faixas de frequência e agrupamentos entre faixas de frequência alta e baixa são igualmente possíveis. Cada trajeto de receptor compreende um ressonador compreendendo um arranjo de indutor sintonizável 602, 604 conforme demonstrado acima, onde os circuitos ressonantes são arranjados para serem sintonizados para a faixa de frequência selecionada no respectivo trajeto de receptor. Arranjos com mais de dois de tais trajetos de receptor são também possíveis, combinações flexíveis de faixa de frequência são então habilitadas, o que por exemplo, é vantajoso em soluções de agregação de portadora, uma vez que cada filtro pode ser habilitado para cobrir qualquer frequência dentro da faixa de frequência total do receptor 600, devido ao caractere de sustentabilidade melhorado dos filtros.
[0038] Figura 6 ilustra um exemplo em que o ressonador é utilizado para sintonizar a saída LNA. O ressonador com arranjo de indutor sintonizável pode naturalmente ser usado para outras finalidades, tais como para filtros, casamento de impedância, etc., onde uma indutância sintonizável pode ser usada.
[0039] Figura 7 é um diagrama em blocos ilustrando esquematicamente um dispositivo de comunicação 700, de acordo com uma modalidade. O dispositivo de comunicação compreende um receptor ou transceptor 702, que pode ser conectado a uma antena 704 e outros circuitos 706 tal como um processador arranjado para interagir com o receptor ou transceptor 702, interfaces de entrada e saída do dispositivo de comunicação 700, etc. O receptor ou transceptor 702 compreende um ressonador 710, em que o ressonador compreende um ou mais arranjos de indutor sintonizáveis de acordo com qualquer das modalidades demonstradas acima. O arranjo de indutor sintonizável é sintonizado para habilitar o ressonador 710 a funcionar em uma pluralidade de frequências de ressonância. O receptor ou transceptor pode também compreender um controlador 708 que pode ser arranjado para controlar a sintonia do ressonador 710, isto é, também do arranjo de indutor sintonizável. O receptor 702 pode, por exemplo, pode ser um receptor de radiofrequência em multi faixas 600 demonstrado com referência à Figura 6.
[0040] Figura 8 é um fluxograma ilustrando esquematicamente um método de um arranjo de indutor sintonizável, de acordo com uma modalidade. O método compreende determinar 801 uma configuração de sintonia para o arranjo de indutor sintonizável. Isto pode ser feito recebendo alocação de frequência de uma entidade remota ou a partir de uma entidade dentro de um aparelho de comunicação possuindo o arranjo de indutor sintonizável. Com base, por exemplo, na informação de alocação de frequência, estados de comutação são designados 802 para a comutador ou respectiva comutadores para a configuração de sintonia e, controlar 803 os comutadores de acordo com os estados de comutadores designados. Em uma nova alocação, o procedimento pode ser repetido.
[0041] O método de acordo com a presente invenção, é adequado para implementação com o auxílio de meios de processamento, tais como computadores e/ou processadores, especialmente para o caso em que um controlador digital controla o transceptor. Portanto, são providos programas de computador, compreendendo instruções arranjadas para fazer com que os meios de processamento, processador ou computador realizem as etapas de qualquer dos métodos de acordo com qualquer das modalidades descritas com referência à Figura 8. Os programas de computador preferivelmente compreendem código de programa que é armazenado em um meio legível por computador 900, conforme ilustrado na Figura 9, que pode ser carregado e executado por um meio de processamento, processador ou computador 902, para fazer com que este realize os métodos, respectivamente, de acordo com modalidades da presente invenção, preferivelmente como qualquer das modalidades descritas com referência à Figura 8. O computador 902 e o produto de programa de computador 900 podem ser arranjados para executar o código de programa sequencialmente, em que ações de qualquer dos métodos são realizadas por etapas. Os meios de processamento, processador ou computador 1002 são preferivelmente o que normalmente é referido como um sistema incorporado. Então, o meio legível por computador 900 exibido e o computador 902 na Figura 9 deveriam ser interpretados como sendo para fins ilustrativos apenas para prover entendimento do princípio, e não serem interpretados como qualquer ilustração direta dos elementos.
[0042] A invenção foi descrita principalmente acima com referência a poucas modalidades. Entretanto, como é prontamente verificado por um especialista na técnica, outras modalidades além daquelas acima divulgadas são igualmente possíveis, dentro do escopo da invenção, conforme definido pelas reivindicações de patente anexas.

Claims (5)

1. Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável disposto sobre o mesmo, caracterizado pelo fato de que o arranjo de indutor sintonizável compreende: quatro partes de enrolamentos (W1-W4); e um arranjo de comutador (S1-S6) comutável entre: uma primeira configuração de comutador que interconecta as quatro partes do enrolamento como dois pares paralelos de partes de enrolamento, com os dois pares paralelos de partes do enrolamento sendo conectados em série entre a primeira e a segunda entradas (INP, INN) do arranjo de indutor sintonizável; e uma segunda configuração de comutador que interconecta as quatro partes do enrolamento em série entre a primeira e a segunda entradas (INP, INN) do arranjo de indutor sintonizável, e em que: as quatro partes do enrolamento são intercaladas no chip de modo que os campos magnéticos das quatro partes do enrolamento sejam comuns.
2. Chip, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que duas ou mais das quatro partes do enrolamento estão dispostas em uma pluralidade de camadas condutoras no chip.
3. Transceptor de radiofrequência (702), caracterizado pelo fato de que compreende um ressoador (710), em que o ressoador (710) compreende o chip conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 ou 2.
4. Receptor de radiofrequência em multi faixas (600), caracterizado pelo fato de compreender um primeiro trajeto de receptor arranjado para receber um sinal de radio em uma primeira faixa de frequência; um segundo trajeto de receptor arranjado para receber um sinal de rádio em uma segunda faixa de frequência, um ressonador compreendendo o chip conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 ou 2; em que a primeira faixa de frequência opera em uma frequência mais alta do que a segunda faixa de frequência, e cada um dentre o primeiro e segundo trajetos de receptor é arranjado para operar seletivamente em uma faixa de frequência selecionada dentre uma pluralidade de faixas de frequência.
5. Dispositivo de comunicação (700), caracterizado pelo fato de compreender um transceptor de radiofrequência (702) como definido na reivindicação 3 ou um receptor de radiofrequência em multi faixas (702) como definido na reivindicação 4, e um processador (708) arranjado para interagir com o transceptor de radiofrequência ou receptor de radiofrequência em multi faixas (702), em que o processador (708) é arranjado para controlar o arranjo de comutador para selecionar um modo de sintonia do arranjo de indutor sintonizável.
BR122020020407-9A 2013-10-16 2014-10-10 Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, e, dispositivo de comunicação BR122020020407B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13188910.7A EP2863428B1 (en) 2013-10-16 2013-10-16 Tunable inductor arrangement, transceiver, method and computer program
EP13188910.7 2013-10-16
BR112016008244-3A BR112016008244B1 (pt) 2013-10-16 2014-10-10 Arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, dispositivo de comunicação, e, método para sintonizar um arranjo de indutor sintonizável
PCT/EP2014/071750 WO2015055527A1 (en) 2013-10-16 2014-10-10 Tunable inductor arrangement, transceiver, method and computer program

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR122020020407B1 true BR122020020407B1 (pt) 2022-06-14

Family

ID=82361907

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR122020020407-9A BR122020020407B1 (pt) 2013-10-16 2014-10-10 Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, e, dispositivo de comunicação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR122020020407B1 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11854728B2 (en) Tunable inductor arrangement, transceiver, method and computer program
BR112016008244B1 (pt) Arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, dispositivo de comunicação, e, método para sintonizar um arranjo de indutor sintonizável
WO2020053141A1 (en) Improvements in and relating to power divider / combiner circuits
WO2015109943A1 (zh) 一种天线系统以及终端
ES2644019T3 (es) Malla hecha de anillos de alambre y método para hacer malla hecha de anillos de alambre
BR122020020407B1 (pt) Chip tendo um arranjo de indutor sintonizável, transceptor de radiofrequência, receptor de radiofrequência em multi faixas, e, dispositivo de comunicação

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/10/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS